Família Melo em Pernambuco e Alagoas

Este tópico está classificado nas salas: Genética

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#259291 | Narcelio | 24 jul 2010 23:10

Soube que a família Melo teve origem no Brasil a partir da vinda de nove irmãos que se espalharam pelo país. No nordeste, principalmente em Alagoas e Pernambuco, a família Melo é numerosa. Alguém sabe a origem e as informações desses irmãos e onde cada um se estabeleceu e suas respectivas ascendências e descendências?

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#259294 | Narcelio | 25 jul 2010 00:07 | Em resposta a: #259291

Procuro a ascendência de Anna Maria Soares de Mello, que foi casada com Manoel Liandro do nascimento (ou Manoel Leandro Soares Costa), os quais residiram entre Quebrangulo (AL) e Bom Conselho (PE). Tiveram como filhos José Soares de Mello (meu avô materno), Maria José de Mello (minha avó paterna), Glória (da qual não tenho informações) e uma outra filha que morou em Propriá (SE). Desse tronco, a família se espalhou de Quebrangulo para Bom Conselho, Paranatama, Saloá, Águas Belas - PE e para Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios- AL.

Anna Maria Soares de Mello, teve como irmã, Luíza Soares de Mello, a qual originou a família Pereira de Melo, de Quebrangulo, Bom Conselho, Paranatama, Saloá e Santana do Ipanema.

Esta árvore pode ser visualizada em:
http://www.treex.com/tree/tree_vflash.asp?id_tree=4653&inicial=&mp=fam&ms=tre&create=

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#286771 | vivaldo franco | 08 set 2011 00:27 | Em resposta a: #259291

Meu avô se chama José Rodrigues de Melo e é nascido em Pernambuco. Alguém tem maiores informações sobre a família Rodrigues de Melo? Agradecido. Vivaldo de Melo Franco

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#288200 | Limão | 29 set 2011 21:57 | Em resposta a: #259291

Boa tarde,
Cumprimentos,
A família Melo, teve origem na Terra Santa, Palestina, em D. Soeiro Raimundo de RibadeVizela, o Primeiro Melo, cerca de 1100, por ter acompanhado, o Rei de Inglaterra, Ricardo "Coração de Leão", numa cruzada á Terra Santa, e lá venceu um rei mouro, de nome Melo.
Indo para Sul, fundou Melo e Gouveia, e foi senhor delas. Vêr Paço de Melo em Folgosinho Gouveia.
Existe também o Paço de Melo acastelado, em Santa Maria Maior de Pombeiro de RibadeVizela Felgueiras Portugal. A Casa Mãe dos Melos, senão de todos eles.
Pertenço a esta família, e tenho a minha árvore elaborada até meu 11º avô,mas pretendo chegar ao 1º Melo.
Sei que esta família esteve no Brasil, e deixou lá muita descendência, nos Ferreiras de Melo, que é o ramo que me diz respeito.
Se poder ajudar em mais alguma coisa, fico ás ordens.
Agostinho de Ferreira de Melo e Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#288240 | Narcelio | 30 set 2011 12:36 | Em resposta a: #288200

Caro Limão:

Sou descendente de Soares de Melo e Ferreira de Melo (na verdade essa última descendência é dos Ferreira de Lima, que uniu-se aos Soares de Melo, tendo parentesco ainda com Soares de Melo, Queiróz de Melo e Soares Campos). Gostaria de ter acesso à sua árvore, para trocarmos informações.

A minha é esta:
http://www.treex.com/tree/tree_vasp.asp?id_tree=4653&inicial=1386323&mp=fam&ms=tre&create=

Ainda não consegui a ligação desta, com os dados do Geneall.net

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#288241 | Narcelio | 30 set 2011 12:46 | Em resposta a: #286771

Caro Vivaldo: na árvore Os Cardosos das Águas Belas http://pt.scribd.com/doc/47528786/Genealogia-Os-Cardosos-das-Aguas-Belas, constam alguns Rodrigues de Melo, de Pernambuco. Um outro extenso ramo de Rodrigues de Melo, encontra-se em Santana do Ipanema, Estado de Alagoas, município vizinho de Águas Belas, onde nascí. Conhenço um desses Ramos de Rodrigues de Melo, que se encontra na minha árvore, em http://www.treex.com/tree/tree_vasp.asp?id_tree=4653&inicial=1386323&mp=fam&ms=tre&create=

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#288242 | Narcelio | 30 set 2011 12:52 | Em resposta a: #288200

De onde procede a informação sobre Dom Soeiro na palestina?

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#288244 | Narcelio | 30 set 2011 13:14 | Em resposta a: #288240

Em Pernambuco, os principais Ramos de Melo:

1) Filipa de Melo Sampaio esposa de Jerônimo de Albuquerque, este também descendente do 4º Senhor de Melo.
2) Maria de Melo, irmã de Filipa de Melo Sampaio.
3) João Gomes de Melo (o qual não se sabe os antecedentes, apenas que proveio da Beira, Portugal, antecessor dos Calheiros de Mello, das Alagoas.

Há notícias de outros sesmeiros de Melo, tal como a esposa de um Vilela, da sesmaria que originou Bom Conselho, em Pernambuco; um tal João carlos de Melo, da Fazenda Picada, que deu orígem à Santana do Ipanema, Alagoas.

Há uma grande ocorrência de Melo, na fronteira de Pernambuco e Alagoas, desde Viçosa, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Batalha, Belo Monte, em Alagoas e Correntes, Lagoa do Ouro, Bom Conselho, Paranatama, Saloá e Águas Belas, em Pernambuco. Dentre estes destacam-se Gomes de Melo, Soares de Melo, Pereira de Melo, Queiróz de Melo, Silva Melo, Rodrigues de Melo, Vieira de Melo, Aquino Melo, Araújo Melo, Conceição (Melo e Silva), etc.

A genealogia dos Rodrigues de Melo em Santana do Ipanema, encontra-se no livro Santana do Ipanema conta a sua História, de Autoria dos irmãos Darcy de Araújo Melo e Floro de Araújo Melo, descendentes estes do Senador Enéas Araújo.

Um dos membros ilustres dos Rodrigues de Melo, de Santana do Ipanema, foi o Médico e Fazendeiro formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, o Doutor Clodolfo Rodrigues de Melo, o qual foi recentemente homenageado com a denominação do novo hospital de referência de Santana do Ipanema.

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#288292 | Limão | 01 out 2011 00:56 | Em resposta a: #288242

Caro Confrade
Cumprimentos,
Esta informação vem na página da net dos "Senhores de Melo", da Vila de Melo, próximo de Gouveia Portugal.
Está toda documentada, com fotos, brasões, etc. Que lhe poderei enviar posteriormente.
Resumindo reza assim:
1- Dom Flávio Theodosium Thedeo, nome Latinizado, deve ser: Flávio Teodósio Tadeu.
1.1- Formarigo Guterres, Senhor de Melo, c.985, http://familiamelobanha.no.sapo.pt/senhores%20de%20Mello.htm
Como pode verificar de Fonte Fidedígna, a historia documentada.
Não é necessário escrever mais nada.
Mas se ainda tiver alguma dúvida disponha.
Agostinho de Ferreira de Melo e Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#288295 | Limão | 01 out 2011 01:24 | Em resposta a: #288244

Caro Senhor,
Cumprimentos,
Como o solicitado, lhe passo a enviar os endereços electrónicos da minha árvore geneológica, que em muito se parece com o descrito acima:http://www.geneall.net/P/per page.php?id=68462
http://www.geneall.net/P/per page.php?id=245383
Trata-se dos meus 10º e 11ºs avós, ainda não consegui ir mais além, mas também não deve ser muito difícil, penso eu.
Espero que consiga fazer alguma ligação com os dados acima. Sei que minha família viajou pelo Brasil. 1ºs bandeirantes, fundaram Villa Rica, actual Ouro Preto, em Minas Gerais, mas pouco mais sei.
Alguma informação que possamos trocar, agradecia,
Envio cordiais saudações,
Agostinho de Ferreira de Melo e Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#288296 | Limão | 01 out 2011 01:41 | Em resposta a: #288240

Caro Senhor
Cumprimentos,
Já enviei na resposta anterior, mas não sei se chegou cortada, pelo que envio novamente:
http://www.geneall.net/P/per page.php?id=245383
http://www.geneall.net/P/per page.php?id=68462
Penso serem estes Soares de Melo de Albergaria, nas Beiras Portugal.
Espero que consiga fazer alguma ligação á minha família,
Envio cordiais saudações,
Agostinho de Ferreira de Melo e Lopes da Costa de Guimarães e Cepães.

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#288477 | Limão | 03 out 2011 23:14 | Em resposta a: #288295

repito:
http://www.geneall.net/P/per page.php?id=68462
http://www.geneall.net/P/per page.php?id=245383
Cumprimentos,
Agostinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#288556 | Limão | 05 out 2011 00:09 | Em resposta a: #288244

Caro Senhor
umprimentos
Eu penso de que se trata da mesma família, ou muito próxima, por esta ser da 1ª Linhagem da Nobreza de Portugal.

I - João de Melo Pereira de Sampaio, nascido em Santa Maria Maior de Pombeiro de Ribadevizela, ca. 1575, casado com Antónia da Fonseca e Brito, filha de João da Fonseca e Brito, natural de Lisboa, da freguesia de S. Miguel de Alfama, filho de pais nobres; Pedro da Fonseca e Brito e de sua mulher Dona Maria Álvares Pereira. Tiveram como filho segundo:

II - Luís de Melo Pereira de Sampaio, nascido na Aldeia do Burgo, no Paço dos Barões, a 27-Ago-1606, casou com Dona Maria de Azevedo, falecida no Paço dos Barões a 20-Mai- 1642, filha de Francisco da Costa Homem e de sua mulher Leonor de Sousa.
O Senhor Luís de Melo, após a viuvez, casou 2ª vez com Maria Ribeiro, natural de Vila Fria Felgueiras, e tiveram entr outros,

III - Filipe de Melo Pereira, nasceu no Casal do Ribeiro, Pombeiro Felgueiras, a 11-Abr-1646, faleceu no Casal do Bustelo, Pombeiro, a 15-Nov-1734, casou na mesma freguesia a 22-Set-1670, com Dona Josefa Faria de Sousa, nascida em Castela, falecida no Casal do Bustelo Pombeiro a 13-Ago-1691, filha de Pedro Faria de Sousa, Senhor da Quinta da Caravela, e de sua mulher Dona Luísa Narvaez. Neto paterno de Manuel Faria e Sousa e de sua mulher Dona Catarina Machado. Tiveram como 8º filho,

IV - Dona Faviana de Melo Faria e Sousa, nasceu na Quinta da Caravela, Pombeiro Felgueiras, a 20-Mar-1683, faleceu no Casal do Bustelo a 20-Mar-1761, casou na mesma freguesia, a 12-Fev-1725, com Custódio de Melo Pereira, homem nobre, Juíz do Couto de Pombeiro, nasceu na Casa da Bouça Pombeiro, 25-Nov-1686, faleceu no Casal do Bustelo Pombeiro, a 07-Dez-1767, filho de António Lopes, Lavrador Honrado, que vivia das suas fazendas, e de sua mulher Maria de Melo Pereira, falecida em 07-Jan-1723. Neto paterno de António Gomes, e de sua mulher Margarida Lopes, Senhores do Casal da Bouça Pombeiro Felgueiras. Neto materno de António Melo de Sampaio, e de sua mulher Antónia da Fonseca e Brito. Tiveram:

V - António de Melo de Faria, nascido na Casa do Bustelo a 12-Nov-1723, aí falecido a 15-Jul-1795. Casou em Sâo Sebastião Guimarães, com Dona Quitéria Inácia de Carvalho, nascida á Rua da Torre Velha, Sampaio Guimarães,a 17-Abr-1720, falecida no Casal do Bustelo22-Out-1798, filha de António Gomes de Carvalho, natural da freguesia de Oliveira Guimarães, e de sua mulher Jerónima de Oliveira, natural de São Sebastião Guimarães, nascida a 09-Fev-1698, e falecida a 25-Marº-1777. Neta paterna de António de Carvalho, e de sua mulher Joana de Araújo. Neta materna de Manuel de Oliveira, natural de Serzedo Guimarães, falecido na Rua de Sâo Dâmaso, Guimarães, a 01-Nov-1720, e de sua mulher e parenta Francisca de Oliveira de Carvalho, nascida na Rua de São Dâmaso 02-Out-1672, aí falecida em 14-Out-1749, filha de Domingos de Oliveira, natural de Serzedo, e de sua mulher Domingas de Carvalho, nascida na Praça do Peixe de Santiago, Oliveira de Santa Maria Guimarães, a 02-Abr-1648, filha de João Dias de Carvalho, e de Sua mulher Catarina Fernandes. Tiveram:

VI - João de Melo de Faria, nascido na Casa do Bustêlo a 14-Out-1763, aí falecido em 18-Nov-1833. Casou na Freguesia de Margaride Felgueiras, com Dona Maria de Carvalho, falecida na Casa da Bouça Pombeiro Felgueiras, a 18-Dezº-1835, filha de Manuel de Carvalho, e de sua mulher Catarina de Sousa. Tiveram:

VII - Ana Joaquina de Melo, nascida na Casa do Bustelo a 06-Mai-1804, falecida na Casa da Bouça a 05-Nov-1879, Casou em Pombeiro a 20-Mai-1835, com António Ferreira, nascido em Valmelhorado a 29-Out-1798, falecido na Casa da Bouça a 02-Jan-1871, filho de António Ferreira, natural de Vila Fria,( filho de Manuel Ferreira e de sua mulher Quitéria de Sousa), e de Ana Maria, natural de Pinheiro (São Salvador) Guimarães, (filha de António Luís e de sua mulher Ana Maria). Tiveram:

VIII - Joaquim Ferreira de Melo, nascido na Casa da Bouça Pombeiro Felgueiras, 20-Marcº-1842. Casado na freguesia de Sampaio de Vizela, com Ana de Jesus, desta freguesia. falecida na Casa da Bouça Pombeiro, a 06-Jun-1880, filha de Joaquim Pereira e de sua mulher Ana Maria de Jesus. Tiveram:

IX - Maria Ferreira de Melo, nascida na Casa da Bouça Pombeiro Felgueiras, a 02-Ago-1877, Casou a 27-Ago-1899, no Mosteiro de Pombeiro,Felgueiras, com Custódio Lopes da Costa, nascido em 01-Jul-1860, em Cepães Fafe, filho de João Lopes da Costa,nascido em 1824, e falecido em 1903, e de sua mulher Teresa Soares, nascida em Cepães Fafe, em 1825. Tiveram:

X - João Lopes da Costa, nascido em Cepães Fafe, a 22-Fevº1909, falecido em 16-Out-1996, em Cepães Fafe, casou com Emília Mendes Ferreira de Melo, nascida em Fafe, a 30-Out-1914, falecida em Cepães, a 06-Fev-1977, filha de José Mendes Ferreira de Melo, nascido em Cepães, a 24-Jul-1873, e de sua mulher Maria Emília Nogueira, natural de Docim Quinchães Fafe, filha de Serafim Nogueira e de sua mulher Emília Lopes. Tiveram:

XI - Agostinho Lopes da Costa.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#344232 | xp.fabio | 23 mar 2014 02:53 | Em resposta a: #288295

Sr. Agostinho - Limão,
Me impressionei com a gama de informações que tens sobre a familia Melo. Meu penta avô se chamava Bento José de Mello, acredito que ele tenha morrido no início do século passado já que seu inventário é de 1915, seus filhos: Francisco Antonio de Mello, Francelino de Souza Barbosa, Maria Francelina da Silva, Roza Umbelina da Silva e Filismina Maria da Silva. Caso você ou alguém mais tenha alguma informação que complemente a genealogia do Bento ou alguém na arvore que possa ser ligada á minha família por favor socialize.

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#344275 | Limão | 23 mar 2014 23:21 | Em resposta a: #344232

Caro xp .Fávio,

Tomei nota, e vou procurar nos meus apontamentos. Bento José de Mello, o nome é-me familiar, mas este é muito recente, os que tenho, são muito remotos, no entanto, vou procurar, porque os nomes repetem-se nesta famíla, que é da 1ª linha da Nobreza de Portugal, e do Brasil.( Anuário Geneolólico Latino).

Quanto ao apelido "Barbosa", vem dos Senhores da Honra de Aborim, Barcelos, que passaram á Honra de Barbosa, em ( Penafiel), Portugal.

Os Senhores de Mello, são da Honra de Melo, em Pombeiro, Felgueiras, iniciam em D. Soeiro Raimundo, o 1º Mello. O apelido Mello vem da Terra Santa, (Jerusalém, na Palestina), ao vencêr a Batalha de Mello.

Esta família, liga a Jerusálem, na Palestina, vem dos Reis da Judeia, aos Faraoós do Egipto, por Cleópatra, e o Imperador Romano,
Marco António, e vem pelos reis de França, reis das Astúrias, Reis de Aragâo, Reis de Portugal. Estão ligados ás principais cabêçascoroadas da Europa e da América.

Com os melhores cumprimentos,

Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#344277 | Limão | 23 mar 2014 23:41 | Em resposta a: #288242

Caro Narcélio,

Esta informação, consta da Bibliografia de D. Soeiro Raimundo de Ribadevizela, Portugal, uma das 4 famílias principais, que remontam á fundação do Reino de Portugal, antigo Condado Portucalense, "Condes Portucalensis".

D. Soeiro Raimundo de Ribadevizela, acompanhou O Rei de Inglaterra; Ricardo, Coração de Leão, seu parente, numa cruzada á Terra Santa, (Jerusalém, na Palestina), e venceu o rei mouro, Mello, na Batalha de Mello, passando desde então a usar o apelido Mello. e fundou o Paço dos Barões de Mello, na freguesia de Santa Maria Maior de Pombeiro de RibadeVizela, (actual cidade de Felgueiras, Portugal. Indo para Sul, fundaram Mello e Gouveia, e foram senhores delas. Casaram na Casa de Sousa. ( Teatro Histórico da Casa de Sousa), Terra de Sousa, Portugal." Benedita Lusitânia).

Com os melhores cumpriimentos,

Agostinho de Mello Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#344347 | thiagoacmelo | 26 mar 2014 03:57 | Em resposta a: #288244

Prezado, sou da família calheiros de melo e gostaria de saber mais informações. você tem informações da genealogia da família?

grato desde ja!

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#383031 | cbastosmello | 21 jul 2017 15:15 | Em resposta a: #286771

Tenho conhecimento da minha família Mello em Maceió.
Nome do meu avô era Júlio Rodrigues de Mello.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#387070 | A.R.M | 01 dez 2017 09:03 | Em resposta a: #286771

O nome do meu pai e Jose Rodrigues de Melo Neto ele era de aguas belas pernambuco

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#390294 | ricardomarcolongo | 21 mar 2018 02:23 | Em resposta a: #259291

Boa Noite!

Meus Melos são do Pernambuco - especificamente de Garanhuns

Meu avô paterno Durval Baptista de Mello nasceu em 1903 - casou-se com Josefa Dantas.

Seus Pais: João Batista de Mello Serra e Joaquina Ferreira de Mello.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#409928 | giovanni.peixoto | 25 nov 2018 19:27 | Em resposta a: #259291

Também sou descendente da família Mello...
Meu antepassado é o Francisco José de Mello (tetravô), provavelmente de Pernambuco, ele junto com a Francisca Maria da Conceição (tetravó) sao pais da Maria Francisca da Conceição (trisavó) que por sua vez é companheira de João Alexandre da Silva (trisavô).
Alguém sabe de algum deles, de algum ramo?
Até onde eu sei sao da regiao de Olho D'águaPalmeirina, Canhotinho, Angelim, Correntes, Garanhuns.
Grato.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#409931 | vivaldo franco | 25 nov 2018 22:03 | Em resposta a: #288241

Caro Narcelio, primeiramente peço desculpas pela falta de uma resposta mas por um desses descaminhos da internet só agora, sete anos depois, tive acesso a sua mensagem. Agradeço imensamente suas informações que agora pesquisarei mais profundamente. Abraços.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#409932 | vivaldo franco | 25 nov 2018 22:07 | Em resposta a: #383031

Meu avô chamava-se José Rodrigues de Melo, nascido em Pernambuco. Minha mãe, Dalvanira Rodrigues de Melo, Casa Amarela, Pernambuco. Provavelmente são da mesma árvore genealógica.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#409933 | vivaldo franco | 25 nov 2018 22:09 | Em resposta a: #387070

Meu avô era José Rodrigues de Melo e minha mãe Dalvanira Rodrigues de Melo. Ambos de Pernambuco, Casa Amarela.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#409938 | giovanni.peixoto | 26 nov 2018 01:06 | Em resposta a: #259291

Alguém poderia me ajudar a encontrar mais dados da minha árvore?
Esse foi o primeiro Mello que encontrei. Francisco José de Mello.
Grato.
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GM9W-CSF

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#410114 | joaomelo78210 | 01 dez 2018 15:04 | Em resposta a: #286771

oi, minha avó e todos os irmaos dela são Rodrigues Melo, filhos de José Duarte de Melo e Amélia Rodrigues de Melo
José é filho de Ladislau Monteiro Melo e Brasida Fernandes e a Amélia é filha de Evaristo Rodrigues de Sousa e Francisca Santana Araujo. Será que pertencemos à mesma linhagem?

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#410115 | joaomelo78210 | 01 dez 2018 15:09 | Em resposta a: #259291

Ladislau Monteiro Melo + Brasida Fernandes Barbosa tiveram o filho José Duarte de Melo.
Evaristo Rodrigues de Sousa + Francisca Santana Araujo tiveram a filha Amélia Rodrigues de Sousa, esses são meus bisavós, alguem com mesmos sobrenomes? possivelmente pertecemos à mesma linhagem.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#410117 | vivaldo franco | 01 dez 2018 17:17 | Em resposta a: #410114

Boa tarde, então meu avô se chamava José Rodrigues de Melo, Elizabete Rodrigues de Melo e minha mãe Dalvanira Rodrigues de Melo.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#411484 | Andreanunes | 22 jan 2019 21:16 | Em resposta a: #259291

Ola a todos

Me chamo Andrea.
Por parte da minha mãe

Meu avô
Pedro Camara de Melo Pernambuco 1902*1985
Filho de
Saturnino Curado Camara
Francisca Soares de Melo
Neto de(paterno)
Marcolino Curado Camara
Joaquina das Dores
Neto (materno)
João Soares da Fonseca
Teotonia Faustina de Melo

Minha avó tenho poucas informações

Maria Camara Mello
Faleceu 1962 no Paraná
Mãe e Pai
Teresa Soares de Mello
Joaquim Rodrigues de Goes

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#411485 | Andreanunes | 22 jan 2019 21:20 | Em resposta a: #411484

Continuação
Minha avó
Maria Camara Mello
Nasceu em Correntes Pernambuco

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#411492 | giovanni.peixoto | 22 jan 2019 23:44 | Em resposta a: #411485

Andrea, entao creio que somos parentes pois minha família vem bem dessa regiao, o nome que eu cheguei é o Francisco José de Mello, ele é o meu tetravo se nao me engano...
vc tem árvore genealógica?

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#411530 | Andreanunes | 24 jan 2019 01:42 | Em resposta a: #411492

Ola Giovanni !!!

Por parte de vô
Só tenho os nomes dos avós dele.
Vamos nos falar sim

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#411531 | Andreanunes | 24 jan 2019 01:43 | Em resposta a: #411492

Porém da minha vó por enquanto somente até os pais dela

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#411580 | giovanni.peixoto | 25 jan 2019 12:09 | Em resposta a: #411530

Vamos nos falar sim, te enviei email...., beijos

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#411581 | giovanni.peixoto | 25 jan 2019 12:10 | Em resposta a: #411531

Perfeito, todas as informações que você tiver ajudará muito...
Creio que somos parentes...
Beijos

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#411582 | giovanni.peixoto | 25 jan 2019 12:11 | Em resposta a: #411531

Onde você mora?
Se morar em Pernambuco ainda é melhor que aí conseguimos encontrar documentos... Beijos

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#413902 | Sinesio Gomes | 15 abr 2019 02:35 | Em resposta a: #259291

Meu avô paterno, José Gomes de Melo, nasceu em 1898 em Alagoas ou Pernambuco.
Seus pais, meus bisavós, se chamavam: Manoel Gomes de Melo e Maria Ferreira de Melo.
Como faço para saber a ascendência dos meus bisavós?
Há algum site de pesquisa ou cartório que centralize esse tipo de informação?

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#417438 | AS Palmier | 28 ago 2019 17:02 | Em resposta a: #259291

Tenho duas antepassadas da família Melo.

Amara Hermínia de Melo
Nascida em aproximadamente 1884 em Recife, falecida em 13/03/1943 em Recife.
Esposa de Manoel Canuto de Abreu e filha legítima de Manoel Adriano de Melo e Maria Emília de Melo.

Amélia Gomes de Mello
Nascida em Alagoas.
Esposa de Leobaldo Joaquim Serpa e filha legítima de Theotonio Gomes de Mello e Hermenegilda Maria de Mello.

Alguém tem mais informações?

Obrigado!

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#417917 | rebekagomes | 11 set 2019 22:36 | Em resposta a: #413902

Sinésio,

José Gomes Melo é meu bisavô. Tens mais informações?

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#424720 | Quéh | 05 jun 2020 21:58 | Em resposta a: #259291

Minha bisavó chamava Maria Dias Mello e morou em Pernambuco

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#424721 | Quéh | 05 jun 2020 22:31 | Em resposta a: #424720

Corrigindo minha bisavó chamava Maria Leopoldina Dias de Mello, se alguém souber alguma informação sobre a árvore genealógica, me responda por favor!

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#424723 | Quéh | 05 jun 2020 23:39 | Em resposta a: #390294

Minha bisavó Maria Leopoldina Dias de Mello casada com Cícero Alves Cardoso, residia em Garanhuns! Procuro informações!

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#424724 | Sinesio Gomes | 05 jun 2020 23:49 | Em resposta a: #417917

Rebeka,
Meu avô José Gomes de Melo teve 7 filhos: Joaquim, Francisco, Vicente, Júlia, Agustinho (meu pai), Maria e Luiz.
Ele faleceu em 1976 e, por acaso, hoje, dia 05/06, teria sido seu aniversário de nascimento.
Você mora na região de Alagoas/Pernambuco?
Se puder fazer contato, meu perfil no facebook é Sinésio Gonçalves e lá temos um grupo específico de toda a família.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#424725 | Sinesio Gomes | 05 jun 2020 23:53 | Em resposta a: #417917

Você tem o nome da esposa de José Gomes Melo, que seria sua bisavó?

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#424778 | Quéh | 08 jun 2020 16:43 | Em resposta a: #390294

Meus Mello tbm são de Pernambuco Garanhuns minha bisavó e bisavó, Maria Leopoldina Dias de Mello e Cícero Alves Cardoso se tiver alguma informação a respeito seria grata!

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#427009 | Leandrogarrett77 | 08 set 2020 12:28 | Em resposta a: #259291

Olá sou bisneto da familia Dona de Mello, minha avó Julia Barbosa Garrett (nome da casada), é filha de Maria Dona de Melo, cujo os pais são Tiburtino Dona de Mello e Maria Luiza Dona de Mello, (no Brasil a chegada e os registros são de Pernambuco), contudo estou a procura dos documentos em Portugal. Tenho apenas a confirmação de que minha bisavó e seus pais são portugueses mas não foi possivel ainda localizar qual cidade saíram de Portugal. Em seu registro de casamento no Brasil, temos a data de 1901 (de Dona Maria de Melo). Alguém poderia me ajudar em como conseguir esses documentos?.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#427053 | sucata | 10 set 2020 01:39 | Em resposta a: #411484

Ola Andrea, meu Bisavo chama-se Abilio Curado Camara, na certidao de nascimento de meu avo , consata como padrinho saturnino Curado Camara, minha pergunta e se por acaso voce teve contato com esse nome (abilio) Gostaria de saber se Abilio e saturnino eram irmaos ou primos.

Um abraco,

Eduardo B Camara

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#427911 | sucata | 10 out 2020 23:25 | Em resposta a: #411484

Ola Andrea,
Meu bisavo era Abilio Curado Camara, no registro de nascimento de meu avô, consta como padrinhos Saturnino Curado Camara e Francisca Soares de Melo, deviam ser primos ou talvez irmaos. Mande um alo , pra trocarmos mais informações.
pode mandar para meu email vitrola@comcast.net
Um abraco.
Eduardo Camara

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#432320 | mpublio | 27 mar 2021 19:08 | Em resposta a: #390294

minha avo era Angelita Rodrigues de Melo nascida Garanhuns morreu aos 30 anos, talvez em 1933. engravidou aos 13 (abuso) de um filho do dono da fazenda (canuto) e foi expulsa pela avó Emília Rodrigue de Melo . minha mae orfa foi adotada pela Tia = Marina Rodrigues de Melo. minha mae era Maria Bezerra da Silva (sobrenome do pai adotivo). Serão parentes?

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#432321 | mpublio | 27 mar 2021 19:10 | Em resposta a: #417438

Avó Angelita Rodrigues de Melo nascida Garanhuns morreu aos 30 anos, talvez em 1933. engravidou aos 13 (abuso) de um filho do dono da fazenda (canuto) e foi expulsa pela avó Emília Rodrigue de Melo . minha mae orfa foi adotada pela Tia = Marina Rodrigues de Melo. minha mae era Maria Bezerra da Silva (sobrenome do pai adotivo). Serão parentes?

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#434663 | MarisaPBSelva | 25 jun 2021 06:19 | Em resposta a: #288200

Olá, creio que temia Ramos em comum em nossas famílias pois minha bisavó chamava-se Herminia de Melo Lopes Rodrigues casada com meu bisavô Hipólito Cassiano Lopes Rodrigues. Minha bisavó nasceu no município de Murici no estado de Alagoas, nordeste do Brasil. Nascida em 1900. As famílias dos meus bisavós eram influentes no estado de Alagoas e a de minha bisavó, de Melo, era uma das famílias fundadoras de Murici. Você tem algum dado que combine com esses meus?

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#434670 | Sinesio Gomes | 25 jun 2021 17:46 | Em resposta a: #288200

Limão, gostaria de uma dica de como proceder com as pesquisas de meus antepassados.
Meu avô paterno, José Gomes de Melo, nascido na região de Pernambuco/Alagoas em 05/06/1898, era filho de meus bisavós Manoel Gomes de Melo e Maria Ferreira de Melo.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#435044 | Miguel M. Bezerra | 12 jul 2021 06:06 | Em resposta a: #259291

Meu tetravô José Soares de Melo foi casado com Tereza Maria da Conceição, tiveram uma filha Maria Tereza da Conceição que se casou com Jacó José Lourenço e tiveram uma filha, minha Bisavó Emília Maria da Conceição.

Tudo isso por aquela região de Riacho do Umbuzeiro, Garanhuns e também por Palestina AL.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#435420 | nilso de mello | 29 jul 2021 16:05 | Em resposta a: #288244

bom dia
ola eu me chamo antonio nilso de mello
filho de adauto vieira de mello e quiteria conceicao de mello meu avos paternos jose vieira de mello
e maria balduina de andrade .
ambos vinheram embora do pernambuco para o parana . ciddade de cruzeiro do oeste no parana .
estamos vendo mais documentos ae colocareei aqui ok obrigado deus abençoe a todos

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#435673 | naisearanda73 | 14 ago 2021 16:43 | Em resposta a: #259291

olá boa tarde me chamo Naise e meu bisavô paterno se chamava Antonio Manoel de Mello ele era Português filho de Rozaria Maria da Conceição que vivia com José Fernandes dos Santos estou a procura de informações tudo que sei que ele ,meu bisavô se naturalizou pernambucano mas nao sei de onde ele veio em Portugal as informações que obtive cheguei a algo como talvez fosse de Ponte de
Lima Viana do Castelo gostaria de saber se minha família tem alguma ligação com os Mello familiares dos senhores
grata desde já por vossa resposta

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#436087 | Fabiomelo | 06 set 2021 05:10 | Em resposta a: #259291

Gostaria de saber informações sobre meu trisavo João José de Mello casado com ursula Maria das virgens era de Gararu estado de Sergipe onde migraram para Belo Monte estado de Alagoas onde desse casamento tiveram meu bisavô Francisco Antonio de Melo.
Quem souber de alguma informação estarei muito grato!

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#436093 | joaobriantigeneall | 06 set 2021 14:52 | Em resposta a: #259291

Sou tetraneto de Luís Tenorio Cavalcanti de Albuquerque e de Maria Francisca Tenorio de Carvalho Cavalcanti, que casaram em Quebrângulo, Alagoas, a 27/04/1887. No casamento, consta o noivo como filho de José Joaquim de Santana e de Maria Madalena de Melo, sendo a noiva filha de Luís Vaz Tenorio e de Bárbara de Jesus Cavalcanti. O meu tetravô Luís Tenorio Cavalcanti de Albuquerque, que assinava Luís Tenorio de Albuquerque na maior parte do tempo, tinha dois irmão que conheço: João Tenorio Cavalcanti de Albuquerque, que foi oficial do Exército, parece que tenente-coronel; e Miguel Tenorio Cavalcanti de Albuquerque. Por vezes, José Joaquim de Santana aparece como José Tenorio de Albuquerque, e a esposa como Maria de Albuquerque Melo.

Os Tenorio de Albuquerque e Albuquerque Melo podem ser provenientes de diversos casais desta família, em Alagoas e Pernambuco. Contudo, os Vaz Tenorio apenas vejo como descendentes do casal Francisco Vaz Cavalcanti e Rosa Tenorio Cavalcanti de Albuquerque, que viveram entre o final do século XVIII e início do século XIX, sendo ele filho do Capitão Francisco Vaz da Silva e de Ana Potência de Brito Cavalcanti, e ela do Capitão José Fernandes Tenorio e de Maria das Montanhas Cavalcanti. Ana Potência de Brito Cavalcanti e Maria das Montanhas Cavalcanti eram irmãs, filhas do Capitão-Mor Manuel Leite da Silva e de Maria de Araújo Cavalcanti de Albuquerque. Pela cronologia, tendo nascido por volta de 1830 a 1840, creio que Luís Vaz Tenorio fosse neto de Francisco Vaz Cavalcanti e de Rosa Tenorio Cavalcanti de Albuquerque.

Uma filha de Francisco Vaz Cavalcanti e de Rosa Tenorio Cavalcanti de Albuquerque que me chama a atenção é Maria da Conceição Tenorio, casada com Luís Tenorio de Albuquerque, que tiveram um filho de nome José e uma filha de nome Bárbara, sendo que ele tinha 30 anos de idade e era solteiro em 1868, e ela tinha 28 anos de idade e também era solteira em 1868, época em que o José Joaquim de Santana e a Bárbara de Jesus Cavalcanti que procuro deveriam estar próximos de casar, ele com Maria Madalena de Melo, e ela com Luís Vaz Tenorio, tendo em vista que os filhos casam no final da década de 1880. Era muito comum casar entre primos nesta família.

Os meus tetravós Luís Tenorio Cavalcanti de Albuquerque e Maria Tenorio de Carvalho (como era mais conhecida) tiveram Silvina Tenorio Cavalcanti de Albuquerque, casada José Antônio de Arruda Correia, meus trisavós, sendo ele nascido a 23/05/1889 em Limoeiro, Pernambuco, filho de José Antônio Correia e de Júlia Angelina de Arruda Cabral. Era neto paterno do negociante português António José Correia e de Benvinda Cavalcanti de Albuquerque, e neto materno do também negociante português Francisco de Arruda Cabral e de Ana Joaquina Cavalcanti de Albuquerque. Conheço bem as ascendências de António José Correia e de Francisco de Arruda Cabral, e sei que Ana Joaquina e Benvinda eram irmãs, filhas de Faustino José Cavalcanti de Albuquerque, que deveria ser aparentado com os Cavalcanti Wanderley de Tracunhaém, de onde era natural, pois muitos desta família eram padrinhos e testemunhas nos registros de Ana Joaquina e de Benvinda.

Por fim, após ter exposto aqui estes meus ascendentes (se possível, gostaria de informações sobre eles), venho ao tema principal deste tópico, que é a família Melo em Pernambuco e Algoas. Como pode-se observar, tenho uma pentavó chamada Maria Madelana de Melo, não sei se seria dos Albuquerque Melo da região, embora registros posteriores a tenham como Maria de Albuquerque Melo e o marido como José Tenorio de Albuquerque. Os mais antigos trazem Maria Madaelna de Melo e José Joaquim de Santana, como creio que fossem os nomes, de fato.

Neste fórum, sempre vim com questões sobre os meus ascendentes portugueses, onde tenho avançado mais na minha genealogia, mas também tenho este ramo dos Cavalcanti, Tenorio e Albuquerque em Pernambuco, além de um Torres Galindo por Bezerros e um da família Pessoa, que conta com Pessoa Dornelas, Ribeiro Pessoa, Moura Pessoa, dentre outros, e muitos deles estão na obra "Nobiliarchia Pernambucana", de Antônio José Victoriano Borges da Fonseca.

Agradeço por qualquer ajuda nestes meus ascendentes.

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#436102 | xp.fabio | 06 set 2021 19:37 | Em resposta a: #436087

Caro Fábio, coincidentemente meu pentaavô chamava-se Bento José de Mello e tinha um filho de nome Francisco Antônio de Mello.
Restaram poucas informações sobre ambos.
O Bento já havia falecido em 1915 conforme documentação que reporta à divisão de sua modesta herança entre filhos e netos.
Toda família parece ser de Alagoas proveniente do Vale do Rio Coruripe não sei ao certo desde quando ou de onde vieram.
Uma característica interessante da nossa família é a repetição de nomes e a variação de sobrenomes mesmo entre irmãos.
É óbvio que o meu Bento não é o mesmo João ao qual você reporta, ainda assim, fico pensando na possibilidade de serem parentes.
Os outros filhos do Bento eram o Francelino de Souza Barbosa, Hermenegildo Nunes Monteiro, Maria Francelina da Silva, Filismina Maria da Silva e Roza Umbelina da Silva.
Se alguma dessas informações te parecerem familiar talvez valha a pena trocarmos mais informações sobre essas árvores genealógicas.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#436103 | xp.fabio | 06 set 2021 19:43 | Em resposta a: #436093

Caro João Brianti,

Não tenho conhecimento desses nomes, no entanto, não são estranhos.
São sobrenomes e combinações de sobrenomes até comuns na região de Limoeiro de Anadia e adjacências, aqui em Alagoas.
Talvez valha a pena você consultar um livro do Valdemar de Macêdo, Arapiraca na História de Alagoas.
Ele trata, entre outras famílias, dos Cavalcante, Tenório e Albuquerque, assim como suas conexões aqui nessa região. O livro pode ser acessado no formato PDF.

Att.
Fábio Barbosa

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#436146 | joaobriantigeneall | 08 set 2021 19:08 | Em resposta a: #436103

Caro Fábio Barbosa,

Agradeço a resposta do senhor. Já tive a oportunidade de ler este livro, mas infelizmente não encontrei estes meus antepassados. Creio que, caso não fosse dos Albuquerque Melo, esta Maria Madalena de Melo poderia ser aparentada com o Coronel Apolinário Liberato de Melo, que me parece ter vivido em Atalaia, tendo a sua família muitos casamentos com estes Tenorio de Albuquerque, inclusive um genro que se chamou Luís Tenorio de Albuquerque, mas não se trata do mesmo que procuro.

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#436453 | Família Lucas Mello | 20 set 2021 21:01 | Em resposta a: #259294

Boa tarde prezado primo Narcélio, estou c/ 57 anos, meu tataravô se chamava CARLOS LUCAS DO NASCIMENTO casado com BERNARDINA ROSA DE MELLO (de solteira era Bernardina Roza de Jezus), " temos estes nomes de modo oficial em registros de cartório. Você pesquisa: "ascendência de Anna Maria Soares de Mello, que foi casada com Manoel Liandro do Nascimento.
IMPORTANTÍSSIMO pois em meu tataravô há parte no sobrenome, ou seja: " NASCIMENTO ", temos registro de três filhos de "CARLOS e BERNARDINA", são eles: JOÃO ANTONIO LUCAS DE MELLO nascido em 1872; ERNESTO LUCAS DE MELLO nascido em 1878 e AUGUSTA LUCAS DE MELLO, tudo o que sabemos é que estes três irmãos eram Montenegro/RS e vieram p/ o Meio Oeste de SC em torno de 1910.
Importante que se CARLOS LUCAS DO NASCIMENTO tem o filho JOÃO ANTONIO em 1872 (se considerarmos que é o primogênito "primeiro" ele (Carlos) teria nascido em torno do ano 1850.
Temos uma grande incógnita: se ele tinha como sobrenome LUCAS DO NASCIMENTO e ela ROZA DE JEZUS "sobrenome de solteira" (que é o que consta no registro de casamento do filho ERNESTO "meu bisavô' de onde veio o Mello (?) que aparece no registro de óbito do mesmo filho ERNESTO, passando a ser: BERNARDINA ROSA DE MELLO;
Mas também nos interessa saber qual a parentela entre o seu MANOEL LIANDRO DO NASCIMENTO e o nosso CARLOS LUCAS DO NASCIMENTO (?) hehehehe
VAMOS NOS AUXILIANDO, um forte abraço

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#436499 | Grazi | 24 set 2021 00:14 | Em resposta a: #259294

Procuro informações sobre meu avô já falecido a mais ou menos 40 anos João Pereira Melo casado com GRAZIELA dayrell melo já falecida tbm..

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#438440 | Danielffelix | 08 jan 2022 01:20 | Em resposta a: #259291

Minha Tataravó se chamava: Alexandrina Cercina Lourenço de Mello Beda (1827-1901) alguém sabe algo sobre ? Ela foi mãe dos professores Servulla Beda, da Hora Beda, Joaquim Rufo Beda ...

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#439049 | Eritson007 | 04 fev 2022 13:23 | Em resposta a: #259291

Saudações a todos!

Gostaria de informar a quem interessar, que depois de mais de 10 anos de pesquisas, consegui catalogar todos os arquivos de batismo, casamento e óbitos da igreja católica, bem como os registros cíveis de nascimento, casamento e óbito das cidades de Gravatá, Bezerros, Vitória de Santo Antão, Pombos e Chã Grande. Atualmente estou trabalhando na catalogação dos municípios de Bonito, Escada, Pesqueira, Caruaru, Pau d´Alho, Sirinhaém e Glória do Goitá.

Aqueles que tiverem interesse em fazer uma busca no acervo, por favor enviar email com solicitação para: institutoeritson@outlook.com

Cordialmente,
Eritson A. dos Santos

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#440601 | AdrianaCM | 20 abr 2022 19:56 | Em resposta a: #439049

Oi, td bem?

Te enviei um e-mail sobre os documentos que tenho interesse.
Aguardo seu retorno.

Obrigada,

Adriana

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#443226 | Orionlima23 | 18 set 2022 13:19 | Em resposta a: #259291

Olá a todos, meu nome e Órion Farage de Lima, recentemente descobri que teria um bisavô português e estou tentando descobrir se é verdade. Segundo meu pai, o avô dele se chamava João Coutinho de Melo e vivia en Garanhuns - Pernambuco. Porem em uma homenagem ele teria registrado o filho dele(meu avô) como Tertulino Gomes de Lima e esse meu avô veio embora de pernambuco para Itaporã - MS, onde se casou e teve meu pai, e por fim veio pra Ji-Paraná - RO onde viveus seus ultimos dias. Se alguem souber algo a respeito eu gostaria de conhecer essa parte da minha familia.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#447952 | nene9090@gmail.com | 31 mai 2023 02:32 | Em resposta a: #288240

meu nome é jose alves de melo e meu pai se chamava Jose Queiroz de Melo e nasceu em Correntes/PE em 1918. Meu avo chamava-se Prisciliano Lourenco de Melo de Garanhuns e o bisavo seria portugues de Coimbra . Se casou com uma india que foi achadfa no mato ainda bebe.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#447953 | nene9090@gmail.com | 31 mai 2023 02:33 | Em resposta a: #443226

meu nome é jose alves de melo e meu pai se chamava Jose Queiroz de Melo e nasceu em Correntes/PE em 1918. Meu avo chamava-se Prisciliano Lourenco de Melo de Garanhuns e o bisavo seria portugues de Coimbra . Se casou com uma india que foi achada no mato ainda bebe.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#449373 | Naise1 | 09 ago 2023 23:53 | Em resposta a: #259291

Sou Bisneta de ANTONIO MANOEL DE MELLO PERNAMBUCANO FILHO DE ROZARIA MARIA DA CONCEIÇÃO QUERIA SABER SE ELES PERTENCEM A FAMILIA DE ALGUM DE VCS
O MEU BISAVÔ CASOU SE COM JULIA EZIDIA DE LUCENA MIGRARAM PRO RIO DE JANEIRO
E TIVERAM FILHOS A MINHA VÓ MARIETA DE MELLO

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#452545 | Iracema R de Jesus | 19 fev 2024 12:38 | Em resposta a: #286771

Olá, minha mãe tinha nome de Maria Rodrigues de melo quando solteira e sei que tinha um irmão com esse nome. Gostaria de confirmar o nome dos pais do José, pois minha avó tinha o nome de Francisca Maria de Melo.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#452557 | joaobriantigeneall | 21 fev 2024 11:37 | Em resposta a: #436093

Após decorrido algum tempo, lembrei-me deste tópico e venho realizar algumas correções de equívocos que cometi.

Como é possível ver, aos 06.09.2021 eu revelei algumas filiações acerca dos meus tetravós, as quais descobri, há algum tempo, estarem erradas. Na verdade, havia me confundido com homônimos nesse ramo. Peço desculpas pelo engano.

Houve, realmente, um Luís Tenório de Albuquerque, casado com Maria Tenório de Carvalho, na sobredita data, sendo ele filho do Capitão Joaquim José de Santana e de Maria Madalena de Melo e, ela, de Luís Vaz Tenório de Albuquerque e de Bárbara de Jesus Cavalcanti. Por sua vez, o referido capitão era filho de José Pedro de Araújo e de Inácia Felícia de Melo, de modo a ser neto paterno de Antônio Vieira de Melo e de Brázida Maria de São José, sendo ele filho legitimado (em Carta Régia) e herdeiro do famoso Capitão Antônio Vieira de Melo, FSO, senhor da imensa sesmaria dos Sertões do Ararobá, homem bastante polêmico em Pernambuco no século XVIII, devido ao seu autoritarismo e às ações brutais, sendo apelidado de "O Demônio" pelos padres da Missão do Ararobá.

Todavia, o meu trisavô Luís Tenório Cavalcanti de Albuquerque (por vezes, com o "Tenório Cavalcanti de Carvalho"), era filho de José Teixeira de Carvalho, Oficial da Imperial Ordem da Rosa, e de Antônia de Jesus Cavalcanti (ou, como também consta, "Antônia Tenório Cavalcanti"). A esposa dele era Maria Francisca Teixeira de Carvalho Cardim, embora o meu bisavô e os irmãos dele a chamassem de "Maria Tenório de Carvalho" ou "Maria Francisca de Carvalho", o que ocasionou o meu sobredito equívoco, pelo qual peço desculpas.

Maria Francisca era prima de Luís Tenório, sendo ela filha primogênita de Joaquim Manuel de Torres (Galindo) e de Francisca Maria Teixeira de Carvalho (irmã do Major Leonardo Teotônio Teixeira de Carvalho, Senhor do Engenho Caranguejo, em Quebrangulo, e de José Bento Teixeira de Carvalho, ambos citados por O.C. em "Gente de Pernambuco"), portanto, neta paterna de Manuel Antônio de Torres (Galindo) e de Rita Maria da Conceição (possivelmente, dos Cardim), e, materna, do Capitão Manuel Teixeira de Carvalho, Senhor do Engenho Águas Claras, em Bonito, Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo e Oficial da Imperial Ordem da Rosa, e de Ana Joaquina de Oliveira.

O sobredito Capitão Manuel Teixeira de Carvalho era filho do português Manuel Teixeira de Carvalho (de Mancelos, patriarca dos Teixeira de Carvalho pernambucanos, em Caruaru) e de Ana Benta dos Santos, sendo seus avós maternos João Álvares de Sousa e Clara Francisca (filha de Antônio Pereira da Silva, irmão do Comandante Manuel Pereira da Silva, de Bezerros, onde foi um dos pioneiros, com a família Pereira da Silva / Abreu Pereira).

Os meus tetravós Maria Francisca e Luís Tenório tiveram vários filhos, e confirmo desde já que eram parentes próximos do famoso deputado Natalício Tenório Cavalcanti, pois o neto deles, Jarbas Tenório Cavalcanti, deputado federal na década de 1950, foi aliado do sobredito Natalício (a quem foi dedicado o filme "O Homem da Capa Preta"), e ambos se tratavam por "primos" ou "tio" e "sobrinho" nos jornais, o que me remete a algum parentesco próximo que, contudo, ainda não descobri.

Peço desculpas novamente pelo equívoco e espero não ter prejudicado ninguém.

Aproveito para informar que descobri um ramo "Melo", dos "Camelo de Melo" do Vale do Orobó, relacionado ao meu ramo Cavalcanti de Albuquerque de São Vicente Ferrer. Caso alguém tenha interesse, posso completar com mais informações.

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#452868 | Sergiomurilo | 10 mar 2024 05:53 | Em resposta a: #288244

Meu pai era da família Pereira de melo. Seu nome era João Pereira e melo. Filho de antonio pereira de melo e ana maria da conceição.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#453567 | Ednamemo15 | 17 abr 2024 12:13 | Em resposta a: #259291

olá, eu sou da família Melo, de Alagoas

Se alguém puder me ajudar nessa caçada familiar.

Bisavô - Pedro Pereira de Melo casado com Emília Soares de Melo
Avô - José pereira de Melo

E por parte materna:
Avó: Carmelita da silva Melo
Bisavós: Antônio Leite de Melo casado com Edith Maia da Silva
Trisavô: Pedro Leite de Melo casado com Jesuina Leite de Melo.

Resposta

Link directo:

Família Melo em Pernambuco e Alagoas

#453568 | mila1000 | 17 abr 2024 14:02 | Em resposta a: #259291

Edna,

Veja esse óbito em 16/4/1944

Aurelina filha de Pedro e Jesuina
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDL-P9Q6-N?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A65RH-1SWY&action=view

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 01:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen