A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#208304 | Raio | 15 set 2008 10:04

Ex. Senhor,

Estive a ler algumas mensagens suas, sei que é de Panóias, e que têm muito conhecimento de pessoas dali, eu conheço Mestres e Martins de Panóias mas não conseguimos liga-los uns aos outros.

Família da minha Avó:
(Todos de Panóias), naturais de Panóias

Meus trisavós - Honório João Mestre CC Maria Joaquina
Joaquim António Martins CC Ana Teresa

Bisavô - Joaquim Honório Mestre CC Maria da Conceição Martins

Minha Avó – Evangelina da Conceição Mestre CC António Maria Neto Raio, este de Ourique

Será que havia mais Mestres em Panóias que não Familiares?
e Martins a mesma coisa.

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#208330 | Raio | 15 set 2008 15:44 | Em resposta a: #208304

Venho renovar o meu pedido.

Obrigado e desde já peço desculpa, pelo incómodo.

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#208440 | Raio | 16 set 2008 15:04 | Em resposta a: #208330

Venho renovar o meu pedido.

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#208559 | Raio | 17 set 2008 14:09 | Em resposta a: #208304

Ex. Senhor,

Estive a ler algumas mensagens suas, sei que é de Panóias, e que têm muito conhecimento de pessoas dali, eu conheço Mestres e Martins de Panóias mas não conseguimos liga-los uns aos outros.

Família da minha Avó:
(Todos de Panóias), naturais de Panóias

Meus trisavós - Honório João Mestre CC Maria Joaquina
Joaquim António Martins CC Ana Teresa

Bisavô - Joaquim Honório Mestre CC Maria da Conceição Martins

Minha Avó – Evangelina da Conceição Mestre CC António Maria Neto Raio, este de Ourique

Será que havia mais Mestres em Panóias que não Familiares?
e Martins a mesma coisa.

MANUEL JORGE MESTRE RAIO . OURIQUE

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#208638 | Panonias | 18 set 2008 10:59 | Em resposta a: #208559

Caro Manuel Jorge Mestre Raio

Acabado agora de chegar de uma viagem só agora vi a sua mensagem, por intermédio do confrade Carlos Calado, que me chamou a atenção.

Sobre os seus Mestre, de Panóias se me der as datas, talvez então lhe possa dizer algo sobre as mesmos.
Através dos tempos moraram diversas famílias de apelido Mestre, entre as quais duas familias nobres que usaram o apelido Mestre Guerreiro e Mestre Gago, não sei lhe dizer se os seus irão entroncar nalguns destes.
Pelo que li noutra mensagem também descende dos Sá. Os Sá de Ourique têm a sua origem em Panoyas, donde se destaca o grande panoniano José Gonçalves de Sá, que foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Panoyas, monteiro-mór de Ourique, tabelião e proprietário de notas de Ourique, e procurador da Vila de Ourique às Cortes. Grande político que abraçou a causa de D. Miguel, o rei que queria fazer de Panóias uma cidade!!!

Um abraço para Ourique

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#208643 | Raio | 18 set 2008 11:56 | Em resposta a: #208638

caro Zé Maria, desde já o meu muito obrigado pela sua atenção.

Quanto às datas: as que possuo e que ainda são poucas, visto que à pouco tempo comecei a investigar, isto incentivaddo pelo meu colega e amigo aqui de Ourique Henrique Figueira, são as seguintes:

O meu Bisavô - Joaquim Honório Mestre, nasceu em 1880, casou com 31 anos em 1911, com Maria da Conceição Martins, que nasceu em 1888, ambos naturais de Panoias, logo os meus trisavôs, terão nascido por volta 1855/60

os meus trisavós pais de Maria da Conceição Martins (Joaquim António Martins e Ana Teresa eram naturais de Panoias)

Quanto aos pais de Joaquim Honorio Mestre (Honório João Mestre e Maria Joaquina), ainda não sei, mas visto que Joaquim Honório Mestre é natural de Panoias pressumo que os pais deste também o sejam.

Minha Avó – Evangelina da Conceição Mestre, nasceu em 23/10/1911 e casou com António Maria Netto Raio (meu avô), em 1933 estes já naturais de Ourique.

Quanto aos Sá, eu não descendo dos Abreu e Sá, um irmão do meu avô chamado José ??? Silva Netto Raio é que casou com uma Senhora de seu nome D. Marta de Abreu e Sá e os filhos deste casal meus primos adoptaram como ultimos nomes Abreu e Sá. de seu nome José ??? Silva Abreu e Sá e Maria Ana da Silva Abreu e Sá, ambos vivos e residem em Setúbal e tem descendentes que também vivem em Setúbal.

Obrigado mais uma vez pela atenção dispensada, na expectativa de uma possivel ajuda.

Manuel Jorge Mestre Raio

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#210425 | Raio | 13 out 2008 11:57 | Em resposta a: #208638

Maeu caro, Zé Maria

Já tenho algumas datas, o que lhe venho pedir é se na sua base de dados encontra alguns destes nomes ou tem conhecimento aceca dos mesmos:

JOÃO MESTRE cc JÚLIA MARIA - Naturais de Entradas - Castro Verde
nascidos entre 1820/30

HONÓRIO JOÃO MESTRE, (Professor do Ensino Primário) cc MARIA JOAQUINA - Naturais de Entradas - Castro Verde - FORAM MORAR PARA PANOIAS.
nascidos entre 1850/60

JOAQUIM HONÓRIO MESTRE, nasce em 20/10/1880, natural de Panóias era Comerciante e cc Maria Joaquina, doméstica natural de Entradas - Castro Verde

Desde já o meu muito obrigado, a si ou em que me possa dar alguma ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#210447 | Panonias | 13 out 2008 17:11 | Em resposta a: #210425

Caro Manuel Jorge Mestre Raio

Quando consultei a minha base de dados, verifiquei que já tinha o casal Honório João Mestre cc. Maria Joaquina, registado com dois filhos, nascidos entre 1875 e 1870, o registo do seu avó não o tinha ainda assinalado. Sucede que seleccionei aquela informação para lha enviar, não sei porque imprevisto quando no outro dia foi à procura, tinha perdido toda a informação. Agora estava à espera de ter vagar para consultar os blocos de apontamentos onde tenho os ditos registos.

No entanto já na posse de um registo de uma filha do casal, baptizada a 9/4/1878, confirmo os seus dados:
Maria, filha de Honório João Mestre, Professor de Instrução Primária, nesta Villa [de Panoyas]e de Maria Joaquina de Entradas, moradores nesta Villa. Nepta paterna de João Mestre e de Júlia Maria e materna de José Diogo e Joaquina Roza. Foi padrinho Manuel Joaquim Diogo.
Este seu bisavô, Honório João Mestre, veio de Entradas e parece não ter nenhuma ligação próxima às família de apelido Mestre que moravam e eram naturais de Panoyas.

No entanto já tenho referenciada em Panóias, uma família descendente deste seu bisavô, eram meus vizinhos e moravam na Rua de S. Sebastião.

CALISTRO MESTRE, cc. Ana mestre, daquele casamento tiveram:
- José Domingos Mestre
- Manuel Domingos Mestre cc. Maria Barbara Maneta (Rossa)
- Honório Mestre (que foi para Ourique empregar-se na Casa de Eduardo Silva)
- Raul Domingos Mestre cc. Ivone Salsinha
- Calistro Domingos Mestre
- Celestino Domingos Mestre
- António Domingos Mestre (Maminha) cc. N
- Calistro Mestre, estabelecido com oficina de carpintaria de abegão no quintal de suas casas de moradia sitas na Rua de S. Sebastião Nº 44.
-Ana Mestre desempenhava o ofício de costureira de roupa de homem, com pequeno atelier em sua casa.

Todos eles eram muito letrados, embora fossem assalariados rurais. O Raul Domingos Mestre, quando o Prof. Marcelo Caetano visitou a localidade no ano de 1969, foi incumbido de escrever uma carta para ser dirigida e entregue ao Primeiro Ministro, para que o Governo se sensibilizasse com os deficientes da guerra colonial que por lá andavam a cambalear pobres e doentes. A carta foi lida nas escolas e até fazia chorar as pedras da calçada, tal era o dote que ele tinha para escrever, até as professoras aplaudiram. A carta foi depois entregue por um grupo de alunos juntamente com um ramo de flores ao Primeiro Ministro, que afinal não chegou a vir visitar a localidade, mas foram os alunos e habitantes que tiveram que se deslocar cerca de 4 km ao cruzeiro da Estrada Nacional que vai de Beja para Odemira.

O Calistro e o Celestino eram caçadores e eram eles que organizavam as caçadas, com os senhores Doutores e Engenheiros de Lisboa, era um encanto ver pela manhã a concentração de tantos caçadores e cães prontos a partiu para a caçada e à tarde voltarem carregados de perdizes, lebres ou coelhos, com que depois os caçadores lisboetas orgulhosos dependuravam nos carros e furgonetas deixando-as quase todas tapadas! Os lisboetas mais azenhas , para não ficarem mal vistos na pontaria até compravam a caça dos panonianos para depois quando chegassem a Lisboa , a exibirem como seus troféus!

A caça acabou e os Mestres também, ninguém faz nada por Panoyas, os panonianos só têm um caminho a seguir, é sair da sua Terra Natal, tal como já o faziam os seus antepassados desde há cerca de 16 mil anos atrás, onde chegaram à Arménia, à Grécia à Panonia e de lá retornaram no ultimo milénio. Porque o Princípio é o Fim.

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#210631 | Raio | 15 out 2008 15:03 | Em resposta a: #210447

Meu caro,

Era só para agradecer o seu contributo e disponibilidade, o meu muito obrigado, a informação foi bastante util.

Os meus cumprimentos,

À sua disposição, Manuel Raio

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#261179 | rsilva | 27 ago 2010 14:15 | Em resposta a: #210631

Boa tarde

Casualmente ao ler o forum, deparei-me com este tema, sobre familias Mestre de Panoias.

Também eu tenho na minha pesquisa sobre a minha familia encontrei em Panoias, "Mestre"; "Guerreiro" e "Carrilho".

Relativamente a "Mestre", tenho o seguinte:

Antonio Mestre Carrilho - 1855
filho de
João Mestre Carrilho - 1828
filho de
Jose Mestre Carrilho - Não tenho data de nascimento
filho de
Francisco Mestre - Não tenho data de nascimento


Relativamente a "guerreiro", tenho o seguinte:

Manuel Guerreiro - 1872 (Rua da Cruz...)
filho de:
António José Manuel Guerreiro - 1829
filho de:
Manuel Guerreiro - não tenho mais informação
filho de:Lazaro Guerreiro


Não sei se depararam com algum destes nomes, se vos diz alguma coisa... de qualquer das formas aqui fica esta informação, caso exista disponibilidade de uma resposta / ajuda vossa fico grato.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#261581 | josemariaferreira | 05 set 2010 19:35 | Em resposta a: #261179

Caro R. Silva

António Mestre Carrilho, lavrador, comerciante e Feitor, foi casado com Francisca da Conceição Silva de Castro Verde. Tiveram:

-Maria do Rosário Silva que casou com Manuel Guerreiro.

-Ilídia Carrilho que casou com Francisco Inácio, moradora que foi na Rua da Cruz, falecida a 11/7/1899.

-António Mestre Carrilho, proprietário, nascido circa 1882 em Pêro Guarda- Ferreira do Alentejo, casou em Panoyas com Barbara Vitória Guerreiro Afilhado de Aboim. Tendo como testemunhas do mesmo Emygrio José da Silva, proprietário de Pêro Guarda e José Manuel Penedo, Lavrador, natural e morador na Vila de Panoyas.

António, falecido a 13/9/1901. (morreu com 25 dias).


É tudo o que tenha agora disponivel, no entanto, espero que esta minha parca informação o ajude nas pesquisas desta sua família da Vila de Panoyas.


Com os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#261590 | jramos | 06 set 2010 00:05 | Em resposta a: #261581

Caro Confrade,

Fui recordado por este tópico que também tenho atepassados Martins em Panóias. Como me parece pelas intervenções do confrade que tem esta vila bem estuda, atrevo-me a solicitar ajudar para encontrar esses meus ascendentes:

Manuel Martins, filho de José Martins e de Margarida da Conceição, batizou uma filha, minha 5ª avó, em Moura em 1803.

Agradeço desde já a ajuda possível.

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#261620 | rsilva | 06 set 2010 15:35 | Em resposta a: #261581

Caro confrade Zé Maria

Maria do Rosário e Manuel Guerreiro eram meus Bisavós...


tentando seguir o apelido Carrilho, tenho como pai de António Mestre Carrilho, Maria Antónia e João Mestre Carrilho.
Como pais de João Mestre Carrilho, tenho Ana Joaquina e José Mestre Carrilho.
E finalmente como pais de José Mestrre Carrilho, Francisco Mestre e Francisca Maria.

Infelizmente não tenho datas, nem mais informação.

De Panoyas também vem o apelido de Guerreiro que tenho no nome, por ventura sabe alguma informação de Lazaro Guerreiro?

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#274097 | jramos | 05 abr 2011 18:28 | Em resposta a: #261581

Caro confrade,

Renovo o meu pedido e agredeço desde já.

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#274108 | josemariaferreira | 05 abr 2011 20:08 | Em resposta a: #261590

Caro João Ramos


Pelo que entendo da sua mensagem Manuel Martins é natural de Panóias, nascido cerca 1778. Lamento informá-lo mas não tenho na minha base de dados nenhum Manuel, filho de José Martins e de Margarida da Conceição.


Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#274123 | jramos | 05 abr 2011 23:57 | Em resposta a: #274108

Caro confrade,

Muito obrigado pela disponibilidade.

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#289123 | inha1946 | 13 out 2011 20:16 | Em resposta a: #208304

Somos duas descendentes da família Mestre de Panoias, mas a viver em Ovar há 51 anos. Somos filhas de Manuel Domingos Mestre e Maria Bárbara Maneta(Rossa). Os nosso avós paternos chamavam-se Calisto Domingos Mestre e Ana Júlia Rosa Mestre.

Gostávamos de saber qual a ligação com a vossa família

Duas Alentejanas Saudosas de Panoias

Maria Odete Mestre e Barbara Mestre

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#292961 | dcmestre | 16 dez 2011 15:54 | Em resposta a: #289123

Olá Maria Odete Mestre e Barbara Mestre

Estava a ver o forum por curiosidade e descobri que somos primos. Sou filho de António Domingos Mestre irmão do vosso Pai.

Cumprimentos para todos,

Manuel Domingos Mestre

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#345538 | nortesul | 27 abr 2014 01:21 | Em resposta a: #292961

...e eu que sou vossa prima...não sabia que tinha família paterna, uma longa história, penso

Chamo-me Ana Teresa Mestre, filha de Honório Domingos Mestre, natural de Panoias, neta de Calisto Domingos Mestre e Ana Júlia Rosa

estou ao mesmo tempo incrédula e feliz :)

como posso contactar-vos?

abraços,

Ana

Resposta

Link directo:

RE: A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#345600 | dcmestre | 28 abr 2014 15:09 | Em resposta a: #345538

Olá

Sou Manuel Mestre, e pode-me contactar através do mail;

mmestre1970@gmail.com

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#352061 | inha1946 | 11 nov 2014 21:41 | Em resposta a: #208304

Olá Ana!

Também fiquei feliz por saber que o "tio" Honório deixou descendência. Cheguei a visitá-lo na Póvoa do Varzim com o meu pai, mas nada soubemos da família. Eu sou a Bárbara, filha mais nova do teu tio Manuel Domingos Mestre e tenho uma irmã mais velha 1 ano. Somos Professoras (aposentadas) e temos 3 rapazes. A Odete tem 2 e eu 1 que trabalha em Berlim. Gostava que me enviasses o teu mail para contactarmos; que achas? Pelo teu entusiasmo julgo que irás aceitar este pedido.
O meu mail é: barbaramestre@gmail.com . Gostava de conhecer mais alguns elementos da nossa família que já está tão reduzida. Dá notícias.
Um beijo desta prima "desconhecida" Bárbara

Resposta

Link directo:

A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#352078 | Henrique Figueira | 12 nov 2014 13:19 | Em resposta a: #208304

Caro confrade José Maria Ferreira,

Precisava de entrar em contacto consigo. Podia dar-me o seu email?
Obrigado.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Albino Figueira

Resposta

Link directo:

A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#364336 | josemariaferreira | 15 dez 2015 00:15 | Em resposta a: #208559

Caro Manuel Jorge Mestre Raio

Gostava que me desse referências sobre o seu bisavô Joaquim Honório Mestre. Estou a fazer um livro sobre os notáveis da vila de Panoias e queria incluí-lo. Sei que foi republicano e fez parte da concelhia de Ourique. Obrigado pela atenção.

Com os melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#419155 | Jpteixeira | 05 nov 2019 03:00 | Em resposta a: #364336

Caro Parente José Maria Ferreira

Há muito tempo que não trocamos mensagens. Está tudo bem consigo? Como vai essa saúde? Espero que tudo esteja bem.
Estou agora a enviar-lhe esta mensagem para lhe perguntar se, por acaso, nas suas investigações encontrou o casamento de Manuel Martins Falcato com Catarina Guerreira, realizado entre 1710 e 1720 no concelho de Ourique. Ou ainda se encontrou o registo de batismo de Manuel, filho do casal, nascido por volta da mesma época.
Antecipadamente grato.
Cumprimentos

Júlio Sousa

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#419185 | josemariaferreira | 05 nov 2019 23:05 | Em resposta a: #419155

Caro Parente Julio Sousa


Por aqui vai tudo bem, obrigado. Espero que aí pelo Algarve também esteja tudo bem consigo e seus familiares.

É verdade já há muito que não trocamos mensagens, perdi-me nos Sousa. No entanto sobre os Rodrigues Cavaco parece-me que estou no bom caminho e capaz de ter descoberto a origem dos Cavacos do Algarve, (de olhos azuis cabelos louros e pele muito branca), falta-me ainda confirmar fontes coevas. A minha mãe faleceu o ano passado no dia 21 de Julho com 96 anos de idade e ela ainda se lembrava de ter assistido a um casamento de uma tia na herdade da Pereirinha na freguesia do Ameixial quando tinha 5 anos de idade e nunca mais esqueceu os primos que vieram de S. Brás de Alportel assistir ao casamento dizia ela que vinham montados em cavalos e éguas e machos. A cerimónia parece ter sido forte pois os primos ficaram três dias no Monte da Pereirinha, e a minha mãe simpatizou muito com a prima Maria Pires por ela ser muito bonita de côr muito branca e cabelos louros e usava um grande colar de ouro, mas o que ela admirava mais na prima era por era ser uma grande cavaleira! Depois da boda foi a despedida e os primos algarvios montaram-se nas cavalguras e partiram para S. Brás, a minha mãe e outros primos ficaram a contemplá-los do Monte e a fazer-lhe adeus até eles desaparecerem nas alturas de S. Brás. Diz a minha mãe que depois dos primos terem desaparecido no horizonte lá pl`as alturas de S. Brás correu para a avó disse-lhe "mãe eu quando for grande quero ser como a prima Maria Pires, quero ser cavaleira! Nunca mais viu a prima Maria Pires, mas que elas deviam ser muito parecidas deviam.

Sobre o Manuel Martins Falcato, lamento mas não tenho nenhum Falcato para lhe indicar. Apenas tenho o registo de casamento em Garvão/S. Luzia no dia 10/6/1712. Casamento de Manuel Martins, viúvo que ficou de Catarina Guerreiro, morador na Laborela com Catarina Gonçalves, solteira, enteada de Manuel Mestre, morador no Moinho do Argil. Foram padrinhos Domingos Jorge morador em Vale de Alconde desta freguesia e João Dias [Penedo?].

Este Manuel Martins era filho de filho de António Martins e de Maria Louzeiro. Estes Martins têm uma forte ligação aos Martins Cavacos de Alte

Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#419223 | Jpteixeira | 07 nov 2019 00:40 | Em resposta a: #419185

Caro Parente Zé Maria

Muito obrigado pela sua pronta resposta.
1- O Manuel Martins Falcato que procuro foi Notário em Ourique sensivelmente entre 1708 a 1718. Julgo que não deve ser o mesmo, apesar da enorme coincidência de sua mulher se chamar Catarina Guerreira tal com o do Manuel Martins a que se fez referência. A propósito, tem conhecimento do registo do óbito de Catarina Guerreira, a primeira mulher desse Manuel Manuel Martins?
2- Ainda sobre a ligação que referiu existir entre o Manuel Martins que me indicou e os Martins Cavaco de Benafim (Alte), qual é efetivamente a relação? Sei que o Antão Vaz Cavaco (de família Martins Cavaco de Benafim) casou em Panóias com Serafina Ferreira. É esta a ligação a que se refere ou há ainda uma outra?
3- Quanto aos Rodrigues Cavaco, fico à espera dos seus dados, pois já recuei bastante e não consegui encontrar nada de relevante. Quando tiver essa confirmação, será que me poderia disponibilizar tal informação?
4- O que mais fascinou na sua mensagem foi a narrativa que fez da prima Maria Pires de S. Brás. O casamento na herdade da Pereirinha deveria ter ocorrido por volta de 1927-1928, correto? Sabe, por acaso, quem são os pais da prima Maria Pires, ou já fez esse levantamento ascendente?
Mais uma vez obrigado por tudo. Um grande abraço

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#419278 | josemariaferreira | 10 nov 2019 01:03 | Em resposta a: #419223

Caro Parente Júlio Sousa


Não sei se já tem conhecimento, mas o Manuel Martins Falcato que procura possivelmente será este: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=7697852

O Manuel Martins que lhe indiquei tinha fortes ligações a Ourique e aos Martins Cavaco de Alte, era filho António Martins morador em Panoias, e irmão de Brás Martins que casou na Igreja de S. Pedro da vila de Panoias no dia 18/1/1711 com Maria da Silva [Guerreiro], natural de Ourique, filha de Matias Guerreiro, natural do Monte das Bejas, freguesia de Santa Clara-a-Nova e de Ana Maria da Silva [Guerreiro], natural do termo de Almodôvar que foram país de António Martins Guerreiro, nascido cerca de 1728 em Panoias, habilitou-se a F.S.O. casou com D. Bernarda Salema Raposo Pessanha, filha de Manuel Raposo Pessanha e de Inês Vaz Guerreiro.
Quanto à origem dos Cavaco parece que teremos de recuar até aos Cásios do tempo dos visigodos, mas ainda é muito cedo para apresentar essa teoria. Sobre os Cavacos da Alcaria Alta com muitas trocas de dados lá consegui de uma maneira indirecta descobrir mais uma geração, Domingos Rodrigues [Cavaco?] cc. Domingas Dias [Vilão?] seriam então pais de: João Rodrigues Cavaco, Padre Francisco Rodrigues Sequeira e de Domingos Rodrigues Sequeira este último foi pai de Pedro Domingues Palma capitão do Forte da cidade de Tavira.

Sobre o casamento a que a minha mãe assistiu na herdade da Pereirinha freg. de Ameixial, concelho de Loulé, quando tinha 5 anos, se ela estiver certa na idade, teria sido cerca dos anos 1926/27. E a tia chama-se Felicidade Maria, mas ainda não fiz qualquer levantamento ascendente.

Um grande abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#419299 | Jpteixeira | 11 nov 2019 01:11 | Em resposta a: #419278

Caro Parente José Maria, boa noite
É este mesmo! Muito obrigado pela atenção. Vou agora tentar encontrar o registo de batismo do seu filho Manuel, o qual casou com Maria Lopes, que vem referido no registo de batismo de uma sua neta (Mariana) como tendo nascido em Almodôvar PT-ADLSB-PRQ-PLLE07-001-B8_m0466_derivada.jpg
Um grande abraço

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

A/c José Ferreira-Fam. Mestre cc Martins - Panoias

#419300 | Jpteixeira | 11 nov 2019 01:16 | Em resposta a: #419278

caro Parente

Retifico o link que coloquei na mensagem que enviei às 01:11h. O link correto é: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4808012
Grande abraço
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 15:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen