Familias de Lagos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familias de Lagos

#183354 | LBolacha | 03 fev 2008 01:41

Caros Confrades

Agradeço qualquer tipo de informações sobre as ditas pessoas, ascendentes e colaterais de:

1. Sebastião dos Santos MOREIRA n. 19 Jan 1839 - Santa Maria, Lagos

2. João dos Santos MOREIRA n. Lagos; cc (20 Abr 1830 - Santa Maria, Lagos).
3. Mariana da GLÓRIA was born in Lagos.

4. Manuel dos Santos MOREIRA n. Lagos
5. Teresa de JESUS n. Odiaxere, Lagos
6. Joaquim Antonio COUTINHO n. Mexilhoeira, Lagos.
7. Ana Vitoria ANGÉLICA n. Lagos.

12. Gonçalo COUTINHO n. Mexilhoeira, Lagos
13. Ana VITORIA n. Lagos.
14. André GONÇALVES n. Lagos
15. Isabel JOAQUINA n. Lagos.

Agradeço qq ajuda

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#183539 | LBolacha | 04 fev 2008 17:41 | Em resposta a: #183354

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#183580 | S.João de Rei | 04 fev 2008 21:20 | Em resposta a: #183539

Caro Levi Redondo Bolacha

Desconhecia Coutinhos em Lagos, sem ser “os meus” Azevedo Coutinho.
Mais que uma geração utilizou para os filhos o apelido Azevedo Coutinho ou Vilalobos, indescreminadamente.
Talvez o “seu”:
Joaquim Antonio COUTINHO n. Mexilhoeira, Lagos cc Ana Vitoria ANGÉLICA n. Lagos.
Poderá ser ? o “meu”:
José Joaquim de Vilalobos
Nasceu a 23/08/1782 e faleceu a 3/10/1837.
Foi cadete do regimento de infantaria de Lagos e posteriormente Vereador da Câmara de Lagos.
Casou com D. Vitoria Violante de Villa Vicencia, que nasceu a 26/03/1777 e faleceu em 1848, herdeira do morgado da quinta da Cruz de Pedra, em Portimão, por falta de descendência do seu irmão António Corrêa de Freitas Lordello da Costa Villa Vicencia (Tenente Coronel). Era filha de Luis Manuel da Silveira Correia de Freitas da Costa , juiz da alfandega em Portimão e de Maria Vitoria Villa Vicencia de Sampaio Mascarenhas, 4ª administradora do referido morgado.
Um irmão de José Joaquim de Vilalobos de nome Baltazar de Azevedo Coutinho foi o executor da bela planta/mapa topográfica/hidrográfica de Lagos e Portimão, encomendada pelo ministro da Marinha, D. Rodrigo Sousa Coutinho. Acessível nos documentos da Torre do Tombo (digital), mas com erro na atribuição do apelido. Como em quase todo o organismo publico ou privado português é, difícil abordá-los, dar-lhes sugestões ou alertas e muito menos então que o aceitem!
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#183590 | LBolacha | 04 fev 2008 23:27 | Em resposta a: #183580

Caro José de Azevedo Coutinho

Este ramo tem me dado bastante trabalho e muito pouca informação devido ao mau estado dos registos, não tendo no entanto qualquer duvida sobre o uso do apelido Coutinho. se o seu José Joaquim de Vilalobos for filho de um Gonçalo COUTINHO e de uma Ana VITORIA, e se segundo os seus cálculos ele possa ter tido uma filha, de nome Mariana da Glória (natural de Lagos e cc João dos Santos Moreira a 20/04/1830 em Santa Maria de Lagos), seria uma verdadeira boa noticia para mim, embora no registo de casamento da filha não aja nenhuma referencia ao que fazia o seu pai.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#183762 | A-Pereira | 06 fev 2008 02:06 | Em resposta a: #183590

Caros Senhores

Numa passagem pelo V/ tópico verifiquei que alguns dos nomes de antepassados Vossos são assinalados como tendo nascido em - Mexilhoeira, Lagos.
Como seique a Mexilhoeira é uma das freguesisas do Concelho de Portimão, fiquei confuso.
A minha questão - se tiverem a gentileza de me elucidar - é a seguinte:
A Mexilhoeira já fez parte do Concelho de Lagos?

Agradeça antecipadamente o V/ esclarecimento.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#183802 | LBolacha | 06 fev 2008 11:49 | Em resposta a: #183762

Ora ai está uma grande questão caro sr da qual eu ainda não consegui uma solução.
Pelo que li, o padre refere uma Mexilhoeira como sendo de Lagos e eu admito que por não conhecer bem os limites de onde acaba cada concelho no Algarve (embora conheça a localização das terras) não achei estranho, até ter verificado que realmente a Mexilhoeira fica em Portimão. Sendo assim, ou a Mexilhoeira ou parte dela pertenceram ao Concelho de Portimão em dada altura, ou o padre confundiu-se ao escrever os assentos e acabou por me confundir a mim também.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#183921 | A-Pereira | 06 fev 2008 22:34 | Em resposta a: #183802

Caro Senhor Levi Redondo Bolacha

Agora ainda fiquei mais curioso e por isso mesmo resolvi investigar um pouco. Com a bibliografia que tenho em casa pouco mais saberei. Tenho de recorrer a outras fontes.
Entretanto, partilho o que já encontrei por aqui pelas minhas estantes. Penso que gostará de saber.

No livro "Foral de Vila Nova de Portimão - 1504", de Maria da Graçã Maia Marques e Maria da graça Mateus Ventura, uma edição de 1990 da Câmara Muincipal de Portimão, pode ler-se na pág.12/13:

"Voltando aos limites do termo O Livro do Almoxarifado de Silves, atribu+ido ao ano de 1474, aponta entre várias povoações e lugares que pertenciam ao termo de Silves, o mergado de Arge, o reguengo do castelo do Ninho, a herdade da Penina e o lugar de Alvor. Ora o reguengo do Castelo do Ninho estendia-se da ribeira de Biona à ribeira do Farelo no sentido nascente-poente, do Monte do Malhão a norte descia até Alvor. este reguengo, bastante extenso, devia envolver a norte e a poente o novo termo de Portimão. A poente o limite do termo é-nos dado, porém, com mais precisão, por um documento posterior emanado da chancelaria de D. João III e datado de 1530 (ANTT, Chanc. de D. João III, Liv,39º, fl.76v.). Ao definir os limites de Alvor, elevada a vila no tempo de seu pai., estabelece a linha de separação dos dois concelhos vizinhos da seguinte forma: caminhando uns 800 metros pela estrada que vinha da Mexilhoeira para Portimão, a qual passava um pouco a norte dos actuais Montes de alvor, inflectia-se para sul em direcção ao mar. Para nascente dessa linha ficava o termo de Portimão que se estendia até ao rio Arade. Só bastante mais tarde, no séc. XVIII, obtemos uma referência quanto à extensão do terrmo para norte quando o Pe. Luís Cardoso, em 1758, refere que Portimão confrontava em distância de meia légua com o termo da cidade de Silves. (Pe, Luís Cardoso, dicionário Geográfico de Portugal, vol. 29, fl.1615, art. 5º). Mas já Vila Nova nessa altura começava a estender a sua jurisdição: primeiro para ocidente, até à ribeira de Odelouca, depois para poente com a integração de Alvor no seu termo, tudo por ordem do Marquês de Pombal em 1773 (Alvará de D. José de 16 de Janeiro de 1773, transcrito por J. A. G. Gascon, Subsídios para a Monografia de Monchique. Portimão, 1995, pp. 148-150). Mais tarde, em 1792, com o desmembramento da freguesia da Senhora do Verde e a distribuição dos seus fregueses por Portimão, Alvor, Mexilhoeira e Marmelete, o concelho alargava-se para norte (Provisão pela qual se anexa a Igreja de Nossa Senhora da Assumpção do Verde às parochias immediatas. Liv. 6º do registo da Câmara Eclesiástica d Faro, fl. 38v - 41v.). Finalmente, com a integração da freguesia da Mexilhoeira Grande no seu termo por volta de 1834, o concelho adquiria sensivelmente a área que hoje conserva.".

Por seu turno, o Pe. José Gonçalves Vieira, em 1911, na "memória Monográfica de Portimão", reeditada pela Junta de Freguesia de Portimão em 1996 diz-nos, na pg. 23:
"Extincta em 1834 a freguezia da Senhora do Verde, a sua area foi dividida pelas freguezias de Mexilhoeira Grande, Alvor, e Portimão, cabendo a esta com parte do morgado de Reguengos, os sitios ds casas Velhas, Portella dos Meninos, ´João Affonso, Monte Alto, Torrinha e Rasmalho".

Nao se consegue portanto apurar a verdadeira constituição do Concelho de Portimão, no sentido cronologico e fica por saber de onde vem Mexilhoeira. De Lagos? possivelmente. Em 1834? talvez... As Graças assim o afirmam... mas o texto é um pouco confuso. Não me parece que Odelouca fique a ocidente de Portimão... Em Portimão, poente e ocidente são a mesma coisa (parece-me).

Na falta de fontes do concelho de Portimão, o que se pode fazer é uma pesquisa à história do Concelho de Lagos, na espectativa de encontrar alguma referência a Mexilhoeira. Mas sobre Lagos não tenho a bibliografia adequada aqui´à mão. vou pesquisar e dei-lhe-ei alguma coisa se descbrir algo de útil

A genealogia tem destas coisas... aguça-nos a curiosidade e leva-nos a outros lugares. dilata-se o conhecimento. é bom!

Cumprmentos e obrigado pela sua atenção

António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#183922 | A-Pereira | 06 fev 2008 22:39 | Em resposta a: #183921

Caro Senhor

Eu novamente.

devia ter lido o texto que enviei há pouco. Falha minha. Erros ortogrficos, falta de pontuação... enfim!

Penso que é legível. Ao menos!
Peço desculpa

Cumprimentos
Antonio Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#183926 | melisa | 06 fev 2008 23:14 | Em resposta a: #183921

Caros António Alferes Pereira e Levi Redondo Bolacha

Veja-se as memórias paroquiais de 1758 que poderá ser consultada na TT on line procurando por Mexilhoeira .

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#183931 | LBolacha | 07 fev 2008 00:01 | Em resposta a: #183922

Caro Sr

Agradeço-lhe imenso tal pesquisa, pois sinceramente eu entre mexilhoeiras ando bem avido. Por mais que uma vez tenho padres a referir a terra natal de algum parente como sendo da Mexilhoeira, embora por vezes seja a Mexilhoeira Grande e outras a Mexilhoeira da Carregação (esta ultima segundo me parece em Lagos) e no meio de tanta pesquisa acabo por perder alguns fios às meadas.
Irei dar algum descanso a este ramo, e voltar a reler tudo de modo a perceber de terra estão os senhores padres a falar.

Agradeço no entanto esta inestimável ajuda

Atenciosamente
L.R.B.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#183997 | A-Pereira | 07 fev 2008 14:20 | Em resposta a: #183926

Cara Maria Elisa

Obrigado pela ajuda. Vou ver. Nunca me lembro dessa preciosa ferramenta de trabalho..
Obrigado

António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#184002 | AIRMID | 07 fev 2008 14:41 | Em resposta a: #183931

Caro LBolacha

A Lagos, pertence a Mexilhoeira Grande.
Mas não sei se sempre foi assim.


Melhores cumprimentos

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#184010 | pachancho | 07 fev 2008 16:54 | Em resposta a: #183802

Caro Levi,



Corografia ou Memoria economica, estadistica e topografica do Reino do Algarve - Página 273
de João Baptista da Silva Lopes - 1841
Segundo este manual pertence ao concelho de Portimão.

Diccionario geographico, historico, politico e litterario do reino de ... - Página 331
de Paulo Perestrello da Câmara - Portugal - 1850
Segundo este livro pertence ao concelho de Monchique

Ambos os livros estão disponiveis, com visualização integral, no google books online, podendo fazer o download dos mesmos.


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#184033 | melisa | 07 fev 2008 20:28 | Em resposta a: #184002

Cara Airmid

A Mexilhoeira Grande não pertence ao concelho de Lagos nem nunca pertenceu ao termo dessa cidade.

Foi termo de Silves. Posteriormente termo de Vila Nova de Portimão.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#184036 | melisa | 07 fev 2008 20:51 | Em resposta a: #184010

Cara Paula Peixoto

Paulo Perestrello da Câmara errou!

Nunca a Mexilhoeira Grande pertenceu ao termo de Monchique.

Monchique até 1773 foi apenas lugar do termo de Silves.

tendo passado a concelho absorvendo parte da então extinta freguesia da Senhora do Verde.


Segundo o dr. Álvaro de Azevedo, Paulo Perestrello da Câmara “escreveu não pouco, mas com precipitação e talvez de memória, por isso nas suas obras a forma é descurada e frequentes as inexactidões”.

0 autor do Diccionario Bibliographico Portuguez, em muitos lugares da sua obra, aponta muitos erros e deficiências que se encontram nos escritos de Paulo Perestrelo da Câmara, especialmente no Diccionario geographico, historico, politico, etc. que seria um trabalho muito útil, se na sua redacção tivesse havido mais diligencia e mais cuidado no estudo dos assuntos que ali são tratados."

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Memórias Paroquiais

#184038 | melisa | 07 fev 2008 20:58 | Em resposta a: #183997

Caro António Alferes Pereira

Em relação à Mexilhoeira Grande a qualidade do documento não será muito boa, mas a mesma poderá ser mais fácilmente lida se se fizer uma cópia em "fotos".

Em relação a outras freguesias a respectiva Memória Paroquial constitui uma boa fonte de informação das mesmas em meados do século XVIII e que poderão ser consultadas na TT on-line.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#184054 | suzy gama | 07 fev 2008 23:37 | Em resposta a: #183354

Caro Sr Levi Bolacha e restantes pesquisadores de Sta Maria, Lagos

O meu bisavô JOÃO dos Santos (Nepomuceno)* nasceu em Santa Maria de Lagos entre 1838 e 1839, foi filho de José do Santos, de Odiaxere, concelho de Lagos e de Maria da Conceição de Monte Mor Novo, Cabeça de Concelho e da Diocese de Évora (sic).
Aqui em Faro não temos o microfilme desta freguesia referente a estas datas e como este é, em princípio, o único assento desta freguesia que necessito, não valerá a pena solicitá-lo. Se o Sr. Levi ou algum dos participantes do Forum tiver acesso a este microfilme nas vossas pesquisas solicitava a vossa ajuda na localização deste assento, pois só com ele poderei avançar na procura do casamento dos seus pais, inclusivé poderá até conter a informação de onde "foram recebidos" :)

Agradecendo desde já a vossa ajuda
Cumprimentos
Susana R Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#184055 | suzy gama | 07 fev 2008 23:46 | Em resposta a: #184054

O * era para refereir que apesar de aparecer no baptismo do meu avô Anastácio como Joao dos Santos Nepomuceno, no seu próprio casamento aparece só como Joao dos Santos.

Susana

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#184061 | AIRMID | 08 fev 2008 00:34 | Em resposta a: #184033

Cara M. Elisa

Silves foi conquistado pelos Cavaleiros do Ordem de Santiago em 1189, e teve foral em 1266.

Lagos foi conquistada aos Mouros por D. Paio Peres Correia, em 1249 e pensa-se que o primeiro Foral tenha sido dado por D. Afonso III (1210-1279).
D. Afonso IV mandou construir as muralhas.
Em 1361 D. Pedro I elevou Lagos a Vila com jurisdição própria, já que até essa data estava subordinada ao Bispo de Silves.
A partir de 1451, Lagos com o advento dos Descobrimentos, ganha sucessivamente maior importãncia, até se tornar Capital, enquanto que Silves, que fora o Centro de divulgação de Ciência, sob o Califado de Córdova, declina, devido principalmente ao assoreamento do Rio Arade.

(Dados retirados dos sites oficiais das respectivas Câmaras.)

Será que a Confrade, nos pode informar sobre a constituição de Lagos e de Silves no século XV, na`Época dos Descobrimentos?

Com os melhores cumprimentos

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#184063 | LBolacha | 08 fev 2008 01:27 | Em resposta a: #184054

Cara Sra Susana

Tem quase a certeza que o assento se encontrar nos anos de 1838 e 1839 de Santa Maria de Lagos?

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#184065 | suzy gama | 08 fev 2008 01:35 | Em resposta a: #184063

Caro Sr Levi

O meu avô João Santos casou com a minha avó Maria Rosa em Sta Maria de Lagos no dia 15.09.1863, ele com 24 anos, natural e batizado na freguesia de Sta Maria de Lagos.
A data que aparece logo à vista é 1839 mas a hipótese de ainda não ter feito anos nesse ano remete-nos para 1838.

Cumprimentos
Susana R Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#184066 | suzy gama | 08 fev 2008 01:37 | Em resposta a: #184065

Nota: Trato-os todos por avôs, mas o João Santos que refiro é meu trisavô.

Susana

Resposta

Link directo:

RE:Termo de Silves e Termo de Lagos

#184069 | melisa | 08 fev 2008 04:20 | Em resposta a: #184061

Cara Airmid

Julgo que se está a incorrer numa enorme confusão entre Termo e Comarca.

Realmente Lagos era sede de comarca que julgo abrangeria praticamente o Barlavento Algarvio.

Também teinha o seu Termo, tal como Silves, Portimão, Alvor, Aljezur, Vila do Bispo.

Em 1435 Portimão (Vila Nova) pertencia ao termo de Silves conforme se pode atestar na chancelaria de D.Duarte I livro 3 FLs 65 em que Vasco Peres morador na V.N.de Portimão TERMO DE SILVES , recebe perdão.

Em 6/10/1482 (Chancelaria de D.João II, livro 6 fls 130) é concedida autorização de chamar Termo a Vila Nova de Portimão.

Em 1504 é Concedido Foral a Alvor que passa a ter termo.

No mesmo ano é concedido também foral a Aljezur.

Mas o que se passa com a Mexilhoeira Grande que pela sua localização a oriente do rio Alvor fronteira natural do termo de Lagos, e próximidade a Alvor e Portimão?

A dita freguesia continua a pertencer ao termo de Silves.

Ainda em 1758 nas Memórias Paroquiais são descritos os termos de Lagos e Silves.

Assim nas Memória Paroquiais de S.Sebastião Lagos constam como pertencendo ao Termo de Lagos:

N. Sª da Luz
Nª Srª do Diaxere (Odiáxere)
Bensafrim
Barão de S.Miguel
Barão de S.João
S.Sebastião de Budens
Nª Srª da Encarnação da Bordeira
Nª Srª da Conceição da Carrapateira
Nª Srª da Encarnação da Raposeira
Nª Srª da Conceição de Marmelete.

Por outro lado nas Memória Paroquiais de Silves , no mesmo ano de 1758 consta:

" Tem esta cidade termo grande que compreendetreze freguesias:

Lugar de Lagoa
" " Estombar
" " Ferragudo
" " Porches
" " Alcantarilha
" " Pera
" " Algôs
" " S.Bartolomeu de Messines
" " S.Marcos da Serra
" " Alferce
" " Monchique
" " MECHILHOEIRA GRANDE
Freguesia da Srª do Verde "

Consta ainda:
" Na freguesia de Estombar há uma aldeia chamada de Mexilhoeira da Carregação que cota emediata ao ryo que corre desta cidade para Vila Nova de Portimão e se carregão embarcaçõesde figo passase mais cargapara a corte Lisboa para setúbale mais partes ..."

Esta Mexilhoeira da Carregação, também popularmente chamada de Mexilhoeirinha ou Mexilhoeira Pequena é povoação distinta da Mexilhoeira Grande, situando -se como na margem esquerda do rio Arade perto de Estombar, enquanto a Mexilhoeira Grande que se situa a pouco mais de meia légua de Alvor no sentido do norte faz parte do concelho de Portimão desde meados do século dezanove quando deixou de pertencer a Silves.

Espero ter esclarecido sobre o motivo da minha anterior afirmação de que a Mexilhoeira Grande nunca fez parte do Termo de Lagos.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE:Termo de Silves e Termo de Lagos

#184105 | AIRMID | 08 fev 2008 13:48 | Em resposta a: #184069

Cara M. Elisa

Agradeço as suas informações.

O meu interesse, reside no século XV, ou por outra, até ao século XV.
Queria perceber a divisão do Sul, nessa época.

Melhores Cumprimentos

Marília

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#184126 | LBolacha | 08 fev 2008 17:18 | Em resposta a: #184066

Sim, certo, sendo assim eu sou capaz de ir a Torre Tombo na proxima semana e vou tentar n me esquecer de verificar esses dados para a Sra

Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#184137 | suzy gama | 08 fev 2008 20:14 | Em resposta a: #184126

Muito obrigada.
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#185066 | LBolacha | 16 fev 2008 20:12 | Em resposta a: #183354

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#194651 | LBolacha | 29 abr 2008 14:33 | Em resposta a: #185066

Caros Confrades

Procuro também informações sobre:

Mariana do Carmo da GLÓRIA: n. 19 Jul 1839 - São Sebastião, Lagos.

2. Francisco ANTONIO: n. 18 Set 1803 - São Sebastião, Lagos; cc 1 Maio 1825 - São Sebastião, Lagos.
3. Ana da GLÓRIA: n. 27 Maio 1804 - São Sebastião, Lagos.

4. Joaquim Manuel António MARTINS: n. Lagos;
5. Mariana da GLORIA: n. Lagos.
6. João dos SANTOS: n. Faro;
7. Rosa Maria de BELEM: n. Lagos.

8. Manuel MARTINS: n. Budens;
9. Catarina MARGARIDA: n. Lagos.
10. Manuel LOPES: n. Lagoa;
11. Joana MARIA: n. Nossa Senhora da Luz, Lagos.
12. José dos SANTOS: n. Lagos;
13. Esperança da CRUZ: n. Faro.
14. José ANTÓNIO: n. Alcantarilha, Silves;
15. Maria da CONCEIÇÃO: n. Silves.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#221950 | LBolacha | 23 fev 2009 19:12 | Em resposta a: #184137

Cara Sra.

Peço-lhe imensa desculpa por nunca mais lhe ter respondido. Sinto-me em divida para consigo. Será que pode indicar de novo os dados que deseja para na proxima semana os procurar sem mais atrasos na TT?

Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#221955 | suzy gama | 23 fev 2009 19:36 | Em resposta a: #221950

Caro Sr Levi

Já não me lembrava deste tópico e é um dos ramos que continuam por investigar pois nunca consegui ter acesso ao microfilme desta freguesia.
Se tiver a possibilidade de consultar os baptismos de Santa Maria de Lagos de 1838/1839, pedia-lhe que visse se consta o baptismo do meu trisavô JOÃO dos Santos, filho de José dos Santos, natural de Odiáxere e de Maria da Conceição, natural de Monte Mor-o-Novo.
No casamento deste meu trisavô em 1863, consta a informação que ele era natural e baptizado na freguesia de Santa Maria de Lagos.

Agradecendo desde já atenção

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#221976 | rafael | 23 fev 2009 21:43 | Em resposta a: #221955

Cara SusY

Muito contente de a encontrar por estas paragens, porque penso comunicar consigo, quando tiver melhor alinhavada a asc. do meu avô materno-Manuel Rafael da Palma.

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#221977 | suzy gama | 23 fev 2009 21:59 | Em resposta a: #221976

Olá amigo Rafael

Tenho tido pouco tempo para a genealogia neste último ano, com muita pena minha.
Tenho estado com o Cabecinha na universidade mas não vejo os restantes "colegas" desde o almoço de Tavira (sentimos a sua falta).
Este ano creio que vai ser em Portimão, organizado pela Maria Elisa e pelo Nuno Inácio, espero vê-lo por lá.
Beijinho
Suzy

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#221982 | manuela | 23 fev 2009 22:44 | Em resposta a: #194651

Caro Levi

Vejo que já conquista também o Reino do Algarve!
Estava eu exactamente a pensar que lhe devia uma mensagem quando dei com as suas mensagens neste tópico e recordei-me de um outro parente que conhece estas terras... e aí, cá estão os dois! Saúdo pois com alegria o Levi (segue uma mensagem para o seu endereço pessoal) e o António Alferes Pereira.
Eu estou agora a tentar recomeçar as pesquisas.
Que grande discussão esta da Mexilhoeira!
Este sábado virei-me para a Paróquia de S. Mamede aqui em Lisboa para ver se " apanho" os meus Figueiredo e também tentei os mórmons, a propósito do Alandroal. Retomarei no próximo sábado estes contactos.

Um abraço,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#223020 | LBolacha | 06 mar 2009 20:04 | Em resposta a: #221955

Cara Sra Susana

Esta tarde tive finalmente vergonha e fui investigar o que há tanto tempo lhe tinha prometido.

MF-470, Item-4, Fl. 228v (B19 - Santa Maria, Lagos)

João, n 16/05/1839, b. 23/05/1839, 1º de nome e de matrimónio dos pais, filho de José dos Santos (trabalhador, natural de Odiáxere) e Maria da Conceição (natural de Montemor-o-Novo); neto paterno de Domingos Ribeiro e Maria da Silva (naturais de Odiáxere), e neto materno de Francisco Dias (natural de Lagos) e Maria Inês (natural de Montemor-o-Novo).
Foi padrinho Norberto José da Costa Franco, Tenente da Guarda Nacional, casado e morador em Santa Maria de Lagos.

Espero que cumpra assim o prometido.

Atenciosamente
Levi

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#223074 | suzy gama | 07 mar 2009 15:54 | Em resposta a: #223020

Caro Sr Levi

Muito obrigada pelos dados que me faculta.
Sem a sua ajuda este ramo iria ficar "encalhado" por muito tempo.

Cumprimentos
Susana

Resposta

Link directo:

RE:Termo de Silves e Termo de Lagos

#251837 | mtpq1234 | 17 mar 2010 20:26 | Em resposta a: #184069

Cara M. Elisa

Socorro-me do seu grande conhecimento acerca das famílias algarvias, nomeadamente das famílias de Lagos.
Há anos que tento, sem sucesso, encontrar dados sobre o nascimento e antepassados de meu trisavô João Luis Camillo de Miranda casado em S. Sebastião, Lagos, com Ana Lina do Resgate Pimenta sendo este o 2º casamento desta. As minhas pesquisas quer na Torre do Tombo, quer no Arquivo Historico Militar (João Luis era cirurgião militar tendo acompanhado D. Miguel na Convenção de Évora Monte segundo João Pereira Carrilho) revelaram-se infrutíferas provavelmente porque não fui capaz de ler todos os acentos respeitantes a todas as freguesias de Lagos.
João Luis Camillo de Miranda casou-se em 14-07-1838 na Igreja Paroquial da Colegiada de S. Sebastião com Ana Lina do Resgate Pimenta. Do acento de casamento consta quer era filho de Luis José de Miranda e de Efigénia Theresa. Avós Paternos: António Baptista(?) de Miranda e Mariana(?) Glória; Avós Maternos: António Baptista e Monica(?) Maria. Foram Testemunhas: Nicolau Manuel de Miranda e Vicente Pereira Neto.
Pelas minhas contas o nascimento de João Luis de Miranda poderá ter sido entre 1800 e 1818, mas não sei em que freguesia nem consigo obter mais nenhuns dados para trás. Não nasceu seguramente em S. Sebastião embora o acento de casamento diga que era natural de Lagos.
Nas suas investigações nunca lhe passaram estas pessoas pelas mãos? Seria pedir-lhe demais e abusar da sua disponibilidade que me ajudasse a encontrar mais dados sobre esta gente?

Aceite os meus cumprimentos e agradecimentos antecipados

Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE:Termo de Silves e Termo de Lagos

#251843 | mtpq1234 | 17 mar 2010 20:53 | Em resposta a: #184069

Cara M. Elisa

Socorro-me do seu grande conhecimento acerca das famílias algarvias, nomeadamente das famílias de Lagos.
Há anos que tento, sem sucesso, encontrar dados sobre o nascimento e antepassados de meu trisavô João Luis Camillo de Miranda casado em S. Sebastião, Lagos, com Ana Lina do Resgate Pimenta sendo este o 2º casamento desta. As minhas pesquisas quer na Torre do Tombo, quer no Arquivo Historico Militar (João Luis era cirurgião militar tendo acompanhado D. Miguel na Convenção de Évora Monte segundo João Pereira Carrilho) revelaram-se infrutíferas provavelmente porque não fui capaz de ler todos os acentos respeitantes a todas as freguesias de Lagos.
João Luis Camillo de Miranda casou-se em 14-07-1838 na Igreja Paroquial da Colegiada de S. Sebastião com Ana Lina do Resgate Pimenta. Do acento de casamento consta quer era filho de Luis José de Miranda e de Efigénia Theresa. Avós Paternos: António Baptista(?) de Miranda e Mariana(?) Glória; Avós Maternos: António Baptista e Monica(?) Maria. Foram Testemunhas: Nicolau Manuel de Miranda e Vicente Pereira Neto.
Pelas minhas contas o nascimento de João Luis de Miranda poderá ter sido entre 1800 e 1818, mas não sei em que freguesia nem consigo obter mais nenhuns dados para trás. Não nasceu seguramente em S. Sebastião embora o acento de casamento diga que era natural de Lagos.
Nas suas investigações nunca lhe passaram estas pessoas pelas mãos? Seria pedir-lhe demais e abusar da sua disponibilidade que me ajudasse a encontrar mais dados sobre esta gente?

Aceite os meus cumprimentos e agradecimentos antecipados

Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#313319 | jcjfonseca | 08 set 2012 16:23 | Em resposta a: #194651

Caro Confrade

So hoje reparei que em 2008 procurava informacoes sobre:
Francisco ANTONIO: n. 18 Set 1803 - São Sebastião, Lagos; cc 1 Maio 1825 - São Sebastião, Lagos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu tambem procuro por um FRANCISCO ANTONIO (trisavo), natural de Sao Sebastiao, Lagos. Corneteiro do Regimento de Cacadores n. 4, Tavira.

Posso dizer que a partida nao e o mesmo, no entanto envio-lhe os meus dados, caso me possa ajudar.

"Alguem da regiao do Barlavento, pode me ajudar a encontrar o registo de nascimento ou quaisquer outros elementos relacionados com:"
FRANCISCO ANTONIO (trisavo), natural de Sao Sebastiao, Lagos. Corneteiro do Regimento de Cacadores n. 4, Tavira. Casou na Freg. de Santiago, Tavira em ??? com Damazia dos Santos, *7 de Nov de 1866 no Sitio de Pero Gil, freg. de Santiago,Tavira e +26 de Nov de 1958 na freg. de Sta Maria, Tavira. Moraram no Sitio de Sta Margarida, (arredores de Tavira) e na Rua das Olarias, Tavira.
Filho:
Francisco Joaquim Figueiras ou Figueira, Sarg. do Exercito. *14 de Jan de 1891 em Sta Margarida, freg. de Santiago, Tavira e +14 de Jul de 1918 no Posto Militar de Damba, Uige – norte de Angola.

Pai:
Joaquim Gonsalves
Mae:
Olimpia Maria

Tanto o ADFaro como a TT dizem nao encontrar qualquer informacao. Tenho procurado online, mas nada. Sera possivel o registo de nascimento ainda continuar na posse da paroquia de S. Sebastiao, Lagos?
Agradeco desde ja qualquer informacao.

Cumprimentos

Joao Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#313347 | LBolacha | 09 set 2012 09:54 | Em resposta a: #313319

Caro Confrade

Efectivamente não se trata da mesma pessoa mas agradeço há mesma a partilha de dados, pois se não me ajudou a mim agora, nunca se sabe quem poderá ajudar no futuro.
Já considerou a possibilidade de embora ter nascido em Lagos, puder ter sido baptizado noutro local? Se o pai era militar, é possível que a família andasse atrás do mesmo, podendo ter sido baptizado num dos lugares de destacamento, ou no caso de o pai não estar presente há época do nascimento, terem esperado até ter estado, o que aumentaria o espaço temporal de pesquisa do baptismo. Não sei se ajuda, mas foram duas ideias que tive agora.

Atenciosamente e mais uma vez os meus obrigados
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#313354 | f4b2 | 09 set 2012 14:37 | Em resposta a: #313319

Caro Joao Fonseca

Pesquisei os Anuários de Portugal dos anos de 1908/1909,e apenas vi este nome que é identico,cito:

- FRANCISCO JOAQUIM RODRIGUES - Povoação do Quissol/Malange,districto de Lunda em 1909

Foi o único Francisco Joaquim que vi entre os milhares de nomes de Angola que vêm nesses Anuários

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#313355 | jcjfonseca | 09 set 2012 15:23 | Em resposta a: #313347

Caro Levi Redondo Bolacha

Agradeco-lhe a hipotese mencionada.
No entanto, alem do nome do pai e da mae, nao tenho mais nenhuma informacao, se ao menos tivesse conhecimento da profissao do pai. Mas vou seguir a sua sugestao, nunca se sabe se o Francisco Antonio tera sido baptizado em Tavira ou noutro lugar. Se foi em Tavira, talvez o encontre, caso contrario vai ser uma dor de cabeca descobrir onde.
Mais uma vez agradeco a hipotese.

Cumprimentos

Joao Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#313356 | jcjfonseca | 09 set 2012 15:35 | Em resposta a: #313354

Caro João Barroca

Obrigado por me tentar ajudar.

Cumprimentos

João Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Lagos

#313357 | isabelitas | 09 set 2012 15:50 | Em resposta a: #313355

BOa tarde,penso que nao sera algum parente,mas eu tenho um Francisco Antonio jacintho casado com francisca do nascimento mas e de Sao clemente loule..

Resposta

Link directo:

Familias de Lagos

#377269 | Pedro SP | 22 jan 2017 19:30 | Em resposta a: #183354

Caros Confrades,

Alguém já se cruzou nos paroquiais de Lagos, nomeadamente dos finais do século XIX e inícios do século XX com a família Machado Tainha. Alguém me sabe dizer se ainda existem descendente da mesma em Lagos?

Com os melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 19:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen