Francesc Colom

Este tópico está classificado nas salas: Hispânia

Francesc Colom

#299031 | josemariaferreira | 06 mar 2012 19:22

Caros Confrades

Alguém tem a menor ideia de quem foi este franciscano que assumiu a presidência de la Generalitat de Cataluña no tempo em que o Infante D. Pedro de Portugal foi conde de Barcelona e Rei de Aragão??? http://es.encydia.com/ca/Francesc_Colom

O engraçado é que nem os catalães sabem quem foi!!!???

Cristóvão Colombo já naquele tempo gostava de passar despercebido!!!


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francesc Colom

#299039 | josemariaferreira | 06 mar 2012 20:06 | Em resposta a: #299031

Caros confrades


Só mais uma ajudinha!!!

Este Homem começou aqui a navegar em Cuba de Barcelona e atingiu a Ilha de Cuba no Novo Mundo, dizia ele que era Terra Firme!!!

E de facto atingiu o Paraíso!!!

Saudações fraternas


Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francesc Colom

#299045 | josemariaferreira | 06 mar 2012 21:50 | Em resposta a: #299031

Caro Confrades


Mais uma ajudinha!!!

O Homem que começou a navegar em Cuba era um iniciado, um diácono, (do grego Diakonos) ao serviço de Deus e tinha como símbolo a pombinha dentro de um triângulo!!!

Os catalães ainda hoje não sabem quem foi o diácono que se iniciou em Cuba, e foi eleito pelo Conselho dos Cem para a Generalitat de Cataluña!!!

Era um neto de Leonor de Aragão!!!


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francesc Colom

#299061 | josemariaferreira | 06 mar 2012 23:46 | Em resposta a: #299045

Caros confrades



Mais uma ajudinha!!!

O diácono, neto de Leonor de Aragão, iniciado em Cuba de Barcelona, era mesmo um franciscano!!!

Ele tinha não só dois mosteiros franciscanos em Beja, como outro em Cuba!!!


"...vino a Castilla en el mes de junio de 1496, vestido de unas ropas de color de habito de S. Francisco de observancia, e en la hechura pouco menos que hábito, é un cordon de S. Francisco por devocion… é esteve desta vez el Almirante en la corte é Castilla é en Aragon mas de un año, que con las guerras de Francia no lo podiam despachar, é despues hobo licença é flota é despacho de sus Alteza..."
In História dos Reis Católicos capitulo 7 (Andre Bernaldez capelão de D. Diogo Deça grande apoiante de Colombo e pároco da Vila de Palácios)


"...Y el Almirante porque era muy devoto de S. Francisco vistióse de pardo, y yo le vide en Sevilla al tiempo que llegó de acá vestido cuasi como fraile de S. Francisco.( Frei Bartolomeu de Las Casas)


Qual Cuba de Barcelona, qual Cuba de Beja!!!


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francesc Colom

#299075 | josemariaferreira | 07 mar 2012 08:28 | Em resposta a: #299061

Caros confrades


Mais uma ajudinha!!!


E o diácono, neto de D. Leonor de Aragão, que tinha como joia uma pombinha num triângulo, era um Homem digno, um homem de palavra, um homem de Paz e por se ter iniciado em Cuba nem por isso foi muito amigo do vinho, nem fez nada na vida com fins lucrativos, mas mesmo assim só em 1482, na cidade de Córdoba recebeu o colar de Salomão, não como soberano, mas como homem bom, Homem Perfeito!!!

E quem no Mundo melhor do que Ele para medianeiro da Paz entre catalães, se ele era sobrinho de D. João II de Aragão http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=1485 e primo simultaneamente de Fernando de Aragão, o católico, e de D. Pedro de Portugal, Rei de Aragão!!!

Ele iniciou-se como diácono em 1463 em Cuba, terra de sua avó D. Leonor de Aragão,(irmã do rei D. João II de Aragão) mas para chegar a Mestre ainda lhe faltavam 3*7 anos, para como Cristo, verter sangue e água em Palmela (pombinha em catalão/provençal= paloma+ela)!!!

E porque D. Diogo era diácono só poderia casar com uma única mulher, por isso o seu primo Afonso de Aragão, 1º. duque de Villahermosa, mesmo depois de velho teve que casar com a jovem D. Leonor de Sotomaior y Portugal!!! http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=1485


Saudações fraternas


Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francesc Colom

#299080 | josemariaferreira | 07 mar 2012 09:59 | Em resposta a: #299075

Caros confrades


Mais uma ajudinha!!!


Colombo que se iniciou em Cuba durante a guerra civil catalã, teve que fugir do Convento de Cuba para Portugal, porque as tropas do seu tio D. João II, de Aragão, tomaram o mosteiro que era oposição ao rei e pai de Fernando, o católico!!!

D. João II de Aragão depois das suas tropas reais tomaram o mosteiro onde estava Colombo ou ( Colom em catalão) o servo, o enviado de Deus, foi-se depois ele alojar-se no Mosteiro de Cuba, a abadia perdeu assim a sua autonomia divina de Paz e o diácono Colombo, o filho de Deus, teve que arrumar a trocha e remar a Portugal, o seu porto de abrigo!!!


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francesc Colom

#299108 | josemariaferreira | 07 mar 2012 16:04 | Em resposta a: #299080

Caros confrades


Só mais uma ajudinha!!! Prometo que é a última...


Quem foi este Francesc Colom que fez o funeral de D. Pedro de Portugal em Barcelona e mantinha contactos de amizade com o Conde de Palhais, o conde catalão que declarou guerra com o apoio de França, a Fernando, o Católico???

O Conde de Palhais que com D. Pedro de Eça e o Conde de Vila Real, Pero Vasques de Saavedra andava à frente do comando das forças de D. Pedro de Portugal


O Conde de Palhais, o amicíssimo de D. João II, o irmão de Leonor Mataplana casada com D. João de Abranches!!!

D. João de Abranches que estava com D. Pedro de Portugal em Aragão, mas que não quis ter o nome do pai, por ele ter combatido ao lado do Infante D. Pedro em Alfarrobeira!!!

D. João de Abranches de que falam os nobiliários "foi o prº q usou do Apellido de Abranches por evitar a indignação com q era nomeado o nome de seu pay) perdeo tudo por seu pay morrer no Serv.o do Infante D. Pedro, porem acompanhou fielm.te o Condestavel D. Pedro filho do Infante q foi Rey de Aragão q lhe fez m.ce de o fazer Conde de Oliva no Reyno de Valencia, e lhe deo as Baronias de S. Visente de Lobergal, e a de Molina de Rey em Cataluna"

D. João de Abranches que foi casado com a irmã do Conde de Palhais e que tinha um Palácio no Rossio conhecido por Palácio Almada ou Palácio do Rossio ou Palácio de S. Domingos.

Ainda lá está é o Palácio da Independência onde se reuniram os conjurados no 1º Dezembro de 1640, cuja entrada ainda ostenta a Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira de Portugal!!!

1º de Dezembro e 8 de Dezembro que os inimigos da Independência querem acabar, como acabaram com Cristóvão Colobo na memória dos porugueses!!!

Eles querem é Vasco da Gama e não querem nada com Cuba!!!

Cuba, o Homem, o Santo que queria alcançar o Paraíso!!!!

E Cristóvão Colombo elevou-o aos Céus!!!



Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francesc Colom

#302455 | josemariaferreira | 10 abr 2012 23:52 | Em resposta a: #299108

Mais uma ajudinha!


E o Diácono, neto de D. Leonor de Aragão, no mosteiro carmelita de Cuba perto Barcelona, não tinha só o apoio do Conde de Palhais como tinha o apoio do Rei de França XI, com a sua armada comandada pelo George de Bissipato, o Grego, da família Lascaris e do conde de Palhais!!! E foi numa armada de Luís XI de França, comandada pelo George de Bissipato, que o Diácono, isto é o servo de Deus, veio de Aragão para Portugal, mas naufragou ao largo do Cabo de São Vicente!!!

Mas o Diácono tal como o São Vicente (que também viera de Aragão) deu à costa em Portugal!!!

E o Diácono era de facto aparentado com o Almirante "O Grego" de tal maneira, como o era também "O Grego" do Almirante de Portugal e dos Condes de Marialva!!!

O Diácono que era iluminado pelo São Vicente, era um Templário, e tinha também ele um parente ligado aos Palaiologos, (da mesma família do Almirante de Luís XI de França) chama-se ele D. João de Coimbra, chamava-se, porque já tinha morrido em Aragão!!!

E o vedor do Diácono também tinha um irmão casado com uma Palaialoga (da mesma família do Almirante de Luís XI de França)

É que D. João II era muito amigo destes Senhores gregos da Casa Lascaris, e quando queria fazer algum plano secreto podia sempre contar com eles, e foi assim que o Conde de Palhais, com a complacência de Luís XI de França e do seu Almirante George, O Grego, matou Fernão da Silveira, a mando de D. João II!!!

D. João II era muito amigo destes Senhores gregos da Casa Lascaris, e mesmo depois de já ter falecido, o seu filho D. George de Lencastre ía muitas vezes a Panoias, homenagear a D. Vataça, uma Senhora da Grécia!!!

D. João II era tão amigo dos gregos que deixava o Almirante George, o Grego, ir com três navios, pescar tartarugas marinhas gigantes nas águas de Cabo Verde!!!

D. João II e o seu pai eram tão amigos de Luís XI de França que lhe davam toda a liberdade para ele se puder banhar em sangue de Portugal, claro se ele Rei de França também deixasse D. João II se banhar em sangue!!!


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francesc Colom

#306133 | josemariaferreira | 17 mai 2012 17:02 | Em resposta a: #302455

http://ca.wikipedia.org/wiki/Francesc_Colom

Resposta

Link directo:

RE: Francesc Colom

#306216 | josemariaferreira | 18 mai 2012 11:52 | Em resposta a: #306133

Caros Confrades

Cristóvão Colombo, o homem que foi submetido a uma junta de matemáticos pelo Rei de Portugal, era um Ilustríssimo Monsenhor Arcediago de S. Cugat!!! (Cuba)


A junta era presidida pelo celebre Calçadilha que tinha a cabeça a prémio pelo Papa!!!

Obviamente que o projecto de Cristóvão Colombo tinha de ser chumbado, então ainda se ia comprometer mais o Rei de Portugal com o plano Divino de Cristóvão Colombo para as suas Índias???

Com uma Só machadada D. João II matou logo dois coelhos!!!


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francesc Colom

#306217 | S.João de Rei | 18 mai 2012 11:53 | Em resposta a: #306133

Meu caro José Maria Ferreira

E a possibilidade de D. João de Abranches, “Francesc Colom” franciscano ser “Cristovão Colon”?
Esse sim, tal como D. Diogo poderia ser tratado pelo nosso grande rei D. João II por “especial amigo”. Abaixo desse estrato de nobreza, intimidade e partilha de projectos, não estou a ver muitos mais a quem se pudesse tratar de tal maneira. Casar ou se ligar nos três reinos com senhoras diferentes, também não seria tão difícil assim. Grande parte dos grandes homens tem várias mulheres, talvez pela procura incessante da perfeição, a natureza e a selecção natural. O mar e as quarentenas também ajudariam!
O Franciscanismo e a Nobreza com regras de cavalaria, aliás a única digna desse nome, sempre andaram juntas. Também tem tudo a ver com "este projecto".
Paz e bem

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Francesc Colom

#306224 | josemariaferreira | 18 mai 2012 12:56 | Em resposta a: #306217

Caro Confrade

Colombo vai com 28 anos, servir os reis católicos, D. João de Avanches tem já uma idade muita avançada para se enquadrar na personalidade de Cristóvão Colombo!!!

Aliás o que se esperava em toda a Hespanha no final do século XV era um Infante que viria como príncipe da Paz!!!

E se reparar D. Diogo aparece em três guerras: na Guerra Civil da Catalunha, na Guerra da Sucessão e na de Granada como o medianeiro perfeito, pois ele é em todas elas, primo de todos os intervenientes, pelo que lhe dá quase um estatuto divinal!!!

E no desfecho da Guerra de Granada aquele seu acto de abrir as portas das suas Índias aos judeus e mouros expulsos pelos reis católicos, é sem duvida uma dádiva divina e procura do Paraíso Terrestre!!!


Só D. Diogo poderia ser esse Infante, esse Príncipe que era esperado em toda a Hespanha para aproximar os homens e aumentar a Cristandade, pois só ele tinha condições para o fazer, pois ele era Senhor não só das Ilhas Atlânticas mas também das terras do Novo Mundo descobertas pelos Corte-Reais criados da sua Casa!!!

Saudações fraternas


Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francesc Colom

#306230 | S.João de Rei | 18 mai 2012 13:50 | Em resposta a: #306224

Meu caro José Maria Ferreira

Obrigado pela resposta.
Realmente a cronologia e o “há vontade” também em Castela fazem de D. Diogo o “eleito”.
Por favor esforce-se em só dar o nome Cólon ou Colom, nada mais!
As espectativas sociais da época são também muito interessantes…
Paz e bem

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Francesc Colom

#306277 | josemariaferreira | 18 mai 2012 23:20 | Em resposta a: #306230

Caro Confrade


"Obrigado pela resposta.
Realmente a cronologia e o “há vontade” também em Castela fazem de D. Diogo o “eleito”.
Por favor esforce-se em só dar o nome Cólon ou Colom, nada mais!
As espectativas sociais da época são também muito interessantes…
Paz e bem"


Eu sei onde quer chegar mas só o faço assim para ligar D. Diogo/Cristóvão Colombo a Aragão, onde a Casa Urgel é a Casa representante da Hungria/Grécia. A Hungria de Santa Isabel a tia da Rainha Santa Isabel que espalharam pelo Mundo o culto do Espírito Santo representado pelo Colom (em Aragonês) ou Kolom em (húngaro) ou Kolon (en Grego)!!!
É que os homens e cavaleiros desta casa de Urgel tomavam muitas vezes o nome Colom derivado daquela mesma ave, tal como Koloman, o rei húngaro que tomava o nome de homem pombo!!! http://www.geneall.net/W/per_page.php?id=41608

E os Colom da Casa de Urgel em Aragão ligam-se por sangue aos Lascaris da linhagem dos Imperadores gregos de Bizâncio, à qual linhagem pertence D. Vataça que veio com D. Isabel de Aragão para Portugal!!!

A Casa de Urgel à qual pertenceram D. Leonor de Aragão e D. Isabel de Aragão, respectivamente rainha de Portugal e Duquesa de Coimbra, a primeira casada com o Rei D. Duarte e a segunda com o Infante D. Pedro!!!

O conde de Urgel era irmão de D. Pedro de Portugal que foi Rei da Catalunha /Aragão e casou com Leonor de Lusignan Rainha de Chipre e Leonor Mataplana da linhagem grega dos Lascaris e irmã do conde de Palhares (Palhais) casou com D. João de Abranches-Almada. D. Pedro de Portugal que foi rei dos Catalães como era da Casa de Urgel, tinha muitos Colons à apoiá-lo entre eles destaco o misterioso Guilherme Colom que se desdobra em outros três Colons e aparece com expedicionário à Flandres, e como Senhor de Estivela e também como conciliário de D. Pedro de Portugal, assim como Pedro Colom outro nobre cavaleiro aragonês ou ainda Francesc Colom e João Cristóvão Colom que gravitam em redor do Condestável de Portugal!!! Há muitos outros nobres e cavaleiros aragoneses que usam o nome/apelido de Colom ligado à Casa de Urgel que tinha ligações e influencias da Hungria[Panonias] em Aragão!!!

Em Castela esta influência grega e Hungara estava representada na Casa Medinacelli. Portanto a Casa Real Portuguesa era de linhagem húngara desde o Conde D. Henrique e sempre se foi fortalecendo essa linhagem através dos condes de Barcelona e da Rainha Santa Isabel quando casou com D. Dinis de tal maneira que D. Afonso IV de Portugal tinha na sua ascendência a maioria de reis hungaros!!!

E não é por acaso que a educação de D. Afonso IV, assim como a da sua irmã D. Constança (cujo nome faz lembrar Constantinopla) é assegurada por uma Senhora, uma Princesa de nome D. Vataça com linhagem dos Lascaris [paiones ou panonios]predominantemente húngara e grega!!!

Hungria [panonia] onde desde tempos remotos emigraram os lusitanos [Lusignan?]e eram os paiones conhecidos por serem muitos fortes mas muito pobres, despegados de toda e qualquer riqueza!!!

No inicio do século VII, surgiu na Arménia um movimento inspirado no Maniqueísmo, que ficou conhecido por “os Paulistas”, estes defendiam que o mundo material fora criado pelo deus do mal e como tal negava toda a organização hierárquica da Igreja e do estado. Este culto passou à (Hungria), antiga Panonia fundada pelos gregos, onde muitos dos seus habitantes com a mesma origem étnica dos paiones (ou Burgíndios?), aderiram a esta ideologia tomando os seus crentes o nome de Bougres, ou Cátaros e rapidamente se difundiu e ultrapassou os Balcãs, tendo chegado no início do século XI à Itália e à França, e seguidamente à Hespana, adoravam o Espírito Santo e tinham como símbolo a Pomba Branca e usavam apelidos conotados com ela, como Taube na Alemanha, Piegon, Pigeoneaux e Colombe em França; Palomo, Palombo, Colombo e Columbrete na Espanha; Colombo, Columbo, Columbano, Columbella, Columbati, e Piccione, na Itália, Colom em Catalunha e Aragão, kolon na Hungria e Grécia e Pombo, Pombinho em Portugal!!!

Na Itália estes crentes faziam voto de pobreza e deram-lhe por isso o nome de Patarinos, o nome da moeda com menos valor, que na altura circulava naquele território!!!

Este movimento religioso ao Culto do Espírito Santo era na sua maioria formado por camponeses e artesãos e devido às várias perseguições que sofreram, alguns senhores feudais decidiram defendê-los, assim na França os nobres de Borgonha,Toulouse e Provença, de religião cristã ariana, centraram a sua acção defensiva de apoio a este movimento na cidade de Albi, pelo que se denominavam de Albigenses!!!

Durante os cerca de 500 anos(desde a sua fundação ao seu desmembramento) que durou a Hungria foi um dos pilares no cristianismo na Europa.

A Hungria converteu-se numa nação completamente ocidental, cuja evolução se completou graças a Santo Estevão, São Ladislau e Kálmán, Béla III e Béla IV. Os monarcas da dinastia de Anjou, Carlos Roberto e Luis, o Grande, que era ao mesmo tempo rei da Polônia, e portanto, reinava sobre um império enorme, desempenharam papéis similares, e mais ainda, levaram a cabo a grandiosa tarefa de confirmar a grande potência húngara medieval!!!

Este país foi o centro da Europa em contacto com as três grandes civilizações da Europa, a romana ocidental, a oriental assim como a muçulmana. Tanto a nível religioso como politico, tudo passava pela Hungria fundada por S. Estevão, e é assim que os sucessores deste Rei e Santo se misturam com a demais linhagem real europeia ascendendo a Reis da França, Polónia, Chipre, Nápoles, Jerusalém etc. etc.

Cristóvão Colombo apareceu lutando contra a Igreja de Roma apoiado por D. João II de Portugal que lhe facultou a base dos Açores para que Cristóvão Colombo pudesse ter sucesso nas sua viagens (ainda hoje com todo este avanço tecnológico os americanos não prescindem da Base dos Açores)!!!

As espectativas sociais da época seriam também muito interessantes… mas sem os Açores nada feito!!!

Para isso trabalhou incansavelmente o Infante D. Henrique para levar a cabo o seu plano das Índias!!!


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

São Brandão

#306295 | Hirão | 19 mai 2012 07:25 | Em resposta a: #306277

Que me diz dele, caro confrade?

Cumprimentos,

D.

Resposta

Link directo:

RE: São Brandão

#306461 | josemariaferreira | 22 mai 2012 13:49 | Em resposta a: #306295

Caro Hirão


Sobre São Brandão já falei algures!!!

Mas a missão de São Brandão só ficou completa com a missão templária iniciada pelo Infante D. Henrique e levada a cabo por Cristóvão Colombo!!!

A Missão secreta e Templária do Infante D. Fernando na aproximação dos Reinos de Aragão e Portugal, para a colonização e evangelização do Novo Mundo!!!

A 9 de Novembro de 1455, D. Afonso V de Aragão, tio do Infante D. Fernando de Portugal, Grão Mestre da Ordem de Cristo, Duque de Viseu e Beja e Senhor de Serpa, Moura e Mourão, escreveu uma carta de apresentação e recomendação ao seu muito amado sobrinho, do seu emissário Monsenhor (Mosén) Vasco Gouveia, a quem pede que o oiça nos assuntos que de sua parte lhe expuser!!!

O Infante D. Fernando de Portugal, Duque de Viseu e Beja queria casar o seu primo Carlos de Viana, (filho de D. João II Aragão ) herdeiro do Reino de Aragão com a sua irmã Infanta D. Catarina de Portugal, enquanto que D. João II, Rei de Aragão queria casar o príncipe seu filho com Isabel de Castela, como não conseguiu mais tarde acabou por casar o seu filho Fernando ( O Católico) com ela!!! Portanto D. João II de Aragão era pela aliança de Aragão com Castela, o Príncipe seu filho não aprovando a intenção de seu pai foi escorraçado da Corte e refugiou-se na corte de D. Afonso V, Rei de Nápoles, que era seu tio e simultaneamente do Infante D. Fernando Duque de Viseu e Beja!!!

Portanto O Príncipe Carlos de Viena estava pela aliança de Aragão com Portugal queria casar com a Infanta D. Catarina de Portugal, filha do Rei D. Duarte de D. Leonor de Aragão, e tinha o apoio não só do rei de Portugal como da Sicília e Nápoles!!! O infante D. Fernando de Portugal jogava forte, para assumir no futuro o controlo do reino de Aragão de onde tinha direitos sucessórios através de sua mãe, e poderia também ele herdar o trono de Afonso V de Nápoles e Sicília, uma vez que o seu tio não tinha filhos herdeiros ao trono!!!

Foi este o motivo principal que fez o Infante D. Fernando não estar presente na embaixada de sua irmã D. Leonor quando esta casou em 1451 com o Imperador da Alemanha, a missão foi entregue por este motivo ao conde de Ourém já então titulado de Marquês de Valença, para que o Infante D. Fernando pudesse estar perto de seu tio D. Afonso V de Aragão, rei da Sicília e Nápoles, pelo qual tinha sido tratado e ajustado o casamento de sua sobrinha com o Imperador da Alemanha!!!

Contudo quando D. Afonso V de Aragão faleceu a 27 de Junho de 1458, sucedeu-lhe o seu irmão (depois D. João II de Aragão) no trono, argumentando que a sucessão era feita por direito de sangue e de recta e legitima linha sucessória, nos termos do testamento do Rei D. Fernando de Aragão, aquele mesmo rei que deu nome ao Infante D. Fernando de Portugal e a D. Fernando Colombo!!!


O Infante D. Fernando morre em 1470, mas a política de casamentos continuou e é assim que o seu filho D. Diogo que lhe sucedeu no Ducado, “casou” na Casa Real de Aragão com uma “irmã” do também já falecido príncipe Carlos!!!

Foi deste casamento templário que nasceu Afonso, um filho de D. Diogo que D. João II de Portugal veio a esconder mais tarde da opinião pública mundial e com sucesso, pois só mais tarde no reinado de D. Manuel ele surgiu logo pouco depois com Condestável de Portugal, isto é o supremo comandante das forças armadas do Reino de Portugal!!!

Grande salto do anonimato para comandante supremo das forças Armadas do Reino de Portugal e dos Algarves!!!

D. Diogo, Grão mestre da Ordem de Cristo, Duque de Viseu e Beja continuou assim a obra deixada pelo seu pai na Casa Real de Aragão, Reino de que fora natural a sua avó D. Leonor de Aragão e as naus de D. Diogo, no porto de Barcelona, tal como as do seu pai Infante D. Fernando continuavam a confundir-se com as do Rei de Aragão, ou melhor com as de São Brandão!!!

Saudações fraternas

Zé Maria


P.S. Deixo-vos com a WIKIPÉDIA: Dominado por sua segunda esposa Juana Enríquez, maltratou os filhos de Branca I de Navarra. Quando em 1452 nasceu seu filho Ferran (depois Fernando II), Joana passou a pressionar o rei para deserdar o primogênito, príncipe Carlos de Viana, filho de Branca, e nomear seu filho como sucessor.
A oposição a este rei se deve a seus pleitos com o filho Carlos de Viana que, despojado do reino, se refugiou na corte de seu tio Afonso IV em Nápoles, o qual o nomeara, em seu testamento, sucessor de João. Morto o rei Afonso, Carlos refugiou-se em Maiorca. João II desejava casá-lo com Isabel de Castela, mas o desembarque de Carlos em Barcelona, entusiasticamente recebido, fez com que o pai o mandasse prender em 1460. Foi tal a indignação na Catalunha que a Generalitat, dado que o rei não cumprira as leis, exigiu do rei a nomeação de Carlos de Viana como herdeiro. A Generalitat se enfrentou militarmente ao rei, que capitulou em fevereiro de 1461, deixando o filho em liberdade e assinando seu reconhecimento em 21 de junho de 1461. Em 23 de setembro de 1461, porém, o príncipe Carlos de Viana morreu de um "mal de costado" (nome dado à pleurisia). Os catalães, indignados, ofereceram a coroa ao rei francês Luís XI, que a recusou.
Em 1462 aconteceu a revolta dos remençes ou agricultores em terras de propriedade alheia. A Generalitat enfrentou a revolta e o rei se posicionou contra a Generalitat, solicitando ajuda ao rei francês mediante pagamento de 200.000 escudos e a cessão dos direitos reais sobre o Rossilhão e a Cerdaña. As tropas francesas invadiram, tendo início uma guerra civil entre o rei e a Generalitat. A Generalitatofereceu a coroa ao rei de Castela Henrique IV, que a conservou um ano (1462-1463). As cortes catalãs elegeram então rei de Aragão D. Pedro de Portugal, Condestável de Portugal, filho do regente, infante D. Pedro e neto do Conde de Urgel, que partencia à família real aragonesa por sua mãe Dona Isabel de Aragão, filha de Don Jaume ou Jaime II, Conde de Urgel, pretendente ao trono. Pedro de Portigal tomou posse do condado em 21 de janeiro de 1464 mas morreu em Granollers em 29 de junho de 1466 de modo suspeito, antes de ter consolidado a sua posição. A comitiva fúnebre que transportou o corpo para Barcelona era presidida por Mossen Francesc Colom. Pedro de Portugal era escritor de mérito, a quem se atribui a autoria de muitas obras.
A coroa foi a seguir oferecida a Reiner, René ou Renato de Anjou, antigo pretendente à coroa de Nápoles, irmão de Luís de Anjou, um dos que disputaram a sucessão de Don Martín. Embora cego e com 70 anos, René aceitou e mandou a Barcelona seu filho João, Duque de Lorena, tomar posse em seu nome como lugar-tenente geral do principado o que foi realizado em 31 de agosto de 1467.
Em dezembro de 1469 João morreu em Barcelona. O rei Renato infringiu derrotas ao rei João II e a seu filho Ferran ou Fernando (futuroFernando II) mas morreu, por sua vez, em 1480. Em dez anos a coroa da Catalunha-Aragão tinha passado por quatro reis!
Na guerra entre o rei João II e a Generalitat em 28 de fevereiro de 1465, em Gelida, na vitória real, foi aprisionado Rodrigo de Bobadilla, que combatia pelo rei, e que mais tarde tanto teria a ver com Colom (os Colom lutavam pela Generalitat). Os catalães recusaram reconhecer João II até 22 de dezembro de 1472, dia em que fez sua entrada solene em Barcelona, onde jurou e confirmou solenemente os foros da Catalunha. A paz fora acordada em 16 de outubro de 1472. Jurando as Constituciones, aprovava-se a atuação da Generalitat. O Rossilhão e os territórios cedidos à França, porem, só seriam recuperados em 1493.

Resposta

Link directo:

RE: São Brandão

#306621 | josemariaferreira | 23 mai 2012 21:23 | Em resposta a: #306461

Caros confrades

Ora em 1465 as rendas das Ordem de Aviz eram para apoiar os Colom(s) Catalães que tinham votado nas Cortes D. Pedro de Portugal a Rei de Aragão e da Sicília etc, etc...

Mas o Rei de Portugal D. Afonso V, cunhado e primo (e não sobrinho) de D. Pedro de Portugal, não achava isso bem porque isso poderia ser considerada uma interferência directa de Portugal no conflito da guerra civil, pelo que ponderava passar a Ordem de Aviz para a orla da Casa de Viseu, para que D. Diogo, estabelecido em San Cugat como medianeiro do conflito em Aragão, pudesse ele sim dispor dessas rendas para alcançar uma verdadeira Paz, entre os catalães!!!

Mas as influencias da Casa de Viseu não se fazem sentir só em São Cugat e vão mesmo ao Mosteiro de Monserrat, onde no ano de 1465, parte Frei António Pedro e Rodrigo Sampaio, numa embaixada de Aragão dirigida a D. Afonso V de Portugal, para ponderar sobre a posse da dita Ordem de Aviz, porque as suas rendas têm a ver com um serviço a prestar a Deus, e que tem de ser levado até ao fim, custar o custar!!!

Mas o serviço a Deus não foi reconhecido pelos homens, só D. João II de Portugal e Cristóvão Colombo o reconheceram, e porque a memória dos homens é curta, Cristóvão baptizou para a fique para sempre na sua memória, Cuba (Cugat) e Montserrat no Novo Mundo!!!

Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: São Brandão

#311650 | josemariaferreira | 10 ago 2012 12:19 | Em resposta a: #306621

Caros confrades


Os catalães ainda andam à procura de um Diácono que fugiu de S. Cugat (Cuba) para Portugal, e por cá morreu em 1484!!!

Quando os catalães descobrirem quem foi o Diácono, terão certamente descoberto o Cristóvão Colombo, aragonês!!!

Sim, porque Ele também tinha costela de Aragão e opunha-se heroicamente a Fernando!!!


Saudações fraternas


Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: São Brandão

#311706 | josemariaferreira | 11 ago 2012 11:32 | Em resposta a: #311650

Caros confrades


D. Pedro de Portugal, Rei de Aragão morre em 1466, e muitos portugueses regressam a Portugal, entre eles estavam Fernão Teles Meneses e D. Pedro de Eça e Francesc Colom!!!

Quem seria este Francesc Colom, que segundo os catalães, foi Cristóvão Colombo???
http://es.encydia.com/ca/Francesc_Colom
Quem seria este D. Pedro de Eça, seria aquele que foi testemunha da morte de D. Diogo em Setúbal???

Quem seria este Fernão Teles de Menezes, seria aquele que foi fidalgo da Casa de D. Diogo e governador da Casa da Princesa D. Joana???

Seria este Fernão Teles de Meneses que casaria os dois???

Os dois, o Príncipe D. Diogo e Princesa D. Joana???

D. Joana a mãe de D. Jorge de Lencastre!!!


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: São Brandão

#311960 | josemariaferreira | 15 ago 2012 20:46 | Em resposta a: #311706

Caros confrades


Aqui está o Homem que lidou com o Franciscano Colom (pomba, em catalão)!!!

http://www.dightonrock.com/retratododomfernandoduquedebeja_files/image002.jpg

Aqui está o Homem, que foi pai de Cristóvão Colombo e marido de D. Brites, a Mulher que usava o Y!!!

Aqui está o Homem que tinha um exército a combater em Aragão, a apoiar D. Pedro de Portugal, contra João II e seu filho Fernando, que mais tarde se chamou "o Católico"!!!

Aqui está o Homem que queria por Amor a Deus, (depois da morte de D. Pedro de Portugal) ser Rei de Aragão e Sicília!!!

Cristóvão fez tudo pela sua prima Isabel, mas Fernando "o Católico" ficou-lhe para sempre atravessado na garganta!!!

Mas Cristóvão Colombo, tal como Alexandre, o Grande, soube cortar o Nó!!!

Afinal foi Cristóvão Colombo (e não Fernando, "O Católico") que exclamou vitorioso: "Tanto monta"


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: São Brandão

#312705 | josemariaferreira | 28 ago 2012 22:48 | Em resposta a: #311960

Caros confrades


http://www.flickr.com/photos/samuel_santos/4789944632/

A tradição árabe dos Omíadas, ascendentes de D. Afonso Henriques, mantém que a cabeça de João foi enterrada na Mesquita dos Omíadas, em Damasco. E onde foi enterrado D. Diogo, Duque de Viseu e Beja, irmão da Rainha D. Leonor e do Rei D. Manuel, apunhalado pelo Rei D. João II, na noite de 28 para 29 de Agosto de 1484???

Saudações finais

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: São Brandão

#326674 | josemariaferreira | 03 abr 2013 23:02 | Em resposta a: #312705

Caros confrades


O Duque, que quer dizer o enviado de Deus, o guia espiritual, esteve protegido pelos Colons da Casa Urgel em S. Cucufate de Barcelona!!!

O Diogo, que quer dizer o enviado de Deus, o guia espiritual, protegia o santuário de S. Cucufate nos antigo termo de Beja!!!

http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-ruinas-romanas-de-sao-cucufate-15787


O Duque que esteve na Guerra da sucessão de Castela, o Duque que na Guerra de Granada, o Duque que esteve na Guerra Civil da Catalunha!!!

O Duque que esteve em 3 Guerras na Espanha!!!

“Enquanto Ele comandava Ele foi mais amado do que alguma vez alguém foi antes dele.”

Ele era um Duque, mas um duque mui sui generis, um duque que se prenunciava em Lusitano/grego (Diogo-Ντιούκ)


Cumprimentos


Zé Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 nov 2024, 17:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen