Ajuda- Busca de Mapas Antigos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Ajuda- Busca de Mapas Antigos

#195034 | LBolacha | 02 mai 2008 18:03

Caros Confrades

Nas minhas buscas e pesquisas para tentar ir completando um pouco mais da minha árvore genealógica, encontro muitas vezes referencias a lugares que não consigo encontrar em mapas actuais, como me fica muitas vezes a curiosidade em saber como seriam os "lugares" tantas vezes referidos que eu conheço actualmente por serem aglomerados de prédios e casas.

Sendo assim, gostaria de saber onde e como é possível consultar mapas antigos, tanto a nivel nacional como local, em variadas épocas da nossa historia nacional (caso eles existam claro), pois a minha curiosidade sobre estes assunto anda bastante aguçada.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Busca de Mapas Antigos

#195037 | aeiou2 | 02 mai 2008 18:31 | Em resposta a: #195034

Com as cartas militares
Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Busca de Mapas Antigos

#195038 | MarioBC | 02 mai 2008 18:58 | Em resposta a: #195034

Caro Levi,

O site da Biblioteca Nacional Digital tem uma série de mapas que poderão ser do seu interesse, como o mapa de Portugal de Álvaro seco de 1579, o de Pedro Teixeira de 1634, entre outros com a designação de Portugalliae que rondam 1500 e 1700 (Não querendo ser impreciso, alguns serão cópias de outros e nem sempre actualizados ou rigorosos, como me parece, seria de esperar á época).

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Busca de Mapas Antigos

#195041 | LBolacha | 02 mai 2008 20:00 | Em resposta a: #195037

Cara Sra Maria

Eu ainda sou bastante novato nesta área, e admito que em toda a minha vida so devo ter visto uma ou duas cartas militares. Será que me podia dar mais informações sobre onde exactamente os obter e sobre as varias versões ao longo dos anos (caso saiba).

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Busca de Mapas Antigos

#195042 | LBolacha | 02 mai 2008 20:01 | Em resposta a: #195038

Caro Sr MarioBC

Admito que não me tinha ocorrido ir procurar ai, e por isso o meu muito obrigado pela sugestão.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Busca de Mapas Antigos

#195095 | aeiou2 | 03 mai 2008 11:10 | Em resposta a: #195041

Caro Levi R Bolacha,

Se escrever no motor de busca do Google, cartas militares, vai encontrar o site do Instituto Geográfico do Exército. Aí encontrará as moradas necessárias e poderá pedir todas as informações.

Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Cartas Militares

#195098 | Peixeira | 03 mai 2008 11:59 | Em resposta a: #195095

Todos os lugares referidos nas cartas militares podem ser procurados nesta base:
http://scrif.igeo.pt/asp/toponim.asp

Peixeira Marques

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Busca de Mapas Antigos

#195101 | HelenaB | 03 mai 2008 12:04 | Em resposta a: #195042

Bom dia.

Eu costumo consultar o site do Instituto Geográfico do Exército: w w w .igeoe.pt

Pode procurar por Distrito>Concelho>Freguesia. Estes mapas têm a maior parte dos lugares de cada Freguesia assinalados, por exemplo.

Helena B.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 17:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen