Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270617 | FBrito | 14 fev 2011 09:58

Procuro informações sobre os Vieiras da zona da Póvoa de Lanhoso. Em concreto gostaria de saber se algum dos participantes no Fórum tem alguma referência ao casal António Vieira e Isabel Francisca (casados, provavelmente, entre 1720 e 1730). Este casal teve uma filha, Custódia Vieira que casou em 1752 em Garfe com Domingos Lemos. Pelo menos um destes filhos teve como padrinho o Padre Constantino do Vale Vieira e há também a hipótese de haver alguma relação entre esta família e os Vieira de Vasconcelos...

Aqui no Geneall aparece um Jerónimo Gomes (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1291861) que era afilhado do Padre Constantino do Vale Vieira. Qual é a origem destes Vieiras?

Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270750 | FBrito | 16 fev 2011 09:30 | Em resposta a: #270617

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270751 | OAOJ | 16 fev 2011 11:43 | Em resposta a: #270617

Caro confrade
Na obra de Felgueiras Gayo, Nobiliário das famílias de Portugal, na respectiva família Vieira, encontrará referências a Vieiras de Póvoa de Lanhoso(Volume X). Na base de dados do Geneall também estão referenciados, especialmente Bento Fernandes, senhor da Casanova de S. Emilião, casado com Isabel Vieira. O filho João Vieira Manuel, nascido em S. Emilião em 1699, foi o herdeiro da casa e deve ser o antepassado que procura. Casou com Esperança do Vale, penso que em Garfe. João era irmão do padre André Vieira Manuel, com Inquirição de Génere no ADB, onde poderá conhecer um pouco mais dos antepassados.
Quanto à ligação aos Vieira de Vasconcelos, apenas sei que a mãe de Isabel Veira, Feliciana Vieira, nascida na Quinta de Covas, em S. Tomé de Negrelos, tinha um irmão padre André Vieira de Vasconcelos, mas nunca consegui encontrar a raiz do apelido Vasconcelos. Talvez outro confrade o possa ajudar.
Como verá em Gayo, consegue seguir estes Vieiras até à fundação de Portugal, e viviam em Vieira do Minho
(http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1338927)
Cumprimentos
João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270756 | FBrito | 16 fev 2011 15:11 | Em resposta a: #270751

Caro João Afonso,

Muito obrigado pela sua resposta. Estou a tentar reunir diversas pistas sobre estes Vieiras para tentar centrar a minha pesquisa para encontrar o casamento de António Vieira e de Isabel Francisca numa determinada freguesia. Logo que possa vou tentar fazer a pesquisa em Santo Emilião...

Para além de Constantino do Vale Vieira encontrei como padrinhos, testemunhas de pessoas descendentes deste casal o Padre João de Barros, Jerónimo Vieira de Vasconcelos e Crispim Vieira do Vale (este último natural de Negrelos). De certeza que há uma qualquer relação entre todas estas famílias, mas será difícil descobrir qual...

Por acaso sabe dizer-me se Casa Nova de que fala em Santo Emilião é aquela quinta antiga que fica junto à Vila Beatriz?

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270761 | NBA | 16 fev 2011 17:16 | Em resposta a: #270756

Caro Francisco Brito

Não conheço a ligação do casal António Vieira e Isabel Francisca aos Vieiras da Póvoa de Lanhoso, nomeadamente aos Vieira e Vasconcelos. Pelas datas, este António Vieira poderia eventualmente ser primo ou mesmo irmão de João Vieira Manuel e do Padre André Vieira Manuel, Vigário e Abade de S. Salvador de Pedralva (Braga), ambos nascidos em Santo Emilião (Póvoa de Lanhoso) em 1699 e 1687, respectivamente, mas não disponho dessa informação. Teria de recuar na sua pesquisa para tentar saber. No essencial não tenho mais informação que lhe permita fazer a ligação do casal que indica a esta família, do que a que já aqui lhe facultou João Afonso. Apenas lhe poderei acrescentar mais alguma coisa e recuar um pouco mais.

Posso dizer-lhe que o Padre Constantino do Vale Vieira também foi padrinho de casamento do João Vieira Manuel, de Santo Emilião (Póvoa de Lanhoso), que nesta base de dados aparece em duplicado (descendência e ascendência) e eu já pedi para ligar, mas tal ainda não aconteceu e, francamente, não sei se vai acontecer ou não, porque podem ter alguma dúvida que eu poderia esclarecer com documentos, mas como não há comunicação fico na dúvida. Acontece que este Padre Constantino do Vale Vieira era irmão de Esperança Gomes do Vale (de Garfe, Póvoa de Lanhoso; nesta base aparece apenas como Esperança do Vale, de acordo com a documentação mais recente de que inicialmente dispunha), que casou com o dito João Vieira Manuel.

Suponho que este Padre Constantino do Vale Vieira não teria o apelido Vieira de família, mas que terá tomado o nome do seu homónimo padrinho de baptismo e Reitor de Garfe à data do seu baptismo, que ocorreu a 17 de Dezembro de 1684. De facto Constantino do Vale Vieira (afilhado) e Esperança Gomes do Vale eram filhos legítimos de Jerónimo Gomes, nat. do lugar do Vale, e de Angélica Fernandes, nat. do lugar do Salgueiro, e moradores no lugar do Vale (daí o nome Vale), freg.ª de Garfe, netos paternos de Pedro Gomes, de Garfe, Capitão da Ordenança de uma das Companhias do termo de Guimarães (que na época abrangia a freg.ª de Garfe), e de sua mr. Jerónima da Silva, nat. do lugar de Gondiais (ou Gundianis) na freg.ª de S. João de Serafão (Fafe), tendo sido moradores em Garfe. Netos maternos de Gonçalo Francisco, e de sua mr. Ana Fernandes, ambos nat. da freg.ª de S, Miguel de Vilela (Póvoa de Lanhoso), e moradores na freg.ª de Garfe (Póvoa de Lanhoso).

Quanto ao João Vieira Manuel, ao irmão André e mais alguns, eram filhos de Bento Fernandes, da Casa Nova de Santo Emilião e de Isabel Vieira. Esta Isabel Vieira era filha de Feliciana Vieira, nascida na Quinta de Covas, em S. Tomé de Negrelos, e de Baltazar Manuel, Feliciana Vieira teve vários irmãos, sendo um deles o padre André Vieira de Vasconcelos, que foi Abade de S. Pedro d'Este, concelho de Braga (1670-1685). Eram filhos de Ana Vieira, da freg. de Covelas (Póvoa de Lanhoso) e do seu primeiro marido André Álvares, de S. Tomé de Negrelos, onde foram moradores da tal quinta de Covas.

Segundo Felgueiras Gayo, esta Ana Vieira era filha do Padre Martim Roiz (ou Rodrigues), que foi Abade de S. Tiago de Oliveira (Póvoa de Lanhoso), e de uma cristã velha. É possível que sim. Porquê a filha nascer em Covelas? Talvez porque um sobrinho seu, o Padre Martim Roiz Vieira, que também assinou Martinho (nome com que foi baptizado) Roiz Veiria e Vasconcelos, nat. de Santo Estevão de Geraz (Póvoa de Lanhoso), estar à data do seu nascimento a viver em Covelas, e ser mesmo ele quem escreveu o registo de nascimento de uma das Anas que nessa altura ali nasceram, incluindo uma que baptizou, filha de uma Cecília, de Covelas, possivelmente a mesma Cecília de quem, muitos anos mais tarde teve um filho de nome João Rodrigues Vieira, com descendência, em que se inclui um filho de nome António Vieira, que foi Inquiridor, Distribuidor e Contador do concelho de Lanhoso, e que casou em Oliveira com Teodósia da Costa.

Regressando ao Padre Martim Roiz Vieira, Abade de Oliveira, indicado como pai de Ana Vieira, era filho de Juliana Martins ou Vieira, nat. da Quinta do Hospital, em Sanguinhedo (Vieira do Minho), e de Simão Rodrigues, a quem um discreto e sério investigador genealógico atribui o nome Simão Rodrigues de Vasconcelos, o que não tive a oportunidade de verificar, e que seria da Casa de S. Vicente de Porcas, em Santo Estevão de Geraz do Minho (Póvoa de Lanhoso). Felgueiras Gayo dá-lhe como pai Gonçalo Rodrigues, mas os registos paroquiais não o confirmam. Pelas datas é provável que este Simão fosse irmão de um Gonçalo Roiz (ou Rodrigues), do mesmo lugar de Porcas, que foi casado com uma Leonor de Bouro, e, a ser assim, seria cunhado e não marido da Juliana Martins Vieira. Daqui para trás, por esta Juliana, apenas sabemos o que nos nos diz Felgueiras Gayo no tt.º de Vieiras, e por transcrição consta na base de dados do Geneall.

Com os meus cumprimentos e votos de boa pesquisa,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270772 | ruifaria3 | 16 fev 2011 21:18 | Em resposta a: #270761

Caro Nuno Borges de Araújo,

Estas escrituras podem ser de interesse.

Tabelionato de Guimarães

1557 - Procuração que faz Jorge Afonso das Porcas ou Portas da Freguesia de Santo Estêvão de Geraz aos advogados da vila de Guimarães para o representarem na demanda que lhe move Simão Rodrigues da dita freguesia de Geraz.

1585 - Quitação que deu Leonor do Bouro viúva de Gonçalo Rodrigues ao padre Gonçalo Vieira

1589 – Concerto entre Luís de Bouro casado com Branca Mendes morador em Geraz com o Senhor Dom Pedro Noronha sobre a demanda que trazem pela Quinta do Fontão.

Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270788 | NBA | 17 fev 2011 04:19 | Em resposta a: #270772

Caro Rui Faria

Muito obrigado pela informação. Vou ver logo que possa.
Cumprimentos,

Nuno B. A.

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270790 | FBrito | 17 fev 2011 10:02 | Em resposta a: #270761

Caro Nuno Borges de Araújo,

Agradeço-lhe as informações que me transmitiu. Nos meus apontamentos tenho escrito que o Padre Constantino do Vale Vieira era "do Salgueiro", que, segundo me diz, era o lugar de onde era natural Angélica Fernandes. Trata-se, certamente, da mesma pessoa.
Quanto aos dados que me dá relativos aos Vieira Manuel e aos Vieira de Negrelos não encontro nenhum dos nomes nas minhas notas. Tenho apenas um Crispim Vieira do Vale, natural de Negrelos, que é padrinho de um neto de António Vieira e de Isabel Francisca.

Deve existir uma relação entre todos estes nomes, mas não será fácil saber qual. Quando fiz a pesquisa nos paroquiais de Garfe, concentrei-me mais no ramo de Domingos de Lemos, casado em 1752 com Custódia Vieira (filha de António Vieira e de Isabel Francisca).
Para tentar perceber todas estas ligações terei que voltar aos paroquiais de Garfe e centrar as minhas pesquisas nos Vieiras

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270791 | FBrito | 17 fev 2011 10:08 | Em resposta a: #270772

Caro Rui,

Por acaso tens alguns dados sobre os Abreus do Casal do Assento em Nespereira? Estou a procurar a ascendência de um Luís de Abreu casado com Catarina Novais de Campos por volta de 1660 (não tenho comigo os dados mas já encontrei o assento de casamento). Mas os paroquiais que vi até agora são mudos no que diz respeito à ascendência de Luís de Abreu...Apenas sei que era do Casal do Assento em Nespereira (freguesia onde casa e tem filhos).

Um abraço,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270792 | FBrito | 17 fev 2011 10:12 | Em resposta a: #270772

Caro Rui Faria,

Fiz confusão na minha outra mensagem. Onde se lê Casal do Assento deve ler-se Casal de Dentro da Igreja...


Um abraço,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270797 | ruifaria3 | 17 fev 2011 11:48 | Em resposta a: #270791

Caro Francisco,
Creio que já me havias dado nota sobre estas gentes. Os Abreus de Nespereira têm ascendência nos Abreus de Candoso. O primeiro Abreu a instalar-se em Nespereira, veio do Casal de Bugalhos, era Senhorinha Mendes de Abreu filha de Pedro Gonçalves [de Abreu] e de sua mulher Maria Mendes e foi casar com Luís Fernandes senhor da casa do Assento, de quem muito provavelmente, descenderá Luís de Abreu. Creio que o confrade João Afonso tem estudado algumas linhas dos Abreus de Nespereira.
Um abraço
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270802 | NBA | 17 fev 2011 13:11 | Em resposta a: #270790

Caro Francisco

Não sei se me expliquei mal, mas não entendi bem o seu primeiro parágrafo. Suponho que quererá dizer que se trata da mesma família. Esperança Gomes do Vale era irmã do Padre Constantino do Vale Vieira, que fez inquirição de genere em 1713 e foi baptizado em 1684, em Garfe. Eram ambos filhos de Jerónimo Gomes, do lugar do Vale, e de Angélica Fernandes, do lugar do Salgueiro, na mesma freguesia. Estes moraram no lugar do Vale, provavelmente a partir da data do seu casamento. Assim, quando a Esperança nasceu os pais vivam no lugar do Vale e suponho que o Constantino também terá nascido lá (para confirmar teria de rever a documentação). Não sei se o outro padre Constantino do Vale Vieira, que em 1684 era Reitor da igreja de Garfe era parente ou não dos acima referidos. É possível que sim, mas não encontrei a sua inquirição de genere nem o baptismo, pelo que não posso dizer nada a esse respeito. Fico na dúvida se quando diz que o Padre Constantino do Vale Vieira era do lugar de Salgueiro, se está a referir ao afilhado, e se trata de uma referência à casa da família materna, ou se se está a referir ao padrinho homónimo cujos dados pessoais desconheço.
Cumprimentos,

Nuno B. A.

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270811 | arravalde | 17 fev 2011 16:31 | Em resposta a: #270617

Esta familia do Vale era nessa epoca uma das grandes familias da freguesia de Monsul Povoa de Lanhoso que se foi espalhando pelo concelho principalmente na Freguesia de Ferreiros e Geraz do mesmo concelho e tiveram alianças com os Matos vieira de Monsul e Ferreiros,tenho uma pesquisa de um padre Constantino do Vale Rego filho de Diogo vale Rego e de Antonia teresa do Vale e um seu tio paterno tambem ele padre de nome Antonio Caetano de Matos vieira filho de Joaquim de Matos Vieira e de Clara Luiza do Vale Rego , tambem tenho uma pesquisa de um padre de nome de Constantino do Vale filho de Manuel do Vale e Mariana Araujo naturais da freguesia de Geraz cumprimentos Jose da Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270812 | bjglrc | 17 fev 2011 17:02 | Em resposta a: #270811

Caros Confrades,

Por acaso têm conhecimento de:
1- CUSTÓDIO MANUEL RODRIGUES, nascido a 10.06.1817, Fonte Arcada, Póvoa de Lanhoso. Casado a 24.05.1840 na mesma freguesia com JOAQUINA ROSA DA FONSECA LEITEe, nascida a 24.12.1813 em Fonte Arcada, Póvoa de Lanhoso, filha de JOSÉ ANTÓNIO DA FONSECA e de MARIA BERNARDA VIEIRA LEITE. Neta Paterna de José da Fonseca e de Custódia Vieira, ambos de Fonte Arcada e neta materna de António Manuel Vieira Leite e de Maria Luísa Vieira da Casa do Terreiro, em Anissó.
2 - ANTÓNIO RODRIGUES
3 - LUÍSA ROSA DO VALE
4 - ?
5 - JERÓNIMA RODRIGUESs, Fonte Arcada
6 - DOMINGOS PEREIRA, Vilela
7- ISABEL DO VALE, Vilela

Se por acaso estes nomes constarem na base de dados dos confrades, eu agradeço ajuda.
Melhores Cumprimentos
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270831 | ruifaria3 | 17 fev 2011 20:36 | Em resposta a: #270802

Caro Nuno Borges de Araújo
Suponho que Custódio Vieira do Vale reitor de Garfe em 1684 era natural da freguesia de São Salvador de Roças, e sobrinho do anterior abade, Bartolomeu do Vale, natural do Lugar de Vale da dita freguesia de Rossas. Creio tratar-se do Constantino, baptizado pelo referido reitor Bartolomeu do Vale, em Rossa, a 15-Fev-1646, filho de Domingos do Vale e de sua mulher Maria Vieira.
Todos estes Vieiras seriam aparentados com os Vieira de Ferreiros, Póvoa de Lanhoso, Moure, etc., alguns traziam no nome o apelido Vasconcelos.
Maria Vieira mulher de Domingos do Vale era sobrinha do padre Baltazar de Carvalho abade de Rossas. Este, tinha um irmão, provavelmente pai de Maria, de nome Francisco Vieira que a 2 de Outubro de 1631 cumpre integralmente os bens d'alma de Fernão, Henrique e Domingos ausentes da terra, seus irmãos.
Os Vieiras eram gente “limpa de sangue”, contudo, a casa do Vale trazia uma nebulosa fama de cristãos-novos, assim como a casa de Celeiró na posse de Henrique Mendes e de Dona Maria Ana Vieira, ambas, casas abastadas. Deixo o apelo a algum confrade que conheça a origem desta fama que a partilhe connosco.

Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270843 | ruifaria3 | 17 fev 2011 23:26 | Em resposta a: #270792

Caro Francisco,
Analisando os dados que possuo, não surge qualquer indicação documental expressa sobre a filiação de Luís de Abreu, contudo os apadrinhamentos da descendência são realizados pelos membros do clã do Assento, filhos de Senhorinha Mendes de Abreu e de seus maridos, o primeiro, Luís Fernandes, senhor do Assento de Nespereira, o segundo, Gonçalo João, com geração de ambos.
O Assento seguiu por Luís de Abreu, seguramente filho do primeiro matrimónio e irmão de Ana de Abreu casada com o senhor da fazenda do Covelo, André Gonçalves, pais do padre António de Abreu, com Inquirição de Genere, Processo n.º 260, e de Catarina de Abreu casada com João Francisco, residentes no Assento e caseiro de seu cunhado Luís de Abreu.
Relativamente à mulher que Luís de Abreu desposou, Catarina Novais de Campos, não sei se avançaste na tua análise, mas é bastante provável que seja parente próxima do abade José Novais de Campos (talvez sobrinha ou irmã), que por sua vez seria sobrinho do anterior abade Cosme Mendes de Campos, que sucedeu ao padre Francisco da Cunha. Desconheço se entre estes dois últimos haveria parentesco, apesar de estar em condições de documentar a origem destes Cunhas, que, até ao momento, não relacionei com os de Montelongo. Suspeito que Montelongo será a origem destes Novais de Campos. Caso tenhas deslindado esta ascendência seria de interesse para mim.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270846 | FBrito | 17 fev 2011 23:46 | Em resposta a: #270802

Caro Nuno Borges de Araújo,

Creio que me expliquei mal e que até cometi algumas imprecisões nos dados que indiquei. Os apontamentos que tenho relativos aos Vieiras devem ter uns 4 ou 5 anos e confesso que são um pouco confusos e que podem até ter um outro erro...

Quanto aos Vieiras do Vale tenho os seguintes dados:

- Crispim (poderá ser Constantino mal interpretado) Vieira do Vale, do lugar da Quintela em S. Miguel de Seide. Aparece como Padrinho num assento de baptismo de Garfe datado de 14.05.1790.

- Padre Constantino do Vale Vieira (da freguesia de Garfe). Aparece como testemunha num assento de casamento de Garfe, datado de 2.02.1752.

- Constantino Vieira do Vale, do Salgueiro. Aparece como testemunha num assento de casamento de Garfe, datado de 1772.

Era a este último Constantino que me referia. Pensei que pudesse ser este o afilhado do Padre Constantino que era Reitor de Garfe (que em 1772 já teria certamente morrido).

Imagino que exista um tronco comum que ligue estes Vieiras do Vale, muito embora possa ser difícil de encontrar documentação que comprove a ligação.

Melhores cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270849 | FBrito | 18 fev 2011 00:02 | Em resposta a: #270843

Caro Rui,

Muitíssimo obrigado pela tua mensagem, porque acho que ajuda a resolver o "mistério". Estive a ver o Boletim de Trabalhos Históricos e encontrei a referência que fazes ao Casal do Assento (que creio ser o Casal de Dentro da Igreja ou do Assento da Igreja) e à sucessão no referido Casal por Luís de Abreu, como poderás ver na página 21 do BTH (http://www.csarmento.uminho.pt/docs/amap/bth/bth1940_01.pdf). O que eu não sabia era que Senhorinha Mendes de Abreu tinha casado com Luís Fernandes ... Assim sendo creio que é legítimo presumir que Luís de Abreu era filho de Luís Fernandes e de Senhorinha Mendes de Abreu.

Infelizmente, no que diz respeito à mulher de Luís de Abreu, pouco avancei...Tenho aqui (http://pagfam.geneall.net/2914/pessoas.php?id=1092303) alguns dados sobre a descendência do casal mas pouco mais sei. Tenho comigo digitalizada a Inq. Genere de José Novais de Campos (filho de José Novais de Campos e de Ana Rosa de Novais Peixoto, que são de Moreira de Rei em Fafe). Se estiveres interessado posso arranjar-te uma cópia. A ideia que eu tenho destes Novais de Campos é que são precisamente oriundos de Moreira de Rei. Vou consultar os meus apontamentos e depois digo-te mais qualquer coisa.

Um abraço e obrigado,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270855 | ruifaria3 | 18 fev 2011 00:52 | Em resposta a: #270831

Caro Nuno Borges de Araújo

Queria dizer Constantino e não Custódio.

Sobre o padre Bartolomeu do Vale, pode ler-se na Inquirição de Genere do Arquivo Distrital de Braga, Processo n.º 19471, Pasta 846, 16-Fev-1710, de José Rodrigues do Vale filho de Domingos Rodrigues da Paz e de sua mulher Marta do Vale. Neto paterno de Domingos Jorge e de sua mulher Inês Rodrigues, de Garfe. Neto materno do padre Bartolomeu do Vale, Reitor de Garfe e de Ângela Gonçalves solteira «o qual padre Bartolomeu do Valle era natural da freguesia de São Salvador de Rossas, da casa a que chamam do Vale e alcançou ainda um seu irmão cgamado Domingos do Vale que viveu e morreu nesta freguesia» comtoda a certeza se referem as testemunhas ao Domingos do Vale acima.

Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270858 | ruifaria3 | 18 fev 2011 01:17 | Em resposta a: #270849

Caro Francisco,
Também partilho dessa hipótese. Tenho para mim que descenderiam todos de Rui Pires e de sua mulher Isabel Garcia, senhores da Quinta de Eira Donega, em Moreira de Rei, no final de quinhentos.
Abraço,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270862 | ruifaria3 | 18 fev 2011 01:55 | Em resposta a: #270849

Caro Francisco,
Estive a passear pela tua página aqui no geneall e vejo que nela se encontra o capitão João de Matos Freitas, meu quinto avô. Também partilhas esta ascendência? Lembro-me de, em pequeno, ouvir histórias sobre o “menino de ouro” senhor da Portelinha, e de brincar no velho automóvel que existia na Quinta, então uma espécie de galinheiro, com o qual me espantava porque as portas abriam ao contrário! Ao que parece a fortuna foi-se e a Quinta foi comprada pelo motorista.
Abraço,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270867 | FBrito | 18 fev 2011 10:06 | Em resposta a: #270862

Caro Rui,

O Capitão João de Matos Freitas não é meu antepassado. Fiz umas pesquisas nesse ramo porque tenho um primo (primo direito da minha avó) com quem me dou bem que é descendente de João de Matos Freitas. Talvez até conheças esse meu primo porque ele tem uma quinta em Gominhães (a Quinta da Nogueira). Chama-se José Joaquim de Oliveira Bastos e é advogado no Porto. Essa quinta pertencia, se não estou em erro, ao Capitão João de Matos e Freitas, depois passou para o seu genro João Vieira da Cunha ("o brasileiro de Picoutos") e depois para o genro deste, António Ribeiro da Costa Sampaio e continuou na família Sampaio até hoje (de quem o meu primo descende por via materna).
De facto os Sampaio tinham uma grande fortuna e presumo que os Matos Freitas e o "brasileiro de Picoutos" também. Creio que existe no AMAP um inventário por morte de António Ribeiro da Costa Sampaio que tem dois volumes!

Também és descendente dos Ribeiro Costa Sampaio?

Um abraço,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270868 | ruifaria3 | 18 fev 2011 11:09 | Em resposta a: #270867

Caro Francisco,
Não conheço o actual proprietário da Quinta da Nogueira. A minha ascendência toca apenas no capitão João Matos de Freitas e não nos Ribeiros Sampaio, embora conheça a geração. Poderás consultar uma interessante genealogia manuscrita no AMAP, do século XIX, sobre a Torre de Candoso, casa de origem de Dona Margarida Joaquina de Abreu mulher de João Ribeiro da Costa Sampaio. Tinha interesse nos dados que recolheste sobre esta geração. Será que os podes partilhar? Se for de melhor conveniência poderemos continuar esta troca de impressões via e-mail.
Abraço,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270871 | OAOJ | 18 fev 2011 12:11 | Em resposta a: #270797

Caro Rui Faria
A minha pesquisa sobre os Abreus de Nespereira centrou-se no 2º casamento de Senhorinha Mendes de Abreu, com Gonçalo João, do Casal de Moseiro, em Nespereira, meus antepassados. Infelizmente, não encontrei nenhuma referência a um Luís de Abreu.
Abraço
João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270876 | FBrito | 18 fev 2011 14:26 | Em resposta a: #270868

Caro Rui,

Não percebi bem se queres dados sobre os Sampaios ou sobre os Matos de Freitas. É que sobre os Matos e Freitas tenho pouca coisa (só um dado sobre as Ordenanças e uma efeméride copiada) De qualquer das formas envio-te o que tiver para o e-mail.

Um abraço,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270877 | FBrito | 18 fev 2011 14:36 | Em resposta a: #270868

Esqueci-me de te dizer que não te envio já os dados porque não os tenho comigo...

Quanto aos Abreus e aos Novais de Campos de que falávamos na outra mensagem, tenho mais interesse nos Novais de Campos. O Cosme Mendes de Novais de que falavas aparece, se não estou em erro, como padrinho de um dos filhos de Luís de Abreu... Também encontrei uns Novais de Campos (do século XVIII e XIX) que foram para Lisboa e para o Brasil...

Um abraço,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270922 | ruifaria3 | 19 fev 2011 12:27 | Em resposta a: #270876

Caro Francisco,
Envia o que puderes. Os dados que tenho sobre os Matos Freitas provêm apenas dos paroquiais, pelo que qualquer informação extra será de interesse, ainda que pouca coisa. Quando os Costas Sampaio possuo apenas a informação constante da Torre de Candoso.
Abraço
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270923 | ruifaria3 | 19 fev 2011 12:32 | Em resposta a: #270871

Caro João Afonso,
Obrigado pela sua nota.
Abraço
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Outras famílias de Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso

#270924 | mignoutel | 19 fev 2011 13:02 | Em resposta a: #270868

Caro Rui Faria e Francisco Brito,

Peço desculpa por me intrometer
Tenho grande interesse na freguesia de Santo Emilião e na limítrofe de São Martinho de Campo, ambas de Póvoa de Lanhoso, assim como nas de São Salvador de Pedralva, Braga, São Martimho de Gondomar e Santa Maria do Souto, Guimarães.
Presumo que tenham um conheciemento aprofundado das famílias de Santo Emilião, pelo que pergunto se algum dos senhores me pode ajudar a identificar as famílias presentes no meu ramo familiar de Santo Emilião (séc. XVII/XVIII).
Dele constam os seguintes apelidos: Antunes, Rego, Fernandes, Carneiro, Rodrigues, Miranda, Gomes, Pereira, Macedo.

Não disponho neste momento dos dados todos, mas caso me possam ajudar, colocarei aqui o que tenho

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#270925 | mignoutel | 19 fev 2011 13:03 | Em resposta a: #270877

Queira, por favor consultar a seguinte mensagem:http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=270924

Resposta

Link directo:

RE: Outras famílias de Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso

#270930 | ruifaria3 | 19 fev 2011 15:46 | Em resposta a: #270924

Caro Miguel Noutel,
Além do que tive já oportunidade de lhe adiantar sobre os Macedos da Bouça de Souto (Santa Maria), noutro tópico deste fórum, nada mais tenho a acrescentar à sua ascendência. Nos meus dados encontro algumas linhagens que entroncam na casa das Quintãs, em Santo Emilião (Lopes e Fernandes), mas que suponho não corresponder ao lugar das Quintães de seus antepassados. Posso estar enganado, mas apenas quem conheça a toponímia da freguesia nos poderá esclarecer. Ficarei atento a qualquer dado que me surja entretanto.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Outras famílias de Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso

#270937 | mignoutel | 19 fev 2011 16:35 | Em resposta a: #270930

Caro Rui Faria,

Agradeço a sua resposta. De todo o modo devo alertá-lo que os meus antepassados do lugar das Quintães (ou Quintãs, não tenho agora a certeza da grafia, pois julgo que aparece também como "Quintans" e "Quintains", apenas "normalizei" e "modernizei" a grafia) são de apelido Fernandes/Fernandes Carneiro, poderá ter alguma coisa a ver...
Mais logo, ou amanhã, posso verficar a grafia constante dos assentos e os nomes das pessoas a elas associadas.

Já agora, sabe-me dizer, por acaso, relativamente aos Macedos do Souto de Santa Maria, onde e quando casaram Domingos de Macedo e Domingas Rebelo?

Os meus melhores cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Outras famílias de Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso

#270948 | ruifaria3 | 19 fev 2011 19:05 | Em resposta a: #270937

Caro Miguel Noutel,

Não tenho o referido casamento, suponho que ocorreu em período para o qual não existem paroquias em Santa Maria de Souto.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Outras famílias de Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso

#271000 | FBrito | 20 fev 2011 15:44 | Em resposta a: #270924

Caro Miguel Noutel,

Infelizmente não tenho nenhum dado sobre as famílias que procura. O meu interesse nessa freguesia está apenas relacionado com os Vieiras e com os Vales e mesmo sobre esse apenas tenho alguns dados dispersos e as informações que me foram dadas neste tópico...

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Outras famílias de Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso

#272121 | mignoutel | 08 mar 2011 22:54 | Em resposta a: #270930

Caro Rui Faria,

Espero não incomodar, mas já tenho comigo os dois assentos que permitem confirmar que o lugar dos meus antepassados Fernandes/Fernandes Carneiro é Quintãs, em Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso, na sua grafia "quintans" e não "quintains" como erradamente referi. Transcrevo parcialmente os dois assentos, que tenho alguma dificuldade em decifrar, dado estar destreinado e não ter hoje muito tempo para abraçar convenientemente a "causa", mas aqui vão:

"JOÃO RODRIGUES MIRANDA, fº legítimo de FRANCISCO RODRIGUES e de sua molher CECÍLIA RODRIGUES do lugar do ...?, fr.ª de Sam Martinho de Gondomar e Maria FERNANDES CARNEIRA, fª legítima de FRANCISCO FERNANDES e de sua molher ANA FERNANDES, moradores no lugar de QUINTANS, desta frª de Santo Emilião. Cervidos os Banhos na forma q dispom o sagrado sag. Concílio Trident. ...? do Arzebispiado. Se receberão em a Igreia do Patriarca S. Bento Cita nesta mesma fr.ª de S. Emilião em prezença do Rob? DOMINGOS FERNANDES do Cazal novo? da fr.ª de S. Martinho de Campos, de minha ...? aos doze dias do mês de Julho? do anno de mil e setecentos e Sinco ...? ...? q ...? ...? ...? ...? fr.ª de Gondomar e ...? da sua ...? q fes ...? partes ...? Reb Sr D.ºr Juis? dos paramentos da Cid.e de Braga. Forão Testemunhas o Reb FRANCISCO LOPES d agraia? Abb.e? de Gondomar e o Rob GREGÓRIO BORGES Vig.ro de S. Martinho de Campos e o Reb MANUEL PEREIRA de S. Emilião ...? ...? na Verdade fis este acento e asiney era ut supra PAULO DA SYLVA ?"

"ANTÓNIO, f.º de JOÃO RODRIGUES MIRANDA e de sua m.er MARIA FERNANDES, do lugar de quintans, desta fr.ª naceo aos vinte e oito de Março , Foi Baptizada aos sinco de Abril ...? de mil e sete centos e desoito; foram padrinho JOÃO FRANCISCO DA SYLVA, mercador morador na v.ª G.ães?, fr.ª de nossa Snor de Oliveira, Madrinha, ANTÓNIA FERNANDES, m.er de ANTÓNIO DUARTE DO VALLE, do lugar de Redufe, desta fr.ª. T.ªs ANTÓNIO ANTUNES e BENTO FERNANDES, desta fr.ª. e por verdade fis este assento q assignei era ut supra."

Aproveito ainda para transcrever também, mas já a respeito dos MACEDOS de Souto (Santa Maria), o assento de nascimento de DOMINGAS REBELLO DE MACEDO, filha de DOMINGOS DE MACEDO e de DOMINGAS REBELLO, perguntando-lhe se conhece esta família REBELLO do lugar de Penedinho, freguesia de Souto (Santa Maria), a que aparentemente esta Domingas Rebelo pertence, palpitando-me que a testemunha FRANCISCO, solteiro, é seu irmão e, portanto a FRANCISCA REBELLO, sua mãe, não concorda comigo?

"Aos seis dias do mês de Julho de seis sentos e oitenta et hum naçeo DOMINGAS, f.ª de DOMINGOS DE MACEDO e de sua m.er DOMINGAS REBELLA, moradores no lugar de Boussa, desta fr.ª de S. M.ª do Souto. Foi baptizada por mim aos onze do dito mês. Padrinhos Fr.cº Sol., f.º de FRANCISCA REBELLO e ISABEL, solteira, ambos do lugar de Penedinho e desta fr.ª; por verdade fiz este assento, que asignei, dia, mês et anno ut supra. O Cura de S. M.ª. DOMINDOS P. da SYLVA ?

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Outras famílias de Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso

#272445 | mignoutel | 14 mar 2011 00:53 | Em resposta a: #271000

Caro Francisco Brito,

Nesta minha mensagem, http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=272121 há uma referência a um ANTÓNIO DUARTE DO VALLE, do lugar de Redufe, fr.ª de Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso

Os melhores cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Outras famílias de Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso

#272463 | ruifaria3 | 14 mar 2011 11:37 | Em resposta a: #272121

Caro Miguel Noutel

Perante os dados não poderei adiantar mais informações. Seria necessário ascender mais uma geração. Ainda assim é bem provável que existam relações familiares. Talvez o pai ou mãe de Francisco Fernandes ou de Ana Fernandes fossem filhos de Pedro Lopes e de Catarina Fernandes, senhores das Quintãs nas primeiras décadas do séc. XVII. Só uma consulta aturada dos paroquiais nos poderá esclarecer.

Relativamente aos Rebelos, tenho por certo que seriam da mesma geração dos Macedos, embora ainda não os tenha entroncado. O casamento deve muito provavelmente ter envolvido dispensa de consanguinidade.
Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Outras famílias de Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso

#272643 | mignoutel | 16 mar 2011 12:38 | Em resposta a: #272463

Caro Rui Faria,

Agradeço as suas achegas ao caso
Vou tentar fazer uma investigação via postal e depois, se não se importar, dir-lhe-ei aqui alguma coisa. Vai demorar e não é forma ideal de investigar, mas é o que se pode arranjar.

Cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Outras famílias de Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso

#281546 | mignoutel | 13 jul 2011 12:11 | Em resposta a: #272463

Caro Rui Faria,

Acerca destes Francisco Fernandes e Ana Fernandes das Quintãs, apenas consegui localizar o seu assento de casamento, em Póvoa de Lanhoso, Santo Emilião a 24.4.1686, no frame 52 do Familysearch que acedi por aqui: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=275255

O problema é que contêm pouca informação e os livro são muito confusos. Tem alguma dica?

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

mendes de abreu de Sta Eulália da Nespereira

#340489 | jmnovais | 05 jan 2014 17:52 | Em resposta a: #270812

tenho dois ramos de Abreus de Nespereira:
Ana Fernandes de Abreu, filha de José de Abreu e Custódia Mendes de Abreu, casa, em 1820, com Manuel Gonçalves(*1787), filho de Bento Gonçalves (n. 1746) e Antónia Mendes de Abreu (n. 1751), casados a 24 Mar 1770, ela filha de António Mendes e Joana Mendes de Abreu, todos da Nespereira.

Estou com dificuldades em encontrar o casamento de António Mendes e Joana de Abreu. Algum confrade dispõe de dados sobre estas pessoas? Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: mendes de abreu de Sta Eulália da Nespereira

#340492 | jmnovais | 05 jan 2014 19:02 | Em resposta a: #340489

André de Abreu, filho de Pedro Lopes e de Jerónima de Abreu, casa 23 Jul 1723 na Nespereira, com Maria Mendes, filha de Manuel Mendes de Cezim. Habilitação do neto de Pedro Lopes e Jerónima de Abreu (http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2319724)

Quem eram Jerónima de Abreu e Pedro Lopes? Terão casado em Nespereira?

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#351273 | natrix | 15 out 2014 22:52 | Em resposta a: #270617

Caros Rui Faria e Francisco Brito,

Será que me podem dar informações sobre o padre Cosme Novais de Campos a que se referem em duas das mensagens?

O interesse prende-se com um casamento realizado em Moreira de Rei, Fafe, em 1664, entre Pedro Novais de Campos e Francisca da Cunha Teixeira ( o padre que os casou chamava-se Francisco da Cunha - vigário em Vale de Bouro - era irmão da noiva e suponho que não será o mesmo a que se referem também numa das mensagens).

Como apenas sei que os pais do dito Pedro eram um Cosme Novais e uma Ana Mendes de Campos, mas não sei se eram, ou não, de Moreira de Rei, nem lhes conheço os ascendentes, gostaria de saber, se possível, informações sobre esse tal padre Cosme.

Antecipadamente grato,

apresento os meus melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#351274 | ruifaria3 | 15 out 2014 23:37 | Em resposta a: #270617

Caro Pedro de Sousa,

Segundo genealogia manuscrita de António de Vasconcelos e Cyrne, consultável no arquivo Municipal de Penafiel http://geadopac.cm-penafiel.pt/
Pode ler-se:

Ascendência de minha may D. Antónia Thomazia Joaquina de Magalhães m.er de meu pay Pedro de Vasconcelos e Cirne a fl. 2 e isto pela parte paterna da mesma senhora com consta de instrumentos jurídicos que conservo, e se patenteia expressamente e declara em tit.: Magalhães –

1 – António de Magalhães Novais da Cunha oriundo e natural do concelho de Felgueiras foi casar à casa e quinta da Porta sita no concelho de Unhão com Genebra Teixeira, senhora da dita quinta, aonde viveram de quem teve a sua filha seguinte, entre outros mais filhos, ditos em tít.: de Magalhães

2 – D. Catarina de Magalhães de Novais, que se segue


Dona Catarina de Magalhães de Novais foi casar à quinta de Eyra Donega com Rui Pires Rabelo de quem teve o seu filho seguinte:

3 – Cosme Novais de Magalhães, foi senhor da referida casa e quinta de Eira Donega casou com Ana Mendes de Campos, filha natural de Baltazar de Campos, morador no Couto de Refojos de Basto, Correição de Guimarães, e capitão-mor do dito Couto, e seu concelho, que sendo viúvo a teve de hua Catarina mulher solteira, e legitimou a dita filha Ana Mendes de Campos como consta da Cara Régia de Legitimação que conservo passada no Reinado de El Rei D. Filipe II, e o primeiro Rei Castelhano que governo Portugal depois do Cardeal D. Henrique aos 11 de maio de 1582. E consta que este distinto cavaleiro e capitão mor Baltazar de Campos procedera de Barroso da casa de Lama Longa; e que deste também procedera Torcato de Barros de Valmelhorado, e Gervaz de Pina de Ruivães, e os Senhores da casa da Boavista de Basto: Este Cosme Novais achando-se na cidade do Porto em 5 de abril de 1608 – serviu de testemunha de uma escritura de doação que fez minha quinta avó Isabel da Costa e Cyrne a um seu neto, sendo ela doadora já muito velha, e se declara ser ele testemunha morador na quinta de Eira Donega etc. – Teve este Cosme de Novais e a dita sua mulher Ana Mendes de Campos a seus filhos seguintes:
4 – O Rv.do Gaspar Novais de Campos presbítero do hábito de São Pedro
4 – Rev.do Cosme Mendes de Campos Presbítero do hábito de São Pedro que teve muitos filhos naturais, ou espúrios, os quais tomaram vários caminhos.
Entre outros...
Em face de documentação consultada suscita-me fundadas dúvidas a ascendência apresentada pela linha Magalhães, pelo que não a assumo.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#351278 | natrix | 16 out 2014 00:10 | Em resposta a: #270617

Caro Rui Faria,

Muitíssimo obrigado pela informação.

Irei tentar descobrir o assento de batismo do Pedro em Refojos de Basto.

Peço desculpa por lhe fazer mais uma pergunta. Tem alguma informação mais do que aquela que vem no Geneall sobre os Carvalho da Cunha Teixeira (Carvalho da Cunha, Cunha Teixeira, Teixeira da Cunha) de Celorico de Basto?

A tal Francisca da Cunha Teixeira, do Requeixo, Vale de Bouro, que casou com o Pedro, era filha de um Amador Gonçalves Garcia que casou em 1626, em Vilar de Bouro, com uma Maria Carvalho da Cunha filha de um Pedro Carvalho e de Uma Helena Teixeira (também moradores no Requeixo). Suponho que este Pedro ou esta Helena (ou ambos) serão netos de Aleixo Teixeira, Senhor da Casa do Requeixo, mas dado os nomes que constam no geneall (baseados no Felgueiras Gayo e nos "Carvalhos de Basto) não os consigo "encaixar" nas supostas famílias.

Peço desculpa por estar a abusar, mais uma vez, da sua disponibilidade.

Melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#351281 | ruifaria3 | 16 out 2014 01:34 | Em resposta a: #270617

Caro Pedro de Sousa,

Sobre Basto, nada poderei adiantar.

O mesmo autor António de Vasconcelos e Cyrne refere o seguinte relativamente a Pedro Novais:

4 - Pedro Novais de Campos filho dos sobreditos Cosme Novais de Campos e Magalhães e de sua mulher Ana Mendes de Campos, oriundo, ele da quinta de Eira Donega da freguesia de Moreira de Rei, comarca de Guimarães, e ela sua mulher dita Ana Mendes de Campos oriunda do Couto de Refojos de Basto Correição do mesmo Guimarães. Este Pedro Novais de Campos casou três vezes a 1ª com Maria Rebelo de Faria em a vila de Guimarães; a 2ª com Paula Leite de Azevedo em Basto – E a 3ª no mesmo Basto com Francisca da Cunha consta que Pedro Novais de Campos somente tivera três filhos que foram os seguintes:

5 – Pedro Campos e Magalhães, q.s.
5 – Frei Francisco dos Santos Religioso de São Francisco de vida justificada
5 – Mariana Novais da Cunha

Este Pedro de Campos e Magalhães, que foi meu bisavô por parte da dita minha mãe sei que o dito seu pai Pedro Novais de Campos o não houve de nenhuma das sobreditas três mulheres nomeadas supra, porque acho que foi dele sim, mas de Maria Dias do Vale; e como não encontro clareza que declare que com esta fosse casado, tiro a consequência que é o mais certo de que seria sua manceba: os outros dois filhos a saber o religioso Frei Francisco dos Santos e Mariana Novais da Cunha, também não sei se foram filhos legítimos de alguma ou algumas das ditas suas três declaradas mulheres ou se também da dita Maria Dias do vale, oriunda esta da dita freguesia do Couto de Moreira de Rei
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#351320 | natrix | 16 out 2014 23:01 | Em resposta a: #270617

Caro Rui Faria.

Mais uma vez, muito obrigado.

A Mariana e o Francisco eram efetivamente filhos da Francisca.

A Mariana Novais da Cunha foi a mãe de Ana de Castro Moreira que casou em S. Vicente de Passos, em 1719, com António da Cunha Moreira, o casal que já há algum tempo - talvez um ano ? - o Rui me ajudou a identificar.

Enfim, quanto ao lado Carvalho da Cunha (Cunha Teixeira ou Teixeira da Cunha), a única hipótese que vejo de tentar resolver a questão (da probabilidade a que me referi) é tentar descobrir a inquirição de genere (se existir) do padre Francisco da Cunha, cunhado do Pedro Novais de Campos e que celebrou o seu casamento em Moreira de Rei em 1664.

Pesquisei on line no Arquivo de Braga e não aparece. Sabe se isso quer dizer que, provavelmente, não existe?

Com os melhores cumprimentos.

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#351321 | ruifaria3 | 16 out 2014 23:21 | Em resposta a: #270617

Caro Pedro de Sousa,

O mais provável é que não exista inquirição. De qualquer modo, como era filho de lavradores abastados, das principais famílias da terra, é bastante provável que exista rasto em documentação coeva que ainda está por explorar. Esperemos pelas novidades dos arquivos nacionais e, quem sabe, daqui a um ano se faça luz. O lema é não desistir e estar atento.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#351322 | natrix | 17 out 2014 00:31 | Em resposta a: #270617

Caro Rui Faria,

Obrigado, mais uma vez.

Já agora, por falar em lavradores, peço só que me esclareça mais uma coisa (prometo que não lhe faço mais perguntas durante uns tempos).

Quando analiso inquirições de genere, dada a minha inexperiência, posso estar a fazer alguma confusão entre lavradores e a pequena nobreza.

A uns as pessoas referem-se, simplesmente, como sendo "lavradores" ou "lavradores honrados", a outros apenas como vivendo de suas fazendas ou de suas rendas (num caso: "de umas rendas que tomaram e de umas compras que fizeram") por vezes referindo que não têm qualquer ofício e a outros como pessoas nobres que vivem, segundo a lei da nobreza, de suas fazendas muito abastadamente.

Nestes três tipos de casos, está-se perante pessoas da mesma ou de distinta condição social?

melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#351397 | natrix | 19 out 2014 16:37 | Em resposta a: #270617

Caro Rui Faria,

Suponho que consegui eliminar a minha dúvida, especialmente através da leitura de um artigo: "O "Ethos" Nobiliárquico no final do Antigo Regime: poder simbólico, império e imaginário social" (Nuno Gonçalo Monteiro, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa).

Creio, assim, que já entendi a suposta diferença, no século XVII, entre as pessoas a que as testemunhas chamam "nobres" e que "viviam à lei da nobreza" e aquelas a quem, simplesmente, chamavam "lavradores honrados" ou outros que "viviam de suas fazendas sem qualquer ofício".

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#351399 | ruifaria3 | 19 out 2014 16:56 | Em resposta a: #270617

Caro Pedro Sousa,

Excelente leitura, não o poderia esclarecer melhor. De todo o modo se pretender um contacto mais direto poderá solicitar o meu e-mail ao moderador.

Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#351403 | natrix | 19 out 2014 18:46 | Em resposta a: #270617

Caro Rui Faria,

Muito obrigado por me disponibilizar o seu e-mail.

Não sei é como faço tal coisa. Solicito ao moderador, simplesmente?

Cumprimentos,

Pedro Sousa.

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#351427 | ruifaria3 | 20 out 2014 13:30 | Em resposta a: #270617

Caro Pedro Sousa,

Também não o sei aconselhar, mas creio que será através de mensagem ao moderador. De todo modo poderá procurar-me na comunidade do facebook e corresponder-me por aí.

Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#351429 | roz | 20 out 2014 13:47 | Em resposta a: #270617

Caro Pedro Sousa

Ao cimo desta pagina ha uns quadradinhos por baixo da barra verde. Um deles diz "moderador". Clique nele e aparece uma janela onde pode escrever a mensagem directamente ao moderador. 'E so pedir que facam o contacto.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#351448 | natrix | 20 out 2014 23:58 | Em resposta a: #270617

Caros Rui e Rosário,

Obrigado.

Por acaso já tinha ontem descoberto a forma ontem e solicitei ao moderador o e-mail de ruifaria3.

Até agora nada aconteceu....

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#351580 | natrix | 25 out 2014 12:22 | Em resposta a: #351427

Caro Rui Faria,

Já alguém lhe pediu autorização para me facultar o seu e-mail?

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#352389 | natrix | 22 nov 2014 15:27 | Em resposta a: #270617

Caro Rui Faria,

Peço desculpa por mais uma vez recorrer aos seus conhecimentos sobre a origem de famílias de Fafe e Guimarães.

Há cerca de um ano, ajudou-me a identificar os pais de Maria de Castro Peixoto - mãe de António da Cunha Moreira - casada com Domingos da Cunha em 1671.

Este Domingos da Cunha seria, supostamente, de Golães, mas não consigo identificar a sua origem familiar. Os padrinhos dos filhos ou são Costa Peixoto ou Castro Moreira (da família da mulher, portanto) com exceção de um Filipe Mendes de Guimarães e de um Cristovão Rodrigues de Carvalho de Medelo. Um filho seu - irmão de António da Cunha Moreira - usou o nome Domingos da Cunha Ribeiro.

Tem alguma informação sobre este Domingos da Cunha?

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#352395 | ruifaria3 | 22 nov 2014 16:54 | Em resposta a: #270617

Caro Pedro de Sousa,

Não possuo qualquer dado relativamente à ascendência de Domingos da Cunha, o mesmo sobre os Cunhas de Gémeos e Souto, muito embora lhe documente a origem de uns e outros. Relativamente aos Cunha de Gémeos, eram senhores de Vila Verde desde o final do século XVI. Lamento ainda não ter obtido acesso ao meu e-mail. Veja aqui: http://geneall.net/pt/forum/43497/cunhas-de-fafe/#a211358
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#352415 | natrix | 23 nov 2014 17:21 | Em resposta a: #270617

Caro Rui Faria,

Mais uma vez, muito obrigado.

Aproveito para lhe fazer mais uma pergunta: por caso sabe "de onde caiu" o padre Lourenço de Vilas Boas que, supostamente, "dá origem" aos Vilas Boas de Medelo.

Já por duas vezes solicitei o seu e-mail ao moderador e tive como resposta o mais absoluto silêncio.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa.

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#352462 | natrix | 25 nov 2014 20:40 | Em resposta a: #352395

Caro Rui Faria,

Consegui saber - através dos padrinhos dos filhos de dois casais (Pedro Novais e Catarina Antunes de Castro/Jerónima da Cunha e Francisco de Freitas) quem eram os pais do Domingos da Cunha: Torcato Antunes e Maria Novais da Varziela (Golães).

Através dos padrinhos dos irmãos do Domingos - onde aparece o padre Cosme Mendes, de Guimarães - imaginei que estivesse novamente às voltas com os Novais de Campos.

Estava, efetivamente.

Confirmei no "estudo" que me citou disponível no Arquivo Municipal de Penafiel: trata-se de Maria Novais de Campos (de Eira Donega) e de Torcato Antunes da Cunha (da Varziela).

Enfim, fico agora às voltas com o Torcato.....

Vou solicitar novamente o seu mail (pela 3.ª vez).

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#352506 | ruifaria3 | 27 nov 2014 20:04 | Em resposta a: #270617

Caro Pedro Sousa
Folgo em que estabeleceu a ligação. Chamo uma vez mais a atenção para o link que acima coloquei. Aí encontrará uma mensagem onde coloco o contacto de email.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#352526 | natrix | 28 nov 2014 20:32 | Em resposta a: #352506

Caro Rui Faria,

Muito obrigado.

Já lhe enviei um mail.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#357822 | natrix | 20 mai 2015 22:54 | Em resposta a: #352526

Caros Senhores,

Felgueiras Gayo - "Tinocos" - refere que Marta Tinoco da Silva (que herdou de seu pai a Casa da Portela, em Sampriz, Ponte da Barca) casou com Filipe Vieira " de Geraz, da Casa dos Grimpas em S. Martinho de Ferreiros (Póvoa de Lanhoso, suponho).

Foram pais - seguindo o Felgueiras Gayo - de Maria Vieira Tinoco ou Maria de Vasconcelos Vieira (suponho que o Vasconcelos virá do pai).

Alguém tem alguma informação sobre este Filipe Vieira?

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#357823 | natrix | 20 mai 2015 22:59 | Em resposta a: #357822

Peço desculpa, esqueci-me de situar a questão cronologicamente.

Filipe Vieira terá vivido no início de século XVII, já que a sua neta Maria Pereira Correia - filha de Maria Vieira Tinoco - casou em 1678.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#365546 | juliovalerego | 29 jan 2016 13:00 | Em resposta a: #270811

Eu descendo desta referida família "Vale" de Monsul que entretanto, durante o séc.XVIII, evoluiu este apelido para "Vale Rego".
A ligação com os "Vieira" , mais concretamente "Matos Vieira" acontece com o casamento de minha antepassada Clara Luíza do Valle Rego com Joaquim Matos Vieira. Deste casamento resultaram (que eu conheça) cinco filhos, a saber: António Caetano Matos Vieira (padre). José Caetano Matos Vieira; Francisca Teresa Matos Vieira; João Caetano Matos Vieira e Manuel Francisco Matos Vieira.
O Constantino do Valle Rego é um dos nove irmãos de Clara Luíza do Valle Rego, filhos do Diogo do Valle Rego e de Antónia Tereza A.Ribeiro do Vale.
O Constantino (José) do Vale (padre) é irmão do Diogo do Vale Rego, filhos do Manoel do Vale e Marianna (Maria Anna) Álvares Araújo.
Melhores cumprimentos, JúlioValeRego

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#377748 | Canuta | 12 fev 2017 15:13 | Em resposta a: #357822

Boa tarde

Caro Pedro Sousa, ao consultar este tópico deparei-me com uma informação sua relativa a uma Marta Tinoco da Silva. Pergunto-lhe se conhece a existência de alguma relação entre essa Marta e um António Fernandes Tinoco da Silva (filho natural de Damião Tinoco da Silva) que casou em 5/6/1724 com Mariana Martins, na freguesia de Sto Emilião.

Desde já agradeço qualquer informação.

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#377837 | natrix | 17 fev 2017 00:21 | Em resposta a: #377748

Cara Canuta,

Não conheço ligação alguma entre a dita Marta Tinoco da Silva e as pessoas que refere.

Porém, como o Arquivo de Viana ainda não tem digitalizados muitos paroquiais, a referência que tenho relativamente a esta Marta é apenas a do Felgueiras Gayo, ou seja, ainda não confirmei se era esse realmente o seu nome e o do seu marido.

Quanto à sua descendência, mais ou menos "imediata", tenho alguns nomes confirmados mas respeitam a uma única "linha" destes "Tinoco da Silva" que creio que estão ligados também à zona da Póvoa de Lanhoso.

Aproveito para a informar que, de momento, "ando às voltas" com a ascendência do Francisco Martins da Silva e da Senhorinha Francisca (muito especialmente com a "enigmática" Lucrécia da Fonseca).

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#377854 | Canuta | 17 fev 2017 23:45 | Em resposta a: #377837

Caro Pedro Sousa,

Muito lhe agradeço a sua atenção. Quem sabe se com mais algumas informações se consegue estabelecer uma relação entre todos estes "Tinoco da Silva"...

Continuarei atenta a este tópico.

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#377856 | natrix | 18 fev 2017 01:28 | Em resposta a: #377854

Cara Canuta,

Não tem de que agradecer.

Disponha.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#404041 | C Cunha | 12 jun 2018 18:04 | Em resposta a: #357822

Caro Pedro Sousa

Dentro do tópico dos Vieira Tinoco, pesquiso neste momento a família Vieira Tinoco, sec XVIII, de Santa Maria de Moure, concelho de Póvoa de Lanhoso.
Manuel António Vieira Tinoco - casou em 1796 com Maria Thereza de Mattos (todos de Moure)
No registo de casamento apenas consta como filho natural de Maria Theresa Tinoco (Moure?Águas Santas?) poderá ser irmã de um José Carlos Tinoco. O apelido Vieira Tinoco permanece pelas sucessivas gerações, poderá estar relacionado com os Vieira Tinoco do séc XII que refere na sua mensagem?
Agradeço qualquer informação relativa a Maria Teresa Tinoco e/ou estes Vieira Tinoco de Stª Mª de Moure.

Cumprimentos
C. Cunha

Resposta

Link directo:

Vieiras Santo Emilião Póvoa de Lanhoso - Constantino do Vale Vieira

#429254 | leiterafaelo | 01 dez 2020 04:27 | Em resposta a: #270617

Olá, também busco informações sobre esta família. No caso, sobre o casal formado por Antônio Vieira e Senhorinha Leite, ambos da Póvoa de Lanhoso, onde imagino terem nascido por volta de 1720. O filho de Ambos, José da Silva Leite, veio para o Brasil nesta mesma época.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 06:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen