Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Regiões

Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#312854 | jba19 | 31 ago 2012 01:23

Ainda não recebi quqlquer informação sobre o tópico anterior, mas tenho uma nova pergunta sobre MANOEL FRANCISCO ANTUNES que residiu em BELÉM no PARÁ entre 1904 e 1918 ou até mais tarde. Gostaria de saber sobre seus ascendentes e descentes, pois tinha casa de negócios em Belém de nome ANTUNES & SIMÕES por volta de 1914.
Que tiver mais informações desde já fico grato.
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#312921 | PAIVAMANSO | 01 set 2012 16:49 | Em resposta a: #312854

Caro Jorge, custa-me ver tópicos de pedidos de ajuda, a saírem da primeira página do Fórum, sem receberem pelo menos uma resposta positiva, uma dica, uma sugestão válida, no mínimo uma tentativa solidária.
Inicialmente chamou-me a atenção esse seu Manuel Francisco Antunes, que teve negócios em Pará – Belém e depois fui procurar o seu outro tópico (também sem resposta)……. Onde fica claro que esse Manuel Francisco Antunes, nada tem a ver com uma outra família Antunes, que ando a “investigar” e também tinha negócios, na mesma década, em Belém do Pará. Ainda assim, deixo aqui o texto do seu outro tópico, e vou tentar dar-lhe uma ajuda.
«Gostaria de obter mais informações sobre a familia Antunes, da Pampilhosa da Serra, Praçais, principalmente dos Avós: Francisco Manuel Antunes, Manuel Francisco Antunes e de América Baeta, natural da Freguesia de Cadafz e casada com Francisco Manuel Antunes, mãe de Manuel Baeta Antunes e demais filhos. Abraços. Jorge»
Caro Jorge, diga datas de batismos nascimentos, casamentos e óbitos, e freguesias onde ocorreram esses factos. Explique exactamente o que mais gostaria de encontrar, sobre esses seus Antunes. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#312929 | jba19 | 01 set 2012 18:43 | Em resposta a: #312921

Prezado Jorge Santos

Obrigado pela sua valiosa atenção sem dúvida vai poder me ajudar, digo porquê. Nas minhas tentativas de busca verifiquei algumas de trocas de correspondência, neste período de 1900 a 1918,e até antes, entre os dois Antunes, o de Praçais e o de Belém. Na tentativa de elucidar estes fatos vou lhe informar outros detalhes sobre alguns parentescos a que ambos se referem, só não tenho informações sobre o estado civil do Manoel Francisco Antunes de Belém e que, se casado, o nome da esposa e filhos. O Manuel Francisco Antunes, de Praçais assinava Manuel com U e o de Belém com O.
Como tenho cartas de ambos e da época, verifiquei também que a caligrafia é bem diferente, muito interessante pelo que pode deduzir.

Amigo Jorge Santos, vou abusar dos seu cohecimento sobre estes detalhes e logo lhe passarei as datas das cartas e de parentes que são mencionados nas mesmas.

No caso de Praçais tenho melhores informações até porque meu pai nasceu lá.

Meu foco seria o Manoel Francisco Antunes, que morava em Belém, seus ascendentes e descendentes.

Abraços e até breve

Jorge Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#312971 | jba19 | 02 set 2012 14:00 | Em resposta a: #312929

Prezado Jorge Santos

Retorno com mais alguns dados dos Antunes:
Como lhe escrevi o MANUEL FRANCISCO ANTUNES de Praçais que assina com U, tem um irmão de nome JOSÉ FRANCISCO ANTUNES , carta de 1881.
O pai de MANUEL FRANCISCO ANTUNES era JOSÉ FRANCISCO ANTUNES (carta de 28/8/1879)
Nesta data de 28/8/1879 JOSÉ FRANCISCO ANTUNES comprou terras de DOMINGOS FRANCISCO-(Seixo da Orla Fundeira)
Em 1 de Fevereiro de 1886, falece a mãe de MANUEL FRANCISCO ANTUNES carta da época.
MANUEL FRANCISCO ANTUNES faz aniversário em 6 de Outubro.
MANUEL FRANCISCO ANTUNES é sobrinho de JOSÉ MARIO BAETA AFONSO (carta de Praçais de 19/08/1879)
MANUEL FRANCISCO ANTUNES tem um irmão de nome JOSÉ FRANCISCO ANTUNES
MANUEL FRANCISCO ANTUNES é Sobrinho de ANTONIO SIMÕES FELIX ( Carta de Sandinha 18/02/1912 e 24/11/1918)
MANUEL FRANCISCO ANTUNES é Primo de CARLOS JOSÉ FERNANDES D'ALMEIDA (Carta de Fajão de 19/02/1907)
MANUEL FRANCISCO ANTUNES é Primo de MANUEL ANTUNES FELIX (Carta de Coimbra p/Praçais em 15/11/1917)
MANUEL FRANCISCO ANTUNES é Primo de FRANCISCO D'ASSUNÇÃO MELLO (carta de Mouronho 7/01/1906)
MANUEL FRANCISCO ANTUNES é Tio de JOSÉ NUNES GOUVEIA

DE BELEM- PARÁ

MANUEL FRANCISCO ANTUNES escreve para o pai em 1/10/1891
Manda recomendações para, JOÃO,ROSA, e as melhoras de sáude da EMILIA. Manda recomendações para o TIO JOSÉ NUNES GOUVEIA (O Manuel de Portugal trata o JOSÉ NUNES GOUVEIA como SOBRINHO.
Chama de TIOS; BARBARA, OLINDA E ABILIO e de Compadre, ANTONIO DOMINGUES
Logo o MANUEL DO PARÁ SERÁ IRMÃO DO MANUEL DE PRAÇAIS.

Em 01/01/1892 manda carta com endereço da CAZA COIMBRA PEGI & CIA que mais tarde se torna ANTUNES, SIMÕES & COMPANHIA, com endereço na Rua Conselheiro Jão Alfredo, 95 Pará.

Carta de ANTONIO TORRES DIAS GALVÃO de GOIS para BELÉM DO PARÁ em 14/10/1910 informa o falecimento do SOGRO do AVÕ FRANCISCO deve ser o JOSÉ FRANCISCO ANTUNES em 7/10/1910.
Este Antonio T. Dias Galvão informa que meu PAI nesta data com hum ano de idade, ele era de 1/7/1909, estava "fortíssimo"
Fala também da Prima AMÉRICA ANTUNES BAETA, que era minha avó e esposa de MANUEL FRANCISCO ANTUNES de Praçais.
Logo o de Belém não pode ser o mesmo.

Em 5/5/1910 MANUEL FRANCISCO ANTUNES recebe em BELÉM cara de um fornecedor de PARIS mandando recomendações aos sócios amigos SIMÕES e ao SOUZA.

Prezado Jorge, espero que não esteja sendo demais abusar de sua boa vontade, mas pelo que me dizem alguns destes fatos, talvez só o amigo possa elucidar, com vê tenho alguma correspondencia da época que por vezes é dificil de se ler, a caligrafia não era boa com uma grande excessão do MANUEL FRANCISCO ANTUNES de Belém, que tinha uma excelente caligrafia, daí a minha busca pois verifiquei que os dois embora homônimos não são a mesma pessoa.

Desculpe se me alonguei mas o assunto é cativante.

Abraços

Jorge Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#312987 | PAIVAMANSO | 02 set 2012 17:01 | Em resposta a: #312971

Caro Jorge Antunes, muito interessante, este seu puzzle, essas cartas e os estudos que o Jorge sobre elas já começou a fazer. Ao ler as suas primeiras deduções, nota-se perfeitamente o seu grande desejo de tentar desvendar, um a um, os vários laços de parentesco entre as pessoas referidas nesses documentos. Quantas esperanças, saudades e ilusões viajaram dentro delas ? Cartas dessas, eram lágrimas, ora de tristeza, ora de alegria, abraços embrulhados em papel e tinta, que uniam memórias, fortaleciam os novos destinos, rasgando o mar, construindo as pontes possíveis, entre todos esses seus antigos familiares.
Como vivo mais perto da Pampilhosa da Serra e de Góis, que de Belém do Pará ....... Proponho começar a ajudar a encontrar vestígios dos Antunes da Aldeia dos Praçais, Freguesia do Cabril, Concelho da Pampilhosa da Serra, e dos Antunes da Aldeia (e sede de Freguesia) de Cadafaz, do Concelho de Góis.
Concretamente os ……… «Avós: Francisco Manuel Antunes, Manuel Francisco Antunes e de América Baeta, natural da Freguesia de Cadafaz e casada com Francisco Manuel Antunes, mãe de Manuel Baeta Antunes e demais filhos.» ………
Desculpe mas isto está um tanto confuso para o meu entendimento, e por isso lhe peço que, por favor, esclareça melhor os graus de parentesco entre estes Antunes.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#312990 | jba19 | 02 set 2012 18:05 | Em resposta a: #312987

Przado Jorge Santos

Pela pampilhoisa da Serra, eu tenho os elementos familiares corretos:

FRANCISCO MANUEL ANTUNES é Pai de MANUEL FRANCISCO ANTUNES meu Avô.

MANUEL FRANCISCO ANTUNES é casado com AMÉRICA BAETA ANTUNES que sãos meus avós por parte de pai.

Meu pai é MANUEL BAETA ANTUNES nascido em 1/7/1909 e um dos filhos de MANUEL FRANCISCO ANTUNES (Praçais)

Até aqui tenho todos os dados, filiação e seu descendentes até onde eu sei, menos os IRMÃOS e OUTROS filhos de FRANCISCO MANUEL ANTUNES, teoricamente meu Bisavô.(Pampilhosa da Serra-Praçais)

Pelo que me parece o MANUEL FRANCISCO ANTUNES de Praçais, teria um homônimo que seria irmão mas que estaria em Belém do Pará. Este é o assunto a compreender.

Teria que saber a filiação deste MANUEL FRANCISCO ANTUNES que residiu em Belém, se de fato era um irmão de meu bisavô.

Também se a mãe deste M.F.ANTUNES era mesma do M.F.ANTUNES de Praçais.


Amigo Jorge Santos, como vê não parece fácil, mas aí nos concelhos deverá existir esta infomação.

Mais uma vez obrigado

Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#313020 | PAIVAMANSO | 03 set 2012 11:53 | Em resposta a: #312990

Caro Jorge Antunes, está na hora de o avisar que não passo de um amador, um principiante, nas pesquisas de árvores genealógicas. Mas se ninguém antes de mim lhe respondeu, creio que um principiante é melhor que nada. Digo-lhe isto, para que não espere muito de mim, e acima de tudo, saiba que as minhas opiniões, ou deduções, embora bem intencionadas, carecem sempre da confirmação de alguém mais competente, e das provas documentais que sempre procuro.
O que o Jorge mais quer saber, é se o Manuel Francisco Antunes de Praçais era Irmão do Manuel Francisco Antunes que viveu em Belém do Pará. Na minha opinião (se tinham os nomes completamente iguais) não eram Irmãos. Mas como já expliquei, as minhas opiniões carecem de provas. Então proponho o seguinte:
Em poucas linhas, diga Tudo o que Sabe sobre o Manuel Francisco Antunes de Praçais e depois diga também tudo o que sabe sobre o Manuel Francisco Antunes que viveu em Belém do Pará.
Precisamos encontrar o assento de Batismo do que viveu em Praçais e o assento de Casamento dos Pais dele. Queremos saber os nomes dos Pais e dos Avós dele. Só depois, devemos ir á procura do assento de Batismo, e se necessário, do assento de Casamento, do outro Manuel Francisco Antunes, que viveu em Belém do Pará.
Não entenda mal, (estou aqui para o tentar ajudar), mas apesar do Jorge dizer que dos Antunes de Praçais, tem os elementos familiares corretos, parece que os não tem completos, nem documentados com fotocópias dos assentos de Batismo e de Casamento, pois não disse ainda, o nome da Mulher de Francisco Manuel Antunes, nem os nomes dos Pais dela. Também ainda não disse os nomes dos Pais de Francisco Manuel Antunes.
Já agora diga por favor; O Jorge Antunes vive onde, no Brasil ? Estou a tentar perceber……… Se vive no Brasil, porque é que ainda não sabe os nomes do Manuel Francisco Antunes que viveu em Belém do Pará? Mas se vive em Portugal, porque é que ainda não sabe os nomes da Mulher de Francisco Manuel Antunes, dos Praçais, e dos Pais de ambos ?
Talvez o Jorge, nesta fase, não acredite que seja importante encontrar esses nomes que faltam, mas mais tarde perceberá que só assim terá certezas, quando encontrar o assento de Batismo do Manuel Francisco Antunes que viveu em Belém do Pará.
Diga se tem algumas fotocópias de assentos de Batismo, Casamento ou Óbito e de quem. Se souber, por favor informe:O nome da Mãe de Manuel Francisco Antunes e dos Pais Dela. Os nomes dos Pais de Francisco Manuel Antunes.
Peço que leia esta minha mensagem com atenção, responda o melhor que puder e não se esqueça de fazer o tal resumo, (o mais completo possível) de tudo o que sabe de cada um desses dois Manuel Francisco Antunes.
Não estranhe se detectar algumas falhas minhas. Ando sempre a “investigar” várias famílias diferentes, e por isso a minha falta de concentração leva a erros e esquecimentos.
Por agora é tudo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#313039 | jba19 | 03 set 2012 17:29 | Em resposta a: #313020

Prezado Jorge Santos

Você pode ser um amador mas não um principiante, além de ser uma pessoa disposta a ajudar, obrigado, vou seguir os seus conselhos e reunir mais detalhes, depois lhe enviu os dados que possuo sobre os Antunes de Praçais.

Sim moro no Brasil, estou tentando efetuar a pesquisa também em Belém, mas estamos a uma boa distancia cerca de 3.700 km, terei que utilizar os meios da internet na busca na junta comecial, registro civil e tudo mais, lhe digo que em Portugal é mais fácil realizar isto tudo.



Abraços e mais um obrigado pelo seu apoio.

Jorge Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#313047 | PAIVAMANSO | 03 set 2012 20:15 | Em resposta a: #313039

Caro Jorge Antunes, agora percebo melhor, sabendo que vive no Brasil, mas a tão grande distância de Belém do Pará. Conte comigo. Vou ficar à espera para ver o que o Jorge sabe e o que precisa que o ajude a encontrar. Relativamente aos Antunes de Praçais e ao que viveu em Belém do Pará. Depois tentaremos investigar mais fundo pela internet e também pelo telefone, em estreita colaboração. um com o outro. Vamos ver se temos ou não, capacidade para desvendar este mistério: Qual será o grau de parentesco desses dois Manuel Francisco Antunes ? Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#313066 | jba19 | 04 set 2012 03:03 | Em resposta a: #313047

Obrigado mais uma vez Jorge, logo lhe passo mais informações, tenho certeza que consultando algumas fontes logo chegaremos ao objetivo.

Abraços

Jorge Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#313132 | CMRSF | 04 set 2012 23:41 | Em resposta a: #313066

Caro Jorge Antunes

Vi este seu tópico e fiquei interessado no mesmo, pelo facto de também ser descendente de famila de apelido Antunes de Cadafaz. Não consegui ligar Manoel Francisco Antunes com os meus Antunes, no entanto, acredito que exista um ramo comum entre os seus e os meus Antunes.

Porque tenho analizado nos últimos meses o meu ramo Antunes de Cadafaz, quero partilhar dois links que tem sido precioso nas minhas pesquisas e que aponta precisamente para os registos de baptismo, casamento e óbito de Coimbra, Gois, Cadafaz entre outras terras da zona.

http://etombo.com/concelho/gois.html
http://etombo.com/paroquia/cadafaz.html

Tenho ainda uma pesquisa feita por uma prima que sendo mais extensa que aminha poderá ter o que quer encontrar. Posso partilhar esta pequisa enviando-a para o seu e-mail.
Deixo-lhe o meu entretanto: carlos ponto rib ponto silva arroba gmail ponto com.

Cumprimentos
Carlos Ribeiro da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#313143 | jba19 | 05 set 2012 03:42 | Em resposta a: #313132

Prezado Amigo Carlos Ribeiro

Fico muito satisfeito de recerber também sua valiosa atenção e interesse, em breve lhe escreverei com mais vagar.

meu e-mail: jba41@uol.com.br

Abraços
Jorge Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#327558 | Caracolina | 17 abr 2013 23:45 | Em resposta a: #313143

Boa noite a todos
Estive a ver a troca de correspondência deste forum, e penso que talvez me o Sr Paiva me possa ajudar.
Vivo em Portugal, e ando à procura de informações sobre os meus bisavós ( Manoel Bruno de Souza e Alina da Silva e Souza) oriundos da Figueira da Foz - Portugal, que viveram na cidade de Belém entre 1890 e 1915, onde tinham um negócio com o nome "Bruno e companhia".
Sei que moravam na cidade velha, na actual Praça D. Pedro, junto à praça do relógio e da Sé Catedral, e que durante esse tempo, tiveram 7 filhos, um deles o meu Avô.
Neste momento, estou a tentar conseguir a certidão de nascimento do meu Avô (Raul Bruno de Souza) que foi registado em Belém em 1907. Tenho uma cópia já antiga que apenas fala no registo cível do Pará. Já estive à procura deste Registo Civil, mas apenas encontro cartórios.
Sabem onde devo procurar esta certidão?
também agradeço se alguém tiver ouvido falar da família Bruno de Souza, pois as informações que tenho são poucas.
muito obrigada
Carolina

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#328027 | PAIVAMANSO | 25 abr 2013 13:59 | Em resposta a: #313066

Caro Jorge Antunes
Por esquecimento, só agora voltei a encontrar este tópico e verifiquei que escrevi muito mas ainda não ajudei nada. Diga por favor um ou dois assuntos para si mais urgentes, em que gostaria de receber a minha modesta ajuda. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#328030 | PAIVAMANSO | 25 abr 2013 14:22 | Em resposta a: #327558

Cara Carolina
Eu também ando a tentar encontrar Assentos de Batismos, Casamentos e Óbitos, de Belém do Pará dos anos 1850 a 1890, além de documentos relativos a firmas comerciais, por exemplo a exportadora de borracha, B. Antunes & Cª, fundada em 1874 no Pará, com filial em Belém do Pará, que pertencia aos sócios Bernardo António Antunes, João de Brito Antunes, Luís Dani Lobo, entre outros. Quando encontrar os contactos do Registo Civil e do Arquivo Histórico do Pará, espero não me esquecer de vir aqui informar. Melhor dizendo, não basta saber esses endereços de email, o que procuro é alguém que vivendo em Belém do Pará, nos queira ajudar.
Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#328039 | Caracolina | 25 abr 2013 17:20 | Em resposta a: #328030

Boa tarde Sr. Jorge
Agradeço a sua resposta.
Pois, como falei na mensagem anterior, eu também estou tendo dificuldade em encontrar o local certo para procurar as certidões de nascimento.
Será que sabe se à data de 1900, os registos de nascimentos eram realizado em cartórios, ou directamente no registo civil.
Pensei que seria fácil, mas apesar das tecnologias, a distância complica as coisas!
Até ao momento nas minhas bucas nunca me cruzei com os nomes que refere, mas se encontrar alguma coisa também avisarei aqui.

Infelizmente, também não tenho ninguém que possa recomendar em Belém para ajudar nestas andanças.
Cumprimentos
CArolina Bruno de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#328079 | PAIVAMANSO | 26 abr 2013 10:08 | Em resposta a: #328039

Cara Carolina
Vou tentar saber hoje mesmo onde procurar, os assentos de Batismos Casamentos e Óbitos dessas datas antigas, em Belém do Pará.
Também tentarei saber onde procurar os registos, a documentação, de firmas desse tempo, por exemplo estas que procuramos.
Não posso garantir que vou encontrar, mas fique atenta a este tópico. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#328082 | PAIVAMANSO | 26 abr 2013 10:19 | Em resposta a: #328027

Cara Carolina
Estou a tentar telefonar para o Arquivo do Pará, mas isso é só o início. Vou contatar outros serviços estatais, nomeadamente esses Cartórios que mencionou, porque se os Assentos Paroquiais não estiverem nos Cartórios, quase certo quem atender o telefone, irá dizer onde estão, e como os devemos procurar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#328517 | PAIVAMANSO | 03 mai 2013 23:07 | Em resposta a: #328039

Cara Caracolina
Em princípio já sei onde devemos procurar os Assentos Paroquiais do Pará, mas esta mensagem carece de confirmação, pois fiz hoje os pedidos de documentos desse tipo por email e estou á espera de respostas. O mais antigo Cartório do Pará, abriu em 1891 e é lá, nessa 1ª Circunscrição, que a Carolina deve pedir esses documentos. Registros de Batismos, Casamentos ou Óbitos, mas com datas anteriores a 1891, devem ser pedidos, em princípio, para a Arquidiocese. Sugiro que deixe uma mensagem aqui no tópico, de modo a eu lhe informar os contactos logo após estarem confirmados. Escrevi esta mensagem, com receio de me esquecer de lhe responder daqui a alguns dias, quando, espero, após as devidas confirmações, lhe pretendo dar os respetivos números de telefone e os endereços de email. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Francisco Antunes-Belém-Pará

#330141 | jba19 | 01 jun 2013 11:57 | Em resposta a: #328517

`Prezado Jorge Santos
Pelo que deduzi, o Manoel Francisco Antunes que morou em Belém, era sobrinho de meu avô materno, que morava em Protugal, na localidade de Praçais. Só não sei ainda sobres os seus descendentes mas me pareceu ter encontrado, pelo menos assim entendi, um neto dele que mora em Portugal, de nome Paulo Antunes. Logo que consiga mais informações eu o aviso.

Abraços
Jorge Antunes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 17:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen