Freires de Andrade

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Arquivos | Bibliografia

Freires de Andrade

#162332 | mpinto | 10 jul 2007 12:51

Caros Confrades,

Venho mais uma vez procurar ajuda com uns costados que me têm dado inúmeras dores de cabeça. Aqui no Genea está a ficha de Fernando de Andrade de Sá retirada do Nobiliário de Felgueiras Gaio (vol. IV-pg. 459, Correias).

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=293193

Como descendo deste personagem e tenho alguns documentos respeitantes aos seus descendentes, verifico algumas incompatibilidades entre o Nobiliário e os documentos referidos que procuro resolver (problema comun a muitas investigações, presumo:

O Nobiliário apresenta Fernando de Andrade de Sá como tendo três filhos de sua mulher, Maria Soares:

Antónia da Costa Viveiros c.c. Manuel de Andrade
João Freire, abade de Raiva
Maria, ss

No entanto, a Carta de propriedade do Ofício de Escrivão dos Órfãos, Câmara, Almotaçaria e Tabelião do Público Judicial e Notas do concelho de Alvarenga de Manuel de Andrade Pinto (passada a 16/11/1668- Registo Geral de Mercês, Chancelaria de D. Afonso VI, liv.12, fl.337v) é explícita na sua filiação: Fernando de Andrade e Sá.

Na óbvia improbablidade de Manuel de Andrade ser irmão da sua mulher, há aqui um erro. Será que Felgueiras Gaio "trocou" a filiação dos conjuges? É natural, embora não tenha nenhuns outros documentos onde surja o nome da mulher de Manuel de Andrade Pinto.

Na Carta passada a 08/03/1695 (Registo Geral de Mercês, D. Pedro II, liv.9, fl.314) de Propriedade dos mesmos Ofícios passada a seu filho Manuel Freire de Andrade (neto de Fernando de Andrade e Sá), afirma-se que, visto o agraciado ser menor de 16 anos, ficava como seu tutor o seu tio, João Freire de Andrade, abade de Raiva - o que coincide com a informação de Felgueiras Gaio.

Algum dos caros confrades tem informações sobre estes personagens? Quem foi o pai de Fernando de Andrade e Sá (ou de Sá)? É estranho ele usar o apelido do pai (Andrade ou Freire de Andrade) e não se saber quem foi! Porque é que seu filho assina Andrade Pinto? de onde vem o Pinto? Será possível confirmar o erro de Gaio em relação à errada filiação de Antónia da Costa Viveiros (até os apelidos não coincidem com os do pai, mãe avós, etc.)?

Agradeço desde já a V/ ajuda.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Andrade

#162446 | mpinto | 11 jul 2007 22:17 | Em resposta a: #162332

MAS NÃO HÁ AQUI NINGUÉM QUE DESCENDA TAMBÉM DESTE SENHOR?!?

UM PRIMO, PRECISA-SE.

CUMPRIMENTOS A TODOS,

MPP

Resposta

Link directo:

Freires de Andrade

#377225 | olivais | 20 jan 2017 19:36 | Em resposta a: #162446

Caro Maurício,

Daqui, talvez, um primo.. mas que não tem muito a acrescentar.

Recuando nos meus antepassados encontrei o "licenciado" ou "doutor" Fernando Freyre de Andrade e Sáa, de Miudal, que teve, de uma solteira "Maria", pelo menos um filho, chamado Manuel.

No entanto, este Manuel surge frequentemente designado apenas como Manuel dos Santos, outras vezes dos Santos Freire de Andrade, assim como os seus descendentes que são numerosos no lugar de Várzeas, freguesia de Alvarenga.. Santos, Santos Freire, ou Santos Andrade, raramente Santos Freire de Andrade. Nunca Sá.

E neste ramo nunca encontrei Pinto, pelo que é provavel que não seja o Manuel que procura.

Os netos do licenciado Fernando nasceram por volta de 1750.. os paroquiais vão apenas até 1719..

Resposta

Link directo:

Freires de Andrade

#377226 | olivais | 20 jan 2017 19:48 | Em resposta a: #162332

Quanto à referida troca de Felgueiras Gaio do marido pela mulher, parece-me que não há grandes dúvidas de que o Manuel é que é o filho do Fernando, e não a Antónia,.

Resposta

Link directo:

Freires de Andrade

#377234 | olivais | 20 jan 2017 22:40 | Em resposta a: #162332

Pergunto-lhe ainda como identificou o "nosso" Fernando Freire de Andrade e Sáa com este Fernando de Andrade de Sá do Geneall?

Pensei mais um pouco e há aqui inconsistências

primeiro é um pouco estranho que não se saiba o nome do pai "Freire de Andrade", um nome sobejamente conhecido

depois há essa inconsistência dos filhos.

A mulher Maria Soares também não tem Pinto no nome... nem é a Maria Santos dos "meus" Santos Freire de Andrade..

ou seja, será outro Fernando???

A mãe deste Fernando do Geneall/Felgueiras Gaio, chamada Cecília Coelho, nasceu em 1570.. este Fernando lá para 1600-1610?.. é estranho, se não impossível que os netos tenham nascido em 1750-1760, como os que tenho na minha base de dados.

Atrevo-me a dizer que o Fernando Freire de Andrade e Sá, de Alvarenga, não é o mesmo do Geneall/Felgueiras Gaio

Resposta

Link directo:

Freires de Andrade

#377266 | olivais | 22 jan 2017 16:35 | Em resposta a: #162332

Caro Maurício, ainda que não me tenha debruçado seriamente sobre o assunto, talvez o "nosso" Fernando Freire de Andrade fosse filho de Bernardino Freire de Andrade, de Lisboa, ou seja irmão do famoso António Gomes Freire de Andrade, 1º conde de Bobadela. Se tiver alguma informação adicional pedia-lhe que a partilhasse.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 17:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen