Familias que foram para Ilha da Madeira,como saber?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos

Familias que foram para Ilha da Madeira,como saber?

#321476 | mila1000 | 20 jan 2013 15:55

Confrades e Confreiras,
Peço ajuda para saber quais familias emigraram para Ilha da Madeira,pois solicitei documentos e,não descubro a origem de meus antepassados,parecem que surgiram do nada na freguesia de Santana,Madeira.Ex:casamentos de:
Mateus de Freitas Teles c/ Ana Joaquina de Jesus em 1807-Santana-livro 712 folha 113v
Mateus de Freitas Teles c/Raimunda Rosa de Jesus em 1834 -Santana-livro 712 folha 178
Francisco de Freitas Teles c/Ana Maria de Jesus em 1819-Santana-livro 713 folha 66

Acredito que Mateus e Francisco sejam irmãos,mas,não localizei batismo de nenhum deles,quanto a Mateus será que ficou viuvo e casou-se novamente ou era um filho de mesmo nome?
Outra duvida é quanto ao nome dos pais:um era filho de Manoel de Freitas Luis e Silva e outro consta apenas Manoel de Freitas Luis,em compensação o nome da mãe num documento consta Maria Teles e,em outro Maria rosa Joaquina Teles de Meneses.A unica certeza é que todos moravam no sitio dos Lamaceiros.

Como posso pesquisar tais dúvidas?Sai muito caro solicitar cópias daqui do Brasil,pois, solicitei uma fotocópia de um outro documento para Santarem e,me pediram 40 euros!Para mim é como multiplicar este valor por 3,além da despesa de envio por ordem bancária.Se algum confrade puder me orientar,agradeço.

Mila

Resposta

Link directo:

RE: Familias que foram para Ilha da Madeira,como saber?

#321478 | pinheirov | 20 jan 2013 16:22 | Em resposta a: #321476

Cara Mila1000

Imagino que vários participantes deste Forum se precipitarão para lhe sugerir que, quando solicitar assentos ou registos nos arquivos distritais, especifique que são solicitados apenas a título de «informação» e não para fins legais. O custo será então da ordem de 1 Euro, por peça, a menos que as coisas tenham mudado nos últimos tempos.
Melhores cumprimentos.

Victor Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias que foram para Ilha da Madeira,como saber?

#321479 | HRC1947 | 20 jan 2013 16:35 | Em resposta a: #321478

Cara Mila;

Você pode ver na lista que segue, alguns seus possiveis familiares!!!
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Concelho%20de%20Santana%20%28Madeira%29/who/manuel%20Freitas%20Teles/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
----
Em relação à sua dificuldade, vamos ver:
Manuel Freitas Teles casou com ..... em 1807-- [ Pai ]
Mateus Freitas Teles ....em 1834--- [ Neto ]
Francisco Freitas Teles .... em 1819-- [ Filho ]
... Esta é a m/ perspectiva, e veja a sequência das folhas de
casamento e os respectivos livros. Existe uma contradição na data e nº folha
de um dos protagonistas.... ano 1834 livro 712 folha 178. [tem que se ver!! ]...
----
**Mateus de Freitas Teles c/ Ana Joaquina de Jesus em 1807-Santana-livro 712 folha 113v
Mateus de Freitas Teles c/Raimunda Rosa de Jesus em 1834 -Santana-livro 712 folha 178
Francisco de Freitas Teles c/Ana Maria de Jesus em 1819-Santana-livro 713 folha 66 **....
----
Pergunto ; não terão os seus ancestrais ido do Continente, por exemplo de Santarém para a
Madeira??.
Bom, isto são só pequenas hipóteses..... entretanto nos Registos de casamento o que está escrito:
relativamente à origem das pessoas??....
Logo que tenha oportunidade, informe para nos podermos situar.
Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Familias que foram para Ilha da Madeira,como saber?

#321489 | mila1000 | 20 jan 2013 18:46 | Em resposta a: #321479

Confreira Ana Simões,
Desculpe,mas, sem querer informei o numero errado do livro quanto ao casamento de Mateus com Raimunda em 1834,o correto é livro 713 folha 178.
Não sei se meus ancestrais eram do Continente,e,verifiquei que nas fotocópias que tenho em mãos não consta a origem deles,apenas que eram residentes na freguesia de Santana,precisamente no sitio dos Lamaceiros e que eram paroquianos da Igreja de Santana.
O nome do Mateus está escrito Matheus,e,no Arquivo da Madeira todo batismo anterior a 1860 não está disponivel para acesso,só se pagar para pesquisar...
Tento caminhar aos poucos com a pesquisa da origem de minha avó materna,ela falava pouco,e,só me lembro de ouvir sobre Funchal,seus bordados e seus cantos.
Do lado paterno,também portugues,está mais complicado ainda pesquisar em Guarda e em Viseu,e,principalmente tentar localizar um irmão de meu pai,que vim a saber que existia há um ano aqui no Brasil.
Agradeço pela ajuda.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Familias que foram para Ilha da Madeira,como saber?

#321490 | HRC1947 | 20 jan 2013 18:55 | Em resposta a: #321489

Cara Mila;

Nesta sua mensagem, vc. escreve sobre os seus bisavós de Vila Nova Ourém, Distrito Santarém!!
Pergunto, são bisavós mat. ou paternos?
Devo dizer, antes que me esqueça, que segundo julgo saber os primeiros habitantes da Ilha da Madeira,
foram os continentais,idos do Algarve, do Ribatejo [Santarém ] e Beiras [ Zona Centro ].
Por agora é tudo. Cumptºs.
Ana Simões
.------
[modo comprimido]
Peço ajuda p/pesquisa Arquivo de Santarem 21-04-2012, 23:54
Autor: mila1000 [responder para o fórum] Confrades,
Peço ajuda para pesquisar sobre meus bisavós, naturais de Vila Nova de Ourem:
Joaquim Pereira, nascido em 09/03/1875,filho de Agostinho Pereira e Maria Joaquina
Maria de Jesus,nascida em 26/07/1877,filha de Francisco d Oliveira e Maria de Jesus
*as datas de nascimento constam dos obituarios aqui no Brasil,não sei se estão corretas.
Meus bisavós casaram entre metade de 1902 e começo de 1903,não encontro nada sobre esse registo de casamento,sei que após o casamento eles residiram em Casal de Santa Maria e,meu avô Jose Pereira nasceu em julho de 1903 em Ourem(tenho os dados que a confrade Stela Aleixo gentilmente pesquisou e,me informou).
Eles chegaram no Brasil em novembro/1911 e,residiam em Azambuja,eles tiveram mais filhos:Manoel,Manoel Maria e Agostinho.
Enviei e-mail para o arquivo de Santarem,mas,não obtive resposta alguma.
Se algum confrade puder me ajudar,eu agradeço.
Mila/Brasil
-----

Resposta

Link directo:

RE: Familias que foram para Ilha da Madeira,como saber?

#321535 | mila1000 | 20 jan 2013 21:33 | Em resposta a: #321490

Confreira Ana,
Os nomes de Joaquim Pereira e Maria de Jesus são meus bisavós maternos,ou seja,são os pais de meu avô José Pereira que é o pai de minha mãe Lourdes.Meus bisavós casaram-se em Ourem (fevereiro de 1903) e meu avô José nasceu em 23/07/1903 em Vila Nova de Ourem,cujo assento eu já possuo,bem como seu passaporte português.Meu avô casou-se ,aqui no Brasil,com Anna de Freitas Teles, filha de Manoel de Freitas Teles e Maria Augusta Fernandes(meus bisavós eram da freguesia de Santana,Ilha da Madeira).

Tenho tanto o lado materno quanto paterno de origem portuguesa,do lado paterno tambem estou pesquisando,meu avô Abilio(pai de meu pai) era de Marialva,e,seu avo deve ser de Darei,Mangualde,Viseu.Quanto a minha avò Gracinda,mãe de meu pai,era de Moreira de Rei,Guarda.

Estou pesquisando tudo isso,já consegui descobrir muitos antepassados ,e,não posso esquecer da ajuda de meus confrades e confreiras(Stela Aleixo,Mário Cesar,Stamaro,e,outros,sem esquecer de você tambem !).

O que me intriga é que não localizei o batismo do Mateus ,e, nos documentos que recebi,a grafia é quase ilegível,e,não informou de onde eram.Anotei o que disse acima,vou pesquisar mais.

Muito obrigada.
Mila.

Resposta

Link directo:

RE: Familias que foram para Ilha da Madeira,como saber?

#321706 | joaquim serodio | 22 jan 2013 17:01 | Em resposta a: #321535

Manoel de frias-- Filhos Maria da luz frias, josé frias , Amelia frias , Laudelina de Frias

Resposta

Link directo:

RE: Familias que foram para Ilha da Madeira,como saber?

#321750 | mininha | 23 jan 2013 00:27 | Em resposta a: #321476

Olá Confreira:
Já visitou o site: http://madeiragenealogy.com ?
Possivelmente lá encontrará alguma informação . Existe um livro denominado Famílias que passaram à Madeira onde poderá encontrar muita informação, bem como muitos outros dados.

Herminia

Resposta

Link directo:

RE: Familias que foram para Ilha da Madeira,como saber?

#321974 | mila1000 | 26 jan 2013 19:45 | Em resposta a: #321750

Confreira Herminia,
Agradeço pela informação.
Vou verificar,e,se descobrir algo,avisarei.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Familias que foram para Ilha da Madeira,como saber?

#322275 | HRC1947 | 01 fev 2013 22:35 | Em resposta a: #321974

-
Cara Mila;
Para vc. poder encontrar os seus ancestrais, envio este endereço;
http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/casamento/index.php?marido
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Familias que foram para Ilha da Madeira,como saber?

#322313 | mila1000 | 02 fev 2013 19:06 | Em resposta a: #322275

Ana,
Tenho consultado o endereço do arquivo da Madeira vendo os casamentos,mas só há arquivo do ano de 1860 a 1911.como aparece na pagina inicial,consegui dados do ano de 1875 e,pedi os documentos de meus ancestrais,bem como o passaporte de meu bisavô e de seus filhos quando vieram em definitivo para o Brasil em 1920,mas,os documentos referentes a vinda deles em 1877 não os consegui,sei que foram idas e vindas até 1920.
Muito obrigada pela ajuda,vou consultar da forma que mencionou acima.
Abraços,
Mila.

Resposta

Link directo:

Familias que foram para Ilha da Madeira,como saber?

#381786 | mteles07 | 10 jun 2017 21:41 | Em resposta a: #322313

Mila, somos da mesma família. Por favor me contate via e-mail ou Facebook. Murilo Teles.

Resposta

Link directo:

Familias que foram para Ilha da Madeira,como saber?

#381788 | mila1000 | 10 jun 2017 23:13 | Em resposta a: #321476

Murilo,

Quem é o seu ascendente?

Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 07:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen