Familia Bucho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Bucho

#13592 | António Bucho | 30 nov 2001 14:06

Amigos, Chamo-mo António Bucho. Vivo em Lisboa mas sei que o meu apelido é de Alcácer do Sal, porque o meu Avô de lá. Sou filho único e tirando a minha mulher e filhos não conheço mais ninguém da familia bucho.
Se alguém souber a origem ou algum parentesco que responda por favor para o forum.

Boa tarde a todos
Antyónio Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bucho

#13597 | ant_perestrelo | 30 nov 2001 18:19 | Em resposta a: #13592

Caro António Bucho,

Por acaso esse apelido existe no Alto Alentejo mas não lhe sei dar mais indicações quanto á origem do nome.

Ant. Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bucho

#13598 | Ortigão | 30 nov 2001 18:32 | Em resposta a: #13592

Caro António Bucho

D. Isabel de Herédia, duquesa de Bragança, descende, pela sua avó materna D. Beatriz da Graça Fernandes Pinheiro, de uma família Bucho de Alter Pedroso, Portalegre.
(cf. Sousa, D. Gonçalo de Vasconcelos e - Costados. Porto: Liv. Esquina, 1997, árvore 60)

cumprimentos,
rodrigo ortigao oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bucho

#13599 | António Bucho | 30 nov 2001 19:18 | Em resposta a: #13598

Obrigado pela sua resposta.
Mas não percebo como posso ter parentesco com a Senhora Duquesa de Bragança, porque a minha familia é de origem humilde, e o meu Pai e Avô até eram analfabetos e nunca ouvi dizer que tivessemos parentes com nobreza, principalmente a nobreza real, que ainda é mais importante.
Já agora gostava de ter mais informações, porque queria saber como é que posso comparar a minha familia com a da Sr.º Duqueza.
Muito Obrigado
António Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bucho

#13630 | António Bucho | 02 dez 2001 14:58 | Em resposta a: #13599

Amigos,

Agradecia que me enviassem mais informações sobre a familia Bucho.
Obrigado
Antonio Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bucho

#140652 | Duarte CB | 18 jan 2007 15:28 | Em resposta a: #13630

Caro António Bucho,

Também eu pertenço a uma família Bucho.
Presumo que este apelido tenha origem numa alcunha, já que também o meu antepassado Bucho era de Nisa, e nada tem a ver, julgo eu, com D. Isabel de Herédia.

Ao ser uma alcunha, apesar de invulgar para nós, é provável que haja mais que uma família que tenha adoptado este apelido.

Ou talvez eu esteja errado e seja realmente um apelido com outras origens, remotas ou não.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bucho

#140707 | RCR | 18 jan 2007 21:13 | Em resposta a: #13630

Caro Duarte

Se é quem eu penso - Ponte de Sor - é bem provável que o seu ramo Bucho esteja ligado ao de D. Isabel. Ela tem um costado de Portalegre (Fortios), Castelo de Vide, Monforte e Crato - tudo localidades bem próximas. Por curiosidade e porque pode ajudar a identificar a ligação, o ramo Pinheiro de D. Isabel é o mesmo dos Pinheiro Feio.
Cumprimentos,
RitaCR

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bucho

#140717 | Duarte CB | 18 jan 2007 21:39 | Em resposta a: #140707

Cara Rita CR,

Não sei como adivinhou tal, mas é verdade.
Sou mesmo de Ponte de Sor.

Talvez tenha razão quanto à ligação, mas como só conheço antepassados de apelido Bucho até ao meu bisavô José da Cruz Bucho, não posso afirmar que essa ligação existe. Mas não acredito que haja assim tantas famílias Bucho no Alto Alentejo, até pela invulgaridade do apelido.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bucho

#140722 | RCR | 18 jan 2007 21:52 | Em resposta a: #140717

Duarte,
Não tem mistério nenhum - eu conheço o seu pai, não tinha a certeza se era filho dele. Ele é bem capaz de saber quais as ligações a D. Isabel.
Se algum dia tiver interesse em recuar na sua árvore genealógica, terei muito gosto em ajudá-lo.
bjs
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bucho

#140732 | JoãoGaspar | 18 jan 2007 22:28 | Em resposta a: #140717

Caro Duarte Cruz Bucho,

Eu tenho uma amiga e antiga colega de faculdade, que se formou em Arquitectura e a sua familia é do Alto Alentejo e o seu nome é Amélia Margarida Carangana Bucho Careto, vou entrar em contacto com ela e saber se ela conhece algo sobre a familia Bucho.

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bucho

#141401 | Duarte CB | 23 jan 2007 23:14 | Em resposta a: #140722

Cara Rita,

Já tive a oportunidade de perguntar ao meu pai, mas ele não conhece a ligação. Na verdade, sabe muito pouco acerca deste ramo da família: nem sabe o nome do bisavô.
Claro que tenho interesse e já o faço, embora limitado aos arquivos da terra.

Obrigado e cumprimentos,

Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bucho

#141402 | Duarte CB | 23 jan 2007 23:17 | Em resposta a: #140732

Caro João Gaspar,

Obrigado pela seu interesse.
Tenho alguma curiosidade em conhecer este ramo familiar e todas as informações não são muitas.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bucho

#144085 | catbucho | 14 fev 2007 19:42 | Em resposta a: #141402

Boa tarde
O meu nome é Catarina Bucho e a minha família é de Castelo de Vide (Portalegre). Ainda hoje vivemos nesta zona (Marvão, Castelo de Vide, Portalegre, Arronches, etc...). Tenho conhecimento da família Cruz Bucho de Ponte de Sor pela farmácia que aí existe mas não tenho ideia se somos parentes.
Há uns anos atrás o meu pai dedicou-se a fazer a nossa árvore genealógica no Arquivo Distrital de Portalegre, pelo que temos bastantes informações. Não me importo, de modo algum de ser contactada com este fim. Acrescento que nos registos paroquiais (de baptismo, casamento e óbitos) muitas vezes o apelido surgia Buxo, sendo recente a alteração para o ch (no caso da minha família, claro).
Vou ficar atenta a este fórum para ver se mais Buchos se manifestam.
Com os melhores cumprimentos
Catarina Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bucho

#144458 | Duarte CB | 17 fev 2007 17:26 | Em resposta a: #144085

Cara Catarina Bucho,

Desconhecia que essa mudança de grafia podia existir. Pelo menos nas últimas 4 gerações sei que tal não aconteceu com a minha família. No entanto, conheço também o apelido de Buxo.
É curiosa essa mudança de grafia, já que pode tornar mais extensa esta família, mas pode também induzir-nos em erro, já que ambos os nomes, "Bucho" e "Buxo", podem ter origens diferentes.

Por acaso na busca genealógica de seu pai havia algum antepassado de nisa ou perto? Sei que o meu trisavô era de Nisa por isso lhe pergunto isto.

Se eu entretanto descobrir mais, partilho aqui a "descoberta", de modo a alargar o nosso conhecimento sobre o apelido e achar possíveis ligações.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bucho

#144992 | catbucho | 21 fev 2007 21:11 | Em resposta a: #144458

Caro Duarte

De facto na pesquisa genealógica do meu pai haviam antepassados em nisa (e seu concelho) e ele conseguiu recuar bastante no tempo (até séc. XVII penso eu) uma vez que a família manteve-se sempre aqui no alto alentejo. Só conseguiu foi seguir uma linha, claro, uma vez que depois as ramificações são muito extensas. É um trabalho bastante curioso mas ao mesmo tempo muito trabalhoso de fazer.
Ele também me confirmou o parentesco com a a família castelovidense de Isabel de Herédia, facto que já conhecia, como surge referido mais atrás neste forúm. Contudo é algo que se quer que lhe diga não dou importância alguma uma vez que para mim Duques, Condes e Barões deixaram de existir em Portugal em 1910, mas nem vou entrar por aí pois não quero melindrar ninguém. Desconheço onde estão os registos paroquiais de Ponte de Sor (se no Arquivo Distrital de Portalegre ou outro) mas sugiro-lhe que tente dedicar um bocadinho de tempo a esta pesquisa. Se precisar de ajuda eu sou da área (trabalho em arquivos e biliotecas) pelo que teria muito gosto em ajudá-lo.
Cumprimentos
Catarina

Resposta

Link directo:

Familia Bucho

#374742 | JCatita | 28 out 2016 13:17 | Em resposta a: #140652

Caro Duarte da Cruz Bucho

Faleceu no passado dia 22 de Outubro, Rosa da Cruz Salgueiro Bucho, que nasceu em Nisa em 1924, filha de Marcelino Curado Salgueiro e Emília de Jesus Bucho, neta de António Maria Bucho e Catarina Curada, todos de Nisa.
A avó Emília tinha um irmão António e uma irmã Catarina e era neta de Francisco d' Anunciada.
Será que existe alguma ligação com os seus antepassados.

Se alguém deste Forum souber de alguma ligação, também agradeço.

Cumprimentos
José Catita

Resposta

Link directo:

Familia Bucho

#407053 | PatriciaBucho | 01 set 2018 21:42 | Em resposta a: #140717

Família Bucho a qual pertenço e do Alto Alentejo, Monforte, Estremoz, Portalegre e pelo que sei família Bucho tem origem da Nobreza e vem de Espanha. Ao que consta este apelido é invulgar e está família mesmo a que sei que pertenço não se conhecem uns aos outros. Eu não conheço a minha família Bucho só até aos meus avós paternos nada mais.

Resposta

Link directo:

Familia Bucho

#407056 | PatriciaBucho | 01 set 2018 21:54 | Em resposta a: #144085

Olá eu pertenço a família Bucho, e sei que a minha família e de Portalegre, Monforte e Estremoz nada mais sei. Só conheço a minha família até aos meus avós paternos, mas sei e só sei não os conheço que tenho família por aí. Gostava bastante de saber mais sobre a família. Ao que parece todos que pertencem a família Bucho conhecem poucas pessoas da família ou estão desencontrados.
Agradecia mais informação.
Obrigada

Resposta

Link directo:

Familia Bucho

#407073 | JCatita | 02 set 2018 14:30 | Em resposta a: #407056

Olá Patrícia,

Para poder ajudar temos que conhecer os nomes dos seus ascendentes de apelido Bucho. As datas de nascimento e os locais onde nasceram (ou pelo menos algumas pistas). Se não quiser partilhar esses dados aqui no fórum pode utilizar o e.mail (no meu caso é josecatita@gmail.com). Conheço alguns descentes Bucho, a maioria no Barreiro. A avó materna da minha esposa era Piedade Bucho, natural de Nisa.

Cumprimentos
José Catita

Resposta

Link directo:

Familia Bucho

#408028 | JCatita | 24 set 2018 13:32 | Em resposta a: #13592

Bom dia!

Soube pela minha sogra que João da Cruz Bucho (radiologista) ainda é primo (não sei em que grau).
Gostava de conseguir entroncar com a minha árvore.
Se alguém quiser ajudar, agradeço.

José Catita

Resposta

Link directo:

Familia Bucho

#408030 | catbucho | 24 set 2018 14:44 | Em resposta a: #407053

Olá Patrícia

Alguma vez fez pesquisa genealógica que sustente essa sua afirmação de que o apelido Bucho tem origem da Nobreza ou vem de Espanha?

Pergunto porque eu fiz a minha árvore, bem como o meu pai (Domingos Bucho, historiador de profissão) e não foram essas conclusões a que chegamos, de modo algum. No entanto, posso admitir que como em qualquer família, existam vários ramos. O apelido está há vários séculos no Alto Alentejo, sempre em gente ligada ao trabalho rural (trabalhadores, lavradores, artesãos)

Cumprimentos
Catarina Bucho

Resposta

Link directo:

Familia Bucho

#408033 | JCatita | 24 set 2018 18:01 | Em resposta a: #13592

Boa tarde

António Maria Bucho casado com Catarina Curado, filho de Francisco da Anunciada e Margarida da Conceição, todos de Nisa.

Alguém conhece estes nomes?

Catita

Resposta

Link directo:

Familia Bucho

#419768 | geneallçona | 02 dez 2019 14:12 | Em resposta a: #144085

Boa tarde, Catarina Bucho!!

Ao longo da minha pesquisa genealógica fui parar a Castelo de Vide e encontrei antepassados com o apelido Bucho. Pergunto-me se os meus Buchos entrocam na mesma árvore dos seus Buchos.

Ora, vou listar o que tenho de Buchos até ao momento:

1. Nicolau João Junceiro casou com Maria do Bom Sucesso, em 1853, Castelo de Vide.

2. Maria do Bom Sucesso era filha de Narciso António Bucho e de Maria da Penha, casados em 1824, Castelo de Vide.

3. Narciso António Bucho era filho de Domingos Gonçalves Bucho e de Gertrudes da Conceição, casados em 1794, Castelo de Vide.

4. Domingos Gonçalves Bucho era filho de Domingos Gonçalves Bucho e de Maria Barrento, casados em 1764, Castelo de Vide.

5. Domingos Gonçalves Bucho era filho de Manuel Gonçalves Bucho e de Catarina Almeida, casados em 1735, Castelo de Vide.

6. Manuel Gonçalves Bucho era filho de Domingos Gonçalves Bucho e de Isabel Dias.
Sendo este último Domingos Bucho natural de Nisa? ou dos Fortios? (ainda não sei bem)... e não de Castelo de Vide como os outros Buchos aqui mencionados.

Isto é o que tenho até ao momento. Algum deles faz parte também da sua árvore?

Atenciosamente,
Tiago

Resposta

Link directo:

Familia Bucho

#419770 | geneallçona | 02 dez 2019 14:28 | Em resposta a: #419768

Só para acrescentar que o último Domingos Bucho que referi tinha sido primeiramente casado com Ana Pinheiro.

Cumprimentos,
Tiago

Resposta

Link directo:

Familia Bucho

#437993 | JCatita | 09 dez 2021 19:50 | Em resposta a: #13592

"José da Cruz Bucho casado com Eva Machado Lobato"
Sei que viveram em Ponte de Sor
Não consigo entroncar este Bucho na minha árvore.
Sei quem são os pais de Eva, mas do José da Cruz Bucho não consigo descobrir.
Alguém tem alguma informação?

Resposta

Link directo:

Familia Bucho

#438394 | JCatita | 05 jan 2022 20:40 | Em resposta a: #437993

Consegui!

José da Cruz Bucho nasceu em Nisa - Nossa Sra. da Graça, em 1885, filho de Francisco da Anunciada Bucho e Margarida da Conceição.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 11:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen