Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#258222 | milla oliva | 09 jul 2010 02:32

Caros Confrates.

Eu e meu marido estamos fazendo uma pesquisa sobre seus familiares na cidade de Coimbra, pois gostariamos de saber se existem parentes vivos,mas infelizmente a procura até agora não obteve êxito.
Procuramos por parentes do Sr. Manuel Rodrigues Neto, nascido em 1905 na freguesia de São Miguel, conselho de Penela, filho de José Rodrigues Neto e Sra. Joaquina de Jesus. O Sr. Manuel veio para o Brasil no ano de 1930, casou se aqui e nunca voltou para PT. desconhecemos até então os seus parentes que ficaram em PT.
Se alguém puder nos ajudar agradeço.


Melhores cumprimentos...

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#258235 | PAIVAMANSO | 09 jul 2010 11:12 | Em resposta a: #258222

Cara Confreira Milla Oliva, diz o povo que há muitas Marias na Terra, ou seja, que nomes iguais ou muito parecidos, podem nada ter a ver uns com os outros. Mas eu acredito que o Mundo é mais pequeno do que as pessoas, regra geral, imaginam. Talvez eu esteja a ser demasiado optimista, mas creio que talvez lhe consiga encontrar, um familiar seu, vivo, aqui em Penela ou Podentes, que é uma outra localidade, que não fica muito longe da primeira. Já tentei telefonar para o Senhor Manuel Rodrigues Neto de Penela e para o Senhor Henrique Rodrigues Neto de Podentes. Ninguém atendeu o telefone, voltarei a tentar mais logo. A melhor hora é após o pôr do sol. Penela e Podentes, são zonas rurais, onde muitas pessoas, após regressarem dos seus postos de trabalho, ainda vão tratar dos seus campos de lavoura, até ao pôr do sol. Convém que esteja preparada, para a eventualidade de estes nomes serem apenas simples coincidências. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#258267 | PAIVAMANSO | 09 jul 2010 22:03 | Em resposta a: #258235

Cara Confreira Milla Oliva, tenho uma informação para lhe dar, mas por ser confidencial, sugiro que diga qual é o seu endereço de e.mail. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#258271 | milla oliva | 09 jul 2010 23:32 | Em resposta a: #258267

Olá Sr. Jorge Santos
Desde já o agradeço por ter respondido a minha mensagem, venho lhe agradecer pelo seu empenho em me ajudar.
o meu e mail é milla.oliva@hotmail.com
Aguardo contato...
melhores cumprimentos !!!

Resposta

Link directo:

Penela

#258288 | Lourval | 10 jul 2010 03:41 | Em resposta a: #258235

Caro Jorge Santos,

Você mora em Penela? Minha trisavó Maria de Jesus, filha de José António e Maria de Jesus, nasceu em Penela (São Miguel) em 1871. Neta paterna de João António e Francisca Gomes. Neta materna de Manuel Madruga e Clara Maria.

Eu também gostaria de contactos em Penela mas o meu caso é mais difícil. Sei que minha trisavó Maria de Jesus teve uma irmã Rosária de Jesus falecida em 1961. Ela era casada com João Gomes. Se ela faleceu em 1961, com certeza há fotos dela. São fotos das irmãs de minha trisavó que me interessam posto que aqui no Brasil com certeza não houveram fotos de minha trisavó. Talvez Rosária tenha até tido irmãos mais novos do que ela. Os pais de Rosária casaram-se em 1870 e Rosária nasceu em 1883. Por isso acho que há irmãos ainda mais novos que Rosária.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#258343 | PAIVAMANSO | 11 jul 2010 00:29 | Em resposta a: #258288

Caro Lourval , não sei se conseguirei ajudar neste seu caso, mas não custa nada tentar. Confesso que se vier a ter sucesso será um gosto redobrado, não só por me parecer um caso relativamente difícil ( pelo menos para mim ) como também tendo em consideração que o Lourval é um daqueles muitos Confrades que dá gosto seguir aqui no fórum. Peço-lhe duas coisas, tempo e, se possível, o seu endereço de e.mail. Este último servirá para lhe enviar uma folha A4 de costados, que amanhã com mais tempo irei preencher com base nos seus dados e depois lhe pedirei, confirmação se percebi bem e, mais alguns outros, que me ajudarão na tentativa de o ajudar. Não moro em Penela, mas sim em Miranda do Corvo. Estas duas vilas distam entre si aproximadamente 8 a 10 quilómetros. A família da minha sogra é natural da freguesia de São Miguel, de Penela e também pertencem a uns Rodrigues que ainda não investiguei, mas tenho alguns nomes e dados deles. Penela tem ainda de pé, um Castelo apreciável e, a Vila está localizada num sítio muito agradável á vista, para quem passa de carro, na estrada mesmo ali ao lado. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#258344 | PAIVAMANSO | 11 jul 2010 00:35 | Em resposta a: #258271

Cara Milla Oliva, quando puder diga se recebeu o meu e.mail, ou se preferir responda igualmente por e.mail. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Penela

#258349 | Lourval | 11 jul 2010 01:52 | Em resposta a: #258343

Caro Jorge Santos,

Meu e-mail é lourval arroba hotmail ponto com

Obrigado pelas suas palavras. Gosto de genealogia e da mesma forma que minha pesquisa já foi e continua sendo bastante apoiada, também procuro apoiar as pesquisas dos colegas, quando posso.

Minha família é basicamente uma família de imigrantes, pelo lado de meu pai, imigrantes recentes (imigraram todos entre 1880 e 1920 aproximadamente) e pelo lado de minha mãe, nem tão recentes. Uma única exceção para a bisavó de minha mãe, Maria de Jesus, natural de Penela (São Miguel) que imigrou para o Brasil em 1896. Os outros antepassados de minha mãe já estavam em Santa Catarina cerca de 1750 e eles são muito provavelmente açorianos e madeirenses, embora eu não tenha conseguido ainda a ligação. Mas água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

Meu único trisavô imigrante que ainda não consegui descobrir a naturalidade é António Ferreira, marido da Maria de Jesus. Algo me diz que ele também deve ser de Penela.

Conheço quase 500 antepassados de Maria de Jesus em Penela, ao longo de quase 15 gerações. Eles estão quase todos concentrados em São Miguel e Santa Eufêmia. Como eu costumo catalogar toda a família, então devo ter uns 1000 nomes anotados.

Se Rosária tiver uma neta viva, poderá ter aproximadamente 60 anos de idade. Então é torcer para que ela tenha uma foto de sua avó.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#258355 | PAIVAMANSO | 11 jul 2010 02:17 | Em resposta a: #258349

Caro Lourval, tenho sempre receio de falhar e não conseguir ajudar, até porque pouco percebo destas coisas e aliás de todas as outras, mas sinto de facto um gosto inexplicavelmente doce e fascinante. Parece uma droga legal, quando consigo ajudar de facto, saborear os sucessos, mesmo os mais pequenos, nestas pesquisas para amigos desconhecidos. Aqui e agora, já passam das duas da madrugada. Vou dormir. Amanhã começarei a tentar ajudar no seu caso. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#258363 | milla oliva | 11 jul 2010 04:07 | Em resposta a: #258344

Sr. Jorge Santos
Recebi seu e mail, e lhe enviei um e mail também.
Cordialmente
Milena Oliva

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#258427 | PAIVAMANSO | 12 jul 2010 09:15 | Em resposta a: #258355

Caro Lourval, só agora fiz a tal folha de costados, para colocar as minhas ideias em ordem, mas nem vou precisar de a enviar para si, porque se percebi bem, a chave do seu problema estará em saber onde faleceu em 1961, a sua Tia Trisavó Rosária de Jesus. Terá sido aqui perto de Penela? Além do ano, sabe qual foi o mês em que ela faleceu ? Talvez saiba o dia ?!
Também já sabemos que os pais de Rosária de Jesus, são José António e Maria de Jesus que casaram em 1870,mas onde ? Tendo a Rosária de Jesus nascido no ano de 1883, ou seja, 13 anos depois do casamento dos pais, é muito provável sim (como você diz ) que Rosária de Jesus e Maria de Jesus tenham tido outros irmãos ( pelo menos, mais velhos que Rosária, nascidos durante aqueles 13 anos que vão desde a data do casamento dos pais até ao nascimento dela e, também poderão ter nascido outros irmãos após o nascimento de Rosária.
Imagine que você daqui a uma semana ia estar um dia, na freguesia de São Miguel, no Concelho de Penela, com hipótese de visitar o Cemitério local, a Conservatória do Registo Civil e falar com as pessoas do povo, investigando, procurando, netos ou outros familiares de Rosária de Jesus. Diga-me quais os Nomes ,Datas, Lugares, baptismos, casamentos, óbitos, seja o que for, relativos aos familiares de Rosária de Jesus, o marido dela João Gomes, a sua irmã Maria de Jesus e também sobre os pais delas , José António e Maria de Jesus, que você tenha conhecimento mas ainda não me tenha dito. O que é que o Lourval levaria como pistas para investigações nesse dia ? Fico á espera das suas respostas. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#258430 | PAIVAMANSO | 12 jul 2010 09:22 | Em resposta a: #258363

Cara Confreira, Milena Oliva,não recebi o e-mail que me enviou. Por favor envie de novo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Penela

#258450 | Lourval | 12 jul 2010 15:01 | Em resposta a: #258427

Olá Jorge,

Obrigado pela sua disposição.

José António e Maria de Jesus casaram-se em 04-10-1870 e tiveram os seguintes filhos:

1) Maria de Jesus * 06-12-1871
2) Manuel * 08-01-1874
3) José * 15-07-1876
4) Margarida * 12-04-1879
5) Ana * 18-09-1881
6) Rosária * 02.12.1883

Todos nascidos em São Miguel. Rosária faleceu em 27-01-1961 em São Miguel e era casada com João Gomes. É muito provável que tenham nascidos mais filhos além da Rosária posto que normalmente naquela época os filhos nasciam até quase vinte anos após o casamento.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Penela

#258457 | Lourval | 12 jul 2010 15:21 | Em resposta a: #258427

Jorge,

Também sei que José António e Maria de Jesus faleceram em São Miguel respectivamente em 1916 e 1924. Alguém da conservatória me passou somente os anos e não as datas completas.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#258467 | PAIVAMANSO | 12 jul 2010 17:17 | Em resposta a: #258457

Caro Lourval, não lhe prometo nada, porque «Quem promete faz dívida » e eu não tenho competência suficiente para poder prometer que vou conseguir encontrar familiares seus, nossos contemporâneos, ainda vivos. Mas, com estas suas duas últimas mensagens, completa-se um conjunto de dados suficientes para poder ir á procura dos seus Primos, ali prós lados de Penela. Dê-me tempo, (cerca de 15 dias) e deseje-me boa sorte. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#258479 | milla oliva | 12 jul 2010 19:02 | Em resposta a: #258363

Caro Jorge Santos.
Lhe enviei outro e mail. poderias me dizer se o recebeu ?
Obrigado !
Cumprimentos...
Milena Oliva

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#258493 | PAIVAMANSO | 12 jul 2010 20:35 | Em resposta a: #258479

Cara Milena Oliva , sim já recebi e já respondi. Vou continuar a procurar os seus familiares. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#258501 | PAIVAMANSO | 12 jul 2010 21:38 | Em resposta a: #258493

Cara Milena Oliva, sabe dizer o mês e o dia, em que nasceu em 1905, Manuel Rodrigues Neto ? Dava jeito saber pelo menos o mês. Ele falou alguma vez aí no Brasil, que tinha deixado algum irmão ou irmã ou primo aqui em Portugal ? Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#258511 | milla oliva | 12 jul 2010 22:26 | Em resposta a: #258501

Caro Jorge Santos.
O Sr. Manuel Rodrigues Neto nasceu em 25 de novembro de 1905.
Ele veio para o Brasil com a sua mãe Joaquina de Jesus e sua irmã Matilda Rodrigues, mas seu pai Sr. José Rodrigues Neto ficou em Portugal.
O Sr. Manuel pelo que sei era funcionário de uma fazenda e cuidava de ovelhas e oliveiras.
Não tenho muitos detalhes, mas vou procurar saber mais através da filha dele, que é a unica tia do meu marido que ainda vive.
Melhores cumprimentos.
Milena Oliva

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#258523 | PAIVAMANSO | 12 jul 2010 23:57 | Em resposta a: #258511

Cara Milena Oliva,seria menos difícil se tivesse ficado em Portugal algum irmão ou irmâ do Senhor Manuel Rodrigues Neto. Porque uma coisa é alguém saber e lembrar-se do nome de um avô ou até de um bisavô. Mais difícil, é alguém saber o nome de um tio avô ou de um tio bisavô. Vou aguardar por mais notícias suas. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#258575 | PAIVAMANSO | 13 jul 2010 23:05 | Em resposta a: #258523

Cara Milena Oliva, quando puder, diga por favor, se conseguiu saber algo mais, junto da única tia ainda viva, do seu marido. Seria importante perceber se ficou algum familiar em Portugal, e qual o grau de parentesco e relativo a quem. Um nome, uma data, um local, algo que nos sirva de pista para procurar descendentes de algum familiar do seu marido que não tenha ido para o Brasil. Se nada mais souber diga, para eu avançar, apesar dos poucos dados que temos, na minha tentativa de investigação. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#258582 | milla oliva | 14 jul 2010 01:19 | Em resposta a: #258575

Caro Jorge Santos.
Amanhã se possível te darei mais alguma informação, pois irei fazer uma visita a tia do meu marido.
Talvez ela se recorde de mais alguma coisa.
Melhores Cumprimentos
Milena Oliva

Resposta

Link directo:

Penela

#258612 | Lourval | 14 jul 2010 17:28 | Em resposta a: #258467

Caro Jorge Santos,

Obviamente lhe desejo muita sorte pois sua sorte será minha sorte!

Obrigado
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#258862 | PAIVAMANSO | 18 jul 2010 14:05 | Em resposta a: #258612

No caso de Oliva, temos uma pista que pode ser decisiva, procurando no cemitério, campas com nomes onde estejam associados os apelidos Rodrigues Neto. Uma campa dessas, com jarras ou candeia acesa ou com flores, independentemente das datas, seria motivo para junto do Senhor José Coimbra ( o responsável pelo cemitério onde estão sepultadas as pessoas que faleceram na freguesia de São Miguel) apurar nos livros, quem são os actuais familiares. Depois procurar se eles conhecem os nomes dos seus ascendentes, na esperança de encontrar aqueles pela Oliva procurados. No caso do Lourval, não temos essa pista dos apelidos conjuntos, mas sabemos e, isso poderá ser decisivo, que em 1961terá lá sido sepultada, no mesmo cemitério, a sua tia-trisavó Rosária de Jesus. Sei que é pouco provável, mas seria mais fácil resolver este caso, se aparecer uma campa comprada de Rosária de Jesus ,ou algum seu parente directo. Porquê a busca de campas compradas ? Porque numa campa comprada, geralmente Sá são inumados os familiares, e costuma perdurar uma pedre com os nomes e as datas dos mais antigos. Não sendo comprada, alguns anos depois, outros , vários, que não parentes, vão para essas moradas e perdem-se as pistasde todos. Estou na expectativa de receber mais dados vindos de Olívia, caso ela os consiga obter. Temos duas pesquisas, para fazer num só cemitério. Na mesma freguesia ,podem viver as pessoas que precisamos, para resolver este tópico. Considero difícil, mas se o factor sorte ajudar………. Cumprimentos.Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#259627 | PAIVAMANSO | 30 jul 2010 12:12 | Em resposta a: #258862

Cara Milena Oliva, fui esperando eventuais dados , fruto da sua conversa com a tia do seu marido, mas nada tendo chegado deduzo que não tem novidades. Ontem, fui pela segunda vez ao cemitério de Penela, da primeira vez não estava lá o responsável pelos livros dos registos. Vou-lhe já dizendo que terei de lá voltar uma terceira vez, pois obtive uma outra pista que tem de ser averiguada. Não quero ser repetitivo, mas tenho de dizer o seguinte; Na minha opinião, existem 3 principais dificuldades neste tipo de busca de parentes vivos; 1ª – Tanto por telefone como pessoalmente, as pessoas quando são abordadas por alguém desconhecido, (como eu ) geralmente têm receio de estarem prestes a serem enganadas. 2ª – Ao saberem que alguém, no Brasil, procura por eles, ficam receosos de aparecer algum familiar, a reclamar uma terra de cultivo, uma casa antiga, ou um quinhão de partilhas. 3ª – É relativamente fácil alguém lembrar-se dos nomes dos seus 4 avós. Dos 8 bisavós já é muito difícil e, dos 16 trisavós só aqueles que gostam de genealogia, costumam saber. No seu caso concreto, falei ontem com uma senhora, que vive em Penela, na freguesia de São Miguel, é viúva de um senhor que está sepultado no cemitério de Penela, mesmo ali perto da casa onde ela vive. O marido dela, chamava-se João Rodrigues Neto e o pai dele chamava-se Manuel Rodrigues Neto. Este senhor João Rodrigues Neto nasceu em 11-02-1917 e faleceu em 18-05-1983, a sua viúva , agora com cerca de 90 anos de idade, ficou sem ele há 27 anos. Apesar de tudo, a viúva soube dizer os nomes dos pais do falecido marido, são ; Manuel Rodrigues Neto e Maria José Alves, mas eu vou ter de confirmar no livro dos registos do cemitério estes nomes, pois quem sabe, estas pessoas poderão TALVEZ serem seus familiares. Esta senhora, informou que existe uma outra campa, no mesmo cemitério, onde está sepultado um irmão do marido dela, que se chamava Manuel Rodrigues Neto. Não tenha grandes esperanças, mas estes Rodrigues Neto, têm de ser “investigados”. Vou ter de voltar uma terceira vez ao cemitério, procurar e fotografar esta campa que o responsável pelo cemitério se esqueceu de me informar. Também quero ver nos livros os nomes dos pais de João Rodrigues Neto e do seu irmão Manuel Rodrigues Neto, se tudo bater certo, pedirei depois os assentos de baptismo de ambos e depois dos pais….quem sabe, talvez apareçam nesses nomes, o casal José Rodrigues Neto e Joaquina de Jesus, que são os pais DO SEU Manuel Rodrigues Neto, que nasceu em 1905 e em 1930 foi para o Brasil e lá casou e nunca mais voltou. MUITO IMPORTANTE, quero que me diga se tem conhecimento de algum familiar deste Manuel Rodrigues Neto, que tenha ido para o Brasil MAS TENHA VOLTADO para Portugal e qual o seu nome, a data do nascimento, se casou e com quem. Para terminar digo-lhe que cometi o erro de me oferecer para tentar ajudar muita gente ao mesmo tempo. Todos esses assuntos terão de ser tratados o melhor possível, mas (por culpa minha), inevitavelmente espaçados no tempo. Ninguém está esquecido, mas exagerei na minha capacidade de resposta em tempo útil e razoável. Chama-se a isto “ter mais coração do que pulmão”. Fico á espera da sua resposta. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#259638 | PAIVAMANSO | 30 jul 2010 14:36 | Em resposta a: #259627

Caro Lourval, Procurei ontem, com a ajuda do Senhor José Coimbra, responsável pelo cemitério de Penela, a campa onde em 1961 foi sepultada a sua trisavó Rosária de Jesus. Infelizmente essa campa só foi comprada 34 anos mais tarde por outra família. Isto quer dizer que a ossada da sua trisavó está lá, mas entre 1961 e 1995, outras pessoas, não da sua família, lá foram sepultadas. Esta campa tem hoje em dia uma pedra de granito com os nomes e as fotos das pessoas que compraram a campa e naturalmente lá estão sepultados. Se um dia o Lourval entrar naquele cemitério e quiser prestar uma homenagem á sua trisavó, deve procurar a campa Número 6 do talhão 3º inferior, da parte velha, a pedra de granito é cinzenta e os nomes que lá estão gravados na pedra são; Alípio dos Reis nascido em 06-02-1913 e falecido em 22-06-1995 e sua esposa Maria Dias do Nascimento nascida em 30-05.1912 e falecida em 30-11-2003. Neste seu caso tudo se complica, (na minha opinião) falta-nos um apelido composto, quanto menos vulgar melhor, gravados nas lápides das campas compradas, pois nessas só são sepultados os parentes dessa família e tudo fica mais fácil de investigar….. como é o caso dos Rodrigues Neto, da nossa confreira Milena Oliva deste tópico. Se num cemitério inteiro existem duas campas compradas, com os apelidos Rodrigues Neto é por eles que devemos investigar, mas no caso do Lourval não temos esse tipo de pistas,então o que podemos fazer ? Sabemos que esta sua trisavó Rosária de Jesus, era filha de José António e de Maria de Jesus e foi sepultada no dia 28-01-1961. O Lourval diz que ela casou com João Gomes …….é então provável que tenham tido filhos, mas nada sabemos sobre isso. Também não sabemos onde foi sepultado (em que ano e qual o nome dos pais) de João Gomes, mas em princípio podemos esperar que ele esteja numa campa, comprada ou não do mesmo cemitério. Se ele faleceu antes dela, a campa dele não era comprada. Se ele faleceu depois dela, poderá ser, mas não acredito que seja. O Lourval sabe a data em que ele faleceu ? Creio que aquilo que se pode tentar fazer é o seguinte ; Procurar nos livros paroquiais o casamento de Rosária de Jesus com João Gomes, depois procurar nos livros dos baptismos, eventuais filhos dos dois. Igualmente nos livros dos registos do cemitério, podemos procurar nomes totalmente nossos desconhecidos, mas que constem como sendo filhos ,de um João Gomes e de uma Rosária de Jesus . Quanto ao cemitério irei lá tentar, certamente. Quanto aos livros paroquiais estão cada vez menos acessíveis á consulta física presencial (que é a única que eu consigo fazer) e também não consigo tempo livre para estas pesquisas exaustivas, sem dados suficientes e por isso muito demoradas lá no Arquivo Distrital de Coimbra. Este tipo de pesquisas, sem datas, é muito ingrato e incerto. Ainda por cima, podem não haver filhos deles nessa freguesia de São Miguel, mas sim não sabemos onde. Vou testar a paciência do Senhor José Coimbra, talvez ele me deixe consultar horas a fio os livros do cemitério. É claro que João Gomes e Rosária de Jesus podem não ter tido filhos……. Mas também seria útil encontrar outros filhos/filhas de José António e Maria de Jesus ou seja, irmãos de Rosária de Jesus, os nascidos antes dela e os que eventualmente nasceram depois dela. Caro Lourval, escrevo isto para si e para mim. É uma espécie de roteiro daquilo que tentarei fazer, mas nada posso prometer pois em breve terei de me dedicar aos meus “projectos” pessoais. Se tiver mais dados que possam ajudar, envie….nomes datas, lugares, o que tiver. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#259965 | PAIVAMANSO | 05 ago 2010 01:33 | Em resposta a: #259638

Caro Lourval, fui hoje ao cemitério de Penela, mas por não estar lá o responsável, limitei-me a fotografar a campa onde, foi sepultada a sua trisavó, embora como lhe disse em mensagem anterior, a pedra funerária, os nomes e as fotos, que estão nessa campa, são da família que a comprou em 1995….. Repito, tentarei mais tarde, se o responsável pelo cemitério me permitir, procurar nos livros dos registos. Por agora é tudo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#259967 | PAIVAMANSO | 05 ago 2010 02:02 | Em resposta a: #259965

Caro Lourval, não sei se conseguirei, mas vou tentar procurar, nos livros de registos do cemitério, se os houver com estas datas tão antigas, os nomes seguintes (baseados na leitura que fiz agora outra vez, das suas mensagens neste tópico, no dia 12-07 nas hora 15:01 e 15-21 ) ; Maria de Jesus nascida em 06-12-1871 e falecida em 1924 .... José António nascido em 15-07-1876 e falecido em 1916 .... Manuel nascido em 08-01-1874....Margarida nascida em 12-04-1879.... Ana nascida em 18-09-1881 Sei que não é provável, mas..... e se algum destes estiver sepultado numa campa comprada ? Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#259968 | PAIVAMANSO | 05 ago 2010 02:53 | Em resposta a: #259627

Cara Milena Oliva , estou á espera das suas respostas , mas entretanto tenho mais notícias. Encontrei hoje a campa onde está o irmão do Senhor João Rodrigues Neto e de facto lá está na lápide da campa comprada a foto dele e da esposa. Relembro que ainda não sabemos se estes dois nomes encaixam na sua família, mas pelo sim pelo não, já fotografei estas duas campas e só ainda não confirmei os nomes dos pais deles, porque não estava lá o responsável pelos livros. Nesta 2ª campa lemos o seguinte; Á memória de Maria José nascida em 19-12-1920 falecida em 24-04-1989 Eterna saudade de marido filhos genros e netos. (e noutra pedra na mesma campa) Á memória de Manuel Rodrigues Neto nascido em 16-09-1918 e falecido em 18-02-2001 Eterna saudade de filhas genros e netos. Repare que se viermos a saber que estas pessoas são da sua família, sabemos que eles tiveram filhos e netos e isso permitiria em princípio encontrar parentes seus, vivos ! Reafirmo o passo seguinte ; vou tentar confirmar nos livros de registo do cemitério os nomes dos pais destes João Rodrigues Neto e Manuel Rodrigues Neto e depois pedirei os assentos de baptismo deles , dos pais deles, e dos avós deles, na esperança de encontrar nesses documentos os nomes de Manuel Rodrigues Neto nascido em 1905 ou José Rodrigues Neto e Joaquina de Jesus que eram os pais deste antepassado do seu marido. Podem até aparecer como padrinhos de algum baptismo ou casamento...... Sei que isto parece demasiado optimismo, mas não é nada disso, trata-se apenas de....... á falta de uma auto estrada conhecida, caminhar com garra pelo único caminho que nos apareceu, apesar de nos parecer incerto, estreito e pedregoso. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#260086 | PAIVAMANSO | 07 ago 2010 01:04 | Em resposta a: #259968

Cara Milena Oliva, Já avancei um pouco mais, nas investigações dos campas compradas. Já são 3 as campas, no cemitério de Penela, onde constam nomes com o apelido composto Rodrigues Neto. Ainda não há provas que estes Rodrigues Neto sejam familiares do seu marido, mas eu começo a acreditar que talvez seja possível resolver o seu caso, com sucesso.... embora tendo o cuidado de lembrar, que falsas esperanças, são armadilhas que devemos tentar evitar. Tenho mais nomes para lhe revelar, vou deixar isso para amanhã, porque preciso tentar perceber exactamente qual o grau de parentesco entre todos os Rodrigues Neto que constam nessas 3 campas, e dos pais deles que constam nos livros de registo dos sepultamentos. Estou a estranhar não receber respostas, nem notícias suas há muitos dias. Não faz sentido eu continuar estas pesquisas, se a Milena Oliva tiver desistido delas e tiver abandonado este tópico. Por hoje é tudo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Penela

#260120 | Lourval | 07 ago 2010 22:14 | Em resposta a: #259967

Caro Jorge Santos,

Muito obrigado. Eu não havia recebido nenhum aviso de suas mensagens. Somente hoje, por acaso, as vi. Uma observação: Rosária de Jesus é irmã de minha trisavó. Minha trisavó, Maria de Jesus, imigrou para o Brasil em 1896.

Foi falta de sorte a campa ter sido comprada em 1995. Foi por pouco! A Maria de Jesus e sua irmã Rosária de Jesus, não carregaram o apelido mas são da família Madruga. Acredito que todo Madruga em Penela é meu parente. O pai de Maria e de Rosária é Manuel Madruga, nascido em Penela, São Miguel, em 17.05.1818.

Infelizmente os registros em linha vão somente até cerca de 1885 e por isso não posso localizar os irmãos mais novos que Rosária e tampouco posso localizar filhos de Rosária.

Concordo com você que seria sorte que houvesse uma campa comprada por José António ou pela sua mulher Maria de Jesus, falecidos respectivamente em 1916 e 1924. Possível é.

Novamente, obrigado.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#260136 | PAIVAMANSO | 08 ago 2010 11:41 | Em resposta a: #260120

Caro Lourval, desculpe ter chamado trisavó a Rosária de Jesus, ela é sim sua tia trisavó, certo ? Peço-lhe que me rectifique sempre os meus enganos ou erros e me dê as suas diferentes dicas e opiniões, quando as tiver. Quero que você saiba, que se alguma frase, alguma palavra, ou ideia minha, lhe parecer inconveniente ou ofensiva, não será nunca essa a minha intenção. A meu ver, não foi falta de sorte, a campa ter sido comprada em 1995 e também não foi por pouco. Vou tentar explicar melhor, a minha ideia da importância das campas compradas….. Imagine que quando a sua tia trisavó, Rosária de Jesus faleceu em 27-01-1961, o marido ou um filho, ou outro parente, tivesse comprado a campa onde ela foi sepultada, essa campa passava a pertencer á sua família e mesmo que não houvesse mais familiar algum que posteriormente lá fosse sepultado, teríamos a certeza de que nenhum não parente, fosse para essa campa. Repare que na campa onde está a ossada de Rosária de Jesus sabemos que estão outras ossadas de muitas pessoas falecidas antes e depois dela. Como essa campa (a cova) só foi comprada por uma família em 1995, quem olhar para a pedra tumular e as fotos poderá não se aperceber dessa realidade. Temos então que (a meu ver) quanto mais recuarmos no tempo, menos famílias compravam as campas e muito menos ainda construíam por cima delas um Jazigo. As famílias mais ricas foram construindo os seus Jazigos, mas a maioria do povo não tinha dinheiro para isso nem para comprar campas. Dou-lhe um exemplo concreto, no cemitério onde está a sua tia-trisavó, logo na rua principal de ambos os lados, se vêem vários Jazigos caros e bonitos, revestidos a granitos de várias cores diferentes, alguns são luxuosos, mas são todos relativamente recentes. Noutros sectores mais recuados, estão vários Jazigos, esses sim bem antigos, e regra geral as campas compradas que estão por ali á volta deles, foram compradas muitos anos depois. Não estou a dizer que se a sua família ou a minha ou qualquer outra ,que não tenha campa comprada é porque eram certamente pobres. Não estou a gostar deste texto, parece que não estou a conseguir ser claro. Vou tentar explicar o que penso, mas de outra maneira. Quando agora me fala no apelido MADRUGA , talvez seja uma janela importante que se abre, nesta investigação. Imagine se quando eu voltar ao cemitério, encontrar uma ou duas ou três campas compradas, com nomes de pessoas com o apelido Madruga. Isso pode talvez mudar tudo, mas tudo terá de ser confirmado após pesquisa em documentos inequívocos, ou seja, pelos assentos de baptismo, casamento, óbito, por exemplo. Isso é uma tarefa demorada e “meio louca” mas a esperança é ……. diz o povo….. sempre a última a morrer ! Se ainda não leu, peço-lhe que leia todas as mensagens deste tópico e perceba a minha maneira de pensar (que pode não ser a mais correcta, mas não sei fazer melhor) e as consequentes tentativas de investigação, no caso da família Rodrigues Neto. Não é um caso muito diferente do seu, e se aparecerem campas compradas com apelidos Madruga, então passarão a ser dois casos ainda mais semelhantes. Você está com sorte, vou ter de sair e tenho de interromper aqui o meu (brilhante) raciocínio, (esta foi para você sorrir). Mais logo ou amanhã aqui voltarei pois falta responder a outros assuntos da sua última mensagem. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#260170 | PAIVAMANSO | 08 ago 2010 16:02 | Em resposta a: #260136

Caro Lourval, aqui estou outra vez. Quando 9 dias atrás lhe disse que nos faltava um apelido composto, quanto menos vulgar melhor, faltou dizer que um apelido simples mas invulgar, também poderia ajudar e ele aí está, MADRUGA , em princípio poderá ser decisivo . Diz o Louval que….. A Maria de Jesus e a sua irmã Rosária de Jesus, não carregaram o apelido MADRUGA…. O Lorval diz isso baseado em quê ? que documentos é que tem delas, onde conste o nome delas ,mas sem (ou com) esse apelido ? De facto, é preciso que o apelido passe de pais para filhos e depois para netos e bisnetos, criando assim um fio condutor, uma pista a seguir, mas aparentemente a Maria de Jesus, filha de Manuel Madruga e de Clara Maria, não levou o apelido Madruga no nome, nem nenhum dos seus pelo menos 6 filhos. Que documentos é que o Lourval tem destes 6 filhos ? Apenas os assentos de Baptismo ou também algum de Casamento ou Óbito ? É importante saber as respostas destas perguntas. Dentro das minhas limitações, quando puder, irei fazer o seguinte ; 1º passo , procurar ao coveiro, Sr. José Coimbra, se conhece alguma campa que tenha esse apelido Madruga, nos nomes e, o número da campa e do talhão. 2º passo, ir a essa campa recolher todos os dados, gravados na lápide, nomes, datas e parentescos. É habitual lá estar escrito algo do género , Eterna saudade de sua filha genro e netos. Estas notícias dizem-nos que houve descendência……....aumentando a esperança. 3º passo, pedirei ao coveiro para procurar nos livros, por essas datas e nomes,…os nomes dos pais dos que constam nas lápides ………e é tudo que os livros nos dizem. É assim que tenho feito, e vou continuar a fazer, no caso da família Rodrigues Neto e outros. Há sempre um problema, que não podemos esquecer. È que nos casos em que alguém foi para o Brasil e não deixou nenhum filho ou filha em Portugal, ou tendo deixado, se esse filho ou filha não teve descendência, acabam aí os descendentes directos , que viviam em Portugal. Nesse quadro, os descendentes colaterais dificilmente saberão que são familiares desses nomes antigos e afastados no parentesco. Haverá uma solução ? Ainda não estudei isso á minha maneira, e por isso poderei andar errado e a perder tempo, mas acredito que cruzando todos os documentos em rede, apesar de isso exigir muito trabalho e esperança, talvez seja possível, entrelaçar parentescos , reconstituir as ligações, obter provas concludentes de parentesco e encontrar, familiares vivos aqui em Portugal . Explique p.f. o que queria dizer exactamente quando escreveu ; Infelizmente os registos em linha vão somente até cerca de 1885 e por isso não posso localizar os irmãos mais novos que Rosária e tão pouco posso localizar filhos dela…….. Mudando de assunto, diz o Lourval, no fim da sua mensagem ; « Concordo com você que seria sorte que houvesse uma campa comprada por José António ou pela sua mulher Maria de Jesus, falecidos respectivamente em 1916 e 1924. Possível é. » Pois eu acrescento o seguinte e diga se estarei a pensar correcto ; Tanto pode ser uma campa comprada por este casal, José António e Maria de Jesus, isso seria muito mais fácil, como de qualquer um dos seus filhos ou filhas. Neste último caso será muito mais difícil encontrar a campa, percebe porquê ? Porque a campa vai ter um nome que não nos diz quase nada, apenas o primeiro nome será Manuel ou José ou Margarida ou Ana, dos eventuais conjugues destes 4 nada sabemos. Maria de Jesus morreu no Brasil e Rosária de Jesus, já vimos que ficou numa campa rasa não comprada. Atenção que podem aparecer outros irmãos destes seis por nós já conhecidos parte dos nomes……. Mas aparecerem como ? se nem o primeiro nome deles conhecemos ? Volto a dizer que será uma pesquisa meio louca, mas não impossível, se eu conseguir conquistar a simpatia do coveiro, o senhor José Coimbra. Para fazer o quê ? Vou tentar encontrar os sepultamentos de toda a gente que dentro das datas extremas que nos servem, estejam registados nos livros do cemitério como sendo filhos de um José António e de uma Maria de Jesus, mas já lhe digo que isto é ainda mais arriscado porque estes nomes, de invulgares não têm nada e podem aparecer casais que não sejam aquele que procuramos. Já me disse as datas de nascimento dos 6 filhos de José António e de Maria de Jesus. Se tiver, diga-me as datas dos óbitos deles todos, especialmente aqueles 4 que mais nos interessam, Manuel, José, Margarida, e Ana. Também interessa saber a data do casamento dos pais deles, pois é daí para a frente que quero tentar procurar. Não estou a prometer que vou fazer isto tudo, estou a dizer que se houver tempo e saúde suficiente, apesar das minhas fortes limitações de vária ordem, tentarei fazer o que puder. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#260313 | PAIVAMANSO | 10 ago 2010 23:58 | Em resposta a: #260170

Caro Lourval, continuo á espera das suas respostas, para algumas perguntas das minhas últimas mensagens, mas não fiquei parado. Numa das sua últimas mensagens o Lourval afirmou « Acredito que todo MADRUGA em Penela é meu parente » e depois acrescenta, com um erro, «O pai de Maria e de Rosária é Manuel Madruga nascido em Penela, São Miguel, em 17-05-1818. Se estou certo não era o pai mas sim o AVÔ materno, certo ? Preciso que me diga (se souber) a data do nascimento de Maria de Jesus, a filha desse Manuel Madruga. Também dava jeito saber a data de nascimento de Jose António o que casou com ela em 1870 e faleceu em 1916. Já agora, pelas suas contas o Manuel Madruga terá casado aos 52 anos de idade. Seria o primeiro ou segundo casamento ? Alguma data está errada ? Parte destas perguntas carecem de resposta, porque ando a investigar nas campas antigas dos Madruga e preciso de dados o mais concretos possível. Dou-lhe alguns exemplos. Recolhi informações que onde existem mais campas de Madruga não é no cemitério de Penela mas num outro a cerca de 10 quilómetros. 1º Problema, esse cemitério foi feito em 1930, ou seja é demasiado recente para os dados recuados que temos. 2º problema , estão lá 4 campas com apelido Madruga, mas são de pessoas falecidas muito recentemente e por isso, apesar de poderem ser parentes seus, vai ser preciso pesquisar muito para tentar estabelecer as conexões de parentesco. Foram lidas todas as lápides de todas as campas, (é um cemitério de aldeia) serão talvez umas 120 campas na parte mais antiga, mas algumas e não são poucas, não têm lápide não se sabe quem lá está sepultado e acresce, que quase certo (isto é importante) em várias campas que agora estão compradas com datas recentes, com falecidos recentes, quase certo estarão os Madruga que procuramos, talvez os pais do seu Manuel Madruga e mesmo ele possivelmente. éque este cemitério da aldeia de Viavai, pertence ao concelho de Penela. Não sei se faço bem em tentar ser muito claro na minha maneira de investigar. aqui ficam os dados essenciais (dos Madruga lá sepultados, COM LÁPIDE Á VISTA). Maria Alice Madruga nascida a 01-10-1937 e falecida em 23-09-1991 eterna saudade de seu marido e filhos. António Madruga nascido em 24-03-1911 e falecido em 18-02-1988 e sua esposa Maria de Jesus nascida em11-11-1906 e falecida em 08-11-1984 Eterna saudade de seu marido filhos e netos. Albino Madruga nascido em 05-11-1916 e falecido em 07-03-2003 c/pequena pedra a dizer apenas - Maria Rosa. Francisco Madruga falecido cerca de 2005, deste faltam dados, porque a pedra não estava na campa, serão completados os dados dele quando a pedra for reposta. Por agora é tudo. Peço-lhe que responda o melhor que puder ás várias perguntas dos meus últimos 3 ou 4 e.mails, pois preciso de todos os dados que me puder dar, para que eu possa tentar ajudar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#260314 | PAIVAMANSO | 11 ago 2010 00:18 | Em resposta a: #260313

Caro Lourval, passei-me e não expliquei bem quando escrevi « em várias campas que agora estão compradas com datas recentes, com falecidos recentes, quase certo estarão os Madruga que procuramos, talvez os pais do seu Manuel Madruga, e mesmo ele possivelmente» Eu queria dizer que muita gente foi sepultada em cada cova que só muitos anos mais tarde foi comprada por alguém e depois a família desse alguém lá colocou uma pedra (lápide) com nomes e datas dos "proprietários". Já agora quero rectificar um erro da minha mensagem anterior. Não foram vistas 120 mas sim 240 campas da parte antiga, pois o cemitério tem uma "rua" e de cada lado fica um talhão com cerca de 120 campas cada. As campas da parte mais recente do cemitério foram vistas mas a maioria são demasiado recentes e nem pedra têm. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#260463 | PAIVAMANSO | 13 ago 2010 23:06 | Em resposta a: #260086

Cara Milena Oliva, na tentativa de fazer o melhor possível, fizemos uma leitura exaustiva de todas as campas dos talhões mais antigos do cemitério de Penela. A minha mulher deu uma ajuda, tal como já tinha feito no cemitério de Viavai. Valeu a pena, pois encontrámos mais duas campas compradas, que apresentam nomes com apelidos Rodrigues Neto. Breve deixarei aqui a relação deles, que tem particularidades muito interessantes. Não o faço já, porque me falta ir aos livros de cemitério, colher os nomes dos pais, do mais antigo. São agora 5 as campas com Rodrigues Neto , mas fica a faltar uma busca longa e demorada em várias centenas de campas, de todos os talhões da parte nova deste cemitério. Não sei se terei coragem para me atirar a essa tarefa, mas seria talvez importante, se aparecessem duas ou três campas com Rodrigues Neto, não só sepultados há poucos anos, mas acima de tudo, que tivessem nascido entre 1939 e ….. 1989. Vou tentar obter autorização para o acesso directo aos livros dos baptismos e casamentos, pois nem as campas nem os livros das inumações, nos dizem de quais freguesias eram naturais os sepultados. Quando puder responda ás perguntas que lhe fiz em mensagens anteriores. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#260469 | PAIVAMANSO | 14 ago 2010 00:28 | Em resposta a: #260314

Caro Lourval, enquanto espero respostas suas, vou informando. Nas muitas campas compradas, de toda a parte velha do cemitério de Penela, não apareceu nenhum nome com o apelido Madruga e isto não nos ajuda. Aparentemente, vai-se consolidado a ideia de que os Madruga eram naturais da zona mais distante, da aldeia de Viavai e também que em princípio o seu Pentavô Manuel Madruga, não teve a lembrança de passar o apelido Madruga a seus filhos e netos. Parece-me agora claro, que se ele tivesse passado o apelido dele a filhos e netos, o Lourval teria esses nomes em seu poder, uma vez que me diz que tem centenas de nomes de parentes seus, aqui da região de Penela. O que o Lourval me pediu foi que se encontrasse parentes de Rosária de Jesus, que tivessem fotografia dela e talvez dos irmãos…. Não está fácil, porque também procurámos, em todas as campas da parte velha do cemitério de Penela, pelos 4 irmãos de Maria de Jesus e de Rosária de Jesus e nenhum apareceu. Ou seja, como o Lourval não sabe (ou saberá ?) as datas dos óbitos….corremos as campas todas á procura ; De um Manuel nascido em 08-01-1874. De um José nascido em 15-07-1876. De uma Margarida nascida em 12-04-1879. De uma Ana nascida em 18-09-1881. Mas em vão ! A esta hora tardia já estou demasiado cansado para pensar correcto, mas parece-me que só há uma maneira de investigar este seu caso ; Primeiro obter as fotocópias dos assentos de baptismo destes quatro, Manuel , José , Margarida e Ana . Seguidamente tentar ter acesso directo aos livros de casamentos para caçar os deles/delas. Após saber as datas (e guardar todos os dados desses documentos) procurar nos livros de baptismos os eventuais filhos, de cada um desses quatro irmãos, e depois os eventuais netos……. Sei que isto é quase impossível, pelo trabalho extenuante e demasiado longo, de vários dias, que implica e porque pelo casamento, estes 4 poderão ter mudado de freguesia e se não eles, então os filhos deles. Hoje já chega, as dúvidas já me abalam a esperança. Preciso de uma noite bem dormida, para voltar a acreditar que talvez consiga ajudar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#260484 | PAIVAMANSO | 14 ago 2010 09:18 | Em resposta a: #260469

Caro Lourval, evidentemente, levado pelo cansaço, estava a esquecer a pista mais importante de todas, nesse tipo de pesquisa por gerações, descendo de pais para eventuais filhos, tanto nos livros do cemitério, como nos paroquiais dos casamentos e dos baptismos. A mais importante de todas é Rosária de Jesus nascida em 02-12-1883 e falecida em 27-01-1961 que infelizmente ficou numa campa que a família dela não comprou e por isso não tem lápide, se tivesse, com nomes e fotografia, ou mesmo sem fotografia, mas com os dizeres ; Eterna saudade de seus filhos e netos.....seria tudo demasiado fácil. Á falta disso, sabemos que ela casou com um João Gomes e não esquecendo que temos os nomes dos pais dela e até dos dos 4 avós, é pelos livros que temos de a ir procurar. Do casamento dela e dos baptismos dos eventuais filhos e netos dela. Diz (ou dizia) o povo que, «Todos os caminhos vão ter a Roma» . Quando os caminhos mais fáceis estão bloqueados, podemos talvez ir pelos mais difíceis. Mal ou bem, ora aqui está, após uma noite bem dormida, de novo a esperança e creio que baseada em pressupostos correctos e aceitáveis. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Penela

#261597 | Lourval | 06 set 2010 06:14 | Em resposta a: #260469

Caro Jorge Santos,

Você tem toda a razão: preciso dos livros. O problema é que os livros que preciso ainda não estão disponíveis ´on line´. E o tipo de pesquisa que eu preciso não posso pedir ao Arquivo Distrital de Coimbra. Então tenho de esperar. Rosária poderá ter tido irmãos mais novos que poderão ter falecido mais recentemente que Rosária. Ainda há os filhos de Rosária e de seus irmãos que inclusive poderão alguns até estarem vivos.

A irmã de Rosária, Ana, nascida em 18-09-1881, está on line no endereço http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=4940&NodeID=_411803

Veja que os padrinhos são os avós, inclusive, o avô, Manuel Madruga, assina!!!

Percebo também que não há averbamento à margem esquerda o que poderá indicar que não faleceu em Penela. Poderá até ter imigrado.

Grande abraço e aguardo comentários
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#261666 | PAIVAMANSO | 07 set 2010 11:13 | Em resposta a: #261597

Cara Milena Oliva / Caro Lourval, peço desculpa de estar tantos dias sem voltar aos vossos assuntos mas, dificuldades de vária ordem assim o exigiram e vou precisar de mais tempo, até poder retomar estas minhas tentativas de vos ajudar. Não é um favor que vos faço, porque sinto prazer e esperança quando “investigo” (embora rudimentarmente) estes casos. Também não posso deixar de confessar, que sinto gosto em tentar impressionar pela positiva, pessoas desconhecidas como vocês, que estando tão longe, no outro lado do mar, ficam aguardando um pouco de amizade, solidariedade e partilha, que (na minha modesta opinião) são a base deste excelente fórum, onde igualmente muito tenho sido ajudado. Gostaria muito de ter o dobro da competência, o dobro da saúde e a metade das preocupações, para ajudar mais e melhor, mas ainda assim, atrevo-me a tentar ser útil, apesar de não passar de um aprendiz. Resumindo; Peço-vos mais 10 ou 15 dias, mas se voltar antes não estranhem. É claro que os passos que preciso dar, para tentar avançar nos vossos casos, é a busca intensiva de todos os assentos de todas as páginas dos livros certos, nas épocas correctas, descendo de pais para os filhos, á procura de ligações dos nomes que estão nas campas e nos registos do cemitério com aqueles nomes por vós conhecidos como vossos ascendentes.
Por agora é tudo.
Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#261667 | PAIVAMANSO | 07 set 2010 11:20 | Em resposta a: #261666

Peço desculpa, esqueci o resto da frase.......nos registos do cemitério, referentes a todos os inumados e, também o mesmo tipo de busca nos livros dos baptismos, se conseguir o acesso presencial e demorado a eles.

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#261669 | PAIVAMANSO | 07 set 2010 11:48 | Em resposta a: #261667

Caro Lourval, abri o link da sua mensagem, mas não consigo ler o que lá está. Quase nada sei de computadores e fico com os olhos a arder de tanto forçar a vista a ler este tipo de digitalizações. São estas as razões que me impedem de consultar registos deste tipo on-line. Só sei pesquisar com os livros nas mãos, quando vou ao AUC, em Coimbra, pego numa lupa verdadeira e é sempre a andar, registo após registo, página a página sejam elas 30 ou 300. Esta é quanto a mim, a única maneira de ter a certeza, que em cada livro original, nenhum registo me escapa, ou seja, se lá estiver registado……eu encontro. Peço-lhe que, se for tecnicamente possível, me envie o baptismo em causa, mas já destacado, com letras grandes, que me permitam ler sem esforço. Se isso não for possível, e caso queira, faça por favor um texto seu, a transcrever o essencial do que lá está dito. Aqui vai o endereço do meu e.mail paivamansoebelisariopimentaarrobagmailpontocom
Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#264843 | milla oliva | 05 nov 2010 00:01 | Em resposta a: #258582

Caro Jorge Santos.
Primeiramente venho pedir desculpas pela minha ausência por tanto tempo sem postar no tópico , Estive viajando por conta de assuntos familiares, com a minha família neste período em que fiquei afastada do tópico . Quero agradecer ao Sr. pelo empenho à nós prestado.fica aqui registrada a minha gratidão ao Sr.

Obrigado!
Milena Oliva.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#264866 | PAIVAMANSO | 05 nov 2010 12:31 | Em resposta a: #264843

Cara Milena Oliva, a sua ausência de 4 meses deixou-me a pensar quais os eventuais porquês. Reli este tópico á procura de algo que eu tivesse dito ou feito errado, mas como não encontrei, arquivei e fiz por esquecer. Afinal , felizmente, está tudo bem convosco ,(não esqueço que os Rodrigues Neto são os ascendentes do seu marido). Quando em Julho e Agosto, decidi tentar ajudar simultaneamente 3 ou 4 confrades, errei, porque não tenho competência para resolver vários casos em tão pouco tempo, (pior do que isso, suspeito que não tenha competência suficiente, independentemente do tempo, que o futuro me possa dar). Ainda por cima, apesar de eu sentir prazer em tentar ajudar aqui no fórum, não me sai da cabeça a urgência das pesquisas dos meus Paiva Manso e do meu Escritor / Historiador preferido ; Belisário Pimenta. Cada vez que morre um amigo, um vizinho, um conhecido, mais novo do que eu………...fico a pensar, que preciso de pelo menos realizar 3 ou 4 desejos ,antes que seja tarde demais ……… e isso provoca-me ansiedade e desorientação. Se assim não fosse, já teria avançado muito mais nas pesquisas da Milena ,do Lourval, do Lambert, e não só. Nada é fácil, recordo que tanto para o seu caso como também para os Madruga do confrade Lourval, pedi acesso directo aos livros dos assentos de nascimento , na conservatória de Penela, entre 1910 e 2010 mas tal não me foi concedido. Acontece, como já lhe disse, que no cemitério encontrei algumas campas, com os apelidos Rodrigues Neto, (alguns são parentes uns dos outros), mas falta-me “subir” nas ascendências deles, na esperança de encontrar os nomes por nós já conhecidos como sendo dos ascendentes do seu marido. Fotografei, para si, essas campas , onde se lêem perfeitamente nas lápides os diferentes nomes Rodrigues Neto. Fotografei também a vila de Penela, para lhe dar uma ideia aproximada daquela localidade. Agora que a Milena Oliva “voltou” em breve enviarei essas fotos por e.mail . Desculpe mas preciso saber ; Quando em 1930, Manuel Rodrigues Neto, emigrou para o Brasil, junto com a mãe dele, Joaquina de Jesus e com a irmã dele, Matilda Rodrigues, porque razão o pai dele, José Rodrigues Neto, não foi também e ficou em Portugal ? Não pretendo saber nada que seja confidencial mas, interessa perceber se José Rodrigues Neto, ficou sozinho ou, se junto dele, ficou algum filho desse seu casamento com Joaquina de Jesus, e se, independentemente disso, terá tido algum filho ilegítimo (fora do casamento).Tudo o que precisamos é um elo de ligação, um descendente directo ou colateral ….. de preferência (mas não necessariamente)do casal José Rodrigues Neto e Joaquina de Jesus, descendente esse, que tenha ficado em Portugal ,com descendência que nos chegasse até hoje. Por outro lado, diga por favor, se a tia do seu marido, nesta sua ausência, nesta sua viagem, lhe deu mais alguma informação relevante que nos possa ajudar. Por agora é tudo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#264893 | milla oliva | 06 nov 2010 14:24 | Em resposta a: #264866

Caro Jorge Santos perdoe- me por não ter respondido o seu post ontem, pois estava muito atarefada com o trabalho, e também com as minhas filhas..rsrs
Agradeço ao Sr. novamente pelo esforço em ajudar nossa família.
amanhã pela manhã iremos a casa da tia do meu marido para pedir-mos mais informações, esperamos que ela possa nos dar mais detalhes.
Darei algumas informações para o Sr. novamente amanhã.
Também lhe mandarei um e-mail, pois gostaria de fazer uma pergunta em particular.

Cumprimentos.
Milena Oliva

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#265064 | PAIVAMANSO | 09 nov 2010 19:28 | Em resposta a: #264893

Cara Milena Oliva, face ao seu regresso ao tópico, voltei a pedir acesso aos livros das inumações (sepultamentos) mais antigos, no cemitério de Penela e, ao contrário do sucedido em Agosto, desta vez recebi resposta positiva. O mais tardar na próxima semana, lá irei pesquisar á procura de Todos os nomes que tenham apelidos Rodrigues Neto. Ainda não sei quais as datas que lá constam nos livros e desconheço se os dados estão expostos como nos livros mais recentes, que informam ; O nome do falecido, a data da inumação e os nomes dos pais. A minha ideia é também procurar a inumação de José Rodrigues Neto, (o pai de Manuel Rodrigues Neto) . Se encontrar, na posse da data do óbito e nome dos pais, pedirei o assento de óbito dele, para recolher mais dados, mas o que eu quero é o assento do baptismo e o do casamento dele. Por outro lado, amanhã pedirei á conservatória civil de Penela o assento de baptismo de Manuel Rodrigues Neto, para confirmar os nomes dos pais e ficar a saber os nomes dos Avós. Como ele nasceu em 1905, não consta no assento de batismo o número e data do assento de casamento, que será importante consultar. Para encontrar eventuais irmãos de Manuel Rodrigues Neto, terei de procurar nomes, cujos pais tivessem sido João Rodrigues Neto e ……. (pedir á Milena o nome da esposa dele). Quando tiver mais 4 ou 5 nomes ligados …... a Manuel ,a José, a Joaquina e a Matilde, pegarei nos nomes recentes, que estão nas actuais sepulturas e, através dos assentos de baptismo, subirei pelos ascendentes até ás décadas em que nasceram os bisavós de Manuel Rodrigues Neto, pois acredito ser provável encontrar as ligações de parentesco entre uns e outros. Deste modo vou assim procurar em duas frentes diferentes, para reforçar as hipóteses de sucesso. Caso encontre essa ligação, só faltará procurar e falar com os parentes que costumam colocar flores nas campas dos Rodrigues Neto. Cara Milena, como sabe, imaginar é fácil e rápido, concretizar é que é muito mais demorado mas também mais emocionante. Preciso de saber que a Milena volta aqui ao tópico, pois como compreende, só vale a pena fazer estas investigações se a Milena , vier aqui consultar os resultados, que espero, daqui a uns meses se revelem positivos. Digo isto porque estou a estranhar, novamente a sua ausência, há 3 dias, no fórum. Está tudo bem consigo? Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#265076 | milla oliva | 10 nov 2010 00:45 | Em resposta a: #265064

Caro Jorge santos
Vai tudo bem comigo! muito obrigado por perguntar...rsrsrs e o Sr. vai bem?
Tenho lido este tópico todos os dias a procura da resposta do meu post, mas como o Sr. não o tinha respondido ainda esperei um pouco mais. não queria responder ao Sr. que não tinha nada de informações para lhe dar, mas queria escrever ao Sr. detalhes importantes que pudesse ajudar, mas não foi bem assim....
Fiquei de conversar com a tia do meu marido a unica tia dele que ainda é viva e que sabe de alguns detalhes sobre a vinda do o pai dela o Sr. Manuel Rodrigues Neto para o Brasil, porém não obtive sucesso na minha visita a ela no domingo, pois ela está doente com alguns problemas de saúde.então não seria conveniente da minha parte abordar este assunto com ela. Mas eu e o meu marido lhe prometemos outra visita no sábado quem sabe ela nos fale algo espontâneo.
A propósito a pergunta que eu iria lhe fazer por e-mail o Sr. justamente falou sobre no seu post.
O Sr.faz pesquisas no AUC de Coimbra ? ou na conservatória civil de Penela ? O Sr. presta consultas particulares ? ( me desculpe a pergunta não tive a intenção de ofendê-lo) era só pra saber... pois estou a procura de uma pessoa que faça este tipo de pesquisa, pois preciso da fotocópia da Certidão de nascimento portuguesa do Sr. Manuel Rodrigues Neto para fins de cidadania portuguesa.
Peço novamente desculpas ao Sr. pois não tive respostas positivas ainda... pois a tia do meu marido já é bem idosa e sofre de Mal de Alzheimer, sei que preciso tratar deste assunto com ela com cautela.
Peço que o Sr. não desista de me ajudar,só lhe peço mais alguns dias...
Muito obrigado por tudo !

Cumprimentos Milena Oliva

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#265077 | milla oliva | 10 nov 2010 00:55 | Em resposta a: #265076

P.S Peço desculpas ao Sr. pelos erros grafia, espero que entenda o meu post.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#265080 | PAIVAMANSO | 10 nov 2010 09:38 | Em resposta a: #265077

Cara Milena, já podia ter dito á mais tempo, que precisa da certidão de baptismo e nascimento de Manuel Rodrigues Neto, que nasceu em 1905 e eu creio agora que seja o pai do seu marido, correcto ? Vou tratar disso ainda esta semana. Para as minhas investigações eu só ia pedir a fotocópia simples, que é muito mais barato, mas para fins de cidadania portuguesa o que a Milena terá de apresentar é uma Certidão Autenticada, que é muito mais cara, mas só essa lhe serve. Quanto á sua pergunta se eu faço consultas particulares no AUC e na Conservatória de Penela, a resposta é sim. Faço para você, também em breve quero fazer para o Lourval, que tem mensagens neste seu tópico e raramente quando posso, porque posso pouco, faço para outros confrades ,mas muito poucos, pois vivo a 20 quilómetros do AUC e, a cerca de 10 de Penela. Claro que eu não chamaria consultas particulares, mas sim pesquisas rudimentares, dentro das minhas limitadas aptidões e evidentemente sem qualquer fim lucrativo, melhor dizendo; o meu lucro nisso é saber que estou a ajudar alguém que não conheço nem preciso conhecer e vive lá longe do outro lado do mar e, nestes pequenos gestos se fazem amizades ,que nos dão alegria, optimismo e sorrisos para enfrentarmos as nossas pequenas lutas do dia a dia. Atenção que conheço aqui no fórum e já falei uma vez com ele pessoalmente, o Dr. Pedro França, pessoa muito bem considerada por todos aqui no fórum, que quando lhe pedem, executa investigações e pesquisas a sério, exaustivas e profundas, inclusive em vários arquivos longe de Coimbra. Evidentemente eu não passo de um aprendiz e não me posso comparar a ele, que tem estudos, conhecimentos e experiência que eu nunca terei algum dia. Sinto por ele uma grande admiração, basta ler os tópicos dele. Salvaguardadas todas as diferenças, de vez em quando, dá-me prazer tentar ajudar um ou outro confrade, em pequenas coisas e, imaginar como é que ele as faria. Por agora é tudo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#265089 | milla oliva | 10 nov 2010 17:23 | Em resposta a: #265080

Caro Jorge Santos
Eis os fatos:
O meu marido está juntando os documentos para pedido de cidadania portuguesa através do seu avô o Sr. Manuel Rodrigues Neto, inclusive o seu irmão que mora em Espanã já concluiu o processo e é cidadão português, ele disse que iria em Coimbra para pedir a fotocópia original da certidão de baptismo de inteiro teor do Sr. Manuel, porém ele ultimamente está sem tempo de ir até Portugal,pois seu filho acabara de nascer.então como eu vi o Sr. falando da AUC resolvi perguntar.Gostaria de saber se quando o Sr. for até a AUC poderia me dizer quais são os valores da certidão, para que eu posssa enviar para o Sr, e outra pergunta que eu gostaria de saber é se tem como descobrir o número do processo que foi concluído do meu cunhado, para que o processo do meu marido seja adiantado no Conservatório de registros centrais em Lisboa. assim ouvi eu dizer que quando um processo é concluido, o outro familiar que está mandando o processo é adiantado.( não sei se esta informação procede.) Se o Sr. souber de alguma informação fico grata.
Também gostaria de saber se o Sr. sabe o telefone do Conservatório de Registros Centrais de Lisboa ?
O número que eu tenho aqui está incorreto. irei ligar para pedir mais informações.

P.S Quero deixar claro que não é por este motivo que queremos saber se existe algum familiar do meu marido vivo, temos interesse sim em saber se algum familiar ainda é vivo, mas queremos apenas conhece-los e teria- mos uma grande satisfação e alegria em saber que existe familiares do outro lado do mar.
Este processo de pedido de cidadania tão somente é um projeto que meu marido sonha há muito tempo.

Por hora é isso...

Cumprimentos
Milena Oliva

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#265107 | PAIVAMANSO | 11 nov 2010 00:29 | Em resposta a: #265089

Cara Milena, só amanhã poderei tratar do pedido da certidão de baptismo/nascimento de Manuel Rodrigues Neto, o avô do seu marido, para iniciar o processo de pedido de cidadania portuguesa. Por favor envie por e-mail a sua morada postal, para poder receber esse documento, que espero enviar-lhe na próxima quarta feira. O se endereço de e-mail é o mesmo de há 5 meses ? Ainda sabe o meu endereço de e-mail ? Enviei-lhe há 3 dias um e-mail mas ainda não recebi a sua resposta….. Neste momento, aqui em Portugal, são altas horas da noite e por isso só amanhã vou poder contactar a Conservatória de Registos Centrais de Lisboa, tenho 2 números de telefones deles 213 585 500 e outro, 213 817 600 depois lhe direi qual é o correcto, mas caso queira eu posso tratar com eles o assunto que a Milena precisar, com a diferença que do Brasil para Portugal a chamada telefónica deve ser cara……… e eu não pago nada, por lhe fazer esse telefonema. É claro que se for um assunto delicado ou demasiado pessoal, esqueça a minha sugestão ,pois não quero ser indiscreto. Preciso saber os dados, do processo de cidadania, já resolvido com sucesso, pelo irmão do seu marido. Vou-me informar como devemos pressionar, (no bom sentido), os serviços estatais. Temos então 3 assuntos para resolver. 1º O mais urgente é pedir e enviar para si a Certidão. 2º Depois vamos saber como é que informamos, os serviços burocráticos, que o irmão do seu marido já reclamou a cidadania portuguesa com sucesso e avançamos com o numero do processo e outro dados que sejam necessários, para acelerar o vosso pedido. 3º Só então, por ser menos urgente, voltarei a pegar nessa “investigação”, para encontrar eventuais parentes do seu marido, por parte dos Rodrigues Neto, aqui em Penela. Por agora é tudo . Diga algo. Cumprimentos . Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#265108 | milla oliva | 11 nov 2010 00:56 | Em resposta a: #265107

Caro Jorge Santos.
Boa Noite!
Agora a pouco lhe enviei um e-mail, se o receber depois me diga.

Obrigado por sua ajuda, sou muito grata a tudo que tens feito, pela sua dedicação prestada a mim e minha família, espero retribuir em dobro ao Sr.
Cordialmente Milena Oliva

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#265131 | PAIVAMANSO | 11 nov 2010 16:39 | Em resposta a: #265108

Cara Milena Oliva, não estou a fazer nada de especial. Aqui no fórum há dezenas, talvez até centenas , de confrades que fazem muito mais e melhor do que eu. Agradeço suas palavras generosas, que me incentivam e deixam feliz. Voltemos aos e-mails. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#268778 | PAIVAMANSO | 17 jan 2011 12:47 | Em resposta a: #261667

Caro Lourval, faltam aqui algumas respostas suas, ás perguntas que eu lhe tinha colocado para depois poder avançar nas pesquisas……….Sobre a Irmã de Rosária, a Ana, nascida em 18-09-1881, constava o quê nesse link que eu não conseguia ler e agora nem consigo abrir ? Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#268781 | PAIVAMANSO | 17 jan 2011 13:11 | Em resposta a: #268778

Cara Milena Oliva, esqueceu-se de me responder ? Como está a correr o processo de requerimento de nacionalidade portuguesa por parte do seu marido ? Manuel Rodrigues Neto e Matilda Rodrigues os filhos que emigraram com a mãe, Joaquina de Jesus em 1930, de Penela para O Brasil, seriam filhos únicos ? A tia do seu marido não sabe essa resposta ? Tenho a tal folha A2 parada, com a investigação dos Vários Rodrigues Neto, que já encontrei aqui nos livros de baptismo e casamento e nas lápides das campas do cemitério de Penela. Diga algo. Gostaria de completar na medida do possível estas pesquisas, para resolver positivamente este tópico. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#272946 | PAIVAMANSO | 20 mar 2011 18:33 | Em resposta a: #268781

Ficam aqui alguns dados que pesquisei e informei a Milena Oliva por email, mas poderão vir a ser úteis a outro alguém. Nas campas do cemitério de Penela, encontrei 8 Rodrigues Neto; São dois casais, cada um com dois filhos. José Rodrigues Neto que casou com Maria José e tiveram António Rodrigues Neto nascido a 08-11-1910 e falecido a 22-10-1988 este António terá casado duas vezes, desconheço o nome da esposa do 1º casamento mas a do segundo casamento consta ter sido Maria Odete. O irmão dele foi José Rodrigues Neto , nascido a 27-12-1911e falecido a 11-6ou8-1988 e este não consta que tenha casado. Este”não consta que tenha casado” é apenas baseado na leitura das lápides, para ter certezas teremos de pesquisar nos livros o que não foi o caso. Na lápide de José não se percebe se faleceu a 6 ou 8 (Junho ou Agosto). O outro casal que encontrei noutra campa é; Manuel Rodrigues Neto que casou com Maria da Assunção e tiveram ,João Rodrigues Neto, nascido em 11-2-1917 e falecido a 18-05-1983 não consta se casou. E seu irmão Manuel Rodrigues Neto nascido a 16-09-1918 e falecido a 18-02-2001 este casou com Maria José. Não cheguei a pesquisar nos livros se algum destes casais são parentes do Avô do marido de Milena. Essa pesquisa ficou em espera, por ser menos urgente que o processo de Nacionalidade Portuguesa iniciado após o envio da indispensável fotocópia do assento de batismo de Manuel Rodrigues Neto, o tal Avô nascido a 25-12-1905 na freguesia de São Miguel, do Concelho de Penela do Distrito de Coimbra. Esta família dos Rodrigues Neto despertou-me um interesse especial. Sem que a Milena me pedisse, fui pesquisando e pedindo fotocópias dos batismos e dos casamentos de alguns ascendentes deste Manuel nascido a 25-12-1905 e descobri alguns factos simples mas muito interessantes. Era uma família de Moleiros, que vivia mais desafogada que o povo em geral. Os padrinhos de batismo dos seus filhos, eram regra geral, pessoas influentes. Viveram várias gerações na Quinta dos Freixos. O que mais me entusiasmou foi constatar que O Pai, O Avô, O Bisavô e O Trisavô deste Manuel tinham todos o mesmo nome ; José Rodrigues Neto ! Falta ir procurar nos livros quais são os nomes dos Tetravós, dos Pentavós e mais para trás ainda … é claro que compulsivo como sou, nestas tentativas de ajuda, peguei noutros casos mais urgentes (porque o essencial deste já estava resolvido) e falta então encontrar as eventuais ligações de parentesco entre os dois casais de Rodrigues Neto e respectivos filhos relacionados nas campas do cemitério de Penela, com os outros Rodrigues Neto encontrados nos livros de paroquiais e estes sim comprovadamente ascendentes do marido de Milena; Manuel Rodrigues Neto e Matilde Rodrigues eram irmãos e a sua mãe foi Joaquina de Jesus, filha de João Joaquim e Maria de Jesus. O pai de Matilde e de Manuel, portanto o marido de Joaquina de Jesus, foi José Rodrigues Neto, filho de outro José Rodrigues Neto e de Maria Matilde da Conceição. Este era filho de outro José Rodrigues Neto, que casou com Maria Rosa. Este era filho de outro José Rodrigues Neto que casou com Joana Maria. Por outro lado, telefonei para vários Rodrigues Neto do Concelho de Penela e arredores, mas as pessoas têm receio que se trate de alguma tentativa de burla, ou até de que alguém lá do Brasil lhes queira pedir algo por herança. Nalguns casos é bem perceptível essa barreira, quando as pessoas se identificam com os nomes e os lugares mas depois começam a recuar no entusiasmo e bruscamente afastam a hipótese de qualquer grau de parentesco. Isto não é uma crítica mas sim uma constatação, um facto que temos de respeitar absolutamente, embora se perca assim a hipótese de relacionar os Rodrigues Neto vivos em Portugal, com os vivos no Brasil e com os sepultados no cemitério de Penela. Um dia mais tarde, se houver tempo e saúde, continuarei as pesquisas sobre a árvore genealógica desta família Rodrigues Neto. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#272950 | Campos Henriques | 20 mar 2011 19:03 | Em resposta a: #272946

Caro confrade
Também tenho ascendentes originários do concelho de Penela, mas da freguesia de Espinhal e também eles Rodrigues.
São eles Francisco Rodrigues nascido em 16/05/1694; Mauricia Rodrigues nascida em 15/05/1696.Tiveram um filho, José Rodrigues que nasceu em 15/=5/1724 e que casaria já em Lisboa na freguesia da Pena, em 15/01/1752. Apesar de estarem on-line não consegui localizar o casamento de Francisco e Mauricia (meus 5.º avós maternos) e de outros filhos, até porque muitos dos assentos são para mim de difícil leitura. Caso tenha qualquer informação sobre esta familia ficaria muito grato.
Saudações
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#272965 | PAIVAMANSO | 20 mar 2011 21:55 | Em resposta a: #272950

Caro Confrade Campos Henriques, nada sei da sua família, mas vivo perto do Espinhal. Se precisar de fotos de alguma casa antiga ou de pesquisa em campas do cemitério, ou algo em que eu lhe possa ser útil, pode contar comigo. Existe um livro que recomendo. O título diz tudo “ ESPINHAL 800ANOS DE HISTÓRIA”. Autor João Manuel Saraiva de Carvalho, Edição conjunta do autor e da Câmara Municipal de Penela, Ano 1996. Quanto á leitura dos livros paroquiais do início do século XIII, não consigo ajudar, mas acredito que o Dr. Pedro França poderá fazê-lo. Tive facilidade em pesquisar os Rodrigues Neto, porque se trata de um apelido composto que foi sendo mantido ao longo de várias gerações, mas vejo que nos seus Rodrigues não temos essa sorte. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#272966 | PAIVAMANSO | 20 mar 2011 22:03 | Em resposta a: #272965

Caro Confrade Campos Henriques, peço desculpa, eu queria dizer século XVIII, evidentemente. Se houvesse paroquiais desde o século XIII muito poucos conseguiriam decifra-los. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#274457 | PAIVAMANSO | 12 abr 2011 23:56 | Em resposta a: #272966

Cara Milena Oliva, embora este seu tópico já esteja resolvido, deixo a informação que hoje no AUC, encontrei por acaso e creio valer a pena divulgar. Trata-se do registo do passaporte do avô do seu marido, que afinal não emigrou em 1930 mas sim em 1928, visto que estes documentos eram válidos apenas durante 60 dias. Passo a transcrever o essencial; Passaporte nº 2219 registado na página nº 218 verso, do livro do ano 1928. Concedido em 13 de Outubro de 1928 a Manuel Rodrigues Neto, idade 22 anos, altura 1,50 rosto oval, olhos castanhos, agricultor, natural da freguesia de São Miguel, do concelho de Penela. Filho de José Rodrigues Neto e de Joaquina de Jesus. Vai para Santos, saindo por Lisboa, levando (?) nº 57275. Sabe escrever. Não tive tempo para procurar, mas aprendi hoje que existem processos documentais relativos a cada passaporte, arquivados á parte, e com esta data devem ter uma fotografia do titular. Infelizmente nem todos os processos se salvaram do incêndio que em tempos lavrou no Governo Civil de Coimbra onde estavam guardados. Falta então, um dia destes, ir ao AUC, á procura destes documentos e da foto de Manuel Rodrigues Neto. Registo aqui para memória futura , que não encontrei o passaporte da irmã nem o da mãe dele, que a Milena Oliva disse que terão emigrado com ele…… será que elas só foram para o Brasil em 1930 ? Valerá a pena pesquisar a sério nos livros e não apenas em 4 ou 5 páginas á volta desta nº 218, como eu fiz por falta de tempo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#289514 | milla oliva | 18 out 2011 21:40 | Em resposta a: #274457

Caro Sr. Jorge Santos
A tanto tempo não tenho entrado na internet, pois estive e ainda estou com sérios problemas de saúde,tanto que vou fazer uma cirurgia na sexta feira. mas hoje como estou um pouco melhor estou eu na internet e resolvi dar uma olhada neste site.
Me deparo com uma mensagem sua que ainda não tinha lido.
Pois bem quero pedir muito obrigado mais uma vez pela sua ajuda dada à mim e minha família.
Muito obrigado mesmo.
Peço desculpas pelo meu afastamento, por conta de meus problemas de saúde, mas logo mais estarei eu de volta. se Deus quiser!


Melhores Cumprimentos
Milena Oliva.

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#289558 | PAIVAMANSO | 19 out 2011 18:07 | Em resposta a: #289514

Cara Milena, desejo que lhe corra bem essa cirurgia. Não tem nada de que pedir desculpa. Quanto aos seus simpáticos agradecimentos, você sabe que eu não escondo o quanto gosto de recordar que consegui ajudar um pouco alguém. Breve também irei fazer uma cirurgia e ficarão a faltar mais duas. Infelizmente, nisto da falta de saúde não tenho como tentar ajudar os outros....... Já não vou ao AUC há meses. Espero um dia lá voltar com tempo para os seus Rodrigues Neto, embora já tenhamos alcançado o objectivo principal e isso é reconfortante. Saúde e alegrias é o que mais lhe desejo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#309089 | PAIVAMANSO | 27 jun 2012 03:01 | Em resposta a: #289514

Cara Milena, não tive mais notícias suas, mas espero que a cirurgia lhe tenha corrido bem e a Milena esteja bem, com muita saúde e alegria.
Há 15 meses, disse-lhe que, se tivesse saúde, mais tarde iria investigar ainda melhor, a Família dos Rodrigues Neto. Quero dizer-lhe que retomei esta investigação há cerca de 10 dias e encontrei muitos dados novos.
Inclusive tirei fotografias às ruínas das casas das Quintas onde viveram vários ascendentes do seu marido. Fui consultar e fotocopiar vários Livros muito antigos, que nos falam da Quinta da Chaqueda e da Quinta dos Freixos e pelos assentos de Batismo e de Casamento que guardei fotocópia há cerca de 16 meses atrás.............. sabemos que eles viveram nestas duas Quintas, geração após geração, (pelo menos atravessaram 2 séculos na qualidade de Rendeiros dessas duas Quintas). Recordo que a Milena pediu na altura duas coisas; O assento de Batismo de Manuel Rodrigues Neto (Avô do seu marido) nascido em 1905 ....... e isso eu encontrei e enviei para si...... mas a Milena queria que eu encontrasse um parente vivo, desse ramo dos Rodrigues Neto e aí não encontrei, porque não procurei a fundo, como só agora estou a fazer. Lembro-me que apareceu um Rodrigues Neto que recusou responder a todas as perguntas. Teve receio, tive de respeitar e esquecer aquela pista. Pois bem, ainda não lhe posso garantir ....... mas encontrei vários Rodrigues Neto que vivem perto de onde nasceram, viveram e morreram os vossos Rodrigues Neto mais antigos. Agora falta encontrar os elos de ligação entre os vossos e os nossos ! Sei que parece estranho mas a verdade é que afinal os Rodrigues Neto de Penela entroncaram na família da minha esposa e existem vários parentes que são descendentes legítimos dos Rodrigues Neto. Mas isto eu só descobri há cerca de 10 dias quando retomei esta minha amadora e rudimentar "investigação". Conclusão; Falta encontrar os elos de ligação de parentesco ......... mas creio que estou muito próximo de encontrar os assentos de Batismo e de Casamento necessários para poder afirmar com toda a segurança, que encontrei não apenas um, mas sim vários parentes do seu marido. Vivos, e moradores muito próximo da Quinta da Chaqueda e da Quinta dos Freixos, da Vila de Penela. Espero que a Milena esteja de Boa Saúde, para poder desfrutar destas curiosidades, ligadas à história da Família do seu marido. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#309420 | milla oliva | 01 jul 2012 20:06 | Em resposta a: #309089

Sr. Jorge Santos.
Boa Tarde.
Fiquei muito feliz em receber notícias suas.
a cirurgia correu tudo bem graças a Deus.
Peço desculpas por só ter visto hoje o seu e-mail, ficaremos muito contentes se existir realmente a possibilidade de algum elo entre as nossas famílias.
A tia do meu marido está cada vez mais esquecida,pois a sua doença tem piorado a cada dia, pena que ela não pode nos ajudar em algumas informações que o Sr. havia me pedido.
Enquanto a nacionalidade do meu marido, tivemos que enviar novamente os documentos mês passado, pois precisava fazer a transcrição de casamento e óbito dos avós do meu marido,porém estamos confiantes que irá dar tudo certo.
dia 05 estarei entrando em férias do trabalho agora poderei ver com mais frequência meus e-mails e poderemos trocar alguns e-mails também.
Desde já agradeço por tudo que tens feito por nós.
Muito obrigado.
Melhores Cumprimentos
Milena Oliva

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#309444 | PAIVAMANSO | 02 jul 2012 11:29 | Em resposta a: #309420

Cara Mila Oliva, fico feliz por a sua cirurgia ter corrido bem. Isso é o mais importante de tudo. Espero que esse processo de pedido de nacionalidade portuguesa vos corra bem e depressa. Em breve lhe enviarei algumas fotos da Quinta dos Freixos e da Quinta da Chaqueda, onde vários ascendentes do seu marido, nasceram e viveram. Repare que o Avô do seu marido nasceu na Quinta dos Freixos, às três horas da tarde do dia vinte e cinco de Novembro de 1905, mas o Pai dele também era natural e morador na Quinta dos Freixos, e estes são apenas dois exemplos. Outros Rodrigues Neto, parentes deles, eram naturais e moradores na Quinta da Chaqueda, conforme ficou dito em assentos de Batismo e de Casamento. Na Quinta da Chaqueda foram demolidos alguns prédios, há muitos anos e os que restam (a meu ver) não mostram a grandeza do passado dessa Quinta, que no entanto continua a ter quem cuide dos seus campos de cultivo, agora com modernos métodos de rega, novas máquinas e tratores. Quanto à Quinta dos Freixos, os prédios estão em ruínas e abandonados, abraçados por farta vegetação que se refresca na água que ainda continua a passar por baixo do moinho, mas a grande roda de madeira já não trabalha, já não tem quem precise dela, quem a cuide com carinho. Agora tem um ninho de melros, escondido no meio da verdura, são os novos moradores. Como me custa caminhar, esta Quinta dos Freixos é mais acessível, que a da Chaqueda, e além disso, os terrenos que a envolvem, planos, extensos, bonitos, convidam à paz e à reflexão. A disposição das ruínas das casas, e as grandes árvores muito altas, todas rigorosamente alinhadas, que delimitam um dos terrenos, são testemunhas vivas, que tanto nos poderiam dizer, se nós as soubéssemos ouvir………… Percebo que estou a ficar velho, porque senti em mim o desejo de fugir da realidade. Perdi-me na irracional vontade de tentar ouvir os vestígios dos risos das crianças que ali viveram, imaginei a azáfama das pessoas que cuidavam do moinho, do celeiro, dos campos de cultivo. Tentei ver as Mães a cuidarem da lide da casa, as Avós a darem colo às Crianças. Olhei para o Monte de Vez à procura dos dois moinhos de vento onde no verão eles moíam o milho e o trigo, mas sò a minha imaginação os conseguiu vislumbrar. Retrocedi 200 anos e vi uma eira cheia de espigas de milho, uma grande descamisada numa noite de Agosto, uma espiga vermelha desfolhada por uma moçoila, um abraço a todos os presentes, um namoro em segredo, uma pausa na tristeza, a luz do luar iluminando a vida dura de todos os dias. Mas infelizmente de novo a realidade histórica. Impossível ignorar a fuga aos Franceses, que em 1811 mataram Homens Mulheres e Crianças numa longa sangrenta e hipócrita demanda pela miserável desculpa de implantação de mais “liberdade, igualdade, fraternidade”. Custa-me saber os sofrimentos, as extremas dificuldades que quase todos naqueles tempos sentiram ao longo das suas vidas. Muitos de nós, e eu incluído, quando nos queixamos das dificuldades que temos……… se pensássemos melhor, nem abriríamos a boca. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#312109 | PAIVAMANSO | 18 ago 2012 00:14 | Em resposta a: #261597

Caro Lourval, pareceu-me ser este o tópico mais indicado para lhe enviar esta mensagem e aqui vai ela.
Encontrei recentemente, nos livros dos sepultamentos do cemitério de Penela cinco registos que creio serem de familiares seus que aqui passo a transcrever:
Alice de Jesus Madruga, 56 anos, casada, com último domicílio no lugar da Carregã, freguesia de S. Miguel, filha de José Madruga e Maria de Jesus, faleceu em 18-08-1995
Maria de Jesus, 98 anos, com último domicílio no lugar do Casalinho, filha de Francisco Madruga e Ana de Jesus, faleceu em 23-12-2000
Maria de Jesus, casada, 34 anos, filha de Manuel Madruga e Maria de Jesus, natural do lugar da Várzea Longa, faleceu em 06-02-1933
Rosária de Jesus, viúva, 74 anos, filha de Manuel Madruga e Clara Maria, natural do lugar do Casalinho, onde morava. Faleceu em 12-03-1935
Manuel Rodrigues Madruga, casado 90 anos, filho de Manuel Rodrigues Madruga e de Clara Maria, natural do lugar do Casalinho. Último domicílio no lugar de Várzea Longa. Faleceu em 01-01-1945
Francisco Rodrigues Madruga, casado 85 anos, filho de Manuel Madruga e de Clara Maria, natural do lugar do Casalinho onde foi a sua última morada. Faleceu em 15-03-1949
Atenção que pode haver mais Madruga noutros Livros. Quando faço estas pesquisas, leio muitas centenas de registos num só dia, e ou por alguma eventual falha por cansaço, ou por falta de tempo, nem sempre aponto todos os registos que apresentam nomes que me interessam. São várias as Famílias de Penela que ando a “investigar”. Repare que eu já tinha ajudado a procurar os seus Madruga e isso foi há muitos meses, mas para mim, essas ajudas ficam sempre em aberto e quando posso acrescento mais alguns dados que entretanto me surjem.
Por agora é tudo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Penela

#312115 | Lourval | 18 ago 2012 02:28 | Em resposta a: #312109

Caro jorge Santos.

Muito obrigado.

Maria de Jesus, filha do mesmo Manuel Madruga e de Clara Maria, minha quarta-avó, faleceu em 1924, em São Miguel. Foi tudo o que alguém da Conservatória me disse. O marido de Maria de Jesus, José António, faleceu em 1916. Não sei porque não me deram a data completa. José António era filho de João António e de Francisca Gomes.

Talvez você um dia se depare com estes sepultamentos.

Você tem antepassados em Penela? Eu poderei lhe enviar um ficheiro com os meus costados de Penela.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#312118 | PAIVAMANSO | 18 ago 2012 09:33 | Em resposta a: #312115

Caro Lourval, fiz ontem o texto de uma mensagem para si que só agora ia enviar, e apesar de ter recebido a sua resposta de hoje, envio na mesma, porque mantenho tudo o que lá escrevi e passo a copiar/colar. Além deste José António escolha então mais 4 parentes seus que queira ver melhor investigados, aqui nos Livros que for possível consultar.
Caro Lourval
Reparei que já passaram 2 anos, desde que tentei ajudar nas investigações sobre os seus Madruga de Penela, e agora que recebi (noutro tópico) uma mensagem sua, simples, direta e simpática, á qual agradeci e juntei 5 registos de sepultamentos de Madruga’s no cemitério de Penela, decidi oferecer-lhe mais um pouco de ajuda. Na minha ansia de agradar a muita gente, faço o que posso, mas regra geral , fico poucos meses em cada caso e sempre com vários casos em simultâneo, o que agrava e sobrecarrega a minha pouca competência. Acontece que todos nós somos feitos de contradições, e ao reler algumas mensagens e emails que trocámos há 2 anos, sinto que posso fazer um pouco mais na busca pelos seus Madruga. Sugiro que escolha 5 nomes de Madruga´s que queira que eu “investigue” melhor e diga o que sabe sobre cada um deles…. e o que não sabe …. mas quer que eu tente descobrir nos Livros de Batismos, Casamentos e Óbitos, nos Livros dos Cemitérios…. de algum modo, algures.
Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Penela

#312149 | Lourval | 18 ago 2012 22:13 | Em resposta a: #312118

Caro Jorge Santos,

Obrigado.

Aos óbitos do casal José António (1916) e de Maria de Jesus (1924), que me passaram somente os anos mas não o dia e mês, então somente acrescento os óbitos dos pais de Maria de Jesus: Manuel Madruga e Clara Maria. Manuel Madruga nasceu em 17.05.1818 e Clara Maria em 23.12.1822. Devem ter falecido na década de 1890. O AUC não disponibiliza on line os óbitos destes anos.

Estas 4 datas de óbitos já me farão bem contente.

Mais uma vez obrigado.
Grande abraço
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#330259 | MartaV | 02 jun 2013 22:52 | Em resposta a: #309444

Caro Jorge Santos,

Verifiquei que há já quase 1 ano publicou informação que continha referências à Quinta da Chaqueda, Penela. Ora, tenho ascendentes naturais dessa quinta, segundo o respetivo assento de casamento. Falo concretamente de Sebastião de Almeida (n. 1696), casado com Luísa Maria em 1734 e filho de Fernando Ferreira e Micaela de Almeida.
Sobre os descendentes de Sebastião de Almeida, tem, pelo menos, uma filha, Micaela Joaquina (n. 1738), casada com José Peres de Aleluia em 1731.

Terá informações adicionais? Os nomes que indico dizem-lhe alguma coisa?

Cumprimentos,

Marta V

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#330393 | PAIVAMANSO | 04 jun 2013 22:59 | Em resposta a: #330259

Cara Marta
Fiz duas mensagens para lhe responder neste tópico, mas além de não as conseguir enviar, perdi-as e por isso aqui vai esta mais resumida e simples. Sugiro que revisite as minhas mensagens do dia 22-03-2012 ás 00:18 H e a do dia 03-04-2012 ás 02:50 H no tópico ; Família de Penela, que foi aberto por si em 01-09-2009. Creio que a Marta não deve perder a oportunidade de ir extrair todos os dados importantes que estão naquele documento do Processo de Limpeza de Sangue, que está arquivado no AUC do qual lhe falei nessas mensagens. Penso que lhe enviei em tempos o Livro digitalizado Notícias de Penela, onde constam familiares seus e recomendo que a Marta acesse aos Livros dos Batismos, Casamentos e Óbitos do Concelho de Penela, via on-line pois aí terá muito onde pesquisar.
Se precisar faça-me um email, porque desde 31-12-2012 é raro eu aqui vir ao Fórum e não gosto de esquecer-me de ninguém.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#351003 | milla oliva | 09 out 2014 07:07 | Em resposta a: #258222

Sr. Jorge Santos.

Mandei um e-mail ao Sr. já faz alguns meses e não obtive resposta sua.
fiquei preocupada, então resolvi postar aqui. se o Sr.estiver bem por favor me responda!

Um abraço.
Milla Oliva

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#351014 | PAIVAMANSO | 09 out 2014 14:32 | Em resposta a: #258222

Cara Mila Oliva

Não me recordo de ter recebido o seu email, mas posso ter recebido sim e por esquecimento, não lhe ter respondido. Por favor não entenda mal. Tenho muita consideração por si, mas de vez em quando falta-me a memória. Talvez tenha decidido responder-lhe no dia seguinte, mas esquecido sem querer. Continuo a ser associado do Geneall Plus para apoiar este excelente syte, e todas as pessoas que desfrutam dele, mas deixei de interagir no fórum, para poder ter tempo de investigar melhor os meus ancestrais. Recebi a notificação do Geneall a chamar a atenção para esta sua recente mensagem e aqui estou a responder. Está tudo mais ou menos bem comigo, dentro do possível. Espero que a Mila e toda a sua família também estejam bem. O meu endereço de email é o mesmo de sempre. Vou ficar á espera de mais emails seus. Dentro das minhas limitações, voltarei a ajudar, se a Mila precisar.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#351034 | milla oliva | 09 out 2014 23:38 | Em resposta a: #258222

Sr. Jorge Santos.
Fico feliz que está tudo bem consigo. Achei que o Sr. não queria mais responder o meu e-mail pois estive longe por algum tempo. rsrs
vou reencaminhar o e-mail para o Sr. no qual eu me referia a busca que fiz da sua família no Brasil.
Vou esta semana que vem em um arquivo do imigrante para ver se consigo alguma informação.
Então vamos continuar a manter contato!

Um abraço.
Milla Oliva

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#360565 | milla oliva | 19 ago 2015 04:29 | Em resposta a: #258222

Olá Sr.Jorge Santos.
Tudo bem com o Sr?
Passei a noite hoje relendo todas as mensagens deste tópico pois queria relembrar juntamente com o meu marido as informações valiosas que o Sr. nos deu.
Também para lhe dizer que estamos de mudança para Espanha, e que também irei para Portugal dar um passeio na cidade de Penela,para conhecermos a cidade do avô do meu marido o Sr. Manuel Rodrigues . gostaria se possível conhecer o Sr. pessoalmente e lhe agradecer por tudo que o Sr. fez por nós.

Um abraço.
Milla Oliva.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#360585 | PAIVAMANSO | 19 ago 2015 17:49 | Em resposta a: #360565

Cara Mila Oliva e Seu Marido Gosto de acreditar que de vez em quando ainda consigo ajudar alguém, mesmo que seja em pequenas coisas como essa ajuda que vos dei. Por isso as vossas palavras de agradecimento me agradam, fazem sorrir e trazem-me alegria. Há alguns minutos, também fui reler todas as mensagens que trocámos. Dá-me prazer relembrar momentos fascinantes como aqueles em que com a preciosa ajuda da minha mulher, fomos investigar os lugares onde viveram várias gerações dos vossos / nossos Rodrigues Neto. Quando mais tarde descobri que afinal somos parentes, embora muito colaterais, deixei-me levar pelo sonho e pela ilusão e quase acreditei que afinal estava explicada a razão que me levou a pesquisar várias gerações de Rodrigues Neto (a Milena nem tinha pedido tanto)com um gosto especial suplementar, aparentemente “inexplicável” Mas incrivelmente, sem sombra de dúvida, os vossos Rodrigues Neto são também nossos ! Há muitos anos que já não acredito em Deus nem nas almas….. mas perante várias estranhas coincidências aparentemente inexplicáveis que me vão surpreendendo, por vezes fico a pensar se existirá algo mais……. do que o quase nada em que ainda acredito.
Algumas pessoas a quem dei as minhas humildes ajudas, neste fórum, ficaram muito zangadas comigo, por eu nunca aparecer pessoalmente a ninguém e insistir ficar no anonimato. Uma das razões é que não aceito rigorosamente nada de ninguém, em troca das minhas ajudas. Vou repetir: Não traga rigorosamente nada para me oferecer, porque nada aceitarei. Vou quebrar essa minha regra do anonimato convosco. Caso queiram, poderei mostrar-vos os lugares onde muitos dos nossos e vossos Rodrigues Neto viveram e ali perto, as aldeias e as casas, onde alguns nossos parentes contemporâneos vivem. A Mãe e também a Avó materna da minha mulher, parentes dos vossos Rodrigues Neto, nasceram e viveram no Monte de Vez, muito perto da Quinta do Freixo, onde o Avô do seu marido nasceu e viveu. Poderei mostrar-vos (se vocês tiverem tempo disponível) o Cemitério , as Capelas, as Igrejas de Penela, o Castelo e muito mais, (vou fazer uma lista para servir de roteiro) de modo a não haver falta de sítios a visitar. Além disso posso mostrar-vos o Arquivo da Universidade de Coimbra, para vocês verem nos Livros originais os registos dos Batismos, Casamentos e Óbitos dos vossos / nossos antigos Rodrigues Neto. Podem comprar a baixos preços as fotocópias ou digitalizações em CD, desses documentos e outros, como o do registo da entrega do Passaporte ao Avô do seu Marido. Digam por e-mail, em que mês e dias virão a Penela, e se querem que vos sirva de cicerone.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382209 | Lígia Santos | 24 jun 2017 20:28 | Em resposta a: #360585

Prezados, meu nome e Ligia santos sou Casada com o Neto do Sr Jose Rodrigues Neto, consta que o pai dele se chamava Jose Rodrigues Neto e sua Mae era a Dona Joaquina de Jesus. Jose Rodrigues Neto veio ao Brasil e como demorou a dar noticias, o filho Jose Rodrigues Neto veio a sua procura. Nao o encontrou mas, sua Mae Dona Joaquina de Jesus, passado album tempo veio tambem e acompanhada de Jose Rodrigues Neto ou Netto, nascido em S Miguel de Penela em 25 de novembro de 1905, juntamente com Dona Maria Matilde, sua Irma, nascid a em 3 de Abril de 1907, em Gufenica (?). O Avo do meu Marido, Jose Rodrigues Neto ou Netto, foi Casado com Dona Felismina De Jesus ou da Conceicao Rodrigues, essa era natural de Espinhal - Portugal, e era Filha de Jose da Costa e Adelaide da Costa! desse casamento tiveram dois filhos: Jose Rodrigues Filho e Aurora Rodrigues (minha sogra). Sei que Dona Aurora nasceu em Santos-sp em 05/04/1927, a familia Morava em Paranapiacaba e o Avo do meu Marido Jose Rodrigues Neto, trabalhava an via ferrea.Mais tarde o Sr Jose, mudou-se para Sao Caetano e Montou um armazem de secos e molhados. consta que quando moravam em Paranapiacaba o Sr Jose enviou a Mae Dona Joaquina de Jesus, a Irma Dona Maria Matilde e Dona Aurora Rodrigues, para Portugal e no ano de 1941, retornou a Portugal, para busca-las. Consegui no site nacional, os cartoes de imigracao de Manoel Rodrigues Netto, Maria Matilde (Julio) sobrenome de Casada mas, do irmao deles Jose Rodrigues Neto ou Netto, encontre of Registro de estrangeiros 109.230 expedido em 2 de julho de 1941. Como mencionei o Sr Jose Rodrigues Neto tee dois filhos Aurora Rodrigues e jose Rodrigues filho, esse filho teve um filho que tambem chamava Jose Rodrigues Neto.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382210 | Lígia Santos | 24 jun 2017 20:41 | Em resposta a: #258222

Corrigindo Dona Joaquina veio ao Brasil acompanhada dos filhos Manoel Rodrigues Netto e Maria Matilde Rodrigues. Consta que Dona Joaquina nunca mais teve noticias do Marido, a qui no Brasil foi recebeu a informacao que ele havia Morrido em uma Mina de carvao (!?). Dona Aurora, seu irmao, seu pai, Sua Tia Dona Matilde, sua Mae Felismina, sua Avo Dona Joaquina e seu sobrinho Jose Rodrigues Neto, ja faleceram. Precisamos da Certidao de Nascimento de Jose Rodrigues Netto ou Neto, filho de Joaquina de Jesus (Filha de Joao Joaquim e Maria de Jesus) e Jose Rodrigues Neto ( desaparecido no Brasil) Para fins de Cidadania Portuguesa. Agradeco atencipadamente, a todos que puderem nos ajudar, cordialmente, Ligia
,

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382211 | Lígia Santos | 24 jun 2017 21:02 | Em resposta a: #259627

Sr. Jorge Santos, Saudacoes, Desculpe mas, estava procurando informacoes referentes a Jose Rodrigues Neto e me deparei com esse Forum, A Sra. Joaquina de Jesus, retornou a Portugal com a Neta Aurora Rodrigues, Com a Nora Felismina da conceicao (Jesus) Rodrigues e com a Dona Maria Matilde Rodrigues. Consta que o Sr Jose rodrigues Netto ou Neto, foi a Portugal no ano de 1941, para busca-las. Vi que o Sr fez um longa pesquisa referentes a familia de meu Marido (filho de Dona Aurora), Estou com dificuldades em encontrar a Certidao de Nascimento e de Casamento do Sr Jose Rodrigues Neto (filho de Dona Joaquina) e da Certidao de casamento ( Casou-se em Portugal?) ou no Brasil, visto que a Sra Felismina era Portuguesa de Espinhal. Sei que o Sr. esta com problemas de saude mas, Gálvez tenha em seus Arquivos informacoes que possum nos ajudar, Desde ja agradeco. Ligia

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382231 | PAIVAMANSO | 25 jun 2017 22:52 | Em resposta a: #382211

Cara Lígia Santos
Estou com vários problemas de falta de saúde. Um deles não tem cura e é fatal. A minha esposa também tem problemas de falta de saúde muito preocupantes, semelhantes aos meus. Por isso deixei de oferecer ajudas nas pesquisas genealógicas, mas nunca até hoje recusei ajudar a quem me pediu através deste fórum ou directamente por e-mail.
O problema é que já tenho muitas dificuldades em dar ajudas valiosas. Falta-me a concentração, a esperança, a alegria, a paixão, tão necessárias a quem quer ter o tão desejado sucesso nas investigações genealógicas.
Li os seus e-mails e aqueles nomes não os consigo entrelaçar nos que investiguei para a Mila Oliva. Os Seus Rodrigues Neto, são parentes dos Dela e dos "meus", de onde descende a Minha Esposa, mas nem da árvore Dela aprofundei as investigações……
A falta de saúde física, arrastou a falta de saúde mental, a falta de força psicológica. A tristeza instalou-se de tal modo, que o que me parecia importante …………… deixou de ser.
Tenho cerca de 60 processos em que ajudei outras tantas pessoas desconhecidas, e um deles é o dos Rodrigues Neto, que poderei ir reler… Mas não sei se conseguirei discernir e encaixar os dados que enviou e pesquisar com pés e cabeça. Reconheço que estou muito doente, muito limitado.
Posso tentar ajudar a Lígia, mas face á minha falta de saúde, duvido que lhe consiga ser útil.
Não quero virar as costas a ninguém e por isso lhe solicito que me explique o melhor que puder, quais são os assentos de Baptismo e Casamento que gostaria de encontrar e informe os dados que tiver em sua posse, com o maior detalhe possível.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382236 | Lígia Santos | 26 jun 2017 14:28 | Em resposta a: #382231

Sr Jorge Santos, bom dia! Lamento muito pela sua enfermidade e de sua esposa, estimo as suas melhoras, Nao perca a fe no Deus do impossivel. A alguns anos atras foi diagnosticada com cancer e, tambem achei que era fatal, mas, ja se passaram oito anos e, com a graca de Deus, estou ate motivada a procurar documentos que nos aproximem de nossas origens.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382239 | Lígia Santos | 26 jun 2017 15:00 | Em resposta a: #382236

O Sr. Me questionou com referencia aos antepassados, Como li nas correspondencias desse forum, o Sr fala da existencia de diversos Jose Rodrigues Neto, e verdade, mas, o Jose Rodrigues Neto, que gostaria de informacoes e o Avo de meu Marido, filho de Dona Joaquina de Jesus e Jose Rodrigues Neto (bisavo), Dona Joaquina e Sr. Jose Rodrigues Neto, tiveram tres filhos (!?) aparece um outros nome mas, nao sabemos o Certo, sendo 1- Manoel Rodrigues Neto nascido em 25/11/1905 em Sao Miguel de Penela, 2- Maria Matilde Rodrigues nascida em 03/04/1907 em Gufemina (!?) e Jose Rodrigues Neto, que nasceu em Penela mas, nao encontrei a data de Nascimento, encontrei no Registro de estrangeiros, um Registro que ele deu entrada no Brasil em 02 de Julho de 1941, mas essa entrada refere-se ao retorno dele. Havia enviado a Mae Dona Joaquina, a esposa Dona Felismina da conceicao, a Irma Maria Matilde Rodrigues e a Filha Aurora Rodrigues, para Portugal e mais tarde retornou para busca-las. O Sr Jose Rodrigues Neto faleceu no Brasil em 14/02/1958 e Dona Joaquina de Jesus faleceu tambem no Brasil em 27/02/1961, encontrar-se enterrados no cemiterio do Municipio de maua-sp Agradeco antecipadamente, sendo que qualquer informacao sera de grande valia.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382265 | PAIVAMANSO | 27 jun 2017 18:08 | Em resposta a: #382239

Cara Lígia Santos
Diga-me se percebi bem:
O assento de Baptismo que a Lígia procura, é o de um Irmão do Avô da Milena Oliva, a senhora que abriu este tópico em 09 Julho de 2010. Estou certo ?
Nesse ano encontrei e enviei para a Milena Oliva, o assento de Baptismo de Manuel Rodrigues Neto, Natural da Freguesia de São Miguel, de Penela, Coimbra, Filho de José Rodrigues Neto e de Joaquina de Jesus……..Que emigrou para o Brasil, e desembarcou no porto de Santos, aos 22 anos de idade, e tinha Nascido no ano de 1905, salvo erro em 25 de Dezembro…….
Ora, se percebi bem, a Lígia está à procura do assento de Nascimento / Baptismo de um Irmão desse Manuel Rodrigues Neto, porque escreveu…….
“, o Jose Rodrigues Neto, que gostaria de informacoes e o Avo de meu Marido, filho de Dona Joaquina de Jesus e Jose Rodrigues Neto “
O que me parece (apesar da minha cabeça já não estar muito bem arrumada) é que o Marido da Mila Oliva e o Marido da Lígia Santos, são parentes próximos que na Árvore Genealógica partilham os mesmos Bisavós José Rodrigues Neto e Joaquina de Jesus……. Estarei certo ?

Vou procurar a pasta do processo dos Rodrigues Neto…… algures no meu muito desarrumado escritório, para rever o que lá ficou arquivado, e se lá está a solução / resposta para si.

Entretanto fico a aguardar a Sua resposta.

Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382272 | Lígia Santos | 28 jun 2017 01:58 | Em resposta a: #382265

Prezado Sr. Jorge, apesar de nao conhecer a Mila Oliva, sei que o Avo do Marido dela e Tio Avo do meu Marido. Trata-se realmente dos mesmos Rodrigues, as informacoes que procuro Sao do Sr. Jose Rodrigues Neto, irmao do Sr. Manoel Rodrigues Neto, que pelas informacoes, veio ao Brasil sozinho e Mais tarde, mandou buscar a Mae Dona Joaquina e os irmaos. Agradeco atencipadamente. Cordialmente. Ligia Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382287 | PAIVAMANSO | 28 jun 2017 12:18 | Em resposta a: #382272

Cara Lígia Santos
Encontrei a minha pasta com o processo dos Rodrigues Neto e não resisti a reler várias dezenas de Nomes, repetidos ou semelhantes, todos com o apelido Rodrigues Neto, e suas esposas e outros parentes directos e colaterais. Muitos Baptismos, Casamentos, Óbitos, com Datas e Freguesias......

Em breve lhe enviarei alguns documentos que vos serão muito úteis, como por exemplo, o Casamento de José Rodrigues Neto com Joaquina de Jesus em 20 de Novembro de 1901.......... e o Nascimento / Baptismo Deles (do noivo e da noiva) os Pais do Avô do Seu Marido.

Mas tenho aqui os dados de muito mais do que isso; São dezenas de Baptismos, Casamentos, Óbitos, investigados no tempo em que eu ainda tinha saúde suficiente, para pesquisar até nos Cemitérios e nas Quintas onde Nasceram e viveram centenas de Rodrigues Neto, ao longo de várias gerações, e afinal, sei agora que existem tantos descendentes Deles, aí no Brasil e aqui em Portugal, sendo que até a Minha Esposa descende Deles.

Queira aguardar uns dias, talvez apenas umas horas, pois espero encontrar em breve, o assento do Nascimento / Baptismo de José Rodrigues Neto, o Avô do Seu Marido.

Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382303 | Lígia Santos | 28 jun 2017 21:23 | Em resposta a: #382287

Caro Sr. Jorge Santos, agradeco antecipadamente e serei eternamente grata pelo seu empenho em me fornecer Tao valiosas informacoes. Um enorme abraco em sua esposa. Ligia Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382311 | PAIVAMANSO | 28 jun 2017 23:49 | Em resposta a: #382303

Cara Lígia Santos

Quase certo, terei de ir ao Arquivo Distrital de Coimbra, porque não estão on line alguns Livros de Batismos que temos de consultar, mas antes disso, estou a pesquisar os anos de 1902, 1903, 1904 de duas Freguesias ; São Miguel e Santa Eufémia.
Não vale a pena estar aqui a explicar os porquês. O mais importante é passar os Livros a pente fino. Vão ser muitas horas de pesquisa, ainda estou no início. Não podemos ter pressa. Todos os assentos de Baptismo têm de ser bem investigados. José Rodrigues Neto e Joaquina de Jesus casaram em 21 de Novembro de 1901. Só conhecemos até agora um Filho Deles; Manuel Rodrigues Neto, Nasceu em 25-11-1905 e foi Baptizado em 25-12-1905........ e uma Filha ; Maria Matilde Rodrigues que Nasceu em
03-04-1907 e foi Baptizada em 21-04-1907.
Naqueles tempos, era raro um casal jovem viver os primeiros 3 anos de casamento sem lhe nascer um filho........ por isso só irei ao Arquivo de Coimbra, quando tiver a certeza de que José Rodrigues Neto não Nasceu num desses primeiros 3 anos.... e quero pesquisar pelo menos nas tais duas freguesias.
Resumindo; Aguarde uns dias, que isto tem de ser pesquisado com muita atenção e rigor.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382318 | LAMBERT | 29 jun 2017 03:06 | Em resposta a: #382311

Caro amigo Jorge Santos

Se de passagem perceber um LAMBERT, avise-me por favor.
Abraços
Celso Lambeert

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382323 | PAIVAMANSO | 29 jun 2017 10:47 | Em resposta a: #382318

Meu Amigo Celso Lambert
Tenho saudades dos tempos em que andei à procura dos Seus Lambert
Sem falsa modéstia, reconheço que o ajudei o melhor que pude, mas fosse eu muito mais jovem, com mais saúde e muito mais competente e essas ajudas teriam ido muito mais longe.
Isto de ajudar várias pessoas em simultâneo, fazer várias investigações ao mesmo tempo.… é mais difícil. Ainda agora, ando de volta de 3 pesquisas diferentes……. É ter mais olhos que barriga, mais coração do que pulmão, e o resultado é apenas o possível…… muito pobre e limitado.
A História dos seus Lambert, assassinados na Lousã em 1811, aquando da 3ª invasão francesa; Homens, Mulheres e Crianças….. é demasiado triste para poder ser esquecida. Quando passo perto dos locais onde Eles trabalharam, residiram, foram sepultados, pressinto uma ínfima parte dos horrores que sofreram, e apresso-me a fugir dessas barbáries, remetendo os meus pensamentos para ilusões do presente……. Uma mulher bonita, um carro vistoso, um sorriso de alguém, um casal de namorados de mão dada….. Andei por ali recentemente, há cerca de 40 dias, fui à Fábrica de Papel da Lousã, onde no séc. XVIII trabalhou o seu Pierre Lambert.
Tenho em mãos um muito humilde “projecto” de tentativa de inovação, na criação de um novo suporte (à moda antiga) mas que através de uma ligeira modificação, acrescentará (especialmente aos leigos) a possibilidade de iniciar, pesquisar, estudar e apresentar as pesquisas genealógicas com mais clareza e maior tranquilidade, e ir mostrando progressivamente, passo a passo, as Árvores de Costados, que depois entrelaçadas, irão dando corpo ás Árvores Genealógicas.
Na minha singela ideia, a que pomposamente aqui apelidei de “projecto” recebi a ajuda dessa mui antiga e conceituada Fábrica, mundialmente conhecida, com clientes espalhados pelo mundo. Falta-me encontrar exactamente os elementos inovadores, que idealizei, mas ainda não encontrei à venda no mercado, em parte alguma e serão fundamentais para o resultado final.
Estou para aqui com esta conversa toda, porque quando mostrar esta minha ideia já pronta, a Família que irei apresentar como exemplo, será exactamente a dos Seus Lambert, pois para mim, fará todo o sentido reavivar a ligação dos Lambert, à Fábrica “que os trouxe” de França.
È claro que peço a sua concordância, para utilizar os Nomes, Datas, Graus de Parentesco, que obtive das Árvores de Costados dos Lambert, nas planilhas que o Amigo em tempos me ofereceu.
Dizem que é bom sabermos rir de nós próprios. É o que vou fazendo, mas pretendo ir mais longe. Quando o Amigo constatar que o “meu projecto” consiste numa nuance tão simples, tão lógica, tão irrelevante, embora útil aos leigos que se iniciarem nas pesquisas genealógicas, terei o prazer de imaginar o Celso Lambert a rir amigavelmente deste seu humilde amigo, que o estima.
Com certeza que, se de passagem perceber um LAMBERT, o avisarei com prazer e sem favor.
Nesta hora, sinto necessidade de pedir desculpa, ao Celso Lambert e a todas / os outros a quem ajudei nas pesquisas genealógicas, mas que por razões várias e alheias à minha vontade, nunca ajudei tanto como o meu coração desejaria.
Grande Abraço Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382331 | PAIVAMANSO | 29 jun 2017 20:42 | Em resposta a: #382323

Cara Lígia Santos

Enquanto esperava a sua resposta à minha mensagem das 23:49 h de ontem, não fiquei parado.

Estive quase todo o dia de hoje a pesquisar nos Livros de 1902, 1903, 1904 de São Miguel e de Santa Eufémia, de Penela, Coimbra.

Demorei muito tempo, porque verifiquei todos os Pais, de todos os Baptismos, para a eventualidade de aparecer outro Irmão ou Irmã......e para ter tentar não deixar escapar o Baptismo do vosso José.

Foi uma canseira, mas Finalmente Encontrei o Baptismo do Avô do Seu Marido !

Afinal eu estava certo ! Seria muito estranho terem os primeiros 3 anos de casamento sem Filhos.......

José Rodrigues Neto, Nasceu em 29 de Setembro de 1903 e foi Baptizado a 25 de Outubro do mesmo ano, na Freguesia de Santa Eufémia, Penela, Coimbra

Cumprimentos

Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382335 | Lígia Santos | 30 jun 2017 00:46 | Em resposta a: #382331

Caro Sr. Jorge Santos, agradeco muito pelo seu precioso tempo dispensado com os antepassados do meu Marido, que Deus o abencoe por essa informacao, tambem tenho pesquisado nos sites Brasileiros e as informacoes deixam a desejar, inclusive da esposa Dona Felismina. Saiba que essa informacao me deixou muito animada. Desculpe mas, nao sei o que acontece que tento colocar assentos nas palavras e esses nao aparecem quando digito, espero que Esteja me fazendo entender. Saudacoes. Cordialmente, Ligia

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382337 | LAMBERT | 30 jun 2017 01:21 | Em resposta a: #382323

Caro amigo Jorge Santos:

Quem bom que o movimento do pescoço nos permite olhar para um lado ou para outro.

Você vê que todo o seu trabalho voluntário de ajuda àqueles que estão distantes dessa terra maravilhosa poderia ter sido melhor.

Mas como nós vemos esse trabalho?

Maravilhoso, sensacional, sua boa vontade, sua alegria numa descoberta importante, sua dedicação, suas deslocações, as fotos recebidas; eu já lhe disse isso, mais de uma vez, em nome da família LAMBERT, só temos que agradecer, na certeza que você fez o melhor possível, nos aproximou de um solo nunca pisado por nós, porém lugar de muitos e muitos de nossos ascendentes.

Nessa altura do tempo, nossos calos continuaram a nos incomodar, mas não nos impediram de seguir nosso caminho.

Um grande abraço ao amigo, que numa época um tanto conturbada, coloca a solidariedade como bandeira.

Abraço, Celso Lambert

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382347 | PAIVAMANSO | 30 jun 2017 14:28 | Em resposta a: #382337

Meu Amigo Celso Lambert
Eu sei que devia guardar segredo, para não cair no ridículo. Mas vou fazer diferente e dizer-lhe a verdade: Li e reli várias vezes o e-mail, onde o Amigo me tece elogios exagerados, e continuo a tentar acreditar que são merecidos. Não porque me sinta assim tão merecedor, mas porque as Suas palavras de agradecimento e de amizade, me fazem bem ao ego, ao coração, à mente, à Alma.
Receba um grande abraço
Deste seu humilde amigo
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382349 | PAIVAMANSO | 30 jun 2017 17:47 | Em resposta a: #382347

Cara Lígia Santos
A falta dos assentos nas palavras não é problema.
Quero ir procurar o Baptismo e o Casamento de Felismina de Jesus, ou da Conceição. Sabemos de onde Felismina era Natural, e os Nomes dos Pais Dela.
A Lígia consegue dizer mais ou menos em que ano Felismina terá Nascido ?
Ao ler as suas mensagens neste tópico, fiquei com a ideia de que Eles (José e Felismina) Casaram em Portugal e que o Filho Deles, o José Rodrigues, Irmão da Aurora, terá Nascido em Portugal.
Por favor diga se estou certo ou errado nessas minhas ideias.
A Lígia consegue dizer mais ou menos em que Ano terá Nascido o José, Irmão da Aurora ?

Sugiro que a Lígia informe um endereço de e-mail para onde eu lhe possa enviar em anexo as digitalizações dos documentos já encontrados.

Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382360 | Lígia Santos | 01 jul 2017 00:16 | Em resposta a: #382349

Caro Sr Jorge Santos. O tio Jose Rodrigues irmao de minha sogra Dona Aurora se casou no Brasil e teve quatro filhos, o primogenito tambem chamava Jose Rodrigues Neto, faleceu prematuramente mas, estamos pesquisando junto aos outros filhos e a viuva, as informacoes que o Senhor esta me solicitando. Meu e-mail e Ligia.adm@sigmacon.com.br. Muito agradecida. Cumprimentos. Ligia Santos.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382365 | PAIVAMANSO | 01 jul 2017 09:50 | Em resposta a: #382360

Cara Lígia Santos
Eu tinha imaginado que José Rodrigues Neto talvez tivesse casado em Portugal com Felismina de Jesus, visto que a Lígia me havia dito que Ela era Natural do Espinhal e acontece que esse Espinhal é uma localidade muito perto da Quinta dos Freixos e da Quinta da Chaqueda, onde Nasceram, moraram e trabalharam muitos Rodrigues Neto, inclusive o Avô do seu marido.

Procurei se a Lígia sabia mais ou menos a idade do José Rodrigues Neto, Filho de José Rodrigues Neto e de Felismina de Jesus, porque se tivessem Casado aqui no Espinhal seria uma boa pista para ir à procura do Assento / Registo desse Casamento, tendo em conta que este terá sido o 1º Filho desse Casal. mas agora que me informou que Casaram no Brasil, então terá de ser a Lígia a procurar aí o Registo desse Casamento.

Não é relevante, mas eu diria que, possivelmente, José e Felismina já se conheciam um ao outro, antes de emigrarem para o Brasil, uma vez que, provavelmente, seriam praticamente vizinhos aqui no Concelho de Penela.

Perguntei à Lígia e continuo a perguntar-lhe, se consegue saber mais ou menos qual o Ano em que terá Nascido a Felismina de Jesus, para ser mais fácil ir à procura do Baptismo Dela.

Ainda hoje, irei começar a enviar para o seu endereço de e-mail, as digitalizações de vários assentos de Baptismo, Casamento e Óbito dos Seus Rodrigues Neto. Fotos da Quinta dos Freixos, os grandes campos de cultivo, as casas e os moinhos tocados a água, agora meio arruinados, idem idem da Quinta da Chaqueda, as fotos das Igrejas Matrizes das Freguesias, onde foram Baptizados e onde Casaram, muitos dos ascendentes do Marido da Lígia. Igrejas Matrizes das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e do Espinhal.
Também vou pedir ao meu Amigo e nosso Confrade deste Fórum do Geneall,o simpático e incansável Dr. Francisco Pinto de Almeida, que por favor envie para a Lígia, por e-mail, a digitalização do Livro NOTÍCIAS DE PENELA uma obra escrita no século XIX que interessa muito a quem procura conhecer a História do Concelho de Penela: As suas terras e as suas Gentes.
Escrevi essas ultimas 10 linhas em jeito de agenda, para não me esquecer que quero fazer isso.

Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382459 | Lígia Santos | 03 jul 2017 18:11 | Em resposta a: #382365

Caro Sr. Jorge Santos. Dona Felismina da Conceicao, passou a usar Jesus no Brasil, nasceu em 06 de janeiro de 1907 em Espinhal ou Penela. E, faleceu no Brasil em 13 de Setembro de 1974, nao tenho a informacao do local de casamento. Sei que os filhos do Casal Jose Rodrigues Neto e Felismina tiveram os filhos no Brasil, a minha sogra Dona Aurora nasceu 05 de Abril de 1927 e o irmao Jose Rodrigues Filho, ainda nao consegui a data de Nascimento. Meus Cumprimentos. Ligia santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382528 | Lígia Santos | 05 jul 2017 14:12 | Em resposta a: #382365

Caro Sr. Jorge Santos, o senhor conseguiu enviar os arquivos mencionados nesse tópico? Não recebi. Precisava especialmente, da certidão de nascimento de José Rodrigues Neto, nascido em 29 de setembro de 1903 e batizado em 25 de outubro de 1903, freguesia Santa Eufemia, Penela, Coimbra., e da certidão do casamento de seus pais joaquina de Jesus e José Rodrigues Neto realizado em 21 de novembro de 1901. sei que seu trabalho é voluntário e das dificuldades que tem em realizá-lo, mas agradeço de todo o coração a ajuda que tem me dado. Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382606 | PAIVAMANSO | 07 jul 2017 01:56 | Em resposta a: #382528

Cara Lígia Santos
Só agora lhe respondo, porque o meu acesso ao Geneall Plus, caducou a semana passada, e talvez por isso, deixei de receber as notificações do Fórum, pelo que desconhecia essa Sua mais recente mensagem, até porque ultimamente já nos comunicamos por e-mail……
Ainda não lhe tinha enviado esses documentos, porque nos últimos dois dias ( Graças ao meu grande Amigo J. R.) estive a finalizar a ajuda à Camila Gomes, um pedido que recebi antes do Seu, pelo que das quatro investigações que tinha em aberto, passei a ter apenas três.
Já andei várias horas há procura do Baptismo de Felismina, que (pelos dados que a Lígia me deu) terá Nascido em 06-01-1907 no Espinhal ou em Penela mas apesar de já ter lido várias centenas de Assentos de Baptismo, em 6 Livros diferentes, o Dela ainda não apareceu.
Só há minutos li a sua mensagem, (já passava da uma hora e trinta da manhã) saí da cama e vim ao meu escritório para lhe enviar a digitalização do Assento de Casamento de José Rodrigues Neto com Joaquina de Jesus em 21-11-1901.
Do Baptismo do Filho Deles (José Rodrigues Neto) Baptizado em 1903, que encontrei e lhe dei conhecimento, falta-me pedir, pagar e receber as fotocópias ao Arquivo da Universidade de Coimbra, para depois lhe poder enviar a digitalização.
É fundamental encontrar o Assento de Baptismo da Esposa Dele, a Felismina…….. e como acima lhe expliquei, as pesquisas por este Assento de Baptismo ainda estão a decorrer.
Creio que faz sentido enviar os dois Baptismos juntos……. talvez na próxima semana. A menos que surja o problema grave de não aparecer o Baptismo de Felismina.
Agora ao enviar a digitalização do Casamento acima referido, é que vi o seu e-mail, e são quase duas da manhã, uma hora demasiado tardia para este velho estar acordado.

Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues-Coimbra, conselho de Penela -novo topic

#382774 | PAIVAMANSO | 12 jul 2017 05:30 | Em resposta a: #382606

Cara Lígia Santos
Ao fim de oito anos de ajudas, através das minhas humildes investigações histórico genealógicas, que fiz para ajudar desconhecidos, algumas iniciadas com base neste excelente Fórum e muitas outras em que fui contactado directamente por e-mail, finalizo agora esse meu abraço solidário, ao fechar com sucesso a ajuda que a Lígia me solicitou, e é a última.
Fomos falando por e-mail sobre este seu assunto agora completamente solucionado. A Lígia foi estando a par desta luta brava, que incluiu várias horas de pesquisas em 22 Livros de Baptismo nas 6 Freguesias de Penela, em Datas diferentes, por os dados iniciais estarem errados. Mas encontrei o Baptismo de Felismina de Jesus e fechei o seu processo.
Continuo assumindo que não passo de um humilde aprendiz de genealogista amador, mas sei que fui muito útil a mais de 50 Pessoas a quem dei ajudas nas investigações Genealógicas. Isso deixa-me feliz, para poder lutar contra as tristezas. Não me limitei a pesquisar nos Livros. Muitas vezes fui muito além disso. Não me estou a gabar, mas sim a rir de mim próprio, revendo em pensamento algumas das várias “loucuras” que cometi. Para um velho, muito doente, cansado, sem estudos, como eu, até não me saí nada mal.
Estou a escrever em jeito de despedida deste Fórum. Finalmente, vou tentar dedicar-me mais profundamente ao estudo da minha Árvore Genealógica, pois durante estes oito anos a ajudar os outros, adiei sempre para mais tarde…….. e agora é tempo, antes que seja tarde de mais.
Há quem diga que os amigos que fazemos na net são virtuais e pura ilusão. Mentira ! Aqui conheci excelentes Amigos e Amigas que me deram provas sinceras da amizade Deles para comigo, e também para com muitos outros desconhecidos. Não avanço Nomes porque a lista seria extensa, e se esquecesse alguém isso seria injusto. Mas não posso calar que o maior de todos foi o J.R. que em segredo, pesquisou incansavelmente e me enviou mais de 150 Assentos de Baptismo, Casamento e Óbito de ancestrais meus, a partir da leitura de um Livro Póstumo do Historiador Belisário Pimenta, intitulado; ESCRITOS DISPERSOS.
Acresce que o Meu Grande Amigo J. R. Várias vezes pesquisou e me enviou muitos outros Assentos Paroquiais, para me ajudar a ajudar os outros, sem nada me pedir em troca. Só refiro as iniciais do Nome J. R. para não lhe caírem em cima dezenas de pedidos de ajuda.
Perdoem-me que recomende a adesão ao Geneall Plus, o nível superior de acesso a todos os conteúdos deste fantástico syte de Genealogia, um dos melhores do Mundo. Só aderindo ao Geneall Plus contribuímos financeiramente para a consolidação estrutural deste extraordinário syte que além de tudo o resto, oferece este importante Fórum de acesso Grátis. Para aqueles que possam fazer algumas criticas, relembro que sem ovos não se pode fazer omeletes. Essa é que é a realidade, que não pode ser ignorada.
Ninguém me pediu opinião sobre isto, mas creio que as verdades devem ser ditas. Não espero voltar a intervir neste Fórum, mas brevemente, irei renovar a minha adesão ao Geneall Plus.
Abraço de Agradecimento a todos e a todas os Confrades e Confreiras sem excepção.

Vosso humilde amigo
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 20:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen