Família Boni

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Formação

Família Boni

#167922 | tbonny | 20 set 2007 15:57

Caros amigos,

sou um jovem de 23 anos, de momento muito interessado pela sua genealogia. Após algumas idas a conservatórias, bem como à Torre do Tombo, sem grandes resultados, debruço-me agora sobre os arquivos do exército, após ter descoberto na certidão de nascimento de meu bisavô (Carlos Augusto Boni, nascido a 1894) que o meu trisavô (Francisco da Paula Boni, nascido a ?) foi soldado.

Entretanto, e tendo em conta a minha falta de experiência, vinha desta forma perguntar aos ilustres presentes, se me podem dar mais sugestões para pesquisar.

Gostaria também de deixar algumas perguntas de carácter mais geral.

- Algum de vós sabe quando foi que o nome Boni entrou em Portugal?

- O meu bisavô, Carlos Augusto Boni, ficou registado no seu BI, como Carlos Augusto Bonny. Algum de vós faz ideia da razão pela qual isto aconteceu? Graças a essa alteração tembém eu carrego ainda o Bonny.

Muito grato pela atenção,

Tiago Bonny

Resposta

Link directo:

RE: Família Boni

#168114 | rmfrp | 22 set 2007 16:49 | Em resposta a: #167922

Caro Tiago Bonny:

A uniformização da ortografia portuguesa é um fenómeno recente. Tratando-se de nomes raros (e eventualmente de origem estrangeira) mais difícil se tornou essa uniformização. Assim, dificilmente se pode afirmar que no seu bisavô o nome foi "alterado" de Boni para Bonny - mais correcto será dizer que o apelido escrito se fixou como Bonny nessa geração.

Se procurar no site das páginas brancas online (http://pbi.pai.pt) verificará que existem telefones registados em nome de pessoas com o apelido "Boni", "Bony" e "Bonny". Os "Boni" poderão ser eventualmente parentes seus mais afastados.

Para obter mais ajuda dos colegas do Fórum seria importante indicar de que localidade são originários os antepassados que pesquisa, quais os cônjuges, etc. Suponho que com o registo de nascimento do seu bisavô já saiba o nome da respectiva mãe e avós - mas não informou quais eram.

Aproveito para lhe perguntar a razão pela qual afirma que foi à Torre do Tombo sem grandes resultados.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Boni

#168387 | tbonny | 24 set 2007 16:50 | Em resposta a: #168114

Ilustres amigos,

deixo então grande parte das informações que possuo sobre a minha descendência, os Boni.

Avô: Armando Augusto Boni (nascido a 1929 em Coimbra); ainda vivo, embora com escassas informações sobre os seus laços familiares mais remotos.

Bisavô: Carlos Augusto Bonny (nascido a 1894, na freguesia do Castelo, Lisboa); foi ele quem trouxe o nome Boni para Coimbra; foi também na sua geração que apareceu no seu BI o nome escrito como Bonny (emitido em 1936), apesar de posteriormente, no seu assento de óbito, já aparecer novamente Boni. Sei que tinha pelo menos um irmão, do qual não conheço sequer o nome.

Trisavô: Francisco da Paula Boni (nascido a ?, na freguesia de Santa Engrácia, Lisboa); segundo o assento de nascimento de Carlos Boni, este seria por essa altura, soldado reformado. Não faço ideia com que idade teve Carlos Boni, e daí a minha dificuldade em prosseguir com a minha pesquisa. Casado com Maria Rosa.

Tetravô: Francisco da Paula Boni (nascido a ?); deste individuo não conheço nada, apenas o seu nome, também isso a partir do assento de nascimento de Carlos Boni. Acho estranho o nome ser igual ao do filho, seria isso normal naquela altura? Talvez me possam esclarecer sobre isso.


Ainda voltando ao assunto Boni/Bonny, disse-me o meu Avô que o seu registo ficou Boni porque na altura em que nasceu, primórdios do Estado Novo portanto, não era permitido o assento de nomes estrangeiros, e por essa razão, eles eram convertidos para português, "aportuguesados". Foi por causa disso, e tendo em conta que o seu pai era Bonny, que o meu Avô voltou a usar o nome Bonny com o meu Pai, tendo claro passado para mim. Lembro porém que todos os registos que possuo dos individuos que mencionei, apenas no BI do meu Bisavô aparece o nome Bonny, sendo curioso que nesse mesmo documento aparece também o nome de seu pai, como Francisco da Paula Boni.

Uma questão intrincada que talvez me possam esclarecer.

Grato pela atenção,
Tiago Bonny

P.S.- a minha mais recente informação veio do Arquivo Histórico Militar, que detectou nos seus arquivos um individuo de nome Pedro Hipólito da Silva Boni. Julgo tratar-se de um filho do meu Tetravô, já que ele esposou com uma mulher de nome Maria Theresa da Silva. Dessa forma faz sentido que este "novo individuo" seja filho de ambos. É só uma hipótese que espero tornar clara quando tiver oportunidade de me deslocar a Lisboa.

P.S.2 - A razão pela qual não obtive resultados na torre do tombo, foi o desconhecimento da data de nascimento do meu trisavô, Francisco da Paula Boni. Dessa forma tive de fazer uma aproximação dessa data, e assim pesquisar os livros paroquiais de Santa Engrácia, num período de quase 30 anos, não tendo encontrado o assento que procurava.

Resposta

Link directo:

RE: Família Boni

#168420 | rmfrp | 24 set 2007 21:52 | Em resposta a: #168387

Caro Tiago Bonny:

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos.

O registo de baptismo do seu bisavô Carlos Augusto Bonny, nascido em 1894, deve indicar (como é habitual nos registos de baptismo de 1860 em diante) qual a freguesia em que os seus pais casaram. Já sabe qual é? Com essa informação pode procurar, de 1894 para trás (eventualmente até 20 anos ou mais), o registo de casamento dos seus trisavós.

Por sorte, também a partir de 1860, passaram a ser habitualmente indicadas as idades dos noivos nos registos de casamento. A partir daí já terá uma boa estimativa do ano de nascimento do seu trisavô (mesmo que com alguns anos de erro como muitas vezes acontece).

Há a possibilidade de o seu trisavô ter nascido na freguesia de Santa Engrácia e ter sido baptizado em outra freguesia. Infelizmente em Lisboa isso acontecia com alguma frequência. Mas não há garantia de a sua pesquisa de quase 30 anos de registos ter coberto a data correcta - é por esse motivo que eu lhe recomendo a consulta do registo de casamento.

A existência de filhos com o mesmo nome do pai é um fenómeno comum.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Boni

#168492 | tbonny | 25 set 2007 14:24 | Em resposta a: #168420

Caro Rui Pereira e restantes leitores,

realmente, no assento de baptismo de Carlos Augusto Boni, vem a seguinte informação:

" (...) filho legítimo de Francisco da Paula Boni, soldado reformado, natural da freguesia de Santa Engrácia de Lisboa, e de Maria Rosa Boni, natural de freguesia de Santo Ildefonso, concelho e diocese do Porto, recebidos na mesma freguesia de Santo Ildefonso, parochi... e moradores nos Quarteis Velhos desta freguesia. Neto legítimo de (...) "

Como deve ter percebido, houve palavras que não decifrei tais como "parochi..." Como suponho que a palavra seja vulgar nestes assentos talvez me possa esclarecer.

Mais, será "recebidos" sinónimo de casados?

Muito obrigado pela ajuda e paciência que me tem dispensado.

Grato,
Tiago Bonny

P.S. - realmente aparecem outros Bonny nas páginas brancas, pessoas essas que o meu avô desconhece quem sejam, pelo que julgo serem familiares directos. Infelizmente as páginas brancas não apresentam a morada, pelo que talvez venha a telefonar a essas pessoas.

Resposta

Link directo:

RE: Família Boni

#168525 | Vieira-SimõesIII | 25 set 2007 20:36 | Em resposta a: #168492

Caro Tiago Bonny

Recebidos na freguesia de Sto Ildefonso é o mesmo que dizer que casaram nessa freguesia de Sto Ildefonso.

A palavra que falta, "parochi..", deverá ser "paroquianos", ou seja, moravam e iam á igreja nos "quarteis velhos desta freguesia" à data em que foi escrito o assento.

Agora o próximo passo é procurar o assento de casamento de Francisco de Paula de Boni e Maria Rosa, em Sto Ildefonso, Porto, recuando a partir da data de nascimento do filho mais velho conhecido.

Espero ter ajudado, boa sorte
Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Família Boni

#168531 | rmfrp | 25 set 2007 21:30 | Em resposta a: #168492

Caro Tiago Bonny:

Verifico que o colega Edmundo Simões já respondeu às suas dúvidas. Aparentemente tem todos os dados de que necessita para continuar a sua pesquisa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Boni

#178479 | Dboni | 02 jan 2008 17:59 | Em resposta a: #168531

Boa Tarde.
Eu também estou procurando sobre a origem da família Boni no Brasil.

Embora eu não conheça ninguém da familia Boni.
Gostaria muito de conhecer.

Caso você possa me ajudar eu lhe agradeço.
Muito Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Boni

#178570 | S.João de Rei | 02 jan 2008 23:55 | Em resposta a: #168492

Na segunda metade do século XVII, existiram entre outros, dois irmãos de grande valor em Mazagão (Marrocos) referenciados como muito hábeis, na nossa maior vantagem sobre o inimigo moiro. Ou seja no choque a cavalo, simultaneamente há perícia bem treinada, na monta e no manejo da lança e da espada. Eram eles Antonio Valente Cordeiro e Luís Valente Cordeiro “o Bonina”.
A alcunha de “Bonina” poderia ter-se eventualmente mantido e mais tarde alterado para “Boni”... Outros casos houve na época de adoção de alcunhas, que me vem á memória nomeadamente os Cassis, também em Mazagão.
Estes Valentes pertenceram á nobreza de Mazagão, originários do Algarve, onde o primeiro desse nome terá sido aio de um rei nosso ... tendo adotado este sobrenome Valente, do qual igualmente não me recordo o original!
Do diário da História de Mazagão, refiro:
1705, 9 de Junho.
Num choque com os mouros, estes mataram o cavalo do almocadém António Valente Cordeiro, que ficou a pé entre os inimigos. Não se rendeu porém, e fez-lhes tal destroço às lançadas e cuitiladas que eles o mataram e fizeram em pedaços (Mercês de D. João V, livro 4, fl 240).
Luís Valente Cordeiro, terá tido a patente de capitão.
É apenas um “palpite”!
Boas pesquisas e cumprimentos.

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Boni

#178609 | Dboni | 03 jan 2008 11:08 | Em resposta a: #178570

Eu estou procurando na internet e não estou tendo muito sucesso, o senhor poderia me dar alguma dica de onde eu posso estar fazendo as pesquisas?

DEsde já agradeço a vossa atenção.
Muito Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Boni

#178610 | S.João de Rei | 03 jan 2008 11:57 | Em resposta a: #178609

Da nossa presença no norte de África que começa com o marco dos descobrimentos, em 1415 (tomada de Ceuta), e lá permanecemos até 1769, com a entrega de Mazagão (hoje el Jadida).
A ultima verdadeira Cruzada do mundo Ocidental, a mais longa de sempre, 354 anos! Não combatemos por petróleo, por qualquer outra “fonte” econômica. Combatemos pelo prazer da Guerra em terreno permanentemente hostil. Criamos fortalezas (vilas fortificadas) ao longo da costa marroquina e saímos quando nos apeteceu!
Como sempre na historia em que fomos vencedores estivemos sós. Para raiva e inveja do resto do mundo.
Da retirada de Mazagão, os mazaganistas (famílias) aportaram em Lisboa e cerca de um ano depois, a maioria partiu para o norte do Brasil com a incumbência de ocupá-lo. Sediaram-se onde hoje é o Amapá. Grande parte morreu de isolamento, clima e saudade, outra migrou para outras partes do Brasil (Belém, Recife, Rio de Janeiro etc), sempre dedicados á carreira das armas.
Para mais informação de Mazagão adquira, a História de Mazagão, por Augusto Ferreira do Amaral (GeneAll). Na net que eu saiba não tem nada.
Cumprimentos

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Família Boni

#272364 | Felipe Boni | 12 mar 2011 16:47 | Em resposta a: #167922

Eu quero saber também.
DE:Felipe da Silva Boni.

Resposta

Link directo:

RE: Família Boni

#272485 | Conde | 14 mar 2011 17:32 | Em resposta a: #272364

Sou descendente de Jacques Bony natural de Sixe, França que vem na base de dados deste site.

Resposta

Link directo:

Família Boni

#379605 | Conde | 05 abr 2017 11:55 | Em resposta a: #272485

Jacques Bony, natural de Saint Louis de Sixe, Reino de França casou e teve uma filha Luzia Francisca Bony que vivia na Ajuda e casou na Freguesia de S. Salvador, Lisboa a 15/7/1772 com Manuel António de Sousa. Têm muita descendência em Portugal, Brasil, Alemanha. São meus 6ºs avós.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 15:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen