Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#140956 | basiliohz | 20 jan 2007 21:34

Teria algum freqüentador desse fórum uma biografia do Conde Ferreira nasceu em Vila Meã, perto de Amarante, em 4 de Outubro de 1782, e faleceu na cidade do Porto em 24 de Março de 1866, com 84 anos.
Fundou o Hospital Conde de Ferreira, no Porto, para doentes de foro psiquiátrico. Casou-se no Rio de Janeiro com Doña Severa Lastra, de nacionalidade Argentina, de quem teve um filho, que morreu na mesma cidade.

Teria ele outros descendentes em Portugal?
Alguma filha que não foi reconhecida?

Margarida Pinto Ferreira nascida na Cidade do Porto teria sido filha do Conde Ferreira?

Se o grupo souber mais detalhes da vida desse benemérito Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira e possa compartilhar, ficaria imensamente grato.
Basiliohz

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#140976 | Marco | 20 jan 2007 23:47 | Em resposta a: #140956

Caro Basiliohz,

Se ler o artigo de Rodrigo Ortigão de Oliveira, publicado na Revista Lusófona de Genealogia e Heráldica - nº 1, editada pelo Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto, ficará com uma ideia mais clara sobre a família do Conde de Ferreira.
Cumprimentos,
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#140996 | aeiou2 | 21 jan 2007 08:29 | Em resposta a: #140956

GEPB,vol 11 pág.166
Conde de Ferreira

Foi 1ºconde, ( dec 6.8.1850) tendo sido antes barão ( dec.7.10.1842 ) e 1ºvisconde (dec.22.6.1843 ) destes títulosdos por D.Maria II;par do Reino (C.R. de 3.5.1842),FCR, do conselho da rainha D.Maria II, comendador da O.C., grã-cruz de Isabel a Católica de Espanha, grande capitalista e proprietário na cidade do Porto.Era natural de Vila Meã, no Douro onde nasceu 4.10.1782 e m. no Porto 24.3.1866.Havia sido casado com uma senhora de nacionalidade argentina, D.Severa Lastra,da qual teve um filho que m. no Rio de Janeiro,sem posteridade.

Depois são descritas as entidades a quem deixou os seus bens

Quanto a mais filhos, nada consta.Mas se investigar o testamento às vezes quem sabe.No Arquivo Histórico da Câmara Municipal do Porto estão arquivados muitos testamentos havendo uma listagem não de acesso on-line mas se pedir aqui no Fórum talvez apareça alguém que lhe faça esse favor de a consultar.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#140999 | basiliohz | 21 jan 2007 09:20 | Em resposta a: #140996

Cara Maria.

Tenho residência no Brasil, e desde pequeno escuto essa história que o Ferreira no nome de minha família paterna vem de minha bisavó Margarida Pinto Ferreira, como se dizia, era filha do Conde Ferreira. Não tenho a data de nascimento dela, e lugar exato aonde ela nasceu. Só sei que foi no Concelho e Distrito do Porto, a freguesia não sabemos.
Grato pelas referências sobre os Testamentos vou seguir o seu conselho e pedir ajuda ao fórum.
Basiliohz

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#141121 | MMENDONCA | 22 jan 2007 12:59 | Em resposta a: #140996

Cara Maria,

Permita-me o tratamento mais ou menos informal.
Costumo ler com interesse as suas intervenções no forúm, assim permita-me a correcção de um erro que comete sobre o nascimento do Conde Ferreira (a culpa não é sua mas sim de quem escreve coisas sem as investigar como deve ser).
Assim sendo:

Joaquim Ferreira dos Santos, 1.º Barão, 1.º Visconde e 1.º Conde de Ferreira nasceu a 4 de Outubro de 1782 NO LUGAR DE VILA MEÃ, FREGUESIA DE CAMPANHÃ na CIDADE DO PORTO (e não Vila Meã, Amarante, Douro como aparece erradamente em quase todas as publicações), sendo padrinhos Custódio de Cerqueira, da Lameira, e Maria Ferreira, mulher de José Ferreira Neves, e faleceu a 24 de Março de 1886, na freguesia do Bonfim, Porto. Foi Par do Reino, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, do Conselho de SMF, Comendador da Ordem de Cristo e Grã-cruz da Ordem de Isabel a Católica.
Emigrou para a América do sul onde enriqueceu, e casou com Severa Lastra, cidadã argentina, que não lhe sobreviveu, e da qual teve um filho que morreu menor no Rio de Janeiro. Na falta de descendência legítima e possuindo avultados rendimentos, deixou a sua fortuna a um grande conjunto de beneficiários, incluindo instituições como a Santa Casa da Misericórdia do Porto, Ordens Terceiras do Terço, Carmo, Trindade e São Francisco, e destinou fundos para a construção de 120 escolas e um hospital para doentes mentais, entre muitos outros legados a colaboradores, parentes, amigos, ou desconhecidos, até aí desfavorecidos pela sorte.

Com os meus melhores cumprimentos,
Miguel Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#141127 | joão pombo | 22 jan 2007 14:02 | Em resposta a: #140956

Caro Basiliohz:

Há uns anos, lembro-me de ter assistido na televisão a uma pequena entrevista com um descendente (por linha colateral, certamente) do 1º e único Conde Ferreira. Foi num telejornal, creio que da RTP e a propósito da herança ou de um qq. legado do Conde.
Tenho ideia de se tratar (o dito descendente) ainda de uma pessoa relativamente nova (quarentas), eventualmente Ferreira de apelido, mas nada mais sei.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#141143 | aeiou2 | 22 jan 2007 16:01 | Em resposta a: #141121

Caro Miguel Mendonça,

Muito obrigada pelos "acertos", a que desta vez sou alheia.

Com os melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#141145 | neiva | 22 jan 2007 16:09 | Em resposta a: #141127

Caro João Pombo.

Irei entrar em contacto com a RTP, solicitando maiores informações a respeito.
Acredito terem um histórico das programações ida ao ar anteriormente.
Muito Obrigado.
Basiliohz

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#141152 | aeiou2 | 22 jan 2007 16:28 | Em resposta a: #140956

Caro Basiliohz,

A morada do Arquivo Histórico Municipal do Porto é:

Rua do Infante D.Henrique 63-1º
4050-297 Porto
dmarquivo@cm-porto.pt

Se lhes escrever ou enviar mensagem decerto que lhe respondem.Pergunte como pode pagar, e peça o documento em fotocópia ou outro suporte, C.D,pois às vezes as fotocópias são de difícil leitura, é barato.

Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#141165 | Matilde Souto Pires | 22 jan 2007 17:50 | Em resposta a: #140956

Caro Senhor

Todas as informações sobre o Conde de Ferreira estão correctas,não consta que tivesse tido descendencia,por isso deixou a sua fortuna a muitas instituições ,incluindo 120 escolas Primárias
Mas houve um Visconde Ferreira Pinto, César Ferreira Pinto,cujo Título foi concedido por D. Carlos em 6-4-1893.Não tenho mais dados sobre Êle .Mas pode ser que a sua antepassada seja descendente de César Ferreira Pinto
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#141350 | basiliohz | 23 jan 2007 18:39 | Em resposta a: #141165

Cara Matilde.

Meu avô Guilherme Ferreira Amorim, contava que o pai de sua mãe, Margarida Pinto Ferreira, Construira um Hospital no Porto e se Chamava Hospital dos Alienados, quando estive em viagem a Portugal, tentei ir a esse Hospital, mas ninguem conhecia, acho que devido ao nome que perguntava, Hospital do alienados, isso deve ser no tempo de meu avó que ainda vivia no Porto.
Hoje sei que esse Hospital aina existe, mas com outro nome.
Minha bisavó morreu muito cedo, e o Conde morreu com 84 anos, acredito que quando ele morreu, ela já havia morrido, só teve um filho, e em 1895 emigrou para o Brasil, não ficando nenhum ascendente em Portugal tanto do lado materno, como paterno.
Basiliohz

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#145329 | carledu79 | 24 fev 2007 21:38 | Em resposta a: #141350

Se minha intuição estiver correta e as histórias que a família conta forem verdadeiras, é capaz de haver referência a alguns familiares meus no testamento do conde. Pois, se esse for o conde de que minha avó falava, o avô dela (José da Cunha), seria filho bastardo do conde com Margarida Pereira (filha de Antonio Pereira e Maria Coelho de Azevedo). Esta Margarida teria sido empregada do conde e o conde teria um outro empregado, de sobrenome Cunha Lima, cujo o primeiro nome eu não sei, que teria dado o nome ao meu trisavô, por ordem do conde.

Sendo pessoa tão rica, com dinheiro sobrando pra fazer tantas escolas e hospital, deve ter se lembrado do filho, mesmo que bastardo. Então, se essa história for verdadeira, deve haver algum indicação a isso no testamento dele.

Você chegou a conseguir encontrar o testamento? Possui uma cópia?

abraços

Carlos Eduardo Soares da Cruz
Niterói - RJ

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#145352 | basiliohz | 24 fev 2007 23:57 | Em resposta a: #145329

Prezado Carlos Eduardo Soares da Cruz.

Então o conde teria um filho natural que seria José da Cunha e minha avó Margarida Pinto Ferreira.
Você sabe o ano que nasceu o José da Cunha e o local?
O Conde Ferreira este no Brasil, viveu no RJ, não sei a época e quanto ficou, antes de voltar a Portugal.
Um outro confrade, já me deu alguma indicação do testamento do Conde Ferreira.

Transcrição do que foi enviado:
“No Arquivo Histórico da Câmara Municipal do Porto estão arquivados muitos testamentos havendo uma listagem não de acesso on-line mas se pedir aqui no Fórum talvez apareça alguém que lhe faça esse favor de a consultar.”

Mas meu interesse é apenas saber sobre a genealogia da Margarida, não tenho interesse no testamento e possíveis bens do conde.
Carlos Eduardo seria abusar de sua bondade, pedir-lhe maiores informações sobre essas pessoas que você menciona, datas de nascimento da Margarida, local de nascimento, filiação, com quem se casou, e seus filhos.
Qual o parentesco de você com a Margarida.
Existe alguém ainda vivo, que teve contato com essas pessoas, que você poderia indagar-lhes se conheceram a Margarida Pinto Ferreira, pois o sobrenome Ferreira vem do Conde.
Atenciosamente,
Basiliohz

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#145420 | carledu79 | 25 fev 2007 15:44 | Em resposta a: #145352

Prezado Basílio,

Na verdade, não sei se é mesmo filho do conde. A família conta que o José da Cunha (avô paterno de minha avó materna) seria filho de um conde que não tinha filhos legítimos, que tinha um testamento muito grande e que tinha construído um hospital na cidade do Porto. Por isso acredito que seja o Conde de Ferreira. O que minha avó dizia (já faleceu há alguns anos) é que os principais herdeiros viviam numa quinta no que ela chamava de Abolhe, em Penafiel (acredito que seja a freguesia de Boelhe). Talvez você consiga mais informação procurando parentes do conde por lá.
Este avô da minha avó teve vários filhos, pelo menos 9, que depois se espalharam por Portugal, Brasil e Angola.
Não tenho a data de nascimento do José da Cunha, apenas do meu bisavô, que seria seu filho, que nasceu também em Penafiel, em 11/03/1889. O filho mais novo do José da Cunha de que tenho notícia é António da Cunha, de 02/03/1877.

A mãe do José da Cunha, que teria engravidado do Conde, chama-se Maria da Rocha.

Também não estou atrás de herança. Inclusive porque o que se conta é que a família já teria resolvido isso, nos anos 70 e que, inclusive, um dos primos teria ficado com o direito ao uso do brasão. Se isso tudo é verdade ou não, ainda não consegui confirmar, mas é o que os mais velhos da família contam.

Abraços!

Carlos Eduardo

Resposta

Link directo:

Confusao de identidade

#148093 | mikhael74 | 14 mar 2007 15:05 | Em resposta a: #140956

Caro Amigo

Embora eu nao esteja muito dentro do assunto do Conde Ferreira, sei por fonte segura que o Conde nunca construiu o Hospital que leva o seu nome. O dito conde teria morrido em 1866 e o hospital nao entrou em funcionamento ate ao ano 1883. O hospital teria sido construido com o que havia sobrado da heranca do conde, pelo queal teria sido a decisao dos testamenteiros do conde, e nao do conde, para investirem num hospital psiquiatrico.

A outra confusao que me parece, neste topico, e' sobre a identidade do seu antepassado que seria o pai da sua bisavo'. Apos determinada investigacao deparei-me com um outro Hospital que levou o Nome de Hospital dos Alienados de Rilhafoles (hoje sendo Hospital Miguel Bombarda), e que foi desenhado por um tal António Egídio da PONTE FERREIRA, nascido em 1821.

Nao teria a historia da sua familia adulterado o nome Ponte para Conde, visto que ambos contribuiram de alguma forma para a construcao de um hospital psiquiatrico? Virevam mais ou menos na mesma epoca e partilham o mesmo sobrenome. Acho que este seria mais certo o nome do pai da sua bisavo'. A planta do Hospital dos Alienados esta disponivel na Internet, no site seguinte:http://purl.pt/13492. Se por algum motivo nao conseguir aceder a essa pagina, me mande o seu email e eu lha enviarei.

Resposta

Link directo:

RE: Confusao de identidade

#148102 | mikhael74 | 14 mar 2007 15:15 | Em resposta a: #148093

Amigo a referencia correcta da planta do Hospital dos Alienados desenhada por Antonio PONTE FERREIRA, e':

FERREIRA, António Egídio da Ponte, 1821-?
Planta do hospital de alienados e estabelecimento de banhos em Rilhafolles [Visual gráfico / A. E. Ponte Ferreira ; J. J. Santos gr.. - [S.l. : s.n., 1855] ([S.l.] : Imp. do Dep. Hydrog.. - 2 gravuras : águas-fortes, aguareladas http://purl.pt/13492
. - Dim. das comp.: 35x55 cm (aprox.)
CDU 725.5(469.411)Hospital de Rilhafoles(084.1)
762(=1.469)"18"(084.1)

O original desta planta esta' na Biblioteca Nacional em Lisboa e podem ser acedidos por estas paginas:

http://purl.pt/13492/1/e-1293-a/e-1293-a_item1/index.html

e

http://purl.pt/13492/1/e-1294-a/e-1294-a_item2/index.html

Se nao conseguir aceder diga algo.
M.

Resposta

Link directo:

RE: Confusao de identidade

#148244 | Mário Marques | 14 mar 2007 22:05 | Em resposta a: #148102

O testamento do Conde de Ferreira vem transcrito na revista "Tripeiro" n.os 75 e 76 da 1ª Serie, respectivamente de 20/7 e 1/8/1910
Nos diversos legados que institui não ha referencia a nenhuma Margarida
Mario Marques

Resposta

Link directo:

RE: Confusao de identidade

#149615 | basiliohz | 22 mar 2007 04:21 | Em resposta a: #148244

Caro Mário Marques

O testamento que voce se refere tem algum nome de mulher que lhe coube algum legado.
Poderia fazer a gentileza de informar quais são?
muito grato
basiliohz

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#179403 | MMagalhaes | 08 jan 2008 00:41 | Em resposta a: #140976

O artigo publicado no nº 1 da Revista Lusófona de Genealogia e Heráldica, é elucidativo quanto à descendencia do Conde Ferreira, que não deixou herdeiros, tendo sido os seus sobrinhos, filhos dos irmãos os "beneficiários" do que restou da herança do Conde Ferreira. Se não cometo nenhum erro, eu sou sobrinho neto do Conde Ferreira em 4º grau.
O que está publicado na referida revista (pag. 236), diz:" Com geração na família Magalhães Ferraz".
Acontece que sendo verdade, está incompleto.
Ernestina Ferreira da Cruz, bisneta de José Ferreira dos Santos (irmão de Joaquim Ferreira dos Santos - Conde Ferreira), minha Avó, tinha quatro irmãos e uma irmã:
ERNESTO RIBEIRO DA CRUZ (casado com Eulália Amália da Costa Lima),
MARIA FERREIRA DA CRUZ (casada com José da Silva Vieira),
ALFREDO RIBEIRO FERREIRA DE CARVALHO (casado com Delfina Balreira de Carvalho),
MANOEL LUIS RIBEIRO FERREIRA DE CARVALHO (casado com Rosalina Duarte Ribeiro),
ARTUR RIBEIRO FERREIRA DE CARVALHO (casado com Maria Lourenço Dias).
Francisco Ribeiro Ferreira de Carvalho casado com Ana Martins da Cruz, teve 6 filhos, aqueles que acabo de referir mais a minha Avó Ernestina.
Ernestina Ferreira da Cruz, casada com Manuel Maria Ferreira de Magalhães (meu Avô), teve três filhos:
Dr.Manuel Armando da Cruz Magalhães (meu Pai)
Engº.Carlos Maria da Cruz Magalhães (meu Tio)
Irene da Cruz Magalhães (minha Tia), que foi casada com o Dr António Ferraz Júnior (geração Magalhães Ferraz)
Dos descendentes dos meus Tios Avós atráz indicados, não possuo nenhuma referencia, apenas tendo uma ligeira memória de que o meu Tio Avô ALFREDO RIBEIRO FERREIRA DE CARVALHO estava ligado ou era proprietário de uma fábrica de sapatos, no Brasil, no Rio de Janeiro, que se chamaria "Sapatos Souto".
Se eventualmente se alguém ler esta mensagem e tenha elementos que me possam elucidar sobre a minha família, muito agradeço que me os indiquem.

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#179415 | Mário Marques | 08 jan 2008 02:08 | Em resposta a: #179403

Pelo que diz o Conde Ferreira deixou herdeiros, o que não deixou é descendencia
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: Confusao de identidade

#205080 | HenriAlex | 10 ago 2008 03:18 | Em resposta a: #149615

Prezado amigo,
Somos brasileiros e descendentes da Margarida Augusta Pinto - filha natural do Conde Ferreira do Porto. Minha avó nasceu em 1917, no dia 17 de janeiro na Rua Mártires da Pátria - numa casa de altos e baixos na cidade do Porto. Não temos muitas informeções sobre seu pai - apenas consta que meu bisavô era dono da Drograria Moura - Largo de São Domingos, 100, no Porto - a minha bisavó chamava-se Helena Rosa Pinto e era "modista" - estilista nos dias de hoje. Peço que nos envie novas informações por e-mail através do endereço: harfernandes@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#225583 | angela7seven | 05 abr 2009 11:11 | Em resposta a: #140956

Olá. Há algum tempo que me dediquei ao estudo da minha família. Entre os documentos que a minha avô guarda está um que dá acesso gratuito aos membros da minha família até ao meu pai no hospital conde ferreira pelo facto da familia ter doado os terrenos. Segundo apurei con de ferreira sera meu tetra tio avo.... Adoraria saber mais informações contudo bem como juntar as peças todas do puzzle.

Resposta

Link directo:

RE: Confusao de identidade

#225654 | basiliohz | 06 abr 2009 00:32 | Em resposta a: #205080

Prezado Henri Alex.

Não entendi direito seria Margarida Augusta Pinto sua avó, bisavó ou tataravó?

O conde de ferreira nasceu em 4 de Outubro de 1782 e morreu em 24 de Março de 1866 aos 84 anos.

Se vc. souber a data de nascimento da Margarida Augusta Pinto e dos outros seus parentes guardando as proporções de tempo, pode ser ou não seus parentes.

Minha bisavó chamava-se Margarida Pinto Ferreira era filha de Antonio Ferreira, segundo consta e está na certidão de batismo da Margarida Pinto Ferreira, que o pai de Antonio Ferreira era José Pinto Ferreira e Leonor Dias, Sendo que José Pinto Ferreira era da Freguesia de Campanhâ, mesmo local onde vivia o Conde d Ferreira, consta na certidão que o pai de José Pinto Ferreira é desconhecido.
Tem notícias que era do sexo masculino o filho bastardo do Conde, e se tratava de José Pinto Ferreira. São guardadas as compatibilidades das datas e dos nascimentos com relação às do Conde.
Caro Henri se puder mandar mais informações e com datas para a gente poder montar esse quebra-cabeça intrincando seria muito grato.
Cordialmente,
Basílio

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#229303 | Agenor Junqueira | 14 mai 2009 02:42 | Em resposta a: #140956

Caro Basiliohz,

Meus bisavos tinham este sobre nome Manoel Ferreira dos Santos e Olivia Ferreira dos Santos, São Paulo, Brasil.

Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#229468 | basiliohz | 15 mai 2009 20:52 | Em resposta a: #229303

Prezado(a) Agenor Junqueira ou Fernanda

O 1º conde de Ferreira nasceu em VILA MEÃ, FREGUESIA DE CAMPANHÃ na CIDADE DO PORTO a 4 de Outubro de 1782.
O nome de seu bisavô deve ser homônimo do Conde de Ferreira.
O Conde casou com Severa Lastra cidadã Argentina, que não lhe sobreviveu, e da qual teve um filho que morreu menor no Rio de Janeiro.
O Conde retornou a Portugal não se sabe a data.
Faleceu a 24 de Março de 1866, com 84 anos, na freguesia do Bonfim, Porto.
Caso os locais e as data coincidam com a de seu bisavô, trata-se da mesma pessoa.
Fernanda, você tendo a data de nascimento e a freguesia que seu bisavô, pode consultar um dos Arquivos distritais em Portugal e conseguir o registo de nascimento.
Portugal disponibiliza essa documentação inclusive pela internet.
Eles são ótimos em documentação, você não vê nada igual em nenhum pais da Europa.
Portugal trata muito bem a sua história.
Cordialmente,
Basiliohz
http://etombo.com/paroquia/se.html

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#229483 | José Allen | 16 mai 2009 01:30 | Em resposta a: #229468

Prezados amigos
Num outro tópico sobre o Conde de Ferreira, um membro da equipa de genealogia da Genregis deixou um nota sobre o estranho baptizado (Cedofeita, Livro B6, folha 49v, 26 de Outubro de 1846) de um tal Augusto, filho de Augusto Joaquim Correia de Melo e Ana Augusta do Carmo.
Os padrinhos seriam "O Conde de Ferreira" e "D. Emilia, Condessa de Ferreira", ambos representados por procuradores.
Em 1846 Joaquim Ferreira dos Santos não era Conde de Ferreira e não faço ideia quem seria a "Condessa D. Emilia".
O livro é um dos tais que foi "reconstituído" em 1864, por ter sido roubado o original.
Terá havido outro título de Conde de Ferreira ? Tratar-se há de erro ou pura falsificação ?
Cumprimentos
J.A. Allen

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#247512 | ManuelMagal | 11 jan 2010 17:56 | Em resposta a: #225583

Será que ainda somos parentes?
Efectivamente, a história da possibilidade de internamento no Hospital do conde Ferreira, tamb~em é/era tradição na minha família.
Sou descendente, pelo lado da minha Avó Paterna de um irmão do Conde Ferreira ............. José Ferreira dos Santos.
Transcrevo o que aqui escrevi há algum tempo:

O artigo publicado no nº 1 da Revista Lusófona de Genealogia e Heráldica, é elucidativo quanto à descendencia do Conde Ferreira, que não deixou herdeiros, tendo sido os seus sobrinhos, filhos dos irmãos os "beneficiários" do que restou da herança do Conde Ferreira. Se não cometo nenhum erro, eu sou sobrinho neto do Conde Ferreira em 4º grau.
O que está publicado na referida revista (pag. 236), diz:" Com geração na família Magalhães Ferraz".
Acontece que sendo verdade, está incompleto.
Ernestina Ferreira da Cruz, bisneta de José Ferreira dos Santos (irmão de Joaquim Ferreira dos Santos - Conde Ferreira), minha Avó, tinha quatro irmãos e uma irmã:
ERNESTO RIBEIRO DA CRUZ (casado com Eulália Amália da Costa Lima),
MARIA FERREIRA DA CRUZ (casada com José da Silva Vieira),
ALFREDO RIBEIRO FERREIRA DE CARVALHO (casado com Delfina Balreira de Carvalho),
MANOEL LUIS RIBEIRO FERREIRA DE CARVALHO (casado com Rosalina Duarte Ribeiro),
ARTUR RIBEIRO FERREIRA DE CARVALHO (casado com Maria Lourenço Dias).
Francisco Ribeiro Ferreira de Carvalho casado com Ana Martins da Cruz, teve 6 filhos, aqueles que acabo de referir mais a minha Avó Ernestina.
Ernestina Ferreira da Cruz, casada com Manuel Maria Ferreira de Magalhães (meu Avô), teve três filhos:
Dr.Manuel Armando da Cruz Magalhães (meu Pai)
Engº.Carlos Maria da Cruz Magalhães (meu Tio)
Irene da Cruz Magalhães (minha Tia), que foi casada com o Dr António Ferraz Júnior (geração Magalhães Ferraz)
Dos descendentes dos meus Tios Avós atráz indicados, não possuo nenhuma referencia, apenas tendo uma ligeira memória de que o meu Tio Avô ALFREDO RIBEIRO FERREIRA DE CARVALHO estava ligado ou era proprietário de uma fábrica de sapatos, no Brasil, no Rio de Janeiro, que se chamaria "Sapatos Souto".
Se eventualmente se alguém ler esta mensagem e tenha elementos que me possam elucidar sobre a minha família, muito agradeço que me os indiquem.

Fico a aguardar que me diga alguma coisa sobre este assunto.

Cumprimentos
Manuel Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#247528 | curadora64 | 11 jan 2010 20:52 | Em resposta a: #247512

Prezado Confrade Manuel Magalhães,
deparei-me com a sua referência a Eulália Amália da Costa Lima casada com Ernesto Ribeiro da Cruz. A informação que peço possa facultar-me, por favor e se possível, é se essa Senhora seria família de José Francisco da Lima Júnior, sepultado no Cemitério da Lapa (Porto). Desde já, meus agradecimentos.
Mário (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#247557 | ManuelMagal | 12 jan 2010 10:02 | Em resposta a: #247528

Desconheço se Eulália Amália da Costa Lima é da familia de José Francisco da Lima Júnior. Vou tentar everiguar!

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#247568 | curadora64 | 12 jan 2010 12:49 | Em resposta a: #247557

Prezado Confrade Manuel Magalhães,
muito lhe agradeço. Em um dos ramos de minha família, aparecem com frequência, os nomes Amália (e Amálio), e Eulália. Como esse ramo tem José Francisco (de) Lima Júnior - de quem não consegui, até agora, qualquer referência - estou "atirando em todas as direções".
Grato por sua atenção,
Mário (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#271440 | ManuelMagal | 27 fev 2011 13:44 | Em resposta a: #140956

Efectivamente, sou um descendente de um irmão do Conde Ferreira. De acordo com os elemntos que tenho, o Conde Ferreira é meu tio avô em 5º grau
Manuel Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#271441 | ManuelMagal | 27 fev 2011 13:52 | Em resposta a: #229468

Gostava de saber mais sobre o seu relacionamento familiar com o Conde Ferreira, pois sou descendente de um irmão dele, JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS, nascido a 5/5/1778 em Campanhã, Porto.
Cumprimentos
Manuel Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#271442 | ManuelMagal | 27 fev 2011 13:56 | Em resposta a: #140996

O artigo publicado no nº 1 da Revista Lusófona de Genealogia e Heráldica, é elucidativo quanto à descendencia do Conde Ferreira, que não deixou descendência, tendo sido os seus sobrinhos, filhos dos irmãos os "beneficiários" do que restou da herança do Conde Ferreira. Se não cometo nenhum erro, eu sou sobrinho neto do Conde Ferreira em 4º grau.
O que está publicado na referida revista (pag. 236), diz:" Com geração na família Magalhães Ferraz".
Acontece que sendo verdade, está incompleto.
Ernestina Ferreira da Cruz, bisneta de José Ferreira dos Santos (irmão de Joaquim Ferreira dos Santos - Conde Ferreira), minha Avó, tinha quatro irmãos e uma irmã:
ERNESTO RIBEIRO DA CRUZ (casado com Eulália Amália da Costa Lima),
MARIA FERREIRA DA CRUZ (casada com José da Silva Vieira),
ALFREDO RIBEIRO FERREIRA DE CARVALHO (casado com Delfina Balreira de Carvalho),
MANOEL LUIS RIBEIRO FERREIRA DE CARVALHO (casado com Rosalina Duarte Ribeiro),
ARTUR RIBEIRO FERREIRA DE CARVALHO (casado com Maria Lourenço Dias).
Francisco Ribeiro Ferreira de Carvalho casado com Ana Martins da Cruz, teve 6 filhos, aqueles que acabo de referir mais a minha Avó Ernestina.
Ernestina Ferreira da Cruz, casada com Manuel Maria Ferreira de Magalhães (meu Avô), teve três filhos:
Dr.Manuel Armando da Cruz Magalhães (meu Pai)
Engº.Carlos Maria da Cruz Magalhães (meu Tio)
Irene da Cruz Magalhães (minha Tia), que foi casada com o Dr António Ferraz Júnior (geração Magalhães Ferraz)
Dos descendentes dos meus Tios Avós atráz indicados, não possuo nenhuma referencia, apenas tendo uma ligeira memória de que o meu Tio Avô ALFREDO RIBEIRO FERREIRA DE CARVALHO estava ligado ou era proprietário de uma fábrica de sapatos, no Brasil, no Rio de Janeiro, que se chamaria "Sapatos Souto".
Se eventualmente se alguém ler esta mensagem e tenha elementos que me possam elucidar sobre a minha família, muito agradeço que me os indiquem.

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#319688 | danniela | 25 dez 2012 16:46 | Em resposta a: #271440

boa tarde,
estou a fazer a arvore genealógica da minha familia e sei que a mae do meu avo pertencia a 5 geração do conde ferreira tendo ele deixado até uma casa a mesma , no entanto , com tudo que li aqui no forum fiquei um pouco confusa pois nao tem muito nexo com os dados que tenho.
Espero que me ajudem

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#319733 | ManuelMagal | 26 dez 2012 20:11 | Em resposta a: #319688

Boa tarde ou quase boa noite!
Realmente há uma certa confusão com a "árvore geneológica" do Conde Ferreira.
JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS (N. 5-5-1778) irmão do CONDE FERREIRA (Joaquim Ferreira dos Santos), casou em em 21-1-1833 com JOSEFA MARIA JOAQUINA de quem teve dois filhos: ANTÓNIO FERREIRA DOS SANTOS e MARIA FERREIRA DA PURIFICÃO (n.30-12-1810) casou (23-2-11838) com JOSÈ RIBEIRO DE CARVALHO de quem teve um filho FRANCISCO RIBEIRO FERREIRA DE CARVALHO (n.23-9-1848), meu bisavô que se casou(n.29-12-1869) com ANA MARTINS DA CRUZ (n.3-12-1845) ninha bisavó; deste casamento, entre outros filhos, nasceu ERNESTINA FERREIRA DA CRUZ (n.18-11-1885) minha Avó, mãe do meu Pai.
Os Pais do CONDE FERREIRA e do JOSÈ FERREIRA DOS SANTOS, ainda tiveram como filhos, MANUEL FERREIRA DOS SANTOS, ANTÓNIO FERREIRA DOS SANTOS e RAIMUNDO.Estes dados foram recolhidos na "Familia do Conde FErreira" publicado no n.º1 da REVISTA LUSÓFONA DE GENEALOGIA E HERALDICA, do Instituto de GEnealogia e Heraldica da Universidade Lusófona do Porto, Nov. 2006. Dos Pais do Conde Ferreira ainda há muitos elementos na referida revista. Se me quiser escrever diretamente para o meu email manuelmagal@gmail.com eu posso enviar-lhe a árvore geneológica que tenho já digitalizada diretamente da revista referida, que por aqui não póde ser anexada. Já agora, gostava de saber mais alguma coisa sobre si.....
Cumprimentos e BOM ANO
Manuel Magaalhães

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#319747 | ManuelMagal | 26 dez 2012 22:56 | Em resposta a: #319688

Boa tarde ou quase boa noite!
Realmente há uma certa confusão com a "árvore geneológica" do Conde Ferreira.
JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS (N. 5-5-1778) irmão do CONDE FERREIRA (Joaquim Ferreira dos Santos), casou em em 21-1-1833 com JOSEFA MARIA JOAQUINA de quem teve dois filhos: ANTÓNIO FERREIRA DOS SANTOS e MARIA FERREIRA DA PURIFICÃO (n.30-12-1810) casou (23-2-11838) com JOSÈ RIBEIRO DE CARVALHO de quem teve um filho FRANCISCO RIBEIRO FERREIRA DE CARVALHO (n.23-9-1848), meu bisavô que se casou(n.29-12-1869) com ANA MARTINS DA CRUZ (n.3-12-1845) ninha bisavó; deste casamento, entre outros filhos, nasceu ERNESTINA FERREIRA DA CRUZ (n.18-11-1885) minha Avó, mãe do meu Pai.
Os Pais do CONDE FERREIRA e do JOSÈ FERREIRA DOS SANTOS, ainda tiveram como filhos, MANUEL FERREIRA DOS SANTOS, ANTÓNIO FERREIRA DOS SANTOS e RAIMUNDO.Estes dados foram recolhidos na "Familia do Conde FErreira" publicado no n.º1 da REVISTA LUSÓFONA DE GENEALOGIA E HERALDICA, do Instituto de GEnealogia e Heraldica da Universidade Lusófona do Porto, Nov. 2006. Dos Pais do Conde Ferreira ainda há muitos elementos na referida revista. Se me quiser escrever diretamente para o meu email manuelmagal@gmail.com eu posso enviar-lhe a árvore geneológica que tenho já digitalizada diretamente da revista referida, que por aqui não póde ser anexada. Já agora, gostava de saber mais alguma coisa sobre si.....
Cumprimentos e BOM ANO
Manuel Magaalhães

Resposta

Link directo:

Joaquim Ferreira dos Santos o Conde Ferreira

#377864 | Kel_santos | 18 fev 2017 13:55 | Em resposta a: #140956

Ola boa tarde me chamo Raquel estou tentando saber informaçoes dos meus familiares por parte do meu avô paterno, meu avô Milton Ferreira dos Santos nascido em Poto Nacional no Brasil casado com Roberta Rodrigues de Araujo,
Meu avô faleceu muito jovem meu pai ainda era uma criança de 3 anos, entao nao tivemos contato algum com familiares por parte do meu pai, Claudio Rodrigues dos Santos nascido em Gurupi em 1952 ainda vivo graças a Deus, mas nao temos contato com ninguem de seus parentes minha avó dizia que meu avô Milton tinha descendencia Portuguesa.
Se alguem puder me ajudar eu ficarei eternamente grata .
Desde ja obg

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 05:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen