Capelas particulares

Este tópico está classificado nas salas: Património

Capelas particulares

#275527 | maluaze | 01 mai 2011 20:02

Gostaria de saber se alguem pode me ajudar,com informações sobre a capela Santo Antonio,em Milheirós de Poiares,concelho de santa maria da Feira,distrito de Aveiro.Moro no Brasil e não tenho encontrado informações na internet.Agradeço muito,qualquer informação.Maluaze.

Resposta

Link directo:

RE: Capelas particulares

#321308 | maluaze | 18 jan 2013 23:30 | Em resposta a: #275527

Renovo o pedido!
Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Capela particular- Milheiró de Poiares-Santa Maria Feira

#321310 | HRC1947 | 18 jan 2013 23:56 | Em resposta a: #321308

Cara Senhora;

.... Veja se isto lhe interessa.
http://www.verportugal.net/Aveiro/Santa-Maria-Da-Feira/Argoncilhe/Patrimonio/Capela-de-Santo-Antonio=004
http://eb1-impoiares.edu.pt/terra.htm
---
Cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Capela particular- SANTO ANTÓNIO - Milheiró de Poiares-

#321311 | HRC1947 | 19 jan 2013 00:09 | Em resposta a: #321310

Cara Senhora;

.... Segue a foto da Capela Particular,

"A capela de Santo António trata-se de um monumento religioso barroco, que data do século XVIII (1715). Aliás, esta data foi a responsável pela atribuição do nome “1715” ao restaurante que se encontra mesmo ao lado da capela e que resultou do restauro e expansão do edifício. O restaurante foi criado, mas a capela manteve-se intacta, com a imagem de Santo António na fachada do edifício. "
---
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a4/Capela_de_St._Ant%C3%B3nio.jpg

Os m/ cumprimentos
HRC
.

Resposta

Link directo:

RE: Capela particular- Milheiró de Poiares-Santa Maria Feira

#321322 | maluaze | 19 jan 2013 09:11 | Em resposta a: #321310

Caro HRC.
A capela a que me refiro é a do segundo link que me enviou.Infelizmente só cita o nome e não diz nada.
Mesmo assim, agradeço pelo seu empenho em me ajudar,
Obrigada pela sua dedicação.
Os detalhes que procuro são da capela Santo Antonio, de Dentazes, Milheirós de Poiares.
Mais uma vez ,obrigada.
Malu.

Resposta

Link directo:

RE: Capela particular- Milheiró de Poiares-Santa Maria Feira

#321435 | HRC1947 | 19 jan 2013 20:52 | Em resposta a: #321367

Cara Maluaze:
Não entendo o porquê da sua dificuldade?
... A Confreira é a própria a confirmar que a Capela Particular
que lhe enviei a [ Foto ] é a que procura.... Viu, tudo bem para
si... mas a foto não diz nada!!!.. [ as fotos em principio não têm
legenda!! ].
Se reparar a minha mensagem vai devidamente enquadrada, onde
pode ler o pequeno " historial " da capela...
---------------
""RE: Capela particular- SANTO ANTÓNIO - Milheiró de Poiares- 19-01-2013, 00:09
Autor: HRC1947 [responder para o fórum] Cara Senhora;

.... Segue a foto da Capela Particular,

"A capela de Santo António trata-se de um monumento religioso barroco, que data do século XVIII (1715). Aliás, esta data foi a responsável pela atribuição do nome “1715” ao restaurante que se encontra mesmo ao lado da capela e que resultou do restauro e expansão do edifício. O restaurante foi criado, mas a capela manteve-se intacta, com a imagem de Santo António na fachada do edifício. "
---
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a4/Capela_de_St._Ant%C3%B3nio.jpg
Os m/ cumprimentos
HRC
--------
... Assim, creio que a Maluaze nunca vai chegar a parte alguma, e deixe que lhe diga, que também
não tem sabido aproveitar o beneficio das pessoas que lhe oferecem apoio.
Cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Capela particular- Milheiró de Poiares-Santa Maria Feira

#321436 | maluaze | 19 jan 2013 21:40 | Em resposta a: #321435

Desculpe se não me fiz entender, mas a foto é de outro lugar, e não de Dentazes, Milheirós de Poiares.Na minha pesquisa, encontrei várias capelas com o nome de Santo Antonio.Mas que eu procuro é particular.
Maluaze.

Resposta

Link directo:

RE: Capela particular- Milheiró de Poiares-Santa Maria Feira

#321440 | HRC1947 | 19 jan 2013 22:31 | Em resposta a: #321436

---

Até ao princípio deste século, Milheirós de Poiares tinha uma igreja muito antiga e acanhada para a sua população. Em 1900, alguns milheiroenses resolveram construir um novo templo que foi benzido pelo bispo do Porto, D. António Barroso, em 1907. Tem nove altares, três dos quais de grande valor artístico, em estilo renascença. Um deles tem uma imagem de rara beleza e valor artístico visto ter a imagem de Nossa Senhora do Carmo, que veio de Paris. Merecem uma visita o adro da igreja e as avenidas das Ameixoeiras, obra do benfeitor da terra Dr. Crispim Borges de Castro, o grandioso edifício da escola primário e a Quinta do Seixal.

Milheirós tem quatro capelas dedicadas respectivamente a S. Geraldo, Nossa Senhora das Dores, Santa Eugénia e [[ Santo António. ]] As duas primeiras são públicas as outras DUAS são particulares.

A capela de S. Geraldo é histórica, pois durante séculos aqui se realizou uma grande e tradicional romaria ao santo arcebispo de Braga. Celebra-se no dia 5 de Dezembro.

A capela de Nossa Senhora das Dores dedicada até meados do século passado a s. João Baptista, também é muito antiga. Nela faz-se anualmente uma festa à Senhora das Dores.

A capela de Santa Eugénia foi pertença do Dr. Eugénio Moreira, proprietário da Quinta do Seixal. A capela de Santo António..... [[ segundo consta está agregada a um Restaurante com designação ** 1715 ** .....]]

http://www.verportugal.net/Aveiro/Santa-Maria-Da-Feira/Argoncilhe/Patrimonio/Capela-de-Santo-Antonio=004

Ainda importa registar a existência de três cruzeiros: um no largo situado em frente ao adro da igreja paroquial, outro no adro da capela de S. Geraldo e outro ainda perto da capela e junto à estrada de Gaiate.

Milheirós de Poiares não tem casas de brasão, mas parece ter sido em séculos berço de nobres famílias. A família Perestelo teve aqui a sua residência. Eram fidalgos italianos da lombardia que no século XV, por mercê dos reis de Portugal, começaram a gozar privilégios de nobreza e a usar brasão de armas. Tinham a vocação do mar, e de entre os seus membros foi Bartolomeu Perestelo que se notabilizou. Notável navegador, este homem dos descobrimentos portugueses pertenceu à gloriosa plêiade dos que acompanharam e realizaram o grandioso sonho do Infante D: Henrique. Hoje, cinco séculos já passados, ainda se encontram descendentes destes antigos fidalgos a usar o sobrenome de Perestelo.

Milheirós tem duas casas que merecem especial referência. São elas a casa da Mâmoa e a casa da Eira, que embora recentes são importantes para a história da freguesia.

Da casa da Mâmoa, que tem dois séculos, pelo menos, de existência, saíram homens de merecimento, tais como o Dr. Rufino Joaquim Borges de Castro; o visconde das Devesas, António Joaquim Borges de Castro; os Drs. Rodrigo e Manuel José Borges de Castro e Dr. Crispim Teixeira Borges de Castro, proprietário da casa e sem dúvida um dos filhos mais categorizados e beneméritos das Terra.

Dr. Crispim Teixeira Borges de Castro era médico (mas, não levava dinheiro pelas consultas) e também foi político. Deu terreno para a construção da escola, mandou construir a cantina (das 1ªs em Portugal), dava prémios aos melhores estudantes da escola e chegou mesmo a empenhar a sua própria casa em benefício da sua terra. À sua morte, deixou todos os seus bens à freguesia; na sua antiga casa está instalado o Centro Social, doou os terrenos da urbanização junta à igreja, os da Gândara, os do Centro Comercial e muitos outros matos mais distantes.

A casa da Eira deu à Nação e à Feira homens de valor e prestígio. Nela nasceram o doutor Guilherme Moreira (Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, com várias obras publicadas) e seu irmão Dr. Gaspar Moreira e donde descendem os engenheiros Dr. Eugénio Moreira e Dr. António Moreira Martins.

A par destes homens é justo citar outros filhos ilustres da freguesia. São eles o P. Manuel de Oliveira e Costa e D. Sebastião Soares Resende que foi bispo da Beira.
--------

http://eb1-impoiares.edu.pt/terra.htm

---
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Capela particular- Milheiró de Poiares-Santa Maria Feira

#321457 | maluaze | 20 jan 2013 09:28 | Em resposta a: #321440

Muito obrigada.A capela referida é essa citada.Pena não existirem mais dados.Ela pertenceu a família Pinho Maia até a década de 70, que era a família de meu avô.Depois os membros da família morreram e não consigo levantar dados sobre sua construção, a quem pertence hoje etc.
Agradeço pelo seu empenho.

Maluaze.

Resposta

Link directo:

RE: Capela particular - Milheirós de Poiares

#321502 | DSS | 20 jan 2013 19:28 | Em resposta a: #321457

Cara Maluaze,

Vai aqui uma grande confusão, que, diga-se, não se deve si. As fotos que aqui aparecem não são da capela de Santo António da freguesia de Milheirós de Poiares, mas de uma capela existente na freguesia de Argoncilhe. Porém, vejo que já deu pelo erro.

Quanto aos dados que procura, talvez o melhor seja contactar o Arquivo Episcopal do Porto, para:

arquivo@diocese-porto.pt

Pergunte se lá estão os autos de justificação da capela, ou os autos de património da mesma. O Dr. João Paz, responsável pelo arquivo, é muito atencioso.

A resposta vai depender da época em que a capela foi erigida.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Capela particular - Milheirós de Poiares

#321503 | maluaze | 20 jan 2013 19:43 | Em resposta a: #321502

Obrigada, Daniel.Sei que a capela da foto não é a que me refiro, porque a conheci quando criança.Vou fazer o que me sugeriu,já que não sabia a quem me reportar.Agradeço pela gentileza.
Maluaze.

Resposta

Link directo:

Capelas particulares

#378324 | jsr | 05 mar 2017 14:57 | Em resposta a: #275527

Veja a mensagem privada que recebeu. Obrigado

Resposta

Link directo:

Capelas particulares

#414358 | filtro | 02 mai 2019 19:09 | Em resposta a: #275527

Boa Tarde.
Sou de Milheiros de Poiares sou Serafim Costa se quiser pode me adicionar no facebbok e conheço a Capela de Dentazes inclusive a minha Mãe conhece os seus familiares que foram os donos da Capela se quizer o meu mail é este quadrapus.store"gmail.com e meu telefone 916919613 e pode me falar para a ajudar .
Bem Haja
Serafim Costa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 23:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen