Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#200164 | PauloBraga | 12 jun 2008 10:29

Caros confrades,

sabendo eu que este apelido é pouco comum, venho pedir ajuda em qualquer bibliografia que possam conhecer. Sei que este meu ramo familiar será dos Açores, desconhecendo de qual ilha ao certo. Parte desta família partiu para o Brasil, voltando parte da descendência, mas para Trás-os-Montes, cerca de 1900. Peço apenas, se algum confrade sabe de alguma bibliografia, ou algo que me faça avançar na minha investigação genealógica.

Cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#201878 | Paty63 | 29 jun 2008 22:45 | Em resposta a: #200164

Caro Paulo,
Interessante vê-lo procurando o origem do meu sobrenome (apelido). Meu avô chamava-se Maxmiano Antonio Lameirão. Nasceu aqui no Brasil, em 1910 e logo retornou com um ano de idade, com o pai, Antonio Lameirão e Adelina Lameirão para Vila Real, mais precisamente para São Martinho de Antas. Veio a falecer este ano, aos 97 anos aqui no Rio de Janeiro. Ele ficou em Portugal até os 28 anos de idade, quando casado, retornou ao Brasil.
Nunca encontramos aqui no Brasil ninguém com o nome Lameirão, exceto os parentes próximos.
Será que temos a mesma ascendência?
Abraço
Patricia Lameirão

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#201910 | PauloBraga | 30 jun 2008 13:14 | Em resposta a: #201878

Cara Patrícia,
fico muito feliz por me ter respondido e logo do Brasil, para onde os meus trisavôs foram, saídos dos Açores, não sabendo infelizmente de qual das nove ilhas, mas estou a trabalhar no sentido de descobrir. Os meus trisavós são dos Açores com já referi, sendo ele António Lameirão e ela Maria Delfina Lameirão (2º casamento dele). Sabendo pouco deles, sei muito mais da geração seguinte, onde se encaixa espero eu o seu bisavô António Lameirão, que sendo o mesmo, era o pai da minha bisavó Etelvina Lameirão Monteiro, que ainda conheci muitos anos (16/01/1890 - 27/11/1987), era a Vóvina, para nós. Quanto ao seu avô Maximiano António Lameirão pouco sei, mas ao que parece era primo da minha bisavó e tratavam-no por Maxton(e). - espero não estar a errar ao dizer primo, o resto está correcto.
S. Martinho de Antas foi onde viveram algum tempo, num belo palacete, que estive a ver por fora à cerca de um mês, mas já o conhecia antes, infelizmente nunca lá estive dentro; foi igualmente lá que a minha avó nasceu, Maria de Lourdes Lameirão Monteiro de Oliveira Braga. Parece-me coincidência a mais tudo isto e não ser a mesma ascendência.
Devo referir que neste fórum tenho outra mensagem, mais antiga, que fala mais ou menos isto, mas que ninguêm repondeu, e esta, à qual me respondeu, já era de algum desespero, mas valeu esperar.

Grato por tudo, esperando retorno,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#201948 | Paty63 | 30 jun 2008 20:17 | Em resposta a: #201910

Puxa vida Paulo!
O Maxtone é o meu avô mesmo, que ótimo.
Ela falava muito desta linda casa de Vila Real. Sei que ele era o primogênito do segundo casamento do Antonio Lameirão, que veio pro Brasil e aqui enriqueceu. Do primeiro casamento do pai, meu avô tinha alguns irmãos, 2 moravam no Brasil, e um chamava-se Eduardo Lameirão, de estatura alta e de quem ainda me lembro. O bisavô Antônio, tinha uma fábrica de calçados aqui no Rio de Janeiro. Penso que após a morte da mulher, pelo que sei chamava-se Adelina, e tinha título de nobreza, viscondessa de Gandarinha, retornou para Portugal. O meu avô, o Maxtone, nasceu aqui no Rio, e foi naturalizado portugues quando retornou para Vila Real. Ele tinha, pelo que me lembro dele dizer, 4 irmãs. Uma delas parece-me que andava em cadeira de rodas e ele falava também de Maria de Lourdes.
Meu avô quando retornou a Portugal, foi mandado com 5 anos para Tui, em Espanha, num internato de jesuítas, de lá saindo na adolescência. Ele falava muito numa empregada que cuidava dele, e a quem ele se referia com enorme respeito, que se chamava Geminiana, era ela quem o buscava em Tui para levá-lo para passar férias em Vila Real.
Meu avô foi um homen de vida longa e como tal, tinnha muito o que contar. Casou-se em Vila Real com minha avó, Aida Fernandes da Silva, filha de um alfandegário de Lourenço Marques. Veio para o Rio, fugindo de Salazar, com quem tinha sérias discordâncias.
Teve somente um filho, José Luciano, meu pai, já falacido.
Espero que aumentemos nosso contato e saibamos mais de nossa genealogia.
Um abraço, primo

Patrícia

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#201954 | PauloBraga | 30 jun 2008 21:47 | Em resposta a: #201948

Cara Patrícia,
ainda bem que tudo se confirma, o que é deveras importante para a minha investigação, que nesse ramo familiar estava deveras emperrada. O que gostava muito de saber, e para não a cansar, era "simplesmente" se sabe mais alguma coisa dos meus trisavós António Lameirão e Maria Delfina e já agora de Adelina, quando partiram para o Brasil para fazer fortuna, quando nasceu, faleceu, e onde, para eu poder procurar por cá, nº do passaporte, navio que os levou para o Brasil, enfim tudo o que souber e me puder facultar. É escusado dizer que em tudo o que puder ajudar cá estou, portanto pergunte tudo o que desejar, se eu souber responder ou investigar. Sei que a fábrica de calçado se chamava Falcão e até possuo fotografias dessa fábrica, coladas num álbum antigo da minha tia Maria Etelvina Lameirão Monteiro, ainda viva graças a Deus. Com a evolução dos nossos contactos, muitas mais perguntas irão aparecer e concerteza muito mais respostas também.

Um abraço, prima

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#201971 | Paty63 | 01 jul 2008 00:35 | Em resposta a: #201954

Caro Paulo,
Gostaria muito de ver estas fotos.
Vc, em que cidade mora?

Pelo que estou entendendo a sua bisavó, Etelvina Lameirão Monteiro, deve ser filha do Antônio Lameirão em seu primeiro casamento, visto que o meu avô, Maxtone que nasceu em 1910, era o primogênito do 2º casamento com a Adelina. Ou eu estou enganada e ele tinha irmãs mais velhas, frutos desta mesma união?

Pelo que me lembro, o Antônio Lameirão, meu bisavô, conheceu Adelina trabalhando para a família dela em Vila Real, que era fidalga, e migrou para o Brasil. Ela veio depois, e aqui eles se casaram.
Não sei exato porque meu avô, Maxtone, foi levado de volta por eles para Portugal e colocado num internado em Espanha. Talvez após a morte do pai, Antonio Lameirão, que era bem mais velho que a Adelina.
Diga-me então?
Quantos filhos teve o Antônio Lameirão em seu primeiro e em seu 2º casamento?
Sei que meu avô tinha 2 irmãos mais velhos que se chamavam José e Eduardo, já ouviu falar deles?
Como ficaram as irmãs do meu avô depois que ele veio para o Brasil?

São muitas perguntas...

Estou tentando resgatar a certidão de nascimento do meu avô. Pedi via internet Pelo Portal do Cidadão, dizendo que ele foi registrado no Distrito de Vila Real, Concelho de Sabrosa, na Freguesia de São Martinho de Antas. Estaria eu certa?

Abraço

Patrícia

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#202063 | PauloBraga | 01 jul 2008 23:18 | Em resposta a: #201971

Cara Patrícia,

ao rever o que escrevi deparei-me com alguns erros por mim cometidos. Assim, vou agora fazer as devidas correcções da descendência de meu trisavô António Lameirão nos dois casamentos.

António Lameirão

1º casamento com Maria Delfina Lameirão:

Filhos:

1ª Etelvina Lameirão Monteiro, natural do Rio de Janeiro (16/01/1890 - 27/11/1987), que casou com o Dr. Maximiano Monteiro (25/02/1887 - 28/08/1938), médico, natural de S. José do Rio Preto;

2ª Isaura Lameirão (...);

3º? António Lameirão (...);

4º? Aloísio Lameirão (...);

5º? Augusto Lameirão (...);

6ª Maria dos Reis Lameirão (...);

7ª Maria Otília Lameirão Monteiro (...), que casou com Alberto Monteiro (...), irmão mais novo do Dr. Maximiano Monteiro acima referido.


2º casamento com Adelina Lameirão, capitalista e Viscondessa de Gandarinha:

Filhos:

1º Maximiano António Lameirão (Maxtone);

2º Eduardo Lameirão;

3ª Maria de Lourdes Lameirão (deficiente);

4ª Maria Marcelina Lameirão, ainda hoje viva com 92 anos, vivendo no Porto com a filha da irmãdo 1º casamento Maria Otília.

A minha mãe dz que a Maria de Lourdes de quem o Tio Maxtone falava era a minha avó Maria de Lourdes Lameirão Monteiro de Oliveira Braga, cerca de 4, 5 anos mais nova que ele e que erammuito amigos.
A irmã deficiente, era conhecida familiarmente por "Luleca".
Ao que parece a única pessoa viva desta geração á a "Tia Marcelina".
Sobre os filhos do Tio Maxtone nada sei, nem de suas irmãs/irmão.
Para terminar, a fábrica de calçado não se chamava Falcão, mas sim Condor.

Abraço,

Paulo


p.s. Moro em Lisboa/Sintra e quanto às fotografias tenho que as digitalizar 1º, mas claro que as mandarei assim que puder; basta combinar a melhor maneira de o fazer.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#202107 | PauloBraga | 02 jul 2008 13:44 | Em resposta a: #202063

Cara Patrícia,

não li direito o que escreveu sobre os irmãos do tio Maxtone e depois percebi filhos, mas o que interessa é a correcção. Sendo assim, aí estão eles na mensagem anterior, não existindo o José ( na minha família nunca ninguém ouviu falar dele) e sendo eles bastante unídos é estranho não sabermos dele. Portanto, gostava que visse esse José, que quanto a nós deve ser algum engano, ou outra pessoa considerada como irmão.

Abraço,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#202205 | Paty63 | 03 jul 2008 15:32 | Em resposta a: #202107

Olá Paulo,
De fato me enganei. Era Augusto o nome do irmão do meu avô Maxtone que vinha em nossa casa.
Fiquei emocionada com tantas informações.
Meu avô viveu de forma solitária no que tange à família dele. Era um homen de inteligência extraordinária e teve um grande amigo, com quem conviveu por toda a vida que se chamava Maurício Maia Ramos. Ele era protuguês, de Vila do Conde e nossas famílias conviveram como se aparentadas fosses.
Um dos seus netos, Fernando Antônio, que muito gostava do meu avô Maxtone e com quem conviveu muito, estará em Lisboa entre os dias 19 e 23 /07. Ele gostaria de lhe mostrar fotos de todos nós, inclusive as antigas.
Ele gostaria de visitar a irmã mais nova do Maxtone que se encontra nos Porto. Ela está lúcida?
Se desejar contato por email:
ramosguerra@uol.com.br
Moramos no Rio de Janeiro e tenho 2 irmãos, Rita e Max Eduardo.
Forte abraço
Patricia

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#202298 | PauloBraga | 04 jul 2008 18:59 | Em resposta a: #202205

Olá Patrícia,

por mim, em princípio posso-me encontrar com Fernando António, mas só durante a semana, no fim de semana é-me impossível. Entretanto, vou ver se consigo digitalizar as fotografias da fábrica de calçado.
Pedia, no entanto se me souber dizer já, se sabe quando nasceu/faleceu o nosso trisavô, António Lameirão, ou algo mais sobre ele, pois não sei mesmo nada dele, além de seus filhos. Ele é um autêntico mistério para nós, assim como, as pessoas com quem ele casou e que veio a dar a descendência que nós já sabemos.
Sobre a lucidez da Tia Celina, ela está muito bem, agora eu não sei dizer como se podem encontrar, vou tentar falar com elas, pois além de viverem no Porto, passam temporadas em Trás-os-Montes e em Espanha; não prometendo nada.

Abraço,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#202764 | PauloBraga | 10 jul 2008 00:14 | Em resposta a: #202298

Olá Patrícia,

não tenho tido notícias suas... gostava de manter as nossas conversas sobre nossas famílias, se o desejar.

Abraço,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#203270 | plameirao | 15 jul 2008 20:14 | Em resposta a: #202298

Descobri este forum hoje mesmo.
Parece-me que há mais Lameirões a procurar descendencias..

Eu sou de Santarem - Portugal e a minha familia Lameirao vem de Vila Real.

Os meus avós viveram tb em chaves e em mais alguns sitios em trás os montes.
(dps posso facilmente saber quais são)

O meu avô tinha mais irmaos.. Abilio (com uma filha luisa-cafe lameirao em Vila Real - Flores), Adriano (foi para o brasil), Domingos (era guarda fiscal), Zelia, Saudade.

Já agora o nome dele era Agostinho dos Santos Lameirao, foi Guarda Fiscal.

Sei que existiam mais familias Lameirao que viviam na zona da Timpeira em Vila Real...

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#203294 | PauloBraga | 15 jul 2008 23:22 | Em resposta a: #203270

Caro confrade,

os Lameirões em grande parte são de Vila Real e arredores. No caso do meu ramo, é o meu trisavô (António Lameirão) que vem dos Açores para Vila Real, mais concretamente, S. Martinho de Anta com sua mulher e minha trisavó (Maria Delfina)e depois parte para o Brasil (Rio de Janeiro) onde faz fortuna e depois regressa. Uns filhos ficam por lá, e outros voltam e estabelecem-se na mesma cidade e arredores como Abambres. Os Lameirão através da união com os Monteiro vão também para o Pinhão e Chanceleiros.
No que poder ajudar cá estou; se depois me facultar os outros locais por onde o seu ramo passou, eu ou outro confrade, o poderá ajudar mais facilmente, se bem que a família Lameirão é um bocado complicada, pois já a estudo há algum tempo e pouco mais soube e só uma pessoa respondeu. Essa pessoa de um dia para o outro deixou de escrever; parece-me hoje que soube o que queria saber e esqueceu-se que as pessoas aqui ajudam-se e desapareceu.

Cordialmente,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#209313 | Zécachassa | 26 set 2008 23:24 | Em resposta a: #203294

Ex mo Senhor,

Acabo de ter conhecimento deste forum e com muito agrado verifico que tal como eu há várias pessoa a tentarem saber as origens dos "Lameirões". Eu também sou LAMEIRÃO e a familia do meu avô (José Augusto LAMEIRÃO) era originária de Vila Real-Trás-Os-Montes. O meu pai, Abel do Nascimeto LAMEIRÃO nasceu, tal como eu, em Montalegre (pois o meu avô era Guarda e foi destacado para lá).
Adorava ter contactos com pessoas que tivessem conhecido o meu avô, meu pai e outros familiares.
Será que há "laços" entre as nossas familias?

Respeitosos cumprimentos.

José Augusto Sarmento LAMEIRÃO

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#229062 | lameirao | 12 mai 2009 00:13 | Em resposta a: #209313

Ola,

Descobri hoje ese forum e reparei que há gente interessada na família Lameirão.

A família Lameirão é oriunda de Trás-os-Montes, Vila Real.
As minhas origens são de Chaves onde aí se destacou o meu bis-avô conhecido como "Lameirão Velho" que era guarda fiscal.
Ainda existem alguns Lameirões na cidade e mantemos alguns contactos com Lameirões em Vila Real.
Se quiserem mais informações acerca da família Lameirão não hesitem em contactar.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#229309 | Zécachassa | 14 mai 2009 09:52 | Em resposta a: #229062

Bom dia amigo (e provavelmente parente) Lameirão,

Curioso, ou talvez não, o meu avô também era de Chaves e também era guarda fiscal ! O meu pai tinha (e tem !) familia em Vila Real, Chaves e Montalegre !
Eu vivo no Porto mas a minha mãe ainda vive em Chaves e, por conseguinte, desloco-me com alguma frequência a Chaves.
Provavelmente não serei da sua geração mas sim da do seu pai. Pode dizer-me o nome do seu pai ?

Um abraço à "Lameirão" !

José Augusto Sarmento Lameirão

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#229472 | mcapovil | 15 mai 2009 22:40 | Em resposta a: #202205

Olá Patrícia
Meu nome é Manuela, moro em Indaiatuba-SP, e sou prima em 2o. grau de Paulo Braga, com quem vinha mantendo contato neste fórum. Fazendo uma busca no google sobre os Lameirão, cheguei na página sobre o assunto : Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço.
Meu pai, Manuel Lameirão Monteiro, era irmão da avó de Paulo, Maria de Lourdes Lameirão Monteiro Braga, veio para o Brasil logo após seu avô Maxtone (fugindo de Salazar tb), e eram muito amigos, juntamente com seu irmão mais velho e primogênito de Maximiano Monteiro e Etelvina Lameirão Monteiro, Maximiano Lameirão Monteiro.
Minha mãe ainda é viva (a última desta geração) e teve contato direto, tanto com os Lameirão do Brasil, como os que ficaram em Portugal. Sãomtas estórias, datas e nomes.
Vc estava certa qto ao irmão de Maxtone, José, para mim tio Juca, cuja família morava em Franca-SP. Tb conheci seu avô Maxtone, que visitou meu pai, em Campinas-SP, algumas vezes. Tenho até hoje guardado um estilete que ele me deu em uma destas visitas.
Meus pais procuraram por anos seu avô, a pedido de tia Marcelina (sua irmã mais nova) com quem mantenho contato até hoje. Chegaram a falar com Chico Lameirão, em Pernambuco, filho de meu tio avô António (o primogênito de António Lameirão e Maria Delfina).
Espero conseguir fazer contato comvc, pois temos mtas resposta para suas perguntas, minha mãe, Fláris, gostaria mto de lhe falar. Conheceu seu avô e seu pai.
Abraços e no aguardo de um contato,
Manuela (Maria Manuela Monteiro Capovilla)

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#229474 | mcapovil | 15 mai 2009 22:54 | Em resposta a: #203294

Caro primo,
fazendo uma pesquisa sobre os Lameirão Monteiro, cheguei a este Fórum, e li suas mensagens com Patrícia Lameirão.
Pelo que pude perceber, está tentando fazer a árvore genealógica dos Lameirão. Gostaria de me colocar à sua disposição para esclarecer dúvidas e erros que pude obseravar nos textos acima. Meu pai teve muito contato com os tios Lameirão eseus filhos que aqui ficaram, e acho que muito posso ajudá-lo com estas informações.
Um grande abraço
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#230608 | plameirao | 27 mai 2009 15:03 | Em resposta a: #229472

Ola a todos,

Como já havia escrito, tb sou um Lameirão da zona de Santarém com origens em VilaReal e Chaves.

O meu avô também era Guarda Fiscal e morou em vários locais nessas zonas.
Tenho alguns primos em Vila Real. Tenho familia que foi para o Brasil também.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#235357 | calago | 30 jul 2009 23:30 | Em resposta a: #203294

O meu nome é Carlos Alberto Lameirão Gonçalves, natural de Vila Real (Trás os Montes) e moro na cidade de Chaves. Tenho o apelido "Lameirão" que vem da minha mãe Alda Lameirão, sendo esta filha de António dos Santos Lameirão, já falecido, que era guarda fiscal nesta cidade de Chaves onde fez toda asua vida. Pelo que me foi transmitido, os meus ascendentes proveem da cidade de Vila Real, estando agora muitos deles espalhados por várias cidades em Trás-os-Montes, mais precisamente em Chaves e Vila Real. O apelido "Lameirão" deve ser apenas de uma única família uma vez que, quando encontro alguem com este apelido, chego à conclusão que a ascendência, mesmo que longícua, é a mesma.
Fico feliz pela iniciativa tomada, e espero contribuir de algume forma para a concretização do objectivo proposto.
Com os melhores cumprimentos, Carlos Lameirão

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#240020 | Toni Lameirão | 23 set 2009 15:16 | Em resposta a: #230608

Me chamo Antonio Lameirão Neto,
sou filho de Antonio Guy Chaves Lameirão e Yeda de Sá Freire Lameirão, meus avôs por parte de pai eram: Antonio Lameirão Junior (na verdade, ele era neto de Antonio Lameirão)e Jandira Chaves Lameirão, sei que a familia de meu avô era de Tras dos Montes, ele tinha irmãos que moravam em São Paulo (Houvia falar do Tio Juca, Maximino) mas nunca os conheci, o Francisco Lameirão de Pernambuco, é irmão do meu pai e o José Lameirão era o outro irmão ambos foram da aeronautica, o José foi revolucionario de Jacaréacanga decada de 50. Minhas tias eram Maria Luzia, Maria Delfina(ambas ja´falecidas), Maria Teresa com 86anos "interona".
Nunca tive a oportunidade de conhecer melhor a tragetoria da familia Lameirão, mas me orgulho muito de ser um
Abraços a todos os familiares
Antonio Lameirão Neto (Toni)

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#240023 | Toni Lameirão | 23 set 2009 15:19 | Em resposta a: #230608

Me chamo Antonio Lameirão Neto,
sou filho de Antonio Guy Chaves Lameirão e Yeda de Sá Freire Lameirão, meus avôs por parte de pai eram: Antonio Lameirão Junior (na verdade, ele era neto de Antonio Lameirão)e Jandira Chaves Lameirão, sei que a familia de meu avô era de Tras dos Montes, ele tinha irmãos que moravam em São Paulo (ouvia falar do Tio Juca, Maximino) mas nunca os conheci, o Francisco Lameirão de Pernambuco, é irmão do meu pai e o José Lameirão era o outro irmão ambos foram da aeronautica, o José foi revolucionario de Jacaréacanga decada de 50. Minhas tias eram Maria Luzia, Maria Delfina(ambas ja´falecidas), Maria Teresa com 86anos "interona".
Nunca tive a oportunidade de conhecer melhor a tragetoria da familia Lameirão, mas me orgulho muito de ser um
Abraços a todos os familiares
Antonio Lameirão Neto (Toni)

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#253081 | Lameirão Cris | 13 abr 2010 09:25 | Em resposta a: #200164

Ola meu nome é Lameirão Cristelle e meu pai é d'origem de sao martinho de antas, seu pai era Lameirão Edouardo mas pode saber mais informações, eu mora na Belgica e não bem fala portugues, desculpe.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#267218 | fguerra | 22 dez 2010 18:59 | Em resposta a: #253081

Cher Cris,
Je m'apelle Fernando et je suis cousin d'une cousine a toi que habite au Brésil. Elle est petite fille du frére de ton grand pére Edurardo qui s'appelait Maxtoni. Lui, il a parti a Rio a lage de 28 ans où il est mort avec 94 ans il y a quelques annés. J'habite a Lisbonne pour le moment. Est-ce que on pourrait parler sur ça?
Cordialment
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#267219 | fguerra | 22 dez 2010 19:05 | Em resposta a: #202063

Olá Paulo,
Chamo-me Fernando Guerra, sou médico e moro em Lisboa. Sou muito amigo da Patricia Lamirão que mora no Rio de Janeiro. Fui criado com eles e conheci bem o Maxtoni, a quem considerava como meu avô. Gostava poder falar contigo pra trocarmos quem sabe algumas informações sobre os Lameirão e conhecer a irma do Maxtoni, D.Marcelina que segundo sua informação ainda vive no Porto.
Cordialmente.
Boas Festas
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#267281 | PauloBraga | 23 dez 2010 19:54 | Em resposta a: #267219

Caro confrade Fernando Guerra,

também sou de Lisboa, mas moro em Sintra. Já tive o prazer de conhecer a D. Patrícia Lameirão no casamento do meu irmão há uns anos atrás. No que poder ajudar sobre os Lameirão, disponha.
Tenho a dar a triste notícia que a D. Marcelina faleceu acerca de três semanas no Porto; sentiu-se indisposta e faleceu a caminho do hospital. Estive presente no funeral, como outras pessoas que a estimavam.
Desejo-lhe igualmente Boas Festas.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#267282 | PauloBraga | 23 dez 2010 19:54 | Em resposta a: #267219

Caro confrade Fernando Guerra,

também sou de Lisboa, mas moro em Sintra. Já tive o prazer de conhecer a D. Patrícia Lameirão no casamento do meu irmão há uns anos atrás. No que poder ajudar sobre os Lameirão, disponha.
Tenho a dar a triste notícia que a D. Marcelina faleceu acerca de três semanas no Porto; sentiu-se indisposta e faleceu a caminho do hospital. Estive presente no funeral, como outras pessoas que a estimavam.
Desejo-lhe igualmente Boas Festas.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Aço

#269404 | Henrique Lameirão | 28 jan 2011 14:11 | Em resposta a: #203294

Olá, Prezado Senhor!

Meu nome é Henrique Lameirão Cintra Filho. Sou brasileiro e tenho 23 anos. Moro, atualmente, na capital do estado de São Paulo aqui no Brasil (estado vizinho do estado do Rio de Janeiro).

Estava a procurar o brasão de minha família LAMEIRÃO, e vos encontrei neste fórum. Minha avó paterna chama-se Maria Delfina Lameirão. Creio que sejamos parentes. Percebi que desejas informação acerca da árvore genealógica da família. Anote meu email henriquelcfo@hotmail.com se quiseres conversa sobre isto, disponho-me.

Att,

Henrique Lameirão

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#317420 | Lameirão Cris | 18 nov 2012 10:19 | Em resposta a: #267218

Cher Fernando,

Je viens seulement de vous lire, je ne sais d'ailleurs si vous recevrez ce message, néanmoins je suis ravie de l'apprendre.

N'hésitez pas à me recontacter, l'histoire de ma famille éveille ma curiosité !

Cordialement

Cristelle

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#317485 | pintop | 19 nov 2012 18:25 | Em resposta a: #317420

Boa tarde,
por curiosidade vi estas mensagens, e como tenho amigos de nome Lameirão, decidi contribuir. Moram em Vila Real, uns em Abambres e outros em constantim. Recordo-me de conhecer o "Ti" Abílio Lameirão ainda era eu uma criança, e sou amigo do neto José Lameirão e primos, ainda moram em Abambres.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#328418 | domingos lameirao | 02 mai 2013 20:02 | Em resposta a: #267282

Caro Paulo braga,

Sou brasileiro do RJ, mas sou Lameirão, meu pai domingos jose barreiro lameirao é de vila real tras dos montes aldeia de soutelo portugal, filho de sebastiao lameirao, gostaria de trocar informações sobre a familia pois sei que segundo meu pai que tem 96 anos, ela é unica.
tenho muitos primos de 1º, 2º e 3º grau, em portugal, alemanha, frança luxemburgo canada e estados unidos.
quem tiver alguma informação por favor escreva.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#329746 | Mário Lameirão | 25 mai 2013 11:27 | Em resposta a: #317485

Carissimo.

Acabo de ter conhecimento deste forum e com muito agrado verifico que tal como eu há várias pessoa a tentarem saber as origens dos "Lameirões". Eu também sou LAMEIRÃO e a familia do meu avô é de orgem de tás-Os-Montes,
O meu avô chama-se José sebastião Lameirão, Tinha 5 filhos Luisa, Agostinha, Manuel, António e Domingos e morava em Soutelo Vila Pouca de Aguiar. E faleceu em 1957, Para trás nada mais sei a não ser o que li aqui no forum.

Cumprimentos

Mário Lameirão

Resposta

Link directo:

Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#352735 | Mauricio Lameirão | 07 dez 2014 16:57 | Em resposta a: #200164

Meus avós Cândido José Lameirão e Angelina de Jesus Alves nasceram em Cidadelha de Vila Pouca de Aguiar, respectivamente em 1889 e 1890.
Meu avô Cândido teve como pais José Lameirão e Maria Joaquina. Seus avós paternos foram João Lameirão e Felecidade Roza e como avós maternos Joaquim Antônio e Joaquina Maria.
Minha avó Angelina teve como pais Antônio José e Maria Deolinda. Seus avós paternos foram Antônio Manoel e Thereza Senhorinha e como avós maternos Manoel Alvez e Anna Borges.
Meu avô Candido teve seu passaporte emitido em 25/05/1912, com destino ao Rio de Janeiro. Veio acompanhado de duas pessoas da família: Maria da Conceição Lameirão e Cláudia Lameirão.
Minha avó Angelina teve seu passaporte emitido em 01/02/1918 com destino também para o Rio de Janeiro. Embora todos seus filhos portugueses vieram para o Rio de Janeiro, na emissão do passaporte aparece somente José Manoel, de oito anos.
Meu objetivo é igual a todos que entram neste site, que é descobrir parentesco que ficaram em Portugal e que vieram para o Brasil, tendo se radicado tanto na cidade do Rio de Janeiro quanto em outros estados, porque tínhamos informações deles de que irmãos de meu avô Candido fixaram residência em outros pontos do Brasil.
Fico no aguarde de informações que me leve a acessar meus parentes.

Resposta

Link directo:

Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#375078 | Adelino Lameirao B | 09 nov 2016 18:51 | Em resposta a: #267282

Caro Paulo Braga

Ao tentar saber um pouco mais da origem de meu Avo Jose Alexandre Lameirao, de origem ou nascido em Trans os Montes/ Portugal, deparei com os contactos tido com a Paticia , do Brasil
Eu sou neto mais velho de Jose Maria Emilia Lameirao , nascida em 1925 em Angola , onde meu avo viveu ate 1971, onde faleceu, deixando a promessa a mim de quando Eu terminasse o servico militar , vir comigo a { Portugal ) o que nao aconteceu pois faleceu tres meses apos iniciar o servico militar, pois dizia ter segredos de familia para mostrar e dizer o porque da ida para Africa, nao se realizou...
Creio que minha mae que vive na Damaia/Lisboa ainda tera copia do B.I. ou algum documento do seu pai.
A cerca de vinte anos tentei encontrar familiares e origem mas nao tive muita sorte com os Lameiroes que foram contactados em Trans os Montes, nessa data.
Este avo era um homem com aspecto tipicamente ingles , alto , loiro, olhos verdes ou azuis muito claros, Deve ter ido para Angola 1900 ???
Se contribuir com alguma ajuda nesta busca
Atenciosamente
Adelino Lameira Barata

Resposta

Link directo:

Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#377111 | Mauricio Lameirão | 17 jan 2017 21:59 | Em resposta a: #352735

Aguardo que alguém que acesse este site com sobrenome Lameirão faça contato comigo pelo e-mail mauriciolameirao@hotmail.com.

Resposta

Link directo:

Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#437152 | Guerra Passianoto | 21 out 2021 13:09 | Em resposta a: #200164

Bom dia, estou procurando uma tia da minha mãe (Maria Teresa Dosa Santos Lameirão Guerra que mora no Brasil) a tia chamada Luiza Margarida Lameirão, que morava na Rua Sargento Pelotas, 92 - Vila Real - Portugal. O nome da minha Avó irmã dela é Maria Julia dos Santos Lameirão filhas de Felicidade da Conceicao que morava na Aldeia Das Flores.
Eu estive na morada da tia a procurar, mas o local estava em ruinas e me informaram que os moradores foram desmobilizados para outros sítios e ninguém sobe informar para onde ela foi. Liguei na Junta para pedir informações, mas devido a sigilo de dados, não podem informar.
aso alguém conheça alguém da família que me possa ajudar a encontrar esta tia , eu agradeco muito.
Meu e-mail: sandraguerrapassianoto@gmail.com

Resposta

Link directo:

Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#437179 | plameirao | 22 out 2021 21:45 | Em resposta a: #200164

Ola
Nao sei paradeiro mas a tua tia que vivia nas Flores era irma do meu avô seguramente. O meu avô chamava-se Agostinho dos Santos Lameirao.
Por acaso a minha tia chama-se Luiza. Será tua prima certamente. Ainda vive em Vila Real.

Resposta

Link directo:

Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#445062 | Maria Montoya | 03 jan 2023 00:35 | Em resposta a: #200164

Será que algum confrade me sabe relacionar a Graziela da Cunha Ferreira Lameirão? Pintava, pois tenho um retrato da minha Mãe que ela pintou. Foram amigas nos 1940 em Lisboa e claro perderam o contacto mas aind se escreveram porque a Graziela viveu em Moçamedes por algum tempo. Infelizmente já deve ter partido como a minha Mãe mas gostaria de saber se a Graziela continuou a lintar e se tem descendência.

Resposta

Link directo:

Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#445236 | AndreiaLameirao | 11 jan 2023 14:49 | Em resposta a: #200164

Me chamo Andréia Lameirão, nascida na cidade de Pelotas no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Estou em busca de informações sobre o meu sobrenome/apelido Lameirão e encontrei este forum numa pesquisa pelo google em busca informações de parentes.
Não sei se você ainda está buscando informações pois vi que as conversas no forum já são de muitos anos atras.
Se te ajudar segue algumas informações:
O meu avô por parte de mãe, se chamava Inacio Prates Lameirão ( Falecido), os pais do meu avô ( meus bisavos) se chamavan, Palmira Prates e Francisco Ferreira Lameirão. O nome dos pais do meu bisavô Francisco se chamavam, Maria Delfina e Antonio Ferreira Lameirão.
Eu tenho uma certidao de casamento dos meus bisavos onde consta o nome de seus pais.
Vi que lá no forum voce menciona os filhos do Antonio Lameirao e Maria Delfina, mas não localizei o Francisco como filho deles.
Somos do estado do RGS da cidade de Pelotas. Meu avô e meu bisavô trabalhavam na area portuaria, maritimo.
Acredito que na época teve alguns Lameirao que vieram para a cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul.
Espero poder ajudar.


Atenciosamente


Andréia Lameirão

Resposta

Link directo:

Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#449112 | LILIAN ARAUJO RJ | 24 jul 2023 02:46 | Em resposta a: #200164

Boa noite a todos!

Vi que falam da parte da família Lameirão, entretanto, tenho um parente que veio de Portugal chamado Domingos Lameirão.

Minha família se originou em Portugal, vindo para o Brasil, inicialmente em Pernambuco. Passando por São Paulo e Rio de Janeiro.

Sou brasileira, nascida no Rio de Janeiro. Quase não tenho histórias a serem ditas, pois quando pequena meu avô Ary já não falava. Entretanto, minha família por parte de avô e bem grande.

Quero acompanhar os comentários de vocês, para conhecer mais essa família.

Converso com os meus primos, dizendo que fomos nós que povoamos o Brasil, pois tem parte da família em vários estados.

Cordialmente,

Lilian Araujo

Resposta

Link directo:

Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#449130 | PauloBraga | 25 jul 2023 13:46 | Em resposta a: #200164

Boa tarde.

Julguei que este tópico iniciado por mim estaria esquecido.

Não estando, devo dizer aos confrades interessados que alguns dos meus comentários contém imprecisões e até erros genealógicos.

Sendo assim, se houver dúvidas no que escrevi, por favor avisem-me neste tópico, pois nestes anos que passaram muito veio ao de cima. E na Genealogia muito mais aprendi.

Obrigado.


Paulo Braga

Resposta

Link directo:

Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#449131 | PauloBraga | 25 jul 2023 14:02 | Em resposta a: #449112

Boa tarde.

Fiquei muito curioso com o seu avô Ary.

Poderia-me dizer os seus apelidos?

O meu avô materno, José Paulo de Oliveira Braga, teve um irmão chamado Ary que também andou pelo Brasil.

Obrigado


Cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#449226 | PauloBraga | 01 ago 2023 15:36 | Em resposta a: #449112

Boa tarde.

O Domingos Lameirão de que fala é o meu tetravô. Eu sei algumas coisas sobre ele, nascimento, óbito...

O seu Ary poderá ser um irmão do meu avô José Paulo de Oliveira Braga que também andou pelo Brasil.

Se tiver interesse na troca de informações...


Cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#451537 | LucasL | 22 dez 2023 04:29 | Em resposta a: #200164

Olá, boa noite, me chamo Lucas Lameirão, moro no RJ, sou brasileiro. Sou neto do português Manuel Joaquim Lameirão natural de vila real (pt) nascido em 1925. Meu avô passou pela cidade de Cabo Verde antes de vir ao Brasil. Teve então dois filhos aqui no Brasil sendo meu pai, Marcelo Lameirao um deles. Muito interessante ver que todos podemos ser parentes

Resposta

Link directo:

Apelido Lameirão em Portugal continental e Açores.

#451538 | LucasL | 22 dez 2023 04:30 | Em resposta a: #451537

Cidade de Mindelo em Cabo Verde (país)*

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 18:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen