Vila Nova de Outil, Cantanhede

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#252198 | clover779 | 25 mar 2010 23:05

Caríssimos,

tenho compilada já bastante informação sobre Vila Nova de Outil, nomeadamente relacionada com os registos de batismo desde 1650 até 18xx. Se alguém estivere interessado em obter alguma informação que entre em contacto comigo.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#252549 | Francisco Queiroz | 01 abr 2010 11:37 | Em resposta a: #252198

Muito obrigado pela mensagem e pela oferta de ajuda. Eu estou interessado em todos os Botelhos e Silveiras que, por acaso, tenha encontrado em Outil, no século XVII.
Se me contactar directamente, posso explicar a razão e dar mais detalhes.
Grato
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#252568 | jomimota | 01 abr 2010 19:47 | Em resposta a: #252198

Caro Confrade,

Ando á procura de um Manuel de Seiça Henriques, mais propriamente do seu casamento com Luisa Barbosa (Canais - Granja de Ulmeiro).
Em outra mensagem referente a Montemor-o-Velho foi-me referido por um confrade a existência de Seiças, nesta freguesia. Fiz a respectiva pesquisa nos anos próximos de 1700 (anteriores), data em que terá ocorrido o casamento dado que o primeiro filho nasceu em 1699, mas de Seiças nada.

Por acaso já se deparou com algum Seiça nas datas que refiro?

Obrigado,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#252571 | clover779 | 01 abr 2010 20:37 | Em resposta a: #252568

Meus caros,

Sr. Francisco Queirós, não tenho ainda registo de Botelhos, e a única Silveira (Berissima Silveira) que tenho registada casou na Póvoa de Cadima com Manoel Ferreira Estrella, tendo registo do casamento de um filho seu em Vila Nova de Outil em 1824. Também não tenho prestado total atenção aos batismos de Outil, mas se me cruzar com algum dos apelidos que menciona entrarei em contato.

Sr. Jorge Mota, fiquei que lhe responder quanto os Seiças, que penso não serem os que procura, talvez sejam descentes, aqueles que tenho registados neste momento são:

26-06-1794: Casamento de Francisco de Ceiça e Castro* com Jacinta Monteira de Vila Nova
17-07-1808: Casamento de Joaquim de Ceiça e Castro* com Anna da Chruz de Vila Nova
16-01-1812: Casamento de Jozé de Ceiça e Castro* com Maria Thereza de Vila Nova
14-02-1822: Casamento de Manoel de Ceiça (viúvo) com Ritta Maria de Vila Nova. Foi testemunha Francisco de Ceiça

*todos filhos de João de Ceiça e Castro e Joaquina Thereza de Jezus de Vila Nova.


Não sei se ajudo ou se complico.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#252585 | jomimota | 02 abr 2010 11:32 | Em resposta a: #252571

Caro Nuno Silva,

Voltei a reler os Assentos dos filhos do Casamento de Manuel de Seiça Henriques e Luísa Barbosa (Canais), e a única referência que aparece a uma localidade que não seja a Granja de Ulmeiro onde eram moradores, é a Vila da Redinha, onde moravam os padrinhos de um dos seus filhos.
Como julgo que a origem do apelido Seiça esteja nos lugares com o mesmo nome existentes nos concelhos da Figueira e de Ourém, e dado que a Redinha é relativamente mais perto da freguesia de Seiça (Ourém), inquilino-me para uma origem de Manuel de Seiça Henriques para uma posição próxima de Seiça (Ourém), eventualmente até da própria Vila da Redinha.
No entanto se vier a pesquisar os ascendentes de João de Ceiça e Castro, agradecia que me comunica-se o percurso que fazem os Seiça que lhe antecedem.

De qualquer modo o meu muito obrigado, mais uma vez por se ter lembrado de mim.


Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#259015 | Renato Porto | 21 jul 2010 02:32 | Em resposta a: #252585

Caro clover779,

Tenho muito interesse em obter informações sobre antepassados meus que viveram em Outil.

Meu bisavô se chamava Lúcio Pereira e nasceu em Arazede em 1893, seu pai nasceu em Outil e se chamava Manoel Pereira, filho de Luiz Pereira e Maria Fonseca.

Por acaso há referências à Manoel Pereira e seus ascendentes em seus estudos? Também procuro uma provável relação entre os Pereira e a família Fidalgo do concelho de Cantanhede, não sei ao certo a freguesia.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#259214 | Canova37 | 23 jul 2010 22:28 | Em resposta a: #252549

Caro Francisco,
por sinal encontrou algum Francisco Reis da Silveira de Magalhães?
Cumprimentos
Fernando Canova de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#259348 | clover779 | 26 jul 2010 00:05 | Em resposta a: #259015

Estimado Renato,

bem feitas as contas, o seu trisavô teria nascido por volta de 1870, tenho registo de alguns Pereiras, Pereira Póvoa, Pereira Lemede, Pereira Mathias quer em Vila Nova quer em Outil, mas sem mais informação, nomeadamente o nome da sua trisavó, será dificil.

Se me puder facultar mais alguma informação, como a data aproximada de nascimento ou nome da esposa eu poderei ver nas minhas notas...

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#259351 | Renato Porto | 26 jul 2010 01:15 | Em resposta a: #259348

Prezado Nuno,

Depois que postei a mensagem anterior consegui obter mais algumas informações quanto aos Pereira de Outil.

Luiz Pereira nasceu em 07 de abril de 1797 e casou-se duas vezes, a primeira com Maria Torres e a segunda com Maria Fonseca, esta natural de Cadima. Era filho de Plácido Pereira e de Josefa da Maia. Encontrei os registos de três irmãos mais novos de Luiz: João (março/1801), Rita (julho/1805) e Onofre (abril/1809).

Plácido Pereira (consta no assento de batismo de seus filhos o nome Plácido Pereira da Cunha) era filho de Manoel Pereira da Cunha e de Anna Maria (da Cruz?), todos naturais de Outil.

A esposa de Plácido, Josefa da Maia, era filha de José da Silva e de Josefa da Maia, todos naturais de Cantanhede.

Maria Fonseca era filha de José Fonseca e de Luiza de Jesus da Carvalheira, naturais de Cadima, desconheço a data de seu nascimento.

Muito obrigado pelo interesse.

Com os melhores cumprimentos,

Renato Porto

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#259396 | Francisco Queiroz | 26 jul 2010 22:24 | Em resposta a: #259214

Não encontrei ninguém com esse nome. Infelizmente, neste tópico sobre Outil, tenho quase nada para oferecer em troca, pois os Botelhos da Silveira que encontrei são de Leiria e as fortes ligações a Outil - que existiram - não as pude aprofundar. De qualquer modo, o livro que inclui esse assunto vai sair muito em breve e qualquer nova achega já não irá a tempo da edição. Portanto, mantenho o apelo que fiz, apenas para a eventualidade de surgir algum dado muito relevante sobre os Botelhos da Silveira em Outil, ou para que outros confrades possam trocar dados sobre o mesmo.
Cumprimentos,
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#259397 | Francisco Queiroz | 26 jul 2010 22:26 | Em resposta a: #252571

Uma vez que esta mensagem não me era dirigida directamente, só agora descobri a sua resposta ao meu pedido. Agradeço-a, pois. Os Botelhos / Silveiras de Outil a que me referia são do Século XVI-XVIII.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#259415 | clover779 | 27 jul 2010 00:06 | Em resposta a: #259397

Estimado Francisco,

os registos de "Botelho" e "Silveira" que tenho nas minhas notas do couto de Outil são os seguintes:

28-set-1610 baptismo de Maria, Outil, filha de Manoel João e Isabel Lopes, Padrinho: Pedro António da Silveira, capelão de S. Pedro da Pena

12-abr-1824 baptismo de Joaquim, Vila Nova, nasceu a 20-mar-1824, filho de António Ferreira Estrella e Anna dos Santos. Neto paterno de Manuel Ferreira Estrela e Berissima da Silveira, da Póvoa, Cadima. Neto materno de Manoel Roiz dos Santos e Thereza Roldoa.

23-jan-1887 baptismo de Avelino, Vila Nova, filho de Joaquim Ferreira Botelho e Maria de Jesus

Por enquanto não encontrei mais referências.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#259417 | Francisco Queiroz | 27 jul 2010 00:11 | Em resposta a: #259415

Muito obrigado. Apenas o de 1610 poderia corresponder, mas os restantes nomes não me sugerem nada. De qualquer modo, no futuro isto poderá ser de grande ajuda.
Cumps.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265347 | Renato Porto | 16 nov 2010 03:32 | Em resposta a: #252198

Caro Nuno Silva,

Gostaria de saber se em suas pesquisas sobre Outil pode-se encontrar as famílias Pereira da Cunha ou Cunha Pereira.

Pesquisando no acervo digital encontrei o assento de batismo de Luiz Pereira, datado de abril de 1797, filho de Plácido da Cunha Pereira e neto paterno de Manoel Pereira da Cunha. Como o acervo se encontra digitalizado até ano de 1778, não pude prosseguir a pesquisa por meio digital.

Desde já agradeço pela atenção dispensada à minha questão.

Com os melhores cumprimentos,

Renato Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265358 | clover779 | 16 nov 2010 12:28 | Em resposta a: #265347

Prezado Renato Porto (tem de ser assim por estar agora no Brasil),

penso que tenho alguma informação suplementar para si.

Ainda tenho apenas 75% dos assentos de baptismo processados, mas penso que encontrei já essa linhagem.

Tenho registados dois baptismos de Plácidos (o primeiro deve ser falecido ainda muito novo), que me parecem ser esse Plácido da Cunha Pereira:

11-nov-1764, baptismo e Plácido, natural de Outil, filho de Manuel Pereira e Ana Maria da Cruz. Neto paterno de Manuel Simões Pereira e de Pácoa da Azambuja, de Outil, avô paterno natural de Vila Nova de Outil. Neto materno de António Francisco Terezo e de Roza da Cruz, ela de Outil, ele natural da Pena, residentes em Outil.

(Este Plácido deve ter falecido entre 64 e 66)

19-fev-1766, baptismo de Plácido, natural de Outil, filho de Manuel Pereira Moço e Ana da Cruz. Neto paterno de Manuel Simões Pereira e de Pácoa da Azambuja, de Outil, avô paterno natural de Vila Nova de Outil. Neto materno de António Francisco Terezo e de Roza Maria da Cruz, ela de Outil, ele natural da Pena, residentes em Outil.


Portanto penso que as coincidências indicam que este segundo assento será do baptismo do "seu" Plácido da Cunha Pereira.

Se pretender posso suber um pouco mais na pesquisa quando tiver um tempinho, até porque o António Francisco Terezo é meu ascendente.

Cumprimentos,
Nuno Silva
http://gesteira-sanguinheira.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265388 | A. Luciano | 16 nov 2010 18:25 | Em resposta a: #265358

Caros Renato Porto e Nuno da Silva

António Francisco Tereso (está realmente Terezo mas eu actualizo as grafias) casou em 20.12.1734 em Outil com Rosa Maria da Cruz, ele filho de João Francisco Tereso e de s.m. Teresa Francisca, todos da Pena, Portunhos; e ela filha de António Mendes de Carvalho e de s.m. Benta da Cruz, todos de Outil.
Os nomes dos pais dos noivos não estão ainda confirmados por outros assentos.
Tiveram:
Maria, bapt. em 2.4.1735:
Manuel Francisco da Cruz, bapt. em 14.12.1737, c.c. Joaquina Maria, c.s.
Ana Maria da Cruz (cujo baptismo me escapou na 1ª passagem) c.c. Manuel Pereira
Antónia, bapt. em 30.9.1744
António, bapt. em 22.12.1748

Inscrevi o casamento de Ana Maria a partir dos dados aqui postos e dos outros com excepção do Manuel Francisco, não procurei nem casamentos nem óbitos. E, tal como a Ana Maria, podem ter-me escapado outros pois apenas o Manuel Francisco me era de interesse directo.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265397 | clover779 | 16 nov 2010 18:51 | Em resposta a: #265388

Boas tardes Sr. Luciano,

obrigado pela informação complementar, se pretender a lista completa dos filhos do António Francisco Therezo eu tenho já esses anos todos processados, sobretudo por essa ser a minha linha paterna directa. Aliás, esses Teresos, ao que pude chegar, são originários da Póvoa do Bispo, em Ourentã...

PS: Não sou "da Silva", simplemente Silva, mas esse não seria o meu apelido.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265403 | A. Luciano | 16 nov 2010 20:00 | Em resposta a: #265397

Caro Nuno Silva,

A linha que me interessa mais directamente é:

1. João Francisco Tereso, c.c. Teresa Francisca
2. António Francisco Tereso, c.c. Rosa Maria da Cruz
3. Manuel Francisco da Cruz, c.c. Joaquina Maria

Deste último casal tenho como filhos Maria 1763, Mariana 1764, Onofre 1767, Manuel Francisco da Cruz (outro) 1770 c.c. Ana Marques, c.s., José Francisco da Cruz 1777 c.c. Teresa da Costa, c.s. e Joaquim da Cruz 1780, c.c. Mariana Marques, c.s. (a Ana e a Mariana Marques são irmãs, sendo mais um dos muitos casos que encontrei de irmãos casados com irmãs).

Do casal 2. tenho os dados que deixei na mensagem anterior.
Do 1. nada mais tenho do que os nomes.

O “layout” que tento seguir, é elencar todos os filhos do casal que me interessa directamente, com nascimentos, casamentos e óbitos (ainda não “peguei” nos óbitos) e, em relação aos cônjuges, nascimento, filiação e referência se houve seguimento.
Assim interessam-me de facto os filhos de António Francisco Tereso que me faltam e a data do baptismo da Ana Maria.

Interessar-me-iam igualmente quaisquer dados na ascendência de Manuel Francisco da Cruz c.c. Joaquina Maria de quem apenas tenho os avós que deixei na outra mensagem. Se sabe já que eram provenientes da Póvoa do Bispo, sabe mais do que eu.

Tenho algum receio de vir a encontrar um fim de linha na mãe da Joaquina Maria que foi baptizada em Outil em 8.4.1739 filha ilegítima do cap. José dos Santos da Silva, natural de Assafarge, Coimbra, e de Isabel Simões, solteira, de Outil sem indicação de pais. Do capitão encontrei outros filhos ilegítimos já de outra mãe e, num deles, com dificuldades de leitura, o pai seria João Rodrigues o que remete o Santos da Silva para a mãe (provavelmente) pelo que quando tiver tempo, espero continuar. A Isabel Simões é que é mais complicada e a não ser que encontre um casamento posterior ou um assento de óbito com filiação e identificação inquívoca, deixa-me na necessidade de pesquisar todas as Isabel com mãe ou pai Simões num quadro temporal de 12 a 20 anos e eliminar as que casaram ou morreram. Demorado e sem resultados assegurados.

A. Luciano

PS - Desculpe o "da" que foi falta de atenção. Mas espero que tenha sido sempre Nuno Silva..., pois estou-me a lembrar de um que foi "e Silva", depois "da Silva" e actualmente é "Silva", isto sem dúvidas e com raros enganos. ;-)
L.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265408 | clover779 | 16 nov 2010 21:34 | Em resposta a: #265403

Caro A. Luciano,

vamos por partes então:

Na lista de filhos de António Francisco Tereso e de Roza Maria da Cruz, tenho:
2/10/1735: Maria
14/12/1737: Manuel (também é meu ascendente)
?: Ana (não existe registo de baptismo)
30/09/1744: Antónia
28/12/1748: António
8/07/1753: José (nascido em 29/06/1753)

Suspeito que possa existir mais filhos do casal que não foram baptizados (como era muito comum na altura)

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265414 | A. Luciano | 16 nov 2010 23:06 | Em resposta a: #265408

Caro Nuno Silva,

Havia então um que eu não tinha: o José de 1753.

“Suspeito que possa existir mais filhos do casal que não foram baptizados (como era muito comum na altura)”

Não teria a mesma opinião. Neste caso a ocorrência dos filhos 1735, 1737, 1744, 1748 e 1753, sugere-me que a Ana Maria teria nascido no intervalo 1737-1744 e seria apenas ela. De facto tenho observado alguma “regularidade” nos intervalos de nascimento de filhos do mesmo casal. Isto é, se um casal tinha filhos de 2 em 2 anos isto, mais meio ano menos meio ano, costuma ser consistente; se tem filhos de 3 em 3 anos, mais ano menos ano, idem. Também tenho verificado que, depois de vários, quando um filho nasce com um intervalo sensivelmente maior do que os irmãos, digamos 5/6 anos como casos mais frequentes, é normalmente o último filho.
Isto como ocorrências mais vulgares pois também já encontrei, como no presente caso, um "regular" aumento do intervalo entre os filhos; mas, dois filhos entre 1744 e 1753 quebraria o padrão.
E a Ana Maria que encontrou casada com Manuel Pereira - a não ser que os Plácidos que encontrou fossem filhos ilegítimos - não teria casado sem o padre se certificar se era baptisada (a não ser que o padre fosse o mesmo que a baptisara e se tivesse esquecido de fazer o assento mas sabendo-o de memória nem se lembrasse de ir verificar); creio que havia grande rigor nisso.

Não quero comparar a minha experiência com a sua, que é muito mais extensa e sobretudo sistemática mas também não subscrevo - sem mais informação - a ideia de que seria comum na época e nessa área geográfica, não baptisar algumas crianças. Tenho-as visto consistentemente baptisadas entre os 5 e os 10 dias do nascimento com forte concentração nos 7/8 dias (há maiores intervalos nas famílias de mais elevado nível social e intervalos tendencialmente alargados nas datas mais recentes) e se fosse esse o caso, seriam de esperar intervalos mais alargados e erráticos entre o nascimento e o baptismo.
Se estou equivocado ou é outra a sua sensibilidade, muito agradeço que me corrija ou, apenas, me dê a sua perspectiva.

Por já ter encontrado alguns (muito poucos é certo) admito como mais provável uma de duas ocorrências:
1. O esquecimento do assento que vem a ser lavrado muito mais tarde, normalmente pouco antes do casamento;
2. A deslocação fortuita dos pais para lugar e mesmo freguesias diferentes - provavelmente por motivos de trabalho - e baptismo nesse outro lugar que, assim, nos escapa na pesquisa.
Lembro-me de ter encontrado exemplos de ambos os casos em Cadima com o cura Trovão que - estou certo - bem conhece por ter aquela maravilhosa letra que se lê hoje melhor do que a minha e que seria muirto conscencioso, pois entendeu transcrever um baptismo lavrado noutra freguesia e ter refeito com testemunho da madrinha um baptismo de que não fora feito o assento, tendo o cuidado de na data própria anotar à margem a remissão para a página em que o refez.

Despertou-me o interesse o Manuel Francisco da Cruz II (houve ainda um III) ser seu antepassado. Passou-me despercebido algum outro casamento ou os seus antepassados são mesmo ele e a Joaquina Maria, filha do cap. Manuel dos Santos da Silva?

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265420 | clover779 | 17 nov 2010 01:23 | Em resposta a: #265414

Caro Sr. A. Luciano,

O que eu escrevi e o que o Sr. muito bem descreve não são coisas contraditórias. Antes pelo contrário, eu apenas não detalhei tanto. Já encontrei registos de uma freguesia noutra (por os pais aí se encontrarem na altura), e tenho pesquisado em Outil, Cantanhede, Cadima, Arazede. Depois também há registos que só são feitos quando não os encontram, por vezes junto com registos de casamento. Também há um documento com meia-duzia de registos de várias freguesias da região centro, e assim de seguida. Isso só prova que se esqueciam ou as pessoas não baptizavam logo as crianças (e quando o faziam era nos tais 7-10 dias depois do nascimento). Também há imensos casos de crianças baptizadas pela parteira (vi muitos desses em Outil), e depois reconfirmado o baptismo pelo pároco.

De facto, encontrei o assento da Ana Maria (aliás Ana no assento): baptizada em 1/5/1740 (nome do pai António Francisco, nome da mãe Roza Francisca), portanto, bate tudo certo...

o "meu" Manuel Francisco da Cruz (b. 04/12/1737) casou com Joaquina dos Santos (b. 08/04/1739), eu descendo justamente do filho deles José Francisco da Cruz (b. 16/01/1777).

Do lado da Joaquina dos Santos (ou Joaquina Maria) tenho o mesmo problema, ela é filha do Capitão José dos Santos Silva de Assafarge (b. antes de 1724), mas ainda nada pesquisei por lá, e de Isabel Simões "Coa" (b. antes de 1724) em Outil, pode ser que a alcunha Coa ajude, mas por agora suspeito que tenha sido baptisada em 13/04/1703 e seja filha de Francisco João e Isabel Simões de Outil (apenas suspeita pois ainda não corri todas as correspondências).

Do lado do Manuel Francisco da Cruz, filho de António Francisco Tereso (b. 15/06/1713) cc Roza Maria da Cruz (b. antes de 1718).

Esse António Francisco filho de João Francisco Tereso (b. na Póvoa do Bispo antes de 1680) e de Teresa Francisca (b. na Pena cerca de 1675). Casaram na Pena em 5/11/1696.

A Roza Maria da Cruz, filha de António Mendes da Cruz e Benta Gomes da Cruz de Outil, ramo que ainda não explorei, mas já encontrei 3 filhos deles (Mariana - 1710, Manuel - 1714, António - 1717).

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265422 | clover779 | 17 nov 2010 01:36 | Em resposta a: #265420

Correções à mensagem anterior:

- no final eu queria dizer António Mendes de Carvalho (filho de Manuel Carvalho e Maria Mendes de Vila Nova), e não António Mendes da Cruz

- o "meu" Manuel Francisco da Cruz (b. 14/12/1737) casou com Joaquina dos Santos (b. 18/04/1739), eu descendo justamente do filho deles José Francisco da Cruz (b. 25/01/1777).

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265431 | A. Luciano | 17 nov 2010 15:38 | Em resposta a: #265420

Caro Nuno Silva,

Muitíssimo obrigado pelas informações.
Quanto ao casal Manuel Francisco da Cruz e Joaquina, que casam em 24.4.1762 (exactamente na mesma data em que também casa Ana Maria, irmã de Manuel Francisco) tenho duas pequenas dúvidas:
- Chama também Joaquina dos Santos mas eu quer no casamento quer nos baptisados dos 6 filhos que tenho vejo-a sempre Joaquina Maria. Onde a documenta como Joaquina dos Santos?
- Com disse, tenho 6 filhos, Maria 1763, Mariana 1764, Onofre 1767, Manuel 1770, José (o seu antepassado) 1777 e Joaquim 1780. Suspeito assim que me terá escapado um filho, presumivelmente de 1773/1774. Será que apanhou mais além dos meus 6?

Estive a rever os assentos em que tenho mencionado o cap. José dos Santos da Silva.
Nos 6 anteriores, como avô materno é sempre José DOS Santos DA Silva (com a possível excepção de Manuel em que o “da” será duvidoso) e o mesmo me parece ler no casamento da filha em 1762, apesar da leitura ser difícil e também no baptisado da mesma em 1739.
O mesmo encontro no baptismo de Mariana em 8.2.1743, filha do dito cap., “já defunto” e de Esperança, solteira; neta materna de António Francisco Vergonha e de Maria Fernandes (casal que me interessa por outra linha) e neto paterno de João Roiz (admito alguma possibilidade de erro nesta leitura de Rodrigues) “e não sabe o nome ... ... avó paterna”.
Ainda não procurei o óbito que terá ocorrido nos 9 meses anteriores a 8.2.1743 mas duvido que tenha alguma informação útil.
De qualquer forma acho este “dos Santos da Silva” que soa mal pelo menos aos ouvidos de hoje, tão consistente que admito poder ser significativo para a investigação em Assafarge.

A. Luciano

P.S. - Depois já de ter escrito procurei e encontrei o óbito em 12.10.1742 sem ter qq informação quanto à naturalidade. Contudo tinha uma referência à Taboeira que não consegui perceber. Talvez seja possível ler mais alguma coisa significativa mas para já não tenho tempo. A imagem é a 414 e o link http://193.137.201.197/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=previous&DOId=3593&NodeID=_298269.
L.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265436 | clover779 | 17 nov 2010 16:34 | Em resposta a: #265431

Boa tarde,

respondendo às suas perguntas:

a) Joaquina Maria dos Santos, complementei o nome a partir do registo de baptismo de 2/6/1803, aquando do nascimento do seu neto Salvador (p. 171), onde é apelidada de Joaquina dos Santos.

b) Escapou sim, foi uma filha, Roza, baptizada em 21/10/1772, nascida em 13 de Outubro (ver página numerada com 62) (Parabéns a sua lógica funciona quase na perfeição)

Também tenho essas indicações quanto ao Capitão. O nome do pai dele seria João Rodrigues (Roiz = Ruiz = Rodrigues), e isso sim facilitará a pesquisa em Assafarge. Não sei ainda como o homem chegou a Capitão, se o foi pelo couto de Outil ou por Assafarge, mas parece evidente que vivia numa quinta na Taboeira, freguesia de Cadima quando faleceu em 1742.

Também descobri nos meus registos de Cadima que o "nosso" Capitão foi padrinho de uma criança em 5/11/1724, já sendo Capitão nessa altura, e residente em Outil.

E pelos vistos era um solteirão mulherengo ;)

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265561 | Renato Porto | 19 nov 2010 02:21 | Em resposta a: #265436

Estimados Nuno e A. Luciano,

Fico muito satisfeito em ver tão sadia discussão neste fórum e ainda encontrar novos primos, mesmo que de gerações distantes.

Nuno, minha ascendência materna vem praticamente da mesma região que a sua paterna: Arazede, Outil, Cantanhede, Cadima. Infelizmente minha ascendência paterna é completamente desconhecida (ainda), só tenho como referência a alcunha Porto.

Neste fim de semana vou organizar minhas anotações sobre meus ascendentes maternos e publicarei aqui no fórum. Ficarei muito satisfeito se os estimados confrades conseguirem juntar maiores informações acerca de meus parentes.

Cumprimentos,

Renato Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265746 | A. Luciano | 23 nov 2010 12:18 | Em resposta a: #265358

Caro Nuno Silva,

Adiantando-me à anunciada intenção do confrade Renato Porto, deixo aqui o esqueleto do que tenho. Além do que já me adiantou, poderá encontrar outras concorrências com o que tem.
Como é normal, a última geração é na maioria obtida em registos de descendentes e poderá ter erros. Além disso as homonimias enquanto não forem pesquisados os óbitos, poderão também ter causado eventual erro de identificação sobretudo em casos de múltiplos casamentos. Tenho alguns que se repetem em diferentes gerações o que aconselha estudo cuidadoso a que ainda não procedi.

8. José Joaquim Gomes, * 2.2.1799 Lemede
9. Maria Joaquina da Conceição, * 15.10.1797 Lemede
10. Manuel Francisco da Cruz (Cambraia), * 26.10.1803 Outil
11. Ana (Maria) da Costa, * 18.6.1797 Lemede
12. Manuel Mendes Barreto, * 1827/1828 Cadima
13. Joaquina Mendes, * 11.9.1831 Guimera
14. Manuel Neto, * 9.1.1831 Lemede
15. Maria Murta, * 19.2.1822 Lemede

16. José Joaquim Gomes dos Santos, * 1.2.1766 Lemede
17. Júlia Maria de Melo, * 20.5.1771 Lemede
18. Manuel Joaquim de Carvalho, * 7.7.1771 Guimera
19. Maria Joaquina da Conceição, * 17.9.1771 Lemede
20. Manuel Francisco da Cruz, * 12.2.1770 Outil
21. Ana Marques, * 1.3.1778 Outil
22. José Gomes dos Santos, * 17.4.1772 Lemede
23. Maria da Costa, b. 27.5.1765 Guimera
24. Manuel Mendes Barreto, * 7.12.1808 Cadima
25. Maria dos Santos, * 24.10.1806 Cadima
26. João Gomes “da Rosa”, * 7.1.1779 Cadima
27. Ana Mendes, * 22.4.1793 Cadima
28. José Neto, * 10.3.1800 Lemede
29. Rosa da Conceição, * 12.1.1800 Lemede
30. Joaquim Rodrigues dos Santos, * 3.7.1785 Lemede
31. Maria Gomes Murta, * 7.2.1790 Pena

32. Joaquim Gomes Murta, b. 18.3.1741 Lemede
33. Maria dos Santos, * 24.6.1740 Lemede
34. Manuel Gomes de Melo, * 10.3.1740 Casal
35. Marta Maria do Espírito Santo, * 9.7.1742 Lemede
36. Francisco Carvalho, * 14.7.1745 Guimera
37. Custódia Maria Monteiro, * 3.3.1744 Guimera
38. Manuel Ribeiro Calado, * 13.4.1740 Póvoa da Lomba
39. Josefa Maria da Maia, * 26.4.1742 Lemede
40. Manuel Francisco da Cruz, b. 14.12.1737 Outil
41. Joaquina Maria, b. 8.4.1739 Outil
42. Manuel Gomes dos Santos “Beato”, Outil
43. Maria Marques da Costa, * 26.2.1746 Póvoa da Lomba
44. António Francisco da Maia, b. 25.3.1730 Lemede
45. Francisca Gomes dos Santos, b. 11.4.1721 Lemede
46. Miguel Jorge, Guimera, c. 14.2.1762
47. Maria da Costa, Guimera, c. 14.2.1762
48. Nuno Mendes Barreto, b. 14.7.1782 Quinta do Paúl, Cadima
49. Maria (do Carmo) Gomes Faim, b. 16.7.1782 Pontes
50. João Teixeira, * 14.1.1761 Gesteira
51. Maria dos Santos, b. 9.11.1766 Quintã
52. Gaspar Gomes, * 14.4.1744 Cadima
53. Rosa Maria, * 11.1.1751 Cadima
54. Manuel Jorge, * 17.6.1762 Lapa, Ourentã
55. Cláudia Maria Mendes, 4.4.1758 Cadima
56. José Neto, b. 23.3.1777 Lemede
57. Maria dos Santos, * 13.6.1777 Lemede
58. Manuel José Gomes Murta, * 5.3.1755 Lemede
59. Mariana dos Santos, * 3.2.1764 Zambujal
60. José Rodrigues dos Santos, 4.4.1741 Lemede
61. Joana dos Santos, * 6.3.1745 Lemede
62. Manuel Gomes Murta, * 14.7.1762 Póvoa da Lomba
63. Maria Teresa dos Santos, * 18.5.1768 Pena

64. João Gomes Murta, Lemede, c.15.1.1721
65. Isabel Francisca, Lemede
66. José dos Santos “o Novo”, Lemede
67. Páscoa da Ressurreição, Vila Franca, Arazede
68. Manuel Gomes Fervença, Casal dos Netos, c. 19.4.1731
69. Estefânia de Melo, Cadima
70. João Monteiro, b. 19.7.1714 Lemede
71. Maria Cardoso, b. 8.4.1711 Lemede
72. Manuel Rodrigues Carvalho, Guimera
73. Isabel da Silva, Quintã
74. José Teixeira de Santiago, Guimera, c. 23.4.1738
75. Brígida Monteiro, Guimera
76. João Ribeiro Calado, b.30.5.1715 Lemede
77. Maria Rodrigues Lourenço, b. 14.1.1719 Póvoa da Lomba
78. Manuel Francisco do Bento “o Travanca”, Lemede
79. Luzia da Maia, Vila
80. António Francisco Tereso, b. 15.6.1713 Pena
81. Rosa Maria da Cruz, Outil
82. Cap. José dos Santos da Silva, Assafarge
83. Isabel Simões, solteira, Outil
84. Manuel Francisco Vergonha, Outil
85. Ana Gomes dos Santos, Lemede
86. Manuel Francisco da Costa “o Novo”, Póvoa da Lomba
87. Maria Marques de Oliveira, Póvoa da Lomba
88. = 78
89. = 79
90. Manuel dos Santos Rocha, Vagos
91. Isabel Gomes Murta, Lemede
92. Jerónimo Jorge, Guimera
93. Teresa Maria, Guimera
94. Pedro Fernandes, Guimera
95. Maria da Costa, Guimera
96. Fernando Joaquim Mendes Barreto, b. 29.9.1747 Outil
97. D. Rita Joaquina Mendes Barreto, Quinta do Paúl, Cadima
98. José Gomes Faim, * 20.1.1741 Taboeira
99. Bernarda da Silva, * 2.8.1743 Guimera
100. João Francisco Teixeira, Casal dos Netos, c. 13.11.1748
101. Caetana Maria, Gesteira
102. José dos Santos, * 1.8.1744 Quintã
103. Ponciana Maria, * 12.11.1742 Guimera
104. Bento Gomes Pereira, Cadima, c. 1.10.1738
105. Teresa Maria, Cadima
106. José Neto Ferreira, Cadima, c. 17.8.1743
107. Umbelina Maria, Cadima
108. António Jorge Lapa, Ourentã
109. Angélica Maria, Ourentã
110. Manuel Mendes, Cadima, c. 30.6.1756
111. Teodósia Maria Mendes, * 2.3.1731 Guimera
112. Francisco Neto, * 30.11.1747 Cadima
113. Brígida Jorge, b. 28.11.1772 Guimera
114. José Fernandes Bugalho, * 26.7.1743 Lemede
115. = 33
116. José Gomes Murta, b. 25.3.1725 Lemede
117. Mariana Francisca da Maia, b. 3.12.1727 Lemede
118. Manuel Rodrigues Calvado, Zambujal, c. 30.5.1753
119. Maria do Espírito Santo, Zambujal
120. João Rodrigues dos Santos, Lemede, c. 10.2.1740
121. Rosa Maria dos Santos, b. 19.9.1712 Lemede
122. = 66
123. = 67
124. António José Gomes Murta, b. 8.2.1733 Lemede
125. Jacinta Marques, b. 17.2.1738 Póvoa da Lomba
126. António Fernandes (Póvoa/Broa?), Pena
127. Maria Teresa do Espírito Santo, Pena

128. Manuel Gomes Murta, Lemede
129. Maria Francisca (Murta), Lemede
130. Bento Francisco Travanca (Lemede)
131. Maria Francisca Caixa(?), Lemede
132. José dos Santos, Lemede
133. Joana Francisca Galvão, Vila
134. Manuel Gomes dos Santos, Vila Franca, Arazede
135. Maria Francisca ?Pedra?, Vila Franca
136. António Jorge Neto, Casal dos Netos
137. Maria Francisca Faim, Casal dos Netos
138. Manuel Fernandes Vagos, Cadima
139. Clara de Melo, Cadima
140. António Monteiro, Lemede, c. 21.9.1713 (tem pais)
141. Isabel Francisca Vicente, Lemede (tem pais)
142. Mateus Cardoso, Travancinha, Seia
143. Ana Cardoso, Lemede
144. António Rodrigues de Carvalho, Vila Nova
145. Maria Francisca, Guimera
146. Manuel Francisco do Miguel, Quintã
147. Páscoa da Silva, Lemede
148. Manuel Teixeira de Santiago, Vila
149. Maria Monteiro, Guimera
150. Francisco Monteiro, Cadima
151. Isabel Francisca da Marta, Guimera
152. Bernardo Ribeiro Calado, Lemede
153. Maria Antónia, Lemede
154. Manuel Rodrigues Lourenço, Póvoa da Lomba (tem pais)
155. Esperança Francisca, Póvoa da Lomba (tem pais)
156. = 130
157. = 131
158. Filipe Rodrigues da Maia, ??
159. Maria Francisca da Cunha, Vila
160. João Francisco Tereso, Pena
161. Teresa Francisca, Pena
162. António Mendes de Carvalho, Outil (tem pais)
163. Benta da Cruz, Outil
164. João Rodrigues, (poss. Assafarge)
165. Ainda não investigado
166. C/Invest, iniciada pelo engº Nuno Silva
167. C/Invest, iniciada pelo engº Nuno Silva
168. António Francisco Vergonha
169. Maria Fernandes, Outil
170. Manuel Lourenço Barriga, Lemede
171. Maria Gomes, Lemede
172. Manuel Francisco da Costa Ramalheira, Póvoa da Lomba (tem pais)
173. Aurélia Maria dos Santos, Póvoa da Lomba (tem pais)
174. António Marques de Oliveira, Cordinhã (tem pais)
175. Esperança Francisca dos Santos, Póvoa da Lomba (tem pais)
176. = 130
177. = 131
178. = 158
179. = 159
180. Domingos da Rocha, Vagos
181. Tomásia dos Santos, Vagos
182. = 128
183. = 129
184. Ainda não investigado
185. Ainda não investigado
186. Ainda não investigado
187. Ainda não investigado
188. Ainda não investigado
189. Ainda não investigado
190. Ainda não investigado
191. Ainda não investigado
192. Cap. Luís Gonzaga Mendes Barreto de Barbuda, * 1715 Vila Nova (tem avós, etc.)
193. Maria de Aguiar Barreto, * 18.7.1711 Vila (tem avós, etc.)
194. Desemb. Nuno Mendes Barreto, Arazede (tem bisavós, etc.)
195. Maria da Cruz, solteira, Means (Meãs do Campo?, Montemor-o-Velho?)
196. João Francisco Faim, Taboeira (tem pais)
197. Maria Gomes, Pisão, S. Caetano (tem pais)
198. Miguel da Silveira, Pontes (tem pais)
199. Isabel das Neves, Guimera (tem pais)
200. António Jorge Coentro, Casal dos Netos (tem pais)
201. Ana Francisca Cantarinha, Casal dos Netos (tem pais)
202. Manuel Francisco Faim, Cadima
203. Maria Francisca, Cadima
204. João dos Reis, Quintã (tem pai)
205. Maria dos Santos de Oliveira, Quintã (tem pais)
206. Manuel Jorge Moridade, S. Caetano (tem pais)
207. Maria Francisca, S. Caetano (tem pais)
208. António Gomes Peseiro?, Carvide, Leiria
209. Natália Francisca, S. Silvestre
210. Francisco da Rocha, Taboeira
211. Maria Francisca, Seixo
212. João Neto Ferreira, Sepins
213. Maria Jorge, Gesteira
214. Francisco Fernandes Simões, Gesteira
215. Maria Francisca, Seixo
216. Francisco Jorge, Lapa, Ourentã
217. Ana Francisca, Lapa, Ourentã
218. Manuel Couceiro “o Julião”, Ourentã
219. Ana Gonçalves, solteira, Torres, Vilarinho do Bairro
220. Manuel Francisco Moridade, Guimera, c. 13.2.1716 (tem pais)
221. Teresa Mendes, Murtede
222. Manuel Rodrigues Landim, Guimera (tem pais)
223. Isabel Mendes, Cadima (tem pais)
224. = 106
225. = 107
226. Caetano Jorge, Aljuriça (tem pais)
227. Maria Monteiro, Guimera (tem pais)
228. José Fernandes Bugalho, Póvoa da Lomba, c. 14.2.1724 (tem pais)
229. Paula Francisca, Lemede (tem pais)
230. = 66
231. = 67
232. = 64
233. = 65
234. = 78
235. = 79
236. Manuel Rodrigues Calvado, Arazede
237. Isabel Gomes, Zambujal
238. Manuel Rodrigues Ferreira, Zambujal (tem pais)
239. Teodora Gomes, Casal (tem pais)
240. António Francisco “da Benta”, Outil
241. Benta Francisca, Outil
242. Manuel dos Santos Rocha, Vagos (tem pais)
243. Isabel Francisca Murta, Lemede (tem pais)
244. = 132
245. = 133
246. = 134
247. = 135
248. = 64
249. = 65
250. = 174
251. = 175
252. Manuel Fernandes, Pena, c. 1.11.1728 (tem pais)
253. Maria da Costa, Póvoa da Lomba (tem pais)
254. Manuel Mendes, Outil
255. Perpétua dos Santos, Pena

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265750 | tmacedo | 23 nov 2010 15:54 | Em resposta a: #265746

Caro A. Luciano,

Tenho dados, como já se teria apercebido, das ascendências dos seguintes indivíduos referidos na sua mensagem:

192. Cap. Luís Gonzaga Mendes Barreto de Barbuda, * 1715 Vila Nova (tem avós, etc.)
193. Maria de Aguiar Barreto, * 18.7.1711 Vila (tem avós, etc.)
194. Desemb. Nuno Mendes Barreto, Arazede (tem bisavós, etc.)

Não sei até onde recuou nessas ascendências, mas tem os dados que obtive à sua disposição se lhe interessarem.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265752 | A. Luciano | 23 nov 2010 16:13 | Em resposta a: #265750

Caro António Taveira,

Os dados que possuo foram exactamente retirados do seu estudo "Mendes de Barbuda e Barreto" o que só não referi por não ter cabimento nesta abordagem.

Se e quando, levar a bom termo um levantamento mais completo dos Barretos de Cantanhede e arredores, pelos paroquiais, alguns de linhas que não seguiu, outros desenquadrados não deixarei de lhe fazer chegar esse conhecimento.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265754 | tmacedo | 23 nov 2010 17:29 | Em resposta a: #265752

Caro A. Luciano,

Não sei a que meu estudo se refere. Tenho deixado alguns dados avulsos por aqui e por ali. Tenho muitos outros dados que julgo ainda não ter revelado.

Se me indicar aqueles de que dispõe poderei perceber os que lhe faltam.

Não sei se tem o entroncamento do referido em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=982891

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265759 | A. Luciano | 23 nov 2010 19:49 | Em resposta a: #265754

Caro António Taveira,

O seu estudo a que me referi e mão amiga me fez chegar às mãos em ficheiro “Word” com a formatação perdida, pelo que não seria já original, chama-se como disse “Mendes de Barbuda e Barreto” e “Barretos de Arazede”.
Era a descendência de Pedro de Barbuda, p.d. António Mendes de Barbuda, este avô de Maria Mendes de Barbuda que casa com António Rodrigues Barreto, de Arazede e deu origem aos “meus” Mendes Barreto, aliás com varonia Vaz.
Se tiver mais do que isso por qualquer linha, estarei imensamente interessado.

Se desenvolver os costados dos meus 192, 193 e 194, verá com informação sua e do Geneall, não “batem”no Manuel Mendes de Barbuda cujo link deixou. Nem Vasconcelos nem Barreto Forjaz aparecem nos costados destes que estou a levantar.

No entanto fiquei extremamente curioso com o Lucas Francisco da Maia.
Como verificará os costados que coloquei são perfeitamente banais, sendo estes Mendes Barreto a única linha de nobreza que identifiquei até à data.
Poderão haver mais - o cap. José da Silva dos Santos, de Assafarge, que era já capitão em 1724 (cf. Nuno Silva) poderá ser filho, sobrinho ou neto de outro, de quem teria herdado o cargo mas, como sabe melhor do que eu, as necessidades da Guerra da Restauração levaram à promoção de muitos a oficiais, alguns depois recompensados com postos nas Ordenanças, pelo que poderá muito bem ser de origem humilde.
Pelo que me apercebo, além de muitos que serão quase certamente assalariados agrícolas, alguns seriam creados pois são recorrentemente apadrinhados pelos mesmos proprietários e outros seriam pequenos proprietários ou artífices, p. ex. alfaiate, ferreiro, etc..
Assim, enquanto os jornaleiros tendem a migrar mais dentro do mesmo quadro regional, tendo por vezes os filhos em diferentes lugares da mesma e até de outras freguesias vizinhas, os outros são mais “estáveis”. Por exemplo quando um casa na terra da mulher e aí fica pois aí lhe nascem todos os filhos, pode-se presumir que, pela mulher, adquiriu uma situação estável ou mesmo alguma pequena parcela de terreno. Também os padrinhos, quando são de fora do lugar e não são os habituais “padrinhos de toda a gente” abrem a porta à presunção de uma relativamente melhor situação económica. Por isso gasto horas a fazer o levantamento de todos os filhos dos casais que me interessam e tentar apanhar-lhes os casamentos.

Tenho também curiosidade em perceber porque eram transmitidos uns apelidos e não outros, sobre o que já começo a formar algumas hipóteses que, depois de escritas, me parecem meras banalidades. Mas, não encontrando costados nobres ou letrados e não vendo grandes probabilidades de vir a encontrar dados biográficos de interesse há que procurar qualquer coisa para fugir à banalidade da genealogia das três datas - nasceu, casou e morreu - que me parece uma colecção como outra qualquer, sei lá, de tampas de garrafas de cerveja.
Lamento assim o desaparecimento de apelidos como Vergonha, Cantarinha, Coentro, Moridade, etc., todos “sepultados” na banalidade dos Marques, Mendes, Santos ou Silvas. E, até agora, estou curioso em relação a Melos, Netos (alguns), Murtas, Fains, Landins e Maias. Se os Maias que tenho vierem a entroncar nos desse Lucas Francisco que casa com uma Barbuda, ficaria muito satisfeito.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265773 | tmacedo | 24 nov 2010 10:52 | Em resposta a: #265759

Caro A. Luciano,

Joana Mendes de Barbuda casada com Lucas Francisco da Maia era filha de Pedro Mendes (de Barbuda), morador em Cantanhede em meados do século XVI (foi várias vezes juiz ordinário em Cantanhede), e tronco dos Mendes de Barbuda. Joana Mendes foi a avó paterna do poeta Manuel Mendes de Barbuda e Vasconcelos (famoso poeta e desembargador do século XVII). Este recebeu carta de brasão em Abril de 1646 (brasões inéditos n.º 368). Nele se diz ser filho de Manuel Mendes de Barbusa e de sua mulher Jerónima Manuel de Loureiro. Neto paterno de Lucas Francisco da Maia e de sua mulher Joana Mendes de Barbuda, da vila de Cantanhede. Neto materno de Manuel Gonçalves de Loureiro e de sua mulher Maria Fernandes, moradores em Ílhavo. Diz-se ainda que era descendente de Pedro Mendes de Barbuda e Vasconcelos, natural de Montemor o Velho e fidalgo deste reino. Escudo partido de três em chefe: Mendes, Barbudas e Vasconcelos e por diferença um trifolio verde em brica de prata. Pedro Mendes (de Barbuda), bisavô do armigerado, era dos homens mais destacados de Cantanhede em meados do século XVI. As referências da carta de brasão a um fidalgo de nome Pedro Mendes de Barbuda e Vasconcelos, natural de Montemor o velho, antepassado de Joana Mendes (certamente por seu pai Pedro Mendes), são consonantes com outras cartas de brasão de meados do século XVI que a ele se referem como ascendente de Barbudas e Vasconcelos de Montemor. Deveremos no entanto descontar o exagero nobiliárquico do número de apelidos.

Mantemos no arquivo familiar muita documentação da casa de Vila Nova porque Nuno Mendes Barreto de Aguiar (casado no Zambujal) foi o último administrador do vínculo instituido por Maria Mendes (irmã de João Mendes de Barbuda) e depois acrescentada pelo jesuita João Alexandre Mendes Barreto (irmão de de Luis Gonzaga Mendes Barreto de Barbuda). A casa de Vila Nova (que não sei onde ficava) terá permanecido na descendência de Nuno Mendes - pelo menos até meados do século XIX. Alguma documentação é ainda do século XVI (é referido Álvaro Vaz, da Pena, pai de Francisco Vaz casado em Vila Nova). Muita dela é de Cantanhede, dos antepassados de Maria de Aguiar Barreto (mulher daquele Luis Gonzaga). Para além de compras de terras, há testamentos, escrituras de partilhas, tombos de propriedades, cartas, etc...

Nuno Mendes Barreto de Barbuda (é este o nome que consta na sua inquirição de genere), que foi desembargador no Porto, colegial de S. Paulo, era irmão de Cláudia Quitéria Mendes Barreto (casada com Cristovão Pinto Cavaleiro, com geração em Arazede), do padre Isidoro Tomás Mendes Barreto (em quem seu tio o padre Pascoal Mendes Barreto renunciou no priorado de S. João de Almedina) e do padre Rodrigo Félix Mendes Barreto de Barbuda.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265795 | A. Luciano | 24 nov 2010 18:21 | Em resposta a: #265773

Caro António Taveira,

Obrigado pela sua mensagem. Aproveito para lhe pôr algumas questões que me são de mais directo interesse.

Como filhos de António Mendes de Barbuda e s.m. Antónia Francisca, indicou Leonor, Antónia, Manuel Mendes de Barbuda e Pedro Mendes de Barbuda. Delas deu os nascimentos em 1570 e 1573. Poder-me-è dizer como tem estas datas e se tem igualmente datas para os filhos, especialmente o Pedro, de quem identifico três linhas de descendência?

Quanto ao desembargador Nuno Mendes de Barreto, perdoe-me a ignorância mas o que era exactamente “colegial de S. Paulo”?

Também dele gostaria de saber se tem algum indício que me possa ajudar a localizar o nascimento ou, a filiação de Maria da Cruz, mãe da sua filha legitimada D. Rita Joaquina, por quem segue a Quinta do Paúl.

Ainda dele “que foi desembargador no Porto” deixou-me alguma dúvida. Foi mesmo desembargador na cidade do Porto ou foi desembargador com exercício nalgum outro lado e assento na Relação do Porto?
Como sabe eram coisas bem diferentes. Para muito poucos a promoção final seria o mais alto tribunal de Apelação do reino, a Casa da Suplicação, em Lisboa e, posteriormente, o serviço no Conselho do Ultramar, Desembargo do Paço ou Mesa da Consciência e Ordens, também em Lisboa. Para os menos afortunados, havia a consolação de um lugar na Relação do Porto.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265824 | tmacedo | 25 nov 2010 10:33 | Em resposta a: #265795

Caro A. Luciano,

Deve ter tido acesso a um resumo de alguns dados que, já há alguns anos, passei para o Word.

Respondendo às suas questões:

1.ª as datas de nascimento das filhas de António Mendes de Barbuda só podem ter sido tiradas dos paroquiais de Cantanhede, a cuja paróquia pertencia o lugar de Lemede onde nasceram.

2,º julgo que "colegial de S. Paulo" será uma referência a docência no colégio de S. Paulo de Coimbra onde terá leccionado.

3.º Nuno Mendes Barreto terá recebido ordens antes de seguir carreira na magistratura. Não sei de que terra seria a mãe da sua filha (e herdeira) legitimada. É pssível que encontre essa referência na carta de legitimação que existirá no ANTT.

4.º Não tenho dados sobre a sua carreira na magistratura. Era corrente, como disse, os desembargadores da relação do Porto exercitarem noutros lugares. Dele julgo que esteve em Aveiro mas não sei em que cargo.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265892 | mc | 26 nov 2010 17:16 | Em resposta a: #265746

Caro Confrade
Não querendo abusar da sua boa vontade, será que me pode fornecer a informação que tem sobre os seguintes:

78. Manuel Francisco do Bento “o Travanca”, Lemede
79. Luzia da Maia, Vila

100. João Francisco Teixeira, Casal dos Netos, c. 13.11.1748
101. Caetana Maria, Gesteira

130. Bento Francisco Travanca (Lemede)
131. Maria Francisca Caixa (?), Lemede

137. Maria Francisca Faim, Casal dos Netos

158. Filipe Rodrigues da Maia, ??
159. Maria Francisca da Cunha, Vila

200. António Jorge Coentro, Casal dos Netos (tem pais)
201. Ana Francisca Cantarinha, Casal dos Netos (tem pais)
202. Manuel Francisco Faim, Cadima
203. Maria Francisca, Cadima

Agradeço antecipadamente.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265895 | A. Luciano | 26 nov 2010 18:38 | Em resposta a: #265892

Cara Maria Carneiro,

78. Manuel Francisco do Bento “o Travanca”, Lemede

É filho dos 130/131 de quem tenho nesta ascendência 6 linhas.
Pelo que sei (pouco) e por intuição (muito) o apelido seria Francisco. “do Bento” que surge com frequência sugere-me que o pai Bento Francisco Travanca foi uma pessoa com carisma o que levava às identificações de referência.
Infelizmente não apanhei inicialmente todos os Travanca que vi e não posso ainda saber se seria mesmo apelido, depois perdido, se alcunha ou topónimo.

79. Luzia da Maia, Vila

Filhos do casal (podem não estar todos mas são todos de Lemede e, salvo indicação expressa baptizados e casados em Cantanhede (Matriz):
1. Maria da Maia, b. 8.2.1723 c. 6.8.1744 c/José Francisco Sargaço, b. 16.12.1713 f.d. Manuel Francisco Sargaço e s.m. Baptista Francisca; tenho 11 filhos deste casal
2. Joana, b. 25.3.1725, s.m.n.
3. Mariana Francisca da Maia, b. 3.12.1727, c. 21.7.1749 c/José Gomes Murta; são os 116/117
4. António Francisco da Maia, b. 25.3.1730, c1 24.11.1751 c/Francisca Gomes dos Santos (são os 44/45); c2 16.9.1781 c/Maria Domingues de Jesus (1 filha c/2 casamentos e pelo menos 9 filhos)
5. Manuel, b. 27.7.1732, s.m.n.
6. Alexandre da Maia, b. 24.6.1736, c. 27.2.1739 Cadima c/Inês Maria de Melo, do Casal, f.d. Manuel Gomes Fervença e Estefânia de Melo (estes pais são os 68/69); pelo menos 4 filhos
7. Manuel Rodrigues da Maia, b. 24.6.1736, c. 23.3.1763 c/Joaquina Ribeiro, b. 12.2.1722 f.d. Bernardo Ribeiro Calado e s.m. Maria Antónia (estes pais são os 152/153); não anotei filhos que teriam nascido na Vila, a que não prestei atenção de início
8. Escolástica da Maia, b. 4.12.1738, solteira mas mãe de pelo menos dois filhos, um b. como f.d. pai incógnito, o outro como f.d. José Rodrigues dos Santos que é o 60
9. Josefa Maria da Maia, b. 24.4.1742, c. 26.1.1764 c/Manuel Ribeiro Calado (são os 38/39); pelo menos 8 filhos.

Destes, para já é o que tenho. Depois continuo.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265898 | A. Luciano | 26 nov 2010 19:31 | Em resposta a: #265892

Cara Maria Carneiro,

130. Bento Francisco Travanca (Lemede)

Casa 1 com a 131 e casa 2 em 9.7.1721 c/Maria da Cunha, da Vila, f.d. Filipe Rodrigues da Maia e de s.m. Maria Francisca da Cunha (estes pais são os 158/159); filhos:
7. João da Maia, c. 21.6.1748 c/Teresa Maria de Jesus, b. 25.3.1727 f.d. José Fernandes Bugalho e de s.m. Paula Francisca (estes pais são os 228/229); pelo menos 5 filhos
8. Joana, b. 31.5.1722, s.m.n.
9. Isabel da Maia, b. 23.4.1724, c1 31.10.1750 c/Manuel Gomes da Silva, b. 24.9.1721 f.d. Manuel Gomes Machoqueiro e de s.m. Escolástica Francisca (5 filhos); c2 c/ José dos Santos, de Lemede, f.d. outro José dos Santos e de s.m. Joana Francisca Galvão (estes pais são os 132/133 de que apanho 3 linhas de descendência); 2 filhos pelo menos
10. Maria Teresa, b. 2.1.1728, c.c/António Vaz, de ? no bispado da Guarda, f.d Francisco Rodrigues e de s.m. Maria dos Santos; uma filha pelo menos.

131. Maria Francisca Caixa (?), Lemede

Tenho grandes dúvidas no Caixa mas seria de Lemede. Filhos:
1. António Francisco do Bento “o Travanca”
2. Jerónimo Francisco, c1 c/Páscoa da Maia, c2 4.2.1734 c/Eugénia Mendes, b. 9.3.1711 f.d. Manuel Mendes da Costa e de s.m. Maria Gomes Murta, ambos de Lemede; pelo menos 6 filhos.
3. Rosa, b. 12.4.1716, s.m.n.
4. Isabel Francisca, c. 15.1.1721 c/João Gomes Murta (são os 64/65 de quem tenho 3 linhas)
5. António Francisco, c. 22.10.1722 c/Josefa Gomes, de Lemede, f.d. Manuel Gomes Murta e de s.m. Maria Francisca Murta (estes pais são os 128/129 de quem tenho 4 linhas)
6. José Francisco, c. 24.11.1766 em Cadima c/Marcelina de Jesus, de Cadima, f.d. Vital Domingues e de Maria Rodrigues do Nascimento (este casamento parece uma geração deslocado, sempre possível por bastar o erro de um nome no assento mas pode também ser um casamento muito tardio e provavelmente estéril)

Como já se terá apercebido estou a lidar com uma floresta de Maias e Murtas o que é uma experiência estimulante mas obriga a cuidados redobrados. Espero poder vir a confirmar a suspeita que tenho de há muitos anos de que as consanguinidades populares quando as estirpes se mantém na mesma região não são em nada inferiores às da alta nobreza (exceptuando, é claro, os Bourbons de Espanha).

Destes, para já é o que tenho. Depois continuo.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265902 | A. Luciano | 26 nov 2010 20:41 | Em resposta a: #265892

Cara Maria Carneiro,

100. João Francisco Teixeira, Casal dos Netos, c. 13.11.1748
101. Caetana Maria, Gesteira

Casam na data indicada em Cadima (Casal dos Netos); filhos:
1. Manuel José, * 26.8.1749 Gesteira, b. 2.9, c.c/Francisca Joaquina, engeitada; 1 filha pelo menos
2. José, 21.4.1752, Gesteira, b. 30.4, s.m.n.
3. Maria, * 10.5.1755 Gesteira, b. 18.5, s.m.n.
4. Florência, * 1.3.1759 Gesteira, b. 10.3, s.m.n.
5. António Teixeira, * 14.1.1761 Gesteira, b.22.1, c. 10.12.1804 Quintã (onde era morador) c/ Bárbara da Cruz, da Quintã, f.d. José Gomes e de s.m. Isabel da Cruz; pelo menos 1 filha
6. João Teixeira (é o 50), c1 29.10.1786 na Quintã, c/Maria da Cruz, da Quintã, f.d. josé Soares e de s.m. Isabel da Cruz, s.g.; c2 23.9.1790 c/51; 2 filhas pelo menos
7. Isabel, * 17.8.1764 Gesteira, b. 19.8, s.m.n.

Notas:
- Não encontrei Teixeiras senão muito tarde e é natural que tenha falhado assentos;
- Cruz na Quintã, é mato.

200. António Jorge Coentro, Casal dos Netos (tem pais)
201. Ana Francisca Cantarinha, Casal dos Netos (tem pais)

Dos pais dela e data de casamento o que sei foi-me dado pelo engº Nuno Silva.
Casam a 22.1.1720 f.d. respectivamente Francisco Jorge Coentro, do Barroinho e de s.m. Maria Francisca, da Gesteira, ambos já falecidos em 2.9.1741; e de Manuel Francisco Teixeira Cantarinha e de s.m. Maria Francisca Faim, ambos do Casal dos Netos. Filhos (certamente haverá mais mas estes apanhei-os já pela descendência):
1. João Francisco Teixeira (100 acima)
2. Manuel Jorge Teixeira, c.c. Isabel Maria, da Gesteira, f.d. Francisco Gonçalves e de s.m. Maria Francisca, ele da Póvoa d’Alçaperna, ela de Carreiros; pelo menos 2 filhos
3. Francisco Jorge Teixeira, c.c/Maria do Espírito Santo, f.d. Manuel Francisco Gonçalves e de s.m. Maria da Conceição, todos do Casal dos Netos; 3 filhos pelo menos
4. António Jorge Coentro, c.c. Brígida Gomes, f.d. Francisco Gomes e de s.m. Maria Domingues, ela da Gesteira e ele da Sanguinheira

202. Manuel Francisco Faim, Cadima
203. Maria Francisca, Cadima

Nota prévia:
Tenho 13 homónimos mais ou menos no mesmo quadro temporal, 8 certos, 4 prováveis e um com mais um nome de que duvido até ver corroboração (Manuel Francisco Valentim Faim); destes 3 são casados com Marias Franciscas. Pela minha percepção o nível económico/social será inferior aos Maias/Murtas e uns que têm um filho na Taboeira podem já ter o próximo em Tavaredes, sendo que são normalmente identificados como “naturais desta freguesia” exactamente por não terem vivido sempre no mesmo lugar.
Assim e até ter esgotado e possivelmente revisto todos os assentos da freguesia de Cadima, todos os dados são precários.
Com mais probabilidade, identifico os seguintes filhos:
1. João Faim, c1 c/Bárbara de Oliveira, de Carreiros, f.d. Manuel Gomes de Oliveira e de s.m.Ana da Cruz (pelo menos 1 filho c.s.); c2 8.11.1759 c/Maria Francisca, f.d. António Domingues e de s.m. Madalena Francisca, todos da Gesteira; pelo menos 4 filhos
2. Caetana Maria (a 101 acima)
3. Manuel Francisco Faim, c.c/ Estefânia da Cruz, f.d. Manuel Jorge e de s.m. Joana da Cruz, todos do Casal dos Oliveiros
4. Maria Francisca, c.c. João Francisco Seco, f.d. Manuel Francisco Seco e de s.m. Maria Francisca, ele de Cadima (freguesia) ela do Olho

137. Maria Francisca Faim, Casal dos Netos

Desta nada mais tenho do que foi referido e retirado do assento de casamento de filho (68) e de alguns assentos de netos. De memória tenho ideia de der lido Faina mas ter depois encontrado um qualquer assento em que o Faim era claro.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#265903 | cacalmei | 26 nov 2010 22:12 | Em resposta a: #265902

Caros Confrades,

Hoje tive oportunidade de "dar uma olhadela" neste tópico. Não posso deixar de dar a minha colaboração, indicando para consulta, por exemplo o "link" http://pagfam.geneall.net/3323/pessoas.php?id=1103296 .
Tudo o que lá consta, tem a autenticidade garantida pelo Dr. Pedro França, que tive a sorte de colaborar comigo, e pode ser uma boa achega.
Também vou aproveitar os dados que amavelmente disponibilzam.
Boa sorte
francisco pinto de almeida

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#266250 | mc | 03 dez 2010 16:06 | Em resposta a: #265902

Caro A. Luciano

Muito obrigada pela sua grande ajuda. Vou confrontar estes novos dados com alguns que já tenho, e depois entrarei de novo em contacto consigo, pois tenho algums duvidas que por certo me poderá ajudar a esclarecer. Uma delas é sobre os Faim. São tantos com nomes iguais que eu não consigo recuar na investigação com receio de seguir pela linha errada.
Renovando os meus agradcimentos.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#266254 | A. Luciano | 03 dez 2010 19:18 | Em resposta a: #266250

Cara Maria Carneiro,

Ainda bem que colocou a mensagem. Confesso que estava e estou algo desiludido com a falta de “feed-back”, especialmente por saber, deste e outros tópicos que há diversos confrades a investigar estes locais e datas. Talvez ainda lhe peça o seu contacto pessoal pois, na falta de interesse mais alargado, entendo que não faz muito sentido manter diálogos bilaterais num “fórum” de acesso público.

Respondendo concretamente à sua mensagem:

- Não considere as informações que lhe dei como elementos acabados. Foi o que recolhi numa primeira abordagem, não estão revistos e certamente me escaparam muitos assentos de interesse.

- Não tenha receio de recuar apesar das homonimias. O programa que uso - e não recomendo pela complexidade - permite-me considerar pais alternativos. Quando no modo “pedigree” - infelizmente só bisavós, como no Geneall e não trisavós como no PAF e Legacy que também uso “et pour cause” - vejo uma árvore mas com um “click” no botão apropriado, mudo para as alternativas, “habilidade” óptima em genealogia medieval para comparar em menos de um segundo, Luiz de Mello Vaz de São Payo com Margarita Torres-Sevilla, por exemplo. Os “nossos” Fains não serão medievais mas recriam o mesmo tipo de dúvidas.

- Ainda me falta muito - mesmo muito - mas não estou pessimista. Agora é a fase de simples recolha, depois começo a montar o “puzzle”.
Como já viu, a maioria deles migra entre lugares da mesma freguesia de Cadima e quase certamente, de freguesias próximas mas, alguns e em alguns casos são dados nos assentos como de um dado lugar - e se Cadima, um grande Couto era rica de lugares - e por aí faz-se a primeira triagem. Para começar há que partir duma qualquer base sólida e felizmente há alguns assentos que dizem “natural de ... e morador em ... ”. Esses serão os “cantos” e “bordas” do “puzzle” por onde se começa. Depois só pelas datas de casamento e nascimento dos filhos e os nomes destes já se arruma muita coisa e os óbitos também irão ajudar a eliminar algumas dúvidas. Se pudermos atribuir um Manuel a um específico e este Manuel não tiver morrido entretanto, o próximo Manuel filho de homónimos não será do primeiro; a repetição dos nomes, neste caso, funciona a favor.
Finalmente, vai-se para a família alargada - com quem casaram em 3 gerações sucessivas - e vai verificar que também elimina algumas hipóteses que provocariam consanguinidades próximas.
Finalmente e com a família alargada presente, analisam-se todos os padrinhos, partindo do princípio de que, se não forem do mesmo lugar nem aqueles, mais ricos “da sua Quinta do Pinhal” licenciados, capitães de ordenanças, padres e suas irmãs, serão provavelmente parentes. Infelizmente a “cultura”local não levava a identificar os padrinhos pelo parentesco, como tenho visto noutros locais “tio da baptizada” p.ex., mas se soubermos que um dos Manuel Franciscos tinha uma irmã mais velha ou uma tia casada com um Manuel Mendes da Costa e virmos uma madrinha “Maria, filha de Manuel Mendes da Costa” estamos, embora no campo das probabilidades, a pisar terreno seguro.
Finalmente, mais difícil e não muito provável neste caso, mas os fundos judiciais e notariais podem proprocionar boas surpresas.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#266255 | tmacedo | 03 dez 2010 20:50 | Em resposta a: #266254

Caro A. Luciano,

Envio-lhe o meu "fim de linha" de Vila Nova de Outil que não enviei, ao contrário de outros, para a base de dados do geneall. O Francisco João, de Vila Nova, referido em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1000475, era filho de João Esteves e de sua mulher Joana Simões. Seu pai, João Esteves, faleceu em 5 de Abril de 1618 em Vila Nova, com testamento, sendo sepultado na igreja. Sua mãe, Joana Simões, faleceu em 4 de Novembro de 1625 em Vila Nova, sem testamento, sendo sepultada na igreja.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#266359 | A. Luciano | 06 dez 2010 00:53 | Em resposta a: #266255

Caro António Taveira,

Muito lhe agradeço mais estes dois.
Estava para lhe perguntar se não entroncava a Catarina mas do Francisco João nem imaginei. Já agora, o testamento do pai seria apenas de legados pios ou referia propriedades? E nomeava testamenteiro? Isto se souber, claro.

Não sei se já sabe nem se lhe interessa mas recentemente tive de percorrer 10 anos de óbitos de Cadima para tirar uma dúvida e apanhei
14.7.1735 Angélica, solteira, Fls 136; Imagem 375
8.5.1740 António, solteiro, Fls 178; Imagem 426
ambos filhos do (Lic.?) Manuel Zuzarte de Andrade e de s.m. Úrsula Maria

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#266376 | tmacedo | 06 dez 2010 12:20 | Em resposta a: #266359

Caro A. Luciano,

Obrigado pelo cuidado de me enviar dados dos Juzartes. Consultei os paroquiais - ainda não estavam disponíveis on line - e já os conhecia. Os filhos de Manuel Juzarte de Andrade e de Úrsula Maria de Pina e Ataíde faleceram relativamente novos. Só dois viveram até mais tarde, o mais velho, Miguel Juzarte de Andrade, casado no Zambujal. Outro filho, Francisco Juzarte de Andrade, viveu em Cantanhede e no Zambujal. Julgo que nunca casou, tendo sobrevivido ao irmão Miguel. Deste Francisco nunca encontrei o registo de óbito. Ele e seu irmão Miguel venderam a quinta do Paúl, no lugar do Olho, em Cadima, ao desembargador Nuno Mendes Barreto a quem pagava juros dum empréstimo que o pai deles contraíra ao desembargador. Julgo que o empréstimo fora necessário pelos gastos de uma longa demanda judicial a propósito da sucessão de um vínculo em Miranda do Corvo. O lic.º Manuel Juzarte veio a ganhar a demanda que se arrastou por décadas, fazendo depois doação da sua administração (em 1723) a seu filho Miguel.

No registo de óbito de João Esteves (imagem 424) não se fala no testamenteiro nem se revela o teor do testamento.

A Catarina Mendes (casada com Francisco João) era irmã do capitão Francisco Mendes da Barbuda do lugar do Casal de Cadima. Ambos filhos de Pedro Mendes de Barbuda (casado no Casal) e netos de António Mendes (de Barbuda) casado em Lemede.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#266818 | mc | 14 dez 2010 16:25 | Em resposta a: #266254

Caro A. Luciano
Agradeço a sua disponibilidade que aproveito para tentar tirar algumas duvidas sobre as famílias do concelho de Cantanhede que ando a investigar, ainda que raramente, por falta de tempo.

Dúvida 1:
Concretamente, procuro informações sobre um José Mendes Machado, de Lemede, sobre o qual apenas tenho alguns dados que não sei se pertencem à mesma pessoa:
-b. 07-09-1733 Cantanhede, Joseph, filho de António Machado Coelho e de sua mulher Marcelina Mendes (Cantanhede-Lv.M3,fl.279)
-a 22-08-1771 em Cantanhede um José Mendes Machado, de Lemede, foi testemunha do casamento de sua irmã. O noivo Luiz da Fonseca, filho de Manuel da Fonseca, natural de Macieira, e de Ana Domingues, a noiva Maria Mendes de Mello, filha de António Machado velho natural de Cantanhede e de Marcelina Mendes, natural de Lemede onde assistem os desposados. (Cantenhde-Lemede-Lv.C1,fl.123v).
-a 25-10-1795 em Cantanhede um José Mendes Machado, de Lemede, foi fiador e principal pagador, por ser “homem rico e abonado”, numa “Escritura de fiança”, negócio de João Pessoa de Amorim, no Cartório do Tabelião António Marques da Fonseca (fl.13v.-14v).
-f.18-01-1799 em Lemede José Mendes Machado com todos os Sacramentos, fez testamento e foi sepultado na Igreja. (Cantanhede-Lv.O1,fl.304)

É que ponho a hipótese de ele ser o pai incógnito de outro José Mendes Machado (1774-1849), sobre o qual tenho os seguintes dados:
-b.11-01-1774 na Igreja de Cantanhede, filho de Pai incógnito e de Escholástica, solteira; neto paterno de incógnitos; neto materno de Manuel Francisco do Bento e Luisa da Maia, de Lemede. Padrinhos José da Cunha, de Cantanhede, e Maria Francisca da Maya; testemunhas Alexandre da Maya e João dos Santos, todos de Lemede. (AUC- Cantanhde-Lv.B2,fl.6v).
-No registo de casamento, abaixo, este José apresenta o apelido Mendes Machado que não é do lado materno, pois já recuei várias gerações.
-Casamento a 01-03-1810 na Igreja Paroquial de S.Pedro de Cantanhede. Ele José Machado, filho de Escholástica Maria da Maia, de Lemede e de pai incógnito, solteiro. Ela Barbora de Jesus viúva que ficou de António dos Santos Rocha, de Lemede. (Cantanhede-Lv.C2,fl.57v.).
-f. 12-04-1849, aos 74 anos, José Mendes Machado, casado com Barbora de Jesus, de Lemede. (Cantanhede-Lv.O2,fl.69).

Gostaria muito de poder recuar na linha do dito “pai incógnito” de José Mendes Machado, mas ainda não consegui encontrar o testamento referido no respectivo assento de óbito, para ver se encontro algumas pistas. Será que tem alguma informação sobre este tema?

Dúvida 2:
Procuro um João Francisco Faim (n.1630-60?) da Lagoa do Grou cc Maria Francisca, ela tb da Lagoa do Grou.
Um dos filhos é Manuel Francisco Faim o moço que casou 2 vezes:
1º casou 14-11-1702 com Francisca Maria, filha de Manuel Francisco Naculao e de Maria Francisca da Gesteira;
2º casou 09-10-1713 com Maria Francisca, filha de Manuel Francisco Secco e de Maria Francisca do lugar do Olho, Cadima.
Esse João Francisco Faim poderá ter casado uma segunda vez com uma Ana Jorge.

Dúvida 3:
Voltando à informação que teve a amabilidade de me enviar recentemente pelo Fórum, no tópico “Vila Nova de Outil”, e relativamente ao Nº 79 Luzia da Maia, Vila, o filho nº6 Alexandre da Maia tem datas de baptismo e de casamento com erro, pois o casamento é apenas 3 anos após o baptismo.

Fico-lhe muito grata. Espero não estar a abusar. É que tenho ainda mais questões a colocar em próxima ocasião.
Cumprimentos
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#266849 | A. Luciano | 15 dez 2010 00:26 | Em resposta a: #266818

Cara Maria Carneiro,

Dúvida I
Infelizmente não são do meu interesse directo e só recolhi alguma coisa por estararem relacionados com Maias e Melos.
Trata-se de gente de nível social superior aos que tenho levantado e o noivo que refere de 1771 pareceu-me licenciado (Licº Luís José da Fonseca).
Quanto ao pai, será Coelho e não Velho. Há outro António Machado Coelho - que poderá ser o mesmo com casamento bastante anterior ou o pai - c.c. Maria de Melo e pai, pelo menos, de Teresa Maria, Giralda Maria e Simiana, todas de Melo.
Um dos António Machado Coelho (ou ambos) confirma um certo estatuto pois aparece recorrentemente como padrinho. Se for a sua linha terá uma grande ajuda pois o padre que casa Giralda Maria de Melo em 1737 é exactamente Manuel Machado Coelho e não deverá ser difícil encontrar a inquirição “de genere”.

A hipótese que põe parece-me muito razoável pois não encontrei outros Machados em Lemede/Cantanhede. Infelizmente, a mãe não declarou quem era o pai e os padrinhos são todos da família da mãe. Assim, se o suposto pai era já falecido, há a hipótese de ter sido uma “invenção”; ao invés, se o suposto pai era vivo e vivia no mesmo lugar ou, pelo menos, na mesma freguesia, sendo assim bem conhecido do padre, dado o estatuto que tinham e o facto de Machado não ser um apelido local, eu aceitaria como evidência bastante.

Há ainda uma outra possibilidade de corroboração que é, em registo de netos, aparecer a identificação dos avós mas essa também tem de ser cotejada com a possibilidade de “invenção”; a eventual ocorrência de padrinhos da família Machado seria um forte indício. Apenas tenho uma Ana, n. 14.2.1775 filha de Luís da Fonseca e de Maria de Melo, neta paterna de Manuel da Fonseca e de Ana Domingues, e materna de António Machado e de Maria Mendes. Trata-se de um assento reformado em que falta o Mendes à mãe, o José ao pai, o Coelho ao suposto avô e a avó de Marcelina passou a Maria. Assentos reformados são menos confiáveis mas tenho ideia de ter visto outros filhos do casal que não apontei por não ter interesse e também pelo menos uma filha de José Mendes Machado, Maria de Jesus que casa com Joaquim Mendes da Costa mas de que não encontrei/apontei o nascimento; agora já alertado, quando voltar a Cantanhede (não será cedo) verei isso.

Quanto ao testamento não sei ajudá-la. Existe um registo geral de Testamentos na ANTT e possivelmente existirá equivalente na AUC. Se não souber sugiro-lhe que pergunte neste tópico ao confrade António Taveira ou noutro ao Pedro França.

Dúvida 2
Tomei boa nota mas ainda não estou tão longe em Cadima. Lá irei e não me esquecerei de si. Se entretanto colocar a descendência 3 ou 4 gerações desse João Francisco Faim (1630/60) facilita-me já a minha investigação e aumenta a possibilidade de ser ajudada pelo engº Nuno Silva que terá a freguesia de Cadima de meados de XVII para trás em planilhas.
Incidentalmente o João Francisco "Nacolau" será Nicolau, apelido que aparece com alguma frequência e, até aqui que eu visse, sempre fazendo o feminino Nicoloa.

Dúvida 3
Alexandre da Maia é baptizado em 15.11.1733 e casa em 27.2.1759. Foi erro meu ao digitar.

A. Luciano

P.S. - Falta de tempo, infelizmente temos todos, exceto talvez o min. Teixeira dos Santos que encontrou tempo para viajar para a China.
L.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#266857 | mc | 15 dez 2010 10:39 | Em resposta a: #266849

Caro A. Luciano
Obrigada pela sua ajuda e sugestões, especialmente sobre os Machado, que nas datas referidas só encontrei em Cantanhede, o que me permite seguir com menos reservas essa linha. Pedi ao Moderador que lhe desse o meu endereço electrónico.
Até breve e Bom Natal.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#266858 | A. Luciano | 15 dez 2010 10:56 | Em resposta a: #266857

Cara Maria Carneiro,

O Moderador provavelmente já tem mais trabalho comigo do que o que desejaria.
O meu e-mail é A._Luciano@sapo.pt (atenção ao underscore).

Também lhe desejo um Santo Natal.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#266962 | A. Luciano | 16 dez 2010 22:52 | Em resposta a: #266376

Caro António Taveira,

Mais uma vez devo vir dizer-lhe o que já sabe mas é também um pouco interesseiro da minha parte pois, sempre que me responde, oferece-me mais dados que eu desconhecia.

Como filhos do Cap. Francisco Mendes de Barbuda bap. 1616 e de s.m. Úrsula Gomes, vi no seu estudo:
1. Tomé Mendes de Barbuda (também Capitão de Ordenanças, como vi na BD e em assentos)
2. Cap. Manuel Mendes de Barbuda
3. Pe. Francisco Mendes de Barbuda
4. Alexandre Gomes de Barbuda
5. Isabel Petronilha, que casa em 1707 c.s.p. João Mendes de Barbuda

O 4. Alexandre Gomes de Barbuda está nesse “velho” estudo s.m.n. mas na BD do Geneall como Padre.
Pois tive o grato prazer de o encontrar em 1692 a tocar por procuração no baptismo do “meu” depois Capitão José dos Santos da Silva, em Assafarge, onde também casa os pais em 1689 e era o Capelão da Igreja, baptizando e casando sob licença do Vigário. Era por este último referido como Rev. Pe., o que não sei se era uma categoria “profissional” se uma deferência etária

A. Luciano

P.S. - Porque existe a possibilidade de me ausentar do "fórum" por algum tempo. desejo-lhe já um Santo Natal. E que o Novo Ano seja o melhor possível embora eu tenha muito fortes dúvidas. Mas, de facto, nem sei falar mandarim ...
L.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#266981 | fdmcv | 17 dez 2010 14:48 | Em resposta a: #265746

Caro A. Luciano e demais confrades,

Como vejo neste tópico nomes semelhantes aos encontrados em uma linha de busca que iniciei recentemente em Cantanhede, passo a relatar seu estado atual:

1 Rosa da Silva, n. 04-09-1784, Cantanhede

Pais

2 José Gomes da Silva
3 Maria Clara, n. 04-06-1761, Cantanhede. Casados a 29-11-1780, Cantanhede

Avós

4 Antonio Gomes Ribeiro, b. 06-01-1728, Cantanhede.
5 Rita da Silva. Casados a 29-11-1751, Cantanhede.

Tiveram, pelo menos:
i. José Gomes da Silva
ii. Antonio Ribeiro b. 05-10-1753 em Cantanhede.
iii. Maria Ribeiro n. 21-08-1759 em Cantanhede.
iv. Francisco n. 02-01-1756 em Cantanhede.
v. Francisco n. 06-05-1757 em Cantanhede.

6 José Alexandre Correia.
7 Clara Maria de Jesus, b. 24-07-1729 em Cantanhede. Casados a 10-01-1756 em Cantanhede.

Tiveram, pelo menos:
i. Manoel n. 22-12-1756 em Cantanhede.
ii. Teresa n. 18-06-1758 em Cantanhede.
iii. Maria Clara n. 04-06-1761 em Cantanhede.

Bisavós

8 João Gomes.
9 Sebastiana Ribeira. Casados a 28-07-1726 em Cantanhede.

Tiveram, pelo menos:
i. Antonio Gomes Ribeiro b. 06-01-1728 em Cantanhede.
ii. Joana b. 10-05-1734 em Cantanhede.
iii. Mariana b. 02-06-1739 em Cantanhede.
iv. Maria b. 06-11-1730 em Cantanhede.

10 Manoel da Silva.
11 Iria da Rocha. Casados a 14-04-1706 em Cantanhede.

Tiveram, pelo menos:
i. Rita da Silva.
ii. Manoel da Silva.

12 Manoel Correia Coentro.
13 Maria Cardoso.

14 Antonio Gomes Ferrolho b. 21-06-1704 em Cantanhede.
15 Maria Barreta. Casados a 28-08-1728 em Cantanhede.

Tiveram, pelo menos:
i. Clara Maria de Jesus b.24-06-1729 em Cantanhede.
ii. Antonio n. 06-06-1739 em Cantanhede.
iii. Rosa n. 01-07-1741 em Cantanhede.
iv. José b. 21-04-1731 em Cantanhede.

Trisavós

16 Matias Francisco
17 Maria Gomes. Casados a 02-01-1690 em Cantanhede.

18 Pedro Gomes da Maia.
19 Isabel Mendes.

20 Francisco da Silva.
21 Isabel Gomes.

22 Manoel Marques.
23 Joana da Rocha.

28 João Gomes Ferrolho.
29 Ana Dias. Casados a 25-09-1695 em Cantanhede.

30 Francisco Marques Figueira
31 Maria Barreta. Casados a 10-02-1707 em Cantanhede.

Tetravós

32 Manoel Francisco n. Póvoa do Lomba.
33 N.N.

34 Manoel Gomes n. Cantanhede.
35 Isabel Mendes n. Cantanhede.

56 Antonio Gomes n. Cantanhede.
57 Ana João n. Cantanhede.

58 Manoel Dias.
59 Maria Migueis.

60 Antonio Marques Figueira
61 Maria Francisca

62 Manuel Francisco Jacob.
63 Maria Barreta.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#266982 | fdmcv | 17 dez 2010 14:50 | Em resposta a: #266981

Mais uma vez, me esqueço de assinar a mensagem. Acontece sempre quando coloco listas de nomes.

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Brasília

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#266983 | tmacedo | 17 dez 2010 15:23 | Em resposta a: #266962

Caro A. Luciano,

Os dados que constam da base de dados do geneall foram por mim colocados. Por isso não são para mim novidade.

Tenho todo o gosto em partilhar a informação de que disponho. Para mais percebo o seu evidente interesse por uma gente da qual descende. Para além dos filhos que refere de Francisco Mendes de Barbuda e de Úrsula Gomes pode ainda acrescentar um Dom Teodósio, professo em Santa Cruz.

Agradeço e retribuo os votos de um Santo Natal.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#267002 | jptfaria | 17 dez 2010 22:03 | Em resposta a: #265903

Caro Francisco Pinto de Almeida

Ao entrar na sua página familiar encontrei uma provavel ligação da minha trisavó Maria das Dores Teixeira com os seus Teixeiras uma vez que no seu registo de baptismo a 13-02-1830 em Arazede refere ser filha de José Teixeira e de sua mulher Maria Ferreira , neta paterna de Joaquim José Teixeira e de sua mulher Maria Duarte e neta materna de Libânio José Monteiro e de sua mulher Catarina Ferreira.Gostaria de falar consigo sobre estes Teixeiras.
Com os melhores cumprimentos
João Pedro Teixeira de Faria

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#267087 | cacalmei | 19 dez 2010 22:07 | Em resposta a: #267002

Caro João,

Todos os dados que tenho sobre "Teixeiras", encontram-se na minha página familiar. Este ramo não fo "afectado" por um recente problema na inserção de novos dados, que felizmente já está resolvido, e que levou a que alguns ramos não se encontrem lá.
Esteja à vontade para me contactar através da minha página familiar.
Cumprimentos e o desejo de Boas Festas.
francisco

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#306166 | Coronel | 17 mai 2012 21:57 | Em resposta a: #265746

Caro Confrade

Passeando pelo fórum, apercebi-me (tardiamente) deste tópico.

Estou neste preciso momento a pesquisar sobre antepassados, no concelho de Cantanhede.

Sendo que entre eles tenho já referenciados os que o confrade enumera como 172, 173, e 175, ficar-lhe-ia grato se me facultasse a informação possível sobre eles.


Com os meus melhores cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#314124 | joão reis | 23 set 2012 15:25 | Em resposta a: #265898

Caros parentes A. Luciano e Maria Carneiro


Deparei-me com este tópico à apenas uma semana e encontrei alguns nomes bem conhecidos:

Sou descendente do Manuel Francisco do Bento "O Travanca" e de Luzia da Maia (através da sua filha Mª da Maia e seu marido José Francisco Sargaço) e pouco tenho a acrescentar senão que, encontrei um registo de baptismo de uma neta por parte paterna do casal Bento Francisco Travanca e de sua mulher Maria da Cunha (Lv misto 1734-53, imagem 547, bp. de Mariana em 31/7/1752), que coloca o Bento Francisco Travanca como natural do Outil, e não de Lemede.

Os melhores cumprimentos


João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#338850 | carlosmsl | 01 dez 2013 10:01 | Em resposta a: #252198

Não sei se é do seu conhecimento, mas mesmo assim veja este link, contém índices da paróquia de Outil, de 1600 a 1765.
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-22582-55204-67?cc=1928588&wc=12988255

Cumprimentos,

CL

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Outil, Cantanhede

#347072 | cjsramos | 10 jun 2014 10:52 | Em resposta a: #338850

Estimado Nuno Silva:

o meu problema em Outil consiste em: o assento de baptismo de dois dos três filhos que Joaquina Branco gerou - Armando e Maria Madalena. Armando foi baptizado a 5 de Abril de 1898 em Santa Clara, Coimbra. Referencia que a mãe Joaquina Branca é natural de Outil e que os avós maternos são Adelino Simão e Maria Branca (pai incognito). Por outro lado, Maria Madalena foi baptizada a 16 de Abril de 1905, em Outil e embora referindo Joaquina Marques Branco como mãe, apenas indica Maria Marques Branco como avó materna (mais uma vez pai incógnito). Não encontrei quer o baptismo de Joaquina Branco, como do suposta casamento dos seus pais, quer o baptismo de Maria Marques Branco.

O meu muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos,
Carlos Ramos

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#347253 | clover779 | 14 jun 2014 10:54 | Em resposta a: #347072

Caro Carlos Ramos,

estamos a falar de um período bastante recente, portanto ainda tenho poucas notas, mas veja lá se o que tenho faz sentido:

Pelo que percebi a sua Joaquina Branco também teve filhos de pai incógnito, digo isto porque a Maria Simões Branca ou Maria Marques Branca que encontrei baptizou um filho (Manuel) em 25 de Março de 1883, onde indicava que o mesmo era de pai incógnito e que a mãe era solteira, ora, a ter casado teria casado após essa data, o que faria com que a Joaquina tivesse menos de 14 anos quando teve o Armando, o que me parece muito pouco provável - Por isso fui procurar antes dessa data. Esta Maria Marques Branca é filha de Francisco Simões Branco e de Ana Marques (ou Simões), sendo que este casal teve pelo menos três filhos:
1) Madalena (que também foi mãe solteira e baptizou uma Rosa em 13 de Março de 1880)
2) Maria (a que está referida acima)
3) Manuel (que casou com Maria da Costa Cosme antes de 1888).

A sua Joaquina, conforme encontrei tem o assento de baptismo seguinte:
- livro de baptismos 1871-1874, assento 24, baptizada em 29-set-1874, sob o nome Joaquina Rosa, natural de Outil, nasceu em 22-set-1874, filha de Maria Simões, solteira, e de pai incógnito. Neta materna de Francisco Simões e de Ana Gomes, de Outil. (Será Francisco Simões Branco e Maria Marques noutros registos). Primeira deste nome, mãe solteira, ocupação alfaiata e moradora em Outil. Padrinho: Diamantino, solteiro, trabalhador, filho de Joaquim Dias de Pádua e Maria Pessoa, de Outil, madrinha: Joaquina, solteira, criada, filha de Manuel Gomes Loureiro e Maria Soreta, de Vila Nova.

Depois vi que os avós maternos (Francisco Simões e Ana Gomes/Marques/Simões) baptizaram um filho em 22 de Maio de 1859, sendo que a Maria deverá ter nascido antes. Já agora, os avós da Maria Simões são José Simões e Teresa Marques, de Outil pela parte paterna, e Matias Gomes Requeixo e Maria Marques, também de Outil, pela parte materna. Todos estes avós já eram defuntos em 1859.
Ora, o casamento do Francisco Simões e da Ana aconteceu em 19-fev-1838, onde a noiva aparece como Ana de Jesus, filha de Matias Gomes Requeixo e de Ana de Jesus, de Outil. A mãe da Ana de Jesus já era defunta na data do casamento. Testemunhas: Manuel Gomes Cardoso + Joaquim Gomes Cardoso, ambos solteiros.

Acredito que a Maria Branca terá nascido a 27 de Dezembro de 1848, baptizada em 7-jan-1849 como Maria (Madalena), natural de Outil, filha de Francisco Simões e de Ana Gomes. Neta paterna de José Simões, viúvo e de Teresa Marques, já defunta, de Outil, neta materna de Matias Gomes Requeixo e de Maria Marques (o nome desta já mudou de novo), de Outil e ambos já defuntos. Padrinhos: Manuel Gomes Leitão e Maria Madalena, filha de José Francisco Padeiro, de Outil.

Espero ter respondido às suas dúvidas sem complicar muito a questão (há nomes que mudam com o tempo, ainda não tenho dados suficientes para ver qual o verdadeiro nome, por isso peço desculpa pelas imprecisões).

Um abraço,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#347267 | cjsramos | 14 jun 2014 20:40 | Em resposta a: #347253

Caro Nuno Silva:

Exacto, Joaquina Branco teve os 3 filhos de pai incógnito e segundo o que se diz em família, todos diferentes.

Este ramo em específico tem sido bastante difícil pelas incongruências que apresenta, pelo que todas as informações prestadas são importantes.

Reparei agora que me esqueci de referir um dado importante do assento de baptismo de Armando Simão, filho de Joaquina Branco - uma das testemunhas é referida como sendo «prima da mãe da creança baptizada» de nome Maria da Conceição Neves. Pode ser aqui a chave do mistério.

Um abraço
Carlos Ramos

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#350958 | Fernanda62 | 07 out 2014 21:51 | Em resposta a: #252198

Boa tarde. Estou precisando de ajuda para obter a certidão de batismo do meu bisavô nascido em Outil. Ele se chamava Manoel Gomes dos Santos, filho de Joaquim Gomes dos Santos e Maria Pires, nascido por volta de 1866, imigrou para o Brasil com 17 anos. Aqui no Brasil, morou no Rio de Janeiro, Cravinhos e Piratininga, casado com Ercilia Vasconcellos. Já pesquisei no Arquivo de Coimbra e nada encontrei. Será que há algum documento em Portugal, como registro de passaporte, da região de Outil?? Obrigada antecipadamente.

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#352699 | cjsramos | 05 dez 2014 23:28 | Em resposta a: #347253

Caro Nuno Silva:

Depois de pesquisa demorado apurei que os dados que apresentou para este minha Joaquina Branco estão correctos. Vou aproveitar os restantes dados que me apresentou e continuarei com esta viagem apaixonante.

Obrigado por toda a ajuda.

Um abraço
Carlos Ramos

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#353340 | clover779 | 02 jan 2015 13:26 | Em resposta a: #350958

Estimada Fernanda62,

a certidão de baptismo do seu avô encontra-se no Arquivo da Universidade de Coimbra, encontrei a versão digitalizada que pode consultar aqui:
http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=36712 (começa no fim da imagem 27 e outra parte está no inicio da imagem 28), folhas numeras 28 e 29.

O seu avô foi baptizado aos 22 de Julho de 1866 pelas 11 horas na igreja paroquial de Outil.
Filho de Joaquim Perdigão e de Maria Pires, recebidos (casados) na igreja de Portunhos, lavradores e moradores em Outil. Neto paterno de Joaquim Perdigão e Antónia ? e materno de José Gome Catatua e de Rosa Pires.
Padrinhos: Manuel Marques Pessoa, prior desta igreja, e Ana Marques Bexiga deste lugar de Outil.

O nome do pai parece não coincidir, mas encontrei o nome de Joaquim Gomes dos Santos noutros registos desse casal, ou seja o pai era conhecido pelo dois nomes (o Perdigão do avô, e o Gomes dos Santos que adoptou).

Quanto aos registos de passaporte estes também existem sim e podem ser consultados aqui:
https://familysearch.org/recapi/sord/collection/1928596/waypoints

Deve procurar a partir de 1883, mas é uma pesquisa morosa pois tem de ver imagem a imagem visto não existir indice. De qualquer forma, com a indicação do assento de baptismo já poderá pedir uma cópia certificado ao Arquivo da Universidade de Coimbra.

Com os melhores cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#377734 | clover779 | 11 fev 2017 10:11 | Em resposta a: #265750

Bom dia Sr. António Taveira,

pelo que vi estudou bastante as gentes do couto de Outil (por exemplo o Capitão Luiz Gonzaga Barreto), gostaria de saber se tem algum estudo publicado (por exemplo o "Mendes de Barbuda e Barreto") sobre estas gentes ao qual que possa ter acesso?
As razões são simples, eu descendo de gentes do couto de Outil onde ainda tenho uma tia a viver, e estou a planear fazer uma apresentação no Clube União Vilanovense este ano (mas só depois de despachar definitivamente a minha tese de doutoramento na área das engenharias) sobre a região, baseado no estudo que tenho feito sobre os assentos paroquiias para o período de 1600 a 1830. Acredito que possa ter algumas informações que me poderiam ser úteis, e claro, estou também sempre à disposição para o ajudar no que possa!
Com os melhores cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#377861 | tmacedo | 18 fev 2017 09:36 | Em resposta a: #377734

Caro Nuno Silva,

Não tenho nada publicado, nem conto vir a publicar, sobre os Mendes Barreto/Mendes de Barbuda de Cadima/Arazede/Vila Nova de Outil.

Se me disser em concreto o que pretende saber para esse seu estudo - p. ex. : qual sua ligação a Vila Nova (Outil) para onde foram por casamento em início do século XVII ?
Ou, qual origem mais remota (a que cheguei) dos "Mendes de Barbuda" de Cantanhede ?

Peço-lhe, até porque não recebo avisos de resposta, que peça o meu contacto ao moderador.

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434846 | maria ss | 04 jul 2021 11:51 | Em resposta a: #265746

Caro A. Luciano,
Eu estava muito interessada em informações sobre o nº222 Manuel Rodrigues Landim. Seria possível ajudar-me.
Desde já muito grata
Maria Sousa

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434849 | clover779 | 04 jul 2021 12:43 | Em resposta a: #434846

Carissima Maria Sousa,

aqui das minhas notas tenho a seguinte informação:

Manuel Rodrigues Landim nasceu na Guimara (Cadima) e foi batizado em Cadima a 12/10/1700. Era filho de Manuel Rodrigues Landim (falecido na Guimara a 4/10/1723) e de Maria Francisca.

Manuel R. Landim foi casado com Isabel Mendes, e tiveram pelo menos 2 filhos: uma criança falecida a 16/2/1729, e Teodósia nascida a 2/3/1731 na mesma Guimara. Há um irmão deste Manuel (Tomás Rodrigues Landim, b. 14/3/1696, que teve descendência).

Isabel Mendes viveu na Cabeça Alta (Cadima) e era filha do padre Mateus Mendes, de Cantanhede, e de Maria Francisca, da freguesia de Cadima. Isabel faleceu na Guimara a 13/11/1763.

Estes "Landins" eram da freguesia de Arazede, o primeiro Manuel Rodrigues Landim veio casar a Cadima a 6/11/1682, com Maria Francisca, da Guimara, filha de António Francisco e de António Gonçalves, esse primeiro Manuel R. Landim era filho de Manuel Rodrigues e de Maria Rodrigues, do Amieiro, freguesia de Arazede.

Não sei se era isto que pretendia, mas aqui ficam as informações para confirmação.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434850 | tmacedo | 04 jul 2021 14:07 | Em resposta a: #434849

Caro Nuno Silva,

Trocámos impressões, há já 4 anos, sobre os Mendes Barreto e Mendes de Barbuda que viveram em Vila Nova de Outil.

Na altura, explicando-me a origem do seu interesse naquela gente, não me referiu as questões a que queria resposta.

Reafirmo assim a mim disponibilidade para, no limite do que sei, lho transmitir.
Guardo ainda algum espólio documental, para cima de 100 documentos do século XVII e XVIII do arquivo da "casa de Vila Nova" que, pelo menos até meados do século XIX, lhes pertenceu.

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434854 | maria ss | 04 jul 2021 16:37 | Em resposta a: #434849

Muito obrigada, Era este sim :)... O primeiro.

Pela minha pesquisa tiveram pelo menos 2 filhos: Manuel (1700) e Maria (1706). Uma filha Maria Francisca (Guimera), que poderá ser a Maria, casou em 24 de Janeiro de 1728, com André Gomes Peseiro, filho de António Gomes Peseiro do lugar de Vieira, Carvide, Leiria e 2a mulher, Natália Francisca, natural de San Silvestre.

Em pelo menos 2 assentos de nascimento de filhos de André Gomes Peseiro e Maria Francisca aparece Maria Francisca Loba, filha de outra Maria Francisca Loba. Tem ideia de onde possa vir o Lobo(a)?

André Gomes Peseiro e Maria Francisca tiveram pelo menos 6 filhos:
1730-Pedro Paulo
1733-João
1736-José
1738-António
1740-João
1742-Teresa Angélica

Por outro lado André Gomes Peseiro e António Gomes Peseiro, aparecem num dos Assentos com o apelido Tremina em vez de Peseiro (terá sido engano?).

Cumprimentos
Maria Sousa

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434864 | clover779 | 04 jul 2021 21:45 | Em resposta a: #434854

Boa noite.

O primeiro Manuel Rodrigues Landim casou em 1692:
Livro de casamentos de Cadima de 1570 a 1764, folha 148, último registo do lado direito (https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=36179&FileID=61999).

Efectivamente esse Landim teve pelo menos 3 filhos:
1. Tomás (bp. 14/3/1696), casou com Caetana Rodrigues e tiverem pelo menos 2 filhos.
2. Manuel (bp. 12/10/1700) este o da mensagem anterior.
3. Maria (bp. 30/6/1706) casou em 24/1/1728, em Cadima, com André Gomes Peseiro (como diz os pais dele não eram de Cadima mas vieram para Cadima e ali faleceram, o pai em 20/9/1742 em Cadima, a mãe em 1/12/1747, no Silval). André faleceu na Coutada a 3/7/1760. Maria Francisca casaria de novo em 13/1/1763, creio eu).

Quanto às perguntas, sim, a Maria Francisca era Maria Francisca Loba pois esse o apelido do pai em vários assentos antigos (António Francisco o Lobo cc. Isabel Gonçalves/Isabel Rodrigues antes de 1660).

Também tenho a nota do Tremina num assento de 1744 e noutro de 1776, portanto não me parece ser um erro, será necessário procurar nos locais de naturalidade dos pais (Vieira e São Silvestre) para perceber se os mesmos tinha esse outro apelido/alcunha que aparentemente aida foi usado durante algumas décadas depois de se mudarem para Cadima.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434865 | clover779 | 04 jul 2021 21:50 | Em resposta a: #434850

Caro António Taveira,

Continuo a ter interesse em saber mais sobre essas familias, não só me aparecem em Outil, como em Cadima.

Esses documentos da "casa de Vila Nova" que menciona serão consultáveis (nem que seja um dia no futuro presencialmente)? Ou teria algum resumo do seu conteúdo?

Muito obrigado,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434867 | maria ss | 04 jul 2021 22:00 | Em resposta a: #434864

Caro Nuno Silva,
Muito, Muito Obrigada e parabéns pelo extraordinário trabalho de pesquisa que tem.
Cumprimentos
Maria Sousa

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434871 | tmacedo | 04 jul 2021 23:20 | Em resposta a: #434865

Caro Nuno Silva,

Dei o nome de arquivo da "casa de Vila Nova", ao conjunto de documentos que dizem respeito aos antepassados de Nuno Mendes Barreto de Aguiar, 3.º administrador do vínculo de Vila Nova. Ainda estão por separar de muitos outros com quem ele e os seus descendentes se cruzaram. É trabalho para me ocupar quando a vida o permitir.

São elementos que interessam à história familiar - compras e vendas de terras, testamentos, formais de partilhas, cartas, etc ... Dizem respeito a Cantanhede (de onde era a mãe, os avós maternos de Nuno Mendes e os bisavós por este lado), a Arazede (de onde era a avó paterna de Nuno Mendes e os bisavós dessa linha) e a Vila Nova de Outil de onde era o avô paterno, João Mendes da Barbuda. Alguns documentos são de antepassados deste João Mandes da Barbuda, sendo o mais antigo de seu avô materno, Alvaro Vaz, da Pena, de final do século XVI.

Não são consultáveis mas poderei, com algum tempo, fazer-lhe uma sumária descrição.

Nunca consegui saber, e bem gostava que assim não fosse, onde ficava a casa de Vila Nova.
Em meados do século XIX ainda pertencia a filhos de Nuno Mendes Barreto de Aguiar. O único rasto que encontrei deles foi uma pedra sepulcral atirada, nalguma lamentável remodelaçáo da igreja, para o adro - a pedra sepulcral do rev. Fernando Joaquim Mendes Barreto, irmão do capitão Luis Gonzaga Mendes Barreto de Barbuda e tio de Nuno Mendes. É lamentável o pouco cuidado com que se remodelam os espaços sagrados e a falta de respeito pelos vínculos contraídos no passado.

Os Mendes da Barbuda já estão em Cantanhede no início do século XVI - por 1519 masceu em Cantanhede Manuel, filho de Pedro Mendes (de Barbuda) e de s.m. Leonor Gonçalves que recebe ordens menores em 1529. Vão para Vila Nova pelo casamento no inicio do século XVII de Catarina Mendes de Barbuda (bisneta daqueles), do casal de Cadima, com Francisco João, filho de João Esteves (falecido em 1618) e de s.m. Joana Simões (falecida em 1625).

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434872 | clover779 | 04 jul 2021 23:50 | Em resposta a: #434850

Caro António Taveira,

o que me interessava inicialmente era saber a origem dessas famílias:

Fernando nasceu em Vila Nova em 1712, era filho de João Mendes da Barbuda e de Isabel Mendes Barreta, neto paterno de Francisco Vaz e de Isabel Mendes da Barbuda, e materno de António Francisco Seixeiro e de Antónia Mendes Barreto, estes de Arazede, os primeiros não sei ao certo.

Sei que há imensos Barretos em Cadima, com origens em Penacova, Cantanhede, Pena e Arazede, pelo menos, deverão ser todos Barretos diferentes. Também em Cadima, há "da Barbuda", nomeadamente:
- o padre Francisco Mendes da Barbuda, que vivia no lugar do Casal em 1698 (ainda estava no couto em 1720). Teve uma filha de nome Verissima com Maria de Jesus.
- o capitão Tomé Mendes da Barbuda, da freguesia de Arazede, que foi padrinho em 1711
- o capitão Eusébio Mendes da Barbuda, da freguesia de Arazede, que foi padrinho em 1711, 1719, 1721 e 1722. Era filho do capitão Manuel Mendes, de Arazede.
- D. Teresa, mulher do anterior, madrinha em 1722
- há um João da Silva Barbudo, de Arazede, mencionado em 1748.
- o capitão Nuno Joaquim Mendes Aguiar Barreto Barbuda, de Vila Nova de Outil, que foi pai em 1772 ...
- Marcelina Mendes, que falece no Casal em 1729, filha do capitão Francisco Mendes da Barbuda e de Ursula Gomes, do Casal. Este tiveram vários filhosno Casal entre 1660 e 1674.
- o padre Francisco Mendes da Barbuda, que faleceu no Casal em 1720.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434874 | tmacedo | 05 jul 2021 00:49 | Em resposta a: #434872

Caro Nuno Silva,

Todos os que refere são descendentes de Pedro Mendes de Barbuda [neto paterno de Pedro Mendes de Barbuda e de Leonor Gonçalves, de Cantanhede ] e de sua mulher Maria Rodrigues, do casal de Cadima.

Assim, copiando e acrescentando à sua mensagem:
--- Fernando nasceu em Vila Nova em 1712 [é o rev. Fernando Joaquim Mendes Barreto de cuja placa sepulcral falei], era filho de João Mendes da Barbuda e de Isabel Mendes Barreta, neto paterno de Francisco Vaz e de Isabel Mendes da Barbuda [neta materna de Pedro Mendes de Barbuda de sm Maria Rodrigues, do casal de Cadima], e materno de António Francisco Seixeiro e de Antónia Mendes Barreto [outra neta materna de Pedro Mendes de Barbuda de sm Maria Rodrigues, do casal de Cadima]

--- o padre Francisco Mendes da Barbuda [neto paterno de Pedro Mendes de Barbuda de sm Maria Rodrigues, do casal de Cadima], que vivia no lugar do Casal em 1698

--- o capitão Tomé Mendes da Barbuda [irmão do anterior neto paterno de Pedro Mendes de Barbuda de sm Maria Rodrigues, do casal de Cadima], da freguesia de Arazede, que foi padrinho em 1711

--- o capitão Eusébio Mendes da Barbuda, da freguesia de Arazede, que foi padrinho em 1711, 1719, 1721 e 1722. Era filho do capitão Manuel Mendes [irmão dos anteriores neto paterno de Pedro Mendes de Barbuda de sm Maria Rodrigues, do casal de Cadima] , de Arazede.

--- o capitão Nuno Joaquim Mendes Aguiar Barreto Barbuda, de Vila Nova de Outil, que foi pai em 1772 [é o 3.º administrado do vínculo de Vila Nova - é filho do capitão Luis Gonzaga Mendes Barreto de Barbuda, 1.º administrador daquele vínculo, que era irmão do rev.º Fernando Joaquim, já falado, nascido em 1712 em Vila Nova]...

- Marcelina Mendes, que falece no Casal em 1729, filha do capitão Francisco Mendes da Barbuda [era filho de Pedro Mendes de Barbuda e de sm Maria Roiz, do casal de Cadima] e de Ursula Gomes, do Casal.

De uma tia de Pedro Mendes de Barbuda (casado no casal de Cadima com Maria Roiz), Joana Mendes de Barbuda, foi neto o desembargador, fidalgo de cota de armas e poeta gongórico, Manuel Mendes de Barbuda e Vasconcelos.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434878 | maria ss | 05 jul 2021 13:13 | Em resposta a: #434867

Caro Nuno Silva,

Não querendo abusar da sua boa vontade, mas tendo em conta o trabalho fantástico e exaustivo que tem sobre a região, aproveitava para perguntar se, por acaso tem informações sobre:

1 - Sebastiana da Rocha, de Vagos, filha de André da Rocha e Maria da Rocha, que casou em Cadima com Manuel Francisco Santo em 1693.

2 - Ascendência de João Francisco Cantarinha, filho de Manuel Francisco Cantarinha e de Maria Francisca, que casou em Cadima em 1715 com Maria da Costa, filha de André Francisco (Moncinho?) e Maria da Costa

Com os melhores cumprimentos
Maria Sousa

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434897 | clover779 | 05 jul 2021 22:28 | Em resposta a: #434874

Caro António Taveira,

muito obrigado pelas informações, também suspeitava que os "Barbudas" fosse todos de origem comum, dada a raridade do sobrenome, terei de processar essas informações a seu tempo.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434898 | tmacedo | 05 jul 2021 22:39 | Em resposta a: #434897

Caro Nuno Silva,

Apercebi-me de um erro que deixei numa mensagem de há uns anos atrás. Já não me lembrava dela nem de que, muito do que disse agora, já o tinha dito neste tópico.

Os mais antigos desta família que encontro em Vila Nova de Outil são João Esteves e Brites Manuel. É deste casal que descende a linha de Mendes de Barbuda que eu segui por descenderem de seu filho Francisco João.

Brites Manuel faleceu em 1 de Setembro de 1600. João Esteves casa em 2.as núpcias com Joana Simões de quem também deixou geração.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434902 | clover779 | 05 jul 2021 23:10 | Em resposta a: #434878

Caríssima Maria Sousa,

são meus parentes directos esses que menciona.

1 - Sebastiana da Rocha, de Vagos, filha de André da Rocha e Maria da Rocha, que casou em Cadima com Manuel Francisco Santo em 1693.

Sabe a data exacta do casamento? Não o tenho nas minhas notas.

Estes viveram na Taboeira, e tenho notícia dos seguintes filhos:
1.1 Manuel (1698)
1.2 Simão (1699) cc Verissima Francisca
1.3 José (1702)
1.4 Maria (1704)
1.5 Natária (1706)
1.6 Francisco (1709) - meu avoengo cc Maria Pessoa e depois com Maria Francisca
1.7 António (1712)
1.7 Manuel (1716) cc Caetana Maria
1.8 Acúrcio (1720)

Sebastiana da Rocha faleceu na Taboeira em 20/2/1756 (tinha apoplexia que a privou de falar). Tenho mais informações sobre ela na minha árvore que lhe poderei facultar por email, era filha de André da Rocha e de Maria da Rocha (e como havia Rochas em Vagos que é uma confusão...), neta paterna de Manuel João o Branco e de Ana Miguéis da Rocha, neta materna de Manuel da Rocha e de Ana João...

Manuel Francisco Santo (b. 24/6/1674) era filho de Simão Francisco e de Catarina Jorge, da Fervença, neto paterno de Simão Vaz e de Isabel João, da Taboeira, e neto materno de Domingos Jorge Neto e de Ana Francisca, da Fervença.

---

2 - Ascendência de João Francisco Cantarinha, filho de Manuel Francisco Cantarinha e de Maria Francisca, que casou em Cadima em 1715 com Maria da Costa, filha de André Francisco (Moncinho?) e Maria da Costa

Quanto ao Cantarinhos:
João Francisco Cantarinho nasceu na Fervença e foi batizado a 17/5/1695 (teve alguns irmãos: Maria, Ana, Manuel e Francisco - eu descendo do João e da Ana). O pai dele era Manuel Francisco Teixeira Cantarinho e a mãe Maria Francisca. Era neto paterno de João Teixeira moleiro e de Isabel Francisca, da Fervença, e neto maternos de António Francisco Faim e de Ana Jorge (estes creio que da Lagoa do Grou).

Maria da Costa era filha de André Francisco Mansinho e de Maria da Costa, das Nogueiras (Moinhos das Nogueiras) ou da Fervença (lugares contíguos) e nasceu em 1692 tendo sido batizada a 3/9/1692. Teve pelo menos mais 3 irmãos, incluíndo um António e uma Caetana. Dos Mansinhos não explorei mais mas suspeito que o André, que era moleiro, fosse filho de Manuel Francisco Mansinho (falecido em 1679) e de Margarida Gomes, da Fervença, e portanto tenha nascido em 1659. A Maria da Costa, mãe da Maria da Costa, tenho praticamente a certeza que era da Ribeira de Cantanhede (Varziela) pois tinha lá uma irmã de nome Bárbara ainda solteira em 1688, e há um Roque da Costa e uma Damásia da Costa, da mesma Ribeira de Cantanhede que também foram padrinhos da última filha (Caetana) de André e de Maria.

Espero não ter causado mais confusão, terá de colocar esta informação na árvore para poder perceber melhor.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434903 | clover779 | 05 jul 2021 23:23 | Em resposta a: #434898

Caro António Taveira,

Onde conseguiu a informação que João Esteves e Brites Manuel tiveram esse Francisco João e com quem casou ele?
Nos paroquiais não há nenhum filho deles pois Brites Manuel, como bem disse, faleceu assim que começaram a existir registos em Outil, aliás, é mesmo a primeira registada nos livros de Óbitos que chegaram até hoje.

Eu vejo um Francisco João, que casou em 1605 com Catarina Francisca, de quem eu descendo, mas esse era filho de outro Francisco João (e o João Esteves foi testemunha no casamento), mas não deve ser o mesmo. Depois disso só em 1631 há outro Francisco João a casar com uma Maria Fernandes.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434904 | mc | 06 jul 2021 00:16 | Em resposta a: #252198

Procuro há muito informação sobre o casal Diogo Mendes Machado cc Maria da Madre de Deus Rocha, proprietários em Cadima, que terão vivido entre finais do sec.XVII e inícios sec. XVIII.
Se alguém tiver dados ou pistas, agradeço antecipadamente.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434909 | maria ss | 06 jul 2021 08:28 | Em resposta a: #434902

Caro Nuno Silva,

Muito obrigada pelas informações, são preciosas.
Estes casais são meus parentes directos também. Francisco dos Santos e Maria Francisca são meus 7ºs Avós :) , pais de Maria Rita dos Santos que casou com André Gomes Peseiro de Carvide, Leiria.

Tanto Manuel Francisco Santo/Sebastiana da Rocha como João Francisco Cantarinha/Maria da Costa são meus 8ºs avós.

Tenho o assento de casamento da Sebastiana, vou-lhe mandar por email, casou a 6 de Maio de 1697 em Vagos.

Realmente os tanto os Rocha em vagos como as Maria Francisca em Cadima parecem cogumelos, :)
e com tantos apelidos fantásticos, sobreviveram até hoje os Santos e Pereira e Silva e Sousa, etc. Tão triste.

Vou por tudo na árvore sim, caso contrário é muito confuso.

Cumprimentos
Maria Sousa

Resposta

Link directo:

Francisco João filho de João Esteves.

#434911 | tmacedo | 06 jul 2021 10:15 | Em resposta a: #434898

Caro Nuno Silva,

Francisco João e sua mulher Catarina Mendes (da Barbuda), moradores em Vila Nova, são os fins de linha nos documentos familiares que já referi.

Pela pesquisa dos paroquiais verifiquei que este casal viveu no lugar de Vila Nova da freguesia de Outil, entre 1618 (bap. Manuel em 22.02 desse ano) e 04.07.1734 (quando faleceu Francisco João em Vila Nova). Depois de Manuel tiveram Maria (1619), Isabel (1622), Manuel (1626), outra Isabel (1630) e uma Catarina (que creio poder ser uma das 2 Isabel, por erro do registante, que, dita solteira e filha de Catarina Mendes, faleceu em 21.11.1659 com ofícios de 9 lições. Estes ofícios só eram celebrados por quem vivera "à lei da nobreza" - o que me leva a não ter a menor dúvida que pertencia a esta gente).

Pelos habitantes de Vila Nova naquele período só um poderia ser o pai de Francisco JOÂO - JOÂO Esteves - a quem foi buscar o nome próprio como patronímico, em vez de seguir a fórmula habitual usando o ANES. Esta utilização irregular do patronímico é muito vulgar nesta época nesta região, como constatou.

Isto se vê claramente pelas relações de compadrio entre o casal Francisco João x Catarina Mendes com os Mendes do casal de Cadima, Lemede e Cantanhede (da família de Catarina Mendes) e os Esteves, de Vila Nova (da família de Francisco João). Assim, referindo-me aos familiares de Francisco João, foi padrinho de sua filha Isabel, baptizada em 03.07.1622, António filho de JOÂO ESTEVES e de JOANA SIMÕES.

Também em 24.08.1616 no baptizado de Francisco filho de Pedro Mendes (de Barbuda) e de Maria Roiz, do casal de Cadima, foi madrinha Joana Simões mulher de JOÃO ESTEVES, de Vila Nova de Outil.

Como foi referido, João Esteves enviuvou de Brites Manuel em 01.09.1600. Menos de dois meses depois do óbito da 1.ª mulher, estava a casar em segundas núpcias - em 29.10 - em Cantanhede com Joana Simões.

Do 1.º casamento de João Esteves com Brites Manuel houve, pelo menos, uma Francisca (falecida com "6 anos" em 27.09.1601) e um Francisco (que dito filho de João Esteves é padrinho em Outil em 29.05.1607). Pela análise que fiz não me restam dúvidas ser ele o Francisco João que veio a casar com Catarina Mendes.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434918 | clover779 | 06 jul 2021 13:27 | Em resposta a: #434911

Boa tarde,

dado que esse casal Francisco João e Catarina Mendes são meus antepassados directos interessa-me muito sobre mais dessas linhagens. No entanto o que indica o casamento deles é que ele era filho de Francisco João (Seria Francisco João Esteves????) de Vila Nova e não menciona a mãe. Já a Catarina Mendes é dita filha de Domingos Francisco e de Leonor Francisca, de Outil. É claro que havia muitos erros nos registos (e o uso de Francisco/Francisca como apelido era o mesmo que não usar nada).

Bateria certo esta Catarina ser filha de um Domingos e uma Leonor que tenham vindo de Cantanhede para Outil, seria um deles filho do Pedro Mendes (da Barbuda)? Tem algum registo disso?

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434919 | clover779 | 06 jul 2021 13:29 | Em resposta a: #434904

Olá Maria Carneiro,

tem a certeza que o Diogo Mendes Machado viveu em Cadima? Ou teve apenas terrenos em Cadima. Eu tenho visto Mendes Machados em Lemede, freguesia de Cantanhede, e que fica a poucos "metros" de Cadima. Já procurou por Lemede?

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Francisco João filho de João Esteves.

#434920 | tmacedo | 06 jul 2021 14:43 | Em resposta a: #434918

Caro Nuno Silva,

Tenho dificuldade em compreender a sua mensagem. Talvez para isso contribua o meu desconhecimento da população de Outil no século XVII. Só vi os dados daqueles Mendes de VILA NOVA. Desconheço em absoluto os moradores das outras povoações da paróquia. Todos os elementos das outras aldeias que compartem a igreja paroquial, só servem para complicar a análise desta gente. Peço-lhe pois que se cinja aos moradores de Vila Nova.

De Francisco João (filho de João Esteves e de sua 1.ª mulher Brites Manuel, de VILA NOVA), nascido por volta de 1595, e de Catarina Mendes, moradores em VILA NOVA, foram filhos:
--- Manuel. Baptizado em 22.02.1618. Foram padrinhos Jorge, solteiro, e Maria, solteira, moradores no Casal de Cadima. SMN
--- Maria Mendes. Baptizada em 10.12.1619. Foram padrinhos Pedro Mendes, de Cantanhede, e Maria Mendes, de Lemede. Casou em 02.02.1643, sendo celebrante o p.e Manuel Mendes, com Manuel Simões, do Zambujal, filho de Gaspar Simões e de Isabel Roiz. SMN
---Isabel. Baptizada em 03.07.1622. Foram padrinhos António filho de João Esteves e de Joana Simões e Catarina filha de Pedro Mendes, do casal. SMN
--- Manuel Mendes. Baptizado em 24.07.1626. Foram padrinhos Manuel Mendes, seu irmão (da mãe) solteiro, e Isabel Manuel, dona viúva, de Lemede. Faleceu solteiro em 09.12.1659 sendo sepultado na igreja de Outil. Fizeram-lhe 3 ofícios de 9 liçois. Seu tio o padre Manuel Mendes fizera o seu testamento.
--- Isabel Mendes de Barbuda. Baptizada em 30.10.1630. Foram padrinhos Miguel dos Santos, da vila de Cantanhede, e a mulher de António João, da Póvoa da Lomba. Casou em 16.04.1646 em Outil com Francisco Vaz, da Pena, filho de Álvaro Vaz e de sua mulher Catarina Francisca. Isabel Mendes faleceu em Vila Nova em 05.08.1707, sendo sepultada na capela mor da igreja de Outil. Fizeram-lhe 3 ofícios de 9 liçois. Francisco Vaz falecera em 13.01.1695, sendo sepultado na igreja de Outil. Com geração que assinou Mendes de Barbuda, em Vila Nova.
--- Catarina Mendes. Faleceu solteira em 21.11.1659 sendo sepultada na igreja de Outil. Fizeram-lhe 3 ofícios de 9 liçois.
--- Francisco João que foi padrinho em 09.09.1643. SMN

De qual destes é que descende o confrade ?

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434921 | mc | 06 jul 2021 15:01 | Em resposta a: #252198

Olá Nuno Silva
Obrigada pela resposta. Já encontrei dois José Mendes Machado em Lemede (pelas datas talvez um pai natural do outro?), sendo o mais velho talvez ligado a família de Cantanhede. Mas ainda não encontrei nenhum Diogo Mendes Machado E quanto à sua mulher Maria da Madre de Deus Rocha, não encontrei nenhuma referência segura, nem sequer o casamento de ambos. Poderão ter sido proprietários em Cadima sem lá residirem, como sugere. Talvez um dia tenha a sorte de os encontrar ! Obrigada mais uma vez.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434925 | clover779 | 06 jul 2021 16:06 | Em resposta a: #434920

Caro António Taveira,

peço desculpa pela confusão, como sou de lá, posso ter assumido que teria conhecimento do local. Na realidade a paróquia de Outil apenas inclui as duas localidades de Outil e Vila Nova, portanto não é assim tão complicado.

Ao ir ver a minha base de dados conclui que a informação que estava a assumir como sendo o potencial casamento de Francisco João com Catarina Mendes, não pode ser desse casal, mas sim de outro casal quase homónimo na mesma paróquia, portanto eu estava enganado ao referir o casamento (que não existe possivelmente).

Eu descendo de Maria Mendes (minha 11ª avó) havendo depois ao nível de uma neta dela um casamento com um Barreto (dos Barretos de Arazede).

As restantes informações que lista confirmo do meu lado.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434927 | tmacedo | 06 jul 2021 17:29 | Em resposta a: #434925

Caro Nuno Silva,

Não tem de se desculpar. Conheço vagamente a zona. Sei que, p. ex., a paróquia de Cadima e a de Arazede, mais aquela que esta, tinham múltiplas aldeias.

Mas, sempre descende do Francisco João e da Catarina Mendes, de Vila Nova ?
Por qual dos filhos que elenquei atrás ?

E qual a sua ligação aos Barretos de Arazede ?

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434928 | clover779 | 06 jul 2021 17:39 | Em resposta a: #434927

Caro António Taveira,

sou metade Gandarês dos lados de Cadima e metade de Outil (Vila Nova). Como escrevi acima, descendo da filha de Francisco João e de Catarina Mendes chamada Maria Mendes que casou com Manuel Simões, do Zambujal (Cadima). Posteriormente, uma neta desta Maria Mendes viria a casar com um André Monteiro, filho de Manuel Gonçalves Barreto, de Arazede. (ou seja, os Mendes de Barbuda e os Barretos que se encontram mais uma vez)

Infelizmente, e por ter pouca disponibilidade, não tenho conseguido explorar estas ascendência nos últimos meses/anos...

Cumprimentos,
Nuno Silva

PS: Sei que há uma lápide "guardada" na capela de Vila Nova, não me souberam dizer de quem era e eu suspeitava que fosse de um parente meu (um padre natural de Vila Nova de sobrenome Antão) mas poderá ser aquela que mencionou acima...

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434931 | tmacedo | 06 jul 2021 18:29 | Em resposta a: #434928

Caro Nuno Silva,

Nunca me preocupei em fazer um levantamento global daquelas gentes. Peguei nos nomes que constavam da documentação familiar e estudei as respectivas famílias. Tudo o resto passou-me ao lado. Assim conheço bem os ascendentes dos meus filhos e respectivos ramos colaterias. Mas, desconheço em absoluto as genealogias locais, que não aquelas.

A lápide que falei estava a um canto do adro da igreja de Outil - não na capela de Vila Nova. Tinha uma bonita e longa inscrição referindo que era do Rev.º P.de Fernando Joaquim Mendes Barreto, bacharel em Cânones pela UC. Tenho uma fotografia dela tirada há mais de 30 anos que não sei onde pára.

Os Barretos que tratei descendem do casamento de Jorge André (Velho), FSO, de Arazede, casado em 1631, em Arazede, com ANA RODRIGUES BARRETO, filha de Manuel Rodrigues, “francês” e de s.m. Ana Gonçalves. Destes descendem, entre outros, Barretos de Montemor o velho (pelo filho Jorge André Barreto, escrivão da câmara de Montemor) e Barretos de Cantanhede (pela filha Maria Rodrigues Barreto casada com Tomé Francisco Ferreira, pais do lic.º e COC António Rodrigues de Aguiar e do capitão João Barreto).

Nos dados que tenho não figura nenhum Gonçalves Barreto. Serão certamente de um qualquer ramo colateral.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434934 | tmacedo | 06 jul 2021 20:01 | Em resposta a: #434928

Caro Nuno Silva,

Será que me podia fornecer a descendência de Maria Mendes e Manuel Simões atá aos netos deste casal ? Assinaram eles o Mendes que, a descendência daquela gente, parece preferir a outros apelidos ?

Ficar-lhe-ia agradecido.

Segundo a habilitação para a Ordem de Cristo de Manuel Mendes de Barbuda (e Vasconcelos) tinham um costado cristão novo que nunca consegui perceber. Também é dito (não sei se nessa diligência se na sua leitura de bachareis) que era parente em "grau conhecido de um bispo da China". Também nunca consegui perceber quem seria este bispo.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434947 | clover779 | 07 jul 2021 11:48 | Em resposta a: #434934

Caro António Taveira,

a descendência de Maria Mendes e de Manuel Simões é a seguinte:

A. Maria Mendes e Manuel Simões (filho de Gaspar Simões e de Isabel Rodrigues, do Zambujal de Cadima) casaram em Outil a 2/2/1643
A.1 Tiveram pelo menos os seguintes filhos: Manuel (bp. 3/12/1643), Maria Isabel Mendes (bp. 17/2/1646), Francisca (bp. 22/11/1647), Isabel (bp. 11/8/1650), António (bp. 14/2/1653), Francisco (bp. 8/7/1655), Catarina Mendes (bp. 11/8/1658) e Francisco (bp. 1/11/1661).

B. Catarina Mendes, por sua vez, casou com Manuel Ferreira (filho de Manuel Francisco e de Maria Jorge, de Vila Nova), em Outil a 11/1/1683
B.1 Tiveram pelo menos os seguintes filhos: Maria (bp. 31/10/1683), Ana Mendes (bp. a 24/1/1686, f. 24/3/1712), Manuel (bp. 14/2/1689), António (bp. 22/11/1691) e Antónia (bp. 24/10/1694)

C. Ana Mendes casou com André Monteiro (filho de Manuel Gonçalves Barreto e de Mariana Monteira, do Zambujeiro, freguesia de Arazede) em 30/12/1706 na igreja de Outil. André Monteiro voltou a casar logo após a morte de Ana Mendes a 18/7/1712, em Outil. com Maria Rodrigues dos Santos (filha de Manuel Rodrigues Antão e Helena Rodrigues, de Vila Nova), desta segunda mulher teve um filho.
C.1 Ana e André tiveram pelo menos os seguintes filhos: Maria Monteira (bp. 2/3/1708) e Antónia (bp. 25/12/1709)

D. Aqui quebra-se o uso dos Mendes, Maria Monteira casou com Dionisio Simões (filho de João Simões e de Rosa de Santa Maria, de Vila Nova) a 29/10/1736, em Outil.
D.1 Eu descendo da segunda filha deste casal, de nome Eufrásia Maria Monteira (bp. 26/2/1741, f. 7/3/1827) que casou com Salvador Rodrigues dos Santos e teve pelo menos 7 filhos, para alguns os padrinhos são: Joaquim, filho do alferes Fernando Luis dos Santos, de Vila Nova, Fernando Joaquim Mendes Barreto, da Quinta do Paúl, Cadima, D. Leonarda Juzarte, mulher do capitão Nuno Mendes Barreto do Zambujal, Cadima, por procuração feita a seu marido.

Deste casal Maria Monteira e Dionisio, apenas tenho nota de 2 filhas terem casado e tido descendência, a minha avó Eufrásia Maria, e a irmã Maria Josefa de Jesus. Eles tiveram pelo menos 6 filhos, um desse filhos, Joana Monteira, faleceu solteira aos 41 anos.

Espero poder ter ajudado, tenho mais informação na base de dados, haja é tempo para procurar. Qualquer esclarecimento não hesite em pedir.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434949 | clover779 | 07 jul 2021 12:10 | Em resposta a: #434931

Bom dia de novo,

não estamos portanto a falar da mesma lápide, quando esta situação pandémica acalmar procurarei as duas lápides, a que está na capela de Vila Nova basta pedir aos guardiões da capela, a que está em Outil poderei ter de pedir ao pároco de Cantanhede...

Eu tenho ascendentes de Arazede (dada a proximidade principalmente das Gândaras de Arazede e Cadima), mas nenhum desses nomes consta. Quanto ao Gonçalves Barreto, era do lugar do Zambujeio, casado com Mariana Monteira, e deve ter nascido antes de 1670, o filho nasceu em 1688, portanto terão casado antes desse ano (não procurei o casamento nos livros mistos de Arazede).

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#434980 | tmacedo | 08 jul 2021 15:05 | Em resposta a: #434949

Caro Nuno Silva,

Obrigado pelas informações que fornece. Descende pois da Maria Mendes filha do casal que está na base dos Mendes da Barbuda de Vila Nova de Outil.

Tento entender de onde vem esta gente, de há 40 anos para cá, sem ainda o conseguir perceber.
A prosápia que parece estar na origem da assunção do nome “Luis Gonzaga Mendes Barreto da Barbuda” por um capitão de ordenanças e administrador de um pequeno vínculo em Vila Nova, recorda-me sempre o “Calisto Elói”, de Camilo Castelo Branco – de seu “nome”, Calisto Elói de Silas de Benevides e Barbuda e não consigo deixar de esboçar um sorriso. Também o primo co-irmão daquele, de Arazede, assinava “Rodrigo Félix Mendes Barreto da Barbuda” dando a entender que a afirmação social daqueles Mendes de Cantanhede se fazia incorporando um outro apelido com forte tradição no antigo concelho de Mira – o medieval Barreto – juntando-o ao vulgar Mendes e ao distintivo Barbuda.

Em vão tenho buscado por onde lhes vem o Barbuda. Esta família parece ter assumido o apelido no final do século XVI – o primeiro que o vi usá-lo é um Manuel Mendes da Barbuda, cónego da Sé de Miranda. Um filho de um primo co-irmão deste, Manuel Mendes de Barbuda, desembargador e poeta, acrescenta-lha o Vasconcelos. Na sua carta de brasão (B.I. n.º 368), datada de 1646, diz-se neto paterno de Joana Mendes de Barbuda (tia daquele cónego) e descendente de "Pedro Mendes de Barbuda e Vasconcelos fidalgo deste reino”.

Ora, Joana Mendes e seu irmão António Mendes (pai daquele cónego) são filhos de um Pedro Mendes. É este o mais antigo a que pude chegar. Nasceu por 1490 e viveu em Cantanhede com sua mulher Leonor Gonçalves com quem seria casado pelos anos de 1518. Este Pedro Mendes foi também pai, entre outros, de um Jerónimo Mendes, tosador, que pediu escusa à Câmara de Cantanhede da obrigação de servir ofícios concelhios pelos muitos serviços de seu pai, que fora juiz ordinário e servira todos os cargos da governança, nomeadamente substituindo o ouvidor na sua ausência.

Ora, na leitura de bachareis de Manuel Mendes de Barbuda e Vasconcelos, em 1641, diz-se que seus avós viveram à lei da nobreza. Que seus parentes serviram cargos autorizados na cidade de Coimbra e que na sua família houve frades de várias religiões e um “bispo da China" "parente seu" em grau conhecido”.
Também nas inquirições para a sua habilitação à Ordem de Cristo foi reprovado por descender de cristãos novos. Aparentemente pelo costado Mendes porque é dito que um tio do habilitando, pretendendo colar-se como prior de Casal Comba, recebeu impedimento do bispo D. Afonso de Castelo Branco.

Ora, em 1530 existe uma carta de brasão – chancelaria de D. João III, livro 18. folha 110 v) – passada a um Luis de Barbuda de Vasconcelos, morador em Montemor e Velho. Era este, aparentemente, contemporâneo daquele Pedro Mendes, de Cantanhede, nascido por 1490. Naquela carta de brasão de 1530 diz-se que Luis de Barbuda provara por inquirição de testemunhas em Buarcos, ser filho de Pedro de Barbuda e Vasconcelos e neto paterno de Pedro Mendes de Vasconcelos da Barbuda. Será este o que é dito ser antepassado de Manuel Mendes de Barbuda e Vasconcelos na carta de brasão de 1646 ?

Seria mesmo seu antepassado ? Ou a familia, pretendendo esconder uma possível origem cristã-nova, inicia uma processo de assunção daquela ascendência ?

Teria muito gosto que pudesse participar nesta complicada investigação que diz respeito a seus antepassados.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#435178 | tmacedo | 18 jul 2021 11:37 | Em resposta a: #434949

Caro Nuno Silva,

Tenho pena que o desafio que lhe fiz não tenha tido, até agora, resposta afirmativa.

O João Esteves, de Vila Nova, que casou 2.ª vez com Joana Simões, viveu muitos anos casado com a 1.ª mulher, Brites Manuel, nomeadamente na Póvoa da Lomba, onde lhes nasceram 2 filhos: Manuel em 1581 e Isabel em 1590. A ausência de paroquiais de Outil do final do século XVI não permite perceber o tempo que aí terão vivido.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#435208 | clover779 | 20 jul 2021 00:52 | Em resposta a: #435178

Caro António Taveira,

Peço desculpa pela ausência de resposta. Como deve saber os alertas aqui funcionam só de quando em vez e admito que não tenho tido muito tempo para cá vir espreitar.

Claro que estou interessado em perseguir essa pesquisa e se o puder ajudar será com muito gosto. De tanta informação que me pesenteou terei ainda de digerir, e vou ver o que posso extrair da minha base de dados de Cadima e Outil relativamente a essas famílias.

Quanto aos De Barbuda, existiram na região de Lisboa e alguns passaram ao Brasil (militares), talvez haja uma relação remota. Como sabe, as genealogias antigas manuscritas são muito imprecisas, mas são as fontes que temos hoje, e devem sempre ser consultadas com muito espirito critico.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#435213 | tmacedo | 20 jul 2021 11:41 | Em resposta a: #435208

Caro Nuno Silva,

Não tem que se desculpar de nada. Eu há muito tempo que não recebo notificação de respostas a tópicos e não estranho o que terá sucedido.

O projecto de abarcar um estudo geral dos Barbudas portugueses parece-me demasiado ambicioso para o tempo que eu posso dispor. Contentava-me em perceber a origem destes Mendes, de Cantanhede, que, no final de XVI ou início de XVII, lhe juntam o Barbuda e se dizem descendentes de um Pedro Mendes de Barbuda e Vasconcelos, que aparece documentado (ele ou a sua descendência próxima) em Buarcos.

Para isso terá de ser feito um levantamento, ficha a ficha, de cada assento da vila de Cantanhede. Esta vila tinha uma população numerosa e havia Mendes na vila e nos lugares de Lemede e da Pocariça. Não sei se também na Póvoa da Lomba. Os livros paroquiais, de baptizados e casamentos desde 1659, têm muita informação que, após levantamento, poderiam ter um tratamento informático.

Acredito que ainda alguma informação possa ser retirada das inquirições de genere. E, principalmente para a 1.ª metade de XVI e final de XV, as matrículas de ordens serão vitais.

Mas tudo isto é muito trabalho. Quando a situação pandémica passar, continuarei a fazer o lento levantamento das matrículas de ordens na UC.

Até agora mando-lhe o que tenho da descendência próxima do Pedro Mendes mais antigo (não garante que não possa haver algum erro):

PEDRO MENDES DE BARBUDA. Morou em Cantanhede, onde foi várias vezes juiz ordinário e serviu nos cargos da governança na primeira metade do século XVI. Casou com Leonor Gonçalves que foi a mãe de Manuel que recebeu ordens menores em 1529. Terá nascido por volta de 1490/1500 e terá vivido até cerca de 1570. FILHOS:

--- 1 - MANUEL. Nascido cerca de 1519. Recebeu ordens menores em 1529 . S. m. n.

--- 2 - ANTÓNIO Mendes de Barbuda. Casou em 03.08.1567 em Cantanhede com Antónia Francisca, natural do lugar de Lemede, onde moraram, filha de Pedro Francisco e de s.m.
2.1 - Pedro Mendes de Barbuda. casou em Cadima com Maria Rodrigues, do lugar do Casal, filha de Pedro Rodrigues e de s.m. Brites Fernandes, onde moraram.
2.2 - Leonor. Baptizada em 12.11.1570 em Cantanhede.
2.3 - Antónia. Baptizada em 03.05.1573 em Cantanhede.
2.4 - Manuel Mendes de Barbuda. Baptizado em Fevereiro de 1576 em Cantanhede. Cónego na Sé de Miranda em 1617. Abade de Ermelo.
2.5 - Isabel. Baptizada em 12.02.1579 em Cantanhede.
2.6 - Maria. Baptizada em 08.10.1581 em Cantanhede.
2.7 - Maria. Baptizada em 24.08.1584 em Cantanhede.
António Mendes casou 2ª vez com Filipa Gonçalves.
2.8 - Francisca Mendes. Baptizada em 23.10.1587 em Cantanhede.
2.9 - António. Baptizado em 18.10.1589 em Cantanhede.
2.10 - Isabel. Baptizada em 29.08.1593 em Cantanhede.
2.11 - Francisco Mendes. Natural de Lemede. Casou em Cantanhede em 26.11.1616 com Ana Francisca, filha de António Fernandes velha (?) e de Antónia Francisca.

--- 3 - JOANA Mendes de Barbuda. Casou com Lucas Francisco da Maia. Moradores em Cantanhede.
3.1 - Francisca. Madrinha em 25.08.1585 em Cantanhede.
3.2 - António. Baptizado em 02.02.1568 em Cantanhede.
3.3 - Manuel Mendes de Barbuda. Baptizado pelo padre Pedro Mendes em 27.02.1570 em Cantanhede Casou com Jerónima Manuel de Loureiro
3.4 - António. Baptizado em 13.12.1573 em Cantanhede.
3.5 - João. Baptizado em 08.01.1576 em Cantanhede.

--- 4 - JERÓNIMO Mendes de Barbuda. Casou em 29.04.1571 em Cantanhede com Brites Ribeiro, filha de Cristóvão Fernandes e de sua mulher Guiomar Ribeiro.
4.1 - Quitéria. Baptizada em 22.02.1574 em Cantanhede. Foram padrinhos Luís filho de Joana Roiz e Catarina Antónia.
4.2 - Isabel Ribeiro. Baptizada em 21.10.1576 em Cantanhede. Madrinha em 21.12.1593 e 01.07.1601.
4.3 - Sebastião. Nasceu em 19.01.1582 e foi baptizado em 26.01 em Cantanhede.
4.4 - Maria Ribeiro. Baptizada em 09.04.1585 em Cantanhede. Madrinha em 28.01.1607.
4.5 - Pedro Mendes. Padrinho em 28.01.1607 em Cantanhede
4.6 - Leonor Ribeiro. Baptizada em 01.11.1588 em Cantanhede. Madrinha em 24.03.1607.

--- 5 - ANTÓNIA Mendes. Casou com Pedro Jorge de Lemede. Madrinha em 21.03.1561

--- 6 (?) - ALEXANDRE Mendes. Padre

--- 7 (?) - MANUEL Mendes. Será o n.º 1 ?. Casou com Isabel ……..
7.1 - Isabel. Baptizada em 01.01.1568 em Cantanhede. Padrinhos o padre Alexandre Mendes e Antónia da Rocha mulher de Rodrigo Luís.

--- 8 (?) - Fulana Mendes. Nascida cerca de 1520. Casou com André Lopes
8.1 - André Mendes
8.2 - Francisco Lopes
8.3- Isabel Mendes. Madrinha em 1567.

--- 9 (?) - PEDRO Mendes. Cura em Cantanhede.

Haverá ainda muitos outros nas primeiras gerações por entroncar.

Aguarde que me diga algo sobre o "plano de trabalho" que proponho.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#435214 | tmacedo | 20 jul 2021 11:43 | Em resposta a: #435213

correcção - os paroquias de Cantanhede iniciam~se em 1559 e não 69.

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#435264 | clover779 | 22 jul 2021 10:36 | Em resposta a: #435213

Caríssimo António Taveira,

estudar Cantanhede também me interessa muito (de Cadima e Outil tenho alguns ramos que vão parar a Cantanhede), houvesse tempo para me dedicar mais a fundo a esta aventura. Mas estou disposto a ajudar no que for possível. Por exemplo, tenho um antepassado das Franciscas (Varziela, Cantanhede) que ali viveu em meados do século XVII e que desejo estudar mais.

Como indicou acima que João Esteves viveu na Póvoa da Lomba, é mais uma informação importante para se conseguirem juntar mais uns "cacos".

Vou pensar numa forma de trabalharmos de forma colaborativa para aproveitar o que já temos e juntar tudo para uma fotografia mais completa da freguesia de Cantanhede.

PS: O meu "Silva" tem origem nos "Mendes da Silva" do lugar de Lemede (Cantanhede), sobreviveu a várias gerações de mulheres que foram passando o apelido às filhas, mas depois sai da freguesia de Cantanhede. Não creio é que o Mendes seja o mesmo que aqui nos interessa.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#435272 | tmacedo | 22 jul 2021 16:08 | Em resposta a: #435264

Caro Nuno Silva,

Sei que o trabalho que proponho vai muito além do tempo de que posso dispor. Não faria mais nada em termos genealógicos nos próximos dois anos. E, com a idade que tenho e com o que ainda tenho pela frente, já não me posso dar a esse luxo.

Com uma partilha de tarefas tudo seria mais fácil.

Diz :"Não creio é que o Mendes seja o mesmo que aqui nos interessa."
Olhe que eu não estou tão certo disso. Estes Mendes deixaram vasta descendência. Em Lemede, para além de António Mendes, viveu também - pelo menos - mais uma sua irmã, Antónia Mendes. Casaram no 3.º quartel de XVI e deixaram numerosa descendência.

Pense como poderemos unir esforços e diga.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#435289 | clover779 | 23 jul 2021 22:06 | Em resposta a: #435272

Caro António Taveira,

relativamente aos meus "Mendes da Silva" de Lemede, sei que os Silva terão vindo de Ourentã (dos Marques Bronze Silva), os meus Mendes, de Lemede descendem do casal Pedro Mendes e Helena Francisca que tiveram vários filhos (por volta de 1650-1670) em Lemede (Pedro, António, Ana, Manuel, Helena, etc.) que viveram no século XVII, tendo falecido ele em 1715 e ela em 1716. Não estudei muito esta linha portanto não sei de onde vem este Pedro Mendes, se virá das famílias que menciona, talvez filho desse António?

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#435559 | clover779 | 07 ago 2021 12:56 | Em resposta a: #435272

Caro António Taveira.

Relativamente às pesquisas em Cantanhede (Mendes de Barbuda) gostaria de sugerir um trabalho de indexação, que em tempos comecei, sendo que agora já tenho muitos Mendes em Lemede (Pedro Mendes, filho de Pedro Mendes) que ainda não liguei aos de Cantanhede. Se estiver disponível para esta tarefa, envie-me o seu email para lhe poder dar acesso a uma pasta online.
Estou a pensar convidar outras pessoas com interesse em pesquisas de Cantanhede para sermos mais a preecher os vazios e a indexar toda a informação dos paroquiais.

Neste momento, de Lemede, creio ter tudo entre 1686 e 1726, mas é preciso ainda indexar os mais antigos, algo que se vai fazendo com tempo.

Mesmo assim, já são quase 200 batismos de Lemede, onde há muitos Mendes, descendentes de Pedro Mendes (talvez irmão de António Mendes que casou em 1649 em Lemede) e de Helena Francisca, seu filho Pedro Mendes o Novo cc Mariana Francisca e muitos outros filhos deste casal.
Há também um Pedro Mendes cc. Brites Jorge de Cantanhede.

Mas só mesmo gastando algum tempo para analisar estas famílias, e registando os assentos mais antigos.

Agradecia então um contacto de email para poder colocar toda esta informação disponível.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#435615 | tmacedo | 09 ago 2021 18:32 | Em resposta a: #435559

Caro Nuno Silva,

Envie-lhe uma mensagem através do Geneall para o seu email.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#436904 | mc | 08 out 2021 16:59 | Em resposta a: #252198

Caro primo Nuno Silva
Gostaria de saber se tem o Índice de Casamentos de Outil ?
E também lhe pergunto se já se cruzou com estes nomes que seguem, que julgo serão 3 gerações de homónimos Francisco João, de Outil:
Avô: Francisco João n.1??? cc Maria Francisca n.1???
Casamento a 1???
-Filho: Francisco João n.17-03-1610 cc Maria Fernandes? /ou Maria Francisca? n.16?? (não sei se o 2º nome dela é Fernandes ou Francisca ?)
Casamento a 17-02-1631 em Outil.
-Neto: Francisco João n.16?? cc Maria Francisca n.09-12-1627.
Casamento a 02-11-1656 em Outil.
Agradeço antecipadamente a sua ajuda.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#439834 | clover779 | 09 mar 2022 16:44 | Em resposta a: #436904

Boa tarde.

1. De casamentos de Outil tenho indexado de 1600 até 1861, de que precisa?
2. Relativamente aos Francisco João, posso adiantar o seguinte (eu leio Maria Fernandes na mulher do segundo Francisco João):
- O primeiro Francisco João teve filhos Paulo e Andreza (padrinhos já em 7/7/1602), Manuel Francisco (padrinho em 8/12/1604), Francisco João (padrinho em 16/12/1604),
- Há um Francisco João (o moço) casado com Maria Francisca (casados a 9/1/1605), que vivem em Outil, ele era filho de outro Francisco João, de Vila Nova de Outil, que tiveram os seguintes filhos: Maria batizada a 24/12/1606, Francisco batizado a 17/3/1610, Isabel batizada a 1/11/1613, Madalena batizada a 12/9/1617

- O segundo casal FJ e MF de Outil tiveram: Manuel b. 21/12/1631 (não sei se é o mesmo), Maria b. 1/4/1640, António b. 21/9/1642, Maria b. 17/1/1646, Isabel b. 17/10/1649, Ana b. 22/3/1653

- O terceiro FJ + MF tiveram também vários filhos em Outil

Posso passar mais informações conforme me indique o que lhe interessa.

Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vila Nova de Outil, Cantanhede

#439839 | mc | 09 mar 2022 18:55 | Em resposta a: #439834

Obrigada, Nuno Silva. Vou analisar os novos dados que me enviou e depois lhe direi se preciso de mais alguma informação.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 09:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen