Genealogia da Família Coutinho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Genealogia da Família Coutinho

#204802 | fernandovc | 04 ago 2008 15:55

Prezados Amigos,

Gostaria de saber se alguém conheceria alguma obra genealógica publicada a respeito da família Coutinho.

Sei que é uma família que se desdobrou em muitos ramos, e por isso mesmo tenho interesse especial no "Ferreira Coutinho" do período de 1800.

Gostaria de encontrar, também, alguma obra que fizesse referência aos ramos dessa família passados ao Brasil.

Desde já agradeço qualquer contribuição.

Fernando Coutinho, Brasília-DF, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#204838 | jacout | 05 ago 2008 10:58 | Em resposta a: #204802

Meu caro Fernando Coutinho,

Não sou muito versado nestes assuntos. Porém, tenho para mim que se a origem do nome é a mesma, um senhor do couto de Leomil, hoje há muitos "Coutinhos"; e eu sou um deles, que nada tenho com aquele senhor.

Mas se quiser ir à origem do nome, retintamente português, indico-lhe a seguinte dissertação:

- Título: A Casa dos Coutinhos: Linhagem, Espaço e Poder (1360-1452)
- Autor: Luís Filipe Oliveira
- Edição: Patrimonia, Cascais, 1999
- Registo ISBN: 972-744-035-5
- Pedidos para: patrimonia@mail.telepac.pt
- Home page: http://www.Patrimonia.pt

Muita saúde e um bom trabalho,
José de Araújo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#204845 | fernandovc | 05 ago 2008 13:49 | Em resposta a: #204838

Prezado José de Araújo Coutinho,

Agradeço a sua resposta e a dica a respeito do livro "A Casa dos Coutinhos".

Concordo com você em relação a existirem, hoje, muitos com o sobrenome Coutinho mas sem ligação com o senhor do couto de Leomil, mas acredito, também, que há muitos outros que o são.

Para lhe falar a verdade não sei, no meu caso, a qual grupo pertenço, pois o antepassado mais remoto que até agora conheço é Manoel Joaquim Ferreira Coutinho, nascido por volta de 1793. Qual seria o seu "Coutinho" mais remoto?

Nas obras de Felgueiras Gayo e de Christovão Aláo de Moraes encontrei inúmeras referências "Coutinho", em várias das famílias estudadas, além do título Coutinho propriamente dito.

Saúde para você também e uma ótima semana!

Fernando Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#204900 | mslm48 | 06 ago 2008 16:20 | Em resposta a: #204845

Boa tarde

Será que a sua ligação aos Coutinhos é de Penedono?
Sei que houve e há diferentes ramos de Coutinhos nesse Concelho.
Poque não consulta o Arquivo distrital de Viseu sobre essa possibilidade?
Também tenho familiares e amigos com esse apelido, mas todos do séc. XX.
Bom trabalho
Ms

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#204905 | fernandovc | 06 ago 2008 17:02 | Em resposta a: #204900

Boa tarde Ms!

Eu visitei o sítio desse Arquivo, mas não permite consulta on-line aos registos.

Como estou no Brasil fica inviável, a menos que alguém possa fazer a visita ao Arquivo por mim. Você conhece alguém que poderia me indicar?

Obrigado e bom trabalho para você também.

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#204906 | jaboo | 06 ago 2008 17:14 | Em resposta a: #204905

Caro Fernando,

Não necessita de ir ao Arquivo, em Portugal. No website do ADViseu tem a possibilidade de pedir copias de registos on-line. Eles são muito eficaz; em geral, se eles acharem, mandam a copia por correio a cobrança. Demora 2 semanas. Paga depois de receber a copia; e é barato.
Eu vivo em San Francisco, USA e já pedi muitas copias on-line. Sempre me responderam. Para pagar envio "cashier checks" em dolares. Mas penso que também pode pagar por transferencia bancária, ou claro enviar um cheque em euros.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#204907 | fernandovc | 06 ago 2008 17:22 | Em resposta a: #204906

Caro João Braz,

Eu vi essa possibilidade, mas infelizmente não tenho os nomes dos pais, o que é obrigatório para essa solicitação.

Precisaria, então, que alguém fosse lá e verificasse a existência de um Manoel Joaquim Ferreira Coutinho nascido por volta de 1793...

De qualquer forma, obrigado pela resposta.

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#204910 | jaboo | 06 ago 2008 17:43 | Em resposta a: #204907

Caro Fernando,

Uma dica: se pedir a copia de nascimento de um dos filhos do tal Manuel Joaquim Ferreira Coutinho (nascidos ja no sec. XIX), de certo virão nesse registo o nome dos avos paternos. Com essda informação já poderá ir mais para trás na sua genealogia.

Mas com sorte talvez hája um colega neste forum que possa ir ao Arquivo e o ajude. Mas infelizmente nem sempre há tempo ...

Cumprimentos,

JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#204911 | fernandovc | 06 ago 2008 18:14 | Em resposta a: #204910

Caro João,

Pois é, com esse meu antepassado eu tenho tido muitas dificuldades para descobrir algo.

O fato é que ele veio para o Brasil, acredito que entre 1808 e 1820, e veio a se casar por volta de 1824 com uma brasileira, de nome Thereza de Jesus e Amorim.

Tiveram 7 filhos, em Santo Antônio do Monte, localidade de Minas Gerais, nascidos entre 1825 e 1842, mas os registos se perderam...Houve um incêndio na igreja, onde estavam os registros de batismo, casamento e óbito, e assim toda a história desse período daquele lugar foi literalmente queimada...

Bem, é isso, agradeço a sua atenção!

Cordialmente,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#204935 | jaboo | 07 ago 2008 03:00 | Em resposta a: #204911

Caro Fernando,

Tem realmente pouca sorte. Sendo assim vai ser dificil. Conhece pelo menos a terra da naturalidade do seu Manuel?

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#204974 | jacout | 07 ago 2008 16:08 | Em resposta a: #204845

Caro Fernando Coutinho

Como o informei são parcos os meus conhecimentos, mas não quero deixar de responder à sua pergunta.

Há uns anos, procurei satisfazer uma curiosidade antiga. No meu ramo o "de Araújo Coutinho" era, exclusivamente, transmitido por via vanoril; as jovens recebiam ou adoptavam os sobrenomes da mães: meu pai era Manoel de Araújo Coutinho, apelidos do meu avô paterno. mas minha tia, irmã dele, já era Maria Alves da Siva, apelidos da minha avô paterna. Depois, vim a saber que, até tempos não muito distantes, era um uso assaz frequente em Portugal, pelo menos no Norte.

Por outro lado, tratava-se de um apelido composto: o "de Araújo" teria certamente origem toponímica, como a precedente partícula "de" indiciava, e, muito provavelmente, na região do Castelo de Araújo, na vizinha Galiza; já o "Coutinho" seria um nome genuinamente português, atribuido, com sentido de galhofa, a um senhor do "longínquo" Couto de Leomil, lá para os lados de Moimenta da Beira, pela reduzida área desse couto.

Em 2006, meia dúzia de dias de pesquisas nos lugares certos bastaram para satisfazer a minha curiosidade, com uma conclusão de fina ironia: o meu "Araújo Coutinho", que, durante seis gerações, só era transmitido por via varonil, fora directamente adoptado por André de Araújo Coutinho (nascido em 1735), o primeiro varão que o usou, de sua mãe Ana de Araújo Coutinho (n. 1696), com detrimento do apelido do pai, João Carvalho. A Ana era filha de Miguel de Araújo (n. 1677) e de Ângela Coutinho (n.c. 1675). Com excepção do João, eram todos naturais da freguesia de São Miguel de Alvarães, freguesa situada entre os rios Lima e Neiva, a menos de uma dezena de quilómetros de Viana do Castelo.

Aqui tem a origem do meu "de Araújo Coutinho". Resta acrescentar que eu e o meu irmão fomos os primeiros a quebrar a tradição transmitindo, já nos anos sessenta do século passado, o nosso sobrenome às nossas filhas. E mais, como eu só tenho filhas, os meus netos ainda o usam, mas o meus bisnetos já não o usarão. Resta um filho de meu irmão para o apelido sobrevier ainda por mais algumas gerações.

Com os meus cumprimentos,
José de Araújo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#204982 | S.João de Rei | 07 ago 2008 19:30 | Em resposta a: #204974

Caro Senhor

É possível que o seu Araújo Coutinho, esteja relacionado com os “meus” Azevedo Coutinho, de S. João de Rei?
Se poder adquirir “O Poeta do Neiva” de José de Sousa Machado entre outras obras é uma referência.
Azevedos Coutinho, de S. João de Rei , representam a antiga casa de Azevedo e Baião em Portugal. Assumem o sobrenome composto, com o acréscimo de Coutinho a partir do inicio do século XVI, pelo meu avô António, que entre vários percursos foi embaixador em Itália e em Espanha. O Coutinho, terá vindo, por várias razões. A primeira, pelo facto de ter nascido em Arzila onde seu Pai, morreu em combate, tendo tido como Padrinho o seu parente, 2º Conde de Redondo e Borba (João Coutinho) governador da referida praça Marroquina. Segunda, pelo facto do senhorio de S. João de Rei se iniciar, com Lopo Dias de Azevedo e Joana Gomes da Silva (Coutinho por parte de sua Mãe). Terceira por várias alianças familiares com os Coutinho, nomeadamente a sua Avó, Maria de Vilhena, filha do conhecido Fernão Coutinho.
Boas pesquisas.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#204990 | fernandovc | 07 ago 2008 22:25 | Em resposta a: #204974

Caro José,

Mas que bela história de família!

Tomara que eu ainda consiga descobrir a "origem" do meu "Ferreira Coutinho"...

Um abraço,

Fernando Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#204992 | fernandovc | 07 ago 2008 22:28 | Em resposta a: #204935

Caro João,

Nem isso tenho...Infelizmente.

Mas estou tentando encontrar algum processo cívil, pois o mesmo era comerciante, e assim quem sabe eu consiga encontrar os dados que procuro...

Cordialmente,

Fernando Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#205024 | jacout | 08 ago 2008 16:56 | Em resposta a: #204982

Caro José de Azevedo Coutinho,

Agradeço-lhe a referência a "O Poeta do Neiva" de Sousa Machado, que não conhecia, o que comprova o nível elementar dos meus conhecimentos nesta matéria. Vou tentar encontrá-lo aqui em Lisboa em algum alfarrabista ou consultá-lo na Biblioteca Nacional, pois verifiquei agora a sua existência para consulta.

Quanto a eventual relacionamento dos meus Araújo Coutinho com os seus ilustres Azevedo Coutinho, creio sinceramente que não exista: não deve existir com os Azevedo Coutinho, nem com outras ilustres famílias como os Sá Coutinho, os Abreu Coutinho, os Sousa Coutinho, os Pereira Coutinho ou os Fonseca Coutinho.

A haver ténue relação com qualquer delas só poderia ser através da minha sexta avó Ângela Coutinho (n.c. 1675), mas eu, encontrada a origem dos meus Araújo Coutinho, dei por finda a pesquisa: já não me foi possivel, por indisponibilidade de tempo, pesquisar mais para trás, embora sabendo que no Arquivo Distital de Viana do Castelo, onde foram de extremada amabilidade para eu encontrar os elementos que procurava, existem registos de baptismos e de casamentos da freguesia de Alvarães desde 8 de Janeiro de 1614. Também por indisponibilidade de tempo, a minha pesquisa limitou-se aos ascendentes directos de meu pai, Manoel de Araújo Cotinho (1879-1959).

Por outro lado, como sabe melhor que eu, em tempos idos os apelidos usados na vida adulta eram de livre escolha: alcunhas, nomes e sobrenomes de ascendentes próximos ou remotos e mesmo de pessoas alheias, como de padrinhos ou de pessoas de maior estatuto social. Logo, é mais que provável que Ângela Coutinho não descenda pelo sangue de nenhum ilustre Coutinho.

Nem mesmo haverá relacionamento com outros Araújo Coutinho que se espraiam pelo norte de Portugal e, muitos, pelo Brasil: alguns serão descendentes directos da nossa Matriaca Ana de Araújo Coutinho (n.1696), minha quinta avó, filha da referida Ângela Coutinho e de Miguel de Araújo (n. 1677), mas muitos mais descenderão de outros encontros e enlaces, que a vida tece, entre Araújos e Coutinhos.

Peço perdão pelo arrazoado, mas quis deixar claro o que aprendi em passado recente.

Com os meus cumprimentos,
José de Araújo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#212820 | filipe30 | 08 nov 2008 17:09 | Em resposta a: #204990

senhor José

gostaria de saber se senhor sabe algo sobre gonçalo vaz da fonseca coutinho pai de jão da Fonseca que viveram no seculo XV.

comprimentos
Filipe Areias

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#212865 | jacout | 09 nov 2008 11:03 | Em resposta a: #212820

Meu caro Filipe Areias,

Lamento, mas os meus conhecimentos nestas áreas são muito reduzidos.
Apenas posso informar, porque acabo de o confirmar, que se fizer uma pesquisa aqui no Geneall encontrará mais de 200 Fonseca Coutinho e até o seu Gonçalo Vaz da Fonseca Coutinho.
Cumprimentos,
José de Araújo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#231641 | fernandovc | 09 jun 2009 13:01 | Em resposta a: #204838

Prezado José de Araújo Coutinho,

Tempos atrás estivemos trocando mensagens neste fórum a respeito da família Coutinho, oportunidade em que me indicou a obra "A Casa dos Coutinhos", de Luís Filipe Oliveira.

Tentei entrar em contato com a Editora, mas descobri que a mesma fechou as portas.

Assim, fiquei impossibilitado de comprar diretamente com eles.

Desta forma, venho te perguntar agora se você conhece alguma livraria ou sebo (como chamamos aqui no Brasil as livrarias que vendem livros usados) que efetivamente ainda possua um exemplar do livro para venda.

Desde já agradeço a sua atenção!

Cordialmente,

Fernando Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#231665 | ffarrajota | 09 jun 2009 20:58 | Em resposta a: #231641

Caro Fernando Coutinho:
Tenho antepassados Coutinho em S.Romão-Seia-Guarda. O meu antepassado Joaquim Coutinho casa-se em 9 nov 1714 com Maria Ferreira. Tenho três filhos deste casal : a Maria Ferreira Figueiredo (não sei como apareceu este apelido), esta é a minha antepassada. Depois tenho um filho José e a outra filha Josefa Ferreira Coutinho casada com Pedro Amaral. Será que esta família tem alguma ligação à sua?
Cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#231666 | fernandovc | 09 jun 2009 21:13 | Em resposta a: #231665

Prezada Fernanda,

Não acredito, pois a mesma descende, até onde consegui chegar, de Vasco Fernandes Coutinho, primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, falecido em 1561 no Brasil. As gerações posteriormente continuaram na Colônia, sendo que parte deles foram habitar a Capitania do Rio de Janeiro, e posteriormente, também Minas Gerais.

De todo modo agradeço muito a sua atenção.

Cordialmente,

Fernando Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#231714 | ffarrajota | 10 jun 2009 21:57 | Em resposta a: #231666

Olá,
Pois pensei que poderia ajudar, também pouco mais tenho desta família que me aparece com o apelido Coutinho, sendo a minha antepassada filha de Cristóvão Fernandes e de Maria Fernandes. A Catarina Coutinho terá nascido por volta de 1665, casou-se em 1685. O Coutinho talvez lhe tenha vindo dos avós, ainda não consegui descobrir mais.
Se tiver alguma indicação sobre família Coutinho na Beira Alta que me possa ajudar agradeço.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#231720 | Alipio da Fonseca | 10 jun 2009 23:57 | Em resposta a: #231714

Caro confrade, tem uma família Coutinho, morando em Osasco-São Paulo- Brasil, que os ancestrais, vieram da Freguesia de Aldeia Viçosa-Guarda-Portugal.
De nome Antonio Bernardo Coutinho, filhos: Luíz Coutinho, José Coutinho, Manuel Coutinho, nascido na Aldeia Viçosa e os demais nasceram no Brasil.
Se precisar contato com alguns membros da família, o Sr. António já faleceu há muito tempo e maioria dos filhos, mas tem os netos e os bisnetos.
meu E- mail: alimatias@uol.com.br
um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#254832 | vicoutinho | 17 mai 2010 19:27 | Em resposta a: #205024

Olá Senhor José de Araújo Coutinho...
o apelido da minha família é de Araújo Coutinho...e eu tenho algumas perguntas, e pelo que vejo, o senhor possui alguns conhecimentos a cerca deste.
Portanto, segue o meu e-mail para que possamos nos comunicar de maneira mais rápida e eficiente:
viviancoutinhocavalcante@yahoo.com.br
Espero que o senhor tenha disponibilidade para me ajudar..
Aguardo vosso contato!

Atenciosamente,
Vivian Coutinho Cavalcante

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#254834 | mba55 | 17 mai 2010 21:00 | Em resposta a: #204982

Caro Sr. José de Azevedo Coutinho

Tenho um antepassado de nome João de Azevedo Coutinho que viveu no séc XVII em Torres Vedras. Foi casado com Maria Madalena Henriques e, segundo a base de dados do Genea, era filho de Jerónimo da Silva Rebelo e de Maria de Azevedo Coutinho. Estes nomes dizem-lhe alguma coisa? Terão alguma ligação aos Azevedo Coutinho de S. João de Rei? Será que há outros Azevedo Coutinho?
Caso possa ajudar-me, agradecia.

Cumprimentos,

Margarida Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#254866 | jacout | 18 mai 2010 16:39 | Em resposta a: #254832

Viva Vivian,
Respondi para o endereço indicado, mas a minha mensagem veio devolvida com a indicação de inexistência da conta.
Fico à sua disposição para responder, se souber, às suas questões.
Cumprimentos,
José de Araújo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#254869 | vicoutinho | 18 mai 2010 16:54 | Em resposta a: #254866

Caro José, agradeço por tentar...
acho que escrevi algo errado...rs
viviancoutinhocavalcante@yahoo.com.br

Este é o e-mail que utilizo...ele também me serve como messenger...caso não consiga me enviar o e-mail...
Vou fazer a primeira pergunta aqui...
Certa vez, um primo meu fez uma pesquisa onde detectou a presença de judeus na família De Araújo Coutinho...
E eu gostaria de saber se essa informação é verdadeira...
Agradeço mais uma vez...
Atenciosamente,
Vivian Coutinho Cavalcante

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#255410 | S.João de Rei | 28 mai 2010 09:46 | Em resposta a: #254834

Cara Margarida Antunes

Curiosamente Torres Vedras e ao seu redor, nomeadamente no concellho de Alenquer incluindo Merceana e mesmo em Alenquer foi presença de vários Azevedos Coutinho, de diferentes linhagens e em diferentes épocas.
Creio que o João AC que refere estará ligado aos Azevedo Coutinho, de Soure.Nomeadamente a António AC que desempenha o cargo de juís de orfãos em Torres Vedras, na segunda metade do século XVIII, compadre de Sebastião de Carvalho e Mello. Teve um casamento tb que lhe rendeu vantagens (sociais) e de certa forma lançou esta linhagem até aos dias de hoje, a mais difundida em Portugal. Viveram na Merceana ou Aldeia Galega em quinta ou quintas da região, que pertence ao município de Alenquer no caso.
Entretanto no século seguinte, instala-se em Alenquer vindos do Brasil creio que após a independência, uma linhagem de AC de S. João de Rei, ramo Montaury, descendentes de Marco António AC, primeiro ministro dos negocios estrangeiros e da guerra, um dos principais impulsionadores de Sebastião de Carvalho e Melo, que o tratava por tio, apesar de serem primos, do lado Azevedo. Na primeira metade do século XVIII. Deste ramo restou uma senhora em Alenquer que se casou com um individuo Clímato da região de que existe descendência, abandonando o apelido Azevedo Coutinho. Creio que o antigo jornalista/reporter da TV Clímato pertence a este ramo.
Do meu lado de S. João de Rei, ramo Mazagão, ligou-se a Torres Vedras, a primogenitura graças á ligação com Leotes, Algarvios mas aí instalados após casamento com família local. Nomeadamente, Manuel de Azevedo Coutinho que nasceu a 29/11/1750 em Lagos, onde foi baptizado a 6/12/1750 na igreja de S. Sebastião. Faleceu em Lagos a 2/03/1809 na freguesia de Sta Maria , e jaz na igreja da Misericórdia. Casou na igreja de S. Sebastião, Lagos a 21/02/1779, com D. Catarina Eufémia de Novais de Sousa Leote, que nasceu em 1753 e faleceu a 21/05/1803, sendo sepultada na capela de Sto António . Filha de Manuel José de Sousa Leote, dr que formou-se bacharel em direito pela universidade de Coimbra e foi Juiz de Fora de Mértola e de Torres Vedras e de D. Maria Clara de Novais, natural de Torres Vedras.
Foi FCCR Fidalgo Cavaleiro da Casa d’El-Rei D. José , por alvará de 29/05/1775.
Tiveram o filho Rodrigo AC casado com outra prima Leote e do seu segundo casamento com outra prima Teles Moniz, de Silves, houve um Manuel AC, sem mais descendência.
Instalei-me eu, curiosamente em Torres Vedras de 1992 a 2002 onde foram criados dois dos meus filhos, Pedro e Constança, baptizados na igreja de S. Pedro (Torres Vedras).
É tudo o que tenho sobre os Azevedo Coutinho nesta região.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho
Joanesburgo, Africa do Sul

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#255418 | Menarue | 28 mai 2010 14:35 | Em resposta a: #204838

Sr José de Araújo Coutinho,
Tentei pedir o dissertação sobre os Coutinhos. Mas o pedido não chegou ao destino. Agradecia me informasse como proceder caso saiba.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Coutinho

#255518 | mba55 | 30 mai 2010 15:01 | Em resposta a: #255410

Caro Sr. José de Azevedo Coutinho

Obrigada pelas informações que me deu. Além dos antepassados que referi, sei que tenho outros que viveram no concelho de Alenquer. Vou ver se consigo a ligação.

Cumprimentos,

Margarida Antunes

Resposta

Link directo:

Genealogia da Família Coutinho

#411124 | HMagalhaes | 10 jan 2019 16:18 | Em resposta a: #231666

Prezados Fernando Coutinho e Fernanda,

Também descendo desse ramo relacionado ao primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, com sua companheira brasileira. Entre sua descendência, venho do filho Vasco Fernandes Coutinho (1530-1589), com Antônia de Escobar (1545-1565).
Vasco Fernandes Coutinho (o filho), pai de Pedro Casado Villas Boas (1579-1654) Cc Maria Vidal (?-1687) pais de Catharina Luiz (1570-1620) Cc Simão Furtado (1566-1620)
pais de Leonel ou Daniel Furtado (1594-1650) Cc Gracia ou Garcia Mendes Furtado (1591-1676), pai de Francisco Furtado (1630-1691); pai de Francisca de Mendonça Coelho (1655-1746), mãe do Capitão Amaro de Mendonça Coelho (1684-1768), pai de Teodora Maria de Mendonça (ou de Jesus) (falecida em 1810), mãe de Antônio Soares Coelho Filho , pais de Dr. João Francisco Soares Netto) (1842-1897), pai de Etelvina Soares Silva (1876-?) mãe de Hortência Soares Silva (1891-1958), mãe de Terezinha de Jesus Paula Magalhães (nascida em 1931- São Sebastião do Paraiso, MG), minha mäe – Hélcio José de Paula Magalhães (nascido em São Paulo)

Resposta

Link directo:

Genealogia da Família Coutinho

#416404 | Kunoichi | 19 jul 2019 17:15 | Em resposta a: #204802

Prezado Fernando,

Sou Maria da Conceição Coutinho. Moro no Rio de Janeiro.
Meu bisavô era Bonifácio Coutinho, nasceu em Baião - Teixeira - Porto , em 1853.
Casou-se por volta de 1880 com Anna Ferreira - de Alva, Castro Daire, Viseu.
Tiveram pelo menos 3 filhas - Aurora Ferreira Coutinho, Maria Ferreira Coutinho e Laura Augusta Ferreira Coutinho. Meu pai, filho de Maria, por não ter o nome de seu pai ficou Manoel Ferreira Coutinho e veio para o Brasil por volta de 1924.
Consta que elas (Maria, Aurora e Laura) seriam primas de Gago Coutinho. Não sei se Bonifácio seria tio ou primo. Como o contato com Portugal se desfez devido a morte de minha avó Maria, logo que chegou ao Brasil meu pai foi criado pela tia Aurora.
Já investigamos muito, e continuamos investigando, principalmente para tentarmos achar o pai de meu pai.
Da parte dos Coutinhos (de Baião) e Ferreiras ( de Alva), temos alguns registros, a maioria conseguido pela internet.
Infelizmente entro pouco neste forum. Só vi sua mensagem hoje.
Caso se interesse em mais contato, pode usar o e-mail dromualdo@hotmail.com, que vejo diariamente.

Abraços,

Conceição

Resposta

Link directo:

Genealogia da Família Coutinho

#416472 | NFA | 22 jul 2019 14:02 | Em resposta a: #204802

Boa tarde,
Aos meus Confrades Luso/Brasileiros, queria mencionar aqui neste Ilustre tópico " Coutinho" que ainda hoje carrego interruptamente na minha ascendência e descendência este ilustre apelido bem Português! O meu antepassado, D. Francisco Pereira Coutinho foi o 1 Donatário por juro Herdade da Capitania de Todos os Santos da Bahia. Grande Fidalgo Português que foi Senhor absoluto de uma região maior que Portugal Continental
Cumprimentos,
João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

Genealogia da Família Coutinho

#421778 | Cleliamctm | 16 fev 2020 23:07 | Em resposta a: #204802

Olá,
Tenho pesquisado a raiz de minha família Coutinho.
Meu avó materno se chamava Antônio Mario Coutinho de Castro, filho de Francisca Coutinho de Castro (1869-1953) e Quintino Praciano de Castro.
Meus trisavós (pais de Francisca Coutinho de Castro foram Francisco Furtado Gomes Coutinho e Elisa (nao sei o sobrenome).

Em pesquisa realizada na cidade de Granja, interior do Ceará, onde minha bisavó nasceu, descobri que meu trisavó tinha alguns irmãos: Raymundo Furtado Gomes Coutinho (1922) profissão-ourives, João Furtado Gomes Coutinho, José Furtado Gomes Coutinho, Inocêncio Furtado Gomes Coutinho e Bruno Furtado Gomes Coutinho.
Caso alguém tenha parentesco com algum destes citados, gostaria de conhecer sua história.

Atenciosamente,

Clélia Maria Coutinho Teixeira Monasterio

Resposta

Link directo:

Genealogia da Família Coutinho

#431995 | Mariângela1960 | 16 mar 2021 19:25 | Em resposta a: #411124

Caro HMagalhães
Há poucos anos atrás que consegui desvendar minha ascendência portuguesa .Descendo de JOSÉ CARLOS DA FONSECA E SILVA e ROSA ROSALINDA DE LIMA XAVIER DE MOURA COUTINHO- Sou trineta de seu filho ALVARO CARLOS DA FONSECA E SILVA .Estes ,descendem tbm do Sr.de Leomil .Outro dia ,entediada pelo momento pandêmico , resolvi escarafunchar mais na minha história, e o que eu descubro - séculos antes de meu trisavô rumar para o sul do BR , já havia vindo um Coutinho -o Vasco Fernandes Coutinho para o ES .Minha curiosidade mais aguçada ficou em juntar estas histórias.
Como eu venho muito pouco por estes foruns , deixo meu contato - mariangela.vernetti@hotmail.com , onde poderemos trocar "histórias" se assim o desejares ..fraterno abraço.

Resposta

Link directo:

Genealogia da Família Coutinho

#432426 | Bruno Sá Coutinho | 01 abr 2021 00:18 | Em resposta a: #204974

Boa noite José de Araújo Coutinho,

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a sua magnífica explicação sobre a sua origem o que me ajudou em muito em compreender a minha.
Em segundo lugar informar que somos parentes.
O meu avô já falecido nasceu em Alvarães. Só depois da sua explicação percebi que também é São Miguel de Alvarães. Pois lembrei-me da imagem de S. Miguel que vi no teto da igreja de Alvarães.
O meu avô chamava-se Torcato Martins de Sá Coutinho. Utilizei o mesmo raciocínio e percebi que ocorreu a junção de alguém que era "de Sá", que é uma terra que também fica no Minho, com um "Coutinho" que na minha opinião mesmo que vivesse em Alvarães há muitos séculos sua origem terá sempre de ser em Leomil.
O meu avô tinha uma irmã chamada Ângela. Sei que não é a sua avó distante mas fica a curiosidade. Tanto que o meu avô nasceu em 1919.
Gostaria de um dia conhecer o senhor José de Araújo Coutinho.
Meu e-mail é dr.couto@gmail.com
Melhores cumprimentos,
Bruno Sá Coutinho.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 10:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen