Família Festas-Redondo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Festas-Redondo

#156880 | kimosabe | 22 mai 2007 03:43

Gostaria de saber se alguém têm informações sobre a família Festas do Redondo (Évora).Obrigado a todos quanto me puderem auxiliar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#156894 | RCR | 22 mai 2007 11:05 | Em resposta a: #156880

Caro kimosabe

Existe na base do Genea um ramo da família Festas, do Redondo. Veja http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=480949. Embora conheça pessoalmente alguns descendentes, não tenho quaisquer outras informações.
Cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#156895 | RCR | 22 mai 2007 11:09 | Em resposta a: #156894

A pessoa em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=616147, também é natural do Redondo.
Cumprimentos, rita

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#156994 | JCC | 22 mai 2007 22:27 | Em resposta a: #156880

Conheci os dois irmãos João e José Festas, grandes amigos do meu pai, bem como os seus filhos. Do José Festas perdi o contacto há anos mas creio que eram três, sendo a mais nova a Maria Inácia, colega da minha irmã no Colégio. A sua mãe era Maria Leonor, creio que Faco Viana. Qaunto aos descendentes do João ainda há dias estive em Évora com o filho João que creio ter uma ou duas irmãs, bastante mais novas que eu.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#157151 | JCC | 24 mai 2007 11:51 | Em resposta a: #156880

O outro irmão, José Festas, também está na BD. Veja, por favor

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=235295

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#157185 | LProjecto | 24 mai 2007 18:49 | Em resposta a: #157151

Caro João,

Não me saberá dizer de quem era filha esta ascendente dos irmãos Festas?

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=480958

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#157186 | LProjecto | 24 mai 2007 18:56 | Em resposta a: #156880

Caro "Kimosabe",

Por certo não constituirá para si novidade, mas ainda lhe deixo a dica de que existe, no Redondo, um bairro com o nome de António Festas, bem como uma outra Rua, que confronta com o Jardim Municipal, que também tem o nome deste antigo presidente da Câmara Municipal de Redondo.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#157608 | LProjecto | 28 mai 2007 21:05 | Em resposta a: #157151

Caro João Cordovil,

Precipitei-me e não reparei que já possuía documentação que permitia responder à questão que lhe coloquei a propósito da ascendência dos irmãos Festas...
Grato, de qualquer modo.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#157631 | JCC | 28 mai 2007 23:42 | Em resposta a: #157608

Caro Luis Projecto Calhau

De qualquer modo eu não tenho nada, a não ser o conhecimento pessoal.

Mas fiquei curioso dado os apelido (Rosado Perdigão). São os mesmo que vamos encontrar em Arraiolos?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#157728 | LProjecto | 30 mai 2007 00:00 | Em resposta a: #157631

Caro João Cordovil,

Salvando uma opinião mais avalizada, poderei dar-lhe nota de, pelo menos, 3 linhas que juntam os “Perdigão Rosado ou Rosado Perdigão” para estas bandas, com uns Galegos à mistura. Aparentemente serão distintas, não excluindo, obviamente, a possibilidade de entroncarem em data mais remota.

Uma representa a ascendência dos Condes de Ervideira (Rosado Perdigão Guião) – sendo também esta a linha ascendente dos irmãos Festas. O uso dos dois apelidos, na forma composta, começa (subtraindo a esta dedução, logicamente, os casamentos com dispensa de consanguinidade) nos pais do seguinte indivíduo, que seriam naturais de S. Vicente do Pigeiro:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=489972

A outra materializa-se através do casamento de Sebastião Rosado com Brites Perdigão Galego – lavradores abastados de S. Miguel de Machede:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=223399

A outra linha, que representa os de S. Bento do Mato – Azaruja (com uns tentáculos para Arraiolos), que ligam aos Piteira, Vidigal e Queiroga, embora não possua elementos que confirmem tal suposição, penso que seriam dos mesmos de S. Miguel de Machede, e que entroncarão através dos “Rodrigues Galego”:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=178314

Mas, certamente, que o Pedro Amaral de Carvalho, que tem estudado esses Galegos, e que deles também descende, conseguirá desfiar estes novelos genealógicos entre Galegos, Perdigões e Rosados.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#158060 | kimosabe | 01 jun 2007 20:19 | Em resposta a: #157186

A todos muito obrigado pelas preciosas informações.No entanto todas elas se resumem aos descendentes de António Festas e, ascendentes maternos destes (Perdigão).O meu interesse seria na ascendência de António Festas e de sua irmã Ana da Silva.Tendo no entanto alguma informação sobre o seu Pai, Tomé da Silva "O Festas".Se me puderem dar informações sobre a sua mulher e respectivas ascendências ficaria muito grato (de Tomé e da mulher).Muitissimo obrigado pela valiosa ajuda e paciência.
Saudações

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#158075 | LProjecto | 01 jun 2007 23:21 | Em resposta a: #158060

Caro "kimosabe",

Então é assim:

a) Tomé Gomes da Silva Festas, lavrador, n. 29.06.1853 - Redondo. Filho de José Filipe Ramos, n. Redondo, e de Catarina Gomes, n. 13.10.1825 - Redondo.
Era neto paterno de outro José Filipe Ramos, n. Redondo (filho de Francisco Rodrigues Ramos e de Josefa Antónia) e de Helena Maria, n. S. Miguel de Machede (filha de António Mendes e Maria Rosa).
Era neto materno de Tomé Gomes, n. Redondo (filho de Gregório de Mira e de Catarina Gomes) e de Maria de Jesus, n. Redondo (filha de Gaspar Ramalho e de Helena de Jesus).

José Filipe Ramos, o primeiro referido do mesmo nome, casou com Catarina Gomes, na Matriz de Redondo a 26.01.1850.

José Filipe Ramos, o segundo referido do mesmo nome, casou (aquela que foi uma das suas 4 ligações matrimoniais) com Helena Maria, na Matriz de Redondo a 06.05.1824.

b) Quitéria Rosa da Silva Gomes, mulher de Tomé Gomes da Silva Festas, n.6.03.1851 - Redondo, f.24.06.1944 - Redondo, era filha de António Fernandes, n. 06.01.1812 - S. Tiago Maior-Alandroal, e de Gertrudes Maria Gomes, b.21.11.1813 - S. Tiago Maior - Alandroal (a título de curiosidade refiro que estes últimos também são ascendentes do Dr. Paulo Portas e, do meu parente, o diplomata Dr. José Manuel Bulhão Martins).
Era neta paterna de Francisco Fernandes, n. S. Tiago Maior - Alandroal (filho de Matias Fernandes e Maria dos Santos) e de Eugénia do Nascimento, n. S. Tiago Maior - Alandroal (filha de Domingos Gonçalves e de Rosário dos Anjos).
Era neta materna de José Gomes, n. Redondo - Matriz (filho de José do Nascimento e de Catarina Gomes) e de Umbelina Falé, n. Redondo - S. Miguel do Adaval (filha de José António e de Eugénia Maria).

Espero que estes elementos correspondam, de alguma forma, ao que procurava.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#158081 | kimosabe | 02 jun 2007 00:00 | Em resposta a: #158075

Caro Luis Projecto!
Muitissimo obrigado pela gentileza e informações!Foram sem dúvidas preciosas pois foi toda uma "árvore" materna que se me surgiu.
O meu muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#158086 | kimosabe | 02 jun 2007 00:31 | Em resposta a: #158075

Caro Luís Projecto!
Não querendo abusar da sua paciência, pergunto-lhe se terá alguma informação quanto à família de José Almeida Barrancos (ascendência deste), uma vez que ele casou com Ana de Jesus da Silva, filha de Tomé Gomes da Silva Festas.
Desde já lhe agradeço, com os melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#158236 | LProjecto | 03 jun 2007 17:22 | Em resposta a: #158086

Caro "Kimosabe" (preferia tratá-lo pelo seu nome!),

Disponho, nos meus apontamentos, de vários elementos sobre a ascendência de José de Almeida Barrancos, mas, infelizmente, não será fácil colocá-los todos aqui!
Tentarei, ainda assim, avançar com qualquer coisa – espero ir de encontro ao que procura...
Já agora, se não for indiscrição, qual o seu parentesco com a família Barrancos? Estou em crer que existe a possibilidade de ainda ser parente do meu filho…

José de Almeida Barrancos, em:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=482581

e

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=532631

…como se vê, com entrada duplicada na BD do Genea.

Foi lavrador e proprietário, Presidente da Câmara de Redondo, Fundador da Escola da Banda de Música, n. 9.8.1881 – Redondo, Matriz, f. 8.4.1971- Redondo, Matriz, c.c. D. Ana de Jesus da Silva, a 4.1.1913 – Redondo.

Era filho de Eduardo José Rosado Barrancos, lavrador e proprietário, n. 16.11.1852 – Redondo – Matriz, f. 25.10.1894, e de D. Maria Vitória de Almeida, n. 27.7.1854 – Redondo, Matriz, f. 14.11.1948 – Redondo, casaram a 9.4.1877 – Redondo, Matriz.

Neto paterno de José Rosado Barrancos, n. Redondo, f. 19.11.1857 – Redondo (filho de Gabriel António Barrancos e de Maria Joaquina Perdigão) e de Maria Cândida Rosado, n. Arraiolos, f. 31.10.1875 – Redondo (filha de Agostinho Alberto Rosado e de Ana Joaquina.

Neto materno de Manuel Mariano de Almeida, n. Redondo (filho de Isidoro José de Almeida e de Maria Luísa Cordeiro), e de Escolástica Maria de Sousa, n. Redondo (filha de Inácio José de Sousa e de Maria da Cruz Pereira Proença).

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#158238 | kimosabe | 03 jun 2007 18:06 | Em resposta a: #158236

Caro Luís Projecto,
A minha ligação familiar com José Almeida BArrancos é simples, sou bisneto.
Se quiser envie-me o seu email que eu entrarei em contacto consigo
Um abraço e mais uma vez muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#158240 | LProjecto | 03 jun 2007 18:14 | Em resposta a: #158238

Caro Kimosabe,

Caso assim o entenda poderá contactar-me através do seguinte e-mail:
luismcalhau(arroba)iol(ponto)pt

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#158818 | kimosabe | 08 jun 2007 02:26 | Em resposta a: #158238

Caro Luis Projecto!
Enviei-lhe um email para o endeeço que me deu.
Agradecia so que me informasse se o recebeu!
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Festas-Redondo

#158859 | LProjecto | 08 jun 2007 20:50 | Em resposta a: #158818

Caro "Kimosabe",

Confirmo a recepção do seu e-mail ao qual já respondi.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Família Festas-Redondo

#435745 | dwurhky8eq3 | 19 ago 2021 21:24 | Em resposta a: #158075

Bom dia
Passaram alguns anos deste a última vez que responderam aqui, mas tenho uma dúvida.
Disse o seguinte

"Umbelina Falé, n. Redondo - S. Miguel do Adaval (filha de José António e de Eugénia Maria)."

Há no geneall.net uma Umbelina Falé (https://geneall.net/pt/nome/264962/umbelina-fale/) mas os seus ascendentes são Miguel Gonçalves Ramalho e Maria Conceição Baptista.
Não me consegue porventura clarificar? Obrigado antes de mais pelo seu tempo.
Cumprimentos

Luis Fernandes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 05:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen