Simão Fernandes Branco

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Heráldica

Simão Fernandes Branco

#113293 | Francisco de Novais | 02 mar 2006 23:39

Caros confrades,

Procuro informações adicionais sobre Simão Fernandes Branco (? - 1772/3), cavaleiro professo na Ordem de Cristo, reposteiro de número da Real Câmara de D. João V, capitão de Ordenanças de Lisboa, escrivão da correição da cidade da Guarda e sua comarca, escrivão de provedoria da comarca da Guarda, escrivão do Registo Geral dos Testamentos da cidade de Lisboa e seu termo, etc.

No Armorial Heráldico de Armando de Matos, existe ilustrado e descrito um brasão d´armas de Fernandes-Branco (presumo serem armas novas). Serão dele e de sua família ? como é que eu posso chegar a essa conclusão (ou não) ? Que eu tenha conhecimento, Simão Fernandes Branco não recebeu nenhuma CBA, mas também penso que existem boas probabilidades de essas armas serem do dito.

Antecipadamente agradecido, apresento os meus melhores cumprimentos,

Francisco Pinto de Novais

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#113477 | dvl | 06 mar 2006 10:08 | Em resposta a: #113293

Caro Francisco Pinto de Novais,

Simão Fernandes Branco, natural de S. Sebastião, no lugar de Espinhel, bispado de Coimbra, era filho de Manuel Fernandes Branco, natural de Vila de Penela, e de Luísa de Carvalho, natural da Vila de Miranda, tudo do mesmo bispado. Era também avô materno de João António de Amorim Viana pai de Pedro de Amorim Viana (in SILVA, António Carlos Leal da; Dados sobre a vida e obra de Amorim Viana; Temas Portugueses, INCM, s/d.

Existe um Manuel Fernandes Branco que foi Familiar do Santo Ofício (Maço 35, Dilig. 769). Não me lembro se há alguma Justificação de Nobreza... Existe mais uma família Fernandes Branco, mas é da Madeira e deixou de usar este apelido no século XVIII.

Tenho bastante interesse nesta família, mas não tenho tido tempo para continuar a investigação. No armorial de Armando de Matos aparece muitas vezes no fim a fonte onde foi buscar as armas.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#175775 | ARLINDO35 | 09 dez 2007 19:31 | Em resposta a: #113477

CARO DUARTE, INSERI UM TÓPICO, SOBRE A FAMÍLIA FERANDES BRANCO. NÃO ACREDITO QUE SEJA A MESMA FAMÍLIA. MEU BISAVÔ SE CHAMAVA ANTÔNIO FERNANDES BRANCO, E SE CASOU COM MARIA TERESA DE MATTOS.MORAVAM EM JUSTES,LAMARES, VILA REAL, POR VOLTA DE 1880. MEU AVÔ SE CJHAMAVA JOSÉ JOAQUIM FERNANDES BRANCO , NASCIDO EM 05/06/1887, NO MESMO LOCAL.ELE VEIO PARA O BRASIL EM 1905. FICOU UM IRMÃO EM PORTUGAL>:SERAFIM FERNANDES BRANCO>
HÁ ALGUMA RELAÇÃO?
CUMPRIMENTOS,
ARLINDO

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#175783 | dvl | 09 dez 2007 20:01 | Em resposta a: #175775

Caro Arlindo,

Infelizmente a única informação que tenho é esta. Ainda não tive tempo de procurar nos Arquivos da Torre do Tombo. O melhor será colocar essa questão ao autor deste tópico, Francisco Novais. De qualquer modo, se por acaso eu souber de mais alguma coisa, digo-lhe.

Cumprimentos,

Duarte V. L.

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#175797 | ARLINDO35 | 09 dez 2007 21:49 | Em resposta a: #175783

CARO DUARTE, OBRIGADO PELA RESPOSTA RÁPIDA, VAMOS VER SE O SR FRANCISCO DE NOVAIS PODE NOS ESCLARECER ALGUMA COISA.
CUMPRIMENTOS,
ARLINDO

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#222685 | josemssantos | 03 mar 2009 00:14 | Em resposta a: #113293

Caro Francisco Novais

A ver msg antigas deparei-me com a sua.

Simão Fernandes Branco é um dos meus sextos avós, c.c. Bernarda MAria dos Santos( b.S.Nicolau e n. 15.6.1732) em Sta.Justa/Lxª a 26.7.1753 . Deve ter sido um personagem das Arábias pois teria vindo como aprendiz de lafaiate para Lxª , aos 12 anos, chegando a mestre-alfaiate dos reis D.João V e D.José, de quem recebe mercês, embora desconheça qualquer CBA. O rei D.José foi padrinho do meu 5º avô José Januário Fernandes Branco, que n. 19.9.1759 e b. em Sta.Isabel/Lxª.

Só recentemente me debrucei sobre esta minha linha materna, tendo chegado aos pais de Simão - MAnuel Fernandes Branco, b. Sta.Eufémia/Penela, que c. c. Luísa CArvalho, de Miranda do Corvo.

Cumprimentos
José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#222749 | dvl | 03 mar 2009 20:34 | Em resposta a: #222685

Caro José Maria Simões dos Santos,

Temos um antepassado em comum! Onde obteve as informações sobre o Simão Fernandes Branco? Esses dados não constam da TT-Online nem da obra sobre Pedro Amorim Viana, bisneto de Simão Fernandes Branco. Acho que o Rei D. José I foi padrinho de todos os seus filhos.

Bernarda Maria dos Santos e o seu filho José Januário foram viver, em São Paulo, para casa da sua filha Ana Maria Febrónia de Jesus Fernandes Branco casada com João António de Amorim Viana, meus sextos avós.

SILVA, António Carlos Leal da; "Dados sobre a vida e obra de Amorim Viana", Temas Portugueses, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa, 1993.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#222785 | josemssantos | 04 mar 2009 00:00 | Em resposta a: #222749

Caro Duarte Vilardebó Loureiro

Tenho muito prazer em conhecer mais um parente, nomeadamente desta minha linha materna, que não tinha pesquisado, por falta de informação, até há muito pouco tempo.

Sobre o nosso avô Simão Fernandes Branco poderá ter muita informação através dos seus processos de habilitação - Familiar do Santo Ofício, de que obteve carta a 4.9.1751( M. 9 Dil.151) e Ordem de Cristo, com carta a 27.11.1753( Letra S , M.1 Doc.8).
Deduzi que o apelido Branco provirá de uma alcunha, já que os avós paternos de Simão, pais de Manuel Fernandes , são Brás Pires e Maria Pires, a Branca.

Sobre os Amorim Viana, desconhecia essa obra, que evidentemente gostaria de ter, até porque nos assentos relativos a descendentes de Simão, na minha linha, a presença de pessoas com esse apelido é uma cosntante.Onde obter a obra?

Se tiver dificuldade em consultar os processos escreva-me para josemlssantosarrobasapopontopt, terei muito gosto em enviar-lhe-ei as notas que tirei na TT.

Cumprimentos,

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#222807 | dvl | 04 mar 2009 09:55 | Em resposta a: #222785

Caro José Maria Simões dos Santos,

Pode comprar o trabalho de Leal da Silva nas lojas da Imprensa Nacional ou encomendar através da Loja on-line da INCM. Custa apenas € 8,00.

Obrigado pela disponibilidade, mas como estou a acabar um mestrado na Faculdade de Letras, tenho facilidade de ir à Torre do Tombo. Há anos que tenho esse apontamento do processo de habilitação para o Santo Ofício de Simão Fernandes Branco, mas nunca o consultei.

Em relação ao brasão de armas que aparece no Brasonário de Armando de Mattos, creio que há uma forte possibilidade de pertencer a esta família que ascendeu nesta altura como tantas outras, visto que tinham relações com o poder da época. Só conheço outras duas famílias com o nome Fernandes-Branco, da Madeira, mas estes não tiveram essas armas e o nome não se manteve e evoluiu para Freitas Branco e Parada de Castro.

Os meus cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#222883 | josemssantos | 05 mar 2009 01:18 | Em resposta a: #222807

Caro Duarte Vilardebó Loureiro

Muito obrigado pela informação sobre o livro, que adquiri hoje e dei uma vista de olhos.
Não se esqueça de ver o Pº de Familiar do Santo Ofício. Também é muito interessante.
Vou muitas vezes à TT, normalmente sempre à tarde, pelo que, se tiver interesse, nos poderemos encontrar e trocar algumas informações sobre a Família.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#222904 | miguelnoutel | 05 mar 2009 12:57 | Em resposta a: #222685

Caro José Simões dos Santoa

Apesar da próximidade geográfica a Coimbra do seu casal Manuel Fernandes Branco (Santa Eufémia, Penela) e Luísa Carvalho, julgo não terem qualquer relação, mas nunca se sabe...

Ficam aqui os dados que tenho com a conjugação dos nomes Fernandes Branco:
1.1 João Fernandes Branco, de Cellas, Sé Nova, Coimbra = Angélica Maria, do Tobim de baixo, Sé Nova, Coimbra, moradores em Cellas
2.1 José António Branco, de Cellas, Sé Nova = (Celas, Sé Nova a 20/2/1813) Rosa Joaquina (filha de Manuel da Fonseca = Maria Teresa)
3.1 Maria José, b Cellas a 10/3/1814 = (Sé Nova a 4/11/1839) Jesuíno António de Moura e Abreu, de Cellas, Sé Nova (filho de José de Moura e Abreu, de Cellas = Joaquina do Amparo de Macedo)

Cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#222905 | josemssantos | 05 mar 2009 13:18 | Em resposta a: #222904

Caro Miguel Noutel

Muito obrigado pela sua informção.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#260429 | pedroacpinto | 13 ago 2010 09:50 | Em resposta a: #222883

Bom dia, Simão Fernandes Branco recebeu a mercê de escrivão do registo dos testamentos de Lisboa e seu termo a 11.11.1761, por vagar o ofício por morte de João Cordeiro de sousa, de quem não ficaram herdeiros, desistindo SFB do ofício de escrivão da correição da Guarda
Cumprimentos
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#260438 | josemssantos | 13 ago 2010 13:05 | Em resposta a: #260429

Muito obrigado pela sua informação.
Também pertence à família?
Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#260440 | pedroacpinto | 13 ago 2010 13:13 | Em resposta a: #260438

Não, sucede que tenho esse pergaminho em mãos temporariamente. pedro pinto

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#278406 | ffbarroso | 13 jun 2011 01:14 | Em resposta a: #260438

Tenho varios Fernandes Branco do lugar de Campos freguesia de Covas do Barroso. Alguma relação?

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#282808 | Vitorbranco | 25 jul 2011 00:35 | Em resposta a: #222904

João Fernandes Branco era ou é tio do meu pai Manuel Augusto Fernandes Branco. Efectivamente vivia, num palacete em Coimbra antes de se juntar a Família Fernandes Branco emigrada para o Brasil
O meu nome é Vitor Branco, Lisboa

Vitor Branco

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#282849 | Vitorbranco | 25 jul 2011 15:42 | Em resposta a: #282808

Eu, chamo-me Vitor Branco,Portugal, Lisboa, sou neto de Serafim Fernandes Branco,Justes Vila real, irmão de João Fernandes Branco (que tb viveu em Coimbra),
Temos família no Brasil que gostávamos de contactar.
Agradeço a quem souber dar indicações

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#286913 | ffbarroso | 09 set 2011 15:44 | Em resposta a: #282849

Caro Vitor, sou descendente de Francisco Fernandes Branco de Campos (nascido 1824), Freguesia de Sta. Maria de Covas do Barroso, Vila Real. Será que é do mesmo ramo dos de Justes, Lamares?

Resposta

Link directo:

RE: Simão Fernandes Branco

#286918 | ffbarroso | 09 set 2011 16:02 | Em resposta a: #175775

Sou descendente de João Fernandes Branco (nascido + ou - em 1788) do Lugar de Campos, Sta. Maria de Covas do Barroso. Será que tem relação com os Fernandes Branco de Justes, Lamares ou com os Fernandes Branco de Miranda do Corvo? Agradeço a quem possa esclarecer.
Francisco

Resposta

Link directo:

Simão Fernandes Branco

#377746 | tiagova | 12 fev 2017 12:58 | Em resposta a: #113293

Bom dia,
É conhecida a data de nascimento de Simão Fernandes Branco?
Muito obrigado
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

Simão Fernandes Branco

#425565 | abranco | 12 jul 2020 09:27 | Em resposta a: #282849

Olá Vitor.
Meu nome é André Luis Branco Lopes e moro no Brasil.
Meu avô se chamava MANOEL FERNANDES BRANCO, filho de ANTONIO JOAQUIM FERNANDES BRANCO, nascido em Justes, Vila Real, Portugal.
Talvez sejamos primos.
Meu e-mail para contato é: andreluisbrancolopes@gmail.com
Grato.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 20:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen