Francisco de Paiva - São Gonçalo (Niterói) Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias

Francisco de Paiva - São Gonçalo (Niterói) Brasil

#252124 | Robertojff60 | 23 mar 2010 23:28

Prezados Confrades,

Peço pela vossa ajuda para encontrar as ligações familiares de um "elo perdido"....

Sou bisneto do Sr. Manoel Gomes de Paiva, natural de São Gonçalo, do Rio de Janeiro, que era casado com a Maria Ramoa, espanhola (?), filha do Sr. Manuel Ramoa e da Da. Petronila, da Espanha.

Tenho poucas informações sobre a ascendência do Manoel Gomes de Paiva. Somente sei, pelas informações da minha avó, Maria da Conceição de Paiva - filha do casal, de que foi estudante de medicina e que abandonou os seus estudos para se casar com a Maria Ramoa, causando assim sérios problemas de relacionamentos à família de Paiva. É tanto que houve completo distanciamento entre Sr. Manoel Gomesde Paiva e da sua família paterna.

Da família paterna do Sr. Manoel, apenas sei o nome do pai dele, Francisco de Paiva, e que faleceu em São Gonçalo/RJ, quase no início do Século XX. Encontrei apenas uma nota fúnebre nas hemerotecas dos antigos jornais do Rio de Janeiro na Biblioteca Pública do Paraná, em uma das edições de setembro/outubro de 1911, com o mesmo nome exato e local de enterro (São Gonçalo), o que tudo leva a crer de que deve ser esse o pai do Sr. Manoel Gomes de Paiva. Entretanto, essa nota e outras noticias naquelas edições, nas hemerotecas, não se mencionava os nomes dos filhos e da viúva, de um modo não posso me assegurar com certeza se encontrei a solução para esse "elo perdido"...

Por isso, peço-lhes seus auxílios...

Obrigado pela atenção...

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Paiva - São Gonçalo (Niterói) Brasil

#340781 | Robertojff60 | 11 jan 2014 14:27 | Em resposta a: #252124

Aos confrades,

Na sequência das pesquisas genealógicas (Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, FamilySearch e outros), encontrei novas referências e que podem me ajudar a desvendar as ligações familiares do Sr. Manoel Gomes de Paiva.

Foram encontradas as seguintes pistas: Francisco Gomes de Paiva, natural de Portugal, de localidade ainda não conhecido, sendo proprietário de barcos e de navios, casado com a Maria Furtado de Paiva, teve seis filhos e dois netos, na ocasião do seu óbito. Um dos filhos se chamava Arthur Gomes de Paiva, nascido em 07 de dezembro de 1872, em Niterói, Rio de Janeiro, sendo batizado na Igreja São João Batista.
Também foram encontradas as referências judiciárias da JusBrasil citando aos Herdeiros da Maria Furtado de Paiva, no ano de 1925, a respeito das terras contíguas à linha litorânea em São Gonçalo (ou em Niterói).

Pelas informações dos meus familiares de longa idade, confirmam de que Sr. Manoel Gomes de Paiva é um dos filhos do Sr. Francisco Gomes de Paiva. Também tem as informações de que esta família Gomes de Paiva contribuiu e construiu as fábricas de processamentos de pescados (sardinhas, atum e etc), em São Gonçalo ou em Niterói.

Espero que com estas informações até agora levantadas possam me ajudar a encadear corretamente, e desvendar, as ligações familiares entre o Sr. Manoel Gomes de Paiva com a sua família paterna, bem como, dos seus elos familiares em Portugal.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Francisco de Paiva - São Gonçalo (Niterói) Brasil

#380228 | KairoPaiva | 22 abr 2017 22:26 | Em resposta a: #252124

Olá! Roberto, tudo bem?! Te encontramos aqui através de uma pesquisa que estávamos fazendo sobre os nossos antepassados de Portugal.
Parece que estamos no mesmo caminho. Gostaria de que você entrasse em contato por e-mail para falarmos mais sobre este assunto.
Busco informações sobre os meus antecedentes. Inclusive aqui se São Gonçalo - RJ, onde moro. Sou do Porto Velho e da linhagem de Almeida, Carvalho e Paiva, e acredito que os meus avós tenham algum grau de parentesco direto com relação aos seus.
kairo.coutinho@gmail.com
Fico no seu aguardo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 00:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen