Descendência do Conde de Lippe em Portugal...

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos | Regiões

Descendência do Conde de Lippe em Portugal...

#221423 | mqs | 17 fev 2009 05:19

Caros confrades,

O "Conde de Lippe" (Frederico Guilherme Ernesto - Wilhelm, Conde de Schaumburg-Lippe-Bückeburg) teve pelo menos uma filha de Mãe incógnita. Chamava-se D. Olympia Wilhelm-Feld de La Lippe nascida em Elvas, Campo Maior, que veio a casar em 1812 com Norberto António Chalbert, Médico-cirurgião, Deputado e membro nato da Real Junta do "Proti-Medicato". Tiveram dois filhos, Agostinho Augusto de La Lippe Chalbert, com Hábito da Ordem de Cristo e Feitor da Alfândega e Teresa Augusta.
Agradecem-se quaisquer informações adicionais!

Cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do Conde de Lippe em Portugal...

#221487 | mqs | 17 fev 2009 20:58 | Em resposta a: #221423

A quem possa interessar, está no "Boletim do Arquivo Histórico Militar", Edição de 1945, Volume 15, páginas 1 a 26.

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do Conde de Lippe em Portugal...

#234242 | JoãoGaspar | 15 jul 2009 03:53 | Em resposta a: #221423

Caro Miguel Queiroz Santos,

Relativamente perto de Elvas, do lado norte do Tejo, na Vila de Mação onde o Conde de Lippe teve muito tempo com as suas tropas, existe a memória de uma familia Conde, descendentes do Conde de Lippe. Por enquanto são apenas memórias mas espero encontrar a origem do mistério do apelido Conde em Mação, Belver e Gavião, através dos Paroquiais.
Supostamente o Conde de Lippe teve filhos ilegitimos de uma mulher solteira de seu nome Isabel Dias, dando origem aos ramos Mattos Conde, Dias Conde, Marques Conde, etc.

A filha Dona Olympia foi educada e legitimada pelo Conde de Lippe?

Cumprimentos,

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do Conde de Lippe em Portugal...

#234244 | mqs | 15 jul 2009 05:01 | Em resposta a: #234242

Caro João da Silva Gaspar,

Dona Olímpia, na BDG em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1184624, não foi educada pelo Conde de Lippe, mas terá sido reconhecida como seu filha, através de uma carta:
"documento escrito em meia folha de papel branco, liso de formato de ofício, com a assinatura do Conde reinante de Lippe, sucessor de seu primo Guillerme, falecido sem sucessão em 1777, dá-nos a certeza de que êste, certamente por declaração verbal ou escrita feita a seu primo e sucessor, e pro êle religiosamente respeitada, reconhecera D. Olímpia como sua filha, e que como tal desejava fôsse tratada. Em virtude do quê o Conde Filipe Ernesto, olhou pela filha natural de seu primo, dela cuidou provendo à sua educação e mandando satisfazer as respectivas despesas em Lisboa (...).
Que a côrte portuguesa e até a própria Rainha D. Maria I, sabiam que D. Olímpia era filha do falecido Conde de Lippe, Guilherme, declara-o também o mesmo documento (...)" - In "Boletim do Arquivo Histórico Militar, Edição 1945, volume 15, página 4.

Foi baptizada como "filha de pais incógnitos, por ser exposta e em casa de Manoel Carreiras Side e Barradas, onde apareceo; foi seu padrinho o R.do P.e Domingos Martins de Frias e madrinha Clara Maria Orduña Melado e Maramaque", na mesma fonte, pg. 1.
Possivelmente, e nos primeiros anos de sua vida terá sido cuidada pelo seu padrinho ou madrinha, até que "Logo no ano de 1783 entrou D. Olímpia, como pupila, ou recolhida, para o Convento da Encarnação de Lisboa, certamente para melhorar a sua educação e instrução (...) ali se conservaria até aos fins de 1794, pois em 1795, tendo 31 anos de idade, residia em cas sua, na rua das Olarias." Na mesma fonte, pg.5.

Na BDG ainda não consta a descendência de sua filha D. Teresa Augusta, casada com um sobrinho do seu marido, embora eu já a tenha enviado, mas parece que daí, a descendência do Conde de Lippe apenas se manteve até 1859, se não me engano, acabando num seu trisneto "de Magalhães Colaço".

No registo de casamento, é já reconhecida como filha do Conde de Lippe.

Se precisar de mais alguma informação, disponha!

Cumprimentos,
Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do Conde de Lippe em Portugal...

#234268 | JoãoGaspar | 15 jul 2009 16:17 | Em resposta a: #234244

Caro Miguel Queiroz Santos,

Muito obriagado, pela rápida e elucidativa resposta.
Se precisar de algo da minha parte disponha.
Cumprimentos,

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do Conde de Lippe em Portugal...

#258474 | SConde | 12 jul 2010 18:20 | Em resposta a: #234242

Exmo. Sr. João da Silva Gaspar,

O meu nome é Sandra Raquel de Oliveira Alves Marques Conde e sou nascida em Mação.

Tenho muita curiosidade em saber a origem do apelido Conde e como tal gostaria de saber se descobriu alguma coisa.

Com os melhores cumprimentos.

Sandra Conde

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do Conde de Lippe em Portugal...

#258476 | Conde de Granada | 12 jul 2010 18:42 | Em resposta a: #234244

Caro confrade,

Segundo me lembro ter lido em algum lugar (prometo procurar), o conde de Lippe Schaumburg-Lippe teve ainda uma filha natural morta ainda na infância, se não me engano aos 3 ou 4 anos de idade, de uma espanhola chamada Encarnación Lobera y Pardo.

Saudações,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do Conde de Lippe em Portugal...

#258506 | JoãoGaspar | 12 jul 2010 21:58 | Em resposta a: #258474

Carissima Sandra Marques Conde,

Infelizmente até agora não consegui ter tempo para recuar na minha investigação sobre a Vila de Mação e seu termo ( incluindo a Vila de Belver)

Assim que tiver coloco aqui no forum do geneall.

Com os melhores cumprimento,

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do Conde de Lippe em Portugal...

#309084 | Lidon | 27 jun 2012 01:23 | Em resposta a: #234244

Caro Miguel,

O meu 4º avô tinha o nome de Jose de Lipe e teve uma filha, Mariana do Rosário que nasceu 21 Nov 1822 em Elvas, freguesia de Santa Eulália.

A minha familia sempre teve ligações com a Familia Barradas. O padrinhos de meu avô fora, Joaquim Antunes Barradas e D. Maria Jos´´e da Silva Matta Antunes.

Santa Eulalia não tem registos paroquiais antes de 1822. Suponho qye José de Lipe tenha nascido por volta de 1800.


Ando ainda a pesquisar de onde viria o nome de Lipe parar ao nome do meu 4º avô. Tenho raizes familiares em Monforte, campo Maior, Assumar, Elvas, Santa Eulália.

Encontrei em tempos uns registos de um jose de Guadalupe (Agua de Lupe) mas que nasceu cerca de 1839.

Olimpia petronela foi reconhecida oficialmente pelo primo de seu pai, por ser esta a sua vontade.
Possivelmente poderá haver até filhos varões que não foram reconhecidos, uma vêz que poderia ter alguns direitos já que Frederico Lippe não deixou descendência do seu casamento.

Saudações Cordiais

Paulo Brandão

Resposta

Link directo:

Descendência do Conde de Lippe em Portugal...

#357666 | jcondelipes | 16 mai 2015 13:37 | Em resposta a: #221423

Boa Tarde

Este tópico já é bastante antigo mas pode ser que ainda obtenha alguma resposta.
O meu nome de familia, proveniente de minha mãe, é Condelipes.

Pelo que tenho pesquisado está directamente ligado a Conde de Lippe mas por erro nos registos o nome passou a ser escrito todo junto.
A minha familia encontra-se maioritariamente em Alcochete, Montijo e também Lisboa e tanto quanto sei é a única com este nome em Portugal!

Gostava muito de saber mais sobre a história e origem da minha familia.

Cumprimentos,
José Condelipes de Oliveira



Resposta

Link directo:

Descendência do Conde de Lippe em Portugal...

#454008 | Cwermelinger | 17 mai 2024 14:31 | Em resposta a: #357666

Boa tarde. Tenho antepassados com o apelido Condelipes no Montijo e tinha curiosidade em esclarecer a origem do nome. A minha tia avó sempre disse que havia descendência ilegítima do Conde Lippe na família mas nunca liguei muito.
Cumprimentos ,

Claudia Wermelinger

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jun 2024, 17:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen