Familia Xavier de Noronha, Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Familia Xavier de Noronha, Coimbra

#232496 | paribas | 22 jun 2009 23:24

Caros Confrades

Procuro informação sobre o Alferes Mili. António Xavier de Noronha (e Oliveira), morador no lugar de Cioga do Campo ( São João do campo, Coimbra).

Casou em 1ªs nupcias com D. Rosa Cabral.

Em 2ªs com D. Maria Antónia Fonseca (na Catedral de Coimbra a 19.4.1813) do lugar da Povoa, São João do Campo, Coimbra.

Do segundo casamento teve:

Jerónimo Ferreira de Noronha que casou em Fermoselha, Santo Varão.

Supomho tambem que um Candido Maximiano Xavier de Noronha é irmão de António Xavier de Noronha.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Xavier de Noronha, Coimbra

#292717 | afhms | 11 dez 2011 23:20 | Em resposta a: #232496

Caro Senhor(a):

Só muito recentemente, quando o Arquivo da universidade de Coimbra facultou informação online, tive conhecimento que descendo directamente desse António Xavier de Noronha e Oliveira e da sua 2ª mulher, sem qualquer dúvida. O filho, Jerónimo teve uma filha, minha trisavó Emilia de Noronha. Esta casou com José Ferreira Marques. A filha destes, Eduarda de Noronha, era minha bisavó e ainda a conheci quando era pequeno, nos anos 70. Pelo que li na sua mensagem, parece saber muito mais que eu. Os registos são difíceis de ler e não tinha percebido que Rosa Cabral tinha sido 1ª mulher. Eu, pouco mais sei, não sabendo como o posso ajudar. Mas agradeço qualquer mais informação que me possa dar. Grato, Frederico Serrano

Resposta

Link directo:

RE: Familia Xavier de Noronha, Coimbra

#292728 | paribas | 12 dez 2011 11:10 | Em resposta a: #292717

Ex.mo Sr.

Estudei essa linha dos Noronhas e concluí que este Noronha tem origem no Alentejo, Évora. Não fiz a sua ligação aos Noronha_Manoel dessa região. Mas devem ser descendentes deles.

Desde 2009 que não trabalhei mais nesta genealogia. Possuo uma Habilitação para FSO de um Noronha Neutel, muito interessante.

Esse António Xavier Noronha era militar.

Vou rever o assunto e dar-lhe-ei novidades brevemente.

Os melhores cumprimentos

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Xavier de Noronha, Coimbra

#292731 | afhms | 12 dez 2011 11:51 | Em resposta a: #292728

Caro Senhor:

Muito agradecido pela sua resposta. Como só recentemente tenho estudado o assunto, e pela minha falta de experiência, imaginará todas as minhas dúvidas e obstáculos para recolher informação. Qualquer nota dos seus estudos que me possa facultar será preciosa. Apenas cheguei, e com dificuldade, a este António Xavier e mais não tenho conseguido descobrir. Muito grato, Frederico Serrano

Resposta

Link directo:

RE: Familia Xavier de Noronha, Coimbra

#292732 | f4b2 | 12 dez 2011 12:20 | Em resposta a: #292731

Caro Frederico Serrano

Não sei se têm algum interesse para si,mas retirei estes nomes dum livro militar de 1822,cito:

- D.JOSÉ MARIA CARLOS de NORONHA - Major no Regimento de Infantaria Nº16 em 31 de Dezembro de 1821

- D.JOSÉ ANTÓNIO de NORONHA - Tenente no Regimento de Infantaria Nº4 em 25 de Julho de 1822

- D.JOÃO ANTÓNIO de NORONHA - Tenente no Regimento de Infantaria Nº 4 em 1 de Setembro de 1822

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Xavier de Noronha, Coimbra

#292747 | afhms | 12 dez 2011 15:34 | Em resposta a: #292732

Caro João Barroca

Muito obrigado. Pode ser útil sim. Sinceros cumprimentos. FREDERICO SERRANO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Xavier de Noronha, Coimbra

#292750 | afhms | 12 dez 2011 15:44 | Em resposta a: #292732

Caro João Barroca

Muito obrigado. Pode ser útil sim. Sinceros cumprimentos. FREDERICO SERRANO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Xavier de Noronha, Coimbra

#293408 | afhms | 25 dez 2011 21:24 | Em resposta a: #292728

Caro Sr. Ricardo Teixeira

De facto este "António Xavier de Noronha" é bisneto de um "Manoel de Noronha Manoel". Os registos são claros. Não sei se lhe interessa saber que este Manoel de Noronha Manoel teve um filho em 1695 ao qual deu o nome de "Neutel", um dos nomes que referiu. Foram padrinhos o Duque do Cadaval, D. Luiz Ambrósio de Mello e a madrinha foi a Marquesa de Fontes, D. Isabel de Lorena, não sei porque razão. Uma outra filha, Dona Eugénia Maria, teve como madrinha a condessa de Vilar Maior, D. Eugénia Maria Rosa de Lorena. Se isto lhe indica alguma coisa, agradeço muito que me diga.
Cumprimentos.

Frederico Serrano

Resposta

Link directo:

RE: Familia Xavier de Noronha, Coimbra

#293411 | paribas | 25 dez 2011 23:04 | Em resposta a: #293408

Ex.mo Sr.

Confirmo os dados que me enviou.

Tenho esta genealogia em papel, daí a dificuldade temporal para a descrever aqui. Termina em 1630 aproximadamente. A tal ligação aos Noronha_Manuel.

Julgo que esse Neutel foi coudel do Bispo de Lamego.

A ascendência que esta a percorrer é essa.

Há muita coisa destas pessoas na TTonline.

Cumprimentos

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Xavier de Noronha, Coimbra

#293516 | afhms | 27 dez 2011 23:21 | Em resposta a: #293411

Muito obrigado.
Cumprimentos.
Frederico Serrano

Resposta

Link directo:

RE: Familia Xavier de Noronha, Coimbra

#314700 | colecionismos | 03 out 2012 01:11 | Em resposta a: #293411

Pode facultar os dados que ja tem desta linhagem? Sou descendente de Cândido António Xavier de Noronha, filho de António Xavier de Noronha de Cioga do Campo.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Xavier de Noronha, Coimbra

#326658 | afhms | 03 abr 2013 19:14 | Em resposta a: #314700

Só hoje, 3de abril de 2013, tive conhecimento deste seu pedido que terei muito gosto em satisfazer. Tem algum e-mail que me possa facultar para lhe poder enviar as informações que me pede? Frederico Serrano

Resposta

Link directo:

Familia Xavier de Noronha, Coimbra

#377699 | colecionismos | 10 fev 2017 11:20 | Em resposta a: #232496

Qual o Neutel (o avô ou o neto) é que foi coudel do Bispo de Lamego?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 14:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen