Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#287661 | PP | 20 set 2011 21:10

Caros confrades,

Encontro-me actualmente a investigar as origens dos Nogueira, pelo que gostaria de trocar informações com descendentes deste apelido que tenham antepassados nos seguintes locais:

Paradela do Monte, freguesia de Santa Maria de Louredo, concelho de Santa Marta de Penaguião, Vila Real;

Cotorinho, freguesia de Santo André da Campeã, concelho e distrito de Vila Real.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#345222 | PP | 18 abr 2014 16:14 | Em resposta a: #287661

Caros confrades,

Renovo o pedido.

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#345235 | GoldenDays | 18 abr 2014 20:47 | Em resposta a: #345222

Prezado Confrade,

Os meus avoengos maternos são de São João de Lobrigos. No decurso das minhas pesquisas deparei-me com alguns colaterais que descendem de um JOÃO NOGUEIRA de Paradela do Monte e que estão na minha base de dados.

Permito-me transcrever em seguida a lista de descendentes deste indivíduo decerto incompleta mas que certamente entroncará nos seus Nogueiras. Não possuo qualquer outro elemento visto que foi um ramo que não tive interesse em continuar a explorar.

Cordialmente
Ribeiro de Araújo

--------------------------------------------------------

DESCENDENTES DE JOÃO NOGUEIRA

GERAÇÃO I
1.1 João Nogueira Nascido em Lugar de Paradela do Monte, Santa Maria do Louredo, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal. Foi casado com Ana Alves, nascida em Lugar de Paradela do Monte, Santa Maria do Louredo, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal. Filhos deste casamento:
- João Alves Nogueira [2.1]

GERAÇÃO II
2.1 João Alves Nogueira Nascido em Lugar de Pulgeiros, Moura Morta, Peso da Régua, Vila Real, Portugal, filho de João Nogueira (ver em 1.1) e Ana Alves.foi casado com Maria Joaquina de Queirós, nascida em Lugar de Pulgeiros, Moura Morta, Peso da Régua, Vila Real, Portugal. Filhos deste casamento:
- 1778 -1860 Manuel José Nogueira [3.1]

GERAÇÃO III
3.1 Manuel José Nogueira Nascido em 16 de Março de 1778, falecido em Lugar de S. Gonçalo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 20 de Julho de 1860, filho de João Alves Nogueira (ver em 2.1) e Maria Joaquina de Queirós. Casou com Ana Preciosa em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 9 de Maio de 1799. Fiilhos deste casamento:
- 1808 -1870 José Manuel Nogueira [4.1]
- Gracinda Rosa [4.2]

GERAÇÃO IV
4.1 José Manuel Nogueira Nascido em cerca de 1808, falecido em Lugar de S. Gonçalo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 19 de Outubro de 1870, filho de Manuel José Nogueira (ver em 3.1) e Ana Preciosa. ; casou com Margarida Augusta (ou da Conceição), nascida em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, cerca de 1815, falecida em Lugar de S. Gonçalo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 23 de Dezembro de 1887, sepultada em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal. Filhos desta relação:
- 1835 Maria Emília [5.1]
- Ana Augusta [5.2]
- 1850 -1931 Maria da Conceição Nogueira [5.3]

4.2 Gracinda Rosa Nascida em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, filha de Manuel José Nogueira (ver em 3.1) e Ana Preciosa. Casou com Francisco Fernandes, nascido em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal. Fiilhos deste casamento:
- 1836 1840 Albino Fernandes [5.4]
- António Fernandes [5.5]

GERAÇÃO V
5.1 Maria Emília Nascida em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em entre 1835 e 1836, foi batisada no mesmo local, filha de José Manuel Nogueira (ver em 4.1) e Margarida Augusta (ou da Conceição). Casou com António Paulo em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 27 de Abril de 1861, nascido em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, entre 1831 e 1832; foi batisado no mesmo local. Fiilhos deste casamento:
- 1874 Ana Augusta (ou de Jesus) [6.1]

5.2 Ana Augusta Filha de José Manuel Nogueira (ver em 4.1) e Margarida Augusta (ou da Conceição). Casou com António Martins Canelha em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 26 de Maio de 1871, nascido em Louredo, Vila Real, Portugal, cerca de 1839.

5.3 Maria da Conceição Nogueira Nascida em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, entre 1850 e 1852, foi batisada no mesmo local, falecida em Lugar de S. Gonçalo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 16 de Março de 1931, filha de José Manuel Nogueira (ver em 4.1) e Margarida Augusta (ou da Conceição). Casou com José Martins Canelha em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 24 de Dezembro de 1874, nascido em Santa Maria do Louredo, StªMarta de Penaguião, Vila Real, Portugal, cerca de 1851, batisado no mesmo local, falecido antes de Março de 1931.

5.4 Albino Fernandes Nascido em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 14 de Abril de 1836, batisado no mesmo local, filho de Francisco Fernandes e Gracinda Rosa (ver em 4.2). Casou com Maria da Conceição José em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 2 de Julho de 1860, nascida em S. Pedro de Loureiro, Peso da Régua, Vila Real, Portugal, em 26 de Dezembro de 1843, batisada no mesmo local.

5.5 António Fernandes Nascido em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, cerca de 1840, batisado no mesmo local, filho de Francisco Fernandes e Gracinda Rosa (ver em 4.2). Casou com Maria Rosa em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 15 de Novembro de 1874, nascida em Valdigem, Lamego, Viseu, Portugal, cerca de 1872, batisada no mesmo local.

GERAÇÃO VI
6.1 Ana Augusta (ou de Jesus) Nascida em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, cerca de 1874, batisada no mesmo local, filha de António Paulo e Maria Emília (ver em 5.1). Casou com António Ferreira em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 21 de Agosto de 1897, nascido em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, entre 1871 e 1872, batisado no mesmo local, falecido no mesmo local em 21 de Dezembro de 1936.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#345252 | PP | 19 abr 2014 02:16 | Em resposta a: #345235

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Obrigado pela sua atenção e partilha de dados.

Na minha base de dados encontro um João Nogueira, do Lugar de Paradela do Monte», freguesia de Louredo, Santa Marta de Penaguião, casado com Ana Álvares/Ana Alves/Ana Gonçalves. Casaram a 24.08.1738, na Igreja da Nossa Senhora da Purificação, Louredo, Santa Marta de Penaguião.

Serão as mesmas pessoas que cita na 1.ª geração? É bem provável...

Porém, o filho João Alves Nogueira ter nascido no Lugar de Pulgeiros, freguesia de Moura Morta, Peso da Régua, deixa-me algumas dúvidas que seja o mesmo casal, dado que, os filhos que encontrei, nasceram na dita freguesia de Louredo. Mas é possível que a dada altura tenham ido para lá.

Em 06.11.1793, foi batizado João, na Igreja de Santo André, Campeã, Vila Real. Foi batizado pelo «P.e António Miz Troca cuatjutor[sic]» (padre António Martins Troca, coadjutor), tendo recebido os «Santos Óleos»; foram padrinhos de batismo: João (tio materno do batizado), filho de Manuel de Queirós (avô materno do batizado), e Maria Nogueira, do Lugar de Lobrigos (pode ser o lugar da freguesia de Lobrigos-São João Baptista ou o da freguesia de Lobrigos-São Miguel, Santa Marta de Penaguião); foram testemunhas: António Teixeira, do Lugar de Paradela, e Manuel, filho de João Alves Nogueira, do Lugar de Moura Morta, freguesia de «Sam Bras» (São Brás), «Bispado do Porto» (atualmente freguesia de Peso da Régua, Vila Real).

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#345267 | GoldenDays | 19 abr 2014 13:48 | Em resposta a: #345252

Caro Confrade PP (perdoe-me o tratamento pela sigla mas desconheço o seu nome),

Agradeço os comentários na sua resposta. Revi a minha base de dados, mormente o assento de casamento de Manuel José Nogueira com Ana Preciosa, o qual é bastante explícito e que abaixo me permito transcrever acompanhado de algumas notas.

O Manuel, filho de João Alves Nogueira, como abaixo sugiro nas notas deverá ter mesmo nascido em Paradela do Monte. Assim sendo parece-me que esclarecemos a questão pois trata-se do mesmo indivíduo, comum às nossas bases de dados.

Finalmente, face à informação que transcreve no último parágrafo da sua mensagem, agradeço que me verifique na sua base de dados quem são os pais do João nascido em 06.11.1793.

Quanto à freguesia de Maria Nogueira em Lobrigos, parece-me que é a de São João de Lobrigos que engloba, entre outros, os Lugares de S. Gonçalo, a Sul, e de Vila Maior, a Leste, por trás de uns montes. Conheço relativamente bem esses locais das férias da minha meninice.

O Manuel José Nogueira, filho de Maria Joaquina de Queirós e de João Alves Nogueira, faleceu no Lugar de São Gonçalo em São João de Lobrigos. A sua esposa Ana Preciosa e os pais eram do Lugar de Vila Maior, também de São João de Lobrigos. Os Nogueira, portanto, radicaram-se em Lobrigos, no Lugar de São Gonçalo, pertencente à freguesia de São João de Lobrigos (e não em São Miguel de Lobrigos).

Abraço amigo do
Ribeiro de Araújo

_________________________________________________
TRANSCRIÇÃO DO ASSENTO DE CASAMENTO DE 1739-05-09

Aos nove dias do mês de Maio do presente ano de mil setecentos noventa e nove, nesta Paroquial Igreja de São João de Lobrigos, em minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas, apresentando-me primeiro Certidões dos seus batismos e de banhos corridos nesta mesma Igreja e na de Moura Morta, isento de Malta, sem impedimento algum Canónico, nem eu saber que o houvesse, se receberam com palavras de presente por marido e mulher na forma que determina o Sagrado Concílio Tridentino e Constituição deste Bispado do Porto Manuel José Nogueira filho legítimo de João Alves (Alvez) Nogueira e de Dona Maria Joaquina de Queirós do Lugar de Pulgeiros, freguesia de Santa Comba de Moura Morta, isento de Malta, neste Bispado do Porto, neto paterno de João Nogueira e de sua mulher Ana Alves (Alvez) do Lugar de Paradela do Monte, freguesia de Santa Maria do Louredo do Arcebispado de Braga, e neto materno de Manuel da Silva e de sua mulher Dona Clara da Fonseca do dito Lugar de Pulgeiros, com Ana Preciosa filha legítima de José Pinto de Carvalho, e de Joana Luísa do Lugar de Vila Maior desta freguesia de São João de Lobrigos e neta paterna de Alexandre Pinto e de sua mulher Teresa de Carvalho desta mesma freguesia de Lobrigos e neta materna de Manuel de Carvalho e de sua mulher Maria Arcangela ambos do Peso da Régua e tudo deste Bispado do Porto.
Foram testemunhas presentes o Reverendo Doutor António Álvares (Alvarez) Rodrigues e o Reverendo Joaquim Bernardo de Figueiredo ambos desta mesma freguesia de Lobrigos

Notas:
1) O Pároco neste mesmo assento tem o cuidado de utilizar grafias distintas: em Alves (escreve Alvez) e em Álvares (escreve Alvarez) para apelidos semelhantes; o Reverendo António Álvares Rodrigues, assina claramente como Alvarez no final do Assento;

2) Os banhos correm também na Igreja de Moura Morta; depreende-se que é o local de batismo do nubente Manuel José Nogueira;

3) A família dos avós maternos e da mãe do nubente é de Pulgeiros; o mais provável é que o pai do nubente tenha nascido em Paradela do Monte e tenha ido viver para o Lugar de Pulgeiros de onde a esposa era natural. Nesse Lugar deve ter nascido o filho Manuel José Nogueira, tanto mais que se confirma que os banhos correram na Igreja de Moura Morta. Caso assim seja, o Pároco deu o Pai - João Alves Nogueira - erroneamente neste assento de casamento como sendo de Pulgeiros, confusão que considero provável visto que seria o local de residência.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#345269 | PP | 19 abr 2014 14:52 | Em resposta a: #345267

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Obrigado pela sua atenção.

João é filho de José TEIXEIRA e de Maria Martins NOGUEIRA; n. a 29.10.1793, na Campeã, Vila Real.

João é bisneto de João Nogueira e de Ana Álvares, do Lugar de Paradela do Monte, Louredo, S.ta Marta de Penaguião.

Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Baptismo de Campeã - Vila Real (1780-08-18 a 1794-06-22) (Campeã, Vila Real, Vila Real, Portugal, Paróquia de Campeã, 1780-08-18 a 1794-06-22), Arquivo Distrital de Vila Real, Avenida Almeida Lucena, n.º 5, 5000-660 Vila Real, PORTUGAL, D02/C009/E06/P4/UD.Cx PVRL06-08, fólio 182 e 182v, assento de 1793-11-06.

Nota: No respectivo assento de baptismo os nomes dos avós paternos e dos avós maternos encontram-se claramente trocados.

Relativamente ao apelido (Alves/Álvares) tenho-os visto grafados indistintamente para a mesma pessoa pelo mesmo pároco. Por isso, ainda não cheguei a uma conclusão definitiva...

A Ana Alves/Álvares é filha de Martinho Alves/Álvares. Porém, curiosamente, no assento mais antigo (1708) o dito Martinho aparece com o apelido «Alvres». Tenho ainda mais 5 assentos onde aparece com o dito apelido «Alvres»...

Estou de acordo com a sua interpretação: João Nogueira deve ser natural do Lugar de Paradela do Monte, Louredo, e deve ter ido viver para a freguesia da sua mulher Maria Joaquina de Queirós. Porém, não encontrei o assento de baptismo dele. Só encontrei, o seu provável assento de crisma.

Mais uma nota que poderá interessar:

A 11.01.1776, na Igreja de Santo André, Campeã, Vila Rea, foi b. José, filho de Manuel Martins de QUEIRÓS e de Teresa Álvares NOGUEIRA. Foi baptizado pelo «Abb.e»[sic] (abade) Luís Caetano de Morais «Sarm.to» (Sarmento), tendo recebido os «Santos Óleos»; foram padrinhos de baptismo: José, solteiro, filho de Francisco «Alvres» (Álvares) «do Coturinho»[sic] (Lugar de Cotorinho), freguesia de Campeã, Vila Real, e Luísa, solteira, filha de Manuel Teixeira, do dito lugar; foram testemunhas: António José, também do dito lugar, e João «Alvres» (Álvares) [«Nugra»] (Nogueira) «de Moura Morta que é a mesma freguesia» (Lugar de Moura Morta, freguesia de Moura Morta), Peso da Régua.

Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Baptismo de Campeã - Vila Real (1767-09-15 a 1780-07-26) (Campeã, Vila Real, Vila Real, Portugal, Paróquia de Campeã, 1767-09-15 a 1780-07-26), Arquivo Distrital de Vila Real, Avenida Almeida Lucena, n.º 5, 5000-660 Vila Real, PORTUGAL, D02/C009/E06/P4/UD.Cx PVRL06-08, fólios 80v e 81, assento de 1776-01-11.

Abraço, PP.

PS: Em Lobrigos-São João Baptista também tenho alguns ascendentes, a saber: Amaro Fernandes e Isabel Gonçalves, que casaram em 1678, bem com alguns casais oriundos da Galiza.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#345288 | GoldenDays | 20 abr 2014 01:05 | Em resposta a: #345269

Caro Confrade PP,

Reitero os meus agradecimentos pela informação adicional que teve a gentileza de disponibilizar.

Em relação ao PS, o nome de Amaro Fernandes não me é desconhecido. Tenho um João Pinto (Velho), um dos meus sétimos avôs, casado com Luísa Taveira, cujos pais suspeito serem Amaro Fernandes casado com Maria Gonçalves em 1678-04-17 na Igreja de São João de Lobrigos (cf. Assento Paroquial online).

Contudo, o “seu” Amaro Fernandes casou em 1698: será que um filho teria o mesmo nome do pai, ou seriam as segundas núpcias do mesmo (cujo nome + apelido não é muito frequente) desta vez com “outra” Gonçalves? Tem alguma pista que me pode dar?

Sobre os indivíduos de origem galega em Lobrigos presentes na minha base de dados envio-lhe abaixo uma breve súmula de uma busca que fiz rapidamente. Estou particularmente interessado em Varelas visto que o quinto nome da lista é um dos meus quartos avôs.

Não o quero maçar mais por agora.
Votos de uma Boa Páscoa!

Saudações genealógicas do
Ribeiro de Araújo

---------------------------------------------------------------

ORIGEM: GALIZA

1) Antonio GONSALVES ou MARTINHO
Nascido em: Almoite, Bispado de Orense, Galiza, cerca de 1812
Casado com: Engrácia Rosa
Óbito: 1890.07.19 em Lugar do Bairro, S. João de Lobrigos, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal
Filhos: Maria da Soledade Gonçalves, João, Maria, Francisco Gonçalves, Augusto Martinho

2) Fernando GARCIA
Nascido em: Galiza, entre 1791 e 1801
Casado com: Maria Rita
Óbito: 1871.07.02 em Lugar do Pombal, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal
Filhos: Henriqueta da Conceição, Júlia, Francisco Fernando

3) João Romão PEREIRA
Nascido em: Galiza
Casado com: Ana Albertina
Filhos: Emília da Conceição, João Pereira

4) Turílio António
Nascido em: Galiza
Casado com:
Filhos: Rosa da Conceição

5) João Antonio VARELA
Nascido em: Galiza, cerca de 1795
Casado com: Ana Teixeira Rocha
Óbito: 1875.02.25 em Lugar de Matos, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal
Filhos: António José Varela, Francisca de Jesus Varela

6) João PEREIRA
Nascido em: Louredo, Pontevedra, Galiza, cerca de 1792
Casado com: Ana Umbelina
Óbito: 1882.01.23 em Lugar do Serpal, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal
Filhos: Justino Pereira

7) Rafael PEREIRA
Nascido em: Louredo, Pontevedra, Galiza
Casado com: Josefa Ventura
Filhos: João Pereira (cerca de 1792 em Louredo, Pontevedra, Galiza – ver registo anterior)

8) Francisco GARCIA
Nascido em: Mões, Bispado de Tui, Galiza
Casado com: Maria Alonsa
Filhos: Fernando Garcia

9) Maria Alonsa
Nascido em: Galiza
Casado com: Francisco Garcia
Filhos: Fernando Garcia

10) Antónia
Nascida em: S. Pedro de Santer, Galiza
Casada com: José Martins
Filhos: José Martins

11) Ana LOPEZ
Nascida em: S. Pedro de Santer, Galiza
Casada com: José Martins
Filhos: Manuel José

12) Francisca LOPEZ
Nascida em: S. Pedro de Santer, Galiza
Casada com: Manuel José
Filhos: Ana Lopez

13) Manuel José
Nascido em: S. Pedro de Santer, Galiza
Casado com: Francisca Lopez
Filhos: Ana Lopez

14) José MARTINS
Nascido em: S. Pedro de Santer, Galiza
Casado com: Ana Lopez
Filhos: Manuel José

15) José MARTINS
Nascido em: S. Pedro de Santer, Galiza
Casado com: Antónia
Filhos: José Martins

16) Luísa ALVES
Nascida em: Santa Chrystina de Valeixa, Galiza
Casada com: Gabriel Rodrigues
Filhos: Tiago Rodrigues

17) Gabriel RODRIGUES
Nascido em: Santa Chrystina de Valeixa, Galiza
Casado com: Luísa Alves
Filhos: Tiago Rodrigues

18) Gregório GONÇALVES
Nascido em: Tametão, Galiza
Casado com: Balbina Rosa
Óbito: antes de 1895
Filhos: Teodora de Jesus

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#345289 | GoldenDays | 20 abr 2014 01:11 | Em resposta a: #345288

Caro Confrade PP,

Uma ligeira correção ao texto da minha anterior mensagem:

onde escrevi: Tem alguma pista que me pode dar?
queira ler por favor: Tem alguma pista que me possa dar?

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#345292 | PP | 20 abr 2014 12:22 | Em resposta a: #345288

Caro confrade e parente Ribeiro de Araújo,

Suspeita e suspeita bem...

João Pinto (Velho) é um dos meus 7.ºs avós. Casou primeiramente com Luísa Taveira, que f. a 09.08.1716, em Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião. Faleceu num domingo, «com todos os Sacramentos»; «está sepultada nesta Igr.ª (igreja), não fez testamento, seu marido Joam (João) Pinto obrigado aos bens dalma[sic] (da alma)». No averbamento do assento de óbito consta: «1.º of.º (ofício) 8 p.es (padres); 2.º 8 p.es (padres); 3.º 8 p.es (padres)».

Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Óbito de Lobrigos-São João Baptista - Santa Marta de Penaguião (1702-02-10 a 1742-11-04) (Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, Paróquia de Lobrigos-São João Baptista, 1702-02-10 a 1742-11-04), Arquivo Distrital de Vila Real, Avenida Almeida Lucena, n.º 5, 5000-660 Vila Real, PORTUGAL, D02/C007/E08/P2/UD.Cx PSMP08-11, fólio 139, assento de 1716-08-09.

João Pinto casou 2.ª vez com Rosa Maria dos SANTOS, a 13.08.1727, na Igreja de São João Baptista, Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião.

Casaram numa quarta-feira, tendo a cerimónia sido celebrada pelo «P.e» (padre) André Aires Bravo?, cura da dita igreja; foram testemunhas: João Ribeiro Lima e Domingos, solteiro, ambos criados do «R.do Abb.e (reverendo abade) desta Igreja e freguesia de Sam Joam (São João) de Lobrigos», Santa Marta de Penaguião.

João Pinto foi b. a 14.05.1682, na Igreja de São João Baptista, Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião.

Foi batizado por [Manuel Fernandes de] Sousa, tendo sido padrinhos de batismo: João «P.to» (Pinto) [V.º?] (viúvo?/velho?) e Ana, «f.ª de G.par Alvres» (filha de Gaspar Álvares), «todos de Vila Maior» (Lugar de Vila Maior), freguesia de Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião.

Sobre Luísa Taveira, tenho os seguintes apontamentos na minha base de dados, a saber:

1716-08-09 - Falece; era do Lugar de Romarigo, freguesia de Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião.

1727-05-04 - Segundo consta no assento de casamento da sua filha Luísa Taveira, já tinha falecido nesta data; era do Lugar de Vila Maior, freguesia de «Sam Joam de Lobrigos» (Lobrigos-São João Baptista), Santa Marta de Penaguião (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Lobrigos-São João Baptista - Santa Marta de Penaguião (1706-02-03 a 1742-07-11) (Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, Paróquia de Lobrigos-São João Baptista, 1706-02-03 a 1742-07-11), Arquivo Distrital de Vila Real, Avenida Almeida Lucena, n.º 5, 5000-660 Vila Real, PORTUGAL, D02/C007/E08/P2/UD.Cx PSMP08-11, fólio 85, assento de 1727-05-04).

1727-08-13 - Segundo consta no assento de casamento do seu ex-marido João Pinto Velho, já tinha falecido nesta data (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Lobrigos-São João Baptista - Santa Marta de Penaguião (1706-02-03 a 1742-07-11) (Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, Paróquia de Lobrigos-São João Baptista, 1706-02-03 a 1742-07-11), Arquivo Distrital de Vila Real, Avenida Almeida Lucena, n.º 5, 5000-660 Vila Real, PORTUGAL, D02/C007/E08/P2/UD.Cx PSMP08-11, fólio 85v, assento de 1727-08-13).

O "meu" Amaro Fernandes não casou em 1698, mas sim em 17.04.1678, na Igreja de São João Baptista, Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião.

Não encontrei nenhum filho de Amaro Fernandes com o nome Amaro, mas tem vários com o apelido Pinto...

Com tempo vou estudar a sua listagem de nomes galegos.

Obrigado pela sua atenção. A partilha deu frutos.

Votos de boa Páscoa.

Um abraço do parente, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#345301 | GoldenDays | 20 abr 2014 18:35 | Em resposta a: #345292

Prezado Confrade e Parente,

As suas notas coincidem com as minhas quase a cem por cento e fiquei muito sensibilizado em verificar que somos parentes. Já encontrei neste fórum outro primo genealógico desse mesmo ramo (utilizador: anfil). Gostaria de saber a que ramo da descendência de João Pinto (Velho) pertence.

Eu descendo de João Pinto (Velho) -> João Pinto Taveira -> Maria Pinto Taveira -> Maria Eufrásia -> Ana Umbelina de Almeida.
Em relação à data do casamento de Amaro Fernandes o erro estava do meu lado, devido a uma transcrição precipitada.

Quanto aos filhos do casal João Pinto (Velho) + Luísa Taveira tenho diversos sendo, contudo, o apelido da progenitora referido como “Taveira de Magalhães”. O assento de óbito de Luísa Taveira é omisso em relação ao “de Magalhãe”. Suspeito que ela fosse natural de São Tiago de Fontes, embora moradora no Lugar (Quinta) do Romarigo em São João de Lobrigos.

Nunca lhe encontrei nem o batismo nem o casamento quer em São João de Lobrigos como em Fontes, pelo que estou num impasse sem saber se ela pertencia a um dos ramos da família Taveira de Fontes, nomeadamente o “Taveira de Magalhães” que foi Capitão Mor de Fontes. Nunca consegui nada aqui no fórum nos tópicos dos Taveiras apesar de algumas insistências.

Os filhos que encontrei nos Paroquiais - todos com o apelido “Taveira de Magalhães por parte da mãe nos correspondentes assentos de batismo de S. João de Lobrigos - são os seguintes:

- Josefa, b. 1705-03-18
- João Pinto Taveira, b. 1706-05-24 (veio a casar com Teresa Pereira)
- Paula, b. 1708-05-27
- Maria, b. 1709-09-15
- Luísa, n. 1711-04-19; b. 1711-04-26 (veio a casar com António Pereira em 1727-05-04; neste registo de casamento, o “de Magalhães” está omitido)
- Ana, b. 1713-05-25
- Joana, n. 1715-04-16; b. 1715-04-23 (casou em 1732-04-27)

Para adensar esta questão existe um assento de casamento em 1727-11-02 em São João de Lobrigos de uma “Helena Taveira de Magalhães”, filha natural de João de Barros, viúvo, da freguesia de São João do Couto de Provesende do Arcebispado de Braga, e de “Luísa Taveira” de São Tiago de Fontes. Ora aqui a filha de uma “Taveira” também adota o “de Magalhães” no apelido com que se casa. Será uma filha natural anterior ao casamento de Luísa Taveira com João Pinto (Velho) ou na constância e fora desse matrimónio)? Será apenas uma dupla coincidência (outra Luísa Taveira e outra repetição do Taveira de Magalhães; não creio tanto mais que casaram em Lobrigos)?

E ainda outra Luísa Taveira, do Lugar de Vila Maior, cujo assento de óbito aparece em 1753-02-10? Será a filha Luísa que nasceu em 1711-04-19 atrás referida? Se é terá falecidosó com o apelido “Taveira”.

Como vê, caro Parente, tenho suficientes dúvidas sobre esta Taveira que tenho procurado sem sucesso esclarecer. Tem algum contributo ou sugestão adicional para me dar?

Abraço amigo do
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#345324 | PP | 21 abr 2014 16:20 | Em resposta a: #345301

Caro confrade e parente Ribeiro de Araújo,

Também fiquei sensibilizado com facto de sermos parentes, tanto mais porque não estava nada à espera.

De facto partilhar dados dá bons resultados... como se pode ver!

Eu descendo pelo ramo de Maria Rosa Pinto, filha de João Pinto Velho e de Rosa Maria dos Santos.

Maria Rosa Pinto e Paulo Fernández casaram a 13.02.1764, na Igreja de São João Baptista, Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião.

Do casal João Pinto Velho e Luísa Taveira, só conhecia a filha Luísa Taveira, que casou com António Pereira a 04.05.1727, na Igreja de São João Baptista, Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião.

Casaram num domingo, tendo a cerimónia sido celebrada pelo padre André Aires Bravo, cura da dita igreja; foram testemunhas: António da Fonseca, Domingos «P.ra?» (Pereira?), João Martins e José Pereira, solteiro, todos da freguesia de Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião.

Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Lobrigos-São João Baptista - Santa Marta de Penaguião (1706-02-03 a 1742-07-11) (Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, Paróquia de Lobrigos-São João Baptista, 1706-02-03 a 1742-07-11), Arquivo Distrital de Vila Real, Avenida Almeida Lucena, n.º 5, 5000-660 Vila Real, PORTUGAL, D02/C007/E08/P2/UD.Cx PSMP08-11, fólio 85, assento de 1727-05-04.

Agradeço a listagem dos filhos do casal João Pinto Velho e Luísa Taveira.

Relativamente às suas dúvidas, não tenho elementos que me permitam ajudá-lo. Contudo, vou estudar os assentos de batismos dos filhos do dito casal.

Tenho os assentos de óbito de Amaro Fernandes e de Maria Gonçalves. Interessa-lhe?

Quantos filhos encontrou deste casal?

Conhece os ascendentes deste casal?

Um abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#345336 | PP | 21 abr 2014 18:05 | Em resposta a: #345301

Caro confrade e parente Ribeiro de Araújo,

Não sei já reparou que, entre 19 de Maio de 1702 e 3 de Fevereiro de 1706, não há casamentos em Lobrigos-São João Baptista.

É provável que os registos tenham desaparecido... pois parece-me pouco provável não ter havido um único casamento em quase 4 anos.

Vou ver na freguesia e concelho da Régua... é apenas um palpite...

Um abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#345340 | GoldenDays | 21 abr 2014 20:05 | Em resposta a: #345336

Caro Confrade e Parente PP,

Existem alguns casamentos, não muitos, no período que refere intercalados neste link:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSMP08-001-140

Repare que na imagem 213 iniciam-se os casamentos em 1706 e logo de seguida passam para 1702, 1705 nas páginas seguintes.
Tive esse problema mas como corri todas as imagens do Livro acabei por encontrar esses poucs assentos.
A ideia de também procurar na Régua pode dar os seus frutos.

Quanto aos nossos comuns ancestrais Amaro Fernandes Maria Gonçalves e respectivos avoengos ficava-lhe grato se me facultasse os links para as fontes, ou a informação de que eventualmente disponha.

Não conhecia os filhos do segundo casamento de João Pinto Velho. Vou consultarnos Paroquiais o nome que me indicou.

Pelo que me diz deverá ser meu tio ou primo de 9º grau, mas para validar isso teria de conhecer melho o seu ramo desde João Pinto Velho.

Poderá também contatar-me através do email golden(ponto)days(arroba)sapo(ponto)pt se assim o desejar.

Abraço amigo do
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#345376 | GoldenDays | 22 abr 2014 22:57 | Em resposta a: #345336

Prezado Confrade e Parente,

Hoje tive a oportunidade de atualizar a minha base de dados com alguns dados mais recentes incluindo alguns dos que teve a gentileza de me informar. Aqui fica a partilha dos descendentes que conheço até à quinta geração de Amaro Fernandes certo de que esta informação poderá evoluír no tempo com pesquisas e clarificações adicionais.

A informação de que eventualmente disponha sobre os ascendentes de Amaro Fernandes e Maria Gonçalves serão importantes pois não encontrei o nascimento de ambos em pesquisas que fiz para trás até 1643.

Abraço amigo do
Ribeiro de Araújo
----------------------------------------------------------

Descendentes de Amaro Fernandes
(Atualizado em 2014-04-22)



GERAÇÃO I


1.1 Amaro Fernandes
Nascido em Lugar de Vila Maior, S. João de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
Casou com Maria Gonçalves em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 17 de Abril de 1678, nascida em Lugar de Vila Maior, S. João de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
Fiilhos deste casamento: 1682 - 1748 João PINTO (Velho) [2.1]

1685 Catarina [2.2]

1691 Manuel Pinto [2.3]



GERAÇÃO II


2.1
João PINTO (Velho)
Nascido em Lugar de Vila Maior, S. João de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 1682, foi batisado em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 14 de Maio de 1682, falecido em Lugar de Vila Maior, S. João de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 15 de Dezembro de 1748, filho de Amaro Fernandes (ver em 1.1) e Maria Gonçalves.
(1) casou com Luísa Taveira de Magalhães, nascida em S. Tiago de Fontes, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, falecida em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 9 de Agosto de 1716.
Filhos deste casamento: 1705 Josefa Taveira [3.1]

1706 João Pinto Taveira [3.2]

1708 Paula Pinto [3.3]

1709 Maria Pinto [3.4]

1711 Luísa PINTO (ou TAVEIRA) [3.5]

1713 Ana Taveira de Magalhães [3.6]

1715 Joana Pinto Taveira [3.7]


Casou com Rosa Maria em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 13 de Agosto de 1727.
Fiilhos deste casamento: Maria Rosa Pinto [3.8]


2.2
Catarina
Nascida em Lugar de Vila Maior, S. João de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 1685, foi batisada em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 8 de Junho de 1685, filha de Amaro Fernandes (ver em 1.1) e Maria Gonçalves.

2.3
Manuel Pinto
Nascido em 1691, foi batisado em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 18 de Março de 1691, filho de Amaro Fernandes (ver em 1.1) e Maria Gonçalves.
Casou com Mariana Correia em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 4 de Março de 1734.


GERAÇÃO III


3.1
Josefa Taveira
Nascida em Lugar de Romarigo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 1705, foi batisada em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 18 de Março de 1705, filha de João PINTO (Velho) (ver em 2.1) e Luísa Taveira de Magalhães.
Teve uma relação com João da Fonseca Osório.
Filhos desta relação: Joana Taveira da Fonseca [4.1]


3.2
João Pinto Taveira
Nascido em Lugar de Romarigo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 1706, foi batisado em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 24 de Maio de 1706, filho de João PINTO (Velho) (ver em 2.1) e Luísa Taveira de Magalhães.
Casou com Teresa Pereira, nascida em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
Filhos deste casamento: Maria Pinto Taveira [4.2]

Manuel Pinto Taveira [4.3]


3.3
Paula Pinto
Nascida em Lugar de Romarigo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 1708, foi batisada em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 27 de Maio de 1708, filha de João PINTO (Velho) (ver em 2.1) e Luísa Taveira de Magalhães.

3.4
Maria Pinto
Nascida em Lugar de Romarigo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 1709, foi batisada em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 15 de Setembro de 1709, filha de João PINTO (Velho) (ver em 2.1) e Luísa Taveira de Magalhães.

3.5
Luísa PINTO (ou TAVEIRA)
Nascida em Lugar de Romarigo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 19 de Abril de 1711, foi batisada em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 26 de Abril de 1711, filha de João PINTO (Velho) (ver em 2.1) e Luísa Taveira de Magalhães.
Casou com António Pereira em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 4 de Maio de 1727.

3.6
Ana Taveira de Magalhães
Nascida em Lugar de Romarigo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 1713, foi batisada em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 25 de Maio de 1713, filha de João PINTO (Velho) (ver em 2.1) e Luísa Taveira de Magalhães.
Casou com Bartolomeu Pereira em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 2 de Novembro de 1727.
(2) teve uma relação com Manuel Guedes, nascido em Lugar do Poeiro, S. João de Lobrigos, Stª Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
Filhos desta relação: 1737 Ana Taveira [4.4]


(3) teve uma relação com .
Filhos desta relação: 1736 Jacinta Taveira [4.5]

1740 Caetana Taveira [4.6]

1741 Manuel Taveira [4.7]


3.7
Joana Pinto Taveira
Nascida em Lugar de Romarigo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 16 de Abril de 1715, foi batisada em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 23 de Abril de 1715, filha de João PINTO (Velho) (ver em 2.1) e Luísa Taveira de Magalhães.

3.8
Maria Rosa Pinto
Nascida em Lugar de Vila Maior, S. João de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, filha de João PINTO (Velho) (ver em 2.1) e Rosa Maria.
Casou com Paulo Fernandez em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 13 de Fevereiro de 1764, nascido em Santa Cristina de Lavadores, Vigo, Galicia, Espanha.


GERAÇÃO IV


4.1
Joana Taveira da Fonseca
Filha de João da Fonseca Osório e Josefa Taveira (ver em 3.1).
Casou com Francisco Duarte em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 16 de Julho de 1752.

4.2
Maria Pinto Taveira
Nascida em Lugar de Vila Maior, S. João de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, filha de João Pinto Taveira (ver em 3.2) e Teresa Pereira.
Casou com José Guedes, nascido em Lugar de Vila Maior, S. João de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
Filhos deste casamento: Maria Eufrásia [5.1]


4.3
Manuel Pinto Taveira
Filho de João Pinto Taveira (ver em 3.2) e Teresa Pereira.
Casou com Teresa Inácia de São José em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 15 de Janeiro de 1777.

4.4
Ana Taveira
Nascida em Lugar de S. Gonçalo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 14 de Maio de 1737, foi batisada em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 15 de Maio de 1737, filha de Manuel Guedes e Ana Taveira de Magalhães (ver em 3.6).
Casou com José Guedes em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 8 de Fevereiro de 1752, nascido em Lugar de S. Gonçalo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
Fiilhos deste casamento: 1761 Manuel Guedes [5.2]



4.5
Jacinta Taveira
Nascida em Lugar de S. Gonçalo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 1 de Janeiro de 1736, foi batisada em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 9 de Janeiro de 1736, filha de pai incerto e Ana Taveira de Magalhães (ver em 3.6).


4.6
Caetana Taveira
Nascida em Lugar de S. Gonçalo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 6 de Janeiro de 1740, foi batisada em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 13 de Janeiro de 1740, filha de pai incerto e Ana Taveira de Magalhães (ver em 3.6).


4.7
Manuel Taveira
Nascido em Lugar de S. Gonçalo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 30 de Julho de 1741, foi batisado em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, filho de pai incerto e Ana Taveira de Magalhães (ver em 3.6).




GERAÇÃO V


5.1
Maria Eufrásia
Nascida em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, filha de José Guedes e Maria Pinto Taveira (ver em 4.2).
Casou com António de Almeida em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 6 de Setembro de 1807.
Fiilhos deste casamento: 1808 - 1873 José de Almeida
1809 Manuel de Almeida
- 1883 Ana Umbelina de Almeida
1815 - 1875 António de Almeida

5.2
Manuel Guedes
Nascido em Lugar de S. Gonçalo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, PortugalLugar de S. Gonçalo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 2 de Fevereiro de 1761, foi batisado em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 9 de Fevereiro de 1761, filho de José Guedes e Ana Taveira (ver em 4.4).

Resposta

Link directo:

RE: Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#345397 | PP | 23 abr 2014 15:59 | Em resposta a: #345288

Caro confrade e parente Ribeiro de Araújo,

Muito obrigada pelos dados aqui colocados.

Estive a ver com pormenor mas nenhum encaixa nos meus ascendentes, a saber:

Xerónimo RODRÍGUEZ e Antonia da PONTE, de Rouzós, Amoeiro, Ourense, Galiza, Espanha;

Manuel RODRÍGUEZ e Genoveva do NASCIMENTO;

Paulo FERNÁNDEZ e Maria Rosa PINTO, ele de Santa Cristina de Lavadores, Vigo, Pontevedra, Galiza, Espanha;

Manuel de ARRIBAS e Antonia FERNÁNDEZ, da supracitada freguesia e concelho;

João de ARIBAS e Cristina de CAMPELOS, idem;

Antonio FERNÁNDEZ e Domingas de PRADA, idem.

Um abraço e grato pela lista colocada, PP.

Resposta

Link directo:

Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#367087 | PP | 16 mar 2016 21:31 | Em resposta a: #345301

Caro confrade e parente Ribeiro de Araújo,

Deixo a informação de que João Pinto Taveira casou ainda com Ana Maria Pereira, em Julho de 1747, na freguesia de Lobrigos-São João Baptista.

A cerimónia foi celebrada pelo padre Domingos Pereira, cura da freguesia de Santo António de Alvações do Corgo, «anexa desta» [da freguesia de Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião]; foram testemunhas: António da Fonseca, Bernardo José Guedes «e muita parte do povo [?] desta freguesia como da freguesia de Santo António de Alvações do Corgo».

Um abraço, PP.

Resposta

Link directo:

Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#367096 | GoldenDays | 16 mar 2016 23:16 | Em resposta a: #367087

Caro confrade e parente PP,

Tento passar amiúde pelo Fórum e por vezes abro alguns tópicos cujos títulos me podem sugerir alguma ligação com os ancestrais que investigo. Foi o caso desta noite pois o GeneAll continua a não me alertar para as respostas que surgem às minhas mensagens. Foi, pois, por mero acaso que vi esta sua mensagem de hoje.

Agradeço-lhe o cuidado mas já obtivera também a informação de que ele casara em segundas núpcias no dia 10 de Julho de 1747 com a referida Ana Maria Pereira conforme assento em PRTC0808D_ADVRL-PSMP08-001-Lv141_M_00145.jpg

Seria eventualmente cunhada, visto que ambas são filhas de Francisco Pereira. No primeiro casamento o nome da mãe da nubente consta como Maria Gonçalves mas, no segundo, o nome da mãe aparece na minha leitura como (Ercília?) Pereira.

Últimamente, após ter entroncando os meus Morais nos de Sedielos, tenho andado concentrado sobre a minha linha dos Peixotos lá pelos lados de Felgueiras o que não tem sido fácil.

Se necessitar de algum dado do meu lado disponha sempre embora seja mais eficiente se o fizer diretamente para o endereço de e-mail que já conhece do passado.

Renovo os meus agradecimentos por esta sua informação e envio-lhe os meus cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#367113 | PP | 17 mar 2016 11:22 | Em resposta a: #367096

Caro confrade e parente Ribeiro de Araújo,

Não sei se ajuda, mas tenho alguns «Peixoto» em Felgueiras.

Pêro Martins c.c. Catarina Peixoto, que tiveram António Peixoto c.c. Maria Sodré, em 13.11.1638, em Rande, Felgueiras.

Cordiais cumprimentos, PP.

PS: Infelizmente também não recebo as notificações da maioria dos tópicos.

Resposta

Link directo:

Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#367146 | GoldenDays | 17 mar 2016 23:36 | Em resposta a: #367113

Caro confrade e parente PP,

Pêro Martins e Catarina Peixotos são meus décimos avós (informação gentilmente partilhada pelo confrade Al.Cunha deste fórum). Casaram em 31 de Janeiro de 1580 em Sernande. São também seus parentes afastados?

Para além da falta de notificações agora também me queixo da falta de acesso à BD do GeneAll apesar de atempadamente já ter pago o acesso para os próximos dois anos! Como não tenho esperança que respondam aos meus e-mails resta-me pacientemente esperar ...

Abraço amigo.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#367150 | PP | 18 mar 2016 12:37 | Em resposta a: #367146

Caro confrade e parente Ribeiro de Araújo,

O dito casal não é meu parente, pelo que tenho poucos dados sobre eles.
O que tenho também foi gentilmente cedido pelo confrade «Al.Cunha».

Abraço, PP.

Resposta

Link directo:

Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#381192 | PP | 19 mai 2017 23:13 | Em resposta a: #345376

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Já não me recordo se abordámos este assunto, contudo, aqui fica a informação:

Suponho que o Manuel Pinto que casou com Mariana Correia, não seja o Manuel que nasceu em 1691, mas sim o outro Manuel que nasceu em 1696, e foi baptizado em 10.05.1696, na Igreja de São João Baptista, Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião.

Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Lobrigos-São João Baptista - Santa Marta de Penaguião (1642-08-30 a 1702-08-15) (Lobrigos-São João Baptista, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, Paróquia de Lobrigos-São João Baptista, 1642-08-30 a 1702-08-15), Arquivo Distrital de Vila Real, Avenida Almeida Lucena, n.º 5, 5000-660 Vila Real, PORTUGAL, D02/C007/E08/P2/UD.Cx PSMP08-11, fólio 115v, assento de 1696-05-10.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#381195 | PP | 19 mai 2017 23:55 | Em resposta a: #345376

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Julgo que, entretanto, já corrigiu certamente esta sua nota:

"3.6
Ana Taveira de Magalhães
Nascida em Lugar de Romarigo, S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 1713, (....)
Casou com Bartolomeu Pereira em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, em 2 de Novembro de 1727."

Bartolomeu Pereira casou com Helena Taveira de Magalhães, filha natural de João de Barros, viúvo, da freguesia de Provesende, e de Luísa Taveira, da freguesia de Fontes.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#381227 | GoldenDays | 20 mai 2017 20:34 | Em resposta a: #381195

Caro confrade PP,

Agradeço a sua preocupação. Já em 2014 corrigi a minha base de dados tendo em conta a informação que facultara. Nada a opor em ambos os casos com os quais concordo inteiramente.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Procuro por familiares - Nogueira - das freguesias de Louredo (Penaguião) e Campeã (Vila Real)

#390591 | debtcosta | 01 abr 2018 22:10 | Em resposta a: #367087

Boa tarde PP,

Buscando por algum tópico que possa me ajudar na busca por meus antepassados, me deparei com sua mensagem.

Essa mensagem citava Bernardo José Guedes, que foi testemunha do casamento entre João Pinto Taveira e Ana Maria Pereira, em Julho de 1747. Por um acaso, você possui mais alguma informação a respeito deste Bernardo?

Sei que é uma possibilidade distante, porém, o localidade do casamento e o nome desta testemunha me fazem acreditar que se trata de um dos meus antepassados.

De atemão, obrigada!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 13:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen