Igreja de Santa Luzia - Porto Belo - SC

Este tópico está classificado nas salas: Património | Arquivos | Bibliografia | Brasil

IGREJA DE SANTA LUZIA - PORTO BELO - SC

#208279 | ACPEIXOTO TONHO | 15 set 2008 01:24

Busco informações se alguém sabe me informar:

Que ano foi inaugurada a Igreja de Santa Luzia na localidade de Santa Luzia
no Municipio de Tijucas/SC, na divisa de Porto Belo.

Qual o motivo da escolha do nome da Padroeira "Santa Luzia".

Principalmente se alguém tem fotos desta igreja, me informar.

Também gostaria de saber ano de inauguração ou registro do primeiro óbito
no cemitério de Porto Belo-SC (Bom Jesus dos Aflitos)

registro do primeiro óbito no cemitério Municipal de Tijucas/SC.


AcPeixoto/Rio de Janeiro-RJ
acpeixoto@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: IGREJA DE SANTA LUZIA - PORTO BELO - SC

#208389 | Maria M Luz | 15 set 2008 22:05 | Em resposta a: #208279

De acordo com o livro de Enio de Oliveira Matos " Arquidiocese de Florianópolis, Preservando a sua História", a paróquia do Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo foi criada por Alvará Régio em 18/12/1824; A paróquia de São sebastião de Tijuxas Grande por Lei Provincial Nº.271 em 04/05/1848; a de São João Batista por Lei Provincial Nº.90 de 19/04/1838; o Curato São Virgilio de Nova Trento por Lei Provincial Nº.1074 de 04/04/1884. Estas no Período colonial e Imperial, da região em questão A de Santa Luzia na localçidade de Santa Luzia, pertencente a Paróquia de Brusque foi criada em 1912.

Resposta

Link directo:

RE: IGREJA DE SANTA LUZIA - PORTO BELO - SC

#208400 | ACPEIXOTO TONHO | 15 set 2008 22:42 | Em resposta a: #208389

Maria não conheço bem Brusque, mas pesquisei na internet tem um Bairro Santa Luzia lá também, esta igreja de Santa Luzia que procuro é numa vila que existe na divisa de Porto Belo e Tijucas, dividida pelo Rio Santa Luzia, antigamente chamado de Rio dos Bobos. Houve época que Santa Luzia pertencia a Porto Belo, em dado
momento da História a Tijucas, e hoje está dividida, sendo que a igreja fica no lado
que é municipio de Tijucas.

É desta Santa Luzia que você fez referência, ou é outra que fica no município de
Brusque?

Grato - Acpeixoto/Rio de Janeiro-RJ

Resposta

Link directo:

IGREJA DE SANTA LUZIA - PORTO BELO - SC

#208411 | Lourval | 16 set 2008 00:31 | Em resposta a: #208400

Caro Peixoto,

Como já havia lhe falado, tenho dois antepassados moradores em Tijucas Grandes em 1832 que são Marcos Jorge de Oliveira e Narcisa Rosa de Jesus. Ele com 20 anos e ela com 18 anos, sem filhos. Isto é, eram recém-casados. Estou muito perto e ao mesmo tempo muito longe de saber quem foram os seus pais. A cúria não quer fazer a pesquisa para mim. Ela me convida a ir lá. Mas eu moro a dez horas de viagem de lá. Já solicitei os microfilmes aos mórmons mas terei de esperar muito meses para que cheguem.

Eu lhe pergunto: há alguma maneira de eu abreviar um pouco este tempo de espera? Este casal deve ter falecido cerca de 1870. Onde eu poderia localizar seus óbito mais rapidamente? Eu já tentei os cartórios e nada localizaram.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: IGREJA DE SANTA LUZIA - PORTO BELO - SC

#208463 | Maria M Luz | 16 set 2008 18:21 | Em resposta a: #208411

Vou ver se encontro alguma coisa na Cúria para você. Não prometo mas vou tentar. Um abraço. Maria Helena.i

Resposta

Link directo:

IGREJA DE SANTA LUZIA - PORTO BELO - SC

#208464 | Lourval | 16 set 2008 18:37 | Em resposta a: #208463

Cara Maria Helena,

Muito obrigado! Marcos Jorge de Oliveira e Narcisa Rosa de Jesus eram recém-casados em 1832. O censo de 1832 é de Tijucas Grandes mas estou entendendo que este casal, meus tetravós, moravam mesmo em Porto Belo. O primeiro filho, Antônio, nasce em 1832 ou em 1833 pois se casa em Tijucas em 23.7.1854. Minha trisavó Maria nasce cerca de 1856 ou até após 1856 pois a primeira filha nasce cerca de 1880. Então este casal teve filhos por mais de 20 anos. Eu acredito que todos batizados em Porto Belo mesmo. Se em um entre estes mais de 10 filhos que tiveram constarem os nomes dos avós, eu avanço minha pesquisa.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: IGREJA DE SANTA LUZIA - PORTO BELO - SC

#208497 | Maria M Luz | 16 set 2008 22:15 | Em resposta a: #208464

Oi Lourval.
Vou dar uma olhada na Cúria de Fpolis os livros de Porto Belo e ver se encontro algum resultado sobre teus familiares. Se eu encontrar alguma noticia entro no fórum para repassá-las.
Maria Helena.

Resposta

Link directo:

RE: IGREJA DE SANTA LUZIA - PORTO BELO - SC

#208525 | ACPEIXOTO TONHO | 17 set 2008 01:37 | Em resposta a: #208464

Lourval, hoje chegou para mim o livro Blumenau em Cadernos com este censo de
1832, realmente entre os primeiros moradores de Porto Belo-SC, encontrei alguns
de sobrenome ROS:,
MARIA ROSA (70 anos) filhas Claudina e Custódia e
ALEXANDRA ROSA viuva (30 anos) filhos: Clarina, Joaquina, Laurentino, José
GRACIANA ROSA (27 anos) filhos Cipriana, Laurinda e Margarida.
JACINTO JOSÉ VIEIRA casado com DELUVINA ROSA (40 anos), filhos João, Serafim,
Joaquim, José, Maria e Jacinta e Rosa
FIDÉLIS JOSÉ VARGAS, casado com CATHERINA ROSA (56 anos) filhos Claudino
MIGUEL ANTONIO MARTINS, casado com VITELINA ROSA (29 anos) filhos Geremias, Infancia, Jacinta e Ricarda.
FRANCISCO PEREIRA ROSA (40 anos) casado com FELICIDADE FRANCISCA, filhos José, Marcos, Cipriana, e Maria.
FRANCISCO DIAS CARDOSO (76 anos) casado com MATILDES ROSA,
FELISBINO ANTONIO DE BARROS (36 anos) casado com JOAQUINA ROSA (40 ANOS) filhos Manoel, Antonio, José e Francisco.
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA (48 anos) casado com FRANCISCA ROSA (32 anos), filhos Américo, Claudino, Manoel, Maria e Francisca.
FELICIO JOSÉ VIEIRA (2O anos) casado com ANGÉLICA ROSA (24 anos), filhos Thomas, João,
PEDRO ANTONIO MOISES (NEGRO AFORRIADO), casou-se com / Florinda Rosa.

Na lista de Perequê: JACINTA ROSA (32 anos) solteira.
e MARIA ROSA (60 ANOS) viuva.

Na lista de Zimbros: PINHEIRA ROSA (40 ANOS) viuva.
DOMINGOS ANTONIO ALFERES (30 anos) casado com ANNA ROSA
MANOEL ANTONIO DE SOUZA (48 anos) casado com FLORENCIA ROSA.
ANTONIO JOSÉ DE MELLO (42 anos) casado com JACINTA ROSA.
ALBINO DE SOUZA (50 anos) casado com LEOCADIA ROSA.
FRANCISCO JOSÉ DE MACEDO (44 anos) casado com FRANCISCA ROSA>

FOLHAS AVULSAS:
SEVERINO JOSÉ DE MELLO (42) ANA ROSA
CAETANO ANTONIO DE B. (37) MARIA ROSA
MANOEL ANTONIO DOS SANTOS (43) THOMAZINA ROSA
MANOEL ANTONIO DA SILVA (42) JOAQUINA ROSA.
MANOEL JOSÉ MACHADO (50) UGENIA ROSA
THOBIAS JOSÉ DA COSTA (?) ANNA ROSA
JOSÉ DUARTE INGHES (54) JOAQUINA ROSA
FRANCISCO DE OLIVEIRA (28) FLORINDA ROSA
VICENTE JOSÉ DE MELLO (45) GENOVEVA ROSA
FRANCISCO MACHADO GALLO (32) DELFINA ROSA
LUCINDA ROSA (?)
DOMINGOS DE SOUZA SOARES (40) MARCELINA ROSA

Acpeixoto

Resposta

Link directo:

IGREJA DE SANTA LUZIA - PORTO BELO - SC

#208530 | Lourval | 17 set 2008 03:10 | Em resposta a: #208525

Caro Peixoto,

Eu me pergunto e lhe pergunto: quanto tempo será que levaram para dar cabo deste censo? Três anos ou em torno disso?

O colega Inácio da Silva, freqüentador do fórum de genealogia de Santa Catarina, muito gentilmente me enviou cópias dos originais deste censo e observamos que o nome Narcisa, de 17 anos, filha de Luís Gonçalves e Florencia Rosa está riscado, tanto nome quanto idade.

Por quê riscaram? Será que riscaram porque ela casou-se? É muito provável. Neste caso há grandes chances de Narcisa Rosa, 20 anos, casada com Marcos Jorge de Oliveira, ser a mesma Narcisa, filha da Florência Rosa.

Fiz uma pesquisa na internet e encontrei uma Florência Rosa, filha de Manuel Silveira Serpa e Isabel Plácida, menor de idade em 1789, ano que imigra para o Brasil. Florência Rosa, mulher de Luís Gonçalves, tem 42 anos em 1832, logo nasceu em 1780. Manuel Silveira Serpa e Isabel Plácida vem da Ilha Terceira.

A propósito, Florência Rosa, filha de Isabel Plácida, tem irmãos Manuel Teodoro, Isabel e Maria Isabel. Poderia me dizer se há Manuel Teodoro no livro? Ou melhor, há pessoas de sobrenome Silveira Serpa ou somente Serpa?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: IGREJA DE SANTA LUZIA - PORTO BELO - SC

#208534 | ACPEIXOTO TONHO | 17 set 2008 04:09 | Em resposta a: #208530

DOURVAL no Censo de 1832 tem nas folhas avulsas:

FRANCISCO DE OLIVEIRA (28) ANOS
CASADO COM FLORINDA ROSA (30) ANOS
FILHOS: MANOEL (3 ANOS) E FLORÊNCIA (9) ANOS.

meu e-mail acpeixoto@uol.com.br
passe seu endereço que eu mando xerox de todas estas páginas.

Resposta

Link directo:

RE: IGREJA DE SANTA LUZIA - PORTO BELO - SC

#208693 | Maria M Luz | 19 set 2008 03:43 | Em resposta a: #208400

O que diz o Livro de Enio de Oliveira Mattos sobre Tijucas: " A foz do Rio Tijucas, ao que se tem notícia, foi visitada pela primeira vez em 1530, por Sebastião Caboto. O nome Tijucas foi dado pelos índios carijós que chamavam os abundantes brejos e lamaçais de "Tyyuca". Já em 1788 o Alferes Noronha constatou a navegabilidade do Rio Tijucas. Em 1830 um cidadão de origem espanhola, Sebastião Cozas, ( seria Cazas? indagação minha) mandou construir um oratório a São sebastião. O povoamento cresceu, com a afluência de colonos vindos de Ganchos, São Miguel e Armação da Piedade, assim como do Alto Vale do Tijucas. Em 1847 o Primeiro Tenente João de Souza Melo e Alvim fez o levantamento do Rio Tijucas, desde a sua foz até São João Batista, fazendo a sua delimitação do povoado de Tijucas....
O Livro de Tombo da Paróquia inicia apenas em 2.12.1899 com o Pe. An\ônio Eising, Cura de Brusque e encarregado da Paróquia de Tijucas.
Cita o autor as Capelas existentes nesta Paróquia: N. Sra dos Navegantes (1841) - na Praça; Senhor Bom Jesus (1899) - no Portoda Itinga; S. Fco. de Assis (1916)
- em Morretes; N. Sra. do Parto (1919)- em Terra Nova; S. Luiz Gonzaga (1919) - em Tombé; Santa Luzia - em Santa Luzia (1919); São José (19120)- em Oliveira; Espírito Sto. (1921) - no Asilo; S. Pedro (1924)- em Joáia; Sta. Cruz (1942) - no Hospital São José; N. Sra. Aparecida (1957)- no Sertão de Santa Luzia; Sta. Rita de Cássia (1992)- no Sul do Rio; Sta. Terezinha - Lot. Sta Terezinha, esta a mais nova é de 1995, Espero ter respondido a sua busca. Maria Helena

Resposta

Link directo:

Igreja de Santa Luzia - Porto Belo - SC

#383349 | geralfsc | 05 ago 2017 01:24 | Em resposta a: #208525

Estou procurando nesta época também o casal José Luciano Corrêa e Isabel Rosa de Jesus. Eles não está nesta lista. Onde mais poderia procurar?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 04:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen