Família Lemos, da região de Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Lemos, da região de Aveiro

#109487 | DBismarck | 13 jan 2006 11:43

Caros Confrades,

Estando a desenvolver um estudo sobre a genealogia da família Lemos da região de Aveiro, agradeço a todos os que enviarem informações sobre os ramos desta família oriundos de: Aveiro, Albergaria-a-Velha, Alquerubim, Macinhata do Vouga, São João de Loure e Valmaior.
Não incluo neste estudo os conhecidos Lemos da Trofa, já devidamente estudados.
Antecipadamente grato.

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#109586 | amafs | 14 jan 2006 22:10 | Em resposta a: #109487

Senhor D.Bismarck,boa noite.
Tenho,nos meus papeis,referência a Francisco Xavier de Lemos Seixas Castelo Branco,natural de Beduído,Stª Marinha de Alquerubim,Albergaria-a-Velha;casado com D.Maria Josefa Pereira de Miranda,natural de Vila Boa,bispado do Porto.
Sobre Francisco Xavier aponta-se o seguinte :
Foi Fidalgo Cavaleiro da Casa Real por ALVARÁ DE 1752.
Comendador do Apréstimo de Aldegalega,na Ordem de São Tiago da Espada,por decreto de 16 de Julho de 1793.
Superintendente dos Coutos da Sereníssima Casa do Infantado e Tesoureiro Geral das Rendas da mesma.
Senhor da casa de Lourosa,pelo seu casamento.
Nasceu no lugar de Beduído,freguesia de STº Marinha de Alquerubim,distrito de Aveiro.
No caso de lhe interessar,tenho mais algumas informações sobre os seus ascendentes e a sua descendência.
Cumprimentos,
A.Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#109678 | DBismarck | 16 jan 2006 11:37 | Em resposta a: #109586

Caro A. Ferreira da Silva,

Muito obrigado pela informação prestada. A família a que se refere, embora não seja a que eu procuro, também me interessa. Essa era a família do Morgado de Beduído que tiveram sepultura armoriada na Igreja de Alquerubim.
De qualquer forma, agradecia que me enviasse informações sobre os ascendentes de Francisco Xavier, pois terão para mim bastante interesse emvirtude de me interessar também pelo estudo daquela freguesia do concelho de Albergaria-a-Velha.
Antecipadamente grato, despeço-me com os melhores cumprimentos,
D.Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#109710 | mjps0300 | 16 jan 2006 15:46 | Em resposta a: #109487

Caro D Bismarck

Possivelmente já tem estes dados da familia Nogueira de Lemos de Alquerubim:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=144989

boa sorte
msantiago

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#109714 | DBismarck | 16 jan 2006 16:09 | Em resposta a: #109710

Muito obrigado, mas já tenho esses dados e muitos outros sobre os Nogueira de Lemos de Alquerubim, que, aliás, são um dos ramos da família que estou a estudar.
Com os melhores cumprimentos,
D.Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#109874 | amafs | 17 jan 2006 20:19 | Em resposta a: #109678

Caro Bismarck :
Francisco Xavier de Lemos Seixas Castelo Branco,foi filho de António Carlos de Seixas Castelo Branco e de sua mulher D.Lúcia Bernarda Teles de Vasconcelos.
Francisco Xavier teve,pelo menos,os seguintes irmãos :
- D.Joana Rita de Lacerda Castelo Branco que foi a 1ª Viscondessa de Real Agrado.
- Joaquim Bernardo de Seixas Castelo Branco,s.m.n.
- Margarida Sofia Antónia de Lacerda Castelo Branco que c.c. João Pedro de Figueiredo Melo e Bulhões,c.s.

Sobre António Carlos Seixas Castelo Branco,tenho o seguinte apontamento :

Fidalgo Cavaleiro da Casa Real por Alvará de 18 de Dezembro de 1745.

Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo.

Senhor da Casa da Boavista e dos Prazos de Beduído,Campanhã e Quinta da Cedofeita no Porto.

Vereador da Câmara do Porto em 1721. No Manuscrito Seixas-Castelo Branco, a folha 1(verso) lê-se: "António Carlos de Seixas Castello Branco servio de Vereador na Cidade do Porto no anno de 1721 como consta no livro de bronze das Propias que se acha no Archivo da Camara a folhas cinquenta e quatro em que se mostra estar na Pautta da Vereaçãopª servir no diº anno,e no Lº das Vereaçoens do mencionado anno na que se fez a sette de Maio a folhas quarenta e sette,consta,que tomou posse e juramento,e servio o referido emprego de Vereador."
Ao seu dispor
A. Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#109884 | paladino | 17 jan 2006 22:36 | Em resposta a: #109487

Caro D. Bismarck,

Tive uma colega com o seu apelido, Carla que por acaso até tirou história conhece??

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#109924 | DBismarck | 18 jan 2006 10:39 | Em resposta a: #109884

Sim, conheço. É minha prima, filha de de um duplo primo direito de meu pai de nome José Bismarck. Apenas nos costumamos encontrar nas reuniões da família Bismarck.
Com os melhores cumprimentos,
D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#109927 | DBismarck | 18 jan 2006 10:41 | Em resposta a: #109874

Uma vez mais, muito obrigado pela colaboração.
Com os melhores cumprimentos,
D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#109950 | paladino | 18 jan 2006 13:07 | Em resposta a: #109924

Não me arranja o mail da sua prima? é uma joia de rapariga ela morava em Benfica ao pé de mim e fomos colegas de escola, responda directamente para o meu email josefontouraarrobaclixpontopt

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#110028 | amafs | 18 jan 2006 21:22 | Em resposta a: #109927

Caro D.Bismarck :

Nada tem que agradecer.
Acrescentarei que do casamento de D.Margarida Sofia de L.S.Castelo Branco com João Pedro de F.M.e Bulhões houve :
- Nicolau Xavier de Figueiredo de Melo e Bulhões Castelo Branco,1º Barão de Beduído,que casou com D.Maria da Penha de França Pereira de Lacerda; e
- D.Maria Micaela de Lacerda Castelo Branco que casou com Nuno Tristão Infante de Sequeira Correia da Silva Carvalho,10º Senhor da Torre de Murta.
Destes últimos foi filha D.Maria da Piedade Infante de Lacerda Castelo Branco que casou com Duarte Gorjão Henriques da Cunha Coimbra Botado e Serra,7º Senhor dos Morgados de Freiria,Abrigada e Bombarral.
Caso estas,ou outras,informações já não sejam relevantes para si,faça o favor de me dizer.
Cumprimentos do
A.Ferreira da Silva.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#110625 | romeiroc | 26 jan 2006 14:10 | Em resposta a: #109487

Boa Tarde D. Bismarck,

Talvez não ajude muito, mas o meu Bisavô chamava-se Manuel Marques de Lemos (n. 1904), filho de João Marques de Lemos e de Rosalina Augusta de Melo e neto paterno de António Marques de Lemos e Ana da Silva (todos naturais de São João de Loure, Alquerubim).

Cumprimentos,

Sílvia Romeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#110924 | DBismarck | 30 jan 2006 10:38 | Em resposta a: #110625

Cara Sílvia,

Claro que interessa. É essa família Lemos que estou a estudar.
O seu trisavô era:

JOÃO MARQUES DE LEMOS “Bernardo”, nasceu em 4 de Junho de 1871 na Rua de Santo António, em Albergaria-a-Velha.
Casou com ROSALINA AUGUSTA DE MELO, nascida em Alquerubim, filha de Manuel da Costa Mortágua e de Maria Corrêa de Mello, de Alquerubim.
João “Bernardo” foi Funcionário Público e Regente da Sociedade Filarmónica de São João de Loure (1895) e de outras, falecendo em 16 de Março de 1851 em Albergaria-a-Velha.
Residiram em Albergaria-a-Velha e São João de Loure, onde tiveram, pelo menos, quatro filhos: Ercília, Miguel, Arnaldo e Aurora. E, pelos vistos, mais um Manuel que foi o seu bisavô.
Gostava que me facultasse as informações que tiver desde a geração de João Marques de Lemos. Daí para trás tenho eu já tudo estudado.
Muito obrigado. Falamos via mail: info@fundacaomadureira.com
D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#110929 | Mavasc | 30 jan 2006 11:10 | Em resposta a: #110924

Caro confrade Delfim Bismarck

Não lhe devo estar a dar novidade nenhuma, mas aí vai. A família Lemos que está a estudar está implantada em Aveiro, ligada aos Sachetti e aos Leite, e há lá 5 filhos do Dr. Nogueira de Lemos, médico muito conhecido na zona.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#110932 | mgorjaoh | 30 jan 2006 11:54 | Em resposta a: #110028

Caro D. Bismarck:

Caso tenha interesse, estou em vias de publicar, em edição minha apoiada pela dislivro, o livro que o meu Pai adiantou e eu completei, onde trato toda a ascendência dos "Lemos, de Vale Formozo" (que se ligam, na minha Família próxima, aos Azevedo Coutinho da minha Mulher, razão pela qual tratei também desta família, com o privilégio de ter tido em casa o cartório familiar do visconde da juromenha e dos "Albuquerque Azevedo Coutinho", de Portalegre e Cascais) dos "figueiredo" (do joão pedro de figueiredo de melo e bulhões), dos seixas (os de que fala, mas essencialmente com base nos genealogistas conhecidos e em alguns elementos que foram possíveis cruzar), etc.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#110943 | DBismarck | 30 jan 2006 16:15 | Em resposta a: #110929

Cara Maria Benedita,

Perdoe-me a forma de tratamento.
Esse é também um dos ramos da família Lemos que estou a estudar.
Gostaria de contactar alguém desse ramo, mas não sei se é o seu caso.

O Dr. ALBERTO VASCONCELOS NOGUEIRA LEMOS, casou com D. MARIA CAROLINA SOARES NOGUEIRA.
Tiveram diversos filhos, ligados pelo casamento aos Sachetti, Bairrão Oleiro, Leite, etc.
Se tiver informações detalhadas sobre esta família, agradeço-lhe.
Muito obrigado

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#110946 | Mavasc | 30 jan 2006 16:51 | Em resposta a: #110943

Caro Delfim Bismarck

Sou amiga de todos esses "seus " Lemos. Tanto dos que se ligaram aos Sachetti e Leite como aos descendentes do Dr Alberto Nogueira de Lemos.
O Dr Alberto Nogueira de Lemos casou com D. Maria Carolina e tiveram 5 filhos: Ana Maria, Maria Manuela , Maria da Graça, Alberto, António e Maria Teresa(?). As raparigas vivem em Aveiro, todas casadas, os rapazes estão em Lisboa e encontra-os na lista telefónica.
Uma prima do Dr Nogueira de Lemos, Maria Manuela, casou com João Sachetti (consta no Genea) e tiveram 5 filhos, que vivem em Aveiro: Maria Manuela, Pedro, João, António e Maria Teresa. Uma irmã desta Maria Manuela é que casou com um Bairrão Oleiro, outra irmã, Maria Margarida, casou com o Dr Figueiredo Leite e tiveram 3 filhos, Maria Matilde ( viúva de Adriano Correia de Oliveira), José Luis (já falecido) e Maria Margarida. São as únicas informações que, de cabeça, lhe posso dar, mas toda esta gente é fácilmente contactável via telefone.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#110949 | DBismarck | 30 jan 2006 17:28 | Em resposta a: #110946

Muito obrigado pelas pistas que me forneceu.
Alguns deles eu já tenho os contactos, mas ainda não tive tempo para os contactar, pois o estudo que estou a desenvolver engloba milhares de Lemos, muitos dos quais, não têm aquele apelido.
Para outras informações, queira usar o mail: info@fundacaomadureira.com
Com os melhores cumprimentos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#111175 | Filipe Prista Lucas | 02 fev 2006 23:20 | Em resposta a: #110949

Caro D Bismarck,

Descendo de Manuel Figueiredo de Lemos, que foi baptizado na Matriz de Águeda, a 24 de Agosto de 1723, filho natural de Pedro de Lemos, natural de Viseu, e de Josefa de Figueiredo, natural de Giesteira, Águeda. Manuel Figueiredo de Lemos casou-se na Matriz de Águeda, a 12 de Novembro de 1755 com Maria Caetana, filha de António de Figueiredo e de Maria Francisca.

Já tinha ouvido falar desta família?

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#111184 | DBismarck | 03 fev 2006 10:22 | Em resposta a: #111175

Caro Filipe Prista Lucas,

Em tempos estudei uma família de Águeda, em que um dos membros foi MANUEL DE FIGUEIREDO DA SILVA LEMOS, baptizado em 5 de Outubro de 1776 em Águeda.
Era filho de Francisco António de Lemos e de sua mulher Antónia Maria da Silva Branca, naturais e moradores em Águeda.
Foi Boticário por Carta de 5 de Julho de 1797, passada por D. Maria I.
Casou em 11 de Agosto de 1809, em Águeda, com JOSEFA MARIA DE CARVALHO, nascida em 3 de Fevereiro de 1778 na vila de Óis da Ribeira, filha de Francisco Simões de Carvalho e de sua mulher Clara Maria Tomás, de Ois da Ribeira.

Apesar da proximidade geográfica e da semelhança de nomes, parecem não ser familiares um do outro.
Cumprimentos,

D.Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#111248 | Pedro França | 04 fev 2006 01:22 | Em resposta a: #111175

Caro Filipe:

Felizmente que foi criado este tópico. Há uns meses atrás, eu havia entrado num tópico em busca dos Lemos Alas/Matos Alas de Águeda, mas sem efeito.
Agora vi este novo tópico, com alguma adesão e não pude resistir.
Filipe: gostaria de saber se tem mais dados do Manuel de Figueiredo da Silva Lemos ou não.
Este indivíduo, é nada mais nada menos que um antepasssado de minha mulher. No entanto, para lás dele, nada mais tenho.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#111249 | Pedro França | 04 fev 2006 01:25 | Em resposta a: #111248

Caro Filipe:

Errata: onde se lê antepasssado leia-se antepassado;
onde se lê lás, leia-se trás.
Um abraço e obrigado.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#111769 | DBismarck | 10 fev 2006 17:02 | Em resposta a: #111248

Caro Pedro França,

A descendência do Boticário MANUEL DE FIGUEIREDO DA SILVA LEMOS está estudada por mim, mas ainda não publicada.
O ramo que lhe interessa, é o que provem de uma neta daquele Manuel, de nome Cândida, de que lhe envío um resumo:

CÂNDIDA DE LEMOS ALLA, que nasceu em 1851 em Águeda, onde casou em 22 de Novembro de 1873 com MANUEL RIBEIRO DE MATOS GUERRA, nascido em 1852 em Águeda, filho de Manuel Rodrigues de Matos e de sua mulher Maria Perpétua da Graça.
Tiveram, pelo menos, nove filhos: Joaquim, Rita, Albano, Maria Cândida, Manuel, Manuel, Turíbio, Maria e Cândida.


1 - Prof. JOAQUIM DE MATOS ALLA, nasceu em 1874 em Águeda, casado com D. ROSA PINTO PORTELA. Sem geração.

2 - RITA DE MATOS ALLA, nasceu em 1875 em Águeda. Faleceu solteira e sem geração.

3 - ALBANO DE MATOS ALLA, nasceu em 1877 em Águeda, onde casou com D. ANA SOARES BREDA, nascida em 1877 em Águeda, filha natural de Rosa Soares Breda.
Tiveram, pelo menos, oito filhos: Manuel, Wlademiro, Albano, Jorge, Maria da Glória, Joaquim Albano, Rosa e António.

4 - MARIA CÂNDIDA (DE MATOS ALLA), nasceu em 1879 em Águeda, onde faleceu ainda criança.

5 - MANUEL (DE MATOS ALLA), nasceu em 1880 em Águeda, onde faleceu ainda criança.

6 - MANUEL DE MATOS ALLA, nasceu em 1884 em Águeda, e casou em 1923 com MARIA TAVARES URBANO, natural de Sangalhos, filha de Joaquim Fernandes Urbano e de Maria Rosa dos Santos.

7 - TURÍBIO DE MATOS ALLA, nasceu em 1887 em Águeda, e casou em 1920 com D. NARCISA DO NASCIMENTO LOPES. Residiram em Coimbra, onde tiveram, pelo menos três filhos: Cândida, Amílio e Turíbio.

8 - D. MARIA DE MATOS ALLA, nasceu em 1881 em Águeda, onde casou em 1901 com AUGUSTO PINHEIRO DA SILVA, filho natural de Ana do Carmo. Residiram em Águeda, onde tiveram, pelo menos, três filhos: Rita, Manuel e Alzira.

9 - CÂNDIDA (DE MATOS ALA), nascida em Águeda. Faleceu, solteira e sem geração.

Espero ter sido útil.
Cumprimentos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#111849 | Pedro França | 11 fev 2006 20:23 | Em resposta a: #111769

Caro Bismarck:

Creio que já vi o seu nome nalgum artigo da revista "Munda" daqui de Coimbra, do Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, mas posso estar equivocado.
Bom, estou a responder à sua mensagem que muito agradeço e é aquilo tudo que descarregou. Creio que antes da Cândida de Lemos Ala ainda há um Francisco no séc. XVIII antes de se ligar ao tal Manuel de Figueiredo da Silva Lemos pois há um bom intervalo entre as gerações que vão desse Manuel até à Cândida de Lemos Ala.
Quero fazer um reparo mais: dos filhos de Turíbio de Matos Ala e de Narcisa do Nascimento Lopes está na sua mensagem Amílio mas, desde que por casamento entrei nesta família, sempre o conheci por Emílio (Dr., formado em Medicina e já falecido, em 1991).
Minha mulher é neta de Albano Breda de Matos Ala (filho de Albano de Matos Ala e de Rosa Soares Breda).
Tem algum dado mais acerca da origem destes Lemos? O ue deles tenho é só tradição oral de ligação com os Lemos da Trofa mas não pude avançar mais para trás por falta de tempo pois toda a pesquisa teria de seguir pelo ADAveiro.
Agradeço toda a atenção dispensada e ponho-me à sua disposição pelo AUC.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#111937 | DBismarck | 13 fev 2006 11:16 | Em resposta a: #111849

Caro Pedro França,

Conforme já lhe havia dito na mensagem anterior, o ramo que disse interessar-lhe é o de uma das netas de manuel de Figueiredo da Silva Lemos.
Assim, e para que não existam quaisquer dúvidas, aqui vão mais algumas informações:

MANUEL DE FIGUEIREDO DA SILVA LEMOS, nasceu em 1776 em Águeda, filho de Francisco António de Lemos e de sua mulher Antónia Maria da Silva Branca.
Foi Boticário por Carta de 5 de Julho de 1797, passada por D. Maria I.
Casou em 11 de Agosto de 1809, em sua casa, com JOSEFA MARIA DE CARVALHO, nascida em 3 de Fevereiro de 1778 na vila de Óis da Ribeira, filha de Francisco Simões de Carvalho e de sua mulher Clara Maria Tomás.
Residiram na Rua de Cima, em Águeda, onde tiveram, pelo menos, dois filhos: José Maria e Maria Cândida.

(II) - MARIA CÂNDIDA DE LEMOS, nasceu em 7 de Agosto de 1810, em Águeda, onde casou em 30 de Outubro de 1833, com JOAQUIM JOSÉ MARIA ALLA, nascido em 4 de Abril de 1806, em Águeda, filho de José dos Santos Alla e de sua mulher Ana Maria da Graça.
Tiveram, pelo menos, treze filhos: Maria, Ana Augusta, José, Joaquim, Catarina Augusta, Josefa, Manuel, António, Rosa Cândida, Manuel, Maria Augusta, Inês e Cândida.

1 (III) - D. MARIA AUGUSTA DE LEMOS ALLA, casou com MANUEL DIAS CURA DE RESENDE.

2 (III) - D. ANA AUGUSTA DE LEMOS ALLA, casou com MIIGUEL ZEFERINO DE CASTRO.

3 (III) - JOSÉ MARIA ALLA, casou com JOANA DA COSTA.

4 (III) - JOAQUIM JOSÉ MARIA ALLA, casou com D. MARIA GRACINDA DA APRESENTAÇÃO FONTES.

5 (III) - D. CATARINA AUGUSTA DE LEMOS ALLA, casou com SEBASTIÃO ANTÓNIO DE ALMEIDA.

6 (III) - D. JOSEFA CÂNDIDA AUGUSTA DE LEMOS ALLA, solteira e sem geração.

7 (III) - MANUEL DE LEMOS ALLA, faleceu criança.

8 (III) - ANTÓNIO DE LEMOS ALLA, faleceu criança.

9 (III) - ROSA CÂNDIDA DE LEMOS ALLA, casou com JOSÉ DA SILVA MATOS.

10 (III) - MANUEL MARIA ALLA, casou com D. MARIA MARGARIDA DA SILVA CURA.

11 (III) - (MARIA) AUGUSTA DE LEMOS ALLA, casou com JOAQUIM DE OLIVEIRA GUERREIRO.

12 (III) - D. INÊS DE LEMOS ALLA, solteira e sem geração.

13 (III) - CÂNDIDA DE LEMOS ALLA, casou com MANUEL RIBEIRO DE MATOS GUERRA.

E quanto ao filho de Turíio, é de facto Emílio. Foi um erro ao passar.
Do ramo mais próximo da sua mulher existem familiares em Águeda e no Porto.
Em relação à origem ser a dos Lemos da Trofa, tenho algumas dúvidas. No entanto, e porque o ramo ascendente de Manuel de Figueiredo da Silva Lemos, em determinada altura pára por existir um filho natural. Nenhuma conclusão se poderá tirar.
Com os melhores cumprimentos,
D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#326822 | lemos83 | 07 abr 2013 14:42 | Em resposta a: #110924

ola, meu avo nasceu em albergaria-a-velha em 1926,chamava se jose matias marques de lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#326864 | DBismarck | 08 abr 2013 10:41 | Em resposta a: #326822

Bom dia.
Seria neto de outro José Matias Marques de Lemos, nascido em 1858 em Albergaria-a-Velha e casado com Emília Rosa de Jesus, de quem teve onze filhos: Izilda, Alzira, Isidra, Zeferino, Isaías, Lucília, Lídia, Augusto, Artur, Ilda e Maria Alice.
Sobre a sua biografia, ver FERREIRA, Delfim Bismarck; VIGÁRIO, Rafael Marques, "Albergaria-a-Velha 1910 - da Monarquia à República", editado em 2010.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#326981 | lemos83 | 09 abr 2013 22:35 | Em resposta a: #326864

ola.obrigada pela resposta. o meu avo era filho de Zeferino.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#327003 | graça58 | 10 abr 2013 09:38 | Em resposta a: #326864

Caro D. Bismarck
Por acaso da zona de Aveiro não terá nada sobre a família Costa Leite. Tenho um antepassado, José da Costa Leite que terá nascido por volta de 1826-1828, que não encontro a certidão de baptismo.
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#327007 | DBismarck | 10 abr 2013 10:56 | Em resposta a: #327003

Cara Graça Teixeira,

Em princípio não, mas pode indicar-me a que concelho ou freguesia pertenciam?
Cumprimentos,

DB

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#327008 | DBismarck | 10 abr 2013 11:08 | Em resposta a: #326981

Bom dia,

Ainda bem que o diz.
ZEFERINO MATIAS MARQUES DE LEMOS, nasceu em 25 de Março de 1894 em Albergaria-a-Velha, filho de José Matias Marques de Lemos, guarda-fios, natural de Albergaria-a-Velha, e de sua mulher Emília Rosa de Jesus, doméstica, natural da Branca, moradores em Albergaria-a-Velha.
Esteve da Primeira Grande Guerra (1914-1918), de onde veio muito doente (cancro do estômago?)
Casou em ......................, com .............................., nascida em ....................., filha de ...........................................
Faleceu em ..........................................
Depois de falecer, sua mulher foi viver para Lisboa, onde residiu.
Tiveram, pelo menos, três filhos: Zeferina, José e Isidra.

Estou a trabalhar num livro para sair no próximo ano, sobre os albergarienses que estiveram na primeira Guerra Mundial.
Mas ninguém tem fotografias de Zeferino.

Tem alguma?
E consegue obter os dados que me faltam acima?
Muito obrigado.
Cumprimentos,

Pode enviar email para: info@fundacaomadureira.com

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#327010 | graça58 | 10 abr 2013 12:12 | Em resposta a: #327007

Bom dia
Era natural de Lordelo, Castelões. Era filho de António da Costa Leite e de Helena Almeida. Faleceu em Lordelho, freguesia de Vila Chã em Dezembro de 1911.
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#327011 | DBismarck | 10 abr 2013 12:16 | Em resposta a: #327010

Obrigado.
Mas do concelho de Vale de Cambra tenho poucas famílias estudadas.
Cumprimentos,

DB

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#327043 | Limão | 10 abr 2013 22:03 | Em resposta a: #327011

Caro Confrade

Dbismarck,

Tenho esta linha de "Lemos", não sei se lhe interessa:

I - Vasco Gomes de Lemos, Senhor do Val de Lemos, nasceu c. 0740, no reinado de D. Afonso I, de Castela, a quem acompanhou na restauração da cidade de Lugo, e outras conquistas. Casou com Ildara da Maia. Tiveram:

II - Lopo Lopes de Lemos, que sucedeu na casa de seu pai, Casou com Sancha de Savedra. Tiveram:

III - Fernão Lopes de Lemos, foi um dos que se opôs ao infâme tributo de "Maurehato", e pelejando com os que levatam as Doze donzelas, libertou-as. Por cuja causa acrescentou 12 arruelas, a uma que seus avós usavam nas armas. Casou com Dª Eugénia Garcia, da antiga Casa dos Osórios. Tiveram:

IV - Diogo Lopes de Lemos, serviu o Rei D. Afonso, (O Casto), em várias Batalhas, principalmente na Batalha de Santa Cristina. Casou com Dª Estrada, filha dos Senhores da Biscaia. Tiveram:

V - Afonso Lopes de Lemos, foi um dos Cavaleiros, que deu principio á Ordem da Cavalaria de Santiago da Espada. Serviu o Rei D. Ramiro II, e tomou parte na Restauração do seu Reino. Achou-se na Batalha de Clavígio, e por estes e outros serviços, lhe confirmouas terras que possuía no Val de Lemos. Por mercê feita em Compostela, no ano de 0847. Casou com Dª Estefânia Gonçalves de Lara, filha dos Senhores da Casa de Lara. Tiveram:

VI - Afonso Lopes de Lemos, sucedeu na casa de seus avós. Casou com Dª Maria Forjáz de Trastâmara. Tiveram:

VII - Lopo Lopes de Lemos, viveu no tempo do Rei D. Garcia da Galiza, que lhe confirmou as terras de seus pais, e lhe deu a Jurisdição de Pombeiro, por carta feita em Compostela, no ano de 1070. Achou-se na Batalha de Águas de Maias. Casou com Dª Maria Fernandes, filha do Conde Fernando Peres, pai do Conde Pero Fernandes de Trava. Tiveram:

VIII -Afonso Lopes de Lemos, sucedeu na casa de seu pai, serviu o Imperador D. Afonso, com o Rei D. Afonso de Aragão, e se achou na Batalha de Culebras. Casou com Dª Maria Anes da Nóbrega e Meneses, filha de João da Nóvoa, e de sua mulher Dª Brites Gonçalves de Meneses. Tiveram:

1) - Diogo Lopes de Lemos.
2) -Sancho Fernandes de Lemos.
3)- Lopo Lopes de Lemos.
4) -Dª Froila Lopes de Lemos. que fundou o Convento das Bernardas de Ferreira.

IX -Diogo Lopes de Lemos, achou-se na Batalha de Navas de Tolosa. Casou com Dª Urraca Fernandes de Monroyo. Tiveram:

X - Lopo Lopes de Lemos, viveu no tempo do Rei D. Afonso e D. Fernando, casou com Dª Mayor Fernandes de Trames, da Casa de Córdova, filha de Bernardo Pires de Trames, e de Dª Tereza de Castro. Tiveram:

XI - D. Rodrigo de Lemos, sem geração, e por isso passou a casa para seu tio:

XII - Lopo Lopes de Lemos, c. 1220, Casou com Dª Teresa Álvares de Gandarei.

Não possúo os restantes dados, deixo aqui estes.

Cumprimentos,

A. Melo Lopes Costa.

XI -

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#327045 | Limão | 10 abr 2013 22:12 | Em resposta a: #327011

Caro Confrade

D Bismarck,

Ressalvo as seguintes palavras: Rei Mauregato; Levaram as Doze Donzelas.
Cumprimentos,
A. Melo Lopes Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#327061 | DBismarck | 11 abr 2013 11:13 | Em resposta a: #327043

Caro Confrade,

Muito obrigado pelas suas informações, mas apenas me interessam os Lemos da região de Aveiro.
Cumprimentos,

DB

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#327099 | lemos83 | 11 abr 2013 23:05 | Em resposta a: #327008

fotos nao tenho e informacoes posso perguntar a minha avo. talvez ela saiba.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#327119 | DBismarck | 12 abr 2013 11:28 | Em resposta a: #327099

Obrigado.
Mas uma foto tipo passe, já seria óptimo.
Com quem casou e quando. Quando faleceu, e nomes dos filhos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#327872 | nrleite | 23 abr 2013 15:34 | Em resposta a: #327045

Caro A. Melo Lopes Costa,

A linha que aqui reproduziu são Lemos da Trofa... E faltam aí muitos pelo meio!

Cumprimentos,

Nuno da Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#327927 | Limão | 24 abr 2013 03:04 | Em resposta a: #327872

Caro Confrade

Nuno Rocha Leite,

Peço desculpa, não sabia, mandei estes por estarem ligados aos "Castros de Monforte de Lemos", na Galécia, da família de minha esposa.

Sou descendente do Conde de Sabugal e da Condêssa de Lemos, e dos Melos ou Lemos de Àgueda.
Os meus Melos, Lemos, são pelo lado materno e paterno, duas linhas, que começam assim:
Linha Paterna:

I - Agostinho de (Melo) Lopes da Costa, n. Cepães Fafe. Casou Com Maria Laura Antunes Ferreira Castro Costa, natural de Paços Fafe.

II - João de (Melo) Lopes da Costa. n. Cepães Fafe. Casou com Emília Mendes Ferreira de Melo, natural de Fafe.

III -Maria Ferreira de Melo, n. Pombeiro de Ribadevizela, (Felgueiras). Casou com Custódio Lopes da Costa, Mesão Frio Guimarâes.

IV - Joaquim Ferreira de Melo, n. Pombeiro de Ribadevizela. Casou com Ana Maria de Jesus, natural de Sampaio de Vizela.

V - Ana Joaquina de Melo, n. Pombeiro de Ribadevizela. Casou com António Ferreira de (Valmelhorado) Pombeiro. (Felgueiras).

VI - João de Melo de Faria, n. Pombeiro de Ribadevizela. Casou com Dª Maria de Carvalho, natural de Margaride Fel.

VII - António de Melo de Faria, n. Casa de Bustelo Pombeiro. Casou com Dª Quitéria Inácia de Carvalho, n. de Sampaio Guimarâes.

VIII- Dª Faviana de Melo de Faria e Sousa, n. Quinta da Caravela, Pombeiro. Casou com Custódio de Melo Pereira, n. Pombeiro Felgªs.

IX - Filipe de Melo Pereira, n. Casal do Ribeiro Pombeiro, Casou com Dª Josefa de Faria e Sousa, natural de Castela.

X - Luís de Melo Pereira de Sampaio, n Pombeiro. Casou com Dª Maria Ribeiro, natural do Ribeiro Vila Fria Felgueiras.

XI - João de Melo Pereira de Sampaio, n. Pombeiro. Casou com Dª Antónia da Fonseca e Brito, atural de Rande Felgueiras.

XII - Filipe de Melo de Sampaio, n. Paço dos Barões Pombeiro, Casou com Dª Mécia Pereira, n.c. 1530.

XIII-D. Luís de Melo de Sampaio, Comendador de Pombeiro. Casou com Dª Ana Borges Pacheco, Senhora de Ferreira de Aves, (Sátâo)

XIV-D. João de Melo de Sampaio, (Vila Flor), Comendador de Pombeiro de Ribadevizela. Casou com Dª Guiomar Borges. Seu filho:
Filhos:

I - Fernão Vaz de Sampaio, 4º Senhor de Vila Flor e Chacim. Sua filha:

II - Dª Maria de Távora, seu filho:

III - Fernando da Silva de Távora, Comendador e Alcaide-Môr de Alpalhão,(Nisa) c. 1430. Sua filha:

IV - Dª Mécia de Vilhena. Seu filho:

V - D. Diogo Lopes de Sousa, 2º Conde de Miranda do Corvo, seu filho:

VI - Henrique de Sousa Tavares da Silva, 1º Marquês de Arronches, sua filha:

VII - Dª Brites Francisca de Menonça, seu filho:

VIII - D. Diogo Meneses de Távora, Senhor da Patameira (Torres Vedras). Seu filho:

IX - D. José de Meneses da Silveira de Castro e Távora. Seu filho:

X - D. Francisco Xavier de Meneses da Silveira e Castro, 1º Marquês de Valada. Sua filha:

XI - Dª Maria Rosa das Dores de Meneses da Silveira e Castro. Sua filha:

XII - Dª Eugénia de Jesus Francisca de todos os Santos de Almeida Portugal, Sua filha:

XIII - Dª Maria da Assunção Rosa Brázea do Perpétuo Socorro de Almeida Correia de Sá: Sua filha:

XIV - Dª Eugénia de Abreu Castelo Branco. Seu filho:

XV - José Jerónimo de Abreu Mascarenhas de Lemos. Seu filho:

XVI - Eduardo Cardoso Mascarenhas de Lemos. Meu primo.

Cumprimentos,

A. Melo Lopes da Costa.











XV -

,.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#327998 | Limão | 25 abr 2013 02:43 | Em resposta a: #327061

Caro Confrade

D Bismarck,

Peço desculpa, porque estava convencido que Trofa do Vouga e Agueda, Sabugal, pertenciam ao Distrito de Aveiro, assim como Castelo de Paiva e Figueira de Castelo Rodrigo. Como os Lemos são oriúndos da antiga Galécia, pensei tratar-se dos mesmos,
Como sou descendente dos Lemos Condes do Sabugal, e dos Lopes de João Lopes de Aveiro, Cavaleiro da Princesa Santa Joana, e da Figueira de Castelo Rodrigo, desde o reinado de D.Afonso V, (O Africano), que fundaram Anafé, actual (Casablanca) Marrocos.
Fico na esperança que apareça por aí algum, que faça ligação á minha árvore geneológica mundial, com mais de 5.OOO familiares, desde Adão e Eva, aos Reis da Judeia, aos Faroós do Egito, desde os Imperadores Romanos aos Reis de França e de Inglaterra, etc..
Se por acaso souber de algum, que faça ligação á minha família agradecia.
Desde já lhe fico muito grato.
Receba muitos cumprimentos.

A. Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lemos, da região de Aveiro

#329282 | lemos83 | 17 mai 2013 20:32 | Em resposta a: #327008

ola. o zeferino casou com maria da purificao goncalves natural de sao pedro de alcantara

Resposta

Link directo:

Família Lemos, da região de Aveiro

#374529 | AMSNL | 18 out 2016 15:10 | Em resposta a: #109487

Caro Delfim Bismarck

Apenas para retificar os nomes dos meus pais e irmãos. O meu pai chamava-se Alberto de Vasconcelos Nogueira de Lemos e a minha mãe Maria Carolina Alves Machado Soares Nogueira de Lemos. Tiveram seis filhos, que são por ordem descendente de idades, Ana Maria, Maria Manuela, Maria da Graça, Alberto José, António Manuel e Maria Isabel, todos com os apelidos Soares Nogueira de Lemos.
Somos netos de Alberto Nogueira de Lemos, nascido em Alquerubim, que foi magistrado judicial e irmão de Eduardo, Arnaldo e José, todos filhos do Dr. José Pereira Lemos, cirurgião residente em Alquerubim, e que dá nome à praça central de Alquerubim, frente à igreja paroquial.
Suponho que agora não terá muito tempo para continuar este estudo, mas se ainda for oportuno tentarei arranjar nomes completos e datas de nascimento e óbito.
Cumprimentos,

António Nogueira de Lemos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 13:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen