Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#298699 | MMSA | 02 mar 2012 17:09

Caros confrades
Procuro informações sobre a ascendência de Pedro Guedes Alcoforado nascido em 1639 no Lugar de Aldarete, Sedielos, filho de Luís Graces(ou Garces, em outros registos) e Catarina Guedes. Este é o registo http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PPRG09-001-188# Se a ligação não funcionar, trata-se da imagem 238 do livro indicado.
Este Pedro vem a casar em Sedielos em 1671, com os pais já falecidos, com D. Isabel Pereira da Silva , filha de Manuel de Moura Coutinho e D. Isabel Pereira da Silva, de Arnóia, Celorico de Basto.

Um Luís Garces tem uma filha legítima Ana nascida em 1694 (imagem 21 do livro acima referido) mas o nome da mãe está ilegível, e o apelido é Araújo, e um filho Francisco nascido em 1620, sem nome de mãe (imagem 137 mesmo livro) Será o mesmo individuo ou seu pai ou outro parente?
Grata desde já, melhores cumprimentos
Manuela Alves

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#298701 | JLCM | 02 mar 2012 17:48 | Em resposta a: #298699

Cara Manuela Alves

No assento de baptismo de Francisco estão referidos os nomes de seu pai e de seua mãe, ao contrário do que afirma, e eles são exactamente os mesmos de Pedro.
Também não consegui ler o nome próprio da mãe de Ana, mas julgo que isso será possível consultando-se o original.
Cumprimentos.
João Matos

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#298703 | MMSA | 02 mar 2012 18:23 | Em resposta a: #298701

Tem toda a razão e foi confusão minha. Obrigada pela sua ajuda,
O facto de uma filha do casal se chamar Maria de Araújo (nascida em 1631) , conforme este registo de casamentos ( http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PPRG09-001-189) será indício que o Luís Garces e sua mulher (com apelido Araújo), pais da Ana de 1594 serão avós do Pedro Guedes Alcoforado, da Maria de Araújo e da Catarina Guedes, casada no mesmo dia da Ana (tenho ideia que o casamento de 2 irmãos com 2 irmãs tem um nome, mas agora não me ocorre) e de uma Ana de Araújo (madrinha em 1663, com o irmão Pedro como padrinho) ?
A hipótese de a Ana de 1594 ser filha de um primeiro casamento do Luís Garces parece-me pouco plausível
A minha esperança é que existam confrades com conhecimentos sobre esta e outras famílias de Sedielos e daquela região pois os registos paroquiais deixam muitas vezes as pessoas confusas, dada a repetição de nomes e as informações lacunares,
Melhores cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#298732 | fgerin | 03 mar 2012 02:17 | Em resposta a: #298703

Manuela,

Pedro Guedes Alcoforado foi batizado em 1639, e casou em 1671 em Sedielos com Dona Isabel Pereira da Silva. Ele faleceu em 1706, e ela em 1711 em Sedielos. Moraram em Aldarete e no lugar da Igreja - este herança de Dona Isabel, que era dos Moura Coutinho de Basto. Tiveram vários filhos - entre eles o Padre Manoel de Moura Coutinho, Luís de Moura Coutinho (que casou em 1720 em Vila Marim com Dona Josefa Maria de Almeida Carvalhais - e herdou a quinta da Igreja em Sedielos) e o Padre Martim Pereira de Eça (homônimo do tio, irmão de Dona Isabel). Pedro era filho de Luís Garcez e Catarina Guedes, do lugar de Aldarete - Luíz Garcez foi batizado em 1590 em Sedielos, e era filho de outro Luís Garcez e de Petronilha de Araújo - Catarina Guedes era filha de Francisco Cardoso e Brites Machado, do lugar de Sermanha.

Um abraço,

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#298740 | MMSA | 03 mar 2012 08:01 | Em resposta a: #298732

Foi preciosa a sua informação Muito obrigada.
Cumprimentos
Manuela Alves

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#298910 | hmaia | 05 mar 2012 12:29 | Em resposta a: #298740

Caros Confrades Manuela Alves e Fabrício Gerin,

Foi uma agradável surpresa encontrar confrades interessados na família Guedes Alcoforado de Sedielos.
Pedro é, sem dúvida, filho de Luís Garcês e de Catarina Guedes (muito provavelmente o filho mais novo). Tem por irmãos: Francisco Cardoso, Luís Garcês de Araújo (como o pai e o avô), Beatriz, Catarina Guedes (como a mãe), Domingos Pinto, Maria, Ana, Baltazar Pinto e Guiomar. O meu marido é descendente de Francisco Cardoso (e sua mulher Maria Leite).

É informado neste forum qual a filiação de Catarina Guedes; embora eu encontre os seus pais não consegui encontrar registo do seu nascimento nem uma prova efectiva da sua filiação. Poderiam fazer o favor de mo indicarem? FIcaria muito grata. O mesmo se passa com os casamentos das filhas Ana (Ana de Araújo?) e Maria (Maria de Araújo?).
Muito agradeço desde já o esclarecimento que me possam oferecer.
Cumprimentos
Raquel Gonçalves Maia

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#298927 | hmaia | 05 mar 2012 14:55 | Em resposta a: #298910

Gostaria ainda de acrescentar que já tive oportunidade de confirmar o duplo casamento das irmãs Maria de Araújo e Catarina Guedes (não Ana de Araújo; esta assina Ana Guedes), filhas de Luís Garcês e Catarina Guedes, com os irmãos António Pinto e Jerónimo Guedes, (M2, pg 59, ref. 0058), parentes em 3º grau de consaguidade. Ficam, porém, as outras questões em aberto, cuja informação muito agradeço.
Cordialmente,
Raquel Gonçalves Maia

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#298965 | MMSA | 05 mar 2012 20:03 | Em resposta a: #298910

Cara Raquel
Eu continuo muito interessada na família Guedes Alcoforado de Sedielos, embora tenha acabado por verificar pouco depois de ter recebido a esclarecedora informação do confrade Fabrício Gerin que o " meu" Pedro Guedes Alcoforado (nome retirado do registo de casamento de um neto, filho de Francisco de Almeida Pinto Alcoforado) era o mesmo Pedro Guedes, casado com Domingas Pereira, dos registos de baptismo de 3 filhos e da sua graça Pedro Guedes Pinto Alcoforado, da Quinta da Devesa, em Sedielos no registo de casamento do filho Francisco.
Neste momento estou sem ter por onde buscar informação nos registos paroquiais de Sedielos pois não consegui encontrar o registo de casamento dos pais Manuel Alves com Maria Guedes Pinto nem consigo ver a ligação com os Guedes Alcoforado, aqui referidos
Concluindo, lamento não saber ajudar e só tenho esperança que o confrade Fabrício Gerin ou outros conhecedores desta família nos possam ajudar
Melhores cumprimentos
Manuela Alves

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#298978 | MMSA | 05 mar 2012 22:52 | Em resposta a: #298965

Boa noite
Encontrei mais um dado que julgo interessar: o óbito de Petronilha de Araujo, apenas referida como mulher de Luís Garcês em 4 de mês ilegível de 1621 . imagem 199 do livro ADVRL/PRQ/PPRG09/003/188 de Sedielos, Peso da Régua.
Não encontro registos de baptizados entre 1621 e 1631 e que deveriam constar neste mesmo livro.
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#299008 | hmaia | 06 mar 2012 14:18 | Em resposta a: #298978

Cara Manuela,
O livro de Sedielos é, no mínimo, caótico. O óbito de Petronilha de Araújo, sempre sob a designação de "a mãe de Luís Garcês", surge duas vezes: numa, como diz, tem o mês ilegível (pg 231v, ref. 0199) e noutra, não diz o ano (embora se depreenda que seja 1623, mas diz dia 18 e mês 12 (pg. 194v , ref. 0162). Como escolher?
Vou tentar responder directamente ao nosso confrade do Brasil, na tentativa de ver esclarecida a filiação de Catarina Guedes e a aparente dualidade do apelido da sua filha Ana ("Guedes" ou "de Araújo"?)
Há alguns registos de baptismo no período que refere, embora dispersos. Por exemplo: Beatríz e Luís, filhos de Luís Garcês foram baptizados, respectivamente em 1623 (ref. 0085) e 1622 (ref. 0079).
Saudações
RGM

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#299010 | hmaia | 06 mar 2012 14:28 | Em resposta a: #298732

Caro Fabrício Gerin,

Tomo a liberdade de pedir a sua atenção para o desenvolvimento da correspondência havida neste tema. Em particular, muito gostaria de saber como foi possível confirmar a filiação de Catarina Guedes e se será lícito afirmar que Ana de Araújo (Aldarete), casada com Francisco Rodrigues cerca de 1660-66 e de que não encontro registo, é sua filha. Em vários batismo surge Ana Guedes, filha de Luís Garcês. Terá ela alterado o apelido aquando do casamento?
Muito grata lhe fico.
Cumprimenta-o
Raquel Gonçalves Maia

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#299016 | MMSA | 06 mar 2012 15:32 | Em resposta a: #299008

Será que se trata da mesma pessoa? No registo de óbito de 18.12. 1623 refere-se a "mâe de Luís Garcês" e o testamenteiro é Luís Garcês o novo. e no óbito de 1621 trata-se do óbito da "mulher de Luís Garcês.
Embora não consiga encontrar a ligação com os meus vou conservar estes dados todos pois ainda a posso encontrar.
Há referência nos registos relacionados com estes Guedes Alcoforado a outra localidade que não seja Sedielos?
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#299022 | hmaia | 06 mar 2012 17:00 | Em resposta a: #299016

Tem toda a razão quanto à forma como se descrevem os óbitos, mas é praticamente garantido que se trata do óbito da mesma pessoa. Luís Garcês, o novo, ou melhor, Luís Garcês de Araújo, casa duas vezes, a 1ª vez com Antónia Pinta (1648; ref. 0051) que morre em 1681, e 2ª vez com Maria de Araújo (!), em 1685, viúva de Manuel Rebelo da Fonseca, natural de Paredes.
Não conheço Guedes Alcoforado fora de Sedielos - a minha linha de investigação centrou-se no filho mais velho de Luís Garcês e Catarina Guedes. Sorry. No entanto, se algo me surgir entre mãos pô-la-ei imediatamente ao corrente.
Saudações
RGM

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#299066 | fgerin | 07 mar 2012 01:57 | Em resposta a: #299010

Cara Raquel,

Então posso chamá-la de "prima", pois descendo de Francisco Pinto e Catarina Guedes Alcoforado, pais de Brites Machado, casada com Francisco Cardoso. Estou em viajem, e não estou com as minhas pesquisas por aqui. Mas pelo que me lembro não encontrei o casamento de Luís Garcez e Catarina Guedes. A filiação em Francisco Cardoso e Brites Machado foi dedução, a partir principalmente do óbito da Guiomar Machado (irmã da Catarina) e da dispensa em 3o grau por você referida, entre filhos de uns e outros descendentes de Antonio Pinto e Brites Machado. A Catarina Guedes repete o nome da avó, e vou mais longe, a Brites Machado repete o nome da bisavó - pois acho que o Francisco Pinto era neto de João Pinto e Brites Machado, da Lagariça.

Dos filhos da Catarina Guedes, tenho: Luís Garcez, o novo, casado em 1648 com a Antonia Pinto, e em 1685 com a Maria de Araújo - Francisco Cardoso Alcoforado, casado com Maria Leite - Beatriz Guedes, solteira - Catarina Guedes, casada em 1659 com Antonio Pinto - Padre Domingos Pinto de Araújo - Maria de Araújo, casada em 1659 com Jerônimo Guedes - Ana Guedes (ou Ana de Araújo) - Baltasar Pinto Alcoforado - Guiomar - e por último, o Pedro Guedes Alcoforado.

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#299067 | fgerin | 07 mar 2012 02:07 | Em resposta a: #298965

Cara Manuela,

Qual a data do casamento de Pedro Guedes com Domingas Pereira? Tenho uma Maria Pinto, casada com Manuel Alves em 1668 em Sedielos, que poderiam ser os apontados. Esta Maria Pinto era filha de Domingas Pinto e Diogo Pereira, e por Domingas, filha dos meus avós Francisco Pinto e Andresa Nunes - sendo este Francisco filho de Francisco Pinto e Catarina Guedes.

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#299076 | MMSA | 07 mar 2012 08:56 | Em resposta a: #299067

Bom Dia
Pedro Guedes e Domingas Pereira casaram em Sedielos em 12.12.1701 (imagem 151 de ADVRL/PRQ/PPRG09/002/189 de Sedielos, Peso da Régua) O primeiro filho meu conhecido é Francisco Guedes de Almeida Pinto Alcoforado nascido em 13.1.1709,Tenho mais 2 filhos do casal Domingos Guedes, que será padre, nascido em 1713 e Maria Guedes, nascida em 1716, e que provavelmente ficou solteira. Estes apadrinham sobrinhos, filhos de Francisco.
O pai de Pedro Guedes, Manuel Alves, veio de Fontes, Lugar de Saboadelo e os pais de Domingas Pereira ou Domingas Pereira de Almeida casaram em Sedielos em 13.9.1658 (imagem 57 do livro acima referido), sendo os pais( já )de João Teixeira, da vila de Alijó e a mãe, Maria Gonçalves, sem nome de pai.
Dito isto, parece que efectivamente temos antepassados comuns , o casal Francisco Pinto e Andresa Nunes. Fico-lhe muito grata se quiser partilhar comigo informação adicional sobre este ramo
Mais um dado o apelido " Almeida" que aparece no registo de casamento de Pedro aparece depois ligado a Carvalhais na descendência do filho Custódio e é este nome "Almeida Carvalhais" que se mantém, sem que se perceba onde o foram buscar, já que a mulher de Custódio, Maria Preciosa é filha e neta de incógnitos. O Alcoforado desaparece com o Pedro.
Agradeço-lhe toda a ajuda que me deu e tudo o que tenho fica à sua disposição, se for do seu interesse.
Cordiais saudações
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#299079 | MMSA | 07 mar 2012 09:40 | Em resposta a: #299067

Caro Francisco Gerin
Acabei de encontrar este registo e também o seu pos tde 2008. Entretanto já deve ter obtido o que procurava, mas na dúvida aqui fica o registo de casamento de Francisco Pinto e Andresa Nunes: http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PPRG09-001-188&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PPRG09-001-188/PRTC0808D_ADVRL-PPRG09-001-Lv188-a_M_00120.jpg#
Melhores cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#299136 | vpguedes | 07 mar 2012 20:52 | Em resposta a: #299066

Cara Raquel,

Partilho as ideias do confrade Fabricio Gerin quanto à ascendência de Catarina Guedes.

Quanto a Ana Guedes (ou Ana de Araújo) é filha do casal Luís Garcês e Catarina Guedes, batizada em 25-4-1633.
É madrinha várias vezes em Sedielos entre 1653 e 1663 usando os apelidos Guedes (da mãe) e Araújo (da avó) e sempre como filha de Luis Garcês pelo que presumo só tenha casado entre 1664 e 1665 pois tem o primeiro filho em 1666. Apesar de não ter encontrado o seu casamento com Francisco Rodrigues, o local (Alderete), a cronologia e os padrinhos dos filhos apontam para que tenha efectivamente casado com o dito Francisco.

Cumprimentos,
Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#299148 | GoldenDays | 07 mar 2012 22:33 | Em resposta a: #299076

Prezado Confreira,

Dado que se refere aos Guedes de Fontes, nomeadamente do Lugar do Tabuadelo, permito-me perguntar-lhe se tem alguns dados sobre José Guedes que casou em 9 de Janeiro de 1724 com Estefânia da Fonseca, ele filho de Manuel Guedes Mourão (do Lugar de Gervide, Freguesia de S. Pedro do Loureiro) e Maria Pereira (do Lugar do Roupeiro, Freguesia de S. Pedro do Loureiro) e ela filha de Manuel da Fonseca e Margarida de Andrade (ambos do Lugar das Ramadas, em Fontes). Procuro datas e assentos respetivos que não encontro.

Antecipadamente grato por uma resposta envio os meus cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#299152 | MMSA | 07 mar 2012 22:48 | Em resposta a: #299148

Caro Confrade:
Os dados que referi foram tirados dos registos de Sedielos e dizem respeito a um Manuel Alves, de Fontes (sem indicação de nomes dos pais) e que casa com uma Guedes de Sedielos. Ainda não fiz pesquisa alguma em Fontes, Em Sedielos vi referências a um Manuel Alves Mourão mas cuja mulher não era a que me interessava
Lamento não lhe poder ser útil.
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#299154 | GoldenDays | 07 mar 2012 23:01 | Em resposta a: #299152

Prezada Confreira,

Agradeço a sua pronta resposta.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#299428 | hmaia | 10 mar 2012 21:13 | Em resposta a: #299136

Caros confrades V. Guedes e F. Gerin,

As vossas informações foram-me muito úteis e permitiram-me estruturar uma boa parte da árvore genealógica que empreendia. A minha opinião coincide, em absoluto, com a vossa. Muito lhes agradeço.
Recebam os amistosos cumprimentos de
Raquel Gonçalves-Maia

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#310356 | hmaia | 18 jul 2012 21:38 | Em resposta a: #299066

Caro Confrade e Primo Fabrício Gerin,

A Raquel é a minha mulher e eu é que descendo de Francisco Pinto e de Catarina Guedes (Alcoforado). Surgem-me aqui duas dúvidas:

1.ª Encontrei o registo do nascimento de dois filhos deste casal, mas em nenhum deles a mãe tem o apelido Alcoforado (apenas Catarina Guedes). Peço-lhe então o favor de me indicar como chegou ao Apelido Alcoforado para Catarina Guedes.

2.ª Felgueiras Gayo nos Guedes indica muitos Guedes Alcaforado e poucos Guedes Alcoforado. Parece-lhe que Catarina Guedes é Alcoforado ou Alcaforado?

Agradecendo desde já a sua disponibilidade e amabilidade, envio-lhe um cordial e "familiar" abraço de Portugal.
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#310364 | fgerin | 19 jul 2012 00:01 | Em resposta a: #310356

Caro Hernâni,

Não me lembro de ter encontrado registros de nascimento de filhos de Francisco Pinto e Catarina Guedes. Onde os achou? Só tenho casamentos de filhos deles.
Sobre as suas dúvidas:

1 - O Alcoforado da Catarina Guedes vem da possibilidade de ela ser filha de Henrique Vaz Guedes Alcoforado e Ana de Moraes. Uma outra provável filha deste casal (Maria Guedes Alcoforado) também viveu em Sedielos, casada com Gonçalo Pereira. Todos os Guedes Alcoforado da região de Penaguião descendem de Gonçalo Vaz Guedes e Helena Rodrigues Alcoforado, e o Henrique é descendente deles.

2 - ALCOFORADO (o apelido atual) vem de ALCANFORADO - daí aparecer às vezes escrito desta forma (significa originalmente "cheiroso").

Abraços,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#310383 | hmaia | 19 jul 2012 12:37 | Em resposta a: #310364

Caro Fabrício,

Muito obrigado pela sua rápida resposta às minhas perguntas.
Tenho uma emenda a fazer: de facto tenho os registos de casamento de dois filhos e não de baptismo.
Quanto ao resto, compreendo a razão da descendência, pois pelo que se pode encontrar em Felgueiras Gayo, tudo indica que os Guedes de Sedielos são de facto Guedes Alcoforado.

Se puder ser-lhe útil neste domínio terei todo o gosto em fornecer-lhe as informações que temos vindo a recolher.

Com um abraço,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#310384 | fgerin | 19 jul 2012 12:59 | Em resposta a: #310383

Caro Hernâni,

A ligação dos Guedes de Sedielos aos Guedes Alcoforados ainda está no campo das hipóteses. Auguro que algum dia apareca um documento consistente que traga o elo que falta.

Tenho recolhido também bastante informação acerca destes Pintos e Guedes. Descendo de Manoel Pinto Guedes, batizado em Sedielos em 1636 (é antepassado direto da minha mãe, em varonia). Vamos nos ajudando. Qualquer novidade por aqui te repasso. E agradeço também sua ajuda daí da Metrópole.

Saudações ultramarinas,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#310404 | hmaia | 19 jul 2012 19:47 | Em resposta a: #310384

Caro Fabrício,

Descendo, pela minha mãe, de Francisco Cardoso e também de Ana Guedes de Araújo, ambos filhos de Luís Garcez e de sua mulher Catarina Guedes, sendo esta Catarina filha de Brites Machado e neta de Francisco Pinto e de sua mulher, Catarina Guedes (Alcoforado).

Contudo, eu sei que esta Catarina Guedes é filha de Brites Machado, porque em 3 de Março passado você assim o afirmou no Forum Geneall, mas até agora ainda não encontrei prova desta filiação. Muito grato ficaria se me desse uma pista para esta ligação.

Um abraço.
Hernâni Maia
Braga
Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#310423 | fgerin | 20 jul 2012 00:05 | Em resposta a: #310404

Caro Hernâni,

Que a Catarina Guedes é filha de Francisco Cardoso e Beatriz Machado tenho certeza. Isto se comprova (se você pesquisou nos paroquiais de Sedielos) pelos nomes dos filhos dela e de Luís Garcez - Cardoso, Machado, Pinto e Guedes entre eles. Quanto à Beatriz ser filha de Francisco Pinto e Catarina Guedes é hipótese minha, quase certa, apesar de não haver comprovação documental. Se esta Beatriz Machado for mesmo filha de Francisco Pinto e Catarina Guedes, acho também que o Francisco Pinto seria filho ou neto de João Pinto, senhor da Torre da Lagariça em Aregos, e Beatriz Machado - mas tudo hipoteticamente - podendo ser o Francisco Pinto (filho do João) ou filho do Manoel (também filho do João), dos quais ainda não encontrei descendência. Daí explicaria o nosso Francisco Pinto ter uma filha Beatriz Machado. Estas são minhas hipóteses no momento.

Abraços,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#310427 | hmaia | 20 jul 2012 00:41 | Em resposta a: #310423

Caro Fabrício,

Muito agradecido lhe estou pelas suas informações. Os livros de Sedielos estão em tão mau estado que tornam muito difícil qualquer pesquisa com princípio, meio e fim e de facto tem-se de desenvolver hipóteses na esperança de se vir a encontrar a desejável confirmação. No entanto, as hipótese que você formula parecem-me muito interessantes e verosímeis e bem estruturadas.

Sem dúvida que Pedro Guedes Alcoforado, filho de Luís Garcez, terá ido buscar o "Alcoforado' a algum antepassado e daí a suposição de que a sua mãe, Catarina Guedes, seja neta doutra Catarina Guedes, e nesse caso Alcoforado.

Se nas minhas pesquisas vier a encontrar alguma pista imediatamente o informarei.

Com um abraço,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#310510 | hmaia | 21 jul 2012 16:02 | Em resposta a: #310423

Caro Fabrício,

Explorando o Geneall para os nomes João Pinto (c. 1440), senhor da Torre da Lagariça em Aregos, e Beatriz Machado, encontrei que este casal tem um filho de nome Jorge Pinto, senhor da Torre da Lagariça (possivelmente c. 1480), que por sua vez tem um filho de nome Francisco Pinto Machado (possivelmente c. 1520 e não é indicado casamento ou descendência) que talvez pudesse ser o marido de Catarina Guedes (Alcoforado) e pai de Brites Machado casada com Francisco Cardoso.

Este Francisco Pinto Machado teve uma irmã com o nome Brites Machado, que seria então tia paterna da Brites Machado casada com Francisco Cardoso.

É esta a sua proposta?

Um abraço.
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#310514 | fgerin | 21 jul 2012 18:10 | Em resposta a: #310510

Caro Hernâni,

Na verdade não é esta a minha proposta. João Pinto, senhor da Torre da Lagariça, nascido em 1486, e Beatriz Machado, tiveram diversos filhos (inclusive este Jorge). Entre os filhos de João e Beatriz consta um Francisco, sem mais notícias. Um outro filho, Gonçalo, constatei que ainda teve filhos na década de 1570 em São Romão de Aregos (morava na quinta da Bafoeira). O nosso Francisco teve filhos que casaram nas décadas de 1580 e 1590, e poderia ser irmão do Gonçalo e do Jorge.
Frei Teodoro de Melo (seguido por Gayo) diz que Francisco Pinto (irmão do João) casou em Penaguião com Catarina Guedes. Não poderia, pois este Francisco nasceu em 1496, e parece ter se casado com Maria Teixeira em Vila Real. Tenho quase certeza que o nosso Francisco Pinto é o filho de João Pinto e Beatriz Machado - só falta a devida comprovação documental, que chegará um dia, oxalá!

Abraços,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#310532 | hmaia | 21 jul 2012 21:36 | Em resposta a: #310514

Caro Fabrício,

Obrigado por mais esta sua ajuda.

Tenho estado a Consultar Gayo e, com efeito ele afirma (§ 20 de Pintos, Tomo XXIII) que segundo Frei Teodoro de Melo, Francisco Pinto, filho de Briolanja Pinto, casou em Vila Real com D. Mor Teixeira mas que, segundo Capela, teria casado em Penaguião com D. Maria Guedes (como obteve o ano de 1496 para o nascimento deste Francisco Pinto?).

No § 59 do mesmo Tomo XXIII é descrita a descendência de João Pinto, igualmente filho de Briolanja Pinto, onde o seu 10º filho é Francisco Pinto ("o nosso"). Mas como se sabe que João Pinto nasceu em 1486? E onde nasceu ele?

Em Geneall (para Brites Machado) João Pinto é dado como tendo nascido em c. 1440 (46 anos antes!) mas também é do conhecimento geral que nesta base de dados há muitos erros.

Com um abraço,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#310535 | fgerin | 21 jul 2012 22:25 | Em resposta a: #310532

Caro Hernâni,

Segundo o inventário aberto por morte dos pais de João e Francisco, Gonçalo (1516) e Briolanja (1528), consta que João Pinto já era casado (em 1516), e Francisco Pinto teria seus 20 anos (Gonçalo e Briolanja já eram casado em 1488).
A data de João é aproximada - João, Isabel e Beatriz já eram casados, Maria Pinto teria 26, Gonçalo Vaz teria 21. estes dados estão em Frei Teodoro de Melo. Quanto a onde nasceram, podemos especular que todos os filhos de Gonçalo e Briolanja teriam nascido na Torre da Lagariça, já que Briolanja era senhora da dita torre, que herdara de seu pai Aires.
Não se fie nas datas que constam no Geneall - são aproximações grosseiras.

Abraços,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#310539 | hmaia | 21 jul 2012 23:17 | Em resposta a: #310535

Caro Fabrício,

Muito grato lhe estou por mais esta sua ajuda.
Fico agora a "digerir" esta informação.

De facto é raro encontrar-se no Geneall uma data que seja fiável e muito menos que esteja certa.

Com um abraço,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#310582 | jsequeira | 23 jul 2012 10:22 | Em resposta a: #298699

Caros confrades

A minha trisavó, Francisca Guedes, que deve ter nascido por volta de 1800, mas que ainda não investiguei por falta de oportunidade, casou em Moura Morta (muito perto de Sedielos) com António de Sequeira, meu trisavô.

Com o nome Guedes e na mesma zona dos "vossos" Guedes, é provável que também tenha algo a ver com essa família; ou talvez não. Um dia confirmarei.

Os meus cumprimentos

José Sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#311992 | Francisco Queiroz | 16 ago 2012 17:45 | Em resposta a: #299079

Cara Manuela Alves
Também tenho antepassados directos em Sedielos, sobre os quais nada sei, excepto que viviam no OUteiro do Carvalho, no ínicio do século XVIII.
Vou expor os dados noutro tópico e convido os confrades interessados em Sedielos a passar por lá, pois pode ser que se estabeleça alguma ligação.
Obrigado.


http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=153661

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#312159 | Lourval | 19 ago 2012 03:18 | Em resposta a: #299148

Caro Ribeiro de Araújo.

Poderá ser um homônimo...mas tenho anotado um Manuel Guedes Mourão, nascido cerca de 1705 em São Pedro de Loureiro, que estava casado em Santos (São Paulo, Brasil) com Teresa Francisca de Jesus e tiveram uma filha nascida cerca de 1747.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#312425 | GoldenDays | 24 ago 2012 14:02 | Em resposta a: #312159

Prezado Lourval,
Em primeiro lugar as minhas desculpas por não ter respondido anteriormente à sua amável mensagem.

A razão é simples. Estive a pesquisar a base de dados paroquial online dos nascimentos de de S. Pedro do Loureiro (Peso da Régua) a fim de procurar validar a informação que me transmitiu sobre a sua anotação de um “Manuel Guedes Mourão”. Pesquisei todos os nascimentos de 1689 até 1706 não apareceu qualquer “Manuel” com ascendentes (pais) simultaneamente “Guedes” e Mourão”.

Sei que isso pouco prova, até porque encontrei alguns com ascendentes “Guedes” mas cheguei à conclusão que apesar da coincidência de nome e local entre a sua e a minha pesquisa o mais provável é de ser apenas isso (uma coincidência por serem homónimos).

A razão para esta minha convicção reside no fato de ter encontrado diversos batismos por volta de 1705 e 1706 em que aparece como testemunha um “Manuel Guedes Mourão” que claramente assina o assento de batismo.

Estou convencido que tal “AGM” é o pai do José Guedes que casa em Fontes em 7 de Janeiro de 1724. Não encontrei em S. Pedro de Loureiro o assento de nascimento deste José entre 1689 e 1710 mas se o referido MGM assinava como testemunha nos anos de 1705 e 1706 pressuponho que era maior de idade e como tal teria nascido pelo menos cerca de vinte ou mais anos antes o que nos remete para um período em que os livros paroquiais foram destruídos (não existem online livros de 1645 a Agosto de 1689).

Tentei ver o ano de 1644 e aí encontrei na Página Digital 72 da consulta online um registo de batismo de 18 de Fevereiro de 1644 que tenho dificuldade em decifrar. Refere-se a um “Manuel”, filho de ???? ??? Mourão(?) e de sua mulher Luzia da Costa(?) em que os padrinhos foram Manuel Correia, de Gervide, e Luísa de Mesquita, de Paradela(?). Se alguém me conseguir ajudar a decifrar este assento talvez este seja o do “Manuel Guedes Mourão” que procuro (um dos meus hepta-avôs).

Também desconheço a eventual ligação de parentesco entre este “meu” Manuel Guedes Mourão e Henrique Xavier Guedes Mourão referenciado nas Memórias Paroquiais da Freguesia do Loureiro (cf. http://www.jf-loureiro.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=45&Itemid=60) que dispõem dos mesmos sobrenomes (apelidos).

De qualquer forma agradeço a gentileza da informação que me transmitiu. Se tem a certeza de que a data de nascimento do seu MGM foi cerca de 1705 então estaremos muito provavelmente na presença de homónimos.

Abraço cordial e amigo de
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#312443 | Lourval | 24 ago 2012 17:14 | Em resposta a: #312425

Caro Ribeiro,

Estou de saída para minhas aulas mas eu lhe adianto que não é certeza de que Manuel Guedes Mourão tenha nascido em 1705. Foi apenas um cálculo através do nascimento de uma neta.

Depois pensarei com calma.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#313040 | carmona | 03 set 2012 18:09 | Em resposta a: #310427

Caro Hernâni Maia

Permita-me a entrada neste tema dos Guedes Alcoforado!
Há mais de quatro anos que ando "à volta" destas dúvidas:
O meu 6º avô (varonia de minha mãe) José Manuel Carneiro da Silva Barreto, natural de Chaves (7/12/1770) foi casado com Joana Rita de Moraes Sarmento Guedes de Figueiredo, natural de Chaves (23/3/1782), filha de José Joaquim Guedes de Figueiredo Osório, natural de Fontelas (17/10/1740 - padrinho de baptismo: Dom "sic" Teotónio Guedes Alcoforado, natural de Fontelas), neta de Luís Guedes de Figueiredo Alcoforado, natural de Fontelas (8/3/1707), casado com Margarida Josefa de Azevedo, natural de Fontelas (19/7/1709) e filha do Capitão Manuel Guedes Borges casado com Beatriz Monteiro (não encontro a naturalidade).
Não consigo "subir" para além dos assentos paroquiais (alguns em muito mau estado, como os de Sedielos) para "entroncar" estes Guedes, e para saber aonde foram buscar o apelido Alcoforado. Nem sequer encontro referências ao citado capitão (nem no Exército regular, nem nas milícias, nem nas ordenanças, etc...).
Será que me pode ajudar?

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#313049 | NFA | 03 set 2012 20:34 | Em resposta a: #298699

Caríssimos Confrades

Alguém saberá da ascendência de Diogo Teixeira , casado 1ª vez com Maria Guedes(filha de Beatriz Guedes e Domingos Pereira) e foram moradores no lugar das Asoreiras em Sedielos? Maria Guedes faleceu em 5.3.1652, com duas filhas vivas. Diogo Teixeira, viúvo herdou de seus sogros em 1660 e casou novamente com e pouco depois com Maria Rebelo e faleceu em Sedielos a 6.2.1716 e de quem teve pelo menos mais oito filhos, todos das Asorreiras, sendo o 1º João de Morais.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#314910 | hmaia | 07 out 2012 18:16 | Em resposta a: #313040

Caro João Dias,

Peço desculpa por só agora responder à sua mensagem, pois em parte tenho estado fora e em parte com afazeres inadiáveis. Muito gostaria de poder ajudá-lo, mas os livros de Sedielos estão em tão mau estado que frequentemente se esbarra com quebras de linhagem que só podem ser ultrapassadas encontrando indícios nos nomes e nos locais por forma a estabelecer ligações prováveis mas não inquestionáveis. A minha ascendência em Sedielos vai para os Coutinhos, os Cardosos, os Pereiras, os Guedes e os Pintos. A ligação a Alcoforados é estabelecida por indução, como lhe mostro a seguir num excerto do que sobre isto escrevi.

"No registo do casamento em Sedielos dos seus filhos Francisco e Isabel (ambos, "por troca", em 1596.01.08) é mencionada como chamando-se Catarina Guedes (mulher de Francisco Pinto) e não existe prova documental de que tenha Alcoforado no seu nome; no entanto, a cronologia e a naturalidade sugerem largamente que os Guedes de Sedielos são descendentes dos Guedes Alcoforado também de Sedielos. É ainda de atender a que dois dos filhos de Catarina Guedes (e de Luís Garcês, seu marido), que se supõe ser neta da sobredita Catarina, tomam o apelido Alcoforado; são eles Baltazar Pinto Alcoforado (baptizado em 1634.11.20) e Pedro Guedes Alcoforado (baptizado em 1639.06.08 e casado em 1672.07.05); este facto é corroborado pela adopção do apelido Pinto pelo mesmo Baltazar Pinto Alcoforado e pelo seu irmão Domingos Pinto de Araújo (baptizado em 1629.06.29), sobrenome este do sebredito Francisco Pinto, marido de Catarina Guedes (Alcoforado). Esta associação em Sedielos de apelido Guedes com o apelido Alcoforado remete-nos para os Guedes Alcoforado de Santa Marta de Penaguião e seus ascendentes."

Lamento, mas mais não posso ajudar, a menos que pretenda mais detalhes relativos aos registos paroquiais destes que mencionei.

Com cordiais cumprimentos,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#314970 | carmona | 08 out 2012 18:38 | Em resposta a: #314910

Caro Hernâni Maia
Apesar de, de facto, não adiantar nada, agradeço-lhe o seu empenho e a sua resposta.
Cumprimentos
João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#327797 | GoldenDays | 21 abr 2013 22:41 | Em resposta a: #312443

Prezado Lourval,

O assunto está finalmente esclarecido e dada a amabilidade demonstrada não quiz deixar de lhe dar a conhecer o epílogo!

O Manuel Guedes Mourão (dos Mourões Guedes, Senhor da Casa de Gervide e que Felgueiras Gayo admite poder ser bastardo) teve um filho fora do matrimónio de nome José que nasceu em 22 de Setembro de 1700, na freguesia de S. Pedro de Loureiro. Foi a mãe, Maria Pereira, que o deu como Pai no baptismo em que foram padrinhos Manuel Teixeira e Catarina de Figueiredo.

Nas minhas anteriores pesquisas tinha-me escapado este registo. Este "José" é um dos meus sextos avôs.

Agradeço-lhe mais uma vez a disponibilidade demonstrada.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Manuel Guedes Mourão - São Pedro de Loureiro

#327802 | Lourval | 22 abr 2013 00:46 | Em resposta a: #327797

Caro Ribeiro de Araújo.

Fico contente que tenha chegado a uma conclusão. O Manuel Guedes Mourão, natural de São Pedro de Loureiro, residente no Brasil (Santos-SP) no início do século dezoito, está certamente ligado aos seus. Mas somente não sei como. Você tem alguma ideia?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Guedes Mourão - São Pedro de Loureiro

#327804 | GoldenDays | 22 abr 2013 11:10 | Em resposta a: #327802

Prezado Lourval,

Não tenho conhecimento de “outro” Manuel Guedes Mourão que tenha emigrado para o Brasil e que tenha casado com Teresa Francisca de Jesus no século XVIII sendo natural de S. Pedro do Loureiro, Peso da Régua.

Tem a certeza de que era natural de S. Pedro do Loureiro?

A razão da minha pergunta é que tenho na minha base de dados um MANUEL (possivelmente Guedes Mourão), baptizado em S. Adrião de Sever, Santa Marta de Penaguião, em 14 de Julho de 1715, filho de ANTÓNIO GUEDES MOURÃO (b. 1675.07.31) c.c.(1708-04-16) HELENA PEREIRA DE BARROS.

Avós Paternos: Francisco Guedes (possivelmente Mourão) cc (1669-06-17) Maria de Morais.
Este casal veio a ter um outro filho de nome Francisco Guedes Mourão que casa em 1712-08-15 com Clara Jacinta Botelho.
Avós maternos: Gonçalo Pereira e Isabel Brandão.

Todas estas famílias nascem e casam em S. Adrião do Sever.

É tudo o que tenho e como os locais não são distantes entre si “atrevo-me” a enviar-lhe estas informações. Convém, no entanto, validar o que aconteceu ao MANUEL que acima indico pois não conduzi buscas subsequentes quer quanto a casamentos como a saídas para o Brasil (que aliás naqueles anos não sei onde procurar).

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Francisco Pinto, morador em São Dinis, Vila Real.

#327868 | mtt | 23 abr 2013 14:26 | Em resposta a: #310514

Caro Fabrício Gerin
O Francisco Pinto que “parece ter-se casado em Vila Real com Maria Teixeira” não pode ter nascido em 1496.
O casamento, cujo assento existe, foi celebrado na freguesia de São Dinis, em 6 de Novembro de 1610.
Eis os noivos:
Francisco Pinto, filho de Francisco Ribeiro, da cidade do Porto.
Maria Teixeira, filha de Manuel Esteves, de Amarante, criados que foram de Francisco Lopes Ilho.
Existiu em Vila Real outro Francisco Pinto, mais antigo, documentável em dois assentos de casamento de filhos seus, assentos também exarados no livro de casamentos de São Dinis:
---------------------------------------
[013] – 08.Set.1566
Vicente de Morais, filho de Álvaro de Abreu.
Catarina de Morais, filha de Filipa de Carvalho e de seu marido Francisco Pinto.
Testemunhas: Diogo Pereira; Pedro Correia; Afonso Botelho e o Lic. Francisco Machado.
---------------------------------------
[061] – 10.Out.1582
Rui Pinto [Pereira], filho que foi de Francisco Pinto e de Filipa de Carvalho.
Filipa Lobo, filha de Manuel Lobo [Machado] e de sua mulher Beatriz Lopes.
Testemunhas: Vicente de Morais; Manuel de Abreu; o Lic. Simão Lourenço.
Nota superior: Rui Pinto Pereira.
---------------------------------------
Seria este Francisco Pinto o filho de Álvaro Pinto referido no manuscrito que pertenceu a Luís Pinto de Sousa, o ministro de D. Maria I?
Se sabe alguma coisa sobre este assunto muito lhe agradecerei se a partilhar.
Cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#330969 | hmaia | 15 jun 2013 22:11 | Em resposta a: #298732

Caro confrade Fabrício Gerin,

Aqui me tem de novo a bater-lhe à porta. Desta vez para lhe pedir mais informação sobre os filhos de Pedro Guedes Alcoforado. Felgueiras Gayo apenas menciona o Luís e não os padres Manuel de Moura Coutinho (homónimo do avô materno) e Martim Pereira de Eça (homónimo do tio materno). Onde posso encontrar algum registo paroquial que mencione o pai destes dois padres? Será o assento do seu batismo em Aldarete?

Agradecendo desde já, com um abraço,
Hernâni Maia

P.S. — Felgueiras Gayo menciona Isabel de Eça Pereira da Silva, enquanto o assento de casamento na realidade apenas refere Isabel Pereira da Silva; erradamente neste assento o nome da mãe é dado como sendo igual ao da filha, mas segundo Gayo o seu nome seria Isabel Machado.

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#330971 | fgerin | 15 jun 2013 22:55 | Em resposta a: #330969

Caro Hernâni Maia,

Pedro Guedes Alcoforado teve 5 filhos homens, sendo o mais velho um Manoel. Teve também um Luís (o segundo), dois Josés (que parece morreram crianças), e um Martim. Em Sedielos comparecem os padres Manoel de Moura Coutinho e Martim Pereira de Eça. O padre Manoel é nomeadamente filho de Pedro Guedes (ver batismo abaixo, de 1720), e Pedro também teve um filho Martim Pereira de Eça, homônimo do irmão padre de Dona Isabel. Gayo só menciona o Luís porque este foi o herdeiro do pai na quinta da Igreja, em Sedielos. Não encontrei casamentos das filhas, creio que se tornaram freiras. Vou lhe passar os dados, e você tira suas próprias conclusões.
Pedro Guedes Alcoforado casou em 05/07/1671 em Sedielos com Dona Isabel Pereira da Silva (Po guedes alcoforado filho que ficou de luis graces & de sua mulher Cna guedes do lugar de Aldarete ... Com Dona isabel Pra da Silva filha de mel de moura Coutinho et de sua mulher Dona isabel Pra da Silva moradores na frga de S. joão de Arnoia do Conselho & villa de Basto). Os pais de Dona Isabel casaram em 02/04/1621 em Santa Senhorinha de Basto (aos 02/04/1621, na freguesia de Santa Senhorinha de Basto, em minha presença, e do Reverendo Cura de São João do mosteiro de Arnóia, se receberam: Manoel de Moura Coutinho e Heitor de Moura Coutinho e de sua mulher Joana Velosa de Camões, moradores na dita freguesia de Arnóia, com Dona Isabel Pereira e Dona Guiomar Pereira, filhas de Antonio Machado Barbosa, já defunto, e Felipa de Moura, desta freguesia de Santa Senhorinha de Basto – recebi Heitor de Moura Coutinho com Guiomar Pereira, e o cura de Arnóia recebeu Manoel de Moura com Isabel Pereira – testemunhas: Manoel da Cunha, da freguesia do Salvador de Ribas, e Lourenço de Moura Coutinho, pai dos esposados).
Pedro e Dona Isabel tiveram os filhos (todos batizados em Sedielos): Luísa, em 07/09/1672 (batizada pelo Padre Martim Pereira de Eça), Manoel, em 15/04/1674, Luís, em 08/04/1676, José, em 23/01/1678, outro José, em 25/01/1680, Maria, em 25/05/1681, Martim, em 21/05/1684 (padrinhos: o Padre Martim Pereira de Eça e Joana, sua irmã, da freguesia de Arnóia), Joana, em 08/04/1686, Francisca, em 17/02/1688.
Em 1687 foi testemunha de casamento em Sedielos: Martim Pereira de Eça, filho de Pedro Guedes - em 1697 foram testemunhas de casamento: Pedro Guedes Alcoforado e Martim Pereira de Eça, seu filho.
Pedro Guedes faleceu em 04/11/1706, e Dona Isabel em 06/09/1711.
Em 06/02/1720 se casaram em Vila Marim: Luís de Moura Coutinho, filho legítimo de Pedro Guedes Alcoforado e Dona Isabel Pereira da Silva, defuntos, e moradores que foram na dita freguesia de Sedielos, e Dona Josefa Maria de Almeida, filha de Manoel de Almeida Carvalhais e de sua primeira mulher Helena Guedes de Azevedo, naturais da freguesia de Sedielos. Em 21/11/1720 foi batizado seu filho Manoel em Sedielos, e foi padrinho: o Padre Manoel de Moura Coutinho, tio do batizado.
Em 30/04/1735 faleceu em Sedielos o Reverendo Martim Pereira de Eça, clerigo in minoribus, de 55 anos.

Abraços,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#331028 | hmaia | 17 jun 2013 00:28 | Em resposta a: #330971

Caro Fabrício Gerin,

Muito obrigado pela extensíssima informação. Só tinha o casamento d Pedro Guedes Alcoforado com Dona Isabel d'Eça Pereira da Silva em Sedielos e confunda tio e sobrinho Martim Pereira d'Eça.

Talvez não conheça a seguinte sequência: Manuel de Moura Coutinho / Isabel Machado — Martinho Pereira d' Eça / Maria Veloso — João António Pereira d' Eça / Maria de Moura — António José Pereira d' Eça / Luisa Joana de Azevedo Freire de Castro — Francisco António Pereira / Ana Franceliza Pimentel Amado Soromenho — José António Pereira de Eça / Angélica Clementina de Abreu e Castro — Carolina Augusta Pereira de Eça / José Maria de Almeida Teixeira de Queirós — José Maria de Eça de Queirós / Maria Emília de Castro (o famoso escritor da segunda metade do séc. XIX, cônsul de Portugal em Inglaterra e embaixador em Paris, falecido em 1900).

Um abraço agradecido.
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374212 | tavguinu | 04 out 2016 10:54 | Em resposta a: #298699

Caros,

as minhas desculpas por desenterrar um tópico tão antigo, mas afinal é mesmo isso que fazemos :-)

Tenho um Manuel Guedes que casou em Vila Marim, natural da freguesia de Sedielos.

Recebi Manuel Guedes, da freguesia de Sedielos, com Maria Pinta, de Ventuzelos, em 18 de Dezembro de 1666; foram testemunhas Manuel Pinto e ... Delgado. Vila Marim (Mesão Frio), Livro de Registo de Casamentos (1658 a 1710), imagem 167.

Mas o engraçado é que eles voltam a Sedielos já que tenho os seguintes registos :

Domingas Pinta, filha de Manuel Guedes, casada com Tomé Cardoso, faleceu a 12-08-1706, com a idade de quarenta anos, como se vê do assento de óbito da freguesia de Sedielos, LRO (1703 a 1733), imagem 9:

Aos doze dias do mês de Agosto do ano de mil e setecentos e seis anos, faleceu da vida presente Domingas Pinta, mulher de Tomé Cardoso, da Ponte Cavalar, freguesa desta Igreja, de idade de quarenta anos, pouco mais ou menos, foi com todos os Sacramentos, é pobre, não fez manda, seu marido e filhos seus herdeiros, de que fiz este que assinei, era ut supra.

Tomé Cardoso, viúvo de Domingas Pinta, casou em 13-02-1707 com Delutéria de Carvalho de Aguiar, em Sedielos ver LRC (1704 a 1732), imagem 9:

Aos treze dias do mês de Fevereiro do ano de mil e setecentos e sete anos, nesta Igreja de Santa Maria de Sedielos, feitas as denunciações necessárias nesta sobredita Igreja, donde o contraente é morador, e com Certidões do Reverendo Abade de Santa Maria de Oliveira, donde a contraente é natural, e também do Reverendo Reitor de Vila Marim, pelo contraente lá casar a primeira vez e viverem algum tempo, de mim reconhecidos, feito isto na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituições deste Bispado, sem se descobrir impedimento algum, se casaram solenemente por palavras de presente, em face da Igreja, em presença de mim, o padre Manuel Correia Coelho, Cura da dita Igreja, sendo presentes Luís Pinto e Anrique Pereira, ambos solteiros e da freguesia de Vila Marim, e outras muitas que presentes estavam, todos de mim bem conhecidos, Tomé Cardoso, da Ponte Cavalar, viúvo de Domingas Pinta, filha de Manuel Guedes e sua mulher Maria Pinta, da freguesia de Vila Marim, e ele natural de Mondim da Beira, Bispado de Lamego, com Delutéria de Carvalho de Aguiar, filha de Pedro Alves de Carvalho Leitão e de Leonor da Rocha, da freguesia de Oliveira, deste Bispado, e em verdade de que fiz este que assinei com as testemunhas, era ut supra.

Assento de casamento de Tomé Cardoso com Domingas Pinta, em 20-01-1692, em Vila Marim, Mesão Frio:

Recebi em face da Igreja, como manda e ordena o Sagrado Concílio Tridentino e Constituições a José, digo, a Tomé Cardoso, filho de José Fernandes e de Maria Cardosa, da freguesia de Mondim, do Bispado de Lamego, por certidão do Vigário Geral do dito Bispado, cumprida pelo Senhor Doutor Manuel da Silva Francês, deste Bispado do Porto(?), que fica em meu poder, com Domingas Pinta, filha de Manuel Guedes e sua mulher Maria Pinta, do Lugar de Donsumil desta freguesia, em vinte de Janeiro de 19, digo, 1692. Foram testemunhas Mnuel Pereira Monteiro, desta freguesia, e Gaspar Teixeira, solteiro, de Donsumil. E por verdade fiz este termo, dia, mês e ano ut supra.

Será que este Manuel Guedes, é o que falam ?

Muito obrigado.

Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Guedes Tavares

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374214 | GoldenDays | 04 out 2016 11:36 | Em resposta a: #374212

Prezado confrade Nuno Guedes Tavares,

Sobre a sua pergunta sobre Manuel Guedes não lhe sei responder mas quero apenas fazer-lhe notar um pequeno pormenor sobre Tomé Cardoso.

Ele casa de novo poucos meses depois de a sua primeira mulher ter falecido porque para além do mais e na minha opinião tinha filhos pequenos para criar: José nasceu em 1696.05.26 e António em 1698.04.01 ambos já em Sedielos. Outros filhos poderiam também ter nascido antes em Vila Marim onde casaram como diz em 1692.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374216 | tavguinu | 04 out 2016 12:58 | Em resposta a: #374214

Caro Ribeiro de Araújo,

muito obrigado pela sua pronta resposta.

Estou completamente de acordo consigo e até lhe dou a conhecer o meu 7º avô que não encontro o registo de baptismo dele, neto de Manuel Guedes pela via materna.

Pelo casamento :

Casamento de Domingos Cardoso com Rosa de Moura
PT-ADVRL-PRQ-PPRG09-002-192_m0004

Transcrição : Aos vinte e um dias do mês de Dezembro do ano de 1734 em minha presença ?????
Domingos Cardoso, filho de Tomé Cardoso e sua mulher Domingas Pinta, já defunta, desta freguesia com Rosa de Moura filha natural de Luis de Moura ???? Catarina Alves do lugar de Sete Fontes desta freguesia e ???? verdade fiz este assento era ut supra.

Pelo nascimento de um filho de Domingos Cardoso, bisneto pela via materna de Manuel Guedes:

António, filho de Domingos Cardoso e sua mulher Rosa de Moura, do assento da Igreja, neto pela parte paterna de Tomás Cardoso, da vila de Mondim, e de sua mulher Domingas Pinta, da freguesia de Vila Marim, e pela materna de Luís de Moura Coutinho, do assento da Igreja, e de Catarina Alves, solteira, do lugar de Sete Fontes, nasceu aos vinte dias do mês de Agosto de mil setecentos e cinquenta e oito anos e foi baptizado e lhe pus os Santos Óleos aos vinte e seis do mesmo mês; foram padrinhos Manuel Teixeira, do lugar de Arrabalde, e Joana, solteira, do mesmo lugar, testemunhas João Teixeira e António Alves, ambos desta freguesia, e em verdade fiz este assento, era ut supra.

Estes assentos também a particularidade de encontrar Rosa de Moura, filha natural de Luis de Moura Coutinho e Catarina Alves, serão mais achas para outra fogueira :-)

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374221 | vpguedes | 04 out 2016 15:52 | Em resposta a: #374216

Caros confrades,

Sobre o Manuel Guedes também não sei muito mas sobre o Tomé Cardoso tenho algumas notas pois é meu ascendente directo bem como a Doroteia de Carvalho de Aguiar (e não Delutéria!). O Tomé Cardoso tem vários filhos do 1º casamento com Domingas Pinto, encontrei pelo menos: Manuel, Francisco, Maria Pinto, Domingos Cardoso, José Luis Cardoso, Bernarda Pinto. Depois do falecimento de Domingas Pinto, Tomé Cardoso c.c. a dita Doroteia e tem mais quatro filhos do 2º casamento, a saber: António, Manuel, Rosa e João de Carvalho, este meu avoengo.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374222 | tavguinu | 04 out 2016 16:15 | Em resposta a: #374221

Caro vpguedes

sou descendente do primeiro casamento do Tomé Cardoso, neste caso do Domingos Cardoso.

Por acaso encontrou o assento de nascimento do mesmo ?

Melhores cumprimentos,

Nuno

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374229 | vpguedes | 04 out 2016 20:43 | Em resposta a: #374222

Caro Nuno Guedes,

Não tenho esse baptismo mas confesso que não fiz pesquisas exaustivas em Vila Marim.
Foquei-me mais no segundo casamento.

Cumprimentos,
Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374232 | tavguinu | 04 out 2016 21:24 | Em resposta a: #298699

Caro,

Acima dos pais de Tomé Cardoso, José Fernandes e Maria Cardosa não tem mais nada ?

Cump

N

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374236 | tavguinu | 05 out 2016 01:24 | Em resposta a: #298699

Tenho um dado novo sobre o Manuel Guedes :

BAPTISMO DOMINGAS PINTA, VILA MARIM
Assento de baptismo de Domingas, em 12-02-1669, em Vila Marim, Mesão Frio:

Baptizei Domingas, filha de Manuel Guedes e de sua mulher, de Donsumil, em os 12 de Fevereiro de 1669; foram padrinhos Francisco Pinto, seu cunhado, e Catarina Guedes, de Sedielos.

Será que a Catarina Guedes é a irmã ? E o Francisco Pinto e a Catarina Guedes são o casal que aparece no estudo do Hernani Maia ?

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374239 | hmaia | 05 out 2016 09:10 | Em resposta a: #374236

Prezado Nuno Guedes Tavares

O casal Francisco Pinto / Catarina Guedes de Sedielos a que se refere é, creio, aquele que eu sugiro terem casado ca. 1570, isto é, um século antes do baptismo de Domingas.

Estou em crer que os padrinhos de Domingas poderão ser Francisco Pinto e sua irmã Catarina Guedes, filhos de Francisco de Moura e de Maria Guedes Pinto, de Sermanha, que foram baptizados em 1642.10.05 e 1675.06.21, respectivamente. Sugiro que use estas datas para os localizar na Base de Dados de Sedielos. Havia grande ligação entre os Guedes e os Pintos de Sedielos com Vila Marim.

Maria Pinto, mulher de Manuel Guedes, poderá ser a irmã baptizada em 1647.09.10 e veio a ter um casamento serôdio com Sebastião Vieira de Morais, viúvo, por volta de 1694. É possível que ela também fosse viúva e antes tivesse casado com Manuel Guedes. Sugiro-lhe que investigue nesta direcção.

Cumprimentos,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374240 | tavguinu | 05 out 2016 10:00 | Em resposta a: #298699

Caro Hernani Maia,

desde já o meu obrigado pela sua pronta resposta.

Irei seguir as pistas que me referiu.

Muito obrigado mais uma vez.

Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno

PS - Tenho um caso de uma filha natural de Luis de Moura Coutinho, que assim que tiver mais dados o informarei.

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374244 | GoldenDays | 05 out 2016 11:27 | Em resposta a: #374239

Prezado confrade Hernâni Maia,

Tenho muito gosto em o rever por aqui. Espero que esteja bem. Apenas duas notas:

- Sebastião Vieira de Morais casou com Maria Pinto em 1698. Conquanto o assento esteja danificado no seu início e portanto ilegível a data em que o mesmo ocorreu, o pároco refere à margem o ano de 1698;

- Na base de dados do GeneAll não consta a data do primeiro casamento de Sebastião Vieira de Morais (com Maria Pereira). O casamento ocorreu em 1670-10-09 em Sedielos.

Há mais de seis meses que não consigo que as correções ou atualizações que envio sejam introduzidas na base de dados pelos gestores da mesma. Penso que terei de desistir de o fazer com grande mágoa minha pois tendo de ser feitas uma-a-uma nem daqui a um século estariam feitas.

Colocar um novo indivíduo significa que só posso colocar o filho dele quando este já estiver na base de dados. Como a demora para colocar um novo leva mais de seis meses está já a ver a dificuldade com que me defronto!

Perdoe-me o desabafo que pouco tem a ver com o tópico... mas uma das linhas de descendência de Catarina de Morais, irmã do dito Sebastião Vieira de Morais, está nesse impasse. Tenho acréscimos já comunicados mas por lançar há imenso tempo.

A última versão da sua excelente base de dados de que disponho foi por mim descarregada em 15 de Fevereiro deste ano. Já existe alguma nova atualização na forja?

Cumprimentos cordiais e amigos do
Ribeiro de Araúo

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374264 | vpguedes | 05 out 2016 20:22 | Em resposta a: #298699

Caros confrades,

Algumas notas sobre estas famílias que retirei dos meus apontamentos:

- Maria (Guedes) Pinto c.c. Sebastião Vieira de Morais, é madrinha num baptismo em Sedielos em 3-10-1679, com seu irmão. Aí diz “Baltazar Pinto e Maria Guedes, filhos de Francisco de Moura, da Sermenha”. Também num baptismo em 8-11-672, diz “Maria, f. Francisco de Moura”. O mais provável é que nessas datas ainda fosse solteira pois caso contrário seria apresentada como “mulher de” ou “viúva de”. Esta informação sugere que não seja a mãe de Domingas Pinto pois esta nasce em 1669 e casa em 1692!

- Sebastião Vieira de Morais é meu avoengo, pelo 1º casamento, e reconheço a sua irmã Catarina de Morais (madrinha em 15-3-1675, em Sedielos). O confrade Ribeiro de Araújo terá mais informação sobre esta Catarina, nomeadamente o seu baptismo e/ou o casamento?

- Sobre os pais de Tomé Cardoso, José Fernandes e Maria Cardosa, não tenho mais informação para além de que seriam de Mondim da Beira.

- A filha natural de Luís de Moura Coutinho, suponho que seja a Rosa de Moura, que c.c. Domingos Cardoso, f. do já referido Tomé Cardoso, já após o falecimento do seu pai Luís de Moura Coutinho, em 8-10-1723, então já casado com Josefa de Almeida. Este Luís, era f. Pedro Guedes Alcoforado e de s.m. D. Isabel (de Eça) Pereira da Silva.

Cumprimentos a todos.
Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374265 | hmaia | 05 out 2016 21:37 | Em resposta a: #374264

Olá, Vítor,

Uma Catarina de Morais, de Sermanha, casou com André Fernandes (?) de Fontes, em 1679.07.02. Nos meus exercícios identifico-a com a filha de Gonçalo de Morais cc Páscoa Vieira e, portanto, irmã de Sebastião Vieira de Morais; foi crismada em 1678.06.02 e tinha sido madrinha em 1674.01.30 (cf. BD-S).

Abraço,
Hernâni

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374266 | tavguinu | 05 out 2016 21:54 | Em resposta a: #298699

Caros,

confirmo o que diz Vitor Guedes quanto a Rosa de Moura, minha 7ª avó, não lhe encontro o registo de baptismo somente o registo de casamento com Domingos Cardoso, filho de Tomé (também a única que informação que tenho é a que tem) e de Domingas filha de Manuel Guedes e da Maria Pinta/o aqui referidas.

Obrigado pela confirmação relativa a Luís de Moura Coutinho (suspeitava mas ainda não o tinha estudado)

Abraço a todos.

Nuno

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374267 | hmaia | 05 out 2016 22:00 | Em resposta a: #374244

Caro Ribeiro de Araújo,

Obrigado pelas suas amáveis palavras que retribuo amistosamente.

De facto, à margem está escrito 1698, mas tenho bastantes dúvidas sobre a veracidade deste número, por duas razões: (1) mais adiante aparece um 1679 com uma interrogação à frente; (ii) há demasiados casamentos marcados com 1678 comparadamente com o número de casamentos atribuídos a outras datas. Assim, para chegar às datas que proponho limitei-me a fazer um exercício básico de estatística, atribuindo a cada ano um número igual de casamentos. É uma aproximação muito grosseira, mas, como disse, tenho grandes dúvidas sobre a veracidade dos números escritos à margem, que não me parecem mais credíveis do que os meus…

Concordo inteiramente consigo no que se refere à Geneall. Tive os mesmos problemas e pura e simplesmente desisti de enviar para lá mais alguma coisa do muito que tenho. Já uma vez levantei esta questão aos gestores da mesma, mas não obtive resposta… O mesmo aconteceu quando reportei um erro lá existente: nem resposta, nem correcção. Penso que perdeu completamente o interesse como base de dados viva; passou à categoria de base de dados morta, que morreu com erros e defeitos incorrigíveis.

Quanto à base de dados de Sedielos, não existe nova versão porque não tem havido correcções substanciais. É minha intenção pedir para que a versão que foi colocado online no princípio deste ano seja substituída no fim deste ano ou no início do próximo.

Mais uma vez muito obrigado pela sua gentileza.

Com os melhores e mais cordiais cumprimentos,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374269 | vpguedes | 05 out 2016 23:04 | Em resposta a: #374265

Olá Hernâni,

Também tenho esse casamento e também dou essa Catarina de Morais como irmã do Sebastião Vieira de Morais. Como o assento do casamento não dá a filiação estava a tentar saber se haveria outra fonte ou documento que a confirmasse!

Abraço,
Vítor

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374271 | GoldenDays | 06 out 2016 00:28 | Em resposta a: #374267

Prezado confrade Hernâni Maia,

Muito agradeço a sua boa explicação "estística" sobre a razão pela qual inferiu as datas dos casamentos de Sedielos nas páginas cujos assentos estão ilegíveis. Terei isso em consideração no futuro.

Cumprimentos amistosos do
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374272 | GoldenDays | 06 out 2016 00:31 | Em resposta a: #374264

Caro confrade Vítor Guedes,

Catarina de Morais, irmã de Sebastião Vieira de Morais, é minha oitava avó, casada com André Fernandes. Casou em Sedielos em 1679-07-02 com André Fernandes.

Consta do registo de crismados de 1678 tendo sido madrinha HELENA, filha de MARIA DE CARVALHO do lugar da Ferraria, em Sedielos.

Na mesma data foi crismada a sua irmã ANA DE MORAIS. CATARINA DE MORAIS foi também madrinha de batismo em 30 de Janeiro de 1674 de outra CATARINA, filha de JOÃO ALVES do lugar da Sermenha.

Tiveram:

-Helena, b.1685-04-24 em Fontes
- Manuel, b.1688-05-22 em Fontes
- António, b.1690-10-08 em Fontes
- Josefa Vieira, b.1693-11-14 em Fontes (minha sétima avó), cc Manuel de Barros 1715-11-17 (Fontes), f.1735-04-05 (Fontes).

Segue a minha linha de descendência de CATARINA DE MORAIS, neta de Gonçalo de Morais e Páscoa Vieira, e ANDRÉ FERNANDES

Na base de dados GeneAll:
- para localizar CATARINA DE MORAIS ver em http://geneall.net/pt/nome/2472522/catarina-de-morais/
- para localizar ANDRÉ FERNANDES ver em http://geneall.net/pt/nome/2472523/andre-fernandes/
- para localizar PÁSCOA VIEIRA ver em http://geneall.net/pt/nome/2020566/pascoa-vieira/


GERAÇÃO 1 - Filha de Catarina de Morais e André Fernandes

a) Josefa Vieira * Fontes, Santa Marta de Penaguião 14.11.1693 + Fontes, Santa Marta de Penaguião 05.04.1735 cc Manuel de Barros em Fontes, Santa Marta de Penaguião 17.11.1715

Fontes sobre Josefa Vieira:
1) Nascimento: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho de Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Batismos (1675-1679) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-146_m0035.tif (segundo registo na página à direita)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1081002

2) Casamento: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho do Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Casamentos (1710-1744) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-002-147_m0009.tif (página à esquerda)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1081097

2) Óbito: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho do Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Óbitos (1732-1759) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-003-093_m0010.tif (página à esquerda)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1080831

Na base de dados GeneAll: para localizar JOSEFA VIEIRA ver em http://geneall.net/pt/nome/2514490/josefa-vieira/



GERAÇÃO 2 - Filha de Josefa Vieira e Manuel de Barros

b) Maria Vieira * Fontes, Santa Marta de Penaguião 13.12.1722 + Fontes, Santa Marta de Penaguião 04.06.1805. Não casou.

Fontes sobre Maria Vieira:
1) Nascimento: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho de Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Batismos (1721-1723) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-147_m0011.tif (página à esquerda)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1081004

2) Óbito: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho do Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Óbitos (1790-1806) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-003-095_m0143.tif (página à direita)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1080835

Na base de dados GeneAll: para localizar MARIA VIEIRA ver em http://geneall.net/pt/nome/2516824/maria-vieira/


GERAÇÃO 3 - Filha natural de Maria Vieira e António Correia + 26.10.1761 Fontes, Santa Marta de Penaguião

c) Maria Vieira * Fontes, Santa Marta de Penaguião 23.11.1749 cc José Guedes Monteiro em Fontes, Santa Marta de Penaguião 28.11.1771

Fontes sobre Maria Vieira:
1) Nascimento: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho de Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Batismos (1723-1750) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-001_m0145.tif (página à direita)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1080968

2) Casamento: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho do Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Casamentos (1745-1784) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-002-054_m0077.tif (útimo registo da página à direita)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1081103

3) Óbito: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho do Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Óbitos (1806-1812) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-003-096_m0043.tif (página à esquerda)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1080836


Nota: O registo de casamento confirma os seus ascendentes.
No assento de óbito de seu pai, António Correia, este incluiu-a como uma das herdeiras universais dos seus bens móveis de raiz por “soldadas, benfeitorias e legado pio” [Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho de Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Óbitos (1759-1790) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-003-094_m0011.tif (página à esquerda)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1080833]


GERAÇÃO 4 - Filha de Maria Vieira e José Guedes Monteiro

d) Ana Vieira Pereira * Fontes, Santa Marta de Penaguião 05.11.1776 cc Carlos Guedes em Fontes, Santa Marta de Penaguião 26.08.1804

Fontes sobre Ana Vieira Pereira:
1) Nascimento: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho de Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Batismos (1766-1779) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-003_m0167.tif (página à direita)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1080958

2) Casamento: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho do Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Casamentos (1802-1829) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-002-056_m0009.tif (página à direita)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1081108



GERAÇÃO 5 - Filha de Ana Vieira Pereira e Carlos Guedes

e) Ana Matildes Guedes * Fontes, Santa Marta de Penaguião 22.06.1804 + Fontes, Santa Marta de Penaguião 29.11.1860 cc António Pereira em Fontes, Santa Marta de Penaguião 04.06.1842

Fontes sobre Ana Matildes Guedes:
1) Nascimento: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho de Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Batismos (1795-1805) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-007_m0130.tif (página à esquerda)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1080964

2) Casamento: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho do Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Casamentos (1829-1845) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-002-057_m0043.tif (página à direita)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1081110

3) Óbito: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho do Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Óbitos (1860-1860) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-003-101_m0009.tif (página à direita)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1080848



GERAÇÃO 6 - Filha de Ana Matildes Guedes e António Pereira

f) Doroteia de Jesus * Fontes, Santa Marta de Penaguião 02.04.1846 cc António Ribeiro em São João de Lobrigos, Santa Marta de Penaguião 04.12.1876

Fontes sobre Doroteia de Jesus:
1) Nascimento: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho de Santa Marta de Penaguião, Freguesia de Fontes, Livro de Registo de Batismos (1838-1847) PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-011_m0081.tif (página à esquerda)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1080961

2) Casamento: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho do Santa Marta de Penaguião, Freguesia de São João de Lobrigos, Livro de Registo de Casamentos (1860-1878) PT-ADVRL-PRQ-PSMP08-002-053_m0148.tif (assento nº 11 na página à direita)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1082379



GERAÇÃO 7 - Filha de Doroteia de Jesus e António Ribeiro

g) Vitória de Jesus Ribeiro * São João de Lobrigos, Santa Marta de Penaguião 13.03.1887 + São João de Lobrigos, Santa Marta de Penaguião 08.03.1965 cc Abel Lopes Peixoto em São João de Lobrigos, Santa Marta de Penaguião

Fontes sobre Vitória de Jesus Ribeiro:
1) Nascimento: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho de Santa Marta de Penaguião, Freguesia de São João de Lobrigos, Livro de Registo de Batismos (1887-1887) PT-ADVRL-PRQ-PSMP08-001-035_m0012.tif (assento nº 18 na página à esquerda)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1082264

2) Óbito: Arquivo Distrital de Vila Real, Concelho do Santa Marta de Penaguião, Freguesia de São João de Lobrigos, Livro de Registo de Batismos (1880-1887) Averbamento nº 1 à margem do Livro de Registo de Batismos PT-ADVRL-PRQ-PSMP08-001-035_m0012.tif (assento nº 18 na página à esquerda)
URL: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1082264



GERAÇÃO 8 - Filha de Vitória de Jesus Ribeiro e Abel Peixoto

h) Maria Emília Ribeiro Peixoto * São João de Lobrigos, Santa Marta de Penaguião 17.07.1911 + Cascais 03.08.1983 cc Serafim de Araújo em Nossa Senhora de Fátima, Lisboa 09.03.1942


Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374294 | vpguedes | 06 out 2016 16:07 | Em resposta a: #374272

Caro Ribeiro de Araújo,

Obrigado pela partilha desta linha de descendência dos nossos avós em comum, Gonçalo de Morais e Páscoa Vieira. Folgo em saber que tenho mais um parente vivo pois nos últimos anos tenho encontrado muitos mas que já não estão entre nós !

Cumprimentos,
Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374298 | GoldenDays | 06 out 2016 16:22 | Em resposta a: #374294

Caro confrade e parente Vítor Guedes,

Pode contar com mais parentes vivos nas décadas mais próximas pois já tenho netos há alguns anos!

De que filho/filha vem a sua linha de descendência do Sebastião Vieira de Morais? Maria Vieira, Rosa de Morais, Sebastião Vieira ou algum outro?

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374301 | GoldenDays | 06 out 2016 17:25 | Em resposta a: #374239

Prezado Hernâni Maia,

Na sua mensagem #374239 refere que o batismo de Maria Guedes Pinto ocorreu, suponho que em Sedielos, em 1675-06-21. Nada encontro nessa data e na sua BD isso corresponde à data de um casamento.

Pode por favor esclarecer-me se a data do batismo é conhecida bem como quem são os pais desta Maria Guedes Pinto?

Pedindo desculpa pelo incómodo e antecipademente grato envio os meus cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374304 | vpguedes | 06 out 2016 17:52 | Em resposta a: #374298

Caro parente Ribeiro de Araújo,

A minha linha de descendência segue pelo Sebastião Vieira de Morais, filho de outro, e pode ver aqui em:
http://geneall.net/pt/nome/2008913/sebastiao-vieira-de-morais/

Cumprinentos,
Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374305 | GoldenDays | 06 out 2016 18:10 | Em resposta a: #374304

Prezado parente Vítor Guedes,

Agradeço a sua informação. Tinha curiosidade na sua resposta visto que o seu apelido Guedes me suscitou interesse pelo facto de a Rosa de Morais, irmã deste seu avoengo Sebastião Vieira de Morais (o segundo), ter uma filha Maria Guedes do seu casamento com Manuel Pinto.

Esta Maria Guedes casou com Francisco Borges e tiveram José Guedes que casou em S. João de Lobrigos com Ana Taveira, filha de Manuel Guedes e Helena Taveira de Magalhães, neta materna de João Pinto (Velho), de Vila Maior, S. João de Lobrigos e Luísa Taveira de Magalhães, de Fontes, meus sétimos avós por outra linha de descendência.

Estava, pois, a procurar conferir se (devido ao "Guedes") não seríamos parentes também por outra linha, situação que de facto não se confirma.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374308 | hmaia | 06 out 2016 19:20 | Em resposta a: #374301

Caro Ribeiro de Araújo,

A data 1675.06.21 que indiquei na minha mensagem estava errada, do que peço desculpa. Eu devia ter escrito 1644.03.05, pois a que lhe indiquei é a do casamento do irmão Francisco Pinto; o meu erro resultou de ter copiado a data uma linha acima do que deveria ter feito, como poderá confirmar na base de dados.

No entanto, esta data referia-se a Catarina Guedes, que é de quem estávamos a falar, e não à sua irmã Maria Guedes Pinto, que foi baptizada em 1647.09.10, como também pode verificar na mesma página da base de dados.

Os seus pais são Francisco de Moura e Maria Guedes Pinto; desta Maria Guedes Pinto, mãe, não tenho a data do baptismo, apenas sei que foi crismada em 1678.06.02 e era filha de Francisco Pinto Guedes e de Andresa Nunes.

Encontrará tudo isto na base de dados.
Mais uma vez peço desculpa pelo erro da minha informação anterior.

Cumprimentos,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374311 | GoldenDays | 06 out 2016 22:20 | Em resposta a: #374308

Prezado Hernâni Maia,

Agora ficou tudo claro. Sedielos não é uma freguesia fácil e só o seu trabalho conseguiu desbravar os paroquiais de uma forma mais que exemplar.

Por tal motivo não espero de si qualquer pedido de desculpas. Pequenos lapsos todos os temos.
Eu é tenho de o elogiar pelo seu ENORME trabalho, persistência e dedicação.

E creia que quando lhe pergunto alguma coisa é porque não sei e tenho vontade de aprender ou porque fico confuso com algum dado que encontro e que me parece não "encaixar".

Abraço amigo do
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374321 | tavguinu | 06 out 2016 23:43 | Em resposta a: #298699

Caros,

faço minhas as palavras de Ribeiro de Araújo, sem o seu EXCELENTE trabalho possivelmente muitos de nós não estavam aqui a "discutir".

Quanto ao nome Manuel Guedes, sei duas coisas, i) no batptizado de sua filha Domingas, em 12-02-1669, em Vila Marim, Mesão Frio, foram padrinhos Francisco Pinto, seu cunhado, e Catarina Guedes, de Sedielos. ii) Em 24-07-2012 nasceu em Lisboa Manuel Guedes meu filho :-)

Sendo assim um dia volto a este Manuel... vou agora para a pista da Catarina de Morais que falam :-)

Um saudoso abraço a todos.

Nuno

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374324 | hmaia | 06 out 2016 23:57 | Em resposta a: #374321

Obrigado a ambos pelo encorajamento.
É bom saber que está a ser útil.
Abraço.
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374325 | vpguedes | 07 out 2016 00:16 | Em resposta a: #374305

Caro Ribeiro de Araújo,

É natural que sejamos mais vezes parentes por terras de Penaguião e arredores embora não pelos Guedes que indica. Eu próprio tenho várias linhas de ascendentes com Guedes por esses lados. Eu diria até que o mais difícil é nessas terras não tropeçar nos Guedes!

Quanto aos seus Morais, é curioso o casamento da sua Rosa de Morais com o Manuel Pinto, irmão da sua madrasta Maria Pinto! Os seus Taveira de Magalhães devem ser parentes de Gonçalo Taveira de Magalhães, Capitão-Mor de Fontes, que veio a Sedielos fazer uma filha Ana, em Maria Vieira de Morais, irmã da dita Rosa de Morais.

Cumprimentos,
Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374339 | GoldenDays | 07 out 2016 19:16 | Em resposta a: #374325

Prezado parente Vítor Guedes,

Concordo que é curiosa a relação de parentesco entre a "sua" Rosa de Morais (filha do "seu" segundo Sebastião Vieira de Morais) e a Maria Pinto, simultâneamente segunda mulher do referido SVM e irmã do genro de SVM Manuel Pinto. A Rosa Maria via assim a irmã do marido como madrasta!.

Esta Rosa não é "minha" porque Helena Taveira de Magalhães é minha tia-avó e a minha linha não passa por ela mas, sim, por um meio-irmão dela João Pinto Taveira, filho dos referidos João Pinto (Velho) e Luísa Taveira de Magalhães, meus sétimos avós, Cometi, pois, um erro numa das frases da mensagem que lhe enviei.

Escrevi:
Esta Maria Guedes casou com Francisco Borges e tiveram José Guedes que casou em S. João de Lobrigos com Ana Taveira, filha de Manuel Guedes e Helena Taveira de Magalhães, neta materna de João Pinto (Velho), de Vila Maior, S. João de Lobrigos e Luísa Taveira de Magalhães, de Fontes, meus sétimos avós por outra linha de descendência.

Onde disse:
neta materna de João Pinto (Velho), de Vila Maior, S. João de Lobrigos
devia ter dito:
neta materna de João de Barros (porque é filha natural deste e de Helena Taveira de Magalhães).

Resumindo: Luísa Taveira de Magalhães teve como marido João Pinto (Velho) e diversos filhos deste, bem como uma filha natural (a Helena TM) de João de Barros.


Suponho que Helena Taveira de Magalhães possa ser filha de Gonçalo Taveira de Magalhães (Capitão Mor de Fontes) mas ainda não lhe consegui encontrar o rasto.

Aliás já em 2012 tínhamos trocado mensagens sobre este assunto (ver em: http://geneall.net/en/forum/161345/filhos-de-goncalo-taveira-de-magalhaes-fontes/#a299889 ).

Espero ter esclarecido.
Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374344 | tavguinu | 07 out 2016 22:45 | Em resposta a: #298699

Caros, na parte materna da minha avó, apareceu-me agora uns apelidos curiosos que vejo por aqui :

Coutinho de Almeida, mais concretamente Florinda, mãe de José Coutinho Alves e avó de Joaquim Coutinho nasceu a 20.02.1843, o único registo que ainda tenho.

Já algum dos confrades deu com esta pessoa ?

Desde já os meus melhores cumprimentos,

Nuno

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374673 | tavguinu | 26 out 2016 14:33 | Em resposta a: #298699

Caros, boa tarde.

Por acaso sabem onde se encontram os livros de Baptismos de Sedielos dos de 1743 a 1756.

Muito obrigado.

Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Tavares

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374675 | hmaia | 26 out 2016 14:50 | Em resposta a: #298699

Cario Nuno Tavares,
O livro relativo ao período 1732-1743 figura em DigitArq com o número 192, enquanto aquele relativo ao período 1756-1769 figura com o número 193, pelo que se conclui que o livro que procura não existe, isto é, provavelmente foi extraviado. Esta conclusão está de acordo com a falta dos registos de casamento e de óbito relativos ao mesmo período, que deveriam estar inscritos no mesmo livro.
Com os melhores cumprimentos,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374683 | tavguinu | 26 out 2016 20:13 | Em resposta a: #374675

Caro Hernâni Maia, foi o que me pareceu, mas tinha uma chama que algum de vós o tivesse encontrado extraviado em algum outro lugar.

Mais uma vez muito obrigado, pela sua pronta resposta.

Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Tavares

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374698 | tavguinu | 27 out 2016 11:09 | Em resposta a: #298699

Bom dia, mais uma vez peço a vossa ajuda.

Estou aqui numa encruzilhada de que não me consigo safar com os descendentes de um casal referido na obra do caro Hernâni Maia.

3-0003-106-4 - 1686.12.15 c - Marido - Mulher - João Martins - Domingas Gonçalves

Não consigo encontrar os registos da ascendência de um dos seus netos :

Casamento de José Àlveres com Antonia Coutinho
PT-ADVRL-PRQ-PPRG09-002-196_m0003

José Álvares filho legitimo de Luís Alvares e mulher Maria Tereza do Lugar de Sobre a Ponte desta freguesia neto paterno de Joam (João) Martins e sua mulher Domingas Gonçalves e pela materna de Manuel de Almeida? e Tomásia Duarte filha natural com Antónia Coutinha (o) filha legitima de Manuel Coutinho e sua mulher Luisa Coutinha (o) neta materna de Manuel Teixeira e sua mulher Catarina Coutinha (o) do lugar de Arrabalde desta freguesia...

Algum dos confrades tem estas registos ?

Desde já o meu agradecimento.

Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Tavares

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374700 | hmaia | 27 out 2016 12:03 | Em resposta a: #374698

Caro Nuno Tavares,

Pelas datas (casamento de José Álvares em Fevereiro de 1781 e casamento dos avós em 1686), é provável que o casamento de Luís Álvares com Maria Teresa tenha ocorrido no período 1732-1743, que se reporta ao livro desaparecido.

Posso talvez sugerir que procure filhos Luís Álvares e Maria Teresa no livro que se segue a 1743 (193 Livro de registo de baptismos 1756/1769). Se não encontrar o baptismo do seu filho José, poderá encontrar o de outros filhos, o que confirmará o casal Luís Álvares / Maria Teresa.

Cumprimentos,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374702 | tavguinu | 27 out 2016 13:03 | Em resposta a: #374700

Caro Hernâni Maia,

muito agradecido pela sua resposta.

Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Tavares

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374705 | GoldenDays | 27 out 2016 13:57 | Em resposta a: #374698

Prezado confrade Nuno Tavares,

Caso lhe interesse tenho na minha BD um sétimo avô Manuel Teixeira do Lugar de Arrabalde, em Sedielos, que foi casado com Catarina Teixeira, do Lugar de Sobre a Fonte, Sedielos. Não tenho a data do casamento. O lugar correto é Sobre a Fonte (e não Sobre a Ponte que não existe em Sedielos).

Este Manuel Teixeira foi filho de outro Manuel Teixeira (de Arrabalde) e Mariana de Carvalho (de Sobre a Fonte) que casaram em Sedielos em 1679-09-23.

A Mariana de Carvalho era filha de Francisco de Carvalho e Beatriz Teixeira.

A Catarina Teixeira (de Sobre a Fonte, e não Coutinha como procura) era filha de Francisco Teixeira e Maria Teixeira (ambos de Sobre a Fonte).

Tenho dúvidas que esta Catarina Teixeira seja a Catarina Coutinha que procura mas sugiro que verifique.

O casal Manuel Teixeira + Catarina Teixeira tiveram uma filha Maria (minha sexta-avó) que casou em 1757-02-16 (Sedielos) com José de Carvalho (ambos de Sobre a Fonte).

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#374733 | tavguinu | 27 out 2016 21:54 | Em resposta a: #374705

Caro Ribeiro de Araujo,

vou mesmo que ter de deixar os seus registos para mais tarde ou não... é que já escrevi e reescrevi esta resposta para si não sei quantas vezes e sinceramente ando mesmo aos papeis...

Mas vamos por partes :

Quanto aos Teixeira tenho vários ramos não estudados, será que a sua 6ª avó nasceu em 1737 ? Ou será irmã de Luisa ? Ou com o casamento com José de Carvalho teve um filho Manuel e adopta o nome de Maria Guedes ? São só três ramos diferentes da parte materna da minha avó paterna (Coutinho).

Os meus ascendentes da parte paterna e materna da minha avó paterna (Coutinho Guedes) são todos de Sedielos, tenho mais de duzentas pessoas identificadas e com os apelidos que aqui tanto falam todos, Os Guedes, os Coutinho, os Alves, os Morais, os Teixeira, os Mesquita, os Martins, os Pinto, os Carvalho, os Esteves... e por incrivel que pareça os Silva, desculpe o desabafo mas parece que já conheço todos de Sedielos :-)

Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Tavares

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#377097 | tavguinu | 17 jan 2017 18:41 | Em resposta a: #298699

Caro Hernâni Maia,

muito obrigado pela actualização do seu trabalho em Sedielos.

Para quem não sabe :

Actualização 16-01-2017

Esta nova versão já inclui parte do livro M4, até 1720 em todos os ficheiros, enquanto a versão anterior terminava no fim do livro M3, isto.é, por volta de 1703 — o que corresponde a uma ampliação em cerca de 15 %. Esta ampliação permitiu a correcção de alguns erros da parte terminal da versão anterior. A base de dados principal (BD-S) foi também reformatada de molde a ficar com uma estrutura mais simple e mais racional.

Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Tavares

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#377098 | hmaia | 17 jan 2017 18:50 | Em resposta a: #377097

Caro Nuno Tavares,

Muito obrigado pela divulgação! Faço votos para que venha a ser útil.

Com os meus melhores cumprimentos,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#377101 | MMSA | 17 jan 2017 19:29 | Em resposta a: #377097

Caro Nuno Tavares
Esqueceu de referir onde pode ser encontrada a actualização aqui referida. Cá vai:
http://genealogiafb.blogspot.pt/2015/04/familias-e-pessoas-da-freguesia-de.html
Cumprimentos
Manuela Alves

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#377108 | hmaia | 17 jan 2017 21:12 | Em resposta a: #377101

Obrigado, Manuela Alves,
Sempre em cima do acontecimento e a tempo!
Cordiais saudações.
Hernani Maia

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#377129 | NFA | 18 jan 2017 16:44 | Em resposta a: #298699

Boa tarde Hernâni Maia,

Em primeiro lugar queria felicita-lo pelo seu excelente trabalho aqui anunciado.
Queria aproveitar este titulo para corrigir alguns dados, que acho não estarem correctos; principalmente a minha linha ascendente do João de Morais e a 2º mulher Maria de Oliveira.....
Envio por aqui o meu e-mail: abreucoutinho@sapo.PT
Com os meus cumprimentos,
João de Magalhães e Morais de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#377926 | tavguinu | 20 fev 2017 21:25 | Em resposta a: #298699

Caros primos :-) boa noite.

Algum de vocês tem mais informação acerca dos nossos avôs Luís Garcês quer o casado com Catarina Guedes, quer como o seu pai, para além da que é referida na obra do primo Hernani Maia :-)

Forte abraço a todos.

Nuno

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#390833 | HeraticXYZ | 09 abr 2018 14:58 | Em resposta a: #298699

Caros primos

Meu relacionamento com vocês está na emigração de António Garcês de Araújo, que chegou a San Juan, Puerto Rico e se casou lá em 1658 com Juana de la Cruz. Seus pais são Luís Garcês de Araújo e Catalina Guedes. Renovo este antigo fórum para perguntar se vocês tem mais informações sobre a família de Luís Garcês e Petronilha de Araújo, e também se tem documentos verificando a família de Catarina Guedes.

Cuprimentos,

Fernando Alvarez-Mercado

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#390836 | hmaia | 09 abr 2018 15:31 | Em resposta a: #298699

Caro Fernando Alavarez-Mercado,

No endereço https://genealogiafb.blogspot.pt/2015/04/familias-e-pessoas-da-freguesia-de.html encontrará toda a informação obtida a partir dos livros de registos paroquiais Sedielos, onde viveram os nossos antepassados comuns.
De Luís Garcez e Catarina Guedes conto 11 filhos mas não encontro o António que menciona. No entanto, poderá ver que entre eles, cujos baptismos estão identificados, encaixei tentativamente um Manuel Cardoso (padre) como tendo nascido em 1627. Provavelmente este lugar não pertence a Manuel Cardoso mas, antes, ao seu António Garcez de Araújo. Poderá fornecer-me algo mais sobre esse casamento de 1658 (teria então 31 anos), se possível um registo com acesso online…

Cumprimentos,
Hernâni Maia

PS — Aqui tem, Nuno Tavares, algo mais do que já sabíamos…

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#390862 | HeraticXYZ | 09 abr 2018 19:12 | Em resposta a: #390836

Caro Hernâni Maia,

O documento de casamento está aqui:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9398-K834-54?i=755&cc=1807092&cat=1049766

Mas você precisa de uma conta. No documento diz "...Don Diego de Torres y Vargas [...] casó y veló a Antonio de Araujo, soldado de este Presidio, natural de la Villa de Sedielos, en el Reyno de Portgual, hijo legítimo de Luis García (erro de transcrição) de Araujo y de Catalina Guedes, sus padres, con Juana de la Cruz, natural de esta ciudad..."

Isto é, Dom Diego de Torres y Vargas [...] casou e velou Antonio de Araujo, soldado desta Prisão, natural da Vila de Sedielos, no reino de Portugal, filho legítimo de Luís Garcês de Araujo e de Catarina Guedes, seus pais, com Juana de la Cruz, natural desta cidade.

O casamento acontece em 18 de novembro de 1658 em São João, Porto Rico.

Cuprimentos,
Fernando Alvarez-Mercado

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#390864 | tavguinu | 09 abr 2018 19:28 | Em resposta a: #298699

Caros,

rapidamente li o que escreveram.

Já fiz chegar a imagem ao primo Hernani Maia.

Peço desculpa mas estou de momento sem tempo para ajudar mais, lá mais para o fim da semana consigo ajudar.

Um abraço !

Nuno

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#390865 | hmaia | 09 abr 2018 19:41 | Em resposta a: #298699

Caros Amigos e Parentes,

Muito obrigado por esta tão interessante informação, que servirá para acrescentar/corrigir a Base de Dados de Sedielos.

Abraços,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#390892 | hmaia | 10 abr 2018 14:57 | Em resposta a: #298699

Prezado Fernando Alvarez-Mercado,

Muito obrigado pela informação que me enviou sobre António de Araújo. Penso que ele poderá ter nascido em 1657, a seguir a Guiomar, que então terá falecido enquanto recém-nascida, e antes de Pedro Guedes Alcoforado, seu irmão. Se assim foi, então teria 21 anos quando casou, o que me parece aceitável, tanto mais se era soldado.

Não resisto a pedir-lhe o favor de tentar completar/corrigir o que consegui transcrever do assento do casamento:

En diez y ocho días de noviembre de mil seiscientos cincuenta y ocho años, el Padre Frei Manuel Ramirez de la Orden (Predicadores) Señor [...] con ciencia del Señor Capellán D. Diego de Torres y Vargas [...] casó y veló Antonio de Araújo, soldado de este Presidio, natural de la Vila de Sedielos, en el Reino de Portugal, hijo legítimo de Luis Garcés de Araújo y Catalina Guedes, sus padres, Juana de la Cruz, originaria de esta ciudad y habiéndose publicado [...] que el Santo Concilio de Trento [...], y no habiendo impedimento, fue en presencia del Padre Juan José de Montalvó, Vicario [...]

Agradecendo previamente, com cordiais saudações,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#390901 | HeraticXYZ | 10 abr 2018 17:01 | Em resposta a: #390892

Prezado Hernâni Maia,

Eis aqui a transcrição do ato de casamento.

En diez y ocho días del mes de noviembre de mil seiscientos cincuenta y ocho años, el Padre Fray Manuel Ramírez de la Orden (Predicadores) Señor Francisco con ciencia del Señor Chantre D. Diego de Torres y Vargas, Juez Provisor y Vicario General en sede vacante casó y veló a Antonio de Araújo, soldado de este Presidio, natural de la Villa de Sedielos, en el Reino de Portugal, hijo legítimo de Luis García de Araújo y Catalina Guedes, sus padres, con Juana de la Cruz, natural de esta ciudad y habiéndose publicado las tres amonenaciones, que el Santo Concilio de Trento dispone, y no hubo impedimento, y fue en presencia del Padre Sacristán José de Montalvo, Clérigo Presbiterio, y de Melchor de Cardoso, y de Pedro Martín, soldado de este Presidio, y de Francisco Gómez, y por verdad lo firmé Yo el Racionero, y cura de esta catedral de San Juan de Puerto Rico = Luis Muriel y Castro

Muito obrigado por toda a ajuda, mas tenho uma pergunta. A família de Catarina Guedes se conecta com outras linhagens nobres? Pergunto-lhe porque vi muitas genealogias na internet conectando a família a muitas outras, mas não sei se essas linhagens são reais.

Um grande abraço,
Fernando Alvarez-Mercado

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#390902 | HeraticXYZ | 10 abr 2018 17:07 | Em resposta a: #390901

Eu não sei se o erro de escrever García em vez de Garcês deve ser corrigido na transcrição.

Fernando Alvarez-Mercado

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#390903 | hmaia | 10 abr 2018 17:36 | Em resposta a: #298699

Prezado Fernando Alvarez-Mercado,

Estou-lhe muito agradecido pela sua excelente transcrição do registo. Muito obrigado.

A ortografia certa é Luís Garcês.

Catarina Guedes, mãe de António de Araújo, era filha de Francisco Cardoso e de Beatriz Machado e neta materna de Francisco Pinto e de Catarina Guedes Alcoforafo. É quase certo que Francisco Pinto era filho ou neto de outra Beatriz Machado pertencente à Casa da Lagariça. É quase certo que Catarina Guedes Alcoforafo é filha de Henrique Vaz Guedes Alcoforado ou de Francisco Vaz Guedes Alcoforado, qualquer deles da família Alcoforado de Penaguião. Tanto esta família como os da Casa da Lagariça figuram nos Livros Nobiliários portugueses, que permitem apurar a sua ascendência nobre. Confesso que ainda não explorei a sua eventual, quase certa, ascendência nobre por não se conhecer prova de quem na realidade descende Francisco Pinto e também Catarina Guedes Alcoforafo, particularmente porque há duas (ou mais) teorias sobre esta ascendência, que são diferentes… Enquanto não for encontrado algum documento que possa esclarecer estas questões, a dúvida permanece.

Neste Forum e sob este título encontrará contribuições de Fabrício Gerin e de Vítor Guedes, ambos com ascendência a este casal de Sedielos e ambos conhecedores e com opiniões muito válidas sobre estas teorias. Sugiro-lhe que os contate por este Fórum.

Se quiser enviar-me o seu endereço de email, terei gosto em enviar-lhe a última versão da Base de Dados de Sedielos que no fim deste ano irá substituir a que se encontra presentemente online.

Com um abraço,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#390908 | tavguinu | 10 abr 2018 18:26 | Em resposta a: #298699

Caros,

desculpem mais uma vez interromper a vossa conversa.

O nosso primo Victor Guedes, tem um artigo/estudo sobre este tema, salvo-erro. Não o tenho comigo aqui de momento mas se deixar o seu email faço-lhe chegar o documento.

Caro Fernando, seria possível deixar a descendência do casal referido.

Obrigado

Um abraço,

Nuno

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#390922 | HeraticXYZ | 10 abr 2018 21:00 | Em resposta a: #390908

Caro Nuno,

Eis aqui parte de sua descendência:

1. António Garcês de Araújo (1637-1689?), com Juana de la Cruz
2. c. 1675 (San Juan), Senhora Garces de Araujo, com Senhor Cortes
3. c. 1710 (S.J.), Apolonia Cortes Garces de Araujo, com Jose Cestero
4. c. 1743 (S.J.), Marcelo Cestero, com Maria Gregoria Aguayo Lara (3 com 4 grau de cons. em o casa.)
4. c. 1745 (S.J.), Juan Jose Cestero, com Barbara Aguayo Lara
2. c. 1670 (San Juan), Maria de Araujo, com Jose Sanchez
3. c. 1700, Francisca Sanchez Araujo, com Francisco Lara-Calderon (de Loja, Espanha)
4. 1722 (S.J.), Maria de la Concepcion Lara Sanchez, com Jose Aguayo del Rey (de Priego de Cordoba)
5. 1743 (S.J.), Antonio Aguayo Lara, com Lucía de Torres Vallejo
6. 1771 (Bayamón), Manuel Aguayo Torres
--- com María del Carmen Maisonet
7. 1799 (Bayamón), Antonio de León Aguayo Maisonet, com María de los Ángeles Quintero
--- com Clara Colón
7. 1808 (Cayey), María del Carmen Aguayo Colón, com Fernando del Rosario
8. c. 1830 (Cidra), Joaquín del Rosario Aguayo (de quem eu desci)
5. 1745 (S.J.), Juan Miguel Aguayo Lara
5. 1746 (S.J.), María Gregoria Aguayo Lara, com Marcelo Cestero
5. 1747 (S.J.), Bárbara Aguayo Lara, com Juan José Cestero
6. 1772 (S.J.), José Nicolás Cestero, com Bárbara del Pilar Dávila
5. 1748 (S.J.), María de los Dolores Aguayo Lara
5. 1749 (S.J.), Manuel Aguayo Lara
5. 1751 (S.J.), Nicolás Aguayo Lara, com María Castilla
6. c. 1775 (S.J.), Ramón Aguayo Castilla, com Juana Villafaña
7. 1797 (Bayamón), José Vicente Aguayo Villafaña, com María Belén Vergara
8. c. 1837 (Bayamón), Félix Aguayo Vergara, com Emilia Casals Aguayo (3 e 4 graus de cons.)
9. c. 1879 (Saint Thomas, V.I.), María Aguayo Casals, com Antonio Ferré
10. 1904, Luis Alberto Ferré Aguayo, Governador de Porto Rico de 1969 a 1973
6. 1784 (S.J.), Antonio Aguayo Castilla, com Ana de Rivera
7. c. 1815 (Bayamón), Lucía Aguayo de Rivera, com Francisco Casals Figueras (de Torredembarra)
8. c 1879, Emilia Casals Aguayo, com Félix Aguayo (3 e 4 graus de cons.)
5. 1752 (S.J.), Miguel Aguayo Lara
5. 1753 (S.J.), Rita Gertrudis Aguayo Lara
5. 1756 (S.J.), Rita de San Fernando Aguayo Lara
5. 1758 (S.J.), José Antonio Aguayo Lara
5. 1760 (S.J.), Domingo José Aguayo Lara

Muitos dos filhos Aguayo Lara se casaram e tiveram muitos mais filhos que eu não mostrei.

Abraços,

Fernando Alvarez-Mercado

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#390924 | HeraticXYZ | 10 abr 2018 21:06 | Em resposta a: #390922

Desculpe se isso é difícil de entender, eu queria que tivesse uma formatação melhor.

Fernando Alvarez-Mercado

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#390927 | tavguinu | 10 abr 2018 22:13 | Em resposta a: #298699

Fantástico !

Muito obrigado pela partilha.

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#448671 | MariaGS | 01 jul 2023 20:45 | Em resposta a: #298699

Hello everyone. I am from Puerto Rico. My name is Maria. My ancestor Antonio Garces de Araujo was the son of Luis Garces de Araujo and Catarina Guedes. He came to Puerto Rico from Sedielos, Vila Real, Portugal and was a soldier. I just found your comments and thought I would introduce myself. I am your distant cousin. Have you seen any records of Antonio in Sedielos? All I have is the record of his wedding with Juana de la Cruz Rodriguez in Puerto Rico, where it mentions he is from Sedielos and that he is the son of Luis Garces de Araujo and Catarina Guedes. They are my 8th great-grandparents. I would love to know if you have seen his birth record.

Thank you so much, Maria Gonzalez

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#448672 | Jorge Resende | 01 jul 2023 21:01 | Em resposta a: #298699

ano de nascimento de antónio? chegou a porto rico quando?
mais informação por favor...

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#448673 | Jorge Resende | 01 jul 2023 21:10 | Em resposta a: #298699

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4815130 tif imagem 335, Maria, era tenente em 1781 e foi padrinho de MARIA em 25 de Fevereiro 1781

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#448675 | hmaia | 01 jul 2023 21:45 | Em resposta a: #448671

Hello, Maria Gonzalez,

It was a great pleasure to know that you descend from Luís Garcês de Araújo. I am the author of a Data Base for Sedielos that is published in internet and that you can find in genealogiafb.blogspot.com/2015/04/familias-e-pessoas-da-freguesia-de.html. If you clic in Base de Dados Principal, you should download this file, where you will find the birth of Luís Garcês de Araújo and of Catarina Guedes, his wife, together with the children they had but António. Anyway, you can find I have included him, as, by sheer chance, I have found his marriage in Puerto Rico, which is, unfortunately, the only information I have about him. You can also find in this Data Base all descendants of this family in Sedielos at least till 1740 or over.

This Data Base has been updated once a year with corrections and new additions of descendants of these Sedielos families. I would be really very happy to include also all data you you may have traced concerning António Garcês de Araújo’s descendants. Would you care to send such data to me, please?

You may prefer (I would…) to contact me by email to hlsmaia@gmail.com, which would allow a quick and direct exchange of information.

With best regards,
Hernani (Maia)

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#448676 | Jorge Resende | 01 jul 2023 21:48 | Em resposta a: #298699

https://ahmgermil-exercito.defesa.gov.pt/viewer?id=25578&FileID=27164&recordType=Description

folha militar

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#448677 | Jorge Resende | 01 jul 2023 22:10 | Em resposta a: #298699

https://ahmgermil-exercito.defesa.gov.pt/details?id=23893 Nasceu em Lisboa... 1760...

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#448679 | hmaia | 01 jul 2023 22:21 | Em resposta a: #448676

Caro Jorge Resende,

Muito obrigado pela sua excelente contribuição. Segundo este registo, na data a que se refere, António Garcês de Araújo estaria em Lisboa e teria 26 anos de idade e 15 anos e 8 meses de serviço.

Mas ele casou em Porto Rico em 1658 e este registo parece ter sido feito muito mais tarde, isto é, em 10 de Julho de 1763. Muito apreciaria alguma explicação para esta aparente contradição.

Cordiais cumprimentos de
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#448680 | MariaGS | 01 jul 2023 22:31 | Em resposta a: #448675

Thank you for your response. I have a lot of information regarding their descendants in Puerto Rico. I will share it with you. My email is mariabrent1@gmail.com. This is so exciting for me. Thank you for all your work!

Regards,
Maria

Resposta

Link directo:

Sedielos - Ascendentes de Pedro Guedes Alcoforado

#448683 | hmaia | 01 jul 2023 23:01 | Em resposta a: #448680

So it is for me… I have sent to you an email massage.
Kind regards
Hernani

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 00:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen