Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas | Regiões

Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#274293 | RMMacedo | 10 abr 2011 09:21

Bom Dia

Caros confrades: existe alguma obra onde esteja estudada a Casa do Burgueto, em S. Pedro de Britelo, Celorico de Basto? Na base de dados apenas encontrei este link : http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=546616 , e interessava-me conhecer a ascendência paterna desta Senhora, D. Teresa Guiomar Alvares Coelho.

A todos um bom Domingo

R. Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#274296 | aeiou2 | 10 abr 2011 11:51 | Em resposta a: #274293

Bom dia,

Como tem os pais da senhora, pode a partir daí pedir fotocópias dos assento de casamento dela, e dos pais e assentos de baptismo dos pais e por aí fora, ou então ver se já estão no e.tombo para serem pesquisados pelo próprio

Bons resultados
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#274439 | CAPICUA | 12 abr 2011 19:59 | Em resposta a: #274293

Caro R. Macedo,

Pode ver aqui o nescimento de Teresa e a indicação dos avós paternos. Estava a pesquisar outra pessoa na mesma página deste registo.https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/pal%3A/MM9.1.i/dgs%3A004669648.004669648_00175 ( Paroquiais Briitelo Pag.172,direita em baixo, na net)
Já agora, sempre conheci como Casa do Burguete, e não "Burgueto" mas posso estar equivocada. No final de semana vou a Celorico e confirmo.
Cumprimentos,

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#274450 | RMMacedo | 12 abr 2011 21:45 | Em resposta a: #274439

Caras Ana e Maria Oom Oliveira Martins,

Muito obrigado pelas sugestões e indicações, e pela maçada a que a Ana se deu! Fico-lhe muitíssimo grato pela simpatia e disponibilidade.
Tenho vindo a fazer algum trabalho de pesquisa, e a intenção subjacente a este "post" era encontrar uma obra - ou , idealmente, algum participante deste Fórum - que tivesse feito um estudo mais aprofundado desta Família e Casa, de modo a dar alguma "substância", por assim dizer, aos nomes que encontrei (v.g., profissões; em que seria Licenciado o Jacinto Álvares Coelho..etc.)
Como sabem, só uma pesquisa aturada nos registos das universidades, inquirições, etc., mo permitirão, e a escassez de tempo não facilita a tarefa. A Ana tem razão, em todos os Assentos que consultei se alude a "Burguete", (quer a Casa, quer o Lugar) e não "Burgueto" - adoptei a grafia que consta do link a que aludi, no pressuposto de que o nome se teria modernizado... apesar de, pessoalmente, não ter adoptado o acordo ortográfico!
Com os melhores cumprimentos,
R. Macedo

Resposta

Link directo:

Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#365059 | Canuta | 12 jan 2016 23:05 | Em resposta a: #274293

Boa noite!

Procuro informações sobre o licenciado Jacinto Álvares Coelho que esteve ligado ao lugar de Burguete. Ao deparar-me com este tópico aberto e com referência a este nome, venho aqui na esperança de que me seja dado algum esclarecimento sobre a ascendência desta pessoa e já agora qual a área em que era licenciado.

Grata pela atenção

Canuta

Resposta

Link directo:

Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#365148 | Canuta | 16 jan 2016 18:44 | Em resposta a: #274293

Boa tarde!

Continuo à procura de informações sobre o licenciado Jacinto Álvares Coelho; Sei que teve pelo menos um filho (Dr Francisco Xavier) com Potenciana Rodrigues e uma filha (Mariana Mendes) com Ana Mendes. Sei ainda que a vida dele está associada à casa do Burguete em Britelo.

Agradeço qualquer ajuda sobre esta pessoa.

Canuta

Resposta

Link directo:

Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#367181 | Canuta | 18 mar 2016 23:52 | Em resposta a: #274293

Boa noite

Renovo o meu pedido.

Obrigada

Canuta

Resposta

Link directo:

Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#367212 | AntonioGonçalves | 19 mar 2016 22:33 | Em resposta a: #367181

Prezado Canuta

Estes dados não são nenhuma resposta, mas sim, achei que pode ser-lhe interessante os elementos deste assento de batismo em S. Salvador de Pedralva:

- Domingos, b. 30.3.1645, filho de Damião Luis e Antonia Francisca, P. Domingos Gil, Crespos e Isabel Fernandes a canuta, rua dos Chãos, Braga, Padre Martinho Antunes Godo, vigario

Bom Domingo

Resposta

Link directo:

Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#367240 | Canuta | 20 mar 2016 13:40 | Em resposta a: #367212

Caro António

De facto esse assento parece-me que nada tem que vá de encontro aos diferentes rumos das minhas pesquisas, de qualquer forma achei-o curioso.

Assim, mais uma vez lhe agradeço a sua participação e as suas dicas.

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#367249 | AntonioGonçalves | 20 mar 2016 16:05 | Em resposta a: #367240

Prezado Canuta


A curiosidade que me levou a enviar o dito assento, é a alcunha [da Isabel Fernandes, rua dos chãos, Braga, se chamar] Canuta, nome que subscreve e que poderia, quem sabe, ter ligações.

Bom domingo

Resposta

Link directo:

Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#367262 | Canuta | 20 mar 2016 19:10 | Em resposta a: #367249

Caro António

Eu percebi a associação que fez, daí ter considerado o referido assento como curioso. Reconheço que o nome Canuta não é de todo vulgar, mas, no meu caso, eu só o uso como homenagem a um bisavô de nome próprio Canuto e por quem nutro uma tremenda admiração.

De qualquer forma, mais uma vez lhe agradeço imenso a sua tentativa de colaboração nesta minha procura familiar.

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#371812 | Canuta | 11 jul 2016 11:34 | Em resposta a: #274293

Bom dia

Renovo o meu pedido na procura de informações sobre o licenciado Jacinto Álvares Coelho. Acrescento ás informações já fornecidas neste tópico que para além de ele ter sido pai de Mariana Mendes (1703) e de Francisco Xavier Álvares Coelho de Azevedo (1707), foi também pai de um Jacinto (em 1710) e de uma Maria da Conceição (1712).

Obrigada

Canuta

Resposta

Link directo:

Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#372379 | paulalf | 23 jul 2016 11:33 | Em resposta a: #371812

Bom dia
Verifico que procura informações sobre Jacinto Álvares Coelho. Eu tambem. Gostaria de saber se recorreu a FamilySearch?
Obrigada
Paula

Resposta

Link directo:

Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#372382 | Canuta | 23 jul 2016 15:15 | Em resposta a: #372379

Boa tarde

De facto, continuo à procura de informações sobre esta pessoa. Todas as informações que recolhi, até ao momento, foram extraídas dos livros digitalizados disponibilizados pelo Tombo.

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#372474 | paulalf | 25 jul 2016 18:17 | Em resposta a: #372382

Obrigada. Estes livros sao os mesmos que sao acessiveis pela family search, ou seja, os registos paroquiais. Se eu conseguir descobrir alguma coisa entrarei em contacto.

Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#377220 | Canuta | 20 jan 2017 17:24 | Em resposta a: #372474

Boa tarde!

Cara Paula, depois de algum tempo sem procurar nada sobre este assunto, nos últimos dias retomei esta procura e tenho novidades que julgo lhe poderão interessar.
Assim, consultando "índice de alunos da Universidade de Coimbra", descobri que Jacinto Coelho frequentou nesta Universidade, a faculdade de Leis, entre 1683 e 1691. Diz ainda que é filho de António Coelho.

Procurando nos assentos de batismo de Britelo encontrei aquela que julgo ser a data de nascimento (23/11/1662) de Jacinto (muito embora o nome da mãe - Ângela - não me pareça correto...).

Encontrei, nos registos de Britelo, o assento de casamento (10/04/1660) de António Coelho (filho de Paulo Coelho e de sua mulher Ana Francisca, do Burguete), com Maria Álvares (filha de Mateus Álvares e de sua mulher, já defuntos)

Encontrei ainda os assentos de batismo de mais 4 filhos deste casal António Coelho e Maria Álvares.

Espero, de alguma forma, ter ajudado as suas pesquisas...

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Casa do Burgueto - S. Pedro de Britelo - Celorico de Basto

#377401 | paulalf | 27 jan 2017 19:32 | Em resposta a: #377220

Cara Canuta

Muito obrigada por esta informacao. So tive oportunidade de responder agora. Dei uma vista de olhos e vou tentar ver se encontro alguma coisa. Se conseguir mando uma mensagem.

cumprimentos

Paula

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 07:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen