Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias | Brasil | Arquivos

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#121119 | verabr | 20 jun 2006 00:57

Prezados amigos,

Estou tentando conseguir a Certidão de Nascimento do meu avô que era portugues para atribuição de nacionalidade de meu pai e minha posteriormente.

Ficaria muito grata se alguem me ajudasse como conseguir essa certidão tendo em vista que ele nasceu há mais de 100 anos e segundo tenho lido nestes casos as certidões vão para arquivos distritais. Onde posso mandar um email ou telefonar a fim de conseguir isso?

Os dados que temos dele são:
- Nome: CELESTINO NUNES
- Data de nascimento: 17 - Novembro - 1903
- Local de nascimento: Lagos da Beira - Oliveira do Hospital - Coimbra
- Filiação: Antonio Nunes e Maria Delphina

Fico muito agradecida por qualquer ajuda,

Vera Lucia

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#121129 | Lourval | 20 jun 2006 05:21 | Em resposta a: #121119

Cara Vera Lucia,
Seu avô nasceu no Distrito de Coimbra, Concelho de Oliveira do Hospital, Freguesia de Lagos da Beira. Nasceu em 17-11-1903.
Eu faço pesquisa em Castelo Branco, não estou familiarizado com Coimbra. Estes anos podem já se encontrar no Arquivo Distrital de Coimbra mas também pode ser que esteja ainda na Conservatória de Registo Civil de Oliveira do Hospital. Aqui no fórum, o Pedro França é o nosso expert em Coimbra. Com certeza ele deve saber. Mas já lhe adianto que a certidão pode lhe custar quinze euros ou oito euros. Se você deixar claro que a certidão é para fins de se obter a nacionalidade portuguesa ela lhe custará os oito euros, caso contrário lhe será cobrado em quinze euros.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#121131 | verabr | 20 jun 2006 05:59 | Em resposta a: #121129

Caro Lourval,

Muito obrigada pela informação! A Certidão que necessito do meu avô é para obtenção da cidadania do meu pai que mora no Brasil. Como faço para entrar em contato com o Sr. Pedro França, e como posso pagar em euros?

Obrigada,

Vera

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#121132 | Lourval | 20 jun 2006 07:59 | Em resposta a: #121131

Vera,
Lá em cima, há uma janelinha em pesquisar onde você vai escrever "Pedro França" e mude o assunto para ´por autor' ao invés de ´por tópico´ que você vai encontrá-lo.
Onde você mora?
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#121162 | verabr | 20 jun 2006 14:08 | Em resposta a: #121132

Caro Lourval,

Muito obrigada pela informação! Moro na Florida, EUA e minha familia por parte do meu avô portugues mora no Brasil.

Mandei um email para secauc@ci.uc.pt e a resposta que obtive foi a seguinte: informo que no AUC, existem livros de registos da freguesia de Lagos da Beira, só até ao ano de 1899, pelo que deve dirigir o pedido à Conservatória do Registo Civil de Oliveira do Hospital.
Estou mandando um outro email para agora para crcpcom.oliveira-hospital@dgrn.mj.pt . Espero que dê certo!

Abraços,

Vera

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#122694 | at.carmo | 13 jul 2006 21:05 | Em resposta a: #121129

Prezado LOURVAL,
Minha situação é idêntica à de Vera Lúcia.
Minha mãe, LUCY TORRES DO CARMO, filha de ACÁCIO TORRES nascido em MOIMENTA DA BEIRA, PORTUGAL, 07/JUL/1909, falecido aqui no BRASIL em 02/AGO/1985, gostaria como conseguir a Certidão de Nascimento do seu PAI. Como o objetivo da minha mãe é obter a Cidadania Portuguesa, gostaria muito que você me indicasse "o caminho das pedra" para o bter a certidão. Gostaríamos muito de contratar este serviço.
Muito obrigada.
Ana Lúcia Torres do Carmo
at.carmo@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#122770 | idaliarochapego | 14 jul 2006 18:50 | Em resposta a: #121119

Vera, vc deve acessar este site em Portugal www.iantt.pt e ir para arquivos distritais ou enviar um email para este endereço eletrônico: auc@ci.uc.pt que é da Universidade de Coimbra a qual está ligado o Arquivo Distrital que você pretende, deve também fornecer os dados do seu avô. boa sorte!

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#122779 | anapaulatosca | 14 jul 2006 19:41 | Em resposta a: #121129

Boa Tarde,

estou em busca da certidão de nascimento da mãe do meu avô, Sra. Joaquina de Jesus, nascida em Vizeu, em 25/03/1945.

não tenho mais informações acerca do assunto.
gostaria de saber se é possível localizar o cartório de registro e cópia do documento original.

grata pela atenção,

Ana Paula Tósca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#122781 | anapaulatosca | 14 jul 2006 19:43 | Em resposta a: #122779

Caros,

errei em digitar o nome.
a data correta de nascimento do documento que procuro é 25/03/1845, Sra. Joaquina de Jesus. (é possível que exista ainda outro nome em seu nome)

grata,

Ana Paula Tósca

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#122783 | Lourval | 14 jul 2006 20:01 | Em resposta a: #122779

Cara Ana Paula Tósca,
O Distrito de Viseu tem vários concelhos. Cada concelho com várias freguesias. Você não sabe qual concelho e freguesia nasceu a mãe de seu avô? Onde nasceu seu avô? Você tem em mãos a certidão de nascimento dele?
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#122785 | anapaulatosca | 14 jul 2006 20:24 | Em resposta a: #122783

Caro Lourval,

não tenho em mãos a certidão do meu avô, mas posso tentar obter e voltar a entrar em contato. Meu avô nasceu no Brasil, onde minha bisavó veio a falecer.
Solicitei também, cópia da certidão de óbito dela, mas acredito que não constem dados sobre o nascimento.

é imprescind´´ivel saber estas informações?
grata pela atenção,

Ana Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#122820 | carlos luiz | 15 jul 2006 10:29 | Em resposta a: #122783

Caro Lourval

Permita-me esta entrada, neste tópico alheio á minha questão!

Como li num dos tópicos, que tinha conheçimentos dos paroquiais de Castelo Branco!

Pergunto por favor, se conheçe as datas dos paroquiais da freguesia de Palhais, mas tambem, se existe ainda livros nas Igrejas das freguesias onde pertençiam!

Cumprimentos
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nasciment

#122839 | verabr | 15 jul 2006 16:24 | Em resposta a: #122770

Muito obrigada! Graças a ajuda de vocês consegui localizar a certidão do meu avô. Mesmo ele tendo nascido há mais de 100 anos, ainda estava na conservatória aonde ele nasceu! Vocês são muito atenciosos aqui neste forum e também na conservatória! Muito obrigada a todos!

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#123887 | Plinio | 30 jul 2006 05:40 | Em resposta a: #121129

Caro Lourval

Ontem tomei conhecimento deste site, que por sinal é maravilhoso, e pude notar que o Sr. tem sido muito importante no sentido de dar dicas preciosas para os que necessitam de ajuda, quem sabe o Sr. pode me ajudar para que eu possa iniciar aqui no Brasil o processo de soliçitação de cidadania portuguesa para o meu pai Daniel Pereira Gomes nascido aqui no Brasil.

Identico ao caso da Vera Lucia, estou tentando conseguir a Certidão de Nascimento e Casmento do meu avô e avó que vieram de Portugal para o Brasil por volta de 1907/1908.

O que sabemos são dados contidos em uma cópia do passaporte deles datado de 17/10/1907 emitido na Terceira Repartição do Districto do Porto -> registrados na folha 85 do livro 128, e de Certificados Criminais emitidos em 11/10/1907 na comarca de Baião.

Antonio Pereira Gomes (meu avô) tinha 27 anos, natural do lugar chamado Pinheiro, freguezia de Campelo, da comarca de Baião - era casado, lavrador, filho de Antonio Pereira Gomes e de Maria Ribeiro Peixoto.

Rosa de Jesus de Almeida (minha avó) tinha 24 anos, natural da freguezia de Santa Marinha de Zêzere, também pertencente a comarca de Baião - era casada, filha única de Bernardo Pinto d'Almeida e de Margarida de Jesus.

Margarida de Jesus (minha bisavó, mãe da minha vó) tinha 52 anos, natural da freguezia de Santa Marinha de Zêzere, comarca de Baião - era viuva, filha de Francisco Soares e de Anna Joaquina, e tinha mais duas irmas uma se chamava Maria e a outra Anna.

Temos uma cópia de testamento feito por Anna Joaquina (mãe da minha bisavó) em 23/03/1881 em Campello, comarca de Baião perante o tabelião público de notas Antonio Augusto d'Andrade, casada, propietaria, do lugar de Sarnado freguezia de Santa Marinha de Zêzere.

O que mais sei, é que uma sobrinha de meu avô chamada Palmira, em 12/12/1929 escreveu uma carta a ele aqui para o Brasil, endereçada de Pinheiro/Baião, onde respondia carta do meu avô e dava noticias dela e falava que o seu irmão Aristides estava bem.

Para que eu possa dar andamento na cidadania portuguesa para o meu pai, necessito saber a data e local de nascimento e casamento de:
- Antonio Pereira Gomes (meu avô)
- Rosa de Jesus de Almeida (minha avó)

Não sei das datas de nascimento e casamento deles, mas tenho informacóes mais precisas de onde eram.

Desde já muito grato, agradeço a atenção.

Plinio Sessegolo Gomes
Rua Avarë, 30
Bairro Vila Floresta
Porto Alegre - RS CEP -> 91040-440
Brasil
plinio.sessegolo@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#124016 | Lourval | 01 ago 2006 01:17 | Em resposta a: #122820

Caro Carlos Reis Luiz,
De Sertã eu tenho somente as datas de Cumeada, Carvalhal, Pedrogão Pequeno e São Pedro. Eu não conheço as datas de Palhais. Se estiver interessado nestas freguesias, eu lhe passo. Eu não sei responder se há ainda livros nas igrejas.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#124018 | Lourval | 01 ago 2006 05:50 | Em resposta a: #123887

Caro Plínio,
Eu acredito que seu caso será de fácil e rápida solução. Escreva para info@adporto.org
e peça pela busca dos registos de nascimento dos seus avós, fornecendo a eles as datas e os nomes, tanto deles como dos pais deles e os locais de nascimento. Seu avô nasceu na Freguesia de Campelo, Conselho de Baião. Sua avó nasceu na Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Conselho de Baião.
Eles devem ter casado na Freguesia da sua avó, isto é, em Santa Marinha do Zêzere.
Esteja preparado para esperar um pouco porque eles demoram um pouco para responder.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nasciment

#124020 | carlos luiz | 01 ago 2006 09:41 | Em resposta a: #124016

Caro Lourval

Muito agradeçido por atenção, pode por favor enviar-me estas datas destas freguesias, acima mencionadas!

umprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#124031 | Plinio | 01 ago 2006 13:13 | Em resposta a: #124018

Caro Lourval.

Muito obrigado pelas informações.
Pelo que andei lendo neste Fórum, deu pra ver que você já tem uma certa experiencia no assunto. Então por favor me diz, em média quanto tempo eles demoram para responder.

Grato

PLINIO

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#124089 | Lourval | 02 ago 2006 04:58 | Em resposta a: #124031

Caro Plínio,
Este tempo varia muito. Mas um palpite é que você pode ter de esperar cerca de 2 semanas. Pode ser antes mas também pode ser depois.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nasciment

#124090 | Lourval | 02 ago 2006 05:08 | Em resposta a: #124020

Caro Carlos Luiz,

Seguem as datas:

Cumeada:
Batismo: TT: 1808-1833 , ADCB: 1833 -
Casamento: ADCB: 1862 -
Óbito: TT: 1807-1846, ADCB: 1846 -

Carvalhal:
Batismo: ADCB: 1807 -
Casamento: ADCB: 1807 -
Óbito: ADCB: 1807 -

Pedrogão Pequeno:
Batismo: TT: 1717-1750, 1765-1848; ADCB: 1848 -
Casamento: TT: 1682-1843; ADCB: 1843 -
Óbito: 1670-1715, 1766-1850; ADCB: 1850-1870, 1882-1888

São Pedro:
Batismo: TT: 1766-1802, 1815-1857; ADCB: 1830 -
Casamento: TT: 1823-1855; ADCB: 1855 -
Óbito: ADCB: 1883 -

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#124133 | Plinio | 02 ago 2006 18:22 | Em resposta a: #124018

Caro Lourval,

Grato pela informação. Já entrei em ctc e já me responderam para fazer uma remessa em euros para me mandarem as certidões.

Cordiais Saudações,

Plinio Sessegolo Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#124139 | carlos luiz | 02 ago 2006 20:47 | Em resposta a: #124016

Caro Lourval

Obrigado por as datas destas freguesias, que me enviou!
Realmente ainda existe livros em certas igrejas!

Na Igreja da Sertã, a mais antiga do concelho, tem valiosos livros de certas fregusias.

Cumprimentos Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nasciment

#151388 | Camilabr | 05 abr 2007 04:00 | Em resposta a: #121131

Gostaria de saber como faço para obter a cetidão de nascimento do meu bisavô portugues, entrei em uma site www.portaldocidado.pt mas lá eles só disponibilizam certidoes para pessoas nascidas até 100 anos atrás, gostaria de tirar a dupla-nacionalidade da minha avó do meu pai e em seguida a minha, mas sem essa certidão não tenho como fazer esse processo.

Os dados que tenho dele são:
Nome: José Inacio Merin
Nascido:26/02/1902
Freguesia: Monção

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nasciment

#151390 | Camilabr | 05 abr 2007 04:04 | Em resposta a: #121119

Gostaria de saber como faço para obter a cetidão de nascimento do meu bisavô portugues, entrei em uma site www.portaldocidado.pt mas lá eles só disponibilizam certidoes para pessoas nascidas até 100 anos atrás, gostaria de tirar a dupla-nacionalidade da minha avó do meu pai e em seguida a minha, mas sem essa certidão não tenho como fazer esse processo.

Os dados que tenho dele são:
Nome: José Inacio Merin
Nascido:26/02/1902
Freguesia: Monção
Concelho:Melgaço, Minho-Lima
Distrito: Viana do Castelo
Filho de... Pai: Joaquim Inacio Merin
Mãe: Maria José Alves Merin
Agradeço muito, se puder me ajudar.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#152496 | Luiszilva | 16 abr 2007 01:05 | Em resposta a: #121129

Preciso de ajuda para conseguir uma certidão de nascmento de meu avô nascido a 107 anos.
Aguem pode me ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#152638 | pachancho | 17 abr 2007 07:13 | Em resposta a: #152496

Luiz,

Precisa de saber o local, data e de nascimento de seu avô. São precisos mais dados para se conseguir uma certidão.


Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nasciment

#152639 | pachancho | 17 abr 2007 07:17 | Em resposta a: #151388

Camila,

Tem que contactar o arquivo do Distrito de Vaina do Castelo pois Monção é um concelho pertencente a este distrito.
o endereço é:

advct@advcastelo.iantt.pt

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nasciment

#152738 | Luiszilva | 17 abr 2007 19:45 | Em resposta a: #152638

Sabe me dizer quem faz essa pesquisa?

grato

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nasciment

#152749 | Cristina C | 17 abr 2007 20:37 | Em resposta a: #151390

Você sabe que tem todos os dados que necessita para obter o que quer.
Basta usar este site, para umas buscas, ou ler o que muito se repete nele. Mas uma vez que seu BIsavô nasceu há mais de 100 anos, então tente logo o Arquivo Distrital de Viana de Castelo. Se não der, vá á conservatória do Registo Civil do Concelho. Todos estes endereços estão disponíveis no Genea. Ou são fáceis de encontrar num motor de busca. Em Portugal há 2 maneiras de se conseguir esses documentos: Nos arquivos (+ de 100 an0s) e nas conservatórias(menos de 100). Seu BIsavô está nessa linha ténue entre um e outro. Espero ter esclarecido.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#157735 | rsbk | 30 mai 2007 03:18 | Em resposta a: #121129

por favor, meu nome é Ruteneia Simoes Branco moro em Sao Paulo Brasil,
necessito saber como consigo a certidão de nascimento do meu avó que é de coimbra nasceu em 16/06/1975, mas eu não sei qual a freguesia, por favor será que o Sr Pedro França pode me ajudar? Não tem problema se tenho que pagar, por favor aguardo resposta.
muito obrigada
tineia@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nasciment

#158315 | mapa | 04 jun 2007 15:35 | Em resposta a: #152749

Caros,
Gostaria de saber como e onde posso obter a certidão de nascimento de meu avô,que era do Porto. Ele se chamava David Pinto de Almeida, filho de Custódio Pinto de Almeida e Margarida Pinto de Almeida, nascido em 27/05/1880, registrado na freguesia de Vandoma, diocese do Porto.
Agradeço qualquer informação de como devo proceder.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nasciment

#158316 | mapa | 04 jun 2007 15:41 | Em resposta a: #152749

Caros,
Gostaria de saber como e onde posso obter a certidão de nascimento de meu avô,que era do Porto. Ele se chamava David Pinto de Almeida, filho de Custódio Pinto de Almeida e Margarida Pinto de Almeida, nascido em 27/05/1880, registrado na freguesia de Vandoma, diocese do Porto.
Agradeço qualquer informação de como devo proceder.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nasciment

#158354 | pachancho | 04 jun 2007 20:45 | Em resposta a: #158316

No arquivo distrital do Porto:

http://www.adporto.org/

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#159482 | pssimoes | 15 jun 2007 13:04 | Em resposta a: #122770

Conto com a ajuda dos amigos aqui presente para me ajudar a conseguir a localização da Certidão de Nascimento de ascestrais meus portugueses (Bisavôs Maternos) todos com mais de 100 anos do nascimento. Desde já sou muito grato pela ajuda. Seguem as informações que disponho:

Bisavó Materna: Henriqueta Pires de Lima
Ano Provável de Nascimento: 1901
Local de Nascimento: Braga (Não sei mais nenhum outro detalhe)

Bisavô Materno: Antonio Monteiro
Ano provável de Nascimento: Desconhecido
Local de Nascimento: Trás os Montes (Não sei mais nenhum outro detalhe)

Irmão de Meu Bisavô Materno: Manoel Monteiro Sargaço
Ano provável de Nascimento: Desconhecido
Local de Nascimento: Trás os Montes (Não sei mais nenhum outro detalhe)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#159736 | papainoel | 17 jun 2007 01:34 | Em resposta a: #157735

Rutenéia,
Acredito que seu avô tenha nascido em 1875 e não em 1975! É correto? bem se ninguem ainda lhe informou você pode tirar dúvidas em: "www.iantt.pt" que é o sítio dos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo. Pode também obter outras informações de caráter geral no site do Centro de Turismo Portugues, onde iniciei meus primeiros contáto, "info@visitportugal.com", que muito prestativos, me informaram o que necessitava. Boa sorte. Sílvio ( Ribeirão Preto/SP-Brasil).

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nasciment

#160017 | rsbk | 19 jun 2007 13:36 | Em resposta a: #159736

obrigada silvio vou fazer as tentativas, mas vc conseguiu?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nasciment

#160126 | papainoel | 19 jun 2007 22:11 | Em resposta a: #160017

Ainda não não, mas entre hoje e anhanhã, quem sabe! ...
Faz dois anos que estou tentando e pelo menos agora acho que vai dar certo. Por outro lado, fiz uma interrupção nas pesquisas durante um ano. Assim, posso concluir que estou a apenas um ano querendo saber como encontrar a certidão de nascimento do meu pai. É trabalhoso,mas não desista.Sílvio

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#269764 | riadry | 03 fev 2011 03:57 | Em resposta a: #121119

Ola Vera;
Estou experienciando a mesma dificuldade que teves com a obtencao da certidao de nascimento do seu Avo. Gostaria de saber como conseguistes resolver isto ja que gostaria de solicitar a nacionalidade de minha Mae, filha de Portugues nascido no POrto-Portugal em DEzembro 1904 e falecido no Brasil em 1988 no Brasil. O unico documento que dispomos dele eh sua carteira de identificacoa de estrangeiro e a certidao de obito.

Gostaria de saber como conseguistes resolver sua situacao ha 4 anos quando tambem buscava por esta informacao.

Abracos;

Rita Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#269784 | MCNN | 03 fev 2011 13:34 | Em resposta a: #269764

Olá Rita

Se colocar aqui mais alguma informação talvez alguém a possa ajudar.

Por exemplo:

Como se chamava o seu avo ?
Afirma que ele nasceu em 1904 no Porto. Sabe a data em que ele nasceu ? Sabe em que freguesia ele nasceu ?
Como se chamavam os pais do seu avo ? Sabe donde eram naturais ?
Sabe em que ano o seu avo foi para o Brasil ? Ele foi já adulto ou foi em criança com os pais ?

A resposta a estas questões poderá dar alguma pista sobre onde poderá obter a certidão de baptismo do seu avo.

Existem igualmente outros documentos no Brasil que, caso os consiga localizar, poderão igualmente ajudar, como por exemplo:

Certidão de casamento dos seus avos
Certidão de baptismo da sua mãe (e de irmãos que eventualmente tenha tido)

Boa sorte

Mario César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#269938 | riadry | 05 fev 2011 02:14 | Em resposta a: #269784

Ola Mario, Obrigada pela resposta, estou enviando aqui mais dado do meu avo para ver se tenho mais sorte na minha busca.
Abracos;

NOME: ABEL DA COSTA CARVALHO
NOME DA MAE: LUDOVINA GOMES DA COSTA
NOME DO PAI: AVELINO MARTINS DE CARVALHO
NASCIDO DIA: 21 DEZ 1904
LUGAR NASCIMENTO: FREGUESIA DE TOGUINHO', VILA DO CONDE, PORTO, PORTUGAL
ENTRADA NO BR DIA 16 MAIO 1930

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#269985 | MCNN | 05 fev 2011 21:06 | Em resposta a: #269938

Olá Rita

O seu avô terá nascido na freguesia de Touguinha, concelho de Vila do Conde, distrito do Porto.

O que terá de procurar é a certidão de baptismo do seu avô.

Como ele terá nascido em 21/12/1904, ele foi baptizado ainda em 1904 ou em 1905.

Mas, como ele nasceu em finais de Dezembro, o mais provável é ele ter sido baptizado em 1905. Muitas vezes as crianças só eram baptizadas várias semanas (ou meses) depois do seu nascimento.

O arquivo distrital do Porto, de acordo com o seu site, tem os baptismos de Touguinha até 1904 (mas não menciona se tem o ano de 1904 completo ou não).

Se for esse o caso, então os baptismos de 1905 em diante ainda estarão na Conservatória do Registo Civil de Vila do Conde.

Aquilo que procura estará pois num desses dois locais.

Assim, eu no seu lugar começava por tentar a Conservatória do Registo Civil de Vila do Conde, e pedia-lhes para procurarem o assento de baptismo do seu avô no livro de baptismos da paróquia de Touguinha. Forneça-lhes os dados relevantes para eles fazerem a busca, ou seja o nome do seu avô e o nome dos pais dele e a data de nascimento.

O contacto da Conservatória do Registo Civil de Vila do Conde é o seguinte:

Conservatória do Registo Civil
Praça Luís de Camões, nº 9, 2º
4480-719 VILA DO CONDE

Telefone: (+351) 252 249 210
email: crc.vconde@dgrn.mj.pt


Caso eles não o encontrem, então peça ao Arquivo Distrital do Porto que procurem esse assento de baptismo. Será sinal de que ele foi baptizado ainda em 1904.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#270021 | roz | 06 fev 2011 13:20 | Em resposta a: #269938

Caro/a riadry

Em Vila do Conde há tambem uma freguesia chamada Touguinhó por isso quando contactar a Conservatoria de Vila do Conde peça para procurarem nas duas ja que o nome da freguesia é muito parecido.

Boa sorte e cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#274155 | ANDRÉ ROCHA | 06 abr 2011 16:46 | Em resposta a: #121129

BOA TARDE, MEUS AVÓS SÃO PORTUGUESES CASADOS EM PORTUGAL E MEU PAI FALECEU, O NOME DOS MEUS AVÓ ERAM: ARTHUR RUBENS ROCHA E ANASTACIA FREITAS ROCHA,AMBOS DE FUNCHAL (ILHA DA MADEIRA).A DATA DE NASCIMENTO DELES VARIA DE 1910 E 1915,INFELIZMENTE SÃO OS ÚNICOS DADOS QUE TENHO.SERÁ QUE VOCÊS PODERIAM ME DAR ALGUMA INFORMAÇÃO POR FAVOR.

GRATO

ANDRÉ ROCHA

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#274162 | Lourval | 06 abr 2011 18:48 | Em resposta a: #274155

Oi André,

Eu recomendo que você entre em contacto com a Conservatória de Funchal.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#274163 | ANDRÉ ROCHA | 06 abr 2011 18:59 | Em resposta a: #274162

OBRIGADO LOURVAL, VC TERIA ALGUM CONTATO DA CONSERVATÓRIA DE FUNCHAL.

GRATO
ANDRÉ ROCHA

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#274165 | Lourval | 06 abr 2011 19:04 | Em resposta a: #274163

Escreva para: crcfunchal@dgrn.mj.pt

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#274166 | ANDRÉ ROCHA | 06 abr 2011 19:05 | Em resposta a: #274165

OBRIGADO,DEUS TE ABENÇOES

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#274167 | ANDRÉ ROCHA | 06 abr 2011 19:15 | Em resposta a: #274165

OI LOURVAL, INFELIZMENTE ESSE E-MAIL ESTÁ RETORNANDO,CONHECE MAIS ALGUM?


GRATO
ANDRÉ ROCHA

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#274169 | ANDRÉ ROCHA | 06 abr 2011 19:27 | Em resposta a: #274162

POR FAVOR ALGUÉM CONHECE OUTRO CONTACTO DA CONSERVATÓRIA DE FUNCHAL,POIS O E-MAIL RETORNA TODA VEZ.

GRATO

ANDRÉ ROCHA

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#274170 | Lourval | 06 abr 2011 19:31 | Em resposta a: #274163

Tente este: crp.funchal@dgrn.mj.pt

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#274171 | ANDRÉ ROCHA | 06 abr 2011 19:39 | Em resposta a: #274170

OBRIGADO LOURVAL,PARECE QUE ESSE ACEITOU,POIS O E-MAIL NÃO RETORNOU.


GRATO E DEUS TE ABENÇOE

ANDRÉ ROCHA

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#274173 | Lourval | 06 abr 2011 19:43 | Em resposta a: #274171

Seus avós são muito recentes...então você depende da conservatória. Se seus avós fossem mais antigos, você dependeria do Arquivo Regional da Madeira:
http://www.arquivo-madeira.org/item1.php?lang=0&id_channel=19&id_page=242

E já muita coisa on line. Chequei passaportes, nascimentos e casamentos lá e nada encontrei de seus avós. Tem mesmo que escrever para a conservatória.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#274174 | ANDRÉ ROCHA | 06 abr 2011 19:55 | Em resposta a: #274173

OK MUITO OBRIGADO

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#274178 | MCNN | 07 abr 2011 00:07 | Em resposta a: #269938

Olá Rita

Espero que já tenha conseguido encontrar o assento de nascimento do seu avô.

Espero igualmente que tenha levado em conta a mensagem da nossa amiga Rosário. que lembrou muito bem que, para além de Touginha também há Touginhó.

Entretanto, e como eventualmente será do seu interesse, pode ver neste link o pedido de passaporte do seu avô em 26/04/1930 no Porto. O seu avô é o primeiro da página.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56617&FileID=_2431992

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento (LOURVAL)

#276226 | nilson.gui | 11 mai 2011 22:43 | Em resposta a: #274162

Necessito de uma certidão de nascimento para fins de cidadania portuguesa, mas gostaria de saber como conseguir a certidao de nascimento do meu avo paterno com os seguintes dados:
NOME: VASCO PEREIRA GUIMARAES
PAI: JOAO PEREIRA GUIMARAES
MAE: MARIA DA SOLEDADE PEREIRA GUIMARAES
NASCIMENTO: 28/04/1883
NA CIDADE DE SANTA MARTA PENAGUIAO / TRAS OS MONTES/ DISTRITO VILA REAL, REGIAO NORTE SUB REGIAO DO DOURO.
Agradeço a ajuda!! Nilson.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento (LOURVAL)

#276231 | MCNN | 11 mai 2011 23:36 | Em resposta a: #276226

Olá Nilson

Seu avô nasceu na paróquia de Medrões, concelho de Santa Marta de Penaguião.

O assento é este (Reg nº 19):

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSMP06-001-029&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSMP06-001-029/PRTC0808D_ADVRL-PSMP06-001-Lv029_M_00011.jpg

Basta-lhe pedir uma cópia desse assento ao Arquivo Distrital de Vila Real.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#276236 | reginacel | 12 mai 2011 02:34 | Em resposta a: #269764

Ola amigos!

Aproveitando as mensagens anteriores gostaria da ajuda de vocês.
Sei que meu avô nasceu em chaves, mas infelizmesnte não sei a frequesia. Já escrevi para todas e apenas algumas responderam que não localizaram o registro. A conservatória de Chaves ( Santa Maria Maior) não responde, a 1 ano venho tentando. Tenho quase certeza que é lá.

dados do meu avô:

JOSÉ GONÇALVES (VIGARIO)
nascimento: 18/05/1907
Pai: Manoel Gonçalves (Vigario)
Mãe: Maria dos Anjos Torres

Quem puder ajudar,
agradeço
Regina celia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#276239 | MCNN | 12 mai 2011 10:28 | Em resposta a: #276236

Olá Regina

Já noutro local lhe tinha respondido, mas agoro volto a responder-lhe porque, desta vez, a Regina acrescentou algo ao nome do seu avô (Vigario) e que já me permite responder-lhe de outra forma.

Veja este pedido de passaporte:

Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1653/831
- Cota original
1345
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 21/09/1923
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: José Gonçalves Vigário
Idade: 16 anos
Freguesia: Outeiro Seco
Concelho: Chaves
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização
F. 208v
- Idioma/Escrita
Português


Em conclusão, o seu avô é natural da paróquia de Outeiro Seco.


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#276271 | reginacel | 12 mai 2011 19:58 | Em resposta a: #276239

Olá Mário,

Infelizmente não se trata de meu avô, pois ele chegou ao Brasil em 11/10/1920 com apenas 13 anos, não tinha passaporte. Chegou escondido no porão do navio.
O sobrenome Vigário foi uma pessoa de Chaves, através do facebook onde coloquei um pedido de ajuda na comunidade da cidade. Os dados que ela passou todos estavam iguais apenas acrescentando o "Vigário".

Continuo a minha busca, pois na cidade de Chaves na conservatória ninguém responde os meus emails.

Obrigado pela ajuda

Regina

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#276279 | MCNN | 12 mai 2011 23:38 | Em resposta a: #276271

Olá Regina

Quando disse que os dados que lhe passaram de "José Gonçalves Vigário" eram todos iguais, estava a referir-se a que dados ?

O nome dos pais era igual ? A data de nascimento era igual ?

Se o nome dos pais e a data de nascimento são iguais, vai-me desculpar mas penso ser extremamente improvável que não se trate do seu avô.

Já agora, penso que a razão que leva a Regina a pensar que não se trata do seu avô tem a ver com o facto de que este pedido de passaporte era de 1923 e o seu avô em 1920 tinha ido "clandestino" para o Brasil.

Mas uma coisa não impede a outra. O seu avô pode ter ido em 1920, regressado a Portugal, e voltado ao Brasil em 1923.

Muitos portugueses fizeram várias viagens ao Brasil. Isso era muito normal na época.

Já agora, o seu avô quando foi em 1920, escondido no porão, foi com quem ? Com o pai ? Com algum outro familiar ?

Normalmente, nessas viagens clandestinas, ia sempre algum conhecido a viajar "legalmente" no barco, que era quem estava encarregue de providenciar a comida ao passageiro "clandestino" durante a viagem, assim como ajudava ao desembarque.

Finalmente, sabe mais alguma coisa sobre os seus bisavós (para além do nome). Sabe, por exemplo, se o seu bisavô também viajou para o Brasil ?

Desculpe o interrogatório, mas é para tentar ajudá-la

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#276314 | reginacel | 13 mai 2011 15:52 | Em resposta a: #276279

Mário,

Agradeço muito a sua boa vontade, mas vamos aos fatos:

Essa pessoa que pedi ajuda no facebook me disse que ficou sensibilizada com meu pedido de ajuda e com um amigo também de Chaves procuraram na Conservatória e acharam um registro em nome de José Gonçalves Vigário, tanto nome de pai, mãe e data de nascimento eram identicos ao que eu possuia. Mas quando lhe pergunte qual era a freguesia em que estava o assento ela não respondeu mais, e isso já faz um ano. Sei que ela continua viva pois continua a colocar mensagens no facebook, mas ignora as minhas mensagens.

Quanto a viagem clandestina de meu avô só sei que seus pais não vieram e que uma familia no Rio de janeiro o acolheu. Ele realmente veio escondido de todo mundo seus pais não sabiam, mas acho que alguém o ajudou. Não sei o nome nem sobrenome dessas pessoas no Rio de Janeiro. Quando meu avô faleceu eu tinha apenas 6 anos de idade,isso já faz muito tempo,mais de 40 anos.

O que sei através de meu pai é que meu avô era um homem calado, sissudo e tinha uma mágoa muito grande de seu pai, por isso acho que ele nunca mais voltou para Portugal.

Consegui achar a certidão de casamento de meus Bisavôs, certidão de nascimento de minha tia-avô ( Gloria Gonçalves), mas não consta nessas freguesias o registro de batismo de meu avô.
Mandei e-mails para todas as as freguesias do distrito de Vila Real, as que responderam não encontraram. Continuo a mandar emails semanis para a Conservatória de Chaves, acho que uma hora eles se cansam e respondem. Infelizmente todos registros posterior a 1903 ainda não foram digitalizados.

Tem também um fato que acho não ser relevante, mas na época do inventário minha tia-avô veio ao Brasil procurar meu avô, e houve uma tremenda briga entre eles. A parte que lhe cabia na herança ele não queria. Soube isso com minha tia que era adolescente na época.

Mas vou continuar a procurar, eu sinto dentro de mim que não posso desistir.

Com meus cumprimentos

Regina Celia Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#276319 | MCNN | 13 mai 2011 16:15 | Em resposta a: #276314

Cara Regina


Quando e onde é que nasceu a sua tia avó Glória ?

Disse que encontrou o casamento dos seus bisavós ? Quando e onde é que eles casaram ?

Por via das dúvidas, eu na próxima segunda feira vou pedir a cópia do assento de baptismo deste José Gonçalves que nasceu em Outeiro Seco, o qual não tenho dúvida nenhuma que era filho de um Manuel Gonçalves e de uma Maria dos Anjos (pela simples razão de que eu encontrei o assento de casamento deles no Outeiro Seco, e esse Manuel Gonçalves veio posteriormente a pedir passaporte para o Brasil com o nome de Manuel Gonçalves Vigário).

Caso não seja o seu avõ, deverá ter uma data de nascimento diferente e/ou deverá ter averbamentos de casamento/óbito que permitam ver que não se trata do seu avô.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#276320 | reginacel | 13 mai 2011 16:53 | Em resposta a: #276319

Caro Mário

Glória nasceu no concelho de Boticas dia 10 de março de 1901.
Casamento de Manoel gonçalves e Maria dos Anjos Torres em Outeiro Seco em 07 de fevereiro de 1901.

Eu solicitei uma cópia do inventário ao ADVR mas acho que demora. Aonde achou o pedido de passaporte de Manoel Gonçalves Vigário?

meu email: reginacelia06@uol.com.br
Caso queira enviar uma cópia desse assento de batismo.

Obrigada novamente

Regina Celia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#276321 | MCNN | 13 mai 2011 17:01 | Em resposta a: #276320

Olá Regina


O pedido de passaporte de Manuel Gonçalves Vigário é este:

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1642/1819
- Cota original
2162
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 12/10/1908
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Manuel Gonçalves Vigário
Idade: 39 anos
Lugar: Atilhó
Freguesia: Alturas do Barroso
Concelho: Boticas
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização
F. 455v
- Idioma/Escrita
Português


Eu ontem também encontrei o assento de baptismo de Manuel Gonçalves na freguesia de Alturas do Barroso. Nenhum dos pais era Vigário de apelido.

Pelos vistos o casamento que encontrei foi esse (tenho os dados em casa). A única coisa diferente é que a esposa de Manuel Gonçalves era apenas Maria dos Anjos, não tinha o Torres.

Não acha que são coincidências a mais ?

Quando receber o assento de baptismo, envio-lhe por mail.

Cumprimentos


Márioo César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#276337 | MCNN | 13 mai 2011 22:18 | Em resposta a: #276320

Cara Regina

Estive agora a ver o registo de baptismo de Glória.

Reparei agora em algo que não me tinha ainda apercebido. A sua bisavó Maria dos Anjos era Torres por parte da mãe dela.

Para mim já não me restam dúvidas, são demasiadas as coincidências.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#276339 | reginacel | 13 mai 2011 22:30 | Em resposta a: #276337

caro Mário

Pela sua observação antigamente não se usava o sobrenome do marido.

Acho como você que as coincidências são muitas.

Espero que você tenha realmente achado o registro

Um abraço

Regina Celia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#277033 | reginacel | 25 mai 2011 17:34 | Em resposta a: #276337

Caro Mário
Espero que esteja tudo bem por ai!
Entrei em contato com a Conservatória de Chaves pedindo o registro de batismo de José Gonçalves Vigáriio em Outeiro Seco.
A resposta só chegou hoje e eles não encontraram nenhum registro.

Você já conseguei a cópia?

Obrigada e desculpe a insistência

Regina Celia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#277054 | MCNN | 25 mai 2011 20:53 | Em resposta a: #277033

Olá Regina

Ia precisamente entrar em contacto consigo durante o dia de hoje para lhe falar sobre este assunto.

Eu também obtive a mesma resposta por parte da Conservatória do Registo Civil de Chaves.

Diga-me por favor uma coisa: Que anos é que pediu a eles para pesquisarem ?

Fico à espera da sua resposta

Abraço


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#277063 | reginacel | 25 mai 2011 22:10 | Em resposta a: #277054

Mário

Segue cópia da mensagem que recebi


"Feitas as buscas nos livros paroquiais da freguesia de Chaves ( Santa Maria Maior ainda não existía), nos anos de 1906 a 1908, informo V.ª Ex.ª que não foi encontrado o assento em causa.
Com os melhores cumprimentos
O Ajudante principal, Carlos Lameirão"


Abraço

Regina

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#277071 | MCNN | 25 mai 2011 23:09 | Em resposta a: #277063

Regina

Esse mail não se refere à freguesia de Outeiro Seco, mas sim a outra freguesia.

Abraços


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#277078 | reginacel | 26 mai 2011 00:17 | Em resposta a: #277071

Mário

Quando eu fiz o pedido coloquei que ele tinha nascido em Outeiro Seco, e ele responderam dessa maneira. Vou refazer o pedido explicando que era em Outeiro Seco o registro.

Até mais

Regina

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#278499 | tadeucortez | 14 jun 2011 00:22 | Em resposta a: #121119

Caros,

Também estou precisando da certidão de nascimento do meu avô.

Os dados que tenho são:

Nome: José Pereira Cortez
Nascido em: 02/06/1906
Local de nascimento: Vila Real
Filho de: Lourenço Pereira Cortez e Alexandrina da Conceição de Carvalho

Com esses dados, conseguem informar onde posso conseguir a certidão? Tenho um amigo que mora na França que poderia ir pessoalmente buscar para mim.

Agradeço desde já!

Tadeu.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#278501 | MCNN | 14 jun 2011 00:58 | Em resposta a: #278499

Caro Tadeu


Encontrei esta informação no Arquivo Distrital de Vila Real:

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1649/1636 Descrição em pdf
- Cota original
154
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 29/03/1919
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Alexandrina da Conceição ou Alexandrina de Carvalho Cortez
Idade: 36 anos
Lugar: Sub Igreja
Freguesia: Barqueiros
Concelho: Mesão Frio
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: José Pereira Cortez (filho, 12 anos) e Virgínia Cortez (filha, 11 anos)
Destino: Brasil
- Localização
F. 409v
- Idioma/Escrita
Português


Ao que parece, a sua bisavó pediu passaporte para o Brasil em 1919 para ela, para o seu avô e para uma irmã deste de nome Virgínia.

Assim, muito provavelmente o seu bisavô será natural da freguesia de Barqueiros, concelho de Mesão Frio, Distrito de Vila Real. Pelo menos a mãe dele era daí. E o pai dele também era, porque no site do Arquivo Distrital de Vila Real também se encontra um pedido de passaporte do pai de seu avô, e ele também era de Barqueiros, Mesão Frio.

O Arquivo Distrital de Vila Real afirma só ter os livros de baptismo desta paróquia até 1899, pelo que o assento de baptismo do seu avô deve estar ainda na Conservatória do Registo Civil de Mesão Frio.

Pode entrar em contacto com a conservatória e pedir-lhes a cópia ou certidão de baptismo.

Os contactos da conservatória são:

mail: crcpcom.mesao-frio@dgrn.mj.pt

Telefone: (+351) 254891488


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#278502 | tadeucortez | 14 jun 2011 01:13 | Em resposta a: #278501

Mário,

Muito obrigado pelas informações! Estava buscando no site do Arquivo Distrital de Vila Real mas estava com dificuldades.

Isso vai facilitar muito!

Obrigado!

Abs,

Tadeu

Resposta

Link directo:

Ajuda no Distrito de Viseu

#278517 | Jspe | 14 jun 2011 10:45 | Em resposta a: #121129

Caro Sr. Lourval

Vi que o Sr. costuma pesquisar, e venho por este meio pedir ajuda se consultou ou se tem alguma coisa do distrito de viseu, é o segunte é que tenho descendentes vindos do brasil, filhos de portugueses que são da zona de castro daire,e que pouco sei deles estamos a falar por volta de 1900, não sei se o sr. já pesquisou alguma coisa deste distrito.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#278527 | roz | 14 jun 2011 14:07 | Em resposta a: #278501

Ola' Mario Navarro

Tambem eu venho pedir a sua ajuda. Como faz para encontrar os passaportes nos varios arquivos? Ja' tentei precisamente no de Vila Real mas nao consigo nada e tambem gostava de saber sobre o de Lisboa. Se me pudesse indicar os passos a seguir ficaria muito agradecida. Admiro a facilidade como encontra tanta informacao! Ja' agora sabe dizer-me desde quando mais ou menos passaportes comecaram a ser usados e se tambem era preciso para irem para as colonias ou era so' para o Brasil?

Desde ja' muito grata por qualquer indicacao.
Com os meus cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#278542 | Emmanuelle | 14 jun 2011 16:26 | Em resposta a: #278527

Estou procurando os documentos do meu avô e segundo me informaram, tenho que pesquisar na Ilha da Madeira.

Seguem os dados...

ANTÔNIO BILAS DA SILVA – FILHO DE JOAQUIM SILVA DE AZEVEDO E MARIA ANTÔNIA DO ESPIRITO SANTO.

Segundo informações, eles desembarcaram no Brasil com o navio Avon – Procedente da Ilha da Madeira – em 02/06/1911.


Por favor, gostaria muito de obter estes dados.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#278576 | MCNN | 14 jun 2011 21:16 | Em resposta a: #278527

Olá Rosário

No que diz respeito à busca no site do Arquivo Distrital de Vila Real, e tomando como exemplo a busca do passaporte de José Pereira Cortez, limitei-me a ir à página de pesquisas desse site

http://www.advrl.org.pt/documentacao/pesquisa_navv2.html

e, no campo a pesquisar, coloquei

"josé pereira cortez"

depois de clicar em pesquisar a busca devolve 10 resultados, e um deles foi o que apresentei.

Repare que este caso por acaso até foi bastante simples, porque o nome constava na Base e Dador do Arquivo Distrital tal como foi indicado na mensagem. Por vezes, o nome não é bem como nos é dito, e tem mais um apelido e/ou mais um nome próprio.

O facto de colocarmos entre aspas o que queremos pesquisar faz com que a busca seja muito mais fina, o que resulta num menor número de registos devolvidos. Mas isso tem o seu preço, pois o facto de se colocar uma expressão entre aspas implica que só vão ser devolvidos os registos que contenham essa expressão EXACTAMENTE IGUAL.

Se este José Pereira Cortez se chamasse, de facto, José Manuel Pereira Cortez ou José Pereira Silva Cortez, a busca tal como a fiz não encontraria o registo.

Muitas vezes o problema nem está nos apelidos e/ou nomes próprios em falta, está sim nos "de" e "da" que podem ou não fazer parte do nome.

Outro caso, sem solução, é quando existiu um erro de digitação no nome quando foi introduzido na base de dados. Isso pode inviabilizar qualquer busca.

Queria alertar só para uma particularidade nesta busca específica, pois ela revelou-se atípica.

Normalmente, os filhos são indicados nos pedidos de passaporte apenas com os nomes próprios, e neste caso específico o filho tem o nome completo indicado.

Caso fosse como na maioria dos casos, este pedido apenas referiria que um filho de nome José acompanhava a mãe, e a busca tal como eu a fiz (com o nome completo) não apanharia este registo.

Se isso fosse assim, eu acabaria por tentar procurar o passaporte com o nome do pai e/ou da mãe, mas repare que este pedido de passaporte não refere o nome do pai, e o nome da mãe não está exactamente como foi indicado na mensagem inicial.

Como vê, às vezes pode ser muito complicado dar com um pedido de passaporte.

Sobre os passaportes de Lisboa, não tenho forma de os localizar, pois em lado algum existe um índice disponibilizado online (pelo menos que seja do meu conhecimento).

Finalmente, sobre a pergunta que me faz sobre os passaportes, eu não sou nem de perto nem de longe a melhor pessoa para lhe responder.

No entanto, julgo saber que, pelo menos desde 1760 até 1863, para um cidadão se deslocar para além de uma certa distância de onde residia necessitava de passaporte, o que quer dizer que até dentro do território nacional não existia liberdade total de circulação.

Tanto quanto é do meu conhecimento, a referida distância não foi sempre a mesma, nem ao longo do tempo nem para todo o território nacional. Pelo menos, no que diz respeito à cidade de Lisboa, a distância que se podia circular sem necessidade de passaporte variou ao longo desse período de tempo.

Também penso que alguns grupos estavam inicialmente isentos desse passaporte (pescadores, trabalhadores rurais que iam para o Alentejo temporariamente), mas mesmo assim creio que mais tarde foram postas algumas restrições a esses grupos profissionais, pois estariam eventualmente a ser "infiltrados" por todos aqueles que pretendiam fugir à justiça ou tão somente desertar.

Se consultar no Arquivo Distrital de Lisboa (por exemplo) os pedidos de passaportes mais antigos, verá que a grande maioria era para viagens dentro do território continental de Portugal.

Por maioria de razão o mesmo se aplicava quer para as colónias quer para o Brasil, Europa, etc. Era necessário passaporte.

A necessidade do passaporte para as viagens internas desapareceu em 1863, mas manteve-se para as viagens para as colónias e para o Brasil.

De qualquer forma, decerto alguém mais conhecedor lhe dará uma resposta mais completa que a minha.

Espero ainda não ter sido muito confuso na minha explicação sobre a pesquisa no Arquivo Distrital de Vila Real.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#278603 | roz | 15 jun 2011 00:03 | Em resposta a: #278576

Boa noite Mario Navarro

Muitissimo obrigada pela resposta detalhada que me deu. Nao esta' nada confuso, percebi lindamente. Nunca tinha ouvido nada sobre passaportes para viagens internas! No AD Vila Real experimentei com o exemplo que me deu e funcionou bem mas com os nomes dos meus parentes ja nao aparecem. Fora as razoes que me deu pode ser ate' que as datas nao estejam disponiveis pois desconheco quando viajaram.

Quando diz consultar no AD Lisboa, refere-se a este link? http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/ ou ha outro sitio especial so' para os passaportes? 'E que de Lisboa tenho montes de antepassados que foram para Africa como militares ou funcionarios publicos (todos nos sec. XVIII e XIX) e os que tentei tambem nao apareceram. Talvez esses por pertencerem ao Ministerio do Ultramar nao estejam aqui.

Estou-lhe muito grata pela sua ajuda.
Com os melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#278786 | MCNN | 16 jun 2011 22:45 | Em resposta a: #278603

Boa noite Rosário


No que diz respeito à consulta de passaportes de Lisboa, é de facto nesse link que indicou.

Se for a "Pesquisa Avançada" e em Código de Referência colocar:

PT/ADLSB/AC/GCL

e se activar a box, "com representação", depois de carregar em pesquisar aparecem-lhe todos os livros já digitalizados do Governo Civil de Lisboa, e todos eles respeitantes a passaportes.

Pode ainda limitar a busca preenchendo os campos "entre as datas"

Já agora, e relativamente às buscas no site do Arquivo Distrital de Vila Real, se me enviar um mail para

marioc.navarro@gmail.com

eu na volta do correio envio-lhe algo que a poderá eventualmente ajudar.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#278807 | roz | 17 jun 2011 11:02 | Em resposta a: #278786

Caro Mario Navarro

Muito obrigada pela sua amabilidade. Com as suas indicacoes ja la cheguei. Vou agora contacta'-lo por email.

Melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#279563 | MCNN | 26 jun 2011 17:34 | Em resposta a: #277078

Olá Regina


Encontraram o assento de baptismo de uma irmã do seu avô, de nome Maria José, que nasceu em Outeiro Seco em 18/05/1907.

Mas essa era a data em que a Regina afirma que o seu avô nasceu !!!

Como é que a Regina chegou à convicção que o seu avô tinha nascido nessa data ?

O assento é inequívoco. É de uma criança de nome Maria José, do sexo feminino. O assento não fala no nascimento de gémeos.

Um abraço

Mário César Navarro



P.S. - Acabei de enviar para o seu mail a cópia dor referido assento

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#279609 | reginacel | 27 jun 2011 17:05 | Em resposta a: #279563

Olá Mário

Pelo que sei o meu avô só tinha uma irmâ que se chamava Glória e esta nasceu em 27 de fevereiro de 1901 em Boticas. O meu avô nasceu em 18/07/1907 como consta nos documentos que tenho aqui no Brasil e também não sei se havia uma irmã gemêa. Pode ser uma coincidência os pais e avôs terem o mesmo nome. Não sei!
Já até estou duvidando que esses assentos, que achei, serem da mesma fámilia. Existe muitas pessoas como o mesmo nome.
Agradeço o seu interrese ,mas está mesmo díficil encontrar o assento de batismo com as poucas informações que tenho.

um abraço

Regina Celia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#327637 | torresjeferson | 19 abr 2013 06:52 | Em resposta a: #121129

Ola Bom Sr Lourval!

Meu nome e Jose, E eu resido em Londres, Eu estou em busca de umas destas certidoes do meu antepassado Portugues que Fixou-se em Ico, no Ultimo Barco vindo de Portugal para Ico-Ceara, Meu avo e Brasileiro, Mas E Filho de Portugues, E eu desejo obter a Naturalizacao Portuguesa, No entanto nos sabemos somente o Nome do Meu Bisavo o Qual Consta na Certidao de Obito de Meu Avo, Gostaria de Saber Se e Possivel Fazer a Busca no Instituto dos Registros e Notariado Portugues Sem Saber a Data de Nascimento? ou Como e Possivel Saber a Data de Nascimento do Meu Bisavo?


Meus Melhores Comprimentos

Jose Torres

torresjeferson@aol.co.uk

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#327638 | Lourval | 19 abr 2013 07:08 | Em resposta a: #327637

Caro José.

Já são três horas da manhã aqui. Eu lhe escreverei assim que eu levantar. Mas você terá de pelo menos saber qual é a freguesia e concelho que o seu bisavô português nasceu. Ou então saber exatamente em que cidade seu avô brasileiro nasceu. Se souber, me diga. Até mais tarde.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#327639 | torresjeferson | 19 abr 2013 07:18 | Em resposta a: #327638

Desculpe-me Sr Lourval, LOL, Aqui Sao 07:16 da Manha, E Estou com Insonia, A freguesia do meu bisavo eu nao sei ainda =/, mas onde Meu Avo Nasceu Eu Sei. Aguardo Seu Contato Quando Voce Se Levantar, Boa Noite.

Ate mais tarde.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#330401 | LARA albuquerque | 05 jun 2013 02:04 | Em resposta a: #278807

Caro Navarro. Será que poderia colaborar comigo também. Preciso da certidao de nascimento da minha avó, porém nao sei a freguesia. Seguem os dados.

Nome- Maria de Lourdes Esteves de Moraes

Pais - Bernardino Alcides de Moraes (portugues)
Servita Esteves de Moraes (brasileira)
Local - Chaves
Data - 25-08-1932

Sei que minha avó nasceu em Chaves e veio para o Brasil (em Belém-Pará) ainda criança.
Muito obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#332495 | debyleopardos | 15 jul 2013 22:15 | Em resposta a: #330401

Gostaria de saber como tirar a segunda via da certidão de nascimento de meu avô, nasceu em Outeiro Secco, Província Tras-os-montes em 1890. É para processo de segunda cidadania.

Obrigada
Déborah

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#346046 | stellamariapires | 09 mai 2014 17:56 | Em resposta a: #332495

Caros amigos,
Gostaria, se possível me indicar como conseguir a certidão de nascimento do meu pai que nasceu em Lisboa no dia 31.08.1883, mas não sei em qual freguesia ele nasceu.
Como posso achar?
Grata,
Stella Maria Pires

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#346054 | saintclair | 09 mai 2014 19:32 | Em resposta a: #346046

-
Como não sabe a freguesia, terá que analisar uma a uma!.
Veja se isto ajuda.
http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm#lisboa
--
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=345822
Saintclair

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#346055 | aana10 | 09 mai 2014 19:41 | Em resposta a: #346046

Cara Stella,

Se o seu pai nasceu em 1883 é provável que o possa encontrar em alguns livros que já estão digitalizados, aqui:

http://tombo.pt/m/lsb

Estas são as freguesias de Lisboa correspondentes a baptismos, casamentos e óbitos, realizados nas mesmas. Com um bocadinho de paciência, poderá com sorte encontrar o registo de baptismo do seu pai, nos livros que já estão digitalizados. Fica mais barato e é mais emocionante, digo eu. Depois é só preencher este formulário aqui (e pedir uma cópia simples ou uma certificada - depende de qual a finalidade a que se destina):

http://adlsb.dglab.gov.pt/informacoes-uteis/formularios/reproducao-de-documentos-paroquiais/

A tabela de preços está aqui (só para ter uma ideia):

http://antt.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/17/2008/09/Tabela-precos-reproducao.pdf


Como se chamava o seu pai? E sabe o nome dos seus avós?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#346098 | stellamariapires | 10 mai 2014 16:20 | Em resposta a: #346055

bom dia,

o nome de meu pai: Armando Pires
dos meus avós : Antonio Vicente Pires e Carolina Leitão.

grata, Stella MariaPires!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#346157 | aana10 | 12 mai 2014 01:07 | Em resposta a: #346098

Cara Stella,
Estou tentada a ajudá-la, apesar de Lisboa ter cerca de 60 e tal freguesias... Portanto, precisamos de raciocinar de modo a limitar buscas. Algo me diz que a Stella, talvez não viva em Portugal... ma, de alguma coisa se há-de lembrar. Sendo assim, diga-me:

a) Sabe, ou poder-me-ia dizer, em que freguesia o seu pai nasceu ou onde os pais dele podem ter casado e vivido? Melhor ainda, a Stella nasceu em que freguesia? Sabe onde os seus pais se casaram?

b) O nome próprio de seu pai é só Armando, ou poderá ser, por exemplo, José Armando? Digo-lhe isto porque, neste caso, ele poderia ter sido baptizado só como José, compreende?

De momento é só; fico aguardando uma resposta sua, uma "ponta por onde puxar",

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#346160 | Simões Chuva | 12 mai 2014 04:09 | Em resposta a: #346098

No assento de casamento do seu pai os nomes dos pais dele estão um bocado diferentes:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-11668-149309-49?cc=1582573

Pai: António Vicente Pires
Mãe: Carolina Pires Leitão

Infelizmente não ajuda quanto à freguesia. Tem a certeza que o seu pai nasceu na cidade de Lisboa, ou poderia ter nascido noutro local do distrito de Lisboa?

E sabe em que ano foi para o Brasil?

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#348348 | marcia.alcantara_ | 16 jul 2014 20:50 | Em resposta a: #121119

Boa tarde, preciso da certidão de nascimento do meu avô, ou minha avó.

Ambos nascidos na freguesia de Ermida, concelho de Castro Daire.

nome: Diamantino Seiceira esteves
filiação: Manuel Esteves e Joaquina Seiceira

nome: Maria Isabel Seiceira
filiação: Bernardino Seiceira e Lucinda Braz

Grata desde já, Márcia.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#348349 | MCNN | 16 jul 2014 21:23 | Em resposta a: #121119

Olá Márcia

Não disse quando é que o seu avô nasceu, o que à partida seria importante para a orientar sobre onde pedir o assento de nascimento.

Mas já não precisa dizer, já sei que ele nasceu em 1927 pois no link seguinte pode-se ver a ficha de imigração do seu avô para o Brasil em 1957:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-22427-32591-84?cc=1932363

De qualquer forma, tendo ele nascido em 1927 terá de pedir a certidão de nascimento do seu avô à Conservatória do Registo Civil de Castro Daire, pode fazê-lo por mail e/ou telefone:

email: crcpcom.castro-daire@dgrn.mj.pt

telef: (+351) 232 319 290


Já agora, procurei a ficha de imigração da sua avó e não a encontrei. Apenas encontrei a de outra senhora, que atendendo ao nome e aos pais poderá ser irmã da sua avó:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-22418-1031-57?cc=1932363

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#348350 | MCNN | 16 jul 2014 21:27 | Em resposta a: #121119

Olá Márcia

Corrigindo a minha mensagem anterior, aquela senhora cuja ficha de imigração encontrei era mesmo a sua avó !!!! Mas que confusão da minha parte !!!!

De qualquer forma ela nasceu em 1931, pelo que o seu assento de nascimento está igualmente na Conservatória do Registo Civil de Castro Daire, cujos contactos já lhe forneci. Pode fazer o pedido das duas certidões em simultâneo se assim o entender. Não se esqueça de fornecer as datas de nascimento dos seus avós à Conservatória.

Boa sorte e desculpe a minha confusão


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#348355 | marcia.alcantara_ | 16 jul 2014 22:34 | Em resposta a: #121119

Olá Mário,
Realmente, são meus avós nesses documentos!! Que alegria receber uma ajuda, uma luz que seja! Já estou com todos os documentos em mãos para aquisição da nacionalidade, e me vi perdida quando pediram esses..

Você saberia informar quanto tempo demora para a resposta e as certidões?

E abusando ainda mais um pouco, quando tempo demora para a aquisição da nacionalidade, já que vou dar entrada via consulado português do Rio de Janeiro.

MUITO OBRIGADA!

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#348356 | MCNN | 16 jul 2014 22:51 | Em resposta a: #121119

Olá Márcia

Relativamente ao tempo que a Conservatória irá demorar, isso não lhe sei dizer. Tudo dependerá da Conservatória, umas são bem rápidas outras nem por isso.

Mas à partida isso é coisa para demorar pouco tempo. Eventualmente experimente telefonar para ter uma ideia mais precisa. Obviamente há um tempo que terá sempre de dispender, que será o tempo de correio para eles lhe enviarem as certidões para o Brasil.

Quanto ao processo de aquisição de nacionalidade, queria fazer-lhe uma pergunta: É a Márcia que irá pedir directamente a naturalização como portuguesa por ser neta de portugueses ?

Ou, caso o seu pai (ou mãe) que é filho(a) desses seus avós seja ainda vivo(a), será ele (ou ela) que irá pedir a aquisição da nacionalidade portuguesa na qualidade de filho(filha) de portugueses ?

Tenha atenção que, se for este o seu caso, só após o seu pai (ou mãe) ter adquirido a nacionalidade portuguesa é que a Márcia repetirá o mesmo processo (porque então já será filha de português, e poderá pois pedir para ser portuguesa por ser filha de português)

Tenho uma pessoa amiga cuja mãe, muito recentemente, adquiriu a nacionalidade portuguesa por ser filha de português. O processo correu no Consulado de São Paulo e demorou pouco mais de um mês.

Relativamente aos processos de naturalização de netos de portugueses não sei quanto tempo estão a demorar, mas também julgo que os tempos também estarão nessa ordem de grandeza.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#348359 | marcia.alcantara_ | 16 jul 2014 23:07 | Em resposta a: #121119

Mário, obrigada pelas respostas, estão sendo esclarecedoras.

Eu mesma irei tirar, neta de portugueses, minha mãe (filha) não tem interesse..
Você acha que seria melhor minha mãe tirar e em seguida eu? Pois pensei no processo direto, já que tenho essa opção!
Pretendo tirar tudo, nacionalidade, cartão cidadão e passaporte, pois viso os estudos..

Grata, Márcia.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#348362 | MCNN | 16 jul 2014 23:23 | Em resposta a: #121119

Márcia

Sendo a sua mãe viva, creio que terá de ser ela obrigatoriamente a adquirir a nacionalidade portuguesa primeiro, pois penso que a naturalização de netos só pode ser pedida quando os pais são já falecidos. De qualquer maneira informe-se no Consulado, mas eu tenho quase a certeza que é obrigatório ser primeiro a sua mãe a pedir a nacionalidade portuguesa, e que não vão deixar a Márcia pedir a nacionalidade como neta.

De todas as formas, penso que é muito melhor ser a sua nãe a tirar primeiro e depois ser a Márcia a pedir. Isso permitirá mais tarde aos seus filhos adquirirem da mesma forma a nacionalidade portuguesa.

Já quando são os netos a naturalizarem-se directamente, os seus descendentes têm a vida muito mais dificultada para mais tarde virem a pedir a cidadania portuguesa.

Relativamente ao cartão de cidadão e passaporte, ele será concedido pelo Consulado no final do processo (pelo menos o cartão de cidadão eu tenho a certeza). Numa das fases do seu processo eles hão-de pedir-lhe para ir ao Consulado fazer a recolha dos seus dados biométricos (foto, impressão digital, etc) para constarem no cartão.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#348363 | marcia.alcantara_ | 16 jul 2014 23:40 | Em resposta a: #121119

Mário,
Sendo assim darei entrada na nacionalidade da minha mãe primeiro, e em sequência a minha.
Visto que quando ela obtiver o cartão cidadão dela eu posso iniciar o meu processo, certo?

Estava com um pensamento diferente, o consulado não foi totalmente esclarecedor assim..

Grata.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#348365 | MCNN | 17 jul 2014 00:04 | Em resposta a: #121119

Márcia

Os filhos nascidos fora de Portugal de cidadãos portugueses têm o direito a adquirir a nacionalidade portuguesa desde que manifestem a vontade de serem portugueses.

E é esse direito que a sua mãe irá agora exercer. Quando no final do processo a sua mãe adquirir a nacionalidade portuguesa, então a Márcia tornar-se-á nesse mesmo dia filha de uma cidadã portuguesa.

A partir desse momento a Márcia poderá exercer exactamente o mesmo direito que a sua mãe vai agora exercer, e como tal poderá adquirir a nacionalidade portuguesa nos mesmos moldes que a sua mãe.

Assim, logo que terminar o processo de sua mãe poderá começar o seu !!!

De qualquer forma consulte o Consulado. Veja também esta página do Consulado Português de São Paulo que tem muita informação:

http://consuladoportugalsp.org.br/nacionalidade/

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#348366 | marcia.alcantara_ | 17 jul 2014 00:15 | Em resposta a: #121119

Mário, muito obrigada.

Meus avós já são falecidos, preciso fazer alguma atualização para conseguir a nacionalidade da minha mãe?

Grata.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#348367 | MCNN | 17 jul 2014 00:22 | Em resposta a: #121119

Márcia

Quando fala em atualização, está a referir-se a quê ? Eu acho que sua mãe só tem de iniciar o processo juntando a documentação necessária (e que consta no site que lhe indiquei). A partir desse momento, será o Consulado que em princípio tratará de tudo.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#348368 | marcia.alcantara_ | 17 jul 2014 00:32 | Em resposta a: #121119

Mário, quando digo atualização, me refiro a transcrição de óbito dos meus avós para o Registro Civil português.

Mas me parece claro, só agendar e levar a documentação necessária..

Grata.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#348552 | paulocanito | 22 jul 2014 16:05 | Em resposta a: #121119

Prezados,

Preciso da certidão de nascimento de meu bisavô.

Nome: João Martins Canito
Nascimento: 05 de junho de 1902, Viana do Castelo.
Filiação: Antonio Martins Canito e Joana Maria Rego.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#348553 | Jorge Resende | 22 jul 2014 17:23 | Em resposta a: #121119

Caro Paulo, se o seu bisavô era natural da cidade de Viana do Castelo, na data que refere não encontrei nenhum assento de batismo relacionado, todavia, se não nasceu na cidade mas nos arredores, como pode ver há muitas freguesias neste distrito, difícil por tal a pesquisa. Sabe a freguesia? Ajudava imenso.
Viana do Castelo

Afife (Santa Cristina)
Alvarães (São Miguel)
Amonde (Santa Maria)
Anha ou Vila Nova de Anha (São Tiago)
Areosa (Santa Maria da Vinha)
Barroselas antes Capareiros (São Pedro)
Cardielos (São Tiago Maior)
Carreço (Santa Maria)
Carvoeiro (Nossa Senhora do Ó)
Castelo do Neiva (São Tiago)
Darque (São Sebastião)
Deão (São Pedro)
Deocriste (São Mamede)
Freixieiro de Soutelo (São Martinho)
Lanheses (Santa Eulália)
Mazarefes (São Nicolau)
Meadela e Meadela (NEPS) (Santa Cristina)
Meixedo (São Paio)
Montaria (São Lourenço)
Moreira de Geraz do Lima (Santa Marinha)
Mujães (Santa Maria)
Neiva agora São Romão de Neiva (São Romão)
Nogueira (São João)
Outeiro (São Martinho)
Perre (São Miguel)
Portela Susã (São Salvador)
Portuzelo agora Santa Marta de Portuzelo (Santa Marta)
Santa Leocádia de Geraz do Lima (Santa Leocádia)
Santa Maria de Geraz do Lima (Santa Maria)
São Cláudio de Nogueira (São Cláudio) - anexada a São João de Nogueira
São Pedro de Soutelo (São Pedro) - anexada a Freixieiro de Soutelo
Serreleis (São Pedro)
Subportela (São Pedro)
Torre (São Salvador)
Viana do Castelo - Monserrate (Nossa Senhora de Monserrate)
Viana do Castelo - Santa Maria Maior (Santa Maria Maior)
Vila Franca (São Miguel)
Vila Fria (São Martinho)
Vila Mou (São Martinho)
Vila de Punhe (Santa Eulália)
Vilar de Murteda (São Miguel)

Se souber a clic no nome dela e no livro do ano pode pesquisar onlin. Boas pesquisas

Cumprimentos Resende

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#351892 | hleonardo | 05 nov 2014 23:22 | Em resposta a: #121119

Prezados,

Se possível, gostaria de conseguir a Certidão de Nascimento de minha mãe para eu poder dar entrada na minha cidadania. Ela possui uma Certidão, mas com muitas partes ilegíveis.

Nome: Maria Alice Pereira
Nascimento: 18 de Setembro de 1949 - Castro Daire
Filiação: Felix Pereira e Maria de Jesus Pereira

Espero que possam me ajudar.
Obrigado!

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#351893 | Ymsantos | 05 nov 2014 23:27 | Em resposta a: #121119

Peça no Portal do Cidadão - Certidões online

www.portaldocidadao.pt

Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#351895 | hleonardo | 06 nov 2014 00:22 | Em resposta a: #121119

Muito Obrigado Sidney!

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#352151 | amandarangel | 14 nov 2014 13:54 | Em resposta a: #121119

Prezados,

Estou tentando conseguir a certidão de nascimento de meu bisavó, porém não tenho quase nenhuma informação sobre o local de seu nascimento. Gostaria de saber se há algo que possa fazer para descobrir mais detalhes sobre o local.

Nome: Manoel José Lopes
Filiação: Domingos Lopes e Anna Joaquina
Data de nascimento: 09/02/1865
Região de Trás-os-Montes

Muito obrigada,

Amanda

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#352152 | amandarangel | 14 nov 2014 14:00 | Em resposta a: #121119

Digitei errado a data de nascimento. A correta é 09/02/1875.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#352267 | Gojana | 18 nov 2014 23:56 | Em resposta a: #121119

Ola! Preciso de ajuda. Eu estou a fazer uma arvore geneologica e gostava de saber mais sobre os meus bisavós e os pais deles e por assim fora, apenas os nomes, anos de nascimento e quando morreram e onde viveram. Onde é que eu posso procurar?
Eu moro na Noruega mas sou de Portugal, e aqui na Noruega ha um site que ajuda nisso mesmo que eu quero, mas tem apenas informacão de noruegueses. Sabem de algum site português que me possa ajudar?
Obrigada pela ajuda.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#352346 | aana10 | 21 nov 2014 03:48 | Em resposta a: #121119

Boa noite, vi que ainda ninguém lhe disse nada. Deve ser porque o fórum está cheio de tópicos deste género e, para quem já passou por este processo parece muito simples, mas quando não se está à vontade, sei que pode parecer complicado. Por isso aqui vai:

o site que pode consultar e que tem vários livros de registos de baptismos, casamentos e óbitos digitalizados (não todos infelizmente, mas têm vindo a aumentar generosamente ao longo dos tempos) está aqui:

http://tombo.pt/

Do lado esquerdo aparecem-lhe os distritos e o número digitalizado de livros que correspondem a cada distrito.
Do que precisa então?

Primeiro, geografia. Tem que fazer alguma ideia de onde vêm os seus antepassados. Se são de Trás-os-Montes, Beira, Alentejo, e por aí fora. Isto pode não parecer importante, mas é: pessoas há que só ouviram falar de um lugar numa aldeia, mas pode haver aldeias com o mesmo nome e que pertencem a concelhos diferentes e por vezes diferentes distritos. Se não se tiver a certeza a pesquisa estará de antemão viciada. Se não se sabe, será bom pensar em histórias que foram contadas, costumes, etc. que os poderão posicionar numa determinada região; pequenos pormenores que ninguém dá importância, mas que poderá fazer a diferença, como por exemplo, se o seu avô ou bisavô dormia debaixo de um chaparro, iremos procurá-lo ao Alentejo :), pois muito provavelmente foi aí que morou. Se nunca ouviu falar de nada e nada sabe, a certidão de nascimento ou casamento dos seus pais, poderá dar-lhe a naturalidade dos seus avós, ou pelo menos,onde viveram. Se já tiver um local, pela wikipédia, fará corresponder o nome da aldeia ou lugar da aldeia, a um concelho e respectivo distrito.

Depois disto, convém ter uma data de nascimento. A data máxima que os livros digitalizados podem apresentar, penso ser entre 1903 e 1911,embora não tenha a certeza. Se não tiver a data, criaremos um intervalo de tempo em que ele poderá ter nascido, baseado na ideia de quando casou, ou de quando começou a ter filhos. Se não souber, o ano da morte poderá ser útil, porque poderá conter a idade com que faleceu, o que nos dará o ano aproximado do nascimento. Digo aproximado, porque as pessoas têm a mania de fazer a subtracção como aprenderam na escola. Vejo "profissionais de genealogia" a cometerem este erro. Ora bem, um homem que morre em 1890 com 90 anos, pode ter nascido em 1800, mas também pode ter nascido em 1799. Todos nós temos 2 idades num dado ano, uma antes de fazermos anos e outra depois. Criei esta fórmula, que penso que outras pessoas também usam: o ano de nascimento poderá ser o valor da subtracção e esse valor menos 1. Nesses 2 anos encontrará o nascimento. Ou não, se a pessoa que diz a idade do parente morto se enganar...

Depois é só ir folheando os livros e procurar, com paciência e carinho. Não se esqueça que são baptismos; normalmente só apresentam nomes próprios e em muitos casos estes nomes são os nomes dos pais ou dos avós,o que leva a que haja, por tradição, primos com o mesmo nome, o que pode gerar confusão - é preciso estar atento. Convém também saber que eles podiam usar um 2º nome para além do do baptismo (ou mudar o nome por altura do Crisma), por exemplo uma menina baptizada como Maria, pode aparecer de adulta, como Maria da Conceição, e a própria dizer num registo de um filho que é Maria da Assumpção, e quando morre,os parentes acharem que ela é afinal Maria dos Anjos, por não terem a certeza. Também se podem tratar de pessoas diferentes, pelo que é mesmo necessário estar muito atento, não quererá acabar com uma árvore que não é a sua. Outro exemplo, um menino é baptizado Afonso,nasceu enfezado, 2 anos depois o casal tem um 2º filho homem; o filho enfezado ainda é vivo mas têm medo que morra entretanto e querem mesmo que um dos filhos sobreviva usando o nome do avô, então põem-lhe Afonso também, mas ambos sobrevivem - um irá continuar como Afonso,o outro poderá aparecer como António.

Bem, pelo registo de baptismo, terá a informação da naturalidade dos pais e por vezes, da dos avós.. Contudo,continua a ser preciso estar atento, pois não era função do padre através do registo de baptismo fazer qualquer espécie de censo. Por isso, se um homem nasceu num dado lugar de uma aldeia, quando está a ter filhos e casou noutro lugar da mesma aldeia, ele aparecerá como natural deste último, ou então, "do lugar x", sem especificar se lá nasceu ou não. Felizmente, o registo de baptismo diz, por vezes, onde os pais "foram recebidos", o que quer dizer, onde se casaram. Pode ter sido noutra freguesia, concelho, cidade. Irá então ver se esses livros estão digitalizados. Precisará de fazer um outro intervalo de tempo. Antigamente, podiam casar muito cedo e procriarem durante décadas, se as doenças não os matasse cedo. Aconselho a fazer o levantamento de todas as pessoas que nasceram. Quero com isto dizer, quando encontrar o seu bisavô, por exemplo, ande para trás e veja se ele tem mais irmãos. Não é difícil; sem métodos contracepcionais eficientes, tinham filhos de 2 em 2 anos. Isto fará com que reduza o intervalo de tempo à procura do registo de casamento. Por exemplo, se o seu bisavô nasceu em 1896,os pais casaram antes, certo? Mas o seu bisavô poderá ter sido o último filho, e ter 20 anos de irmãos para trás. Aponte-os e registe as informações adicionais acerca dos pais; há sempre algo mais. Por vezes, as informações parecem não coincidir devido ao que eu disse antes; um homem pode ter vivido num sítio 20 anos, vai dizer ao padre que é desse sítio, mas quando o primeiro filho nasceu, 20 anos antes, vai dizer de onde é na realidade. Poderá ainda encontrar informações relacionadas com profissão, etc. Tudo o que apanhar é bom. A maior parte das pessoas não liga; pessoalmente acho que os irmãos dos meus bisavós são meus também, e gosto de lhes saber o nome. São filhos dos meus trisavós e isso basta-me.

Com o registo de casamento destes, saberá de quem são filhos, de onde são naturais e por vezes quem são os avós. E assim por diante. Vai saltando de registo de baptismo, para registo de casamento, para registo de baptismo. A coisa complica-se mais para trás, quando o nome dos avós não é mencionado, compreende, há muitos Joões casados com Marias... O nome dos avós dá sempre para ter a certeza de que aqueles que vamos encontrando são os nossos.

Para já, digo-lhe só isto. Não o quero baralhar. Volte a ler o que escrevi e pegue numa ponta.
Recebo sempre informação no mail, de cada vez que sai um post num tópico em que participei. Continue a responder para este tópico e eu tentarei ajudar.

Um abraço e "boa viagem", senão a melhor de todas as viagens...
Ana

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#352787 | Jefferson Peixeiro | 09 dez 2014 20:30 | Em resposta a: #121119

Olá, Lourval!

Estou tentando conseguir a Certidão de Nascimento do meu avô que era portugues para atribuição de nacionalidade da minha mãe e minha posteriormente.

Ficaria muito grata se alguem me ajudasse como conseguir essa certidão tendo em vista que ele nasceu há mais de 100 anos e segundo tenho lido nestes casos as certidões vão para arquivos distritais. Onde posso mandar um email ou telefonar a fim de conseguir isso?

Os dados que temos dele são:
- Nome: JOAO SIMOES PEIXEIRO
- Data de nascimento: 16 - MARCO - 1903
- Local de nascimento: Coimbra
- Filiação: ANTONIO SIMOES PEIXEIRO E MARIA EMILIA PEIXEIRO

Fico muito agradecido por qualquer ajuda,

Jefferson Peixeiro Pinto - Brasil.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#353043 | azvdo.f | 21 dez 2014 03:54 | Em resposta a: #121119

Prezados,
Estou em busca da certidão de nascimento de meu avô paterno, porém tenho poucas informações.
Sei que seu nome era Manoel (ou Manuel) Antônio de Azevedo e que nasceu na Vila do Conde, entre os anos de 1900 a 1930.

Sei apenas isso a respeito dele....
Como e onde posso obter maiores informações?
Não tenho sua filiação.

Meu pai (filho do português em questão) também já é falecido assim como minha avó também.

Somente com o nome, provável ano de nascimento e local é possível conseguir o seu assento de nascimento?

Agradeço muito se alguém puder me ajudar!
Grande abraço
Fernanda
azvdo.f@gmail.com

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#353715 | Gpinheiro | 18 jan 2015 01:23 | Em resposta a: #353043

Vá no site www.tombo.pt e lá vc vai pesquisar em todas as freguesias da cidade que vc já sabe.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#356899 | Vanesa | 20 abr 2015 20:40 | Em resposta a: #121119

Prezados,
Estou a procura da Certidão de Nascimento de minha avó, não sei em qual freguesia ela foi registrada.

Os dados que possuo são:
Nome da minha avó: Maria das Dores Alves
Filha de: Manoel Luis Alves (pai) e Olympia dos Anjos Gomes (mãe)
data de nascimento: 05 de janeiro de 1909
Distrito de Viana do Castelo
Concelho de Monção

Como faço para descobrir a freguesia?

Atenciosamente,
Vanesa B. Torres

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#358103 | rmac607 | 29 mai 2015 14:39 | Em resposta a: #121119

Olá pessoal.
Peço perdão caso a resposta para minha pergunta já esteja no tópico, porém está tão extenso que fica dificil olhar tudo.

Meu bisavô é português, chamava-se JOAO de MELO (imagino que seja um nome bem comum).
Pai: Martinho de Melo Gonçalves;
Mãe: Maria da Gloria

Bom, até onde eu sei, é "dificil" pra eu conseguir a cidadania portuguesa, mas minha mãe tem 100% de chances, já que ela é neta (eu seria bisneto).

O único problema que temos agora, é localizar a certidão de nascimento dele.
E gostaria de saber se existe alguma forma desta cidadania se extender a mim, depois que minha mãe tiver a dela.

Obrigado pela atenção.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#358162 | davlsilv | 31 mai 2015 17:57 | Em resposta a: #358103

Boa tarde!

A cidadania é passado de pai para filho, se o filho do português estiver vivo terá direito, assim sucessivamente até chegar em você, sem restrições e sem pular gerações até chegar em você.

Boa sorte.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#358163 | davlsilv | 31 mai 2015 18:03 | Em resposta a: #121119

Boa tarde!

Estou a procura da certidão de nascimento do meu bisavô português Alberto Rodrigues da Silva, nascido entre 1909/1910, filho legitimo de Antônio Maria da Silva e Cândida Leonor Rodrigues Costa, na certidão de óbito do dia 28/03/1963 verbalizado pelo meu tio avô falecido, Alberto Rodrigues da Silva Filho informa que o mesmo nasceu no Distrito do Porto, mas minha avó Maria Cândida Rodrigues Lucena, informa que o mesmo veio da província de Minho - Distrito de Braga.

alguém pode me ajudar?

David Lucena da Silva

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#358829 | Vmhonline | 23 jun 2015 18:46 | Em resposta a: #121119

Prezados,

Necessito recuperar urgente a certidão de nascimento de meus bisavós.
Sabemos apenas seus nomes completos e que nasceram em Portugal e imigraram para o Brasil. Seus nomes eram: José Manuel Gonçalves e Custódia de Souza Gonçalves.
Preciso de ajuda para recuperar a certidão que tem mais de 100 anos.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#358846 | LFCoelho | 24 jun 2015 04:34 | Em resposta a: #121119

Prezados Amigos,
Preciso com urgencia a CERTIDÃO DE NASCIMENTO, PASSAPORTE ou DOCUMENTO DE IDENTIDADE de minha avó portuguesa.
Os dados que tenho dela:

Nome:Joaquina Fernandes
Data de nascimento: 31/12/1910
Passaporte número 1111 expedido em lisboa em 4/11/1936.
Filiação: Jose Fernandes e Maria do Carmo


agradeço pela ajuda,

Luiz Fernando

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#358848 | mila1001 | 24 jun 2015 11:16 | Em resposta a: #358846

Luis Fernando,

Minha sugestão é que crie um tópico seu,pois,terá muito mais chances de obter ajuda dos confrades.

Os livros de passaportes emitidos apenas constam o nome e o numero,foi o que vi no http://tombo.pt,mas,como possue o numero e a data de emissão,escreva ao Arquivo de Lisboa e,peça o processo de emissão do passaporte de Joaquina,informe a data de nascimento e filiação.Para obter o passaporte a pessoa apresentava seu documento (batismo,e,quem sabe ela tenha apresentado seu BI (rg portuguesa).

Arquivo Distrital de Lisboa
Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 217 811 500
Fax: +351 217 937 230
E-mail Geral: mail@adlsb.dgarq.gov.pt


Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#358849 | mila1001 | 24 jun 2015 11:37 | Em resposta a: #358846

Luis Fernando,

No seu tópico informe onde sua avó se casou,quando,com quem,o óbito,etc...
Dependendo da cidade há livros para pesquisar,e,tentar encontrar alguma citaçãodo local onde ela nasceu.
Já falou com parentes,já pesquisou documentos aqui no Brasil?Ela deve ter feito carteira de estrangeiro,documento obrigatório na década de 30,talvez com o nome de casada,e,saiba que o processo para emissão desse documento fica no Arq.Nacional do RJ.
Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#360264 | nininha463 | 06 ago 2015 19:48 | Em resposta a: #121119

Boa tarde,
Gostaria de saber como conseguir uma certidão de nascimento de um cidadão da Lituânia.
Meu bisavô no caso

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#360586 | Hortencia Vieira | 19 ago 2015 17:52 | Em resposta a: #121119

Prezados boa tarde,

Solicito o apoio para conseguir a certidão de um parente meu que nasceu em porugal, segue abaixo os únicos dados que possuo.

Nome: ERNESTO MENDES DE QUEIROZ
PAI:FELIZ MENDES DE QUEIOZ
Nasceu na ilha da madeira e chegou ao brasil aos 16 anos.


Desde já agradeço o apoio de todos.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#360591 | Alinelua | 19 ago 2015 21:43 | Em resposta a: #121119

Olá a todos! Estou procurando a certidão do meu bisavô que nasceu em 15.12.1893 no concelho de Monção, no que fica no distrito de Viana do castelo. Ele se chamava Antônio José Affonso e era filho de José Joaquim Affonso e Joaquina Rosa Fernandes. Como não sei a freguesia, não conseguiram encontrar quando enviei email para o arquivo distrital de lá. Qual seria o melhor procedimento a fazer nesta busca? Poderia até ir a Portugal mas realmente não sei como proceder, qualquer orientação seria bem vinda.
Obrigada,
Aline.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#360598 | Samuel C O Castro | 19 ago 2015 23:15 | Em resposta a: #360591

Olá Aline,

Neste link http://digitarq.advct.dgarq.gov.pt/details?id=1098325 , aparece uns elementos da família AFONSO, do lugar da ALDEIA, Freguesia de LARA, Monção. Ali aparece um José Joaquim Afonso que, sendo solteiro em 1909, não poderá ser o pai do Antônio José Afonso que procuras. Mas, poderá o dito lugar e Freguesia ser uma opção para suas buscas.

Já, neste link http://digitarq.advct.dgarq.gov.pt/details?id=1098314 , também aparece um Joaquim José Afonso, mas morador que foi em Quartas, freguesia de Riba de Mouro, Monção. Talvez outra freguesia de opção de buscas.

É o que consegui localizar através do Google. Desejo-lhe bons resultados em suas buscas. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#360599 | Samuel C O Castro | 19 ago 2015 23:28 | Em resposta a: #360591

Olá Aline,

Pensei na possibilidade do José Joaquim Afonso (ausente no Brasil) ,ser o que aparece aqui em http://digitarq.advct.arquivos.pt/details?id=1105832 , solteiro em 1883, cuja Inventariada: Maria Luísa Martins, viúva de António Afonso (cujo inventário correu na comarca de Arcos de Valdevez), moradora que foi no lugar de Lapa, freguesia de Pias, Monção, falecida em 8 de novembro de 1882. E, consequentemente este casal seria pais dele.

Portanto, tem mais a opção do lugar da LAPA, Freguesia de PIAS, em Monção, para suas buscas.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#360626 | Alinelua | 20 ago 2015 22:19 | Em resposta a: #121119

Olá Samuel, muitíssimo obrigada pela ajuda! No caso, você acha que poderia ir buscando online por e-mail nestas freguesias ou teria que ir lá? É como eu teria certeza de que encontrei o documento correto? Tenho medo de me deparar com homônimos e não saber diferenciar...
Como você conseguiu encontrar essas pistas? É porque estou meio desnorteada para fazer essas buscas....
Obrigada novamente!

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#360633 | Samuel C O Castro | 21 ago 2015 00:03 | Em resposta a: #360626

Olá Aline,

Se você tiver a oportunidade de ir pessoalmente no Arq. Distrital de Viana do Castelo, onde se encontram os livros das Freguesias vinculadas a Monção, seria ótimo, pois lá, com certeza encontrará apoio tanto de funcionários, quanto de outros colegas pesquisadores.

Estive vendo no site do familysearch e, infelizmente, os livros das freguesias de Monção não estão online. E, para você pedir ao ADVC por e-mail, se tiveres sorte, até poderão lhe atender, mas por tempo indefinido.

No site do Google, e Google Books é uma excelente forma de se descobrir informações de pessoas que se procuram dados familiares. As buscas podem serem feitas colocando entre aspas "José Joaquim Afonso" os nomes das pessoas, como também acrescentar uma localidade, a exemplo de Monção. O site lhe mostrará alguns links em que aparece a pessoa e a localidade pesquisada.

Quanto a se tratar de um "documento correto", terás que se basear no nomes dos pais, a localidades que aparece, como também as datas referidas.

Boa sorte nas buscas. Abraço fraterno.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#360702 | Alinelua | 23 ago 2015 10:56 | Em resposta a: #121119

Obrigada Samuel. Preparando a minha viagem para Portugal. Se você tiver mais alguma dica de como ir i proceder lá, lugares que devo ir e quais outras informações seriam úteis levar, ficaria muito grata.
Gratidão por ter se prontificado!
Aline.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#360722 | Samuel C O Castro | 23 ago 2015 23:02 | Em resposta a: #360702

Olá Aline,

A ajuda é uma via de duas mãos. No passado recente, muitos me ajudaram e hoje procuro retribuir ajudando aos que necessitam. As experiências de outros são sempre muito bem vindas e sou muito grato a todos que me ajudaram.

Creio que o melhor lugar que tens que ir é no Arq. Distr. de Viana do Castelo, onde estarão os livros paroquiais de Monção e região.

Se por acaso você tiver informações de algum irmão de seus ancestrais que tenha sido padre, e que tenha vivido e atuado em Portugal, o ideal seria você pesquisar o Processo de Inquirição de Gênere dele no Arq. Distrital de Braga, onde se concentram esses Processos.

É muito aconselhável que você leve em mãos todos os dados que tens de seus ancestrais e, principalmente, datas e locais das ocorrências. Essas informações serão as primeiras que te pedirão, pois são indispensáveis para se efetuar qualquer busca.

Desejo-lhe uma boa viagem e boa sorte em suas pesquisas. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#361266 | joanaferreira91 | 10 set 2015 06:15 | Em resposta a: #121119

Olá, venho por meio desta pedir uma orientação ou uma ajuda ..
Meu avô é filho de português e quer se naturalizar, porem ainda nao temos a tal certidao de nascimento. As informações que temos são as seguintes...

(Nome do meu bisavô)
José Maria da Silva
Nascimento: 02/04/1901
Filiação: José Maria da Silva - Joanna Maria da Silva

E segundo meu avô e seus irmãos ele dizia que era de Aveiro,porem a freguesia eles não sabem . Acredito eu que ele seja do destrito de Aveiro e freguesia Aveiro também,pois era o único lugar do qual se referia...

No óbito dele vem o numero da identidade dele e que seus filhos dizem tbm ser a que ele veio de Portugal, pois chegou ao Brasil de navio quando tinha 18 anos..

Teria eu ter alguma possibilidade de conseguir essa certidão de mais de 100 anos?

Desde já agradeço ...

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#361269 | mila1001 | 10 set 2015 10:50 | Em resposta a: #121119

Joana,

Inicie um tópico seu,será muito mais fácil obter ajuda.
Informe os dados de Jose Maria novamente.
Se souber quando e onde casou,quando e onde faleceu,será importante.
Qual o nome do filho mais velho,onde e quando nasceu.

Disse que possue a carteira de identidade,não informou se é a brasileira ou a de estrangeiro.Informe a data da emissão,órgão emissor.É um dado importante.

Quanto mais informação,melhor.
Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#361305 | Fabiofb | 11 set 2015 04:29 | Em resposta a: #122783

Caro Lourval,
Estou procurando por Maria do Nascimento Borges, ela nasceu nos Açores e penso ser na ilha de Flores mas não tenho certeza, no dia 21/12/1902. Já tenho a certidão de óbito em mãos, mas me falta essa certidão de baptismo/nascimento. Estou procurando para processo de nacionalidade portuguesa, quando descobri minha descendência fiquei muito feliz, pois Portugal é fantástico.

Obrigado

Fábio Benevides

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#361314 | isabelcclucena@gmail | 11 set 2015 12:11 | Em resposta a: #361269

Bom dia

Agradecia que me facultassem uma certidão de nascimento de Diogo Lucena Ferreira casado com Lourdes Themudo Baptista Lucena Ferreira .

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#361415 | rodmagno | 14 set 2015 20:00 | Em resposta a: #121119

Prezados, preciso de ajuda para localizar a certidão de nascimento do avô de minha esposa:

Nome: Francisco Antônio Cavalho Matos
Data de Nascimento: 02 de março de 1882.
Distrito de Castelo (Penso que seja Castelo Branco, mas talvez Viana do Castelo...)
Casado com: Maria Pereira da Silva

Não tenho no momento o nome dos pais.

Qualquer ajuda será de grande valia para nós.

Grato.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#361416 | rodmagno | 14 set 2015 20:17 | Em resposta a: #361415

O nome correto é: Francisco Antônio Carvalho Matos.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#363136 | Harry | 05 nov 2015 14:37 | Em resposta a: #121119

Boa tarde, amigos!

Minha mulher Juliana está em processo de aquisição de cidadania portuguesa e encontra-se em dificuldade de saber a freguesia que nasceu o seu bisavô JOAQUIM MAIA ANTUNES, nascido em 16 de janeiro de 1907, em Montemor-o-velho, filho de José Maia Antunes e Rosalina Pecegueira.

Ela precisa saber a freguesia de nascimento (localização completa) para solicitar a certidão de nascimento dele e assim dar continuidade no processo.

Alguém consegue me ajudar com essa informação?

Desde já, agradeço muito.

Atenciosamente, Harry.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#363155 | MCNN | 05 nov 2015 19:29 | Em resposta a: #363136

Boa tarde Harry

Tem a certeza da data de nascimento de Joaquim Maia Antunes ?

Pergunto isso porque de acordo com uma ficha de imigração dele a sua data de nascimento seria 23/11/1908.

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9J7-PD6J?i=40

Aqui tem outra ficha dele:

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9ZB-KZF4?i=6

Em ambas as fichas se carregar na seta para a direita poderá visualizar a imagem seguinte, a qual contém o verso da ficha.

Pelo que me apercebi, outro irmão dele chamado João Maia Antunes também rumou ao Brasil

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9ZB-K4HT

Tem ideia sobre quando é que Joaquim Maia Antunes foi para o Brasil ? Sabe ao menos o ano ?

Em princípio, o seu assento de batismo deverá estar na Conservatória do Registo Civil de Montemor-o-Velho (não tem assento de nascimento porque nasceu antes de 1911).

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#363156 | MCNN | 05 nov 2015 19:29 | Em resposta a: #363136

Boa tarde Harry

Tem a certeza da data de nascimento de Joaquim Maia Antunes ?

Pergunto isso porque de acordo com uma ficha de imigração dele a sua data de nascimento seria 23/11/1908.

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9J7-PD6J?i=40

Aqui tem outra ficha dele:

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9ZB-KZF4?i=6

Em ambas as fichas se carregar na seta para a direita poderá visualizar a imagem seguinte, a qual contém o verso da ficha.

Pelo que me apercebi, outro irmão dele chamado João Maia Antunes também rumou ao Brasil

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9ZB-K4HT

Tem ideia sobre quando é que Joaquim Maia Antunes foi para o Brasil ? Sabe ao menos o ano ?

Em princípio, o seu assento de batismo deverá estar na Conservatória do Registo Civil de Montemor-o-Velho (não tem assento de nascimento porque nasceu antes de 1911).

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#363160 | MCNN | 05 nov 2015 23:07 | Em resposta a: #363136

Boa noite de novo Harry

O bisavô da sua esposa chegou a Santos a bordo do vapor Demerara e desembarcou em 02/01/1920, acompanhado da mãe e do irmão João.

Pode ver aqui a lista de desembarque. Eles estão na segunda folha, com os números 37, 38 e 39.

http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/listas/BR_APESP_MI_LP_010400.pdf

Eles embarcaram em Lisboa

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#363163 | MCNN | 06 nov 2015 00:09 | Em resposta a: #363160

Harry

Rosalina solicitou passaporte para Santos em 11/11/1919

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GBXW-9XR5?i=404&owc=collection%2F1928596%2Fwaypoints&wc=9VH2-HZQ%3A222788401&cc=1928596

(é o número 1721)

Neste link pode ver o processo passaporte de Rosalina e dos dois filhos.

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99FC-HQ8C?owc=collection%2F1928596%2Fwaypoints&wc=9VH2-HZQ%3A222788401&cc=1928596

O processo vai da imagem 1 até à imagem 18. E contém algumas preciosidades.

Contém as transcrições dos assentos de baptismo de Rosalina e dos Filhos, contém a fotografia de Rosalina e creio que a de Joaquim e contém inclusive a carta de chamada escrita em São Paulo pelo esposo de Rosalina.

A data de nascimento correcta do bisavô da sua esposa é o da ficha de imigração.

O Joaquim era natural da freguesia de Montemor-o-Velho, concelho de Montemor-o-Velho.

Com estes dados já pode pedir à Conservatória do Registo Civil de Montemor-o-Velho a certidão de baptismo de Joaquim.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#363711 | Rbarr | 23 nov 2015 12:07 | Em resposta a: #363163

Prezados,

Primeiramente gostaria de cumprimentá-los pelo nobre trabalho aqui realizado, o que muito nos ajuda.

Estou procurando meus antepassados e talvez alguém aqui poderia me colocar na direção correta na tentativa de localizar a certidão de nascimento (assento) de meu avô paterno, nascido por volta de 1918, provavelmente em Cadima, Portugal, membro da família Mendes Barreto.

Seu nome completo era igual ao do seu Pai, ambos eram chamados Antônio Mendes Barreto,

Meu avô nasceu por volta de 1918, localidade correta desconhecida mas provavelmente no Concelho de Cantanhede e meu bisavô Antônio Mendes Barreto, nascido a 11 de Agosto de 1985, n freguesia de Cadima, casado com Rosa Fernandes Barreto, nascida em 10 de Maio de 1893, local desconhecido.

Todos imigraram rumo ao Brasil entre os anos de 1920 e 1930

Com esses dados, qual seria a melhor maneira de encontrar seus assentos?

Caso você possa me apontar o melhor caminho eu seria muito grato.

Atenciosamente,
Ricardo

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#363715 | mila1000 | 23 nov 2015 13:27 | Em resposta a: #121119

Ricaedo,
Através do http://tombo.pt ,poderá pesquisar no Distrito de Coimbra,Concelho Cantanhede, a freguesia de Cadima,pois,há livros digitalizados do ano que precisa.

Só localizei um cartão de imigração,quem sabe seja parente:
Antonio Rosa Mendes Barreto,natural de Cadima,Cantanhede,filho de Jose Mendes Barreto e Felicidade Rosa
imagem 165 e 166 com foto
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:V138-XJQ

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#364830 | rpinap | 05 jan 2016 18:25 | Em resposta a: #121119

Boa tarde!
Já tem algum tempo que procuro a certidão de nascimento do meu bisavô, porém meus avós já são falecidos e minha não sabe muita coisa.

O que temos é:
Nome: Manoel Tavares de Almeida Pinna (Pina)
Data de nascimento: 24/10/1866-1879 (não sabemos o ano exato). Ele falava que era de Porto, mas não sabemos mais nada além disso!
Falecimento: 13/10/1965 no Rio de Janeiro
Sabemos ainda que ele veio para o Brasil com 18 anos (provavelmente pelo porto do RJ), solteiro.
Mãe: Quitéria (Guitéria) Tavares de Almeida Pinna (Pina)
Pai: Manoel Tavares de Pinna (Pina)

Temos a certidão de óbito dele, mas, como foi uma vizinha dele na época que fez, muitas informações estão erradas, inclusive dizendo que ele nasceu em Minas Gerais.

Sabemos ainda que ele se casou no Brasil com Maria Rosa de (Almeida) Pinna (Pina) e depois com Helena Galvão Pinna (Pina), esta entre os anos 1909 e 1910 em Minas Gerais.

Obrigado!!!

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#365171 | PhilipeM | 17 jan 2016 12:29 | Em resposta a: #121119

Meu nome é Philipe de Lima Matheos, moro em São Paulo - Brasil (bisneto de português).

Estou na procura da certidão de nascimento de meu bisavô para que eu possa atribuir minha vó (filha dele ainda viva), assim atribuir a minha mãe (filha dela) e assim garantir minha atribuição portuguesa.

Não tenho muitas informações por enquanto, pois descobri ontem que meu bisavô é português, casou-se aqui no Brasil, porém as 2 filhas ainda vivas dizem que não sabem se ele fez uma certidão de casamento ou apenas se juntou a esposa (morando junto apenas).

Tentei procurar no museu do imigrante o nome dele, pois ele veio pro Brasil com 18 anos, chegou a voltar para portugal para servir o exército porque foi chamado. Depois retornou ao Brasil e se casou. e teve cerca de 7 filhos.

Estou achando 2 pessoas que se chamam josé heleno e são filhos dos imigrantes que vieram para o Brasil, porém eles tem a idade de 4 anos em 1929, e o outro 6 anos em 1924, sendo assim em 1929 este segundo tinha 11 anos.

O fato é que minha vó (Oridia Heleno de Lima) nasceu em 1929, e pelo que ela me disse ontem, o pai dela já devia ter mais de 30 ou 40 anos nessa data. Portanto poderiamos descartar estas 2 pessoas que encontrei no acervo digital do museu do imigrante.

Ela me disse também que ele era transmontano (trás-os-montes), parece-me que é um estado dai de Portugal, não sei se ajuda.

Acham que poderiam me ajudar a obter a 2ª via da certidão de nascimento de meu bisavô?

No aguardo de sua resposta,

Grato.

Philipe Matheos.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#365172 | MCNN | 17 jan 2016 12:36 | Em resposta a: #365171

Bom dia Philipe


Para podermos tentar ajudá-lo, seria importante que nos dissesse o nome do seu avô.

E, já agora, se souber o nome dos pais dele diga-nos também por favor.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#365173 | saintclair | 17 jan 2016 12:40 | Em resposta a: #365171

-
....Saberá pelo menos o nome do seu Bisavô?
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#365175 | MCNN | 17 jan 2016 13:02 | Em resposta a: #365171

Philipe

Quando lhe perguntei pelo nome de seu avô enganei-me, pois queria obviamente perguntar-lhe pelo nome do seu bisavô português e nome dos pais dele.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#365176 | PhilipeM | 17 jan 2016 13:25 | Em resposta a: #365175

Acabei de falar com uma das filhas dele (Lidia), me acolheu com muitas outras informações:

Agora sei que ele é de Leiria (Portugal), os pais de meu bisavô português (José Heleno) se chamavam Manoel e Josefa (não sei quanto aos sobrenomes, mas provavelmente o Manoel seja Manoel Heleno).

Ele viajou para Portugal 2 vezes, porque foi chamado para o exercício com 18 anos, quando chegou aqui no Brasil pela segunda vez, se casou 2 vezes em Cravinhos - SP.

Vocês acreditam que apenas com a certidão de casamento eu consiga passar a nacionalidade portuguesa para minha família?

Ou terei que buscar a certidão de nascimento?

Grato pela ajuda,

Philipe Matheos.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#365177 | MCNN | 17 jan 2016 13:33 | Em resposta a: #365176

Philipe

No link seguinte pode ver o assento de batismo do seu bisavô:

http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1112261

(tem de selecionar a imagem 42.tif)

Ele nasceu no lugar de Lameiria, na freguesia de Colmeias, concelho de Leiria em 12/02/1883.

Era filho de Manuel Heleno do Carmo e de Josefa de Jesus.

Para obter a certidão de batismo (documento que irá utilizar para a aquisição da nacionalidade portuguesa por parte da sua avó), contacte o Arquivo Distrital de Leiria.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#365178 | PhilipeM | 17 jan 2016 13:35 | Em resposta a: #365176

Galera,

acabei de encontrar no arquivo distrital de leiria estes dados e acredito que seja ele mesmo, em 1904 ele teria 20 anos.

Filiação: Manuel Heleno do Carmo / Josefa de Jesus.

Naturalidade: Lameiria / Colmeias / Leiria

Residência: Chãs / Colmeias Leiria

Acha que seria mais fácil agora eu conseguir a certidão?

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#365179 | PhilipeM | 17 jan 2016 13:36 | Em resposta a: #365177

Muito Obrigado,

Por tudo Mário :)

Vlw mesmo.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#365180 | MCNN | 17 jan 2016 13:37 | Em resposta a: #365178

Philipe

Eu já lhe dei o link para o assento de batismo e já indiquei como obter a certidão de batismo.

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#365313 | PhilipeM | 22 jan 2016 12:48 | Em resposta a: #365180

Mario,

Será que você conseguiria me ajudar a achar dados sobre o nascimento da esposa dele? (minha bisavó - Ana de Jesus)

Nasceu em Cravinhos - SP, e se casou na mesma cidade com meu bisavô José Heleno (do qual realizamos as buscas em Leiria).

Meu bisavô se casou 2 vezes, ela foi do 2º casamento. Tentei contatar o cartório, porém eles precisam saber pelo menos o ano para iniciar as buscas em seus registros.

Pelo menos com a certidão de Casamento saberia o ano que a minha bisavó Ana de Jesus Nasceu e poderia solicitar a certidão de nascimento dela também.

Para solicitar a cidadania precisa da certidão de casamento deles (Ana de Jesus e José Heleno) e da de nascimento de minha bisavó Ana de Jesus.

Acha que consegue me ajudar?

Grato por tudo,

Philipe Matheos.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#365314 | PhilipeM | 22 jan 2016 12:51 | Em resposta a: #365313

Acredito que possa ser entre os anos de 1900 à 1930 (o casamento) , nos registros da paróquia são josé que estão disponibilizados no site de cravinhos sp não consegui localizar a de casamento.

Grato,

Philipe Matheos.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#366412 | Jeovani | 22 fev 2016 17:31 | Em resposta a: #121119

Boa tarde Sr. LOURVAL,

O sr. pode me ajudar ? Meu nome é Jeovani, brasileiro do Rio de Janeiro como todos tbm estou tentando tirar a dupla cidadania, não tenho muitos da dos do meu avô , tenho mais do pai dele meu bisavô, abaixo os dados que eu tenho :

Nome avô : Jose de Oliveira

Nome bisavô : Julho Capucho , pai : José Francisco capucho e mãe : Genoveva
Nascido em 1879
Natural de freguesia de santa maria

tenho um cópia da polícia para nada consta para sair de Portugal , em 06/11/1920 do 2º ofício caldas da rainha e o antigo endereço : rua do corpo santo, nº 50 2º andar

se o sr. poder me ajudar fico agradecido ,
meu e-mail para contato caso queira é jeovanialves40@gmail.com

obrigado

Jeovani Alves

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#366429 | Jeovani | 22 fev 2016 22:47 | Em resposta a: #366412

Sr. Lourval,

consegui alguns dados do meu avô

Nome : José de Oliveira
Pai : Julio capucho
mae : eulalia de oliveira
data nascimento : 14/11/190
brigado
o

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#366752 | marcellysawhney | 04 mar 2016 06:08 | Em resposta a: #364830

Assentos de nascimento ate 1911 estao todos no arquivo distrital do porto. Se seu bisavo nasceu la, eh por onde deve procurar. Entre no site do arquivo: www.adporto.pt cadastre-se , apois fazer seu cadastro, clique em pesquisa e leitura. O numero do arquivo eh: DDI+ (+351) 220 046 200 ligando para la, eles irao te ensinar passoa passo, se explicar aqui ficara mt longo. O arquivo responde geralmente em dois dias. Se vc tem a filiacao e o nome completo, pesquise de ano em ano. Se precisar de orientacao meu email eh rioceleb@gmail.com Boa sorte

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#366753 | marcellysawhney | 04 mar 2016 06:55 | Em resposta a: #366429

sr, Lourval,

Achei no diario oficial o nome do jose de oliveira, filho de julio capucho e eulalia de oliveira ,o jose em uma junta de alistamento militar do 22 distrito, em maio de 1938.

Na primeira circunscrição de recrutamento militar, na rua campo grande numero 174.

O jose consta na pag 51

http://www.jusbrasil.com.br/diarios/2240851/pg-49-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-25-05-1938/pdfView



http://www.jusbrasil.com.br/diarios/2240853/pg-51-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-25-05-1938/pdfView

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#368167 | Isadora_Kiryuu | 12 abr 2016 05:34 | Em resposta a: #121119

Prezados amigos,

Também estou tentando conseguir a Certidão de Nascimento de minha avó portuguesa para atribuição de nacionalidade de minha mãe e posteriormente a minha.

Agradeceria imensamente se me ajudassem a consegui-la, visto que já pesquisei muito e até agora não consegui quase nada. Preciso urgentemente descobrir sua freguesia. Já telefonei para muitos Conselhos e enviei vários emails para Arquivos distritais, todos com respostas negativas.

Os dados que temos são os seguintes:

Nome: Maria Nazareth Ribeiro
Data de Nascimento: 06/07/1904 (segundo RG) e 18/04/1903 (segundo documento de embarque)
Filiação: Justino Ribeiro e Margarida Rosa de Jesus
Procedência: Baião (segundo documento embarque) e São João em Trás-os-Montes (segundo a família)

Agradeço qualquer informação que possa ajudar-me,

Isadora

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#370944 | CARLAZANUSSO | 20 jun 2016 22:10 | Em resposta a: #121119

Prezado Lourival

O pai da minha sogra o Sr. Jose Prudencio Botas Junior é filho de portugueses Sr.Jose Prudencio Botas e Rosaria Maria Botas, ele nasceu em águas brasileiras dia 10/02/1919, mas tinha dupla nacionalidade pois seus pais eram portugueses e comerciantes na cidade de Lisboa onde foi registrado possivelmente no ano de 1921 pois estudou no colégio Liceu de Lisboa, quando retornaram do Brasil e viveu até o ano de 1940, a mãe Sra. Rosaria Maria Botas se divorcio no ano de 1940 e tudo foi registrado no Cartório da cidade do Porto, no conservatório de Leiria nós conseguimos contato e eles acharam a certidão de Batismo do pai dele José Prudêncio Botas que era Natural de Marinha Grande - Leiria e a mãe possivelmente também.

Preciso de ajuda pois não temos nenhum documento português dele, mas acreditamos que ele teve um registro português porque estudou no colégio Liceu de Lisboa .

Preciso de ajuda.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#370950 | mila1000 | 21 jun 2016 12:51 | Em resposta a: #121119

Carla,

Crie um tópico seu para conseguir ajuda dos confrades,é muito mais rápido.

PASSAPORTE DE JOSÉ PRUDÊNCIO BOTAS
NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Documento simples
CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/ADLRA/AC/GCLRA/H-D/001/0032/000439
TIPO DE TÍTULO
Atribuído
DATAS DE PRODUÇÃO
1912-12-14 a 1912-12-14
DATAS DESCRITIVAS
1912-1912
DIMENSÃO E SUPORTE
1 p.; papel
ÂMBITO E CONTEÚDO
Registo Nº 0437

Idade: 21 anos

Filiação: Prudêncio Botas / Maria Caetana

Naturalidade: Garcia / Marinha Grande

Residência: Garcia / Marinha Grande

Destino: Rio de Janeiro

Observações: Escreve

Imagem 29.tif batismo de Jose Prudencio Botas (pai) em 1891
,parece que há um divorcio
http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1109198


teria que verificar junto à conservatoria de leiria-marinha grande se há registro do filho em 1921.

Quanto ao Liceu onde estudou em Lisboa,veja se eles fornecem o prontuario do aluno,pois,deve constar a nacionalidade dele,ou,algum documento da época.

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#370967 | CARLAZANUSSO | 21 jun 2016 18:41 | Em resposta a: #121119

Mila,

Muito obrigada pela informação vou criar um tópico sim.


Carla

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#370994 | mila1000 | 22 jun 2016 16:39 | Em resposta a: #368167

Isadora,

existe cartão de imigração de Maria Nazareth Oliveira,com foto.
Creio que os outros cartões,são dos irmãos.Sei que na lista de chegada consta o nome de Joaquina,mas,achei cartão em nome de Joaquim.

poderá solicitar cópia dos processos de registros dos imigrantes escrevendo para consultas@arquivonacional.gov.br
.Faça o pedido mencionando tudo que consta nos cartões,Demora uns 40 dias.

http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=09A&pagina=073&familia=38160


cartão imigracao Antonio Ribeiro imagens 103/104

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9NM-S2LQ?i=102&wc=Q4TX-FM3%3A1062993602%2C1062997502%3Fcc%3D2140223&cc=2140223

Joaquim Ribeiro e não Joaquina desembarcou em Santos em 17/7/1913( confere com lista passageiros)
Imagens 469/470
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9NM-G3G1?i=468&wc=Q4TX-2NP%3A1062993602%2C1063085101%3Fcc%3D2140223&cc=2140223

Maria Nazareth de Oliveira –São Joao (seria São João da pesqueira??)
imagem 253
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9JP-39Q6?i=252&wc=Q4TK-GP8%3A1062993302%2C1063121801%3Fcc%3D2140223&cc=2140223


Saberia dizer os nomes dos pais de justino?Na lista de chegada diz Herminio,e,no cepese encontrei um Justino onde o nome da mãe é Herminia Henriques
ID 449237
nome justino ribeiro
natural Baião
Concelho sem indicação
mae Herminia Henriques

Caso saiba o,pode verificar se encontra no www.cepese.pt

crie um tópico seu,assim,a ajuda é mais rápida.

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#371011 | pristrauss | 23 jun 2016 00:40 | Em resposta a: #121119

Amigos,

Vocês sabem se com essas informações eu consigo achar a certidão do meu avô?
Não consigo descobrir a localização exata de seu nascimento.
Preciso tirar a cidadania portuguesa e não tenho a certidão do meu avô português.
Segue abaixo todas as informações que consegui colher até o momento:

NOME (meu avô): DOMINGOS SOARES
DATA DE NASCIMENTO: 20 DE SETEMBRO DE 1916
LOCAL DE NASCIMENTO: PORTUGAL

FILHO DE: MANOEL SOARES e MARIA DA CONCEIÇÃO

IRMAO DE: MARIA ROSA SOARES
DATA DE NASCIMENTO: 08 DE FEVEREIRO DE 1923
LOCAL DE NASCIMENTO: GONDOMAR, PORTUGAL

Outras informações:
- MANOEL SOARES era sapateiro;
- A família veio para Rio de Janeiro - Brasil;
- DOMINGOS SOARES casou-se já no Brasil no ano de 1941 com LINDA SCHMELZER.
- As informações que tenho acerca da região de origem do meu avô se baseia apenas em memórias de parentes que dizem que eram de Tras os Montes.

Fico agradecida com qualquer ajuda que puderem me dar!
Obrigada,
Priscila

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#371967 | Isadora_Kiryuu | 15 jul 2016 03:11 | Em resposta a: #370994

Cara Mila,

Muito obrigada pelas informações! A Certidão que necessito de minha avó é para obtenção da cidadania. Vou seguir sua orientação,

Obrigada,

Isadora

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#377548 | AlexandrePortela | 02 fev 2017 11:49 | Em resposta a: #121119

Olá pessoal, tudo bem?

Poderiam fornecer alguma dica de como localizar o concelho e a freguesia de onde está a certidão de nascimento do meu avô? E, uma vez localizado, como fazer a solicitação online?

Como é um documento com mais de 100 anos, fui informado que estaria no Arquivo da Universidade de Coimbra, mas eu não encontrei realizando a busca.

Nome: Lino Portela
Pai: Antonio da Costa Portela
Mãe: Mariana de Jesus
Ano de nascimento: 23/07/1914 (que constam no https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89JP-VSFJ?mode=g&i=792&cc=2140223)
Cidade natal: Coimbra

Arquivos que eu encontrei até o momento:

Lino Portela
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89JP-VSFJ?mode=g&i=792&cc=2140223

Irmão, Ariceu Portela
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89JP-VSBV?mode=g&i=750&cc=2140223

Pai, Antonio da Costa Portela
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9F1-9ZQG?i=490

http://www.inci.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=105&pagina=234&familia=59120

Obrigado,
Alexandre Portela Ribeiro

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#377821 | Felipe Torres | 16 fev 2017 17:04 | Em resposta a: #121119

Olá Confrades! Podem me ajudar?

Sou Brasileiro, e sou neto de Portuguesa, Maria Rodrigues, nascida em 1911 em Abrunhosa do Mato, creio que Concelho de Mangualde, Distrito de Viseu.

Estou iniciando processo de Atribuição de Nacionalidade. Vou pedir primeiro para a minha Mãe, filha de Maria Rodrigues, e depois a minha.

Já estou ciente dos documentos e do processo exigido aqui pelo Consulado Português, no Rio de Janeiro.

Meu Tio, também filho de Maria Rodrigues, já conseguiu a CIDADANIA e também meus primos, mas não consegue encontrar uma cópia do Registro de Nascimento que conseguiu, quando fez o processo de Atribuição de Nacionalidade dele e de seus filhos. O nome desse meu Tio é Cid Rodrigues.

Como eu consigo solicitar uma cópia do Registro (Certidão, Assento) de Nascimento da minha avó?

Desde já agradeço a atenção!

Felipe

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#377825 | jpm2353 | 16 fev 2017 20:38 | Em resposta a: #377548

Olá Alexandre Ribeiro,

Coimbra é uma cidade com imensas freguesias, e também é sede de concelho e distrito do mesmo nome, pelo que deve ser impossível localizar o assento de baptismo sem saber o concelho e a respectiva freguesia.
Aconselho-o a procurar o pedido de passaporte (que deve dizer o local onde nasceu o requerente) através desta ligação: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9KD-B99N-1?owc=waypoints&wc=9VCM-16D%3A1076492001&cc=1928596

Ao descobrir esses dados, já poderá procurar o assento de baptismo, com sorte terá o livro para consultar em linha aqui: https://familysearch.org/search/image/index#uri=https://familysearch.org/recapi/sord/collection/1928593/waypoints

Boa sorte!

Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#377826 | jpm2353 | 16 fev 2017 20:51 | Em resposta a: #377821

Olá Felipe Torres,

Abrunhosa do Mato, é uma localidade da freguesia de Cunha Baixa, do concelho de Mangualde.
Pode ver os livros de assentos disponíveis para consulta pela internet nesta ligação:
http://tombo.pt/f/mgl05#001

Infelizmente o de 1911 não está disponível, pelo que terá de escrever para a Conservatória do Registo Civil de Mangualde a pedir uma Certidão do assento de baptismo, ou então para o Arquivo Distrital de Viseu, pois pode ser que os livros de 1911 já não estejam na conservatória e tenham sido enviados para lá.
Consegue obter os endereços respectivos, através de qualquer motor de busca.
Além do nome da pessoa que procura, local de nascimento, freguesia e concelho, convém indicar os nomes dos pais.

Boa sorte!

Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#377827 | Felipe Torres | 16 fev 2017 21:01 | Em resposta a: #121119

Obrigado João! A dica do site TOMBO eu já havia seguido e já havia visto que não há registros depois de Março de 1911 e minha avó é de Setembro de 1911.

Já enviei os e-mails e agora então é aguardar as respostas.

Mandei com nome dela, data de nascimento, local de nascimento, nome da mãe (pai desconhecido) e nome dos avós dela, maternos com suas respectivas datas de nascimento e localidades.

Muito grato!

Felipe

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#377830 | Felipe Torres | 16 fev 2017 22:03 | Em resposta a: #121119

João, boa noite!

Minha esposa também está buscando registros do avô dela. Pode me ajudar com isso também?

Nome: José de Oliveira
Data de nascimento: 26 de novembro de 1896
Nome do pai: Joaquim de Oliveira
Nome da mãe: Luiza Gomes

Casou-se em 22 Abril de 1922, e a certidão de casamento informa apenas que ele é Português e apresentou o passaporte para casar. O Cartório não tem cópia do passaporte.
Minha expectativa é de fazer a busca do deferimento do passaporte entre os anos de 1914 (quando ele fez 18 anos) e 1922 (ano em que já estava no Brasil e se casou).

Pode nos ajudar?

Obrigado,

Felipe

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#377835 | Alinelua | 16 fev 2017 23:25 | Em resposta a: #121119

Prezados estarei encerrando este tópico uma vez que não obtive resultado em minha pesquisa e continuo recebendo notificações relacionadas a outros assuntos. Sugiro que os interessados criem tópicos para suas próprias buscas a fim de facilitar o trabalho dos colaboradores da página. Grata por toda ajuda que aqui recebi.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#377843 | Felipe Torres | 17 fev 2017 11:56 | Em resposta a: #377835

Bom dia queridos!

Aline, me permita uma colocação?

As informações que encontrei aqui neste tópico foram muito úteis para mim. Nesse momento de busca de informações, qualquer vestígio é uma enorme esperança.

Isto posto, peço que considere manter o tópico, para que as pessoas envolvidas não percam esse link.

Respeitosamente, Felipe

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#378363 | RachelPereira84 | 06 mar 2017 05:18 | Em resposta a: #121119

Ola!

Queria saber se alguém pode me ajudar... estou procurando aonde eu posso encontrar o certidão de nascimento de um parente que nasceu em Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal.

Essa eh a informação que eu tenho:
Nome: Hermínio Alvaro Francisco
Filho de: Alvaro Francisco e Luzia Ribeiro
Nascido: 19 Set 1901 em fraguesia de Vilar do Paraíso, conselho de Vila Nova de Gaia, distrito de Porto em Portugal.

Também temos o certificado de inscrição do Consulado Geral de Portugal no Rio, que foi valido at 4 de maio 1946, e faleceu no Rio em 1973.

Quem puder ajudar, ja agradeço!

Obrigada,
Rachel Pereira

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#378367 | silvestre | 06 mar 2017 09:10 | Em resposta a: #378363

http://tombo.pt/f/vng24

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#378372 | silvestre | 06 mar 2017 10:48 | Em resposta a: #378363

Veja o baptismo no final de Outubro: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=1210191

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#378548 | RachelPereira84 | 12 mar 2017 18:28 | Em resposta a: #121119

Silvestre!! MUITO MUITO OBRIGADA!! Nossa! Estou emocionada!! Não pode imaginar minha felicidade! Abraço!

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#378581 | raphael.rodrigues | 13 mar 2017 20:37 | Em resposta a: #121119

Olá! Gostaria de uma grande ajuda. Já tem 3 semanas que eu enviei um e-mail ao arquivo distrital de Vila Real para descobrir se a certidão de nascimento da minha avó ainda existe, mas até agora não obtive nenhum retorno.

Estou juntando informações para saber se poderei dar entrada na cidadania do meu pai, pois a mãe dele(minha avó) era portuguesa.

Registo de nascimento
Nome: Maria de Jesus Ribeiro
Nascimento: 08 de Março de 1915
Pai: Manoel Ribeiro
Mão: Maria Candida Ribeiro
Região: Tras os montes
Distrito: Vila Real
Concelho: Vila Real
Freguesia: Torgueda

Desde já agradeço!!

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#378583 | silvestre | 13 mar 2017 21:23 | Em resposta a: #378581

Tem a certeza de que 1915 já está no Arquivo? Poderá estar ainda na Conservatória do Registo Civil de Vila Real.
Endereço: R. Mal. Teixeira Rebelo 8, 5000-626 Vila Real, Portugal,
Telefone: 259 340 100

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#378585 | raphael.rodrigues | 13 mar 2017 21:57 | Em resposta a: #378583

Pelo que eu já li, as certidões com mais de 100 anos muito provavelmente já estão nos arquivos distritais.

Eu moro no Rio de Janeiro, então tentarei contato pelo e-mail: crc.vilareal@dgrn.mj.pt
Informo a vocês o desfecho.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#378640 | raphael.rodrigues | 15 mar 2017 13:28 | Em resposta a: #378585

Prezados,

Eu enviei um e-mail para o Conservatório de Registro Civil de Vila Real (E-mail: crc.vilareal@dgrn.mj.pt), mas até o momento não obtive retorno.

Sabem me informar se essa demora é normal?
Existem outros meio de se realizar essa busca alem de e-mail e telefone?

Meu medo é esperar eternamente e não obter retorno.


Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#378740 | MaluSilva | 17 mar 2017 01:30 | Em resposta a: #121119

Prezados Amigos!

Estou precisando de ajuda e não sei mais onde recorrer, meu avô nasceu em Portugal nos idos de 1901 ou 1902 e imigrou para o Brasil ainda bebê.

Já tentei levantar mais informações a respeito do local e data correta de nascimento mas não consegui nada concreto, só tenho os nomes dos pais, é possível por algum meio descobrir onde ele nasceu apenas com os nomes dos pais?
NOME DO MEU AVÔ: Manoel Joaquim Torres
FILHO DE: Joaquim Moreira Torres e Custódia Maria de Jesus

Nasceu por volta de 1902

Desde já agradeço se alguém puder me dar umas dicas.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#378756 | Andreaazevedo | 17 mar 2017 15:19 | Em resposta a: #121119

Meu bisavô, Salvador José Martins de Souza, nasceu em Portugal em 15/04/1864, provavelmente em Sá, Ponte de Lima. Faleceu no Brasil em 11/05/1943, aos 79 anos. Preciso de ajuda para encontrar seu assento de nascimento, sendo que na certidão de casamento ele diz ser de Lisboa. Não sei em que ano entrou no Brasil, mas sei que retornou à Portugal em 1899, a passeio, e pegou o passaporte para voltar ao Brasil em Viana do Castelo. Deixou uma irmã em Sá, Maria Emília Martins de Souza, deve haver descendentes dela ainda lá, vivos. Procuro esses parentes, que talvez possam me ajudar a resolver esse mistério. Toda a família tem assento de nascimento em Sá, casamento dos pais dele, meus tataravós também foi lá.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#378901 | ECIO RIBEIRO | 20 mar 2017 18:46 | Em resposta a: #121119

Estou precisando da certidão de nascimento para fins de reconhecimento de cidadania portuguesa da bisavó da minha esposa.

- Cecília Gomes Ferreira
- Nascimento : 05/07/1896
- Abrunhosa do Mato
- Freguesia: Cunha Baixa
- Concelho: Mangualde
- Distrito: Viseu

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#378903 | silvestre | 20 mar 2017 19:27 | Em resposta a: #378901

A Cecília está aqui: http://tombo.pt/f/mgl05
Peça o documento ao Arquivo Distrital de Viseu

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#378905 | ECIO RIBEIRO | 20 mar 2017 20:06 | Em resposta a: #378903

Obrigado. Vou tentar.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#378965 | silvestre | 21 mar 2017 20:25 | Em resposta a: #378903

Encontrou a Cecília? Veja a imagem 166tif: http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/viewer?id=1057175
Caso seja ela, e julgo que sim, a data corresponde ao baptismo. O nascimento foi a 26/6.
Arquivo Distrital de Viseu
Largo Santa Cristina, 3500-071 Viseu

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#381169 | nivaldo_buzzo | 19 mai 2017 02:36 | Em resposta a: #121119

Alguém poderia ajudar para encontrar a certidão de nascimento abaixo:
1. Custodio Correia de Carvalho
2. Nasceu em Barqueiros em 06/05/1904
3. Concelho de Barcelos
4. Mãe: Maria Monteiro Rabelo
5. Pai: José Correia de Carvalho

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#383835 | patjordao | 21 ago 2017 21:04 | Em resposta a: #121119

Olá,

Preciso encontrar a certidão de nascimento de:
Samuel Aznil de Siqueira. Achei o registro de estrangeiro dele de quando veio ao Brasil em 1959, https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99NN-T29R

Meu pai diz que ele é de Lisboa, tem uma amiga que está lá mas precisamos saber qual freguesia ele nasceu para que ela vá atras da certidão de nascimento para mim.

Qualquer ajuda seria demais.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#384008 | Placido Alvarenga | 30 ago 2017 12:14 | Em resposta a: #121119

Agradeço informar-me se possível for, data de nascimento do meu avô: João de Souto Amado filho legítimo
de Luis de Souto Amado e de Maria Jesus Teixeira.

Distrito de FARO ALGARVE.

Os meus respeitosos comprimentos

Plácido Souto Alvarenga

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#384013 | mila1000 | 30 ago 2017 14:19 | Em resposta a: #121119

Placido,

Procure dados no casamento,no óbito,pois,sem uma estimativa de ano,é impossivel!
Há centenas de freguesias no Distrito de Faro...

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#384396 | edlo | 12 set 2017 21:34 | Em resposta a: #384008

Bom dia. Vi seu comentário no Fórum de Cidadania Portuguesa e vim trazer-lhe se interessar, meus serviços. Trabalho com especialidade em localização de registros antigos no Brasil e em Portugal. Se precisar de ajuda profissional para localizar os documentos que precisa, está aqui meu contacto +4407864836065 Whatssap.

Com os melhores cumprimentos

Edlo Santos
Assessor e Especialista em Pesquisas Genealógicas.

Escritório de Assessoria Genealógica Internacional.
Gipsy Road, Clytha Court, Room 2, London - England - UK.
Emails: genealogiaeuropeia@hotmail.com documentorc@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#400421 | Gleyza | 28 mai 2018 10:02 | Em resposta a: #121119

bom dia! gostaria de saber em qual cidade meu avô e bisavô nasceram em Portugal, so tenho a data de nascimento e óbito do meu avô e do meu bisavô so tenho o nome completo.
avô: Manoel Francisco de Oliveira
nascido em 25/04/1922
falecido em : 16/01/1995

bisavô: Emerenciano Francisco de Oliveira
Bisavó: Maria Augusta de Jesus
desde já agradeço e aguardo o contato.

att.Gleyza Florenzano.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#400423 | silvestre | 28 mai 2018 10:26 | Em resposta a: #400421

Casamento de uma filha onde consta um processo de habilitação onde poderá estar a origem paterna
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-67BG-8R?i=189&cc=1582573

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#400429 | Gleyza | 28 mai 2018 12:48 | Em resposta a: #400421

não consegui ver minha resposta anterior

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#400430 | saintclair | 28 mai 2018 13:53 | Em resposta a: #400429

https://geneall.net/pt/forum-user/111139/gleyza/

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#408643 | pperet | 16 out 2018 14:44 | Em resposta a: #121119

Boa tarde. Pretendo encontrar o assento de nascimento ou batismo do português:
Manuel Fernando Maciel Martins dos Santos Vaz
Nascido a 20-02-1941
Natural de Luanda/Angola
Filho de Anatólio (dos Santos) Vaz (na certidão de nascimento da irmã de Manuel, emitida em Luanda, consta apenas Anatólio Vaz)
E de Ione Maciel Martins Vaz
A pessoa em referência teve emitido o seu passaporte português no Funchal, sob o nº 3323/55 a 4-11-1955 e viajou para o Rio de Janeiro/Brasil no mesmo mês, no navio Vera Cruz. Possuo cópia do passaporte, se necessário.
Já consultei as Conservatórias dos Registos Centrais de Lisboa e do Registo Civil do Funchal, sem êxito.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#408777 | liarrabal | 19 out 2018 19:19 | Em resposta a: #121119

Prezados amigos,

Necessito de alguma ajuda para conseguir algum documento ou certidão referente a esta pessoa:
Joaquim dos Santos
nascimento 1874
filiação : Jose dos Santos e Maria de Jesus
Viana do Castelo
Monção

Desde ja agradeço enormemente,

Aline

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#408852 | LUCASHENRIQUETOBIAS | 22 out 2018 19:25 | Em resposta a: #121119

Boa tarde.
Estou procurando a certidão de nascimento de meu bisavô Manoel Vasconcelos, nascido por volta de 1907 em São Roque do Faial - Ilha da Madeira.
Muito obrigado.

at.te
Lucas.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#408975 | CristianeAA | 25 out 2018 21:43 | Em resposta a: #121119

Minha avó nasceu em Portugal mas não sei a freguesia nem o conselho

Nome. Olympia Silva Bretanha ou Apenas Olympia Silva

Pai. Henrique da Silva
Mãe. Maria José

Dia 11 de Outubro de 1912

Se não me engano mãe falecida ainda em Portugal
Vieram para o Brasil
Pai. Madrasta. Minha avó que na época tinha 6 anos e 1 irmão de 5 anos que faleceu ainda no navio.

Lembro que ela falava sobre Ilha da Madeira, trás os montes e Açores
Mas não sei se tem ligação com o local de seu nascimento

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#409172 | CristianeAA | 01 nov 2018 16:52 | Em resposta a: #408975

Encontrei dois cartões de Imigração da Minha avó
Constam neles:

1° cartão de Imigração
nome Olimpia Silva Bretanha
Pai: Henrique da Silva
Mãe: Maria José
Nacionalidade: Portuguesa
Carteira de Identidade: 800.332
Registro. 155.486 Exp. em 18/11942 em São Paulo

2º cartão de Imigração
nome: Olympia Silva Bretanha
Pai: Henrique da Silva
Mãe: Maria José
Nacionalidade: Portuguesa
Natural de Albação do Corgão (acredito que a grafia esteja errada, seria Alvações do Corgo, Vila Real, Portugal)
Local de Desembarque: Rio de Janeiro
Data:30/05/1919
RE 155.486
RG 800.332
Emitido em 18/04/1976

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#409179 | Jorge Resende | 01 nov 2018 21:32 | Em resposta a: #408852

https://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=276721

Att Lucas Henriques Tobias
Será este o Manuel e procura em 1902?

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#409181 | Jorge Resende | 01 nov 2018 21:39 | Em resposta a: #409179

Atenção Lucas Henriques Tobias

O assento deste Manuel
https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=51223&FileID=1137032 imagem 12 assento 12

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#409241 | LUCASHENRIQUETOBIAS | 03 nov 2018 14:37 | Em resposta a: #409181

Bom dia, Jorge.
Muito obrigado pela colaboração.
Qual seria o procedimento para requerer a segunda via desta certidão para fins de nacionalidade ?
Muito obrigado mesmo, de coração.
Abraço

Cordialmente, Lucas Henrique Tobias.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#409279 | bagambaro | 04 nov 2018 20:24 | Em resposta a: #121119

Boa Tarde gente...estou procurando as informações para buscar a certidão de nascimento do meu avô Português... tenho as seguintes informações:

Nome: Antonio Manoel da Silva
Data de Nascimento: 24/03/1884 em Bragança região de Trás dos Montes
Pai: João Felix da Silva
Mãe: Luiza Joaquina da Silva

Ele veio para o Brasil com 19 anos por Belém (Pará) e por lá se estabeleceu.... Alguém consegue me ajudar? não tenho nenhuma outra informção!!

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#411226 | afundonaorigem | 13 jan 2019 20:35 | Em resposta a: #121129

Oi! Prezado preciso da certidão de nascimento de meu bisavô, francisco lopes martins, ELE ERA DE PORTUGAL NASCIDO no ano 1848, falecido no Brasil em 1910, tendo se casado no Brasil 1881 com Luiza de Oliveira Martins.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#411307 | marinacunha | 16 jan 2019 02:09 | Em resposta a: #411226

Boa Noite,
Diga mais sobre seu parente se ele vivia em SP , RJ?
Quanto mais detalhes você oferecer mais podemos aos poucos te ajudar!
Digo isso porque a quase 7 anos atrás, comecei minha pesquisa por aqui e obtive sucesso!
Muitos confrades aqui me ajudaram e muito.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#411308 | marinacunha | 16 jan 2019 02:14 | Em resposta a: #409279

Olá se vc tem certeza que ele veio de Bragança escreva para arquivo a primeira hora de consulta é gratuita!
https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4223336
Coloque todos os dados e peça ajuda.
Eles são muito atenciosos.
Boa sorte!
Marina

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#411309 | marinacunha | 16 jan 2019 02:18 | Em resposta a: #409279

Você também poderá achar o passaporte dele entre no site da igreja dos mórmons ela tem acervo maravilhoso de genealogia de uso gratuito vc pode pedir para ver os microfilmes.
https://www.myheritage.com.br/research/collection-40001/arvore-genealogica-do-familysearch
Boa sorte

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#411316 | mila1000 | 16 jan 2019 11:05 | Em resposta a: #121119

Caro afundounaorigem... devia ter se identificado

Faça buscas pelo casamento de francisco em Sacra Familia de Tinguá, distrito que pertence ao municipio Engenheiro Paulo de Frontim ( deve procurar casamento no religioso de 1880 e 1881).
Há casamentos dos filhos em Paracambi


Francisca , filha, nasceu em Qeimados rj 12 07 1889

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTQQ-HCZ?i=38&wc=9GT1-HZQ%3A113331901%2C113331902%2C113986501&cc=1582573
neta paterna de Manoel Lopes Martins e Josepha Gonçalves
neta materna de Felippe Jose da costa e maria luiza da conceiçao



falecimento de francisco, em Paracambi 11/06/1910
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DZ89-KH3?i=201&cc=1582573
filhos:

Joao Lopes Martins 32 anos
Eduardo Lopes Martins 30 anos
Maria luiza Martins 28 anos
Luis Lopes Martins 21 anos
Francisca Dias Martins 17 anos

Luiza Martins ,esposa, faleceu em Paracambi em 9 04 1914


Francisca: casamento 28 12 1912- Paracambi com Raul Jose dos Santos
Luiz casou na 13 circunscriçao RJ , em 14 09 1912, com Deolinda Soares da Costa


Agora é só ir atrás dos documentos.

Boa sorte

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#411343 | ARTHUR FERREIRA | 17 jan 2019 21:40 | Em resposta a: #121119

Senhores boa noite, preciso de ajuda para localizar o acento de batismo ou registro de nascimento do meu avô.
Provavelmente embarcaram entre os anos 1911 a 1926 contando com idas e vindas (não tenho certeza se seu nome quando veio a primeira vez era Artur Ferreira).
Artur Ferreira data nascimento: 22/06/1909 falecimento: 11/02/1975 filho de Antônio Joaquim Ferreira data do nascimento: 08/09/1880 e Antônia Joaquina Fernandes data de nascimento:18/09/1878
Procuro o do meu avô conforme relatos do meu pai e tias ele veio clandestino com idade entre 3 a 9 anos mais não sei se foi com os meus Bisavós ou com outra pessoa era comum padrinhos buscarem melhorias para seus afilhados, e depois retornou a Portugal com uns 14 anos desta vez tenho quase certeza que foi com meu Bisavô para pegar sua irmã Ana Ferreira ou Anna Maria Ferreira sei que vieram para Rio de janeiro onde sua irmã Ana ficou morando e se casou ele veio com Bisavós para o estado do Pará cidade de Belém onde morou na rua Siqueira Mendes nº 18 bairro cidade velha.
Também tive conhecimento que meu avô tinha outros Irmãos que vieram de Portugal morar no Pará mais não sei se veio junto com a irmã Ana ou em outro momento, abaixo descrevo os nomes.
- Maria Ferreira
- Júlio Ferreira
- Henrique Ferreira
Grato pela atenção dispensada,
Arthur Ferreira

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#411395 | Jorge Resende | 19 jan 2019 19:05 | Em resposta a: #411343

Artur, disse bastante mas não o suficiente para alguém o ajudar, e faltou dizer o essencial: onde nasceu o seu parente Artur??? Portugal não é pequeno… tem 24 Distritos, trezentos e tal concelhos, e quanto a freguesias, são centenas, por isso, ajude, tente saber onde ele casou aí no Brasil, a Curia da zona deve ter o processo de casamento dele, e decerto ali se deve encontrar o assento do seu batismo.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#411404 | Smsantos55 | 20 jan 2019 04:31 | Em resposta a: #411343

Arthur Ferreira,

seu avô veio com 7 anos acompanhado pelo pai:
130493 António Joaquim Ferreira Penafiel Penafiel &bnsp; &bnsp; Negociante 36 Rio de Janeiro Casado

Solicite ao Cepese os dados do pedido de passaporte relativo ao ID 130493, instruções no link abaixo:
http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10




Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#411469 | ARTHUR FERREIRA | 22 jan 2019 10:30 | Em resposta a: #121119

Caro, Sidney Moeira!

O nome do meu avô é Artur Ferreira e seu pai é Antônio Joaquim Ferreira o nome que esta aparecendo na sua pesquisa é Antônio Joaquim Penafiel é isso mesmo.

Grato pela atenção,
Arthur Ferreira

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#411476 | Smsantos55 | 22 jan 2019 15:07 | Em resposta a: #411469

Arthur,

confirmando a informação do post anterior:

António Joaquim Ferreira, nascido em Penafiel, morador de Penafiel, 36 anos; acompanhante - seu filho Artur com 7 anos de idade. Creio que a possibilidade de ser o avô que procura é imensa, quase 100% de certeza.

Faça a solicitação ao Cepese conforme recomendado anteriormente.

Existe a possibilidade de pesquisa nos livros de todas as freguesias do concelho de Penafiel:
https://tombo.pt/f/pnf01



Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#416905 | ARTHUR FERREIRA | 08 ago 2019 19:34 | Em resposta a: #411476

Boa noite, Sidney Moreira, já estou com a resposta do CEPESE mais me chamou atenção o nome da minha bizavó o nome na relação do cepese esta como Adelaide Pinto Ferreira e não Antonia Joaquina Fernandes ou Ferreira será que a mesma pessoa pois as idades tanto do bizavô e da bizavó batem. Abaixo envio a relação:
130493

Arquivo Arquivo Distrital do Porto
Livro 3334
Passaporte 1439
Datapassaporte 1891/01/07
Tipo Ida
Nome António Joaquim Ferreira
Apelido Sem Indicação
Concelho Penafiel
Naturalidade Penafiel
Pai
Mae
Sexo Masculino
Civil Casado
Destino Rio de Janeiro
Pais Brasil
Idade 36
Profissao Negociante
Escreve Sem Indicação
Observacoes
-----------------------------
-----------------------------
Nome Julieta
Grau Filha
Idade 6
Sexo Feminino
Civil Solteiro
-----------------------------
-----------------------------
Nome Artur
Grau Filho
Idade 7
Sexo Masculino
Civil Solteiro
-----------------------------
-----------------------------
Nome Francisco
Grau Afilhado
Idade 9
Sexo Masculino
Civil Solteiro
-----------------------------
-----------------------------
Nome Adelaide Pinto Ferreira
Grau Mulher
Idade 35
Sexo Feminino
Civil Casado


Cumprimentos,
Nuno Matias


Grato pela atenção
Arthur Ferreira

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#417168 | ARTHUR FERREIRA | 19 ago 2019 14:04 | Em resposta a: #121119

Boa noite, Sidney Moreira, já estou com a resposta do CEPESE mais me chamou atenção o nome da minha bizavó o nome na relação do cepese esta como Adelaide Pinto Ferreira e não Antonia Joaquina Fernandes ou Ferreira será que a mesma pessoa pois as idades tanto do bizavô e da bizavó batem. Abaixo envio a relação:
130493

Arquivo Arquivo Distrital do Porto
Livro 3334
Passaporte 1439
Datapassaporte 1891/01/07
Tipo Ida
Nome António Joaquim Ferreira
Apelido Sem Indicação
Concelho Penafiel
Naturalidade Penafiel
Pai
Mae
Sexo Masculino
Civil Casado
Destino Rio de Janeiro
Pais Brasil
Idade 36
Profissao Negociante
Escreve Sem Indicação
Observacoes
-----------------------------
-----------------------------
Nome Julieta
Grau Filha
Idade 6
Sexo Feminino
Civil Solteiro
-----------------------------
-----------------------------
Nome Artur
Grau Filho
Idade 7
Sexo Masculino
Civil Solteiro
-----------------------------
-----------------------------
Nome Francisco
Grau Afilhado
Idade 9
Sexo Masculino
Civil Solteiro
-----------------------------
-----------------------------
Nome Adelaide Pinto Ferreira
Grau Mulher
Idade 35
Sexo Feminino
Civil Casado


Cumprimentos,
Nuno Matias


Grato pela atenção
Arthur Ferreira

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#417185 | Ewelle | 20 ago 2019 14:15 | Em resposta a: #121119

BUY COUNTERFEIT MONEY and FAKE DOCUMENTS AT
Whatsapp : +33752782917

OUR WEBSITE...http://counterpaper.com/

We are the best producer of HIGH QUALITY counterfeit Banknotes and fake documents

Registered IELTS & TOEFL, ESOL Certificates…
Schengen Visa …
Resident Permit …
Working Permit …
Social Security Number/Card …
Adoption Certificates ……..
Emancipation Document ………
Birth Certificates ………
Marriage Certificate ………….
High School Diplomas ………….
G.E.D. Diplomas …………
College Degrees ……….
And Many More…


OUR WEBSITE...http://counterpaper.com/

We offer only original high-quality

counterfeit currency NOTES and fake documents.

We offer high quality counterfeit NOTES for the following currencies;

Whatsapp : +33752782917

EUR – Euro

USD – US Dollar

DNR – DINAR

GBP – British Pound

INR – Indian Rupee

AUD – Australian Dollar

CAD – Canadian Dollar

AED – Emirati Dirham

ZAR – Rand

CHF – Swiss Franc

CNY – Chinese Yuan Renminbi

MYR – Malaysian Ringgit

THB – Thai Baht

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#417187 | liarrabal | 20 ago 2019 14:42 | Em resposta a: #121119

Prezados amigos,

Necessito de alguma ajuda para conseguir algum documento ou certidão referente a esta pessoa:
Joaquim dos Santos
nascimento 1874
filiação : Jose dos Santos e Maria de Jesus
Viana do Castelo
Monção

Desde ja agradeço enormemente,

Aline

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#418121 | ARTHUR FERREIRA | 18 set 2019 19:53 | Em resposta a: #416905

Boa noite, Sidney Moreira como pode ver já estou com a resposta do CEPESE diante dos dados fornecidos pode verificar o acento de nascimento do meu avô ARTUR FERREIRA, já que eram morador de Penafiel e sua naturalidade é de Penafiel conforme os dados do CEPESE.
Grato pela atenção dispensada.
Arthur Ferreira

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#418137 | marinacunha | 20 set 2019 13:25 | Em resposta a: #121119

Vera Lucia escreva para o conselho de Coimbra, e peça a eles o registro de nascimento, o mais importante você já tem o Local.
meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#418138 | marinacunha | 20 set 2019 13:29 | Em resposta a: #411343

Arhur, vá ao arquivo nacional no rio de Janeiro, ou escreva pra eles solicitando os dados do seu avó. Eu encontrei muitas pistas do meu avó lá. descobri ate que ele tinha uma irmã. Assim vc localiza o local de nascimento.
Marina

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#418139 | marinacunha | 20 set 2019 13:32 | Em resposta a: #417187

Aline,

Escreva para o CRC de Viana de Castelo solicitando os dados do seu de pesquisa e parente. A primeira hora de consulta e gratuita. Eles são muito eficientes e prestativos.
Um abraço.
Marina

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#425834 | Pealegi | 22 jul 2020 20:21 | Em resposta a: #121119

ilustres, boa tarde,

Venho pedir ajuda para localizar a certidão de nascimento do meu bisavô URGENTE.

Não me importo no pagto do profissional, desde que localize a certidão...Muito obrigado

Objetivo: aquisição da Certidão de nascimento de Virgílio dos Anjos OU Vergílio dos Anjos
Local de nascimento: Aldeia de França (BRAGANÇA)
Data de nascimento: entre 1906 e 1910 (03 de outubro)
Nome dos irmãos: Florência Augusta Nascimento (ano de nasc. + ou – 1894); Abundância Inês; João Francisco; Ana Clara; Mathilde.
Nome dos pais: José Antonio Rodrigues e Maria Helena Augusta (ou Maria Helena ou Maria Augusta)
Nome dos avós paternos: Dionísio Rodrigues e Florência Rodrigues
Cópia do Passaporte obtido na Conservatória de Vila Real de Santo Antonio - Portugal.
Passaporte do Vapor “Amazon”
Embarque para o Brasil pelo Porto de Leixões em 08/04/1912 (ou 1913)
Desembarque no Brasil pelo Porto de Santos
No Brasil: RG: 576.941 / RNE: 78255
No Brasil: mudou o nome para Virgílio Garcia ou Vergílio Garcia


Uma semana iluminada a todos

Pealegi

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#425836 | mila1000 | 22 jul 2020 22:45 | Em resposta a: #121119

pealegi,

Deve escrever ao Arquivo de Bragança,e, solicitar pesquisas entre o periodo que deseja.

A saber, Florencia do Nascimento teve seu batismo em 24/12/1894. Era filha de Maria Augusta, solteira,e, reconhecida pelo pai José Rodrigues Garcia, natural da freguesia de França, solteiro.Seus avós paternos; Dionisio Rodrigues e Florencia rodrigues; maternos: Caetano Rodrigues e Feliciana Rodrigues.
Se quer cópia desse batismo, escreva ao Arquivo de Bragança.


Virgilio dos Anjos não mudou seu nome, apenas, incorporou o apelido do pai.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#425917 | Pealegi | 26 jul 2020 01:16 | Em resposta a: #425836

carissima Mila, vc foi fantástica!!

Pelo visto vc entende muito nesse tema!!

Vc prestaria esse serviço para eu encontrar meu bisavô? Caso negativo, indicaria, gentilmente, alguem?

MUITISSIMO OBRIGADO

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#425942 | Pealegi | 27 jul 2020 01:11 | Em resposta a: #121119

carissima Mila, vc foi fantástica!!

Pelo visto vc entende muito nesse tema!!

Vc prestaria esse serviço para eu encontrar meu bisavô? Caso negativo, indicaria, gentilmente, alguem?

MUITISSIMO OBRIGADO

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#425945 | mila1000 | 27 jul 2020 11:14 | Em resposta a: #121119

Se quer ajuda, abra um novo tópico com todos os dados do imigrante. Além disso, complete suas informações no caso do passaporte: data de emissão do mesmo, nome , etc...
Dados da vida do imigrante no brasil (data e local do casamento, esposa,filhos)
Os confrades do forum agradecem.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#425947 | mila1000 | 27 jul 2020 12:17 | Em resposta a: #121119

Pealegi,

Virgilio e seus pais chegaram em 05/05/1913, navio Sequana, e, foram para Hospedaria dos Imigrantes em SP.

Seus dados estão errados, o passaporte foi emitido em Bragança.

passaporte Nº 1028 emitido em 8/4/1913 Jose Antonio Rodrigues Garcia imagem 821.tif
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289825

Filho de: Dionísio Rodrigues e de Florência Rodrigues;
Natural de: França-França-Bragança;
Idade: 54 anos
Estado Civil: casado(a);
Agricultor;
Destino: Brasil.


Não há livros on line da freguesia de França, Concelho de Bragança, logo, terá que solicitar o batismo de Virgilio ao Arquivo Distrital de Bragança. Deve custar 20 euros + correio, diga que é para fins de nacionalidade. Peça para pesquisarem entre 1905 a 1908, na hospedaria consta que o nascimento dele foi em 28 de fevereiro de 1908.


Datas de nascimento da familia na hospedaria SP.
jose antonio rodrigues Garcia 24/10/1858
maria augusta 13/9/1874
florencia 23/7/1894

abundancia nasceu 14/04/ 1896
joao 23/11/1903
virgilio 28/2/1908
anna 5/5/1906
mathilde 4/3/1912

http://www.inci.org.br/acervodigital/livros.php


Boa sorte .

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#425961 | Pealegi | 27 jul 2020 17:50 | Em resposta a: #425947

Mais uma vez muitissimo obrigado carissima Milla1000!!

Vou seguir sua orientação e abrir um tópico.

Que Jesus continue a lhe iluminar.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#426273 | Pealegi | 08 ago 2020 04:33 | Em resposta a: #425947

boa noite Mila, gracas a Deus conseguimos localizar a certidão de batismo com informações da Curia de SP.

Muito obrigado pelo seu esforço.

abs

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#426275 | mila1000 | 08 ago 2020 12:20 | Em resposta a: #121119

Pealegi,

Qual a data do batismo de Virgilio? Era de França mesmo? Qual igreja?

Não deixe de postar os dados. Quem sabe auxilie algum familiar distante.

Boa sorte

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#430737 | raulmarquesrv | 28 jan 2021 17:15 | Em resposta a: #121119

Prezados amigos

Estou tentando ver se eu consigo a certidão de nascimento da minha avó.

Os dados que temos:

Nome: Carmélia Cortez
Data de nascimento: 19/01/1905
Cidade: Coimbra / Portugal
Filiação:Manoel Perreira Cortez

Fico muito agradecido em me ajudarem nesta empreitada.

Raul Marques Neto

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#430738 | Jorge Resende | 28 jan 2021 17:51 | Em resposta a: #121119

RAUL, A CARMÉLIA NASCEU EM COIMBRA NA CIDADE OU NO DISTRITO DE COIMBRA??????

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#430752 | mila1000 | 28 jan 2021 19:55 | Em resposta a: #121119

Se o apelido for Ferreira Cortez , existe alguns na freguesia de Parada da Gonta, Tondela, Viseu.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#430796 | raulmarquesrv | 29 jan 2021 22:16 | Em resposta a: #430738

Distrito de Coimbra.


Filiação: Manoel Pereira Cortez
Ermelinda Cortez

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#430798 | mila1000 | 30 jan 2021 00:23 | Em resposta a: #121119

Carmelia casou quando ? Onde? Com quem ?



Tinha irmãos?

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#430804 | raulmarquesrv | 30 jan 2021 13:08 | Em resposta a: #121119

Prezados Amigos

Estou tentando ver se eu consigo a certidão de nascimento da minha avó.

Os dados que temos

Nome: Carmélia Pereira Cortez
Data de nascimento: 19/02/1902
Distrito de Coimbra
Filiação nome do Pai: Manuel Pereira Cortez
Filiação nome da mãe: Ermelinda da Conceição Cortez

OBS.: PEÇO DESCULPA PELOS ERROS DOS DADOS ANTERIORES.

Muito agradecido

RAUL MARQUES NETO

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#430805 | mila1000 | 30 jan 2021 14:14 | Em resposta a: #121119

Ajude respondendo responder às perguntas.

Carmelia casou quando ? Onde? Com quem ?


Walfrido e Carlos eram portugueses ?

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#430806 | mila1000 | 30 jan 2021 16:28 | Em resposta a: #121119

Coimbra não tenho certeza, mas, na freguesia Barqueiros, Concelho Mesão Frio, Distrito Vila Real há
batismo:
Manuel nº 27, filho de Joaquim Pereira cortez e Jacintha de Oliveira imagem 12.tifano 1876
Ermelinda nº 69 ano 1876 imagem 28.tif

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1061393


Casaram na freguesia em 13/09/1897 - casamento 12

Viajaram ao Brasil, veja passaporte

REGISTO DE PASSAPORTE
Vila Real, 27/12/1897
Requerente: Manuel Pereira Cortez

Idade: 21 anos

Lugar: Valemoreira

Freguesia: Barqueiros

Concelho: Mesão Frio

Distrito: Vila Real

Acompanhantes: Ermelinda Tomásia da Conceição (esposa, 21 anos)

Destino: Brasil

Imagem 48 .tif passaporte 914
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1027442


Ermelinda faleceu em 1916 na cidade Ribeirão Vermelho ou em lavras , não lembro, em 1916



casamento de Manuel pereira Cortes,viúvo de ermelinda, 42 anos casou com Maria vanuchi em 10/01/1920
im 65
Ele 42 anos, filho de Joaquim pereira cortes e jacintha de oliveira
Ela 23 anos, natural de Divinopolis, viúva de João silva, filha de Ferrucio Vannuchi e Zaira vanuchi

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DTM9-7HY?i=64&wc=M5NM-JWL%3A370640601%2C370640602%2C370745101&cc=2177275


Casamento de Alzira ou Alcina pereira cortes, moradora em Lavras, MG
Im 78 4/6/1921
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DTM9-74F?i=77&wc=M5NM-JWL%3A370640601%2C370640602%2C370745101&cc=2177275


casamento 1931, também em 1932 de Walfrido e Carlos, cidade Ribeirao Vermelho/MG. É só pesquisar na igreja da cidade no familysearch.


Boa sorte nas suas buscas em Coimbra!

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#430809 | mila1000 | 30 jan 2021 20:39 | Em resposta a: #121119

Complementando : Primogênito Manuel/Ermelinda :

Valfredo ou Walfrido, natural de Ribeirão Vermelho, batismo nº 24 em 7/8/1898

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XC33-8B7?i=11&wc=M5N4-7M3%3A370640601%2C370640602%2C370640603&cc=2177275


Como sabe que Carmélia era de Coimbra ???


Boa sorte.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#430822 | mila1000 | 31 jan 2021 15:23 | Em resposta a: #121119

Em 01/10/1881 na freguesia Coração de Jesus, em Lisboa, aconteceu o casamento de um Francisco Pereira Cortez com Raquel, nascido em 1855,cujo batismo foi na freguesia Santa Cruz da cidade de Coimbra.
Já tem por onde começar sua pesquisa.

Boa sorte.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#430898 | raulmarquesrv | 03 fev 2021 12:40 | Em resposta a: #430798

Bom dia

Carmélia casou quando?
Não tenho a data certa mas provavelmente entre 1915 a 1922.

Onde?
Ribeirão Vermelho MG


Com quem?
Raul Marques

Deste casamente tiveram seis filhos
Carmélia, Alzira, Alga, Carlos, Alfredo, Antonio.

Nota: Verificar a certidão de nascimento de Dona Carmélia Pereira Cortez, qual comarca esta este registro.

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir uma certidão de nascimento

#431705 | raulmarquesrv | 03 mar 2021 00:46 | Em resposta a: #121119

/Prezados Senhores

Meu bisavó Senhor Manuel Pereira Cortes ( filhos de Joaquim Pereira Cortez e Jacintha de Oliveira ), casado com Dona Ermelinda Tomásia da Conceição, casados em 13/09/1897, ambos com 21 anos. Registro de passaporte, Vila Real, 27/12/1897


Ao meu saber os teus pais de Dona Ermelinda Tomásia da Conceição, e datas de nascimentos se possível de ambos, em que lugar ou igreja e Casamento.

Agradecidos

Raul Marques Neto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 10:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen