Procura de antepassados Espanhóis

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Hispânia

Procura de antepassados Espanhóis

#160629 | Isabela | 23 jun 2007 16:04

Fui informada há pouco que, na minha árvore genealógica, consta um senhor chamado JOSE CAETANO RUA, que terá sito Capitão de Córdoba, penso que nascido em 1880 (ou será data de falecimento?). Será que alguém me poderia informar se há registo deste nome e como os descendentes terão chegado a Portugal? Muito obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antepassados Espanhóis

#160644 | Saba | 23 jun 2007 17:40 | Em resposta a: #160629

Interessante pois o nome Rua nao e' Espanhol....em espanhol seria "calle" pelo que parece que talvez o seu antepassado seja pelo menos filho de pai Portugues.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antepassados Espanhóis

#160653 | Isabela | 23 jun 2007 18:20 | Em resposta a: #160644

Tem toda a razão quando fala da língua castelhana, contudo existe o vocábulo Rúa em Galego. No entanto, não sei se este nome RUA, como nome de pessoa, poderá existir em Espanha, como também não sei se este senhor era mesmo espanhol ou lá viveu por força do casamento. Tenho andado às voltas sem ainda conseguir sair dos nomes dos meus bisavós.
De qualquer forma, muito obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antepassados Espanhóis

#160654 | Saba | 23 jun 2007 18:28 | Em resposta a: #160653

ja agora fica aqui a pergunta....como encontrar antepassados em Espanha?
A minha antepassada Angela Martin nasceu em Espanha, Trevejo, San Martin 1770 e casou com um Portugues, Alexandre Lopes de Vale de Espinho. O filho Francisco Xavier Lopes tera nascido em Cáceres, San Martin de Trevejo a 3 de Maio de 1801. Gostava de saber quem era os antepassados de Angela Martin.

Se alguem me puder indicar, e a' senhora que iniciou esta discussao, como descobrir informacao sobre antepassados em Espanha, fico muito agradecido.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antepassados Espanhóis

#160665 | aeiou2 | 23 jun 2007 20:06 | Em resposta a: #160654

Escreva sff, na janela de busca , ao lado de todas as salas e clique, em pesquisar.

Cumpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antepassados Espanhóis

#160685 | zgomes | 23 jun 2007 22:42 | Em resposta a: #160629

Uma achega:

Rúa,
Apellido registrado sobre todo en Galicia, zonas de Castilla y León y Asturias, procedente de la voz "rúa", 'calle de un pueblo', 'camino carretero entre dos grupos de casas', existentes en castellano antuiguo, en gallego-prtugués y también en el habla actual de algunas zonas de Asturias y Castilla. El apellido va precedido a veces de preposición y artículo: "De la Rúa", en cuyo caso provendrá de denominaciones alusivas al lugar de residencia del individuo. Pero en la mayor parte de los casos, concretamente los que se registram en Galicia, el apellido no leva preposición ni artículo y procede de las poblaciones de tal nombre allí existentes, como Rúa (Pontevedra, Lugo) y A Rúa (La Coruña, Orense).

in Diccionario de Apellidos Españoles, por Roberto Faure, María Asunción Ribes y An´tonio García, Espasa, Madrid 2002.

Cumprimentos
José Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antepassados Espanhóis

#160818 | Isabela | 25 jun 2007 01:28 | Em resposta a: #160654

Infelizmente ainda não cheguei aos meus antepassados espanhóis, pois só posso passar para esse País depois de completar os dados em Portugal. Contudo, anteriormente alguém me indicou o seguinte site: http://www.elanillo.com/index.html, que trata de genealogia hispânica. Pode ser que lá encontre algo. Ou então, deverá deslocar-se aos arquivos centrais espanhóis com os dados que possui e tentar obter informações localmente. Lamento, mas é tudo o que posso adiantar de momento. Boa sorte.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antepassados Espanhóis

#160819 | Isabela | 25 jun 2007 01:31 | Em resposta a: #160685

Sr. José Gomes, muitíssimo obrigada pela informação. Eu calculo que um dos meus antepassados chamado José Caetano Rua terá vindo de Espanha ou casado com uma senhora espanhola. Mas ainda não sei se foi este apelido ou outro que tenha tido origem naquele país. Estou a tentar obter certidões de nascimento dos meus avós no Arquivo Distrital de Viseu e só depois poderei avançar com a pesquisa.

Resposta

Link directo:

Procura de antepassados Espanhóis 07.01.2017

#376697 | joaocampos | 07 jan 2017 21:40 | Em resposta a: #160629

caros confrades preciso da Vossa ajuda na pesquisa que agora inicio para saber mais sobre os meus antepassados espanhois (senhores de Sobradilho ) apelido «« do Campo »».Segundo o Armorial Lusitano pag.nº133,Gonçalo Pires Coelho meu antepassado ,casou por volta de 1380 com com Dona Brites ou Isabel do Campo senhora de Sobradilho junto de Cuidad Rodrigo,Castela.Gonçalo Pires Coelho era filho de Pedro Coelho morto por ordem de D. Pedro I ,em virtude de ser um dos executores de Dona Inês de Castro por ordem do rei seu pai.Do casamento de Gonçalo Pires Coelho e dona Brites ou Isabel do Campo,nasceu pelo menos um filho Luis Coelho do Campo , este casamento deu início á família de Campos Coelho 'a qual eu pertenço.
Agradeço todo o auxílio.
oOs melhores cumprimentos
João Damasceno de Azevedo e Campos

Resposta

Link directo:

Procura de antepassados Espanhóis

#376712 | josemariaferreira | 08 jan 2017 12:09 | Em resposta a: #160685

Caro José Gomes

A palavra "Rua" é de origem hebraica "Ruah" tem também significado de ar, sopro divino, espírito, Espírito Santo e é usada em português também como apelido entre indivíduos da comunidade judaica ou com ela relacionados. Não esquecer que o Reino de Portugal foi um Reino de cristãos, judeus e mouros até 1497.


Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Procura de antepassados Espanhóis

#376726 | Advisor | 08 jan 2017 15:17 | Em resposta a: #376697

Vea si le puede interesar esta genealogía de los señores de Sobradillo, que se conserva en la Real Academia de Historia, redactada por el genealogista Luis de Salazar y Castro (1658-1734), y recuerde que Ciudad Rodrigo no es reino de Castilla, sino de León.
http://bibliotecadigital.rah.es/dgbrah/i18n/consulta/registro.cmd?id=52224
Advisor

Resposta

Link directo:

Procura de antepassados Espanhóis

#376739 | Conde | 08 jan 2017 19:10 | Em resposta a: #376726

No existe un árbol de Salazar y Castro sobre Nuñes de Chaves o de Apontes de Ciudad Rodrigo? Me interesan mucho. Gracias.

Resposta

Link directo:

Procura de antepassados Espanhóis

#376744 | Advisor | 08 jan 2017 19:44 | Em resposta a: #376739

No lo se, pero puede buscarlo en el fondo digitalizado de la RHA. El enlace es
http://bibliotecadigital.rah.es/dgbrah/es/consulta/busqueda.cmd
Advisor

Resposta

Link directo:

Procura de antepassados Espanhóis

#377745 | joaocampos | 12 fev 2017 12:18 | Em resposta a: #376726

Senhor 12.02.2017
as minhas desculpas por não ter agradecido mais cedo as informações que teve a gentileza de me enviar.em virtude das dificudades em ler as mesmas recorri á embaixada de Espanha que também
não conseguiu ler o documento e me aconselhou a procurar um genealogista o que eu ainda não fiz em-
bora tenha muito interesse em em saber a data e o lugar onde o casamento de Brites do Campo ,senhora de Sobradillo, com Gonçalo Pires Coelho, meu antepassado,aconteceu.
Os meus melhores cumprimentos
João Damasceno de Azevedo e Campos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 01:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen