Clemente de Lobão Telo - CBA

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Pessoas

Clemente de Lobão Telo - CBA

#327012 | Tiago Picão | 10 abr 2013 12:23

Bom dia,

Haverá por aqui algum confrade que tenha acesso ao "Arquivo Heráldico" de Sanches de Baena e possa transcrever a carta de brasão de armas de Clemente de Lobão Telo, cujas armas lhe foram dadas para Lobões e Telos?
A minha dúvida prende-se com o facto de saber se as armas dos Lobões que recebeu eram de facto dos Lobões ou dos Lobeira, erro frequente nas CBA daquela época.

Obrigado,

Tiago Picão de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Clemente de Lobão Telo - CBA

#327015 | cardosodoamaral | 10 abr 2013 13:07 | Em resposta a: #327012

Caro Confrade Tiago Picão de Abreu

Depois de uma análise aturada ao Arquivo Heráldico e Genealógico de Sanches Baena não encontrei ninguém com esse nome.

Estará correcto?

Existem os seguinte e somente dois com o nome de Clemente:

Clemente da Cunha Atayde Barahona e Clemente Henriques da Fonseca Pimentel, respetivamente páginas 129 e 130.

Aguardo uma resdposta, se assim o entender

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Clemente de Lobão Telo - CBA

#327022 | Tiago Picão | 10 abr 2013 16:02 | Em resposta a: #327015

Caro Adelino Cardoso do Amaral,
Muito obrigado pela paciência que teve em verificar. Peço desculpa pelo inssucesso da sua pesquisa, que se deve a um erro meu. Estive a confirmar, e de facto quem recebeu CBA foi o filho João Lobão Telo, e não o pai Clemente. Embora constem os dois na obra Gente d'Algo - Súmulas das Cartas de Brasão Existentes na "Torre do Tombo" Coligidas por Sanches de Baena no "Archivo Heraldíco-Genealoglco'', segundo o motor de busca da Biblioteca Genealogica de Lisboa. Sendo assim, sem querer incomodar muito, importar-se-ia de verificar se existe algum João Lobão Telo que recebeu CBA?

Obrigado pela disponibilidade,

TPA

Resposta

Link directo:

RE: Clemente de Lobão Telo - CBA

#327028 | cardosodoamaral | 10 abr 2013 17:04 | Em resposta a: #327022

Caro Tiago

Não incomoda nada, caso contrário não lhe respoderia.

Estou aqui para isso mesmo. Pode dispor à vontade daquilo que eu souber e puder.

Ora então cá vai o que achei sobre:

1188. João de Lobão Tello, da villa de Serpa, provincia do Alentejo, cavalleiro fidalgo da casa real; filho de Clemente de Lobão Tello, e de sua mulher D. Isabel da Conceição; neto pela parte paterna de Manuel Lobão, e de sua mulher Maria Almendra, e pela parte materna de Manuel Rodrigues Sezudo, e de Maria Martins.
Um escudo partido em pala; na primeira as armas de Lobão, na segunda as dos Tellos.-Br. p. a 18 de julho de 1779 Reg. no Cart da N., liv. II, fl, 194 vv
(C.C.)
folha do livro nº 299
(Ipsis verbis conforme o livro)

Com os dados aqui posto, poderá pedir a certidão completa da CBA à TT e ai o conteúdo será mais pormenorizado e por vezes extenso, com uma lenga lenga apropriada às circunstâncias.

Se pretender para efeitos justificativos de algum trabalho que esteja a fazer, não me importo de digitalizar e enviar a folha completa onde consta a sua pretensa, mas para isso teria que aqui deixar o seu mail ou contactar o moderador para lhe fornecer o meu.

Fico à disposição

Espero que seja isto que procura

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Clemente de Lobão Telo - CBA

#327029 | Tiago Picão | 10 abr 2013 17:22 | Em resposta a: #327028

Caro Adelino,

Muito obrigado pela sua paciência. Era mesmo isto que procurava! Não quero incomodá-lo ainda mais com a maçada de digitalizar a folha onde constam estas informações. O que me forneceu aqui já me chega para iniciar uma busca mais pormenorizada na TT, se, como disse, transcreveu ipsis verbis o que constava no livro de Sanches de Baena em relação ao João Lobão Telo. Não estou a efectuar nenhum trabalho, apenas a completar documentos deixados por antepassados meus em relação a algumas famílias alentejanas de Elvas e Campo Maior (Lobão Telo, Picão, Mexia, e Oliveira e Sousa da Gama).

Por fim, resta-me agradecer-lhe a grande ajuda que me prestou. Deixar-me-ia contente se lhe pudesse retribuir o favor. Alguma coisa que precise diga!

Obrigado,
Um abraço
Tiago Picão de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Clemente de Lobão Telo - CBA

#327030 | cardosodoamaral | 10 abr 2013 17:27 | Em resposta a: #327029

Caro Taigo

Estou por aqui.

Quando precisar esteja à vontade.

Não incomoda nem precisa de se desculpar.

Outros já o fizeram por mim, quiça um dia lhe peça ajuda.

Como diria um amigo meu ""o mundo é uma ervilha"".

Um abraço

Adelino

N.B.- Se quiseres saber dos outros apelidos por si referenciados, disponha

Resposta

Link directo:

RE: Clemente de Lobão Telo - CBA

#327153 | jramos | 12 abr 2013 19:16 | Em resposta a: #327012

Caro Tiago Picão de Abreu,

Outro Lobão que consta no Sanches Baena é Jacinto de Lobão Telo, mas este era sobrinho, neto ou bisneto, de Clemente.

Clemnte teve efetivamente Carta, mas só existe na posse da família e está registada na Câmara de Serpa.

Os seus Lobão, da zona de Monforte e Elvas, descendem de outro sobrinho de Clemente.

Escreva-me: j.a.e.ramos@iol.pt

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Clemente de Lobão Telo - CBA

#335126 | luis262 | 13 set 2013 11:51 | Em resposta a: #327028

Bom dia,

Pela parte paterna, tenho ascendentes em Serpa e, entre eles, Manuel Rodrigues Sezudo e Maria Martins.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2207995

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 12:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen