Família Pipa de Mesquita

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Família Pipa de Mesquita

#103646 | Andrea Mesquita | 23 out 2005 19:55

Sou brasileira e meu bisavô paterno era português. Seu nome era Luiz Maria Pipa de Mesquita, nascido em Ribeira da Pena - Província de Trás-os-Montes (Portugal), aproximadamente em 1862 ou 1863. Ainda nao consegui localizar os nomes dos pais dele, de maneira que se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#103747 | boots | 25 out 2005 04:16 | Em resposta a: #103646

Sou luso-americana e o meu avo paterno chamava-se Joao Luiz Pipa de Mesquita.Nasceu 9-24-1862 em
Friume,concelho de Sao Salvador, Ribeira de Pena, Portugal.O meu pai,filho incognito,tinha dois meio irmaos. Um imigrou para o Brazil enquanto o outro morreu em Portugal. Tenho copias de certificados de nascimento,casamentos,e obitos da familia. Se quiseres algo,com muito gosto enviarei.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#103753 | Andrea Mesquita | 25 out 2005 09:44 | Em resposta a: #103747

Por favor, se você tem esses documentos eu gostaria muito de receber umas cópias. Meu e-mail é andmesquita@hotmail.com. Espero um contacto seu para trocarmos informações. Desde já, muito obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#103760 | vbriteiros | 25 out 2005 11:17 | Em resposta a: #103747

Caras Boots e Andrea Mesquita
Reparei agora nesta vossa mensagem e aproveito para as informar que na passada semana consultei o Livro de Assentos de Matrimónio da Freguesia da Sé de Braga, referente ao ano 1866 e casualmente notei num assento de casamento de um ....Pipa com uma senhora de Braga. Chamou-me a atenção o facto de o noivo não ser de Braga e ter o apelido Pipa existente em Braga; existe ainda uma Farmácia Pipa, existitu um jornal nos anos 20 dirigido por Álvaro Pipa, etc. Infelizmente não tomei notas sobre esse assento.
Cumprimetos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#103837 | boots | 26 out 2005 03:35 | Em resposta a: #103760

Caro Vasco,
Obrigada. Como o mundo é pequeno.Tenho o certificado de nascimento de Anna Rita Pipa,creio irma do meu avo que mencione esse casal como padrinhos dela.Joao Luis Pipa,boticario,casado, morador Rua do Santo em Braga.A madrinha Dona Maria Julia de Nossa Senhora dos Desamparados,solteira, do mesmo endereço.Desconhecia a farmacia, e do jornal. Nasci nos Estados Unidos onde vivo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#103855 | vbriteiros | 26 out 2005 15:13 | Em resposta a: #103837

Cara Boots
É realmente pequeno como diz. A farmácia ainda hoje existe na Rua do Souto ( não do Santo) e fica em frente da Reitoria da Universidade do Minho ( Largo do Paço) ostentando ainda na porta o nome farmácia escrito com Ph.
O jornal era o " Correio do Minho" que ainda existe e poderá lê-lo on-line, basta tentar um site com o nome que citei mais um ponto e com. Não posso ser mais explícito.
Julgo que a familia morava por cima da farmácia.
Existiam duas senhoras uma D. Ema e outra D. Júlia e parece que tinham apelido Loureiro Pipa aparentadas com D. Adelaide e D. Lidia Caires de Madureira.
Também no Liceu havia uns irmãos Pipa.
Mais não sei.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#103945 | Andrea Mesquita | 27 out 2005 11:05 | Em resposta a: #103760

Muito obrigada pelas informações. Tentarei verificar os dados em Braga assim que possível.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#104069 | boots | 29 out 2005 03:14 | Em resposta a: #103855

caro Vasco,
Fico muito obrigada. Se voltar para Portugal,irei ver essa pharmacia. De certo jå morreram, mas sem duvida sao as mesmas pessoas.Sao os padrinhos da minha tia em segundo lugar.
Alice Botas

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#104111 | JCC | 30 out 2005 00:26 | Em resposta a: #104069

Meus Caros e Caras

De facto este Forum está sempre cheio de surpresas.

Tenho um sobrinho, Manuel Pipa, filho do primeiro casamento da minha cunhada. O pai dele chama-se Manuel Andrade Loureiro Pipa e é da família dos de Braga (conhecia a farmácia mas não o jornal). O pai do meu cunhado chamava-se António Loureiro Pipa.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#104112 | vbriteiros | 30 out 2005 01:11 | Em resposta a: #104111

Caro João Cordovil Cardoso,
Seguramente que um desses Loureiro Pipa era um dos irmãos Pipa que frequentavam o Liceu Nacional de Sá de Miranda em Braga aí por 1945!
Vou procurar nos meu alfarrábios um exemplar do Correio do Minho dos anos 20, que deve ter o nome do Director do Jornal - Álvaro Pipa, que era um grande amigo do meu avô materno.
Cumprimentos
vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#104153 | JCC | 30 out 2005 21:34 | Em resposta a: #103945

Já agora vale a pena ver

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=105728

onde estão os descendentes de Vasco Loureiro Pipa que, certamente, será um desses e irmão do pai do meu cunhado, António Loureiro Pia.

Infelizmente não tem os ascendentes, mas eu conheço a filha mais velha, a Maícha.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#104315 | boots | 01 nov 2005 21:00 | Em resposta a: #104153

Caros confrades
Dentro do meu conhecimento dos principios dos Pipa em Friume e a ligaçao å familia em Braga.
Antonio Luiz Gonçalves Pipa cc Isabel Maria Pacheco em 1753 na Casa de Friume.Antonio L G Pipa, esforcado defensor de Vila Pouca de Aguiar,no descurso de campanha transmontana da Guerra de 1762, ao qual , por tal feito,el-rei D José, mandou passar em 1764 carta de brasao de armas, dos apelidos Gonçalves e Costas,constante dum aparatos escudo que ainda hoje enobrece o portal daquela sua casa(Casa do Capitaes)em Viduedo sita em pleno planalto do Alvao.
Os seus descendentes foram:
Francisco Luiz Pipa cc Victoria Maria que foi filho ( entre outros) Domingo Luiz Pipa cc Maria Joaquina de Almeida. Deste casal teve Anna Rita Pipa cc Jose Balthazar de Mesquite filho legitimo de Luiz da Cunha Lemos e Anna Rita de Almeida Carneiro.Tiveram quatro filhos incluindo Joao Luiz Pipa de Mesquite (meu avo) e Anna Rita cujo padrinhos foram Joao Luiz Pipa (irmao do Domingos?) e D Maria Julia Senhora dos Desemparados,Rua do Souto, Braga.
with all my respect,
Alice

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#111983 | João Ernesto | 14 fev 2006 02:26 | Em resposta a: #103646

Meu pai nasceu em Ribeira de Pena, seu nome era Armenio Ferreira Pipa de Mesquita. Eu já estive em PT em 2004. Meu email: joaoernesto@bb.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#112376 | boots | 19 fev 2006 01:43 | Em resposta a: #111983

Caro Joao Ernesto,
Nao hå duvida que samos da mesma familia. O casal Anna Rita Pipa e Jose Balthazar de Mesquita, (os meus bisavos) tiveram quatro filhos e foram estes os primeiros com este nome.Eram naturais de Friume,frequesia de Sao Salvador, Ribeira` de `Pena.` O meu avo paternal chamava-se Joao Luiz Pipa de Mesquita. Tenho alguns dados da familia adequido dos arquivos da Igreja de Latter Days Saints.Peço desculpa mas nao sei como se escreve em Portugues.
um abraço,
Alice

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#112535 | João Ernesto | 20 fev 2006 23:54 | Em resposta a: #112376

Oi Alice,
Fico feliz em me corresponder com você. Através deste site já conheci outras pessoas de nossa família.
Se preferir pode me mandar um email: joaoernesto@osite.com.br
P.s. Já estive em Ribeira de Pena na casa em que meu pai morou. O nome dele era Armenio Ferreira Pipa de Mesquita.
Abs,
João Ernesto de Lima Mesquita.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#252527 | PaulaPipa | 31 mar 2010 22:59 | Em resposta a: #112376

Hello Alice.
My name is Paula. I believe we`re family. My great grandfather was Mr. Joâo Luiz Pipa de Mesquita.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#252740 | NBA | 06 abr 2010 00:27 | Em resposta a: #252527

Cara Alice

Em Braga ainda vive pelo menos uma rapariga de apelido Pipa, da família da farmácia. O irmão vive em Viana do Castelo mas ainda dá aulas de música em Braga.
Cumprimentos,

NBA

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#273878 | João Luis Pipa | 02 abr 2011 20:30 | Em resposta a: #252740

Olá, o meu nome é João Luis Pipa e vivo em Viseu, Portugal. O meu Pai também se chama João Luíz Pipa e é de Braga, da família que tem sido mencionada neste forum. A casa da Rua do Souto, em Braga pertence à nossa Família.
Se quiserem saber mais sobre nós, respondam a este post.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pipa de Mesquita

#307251 | armenio | 01 jun 2012 06:18 | Em resposta a: #273878

ola gostaria de mandar um abç a todos os meus parentes desse forum meu nome e armenio pipa de lima mesquita e o nome do meu pai era armenio ferreira pipa moro no brasil tenho 30 anos abç a todos

Resposta

Link directo:

Família Pipa de Mesquita

#365912 | Canuta | 09 fev 2016 14:58 | Em resposta a: #103646

Boa tarde,

a todos os interessados fica a informação de que nos livros de Santa Marta da Montanha - concelho de Vila Pouca de Aguiar (nomeadamente os de batismos entre 1710 e 1732) há referência a pessoas de apelido "Gonçalves Pipa".

Canuta

Resposta

Link directo:

Família Pipa de Mesquita

#377235 | josemssantos | 20 jan 2017 22:46 | Em resposta a: #103646

Caros confrades

Tenho feito alguma pesquisa sobre a família Gonçalves Pipa com especial incidência sobre os seus primeiros membros que são conhecidos como originários de Carrazedo do Alvão/ Vila Pouca de Aguiar.
O primeiro da dinastia poderá ser Pedro Gonçalves Pipa, n. ca.1590, cc Ana Gonçalves. O seu filho Domingos Gonçalves Pipa, que morreu em 20.2.1679, poderá ser o pai de outro Domingos Gonçalves Pipa que morreu em 29.8.1729 e foi cc Senhorinha da Costa.
As propostas anteriores de filiação suportam-se em alguma informação constante do RP de S. Tiago do Soutelo/Carrazedo do Alvão, que apresentam grandes lacunas e não nos permitem garantir a genealogia desta família.
Um dos filhos de Domingos e Senhorinha, Miguel Gonçalves Pipa, cujo assento de baptismo não encontrei, foi casar a Vidoedo com Maria Luís, a 30.12.1716.Um dos filhos deste casamento, Manuel n. 29.10.1717 será Manuel Luís Gonçalves Pipa, capitão de Ordenanças que recebeu uma CBA em Junho 1764.Tem-se notícia pelos RP que ainda era vivo e morador em Vidoedo em 18.2.1765, quando é padrinho de casamento.
Não tenho notícia com quem o ca. Manuel Luís Pipa casou e onde, pelo que peço a vossa ajuda. Possivelmente não foi em Vidoedo, já que os RP da freguesia não apresentam quaisquer baptismos de filhos nas datas plausíveis. Admito que poderá haver alguma ligação pelo casamento a Bertiandos/Ponte de Lima já que existe um membro desta família, Pedro da Costa Pipa, filho de Manuel Baltasar da Costa Pipa e Maria Francisca, naturais de Bertiandos, que casa na Figueira da Foz/S.Julião em 1803, assim reza o assento. Como os livros de Bertiandos, para as datas, apenas estão disponíveis em microfilme, agradecia que alguém que os tenha acedido e possua a informação me possa ajudar também neste ponto. Resumindo:

1.Com que casou o cap. Manuel Luís Pipa, onde e quando?
2.Se Manuel Baltasar da Costa Pipa é seu filho e, onde e quando nasceu?
3. Que documentos suportam as respostas aos pontos anteriores.

Muito obrigado,

José Maria Santos

Resposta

Link directo:

Família Pipa de Mesquita

#433609 | NFA | 08 mai 2021 17:15 | Em resposta a: #377235

Boa Tarde,

António, nasceu em 22.10.1771, em Santa Marta da Montanha, Vila Pouca de Aguiar, filho do capitão Manuel Gonçalves Pipa e de Senhorinha Teresa, do lugar de Viduedo, desta freguesia; neto paterno do capitão Miguel Gonçalves Pipa e de Maria Luisa; e materno de Domingos Fernandes e de Ana Gaspar, da freguesia de São Pedro de Cerva, Riberira de Pena.

M.Cumprimentos,
Francisco Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 16:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen