Família Nunes Rolão-Sesimbra e Alcácer do Sal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Família Nunes Rolão-Sesimbra e Alcácer do Sal

#158760 | avc | 07 jun 2007 15:20

Na realidade, trata-se de dois pedidos:
O primeiro, aqui feito pelo meu amigo e grande genealogista, João B. Malta e o segundo, meu, António A. P. Vacas de Carvalho, amador, com objectivos diferentes mas respeitando a mesma família.

1º pedido
Terão algumas notícias sobre Manuel de Carvalho Peixoto, casado com Maria Simões, pais de Francisco Simões de Carvalho, este dado por natural de Sesimbra e casado em 1.2.1671 em S. Romão, Alcácer do Sal, com Maria Nunes Rolão, filha de Vicente Rolão (ou Vicente Nunes Rolão) e de Catarina Nunes, nascida nesta freguesia de S. Romão.

O dito Francisco Simões de Carvalho e Maria Nunes Rolão tiveram José Nunes Rolão, baptizado em Sesimbra, S. Tiago a 24.3.1683.

José Nunes Rolão é o progenitor da família Nunes Rolão (mais tarde será Corvo Nunes Rolão) com vários descendentes Padres, FSO, Notários SO, Capitães de Ordenanças e grandes Lavradores em Alcácer do Sal e Santa Susana, a qual temos razoavelmente estudada.

Já vimos os baptismos de Francisco em S. Tiago e Sta Maria de Sesimbra, de 1630 a 1655 e o mesmo em Alcácer do Sal, S. Tiago.

Os elementos mais antigos constam no processo do Doutor Francisco Nunes Rolão, de Leitura de Bacharéis em 1747 (Maço 6, Doc.4)

2º pedido

Segundo a tradição na minha família, os Nunes Rolão são família de Pedro Nunes, o matemático, nascido em Alcácer do Sal (1502-1578) (os Nunes Rolão ligaram-se muitas vezes com a família Carvalho – ver os ID 341846, 511063 e 572721). Infelizmente os seus netos foram presos pela Inquisição, 9 anos (Matias Pereira, *1582, preso em Coimbra e Pedro Nunes Pereira, *1589, preso em Lisboa) ambos ainda solteiros, libertados em 1632. Outro neto do matemático foi Rui Pereira de Sampaio, s.m.n.
Encontramos os Nunes Rolão na freguesia de S. Romão do Sado, Alcácer do Sal, onde em 1621, casou Maria Nunes Rolão, filha de Vicente Rolão (ou Vicente Nunes Rolão) e de Catarina Nunes, com Francisco Simões de Carvalho, todos acima referidos.

Parece que haverá muito interesse, até para fazer luz sobre a família de Pedro Nunes, investigar esta mais que provável ligação por ascendência ou parentesco, e é este o nosso pedido de colaboração.

Resposta

Link directo:

RE: Família Nunes Rolão-Sesimbra e Alcácer do Sal

#158897 | RCR | 09 jun 2007 11:59 | Em resposta a: #158760

Caro António Vacas de Carvalho

Peixoto e Rolão são duas famílias que, em Sesimbra, eram dos “principais”. Simões é um apelido pouco vulgar em Sesimbra, a referencia mais antiga que tenho é a de Isabel Simões (n.c. 1655) cc. António Franco, pais de Silvestre Franco. Nunes é um apelido um pouco mais comum, mas as referências que tenho não lhe devem interessar, são todas posteriores a 1650.

O Rolão mais antigo de que tenho conhecimento em Sesimbra é Álvaro Rolão, n. c. de 1596 cc. Leonor Farinha (tenho-os como n. de Santiago, Sesimbra). Conheço apenas um filho, Fernando Álvares de Carvalho, n. 30 Dec 1621 em Santiago, Sesimbra ("Da Governança de Sesimbra" - C.E.L - H.G.- Mº484 Pº19; “Capitão, Mestre de Caravelas" - C.E.L - H.G.- Mº358 Pº17), casado a 14 de jan. de 1646 com Catarina Vaz, com dispensa de 3º e 4º grau (fª de Diogo Preto Camarinho e Maria Pinto) – é interessante que um dos padrinhos de casamento foi António Simões. Tenho apenas refª a dois filhos: o Dr. Tomás Álvares de Carvalho e o Cap. Alvaro Rolão Álvares (n.28/05/1650).

A Peixoto não tenho outras referências para além das que constam na Ttonline e que, com grande risco de referir o que já sabe, aqui deixo:

Processo de Sebastião Correia (Peixoto)
Datas 13/01/1645 - 25/01/1645
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 6564 e Inquisição de Coimbra, proc. 8948
Cristão-velho, acusado(a) de Islamismo, com a profissão de Soldado, cativo, natural de Sesimbra, morador em Sesimbra, de 26 anos de idade (em 1645), filho de Pedro Preto Peixoto, escrivão (das sisas) e de Ana Correia de Deus (ou de Deus Correia), Solteiro. Sentença: em 25/01/1645, Abjuração de leve; penitências espirituais; pagamento de custas. Em 1650 estava como Assistente em Mazagão

Manuel Peixoto de Azevedo
Datas 27/11/1664
Registo Geral de Mercês, Ordens, liv.5, fl.465
Alvará. Administração da quinta de Sesimbra a título do hábito de Cristo

Belchior Correia Peixoto
Datas 01/03/1696
Registo Geral de Mercês, D.Pedro II, liv.9, fl.76v
Carta. Feitor da Comenda da Vila de Sesimbra. Filiação: Jorge Freire da Costa.

Em 1895 ainda existiam Correia Peixoto em Sesimbra (Inventário Orfanológico de José e de João Correia Peixoto )

Como curiosidade deixo ainda refª a um processo da inquisição de uma fª de um Pedro Nunes com ligação a Sesimbra. Este pode ser tanto mais significativo pois os processos de inquisição a pessoas de Sesimbra eram muito mais comuns por Islamismo (cristãos - velhos que se convertiam ao Islamismo) do que por Judaísmo.
Processo de Filipa Nunes
26/01/1541
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc.7805
Cristã-nova, acusado(a) de Judaísmo, natural de [Alvalade], Lisboa, morador em Sesimbra, filho de Pêro Nunes ou Pedro Nunes e de Beatriz Nunes, Casada com António Fernandes. Sentença: em 10/01/1542, Abjuração de veemente; a 2 anos no Colégio da Doutrina da Fé; pagamento de custas.

Com votos de sucesso para a continuação das pesquisas,
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Família Nunes Rolão-Sesimbra e Alcácer do Sal

#158935 | vanessaneimeir | 09 jun 2007 22:00 | Em resposta a: #158760

Meu Bisavo Luis Nunes nascido em 1876 filho de Jose Nunes e Maria da Purificacao faria parte dessa familia ou sera q eles apenas "adotaram" o apelido como era muito comum na epoca?

Resposta

Link directo:

RE: Família Nunes Rolão-Sesimbra e Alcácer do Sal

#159072 | avc | 11 jun 2007 22:38 | Em resposta a: #158897

Olá Rita. Agradecemos muito a sua resposta pois nos deu uma série de pistas que iremos seguir. Uma delas é vermos o processo daquela filha de Pêro Nunes, o qual deve conter muita genealogia. O mesmo pensamos fazer com os processos relacionados com a família Peixoto, pois como dissemos, Peixoto de Carvalho são varonia dos Nunes Rolão, estes da freguesia de S. Romão do Sado, e os primeiros de Sesimbra.
Se nos enviar o seu email, o meu amigo João Malta tem mais informação sobre outras famílias de Sesimbra (ele veio a saber que é especialidade sua) como, Castanho, Farinha, Preto e Soromenho, já muito estudadas no genea pelos seus trabalhos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Nunes Rolão-Sesimbra e Alcácer do Sal

#159073 | avc | 11 jun 2007 22:39 | Em resposta a: #158935

Há muitas famílias com apelido Nunes em Portugal. Mesmo no Alentejo há várias, sem aparente relação. Esta, Nunes Rolão, parece ser específica da área de Alcácer do Sal. Será que os seus Nunes serão desta área litoral sul?

Resposta

Link directo:

RE: Família Nunes Rolão-Sesimbra e Alcácer do Sal

#159123 | RCR | 12 jun 2007 12:07 | Em resposta a: #159072

Olá António
Espero que pelo menos uma das pistas dê algum fruto. Vá dando noticias.
Lembrei-me de sugerir um tópico dedicado a Rolões - http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=86072.
Estou muito curiosa sobre a informação sobre as famílias de Sesimbra que o seu amigo João Malta tem. Aqui vai o meu hotmail - quando entrarem em contacto responderei pelo meu mail mais "a sério" - ritacr112arrobahotmail.com
Até breve
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família Nunes Rolão-Sesimbra e Alcácer do Sal

#161524 | vanessan | 01 jul 2007 23:49 | Em resposta a: #159073

eles sao de tras os montes chaves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 11:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen