familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

#312754 | NYLCEB | 29 ago 2012 17:21

Sou Nylce Cavalcanti Barbosa, meu pai chamava-se Newton de Holanda Cavalcanti de Albuquerque e seus irmãos eram : Gil Clementino Cavalcanti de Albuquerque, Djalma de Holanda Cavalcanti de Albuquerque, Maria Edith de Holanda Cavalcanti de Albuquerque e Maria Eliza de Holanda Cavalcanti de Albuquerque, todos nascidos no engenho Pantorra no município do Cabo, em Pernambuco. Meu avô paterno chamava-se Manoel Clementino Cavalcanti de Albuquerque, nascido no Engenho Pantorra em 03/06/1885, Bacharel em Ciências Juridicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Recife, agricultor no Município do Cabo, nos Engenhos Pantorra e Brilhante, de sua propriedade, casado com sua prima D. Ignácia de Holanda Cavalcanti de Albuquerque, filha de Sebastião José Mendes de Holanda e de D. Maria Anna Moura Cavalcanti de Albuquerque. Meu avô paterno Manoel Clementino, de quem estava falando era filho de Gil Clementino de Holanda Cavalcanti de Albuquerque, casado com sua prima, Emília Mendes de Holanda , filha de sua tia Joana de Holanda Cavalcanti de Albuquerque e de Sebastião Mendes da Silva. Os avós de meu avô Manoel Clementino eram:José Joaquim Cavalcanti de Albuquerque Mello. casado com D. Margarida de Holanda Cavalcanti de albuquerque, foram pais de 15 filhos, um deles nosso trisavô .Esta família está muito entrelaçada, veja que minha avó Ignácia era também irmã do pai da minha tia a poeta Celina de Holanda Cavalcanti de Albuquerque, també nascida no Cabo e casada com seu primo legítimo meu tio ( irmão caçula do meu pai ) Djalma de Holanda Cavalcanti de Albuquerque.No Engenho Pantorra nasceu o Visconde de Albuquerque, Francisci de Paula Holanda Cavalcanti de Albuquerque e o meu avô Manoel Clementino Cavalcanti de Albuquerque ( procurar folheto de Dr. Manoel Clementino em "Defesa de uma Administração e das Tradições dos Senhores de Engenho de Pernambuco).
Gostaria de completar o elo entre o Fracisco de Paula Holanda Cavalcanti de Albuquerque e meu Trisavô, assim chegarei ao meu avô e ao meu pai, uma vez que já fiz o levantamento dos demais antecedentes da família, desde Portugal/ Itália/Holanda e da India Maria do Espirito Santo Arco Verde.

Resposta

Link directo:

RE: familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

#312901 | hollandacavalcanti | 01 set 2012 01:00 | Em resposta a: #312754

Somos do mesmo ramo. Cecé e Djalma eram primos legítimos de meu avô, juiz de direito Horácio Mendes de Hollanda Cavalcanti (nascido Horácio Mendes de Hollanda Cavalcanti de Albuquerque). Margarida e Joana eram irmãs e filhas de Ignacio de Hollanda e de D.Maria da Fé. Boas lembranças das conversas "genealógicas" com Cecé......Pantorra, Ipiranga, Brilhante, Tapugy..... .
Tenhos muitas infos acerca de nossa família Hollanda Cavalcanti.
Grande abraço,
Cláudio de Hollanda
81 9756.4969

Resposta

Link directo:

RE: familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

#331972 | spes | 05 jul 2013 14:04 | Em resposta a: #312901

Caros Confrades


Procuro informações sobre os ascendentes de Maria Francisca da Hora Correa Cavalcanti, natural de Vila Viçosa, no Bispado de Pernambuco.

Foi casada com João de Figueiredo Loja, nascido em Ferreiros, Serrazes em 14/9/1792 e falecido em Lisboa em 20/5/1875.

agradecido
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

#331973 | spes | 05 jul 2013 14:10 | Em resposta a: #331972

Caros Confrades


Procuro informações sobre os ascendentes de Maria Francisca da Hora Correa Cavalcanti, natural de Vila Viçosa, no Bispado de Pernambuco.

Foi casada com João de Figueiredo Loja, nascido em Ferreiros, Serrazes em 14/9/1792 e falecido em Lisboa em 20/5/1875.

Maria Francisca terá sido filha de António Luis Cavalcanti, possivelmente nascido no Brasil......

Agradecia eventual informação sobre António Luis Cavalcanti.
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

#332440 | dvl | 14 jul 2013 02:38 | Em resposta a: #312901

Caro Cláudio de Hollanda,

Pode consultar o livro "Genealogia dos Albuquerques e Cavalcantis", Editora Livros de Portugal SA, Rio de Janeiro, 1965, da autoria de Adalzira Bittencourt.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

#332646 | engracia | 18 jul 2013 21:44 | Em resposta a: #312754

Ola Nilce,
Minha quarta avo é Francisca de Paula Maria da Conceição filha de Francisco Xavier Cavalcanti de Albuqerque casado com Felippa Cavalcanti de Albuquerque..Tenho uma outra quarta avo Maria Ana do Rego Barros casada com o senador Afonso de Albuquerque Maranhão..Maria Ana era filha Francisco do Rego Barros e Maria Ana Francisca de Paula Cavalcanti os pais do conde da Boa Vista.
Essa familia é muito entrelaçada, ainda não conclui minha pesquisa, quem sabe poderemos nos ajudar..Meu e-mail engraciaregis@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

#333963 | PedroPires95 | 17 ago 2013 14:09 | Em resposta a: #332646

Olá a todos, Meu nome é Pedro Pires, eu sou descendente de Ludovina Ferreira Cavalcante de Albuquerque que segundo as publicações do Instituto Histórico do Ceará, aparece ela como tia do Visconde de Suassuna (Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque Filho) descobri também com um amigo genealogista, que inclusive é meu primo devido a Ludovina, que quando a filha da Ludovina foi baptizada que também tinha o nome de Ludovina, o padrinho de Batizado foi Francisco Xavier Cavalcante de Albuquerque, o Capitão Mor do Rio Grande do Norte, segundo ele.

Ludovina era moradora do Riacho do Sangue atual Jaguaretama - Ceará, No caso estou pensando que Ludovina seja Filha de Francisco Xavier Cavalcante de Albuquerque, pois nos trabalhos aparece ela sendo Tia do Visconde de Suassuna, e eu já possuo a data que Francisco Xavier foi baptizado, foi em 1731, e então ele era filho do Luiz Xavier Bernardo com sua mulher Francisca Cavalcante de Albuquerque, Preciso de ajuda para concluir minha pesquisa,

Ludovina tinha uma irmã que também vivia no Riacho do Sangue chamada Fabiana Cavalcante de Albuquerque, Tem chance de Ludovina ser filha de Francisco Xavier Cavalcante de Albuquerque?

Segundo a data que consta quando ele pediu Fidalguia (Vide a tese de Mestrado da faculdade de Pernambuco que trata justamente do pedido de Fidalguia) ele tinha 71 anos em 1799, o que consta que Ludovina teve um filho chamado José Rodrigues da Silva (Filho dela com Manoel Soares da Silva) que requereu uma Sesmaria em 1789, e conseguiu se estabelecer no Riacho do Sangue, usando um pouco a Logica, Provavelmente Ludovina era mesmo filha de Francisco Xavier Cavalcante, pois se ela fosse irmã dele a data não iria bater com o nascimento de sua filha (Provavelmente mais nova) cujo foi citado em cima, em 1790, não teria mais condições de ter uma criança (penso eu)

O que acham disso?

Att. Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

#338065 | LouRodrigues | 13 nov 2013 15:41 | Em resposta a: #312901

Alguém sabe a ascendência de Joanna Idelvita Mendes de Hollanda que foi casada com Manuel Carneiro Leão? Os dois eram meus bisavós e gostaria de saber mais sobre eles.
Atenciosamente,
LouRodrigues

Resposta

Link directo:

familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

#360072 | LouRodrigues | 30 jul 2015 10:24 | Em resposta a: #312754

Prezada Nilce
Como faço pesquisa sobre os proprietários dos engenhos de Pernambuco, gostaria de saber se você tem a relação dos senhores do engenho Pantorra, para que eu possa incluir no meu blog engenhosdepernambuco.
Outrossim, acho que sou sua parenta, pois Tia Cece e Tio Djalma eram primos de minha avó Nita Carneiro de Novaes (eng. Santana/Jaboatão dos Guararapes)

Resposta

Link directo:

familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

#362190 | fabioal | 08 out 2015 02:02 | Em resposta a: #312754

Em 1875, o Engenho Pantorra pertencia a Antônio Joaquim Cavalcante de Albuquerque.
Almanaque de Pernambuco

No entanto, o fato de ter nascido no Engenho Pantorra não garante que seja parente próximo de Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque ou mesmo do ramo Suassuna.

Podem ter vindo de qualquer lugar.

Terás que consultar os site dos mórmons.

Resposta

Link directo:

familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

#420289 | Ricardoholanda | 27 dez 2019 16:37 | Em resposta a: #312754

Boa tarde , meu nome de Ricardo lemos carneiro de Holanda, sou de recife , minha família Holanda e originário do município de glória do goita e vitória do santo antão , se alguém tiver fazendo genealogia da família Holanda e quiser trocar informações agradeço .9979-26921(ZAP).

Resposta

Link directo:

Sobre Felippa Cavalcanti de Albuquerque

#421996 | elsonfreire | 23 fev 2020 22:07 | Em resposta a: #332646

Olá Engracia, boa noite!

Tomei a liberdade de lhe enviar um e-mail, sugerindo uma cooperação.

Aos demais colegas do post, agradeceria se pudessem compartilhar fonte(s) que comprovassem a ligação entre FELIPPA (FERREIRA DE SOUZA) CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE a seu suposto pai GONÇALO FRANCISCO XAVIER CAVALCANTI. Estou finalizando uma pesquisa e esse enlace é o único que não consegui documentar na linha até Antonio Simões Colaço (XN).

Meu e-mail:
Abraços a todos,
Elson Freire

Resposta

Link directo:

familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

#422662 | santa escolastica | 23 mar 2020 00:27 | Em resposta a: #312754

Sra Nykce, meu nome é José Laudo de Camargo e sou um dos descendentes do Visconde de Albuquerque. Minha Avó Maria Annunciada Cavalcanti de Albuquerque era filha de Antonio Cavalcanti de Albuquerque pertencente a um dos ramos que veio de Pernambuco. Moro no Kentucky (USA) e me dedico à Criação de Cavalos e estudo a Genética. Por um favor, me enviarias um numero de telefone para poder falar ? Meu e.mail é johndory1965@gmail.com e meu whatsapp é +18594920996 . Gostaria de falar sobre a Familia e fazer algumas perguntas sem querer tomar muito do seu tempo. Sinceramente, José L. DeCamargo

Resposta

Link directo:

familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

#422663 | santa escolastica | 23 mar 2020 00:28 | Em resposta a: #422662

Nylce, desculpe-me pois escrevi errado

Resposta

Link directo:

familia Holanda Cavalcanti de Albuquerque

#450880 | betosong | 02 nov 2023 20:47 | Em resposta a: #312754

Olá!

Gostaria de saber se alguém da família Albuquerque Mello, Cavalcanti ou Xavier mais especificamente da cidade pernambucana de Sirinhaem pesquisa esses ramos.

Cordialmente,
Beto.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 07:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen