Escarameias de Marvão e Portalegre

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Escarameias de Marvão e Portalegre

#308004 | NISGM | 12 jun 2012 18:12

Caros Confrades

Alguma informação sobre estes Escarameias ou sobre alguma das outras famílias?


Ana Maria (São Salvador da Aramenha, Marvão, baptizada a 22.07.1764) filha de Manuel Gonçalves Escarameia e de Maria Dias Nogueira (todos de São Salvador da Aramenha, Marvão).


Casou em Reguengo, Portalegre, a 23.11.1793, fl. 22, com André Gonçalves Garção (Reguengo, Portalegre, 30.11.1760, fl.38)

e era neta paterna de António Gonçalves Escarameia (da Aldeia de Carreiras) e de Catarina Gonçalves (de Portalegre)

e neta materna de Domingos Gonçalves e de Maria Dias (Aldeia de Carreiras)


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Escarameias de Marvão e Portalegre

#372961 | nrdsantos | 07 ago 2016 13:42 | Em resposta a: #308004

Boa tarde,

gostaria de saber se tem mais informações sobre esta família, dado que um dos meus ascendentes directos é irmã desta Ana Maria, de seu nome, Maria Teresa Escarameia.

Obrigada,

Sara

Resposta

Link directo:

Escarameias de Marvão e Portalegre

#373102 | NISGM | 11 ago 2016 15:59 | Em resposta a: #308004

Viva, Peço desculpa, mas não fui avisado desta sua mensagem pelo sistema.



Lamento, mas o que lhe posso neste momento confirmar é que para trás nada evoluí neste nosso ramo comum. Salvo erro (Infelizmente, o mais das vezes desde há algum tempo acedo à net via smartphone, o que dificulta melhores consultas e confirmações), não dei com os ascendentes.

Os livros da Aldeia de Carreiras não vão muito para trás e Portalegre tem demasiadas freguesias para ter tentado de modo continuado caçar uma pessoa à linha um eventual casamento de António Gonçalves Escarameia e de Catarina Gonçalves.

Se bem me recordo, não vi Escarameias anteriores a este.


O que tenho a mais é isso que agora anexo, uma tia das nossas Ana Maria e Maria Teresa Escarameia


N0. António Gonçalves Escarameia (Aldeia de Carreiras, Portalegre – m. antes 04.06.1761)
Mulher: Catarina Gonçalves (Portalegre)
1. Manuel Gonçalves Escarameia SEGUE
1. Maria das Candeias
Marido: Manuel Gonçalves (Aldeia das Carreiras, Portalegre), filho de João Duarte e de Maria Teresa. Casamento em São Salvador da Aramenha, a 04.06.1761, fl. 164;

N1. Manuel Gonçalves Escarameia
Mulher: Maria Dias Nogueira, filha de Domingos Gonçalves e de Maria Dias (todos da Aldeia de Carreiras, Portalegre)
2.Maria Teresa Escarameia (NOVA PARA MIM)
2.Ana Maria (São Salvador da Aramenha, Portalegre, 14.07.1764, f. 152). Casamento em Reguengo, Portalegre, a 23.11.1783, fl. 22., com André Gonçalves Garção III (Reguengo, Portalegre, 30.11.1760, fl.38). c.g.


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Escarameias de Marvão e Portalegre

#376202 | nrdsantos | 14 dez 2016 22:54 | Em resposta a: #373102

Não sei se entretanto já evoluiu nesta busca, mas posso dizer que tenho mais alguma informação do casal António Gonçalves Escarameia e Catarina Gonçalves.

O António é filho de João Gonçalves Escarameia e Catarina Martins. casou com a Catarina Gonçalves, filha de Cristóvão Gonçalves e Teresa Antunes, a 8 de Outubro de 1719, em S. Salvador de Aramenha, Marvão. Tiveram:
Manuel Gonçalves Escarameia, São Salvador da Aramenha, Marvão, 15 de set 1720
António Gonçalves Escarameia
Maria Candeias (esta era nova para mim)

A 29 de dez 1754, nas Reveladas de Baixo, Salvador de Raramente, Marvão, morreu o António. E a 1 de nov 1767, no Monte das Reveladas, Salvador de Aramenha, Marvão, morreu a Catarina Gonçalves.

Resposta

Link directo:

Escarameias de Marvão e Portalegre

#376242 | NISGM | 16 dez 2016 11:09 | Em resposta a: #376202

Não mexi mais, mas tinha dado pela referência a página de apontamentosgenealógicos.blogspot.pt, referenciada no tópico http://geneall.net/pt/forum/170770/fabrica-da-sedas-de-portalegre/.

Com mais uma voltinhas ainda percebi ser parente para aí em 12º grau de alguém (RJ) com quem nunca me cruzei, mas de quem por acaso conhecia o nome há uns trinta anos.

Resposta

Link directo:

Escarameias de Marvão e Portalegre

#377204 | NISGM | 20 jan 2017 12:18 | Em resposta a: #376202

Aliás, é curioso que um dia viajei de autocarro, até Abrantes, e EJ, filha de RJ, entrou, talvez em Constância ou na Praia. Julgo que ia para as aulas.

Ouvira ecos dela (mais de RJ, confesso) através do amigo de ascendência madeirense e aeronáutica com que ia naquela viagem. O meu amigo, vários amigos meus do liceu e EJ tinham estado todos de férias, na Madeira, salvo erro nesse Verão, ou no anterior.

É uma memória perdida de uma prima muito distante, de cuja cara nem me lembro.

Resposta

Link directo:

Escarameias de Marvão e Portalegre

#377265 | 1385 | 22 jan 2017 16:04 | Em resposta a: #373102

Muito Boas Tardes

Tenho apontada uma Maria de Lurdes Lourinho Escarameia que terá casado em Portalegre, Reguengo, por volta dos anos cinquenta do século passado, com uma João Luís Tavares, de quem teve, pelo menos,
filha:
Manuela Escarameia Tavares * 1956 = 05. Maio 1976 Portalegre Reguengo com um primo chegado (que infelizmente não conheço, embora tenha ideia de que o meu falecido pai foi seu padrinho de baptismo) chamado Eugénio João Tavares Chichorro e Silva.

Alguém me saberá dar notícia destes parentes próximos
Antecipadamente grato
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 09:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen