Relacionamento de outras famílias com Fontoura

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões

Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#133158 | IsabelFont | 05 nov 2006 17:10

Caros confrades,
1. Gostaria de saber se alguém tem conhecimento da relação entre Angélica Sampaio Leite de Mora (?), queria nascido em 1889 (?) em Chaves e falecida em 1983, e uma família Fontoura (original de Chaves, Mirandela, etc..).
2. Um dos seus bisavós teria sido o Marechal de Campo Alexandre da Costa Leite - em Chaves, e falecido em 9/1/1871. Acho muito estranho não constar a sua biografia nos Transmontanos e Durienses, que consultei via internet, mas realmente não encontrei.
Grata por toda a informação que me puderem dar,
Mª Isabel Fontoura

Grata por qualquer informação,

Resposta

Link directo:

Costa Leite e Magalhães Fontoura Barreira

#133238 | Escorcio | 06 nov 2006 09:41 | Em resposta a: #133158

Cara Isabel,

Tem alguns elementos sobre o Alexandre da Costa Leite? Procuro informaçoes sobre a familia Costa Leite:
Joaquim da Costa Leite, n. em Chaves c. 1800
filho natural de Joaquim da Costa Pereira Leite, n. em Chaves c. 1800, e de D. Ana Teixeira Alexandrina
Joaquim da Costa Leite casou com D. Clemência do Carvalhal da Silveira Teles Bettencourt.

Quanto aos Fontouras só tenho elementos genealógicos sobre D. Vitória Josefa Inácia Teresa Magalhães Fontoura Barreira que também se casou com um Carvalhal no século 18.

Se tiver alguma coisa sobre a familia Costa Leite de Chaves agradecia.

Com os meus cumprimentos,
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#133241 | tm | 06 nov 2006 10:14 | Em resposta a: #133158

Cara Isabel,

Penso que sei quem foi D. Angélica Sampaio Leite de Morais, embora não saiba muito mais informação sobre ela.
Também acho estranho o Marechal de Campo Alexandre da Costa Leite não aparecer no livro que refere, mas, sinceramente, penso que não valerá a pena entrar em considerações sobre o dito livro.
Tenho alguma informação sobre ele, que de bom grado lhe transmitirei.
escreva-me para telmomail@iol.pt
ou peça o meu endereço de correio ao Genea.

cumprimentos
telmo monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#133243 | tm | 06 nov 2006 10:20 | Em resposta a: #133158

Cara Isabel,

Queria só acrescentar que também descendo da familia Fontoura de Chaves, pelo menos por 2 ramos diferentes.

cumprimentos,

telmo monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#133246 | IsabelFont | 06 nov 2006 11:31 | Em resposta a: #133241

Caro confrade,
Obrigada pela sua resposta.
Escrevo-lhe então para o seu e-mail para lhe fazer algumas perguntas sobre estas famílias.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#133247 | MariaDavid | 06 nov 2006 11:49 | Em resposta a: #133158

Cara Isabel Fontoura

Por acaso frequentou o ISSS de Lisboa, de 1968/1971? Em caso afirmativo, tentarei falar consigo particularmente, pois fomos colegas de curso...
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#133248 | IsabelFont | 06 nov 2006 11:55 | Em resposta a: #133247

Cara Maria David,
Se quer que lhe diga já não me lembro bem dos anoos do curso; mas penso que não é quem está a pensar, pois frequentei a Faculdade de Ciências de Lisboa, salvoerro de 1965 a 1968 (?) e não acabei o curso.
Cumprimentos
Ma. Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#133263 | manelsp | 06 nov 2006 14:20 | Em resposta a: #133243

Caro Telmo
tenho dúvidas e gostava de saber mais sobre alguns fontouras que passo a mencionar:

1- D. Antónia da Fontoura, filha de João Carneiro da Fontoura e de s.m. D. Leonor Mendes Nogueira, casada com Baltasar de Magalhães Caldas.

2 - António Teixeira de Araújo Fontoura, filho de Jerónimo Teixeira de Macedo, neto de Gregório Vaz Velho e D. Branca Teixeira, filha de João Teixeira de Macedo, Senhor da Honra de Teixeira

3 - D. Rosa Maria da Fontoura Chaves, nascida em Dadim a 23 de Maio de 1752 e falecida antes de 20 de Janeiro de 1788 em Santo Estêvão, filha do Dr. Pedro António da Fontoura, e de s.m. D. Úrsula Maria Teixeira Chaves, neta paterna de Domingos Gonçalves da Fontoura e de s.m. D. Maria Domingues, e materna de Domingos Alvares Chaves e de s.m. D. Úrsula de Vaz Teixeira. (Famílias Transmontanas, tomo 1, p. 375: Domingos Gonçalves da Fontoura, natural de Mairos, falecido a 7 de Julho de 1705 em Dadim, casou com D. Maria Domingues, de Dadim (falecida a 17 de Julho de 1733), e tiveram entre outros filhos a Pedro António da Fontoura, que nasceu em Dadim a 18 de Agosto de 1704, onde faleceu a 16 de Novembro de 1767, Bacharel em Cânones, administrador do vínculo instituído por seu irmão, casou em Santo Estêvão a 3 de Junho de 1744 com D. Úrsula Maria Teixeira Chaves, natural de Santo Estêvão, aí falecida a 25 de Setembro de 1800, filha de Domingos Álvares de Chaves e de s.m. D. Úrsula de Vaz Teixeira

Por agora é o que tenho
com os melhores cumprimentos, aguardando noticias
Manel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#133275 | tm | 06 nov 2006 15:05 | Em resposta a: #133263

Caro Manuel,

Não o posso ajudar muito nos Fontouras que menciona, mas aproveito para lhe dar os que tenho:

1
D. Maria Genoveva Fontoura casada com Luís de Araújo a 19/Jul/1760 em Chaves
filha do Dr. José da Fontoura Ferraz casado com D. Maria Ignacia do Nascimento
filho de Francisca Fontoura Ferraz casada com João Gonçalves Lisboa
filha de Maria da Fontoura (de São Pedro de Agostem, Chaves) casada com Francisco Gonçalves

2
João António da Silva Fontoura (n: 30/Jul/1750,Chaves) casado com D. Teodora Angélica Madureira Lobo (de Moraes Coutinho) a 23/Dez/1784 em Chaves
filho de Maria Leonor da Fontoura casada com João Baptista da Silva a 11/Mai/1739 em Chaves
filha de Teresa da Fontoura casada com João Nogueira Gomes

neste momento não me posso alongar muito mais, mas, se quiser, contacte-me para o e-mail que forneci acima.

com os melhores cumprimentos,

telmo monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#133282 | MariaDavid | 06 nov 2006 15:29 | Em resposta a: #133248

Cara Isabel

Muito obrigada pela sua rápida resposta. Talvez seja uma coincidência de nomes, realmente. Esta Isabel que foi minha colega de curso é cunhada do Dr.João de Deus Pinheiro, nosso político e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros.
Com os meus melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#133285 | IsabelFont | 06 nov 2006 15:57 | Em resposta a: #133275

Caro confrade,
Muito obrigada por toda a sua informação e já lhe respondi para o seu e-mail.
Já agora pergunto, sabe a data de nascimento e freguesia do referido Marechal de Campo Alexandre da Costa Leite?
Pode ser que por aó consigamos descobrir.
Desde já obrigada
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#133287 | MariaDavid | 06 nov 2006 16:31 | Em resposta a: #133248

Cara Isabel

Muito obrigada pela sua rápida resposta. Talvez seja uma coincidência de nomes, realmente. Esta Isabel que foi minha colega de curso é cunhada do Dr.João de Deus Pinheiro, nosso político e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros.
Com os meus melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#133395 | IsabelFont | 07 nov 2006 16:35 | Em resposta a: #133263

Caro confrade Manuel Sarmento Pizarro,
Pesquisando na Internet encontra-se no Ancestry.com, "Genealogia da Família SILVEIRA (Jeremias)", em que aparece:
1. Francisca de Magalhães (cerca de 1579) , filha de Baltazar de Magalhães e de Antónia da Fontoura, esta última, filha de
2. João da Fontoura (cerca de 1529)(não sei se Carneiro) e de Leonor Mendes de Nogueira, sendo aquele João, filho de
3. Pedro da Fontoura e de Leonor Rodrigues de Araújo
Mais não posso ajudar, pq. não consegui onter mais dados, acerca destas pessoas; para isso é preciso comprar o produto, o que neste momento não me interessa.
Cumprimentos Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#133495 | asfontoura | 08 nov 2006 16:21 | Em resposta a: #133158

Desculpe não poder ajudá-la. Sou descendente de João Carneiro da Fontoura, que veio para o Brasil um pouco antes, e veio para o Rio Grande RS, em 1737. Descendente dele tenho vários nomes. Se interessar, comunique-me. Asfontoura.

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#143256 | fertelde | 07 fev 2007 03:11 | Em resposta a: #133158

FRANCISCO INÁCIO LEITE VELHO DE MORAIS natural de Chaves, c. 1750, Tenente Coronel de Infantaria de Chaves, c.c. D. Ana Joaquina Carneiro da Fontoura, de Felgueiras
Filha:
D. Ana Joaquina Leite Velho de Morais, n.c. 1800, em Chaves, c.c. António Leite de Faria e Sousa, Major de Cavalaria

Por acaso tem alguma noticia de Ana Joaquina Carneiro da Fontoura?
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#143274 | IsabelFont | 07 fev 2007 13:40 | Em resposta a: #143256

Boa tarde caro confrade,
Embora não sendo o meu ramo de Fontouras (ou, pelo menos assim penso por enquanto) reparei que aqui na base de dados do GENEA, consta exactamente: Ana Joaquina Leite Velho de Morais, só que não diz a data de nascimento e está no link http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=512416; procure, por favor, no canto superior direito, em pessoas, por Leite Velho.
Estão lá os seus costados! e Descendentes; por acaso agora reparo que até vão entroncar a certa altura com os nossos, mas mais tarde a nível de Dª Maria Olímpia de Montalvão Sarmento Guedes de Andrade, prima!

Cumprimentos de
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#143275 | fertelde | 07 fev 2007 14:13 | Em resposta a: #143274

Bom dia Mª Isabel Fontoura,
Sim na página dos Leite Velho está, mas ando buscando as várias vias de entroncamento, Ana Joaquina L.V. de Morais nasceu aproximadamente, segundo os meus apontamentos em 1800 e era filha de Ana Joaquina Carneiro da Fontoura, que nasceu aprox. em 1755 e de Francisco Inácio Leite Velho de Morais, n.c. 1750, que foi Tenente Coronel em Chaves... Nâo consegui saber ainda os avós tanto paterno como materno de Ana Joaquina e daí ter pedido ajuda.-
Esse entroncamento com o seu ramo, pode passar- me?
Atentamente,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#143281 | fertelde | 07 fev 2007 15:00 | Em resposta a: #143274

Estimada Mª Isabel Fontoura,
Desculpe, mas na mensagem anterior, cometi um erro, pois estava a transmitir apontamentos nâo actualizados...
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#143296 | mtpq1234 | 07 fev 2007 16:46 | Em resposta a: #133246

Olá Isabel,

Então também por aqui andas... Infelizmente acho que não somos parentes, ou talvez pelo lado do meu marido, terei de ver. Deves lembrar-te de mim, sou a Teresa Quadros ( Pastor) e fomos colegas no liceu. Temos de arranjar um jantar de curso outra vez. O meu email é teresaquadrosetenetcabopontopt.
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#143440 | IsabelFont | 09 fev 2007 13:04 | Em resposta a: #143296

Olá Teresa, claro que lembro!
Ou seja lembro-me da Teresa Pastor - és tu?
Se calhar se nos virmos já não nos reconhecemos, uma á outra tantos anos passaram!
Então, mas qual pode ser o nosso relacionamento, que não detectamos naquela altura? Por Quadros - só se for pelo meu avô materno Gracias, que era goês! Havia uma família Quadros de origem goesa, não era?
Beijos e saudações genealógicas! (Esta é uma matéria muito difícil!)
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#143442 | mtpq1234 | 09 fev 2007 13:19 | Em resposta a: #143440

Olá Isabel

Sou eu própria. O parentesco só pode ser através do meu marido que é Quadros e cuja família é de Goa. O Quadros ainda não existia obviamente quando andávamos no liceu...Quando tiver tempo vou ver se completo a árvore do meu marido com dados que tenho mas que ainda não constam do GENEA. Pode ser que aí nos encontremos.
um beijo

Teresa Quadros ( Pastor)

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#143452 | gmg | 09 fev 2007 15:17 | Em resposta a: #133158

Caríssiama,

Possui alguma informação Genealógica sobre estes indivíduos, nomeadamente o Fontoura aqui nomeado? Desde já agradeço.



I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:


II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".


III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697. Deste Padre houve descendência.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#143725 | IsabelFont | 12 fev 2007 02:42 | Em resposta a: #143452

Boa noite caro confrade GMG,
Peço desculpa pelo atraso com que estou a responder, mas não me foi possível fazê-lo antes.
Este não é o ramo Fontoura da minha família do qual estou á procura de antepassados; ou, pelo menos penso por agora que não é.
No entanto, consultando as Inquirições de Genere de Braga, verifiquei que Francisco Coelho Fontoura teve Inquirição de Genere em 1722 - 11- 22 (processo 3725 - pasta 173, e que tem com ele relacionados 2 irmãos - Filipe Coelho (c/ IG em 1708/12/26 - processo 3751 pasta 175), e Pedro Coelho Teixeira, também com IG em 1702/03/30 processo 3072, pasta 142), todos filhos de Pedro Afonso Teixeira e Maria Coelho Melo.
Mais não consegui apurar, nem quanto a descendência.
De momento as ligações que procuro são de Fontoura com Araújo.

Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#143754 | gmg | 12 fev 2007 12:46 | Em resposta a: #143725

Caríssima Sra. D. Maria Isabel,

Agradeço, no entanto, a sua resposta.

Tenho conhecimento desses dois Irmãos do P.e Francisco Coelho Fontoura.

Mais uma vez, obrigado e cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#181658 | pachancho | 23 jan 2008 18:14 | Em resposta a: #143725

Cara Isabel,

Aqui fica uma Fontoura nascida em Braga, embora o pai seja de Chaves.

Livro nº151, Freguesia São João de Souto, Braga

1- Baptismo de Laura no dia 19.5.1877. Nasceu no dia 20.4.1877.
Filha legítma de Simão Augusto de Fontoura Madureira Ramos, Tenente de Infantaria nº8, natural de Sta. Maria Maíor de Chaves e da Exma. D. Maria José Assunção Calheiros e Castro Fontoura, natural da freguesia de Geme, Vila verde, recebidos na mesma de Geme e presentemente moradores na Rua de São Marcos (Braga).
Neta paterna de António Emilio Fontoura Madureira e de Ana de Jesus Ramos de Fontoura ambos naturais de Cahves, materno do Dr. Francisco Calheiros de Magalhães Barreto, da Vila de Ponte do Lima e de Prudência Augusta Brandão e Castro Calheiros, natural de São Martinho de Coura.
Foram padrinhos o avô materno e Isabel Maria Brandão e Castro, tia.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#181712 | IsabelFont | 23 jan 2008 23:47 | Em resposta a: #181658

Cra Paula,

Obrigadíssima pela informação; tenho registado um Simão, filho de Abtónio Emílio, sem contudo ter o seu casamento nem descendência. Pelos nomes e datas é comcerteza da família. Vou tomar nota.

Mais um ramo para explorar a descendência, já que a ascendência vai adiantada.
Muito obrigada.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#181763 | IsabelFont | 24 jan 2008 11:56 | Em resposta a: #181658

Cara Paula,
Bom dia,

Já agora, pergunto: tropeçou por acaso no meio das suas pesquisas, neste nascimento?

Se assim foi, e ainda anda em pesquisas, por essas bandas, pedia-lhe por favor, para ver se encontra o casamento dos Pais de Laura, pelos vistos na freguesia de Geme, que provavelmente pertence a Braga também, não é? Talvez nos anos de 1870 - 1877, não? Já agora ficava o "ramalhete" mais completo.

Agradecida
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#181784 | pachancho | 24 jan 2008 15:35 | Em resposta a: #181763

Cara Isabel,

topecei no nome enquanto fazia as minhas pesquisas. Quando voltar ao ADB irei tentar encontrar o registo de casamento.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#182724 | pachancho | 30 jan 2008 18:58 | Em resposta a: #181763

Cara Maria Isabel,

certidão de casamento.
Registo Paroquial de Vila Verde, livro nº218, assento nº3

Aos doze dias do mes de Outubro do ano mil oitocentos e setenta e um nesta Igreja Paroquial de S. Caludio de Geme, concelho de Vila Verde Arquiodecese de Braga na minha presença compareceram os nubentes Simão Augusto de Fontoura Madureira Ramos e D.Maria José da Conceição os quais sei serem os próprios com prévia licença mandada passar e assinada pelo Exmo. Arcebispo Primaz para, digo, e sem impedimento algum para o casamento, tendo sido dispensados dos três banhos canonicos e obtido um e outro os respectivos consentimentos do Ministro da Guerra: ele baptizado na freguesia de Santa Maria Maior da vila de Chaves onde nasceu aos vinte e cinco dias do mês de Novembro do ano mil oitocentos e cinquenta, solteiro, alferes graduado do Regimento de Infantaria nº8, filho legitimo de Antonio Emilio da Fontoura Madureira e D.Ana de Jesus Ramos e ela baptizada nesta freguesia de S.Claudio de Geme, onde nasceu aos dez dias do mes de Junho de mil oitocentos e setenta, digo, mil oitocentos e cinquenta e quatro, solteira, moradora nesta mesma freguesia, filha legitima de Francisco Calheiros de Magalhães Barreto, natural da vila de Ponte do Lima e de D.Prudencia Augusta Brandão natural da freguesia de São Martinho de Coura; os quais nubentes receberam por marido e mulher e os uni em matrimónio, procedendo em todo este acto conforme o rito da Santa Madre Igreja Católica e Apostólica Romana. Foram testemunhas presentes que sei serem os próprios Gaspar de Castro da Silva e José António Francisco de Sousa casado ambos residentes na cidade de Braga. E para constar lavrei em duplicado este que depois de ser lido e conferido perante os conjuges e testemunhas com todos o assinaram.
Abade José Bernardo da Conceição




cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#182792 | IsabelFont | 31 jan 2008 00:09 | Em resposta a: #182724

Cara Paula,

Não calcula quanta lhe agradeço este favor.
Fico a dever-lhe.
Ainda por cima o assento completo!
Não tenho palavras.

Obrigadíssima.
Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#186315 | pachancho | 26 fev 2008 21:05 | Em resposta a: #182792

Cara Isabel,

Genealogia 35: Ancestrais de Clara Regina da Fontoura (Brasil), um blog na net.
Um dos ancestrais desta senhora é:

Quarta Geração

8. João Carneiro da Fontoura nasceu em 1679 em Santa Maria Maior, Chaves, Vila Real (PT). Ele faleceu1 em 19 agosto 1769 em Rio Pardo-RS. João casou-se com Isabel da Silva (cigana).

9. Isabel da Silva (cigana) nasceu cerca de 1694 em Santa Maria, Torres Novas, Santarém (PT). Ela faleceu em 17 fevereiro 1794 em Rio Pardo-RS.


Quinta Geração

16. Antônio Carneiro da Fontoura nasceu[1] em 5 abril 1651 em Jou, Murça, Vila Real (PT) e foi batizado em 11 maio 1651 em Jou, Murça, Vila Real (PT). Ele casou-se com Francisca Velosa.



cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#186319 | IsabelFont | 26 fev 2008 21:39 | Em resposta a: #186315

Olá boa noite Paula,

Muito obrigada por mais esta informação.
Mas, não é meu ramo. Acho que não consigo entroncar.
No entanto, nunca se sabe.

Se alguma vez "tropeçar" em Maria da Fontoura (das Eiras), casada com Francisco Gonçalves (de Bóbeda), Pais de Francisca da Fontoura Ferraz, também das Eiras, esta é uma ascendência para a qual não consigo encontrar paroquiais e que me interessa muito.

Mais uma vez, obrigada pela sua atenção
Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#216822 | pachancho | 30 dez 2008 18:15 | Em resposta a: #186319

Cara Isabel,

por acaso não "tropeçou" por António Teixeira da Fontoura de Magalhães

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=639678

gostaria de saber mais sobre a descendencia deste casal.

Cumprimentos e um óptimo ano de 2009
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#216858 | IsabelFont | 30 dez 2008 22:56 | Em resposta a: #216822

Cara Paula,

Infelizmente até agora ainda não "tropecei"!
Mas nunca se sabe; pode ser que ainda venha a acontecer-

Porque não pergunta aos confrades Luis GMG ou Filipe Pinheiro Campos. Este último estuda muito famílias de Trás-os-Montes. Também João Mamede (aqui neste fórum) tem uma costela Fontoura. E Ainda Telmo Monteiro (TM).

Entretanto suponho que já descartou a hipótese de estar ligada aos "Carneiro da Fontoura" que foram para o Brasil. Mas essa será mais difícil de investigar, não sei.

Mas esteja descansada que se encontrar alguma pista, a contactarei.

Cumprimentos e além de um ano de 2009 o melhor possível, boas pesquisas!
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#216948 | pachancho | 01 jan 2009 11:44 | Em resposta a: #216858

Maria Isabel,

obrigado, desejo a si e todos os seus um ano cheio de saúde.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#219598 | Al.Cunha | 26 jan 2009 19:04 | Em resposta a: #143256

Prezado confrade Fernando de Telde

Vi hoje, por acaso, a sua mensagem com quase dois anos.
Antonio Leite de Faria e Sousa não foi casado com Ana Joaquina Leite Velho de Morais, nem reconheceu a filha de quem foi pai.
Ana Joaquina Carneiro da Fontoura nasceu na freguesia da Refontoura, Felgueiras, e sua mãe veio de Chaves, donde era natural.

Por acaso as pessoas indicadas na sua mensagem são meus ascendentes.
Posso perguntar se também são seus ascendentes?

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#219621 | gmg | 26 jan 2009 22:16 | Em resposta a: #219598

Possui alguma informação Genealógica sobre estes indivíduos, nomeadamente o Fontoura aqui nomeado? Desde já agradeço.



I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:


II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".


III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697. Deste Padre houve descendência.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#219626 | Al.Cunha | 26 jan 2009 23:13 | Em resposta a: #219621

Prezado confrade Luís GMG

Não sei se a sua mensagem de 26-01-2009 me era dirigida.
No caso negativo esqueça minha resposta


Não conheço os Coelho de Melo nem os Fontoura referidos na sua mensagem.
A minha ligação é com Carneiros da Fontoura e Leite Velho de Morais.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#219662 | fertelde | 27 jan 2009 13:15 | Em resposta a: #219598

Estimado Al.Cunha:

Sou descendente dos Leite Velho, uma tia de Ana Joaquina Leite Velho de Morais...

A sua informaçâo deixa-me um pouco desconcertao, pois os descendentes desta linha dos Carneiro de Fontoura, aparecem como fidalgos, ora se a filha nâo foi reconhecida, como poderia tal acontecer. Em Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu ermo,aprece noticiado o casamento... Ver pelo google books: Ana Joaquina Leite Velho de Morais

Já agora, indique-me as pessoas de quem descende, pois nâo localizei a mensagem anterior.-

Melhores cumprimentos,

Fernando L.Velho

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#219666 | fertelde | 27 jan 2009 13:28 | Em resposta a: #219598

Fidalgos e morgados de Vila Real e seu termo: genealogias, brazões, vínculos‎ - Página 118
de Júlio A. Teixeira - 1990

... com D. Emília Josephina do Carmo Leite Velho, filha de António Leite de
Faria e Souza, Major de Cavalaria, e de sua mulher D. Anna Joaquina Leite Velho


Volto com a informaçâo.

Cumprimentos

Fernando Leite Velho

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#219670 | Al.Cunha | 27 jan 2009 14:15 | Em resposta a: #219662

Prezado confrade Fernando L.Velho

Minha avó ainda tinha os apelidos Leite Velho que se perderam nas gerações seguintes.
Descendo dos indicados abaixo.
Se me der o seu contacto poderemos trocar mais dados.

Francisco Inácio Leite Velho de Moraes
Nasceu em Chaves a 22/10/1759. Foi Tenente Coronel do Regimento de Infantaria de Chaves. Sendo Ajudante nesta unidade casou a 2/4/1791, na Igreja Matriz de Santa Maria Maior daquela vila com D.Ana Joaquina Carneiro da Fontoura, nascida a 18/7/1770 na casa do Assento, fregª da Refontoura, concelho de Felgueiras, que vivia em Chaves acompanhada da sua tia materna D.Isabel Maria Leonarda Carneiro Vieira da Fontoura, a qual faleceu solteira a 4/10/1792 na sua quinta de Vila Nova no arrabalde da vila.

D.Ana Joaquina era filha de Manuel Bento Fernandes da Fonseca Coutinho, 8.08.07, senhor daquela casa e administrador do morgado de São Miguel de Carrazeda, na comarca de Pinhel e de sua mulher Maria Teresa Carneiro da Fontoura, 8.08.08, esta nascida em Chaves a 24/3/1740 e falecida na Refontoura a 22/2/1796.
Neta paterna de Manuel Fernandes Coutinho, 9.08.13, senhor da casa do Assento e do morgado de Carrazeda e de sua mulher D.Ana Teixeira de Lemos de Mesquita, 9.08.14, ambos da Refontoura, neta materna de Tiago Gonçalves de Chaves, natural de Santo Estêvão, termo de Chaves, proprietário do cargo de Juiz das Alfandegas da vila, onde era pessoa principal e de sua mulher D.Anastásia Carneiro da Fontoura, esta filha de Henrique Vieira Carneiro de Carvalho ou (Carneiro da Fontoura), morgado de Eirô no termo da vila de Montalegre, Capitão de Infantaria Auxiliar, fidalgo de Cota de Armas com brazão (Carneiros e Vieiras), passado a 25/2/1723 e de sua mulher e parenta D. Teodósia de São João Padrão da Fontoura, esta da Vila de Chaves.
D. Ana Joaquina faleceu em Chaves a 13/4/1812.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#219717 | João Mamed | 27 jan 2009 19:58 | Em resposta a: #219670

Caro Al. Cunha

Li atentamente a sua mensagem e chamou-me a atenção o nome da D. Teodósia de São João Padrão da Fontoura.

Gostava de saber se tem mais dados desta senhora, pois estou a fazer um estudo da família Padrão, ramo de Chaves.

Agradeço a sua atenção.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#219719 | gmg | 27 jan 2009 20:38 | Em resposta a: #219717

Possui alguma informação Genealógica sobre estes indivíduos, nomeadamente o Fontoura aqui nomeado? Desde já agradeço.



I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:


II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".


III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697. Deste Padre houve descendência.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#219755 | João Mamed | 28 jan 2009 08:00 | Em resposta a: #219719

Caro Luís,

Não tenho conhecimento das pessoas que refere.

Lamento.

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#219772 | Al.Cunha | 28 jan 2009 12:42 | Em resposta a: #219717

Prezado confrade João Mamede.

Tenho, há mais de 40 anos, um texto que me foi dado por um parente, de geração
anterior à minha, o qual foi seu autor, onde apresenta os seus ascendentes de Chaves. No texto diz ter-se baseada no arquivo da família.

"Famílias de Chaves (Sec XV a XVII) de Luis de Melo Vaz de São Paio, publicado em "Raizes e Memóris", orgão periódico da Associação Portuguesa de Genealogia nos Nª ? e ? é um trabalho, que, em meu entender, deveria ser lido por quem pretende obter dados referentes a Chaves. (Opinião pessoal)
Comparando os dados do Texto acima referido com os de "Famílias de Chaves" as discrepancias são muito pequenas, em quantidade, e de não muita importancia, em qualidade.

Tomando como base os textos acima indicados poderemos dizer:
Teodósia S.João Barroso Padrão da Fontoura era filha de Roque Barroso da Fontoura e de Anastásia Alvres; neta paterna de Francisco Barroso da Fontoura e de Ana acedo; neta materna de Pedro Marttins e Brites Alvres.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Leite V.

#219774 | fertelde | 28 jan 2009 13:20 | Em resposta a: #219670

Estimado Al. Cunha:

Agradecido pela sua mensagem, e pelos datos aportados.
Agradeço entre em contacto comigo para:
ferteldearrobahotmailpontocom.

Melhores cumprimentos

Fernando L.Velho

P.s.: somos primos com familiar comum no pai de Francisco Inacio.-

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#219775 | João Mamed | 28 jan 2009 13:22 | Em resposta a: #219772

Caro Al.Cunha

Agradeço a sua mensagem.

Realmente o estudo de Luís de Melo Vaz de São Paio é bastante importante, bem como outros do referido genealogista, mas também muito incompleto quanto às ramificações da dita família, que concerteza para o autor não era de muito interesse.

Nos ascendentes que refere da Teodósia, fiquei com uma dúvida: a avó paterna chamava-se Ana Acedo, ou Maria Rodrigues da Fontoura?

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#219777 | Al.Cunha | 28 jan 2009 13:36 | Em resposta a: #219775

Prezado Jião Mamede

Ana Macedo

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#219780 | gmg | 28 jan 2009 13:48 | Em resposta a: #219755

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#219793 | Al.Cunha | 28 jan 2009 17:18 | Em resposta a: #219775

Prezado Confrade João Mamede.

Teodósia de S.João

Completo informação anterior.
"Raizes e Memórias" Nº 13, pag 102 só indica como filhos6 IX.a e IX.b e portanto não a incluem como filha de Roque Barroso da Fontoura e de sua mulher Anastácia Alvares.

Face ao texto que segue que inclui notas de
HFSO de João Carneiro Vieira, Maço 60, Dil 1134 julgo deixar de haver dúvidas.

8 - João Carneiro da Fontoura.
* Doc “Refontoura” chama-lhe João Carneyro Vieira.
Nasceu a 23/9/1694 e b. a 6/10/1694
Foi Familiar do Santo Oficio e serviu os cargos principais da Vila de Chaves, onde foi juiz de Alfandegas no ano de 1739 e seguintes.
Casou em Montalegre com Isabel de Ataíde e Melo, filha de Salvador Gomes da Silva, Capitão Mor da mesma Vila e de s/ mulher D. Mariana de Ataíde Sotomaior, de Chaves. Faleceu em Eirô a 21 de Outubro de 1779, sendo sepultado na Capela do seu morgado. S.m.n.
A H.S.O. de João Carneiro Vieira - maço 60 - diligencia 1134 - diz:
Solteiro, morador em Chaves. Filho legitimo de Henrique Vieira de Carvalho e de sua mulher D. Teodósia de São João, naturais da fregª de São Salvador de Eirô, termo de Montalegre.
Neto paterno de Lazaro Vieira de Carvalho e de sua mulher Maria Carneiro da Fontoura, ele de Eirô e ela da vila de Montalegre.
Neto materno de Roque Barroso da Fontoura e de sua mulher Anastasia Alvres, ambos de Chaves.

Espero que estes dados lhe tirem as dúvidas

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#222567 | Monteiro Dias | 01 mar 2009 20:53 | Em resposta a: #219793

Caríssimos,

Estou a braços com um enigma a propósito do uso do apelido "Castro" por parte de uns fontouras originários de Pereiro, Argeriz, Valpaços, que passaram, no final do século XVII, inícios do XVIII, a Cioga do Monte, Trouxemil, Coimbra.
Nomeadamente,

CATARINA JACINTA MARQUES FONTOURA

e seu irmão

ANTÓNIO MARQUES FONTOURA

naturais de Pereiro, Argeriz, Valpaços e filhos de

GONÇALO MARQUES, filho de ANTÓNIO PEQUENO e MARIA DE FONTOURA
e de ANTÓNIA GOMES, filha de ANTÓNIO GOMES e ISABEL LOPES.

O filho de Catarina Jacinta Marques Fontoura com João da Costa Cardoso (cas. 20.3.1728) vai chamar-se

JERÓNIMO JOSÉ DA COSTA CARDOSO E CASTRO (bap. 3.4.1735).

Sabendo eu que o apelido Castro lhe não vem do pai, desconfio que lhe poderá provir da mãe; no entanto, não posso afirmar com certeza pelo facto de não ter informações dos ascendentes mais recuados.

Será que alguma destas pessoas entroca em árvore por aqui já existente?

Seria uma óptima ajuda.

Bem hajam.

Tiago Monteiro Dias

Resposta

Link directo:

RE: Costa Leite e Magalhães Fontoura Barreira

#234845 | gmg | 23 jul 2009 18:50 | Em resposta a: #133238

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#234846 | gmg | 23 jul 2009 18:50 | Em resposta a: #222567

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#234847 | gmg | 23 jul 2009 18:51 | Em resposta a: #219793

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

FONTOURAS...

#240758 | gmg | 30 set 2009 18:21 | Em resposta a: #133238

- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.

- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.

- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.

- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.

- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

FONTOURA...

#240759 | gmg | 30 set 2009 18:22 | Em resposta a: #133287

- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.

- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.

- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.

- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.

- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

FONTOURAS e FONTOURAS!

#240760 | gmg | 30 set 2009 18:22 | Em resposta a: #222567

- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.

- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.

- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.

- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.

- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

FONTOURAS e FONTOURAS!

#240761 | gmg | 30 set 2009 18:23 | Em resposta a: #143296

- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.

- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.

- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.

- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.

- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

FONTOURAS e FONTOURAS!

#240762 | gmg | 30 set 2009 18:23 | Em resposta a: #133243

- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.

- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.

- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.

- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.

- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

FONTOURAS e FONTOURAS

#240763 | gmg | 30 set 2009 18:24 | Em resposta a: #133495

- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.

- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.

- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.

- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.

- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#242160 | João Mamed | 17 out 2009 10:16 | Em resposta a: #216858

Cara Maria Isabel

A sua antepassada Rosa Maria de Morais (casada com Domingos Moutinho de Carvalho) era irmã do Pe. Geraldo de Morais, filha de Manuel de Morais e de sua mulher Catarina Lopes, todos da Madalena, Chaves?

Obrigado pela sua atenção.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#242288 | IsabelFont | 19 out 2009 17:17 | Em resposta a: #242160

Caro João Mamede,

Há que tempos que não dizia nada!

Pois olhe que não sei; só chegámos até aí porque a minha pentavó ou sextavó Ana Luísa de Morais Moutinho Carvalho Rego é filha deste casal: Domingos Moutinho de Carvalho e de Rosa Maria de Morais; infelizmente o seu assento de baptismo não indicava os avós; mas o Padre Giraldo de Moraes foi testemunha no casamento de Ana Luisa; agora o seu parentesco, não posso arriscar!
Já tentei pedir os assentos de baptismo quer de um quer de outro em tempos; recentemente não tenho procurado nem visto se estão online!

Peço desculpa, mas de momento não o posso ajudar.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#242300 | João Mamed | 19 out 2009 19:40 | Em resposta a: #242288

Cara Maria Isabel

Obrigado pela sua mensagem.

Posso garantir com quase toda a certeza que a 'sua' Rosa Maria de Morais é filha leg. do Sargento de Inf. Manuel de Morais e de Catarina Lopes, ambos da Madalena. Neta paterna de Francisco Gonçalves e de sua mulher Isabel de Morais e é neta materna de António do Rêgo e de sua mulher Francisca Gonçalves.

Assim sendo a dita Rosa Maria (N. 30/01/1698) é irmã do Pe. Geraldo de Morais (N. 18/9/1693), de Joana Maria (N. 14/5/1700) e de Bernardo (N. 8/8/1702).

O meu interesso no padre Geraldo de Morais é o seguinte:

O Dr. Julio Teixeira nos seus Fidalgos e Morgados de Vila Real dá como pai de Josefa Maria Morais Veloso www.geneall.net/P/per_page.php?id=988014 um individuo chamado Pedro Geraldo de Morais www.geneall.net/P/per_page.php?id=1019056 e como mãe Francisca Maria Veloso, todos da Madalena. Penso que o Dr. Julio Teixeira se enganou, e onde devia estar Padre ele escreveu Pedro, talvez alguma confusão nas abreviaturas nos seus apontamentos. Tenho imensas pistas que me levam a pensar assim, mas falta-me a prova final: o documento onde o Dr. Julio retirou a informação.

É nestes problemas que reside todo o interesse deste absorvente hobby.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Nota: vou pesquisar para garantir o parentesco da Rosa Maria e depois digo-lhe.

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#242313 | IsabelFont | 19 out 2009 21:31 | Em resposta a: #242300

Caro João Mamede,

Muito obrigada pelos seus dados.

Se conseguir mais alguma informação agradeço.
Melhores cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#242682 | João Mamed | 24 out 2009 08:57 | Em resposta a: #242313

Cara Maria Isabel

Se calhar já conhece, mas de qualquer modo aí vai:

António Luis filho leg. de Luis de Araujo Chaves e de D. Genoveva Rosa da Soledade, da Rua de Santa Maria, Chaves (penso serem seus antepassados), neto paterno de André de Araujo e de sua mulher Leonor Maria Teixeira, de Chaves, e pela parte materna neto do Dr. José da Fontoura Ferraz, de Chaves e de sua mulher D. Inácia do Nascimento, de Lisboa.

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#242690 | IsabelFont | 24 out 2009 12:41 | Em resposta a: #242682

Olá João Mamede,

Verdade, já tenho.
António Luís (de Araúlo Chaves) como eu lhe chamei, nasceu em 4 de Agosto de 1761 e as fontes foram: Batismo: Folhas 7 e 7V livro de Baptismos 1761-1781, Repartição de Baixo, Chaves, sendo que a filiação é essa mesma.

Nós descendemos do irmão dele - Justiniano - e descobri um outro irmão - Gemânio.
De qq. modo obrigada!

Se precisar de algo em que possa ajudar, diga por favor.
Não tenho a descendência desse António Luís! É do seu lado?

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#242709 | João Mamed | 24 out 2009 19:59 | Em resposta a: #242690

Olá Maria Isabel

Já contava que conhecesse.
O meu interesse reside no Dr. José da Fontoura Ferraz. Gostava de saber qual o parentesco com a "minha" Antónia Ferraz da Fontoura.
A Maria Isabel sabe quem são os pais do dito José?

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#242726 | IsabelFont | 24 out 2009 22:04 | Em resposta a: #242709

Olá Caro João Mamede,

Espero que os meus confrades primos, que também são utilizadores aqui do Fórum , não se importem, que lhes passe a informação, já que foram eles que a descobriram, embora o meu bisavô nos seus apontamentos, tb. se lhe refira.

Mas então os Pais de José da Fontoura Ferraz são: João Gonçalves Lisboa e Francisca da Fontoura Ferraz.
Do meu ponto de vista, esta " avó" Francisca da Fontoura Ferraz era irmã da "sua" Antónia Ferraz da Fontoura ou Antónia da Fontoura Ferraz (que casou com um João Gonçalves) - acho que esta parte até foi você que me disse, não me lembro bem! Mas realmente não tenho os dados do assento de baptismo desta última.

Condiz com o que tem?
Cumprimentos da
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#242729 | João Mamed | 24 out 2009 22:55 | Em resposta a: #242726

Cara Maria Isabel

Agradeço a sua mensagem.
Penso que bate tudo certo.

Cpts.
joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#242835 | DAlmeida | 26 out 2009 01:05 | Em resposta a: #242726

Certo com os meus apontamentos o que regista:
“esta " avó" Francisca da Fontoura Ferraz era irmã da "sua" Antónia Ferraz da Fontoura ou Antónia da Fontoura Ferraz (que casou com um João Gonçalves) “
.
E acrescento : eram ambas irmãs de Antonio da Fontoura.
Antes de casar, em 1694, Antonio teve de Maria Vaz um filho, Francisco da Fontoura, donde descende o ramo que tem a ver com aminha família.
.
Eram filhos de Francisco Gonçalves, da Bobeda e de Maria da Fontoura, de Eiras, tenho os assentos de baptismo em S.Pedro de Agostem, Bobeda :
.
. Antonio – 21 /5/ 1649 (nº Tif. 31) --- Antonio da Fontoura, veio a casar com ?Conceição Carneira, viuva, em
................25/5/ 1694 (nº Tif. 146)

. Francisca Ferraz da Fontoura, não tenho o baptismo --casou com João Rodrigues Lisboa em 6/2/ 1686 (nº Tif. 135)
. Antonia Ferraz da Fontoura - casou com João Gonçalves em 11/7/ 1691 (nº Tif. 143)
. Francisco – 10/9/ 1651 (nº Tif. 46) --Francisco da Fontoura, casou com Jeronima Allz(?) em 11/7/ 1691 (nº Tif. 144)
.
Portanto, curiosamente estes irmãos Antonia e Francisco casaram no mesmo dia, com também irmãos, na capela de Sesmil.
. Liana – bapt. 30/11/1653 (nº Tif. 64)
.…
Também eu gostaria de saber quem eram os avós .
Quem era Francisco Gonçalves ?
Quem eram os pais de Maria da Fontoura ?
Pesquisei em Eiras , onde há vários Fontoura; como mais plausível, encontro baptismos de vários filhos entre 1612 e 1618, de :
Antonio Vaz X Francisca da Fontoura ---- serão estes ?
....
Peço desculpa pela intromissão, e também agradeço informação sobre pais e avós daqueles nossos parentes .

Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: a Dina Almeida - Relacionamento de outras famílias c/Fontoura

#242888 | IsabelFont | 26 out 2009 17:05 | Em resposta a: #242835

Cara confrade Dina Almeida,

Espero que os meus confrades primos, que também são utilizadores aqui do Fórum , não se importem, que lhes passe a informação, já que muita desta informação foram eles que a descobriram.

Sim, também tenho identificado mais um irmão António Ferraz da Fontoura, filho de Maria da Fontoura e de Francisco Gonçalves. Mas eu descendo da Francisca da Fontoura Ferraz, cujo assento de baptismo nunca encontrei, mas que casou em 6/2/1686 com João Gonçalves Lisboa, na Capela S. Sebastião no lugar de Bóbeda.

Não averiguei a ascendência de Francisco Gonçalves, não só porque não tive tempo, mas porque estou mais interessada no lado Fontoura, cujo apelido ainda tenho.
Tentei averiguar a ascendência de Maria da Fontoura. e houve um confrade aqui no Fórum que me disse que ela teria sido baptizada em 28 de Novembro de 1619. Só que ainda não consegui o seu assento de baptismo!
A ser assim, ela seria filha do casal que menciona: António Vaz (das Eiras) e de Francisca da Fontoura também das Eiras.
Só que não tenho os respectivos assentos de baptismo nem de casamento, para comprovar; uma das fontes desta paternidade foi um artigo de Raízes e Memórias sobre "Famílias de Chaves" por Luís de Mello Vaz de São Payo.
Na mesma série de artigos, especula-se sobre a possibilidade daquela Francisca da Fontoura ser filha de João da ou de Fontoura e de Isabel Gil.

E, neste momento mais não sei, dado que para o restante passado, só existem especulações, até a João de Fontoura das Astúrias ou Galícia, cerca de 1425.

Vou tentar retomar este assunto, agora com o arquivo online, mas custa-me muito ler no écran. Os dados que obtive anteriormente, foram sempre solicitados ao ADVRL; mas agora não tem sentido!

Se me quiser adiantar alguns dados sobre a descendência do "seu" António e Francisco da Fontoura, agradeço!
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#242899 | João Mamed | 26 out 2009 19:57 | Em resposta a: #242835

Cara Dina Almeida

Não tem que pedir desculpa pela intromissão, estes foruns servem exactamente para isso, e toda a ajuda é benvinda.
A nossa confrade Maria Isabel já disse practicamente tudo que temos vindo a descobrir.
Neste momento não tenho comigo os meus apontamentos. Mas sei que o casal António Vaz Ferraz e Francisca da Fontoura tiveram mais filhos pelo menos uma Isabel e uma Leonor, nascidas em Santa Mª. Maior.

Cpts.
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: a Dina Almeida - Relacionamento de outras famílias c/Fontoura

#242917 | DAlmeida | 26 out 2009 23:46 | Em resposta a: #242888

Obrigada pela sua resposta, veio clarificar as minhas pesquisas.
Talvez lhe interesse o assento seguinte:
Felipa – filha de João Gonçalves Lisboa e de Francisqua da Fontoura, moradores na vila de Chaves, baptizada em 6/7/ 1687 , S.Pedro de Agostem (nºTif. 49)
.
. Para este caso, a base das minhas consultas tem sido o www.etombo.com
.
Outra dúvida minha era , de onde vem o “Ferraz” ?
De facto, consultei ainda o GENEA e também na Base de Dados aqui aceitam :
. Maria da Fontoura (bapt. 21/11/1629- Eiras) X Francisco Gonçalves
. Filha de Francisca da Fontoura X Antonio Vaz Ferraz
. Esta, filha de João da Fontoura X Izabel Gill
………………………….. Izabel Gill tem assento de óbito em 7/1/ 1580 (nºTif.49) e aqui diz o nome do marido.
. Este João da Font. , filho de Gonçalo da Fontoura , mãe sem nome.

Resposta

Link directo:

RE: a Dina Almeida - Relacionamento de outras famílias c/Fontoura

#242920 | DAlmeida | 26 out 2009 23:53 | Em resposta a: #242888

Faltou na minha resposta o que segue
.
Sobre a descendência de Antonio da Fontoura que me interessa :

. Alem do filho Francisco(1680), há também o assento de uma Teresa (1682),ambos em Sta.Maria Maior, Chaves.
. Um filho de Francisco – Gonçalo da Fontoura Xaves, casou em Vila Nova da Baronia, Alvito, em 1753.
. Em 1808, um neto deste – Francisco de Bastos Fantor (li assim !) casou em Monte de Trigo e é esta a última alusão ao nome de família.
. As gerações seguintes mantiveram o percurso pelo Alentejo, com outros apelidos. Aqui se situa a família duma minha nora em Reguengos de Monsaraz e aparecem 3 netos meus, nascidos em Lisboa, ainda são crianças.

Agradeço também a João Mamed.
Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: a Dina Almeida - Relacionamento de outras famílias c/Fontoura

#242935 | IsabelFont | 27 out 2009 11:45 | Em resposta a: #242917

OLá, bom dia
Cara Dina Almeida,

1º Muito obrigada pela indicação de mais aquele assento sobre Filipa.

2º Também Gostaria de saber de onde vem o "Ferraz", mas não consegui até agora pesquisar mais para trás, nem literartura sobre o assunto!

3º A base de dados do GeneAll pode ter sido actualizada mediante informação de um utilizador deste fórum; resta saber com que base?!! com que certezas? Por exemplo estão lá um Francisco e uma Francisca (filhos de Maria), que não têm indicação de fontes, nem data de baptismo ou casamento?? Eu acho que descendo desta Francisca! Mas daí a ter a certeza e pedir para actualizar a base de dados vai um passo! Por outro lado a Francisca (avó) que seria nossa ascendente, também não tem indicação de fontes!

4º Vi o assento de óbito de Isabel Gil, em Eiras, em 27/01/1580 ( e não em 7/1) mas além de ser para mim difícil de "ler" e transcrever, o que entendi, foi que Gonçalo seria um seu filho e não Pai de João da Fontoura - tenho que aprofundar mais, para ter a certeza.


Se quiser desvendar ou partilhar a sua ascendência, no que aos Fontoura diz respeito, e enviar-ma directamente, pode pedir o meu mail ao moderador.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: a Dina Almeida - Relacionamento de outras famílias c/Fontoura

#243062 | João Mamed | 28 out 2009 20:41 | Em resposta a: #242935

Olá Mª. Isabel

"...aos 7 dias do mês de Janeiro de 1580 faleceu Isabel Gill mulher que foi de Jmº da Fontoura moradores que foram no lugas das Eiras.......deixou por seu testamenteiro o seu filho Glo. da Fontoura..."

1- João da Fontoura e Isabel Gil eram casados e pais de Gonçalo da Fontoura.
2- Francisca da Fontoura é suposta ser filha deste casal, por vário indicios. O Dr. Luiz de Mello Vaz de São Payo, ilustre genealogista também o acha. Esta suposição devia fazer parte das observações na ficha da dita Francisca.
3- Penso que fui eu que introduzi o filhos da Maria da Fontoura, Francisco e Francisca, neste momento não tenho comigo os documentos onde me basiei para tal, não sei se foram os baptismos ou se foram padrinhos ou testemunhas de algum baptizado/casamento. Logo que tenha oportunidade informo-a.
4- Também eu não consegui descobrir de onde vem o Ferraz, mas existem muitos Ferrazes pelas Eiras.

Tenho mais dados sobre outros filhos do casal António Vaz/Francisca da Fontoura.
Não sei se tem conhecimento da I.G. de João Glz da Fontoura, neto do Francisco Glz e da Maria da Fontoura (penso que já falamos sobre isto anteriormente).

Realmente é pena que os administradores deste site não coloquem as fontes das actualizações, eu por mim não me importava nada, seria um modo muito mais fácil de trocarmos informações com supostos interessados.

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: a Dina Almeida - Relacionamento de outras famílias c/Fontoura

#243079 | DAlmeida | 29 out 2009 00:36 | Em resposta a: #242935

Olá caros Confrades Maria Isabel e João
Fico satisfeita por os nossos dados estarem em consonância .
Fiz atrás um resumo da colheita no etombo e o que consta no GENEA – Atenção :
1.
De facto, o meu dia 27 óbito de Isabel Gil, é 7 – erro de cópia no computador; no assento também vi que refere o filho dela, Gonçalo.
Mas
Quando disse “Este João da Font. , filho de Gonçalo da Fontoura , mãe sem nome.” – é isso que vem no GENEA – o marido de Izabel Gil , seria filho de outro Gonçalo da Fontoura e sem constar o nome da mãe.--- são 2 Gonçalos ---
O pai do João e o filho do João .
.
2.
Recolhi em Eiras os seguintes filhos de Antonio Vaz X Francisca da Fontoura
- Francisco e Lianor (gémeos) – 8/3/ 1612 – Tif 34.
- Izabel – 18/1/ 1615 – Tif 36
- Francisca – 18/8/ 1616 – Tif 38
- Francisco – 9/3/ 1618 – Tif 38
- Antonia – 12 /6/ 1624 ? – Tif 43 (nome da mãe duvidoso)
3.
Quanto a Maria – a Isabel tem informação de que foi baptizada em 28/11/ 1619
…………………………- e no GENEA consta 21/ 11/ 1629, em Eiras.
Consultando o livro de Eiras no etombo não encontro assento em folhas nessas datas.
.
Segui o nome padre habitual – Manoel da Fontoura, cura de Sta Maria em Chaves. E tive sorte :
Aqui vai:
Tif 11 – A Folha 13 do Livro bapt. (1610-1645)
Maria - Nasceu a 21/11/ 1619 . Foi baptizada na Igr. De Sta Maria de Moreiras a 28 do mesmo mês .
Curiosamente o padre é outro, Padre Antonio de Magalhães
Desejo-vos uma boa noite.

Resposta

Link directo:

RE: a Dina Almeida - Relacionamento de outras famílias c/Fontoura

#243086 | João Mamed | 29 out 2009 07:41 | Em resposta a: #243079

Cara Dina Almeida

A Antónia que nasceu nas Eiras em que o nome da próprio da mãe não é legivel, ccasou em Santa Maria Maior em 7/5/1640 com Nicolau de Sousa, de Bustelo, neste assento confirma-se a sua filiação: António Vaz e Francisca da Fontoura.

Cpts.

joão

Resposta

Link directo:

RE: Fontoura de Santiago da Ribeira de Alhariz

#266414 | AlvesRF | 06 dez 2010 21:59 | Em resposta a: #133158

Boa tarde,

Alguém tem informações de Joana Maria de Fontoura natural de Santiago da Ribeira de Alhariz, casada na mesma freguesia de Santiago com Manoel Pinto (Pereira) de São Pedro Velho(Mirandela), filha de João Lopes Barroso e Anna de Fontoura.
Teve pelo menos três filhos com Manoel Pinto, todos naturais de Valpaços: António José(1741), João Manuel(1738) e Rosa(?).

Grato por informações,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Fontoura de Santiago da Ribeira de Alhariz

#266447 | IsabelFont | 07 dez 2010 14:12 | Em resposta a: #266414

Caro confrade Rui,

Infelizmente não tenho qq. registo de uma Joana Maria de Fontoura. nem de seus pais ou filhos. De qq. modo se me indicar as datas de nacimento e ou casamento, agradeço, pq. será mais fácil de localizar.

Cumprimentos e se puder ajudar noutra área quaqluer, diga!

Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#266450 | IsabelFont | 07 dez 2010 14:34 | Em resposta a: #242300

Caro João Mamede,

Voltando á "vaca fria"!
Fui alertada por um dos primos para esta sua mensagem-resposta, que eu não me lembro de ter visto ou ter tomado devida nota.

Chegou a alguma conclusão? Obteve o assento de baptismo de Rosa Maria de Morais?

Fico a aguardar.
Obrigada desde já
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Fontoura de Santiago da Ribeira de Alhariz

#266455 | AlvesRF | 07 dez 2010 16:33 | Em resposta a: #266447

Cara Isabel,

Obrigado pela resposta. Passo aqui todos os dados que disponho:

João Manoel: Nascimento(1738,Valpaços)
António Joseph: Nascimento(1741,Valpaços)
Rosa Pinto de Fontoura: Nascimento(?,Valpaços), Casou com Manoel Ochôa natural de Rebordainhos, Bragança.

Nota: só tenho os nascimentos dos primeiros dois irmãos pois não existem registo de bptismo em Valpaços entre 1741 e 1771.

Estes três são filhos de:
Manoel Pinto (Pereira?): Nascimento(?,São Pedro Velho, Mirandela), Casamento(1737, Santiago da Ribeira de Alhariz). Nota: Quando casou era viúvo de Mariana Taveira de Cernadela.
Joanna Fontoura: Nascimento(?,Santiago da Ribeira de Alhariz, Valpaços), Casamento(1737, Santiago da Ribeira de Alhariz).


Joanna Fontoura é filha de:
João Lopes Barroso: Nascimento(?,Santiago da Ribeira de Alhariz, Valpaços).
Anna da Fontoura: Nascimento(?,Santiago da Ribeira de Alhariz, Valpaços).

Desde já o meu obrigado,
Os melhores cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Fontoura

#266474 | InterCidades | 07 dez 2010 18:47 | Em resposta a: #266447

Cara Senhora D. Maria Isabel,

Procuro informações sobre:

I- JOÃO ÁLVARES FONTOURA , nat. de Santo Estêvão de Faiões (desinação antiga), “homem honrado” que “vivia de suas fazendas”, que n. entre 1625 – 1635, f.º de Afonso Álvares Fontoura , nat. da freg.ª de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de D. Catarina Fernandes, nat. de Santo Estêvão de Faiões, os quais todos eram considerados pessoas nobres e principais do concelho de Chaves. C. c. D. MARIA COELHO DE MELLO, nat. de Faiões. C.g.

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#266513 | João Mamed | 08 dez 2010 13:30 | Em resposta a: #266450

Bom dia Mª. Isabel

Tenho nos meus apontamentos que Rosa Maria de Morais, nasceu em Sta. Mª. Maior em 30/01/1698 e era filha de Manuel de Morais e de sua mulher Catarina Lopes, irmã do Padre Geraldo de Morais.


Meus cumprimentos

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#266515 | IsabelFont | 08 dez 2010 14:32 | Em resposta a: #266513

Caro João Mamede,

Mas, desculper a insistência, comprovou? ou seja, tem assento de baptismo correspondente, ou ainda é a dedução que tinha feito anteriormente?

Se tem, pode enviar-mo pelo meu mail que acho que já conhece?
Obrigada
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#266519 | InterCidades | 08 dez 2010 14:51 | Em resposta a: #219717

Procuro informações sobre:

I- JOÃO ÁLVARES FONTOURA , nat. de Santo Estêvão de Faiões (desinação antiga), “homem honrado” que “vivia de suas fazendas”, que n. entre 1625 – 1635, f.º de Afonso Álvares Fontoura , nat. da freg.ª de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de D. Catarina Fernandes, nat. de Santo Estêvão de Faiões, os quais todos eram considerados pessoas nobres e principais do concelho de Chaves. C. c. D. MARIA COELHO DE MELLO, nat. de Faiões. C.g.

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#267528 | Allanper | 29 dez 2010 00:42 | Em resposta a: #133495

Caros companhaeiros estou a iniciar minha busca pela descendencia da minha familia por isso agradecia toda ajuda possivel deste forum com informaçoes e dados da descendencia da familia fontoura.

Pelo pouco que sei o ramo Fontoura descende de minha mae " Lindalva Fontoura Martins" nas 1950 . da regiao de albergaria -a velha Portugal e ela sempre me conta sobre meu bisavo que era conhecido como o Coronel Fontoura!!!

se algume poder me ajudar fico grato!!

Cumprimentos


Allan Martins Pereira

Resposta

Link directo:

RE: a Dina Almeida - Relacionamento de outras famílias c/Fontoura

#267563 | DAlmeida | 29 dez 2010 15:56 | Em resposta a: #243086

Caro Confrade

Tenho feito pouca pesquisa ultimamente e não me apercebi desta sua informação ; tomei agora nota nos meus apontamentos.

Muito obrigada , aproveito para lhe desejar um Bom Ano.
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#267692 | MJNFVC | 30 dez 2010 21:57 | Em resposta a: #133158

Do parágrafo 69 do livro "A Família Ribeiro Nogueira Ferrão de Vilhegas da Cidade de Viseu" consta a seguinte árvore de costados que talvez tenha elementos de interesse, já que dela faz parte o Mar. Alexandre da Costa Leite (ver nº 28).

COSTADOS

1 ARNALDO DE MAGALHÃES RIBEIRO

PAIS (2 - 3)

2 MANUEL-ANTÓNIO RIBEIRO J.r
Notário e Escrivão de Direito do Julgado de Valpaços.
Nascido a 27 de Setembro de 1863 no Bairro do Campo da freguesia de N.a S.ra da Assunção da vila e concelho de Vinhais no distrito de Bragança.
Casado a 21 de Agosto de 1889 na vila e freguesia de Vilar de Nantes no concelho de Chaves do distrito de Vila Real.

3 D. MARIA-LUÍSA-DA-ASSUNÇÃO LEITE DE MAGALHÃES
Nascida a 18 de Abril de 1874 na freguesia de Vilar de Nantes.
Falecida a 24 de Fevereiro de 1901 na freguesia de S.ta Maria Maior da cidade de Chaves.

AVÓS (4 - 7)

4 MANUEL-ANTÓNIO RIBEIRO S.r
Funcionário judicial.
Natural da cidade de Bragança.
Casado na vila de Vinhais.

5 D. MARIA-JOSÉ RODRIGUES
Natural da vila de Vinhais.

6 JOÃO-MARIA PINTO DE MAGALHÃES
Notário e Escrivão de Direito do Julgado de Valpaços.
Nascido a 3 de Fevereiro de 1845 na freguesia de Vilar de Nantes.
Casado a 22 de Junho de 1873 nesta freguesia.

7 D. MARIA-LUÍSA MADUREIRA LOBO DE SAMPAIO LEITE
Nascida a 24 de Janeiro de 1854 na Casa do Outeiro, na freguesia de Vilar de Nantes.

BISAVÓS (8 - 15)

8 ANTÓNIO-MANUEL RIBEIRO
Proprietário.
Natural da vila de Vinhais.
Casado na cidade de Bragança.

9 D. MARIA-BERNARDA DE MORAIS
Natural da cidade de Bragança.

10 MATIAS RODRIGUES
Proprietário.
Natural da vila de Vinhais.
Casado nesta vila.

11 D. MARIA-EUGÉNIA
Natural da vila de Vinhais.

12 Ten. JOSÉ-JOAQUIM DE MAGALHÃES FONTOURA
Tenente de Infantaria. Combatente das Guerras Liberais. Cavaleiro da Ordem de Cristo. Condecorado com a Medalha de Oiro de Heróica Fidelidade Transmontana.
Nascido a 12 de Julho de 1808 na freguesia de Vilar de Nantes.
Casado a 20 de Dezembro de 1836 nesta freguesia.

13 D. TERESA-DE-JESUS-DA-PURIFICAÇÃO-DO-CÉU PINTO
Natural da freguesia de Vilar de Nantes.

14 Alf. ALEXANDRE DA COSTA LEITE J.r
Alferes de Cavalaria: Comandante da Companhia de Veteranos de Chaves. Combatente das Guerras Liberais. Inválido de Guerra.
Nascido cerca de 1813.
Falecido a 22 de Novembro de 1885.

15 D. LUÍSA-BÁRBARA RIBEIRO DE SAMPAIO DA FONTOURA MADUREIRA LOBO
Natural da Casa da Curalha, na freguesia do mesmo nome do concelho de Chaves.

TRISAVÓS (16 - 31)

24 Maj. BARTOLOMEU-JOSÉ FERREIRA
Major de Infantaria. Combatente das Guerras Liberais.
Natural da freguesia de Passó no concelho de Vinhais.
Casado na freguesia de Vilar de Nantes.

25 D. MARIANA DA CUNHA FAJARDO
Natural da freguesia de Vilar de Nantes.

26 Cap. LINO-JOSÉ PINTO
Capitão de Milícias.
Natural da freguesia de Vilar de Nantes.
Casado a 6 de Abril de 1818 nesta freguesia.

27 D. ANA-JOAQUINA-CARMELINA PEREIRA ÁLVARES
Natural da freguesia de Vilar de Nantes.

28 Mar. ALEXANDRE DA COSTA LEITE S.r
Marechal-de-Campo de Cavalaria. Governador Militar de Trás-os-Montes. Governador da Praça de Chaves. Combatente da Guerra Peninsular e das Guerras Liberais. Cavaleiro da Ordem de Avis. Condecorado com a Cruz de Prata da Guerra Peninsular e a Medalha de Fidelidade ao Rei e à Pátria.
Natural da freguesia de Samaiões do concelho de Chaves.
Casado na freguesia de S.to Antão da cidade de Évora.

29 D. ANA DE SOUSA BRITO
Natural da freguesia de S.to Antão da cidade de Évora.

30 Desemb. FRANCISCO-ANTÓNIO RIBEIRO DE SAMPAIO
Fidalgo da Cota de Armas (Ribeiro-Sampaio-Teixeira-Galvão). Cavaleiro da Ordem de Cristo. Provedor da Comarca de Torre de Moncorvo. Desembargador da Relação do Porto.
Natural da freguesia de Faiões no concelho de Chaves.
Casado neste concelho.

31 D. DELFINA-CÂNDIDA DE FONTOURA MADUREIRA LOBO
Natural da Casa da Curalha.

TETRAVÓS (32 - 63)

48 JOÃO DIOGO
Natural da freguesia de Passó.
Casado nesta freguesia.

49 D. MARIA CORREIA
Natural da freguesia de Passó.

50 MANUEL DA CUNHA FAJARDO

51 D. TERESA DE CARVALHO
Natural da freguesia de Lordelo do concelho de Vila Real.

52 FRANCISCO-JOSÉ RODRIGUES AVÃO
Natural da freguesia de Vilar de Nantes.
Casado nesta freguesia.

53 D. ANTÓNIA-LUÍSA PINTO
Natural da freguesia de Vilar de Nantes.

54 Cap. JOSÉ PEREIRA ÁLVARES
Capitão de Cavalaria.
Natural da freguesia de Vilas Boas no concelho de Vila Flor do distrito de Bragança.
Casado nesta freguesia.

55 D. FRANCISCA-TERESA
Natural da freguesia de Vilas Boas.

60 Desemb. FRANCISCO-XAVIER RIBEIRO DE CARVALHO
Cavaleiro da Ordem de Cristo. Bacharel em Leis. Leitor no Desembargo do Paço. Juiz de Fora e Provedor da Capitania do Pará e Ouvidor, Provedor e Intendente da Capitania de Rio Negro, no Brasil. Provedor da Comarca de Miranda do Douro. Conservador da Fábrica de Seda de Bragança. Desembargador da Relação do Porto e da Casa da Suplicação. Conselheiro da Mesa da Consciência e Ordens. Escritor e tradutor. Explorador. Sócio da Real Academia das Ciências.
Nascido a 13 de Agosto de 1741 na cidade de Mirandela.
Falecido cerca de 1813.

61 D. ANTÓNIA TERESA TEIXEIRA GALVÃO

PENTAVÓS (64-127)

120 Cap. LUÍS RIBEIRO DE SAMPAIO
Capitão de Ordenanças.

121 D. LEONOR DA COSTA


122 Cap. JOÃO TEIXEIRA GALVÃO
Capitão de Ordenanças.

123 D. MARIA PIRES FERREIRA

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#267732 | IsabelFont | 31 dez 2010 12:54 | Em resposta a: #267692

Cara confrade
Maria João Craigie,


Muitíssimo grata por toda esta informação. Não tenho esse livro que pelos vistos contém muita informação interesante.

Passá-la-ei a um dos primos que conheci aqui no Geneall que terá talvez ainda tenha mais interesse do que eu.

Obrigada
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - Pequeno Chaves

#269507 | AlvesRF | 30 jan 2011 15:01 | Em resposta a: #133158

Procuro ajuda para encontrar a ascendência materna de Duarte Teixeira Chaves filho de Sebastião Pequeno Chaves e Isabel Magalhães Fontoura.
Este Duarte Teixeira Chaves teve uma filha com Angélica de Sousa Pereria: Isabel Bernarda Teixeira Chaves.

Será que alguem tem dados sobre a ascendência de Isabel Magalhães Fontoura?
O meu agradecimento desde já,

Com os melhores cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - Pequeno Chaves

#269537 | IsabelFont | 30 jan 2011 20:36 | Em resposta a: #269507

Boa noite Confrade Rui,

Só agora vi o e-mail, bem como a sua mensagem.
A informação que tenho vem da consulta ao NFG; segundo Felgueiras Gayo Duarte Teixeira, que não deve ser o mesmo, era filho de Gonçalo Vaz Teixeira e de Bottaca Afonco ou Brites Leite e "Foi Abade de Nozellos e Capitam do Duque de Bragança . Instituiu um Víncullo".

Por sua vez, tb. segundo o NFG este Duarte Teixeira era irmão de um Sebastião Pequeno Chaves, que terá então tido 2 casamentos (?).
Tem a referência, ou seja, a cota nos paroquiais de Vila Real desse casamento de Sebastião Pequeno Chaves com Isabel Magalhães Fontoura? Encontrou-o?

Muito agradeço que mo facilite se tiver encontrado.
Desde já obrigada.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - Pequeno Chaves

#269540 | AlvesRF | 30 jan 2011 21:15 | Em resposta a: #269537

Boa noite cara Isabel,

Infelizmente não encontrei tal casamento. Também foi Felgueiras Gayo que eu consultei.

Já está na base de dados, mas mão tem a ascendência materna que é o que me interessa.

http://geneall.net/P/per_page.php?id=234467

No tt dos Costas, pág 118, §22, N9 vem e transcrevo parte do texto:

João António da Costa Pereira filho de (...) casou em chaves com com D. Isabel Bernarda Teixeira Chaves filha de única de Duarte Teixeira Chaves e sua mulher D. Angélica de Souza Pereria, neta paterna de Sebastião Pequeno e sua mulher Isabel Magalhães Fontoura e neta materna de (...).

Julgo que esta Isabel Magalhães Fontoura é prima de um antepassado meu, daí o meu interesse...

Grato por qualquer desenvolvimento,
Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - Pequeno Chaves

#269700 | IsabelFont | 02 fev 2011 12:59 | Em resposta a: #269540

Caro confrade Rui,

Um primo meu disse-me que, e transcrevo:
" a ascendência da Isabel de Magalhães casada com o Sebastião Pequeno Chaves está no n.º 13 da "Raízes e Memórias" na pág.128, em t.º de Magalhães Costa. Era filha de Francisco Gonçalves de Magalhães e de Maria Vieira Fontoura, a partir daqui é só seguir os seus costados! Houve vários Sebastião Pequeno Chaves, todos parentes entre si embora pertencendo a diferentes gerações"

Porque não procura no ttº de Magalhães do NFG; não tive tempo. E, se puder, pesquise tb. os paroquiais de Vila Real para ver se encontra aquele casamento.

Neste momento e dada a falta de tempo, não o posso ajudar mais.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - Pequeno Chaves

#269728 | AlvesRF | 02 fev 2011 18:08 | Em resposta a: #269700

Obrigado pela sua resposta. Já procurei no tt de Magalhães do NFG e não surtiu resultado. Mesmo assim tratarei de repetir a procura, mais atentamente...
Quanto à procura nos paroquiais, está em desenvolvimento, na esperança de encontrar algo. Caso surja transmitir-lhe-ei.


A questão é que tenho o seguinte: (...) Duarte Teixeira Chaves, filho se sua sobrinha Isabel (...). Sobrinha que é de António Carneiro Fontoura (dados da sua certidão de óbito). Pensei que obtendo os pais de Isabel, conseguiria entroncar com algum dos irmãos, mas não... Não tenho nenhum registo de Maria Vieira Fontoura entre os irmãos. Assim resta-me comparar os pais de ambos para ter a certeza. E por isso não querendo abusar da sua boa vontade, mas se pudesse e quando puder, poderia dizer-me os pais da referida Maria Vieira Fontoura casada com Francisco Gonçalves de Magalhães?

Desde já agradeço.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - com Rocha Paranhos

#285187 | gigimw | 20 ago 2011 18:17 | Em resposta a: #133241

Minha trisavo chamava-se Leopoldina Fontoura e casou-se com Joaquim Pereira da Rocha Paranhos. Creio que o Joaquim nasceu no Rio, mas pode ter-se mudado para Santa Catarina. Parte dessa familia trabalhou no ramo de construcao de estradas de ferro e mudavam-se com frequencia. Estou tentando conseguir informacoes sobre o Rocha Paranhos do Rio de Janeiro.

Pelas informacoes que tenho, sou descendente do Tenente Coronel José Joaquim de Magalhães Fontoura (Júnior), português, fidalgo, filho de Sete Carapuças, ignorando-se o verdadeiro nome.

O Coronel Fontoura fez a Campanha dos Farrapos e a guerra com Napoleão, obtendo a Medalha de Santa Helena, tendo sido dada pela sua filha mais velha (Caetana) ao pai do Sr. Marechal José Lopes Carneiro da Fontoura, devendo achar-se em poder da Família Fontoura.

Informacoes fornecidas por uma prima.

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - Pequeno Chaves

#285901 | gigimw | 28 ago 2011 22:37 | Em resposta a: #269540

Tenho na minha arvore genealogica o portugues José Joaquim de Magalhães Fontoura.

Parte desta familia veio para o Brasil, acho que Santa Catarina. O meu ramo se casou com um homem da familia Paranhos, Joaquim Pereira da Rocha Paranhos, dai o nome Fontoura desapareceu da nossa familia.
meu e-mail para contato e gisellew@bellsouth.net

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#286224 | gigimw | 02 set 2011 03:00 | Em resposta a: #133158

Na minha familia existe um Tenente Coronel José Joaquim de Magalhães Fontoura (Júnior), português. Teve uma filha chamada Leopoldina Rosa de Magalhães Fontoura, que casou-se com o Sr. (Joaquim Pereira da) Rocha Paranhos, possivelmente ja no Brasil. O registro deles aparece no Estado de Santa Catarina, no Brasil (Ilha do Desterro). Estes eram meus trisavos, segundo consta na certidao do meu avo.

Nao sei se teriam relacionamento com outras pessoas mencionadas, mas estou tentando descobrir e inclusive mais sobre os Paranhos, tambem.

gisellew@bellsouth.net

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#286264 | IsabelFont | 02 set 2011 14:49 | Em resposta a: #286224

Oá Confreira Giselle,

Por favor, situe-me no tempo e em que lugares? A certidão de seu avô deve dar mais dados! Talvez assim lá chegue ou possa ajudá-la!?
Aqui para se procurar um assento de baptismo, precisamos de saber a freguesia, concelho e mais ou menos a data; o mesmo se aplica a assentos de casamento, e óbito.
Portanto segundo posso perceber, esse Ten. Coronel José Joaquim de Magalhães Fontoura era seu tetravô? e a sua tetravó era quem? e de onde?

Dê.me por favor mais alguns dados, poisassim não consigo lá chegar!

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#286322 | gigimw | 02 set 2011 23:42 | Em resposta a: #286264

Prezada Maria Isabel,
Obrigada por responder. Infelizmente, tenho pouquissima informacao sobre meus bisavos.
Hoje encontrei o unico documento com data que tenho, que e a certidao de sepultamento da minha bisa, Lydia Amelia da Rocha Paranhos. Foi sepultada no dia 13 de novembro de 1919, no cemiterio Sao Joao Batista, no Rio de Janeiro. Acredito que tenha nascido no Litoral de Santa Catarina e de la tenha-se mudado para Pernambuco (Garanhuns) depois que se casou bastante jovem com seu primo-irmao, Fernando Pereira da Rocha Paranhos.
Ascendência de Lydia Amélia da Rocha Paranhos (minha bisavo):
Pai: Joaquim Pereira da Rocha Paranhos
Mãe: Leopoldina Rosa de Magalhães Fontoura
Existem registros deste ramo da familia no litoral de Santa Catarina, em Florianopolis.
Minha bisavo, depois de casada, viveu em diversos estados brasileiros, incluindo Pernambuco (Garanhuns), Rio de Janeiro e Sao Paulo (Rio Claro, Corumbatai). Meu bisavo era engenheiro de estradas de ferro. Mudavam-se de estado com frequencia e os filhos foram nascendo e se estabelecendo nesses diferentes estados brasileiros.
Tenho 2 nomes possivels (e totalmente diferentes entre si) para a mae de Leopoldina. O nome fornecido por uma prima ha muitos anos atras seria Ana de Jesus Machado. Ja num website das genealogias do Litoral de Santa Catarina, o nome da mae de Leopoldina consta como Carlota da Pureza Falcao, nascida em 3 de fevereiro de 1813, na Ilha de Santa Catarina, em Desterro, atual Florianopolis. O link do site onde encontrei esta informacao e o da Familia Fidelis e Soares. Este foi o primeiro conflito grave de informacoes que encontrei ate o momento. No restante, os resultados da minha pesquisa parecem relativamente consistentes com as informacoes que eu ja tinha antes.

Jose Joaquim de Magalhaes Fontoura Junior creio ser meu tetravo. Encontrei evidencias de que ele realmente viveu e trabalhou naquela regiao. Segundo informacoes que tenho, ele era portugues, possivelmente da regiao de Tras-os-Montes.
Ascendência do Dr. Fernando Pereira da Rocha Paranhos (meu bisavo): Pai: Albino Pereira da Rocha Paranhos Mãe: Maria Joanna Malta Paranhos
A certidao de meu avo foi extraida da folha 175 do livro numero 14 registro 93 do nascimento de Rubens Pereira da Rocha Paranhos em 22 de janeiro de 1893, no Rio de Janeiro (Tijuca).
Espero que esta informacao ajude um pouco.
Obrigada pelo interesse. gisellew@bellsouth.net

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#286336 | gigimw | 03 set 2011 05:57 | Em resposta a: #286322

Prezada Maria Isabel,

Acabo de localizar, com a ajuda de uma pessoa ligada a nossa familia, o registro do falecimento da minha bisavo, Lydia Amelia da Rocha Paranhos. Ocorreu em 13/11/1919, aos 65 anos, na Freguesia da Lagoa, no Rio de Janeiro. Com este registro, consegui descobrir a data aproximada do nascimento dela, dado que eu nao tinha antes.
No atestado de obito, confirmam-se os nomes dos pais dela, como sendo Joaquim Pereira da Rocha Paranhos e Leopoldina Fontoura da Rocha Paranhos.

O local mais provavel do nascimento dela e na regiao de Florianopolis, SC, a nao ser que os pais dela tenham-se mudado para outro local antes de 1854 ou 1855, epoca provavel do nascimento da minha bisa.

Mais uma vez, agradeco qualquer ajuda que possa ser prestada. Estou tentando descobrir tb um pouco mais sobre a familia do meu trisavo Joaquim, se for possivel, o nome dos pais dele, que devem ter vivido no Rio de Janeiro.

Obrigada

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#286513 | IsabelFont | 05 set 2011 11:49 | Em resposta a: #286322

Cara confreira Giselle,

Como nos meus apontamentos não encontro nada em que a possa ajudar, enderecei uma pergunta ao confrade Ângelo da Fonseca; pode ser que ele ainda anda por aqui e a possa ajudar.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#286528 | AQF | 05 set 2011 14:42 | Em resposta a: #286322

Prezada Giselle,

A pedido de Maria Isabel fiz uma pesquisa do seu José Joaquim de Magalhães Fontoura Junior na obra FMVR (Vol. 2 e 4 onde há Fontouras), mas infelizmente sem sucesso, como poderá ver em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=286524.

Pesquisando no Google encontrei o site http://www.fidelis-soares.com/getperson.php?personID=I026601&tree=LITNSC, mas já será do seu conhecimento. Também pesquisando no Google Books o nome José Joaquim de Magalhães Fontoura, encontram-se várias obras que o referem, com existência no Brasil. Poderia ser pai ou tio do que procura atendendo ao "apelido" Junior do seu avoengo.

Apesar da boa vontade, foi apenas o que consegui encontrar.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#286530 | gigimw | 05 set 2011 14:48 | Em resposta a: #286513

Muito obrigada, Isabel.

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#286543 | gigimw | 05 set 2011 17:08 | Em resposta a: #286528

Prezado Angelo da Fonseca,

Agradeco pela rapida resposta. Realmente o nome do meu tetravo parece relativamente bem documentado. Pelo que sei, pode ser da regiao de Tras-os-Montes. Suponho que Jose Joaquim Magalhaes da Fontoura Junior tenha nascido em Portugal por volta do ano de 1800 e vindo para o Sul do Brasil (Florianopolis), onde seguiu carreira militar.

Ouvi falar que o pai dele, cujo nome verdadeiro ainda nao consegui confirmar, era alcunhado de Sete Carapuças.
Como o meu tetravo tinha Junior no nome, o pai dele poderia ter tido o mesmo nome, sem o Junior.
Isso e o que sei no momento.

Mais uma vez agradeco. Se tiver novidades, avise-me, por favor.

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#286550 | gigimw | 05 set 2011 17:50 | Em resposta a: #267692

Gostaria de saber de onde saiu esta informacao e como posso saber mais. Acabo de encontrar um miliar que deve ser meu tetravo, e segue abaixo. Ele pode ser pai da minha trisavo Leopolidina de Magalhaes Fontoura!!! Ele creio ter ido para Santa Catarina. Se nao for a mesma pessoa, tem que ser um homonimo, mas as datas batem bem.
12 Ten. JOSÉ-JOAQUIM DE MAGALHÃES FONTOURA
Tenente de Infantaria. Combatente das Guerras Liberais. Cavaleiro da Ordem de Cristo. Condecorado com a Medalha de Oiro de Heróica Fidelidade Transmontana.
Nascido a 12 de Julho de 1808 na freguesia de Vilar de Nantes.
Casado a 20 de Dezembro de 1836 nesta freguesia.

Resposta

Link directo:

RE: José Joaquim de Magalhães Fontoura - Aditamento

#286551 | AQF | 05 set 2011 18:02 | Em resposta a: #286543

Prezada Giselle,

Em aditamento ao que disse, quando pesquisar no Google Books (eu usei o site do Google de Portugal com a opção "livros") coloque José Joaquim de Magalhães Fontoura entre aspas, para restringir a pesquisa. Uma das fontes que encontrará é a Gazeta de Lisboa, Edições 1-153, onde se pode ler:

REINO UNIDO DE PORTUGAL, BRASIL, E ALGARVES. Rio de Janeiro 12 de Fevereiro. Relação dos Despachos que baixarão pelo Expediente da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, por Decretos dos Dias 6 e 7 de Fevereiro de 1820.
1ª linha
...
2ª linha
...
Para Sargento Mór do Batalhão de Caçadores de Milícias da Villa da Laguna, José Joaquim de Magalhães Fontoura, Alferes do 2.°Batalhão de Caçadores da Divisão de Voluntários Reaes.
...
3ª linha
...

Como se trata de uma nomeação de um Alferes em 1820 provavelmente será o Júnior que nasceu ca 1800, mas a partir deste dado poderá tentar avançar nas pesquisas.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: José Joaquim de Magalhães Fontoura - Aditamento

#286555 | gigimw | 05 set 2011 18:24 | Em resposta a: #286551

Obrigada, Angelo,

Estou tentando saber se seria a mesma pessoa. Meu tetravo, pelo que vi, casou-se no Brasil com uma brasileira, como pode verificar no link:
http://www.fidelis-soares.com/getperson.php?personID=I026601&tree=LITNSC

Teria ele tido mais de 1 casamento, um em portugal e outro no Brasil?
Pois foi isto que encontrei no forum, de tanto garimpar no meio daqueles nomes:

12 Ten. JOSÉ-JOAQUIM DE MAGALHÃES FONTOURA
Tenente de Infantaria. Combatente das Guerras Liberais. Cavaleiro da Ordem de Cristo. Condecorado com a Medalha de Oiro de Heróica Fidelidade Transmontana.
Nascido a 12 de Julho de 1808 na freguesia de Vilar de Nantes.
Casado a 20 de Dezembro de 1836 nesta freguesia.

Pelas informacoes de familia que tenho por escrito, meu tetravo realmente recebeu medalhas, uma delas a Medalha de Santa Helena, tendo sido dada pela sua filha mais velha (Caetana) ao pai do Sr. Marechal José Lopes Carneiro da Fontoura. Tambem nao sei qual grau de relacionamento destes Carneiro da Fontoura conosco. Pelo que vejo, e uma familia bem grande.

Tenho informacoes de que meu tetravo trabalhava em Santa Catarina por volta de 1839.

A unica coisa que me deixa realmente confusa e este casamento em Portugal, se eu sei que ele constituiu de fato familia no Brasil?

Estou confusa!!! Eu sou nova nisso!

Muitissimo obrigada!

Com paciencia chegaremos la!

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: José Joaquim de Magalhães Fontoura - Aditamento

#286560 | gigimw | 05 set 2011 18:47 | Em resposta a: #286551

Prezado Angelo,

O meu trisavo, que pode ter sido promovido a Alferes em 1820 nao deve ter sido o mesmo que nasceu em 1808 em Vilar de Nantes, cujo nome eu encontrei no forum, mas pode muito bem ter sido um primo homonimo. Sempre ouvi falar que parte de nossa familia teria vindo de Tras-os-Montes.

Agradeco a atencao, mesmo assim. Mas, por favor, fique "na escuta", pois a qualquer momento podera tropecar (com cedilha) em algo que esclareca este misterio.

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#286596 | MJNFVC | 06 set 2011 10:54 | Em resposta a: #286550

As informações que enviei para o Forum em 31.12.2010 - e que constam, como então ficou dito, do parágrafo 69 do livro de minha autoria intitulado "A Família Ribeiro Nogueira Ferrão de Vilhegas da Cidade de Viseu" - foram por mim obtidas directamente nos Registos Paroquiais das várias freguesias citadas no texto, conservados nos Arquivos Distritais a que estas freguesias respeitam, bem como no Arquivo Histórico Militar, em Lisboa, onde existem processos individuais dos oficiais do Exército Português a partir de finais do século XVIII, mas sobretudo do século XIX, contendo informações biográficas e familiares, além das militares.

Resposta

Link directo:

RE: José Joaquim de Magalhães Fontoura - Aditamento

#286602 | IsabelFont | 06 set 2011 12:12 | Em resposta a: #286560

Cara Confreira Giselle,

Encontrei o assento de casamento de um José Joaquim de Magalhães com Dona Teresa de Jesus da Purificação Pinto, em 20 de Dezembro de 1836, na paróquia de Vilar de Nantes, concelho de Chaves, a páginas 74 do Lvº de casamentos de 1816 - 1855 do Arquivo Distrital de Vila Real. Estes livros estão digitalizados e online e a imagem é a 27. Qualquer pessoa pode ter acesso a eles online. Só que em nenhum sítio menciona o apelido Fontoura - pelo menos que eu tenha conseguido ler!

Não sei se será este registo que quer?! Não sei fazer download dele.

Não consegui encontrar o baptismo em 1808, também em Vilar de Nantes. Será que ele era de Vilar de Nantes, ou só a sua mulher?

Neste momento nada mais posso acrescentar.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: José Joaquim de Magalhães Fontoura - Aditamento

#286603 | AQF | 06 set 2011 12:23 | Em resposta a: #286560

Prezada Giselle,

Retirada da informação que o Confrade MJNFVC colocou neste tópico, indico abaixo a ascendência de João-Maria Pinto de Magalhães, filho de José-Joaquim de Magalhães Fontoura e de Teresa-de-Jesus-da-Purificação-do-Céu Pinto.

Eu acho um pouco estranho que os pais do José-Joaquim de Magalhães Fontoura sejam o Bartolomeu-José Ferreira e a D. Mariana da Cunha Fajardo, porque não se percebe de onde vêm os apelidos Magalhães e Fontoura, mas atendendo a que o Confrade MJNFVC é o autor da obra e diz ter recorrido aos assentos paroquiais nos Arquivos Distritais e aos processos dos militares no Arquivo Histórico Militar, terá de se aceitar numa primeira análise.

De qualquer forma, este José-Joaquim de Magalhães Fontoura nascido em Julho 1808 não parece ser o homónimo que a Gazeta Portuguesa refere ser nomeado em Fevereiro de 1820 para Sargento Mór do Batalhão de Caçadores de Milícias da Villa da Laguna, quando já era Alferes do 2.°Batalhão de Caçadores da Divisão de Voluntários Reaes, pois nem 12 anos teria !

Assim, parecem coexistir já três homónimos, estes dois referidos atrás e o seu com o "apelido" Junior. Aquele que é referido na Gazeta Portuguesa tem uma nomeação para o Brasil, enquanto que o pai do José-Joaquim de Magalhães não tem dados biográficos relativos a funções no Brasil e aparece casado em Portugal, pelo que eu consideraria mais provável ser o da Gazeta o possível pai ou tio do seu homónimo Junior.

Talvez o Confrade Cau Barata, excelente genealogista brasileiro, mas que agora frequenta menos este Fórum, lhe pudesse dar uma ajuda. Tente ver se o moderador deste Fórum lhe pode dar o e-mail actual dele.

Cumprimentos e boas pesquisas.

Ângelo da Fonseca

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

- Geração 1 -
1 JOÃO-MARIA PINTO DE MAGALHÃES
Notário e Escrivão de Direito do Julgado de Valpaços.
Nascido a 3 de Fevereiro de 1845 na freguesia de Vilar de Nantes.
Casado a 22 de Junho de 1873 nesta freguesia.

- Geração 2 (Pais) -
2 Ten. JOSÉ-JOAQUIM DE MAGALHÃES FONTOURA
Tenente de Infantaria. Combatente das Guerras Liberais. Cavaleiro da Ordem de Cristo. Condecorado com a Medalha de Oiro de Heróica Fidelidade Transmontana.
Nascido a 12 de Julho de 1808 na freguesia de Vilar de Nantes.
Casado a 20 de Dezembro de 1836 nesta freguesia.

3 D. TERESA-DE-JESUS-DA-PURIFICAÇÃO-DO-CÉU PINTO
Natural da freguesia de Vilar de Nantes.

- Geração 3 (Avós) -
4 Maj. BARTOLOMEU-JOSÉ FERREIRA
Major de Infantaria. Combatente das Guerras Liberais.
Natural da freguesia de Passó no concelho de Vinhais.
Casado na freguesia de Vilar de Nantes.

5 D. MARIANA DA CUNHA FAJARDO
Natural da freguesia de Vilar de Nantes.

6 Cap. LINO-JOSÉ PINTO
Capitão de Milícias.
Natural da freguesia de Vilar de Nantes.
Casado a 6 de Abril de 1818 nesta freguesia.

7 D. ANA-JOAQUINA-CARMELINA PEREIRA ÁLVARES
Natural da freguesia de Vilar de Nantes.

- Geração 4 (Bisavós) -
8 JOÃO DIOGO
Natural da freguesia de Passó.
Casado nesta freguesia.

9 D. MARIA CORREIA
Natural da freguesia de Passó.

10 MANUEL DA CUNHA FAJARDO

11 D. TERESA DE CARVALHO
Natural da freguesia de Lordelo do concelho de Vila Real.

Resposta

Link directo:

RE: José Joaquim de Magalhães Fontoura - Aditamento

#286608 | gigimw | 06 set 2011 13:40 | Em resposta a: #286603

Prezado Angelo,

Obrigada pela resposta. Sim, parece que estamos lidando com pelo menos 2 homonimos. Mas se o filho tinha Junior depois do ultimo nome, pode ser que o pai tinha o mesmo nome sem o Junior.

Eu tinha interesse em contactar o Cau Barata, mas ja sei que vai ser dificil, pois ele recebe milhares de e-mails.

De qualquer forma, peco que fique atento caso tropece em alguma informacao nova.

Agradeco mais uma vez.

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#286611 | MJNFVC | 06 set 2011 14:31 | Em resposta a: #286550

Para que não restem dúvidas sobre a filiação do Tenente José Joaquim de Magalhães Fontoura, cujo nome completo consta do seu processo individual no Arquivo Histórico Militar, eis os links onde se podem consultar online os registos paroquiais da freguesia de Vilar de Nantes no concelho de Chaves do distrito de Vila Real que se lhe referem:

Casamento de José Joaquim de Magalhães Fontoura (1836)

Registo de Casamentos de 1816 a 1855, folhas 172, imagem 173:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV44-002-024&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV44-002-024/PT-ADVRL-PRQ-PCHV44-002-024_m0027.jpg#

Baptismo de José Joaquim de Magalhães Fontoura (1808)

Registo de Baptismos de 1773 a 1816, folhas 24, imagem 27:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV44-001-002&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV44-001-002/PRTC0808D_ADVRL-PCHV44-001-Lv002_M_00173.jpg#

Baptismo João Maria Pinto de Magalhães, filho de José Joaquim de Magalhães Fontoura (1845)

Registo de Baptismos de 1816 a 1859, folhas 105v, imagem 106:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV44-001-003&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV44-001-003/PT-ADVRL-PRQ-PCHV44-001-003_m0106.jpg#

Quanto às diferenças de apelidos de geração em geração, não havia em Portugal na época qualquer obrigatoriedade em que o filho usasse os mesmos sobrenomes dos pais ou dos avós, podendo escolher quaisquer sobrenomes de antepassados paternos e/ou maternos, por afastados que fossem.

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#286612 | MJNFVC | 06 set 2011 14:37 | Em resposta a: #286550

Correcção à mensagem anterior: A imagem 173 refere-se ao assento de baptismo e a imagem 27 ao assento de casamento de José Joaquim de Magalhães Fontoura e não o contrário, conforme consta por lapso do texto enviado.

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#286617 | gigimw | 06 set 2011 15:05 | Em resposta a: #286611

Obrigada pelos esclarecimentos. Tudo nos leva a crer que realmente seja um homonimo. 2 militares nascidos quase na mesma epoca, possivelmente na mesma regiao. Um ficou em Portugal e o outro veio para o Brasil.
Realmente interessante!

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: José Joaquim de Magalhães Fontoura - Aditamento

#286618 | gigimw | 06 set 2011 15:16 | Em resposta a: #286602

Maria Isabel,

Obrigada pela resposta. Acho que este e um homonimo, pois o meu tetravo ja estava no Brasil em 1836. Com certeza ele ja estava no Brasil em 1839. Este deve ser homonimo...

Obrigada

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#286621 | tm | 06 set 2011 15:48 | Em resposta a: #286596

Fui avisado pela Maria Isabel desta questão colocada no fórum. Como tenho algumas informações sobre a pessoa em questão vou tentar ser útil.

Conheço o livro "A Família Ribeiro Nogueira Ferrão de Vilhegas da Cidade de Viseu", da Maria João Craigie, que é um excelente livro. Muito cuidadoso na forma como a informação é sustentada, com indicações das fontes de onde é retirada. A nível de fiabilidade é irrepreensível. Para além disso, aprecio muito outros aspectos da obra, sendo um dos livros de genealogia que mais satisfação me deu consultar. Parabéns Maria João!

No caso do tenente José Joaquim de Magalhães Fontoura, não encontrei em nenhum lado o apelido Fontoura a seguir ao Magalhães. A Maria João consegue-me sabe onde ele aparece com essa denominação?
Acrescento também a data do óbito: 31/Ago/1872
Consultei o processo individual do Oficial, e até o processo relativo ao último assalto das forças miguelistas ao Porto, quando já estavam liberais no Algarve, e onde o nome consta de uma lista de condecorações. No entanto, por se encontrar nas fileiras do exercito perdedor a bastante difícil conseguir informação. Para além disso, o excelente arquivo militar que se encontrava on-line, deixou de o estar, infelizmente.
Ainda não tenho 100% de certeza relativamente a este oficial, parecem-me os nomes bastante comuns, e logo com maior probabilidade de haver confusão.

Giselle,

os apelidos Magalhaes e Fontoura são muito comuns em Chaves. Posso tentar ajudá-la mas é necessária mais informação.
Se quiser escreva-me para telmo.mail@gmail.com

cumprimentos,

telmo monteiro

Resposta

Link directo:

RE: José Joaquim de Magalhães - pesquisa de baptismos de filhos

#286623 | IsabelFont | 06 set 2011 15:50 | Em resposta a: #286608

Cara confrade Gisele e
já agora também Ângelo da Fonseca,

Pesquisando o Lvº de registo de baptismos de 1816 -1859, encontrei pelo menos 3 irmãos de João Maria, referido nos costados acima, neste tópico: um Álvaro (* 28/08/1838), uma Anna (* 2/2/1840) e uma Maria (* 2/10/1841), cujas datas de nascimento me parecem normais, já que os Pais casaram em 1836.

Não pesquisei mais para diante, porque tenho que me ausentar. Mas, provavelmente haverá mais filhos. Aí se poderia constatar se haverá alguma Leopoldina?!

Portanto a sua carreira, militar ou não(?), deste José Joaquim de Magalhães até 1845 foi feita em Portugal.

No entanto, tenho um "feeling" de que este José Joaquim de Magalhães Fontoura que procura, não é este que está aqui a ser referido; será provavelmente (????) descendente do ramo de Magalhães Fontoura, resultante do casamento de Gaspar de Magalhães com Antónia de Fontoura, no século XVI (15xx). Tiveram pelo menos 9 filhos, nem todos com os mesmos apelidos. E essa pesquisa eu não a fiz, pois só me interessou um descendente.

Mas, como disse, é apenas um "feeling" e infelizmente a genealogia não se faz com intuições destas!

E por hoje não a posso continuar a ajudar.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: José Joaquim de Magalhães - pesquisa de baptismos de filhos

#286625 | gigimw | 06 set 2011 16:15 | Em resposta a: #286623

Prezada Maria Isabel,

Obrigada pela resposta.

E possivel que meu tetravo seja descendente desta linhagem Gaspar de Magalhaes com Antonia Fontoura do seculo XVI, principalmente se forem da regiao de Tras-os-Montes, que eu sei ter tido antepassados.

Sera que houve muitas outras familias com esse mesmo nome "de Magalhaes Fontoura" na regiao de Tras-os-Montes?

Quanto ao outro Jose Joaquim de Magalhaes Fontoura, deve tratar-se de homonimo, ja que minha trisa Leopoldina nasceu no Brasil, por todas as informacoes que tenho. Encontramos tambem referencia de que o meu Jose Joaquim era alferes no Brasil ja em 1820. De qualquer forma, continuemos em contato. Tenho muito interesse em aprender mais sobre esta familia, ja que podem ser meus antepassados mais distantes. Seria bom se conseguissemos entroncar esse pessoal todo, mas nao sei como.

Meu e-mail pessoal, se quiser
gisellew@bellsouth.net

um abraco
Giselle

Resposta

Link directo:

RE: José Joaquim de Magalhães Fontoura - pesquisa no Google

#286633 | AQF | 06 set 2011 17:41 | Em resposta a: #286608

Prezada Giselle,

Não sei se chegou a experimentar a pesquisa no Google. No caso negativo, pode tentar o link seguinte:

http://www.google.pt/#hl=pt-PT&cp=1&gs_id=14&xhr=t&q=%22Jos%C3%A9+Joaquim+de+Magalh%C3%A3es+Fontoura%22&pf=p&sclient=psy&source=hp&pbx=1&oq=%22Jos%C3%A9+Joaquim+de+Magalh%C3%A3es+Fontoura%22&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=2ab8fc672ab92be4&biw=1270&bih=675&bs=1

Aí encontra para além do Geneall e da Gazeta Portuguesa, o Almanak Militar de 1861 em formato PDF (ver http://historiar.net/images/pdfs/Almanak%201861.pdf). Na página 332 tem uma relação de Oficiais da extinta 2ª linha que vencem soldo. Aí encontra o Ten.-Coronel José Joaquim de Magalhães Fontoura servindo em Santa Catharina. Existem no documento outros Fontouras. O PDF é pesquisável.

Também encontra uma lista de Documentos fiscais - Brasil - Império, onde vem uma interessante carta de saúde assinada na cidade do Desterro pelo próprio José Joaquim de Magalhães Fontoura (ver http://www.schmittstamps.com.br/saida/DFBRIM/04763g1.html e escolher o Código: 04763-5).

Há por fim um ficheiro que não baixei que aparece no link www.brasiliana.usp.br/bbd/bitstream/handle/.../017542_COMPLETO.pdf

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Outros FONTOURA

#286634 | cavaleirofidalgo | 06 set 2011 18:05 | Em resposta a: #286633

Caro Senhor,

Procuro saber mais sobre:

I- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, nat. de Santo Estêvão de Faiões, “homem honrado” que “vivia de suas fazendas”, que n. entre 1625 – 1635. Tornou-se P.e em 1665 depois de viúvo. Era f.º de Afonso Álvares Fontoura, nat. da freg.ª de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de D. Catarina Fernandes, nat. de Santo Estêvão de Faiões, os quais todos eram considerados pessoas nobres e principais do concelho de Chaves.

Quem é este Afonso Álvares Fontoura, nascido a pouco mais de 3 km de Chaves, em Outeiro Seco?
Alguém possui informações sobre a sua ascendência? Quais as fontes?

Agradeço.

CavaleiroFidalgo

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - para a Giselle

#286700 | IsabelFont | 07 set 2011 14:21 | Em resposta a: #286322

Cara confreira Giselle,

Independentemente do que eu disse antes, e na tentativa de a ajudar hoje reolvi procurar informação no site dos Mormons.
Assim encontrei uma informação de:
- uma Caetanna Fontoura, filha de
Joze Joaquim Magalhaes Fontoura e de Anna Maria de Jesus ,
nascida em Laguna, Santa Catarina, Brasiln 1 de Agosto de 1824 e baptizada em 10 de Agosto de 1824.

Ora, não conheceu ou não tem notícia de nenhuma tia, tia-bisavó, ou parente com aquele nome: Caetanna?

Pode ver este registo em:
https://www.familysearch.org/search/records#count=20&query=%2Bgivenname%3A%22Joze%20Joaquim%20Magalhaes
%22~%20%2Bsurname%3AFontoura~&collection_id=1500708

Como no mesmo site existem registos de baptismo digitalizados, relativos a Brasil » Santa Catarina » Florianopolis » Nossa Senhora do Desterro (?) , porque não tenta procurar por este meio?

O método, deveria ser: começar dos Pais, para trás, buscando os registos de baptismo, casamento e (óbito) e andando para trás! Só assim pode ter certezas.

Como já tem vários elementos pode ir confirmando ou não »» é apenas uma sugestão!

O site dos Mormons que utilizo e onde talvez tenha que se registar, mas cuja consulta é gratuita, é:
https://www.familysearch.org/

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - para a Giselle

#286703 | AQF | 07 set 2011 15:03 | Em resposta a: #286700

Caras Maria Isabel e Giselle,

Efectivamente o caminho indicado pela Maria Isabel é o mais seguro, para ligar os avoengos da Giselle ao casal indicado em Laguna.

É pena o registo de baptismo da Caetana Fontoura em 1824 só indicar os avós maternos. Mas, se, como parece, o pai é o José Joaquim de Magalhães Fontoura que foi destacado em 1820 para Laguna, e se este já casou no Brasil, então, com um pouco de sorte, bastaria a pesquisa do casamento entre 1820 e 1824 em Laguna, para ficar a conhecer os pais do noivo e a ligação a Portugal.

Boa sorte nas pesquisas.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Outros FONTOURA

#286706 | AQF | 07 set 2011 15:39 | Em resposta a: #286634

Caro Confrade,

Infelizmente, não tenho informações sobre as pessoas que refere.

Seria interessante encontrar a habilitação de génere do P.e JOÃO ÁLVARES FONTOURA. No caso estar no ADB pode ver o procedimento em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=273414#lista. Eu dei uma vista de olhos e não encontrei, talvez por ser uma data recuada (1665) onde há poucas IG´s.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - para a Giselle

#286711 | gigimw | 07 set 2011 16:34 | Em resposta a: #286700

Prezada Isabel,

Sim, eu tenho esta Caetana na lista que me foi dada por uma prima. Sim, esta seria minha tia trisavo (ou irma da minha trisavo Leopolina).

Eles tiveram muitos filhos.

Minha trisavo Leopoldina Rosa de Magalhaes Fontoura casou-se com Joaquim Pereira da Rocha Paranhos. Pegando carona na sua mensagem, este Joaquim tem sido ate agora o maior misterio para mim, pois estou tentando descobrir quem foram os pais dele e nao consigo. E possivel que o Joaquim tenha nascido no Rio apos o casamento em 1831 entre Jose Pereira da Rocha Paranhos, mas isto esta dificil de confirmar pois essa familia sempre se mudou muito de estado.
Se descobrir alguma coisa a mais, por favor, avise-me.
Muitissimo obrigada pela informacao. Tenho comigo a certidao de nascimento do meu avo, por isso ja tenho os nomes dos meus trisavos.
Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - para a Giselle

#286716 | gigimw | 07 set 2011 16:59 | Em resposta a: #286703

Prezado Angelo,

A Maria Isabel esta corretissima ao mencionar o nome de Caetana, pois abaixo segue o que tenho sobre ela, que seria irma da minha trisavo Leopoldina de Magalhaes Fontoura:

Caetana Rosa de Magalhães Fontoura, solteira, falecida em 4 de maio de 1889 (fonte Anais da Câmara dos Deputados, 1894);

Tenho os nomes de outros 8 filhos deste casal, incluindo minha trisavo Leopoldina e outros filhos que nunca se casaram.

Um dos maiores desafios agora e tentar descobrir o os nomes dos pais do marido do cunhado desta Caetana, que era o Joaquim Pereira da Rocha Paranhos, meu trisavo. Se alguem, por favor, tropecar (com c cedilha) no registro de casamento entre Joaquim e Leopoldina, avise-me, pois talvez tenha os nomes dos pais de Joaquim. E possivel que Joaquim tenha nascido no Rio de Janeiro, mas nao encontrei nada sobre ele por la.

Muitissimo obrigada pelo interesse e pela atencao!

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - para Maria Isabel e Angelo

#286717 | gigimw | 07 set 2011 17:36 | Em resposta a: #286703

Segundo notas de familia, o nome que tenho para a mae de Caetana e realmente Ana de Jesus Machado Fontoura.
No site da familia Fidelis e Soares, consta que o nome da mae da minha trisavo Leopoldina como Carlota da Pureza Falcao.
Mas nas notas da minha familia sempre constou como Ana de Jesus Machado Fontoura, isso decadas antes de surgir a Internet. Foi uma parente do meu avo chamada Altair Correa Neto que forneceu esta informacao.

Agora estou confusa. No minimo, o Coronel Magalhaes Fontoura teve 2 casamentos, mas agora estou incerta quanto ao nome da mae da minha trisavo, se seria Carlota da Pureza Falcao ou se seria Ana de Jesus Machado (Fontoura).
Este e o site que eu vi:

http://www.fidelis-soares.com/getperson.php?personID=I026601&tree=LITNSC

Muito interessantes os achados da Maria Isabel. Pela informacao que tenho, a Caetana foi solteira a vida toda e faleceu em 1894. Esta era minha tia-trisavo. Pelas anotacoes de familia, Caetana era a filha mais velha.

Parabens para voces e muito obrigada.

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - para Maria Isabel

#286723 | gigimw | 07 set 2011 18:56 | Em resposta a: #286700

Prezada Maria Isabel,

Infelizmente, tentei olhar o link acima, mas o web site esta com problemas tecnicos e nao pode mostrar a informacao que procuro. Estamos no caminho certo, com certeza! Olhei no livro da Igreja N.S. do Desterro e nao vi o registro de Caetanna na pagina correspondente a data de 10 de agosto de 1824. Estou achando que este livro e relativos aos escravos.

Esta Caetanna era a irma mais velha da minha trisavo Leopoldina, cujo registro estou tentando encontrar e, se possivel o de casamento, que ainda nao sei quando ocorreu.

Muito obrigada

Giselle

Resposta

Link directo:

Fontoura e Morais Sarmento, Vale de Telhas, Mirandela

#287936 | AlvesRF | 25 set 2011 22:05 | Em resposta a: #133158

Cara Isabel,

Desculpe incomodá-la de novo. Tem na sua base de dados dos Fontoura, alguns de Vale de Telhas, Mirandela?
Mais concretamente sobre o Pe. João Baptista de Morais Sarmento, filho de José Caetano de Morais Sarmento e Angélica Maria da Fontoura?
consultar aqui: http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/details?id=1143799

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#288109 | gigimw | 28 set 2011 20:10 | Em resposta a: #286264

Isabel,

Nao sei se respondi ja sobre isso antes, mas posso finalmente confirmar que ja tenho o registro que prova isso. Esse Jose Joaquim era meu tetravo. Abaixo segue o registro que foi encontrado por um competente genealogista ligado a uma outra parte da familia.
Igreja NSra da Candelária- Rio de Janeiro-RJ
Livro de Batismos 12, fl 305

Aos trinta e um dias do mez de Maio de mil oito centos cincoenta e sette annos, nesta Matriz da Candellaria o Reverendo Manoel Gonçalves Mendes de licença baptizou, e poz os Sanctos Olleos a Lydia, nascida em trez de Março de mil oito centos cincoenta e quatro, filha legitima de Joaquim Pereira da Rocha Paranhos, natural e baptizado na freguesia de São Verissimo deParanhos Bispado do Porto e de D. Leopoldina Rosa de Fontoura Paranhos natural de Santa Catharina; Neta Paterna de Manoel Pereira do Casal e Josefa Angelica Pereira; e materna de José Joaquim de Magalhães Fontoura e de D. Anna Maria de Jesus Fontoura: foi Padrinho Joaquim de Bessa Pinto , e madrinha D. Maria Alexandrina Picanço Bessa: de que fiz, este assento que assigno.
O Coadjutor Manoel Nunes d’Almeida
Esta Lydia Ameilia sendo batizada era mae de meu avo.

Resposta

Link directo:

RE: José Joaquim de Magalhães - pesquisa de baptismos de filhos

#288111 | gigimw | 28 set 2011 20:50 | Em resposta a: #286623

Maria Isabel e Angelo,

Mandei anteriormente relatando (e comemorando) ter finalmente encontrado um registro com o nome do meu tetravo Magalhaes Fontoura. Ele viveu em Santa Catarina, era miliar la por volta de 1861. Teve filhos com Anna Maria de Jesus (Machado), minha tetravo.

Pelo que sei, ele era portugues, possivelmente de Tras-os-Montes. Nao sei se a carreira militar dele comecou no Brasil ou em Portugal, mas ele com certeza foi para Santa Catarina, onde nasceu minha trisavo. Aquela Caetanna era uma das irmas dela, nome esse que ja me era familiar.
Alguem que tiver alguma informacao adicional, por favor, avise-me.
Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Fontoura e Morais Sarmento, Vale de Telhas, Mirandela

#288257 | IsabelFont | 30 set 2011 17:26 | Em resposta a: #287936

Caro Confrade Rui,

Não deixei de ler nem me desinteressei.
Efectivamente na minha BD não tenho nenhuns Fontoura de Vale de Telhas.

Mas ando "á pesca" pq tenho ideia de que bisavô meu, nuns apontamentos que deixou, nos queria relacionar com Morais Sarmento. Se calhar é pura coincidência!

Se e quando descobrir alguma coisa, volto aqui, ok?
Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Fontoura e Morais Sarmento, Vale de Telhas, Mirandela

#288262 | cavaleirofidalgo | 30 set 2011 18:47 | Em resposta a: #288257

Tem, por acaso, dados sobre os PINHEIRO de Vale de Telhas (Mirandela) dos séc. XVII e XVIII? Sobre o casal Miguel Pinheiro e D. Maria Borges, que foram Pais em 1706 de um António Pinheiro que viria a ser Padre? Deste Padre houve geração.
Julga-se, muito provavelmente, que pertencesse à Família da «Casa da Fonte» em Vale de Telhas que ostenta na fachada uma pedra de armas (muito tosca) com as armas dos Pinheiro (ramo de Barcelos) e dos Cardoso.

Agradecia imenso qualquer ajuda a desvendar a ascendência do P.e ANTÓNIO PINHEIRO, supra. Muito obrigado.


CavaleiroFidalgo

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#288263 | cavaleirofidalgo | 30 set 2011 18:57 | Em resposta a: #267732

Procuro saber mais sobre:

I- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, nat. de Santo Estêvão de Faiões, “homem honrado” que “vivia de suas fazendas”, que n. entre 1625 – 1635. Tornou-se P.e em 1665 depois de viúvo. Era f.º de Afonso Álvares Fontoura, nat. da freg.ª de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de D. Catarina Fernandes, nat. de Santo Estêvão de Faiões, os quais todos eram considerados pessoas nobres e principais do concelho de Chaves.

Quem é este Afonso Álvares Fontoura, nascido a pouco mais de 3 km de Chaves, em Outeiro Seco?
Alguém possui informações sobre a sua ascendência? Quais as fontes?

Agradeço.

CavaleiroFidalgo

Resposta

Link directo:

RE: Fontoura e Morais Sarmento, Vale de Telhas, Mirandela

#288301 | IsabelFont | 01 out 2011 09:45 | Em resposta a: #288262

Bom dia Confrade Cavaleiro Fidalgo,

Por acaso tenho na minha BD uma Maria Maria Borges, mas cuja data provável de nascimento é cerca de 1702, dessa região. Portanto acho que não pode ser a mesma. Não sei com quem casou; não investiguei esse ramo, mas parece ter a ver com os VERGUEIRO (?).

Tinha irmãos essa Maria Borges?

Qualquer ajuda para mim é precisosa. Obrigada
Cmprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Fontoura e Morais Sarmento, Vale de Telhas, Mirandela

#288308 | cavaleirofidalgo | 01 out 2011 13:20 | Em resposta a: #288301

Boa tarde.

Nada tenho mais sobre este ramo de Vale de Telhas... Ao que parece houve um incêndio no séc. XIX em Vale de Telhas! Não sei se isto é uma informação correcta, mas...

Essa Maria Borges nascida em 1702, pode ser irmã do P.e António Pinheiro nascido em 1706!


Obrigado por responder.


Cumprimentos,
CavaleiroFidalgo

Resposta

Link directo:

RE: Fontoura e Morais Sarmento, Vale de Telhas, Mirandela

#288328 | cavaleirofidalgo | 01 out 2011 19:32 | Em resposta a: #288301

Boa noite.

Conseguiu dados sobre a data de Baptismo da sua Maria Borges em 1702? Como, se é que me pode explicar? Há livros de casamento do séc. XVII? De 1650 - 1706? Tem notícias sobre o casamento de Miguel Pinheiro e D. Maria Borges, em Vale de Telhas, entre 1680 - 1706?

Quanto aos Vergueiro, encontra-se alguns em Mascarenhas. Agora - e cito por alto - não me lembro se vão casar a Mascarenhas (Mirandela), ou se são naturais de lá!? Mas que são do séc. XVIII, disso não tenho dúvidas.

Fico a aguardar uma resposta da sua parte. Muito obrigado.



Cumprimentos,
CavaleiroFidalgo

Resposta

Link directo:

RE: Fontoura e Morais Sarmento, Vale de Telhas, Mirandela

#288398 | AlvesRF | 03 out 2011 00:07 | Em resposta a: #288257

Cara Mª Isabel,

De facto estes Morais Sarmento são de Vale de Telhas mas os Fontoura são de Valpaços. Pode consultar mais informações aqui:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVLP28-002-044&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVLP28-002-044/PT-ADVRL-PRQ-PVLP28-002-044_m0036.jpg

Destes Fontoura de Valpaços, tem informações?

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Fontoura e Morais Sarmento, Vale de Telhas, Mirandela

#288400 | IsabelFont | 03 out 2011 00:45 | Em resposta a: #288398

Caro Confrade Rui (AlvesRF)

Desculpe mas na realidade não tenho nehum Fontoura de Valpaços.

Desconhecia por completo este assento. Obrigada por esta indicação; deve ser um ramo a explorar. Ou seja em Valpaços não procurei Fontoura's.

Mas tenho outra Maria Borges, que só agora vi, casada com José Martins (ela, filha de Domingos Lopes e de Luzia Gomes) e que tiveram um filho - José António Lopes - que era meu tetravô, por via materna do meu bisavô (este Fontoura). Quanto a datas, só sei que este meu tetravô nasceu em 1765.

E mais não sei! Por agora, porque o futuro dirá! Talvez lá cheguemos. É uma questão de persistência.

Cumprimentos e mais uma vez obrigada
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - Pequeno Chaves

#299781 | aana10 | 14 mar 2012 04:07 | Em resposta a: #269507

Boas! Espero não estar a repetir algo que já foi dito no fórum mas bati com os olhos em algo que talvez ainda lhe interesse...

No Tomo I de Costados de Felgueiras Gayo, pag. 196 (ou pag. 202 do pdf que "saquei" da Torre do Tombo), nos Costados 153 dos COSTAS PEREIRAS, da Barca, diz :

"D. IZABEL BERNARDA TEIXEIRA acima era filha de DUARTE TEIXEIRA CHAVES e de D. ANGELICA DE SOUSA PEREIRA, neta paterna de SEBASTIÃO PEQUENO CHAVES, Fidalgo da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo, e de IZABEL DE MAGALHÃES FONTOURA, filha de FRANCISCO GONÇALVES DE MAGALHÃES e de MARIA VIEIRA, neta paterna de GONÇALO GONÇALVES e de MARIA DA COSTA, neta materna de N... e de Izabel Carneiro.
A seguir tem as varonias e há notas de rodapé, caso lhe interessem.

Espero ter ajudado.
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - Pequeno Chaves

#300405 | AlvesRF | 21 mar 2012 11:56 | Em resposta a: #299781

Boas,

Muito lhe agradeço a mensagem. Na época pensava tratarem-se de antepassados meus, mas depois cheguei à conclusão que não o eram.
No entanto também na altura não tinha conseguido entroncar esse ramo descrito no Felgueiras Gayo com os dados que tinha recolhido nos paroquiais de Santiago da Ribeira de Alhariz. Mas você conseguiu.
O que me faltava era o nome de Isabel Carneiro. Posso acrescentar que era casada com Gaspar Vaz.

Muito obrigado,
Apesar de já não estudar o ramo, sempre fico com a informação mais completa, e caso alguém posteriormente precise...
Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias c/Fontoura

#301831 | gigimw | 04 abr 2012 05:15 | Em resposta a: #242888

No ano passado, a Maria Isabel nos deu uma preciosa dica que nos ajudou a localizar o registro de Caetanna Magalhaes Fontoura, nascida em Desterro Santa Catarina, Brasil em agosto de 1824! Dessa forma, fomos capazes de descobrir o nome dos pais do Tenente Coronel Jose Joaquim de Magalhaes Fontoura. Sei ao certo que Jose Joaquim era vereador em Florianopolis no ano de 1839. Pelo que sei, ele ja era falecido em 1852.

Os nomes dos pais dele sao Jose Alves de Barros e Angelica Rosa. Constam como sendo de Chaves (do Arcebispado de Braga) e/ou Villa Real.

Jose Joaquim casou-se com a catarinense Anna Maria de Jesus (Machado) e tiveram os seguintes filhos:
Maria da Fontoura Ferraz, casada com Silvestre Ferraz Pinto de Sá;
Caetanna Rosa de Magalhães Fontoura, solteira, n. 01/08/1824, bp. 10/08/1824, fal. em 04/05/1889 (fonte Anais da Câmara dos Deputados, 1894);
Angélica Rosa de Magalhães Fontoura (nasceu em cerca de 1836, em Santa Catarina), casada em primeiras núpcias com o Coronel Fernando Machado de Souza (15/01/1822, Florianópolis - 06/12/1868, Paraguai); - Leopoldina Rosa de Magalhães Fontoura, casada com o Sr. Joaquim Pereira da Rocha Paranhos;
Fortunata Fontoura, casada com João Carlos Galdino de Souza;
Afonso (Henrique Magalhães) Fontoura, casado, ignorando-se o nome da esposa;
Amélia da Fontoura Soares Pinto, casada com o cirurgião da Armada Dr. Domingos Soares Pinto;
Francisco Fontoura, solteiro e
José Fontoura, casado, ignorando-se o nome da esposa.

Os pais de Anna de Jesus (avo de Caetanna e dos outros irmaos constam como Anna Flavia de Faria e o Sargento Mor Francisco Machado de Souza, ambos naturais de Santa Catarina. Anna Flavia nasceu por volta de 1777 e Francisco Machado de Souza em 1772.

Agradeceria se alguem tivesse mais informacoes.

GMW

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias c/Fontoura - para a Giselle

#301855 | IsabelFont | 04 abr 2012 14:18 | Em resposta a: #301831

Olá, boa tarde GIGIMW,

Muito obrigada pelo seu feed-back ácerca deste assunto.
Encontraram o assento de baptismo de Tenente Coronel Jose Joaquim de Magalhaes Fontoura?
Encontraram os nomes dos Pais, mas não o dos avós? É que pelos avós poderia ver como se encaixa na nossa família de Fontoura's de Chaves?
É que até o apelido FERRAZ nos é comum! Pelo sua mensagem não consegui entender se todos os descendentes de José Joaquim Magalhães Fontoura nasceram no Brasil, ou se algum deles nasceu em Portugal?

Poder-me-á explicitar melhor?
Desde já agradeço.
Cumprimentos de
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias c/Fontoura - para a Giselle

#301864 | gigimw | 04 abr 2012 15:26 | Em resposta a: #301855

Prezada Isabel,

O que foi encontrado (com a sua providencial ajuda) foi o registro de batismo de Caetana, nascida em Santa Catarina em 1824. Segue abaixo copia do registro dela para nao deixar qualquer duvida. Foi o mais longe que consegui chegar ate agora. Acredito que o Jose Joaquim tenha vindo ainda jovem para o Brasil e se casou por la, mesmo. E possivel que ele tenha tido um seguindo casamento no mesmo local. Acho que todos os filhos nasceram no Brasil. Ainda estou no comeco da minha busca. Se tiver mais novidades, aviso-lhe. So sei que havia muitos militares nessa familia. Estou tentando subir mais uma geracao, mas nao tenho ainda os locais nem datas exatos.

Caetana
Aos dez de agosto de mil oitocentos e vinte e quarto nesta Matriz de Santo Antonio dos Anjos da Laguna baptizei e pus os Santos Olleos a Caetanna nascida ao primeiro do dito mês e anno filha legitima do Sargento Mor Jose Joaquim de Magalhaes Fountoura Natural da Freguesia de Chaves do Arcebispado de Braga e de Donna Anna Maria de Jesus natural da Ilha de Santa Catharina, neta pella parte paterna de Jose Alves de Barros, natural de Villa Real e de Donna Angelica Rosa da dita Freguesia de Chaves, e pello materno do Sargento Mor Francisco Machado de Sousa e Donna Anna Flavia de Faria naturaes da Ilha de Santa Catharina. Forao padrinhos Alferes Francisco Machado de Sousa e Donna Caetana de Jesus. E para constar mandei fazer este assento que assignei.

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias c/Fontoura - para a Maria Isabel

#301868 | gigimw | 04 abr 2012 16:03 | Em resposta a: #301864

Prezada Isabel,

Esqueci de mencionar, mas acho que esse Jose Joaquim de Magalhaes Fontoura que deve ter vindo ainda jovem para o Brasil, foi militar e vereador em Desterro (em 1839) tinha algum tipo de relacionamento com os Carneiro da Fontoura (vindos tambem para o Brasil), segundo anotacoes de familia que devem ter vindo da minha bisavo. Segue abaixo trecho de anotacoes de familia (nada oficialmente documentado, ainda):

"O Coronel Fontoura fez a Campanha dos Farrapos e a guerra com Napoleão, obtendo a Medalha de Santa Helena, tendo sido dada pela sua filha mais velha (Caetanna) ao pai do Sr. Marechal José Lopes Carneiro da Fontoura, devendo achar-se em poder da Família Fontoura.
Os Brazões de Armas foram ofertados pelo Coronel Fontoura ao Visconde da Graça."

Espero que ajude um pouco. Nao sei dai o que e verdade ou nao, mas estou tentando descobrir.

Saudacoes,

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias c/Fontoura - de Giselle para Maria Isabel

#314085 | gigimw | 22 set 2012 22:26 | Em resposta a: #301855

Prezada Maria Isabel,
Perdoe-me pela demora em lhe responder! Nao recebi nenhum alerta a respeito da sua resposta. So hoje a vi! Tenho boas noticias!
O que eu tinha eram assentos do Brasil que so possuiam os pais do Jose Joaquim Fontoura. Ontem, resolvi dar uma garimpada nos livros 6 e 7 de Santa Maria Maior de Chaves, que e a freguesia que aparece no registro de casamento dele, recentemente encontrado.

Na reparticao de baixo, localizei 4 registros de batismo que acho serem de 4 filhos do casal Jose Alves de Barros e Angelica Rosa de Magalhaes Fontoura. Sao eles: Jose Antonio (1785), Rita (1787), Francisco (1789) e Antonio (1791). Os avos paternos eram Manoel Rodrigues e Francisca Alves. Maternos: Joao de Magalhaes Fontoura e Maria Jose Salgado. Joao de Magalhaes Fontoura era Capitao, acho eu.

A unica confusao minha e que o Jose no batismo aparece como Jose Antonio e no Brasil ele aparece como Jose Joaquim. Mas indiscutivelmente os pais sao os mesmos e as datas me parecem perfeitamente normais e a freguesia e a de origem, segundo regisros localizados no Brasil! Nao encontrei nenhum outro registro com a ocorrencia desse sobrenome Magalhaes Fontoura no periodo pesquisado, uns 4 livros no total!


Cumprimentos de
Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias c/Fontoura - para a Giselle

#314086 | gigimw | 22 set 2012 22:48 | Em resposta a: #301855

Prezada Maria Isabel,
Tentando responder a sua pergunta, o casal Jose Alves de Barros e Angelica Rosa de Magalhaes Fontoura sao de Chaves (Santa Maria Maior) e la batizaram 4 filhos: Jose (em 1785), Rita (1787), Francisco (1789) e Antonio (1791). O unico que creio ter ido para o Brasil foi o Jose, porem no batismo consta como Jose Antonio e no Brasil ele aparece como Jose Joaquim. Mas a freguesia e os pais sao os mesmos! Teria sido esse nome de Joaquim acrescentado na ocasiao da crisma? Nao sei ainda! Nao encontrei nenhum outro filho de nome Jose proveniente deste casal durante o periodo pesquisado.
O Jose Joaquim que foi para o Brasil casou-se por la em 1817. No registro de casamento recentemente encontrado, constam os pais dele como Jose Alvares (?) de Barros e Angelica Rosa de Magalhaes Fontoura. Acho que foi erro do escrivao na hora em que escreveu Alvares em vez de Alves. Em todos os outros registros tenho encontrado Alves, em vez disso.
Jose Joaquim ainda trabalhava em 1839 como vereador de Desterro, SC. Faleceu apos 1862, provavelmente no Brasil.

Espero ter esclarecido um pouco melhor a historia. Quanto aos Ferraz que menciona, foi uma filha dele que se casou com um homem no Brasil que tinha esse sobrenome.
Saudacoes, Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias c/Fontoura - para a Giselle

#314110 | João Mamed | 23 set 2012 12:26 | Em resposta a: #314086

Bom dia Giselle

É provável que o avô de Angélica Rosa de Magalhães Fontoura, seja: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=547531
É preciso ter em atenção que a freguesia de Moreiras do Vale é a freguesia das Eiras, e não a de Moreira. O Arq. de Vila Real fez uma tremenda confusão e misturou os livros. Se pretender ler o livro de baptismos tem que consultar a freguesia de Moreira.
Existe uma família Carneiro da Fontoura nas Eiras, e eu sobre essa tenho alguns elementos.
Para a ajudar à confusão existem várias Angélicas Fontoura.
De qualquer modo vou tentar obter mais dados sobre o seu Cap. João de Magalhães Fontoura (Carneiro?).
Cpts.
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias c/Fontoura - para a Giselle

#314111 | João Mamed | 23 set 2012 12:30 | Em resposta a: #314110

N12.1. Sebastiana Maria da Costa Borges, n. 01/02/1723 na casa da Rua da Cadeia em Sta. Mª. Maior, teve como padrinhos André Pequeno Chaves e sua mulher Sebastiana Maria Leonor da Silva. Casou aos 12/01/1739 em Chaves com António Manuel Carneiro da Fontoura Machado, natural de Jou, Murça, filho do Dr. António Nunes da Costa, da freguesia de Izeda, Bragança e de sua mulher Ana Maria da Fontoura Oliveira, natural da freguesia de Jou, Murça, neto paterno de António Nunes da Costa e de sua mulher Bárbara Pires, neto materno de Noutel Oliveira da Costa (Fontoura) e de sua mulher Brites Veloso.
Moradores na quinta das Eiras em Moreiras do Vale, Chaves e na Rua da Cadeia em Sta. Mª. Maior.
Tiveram:

N13.1. Ana Marcelina Jacinta Veloso de Azevedo, n. 05/11/1744 em Sta. Mª. Maior, teve como padrinhos João Carneiro Vieira e Antónia Marcelina Jacinta de Azevedo filha do Capitão de Cavalos António Machado, de Chaves. Casou aos 17/11/1763 nas Eiras / Moreiras do Vale, Chaves com Caetano António Borges Carneiro de Almeida, da freguesia de São Salvador, Ribeira de Pena, filho de Caetano Carneiro de Almeida Borges e de sua mulher Mariana Josefa Guerra, neto paterno de António Borges Leitão e de Ana dos Santos Carneiro, neto materno de José Pinto Borges e de Maria Borges da Guerra.

N13.2. Margarida, n. 22/08/1746 em Sta. Mª. Maior, teve como padrinhos João da Costa Eiró Borges Azevedo e Maria Bernarda, seus tios maternos.

N13.3. Noutel, n. 01/09/1747 nas Eiras / Moreiras do Vale, Chaves, onde faleceu solteiro aos 16/08/1761.

N13.4. ?, n. 1751 nas Eiras / Moreiras do Vale, Chaves, teve como padrinhos António Xavier Carneiro e sua mulher Isabel Maria Carneiro da Fontoura, de Chaves.

N13.5. José Carneiro da Fontoura, n. nas Eiras / Moreiras do Vale, Chaves, teve como padrinhos ........... e ............ . Capitão de Infantaria. Faleceu a 19/07/1803 em Chaves. Casou a 27/02/1783 em Chaves com Angélica Joana Inácia Teixeira Carneiro, viuva de Manuel Madeira de Melo Portocarreiro, filha de Caetano Álvares Teixeira Carneiro e de sua mulher Quitéria Maria do Anjo.

N13.6. ?, n. 29/12/1752 nas Eiras / Moreiras do Vale, Chaves.

N13.7. ?, n. 25/04/1753 nas Eiras / Moreiras do Vale, Chaves, teve como padrinhos o Capitão de Auxiliares Dionizio Rebelo de Magalhães e sua mulher Antónia Luisa de Azevedo, seus tios avós maternos.

N13.8. Francisco, n. 21/10/1755 nas Eiras / Moreiras do Vale, Chaves, teve como padrinhos o Alferes ... Carneiro da Fontoura e sua mãe D. Angélica.

N13.9. Antónia Luisa, n. 19/09/1756 nas Eiras / Moreiras do Vale, Chaves, teve como padrinhos Manuel Luis Ferreira e a sua tia avó Antónia Luisa de Azevedo, ambos de Chaves.

N13.10. ?, n. 06/05/1760 nas Eiras / Moreiras do Vale, Chaves.

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias c/Fontoura - para Joao Mamed e Maria Isabel

#314115 | gigimw | 23 set 2012 12:56 | Em resposta a: #314110

Prezados Colegas,
Bom dia, Joao e Isabel,
Estes sao os assentos que tenho ate agora. Deixei passar algumas palavras... Ja vi esse nome de Banto e desconfiei que poderia ser uns dos que procuro. Ainda nao sei... preciso de mais elementos. A transcricao e minha e meio capenga. Achei interessante o nome do padrinho do ultimo!!!

Francisco
Arquivo Distrital de Vila Real – Chaves – Santa Maria Maior
Repartição de Baixo – Livro 6 – Imagem 158 – 2 de Fevereiro de 1789
Francisco filho legítimo de José Álvares de Barros, e de Dona Angélica Roza de Magalhaens desta Villa. Neto paterno do Capitão J digo de Manoel Rodrigues de Manoel Rodrigues e Francisca Ávares de Villa Real e materno do Capitão João de Magalhães Fontoura e de Maria José Salgado de Villa .... nasceo aos vinte e sette de janeiro de mil sette centos e oitenta e nove foi baptizado solemnemente, e houve os Santos Óleos pelo reverendo Coadjutor desta freguesia Antônio Aleixo de Carvalho aos dois de fevereiro do Anno supra foi padrinho João Baptista de Souza Madeira Reitor desta Igreja de que foi este termo que assignei com o Baptizante Chaves dia mes era ut supra.
O Cura Antônio Alves de Carvalho

Antônio
Santa Maria Maior – Repartição de Baixo – Livro 007 – imagem 10
Arquivo Distrital de Vila Real
Filho legítimo de José Alves de Barros e de Donna Angélica Rosa de Magalhaens desta Villa, neto paterno de Manoel Rodrigues e de Francisca Alves de Villa Real e maternos de João de Magalhaens Fontoura desta Villa e de Maria José Salgado de Villa Frade, nasceu aos quatorze de agosto de mil sete centos e noventa e hum e foi baptizado solemnemente e houve os Santos Óleos por mim o Padre João dos Reis, Reitor desta ... aos doze do dito mês, foi padrinho Antônio de Brito. Chaves, dia mês era ut supra.
O Rev. João dos Reis
Antônio de Brito

Rita
Arquivo Distrital de Vila Real – Chaves – Paróquia de Santa Maria Maior
Livro 006 – Repartição de Baixo – Imagem 122 – 22 de Maio de 1787
Aos vinte e dois dias do mês de Mayo de mil sete centos e oitenta e sette annos nesta Matriz da Villa de Chaves eu o Padre Manoel Camello Reytor da mesma baptizei solemnemente e pus os Santos Óleos a Rita que nasceo aos treze do dito mes filha legítima de Joze Alves de Barros, e de Dona Angélica Roza de Magalhaens moradores na Rua Direita, elle baptizado na freguesia de Sao Pedro Velho de Villa Real, filho legítimo de Manoel Rodrigues e de Francisca Alves. Ella baptizada na freguesia de Nossa Senhora da Expectação de Moreiras do Vale, filha natural do Capitam João de Magalhaens Fontoura e de Maria José Salgado solteira, foi padrinho Frei João da Conceição ... Religiozo de São José de Deos, e madrinha Dona Luiza Genoveva da Costa e Araújo por procuração por seo procurador Ignácio José Machado de Abreu testemunhas as abaixo assignadas de que se fez este assento que assignei Chaves dia mes era ut supra.
Rev. Manoel Camello
Frei João ... da Conceição
Ignácio Machado de Abreu


Registro de Batismos – Paróquia de Santa Maria Maior, Chaves, Vila Real, Portugal Repartição de Baixo, Livro 006, Imagem 77 – 16 de Abril de 1785
José Antônio
Aos desesseis dias do mês de abril de mil, e sete centos, oitenta e cinco annos nesta Matriz da Villa de Chaves do Padre Manoel Camello Rey … baptizei solemnemente e pus os Santos Óleos a José Antônio que nasceu …. deste dtto mês filho legítimo de José Alves e de Donna Angélica Rosa moradores em …. ; elle baptizado em São Pedro Velho de Villa Real filho legítimo de Manoel Rodrigues e de Francisca Alves; foi padrinho digo; ella baptizada em Moreiras do Vale freguesia de Nossa Senhora da Expectação filha natural de Capitão João de Magalhaens, e de Maria José Salgado natural de Villa … ; foi padrinho o Mui Reverendo Doutor José Antônio Pereira Coelho Vigário Geral desta Commarca e Madrinha Donna Maria Angélica Magalhaes Fontoura desta Villa por seu procurador Seu Pai Bento Correia de Magalhaens Fontoura Sargento Mor desta Praça. Forao testemunhas João Borges morador nesta Villa e o Padre Antônio Murtinho Sachristão desta Igreja, de que … este assento que assignei. Chaves, dia, mes, era ut supra.
José Antônio Pereira Coelho
Rev. Manoel Camello
Bento Correia de Magalhaens Fontoura

Este ultimo acho que foi para o Brasil, mas la aparece como Jose Joaquim. Mas ainda lutou nas Guerra Napoleonicas antes de ter ido para o Brasil, portanto as datas me parecem normais.

Saudacoes verdes e amarelas!

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias c/Fontoura - para Joao Mamed e Maria Isabel

#314118 | João Mamed | 23 set 2012 13:21 | Em resposta a: #314115

Mais uma achega:

O Capitão João de Magalhães Fontoura morreu a 21/2/1761 na freguesia das Eiras.

Cpts.
jm

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#314134 | João Mamed | 23 set 2012 17:17 | Em resposta a: #242313

Boa tarde Mª Isabel Fontoura

Domingos Moutinho de Carvalho casou na freguesia das Eiras com Rosa Maria de Morais, irmã de António de Morais e do Pe. Geraldo de do Morais.
Joana Teresa Moutinho de Carvalho filha do casal Domingos e Rosa, casou também nas Eiras com João de Morais e Castro filho de João de Morais Campilho e de s.m. D. Mª. de Castro Borges, em 5.3.1753

Meus cumprimentos,
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#314135 | João Mamed | 23 set 2012 17:18 | Em resposta a: #314134

Ficou a faltar a data do casamento do Domingos com a Rosa: 7.6.1722

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias c/Fontoura - para Joao Mamed e Maria Isabel

#314227 | gigimw | 25 set 2012 04:14 | Em resposta a: #314118

Obrigada, Joao!
Vai para os meus registros! Muito obrigada. Entao, ele nao conheceu os netos, que vieram a nascer a partir de 1785. Deve ter morrido bem novo!
Eles seriam seus parentes? Esse Joao de que fala era meu sexto avo e o Jose Joaquim (ou Jose Antonio) que veio para o Brasil era meu tetravo! Deste eu ja sabia ha muitissimo tempo, mas dos outros nao! Infelizmente nunca soubemos muita coisa a respeito de nossos parentes em Portugal! A proposito, varios outros ramos vem justamente do Porto. Um de Gaia (veio para o Brasil em 1850) e outro veio de Sao Verissimo de Paranhos. Nosso relacionamento com o Porto e muito forte!
Ainda vou fazer mais pesquisas, mas nao retomei por pura falta de tempo! Vou lhe passando o que for encontrando, se quiser.
Meu e-mail pessoal e gisellew@bellsouth.net
Talvez eu mude em breve, mas por enquanto e este.

Saudacoes,

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura - Domingos M Carvalho e Rosa Ma Morais

#314306 | IsabelFont | 26 set 2012 12:55 | Em resposta a: #314134

Olá, bom dia, João Mamede!

Fui alertada por um primo, já que temos em comum estes antepassados Domingos Moutinho de Carvalho e Rosa Maria de Morais, de que teria aqui uma mensagem sua, que muito venho agradecer.

Está muito difícil é regredir ou progredir nos antepassados de Domingos Moutinho de Carvalho, que segundo nos consta e já não sei onde (??) seria natural de Favaios. Já procurei, mas sem sucesso, infelizmente.

Eu tenho 5 irmãos de Rosa; provavelmente mal, não sei:
Geraldo, Joana, Bernardo, João do Nascimento e agora António, o procurador; Não tenho a certeza, pq. no PC onde estou não está completa a base de dados - não tem as fontes!

Tenho que ver em casa, melhor.
Obrigada e até 1 próxima!
Cumprimentos
Maria isabel

Resposta

Link directo:

RE: Fontoura e outras familias - pedido de ajuda com relacao a freguesias

#314580 | gigimw | 30 set 2012 22:44 | Em resposta a: #314118

Boa noite!
Sou meio nova nisso e conheco pouco Portugal. Estou tentando localizar registros diversos nas seguintes freguesias:

Sao Pedro Velho de Vila Real
Moreiras do Vale - freguesia de Nossa Senhora de Expectacao
Villar de Frades

Busquei um pouco ja no livro da freguesia de Eiras, mas no local onde olhei somente havia registros mais recentes, apos o ano de 1800. Os registros todos que busco sao anteriores a 1785. Estou buscando registros referentes as seguintes familias Magalhaes, Fontoura, Alves, Barros e Salgado.

Nao sei se estou fazendo alguma coisa diferente do que devia ser, mas agora estou ficando realmente perdida!

Obrigada,
gmw

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#315091 | IsabelFont | 10 out 2012 12:06 | Em resposta a: #314134

Olá, Bom dia Caro Confrade
João Mamede!

Peço desculpa de o estar a maçar, mas na verdade tive que voltar a este assunto, nomeadamente por não ter assente as fontes na minha BD, e deparei-me com algo que parece incongruente:

1º O casal Domingos Moutinho de Carvalho e Rosa Maria de Morais casou-se na Igreja ou Capella de Moreiras, e não de Eiras, como diz no seu texto.
2º Por outro lado não encontro o assento que refere docasamento de Joana teresa (filha daquele casal) com João de Morais e Castro! Pelo menos naquela data. Importa-se de rever os seus dados e mos confirmar? É que ainda por cima dá-se o caso de uma outra filha, Ana Luísa ou Ana Maria, a que é minha antepassada ter-se casado exactamente nomesmo ano, a 8/7/1753.

Peço desculpa pelo incómodo; fico a aguardar, ok?
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#315120 | João Mamed | 10 out 2012 20:22 | Em resposta a: #315091

Boa noite Mª. Isabel

É com todo o gosto que partilho os meu reduzidissimos conhecimentos consigo, por isso esteja à vontade para sempre que necessitar me contactar.

Sobre a freguesia das Eiras sugiro que dê uma vista de olhos ao seguinte link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eiras_(Chaves)

Sobre as outras questões que me coloca ficam para depois, tenho também que procurar na minha base de dados, que está um verdadeiro caos!

Já agora aproveito para lhe perguntar se alguma vez se deparou com uma tal de Bernarda Luísa da Fontoura casada com Albert Cruger, de Hamburgo, pais de Mariana Victória Cruger 1ª mulher do meu tetravô Francisco António de Freitas Padrão.

Meus cumprimentos
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#315143 | IsabelFont | 11 out 2012 10:37 | Em resposta a: #315120

Olá, bom dia João Mamede!

Percebi o seu ponto de vista; obrigada pelo esclarecimento; mas a verdade é que no ADVRL há livros distintos para a freguesia de Eiras e para a freguesia de Moreiras. E, como foi pelos paroquiais que me guiei, só encontrei aquele assento de casamento em Moreiras.

Fico a aguardar o resto da informação, ok?

Até lá! Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#315148 | João Mamed | 11 out 2012 12:17 | Em resposta a: #315143

Bom dia Maria Isabel

Existem em Chaves as freguesias de Moreira e a das Eiras, esta também conhecida por Moreiras do Vale. O Arquivo de Vila Real fez uma grande confusão e trocou alguns dos livros. Se quiser pesquisar a freguesia das Eiras tente a freguesia de Moreira, principalmente nos livros mais antigos. Veja bem a capa dos livros. Para a ajudar o Pe. Geraldo de Morais é padre nas Eiras.
Não sei se se lembra que eu andava à procura de uma prova de que esse padre era meu antepassado, felizmente já a consegui, numa I.G. de um bisneto.

Cpts.
joão

P.S. fiz um estudo sobre a família Padrão de Chaves, em que existem muitos cruzamentos com Fontouras, está interessada em recebe-lo? Em caso afirmativo de-me o seu e-mail.

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#315160 | cavaleirofidalgo | 11 out 2012 15:08 | Em resposta a: #315148

Caro Confrade!


Boa tarde.

Procuro saber mais sobre:

I- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, nat. de Santo Estêvão de Faiões, “homem honrado” que “vivia de suas fazendas”, que n. entre 1625 – 1635. Tornou-se P.e em 1665 depois de viúvo. Era f.º de Afonso Álvares Fontoura, nat. da freg.ª de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de D. Catarina Fernandes, nat. de Santo Estêvão de Faiões, os quais todos eram considerados pessoas nobres e principais do concelho de Chaves.

Quem é este Afonso Álvares Fontoura, nascido a pouco mais de 3 km de Chaves, em Outeiro Seco? Há probabilidades de ser filho de Camila Álvares, que teve de António Carneiro da Fontoura, este Afonso; deve ter nascido entre 1590 e 1600 e seria filho de António Carneiro da Fontoura, filho de Pedro de Fontoura Carneiro e de D. Violante Rodrigues de Araújo.


Possui informações sobre a sua ascendência? Quais as fontes?



Agradeço.
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#315178 | João Mamed | 11 out 2012 18:13 | Em resposta a: #315160

Caro Luís

Gostava de o poder ajudar, mas não tenho qualquer informação sobre esse assunto.
De qualquer modo vou estar atento. Tenho alguns antepassados de Faiões, mas infelizmente os paroquiais em meados do séc. XVIII.

Cpts.
joão

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#315179 | João Mamed | 11 out 2012 18:13 | Em resposta a: #315178

Os paroquiais terminam ...

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#315180 | cavaleirofidalgo | 11 out 2012 18:55 | Em resposta a: #315178

Caro João.


Agradeço!


Com os melhores cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#315221 | AlvesRF | 12 out 2012 12:13 | Em resposta a: #315148

Exmo Sr,

Seria possível facultar-me esse estudo? Também tenho alguns antepassados Fontoura da zona de Chaves/Valpaços.
Gostaria de falar consigo também sobre a família Machado de Bornes de Aguiar [Sec. XVII/XVIII].
O meu email é nicolau.costa.alves [arroba] gm ail.com

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#315223 | IsabelFont | 12 out 2012 12:34 | Em resposta a: #315148

Olá João Mamede!

Tem com certeza razão: eu ás vezes vejo-me "grega" para conseguir encontrar alguns assentos de baptismo ou casamento. Há assentos que eu não percebo porque estão nuns Lvº ou noutros(!?).
Pois o que eu gostaria de confirmar e ter a certeza é de que os irmãos do Padre Geraldo de Morais, incluindo a Rosa Maria, são memso todos irmãos, pq ás vezes independentemente de indicarem os nomes dos Pais ou das testemunhas, não se tem a certeza de serem irmãos.

Por curiosidade, qual foi o bisneto que lhe fez concluir a sua ascendência?

Claro que tenho, no mínimo curiosidade sobre a família Padrão e os cruzamentos com Fontoura's. E agradeço a gentileza da sua proposta. Da mesma maneira que tenho curiosidade sobre o relacionamento da nossa família com Guerra ou da Guerra, pois tenho buracos! Você não tem também este cruzamento com Guerra's?
Para esse efeito o meu e-mail é isafontoura arroba sapo ponto pt.

Cumprimentos de
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#315224 | cavaleirofidalgo | 12 out 2012 12:36 | Em resposta a: #315223

Boa tarde.


Procuro saber mais sobre:

I- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, nat. de Santo Estêvão de Faiões, “homem honrado” que “vivia de suas fazendas”, que n. entre 1625 – 1635. Tornou-se P.e em 1665 depois de viúvo. Era f.º de Afonso Álvares Fontoura, nat. da freg.ª de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de D. Catarina Fernandes, nat. de Santo Estêvão de Faiões, os quais todos eram considerados pessoas nobres e principais do concelho de Chaves.

Quem é este Afonso Álvares Fontoura, nascido a pouco mais de 3 km de Chaves, em Outeiro Seco?
Alguém possui informações sobre a sua ascendência? Quais as fontes?

Agradeço.
Luís

Resposta

Link directo:

Relacionamento de outras famílias com Fontoura

#378341 | ERICA | 05 mar 2017 18:06 | Em resposta a: #133275

Caro Manuel,


Quero saber mais informacao sobre a familia de Dr.Jose da Fontoura Ferraz e sua esposa D. Maria Ignacia do Nascimento. Os pais ,os avos e os bisavos deles.

com os melhores cumprimentos,

Erica

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 15:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen