Família Trigo Moutinho, de Mogo de Malta

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Trigo Moutinho, de Mogo de Malta

#152760 | Francisco Queiroz | 17 abr 2007 21:13

Procuro dados sobre a família Trigo Moutinho, de Mogo de Malta (Carrazeda de Ansiães), em especial sobre António Trigo Moutinho, proprietário, nascido em finais da década de 1830.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigo Moutinho, de Mogo de Malta

#194890 | Nelita | 01 mai 2008 10:15 | Em resposta a: #152760

Caro Francisco:

Não sei se vai ajudar, mas um Gonçalo Trigo, natural de Seixo de Anciães, filho de Pascoal Gonçalves e de sua mulher Catarina Gonçalves, naturais de Seixo de Anciães, casou na Vila do Castanheiro, Couto Isento do Real Mosteiro de S. Pedro das Águias a (1/7/1709), pelas 2 horas da tarde, com Maria Rodrigues, viúva, natural da Balsa, Bispado de Lamego, filha de Pedro Rodrigues e de sua mulher Catarina Pires, naturais da Balsa.
Baptizaram uma filha Maria, n. (7/12/1710), na Igreja de Nossa Senhora da Assumpção do Castanheiro e foram padrinhos Pascoal Trigo e sua mulher Maria Rodrigues, moradores na freguesia de S. Sebastião, lugar do Pereiro, termo da Vila do Castanheiro.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigo Moutinho, de Mogo de Malta

#195062 | FraQueiroz | 02 mai 2008 23:02 | Em resposta a: #194890

Obrigado, mas não encontro qualquer ligação.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigo Moutinho, de Mogo de Malta

#195078 | Filipe PC | 03 mai 2008 01:46 | Em resposta a: #152760

Caro Francisco

Mandei msg via mail.

Um abraço

Filipe PC

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigo Moutinho, de Mogo de Malta

#195148 | FraQueiroz | 03 mai 2008 23:03 | Em resposta a: #195078

Caro Filipe,
Obrigado. Já a li e já respondi.
Um abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigo Moutinho, de Mogo de Malta

#196325 | oak2008 | 14 mai 2008 04:02 | Em resposta a: #152760

Caros Sr FRancisco

Resido aqui em São Bernardo do Campo-São Paulo-Brasil e acompanho com regularidade os assuntos relativos a genealogia , especialmente os que se relacionam à região de Bragança em Portugal, de onde vieram meus ascendentes maternos , tendo inclusive minha mãe , nascido em Mogo de Malta .

Não tenho presente a atual presença da família Trigo Moutinho em Mogo de Malta , mas seguramente trata-se de pessoal proeminente na história desta freguesia .

Embora se conheçam muitos membros ilustres desta família parece que o mais famoso, que inclusive deu nome a uma das principais Ruas de Carrazeda , foi o Dr. João Trigo Moutinho , nascido em Mogo de Malta, concelho de Carrazeda de Ansiães, em 24.3.1873. Em 1900 concluiu o curso de Medicina pela Escola Médica do Porto. Casado com D. Elisa Araujo fixou se na sua vila de origem como médico municipal que exerceu com grande dedicação. Escreveu, como tese: Duas palavras sobre a medicação vomitiva nas doenças bronquicas.
Além de médico foi grande proprietário no mesmo concelho e naquela localidade a partir de um pequeno hospital mais parecido com um posto de socorros, no centro da Vila de Carrazeda de Anciães, juntamente com a Misericórdia de Carrazeda de Anciães logo mandam construir um edifício próprio para o Hospital, ainda hoje existente, e onde está instalado o Grémio de Vitivinicultores.

O pai do Dr. João Trigo Moutinho, Antonio Trigo Moutinho , foi também proprietário e pessoa de relevo em Carrazeda de Ansiães . Foi padrinho de batismo e posteriormente padrinho de casamento de minha avó materna .

Tomo a liberade de reproduzir abaixo alguns trechos das rspectivas Certidões :

1-Certidão de batismo de Augusta Pereira (12/SET/1874)

"...Forão Padrinhos Antonio Trigo Moutinho e sua molher Augusta de Jesus proprietarios desta freguesia e pessoas de mim conhecidas . E para constar lavrei em duplicado o presente asento que comigo asignou o Padrinho , e a Madrinha não asignou por não saber lêr nem escrever . Era UT Supra
O Parocho Matheus de Nossa Senhora das Neves .
O Padrinho Antonio Trigo Moutinho
O Parocho Matheus de Nossa Senhora das Neves"

2-CERTIDÃO DE CASAMENTO DE ANTONIO DE SOUZA E AUGUSTA PEREIRA(12/MARÇO/1892)

"....Foram testemunhas presentes que sabe serem os próprios , Antonio Trigo Moutinho , casado, proprietário e Antonio Gonçalves Praça , casado, ambos do Mogo . E para constar mandei lavrar em duplicado este assento que, depois de ser lido e conferido perante os conjuges e testemunhas , não assignam os conjuges por não saberem escrever . Era ut supra .
A testemunha ,
Antonio Trigo Moutinho A dita, Antonio Gonçalves Praça
O Parocho , Francisco Antonio Enuez "

Em mais recentes anos a família Trigo Moutinho , mais precisamente D. Maria Isabel Trigo Moutinho , participou junto com outras pessoas beneméritas da construção da capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde , inaugurada em 1955 e, desde então, passou a realizar-se, no último Domingo de Julho, a festa em honra de Nossa Senhora da Saúde.

Acredito que informações mais atuais sobre a família Trigo Moutinho possam ser prestadas pelo Presidente da Junta da Freguesia de Mogo de Malta , Sr.Fernando José de Almeida , Código Postal 5140-171 .

Espero ter contribuído com os dados acima sobre esta ilustre família de Bragança.

Atenciosamente.

Antonio José Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Trigo Moutinho, de Mogo de Malta

#196637 | FraQueiroz | 16 mai 2008 15:52 | Em resposta a: #196325

Muito obrigado por essa achega, sem dúvida valiosa.
O meu interesse nessa família prendia-se somente com uma dúvida em concreto, no âmbito da conclusão de um livro em co-autoria que saiu recentemente, intitulado "A Casa de Tralhariz e a Capela do Bom Jesus", edição do Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto e do GEHVID (Universidade do Porto).
De qualquer modo, creio que o seu contributo neste fórum poderá vir a ser útil para outros pesquisadores.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

Família Trigo Moutinho, de Mogo de Malta

#383868 | maria duarte | 23 ago 2017 16:05 | Em resposta a: #196325

Caro António José Carvalho
Ando à procura de pistas sobre pessoas de Mogo de Malta de apelido "Sousa Pires e Castro" e como vi que tem bastante informações, venho pedir a sua colaboração, se possível.
Procuro o Manuel Sousa Pires e Castro que foi pároco de Amedo e de Carrazeda de Ansiães, pelo menos, no período entre 1886 e 1902, e que julgo ser natural de Mogo da Malta.
Tenho também referência a um José Sousa Pires e Castro que penso ser da sua família.
Peço desculpa pelo abuso, mas como vi que é um pesquisador fundamentado, atrevi-me a fazer o pedido.
Muito obrigada Maria Duarte

Resposta

Link directo:

Família Trigo Moutinho, de Mogo de Malta

#383938 | Samuel C O Castro | 26 ago 2017 17:27 | Em resposta a: #383868

Prezada Maria Duarte,

Estive vendo em minha base de pesquisa dos Castros, e nada encontrei com os tripos apelidos "Sousa Pires e Castro". No Google também nada encontro sobre eles.

Se por acaso descobrires a ascendência do Manuel e do José de Sousa Pires e Castro, peço sua gentileza de me informar.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Família Trigo Moutinho, de Mogo de Malta

#384015 | maria duarte | 30 ago 2017 14:52 | Em resposta a: #383938

A informação de que disponho sobre o pároco Manuel de Sousa Pires e Castro é a seguinte:

Data de nascimento 23.10.1847

Local
Concelho Carrazeda de Ansiães
Freguesia Belver
Lugar Quinta do Mogo

Filiação
Pai José de Sousa Pires (também conhecido por José de Sousa Pires e Castro)
Mãe Maria Pires (também conhecida por Maria Pires e Castro)
Avô paterno Vicente de Sousa Pires
Avó paterna Maria da Cruz
Avô materno Luis Lopes Pires
Avó materna Maria José Guedes

Resposta

Link directo:

Família Trigo Moutinho, de Mogo de Malta

#384039 | Samuel C O Castro | 30 ago 2017 23:18 | Em resposta a: #384015

Prezada Maria Duarte,

Com base nos nomes que fizeste a gentileza de informar, localizei os dados abaixo, que constam no Digitarq aqui em http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:nEkALOXmpaIJ:digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/results%3Ft%3Dcruz%26p%3D90%26s%3DCompleteUnitId%26sd%3DFalse+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br .

Quem sabe no referido Processo você consiga informações complementares de ascendência e como surgiu o apelido Castro nos descendentes.

Abraço fraterno.

Samuel de Castsro

x

INVENTÁRIO DE MENORES
Record not reviewed.
"Inventariado: Maria da Cruz; - Inventariante: Vicente de Souza Pires; - Local: Mogo de Ansiães - Carrazeda de Ansiães"
Dates 1822 - 1822
Complete referencePT/ADBGC/JUD/JFO/001/3132
Physical locationcx687-11725

Resposta

Link directo:

Família Trigo Moutinho, de Mogo de Malta

#437973 | Lmenezes | 09 dez 2021 14:36 | Em resposta a: #196325

Caro António José Carvalho,

Por acaso encontrou a certidão do João Trigo Moutinho, nascido em Mogo de Malta, Carrazeda de Ansiães, Bragança a 24-3-1873, e morreu ?????. Por acaso não encontro nos registos paroquiais a dita certidão. Em caso afirmativo pergunta-lhe sff em que TIF. ou fólio.

Atenciosamente,

Luís Menezes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 17:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen