Freguesia do Barco - Covilhã

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Freguesia do Barco - Covilhã

#166701 | nunoinacio | 06 set 2007 22:41

Caros confrades

Informo os confrades interessados que já estou a passar para PAF os dados dos registos paroquiais da freguesia do Barco, do concelho da Covilhã.
Apesar de ser uma freguesia muito dificil de trabalhar, devido ao desaparecimento de muitos livros, à danificação de alguns dos existentes e à péssima caligrafia dos senhores sacerdotes que aí pregaram, já tenho cerca de 1400 nomes catalogados, dos séculos XVII e XVIII.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#166730 | jramos | 07 set 2007 12:23 | Em resposta a: #166701

Caros Confrade,

Procuro Domingos Fernandes, natural de Barco-Covilhã; casou em Barrancos em 10.1.1717; fº de Manuel Fernandes e de Margarida Pires.

Será que me pode ajudar?

Agradeço desde já.

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#166755 | nunoinacio | 07 set 2007 18:00 | Em resposta a: #166730

Caro confrade João Ramos

Até ao momento não tenho qualquer referência ao casal Manuel Fernandes e Margarida Pires, nem a casr, bem a ser pai. No entanto, ainda tenho muitos assentos para ver e poderei vir a obter alguma informação, até porque tenho casais mais antigos com os apelidos Pires e Fernandes que poderão perfeitamente vir a ter alguma ligação com os seus.
Caso venha a encontrar algo, voltarei a contactá-lo.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

Luís Fernandes Folgado e Isabel João

#166759 | Lourval | 07 set 2007 18:24 | Em resposta a: #166701

Caro Nuno Inácio,

Fazendo pesquisa na internet, eu encontrei um Luís Fernandes Folgado que era casado com Isabel João, com quem tinha um filho Manuel Curado. Isto por volta de 1630.

Luís Fernades Folgado veio para o Brasil e aqui se estabeleceu. Deixou testamento de onde vieram as informações acima. Porém não fez referência ao lugar de onde era natural.

Penso na pequena possibilidade de ele ser parente de Pedro Fernandes Folgado, filho de André Folgado e Ana Fernandes.

Será que André teve filho Luís?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Luís Fernandes Folgado e Isabel João

#166788 | nunoinacio | 07 set 2007 20:50 | Em resposta a: #166759

Caro Lourval

Além do Pedro Fernandes Folgado, não encontrei outro filho de André Folgado com relações ao Barco. No entanto, há a possibilidade de o Pedro ser irmão do Luís.
Quanto aos filhos de André Folgado, ainda não fiz o levantamento do Tortozendo, de onde poderei vir a tirar essa informação.
Quando encontrei alguma informação, voltarei a contactá-lo.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#167493 | rmfrp | 16 set 2007 14:49 | Em resposta a: #166701

Caro Nuno Inácio:

Deixo-lhe aqui os dados de um casamento na Benfeita (Arganil) envolvendo uma pessoa do Barco. O lugar de Cavaleiros pertencia, e continua a pertencer, à freguesia de Fajão (Pampilhosa da Serra).

Benfeita, 17-04-1646
- Domingos Duarte, filho de Francisco Duarte e sua mulher Maria Fernandes, moradores no lugar do Barco, termo da Covilhã.
- Clara da Fonseca, filha de Domingos Afonso e sua mulher Catarina Simões, moradores em Cavaleiros, termo de Fajão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#167517 | nunoinacio | 16 set 2007 20:31 | Em resposta a: #167493

Caro Rui Pereira

Muito agradeço a informação que me deu, que já coloquei na base de dados do Barco.
Infelizmente não consegui fazer uma ligação com os outros nomes desta freguesia, uma vez que os primeiros registos do Barco são pouco mais antigos do que o casamento que refere.

Com os melhores cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#220577 | jaferro | 06 fev 2009 21:04 | Em resposta a: #166701

Caro Confrade Nuno Inácio,

Aproveitando a sua enorme disponibilidade, bem visível nos tópicos relacionados com a Beira Baixa e o Algarve, venho solicitar a seguinte informação:

Tem referenciado na sua base de dados o casamento de Isabel Fernandes, do Barco, filha de Pedro Fernandes e de Catarina Fernandes, com Domingos Fernandes, do Ourondo, filho de Vasco Fernandes e Águeda Antunes, por volta de 1660-64?

Grato pela atenção, os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#220580 | nunoinacio | 06 fev 2009 21:21 | Em resposta a: #220577

Caro José Fernandes

Nesse período até há registo de casamento no Barco, mas não tenho o que procura. Nenhuma das pessoas que refere constam da minha base de dados do Barco.
Tenho um casamento de um Domingos Fernandes do Barco e de uma Isabel Fernandes do Pesinho em 19.05.1669.
Este casal teve 6 filhos no Barco.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#220589 | jaferro | 06 fev 2009 23:09 | Em resposta a: #220580

Caro Nuno Inácio,

Muito obrigado pela atenção. Tenho pena de não ter uma resposta positiva, pois com ela fechava uma linha dos meus ancestrais de Ourondo e Silvares. A investigação genealógica familiar é mesmo assim!

A Isabel Fernandes Ferreira é a minha 8ª avó, casada com Domingos Fernandes, moradores no Ourondo, com descendência: Bernarda Fernandes, baptizada em 21.08.1665, em Ourondo; Manuel Fernandes Ferreirinho, baptizado em 08.04.1668,
e o meu 7º Avô, André Fernandes, baptizado em 31.03.1671, no Ourondo. No entanto, não encontrei ainda o respectivo registo de casamento.

Com base nos registos paroquiais, coloquei a hipótese de uma Isabel Fernandes, viúva, que casa no Ourondo em 1678, do Barco, pudesse ser a minha ancestral (com dúvidas, mas como hipótese válida em termos de investigação).

Vou tentar nas freguesias envolventes, nomeadamente na Erada, Paúl e Unhais da Serra.

Renovo os meus agradecimentos.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#220769 | abreu.pms | 09 fev 2009 14:41 | Em resposta a: #220589

Caro Nuno Inácio, tem informaçoes de abreus na sua base de dados?

Obrigado

Pedro Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#230176 | jaferro | 22 mai 2009 19:48 | Em resposta a: #166701

Caro Nuno Inácio,

Não abusando da sua gentileza, poderia verificar na sua base de dados se encontra um António Francisco, já adulto em 1630, padrinho que foi de Domingos, filho de Sebastião Francisco e Maria Francisca, do Ourondo, em 08.02.1630 (RP do Ourondo). No mesmo âmbito, desconfio que o referido Sebastião também será do Barco.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#230185 | nunoinacio | 22 mai 2009 20:28 | Em resposta a: #230176

Caro José Rodriguez

António Francisco adulto em 1630 tenho:
António Francisco casado com Maria Duarte em Maio 1631
António Francisco casado com Ana Fernandes, pais de uma Beatriz Francisca, casada em 25.04.1627

Com os melhores cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#230322 | jaferro | 24 mai 2009 00:20 | Em resposta a: #230185

caro Nuno Inácio,

Obrigado pela sua mensagem. Também tenho no Ourondo, mas numa geração ligeiramente posterior, um António Francisco que cc Ana Fernandes (f.26.07.1644). O seu filho António Francisco (n. ??.05.1634), cc Maria Fernandes (n.1640), das Relvas, filha de Domingos Fernandes e Maria João, em 27.02.1661.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#230441 | jaferro | 25 mai 2009 15:39 | Em resposta a: #230185

Caro Nuno Inácio,

Para juntar à sua BD, encontrei nos RP de Janeiro de Baixo, i171, em 17.01.1590, Domingos Fernandes, morador no lugar do Barco, cc Catarina Gaspar, filha de Beatriz Anes, do Brejo de Cima.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#230816 | coviantiga | 30 mai 2009 01:46 | Em resposta a: #230185

Caro Nuno Inácio
Por acaso tem alguma coisa na sua base de dados, respeitante à família Leal Delgado ramo do Barco?
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#230833 | nunoinacio | 30 mai 2009 10:30 | Em resposta a: #230816

Caro M. Campos

Tenho muitos Delgado. Consegue ser mais preciso sobre o que procura?

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#230980 | coviantiga | 01 jun 2009 00:42 | Em resposta a: #230833

Caro Nuno
Procuro alguém desta família que me dê qualquer luz sobre minha bisavó HERMÍNIA AUGUSTA LEAL DELGADO ,que casou com 18 anos com António de Campos Paes do Amaral em 28/7/1869, no Paúl.Diz que é filha de pais incógnitos, mas 1 das testemunhas que a acompanha é o Dr.Luis António Leal Delgado.
Isto já é estranho por ter o mesmo nome dela.Porém, depois de ver testamentos, encontrei 1 de Angélica Teodora Leal Delgado Vª do Capitão José Miguens Delgado do Barco, que diz ter ido ao Paúl visitar a família e lá fez testamento, onde a dada altura do mesmo, diz que deixa.... a Hermínia Júlia, Hermínia Januária e HERMÍNIA AUGUSTA QUE ESTÃO CÁ A SER CRIADAS EM CASA" .... Quem seriam as 3 meninas 1 seria a minha bisavó,? quem seriam as outras? lá criadas em casa, porquê? adoptadas, logo 3,? filhas de algum dos padres da família? para não deixarem as filhas ser criadas de outra maneira?.Quem conheceu minha bisavó ,mas nada sabe disto,diz que tinha 1 educação esmerada e até tocava piano....Viu alguma coisa sobre alguma destas meninas?, sobre os Padres Manuel Joaquim Leal Delgado e José António L.D bem com do o tal Dr Luis que a acompanha, todos filhos do Dr.Manuel Dias Delgado e Maria José Vaz dos Santos 'Leal ?
Se tiver algum dado sobre este enigma que não me deixa fazer mais buscas daquele lado.agradeço-lhe muito.
Muitos cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#250128 | Filipe PC | 18 fev 2010 21:55 | Em resposta a: #166701

Caro Nuno Inácio

Já mandei um mail acerca do PAF do Barco.

Obrigado

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#274359 | jramos | 11 abr 2011 16:13 | Em resposta a: #166755

Caro Confrade Nuno Inácio,

Como possivelmente já terminou as leituras da freguesia de Barco, tomava a liberdade de voltar a perguntar pelos meus antepassados.

Agradeço desde já a disponibilidade.

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#274366 | nunoinacio | 11 abr 2011 17:21 | Em resposta a: #166730

Caro confrade

Infelizmente, tendo concluido o levantamento dos dados da freguesia do Barco não encontrei o casal que refere. Possivelmente estaria nalgum dos livros que faltam dessa freguesia.

Cumprimentos

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#274375 | jramos | 11 abr 2011 19:03 | Em resposta a: #274366

Caro Confrade,

Muitíssimo obrigado.

Mais um beco sem saída. Infalizmente nesta nossa actividade são muitos.

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#274842 | joaobarros | 19 abr 2011 20:49 | Em resposta a: #274375

Boa noite
caros Confrades,

Estou com dificuldade em encontrar dados de familiares que julgo terem nascido na freguesia do Barco:


- Matheus Lourenço n. Barco, casou com Marianna São José n. Aldeia das Dez;

- Tiveram Manoel Caetano Leal n. Barco, casou com Pulcheria Luiza n. Alcains.

Tiveram Maria José Augusta, n. Telhado 30-01-1833


Caso tenham alguma dado que me possam fornecer, agradecia.

Obrigado
João Barros

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#275517 | joaobarros | 01 mai 2011 10:58 | Em resposta a: #274842

Bom dia
Caros Confrades,

Renovo o pedido, acrescentando e organizando melhor a informação:

1 - Maria José Augusta, n. Telhado 30-01-1833

2 - Manoel Caetano Leal n. Barco
3 - Pulcheria Luiza n. Alcains.

4 - Matheus Lourenço n. Barco;
5 - Marianna São José, n. Aldeia das Dez;

6 - António Francisco Geada n. Barco
7 - Maria Santos? Freira?,

São aparentemente dois ramos diferentes de ascendentes com origem na freguesia do Barco.

Agradeço a quem poder acrescentar alguma informação.

Obrigado
Cumprimentos
João Barros

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#275747 | coviantiga | 04 mai 2011 23:31 | Em resposta a: #250128

Caro Filipe
Por acaso a sua família liga aos Leal Delgado do Paúl? o seu Campos de onde é ?
O meu lado é Campos, do lado Leal de Campos (Paúl Barco ) e de outro Campos de Alpedrinha, Alcongosta.
A ligação "Pinheiro de Campos " deixa-me surpresa, pis o sinete de minha família, tem uma árvore copda (tipo pinheiro) com as raízes de fora.
Se me puder dar qualquer ajuda agradeço.
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#275932 | jaferro | 07 mai 2011 17:28 | Em resposta a: #275517

Caro Confrade João Barros,

Na minha base de dados tenho algumas - melhor dizendo, poucas - informações sobre os óbitos de pessoas que refere ou de familiares. Estes dados foram gentilmente cedidos pelo confrade Nuno Inácio antes de ter concluído a leitura dos microfilmes do Barco. Certamente, na actualidade, terá mais do que aqui disponibilizo:

Do casal Pulqueria Luísa e Manuel Caetano tenho o falecimento de uma filha, Imelindra (?), em 23.06.1813, no Barco.

Mateus Lourenço, falecido em 15.12.1792, no Barco, terá nascido de acordo com o registo de óbito, em 1742, no Barco, cc Mariana de São José ou de Jesus. Deste casal, tenho os óbitos de três filhos: Maria, f.22.11.1780, com +- 5 anos; João, f.10.07.1782 e António, f27.01.1791, com +- 6 anos.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#275947 | joaobarros | 07 mai 2011 21:04 | Em resposta a: #275932

Caro
José Fernandes Rodriguez,

Muito obrigado pela informação, já permite localizar no tempo e o local onde viveram as pessoas indicadas.

Talvez realmente o confrade Nuno Inácio, possa ter alguma informação sobre os baptizados e casamentos.

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos
João Barros

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#277267 | luisjrm | 29 mai 2011 14:19 | Em resposta a: #166701

Caro Confrade Nuno Inacio
tenho um antepassado de nome Antonio Rodrigues Frade que se casou em 1675 e foi referido no registo que era natural de Castelejo termo da Covilha este e filho de Pedro Gregorio e de Brites Rodrigues, pedi ao arquivo o reg. de baptismo e não foi encontrado, possivelmente porque não era a freguesia onde efectivamente foi Baptizado.
Aqui no "Geneall" lancei o topico" Castelejo" e foi imformado que possivelmente o nome dos pais do ref. Antonio Rodrigues Frade constavam aqui no geneall Pedro Gregorio e Brites Roiz -Covilha ,Barco 1620 ,pais tambem de guiomar Roiz, baptizada na Freguesia do Barco a 22-12-1648 e se casou com Manuel Francisco natural de Castelejo.
Sera possivel uma ajuda de vossa parte ?
cumprimentos
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#277641 | luisjrm | 03 jun 2011 21:02 | Em resposta a: #277267

......

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#277646 | jaferro | 03 jun 2011 22:15 | Em resposta a: #277641

Caro Confrade Luís,

A ligação que o confrade António G. Pereira lhe deu no tópico sobre o "Castelejo, Fundão" é a base da sua pesquisa, convergindo para o apelido "Rodrigues Frade", que apresenta um dos netos de Guiomar Rodrigues.

Com base nos dados recolhidos pelo confrade Nuno Inácio, tenho o seguinte:

I. Guiomar Rodrigues cc Manuel Francisco. Tiveram:
1. Victoria, b. 14.09.1666, Barco
2. Joselia, b. 10.06.1669, Barco
3. Anastácia, b. 09.04.1672, Barco
4. Tomé, b. 04.08.1675
5. Simão Francisco, que segue.

II.1 Simão Francisco cc Paula Fernandes Geada, f.05.04.1734, Barco (1º Casamento). Tiveram:
1. Martinho, b11.11.1709, Barco
2. João, b.20.10.1711, Barco
3. Simão, b.13.10.1713, Barco
4. Manuel Rodrigues Frade, que segue.

II.2. Simão Francisco cc Isabel Francisca, Sobral de Casegas, filha de Manuel Francisco e Ana Francisca. (2º casamento)
1. Romão Francisco, b.28.02.1740, Barco

III. Manuel Rodrigues Frade cc Helena Barata, f.26.09.1767, filha de António Barata e Maria Fernandes, do Peso. A Helena Barata casa 2ª vez com Brás Afonso, f.18.12.1781, filho de António Galvão e de Helena Fernandes.

É o que tenho.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#277669 | luisjrm | 04 jun 2011 11:56 | Em resposta a: #277646

Caro Confrade Jose Fernandes Rodriguez

os meus agradecimentos pelos dados da mensagem anterior, de facto tudo aponta para que o Pedro Gregorio/Brites Rodrigues, pai de Antonio Rodrigues Frade seja tambem o pai da ref. Guiomar Roiz, sobre o mesmo ja tentei atravez do Arquivo de Castelo Branco saber se a ref. Guiomar Roiz (Barco) tinha no respectivo registo de baptismo alguma anotação na margem sobre a Casa da India e de Mina datada do ano de 1762/63 ,conforme aparece no registo de casamento do Antonio R. Frade e de seus filhos e netos nos paroquiais da freguesia da Igrejinha /Evora, mas segundo o Arquivo estes livros encontram-se no ANTT,por outro lado os processos referentes a Casa da India e da Mina nem todos se encontram disponiveis para consulta no proprio ANTT.Assim fiquei mais uma vez parado a aguardar que consiga mais alguns dados ou informação que me posiblitem as buscas.

Cumprimentos
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia do Barco - Covilhã

#340266 | agp | 02 jan 2014 10:13 | Em resposta a: #166701

Caro Nuno Inácio,

Tem a data de nascimento de Maria de Jesus que nasceu no Barco cerca de 1858, filha de António Simões, de Lavacolhos, e de Angélica Antunes, do Barco, neta paterna de Joaquim Simões e Josefa Pereira e materna de Domingos Antunes e Maria Clara? Também lhe queria pedir a data de nascimento daquela Angélica e os nomes dos avós.

Maria de Jesus é a mãe do pintor Jaime Fernandes, natural do Barco, de que há alguma informação na internet.

Antecipadamente grato,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Freguesia do Barco - Covilhã

#418544 | gouveiatd | 08 out 2019 12:40 | Em resposta a: #166701

Carissimos

Alguem me podia ajudar sobre as origens, raizes da familia de

Inacio Duarte Delgado casado com Ermelinda Mendes Serra

Antonio Vaz Gouveia casado com Maria Barata de Jesus (das Relvas)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 07:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen