A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Direito | Eventos

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#321472 | cavaleirofidalgo | 20 jan 2013 15:43

Caríssimo Confrades!


Boa tarde.


Trago ao Fórum um novo tópico.

Procuro informações sobre a ascendência das seguintes pessoas:

I- ANTÓNIO TEIXEIRA, de Argeriz, casou com ANA GONÇALVES, também de Argeriz (m. 1750)
Tiveram, pelo menos:
-- II- MANUEL GONÇALVES, que segue:
-- II- CAETANO TEIXEIRA, natural de Argeriz e que fez Inquirição De Genere, em Braga, em 1743.


-- II- MANUEL GONÇALVES (que também poderá ter usado Teixeira), nat. de Argeriz, casou com ARCÂNGELA GONÇALVES (ou TEIXEIRA), também natural de Argeriz onde morreu no dia 19 de Junho de 1749. Era filha de JOÃO TEIXEIRA (de Argeriz, ou de Santiago da Ribeira de Alhariz ???) e de DOMINGAS GONÇALVES.
Tiveram, pelo menos:
--- III- JOSÉ ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 5 de Janeiro de 1735.
--- III- FRANCISCO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 6 de Setembro de 1737.
--- III- CAETANO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 4 de Novembro de 1741.
--- III- ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 9 de Outubro de 1745.
--- III- MANUEL ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu circa 1750 e que casou em Santiago da Ribeira de Alhariz, no dia 12 de Janeiro de 1768, com Vitória Teresa, filha de João Lopes. C.g.


É curioso assinalar que alguns dos Padrinhos dos referenciados em (III), são Padres e surgem os nomes de:

Domingos Teixeira,
Caetano Teixeira Niz (provavelmente Teixeira Diniz?).

E temos o seguinte apontamento, na TT, sobre um Padre CAETANO TEIXEIRA NIZ, preso pelo Santo Ofício: http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=3&dsqSearch=((((text)='caetano')AND((text)='teixeira'))AND(RefNo='TSO'))


Qual a relação destes TEIXEIRA/ TEIXEIRA NIZ/ GONÇALVES TEIXEIRA/ TEIXEIRA GONÇALVES às Famílias locais?


Algum dos confrades tem informações sobre a linha aqui apresentada? Agradeço toda a ajuda possível (locais, datas, documentação, livros).

Muito obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#321475 | cavaleirofidalgo | 20 jan 2013 15:55 | Em resposta a: #321472

Caríssimo Confrades!


Boa tarde.


Trago ao Fórum um novo tópico.

Procuro informações sobre a ascendência das seguintes pessoas:

I- ANTÓNIO TEIXEIRA, de Argeriz, casou com ANA GONÇALVES, também de Argeriz (m. 1750)
Tiveram, pelo menos:
-- II- MANUEL GONÇALVES, que segue:
-- II- CAETANO TEIXEIRA, natural de Argeriz e que fez Inquirição De Genere, em Braga, em 1743.


-- II- MANUEL GONÇALVES (que também poderá ter usado Teixeira), nat. de Argeriz, casou com ARCÂNGELA GONÇALVES (ou TEIXEIRA), também natural de Argeriz onde morreu no dia 19 de Junho de 1749. Era filha de JOÃO TEIXEIRA (de Argeriz, ou de Santiago da Ribeira de Alhariz ???) e de DOMINGAS GONÇALVES.
Tiveram, pelo menos:
--- III- JOSÉ ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 5 de Janeiro de 1735.
--- III- FRANCISCO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 6 de Setembro de 1737.
--- III- CAETANO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 4 de Novembro de 1741.
--- III- ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 9 de Outubro de 1745.
--- III- MANUEL ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu circa 1750 e que casou em Santiago da Ribeira de Alhariz, no dia 12 de Janeiro de 1768, com Vitória Teresa, filha de João Lopes. C.g.


É curioso assinalar que alguns dos Padrinhos dos referenciados em (III), são Padres e surgem os nomes de:

• Domingos Teixeira,
• Caetano Teixeira Niz (provavelmente Teixeira Diniz?).




E temos o seguinte apontamento, na TT, sobre um Padre CAETANO TEIXEIRA NIZ, preso pelo Santo Ofício:

PT-TT-TSO/IC/25/3420

Processo de CAETANO TEIXEIRA NIS
23/03/1743
Documento Composto
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra, proc. 3420
Estatuto Social: Cristão-Velho
Crime/Acusação: Superstição; Feitiçaria
Estatuto Profissional: PE. HÁB. S. PEDRO;BACHAREL EM CÂNONES;PROVISOR E VIGÁRIO-GERAL DE LEÇA, REL. DE MALTA
Naturalidade: F. S. Mamede de Arganiz
Situação Geográfica (Naturalidade): Chaves - Arcebispado de Braga
Morada: F. S. Mamede de Arganiz
Situação Geográfica (Morada): Chaves - Arcebispado de Braga
Pai: DOMINGOS TEIXEIRA, Capitão
Mãe: MARIA LOPES
Estado Civil: Solteiro
Data da Apresentação: 14/03/1743
Outros Dados: R.C.; O PROCESSO NÃO TEM SENTENÇA; FOI-LHE DADA LICENÇA PARA SE IR EM 1743-03-23.


1. - O que significa: PROVISOR E VIGÁRIO-GERAL DE LEÇA, REL. DE MALTA?




Qual a relação destes TEIXEIRA/ TEIXEIRA NIZ/ GONÇALVES TEIXEIRA/ TEIXEIRA GONÇALVES às Famílias locais?
Algum dos confrades tem informações sobre a linha aqui apresentada? Agradeço toda a ajuda possível (locais, datas, documentação, livros).

Muito obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

CORRECÇÃO.

#321504 | cavaleirofidalgo | 20 jan 2013 19:55 | Em resposta a: #321475

Segue uma correcção.


Caríssimo Confrades!


Boa tarde.


Trago ao Fórum um novo tópico.

Procuro informações sobre a ascendência das seguintes pessoas:

I- ANTÓNIO TEIXEIRA, de Argeriz, casou com ANA GONÇALVES, também de Argeriz (m. 1750)
Tiveram, pelo menos:
-- II- MANUEL GONÇALVES, que segue:
-- II- CAETANO TEIXEIRA, natural de Argeriz e que fez Inquirição De Genere, em Braga.


-- II- MANUEL GONÇALVES (que também poderá ter usado Teixeira), nat. de Argeriz, casou com ARCÂNGELA GONÇALVES (ou TEIXEIRA), também natural de Argeriz onde morreu no dia 19 de Junho de 1749. Era filha de JOÃO TEIXEIRA (de Argeriz, ou de Santiago da Ribeira de Alhariz ???) e de DOMINGAS GONÇALVES.
Tiveram, pelo menos:
--- III- JOSÉ ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 5 de Janeiro de 1735.
--- III- FRANCISCO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 6 de Setembro de 1737.
--- III- CAETANO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 4 de Novembro de 1741.
--- III- ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 9 de Outubro de 1745.
--- III- MANUEL ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu circa 1750 e que casou em Santiago da Ribeira de Alhariz, no dia 12 de Janeiro de 1768, com Vitória Teresa, filha de João Lopes. C.g.


É curioso assinalar que alguns dos Padrinhos dos referenciados em (III), são Padres e surgem os nomes de:

• Domingos Teixeira,
• Caetano Teixeira Niz (provavelmente Teixeira Diniz?).




E temos o seguinte apontamento, na TT, sobre um Padre CAETANO TEIXEIRA NIZ, preso pelo Santo Ofício:

PT-TT-TSO/IC/25/3420

Processo de CAETANO TEIXEIRA NIS
23/03/1743
Documento Composto
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra, proc. 3420
Estatuto Social: Cristão-Velho
Crime/Acusação: Superstição; Feitiçaria
Estatuto Profissional: PE. HÁB. S. PEDRO;BACHAREL EM CÂNONES;PROVISOR E VIGÁRIO-GERAL DE LEÇA, REL. DE MALTA
Naturalidade: F. S. Mamede de Arganiz
Situação Geográfica (Naturalidade): Chaves - Arcebispado de Braga
Morada: F. S. Mamede de Arganiz
Situação Geográfica (Morada): Chaves - Arcebispado de Braga
Pai: DOMINGOS TEIXEIRA, Capitão
Mãe: MARIA LOPES
Estado Civil: Solteiro
Data da Apresentação: 14/03/1743
Outros Dados: R.C.; O PROCESSO NÃO TEM SENTENÇA; FOI-LHE DADA LICENÇA PARA SE IR EM 1743-03-23.


1. - O que significa: PROVISOR E VIGÁRIO-GERAL DE LEÇA, REL. DE MALTA?




Qual a relação destes TEIXEIRA/ TEIXEIRA NIZ/ GONÇALVES TEIXEIRA/ TEIXEIRA GONÇALVES às Famílias locais?
Algum dos confrades tem informações sobre a linha aqui apresentada? Agradeço toda a ajuda possível (locais, datas, documentação, livros).

Muito obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#321538 | aglobo | 20 jan 2013 22:01 | Em resposta a: #321472

Só posso dar uma achega pequenina. Em Argeriz existem Teixeiras e também Dinis. Quando existe a dúvida da naturalidade ser Argeriz ou Paradela, não significa grande diferença. Em direcção à cidade de Chaves, logo a seguir a Argeriz fica Paradela e logo a seguir Santiago de Alhariz. È tudo muito junto. Os de Argeriz tem terrenos (que cultivam) em Paradela e vice-versa...

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#321547 | cavaleirofidalgo | 21 jan 2013 07:44 | Em resposta a: #321538

Bom dia.

Muito obrigado por responder à minha solicitação.

Não tem nenhuma ideia/ informação complementar? Conhece algum historiador (que frequente o GeneAll, ou não!) que me possa ajudar, se fizer o favor?


Cumprimentos e obrigado,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#321572 | aglobo | 21 jan 2013 12:28 | Em resposta a: #321547

Sou casada com um Teixeira de Sampaio e temos uma casa em Argeriz, mas ele vem de Vassal por parte de mãe e de Nogeira da Montanha por parte de pai. Se algum dia se deslocar a Argeriz, terei muito gosto em recebe-lo.
Vou dar-lhe a minha percepção:
O seu título "A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços)" - o meu marido diz que não lhe parece que os Teixeiras de Argeriz fossem afidalgados, mas sim os de Vassal. Mas como sabe estas famlias casavam-se entre elas e os fidalgos de Vasal, cruzaram-se com os de Rio Torto (Morgados), com os de Sanfins (Sequeiras), os de Fonte Mercê (Lages), etc.
Agora fala-se da aldeia e freguesia de Argeriz, mas antigamente Argeriz, Paradela, Vassal, Ervões, etc. pertenciam a Santiago de Alhariz, e todos eram nascidos de Santiago de Alhariz...o que acontece com os avós do meu marido.
Em tempos pedi aqui ajuda sobre a família do meu marido, e respondeu-me um confrade "AMAssis" que tinha bastante informação, pois estava a fazer a arvore de um primo. Talvez ele o possa ajudar.
No entanto, vou tentar pesquisar sobre o apelido Lopes na aldeia (não conhecemos ninguem com esse apelido). Caso obtenha algo entro em contacto

Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#321573 | cavaleirofidalgo | 21 jan 2013 12:38 | Em resposta a: #321572

Caríssima Senhora D. Manuela,


Boa tarde.

Muito obrigado por responder ao meu tópico.
De facto, é verdade, que todos (ou quase todos....) os TEIXEIRA casavam pelas imediações e a consanguinidade é muita!
Fala-me em VASSAL, RIO TORTO e SANFINS (Sequeiras) e dos de FONTE MERCÊ (Lages). Esses Lage entroncam na minha Família, por um ramo colateral.
Gostava que me pudesse enviar a informação que dispõe, se fizer o favor. Ficar-lhe-ia muito grato. Acho que esse Senhor, investigador, já não frequenta o GeneAll...
Fico muito agradecido por me receber um dia que vá a Argeriz.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#321574 | aglobo | 21 jan 2013 12:56 | Em resposta a: #321573

Caro Luis

Neste momento estou sem tempo, mas o meu marido também é primo dos "Lage. Logo tento dar-lhe a ligação.
Caso queira o meu mail aglobo@gmail.com

Cumprimentos

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#321575 | cavaleirofidalgo | 21 jan 2013 12:59 | Em resposta a: #321574

Muito obrigado.

Entrarei em contacto consigo.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#321682 | cavaleirofidalgo | 22 jan 2013 12:31 | Em resposta a: #321472

Caríssimo Confrades!


Boa tarde.


Trago ao Fórum um novo tópico.

Procuro informações sobre a ascendência das seguintes pessoas:

I- ANTÓNIO TEIXEIRA, de Argeriz, casou com ANA GONÇALVES, também de Argeriz (m. 1750)
Tiveram, pelo menos:
-- II- MANUEL GONÇALVES, que segue:
-- II- CAETANO TEIXEIRA, natural de Argeriz e que fez Inquirição De Genere, em Braga.


-- II- MANUEL GONÇALVES (que também poderá ter usado Teixeira), nat. de Argeriz, casou com ARCÂNGELA GONÇALVES (ou TEIXEIRA), também natural de Argeriz onde morreu no dia 19 de Junho de 1749. Era filha de JOÃO TEIXEIRA (de Argeriz, ou de Santiago da Ribeira de Alhariz ???) e de DOMINGAS GONÇALVES.
Tiveram, pelo menos:
--- III- JOSÉ ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 5 de Janeiro de 1735.
--- III- FRANCISCO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 6 de Setembro de 1737.
--- III- CAETANO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 4 de Novembro de 1741.
--- III- ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 9 de Outubro de 1745.
--- III- MANUEL ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu circa 1750 e que casou em Santiago da Ribeira de Alhariz, no dia 12 de Janeiro de 1768, com Vitória Teresa, filha de João Lopes. C.g.


É curioso assinalar que alguns dos Padrinhos dos referenciados em (III), são Padres e surgem os nomes de:

• Domingos Teixeira,
• Caetano Teixeira Niz (provavelmente Teixeira Diniz?).




E temos o seguinte apontamento, na TT, sobre um Padre CAETANO TEIXEIRA NIZ, preso pelo Santo Ofício:

PT-TT-TSO/IC/25/3420

Processo de CAETANO TEIXEIRA NIS
23/03/1743
Documento Composto
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra, proc. 3420
Estatuto Social: Cristão-Velho
Crime/Acusação: Superstição; Feitiçaria
Estatuto Profissional: PE. HÁB. S. PEDRO;BACHAREL EM CÂNONES;PROVISOR E VIGÁRIO-GERAL DE LEÇA, REL. DE MALTA
Naturalidade: F. S. Mamede de Arganiz
Situação Geográfica (Naturalidade): Chaves - Arcebispado de Braga
Morada: F. S. Mamede de Arganiz
Situação Geográfica (Morada): Chaves - Arcebispado de Braga
Pai: DOMINGOS TEIXEIRA, Capitão
Mãe: MARIA LOPES
Estado Civil: Solteiro
Data da Apresentação: 14/03/1743
Outros Dados: R.C.; O PROCESSO NÃO TEM SENTENÇA; FOI-LHE DADA LICENÇA PARA SE IR EM 1743-03-23.


1. - O que significa: PROVISOR E VIGÁRIO-GERAL DE LEÇA, REL. DE MALTA?




Qual a relação destes TEIXEIRA/ TEIXEIRA NIZ/ GONÇALVES TEIXEIRA/ TEIXEIRA GONÇALVES às Famílias locais?
Algum dos confrades tem informações sobre a linha aqui apresentada? Agradeço toda a ajuda possível (locais, datas, documentação, livros).

Muito obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#321836 | cavaleirofidalgo | 24 jan 2013 15:42 | Em resposta a: #321682

Caríssimo Confrades!


Boa tarde.


Trago ao Fórum um novo tópico.

Procuro informações sobre a ascendência das seguintes pessoas:

I- ANTÓNIO TEIXEIRA, de Argeriz, casou com ANA GONÇALVES, também de Argeriz (m. 1750)
Tiveram, pelo menos:
-- II- MANUEL GONÇALVES, que segue:
-- II- CAETANO TEIXEIRA, natural de Argeriz e que fez Inquirição De Genere, em Braga.


-- II- MANUEL GONÇALVES (que também poderá ter usado Teixeira), nat. de Argeriz, casou com ARCÂNGELA GONÇALVES (ou TEIXEIRA), também natural de Argeriz onde morreu no dia 19 de Junho de 1749. Era filha de JOÃO TEIXEIRA (de Argeriz, ou de Santiago da Ribeira de Alhariz ???) e de DOMINGAS GONÇALVES.
Tiveram, pelo menos:
--- III- JOSÉ ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 5 de Janeiro de 1735.
--- III- FRANCISCO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 6 de Setembro de 1737.
--- III- CAETANO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 4 de Novembro de 1741.
--- III- ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 9 de Outubro de 1745.
--- III- MANUEL ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu circa 1750 e que casou em Santiago da Ribeira de Alhariz, no dia 12 de Janeiro de 1768, com Vitória Teresa, filha de João Lopes. C.g.


É curioso assinalar que alguns dos Padrinhos dos referenciados em (III), são Padres e surgem os nomes de:

• Domingos Teixeira,
• Caetano Teixeira Niz (provavelmente Teixeira Diniz?).




E temos o seguinte apontamento, na TT, sobre um Padre CAETANO TEIXEIRA NIZ, preso pelo Santo Ofício:

PT-TT-TSO/IC/25/3420

Processo de CAETANO TEIXEIRA NIS
23/03/1743
Documento Composto
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra, proc. 3420
Estatuto Social: Cristão-Velho
Crime/Acusação: Superstição; Feitiçaria
Estatuto Profissional: PE. HÁB. S. PEDRO;BACHAREL EM CÂNONES;PROVISOR E VIGÁRIO-GERAL DE LEÇA, REL. DE MALTA
Naturalidade: F. S. Mamede de Arganiz
Situação Geográfica (Naturalidade): Chaves - Arcebispado de Braga
Morada: F. S. Mamede de Arganiz
Situação Geográfica (Morada): Chaves - Arcebispado de Braga
Pai: DOMINGOS TEIXEIRA, Capitão
Mãe: MARIA LOPES
Estado Civil: Solteiro
Data da Apresentação: 14/03/1743
Outros Dados: R.C.; O PROCESSO NÃO TEM SENTENÇA; FOI-LHE DADA LICENÇA PARA SE IR EM 1743-03-23.




Qual a relação destes TEIXEIRA/ TEIXEIRA NIZ/ GONÇALVES TEIXEIRA/ TEIXEIRA GONÇALVES às Famílias locais?
Algum dos confrades tem informações sobre a linha aqui apresentada? Agradeço toda a ajuda possível (locais, datas, documentação, livros).

Muito obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#321842 | Sandra Floriano | 24 jan 2013 16:16 | Em resposta a: #321836

Boa tarde, algum deste TEIXEIRA tem ligação com os BRITO TEIXEIRA?

Cumprimentos

Sandra Floriano

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#321843 | cavaleirofidalgo | 24 jan 2013 16:25 | Em resposta a: #321842

Boa tarde.

Não sei mais nada, até ao momento.
Sei que era uma Família que tinha Padres, Capitães e um Religioso pertencente à Ordem de Malta, com o cargo de Provisor e Vigário-Geral. Sei que eram de Argeriz (Valpaços) e estou ainda a investigar........................... e à procura de parentes que já tenham alguma informação adicional que me possam dar.

Os BRITO TEIXEIRA que fala, são de que região?



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#321845 | Sandra Floriano | 24 jan 2013 16:36 | Em resposta a: #321843

Infelizmente quase não tenho informações nenhuma tento buscar agora pois estou em Angola e sei que o meu bisavó era portugues não sei de que região gostaria muito de saber,e que se chamava Joaquim de Brito Teixeira pertencia ao exercito portugues e que veio para Angola nos anos 1880 a serviço militar, se me padece ajudar a obter mais informações agradeço

Cumprimentos

Sandra Floriano

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#321846 | cavaleirofidalgo | 24 jan 2013 16:40 | Em resposta a: #321845

Não tenho nada.... Com todo o gosto a ajudaria, mas tem que me dar informações mais concretas: freguesia, concelho, distrito...

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#322445 | cavaleirofidalgo | 05 fev 2013 13:40 | Em resposta a: #321475

Caríssimo Confrades!


Boa tarde.


Trago ao Fórum um novo tópico.

Procuro informações sobre a ascendência das seguintes pessoas:

I- ANTÓNIO TEIXEIRA, de Argeriz, casou com ANA GONÇALVES, também de Argeriz (m. 1750)
Tiveram, pelo menos:
-- II- MANUEL GONÇALVES, que segue:
-- II- CAETANO TEIXEIRA, natural de Argeriz e que fez Inquirição De Genere, em Braga.


-- II- MANUEL GONÇALVES (que também poderá ter usado Teixeira), nat. de Argeriz, casou com ARCÂNGELA GONÇALVES (ou TEIXEIRA), também natural de Argeriz onde morreu no dia 19 de Junho de 1749. Era filha de JOÃO TEIXEIRA (de Argeriz, ou de Santiago da Ribeira de Alhariz ???) e de DOMINGAS GONÇALVES.
Tiveram, pelo menos:
--- III- JOSÉ ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 5 de Janeiro de 1735.
--- III- FRANCISCO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 6 de Setembro de 1737.
--- III- CAETANO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 4 de Novembro de 1741.
--- III- ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu no dia 9 de Outubro de 1745.
--- III- MANUEL ANTÓNIO, nat. de Argeriz, onde nasceu circa 1750 e que casou em Santiago da Ribeira de Alhariz, no dia 12 de Janeiro de 1768, com Vitória Teresa, filha de João Lopes. C.g.


É curioso assinalar que alguns dos Padrinhos dos referenciados em (III), são Padres e surgem os nomes de:

• Domingos Teixeira,
• Caetano Teixeira Niz (provavelmente Teixeira Diniz?).




Qual a relação destes TEIXEIRA/ TEIXEIRA NIZ/ GONÇALVES TEIXEIRA/ TEIXEIRA GONÇALVES às Famílias locais?
Algum dos confrades tem informações sobre a linha aqui apresentada? Agradeço toda a ajuda possível (locais, datas, documentação, livros).

Muito obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Família Teixeira

#329682 | Bruno 17 | 24 mai 2013 14:39 | Em resposta a: #321472

Boa Tarde!!


Procuro ANTÓNIO TEIXEIRA, natural de Chaves-Valpaços. Deve ter nascido entre 1860-1880.
Segundo contactos é provável que ANTÓNIO TEIXEIRA seja natural de LEBUÇÃO, VALPAÇOS.

António Teixeira foi pai de Filomena de Jesus Teixeira.


Caso alguém tenha alguma informação ou algum descendente que se insira nos dados comunique...


Cumprimentos,

BMF

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira

#341557 | BM18 | 26 jan 2014 11:55 | Em resposta a: #329682

Caro Luís,

Fala nas suas mensagens num padrinho, que talvez tenha ligação com um antepassado, o Padre Caetano Teixeira Niz, possivelmente seus pais, ou avós, devido à diferença de datas.


Tenho LEONARDO TEIXEIRA, (nasceu em 1690 e casou em 1717), em Vilarandelo, Valpaços. Filho de Leonardo Delgado e Joanna de nis.

No registo de casamento de Leonardo Teixeira, em 1717, pode-se ler que os seus pais já tinham falecido!

Como Leonardo Teixeira é registado com este apelido no batismo, casamento e óbito, penso que não exista erro, mas a verdade é que o seu pai é DELGADO e a sua mãe DE NIS (?).

Será possivel Joanna de nis ser Joanna Teixeira Diniz?


Cumprimentos,

BMascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#341623 | maluaze | 27 jan 2014 19:07 | Em resposta a: #321573

Quando das pesquisas dos Teixeiras, por acaso encontraram algum Teixeira de Cabeceiras de Basto? Obrigada.

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#368584 | malimo | 25 abr 2016 01:42 | Em resposta a: #321472

Boa noite,
Sou descendente da filha ( Mª José ) do Abade de Água Revez , Cetano Teixeira Niz c/ Domingas Martins.
Maria José casou com José Joaquim Lopes Pinheiro ( boticário ) e teve várias filhas ( Teresa, Mª Caetana. Ana, Isabel e Leonor Josefa ). Todos em Valpaços e muitos boticários.
Descendo da Leonor com Lourenço José Pinheiro que tiveram Felisberto José que ao casar foi para Santa Leocádia de Chaves. Tenho toda a descendência do casal e parte da ascendência.
O processo de Inquisição do padre Caetano Teixeira Niz em 1714, é de rolar de rir. Vale a leitura.
Agradeço se alguém dos Pinheiros de Argeriz/Valpaços que citei entrar em contato ou quiser dados.

Meus cumprimentos, Maria Alice

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#368669 | aglobo | 27 abr 2016 19:00 | Em resposta a: #368584

O meu marido é descendente de António Teixeira e Comba Dinis (de Paradela), aldeia pertinho de Aegeriz. O seu Caetano Teixeira Dinis (Padre), filho de Domingos Teixeira e Maria Lopes deve relacionar-se com estes Dinis.

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#368779 | sousa42 | 30 abr 2016 01:42 | Em resposta a: #368584

Boa noite,

Maravilhoso mundo mágico transmontano. Há sempre um galego, bruxas e almas penadas…

A cena em que os três padres, vestidos de sobrepeliz e estola, foram praticar exorcismos ao lugar de Santa Cristina, não para libertarem as ditas mulheres dos males que as apoquentavam, mas sim para apanhar o demónio para que este lhes indicasse onde estavam os tesouros, é delirante.

Felizmente que estes sacerdotes eram pecadores e não cumpriam as regras da igreja. Eu descendo do Padre João Carneiro da Fontoura, filho de Isabel Carneiro da Fontoura, prima carnal de Maria Gonçalves (3ª avó do Padre Caetano Teixeira Nis).

E ainda aparece o meu antepassado João Lopes, de Vilela do Monte, à procura de tesouros no Castro de Vila Nova com umas varinhas mágicas que adivinhavam o futuro! Um verdadeiro Harry Potter do séc. XVIII.

Relativamente à ascendência do Padre Caetano Diniz, fica aqui um pequeno resumo:

I – X
II – António Gonçalves, que foi Vigário em Santiago da Ribeira de Alhariz.
II – X, pai ou mãe de Isabel Carneiro da Fontoura, natural de Chaves, que casou com Gaspar Vaz Barroso.
II – Antónia Gonçalves, natural de Chaves, que casou com Francisco Luíz. Viveram na Madalena. Tiveram:
III – Maria Gonçalves, natural de Chaves. Veio para Alhariz com o seu tio o Padre António Gonçalves. Casou com Gaspar Diniz. Viveram em Paradela e tiveram:
IV – Comba Diniz, que casou com António Teixeira. Tiveram:
V – Maria Teixeira.
V – Catarina Luiz.
V – Padre António Teixeira.
V – João Teixeira, que casou com Maria Gonçalves, de Argeriz. Tiveram:
VI – Domingos Teixeira, que casou com Maria Lopes, filha de Pedro Lopes, de Vassal, e de Domingas Diniz, de Sanfins. Tiveram:
VII – Padre Caetano Teixeira Nis.
VII – Padre Domingos Teixeira Nis.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#368817 | debtcosta | 01 mai 2016 01:59 | Em resposta a: #321472

Boa noite!

Meu bisavô José Manoel Teixeira, nascido em 1884 em Fornos de Pinhal, Valpaços. Filho de João José Teixeira e Maria Joaquin Teixeira veio para o Brasil entre 1900 e 1915, casando-se com Elisa Maria Teixeira (Guedes é o nome de solteira) em 1916.

Elisa também era portuguesa e nasceu em Guide, Mirandela. Filha de Manoel Antônio e Antonia de Jesus.

Alguma relação com os Teixeiras desse tópico?

Obrigada!

Debora

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#368825 | sousa42 | 01 mai 2016 11:30 | Em resposta a: #368817

Cara Débora,

Terá que prosseguir a sua investigação e recuar algumas gerações para perceber se existe alguma ligação entre os seus Teixeiras, de Fornos do Pinhal, e estes de Santiago da Ribeira de Alhariz. Faz sentido, dada a proximidade geográfica.

Teixeiras, de Fornos, tenho o seguinte:

1. Francisco Teixeira, natural de Fornos do Pinhal, que casou com Domingas Vaz, natural de Possacos, Valpaços. Tiveram: Francisco José Teixeira, que nasceu nos Possacos a 6 de Abril de 1742.

2. António de Andrade Teixeira, presbítero, que erigiu em 1697 uma capela dedicada a Santo António em Fornos do Pinhal.

3. D. Maria Josefa de Andrade Teixeira e sua filha D. Ana Luísa Joaquina, que obtiveram licença para um oratório particular em 1784.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#368840 | aglobo | 01 mai 2016 18:18 | Em resposta a: #368779

Caro Sousa,

Pois o meu marido é descendente do casal Gaspar Dinis e Maria Gonçalves. Agradeço as dicas. Vou acreditar na ascendência que propõe. Tenho muita dificuldade em ler as IG.Tenho uns apontamentos sobre o Francisco Luis, mas não o ligava como pai de Maria Gonçalves.
É muito engraçado, porque me toca muitas vezes nos ascendentes do meu marido. Sampaios, Gralhos. Ainda seremos aparentados?

Tem que me dizer onde leu a cena do seu antepassado João Lopes, de Vilela do Monte, à procura de tesouros no Castro de Vila Nova com umas varinhas mágicas que adivinhavam o futuro, para que eu me delicie também.

Neste momento estou a averiguar ascendentes em Bornes de Aguiar, Breia de Bornes, Corveira e Serapicos.

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#368841 | debtcosta | 01 mai 2016 18:56 | Em resposta a: #368825

Olá Sousa,

Sim, já estou fazendo essa busca, mas ainda sem muitos resultados.

Quando vi esse tópico me animei um pouco mais.

Mais assim que tiver maiores dados, volto para quem sabe trocarmos mais informações.

Obrigada!

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#368854 | genealogia80 | 01 mai 2016 20:38 | Em resposta a: #368779

Boa tarde.


Refere, o seguinte, na sua mensagem a este tópico: «Eu descendo do Padre João Carneiro da Fontoura, filho de Isabel Carneiro da Fontoura, prima carnal de Maria Gonçalves (3ª avó do Padre Caetano Teixeira Nis)».

Qual a filiação de Maria Gonçalves e de Isabel Carneiro da Fontoura? Muito obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369001 | sousa42 | 04 mai 2016 19:24 | Em resposta a: #368840

Cara Manuela Lobo,

Relativamente a Maria Gonçalves tirei os seguintes apontamentos da Ig de Francisco Rodrigues Teixeira:

Ascendência do lado materno:

Catarina Luís, mãe do justificante, era filha de António Teixeira e de Comba Diniz, naturais de Santiago da Ribeira de Alhariz.

António Teixeira era filho legítimo de Francisco Teixeira e de sua mulher Genoveva Luís, moradores na freguesia de Santiago de Alhariz, sendo Genoveva Luís, filha de Luís Fernandes e de Maria Pires, moradores no mesmo lugar.

Catarina Luís, mãe do justificante, era irmã inteira do Padre António Teixeira.

Comba Diniz, avó materna do justificante, era filha de Gaspar Diniz e de sua mulher Maria Gonçalves, da freguesia de Santiago, e que esta era filha de Francisco Luís e de Antónia Gonçalves.

Antónia Gonçalves, 3ª avó do justificante, era irmã inteira do Padre António Gonçalves, Vigário que foi em Santiago.

Maria Gonçalves, bisavó do justificante, era prima carnal de Isabel Carneira, mãe do padre João Carneiro, de Santiago, já defunto.

Relativamente a sermos aparentados:

Claro que sim - é uma inevitabilidade matemática!

Sou “primo” de praticamente todos os confrades que pesquisam em Valpaços e que usam o fórum do geneall, tais como: LuSaraiva, AlvesRF, gmg, BrunoLino, Cavaleirofidalgo, BGlino, Paguiar, Tago0, Aglobo etc. Como toda a minha ascendência do lado materno é da antiga Comarca de Chaves é muito provável que ainda sejamos aparentados (primos muito afastados).

Algumas hipóteses:

1. Ascendentes de Isabel Carneiro da Fontoura, prima direita de Maria Gonçalves;
2. Sampaios, de Água Revés. Este ramo consegui avançar até à 16ª geração.
3. António Gonçalves “o Centeno”, rendeiro, natural de Bragança, que faleceu em Esturãos em 1594. Com numerosa descendência em Argeriz, Vassal, Possacos, Alhariz, etc.
4. Vassal: António Teixeira de Sousa, casado com Catarina Rodrigues.

A cena do João Lopes aparece no processo do Padre Caetano Teixeira Nis. Quem tem antepassados transmontanos e cresceu a ouvir estas histórias certamente que identifica todos estes locais e todas estas lendas ancestrais que misturam o sagrado e o profano.

Com os melhores cumprimentos,

Samuel de Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369010 | sousa42 | 04 mai 2016 22:07 | Em resposta a: #368854

Caro Luís,

Maria Gonçalves, filha de Francisco Luís e de Antónia Gonçalves, ambos de Chaves.

Não sei a filiação de Isabel Carneiro da Fontoura - mas posso especular. Assim:

I – X
II – António Gonçalves, que foi Vigário em Santiago da Ribeira de Alhariz.
II – Antónia Gonçalves, natural de Chaves, que casou com Francisco Luís.
II – X, pai ou mãe de Isabel Carneiro da Fontoura. Teve:
III – Isabel Carneiro da Fontoura, que casou com Gaspar Vaz Barroso (Teixeira). Tiveram:
IV – Emerenciana da Fontoura.
IV – António Carneiro da Fontoura.
IV – Feliciana Vieira.
IV – Ana Carneiro da Fontoura, mulher de António de Andrade Pequeno.
IV – Isabel da Fontoura.
IV – Francisca da Fontoura.
IV – Padre João Carneiro da Fontoura, que viveu na Quinta de Adagói. De uma Ana Teixeira, natural da Galiza, teve:
V– Francisca Teixeira, que casou com Domingos Ferreira Machado, filho de Baltazar Machado e de Isabel Ferreira, de Alanhosa, Nogueira da Montanha. Tiveram:
VI – Francisca Luísa Carneiro que casou com Manuel Gomes, dos Possacos.
VI - António Carneiro, que casou com Catarina Taveira, de Paradela.
VI – Maria Teresa Machado, que casou com António Gomes, dos Possacos.

A cronologia e a onomástica apontam para que os pais de Isabel Carneiro da Fontoura sejam Francisco Gonçalves Magalhães (filho de Duarte Pequeno Chaves de Magalhães e Filipa Campilho) e Maria da Fontoura Vieira (filha de Manuel da Fontoura e de Maria Vieira Cerqueira).

Os documentos que consultei não sustentam esta tese. Apenas mera formulação de hipótese com alguns indícios que apontam para essa possibilidade.

Com os melhores cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369013 | genealogia80 | 04 mai 2016 22:41 | Em resposta a: #369010

Boa noite.



Muito obrigado pela sua resposta.

É uma dedução bastante interessante. Mas é uma hipótese que levanta sem ter, ainda, provas, certo?

Segundo refere, os Pais de Isabel Carneiro da Fontoura são: Francisco Gonçalves Magalhães e Maria da Fontoura Vieira.

Diz que Isabel Carneiro da Fontoura é prima carnal de Maria Gonçalves.

Mas, afinal de contas, onde entroncam os Pais de Maria Gonçalves (Francisco Luís e Antónia Gonçalves, ambos de Chaves)? E como entroncam a Isabel Carneiro da Fontoura?


Fico a aguardar uma resposta da sua parte, se fizer o favor. Muito obrigado.
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369014 | genealogia80 | 04 mai 2016 22:48 | Em resposta a: #369001

Boa noite.


Quando fala do seguinte:

«2. Sampaios, de Água Revés. Este ramo consegui avançar até à 16ª geração.»
«3. António Gonçalves “o Centeno”, rendeiro, natural de Bragança, que faleceu em Esturãos em 1594. Com numerosa descendência em Argeriz, Vassal, Possacos, Alhariz, etc.»,


pode explicar-me se estes Sampaio e o António Gonçalves, o Centeno, entroncam na Maria Gonçalves/ Isabel Carneiro da Fontoura? Obrigado.


Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369017 | sousa42 | 05 mai 2016 00:21 | Em resposta a: #369013

Muito boa noite,

Uma imagem vale mais que mil palavras. A dedução baseia-se no testemunho de Gonçalo Vaz. Vidago é a palavra-chave.

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89ZV-YXLC?i=53&wc=SSVZ-MJH%3A363117901%2C363117902%2C363138701%2C363146001%3Fcc%3D2125025&cc=2125025

Com os melhores cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369040 | genealogia80 | 06 mai 2016 00:53 | Em resposta a: #369017

Boa noite.

Esta Inquirição refere-se a um parente de ambas: Maria Gonçalves e Isabel Carneiro da Fontoura?

Parece ser uma narração bastante interessante dos depoimentos genealógicos!

Fico a aguardar uma resposta da sua parte. Muito obrigado.



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369103 | aglobo | 07 mai 2016 20:47 | Em resposta a: #369014

Caro Samuel Sousa,

Obrigada pelas dicas. Colocou-me algumas dúvidas. Ajuda-me?

a). Quando diz IG de Francisco Rodrigues Teixeira deve ser de José Rodrigues Teixeira, certo? IG 3930, 1728.
b). Antónia Gonçalves, 3ª avó do justificante, aparece na IG 3930 no esquema da pag.79, como Isabel Gonçalves. Antónia ou Isabel?
c). Na pag. 55 lê-se: a dita Maria Gonçalves era filha de Gaspar Vaz Teixeira e de Isabel Carneira e esta se tratar por prima carnal da dita Maria Gonçalves ...(não consigo ler).... da testemunha tratar por parente a um clérigo de Vidago? a quem não sabe o nome. Vidago ou Avidagos? É bem perto também.

Aparentados

1. Quantos aos pais de de Isabel Carneiro da Fontoura - Francisco Gonçalves Magalhães (filho de Duarte Pequeno Chaves de Magalhães e Filipa Campilho) e Maria da Fontoura Vieira (filha de Manuel da Fontoura e de Maria Vieira Cerqueira).
Tenho uma notas em Argeriz sobre o Dr. António Caetano de Morais Campilho e mulher D. Custódia Maria de Magalhaes?, de Vidago, e filha-Custódia maria Joaquina de Morais e Magalhães, de Vidago como padrinhos
ADVRL-PRQ-PVLP03-001-003_m0078..jpg
ADVRL-PRQ-PVLP03-001-003_m0133..jpg

2. Quanto aos Sampaios de Água Revés, só consigo chegar a um António Antunes casado com Maria Ana de Sampaio (da Quinta de Brunhais, Agua Revés) que se cruzaram com uns Sousas da quinta de Carreiro Martinho. Parece-me estar bem mais adiantado.

3. António Gonçalves “o Centeno”. Sei ter anotação dele com algum ascendente meu, mas não consigo encontrar. Acho que com os Gralhos.

4. Vassal: António Teixeira de Sousa, casado com Catarina Rodrigues.
Tiveram uma Filipa Freitas e Sousa e Damião de Freitas. Não consigo fazer a ligação com uma antepassada minha Francisca de Freitas falecida em Vassal em 29.7.1742. Mas estou certa que estão ligados.


Com os melhores cumprimentos,

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369109 | genealogia80 | 08 mai 2016 00:16 | Em resposta a: #368779

Muito boa noite.


Continuo a achar bastante interessante esta troca de dados genealógicos. Todavia, estou a achar bastante confusa a dedução de parentescos e genealogias.

Na Inquirição 3930, fica-se a saber que:

- MARIA GONÇALVES é filha de: Gaspar Vaz Teixeira e de Isabel Carneiro. Esta Maria Gonçalves é casada com quem?



1)- Há algum registo/ documento do casamento de Gaspar Vaz Teixeira com Isabel Carneiro (da Fontoura)?

2)- Há algum documento/ trabalho publicado relativamente ao grau de parentesco de MARIA GONÇALVES e ISABEL CARNEIRO?

3)- Onde se infere que: ISABEL CARNEIRO DA FONTOURA é filha de - Francisco Gonçalves Magalhães (este filho de Duarte Pequeno Chaves de Magalhães e Filipa Campilho) e Maria da Fontoura Vieira (esta filha de Manuel da Fontoura e de Maria Vieira Cerqueira)?


Sabemos também, que:
I- ANTÓNIO TEIXEIRA, era f.º de Francisco Teixeira e de Genoveva Luís. C.c. COMBA DINIZ, naturais de Santiago da Ribeira de Alhariz.
Filhos:
--II- Padre ANTÓNIO TEIXEIRA
--II- JOÃO TEIXEIRA
--II- CATARINA LUÍS


Fico a aguardar uma resposta da parte dos parentes afastados! Obrigado.

Cumprimentos,
L.

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369124 | sousa42 | 08 mai 2016 17:23 | Em resposta a: #369109

Caro Luís,

Que confusão! Como diria o Solnado: o meu Sargento Baralhou-as!

No meu primeiro post neste tópico (#368799), está tudo muito bem explicado:

I – X
II – António Gonçalves, que foi Vigário em Santiago da Ribeira de Alhariz.
II – X, pai ou mãe de Isabel Carneiro da Fontoura, natural de Chaves.
II – Antónia Gonçalves, natural de Chaves, que casou com Francisco Luíz. Viveram na Madalena. Tiveram:
III – Maria Gonçalves, natural de Chaves. Veio para Alhariz com o seu tio o Padre António Gonçalves. Casou com Gaspar Diniz. Viveram em Paradela e tiveram:
IV – Comba Diniz, que casou com António Teixeira.

Comba Diniz (IV), filha de Maria Gonçalves (III); Maria Gonçalves (III), filha de Francisco Luís (II) e de Antónia Gonçalves (II).

Pasta 3930, 1728: José Rodrigues Teixeira, de Paradela, filho de Domingos Rodrigues e de Catarina Luís; neto paterno de João Rodrigues, de Argeriz, e de Comba Fernandes, de Santa Leocádia; e neto materno de António Teixeira e de Comba Diniz (IV), de Paradela, Santiago de Alhariz.

Não sei se leu com atenção a IG 3930 (um documento), mas é lá que diz que o Padre João Carneiro da Fontoura, de Adagói, é filho de Gaspar Vaz Teixeira e de Isabel Carneiro da Fontoura.

Segundo as memórias paroquiais (1758), Santiago de Alhariz tinha 4 vizinhos e 14 pessoas, Adagói tinha 6 vizinhos e Adagói de Cima tinha 1 vizinho. Como vê são aldeias – ou nem isso –muito pequenas, não há lugar para mais que um Padre João Carneiro da Fontoura, de Adagói.

Relativamente à filiação de Isabel Carneiro da Fontoura – post #369010:

“Não sei a filiação de Isabel Carneiro da Fontoura, mas posso especular”. Não vou aqui fazer apologia desta conjectura. Fica ao critério de cada um.

Com os melhores cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369131 | genealogia80 | 08 mai 2016 18:37 | Em resposta a: #369109

Boa tarde!


De facto, estou a ler com bastante cuidado o Processo de Inquirição n.º 3930.

Vamos debruçar-nos no Padre António Gonçalves e seu parentesco.

1) -- Qual o número do Processo do Padre ANTÓNIO GONÇALVES, irmão de Maria Gonçalves e de Genoveva Luís? É esta Maria Gonçalves que é filha de: Gaspar Vaz Teixeira e Isabel Carneiro?


Como deve saber, o seguinte casal:
I - FRANCISCO TEIXEIRA e GENOVEVA LUIZ (filha de Francisco Luiz e de Antónia Gonçalves), tiveram, pelo menos:
-- II-- ANTÓNIO TEIXEIRA, que segue:

-- II -- ANTÓNIO TEIXEIRA, c.c. COMBA DINIZ, filha de Gaspar Diniz e de Antónia Gonçalves, irmã do Padre António Gonçalves. Com geração.

----------------------------------------



O que me está a dizer é o seguinte:

I - FRANCISCO LUIZ c.c. ANTÓNIA GONÇALVES. Tiveram:
-- II -- MARIA GONÇALVES, que segue:
(-- II -- Genoveva Luiz, que c. c. Francisco Teixeira) ---> Pais de III--- António Teixeira c.c. Comba Diniz (filha de Gaspar Diniz e Maria Gonçalves) ---> C.g, sendo estes os meus apontamentos.
-- Padre ANTÓNIO GONÇALVES


-- II MARIA GONÇALVES, c.c. GASPAR DINIZ, tiveram:
--- III --- COMBA DINIZ, c.c. ANTÓNIO TEIXEIRA.

Ou seja:

Comba Diniz e António Teixeira eram primos-direitos (o que muito estranho, visto as Inquirições De Genere, nunca o referirem) e sobrinhos do Padre António Gonçalves.

---------------------------------------------

Na Inquirição 3930, fica-se a saber que:

- MARIA GONÇALVES é filha de: Gaspar Vaz Teixeira e de Isabel Carneiro. Esta Maria Gonçalves é casada com quem? Onde entronca, na árvore genealógica?




Fico a aguardar uma resposta da sua parte. Muito obrigado e cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369133 | sousa42 | 08 mai 2016 19:10 | Em resposta a: #369103

Cara Manuela Lobo,

Claro que sim. Este é um fórum de partilha de conhecimentos na área da genealogia e, também, de ajuda.

Chaves:

1 - Peço desculpa, é mesmo José Rodrigues Teixeira – IG 3930, 1728.

2 - P. 42: Antónia Gonçalves; p. 79: Isabel. Fica ao seu critério.

3 – P. 55: “…a testemunha conheceu o Padre João Carneiro desta freguesia o qual chamava tia à dita
Maria Gonçalves e era filho - o Padre e não a Maria Gonçalves - de Gaspar Vaz Teixeira e de Isabel Carneira e esta se tratava por prima carnal da dita Maria Gonçalves…”

É Vidago. Parece um A, mas na realidade é a perna da letra p (da linha de cima) alongada pela escrita do escrivão.

Aparentados:

1 - A filiação de Isabel Carneiro da Fontoura não está documentalmente provada. Em construção…

2 – Datas? Na minha BD tenho um Manuel Monteiro de Sampaio cc Maria Ferreira Sarmento. Tiveram vários filhos em Brunhais: Francisca, Tomé e Domingos. Estes entroncam nos meus Sampaios, de Água Revés.

3 – Sim, os Gralhos descendem do Centeno, mas também os Medeiros, de Vassal, e muitos mais…

4 – António Teixeira e Catarina Rodrigues (Martins) tiveram vários filhos: Padre Roque Teixeira de Sousa, Padre Ignacio de Freitas, Padre Alexandre de Sousa, Damião de Freitas e outros…

A sua ascendente é na certa a Francisca, que nasceu em 1677 (p. 34), filha de Damião de Freitas e de Isabel Lopes. Esta casou com um Francisco Lopes, de Sanfins. Foram pais de um Carlos de Freitas Teixeira e de um Francisco de Sousa, tudo apelidos que os descendentes de António Teixeira usaram.

Agora repare: outros filhos de Damião de Freitas e Isabel Lopes usaram outros apelidos. Exemplos: Brás de Medeiros Teixeira, Cosme de Sousa Freitas, Filipa de Sousa, Maria de Freitas…

Com os melhores cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369137 | aglobo | 08 mai 2016 21:31 | Em resposta a: #369131

Caro Luis,

Abri a minha pagina familiar (por uns dias) para que a possa consultar. Talvez o ajude. Tenho muitas notas e está documentada.
Pesquise nas paginas familiares e pesquisas de pessoas por Catarina Luis, por exemplo. A partir daí pode ver toda a família.

Espero estar ajudar

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369138 | genealogia80 | 08 mai 2016 21:48 | Em resposta a: #369137

Boa noite.


Qual o nome da sua página familiar? Obrigado.

Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369139 | sousa42 | 08 mai 2016 22:40 | Em resposta a: #369131

Muito boa noite,

Esta IG é de difícil leitura, por isso estive a rever os meus apontamentos. Assim:

Pasta 3930, 1728: José Rodrigues Teixeira, de Paradela, filho de Domingos Rodrigues e de Catarina Luís; neto paterno de João Rodrigues, de Argeriz, e de Comba Fernandes, de Santa Leocádia; e neto materno de António Teixeira e de Comba Diniz (IV), de Paradela, Santiago de Alhariz.

Este esquema está nas páginas 41 e 42:

I – X
II – António Gonçalves, que foi Vigário em Santiago da Ribeira de Alhariz.
II – X, pai ou mãe de Isabel Carneiro da Fontoura, natural de Chaves.
II – Antónia Gonçalves, natural de Chaves, que casou com Francisco Luíz. Viveram na Madalena. Tiveram:
III – Maria Gonçalves, natural de Chaves. Veio para Alhariz com o seu tio o Padre António Gonçalves. Casou com Gaspar Diniz. Viveram em Paradela e tiveram:
IV – Comba Diniz, que casou com António Teixeira.

Comba Diniz (IV), filha de Maria Gonçalves (III); Maria Gonçalves (III), filha de Francisco Luís (II) e de Antónia Gonçalves (II).

Como pode ver se existe algum erro não é da minha leitura, mas sim de quem escreveu a IG.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369141 | genealogia80 | 08 mai 2016 22:43 | Em resposta a: #369139

Boa noite!


De facto, está complicado de se entender!

1) -- Qual o número do Processo do Padre ANTÓNIO GONÇALVES, irmão de Maria Gonçalves e de Genoveva Luís?


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369142 | sousa42 | 08 mai 2016 23:31 | Em resposta a: #369141

Caro Luís,

Não sei se existe IG de António Gonçalves!

A Genoveva Luís não é filha de Francisco Luís e de Maria Gonçalves, como prova a transcrição do respectivo assento de casamento:

P.46, Santiago de Alhariz, 26 de Julho de 1598, recebi a Francisco Teixeira, sapateiro, criado de Merência Teixeira, da Vila de Chaves, com Genoveva Luís, filha que ficou de Luís Fernandes e de sua mulher Maria Pires, já defuntos, do lugar de Santiago. Foram testemunhas, António Teixeira e Pedro Fernandes, do lugar de Alvites.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369143 | sousa42 | 08 mai 2016 23:39 | Em resposta a: #369142

Errata:

A Genoveva Luís não é filha de Francisco Luís e de Antónia Gonçalves...

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369151 | genealogia80 | 09 mai 2016 00:31 | Em resposta a: #369143

Boa noite

De facto, no Processo n.º 3930, há uma afirmação de traslado de um casamento em que dizem ser Genoveva Luís, filha de Luís Fernandes e de Maria Pires.

Todavia, noutros Processos de Inquirição De Genere, surge a seguinte filiação para a Genoveva Luís:
---- filha de Francisco Luís e Antónia Gonçalves.


Em breve poder-vos-ei dar mais informações sobre este estudo e a atribuição da filiação. Em casos bastante complexos --- como é este o caso! --- pode ter havido uma confusão nos parentescos e filiações.


Não consigo entender a ligação com o Padre João Carneiro da Fontoura, cuja Mãe --- Isabel Carneiro [da Fontoura] --- é prima-direita de Maria Gonçalves, que foi casada com Gaspar Diniz.

Qual o número do Processo de Inquirição De Genere do Padre João Carneiro da Fontoura?


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369158 | genealogia80 | 09 mai 2016 04:59 | Em resposta a: #369151

Boa madrugada!


Tenho os seguintes apontamentos, que podem ajudar a clarificar a ascendência.

I- GASPAR VAZ BARROSO c.c. D. ISABEL CARNEIRO DA FONTOURA.
Tiveram:
II- D. ISABEL
II- D. MERÊNCIA DA FONTOURA
II- D. MARIA VIEIRA DA FONTOURA, c.g.
II- D. ANA CARNEIRO
II- D. FRANCISCA DE FONTOURA
II- D. FELICIANA VIEIRA
II- ANTÓNIO CARNEIRO DA FONTOURA, que deixou por seu universal herdeiro a seu sobrinho-neto Duarte Teixeira Chaves (casado com D. Angélica Caetana de Sousa Pereira --- dos «Morgados de Vilar de Perdizes»).
II- Padre JOÃO CARNEIRO DA FONTOURA, de Santiago da Ribeira de Alhariz, onde morreu no dia 8 de Junho de 1717.
Filhas, perfilhadas:
III- MARIA
III- FRANCISCA
--------------------------------------------------------------


Também se sabe que:

I- PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões, foi casado com MARIA FERNANDES
Tiveram:
II- ISABEL LOPES c.c. DAMIÃO DE FREITAS
II- MARIA LOPES c.c. PEDRO GONÇALVES LAGE. Tiveram:
---------> III- MATEUS GONÇALVES LAGE
II- PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões, que foi casado com D. MARIA COELHO DE MELLO. Tiveram:
---------> III- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, Morgado de «São Bartolomeu/ Castanheiro».

------------------------------------------------

E sabe-se que:

1) O Padre João Carneiro da Fontoura era parente --- presume-se que seja primo ---- de Mateus Gonçalves Lage. Logo, também é primo do Padre Francisco Coelho Fontoura, Morgado de «São Bartolomeu/ Castanheiro».

2) O Padre Francisco Coelho Fontoura, Morgado de «São Bartolomeu/ Castanheiro» é primo-direito de Mateus Gonçalves Lage.

3) Em que grau seriam primos: Padre João Carneiro da Fontoura e o Padre Francisco Coelho Fontoura?


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369187 | aglobo | 09 mai 2016 22:50 | Em resposta a: #369142

Caro Sousa,

Já leu a IG 91?

P.18, Na inquirição, diz que o Francisco Teixeira, é filho de Gaspar de Queiroga (dos principais de Chaves) e de uma negra
P.23, Frº Luis, teve 2 irmãos, Pedro Rodrigues e Domingos Gonçalves, de Chaves. Frº Luis foi casado com Antónia Gls, de Alhariz.

Manuela

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369228 | sousa42 | 10 mai 2016 23:41 | Em resposta a: #369187

Cara Manuela,

Sim, já li a IG do Padre António Teixeira. Não abordei o tema para não ferir eventuais susceptibilidades de algumas mentes preconceituosas.

Eu já sabia que o Francisco Teixeira era filho de uma negra e de um Gaspar de Queiroga, mas quando vi o traslado de casamento onde se diz que é criado de Merencia Teixeira, escrevi a seguinte nota em rodapé: “Uma bela escrava negra que se tomou de amores pelo filho da sua senhora.” Na realidade este Francisco bem que poderia ser neto da Merencia Teixeira.

I – Martinho Teixeira “o Velho” (n. c. 1495), casou com Francisca Rodrigues. Tiveram:
II – Jácome Teixeira, que faleceu em 1585, casou com Filipa Diniz e tiveram:
III – Emerenciana (Merencia) Teixeira, mulher de Diogo de Queiroga, foi várias vezes madrinha de crianças em Chaves entre 1566 e 1612. Já era viúva em 1583. Tiveram:
IV – Gaspar de Queiroga Teixeira, que casou com Ana Vargas Campilho.

Este Gaspar de Queiroga (IV), pode ser o tal Cavaleiro de Chaves, pai do Francisco Teixeira, senhor das terras de Alhariz onde o seu filho bastardo casou.

Pasta 3930:

P. 55: “Francisco Teixeira foi filho de um Cavaleiro de Chaves, senhor que foi das casas onde a testemunha vive, e de uma negra.”
P.95: “Francisco Teixeira filho de uma negra que era livre e não mulata…”
P. 98, “bisneto de uma mulher negra das partes da Ethiópia…”
P. 102, “bisneto de uma negra da Ethiópia e das partes do Brasil…”

Pasta 91:

P.18, “Francisco Teixeira, filho de Gaspar de Queiroga dos principais da Vila de Chaves…”
P.33, “Francisco Teixeira era filho de uma negra livre.”

Somos todos nobres… e servos!

https://sites.google.com/site/edurego/a-matematica-na-imprensa/d-afonso-henriques

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369249 | genealogia80 | 11 mai 2016 13:49 | Em resposta a: #369010

Boa tarde.


Tenho os seguintes apontamentos, que podem ajudar a clarificar a ascendência.

I- GASPAR VAZ BARROSO c.c. D. ISABEL CARNEIRO DA FONTOURA.
Tiveram:
II- D. ISABEL
II- D. MERÊNCIA DA FONTOURA
II- D. MARIA VIEIRA DA FONTOURA, c.g.
II- D. ANA CARNEIRO
II- D. FRANCISCA DE FONTOURA
II- D. FELICIANA VIEIRA
II- ANTÓNIO CARNEIRO DA FONTOURA, que deixou por seu universal herdeiro a seu sobrinho-neto Duarte Teixeira Chaves (casado com D. Angélica Caetana de Sousa Pereira --- dos «Morgados de Vilar de Perdizes»).
II- Padre JOÃO CARNEIRO DA FONTOURA, de Santiago da Ribeira de Alhariz, onde morreu no dia 8 de Junho de 1717.
Filhas, perfilhadas:
III- MARIA
III- FRANCISCA
--------------------------------------------------------------


Também se sabe que:

I- PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões, foi casado com MARIA FERNANDES
Tiveram:
II- ISABEL LOPES c.c. DAMIÃO DE FREITAS
II- MARIA LOPES c.c. PEDRO GONÇALVES LAGE. Tiveram:
---------> III- MATEUS GONÇALVES LAGE
II- PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões, que foi casado com D. MARIA COELHO DE MELLO. Tiveram:
---------> III- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, Morgado de «São Bartolomeu/ Castanheiro».

------------------------------------------------

E sabe-se que:

1) O Padre João Carneiro da Fontoura era parente --- presume-se que seja primo ---- de Mateus Gonçalves Lage. Logo, também é primo do Padre Francisco Coelho Fontoura, Morgado de «São Bartolomeu/ Castanheiro».

2) O Padre Francisco Coelho Fontoura, Morgado de «São Bartolomeu/ Castanheiro» é primo-direito de Mateus Gonçalves Lage.

3) Em que grau seriam primos: Padre João Carneiro da Fontoura e o Padre Francisco Coelho Fontoura?


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369261 | sousa42 | 11 mai 2016 22:48 | Em resposta a: #369249

Boa noite,

Qual a documentação que sustenta esta sua afirmação: “O Padre João Carneiro da Fontoura era parente --- presume-se que seja primo ---- de Mateus Gonçalves Lage. Logo, também é primo do Padre Francisco Coelho Fontoura, Morgado de «São Bartolomeu/ Castanheiro”.

Estive a ler a IG de Matheus Gonçalves:

P. 26, António Carneiro da Fontoura, homem honrado, natural e morador em Santiago da Ribeira de Alhariz, de 50 anos de idade. Não diz que é parente; só os conhece de vista.

P. 28, o Reverendo João Carneiro da Fontoura, natural de Santiago de Alhariz e morador na sua Quinta de Adagói, de 63 anos de idade. Não diz que é parente; só os conhece de vista.

P. 37, “Certifico eu o Padre João Carneiro da Fontoura natural e morador nesta freguesia de Santiago de Alhariz desta Comarca de Chaves que por ser parente do justificante abaixo nomeado o Reverendo Vigário desta igreja me informei com pessoas fidedignas…”

Parece-me que quem é parente é o Vigário de Santiago de Alhariz. A falta de vírgulas não ajuda nada. Os familiares do justificante, salvo erro da minha parte, não podiam testemunhar.

Não tenho dados para 1706, mas em 1704 era Vigário de Alhariz o Padre Gaspar de Queiroga e em 1708 o seu irmão o Padre Pedro Lopes, naturais de Vilela do Monte.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369263 | genealogia80 | 12 mai 2016 02:34 | Em resposta a: #369261

Boa noite.

Pode ser essa omissão de vírgulas que não ajude.

Falo em testamentos.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369291 | aglobo | 12 mai 2016 19:53 | Em resposta a: #368779

Caros Luis e Sousa

Mais uma achega:

Maria Teixeira (ascendente do meu marido), filha de António Teixeira e Comba Diniz, de Paradela
casou com
Domingos Vieira, de Vassal, filho de
Francisco Jácome Roiz Vieira, de Ponte da Barca (Cuide de Vila Verde)
e Isabel Fernandes, de Sanfins.
IG 3875, 1733

Questão: Vieira não era apelido comum por aqueles sítios. Terá a ver algo com a Maria Vieira da Fontoura, filha de Gaspar Vaz Barroso Teixeira e Isabel Carneiro da Fontoura? De onde veio este Vieira?

Foi aquele casal que veio dar origem aos "Vieiras" de Vassal, que se casaram com os Teixeira de Sampaio, descendentes dos Gralhos.

Manuela

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369293 | aglobo | 12 mai 2016 20:33 | Em resposta a: #369291

Caro Luis,

Também tenho ascendente em
I - Pedro Afonso Teixeira e Maria Fernandes, em Ervões.Tiveram
II - Pedro Afonso Teixeira, casado com Maria Coelho de Melo (seus ascendentes)
II - Maria Lopes, casada com Pedro Gonçalves Lage.
II - Isabel Lopes, casada com Damião de Freitas, de Vassal (meus ascendentes). Tiveram entre outros:
III - Francisca de Freitas (n.10.10.1677), que casou com Francisco Lopes, de Sanfins. Tiveram entre outros
IV - Francisco de Sousa (n. 12.9. 1724), de Vassal, que casou com Joana Maria Pimenta, de Bornes. Tiveram entre outros
V - José António de Sousa Pimenta (n. 7.11.1776), de Bornes, que casou com Maria Benedita Lage (n. 2.3.1784), de Vreia de Bornes.

Ora esta Maria Benedita Lage, é filha de um capitão José Caetano Lage (n. 26.6.1756), em Vreia de Bornes,que casou com Mariana Angélica de Oliveira, filha de José António Lage, de S. João da Corveira.

Os avós, bisavós e trisavós do Capitão José Caetano Lage, são também de S. João da Corveira, bem perto.

Ando há tempos às voltas com estes Lage, não consigo avançar.

Diz-me os Gonçalves Lages, são de Capeludos? Isso também é para os lados de Bornes. Haverá alguma ligação?

Manuela

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369297 | aglobo | 12 mai 2016 22:39 | Em resposta a: #369133

Caro Sousa,

Antes de mais, obrigada pela ajuda que me deu com a Francisca de Freitas. Fez-se luz na evidência que estava mesmo debaixo do meu nariz.

Sobre os Sampaios de Água Revés.
Partindo de Manuel Monteiro de Sampaio cc Maria Ferreira Sarmento, tenho uma irmã dela como ascendente.
Teresa Maria Ferreira (o: 4.11.1976) casada com

Francisco José de Sampaio Rodrigues, Brunhais, filho de Francisco Rodrigues (de Sousa), de Água Revés (Qtª Carreiro Martinho) e Mariana de Sampaio, de Agua Revés (Brunhais).

Avós paternos: Francisco de Sousa e Maria Rodrigues, de Fonte Mercê.
Avós Maternos: António Antunes, de Água Revés, e Ana (Mariana?)de Sampaio, Agua Reves (Brunhais).

O seu Manuel Monteiro de Sampaio, de Brunhais, é filho de Lucas de Sampaio, de Brunhais e de Teodora de Morais (de Sampaio), de Brunhais.

Mas não consigo ligá-los com os meus.

Já fui ver Brunhais. Aquilo é realmente muito pequeno. Tem uma casa boa, em ruínas, e casas em xisto à volta. Parece mesmo ter sido simplesmente uma quinta.

Manuela

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369332 | sousa42 | 14 mai 2016 01:22 | Em resposta a: #369297

Cara Manuela,

Relativamente a Vassal: o senhor adoptou o apelido toponímico por razões óbvias…

Relativamente a Água Revés: não consegui estabelecer alguma ligação entre as suas Marianas de Sampaio e o meu Francisco de Sampaio, mas é muito provável que descendam do mesmo tronco.

Os meus Sampaios, de Água Revés, descendem de um Francisco Teixeira de Sampaio, natural de Chaves (filho de Cristóvão Teixeira da Cunha, que se dizia parente do Arcebispo de Braga Dom Rodrigo da Cunha).

Brunhais não era assim tão pequena – em 1758 tinha 115 pessoas.
Tenho um Amaro Martins cc Maria Fernandes, ambos de Brunhais (1550).

Melhores cumprimentos,

Samuel de Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369441 | aglobo | 16 mai 2016 22:44 | Em resposta a: #369332

Caro Sousa,

Desculpe estar a incomodá-lo mais uma vez, mas por vezes sou lenta.

Não entendo qual o senhor que adoptou o apelido toponímico por razões óbvias…

Cumpromentos

Manuela Sampaio Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369442 | genealogia80 | 17 mai 2016 01:00 | Em resposta a: #369441

Boa noite Manuela e Sousa,



Tenho os seguintes apontamentos, que podem ajudar a clarificar a ascendência.

I- GASPAR VAZ BARROSO c.c. D. ISABEL CARNEIRO DA FONTOURA.
Tiveram:
II- D. ISABEL
II- D. MERÊNCIA DA FONTOURA
II- D. MARIA VIEIRA DA FONTOURA, c.g.
II- D. ANA CARNEIRO
II- D. FRANCISCA DE FONTOURA
II- D. FELICIANA VIEIRA
II- ANTÓNIO CARNEIRO DA FONTOURA, que deixou por seu universal herdeiro a seu sobrinho-neto Duarte Teixeira Chaves (casado com D. Angélica Caetana de Sousa Pereira --- dos «Morgados de Vilar de Perdizes»).
II- Padre JOÃO CARNEIRO DA FONTOURA, de Santiago da Ribeira de Alhariz, onde morreu no dia 8 de Junho de 1717.
Filhas, perfilhadas:
III- MARIA
III- FRANCISCA
--------------------------------------------------------------


Também se sabe que:

I- PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões, foi casado com MARIA FERNANDES
Tiveram:
II- ISABEL LOPES c.c. DAMIÃO DE FREITAS
II- MARIA LOPES c.c. PEDRO GONÇALVES LAGE. Tiveram:
---------> III- MATEUS GONÇALVES LAGE
II- PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões, que foi casado com D. MARIA COELHO DE MELLO. Tiveram:
---------> III- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, Morgado de «São Bartolomeu/ Castanheiro».

------------------------------------------------

E sabe-se que:

1) O Padre João Carneiro da Fontoura era parente --- presume-se que seja primo ---- de Mateus Gonçalves Lage. Logo, também é primo do Padre Francisco Coelho Fontoura, Morgado de «São Bartolomeu/ Castanheiro».

2) O Padre Francisco Coelho Fontoura, Morgado de «São Bartolomeu/ Castanheiro» é primo-direito de Mateus Gonçalves Lage.

3) Em que grau seriam primos: Padre João Carneiro da Fontoura e o Padre Francisco Coelho Fontoura?

Alguma informação adicional sobre estes parentescos e os entroncamentos genealógicos? Obrigado!


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369443 | genealogia80 | 17 mai 2016 01:02 | Em resposta a: #369332

Boa noite.


Procuro informações sobre:

- SENHORINHA GONÇALVES [LAGE], a qual deve ter nascido entre 1660 - 1670. Era natural de Capeludos e que foi casar a Argeriz (Valpaços) com João Pires.

Era irmã de PEDRO GONÇALVES LAGE.

Muito obrigado.




Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369447 | sousa42 | 17 mai 2016 11:11 | Em resposta a: #369441

Cara Senhora Manuela,

Lol seguramente que não é “lenta”, mas tem sentido de humor…

Estava a responder à sua questão: “Maria Teixeira (ascendente do meu marido), filha de António Teixeira e Comba Diniz, de Paradela casou com Domingos Vieira, de Vassal, filho de
Francisco Jácome Roiz Vieira, de Ponte da Barca (Cuide de Vila Verde) e Isabel Fernandes, de Sanfins. Vieira não era apelido comum por aqueles sítios. Terá a ver algo com a Maria Vieira da Fontoura, filha de Gaspar Vaz Barroso Teixeira e Isabel Carneiro da Fontoura? De onde veio este Vieira?”

Quando disse por “razões óbvias”, estava a referir-me à naturalidade do Francisco Jácome.

Domingos Vieira, filho de Domingos Vieira, do lugar de Vassal, e de Maria Teixeira, do lugar de Paradela, freguesia de Santiago da Ribeira de Alhariz, neto paterno de Francisco Jácome, natural do lugar de Vieira, São Mamede de Cuide Vila Verde, Ponte de Barca, que nesta freguesia se chamava Francisco Rodrigues Vieira, e de Isabel Fernandes, de Sanfins, Comarca de Chaves; e neto materno de António Teixeira, de Paradela, freguesia de Santiago de Alhariz, e de Comba Diniz, do mesmo lugar.

Estes são os dados que tenho – natural do lugar de Vieira. Sabe-se que por vezes os indivíduos tomavam por apelido o nome da terra onde tinham nascido. Será o caso?

Com os melhores cumprimentos,

Samuel de Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369521 | genealogia80 | 18 mai 2016 23:46 | Em resposta a: #368841

Boa noite caro Samuel de Sousa,


Pela linha genealógica que apresenta --- e que deduzo que descenda dela --- tem, também, como sua antepassada a seguinte senhora:

- SENHORINHA GONÇALVES [LAGE], a qual deve ter nascido entre 1660 - 1670. Era natural de Capeludos e que foi casar a Argeriz (Valpaços) com João Pires. Era irmã de PEDRO GONÇALVES LAGE.

Tem informações sobre a genealogia destes GONÇALVES LAGE? Muito obrigado.



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369522 | genealogia80 | 18 mai 2016 23:49 | Em resposta a: #368584

Boa noite.

Como descende do P.e Caetano Teixeira Diniz (Teixeira de Niz), tem como sua ascendente, a seguinte senhora:

- SENHORINHA GONÇALVES [LAGE], a qual deve ter nascido entre 1660 - 1670. Era natural de Capeludos e que foi casar a Argeriz (Valpaços) com João Pires. Era irmã de PEDRO GONÇALVES LAGE.

Tem informações genealógicas sobre este ramo dos GONÇALVES LAGE, que possa partilhar, se fizer o favor? Muito obrigado.



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369737 | genealogia80 | 23 mai 2016 23:19 | Em resposta a: #369124

Boa noite.


Há alguma novidade nestes entroncamentos genealógicos? Obrigado.



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369936 | aglobo | 28 mai 2016 00:03 | Em resposta a: #369522

Luis,

Qual o grau de parentesco de Senhorinha Gonçalves Lage com o Padre Caetano Dinis Teixeira?

Manuela

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#369953 | genealogia80 | 28 mai 2016 14:48 | Em resposta a: #369936

Manuela,

Era tia-avó (ou tia-bisavó), por afinidade, se não estou em erro... e antepassada do Padre Caetano Teixeira (primo-irmão do Padre Caetano Teixeira Diniz).


Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#370044 | genealogia80 | 30 mai 2016 00:42 | Em resposta a: #369332

Boa noite,


Tem alguma novidade genealógica, para o entroncamento da linha FONTOURA/ TEIXEIRA/ GONÇALVES? Obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#370305 | Bruno_Lino | 03 jun 2016 18:47 | Em resposta a: #321472

Boa tarde a todos!...


A minha 10ª avó chamava-se Joana Diniz (nasceu entre 1650-1660) - desconheço a naturalidade, e faleceu no ano de 1714. Contraiu matrimónio com Leonardo Delgado, natural de Vilarandelo, do qual nasceram 5 filhos:

1. Páscoa Luís (1682)
2. António Teixeira (1685)
3. Domingas Diniz (1687)
4. Leonardo Teixeira (1690)
5. João Teixeira (1695)


Consultei os registos de casamentos da freguesia de Vilarandelo, porém não encontrei nada!!!

Estes 3 apelidos (Luís, Diniz, Teixeira), nestes 5 filhos é que fizeram com que eu enviasse esta mensagem.... Mas, como não sei onde está o registo de casamento não consigo ter acesso ao nome dos pais dela.

Por isso, gostaria de saber se esta Joana (que julgo, ser dela que provêm os apelidos Luís e Teixeira), tem alguma relação familiar com esses aqui estudados por vocês... Até porque Vilarandelo não é geograficamente muito longe de Santiago da Ribeira de Alhariz (apenas tem Ervões pelo meio!!!), e por isso acho possível a Joana Diniz ter casado noutra freguesia (como S.R.A.) e regressado para Vilarandelo, onde teve os seus 5 filhos e também faleceu...


Aguardo uma resposta.


Atenciosamente,
Bruno

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#370322 | aglobo | 03 jun 2016 22:54 | Em resposta a: #370305

Caro Bruno

Todos estes confrades, LuSaraiva, AlvesRF, GMG, BrunoLino, Cavaleirofidalgo, BGlino, Paguiar, Tago0, Aglobo devem estar aparentados, como diz o Samuel de Sousa. É difícil fazer o cruzamento nessas datas. Eu encontro Dinis em Argeriz, em Sanfins, etc. Acredito que os apelidos Luís e Dinis estarão ligados. Temos que tentar entreajuadar-nos, mas está difícil.

Eu também tenho antepassados em Vilarandelo:
=Águeda Lopes
=Estevão Lopes
=Francisco Mendes
=João Gil
=Maria Lopes * 1670
=Matias Mendes * 1669

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#370326 | Bruno_Lino | 04 jun 2016 00:15 | Em resposta a: #370322

Cara Manuela Lobo,

Obrigado por ter respondido tão rapidamente... E sim, é realmente difícil fazer um cruzamento nestas datas... Ainda para mais, não havendo mais livros para estas datas e principalmente sem conhecer o nome daqueles que foram os pais da dita Joana Diniz, visto não saber onde se encontra esse registo e em que freguesia, pois em Vilarandelo não está!
(É de salientar que não existe mais nenhuma referência a - Diniz nesta freguesia!!! Por isso suponho que tenha vindo de "fora").

Também tenho mais antepassados em Vilarandelo - Teixeira / Vaz Teixeira, que também estão na mesma situação que esta, pois não sei se pertencem aos Teixeira de Vassal, pois muitos dos padrinhos de batismo e casamento são Teixeiras de Vassal.


Atenciosamente,
Bruno

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#370338 | genealogia80 | 04 jun 2016 14:26 | Em resposta a: #370322

Boa tarde.


Concordo que é necessária a entreajuda de todos, para que se consigam apurar linhas genealógicas e entroncamentos.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#371709 | sousa42 | 09 jul 2016 00:46 | Em resposta a: #321472

Boa noite

Alguns esquemas e possíveis entroncamentos.

Argeriz:

José Joaquim Lopes Pinheiro (mensagem #321472), também entronca na minha árvore já que é neto de João Álvares (meu 7º avô).

III – João Álvares, que nasceu em Vassal no ano de 1673, era filho de outro João Álvares, de Valpaços, e de Maria Fernandes, de Vassal. Casou com Jerónima Gonçalves, de Valpaços. Tiveram:

IV – Isabel Maria, que nasceu em Valpaços a 12 de Outubro de 1715. Casou primeiro a 3 de Fevereiro de 1735, em Valpaços, com Lourenço Fernandes, filho de Lourenço Fernandes e de Maria Fernandes, de Valverde da Esteveira; casou uma segunda vez com António Lopes, de Argeriz, de quem teve:

V – José Joaquim Lopes Pinheiro
V – João Lopes Pinheiro

Vassal:

IV – Damião de Freitas, dito “homem nobre que vive de suas fazendas”, nascido cerca de 1626, pois declara ter aproximadamente 70 anos numa inquirição quando em 1696 foi testemunha, casou com Isabel Lopes, natural de Alpande, filha de Pedro Afonso Teixeira, de Alpande, e de Maria Fernandes, de Vila Nova do Monte. Tiveram:

V – Padre Francisco de Freitas e Sousa, que nasceu em 1657. Fez inquirição em Braga no ano de 1684.
V – Inocência de Freitas, solteira, madrinha de Ana (p. 35).
V – Maria de Freitas e Sousa, solteira, que foi madrinha em 1685 (p. 45).
V – Isabel de Freitas, que foi madrinha em 1693 (p. 70).
V – Tomás, que nasceu a 20 de Março de 1666 (p. 5). Foi seu padrinho o Padre Alexandre de Sousa, seu tio.
V – Cosme de Sousa Freitas (é assim que assina), que nasceu a 3 de Outubro de 1668 (p. 9). Foram seus padrinhos António de Sousa e Filipa de Freitas, seus tios. Aparece, já adulto, solteiro, como padrinho de uma criança em 1688 (p. 56). Teve filhos de uma Páscoa Fernandes em 1698 e em 1702.
V – João, nascido a 11 de Maio de 1673 (p. 19). Foram seus padrinhos os seus tios maternos Pedro Afonso e Maria Lopes, do Lugar de Alpande, Ervões.
V – Brás de Medeiros Teixeira (é assim que assina), que nasceu a 10 de Fevereiro de 1675 (p. 22). Aparece como padrinho de uma criança em 1698, sendo ainda solteiro.
V – Francisca de Freitas, que nasceu em 1677 (p. 34). Foi exorcizada à nascença. Aparece a amadrinhar uma criança em 1698 (p. 87), ainda solteira. Casou com Francisco Lopes por volta de 1705 (p.137).
V – Pedro, que nasceu a 5 de Agosto de 1680 (p. 41).
V – Filipa de Freitas, que nasceu a 9 de Fevereiro de 1686 (p. 48). Foi madrinha em 1711 (p. 14), dita filha de Isabel Lopes, viúva de Damião de Freitas (este falecido em 1708).

Vilarandelo:

I – Francisco André e Ana Lopes, de Vilarandelo, tiveram:

II – Águeda Lopes, que casou com Gaspar Lopes, de Argeriz, filho de Gaspar Lopes e de Maria Fernandes.
II – Maria Lopes, que casou em Vilarandelo no ano de 1682 (dita filha de Ana Lopes, viúva de Francisco André), com João Lopes, dos Possacos, filho de Amaro Lopes. Tiveram:

III – Mariana, que nasceu em Vilarandelo no ano de 1683.
III – Sebastiana, que nasceu em Vilarandelo no ano de 1686.

Argeriz/Capeludos:

I - João Pires, de Argeriz, casou com Senhorinha Gonçalves, de Capeludos, dita irmã inteira de Pedro Gonçalves Lage. Viveram em Argeriz e tiveram:

II – Maria, que nasceu a 27 de Outubro de 1636.
II – Catarina, que nasceu a 21 de Outubro de 1639.
II – Amaro, que nasceu a 15 de Janeiro de 1646.
II - Comba Gonçalves, que casou com Pedro Pires, filho de Francisco Pires e de Maria Pires, de Sanfins.
II – Senhorinha Gonçalves, que casou com João Gomes, filho de Pedro Gomes e de Filipa Gonçalves. Tiveram:

III – Manuel Gomes, natural de Argeriz e morador em Esturãos, que casou com Francisca Lopes de Sampaio, natural de Serapicos, filha de António Lopes de Sampaio, de Esturãos, e de Catarina Martins, de Serapicos. Tiveram:

IV – Padre Valério Teixeira de Sampaio.
IV – Padre Duarte Teixeira de Sampaio.

Com os melhores cumprimentos,

Samuel de Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#372126 | genealogia80 | 18 jul 2016 21:09 | Em resposta a: #371709

Boa noite!


Pela linha genealógica que apresenta --- e que deduzo que descenda dela --- tem, também, como sua antepassada a seguinte senhora:

- SENHORINHA GONÇALVES [LAGE], a qual deve ter nascido entre 1660 - 1670. Era natural de Capeludos e que foi casar a Argeriz (Valpaços) com João Pires (informação que recolhi de uma Inquirição De Genere). Era irmã de PEDRO GONÇALVES LAGE.

Tem informações sobre a genealogia destes GONÇALVES LAGE? Muito obrigado.



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#372591 | sousa42 | 27 jul 2016 19:46 | Em resposta a: #372126

Caro Luís

I - João Pires, de Argeriz, casou com Senhorinha Gonçalves, de Capeludos, dita irmã inteira de Pedro Gonçalves Lage. Viveram em Argeriz e tiveram:

II – Maria, que nasceu e 27 de Outubro de 1636.
II – Catarina, que nasceu a 21 de Outubro de 1639.
II – Amaro, que nasceu a 15 de Janeiro de 1646.
II - Comba Gonçalves, que casou com Pedro Pires, filho de Francisco Pires e de Maria Pires, de Sanfins. Tiveram:

III – Padre António Pires - pasta 4167, 1722: p .7, Lucas Rodrigues de 73 anos, morador em Vilarinho, Capeludos. Não conheceu Senhorinha Gonçalves, porque ela foi morar para Argeriz há 90 anos (1632), pouco mais ou menos. Era irmã inteira de Pedro Gonçalves Laje.

Obs: Senhorinha Gonçalves terá casado com João Pires em 1632.


II – Senhorinha Gonçalves, que casou com João Gomes, filho de Pedro Gomes e de Filipa Gonçalves. Tiveram:

III – Padre João Gomes (pasta 2494, 1691).
III – Manuel Gomes, natural de Argeriz e morador em Esturãos, que casou com Francisca Lopes de Sampaio, natural de Serapicos, filha de António Lopes de Sampaio, de Esturãos, e de Catarina Martins, de Serapicos. Tiveram:

IV – Padre Valério Teixeira de Sampaio (pasta 3889, 1731).
IV – Padre Duarte Teixeira de Sampaio.

Com os melhores cumprimentos,

Samuel de Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#372967 | genealogia80 | 07 ago 2016 18:31 | Em resposta a: #372591

Caro Samuel de Sousa,


Boa tarde. Muito obrigado pela sua mensagem e pela linha genealógica.

Há registos para, e passo a citar: «I - João Pires, de Argeriz, casou com Senhorinha Gonçalves, de Capeludos, dita irmã inteira de Pedro Gonçalves Lage»?


Muito obrigado e cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#375816 | Bruno_Lino | 02 dez 2016 16:18 | Em resposta a: #370322

Boa tarde!...

Será que a "minha" Joana Dinis filha de António Teixeira e Comba Dinis, e irmã do Padre António Teixeira, da Catarina Luís, e de Maria Teixeira?

Sabe-se que a Catarina Luís casou em Santiago da Ribeira de Alhariz, em 18.12.1681, com Domingos Rodrigues. Pergunto, se será possível que a Joana Dinis tenha casado em Santiago da Ribeira de Alhariz, também próximo a essa data, visto que teve a 1ª filha em 1682.

Aguardo uma resposta.


Atenciosamente,
Bruno

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#376128 | aglobo | 12 dez 2016 20:06 | Em resposta a: #321472

Caro Bruno Lino,

Só agora vi a sua mensagem.
Tem dados que afirmem que a sua "Joana Dinis" é filha de um António Teixeira e Comba Dinis?
Tenho na minha base de dados, uma Joana Dinis, de Paradela, Alhariz, já defunta em 9.9.1723.
Será a mesma?

Cps

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#376129 | veronicameireles22 | 12 dez 2016 20:36 | Em resposta a: #376128

Cara Manuel Lobo,

Obrigado por ter respondido.

Quanto à "minha" Joana Dinis, sei que casou próximo a 1681, não em Vilarandelo, de onde era natural o esposo Leonardo Delgado, mas provavelmente na localidade de onde era natural! Quem sabe de em Santiago da Ribeira de Alhariz!!!
Teve 5 filhos com os apelidos Luís, Teixeira e Dinis:
1. Páscoa Luís (1682)
2. António Teixeira (1685)
3. Domingas Dinis (1687)
4. Leonardo Teixeira (1690)
5. João Teixeira (1695)

Agora, posso dizer-lhe que não tenho dados que afirmem, que ela seria filha de António Teixeira e Comba Dinis, bem como irmã de Catarina Luís, do Padre António Teixeira e de Maria Teixeira. Isto não passa de uma dedução, embora seja forte, devido à proximidade das aldeias Santiago da Ribeira de Alhariz - Vilarandelo, à data aproximada do seu nascimento entre 1650-1660, e aos apelidos dos seus filhos serem aqueles que usaram essa mesma família dos Teixeira's de Santiago da Ribeira de Alhariz.
Ela faleceu em Vilarandelo no dia 04.01.1714, já viúva.

Pelos dados, que referi dá-se a entender que possa ser familiar, mas não existem certezas, sem os registos (pelo menos do casamento dela!). E essa Joana Dinis que falou, casou? Ficou a residir em Paradela?

Atenciosamente,
Bruno

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#376130 | Bruno_Lino | 12 dez 2016 20:41 | Em resposta a: #376128

Cara Manuel Lobo,

Obrigado por ter respondido.

Quanto à "minha" Joana Dinis, sei que casou próximo a 1681, não em Vilarandelo, de onde era natural o esposo Leonardo Delgado, mas provavelmente na localidade de onde era natural! Quem sabe de em Santiago da Ribeira de Alhariz!!!
Teve 5 filhos com os apelidos Luís, Teixeira e Dinis:
1. Páscoa Luís (1682)
2. António Teixeira (1685)
3. Domingas Dinis (1687)
4. Leonardo Teixeira (1690)
5. João Teixeira (1695)

Agora, posso dizer-lhe que não tenho dados que afirmem, que ela seria filha de António Teixeira e Comba Dinis, bem como irmã de Catarina Luís, do Padre António Teixeira e de Maria Teixeira. Isto não passa de uma dedução, embora seja forte, devido à proximidade das aldeias Santiago da Ribeira de Alhariz - Vilarandelo, à data aproximada do seu nascimento entre 1650-1660, e aos apelidos dos seus filhos serem aqueles que usaram essa mesma família dos Teixeira's de Santiago da Ribeira de Alhariz.
Ela faleceu em Vilarandelo no dia 04.01.1714, já viúva.

Pelos dados, que referi dá-se a entender que possa ser familiar, mas não existem certezas, sem os registos (pelo menos do casamento dela!). E essa Joana Dinis que falou, casou? Ficou a residir em Paradela?

Atenciosamente,
Bruno

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#376133 | aglobo | 12 dez 2016 21:47 | Em resposta a: #321472

Caro Bruno Lino,

A minha pagina está aberta, pode consultar, eu acho. Pode ser que nos consuigamos entreajudar.
Procure em " Teixeira Sampaio Lobo, de Valpaços, Chaves, Vila Pouca de Aguiar" e por Joana Dinis (só tenho esta), para ver as ligações que tenho a ela.

A minha Joana Dinis, casou com Amaro Francisco. Tem 2 filhos:
- António Dinis, casou em 9.9.1723 com Ana Fernandes,(Qtª do Sobredo, Alhariz), filha de João Frs e Isabel Frs (Qtª do Sobredo). Esta Ana Frs casou em 15.7.1727, em Alhariz com Lazaro Teixeira Luís, de Serapicos. Há mais apelidos Luis, em Serapicos.
- Francisca Dinis

Ajudei?

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#376259 | Bruno_Lino | 16 dez 2016 18:28 | Em resposta a: #376133

Cara Manuela Lobo,

Já estive a ver as informações que tem na sua página. Realmente, faz sentido aquilo que tenho escrito nas mensagens anteriores, de a minha Joana Dinis ser filha de António Teixeira e de Comba Dinis. Como é que foi descoberta a data de casamento de Maria Teixeira com Domingos Vieira, em 1681? Pergunto-lhe isso, porque a "minha" Joana Dinis casou precisamente por essa altura. E, se realmente for de Santiago da Ribeira de Alhariz e aí contraído matrimónio (isto tudo, se a minha dedução for fidedigna), poderá existir nesse ano ou mesmo no anterior o dito casamento!
Quanto às datas, elas correspondem às dos filhos do casal António Teixeira e Comba Dinis.
Em Vilarandelo, Joana Dinis, teve uma neta com o nome Comba Dinis.

Já consultei os registos das freguesias (vizinhas) de Vilarandelo - Santa Valha, Valpaços, com excepção de Fornos do Pinhal e Ervões, que não têm livros online, para datas tão recuadas, na esperança que a Joana tivesse casado por ali, mas não! Ervões localiza-se no meio de Vilarandelo e Santiago da Ribeira de Alhariz. Por isso, cada vez mais acredito que a Joana Dinis, seja realmente de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Existirão livros nessa freguesia, para essas datas, no Arquivo Distrital de Vila Real? O que podemos fazer mais, para conseguir desvendar este mistério?

Atenciosamente,
Bruno

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#376271 | genealogia80 | 16 dez 2016 22:03 | Em resposta a: #321472

Boa noite.


Seria possível ter os e-mails, se fizerem o favor, dos confrades Bruno_Lino, Manuela Lobo e Samuel de Sousa, visto termos esta linha familiar em comum e sermos parentes, ainda que afastados?



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#376275 | aglobo | 17 dez 2016 21:47 | Em resposta a: #376259

Caro Bruno,

Deixou-me confusa agora.
Quem me diz que a Joana Dinis se casou em 1681 com Leonardo Delgado, foi o Bruno, na sua mensagem #376130.
O que me obriga a perguntar-lhe: como chegou a essa data?

Cps

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#376276 | aglobo | 17 dez 2016 21:48 | Em resposta a: #376271

Caro Luís,

Penso ter já o meu email, certo?

Cps
Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#387660 | narahantunes | 20 dez 2017 04:07 | Em resposta a: #321472

Olá pessoal. Por histórias contadas pela família, descobri que descendo de Pedro Teixeira, um militar de Castanhede. Junto a Francisco Caldeira Castelo Branco ajudou a fundar a cidade de Pilão Arcado-BA, Remanso-BA, entre outras. Alguém poderia me ajudar a conseguir informações sobre a descendência dos dois na Bahia e sul do Piauí? Muito obrigada desde já.

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#408177 | genealogia80 | 30 set 2018 19:11 | Em resposta a: #372591

Boa tarde caro Samuel de Sousa!


Seria possível indicar-me o seu e-mail, se fizer o favor, uma vez que somos aparentados pelas mesmas linhas? Fico a aguardar uma resposta da sua parte, se fizer o favor. Muito obrigado!


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421700 | genealogia80 | 14 fev 2020 01:57 | Em resposta a: #369010

Caro Sousa,


Boa noite.

Anos volvidos da criação deste tópico, venho perguntar-lhe se conseguiu descortinar a ascendência da Isabel Carneiro da Fontoura --- que é mencionada como prima-direita de Maria Gonçalves --- bem como se conseguiu descobrir o Processo de Inquirição De Genere do Padre António Gonçalves?

Quem é o Pai, ou a Mãe, da Isabel Carneiro da Fontoura, que era irmão do Padre António Gonçalves e de Antónia Gonçalves (casada com Francisco Luís)?

Há mais algum aditamento à linha seguinte: João Pires, de Argeriz, casado com Senhorinha Gonçalves, de Capeludos, irmã de Pedro Gonçalves Lage?



Fico a aguardar uma resposta da sua parte e agradeço a sua ajuda.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421701 | genealogia80 | 14 fev 2020 01:59 | Em resposta a: #376259

Boa noite caro Bruno,


Já tem algum aditamento a esta trapalhada genealógica? Fico a aguardar uma resposta da sua parte, se fizer o favor. Obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421714 | sousa42 | 14 fev 2020 17:57 | Em resposta a: #421700

Caro Luís,

Relativamente à filiação do Padre João Carneiro da Fontoura (meu 9 avô):

O Dr. Júlio Teixeira na sua obra “Fidalgos e morgados de Vila Real e seu termo" dá como pais de Maria da Fontoura Vieira, Manuel da Fontoura e Maria Vieira Cerqueira, o que me levou a especular: “A cronologia e a onomástica apontam para que os pais de Isabel Carneiro da Fontoura possam ser Francisco Gonçalves Magalhães (filho de Duarte Pequeno Chaves de Magalhães e Filipa Campilho) e Maria da Fontoura Vieira (filha de Manuel da Fontoura e de Maria Vieira Cerqueira).”

Na realidade – e após consulta dos livros paroquiais de Santa Maria Maior – esta filiação está errada. Francisco Gonçalves de Magalhães era filho de Gonçalo Gonçalves, Escrivão dos Órfãos e, de Maria da Costa, e Maria da Fontoura Vieira era irmã do Padre João Carneiro da Fontoura.

Padre João Carneiro da Fontoura, que nasceu cir 1642, era filho de Gaspar Vaz Barroso, natural de Vale de Salgueiro, e de Isabel Carneiro da Fontoura, natural de Chaves; neto paterno de N Vaz Teixeira e de Francisca Lopes Barroso, de Vale de Salgueiro; e neto materno de António Gonçalves e de Maria Vieira da Fontoura, de Chaves.

Relativamente ao casal João Pires/Senhorinha Gonçalves (10 avós) não há nada de novo ou interessante a acrescentar.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421715 | tmacedo | 14 fev 2020 18:14 | Em resposta a: #371709

Caros Manuela Lobo e Samuel de Sousa,

Tenho alguns dados de um ramo colateral que deverão estar ligados aos Freitas que tratam neste tópico.

Estão ligados a Teixeiras, Gralhos e Lages.
Entre eles também aparece um Damião de FreiTas e um Alexandre de Freitas.
O primeiro elemento é uma Maria de Freitas cerca de 16 anos mais velha do que o Damião de Freitas aqui referido.

Vou colocar aqui os escassos dados que tenho na esperança de algum comentário da vossa parte que venha lançar nova luz sobre a origem destes Freitas.

1- Maria de Freitas. Terá nascido cerca de 1610. Terá casado 1.ª vez com Fulano Lage. Casou 2.ª vez com Amaro Afonso filho de Pedro Afonso e de s.m. Maria Gonçalves, de Sapiãos. Maria de Freitas faleceu em Sapiãos em 13.02.1648. Amaro Afonso casou 2.ª vez em Anelhe em 30.03.1649 com Senhorinha Vaz Gralho filha de Gaspar Pires e de s.m. Inês Ribeiro, de Souto Velho.
1.1. Maria Lage. Casou com Brás Martins. Moradores em Sapiãos. C.g. (filha do 1.º casamento)
1.2. Pedro de Freitas. Nasceu em 1641 e casou em 1659 com Maria Vaz Gralho filha de Gaspar Pires e de s.m. Inês Ribeiro, de Souto Velho (filho do 2.º casamento)
1.2.1. Tomé Vaz de Freitas. Padre
1.2.2. Damião de Freitas Gralho. Padre. Cura em Oura e vigário de Donai
1.2.3. Alexandre de Freitas Gralho. Casou em Oura com Isabel Camelo Teixeira filha de João Rodrigues e Ana Camelo Teixeira
1.2.3.1. Maria de Freitas Vaz Gralho. Nasceu em 1701 em Oura. Casou com Manuel de Araújo Godinho, da vila de Gouvães, viúvo de Luisa da Rocha, filho de Domingos de Barros e de s.m. Maria de Araújo Godinho. Neto paterno de António de Barros e de Isabel Monteiro. Neto materno de Amaro Fernandes Godinho e de Maria de Araújo. Com geração.
1.3. Domingos. Nasceu em 1645 (filho do 2.º casamento)

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421717 | aglobo | 14 fev 2020 19:51 | Em resposta a: #421714

Caro Sousa,

Os "Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo", infelizmente tem alguns erros.

Francisco Gonçalves de Magalhães * 13.2.1621, cc a Maria Vieira da Fontoura, e em 9.9.1669 Chaves cc Luzia de Mesquita.

Cumprimentos

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421719 | tmacedo | 14 fev 2020 20:50 | Em resposta a: #421715

Caros confrades,

Peço desculpa por não ter concluído devidamente a mensagem anterior, carregando apressadamente no link de "enviar".

Melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421721 | aglobo | 14 fev 2020 21:06 | Em resposta a: #421715

Caro tmacedo

O que tenho mais aproximado:
1-Cristóvão Gralho, n. 5.5.1691, fº António Vaz (Redondelo (S. Vicente)) e de Maria Vaz (Anelhe) casou em 12.9.1715 com Maria Vaz, fª de Domingos Vaz (Redondelo) e Helena Dias de Queiroga. Tiveram:
2.1-António Vaz Gralho, n. 8.2.1719, (Anelhe)
2.2-José Vaz de Queiroga Gralho, 27.10.1723, Anelhe (Souto Velho), casou em 1.1.1769 Borbela, com Ana Joaquina de Queirós Mascarenhas. Tiveram:
3.1-Cristóvão José Gralho, n. 18.3.1778, Stª Mª Penaguião (Padrinhos: Domingos de Freitas Gralho e Vaz Gralho).
3.2-Ana Maria Joaquina Gralho de Queirós Mascarenhas e Freitas (Anelhe (Souto Velho)), residente em S. Pedro Agostem, casada com Manuel José Osório de Queiroga, n. 39.1769, Argeriz, fº de José António Osório de Queiroga e Maria da Graça Sá Moraes e Campo,Argeriz.
De onde vem este Freitas?

Cumprimentos

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421723 | genealogia80 | 14 fev 2020 21:29 | Em resposta a: #421714

Caro Sousa,


Muito obrigado por responder ao meu apelo!

Portanto, o P.e João Carneiro da Fontoura, que morreu por «terras de Valpaços», era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz, não é?


Será que me podia indicar as fontes onde localizou a filiação correcta do P.e João Carneiro da Fontoura, se fizer o favor? Refere que o «Padre João Carneiro da Fontoura, que nasceu cir 1642, era filho de Gaspar Vaz Barroso, natural de Vale de Salgueiro, e de Isabel Carneiro da Fontoura, natural de Chaves; neto paterno de N Vaz Teixeira e de Francisca Lopes Barroso, de Vale de Salgueiro; e neto materno de António Gonçalves e de Maria Vieira da Fontoura, de Chaves». Qual o número da Inquirição De Genere do P.e João Carneiro da Fontoura?

1. De que forma é que a Isabel Carneiro da Fontoura está relacionada com Maria Gonçalves? Qual o casal antepassado comum entre ambas? António Gonçalves --- Maria Vieira da Fontoura?


2. É este o esquema genealógico?

I - António Gonçalves c.c. Maria Vieira da Fontoura. ------- Quais os Pais e Avós de ambos?
Tiveram:

--II - Isabel Carneiro da Fontoura c.c. Gaspar Vaz Barroso
Tiveram:
-------III - P.e João Carneiro da Fontoura e restantes irmãos. C.g.

--II - P.e António Gonçalves, que foi Vigário em Santiago da Ribeira de Alhariz.
--II - Antónia Gonçalves, natural de Chaves, que casou com Francisco Luís.
Tiveram:
-------III - P.e António João (desconheço os apelidos que usou)
-------III - Maria Gonçalves, natural de Chaves, ou de Argeriz? Deve ter nascido entre 1580-1590. Casou com Gaspar Diniz. C.g.
-------III - Genoveva Luís que c.c. Francisco Teixeira. C.g.


..............................................................................
..............................................................................


Portanto:

a) O P.e António Gonçalves (n.º II), era natural de Chaves, ou de Argeriz?

b) Está definitivamente posto de parte o suposto casamento de 26 de Julho de 1598, entre Francisco Teixeira e Genoveva Luís, filha que ficou de Luís Fernandes e de sua mulher Maria Pires.
--------> A Genoveva Luís (n.º III) não era filha de Luís Fernandes e de Maria Pires, mas sim de: Francisco Luís e de Antónia Gonçalves. Cronologicamente, não é possível este casamento e a filiação que lhe é atribuída, pois o Francisco Luís e a Genoveva Luís devem ter nascido entre 1590 - 1620.


Fico a aguardar uma resposta da sua parte, se fizer o favor. Muito obrigado!


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421724 | genealogia80 | 14 fev 2020 21:37 | Em resposta a: #421714

Caro Sousa,


Errata:

b) Está definitivamente posto de parte o suposto casamento de 26 de Julho de 1598, entre Francisco Teixeira e Genoveva Luís, filha que ficou de Luís Fernandes e de sua mulher Maria Pires.
--------> A Genoveva Luís (n.º III) não era filha de Luís Fernandes e de Maria Pires, mas sim de: Francisco Luís e de Antónia Gonçalves. Cronologicamente, não é possível este casamento e a filiação que lhe é atribuída, pois o FRANCISCO TEIXEIRA e a Genoveva Luís devem ter nascido entre 1590 - 1620.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421725 | tmacedo | 14 fev 2020 22:25 | Em resposta a: #421721

Caro Manuela Lobo,

Obrigado pelo feed-back.

Conheço a linha de Gralhos que me mandou. O objectivo da minha mensagem era de tentar perceber que relação poderá existir (se existir alguma) entre a Maria de Freitas da minha mensagem e o Damião de Freitas referido neste tópico.

A Maria de Freitas terá nascido cerca de 1610. Desconheço o local de nascimento e veio a casar em Sapiãos, Boticas.

O Damião de Freitas, nascido cerca de 1626-1630 em Vassal, seria neto de Gaspar Vaz e de s.m. Filipa de Freitas. Esta última poderá ter nascido cerca de 1585 (os primeiros filhos conhecidos foram baptizados em 05.01.1604), mas onde ? Qual a naturalidade de Filipa de Freitas ?

A resposta a esta questão poderá (ou não) ajudar a perceber qual poderia ser a origem geográfica da família daquela Maria de Freitas casada em Sapiãos.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421801 | sousa42 | 17 fev 2020 17:30 | Em resposta a: #421717

Cara Manuela Lobo,

Então a Maria Vieira da Fontoura faleceu antes de 1669. Não consegui encontrar o registo de óbito.

Em relação aos "Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo" e no que diz respeito à minha árvore genealógica também assinalei outro erro nos Teixeiras de Sampaio, de Água Revés, com ligações especulativas e fantasiosas. Acontece…

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421802 | sousa42 | 17 fev 2020 17:39 | Em resposta a: #421715

Caros Manuela Lobo e António Taveira,

Atendendo à cronologia a Maria de Freitas bem que poderia ser filha do Gaspar Vaz e de Filipa de Freitas, no entanto em todos os registos que li sobre esta família nunca me deparei com referências a Anelhe ou Sapiãos.

Do casal Gaspar Vaz/Filipa de Freitas, supostos pais do António Teixeira de Sousa (10 avô), tenho os seguintes dados:

F. 17, 1604, Gonçalo, filho de Gaspar Vaz e de sua mulher Filipa de Freitas deste lugar. Foram padrinhos António Gonçalves, Confirmado em Santiago, e Constança Vaz.



Obs: este Padre era tio de Isabel Carneiro da Fontoura (10 avó).



F.17, 1605, António, filho de Gaspar Vaz e de sua mulher Filipa de Freitas, deste lugar. Foram padrinhos, Jerónimo Afonso, de Vale de Telhas, e Isabel Cabral mulher de António Teixeira, de Murça.



Obs: o Padre Roque de Sousa (9 avô) teve 5 filhos com Isabel Fernandes, de Murça, que era irmã de Filipa Cabral.



F. 20, 11 jun 1608, baptizado pelo Padre João (Lopes) Barroso, deste lugar, Francisco, filho de Gaspar Vaz e Filipa de Freitas…



Obs: este João Lopes Barroso era tio do Gaspar Vaz Barroso cc de Isabel Carneiro da Fontoura.

F. 24, Gonçalo Teixeira, Reitor de Alijó, baptizou a Juliana, filha de Gaspar Vaz e de sua mulher Filipa de Freitas.

Obs: de Alijó a baptizar uma criança em Vassal provavelmente seria familiar...

Pela leitura do livro paroquial mais antigo de Vassal julgo que estes Sousa e Freitas, de Vassal, estão relacionados com os que usaram o mesmo duplo apelido em Carrazedo, Murça e Alijó.

Alguém conhece a filiação de Luísa de Freitas e Sousa, de Alijó, mulher de Pedro Sobrinho da Mesquita?

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421805 | sousa42 | 17 fev 2020 17:52 | Em resposta a: #421724

Caro Luís,

Em relação aos Teixeiras Diniz a linha genealógica que sigo é a que vem nas Inquirições de Genere de António Teixeira e de José Rodrigues Teixeira.

Pasta 91, 1678: António Teixeira, do lugar de Santiago da Ribeira de Alhariz, filho de António Teixeira, lavrador e sapateiro, do lugar de Paradela, e de Comba Diniz, também de Paradela; neto paterno de Francisco Teixeira, sapateiro, da Vila de Chaves, e de Genoveva Luís, do lugar de Santiago; neto materno de Gaspar Diniz, de Paradela, e de Maria Gonçalves, de Chaves.

Pasta 3930, 1728: José Rodrigues Teixeira, de Paradela, filho de Domingos Rodrigues e de Catarina Luís; neto paterno de João Rodrigues, de Argeriz, e de Comba Fernandes, de Santa Leocádia; e neto materno de António Teixeira e de Comba Diniz, de Paradela, Santiago de Alhariz.

O baptismo do António Teixeira (1616), sapateiro, filho de Francisco Teixeira, sapateiro, e de Genoveva Luíz:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV50-RB-001-023&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PCHV50-RB-001-023/PRTC0808D_ADVRL-PCHV50-RB-001-Lv023_M_00076.jpg

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421807 | genealogia80 | 17 fev 2020 18:13 | Em resposta a: #421805

Caro Samuel de Sousa,


Boa tarde. Muito obrigado pelo envio da sua mensagem, com o registo de baptismo de António Teixeira!

1.) Onde localizou a filiação correcta do P.e João Carneiro da Fontoura, se fizer o favor? Em que Inquirição de Genere é que consta que ele é neto materno de António Gonçalves e de Maria Vieira da Fontoura, de Chaves?

2.) Conseguiu localizar a Inquirição de Genere do P.e João Carneiro da Fontoura? Eu não...

3.) Conseguiu localizar a Inquirição de Genere do P.e António Gonçalves? Este seria natural de Chaves, ao que parece, não é? Eu não consegui...

3.) Conseguiu localizar a Inquirição do P.e António João - que não sei que nomes usou! - irmão da Maria Gonçalves e da Genoveva Luís? Eu não...
..............................................................

Ainda não tive tempo de ler a Inquirição de Genere do P.e João Rodrigues Teixeira.
..............................................................


Então, o esquema genealógico é o seguinte?

I - António Gonçalves c.c. Maria Vieira da Fontoura. ------- Quais os Pais e Avós de ambos?
Tiveram:

--II - Isabel Carneiro da Fontoura c.c. Gaspar Vaz Barroso
Tiveram:
-------III - P.e João Carneiro da Fontoura e restantes irmãos. C.g.

--II - P.e António Gonçalves, que foi Vigário em Santiago da Ribeira de Alhariz.
--II - Antónia Gonçalves, natural de Chaves, que casou com Francisco Luís.
Tiveram:
-------III - P.e António João (desconheço os apelidos que usou)
-------III - Maria Gonçalves, natural de Chaves, ou de Argeriz? Casou com Gaspar Diniz. C.g.
-------III - Genoveva Luís que c.c. Francisco Teixeira. Tiveram, pelo menos:
-----------------IV - António Teixeira, bapt. em Chaves, aos 12 de Junho de 1616. C.g.


Será que me podia dar o seu e-mail, se fizer o favor? Obrigado.

Fico a aguardar uma resposta da sua parte, se fizer o favor. Muito obrigado.



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421832 | aglobo | 18 fev 2020 00:35 | Em resposta a: #421802

Caro Sousa

Acrescentando as minhas anotações sobre Gonçalo Vaz Teixeira ou Barroso, Val de Telhas (Val de Salgueiro):

Mãe: Francisca Lopes (IG3055,1689,pag.14)
IG3055, morador em Vassal onde casou há 13/15 anos pelo seu tio Pe. João Barroso, vigário de Alhariz (IG3055,1689,pag.14)
(já defunto em 1689)
-irmão do Pe. João Lopes Barroso, vigário em Alhariz IG 902, 1691 pag. 26, 34, 36, 48(tem um outro irmão em Alhariz).

Parece bater tudo certo

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421834 | tmacedo | 18 fev 2020 11:43 | Em resposta a: #421802

Caro Samuel de Sousa,

Só o meu desconhecimento das genealogias das famílias do norte do distrito de Vila Real (nomeadamente dos concelhos de Montalegre, Boticas, Chaves e Valpaços) me levaram a colocar aquela questão. Não conhecia o apelido Freitas em famílias do século XVI no distrito de Vila Real. Não supunha, como agora julgo, que terão entrado no distrito pelo norte, vindos do distrito de Braga, onde o apelido é comum.
Também a coincidência de aparecer um p.e Damião de Freitas e um Alexandre de Freitas, em Anelhe, descendentes de Freitas de Sapiãos, nomes que se repetem nos Freitas de Vassal.

Como aquela é uma linha colateral - descendo de José de Araújo Godinho irmão inteiro de Manuel de Araújo Godinho casada com Maria de Freitas Vaz Gralho - não a tenho bem estudada, tendo até cometido alguns erros na mensagem que enviei anteriormente. Mais abaixo corrijo o que tinha dito antes.

Julgo que a Maria de Freitas casada com Amaro Afonso, de Sapiãos, seria familiar do padre Marcos de Freitas, coadjuctor de Sapiãos entre 1635-1642, sendo ambos dos Freitas que se encontram em Boticas, certamente, em finais do século XVI - tantos são os que lá aparecem na 1.ª metade do século XVII.
A ser assim, e não se sabendo quem é a Filipa de Freitas mulher de Gaspar Vaz, de Vassal, e, se não se conhecerem outros Freitas nesse período no concelho de Valpaços, poderá descender dos numerosos Freitas de Boticas. Mas também de Bobadela, Granja e Beça, daquela vizinhança.

1- Maria de Freitas. Terá nascido cerca de 1615. Casou com Amaro Afonso filho de Pedro Afonso e de s.m. Maria Gonçalves, de Sapiãos. Maria de Freitas faleceu em Sapiãos em 13.02.1648 com testamento em que deixou 30 missas, sendo herdeiros o marido e os filhos. Amaro Afonso casou 2.ª vez em Anelhe em 30.03.1649 com Senhorinha Vaz Gralho filha de Gaspar Pires e de s.m. Inês Ribeiro, de Souto Velho. Maria de Freitas deverá ser familiar do p.e Marcos de Freitas, coadjuctor de Sapiãos a partir de 1635 até cerca de 1642 e de Sabina de Freitas, ambos de Boticas. .
1.1. Pedro de Freitas. Bap. em 28.01.1641 em Sapiãos. Foram padrinhos Amaro de Sousa de Matos, abade de Bessa, e Maria Gonçalves m. de Domingos do Rio. Casou em 20.01.1659 com Maria Vaz Gralho filha de Gaspar Pires e de s.m. Inês Ribeiro, de Souto Velho. Maria Vaz faleceu em Souto Velho (Anelhe) em 11.10.1681. Fez testamento escrito em que deixou 40 missas em 4 ofícios.
1.1.1. Simião. Nasceu em Souto Velho em 07.02.1660. Pad. Domingos Roiz de Vilarinho e sua filha Maria Roiz.
1.1.2. Ângela de Freitas. Nasceu em Souto Velho em 29.09.1661. Bap. 06.10 pelo P.e Pedro Afonso Fernandes, de Baldegas, S. Marta de Pinho. Pad. Domingos Vaz, alferes, de Rebordondo. Casou em 03.11.1677 com António Vaz, filho de Francisco Vaz e de s.m. Maria Gonçalves, de Redondelo.
1.1.2.1. Pedro. Nasceu em Souto Velho em 06.09.1681. Foi bap. 10.09. Pad. Domingos Pais (?) e s.m. Maria Rodrigues, das Casas Novas, Redondelo.
1.1.2.2. Maria Vaz de Freitas. Nasceu em Souto Velho em 05.04.1683. Foi bap. 09.04. Pad. António Vaz e Antónia, solteiros, filhos de Domingos Vaz, de Anelhe. Casou com António Vaz, o novo.
1.1.2.2.1. Antónia Vaz de Freitas. Nasceu em Souto Velho em 03.11.1697 e foi bap. pelo p.e Damião de Freitas, vigário de Oura. Pad. Gomes Dias de Abreu, de Boticas, Montalegre, e Luisa Martins, solteira, de Anelhe. Casou em 27.11.1719 com António Gonçalves.
1.1.2.2.2. Cipriana Vaz. Nasceu em Souto Velho em 12.05.1699
1.1.2.2.3. António. Nasceu em Souto Velho em 20.02.1702
1.1.2.3. Catarina. Nasceu em Souto Velho em 13.02.1685. Foi bap. 18.02. Pad. João Fernandes e sua filha Catarina, de Redondelo.
1.1.2.4. Alexandre de Freitas Gralho. Nasceu em Souto Velho em 16.01.1687 e foi bap. na igreja de Anelhe no dia 26. Pad. o p.e Pedro Homem e sua irmã Francisca Alvares de Queiroga, de Baldegas. Casou em Oura com Isabel Camelo Teixeira filha de João Rodrigues e Ana Camelo Teixeira
1.1.2.4.1. Maria de Freitas Vaz Gralho. Bap. 21.11.1701 em Oura. Casou com Manuel de Araújo Godinho, da vila de Gouvães, viúvo de Luisa da Rocha, filho de Domingos de Barros e de s.m. Maria de Araújo Godinho. Neto paterno de António de Barros e de Isabel Monteiro. Neto materno de Amaro Fernandes Godinho e de Maria de Araújo. Com geração.
1.1.2.4.2. Alexandre. Faleceu em Souto Velho em 25.10.1721. Teve um ofício de 11 padres. Seu pai é dito viúvo.
1.1.2.5. Mariana Vaz. Em 11.11.1708 foi madrinha de Mariana filha de uma criada de seu irmão Alexandre de Freitas
1.1.2.6. Damião. Nasceu em Souto Velho em 26.12.1690 e foi bap. em 07.01.1691. Pad. o p.e Damião de Freitas, de Souto Velho, e Angela Gomes, de Anelhe
1.1.2.7. Ângela. Nasceu em Souto Velho em 18.05.1692 e foi bap. no dia 25. Pad. o p.e Tomé de Freitas e sua irmã Maria Vaz.
1.1.2.8. Damião. Nasceu em Souto Velho em 08.02.1694 e foi bap. pelo p.e Tomé Vaz no dia 16. Pad. o p.e Damião de Freitas, cura de Oura, e Ângela, solteira, de Anelhe, filha de Maria Gomes. 1.1.2.9. Francisca Vaz de Freitas. Casou em 20.081698 com Martinho Afonso filho de Diogo Pires e de s.m. Isabel Alvares, de Rebordondo. Faleceu em 17.05.1724
1.1.2.9.1. Martinho Afonso de Freitas. Inquirição de genere em 1728.
1.1.3. Maria Vaz. Nasceu em Souto Velho em 21.10.1663. Bap. por necessidade pelo p.e Pedro Teixeira
1.1.4. P.e Damião de Freitas Gralho. Nasceu em Souto Velho em 29.11.1665. Foi bap. 06.12. Pad. Francisco Alvares e Damiana da Costa, de Capelos. Cura em Oura e vigário de Donai.
1.1.5. P.e Tomé Vaz de Freitas. Nasceu em Souto Velho em 21.12.1667. Pad. Domingos Gonçalves, de Valdegas, e Catarina Rodrigues, de Souto Velho.
1.2. Domingos. Nasceu no dia 2 e foi bap. em 08.01.1645. Pad. Domingos do Rio e Maria filha de Domingos Fernandes, de Ventoselos, freguesia da Granja.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421842 | aglobo | 18 fev 2020 21:33 | Em resposta a: #421802

Caro Sousa,

Nas minhas notas ainda tenho, embora não ajude grande coisa, a F. 25, 12.9.1610, Lucas, fº de Gaspar Vaz e Filipa de Freitas. Padrinhos, Ps: Francisco Barreira, Confirmado de Valpaços.e Ana Lopes, mulher de Francisco André.

Cumpr.

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421847 | aglobo | 18 fev 2020 22:10 | Em resposta a: #421834

Caro António Taveira,

Tem mais alguma referência desse padre Domingos do Rio?
Tenho uma Maria Rosa Alves do Rio (6º avó), de Soutelo de Aguiar, a quem não consigo dar continuidade.
Também tenho Gralhos:
-Francisco Gralho (8º avô) * c.1600, cc Isabel de Sampaio (8º avó), Stº Ribª Alhariz (Esturãos), Valpaços.
-Antónia Luís (Gralho) (9º avó), * c.1600, Stª Leocádia (Qtª de Fornelos) cc Pedro Martins " O Judas" (9º avô), Serapicos, Chaves.

Cumpr.
Manuela Lobo

Cumpr.
Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421852 | tmacedo | 18 fev 2020 23:07 | Em resposta a: #421847

Cara Manuela Lobo,

Dos Gralhos não tenho mais dados do que aqueles que aqui deixei - como já referi é um ramo colateral que, por isso mesmo, pouco explorei.

Quanto a Domingos do Rio (não era padre) foi cunhado de Amaro Afonso. Sua mulher, Maria Gonçalves, era irmã inteira deste. Ambos filhos de Pedro Afonso e de sua mulher Maria Gonçalves, de Sapiãos.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421863 | sousa42 | 19 fev 2020 00:24 | Em resposta a: #421807

Caro Luís,

Mas existem Inquirições de Genere do Arcebispado de Braga para épocas tão recuadas? O António Gonçalves já era padre em 1604!

Tenho mais de 20 documentos sobre o Padre João Carneiro da Fontoura. E ao que parece não era “flor que se cheirasse”.

Testamento de Merência da Fontoura:
F 5, 1714, faleceu Merência (Emerenciana) da Fontoura, solteira, filha que ficou de Gaspar Vaz e de Isabel Carneira, deste lugar. Deixa uma terra ao seu afilhado António, filho de António Teixeira, que parte com Bernardino de Carvalho (Paradela, 8º avô); sua irmã Francisca da Fontoura; Feliciana, filha de Jacinto Teixeira; suas sobrinhas filhas de seu irmão o Padre João Carneiro, de Adagói; suas irmãs: Francisca da Fontoura e Feliciana Vieira; sua irmã Ana Carneira; seu irmão António Carneiro; Anna, filha de Jacinto Teixeira (de Campo de Égua).

Testamento de António Carneiro:
F.10, 1715, António Carneiro da Fontoura, solteiro, de Alhariz. Enterrado na sepultura de seus passados. Pela alma do Padre João Barroso. Testamenteiro seu cunhado António de Andrade. Universal herdeiro e também testamenteiro Duarte Teixeira Chaves, filho de sua sobrinha Dona Isabel (filha de Maria Vieira da Fontoura). O licenciado João de Magalhães, seu sobrinho.

Raízes&Memórias, Nº 13:
VI - Maria Vieira, b. 8-XII-1582, foi madrinha a 3-XII-1609 e a 13-X-1615; e que depois desta data casou, como informam Portocarreiro e Queiroga, com António Gonçalves, de quem teve geração que só o último específica a seguinte filha:
V - Isabel Carneiro da Fontoura, que a marido cujo nome se desconhece, deu:
VI - Maria Vieira da Fontoura, mulher de Francisco Gonçalves de Magalhães.

Ora "o marido cujo nome se desconhece" é o Gaspar Vaz como se pode ler no baptismo de Gonçalo:
Tif. 28, 3 de Janeiro de 1655, Gonçalo, filho de Francisco Gonçalves de Magalhães e de Maria Vieira. Foi baptizado pelo Padre João Lopes Barroso. Foram padrinhos Gaspar Vaz, seu avô, e Maria da Costa, sua avó.

Obs: portanto, a Maria Vieira era filha do Gaspar Vaz. Os pais do Francisco Gonçalves Magalhães eram Gonçalo Gonçalves e Maria da Costa (a madrinha).

Baptismo de Maria Vieira da Fontoura cc AntónioGonçalves:
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1050187 - Tif. 80.

Obs: algum investigador escreveu na lateral Maria Vieira.


Os pais e avós de Maria Vieira da Fontoura:
Felgueiras Gayo, Carneiros, 167 N 17, diz c. g. extinta.

Obs: o 167 N17: o Pe An.to Carneiro, filho de Helena Gonçalves, pode ser o tal Confirmado de Alhariz António Gonçalves? Talvez não…

Claro que sim. Pode pedir o meu email ao Geneall.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421877 | genealogia80 | 19 fev 2020 15:21 | Em resposta a: #421863

Caro Sousa,



Boa tarde. Julgo que deve ter recebido um pedido por parte do Geneall para que eu possa entrar em contacto consigo? Se não recebeu, diga-me, se fizer o favor, para que eu lhe possa indicar o meu e-mail por aqui. Obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421900 | aglobo | 19 fev 2020 21:48 | Em resposta a: #421863

Caro Sousa,

Quando diz:
o Pe An.to Carneiro, filho de Helena Gonçalves, pode ser o tal Confirmado de Alhariz António Gonçalves?

Refere-se a um filho de Antão (António) Rodrigues de Fontoura e Helena Gonçalves?
Nascido a 17.6.1576, em Chaves, cujos padrinhos foram Frº Barroso e a mulher de Matias Gls
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1050187-tif.80

Cumpr.
Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421902 | sousa42 | 19 fev 2020 22:44 | Em resposta a: #421877

Caro Luís,

Ainda não recebi.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421903 | sousa42 | 19 fev 2020 22:50 | Em resposta a: #421900

Cara Manuela,

Sim, é o mesmo.

Felgueiras Gayo, Carneiros, § 167 N 17:

Pe António Carneiro, filho de Antão Rodrigues da Fontoura e Helena Gonçalves.

Este Antão também aparece na Pedatura Lusitana:
https://books.google.pt/books?id=wG8vAQAAIAAJ&pg=PA217&lpg=PA217&dq=carneiro+fontoura+pedatura+lusitana&source=bl&ots=gp7ufTyehu&sig=ACfU3U3_A8Rfi1uXyPPv0C5dD6kHxKUV9A&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwjrgaKs1N7nAhXKzYUKHfgPBzsQ6AEwAHoECAoQAQ#v=onepage&q=carneiro%20fontoura%20pedatura%20lusitana&f=false

Foi só um palpite. Provavelmente não é a mesma pessoa.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#421957 | genealogia80 | 21 fev 2020 21:22 | Em resposta a: #421902

Caro Samuel de Sousa,


Boa noite. Obrigado por responder. Queira enviar-me um e-mail para genealogia1980 (arroba) gmail [ponto] com, se fizer o favor, para que eu possa entrar em contacto consigo. Obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#431050 | pjcardoso | 08 fev 2021 17:57 | Em resposta a: #376133

Exma. senhora
Manuela Lobo,

Boa tarde.
Tomando a ousadia de ter consultado a sua Página Familiar, que embora não me tivesse dado essa permissão, que aqui retrato e lhe peço condescenda, certo é que pelas várias temáticas expostas neste e noutros tópicos, considerei poder existir algum eixo familiar que pudesse entroncar na minha linha Familiar pela Via do "Vieiras".
Passo a expor a minha suspeita:
Tenho nos meus dados o seguinte:
(perdoe-me a minha falta de tecnicidade, pois sou apenas um leigo nestas coisas)

1 - Meu Trisavô José Bernardo Vieira * 04/02/1827 Freguesia de Bouça - concelho de Mirandela,
Filho de Agostinho dos Mártires (que também aparece noutros registos como Agostinho Gonçalves), natural da Bouça, e de sua mulher Dona Ana Vieira, natural de Vaçal - terra de Chaves.
Neto Paterno de José Gonçalves e sua mulher Catharina Gonçalves, e materno de Leonardo José Vieira e de sua mulher Dona Anna Maria (noutros registos aparece tb como Dona Joana) naturais de Vaçal terra de Chaves.
2 - Agostinho dos Mártires e/ou (Gonçalves) e Dona Ana Vieira tiveram ao que consegui apurar, mais 6 filhos;
- 1822 João (José) Manoel;
- 1824 António;
- 1826 Ana Maria;
- 1828 Maria do Nascimento;
- 1830 Manoel Sebastião;
- 1832 Joana Maria.
Perguntava-lhe se o familiar que na sua árvore aparece como "Ana Teixeira Vieira" nascida a 20/4/1755, filha de Leonardo José Teixeira Vieira e Joana Maria de Jesus Lopes, poderá ser a minha 4.ª Avó Ana Vieira, que cito.
Caso saiba da data de casamento da sua familiar "Ana Teixeira Vieira" podia indicá-la para também poder verificar dessa possibilidade?
Aguardando as seu melhor acolhimento, sou com cordialidade;

Paulo Jorge Barreira Viera (Cardoso p/ cas.)

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#432716 | malimo | 12 abr 2021 01:46 | Em resposta a: #371709

Caro Souza,

Eu descendo do José Joaquim Lopes Pinheiro, meu quinto avô.
Estranho que o Pinheiro apareceu quando ele se casou com a filha do Abade de Água Revés, porque os pais não tinham o apelido Pinheiro.
Teve duas filhas boticárias, um genro e um filho também boticários. E netos igual., o que me deixa curiosa.
Não encontro nada sobre boticários do século dezoito mas sem que tinham certas isenções nos impostos.

Descendo do neto, meu bisavô Francisco, da Leonor Josefa e do Lourenço José Pinto.
Este bisavô casou pela segunda vez em Felgueiras com uma Teixeira Leite do lugar da casa da Gandra e passou ao Brasil em !895. Teve onze filhos e hoje temos um Natal com pelo menos 50 pessoas na ceia.
Um bosque de Pinheiros mas nenhum boticário; hoje deram para médicos, advogados ou engenheiros.

Agradecia se souber algo sobre os boticáros de Argeriz.

Meus cumprimentos,
Maria Alice Moraes

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#432790 | sousa42 | 13 abr 2021 23:26 | Em resposta a: #432716

Cara Maria Alice Moraes,

Relativamente a José Joaquim Lopes Pinheiro, de Argeriz, sei que era filho de António Lopes (Boticário), de Argeriz, e de Maria Álvares, de Valpaços; neto paterno de António Lopes (filho de Gonçalo Lopes e de Joana Martins) e de Catarina Borges (filha de António Pinheiro e de Genebra Borges), todos de Argeriz; e neto materno de João Álvares (meu 8º avô), natural de Vassal, e de Jerónima Gonçalves, de Valpaços.

Pode consultar a IG do Padre Joseph Lopes Pinheiro (tio do seu avoengo), natural de Argeriz e falecido no Brasil em Morrinhos, Tocantins, Goiás. Provavelmente o primeiro Pinheiro, de Argeriz, a emigrar para o Brasil…

IG: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9ZK-MTF?wc=SSVZ-3B3%3A363117901%2C363117902%2C363125101%2C363128401&cc=2125025

Relativamente a Domingas Martins, era irmã do Padre António Martins, natural de Sapiãos, ambos filhos de Salvador Pires e de Francisca Martins; netos paternos de Domingos Pires, natural de Bobadela, e de Domingas Gonçalves, de Sapiãos; e netos maternos de António Martins (filho de João Martins e de Bárbara Gonçalves) e de Catarina do Rio (filha de Belchior Mouro e de Francisca Pires), de Sapiãos.

Pode consultar a Ig do Padre António Martins (irmão de Domingas Martins), natural de Sapiãos, Boticas: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9CZ-S954?wc=SSVC-ZK5%3A363117901%2C363289301%2C363289302%2C363296701&cc=2125025

Este Padre António Martins requereu no Juízo Eclesiástico da vila de Chaves uma querela de aleivosia contra o Padre Caetano Teixeira Niz, de Argeriz, com o fundamento que estando em casa do outorgante e com capa de confiança e amizade lhe “desflorara uma irmã”, de nome Domingas, solteira, que tinha em sua casa debaixo de sua administração…

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#444813 | aglobo | 16 dez 2022 21:35 | Em resposta a: #431050

Caro Paulo Cardoso

A data de nascimento que refere, de 20.4.1755 é de Leonardo José Teixeira Vieira (Cap) cc Joana Maria de Jesus Lopes em 6.6.1776, Vassal.
A sua filha Ana Teixeira Vieira nasceu a 19.12.1791 em Vassal. Não tenho a data de casamento dela.
Lamento não poder ajudar mais.

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.

#444920 | pjcardoso | 21 dez 2022 14:10 | Em resposta a: #444813

Caríssima Manuela Lobo,

Bom dia.
Agradeço muito a sua informação, trata-se pois de um erro meu, sobre a data de nascimento, 1755 é efectivamente do Capit. Leonardo J. Teixeira Vieira, e não de D. Ana Teixeira Vieira.
Eu penso que a minha 4.ª Avó, D. Ana Vieira, casada com Agostinho dos Mártires Gonçalves, da Bouça concelho de Mirandela, poderá ser a mesma pessoa de que se menciona na sua Arvore.
Se não fosse muita maçada para si, gostaria que verificasse pelo menos um dos registos de batismo dos filhos de Agostinho e D. Ana, por exemplo o de José Bernardo meu 3.º Avô, cujo link se segue. https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1203898

Agradecido, envio os meus cumprimentos e desejos de um Santo Natal.
Paulo J. B. Vieira Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 10:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen