Farias de Barrosas (Lousada)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Farias de Barrosas (Lousada)

#124378 | Carlos Silva | 06 ago 2006 11:45

Caros colegas,

Gostava de saber se algum colega estudou os Farias de Barrosas (conc. de Lousada), p.e. ao trabalhar sobre os viscondes de Barros Lima, que sao descendentes segundo julgo dos Farias de Barrosas.

De qualquer forma os Farias de Infantas (Guimaràes) e Lopes de Faria, de S. Jorge de Selho (Guimaraes) sao de facto descendentes de Gaspar Francisco, de Abaçào e Isabel de Faria, que casaram em Barrosas em 1634, sendo esta filha de Andre Vaz do Cabo (+1641) e Maria Fernandes (+1624).
Tenho tambem o casamento da irmà desta, "Lionesa" de Faria com antonio Pedro no ano seguinte.

No principio do sec. 17 parece que ja conviviam em Barrosas alguns ramos de Farias, e parece que com certa preeminência de Gonçalo de Faria, do casal de Barrela, em S. Maria de Infias, mas amplamente referido nos registos em Barrosas (ao contrario do que acontece em Infias).
Este Gonçalo de Faria (+1650 em Barrosas) é chamado a presenciar batismos de descendentes dos Farias em Abaçào (1637), ou em Barrosas o casamento de Lionesa de Faria (1635), e casa a filha, Maria de Guimaràes (1625) com Bartolomeu Frz, filho de Lançarote Frz de S. Adriano, pelo que se sabe que sua mulher se chamava Ines de Guimaraes.
Deve ser tambem este Gonçalo de Faria, de Barrosas, que é chamado a testemunhar para se demonstrar a nobreza dos Pachecos de Barrosas (in Pedras de armas de Lousada).

Desejava saber se Gonçalo de Faria foi ja identificado e qual o seu parenstesco com os outros Farias de Barrosas.

Agradeço qualquer ajuda.
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#124459 | Carlos Silva | 07 ago 2006 14:17 | Em resposta a: #124378

Vejo que Gonçalo de Faria vem apenas referido, no Nobiliario de felgueiras Gaio, titulo dos Guimaràes §21 que trata da ascendência da sua mulher Ines de Guimaràes (e nào Gois)

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#124566 | fcamelo | 09 ago 2006 00:00 | Em resposta a: #124378

Caro Carlos Silva,

Vi a sua mensagem sobre este tópico no fórum.
Estou em férias e longe dos meus "papéis". No entanto, penso que disponho de alguns elementos que talvez sejam úteis para si, no que se refere aos Farias de Barrosas, mais concretamente aos ascendentes do Visconde de Barros Lima e do Faria Guimarães que deu nome a uma rua do Porto. Reporto-me aos seus ascendentes, o casal que foi senhor da Casa de Pousada em Sª. Eulália de Barrosas, que também são meus avoengos.
Logo que regresse vou apurar o que tenho e volto a comunicar.

Melhores cumprimentos.

Fernando J. T. Camelo


P.S. Pena não termos combinado um encontro com o grupo do João Pinheiro, Miguel Pimenta, Sr. Luís de Melo, Sr. Amaury, etc...

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#124579 | Carlos Silva | 09 ago 2006 08:44 | Em resposta a: #124566

Caro Fernando Camelo,

Agradeço a atençào e a ajuda.
Quanto ao encontro, fica para um futuro que eu espero o mais proximo possivel.

Melhores cumprimentos
e Boas férias.
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#148677 | BNV | 16 mar 2007 16:44 | Em resposta a: #124566

Segue "apanhado" que fiz do manuscrito do Visconde de Alcobaça (Arquivo da Casa da Fábrica/Quinta da Madre de Deus - também "depositado" (?) no Arquivo Histórico do Porto -)

11. Domingos Ribeiro
* c. 1660 (São Mamede de Negrelos | Santo Tirso | Porto)
 “Morador em Cazaínho (Cazeilho?), freguesia de [Santa Eulália de] Barrosas (Lousada | hoje Vizela | Braga).”

cc. 11. MARIA DE FARIA (não tenho mais ascendência!!)
Sr.ª da Casa da Pousada (Santa Eulália de Barrosas | Lousada | hoje Vizela | Braga)
* c. 1670 (Casa da Pousada | Santa Eulália de Barrosas | Lousada | hoje Vizela | Braga)

10. JOSÉ RIBEIRO DE FARIA
Sr. da Casa da Pousada (Santa Eulália de Barrosas | Lousada | hoje Vizela | Braga)
* c. 1690

cc. 10. Sebastiana Ribeiro
* c. 1700

09. TOMÉ RIBEIRO DE FARIA
* c. 1720
+ 05-10-1784 (Quinta da Madre de Deus | Rechousa | São Salvador de Vilar de Andorinho | Canelas | Vila Nova de Gaia | Porto)
 08-05ou03-1780 | Cavaleiro da Ordem de Cristo | «Carta de Padrão a [09?] Tomé Ribeiro de Faria. Tença de 12$000 rs num dos Almoxarifados do Reino, com o Hábito de Cristo, pelos serviços de seu irmão Luis Botelho de Ferreira [?] (Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.8, fl.272v).» Será meio-irmão?
◦ 02-08-1781 | “... lançando-se o hábito em 2 de Agosto de 1781.”
 Familiar do Santo Ofício
 1709 | Recebedor Geral da Sisa Singela (?) da Comarca e Cidade do Porto
 “Morador na rua da Fábrica do Tabaco (Santo Ildefonso | Porto).”
 09-07-1821 | Certidão de Óbito, pedida por [07] | “... certidão [de óbito] passada a pedido de seu neto [07], Tenente-Coronel de Cavalaria [07] João Luís da S.ª (Silva) Souto e Freitas, em 9-VII-1821.”
cc. 09. Ana Maria da Natividade Pinto
Sr.ª da Quinta da Madre de Deus (Rechousa | Canelas | Vila Nova de Gaia | Porto), da Quinta da Mória (Avessadas | Marco de Canavezes | Porto) e do Prazo do Canavial (Vila Nova de Gaia | Porto)
* c. 1720 (Santa Marinha | Vila Nova de Gaia | Porto)
 “... moradora na rua das Flores, freg.ª da Sée desta cid.e [do Porto].”
 23ou29-08-1754 | Testamento | “Do testamento de Ana Maria da Natividade, m.er de Thomé Ribeiro de Faria, (...) Aprovado, cosido com cinco pontos de linha branca e lacradas com cinco pingos de lacre vermelho por bandas em 29 de Agosto de 1754, (...?) T.am (Tabelião) António de Sousa Dorão; sogra e mãe do Dr. Domingos Luís da S.ª [Silva] S.º [Souto] e Freitas e m.er D. Ana Margarida da Nativid.e, a quem sua mãe chamou Ana dos Anjos.” ou “...(testamento d’esta em 23 de Agosto de 1754).”

08. ANA MARGARIDA RIBEIRO DE FARIA
Sr.ª da Quinta da Madre de Deus (Rechousa | Canelas | Vila Nova de Gaia | Porto), da Quinta da Mória (Avessadas | Marco de Canavezes | Porto) e do Prazo do Canavial (Vila Nova de Gaia | Porto)
* c. 1745
c. d. 04-02-1768
+ 16-04-1813 | “Jaz na Capela dos Terceiros (?) do Carmo (Porto).”
 Herdeira Universal | “A supradita D. Ana Marg.ª da Nat.de e Faria foi instituída por universal herdeira de sua mãe D. Ana Maria da Natividade Pinto.”
 Casa da Fábrica
◦ 23-11-1802 | Cocheiras da Casa da Fábrica | “Traz esta data um req.to de D. Ana Maria da Natividade e Faria, viúva do Dr. Domingos Luís da S.ª [Silva] S.º (Souto) e Freitas, dirigido ao Govrenador Presidente das obras públicas para construir uma cocheira, tendo destinado fazê-la em uma morada de casas fronteira ao prédio nobre.”
◦ 12-01-1803 | Licença para levantamento do lagedo da Rua (rotura de cano)
◦ 02-03 e 02-04-1814 | “Dois req.tos ao Chanceler Gov.or Pres.te da Junta das Obras P. pedindo a demolição da sua casa de menor consideração, q. guarda (?) as suas carruagens, e colocar, sem retirá-la da frente do edifício e (...?) obra, cedendo a terra p.ª o (...?).”
 Ou Ana Margarida da Natividade e Faria
 Ou Ana dos Anjos | “... a quem sua mãe [09] chamou Ana dos Anjos.”
 Casamento | 04-02-1768 | Escritura Ante-Nupcial | “... feita no Porto.”
 01-04-1813 | Testamento (Porto) | “... «que em todas as Igrejas da Cidade [do Porto], se me digão missas de corpo presente d’esmola de 240 rs. (?) cada uma por morte do marido, do pai e da mãe cem missas de 200 cada uma, sendo 150 missas por alma de cada um. Por alma de todas as pessoas com quem esta casa tem tido contas é m.ª (minha?) vintade q. se digão 100 missas d’esmola de 200 cada uma. Pela m.ª (minha?) alma quero que se digam 600 missas d’esmola de 240 rs. (?) cada uma...”
◦ Institui por herdeiros seus filhos o Tenente-General [Coronel] João Luís da S.ª [Silva] S.º [Souto] e Freitas, Domingos Pedro da S.ª [Silva] S.º [Souto] e Fr. [Freitas], José Luís da S.ª [Silva] S.º [Souto] e Fr. [Freitas] e os seus netos: Manuel de Freitas do Amaral, D. Maria Rita Freitas do Amaral, D. Ana Maria Fr. [Freitas] do A. [Amaral], D. Maria Eugénia Fr. [Freitas] do Amaral, p.ª sucederem nas duas partes da s.ª herança. «Deixo ao meu filho, o Tenente-Coronel João Luís da S.ª [Silva] S.º [Souto] e Freitas a minha Terça (?) d’Alma (?) com a obrigação de satisfazer os legados neste testamento, e juntamente o legado de 96:000 rs. (?) em metal que deixo a minha afilhada e neta D. Maria Rita Freitas do Amaral, e será obrigado o dito meu filho a empregar o líquido da 3.ª em bens estáveis e vinculado[s] na Casa q. p.ª esse fim obtenha Licença Régia.”
◦ Nomeia os Prazos que possuiam:
• “A Quinta da Rechousa em meu filho Domingos Luís da S.ª [Silva] S.º [Souto] e Freitas c/ a obrigação de dar a seu irmão José Luís a quantia anual e vitalícia de 200:000 rs. (?) e não querendo aceitar a nomeação c/ o dito encargo então passará a nomeação para o meu filho João Luís.” | Parece ter passado a nomeação...
• “Os meus armazéns e casas do Canavial em V.ª N.ª de Gaia, do Prazo de Vidas, em m/ f.º João Luís, com obrigação de dar em cada ano a m.as (?) filhas D. Maria Bernardina Souto e Freitas, D. Ana Amália Souto e Freitas, religiosas no mosteiro de S.ta Clara, desta Cid.de [do Porto] a tença anual e vitalícia de 200:000 rs. (?) a cada uma c/ a obrigação em cada ano a ouvir pela m.ª alma cinco missas etc. etc.”
• “O meu Prazo da Quinta das Vessadas chamada da Mória a meu filho Domingos Pedro da Silva Souto e Freitas com a obrigação de dar a tença anual e vitalícia de 100:000 rs. (?) a meu filho Frei António de Sant’Ana Freitas Triunfo, Religioso de S. Francisco, etc. etc.”

cc. 08. Domingos Luís da Silva Souto e Freitas
II Sr. da Casa da Fábrica (Santo Ildefonso | Porto), de um Prazo no Morgadio de Ramalde (Bouças | Porto), Sr. do Prazo de umas Casas na Rua da Cruz (hoje [c. 1950] rua da Fábrica | Santo Ildefonso | Porto), Sr. (por casamento) da Quinta da Mória (Avessadas | Marco de Canavezes | Porto) e do Prazo do Canavial (Vila Nova de Gaia | Porto), da Quinta da Mória (Avessadas | Bem-Viver depois Soalhães hoje Marco de Canavezes | Porto)
* 04-07-1742 (São Nicolau | Porto)
c. d. 04-02-1768
+ a. 23-11-1802
 Fidalgo-Cavaleiro da Casa Real
 Cavaleiro da Ordem de Cristo
◦ 19-04-1779 | Tença Real | «Carta de Padrão. 12$000 rs de tença a título do Hábito (Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.6, fl.147).»
◦ (s/ data) | Tença Real | «12$000 rs de tença e o hábito de Cristo (Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.6(2), fl.144).»
 22-06-1778 | Tença Real | «Carta de Padrão. 18$000 rs de tença pela renúncia [?] de António Freire Henriques (Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.6, fl.147).»
 Dr. | Doutor de Capelo (?) em Cânones

Aguardo(amos?), de facto, nova comunicação do confrade Fernando Camelo...

Cumprimentos
BNV

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#148683 | BNV | 16 mar 2007 16:54 | Em resposta a: #148677

(Numerei de modo invertido! - segundo a minha árvore -, facto pelo qual peço desculpas...)

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#151419 | fcamelo | 05 abr 2007 15:58 | Em resposta a: #148677

Caro Confrade BNV,

Sobre o assunto em epígrafe, gostaria de o contactar directamente. Não se importa de me facultar o seu e.mail ou o seu endereço postal, mesmo que por via do moderador deste fórum ?

Fico aguardando e, entretanto, votos de Boa Páscoa.

Cumprimentos.

Fernando Camelo

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#154985 | BNV | 04 mai 2007 18:57 | Em resposta a: #151419

Caro Sr. Fernando Camelo,

Já há umas quantas semanas pedi ao moderador que lhe facultasse o meu e-mail... Enquanto não o fazem, só não quero que ache que ignorei o seu pedido!

Cumprimentos,

BNV

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#155263 | fcamelo | 07 mai 2007 14:52 | Em resposta a: #154985

Caro Confrade BNV,

Recebi a sua mensagem. Não há qualquer responsabilidade sua no atrazo, por isso não esteja preocupado. Cá ficarei aguardando a comunicação do seu e-mail.

Melhores saudações genealógicas.

Fernando Camelo

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#251314 | carlas0fia | 10 mar 2010 12:23 | Em resposta a: #124378

Caro Sr. Carlos Silva,
Desculpe a intromissão neste tópico, mas gostaria de lhe perguntar, se por acaso nas suas pesquisas dos Farias em Lousada alguma vez se cruzou com estes nomes:

Filhos de Faustina de Faria (solteira):
Francisco de Faria (nasceu em 1738)

Filhos de Francisco de Faria e Quitéria Pacheco Ferreira:
Manuel José de Faria
Maria de Faria (nasceu a 12/11/1776 e morreu em 25/04/1780)
Pedro de Faria ( nasceu a 23/04/1762)
António de Faria (nasceu a 13/05/1764)

E já agora, aproveitava para lhe pedir seus conselhos, no beco sem saída a que cheguei...
O Manuel José de Faria é o meu 5º avô, mas depois de ter conseguido chegar a Faustina, não sei bem que passo devo fazer a seguir para descobrir a ascendência dela, bem como determinar com certeza o pai do Francisco.
Isto porquê:

- Todos os registos dos netos de Faustina a referem como sendo solteira e natural de Ventozelos em Lousada, mas no Arquivo do Porto, para o período em que ela deve ter nascido, não há referência a uma uníca Faustina e, salvo erro, nem sequer a um Faria;

- No registo de nascimento de Francisco só vem que é filho de Faustina solteira, mas já no seu casamento com Quitéria Pacheco Ferreira (em 09/10/1758), é referido como filho de Faustina solteira e Domingos Monteiro;

- Mais curioso, no registo de nascimento de Maria de Faria são seus padrinhos um irmão e a avô materna, mas no registo vem que o nome do padrinho é Pedro de Faria, mas já ele assinou como Pedro Faria Monteiro;

Agradeço atempadamente qualquer ajuda que me possa prestar,
Carla Lima

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#251321 | Carlos Silva | 10 mar 2010 14:32 | Em resposta a: #251314

Cara Carla Lima,

Caso os registos paroquiais que interessam estejam em linha no site do ADP, e deve ser o caso, vai ter oportunidade de estudar de forma muito aprofundada todos os registos da época considerada para ver se aparece alguma referência, ainda que indirecta aos individuos estudados. talvez tenha ja feito isso.

Deve incluir na pesquisa Domingos Monteiro, pai de Francisco de Faria, agradecendo ao padre de 1738 ter apontado tao abertamente o nome do pai do noivo.

Como Domingos Monteiro e Faustina nao casaram vai ser dificil saber mais. Os registos apenas vao ajudar se tiver a sorte de aparecer uma referência indirecta em qualquer registo de nascimento, casamento ou obito de qualquer individuo da freguesia.

O estudo das testemunhas e padrinhos dos individuos ja identificados tem sempre alguma importancia porque pode remeter em especial para alguma freguesia circunvizinha onde vai continuar a investigaçào.

Depois tem de investigar outras fontes (notariais, inq de genere...) mas é antes de mais questao de sorte e/ou de paciencia.

Pode ser tambem que algum colega dos que conhecem a area e/ou a familia Faria (temos alguns e talentosos) conheça essa Faustina. Pode ser.

Lamento nao poder dizer mais.

Melhores cumprimentos
C.P. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#251331 | carlas0fia | 10 mar 2010 15:53 | Em resposta a: #251321

Caro Sr. Carlos Silva
Muito obrigada pelos seus comentários. Como faz pouco tempo que me comecei a interessar pela genealogia, e não conheço bem os costumes da altura, tinha algum receio de estar a assumir precipitadamente Domingos Monteiro como pai de Francisco. Mas agora vou retomar esse nome nas pesquisas.

Já vi que no ADP existe pelo menos um livro de testamentos disponível, não é bem no intervalo de datas ideal, mas acho que não perco nada em tentar. E vou continuar a ler os registos de Lustosa e arredores, até porque ainda tenho muita família de lá a encontrar. Oxalá me cruze com alguma pista! :)

De novo muito obrigada,
Carla Lima

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#261091 | FernandoBravo | 26 ago 2010 06:06 | Em resposta a: #124566

Relativamente à ascendência e descendência de Joaquim Ribeiro de Faria Guimarães (JRFG) , tenho alguns dados que poderão interessar. No entanto, devo avisar que estou apenas a iniciar-me nestas andanças da genealogia (há dias, literalmente), pelo que ainda não estou habituado aos seus usos nem aos termos mais correctos.

Tenho alguns manuscritos que estavam na posse de familiares e que agora procuro confirmar, porque constituem apenas uma lista de nomes com poucas referências a datas e nenhumas referências a documentos. Tudo o que descrevo abaixo carece portanto de confirmação documental, com uma excepção: um livro publicado em 1925, no qual são publicadas as Alegações Finais da acção de anulação do testamento da filha de JRFG, Mª da Glória (lá irei).

Quanto aos ascendentes, tenho uma espécie de árvore de costados onde, se bem interpreto, constam os nomes dos pais, avós e bisavós (apenas os nomes). Tenho depois a indicação dos trisavós Domingos Fernandes de Faria e Maria de Faria Guimarães. Esta última entronca numa outra árvore que recua até Gonçalo de Faria, Dr. em Leis e Desembargador da Relação do Porto. Esta ligação, no entanto, não me parece muito credível, quer pelas próprias anotações na margem levantando dúvidas a esta ligação (ou seja, um familiar fez esta ligação, outro duvidou), quer porque descobri em "Corografia portugueza, e descripçam topografica do famoso reyno de Portugal" que esse Gonçalo de Faria faleceu sem geração.

Quanto aos descendentes, a história que sempre ouvi contar em família foi a seguinte: a única herdeira foi a sua filha, Mª da Glória, que não teve filhos. O testamento desta senhora foi contestado em processo judicial que à época foi bastante agitado e público. A acção de contestação foi interposta "pelos sobrinhos do seu pai" (os Ribeiro de Faria) e "pelos seus próprio sobrinhos" (que, presumo, seriam os descendentes do primeiro casamento da mãe) contra os herdeiros estabelecidos na última versão do testamento (segundo a história familiar, os empregados da falecida senhora). Ora, na fase final da sua vida apresentava sinais de demência, decorrente de uma "hemorragia cerebral muito violenta" ocorrida em 1912, em Vizela, acabando por falecer "no estado de interdita por demencia, tendo sido o seu estado demencial constatado em exame medico feito em 13 de Agosto de 1918 pelo eminente alienista Dr. Magalhães Lemos, director do Hospital dos Alienados do Conde Ferreira [...]". O testamento final, datado de depois de 1912, foi contestado pelos referidos familiares, defendidos pelo advogado Pinto Mesquita. O livro com as alegações finais existe na Bibl. Públ. Municip. Porto mas se alguém tiver interesse, poderei dar mais pormenores, bastante interessantes a meu ver.

Sou tetraneto de uma irmã de JRFG, Maria Ribeiro de Faria Guimarães, n. 1813 e casada com Francisco de Freitas. O filho desta, Joaquim de Freitas Ribeiro de Faria, foi o fundador da Companhia de Banhos de Vizela (termas de Vizela). Dois filhos deste foram médicos: Dr. Bento de Freitas Ribeiro de Faria e Dr. Armindo de Freitas Ribeiro de Faria. Este último foi um dos grandes lutadores pela restauração do Concelho de Vizela e destacado dirigente do Partido Evolucionista no distrito de Braga, tendo sido eleito Senador da República (1919) e nomeado Governador Civil de Braga (1921). Porventura estes serão os descendentes com mais perfil público.

Espero ter ajudado em algo e agradeço todas as dicas que me possam dar!

Cumprimentos,
FB

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#261096 | abribas | 26 ago 2010 10:38 | Em resposta a: #261091

Caro confrade
Aconselho uma leitura, se ainda não o fez, pelo tópico:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=253692#lista
Cumps
António

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#261111 | FernandoBravo | 26 ago 2010 15:03 | Em resposta a: #261096

Caro António,

muito obrigado, li sim. Agora terei de ir por aí acima, à descoberta de confirmações ou surpresas...

Cumprimentos,
Fernando Bravo

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#261121 | abribas | 26 ago 2010 17:48 | Em resposta a: #261111

Caro Fernando
Exactamente, passo a passo, assim se faz genealogia. Para consultar o que já está online utilize os links do Etombo:
www.etombo.com
Cumps
António

Resposta

Link directo:

RE: Farias de Barrosas (Lousada)

#312297 | GSVS | 22 ago 2012 12:38 | Em resposta a: #148677

Prezado BNV:

Pretendia entrar em contacto consigo por causa desta sua entrada. Seria possível enviar-me um email para
gsousa@porto.ucp.pt ?

Com os meus agradecimentos,

Gonçalo Vasconcelos e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Farias (de vasconcelos) de Barrosas e Lousada

#345688 | fernandunn | 30 abr 2014 23:43 | Em resposta a: #251331

além de alguns antepassados descendentes dos Faria de Salvador do Pinheiro (bisnetos de Briolanja de Faria, mulher de Manuel de Góis), tenho também antepassados desse apelido em STA Eulália de Barrosas. Alguns só se fixaram por lá no séc.XVIII. Tenho curiosidade em conhecer um pouco mais sobre as famílias Faria de Vasconcellos que estavam em S. Miguel-Lousada e S. Vicente-Sousa por volta de 1700s. Haverá ligação a alguma casa de Farias? A do Pinheiro ou de Barrosas?

1. Josefa Joaquina Pinto ou Ozório casa a 23 Fev 1785, em Sta Eulália Barrosas, com Manuel José Luís.
Era filha de Custódio Pinto da Silva e Catarina de Faria Osório (ou, no assento de casamento da filha, Ribeiro Osório). Neta paterna de Domingos Pinto e Catarina Ribeiro do Couto (casados a 5 Mai 1731 em Barrosas), neta paterna de Manuel de Faria de Vasconcellos e Maria Ribeiro Osório.

Manuel de Faria de Vasconcellos (*c.1690, S. Miguel Lousada) casou em 28/7/1720 com Maria Osório (a filha de Francisco Ribeiro Osório e Luísa Ribeiro, filha de Silvestre de Crasto). Este Manuel Faria de Vasconcellos será filho de Jerónimo Martins e de Maria de Faria Vasconcellos, casados na qta Magantinha, S.Miguel. Aqui, não encontro mais dados. Alguém tem conhecimento de Farias nesta região por esta altura?

agradecido

Resposta

Link directo:

Farias de Barrosas (Lousada)

#382087 | Manuel Faria | 20 jun 2017 15:04 | Em resposta a: #251321

Caro Carlos Silva
Tendo-me só recentemente iniciado na pesquisa genealógica familiar , deparei com este tema de forum que muito me interessa pelo facto de várias gerações de antepassados do lado materno serem os sobrenomes Faria ou Ribeiro de Faria e provirem de Santa Eulália de Barrosas, Lousada( atualmente Vizela) ou freguesias limítrofes.
Observo que este tema de forum teve início em 2006 e as últimas entradas que encontro datam de 2014, pelo que me interrogo se o mesmo ainda se encontra ativo e se os interventores de então ainda estão disponíveis , em particular os confrades Carlos Silva e BNV que se revelaram seus profundos conhecedores .
Mas, evidentemente que o meu apelo se dirige também a quaisquer outros especialistas no tema .
Na montagem da minha árvore genealógica, surgiram discrepâncias diversas entre dados de difererentes proveniências que me interessa ultrapassar para poder continuar a desenvolver certos ramos..l
Peço aos gestores de tema e demais confrades versados no tema Farias de Barrosas ( na verdade , Farias de Santa Eulália de Barrosa e periferia) que dêm sinal de estarem ativos e disponíveis, após o que colocarei em debate as questões nebulosas concretas que procuro resolver.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 15:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen