Busca Por certidão de nascimento ou batismo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Direito | Famílias

Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#331943 | rafaelpassos10 | 05 jul 2013 01:24

Olá,

Preciso muito encontrar a certidão de nascimento de meu Bisavô, já estou procurando a mais de 2 anos.
Passarei os dados dele para quem possa me ajudar.

Nome: Joaquim Silva
Nome do pai: Hypolito da Silva
Nome da mãe: Maria Rosa da Silva
Data de nascimento: 11/05/1896
Local de nascimento: Amarante / Porto
Data de chegada ao Brasil: 1900

Desde já agradeço

Rafael Passos

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332251 | HRC1947 | 10 jul 2013 23:14 | Em resposta a: #331943

-
Caro Rafael;
.... Amarante está subdividido em 26 Freguesias....
Vc. terá que indicar a que Freguesia pertencia o seu
familiar.
Encontrada a freguesia, a coisa torna-se fácil...., mas
sem o nome desta, ou o Lugar em que em que viveu
o seu bisavô. ---- " nada se consegue " ....
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarante_%28portugal%29
Esperamos aqui por si.
Cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332335 | rafaelpassos10 | 12 jul 2013 04:58 | Em resposta a: #332251

Ola,
Este é o meu maior problema, não tenho nenhum documento que diz a freguesia em que ele nasceu!!!
Sem esta informação tem como tentar encontrar?

Desde já Grato
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332340 | roz | 12 jul 2013 09:43 | Em resposta a: #332335

Caro Rafael

Com muita paciencia e trabalho talvez consiga la' chegar. Tera' de procurar em todas as paroquias do conselho de Amarante que se encontram no link seguinte http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm#porto
Comece pelas 2 paroquias da cidade de Amarante e se nao encontrar tera' que ir vendo todas as outras. Procure nos registos a partir de 11/5/1896 durante varios meses. O costume era baptisar poucas semanas depois do nascimento mas muitas vezes acontecia mais tarde.
De momento o site esta' em baixo mas tente mais tarde ou amanha~ que ja deve funcionar.
Cumprimentos e boa sorte.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332497 | rafaelpassos10 | 15 jul 2013 22:33 | Em resposta a: #332340

Ola Rosario,

Já procurei em todas, porém, muitas das freguesias não tem registros do ano de 1896.
Gostaria de saber se estes documentos ficam arquivados em algum outro lugar antes de ir para o ADPORTO?
Caso fique gostaria também se teria como pesquisar?

Desde já grato pela atenção

Rafael Passos

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332519 | debyleopardos | 16 jul 2013 13:27 | Em resposta a: #332340

Vocês poderiam me ajudar a como eu faço para fazer uma busca pra saber se consigo tirar uma segunda via da certidão de nascimento do meu avô, nasceu em Outeiro Seco , provincia: Trás-os-montes. nasceu em 25 de maio de 1890.
Obrigada
Déborah

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332520 | roz | 16 jul 2013 13:58 | Em resposta a: #332497

Caro Rafael

Os livros de baptismos costumam estar nas Conservatorias do Registo Civil de cada zona e quando 100 anos se passaram deviam entao ir para o Arquivo Distrital. Por exemplo, durante este ano deveriam remeter para la' os livros de 1912, contudo nem sempre acontece e ficam varios anos pelas conservatorias. Umas sao mais eficientes do que outras! Pode tambem acontecer que os livros para as datas que necessita se tenham perdido e entao nao ha nada a fazer.
Nas conservatorias nao se pode ir pesquisar nem os dados sao postos on-line mas podera' escrever para cada uma delas a pedir que lhe procurem o assento. Envie o nome da crianca, dos pais e a data do nascimento.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332527 | roz | 16 jul 2013 16:16 | Em resposta a: #332519

Cara Deborah

Veja se consegue encontrar o nome do seu avo neste link : https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1971-34575-6802-23?cc=1928592&wc=M931-LGP:1298221516

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332543 | debyleopardos | 16 jul 2013 21:46 | Em resposta a: #332527

Muito obrigada por colocar o link pra mim Rosario...Procurei no dia do nascimento dele e não tem registro. Vou dar uma olhada mais para frente, será que foi registrado muito depois do nascimento? Vi que o link que vc passou, é de Miguel, existia outra paróquia ou era somente esta? Puxa, se eu não encontrar nestes registros, qual poderia ser o proximo passo?

Abraços
Déborah

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332544 | roz | 16 jul 2013 22:40 | Em resposta a: #332543

Cara Deborah

Estes registos sao de baptismo e nao de nascimento pois naquela epoca nao havia registos civis. Assim ele pode ter sido baptisado muito depois. Tambem a data que tem como seu nascimento pode nao ser a verdadeira o que acontecia por varias razoes. Vou dar-lhe outro link e pode ser que tenha mais sorte.
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV21-001-016A&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV21-001-016A/PT-ADVRL-PRQ-PCHV21-001-016A_m0044.jpg

Se nao encontrar on-line pode contactar o Arquivo Distrital de Vila Real atraves do email: mail@advrl.dglab.gov.pt
Diga-lhes o nome do seu avo, dos pais dele e a suposta data de nascimento.

Boa sorte com as pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332549 | debyleopardos | 16 jul 2013 23:18 | Em resposta a: #332544

Você é de ouro Rosario! Muito obrigada.... Vou continuar minhas pesquisas. No link anterior fui até dez anos pra frente e cinco anos para tras e não encontrei o registro. Vou tentar neste outro link... Qual seria uma margem segura de pesquisa? 10 anos pra tras e pra pra frente da suposta data de nascimento?

Abraços
Déborah

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332551 | roz | 16 jul 2013 23:51 | Em resposta a: #332549

Eu diria 5 anos para cada lado mais ou menos mas tudo depende da sua certeza sobre a data que lhe deram e de informacoes complementares que a possam ajudar a calcular a data. Por exemplo, se soubesse que ele era mais velho/novo do que a esposa e tivesse o registo dela, ja era possivel limitar mais os anos. O mesmo seria com que idade teve um certo filho. Esse tipo de informacoes sao sempre uma ajuda quando nao se sabe ao certo.

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332552 | debyleopardos | 17 jul 2013 01:22 | Em resposta a: #332551

Então Rosario, estou procurando o registro de nascimento da minha avó aqui no Brasil e o cartório não encontrou, o cartório acredita que ela mentiu a idade para poder se casar e conforme a história contada pelos meus tios e pai é que ela era bem novinha quando se casou e no registro de casamento ela está com 21 anos. Então não conseguirei muita coisa com o registro da minha avó pois não tenho também. O que eu encontrei é um menino registrado 5 anos antes, em 1885, mas o nome é diferente do meu avô, mas a mãe dele é a mesma do meu avô e o nome do pai está com uma diferença, foi registrado como Francisco José natural de Alvarelhos e no registro de estrangeiro do meu avô está como pai Francisco Alvarelhas, estou achando que é meu bisavô e no registro do meu avô foi transcrito errado, tirando o José e acrescentando o local de nascimento. Agora você acha que era possível mudar também o nome naquela ocasião? Queria embarcar para o Brasil e trocou seu próprio nome? Ou este que achei pode ser um irmão dele? Nossa.... minha cabeça está ficando cada vez mais confusa, rsrsrs.....

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332554 | J.R. | 17 jul 2013 04:02 | Em resposta a: #332552

http://pesquisa.adporto.pt/details?id=492249

Freguesia de Alvarelhos , Concelho da Trofa , Distrito do Porto-Portugal .

Saudações genealógicas

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332557 | roz | 17 jul 2013 08:58 | Em resposta a: #332552

Cara Deborah

Sugiro que ponha aqui todos os dados que possui para eu melhor dar uma opiniao. Sem eu propria ver nos registos do que estamos a falar 'e muito dificil orienta'-la melhor. Dei-lhe uma informacao geral e nao especifica para casos que tenham sido modificados.
E sim, 'e possivel os nomes nao estarem completos ou alterados. Naquele tempo nao eram rigorosos com isso. Ate' 1911 a crianca era baptisada so' com um nome proprio e a que mais tarde quando ia para a escola / tropa / casava adicionava os apelidos que queria e umas vezes podia usar so um, e outras, mais; 'as vezes usava o apelido dos avos ou ate dos padrinhos! Ha uma quantidade de irregularidades. O exemplo que da' sobre ele usar o lugar de nascimento como apelido era frequentissimo principalmente quando as pessoas emigravam e que precisavam distinguir-se de todos os outros Joses/Manueis/Joaos etc. que ja la estavam.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332591 | debyleopardos | 17 jul 2013 18:51 | Em resposta a: #332557

Olá Rosario,
Enviei o email para o Cartorio Distrital de Vila Real e acharam uma pessoa registrada com o nome do meu avô: Manoel.
A Filiação está como : Gracinda Fernandes e Francisco José, nascimento : 18 de fevereiro de 1889. Nascido na freguesia de Outeiro Seco.
Na carteira de estrangeiro de meu avô está assim: Nome: Manoel dos Santos, filiação: Gracinda Fernandes e Francisco Alvarelhas. Nascimento: 25 de maio de 1890. Natural de Outeiro Seco.
Verifiquei naqueles links que vc me enviou e achei um tal de Francisco que possui os mesmo pais do meu avô e que nasceu dia 25 de agosto de 1885, somente com a diferença do sobrenome do pai dele, que está Francisco José natural de Alvarelhos; por isto eu fiz aquela pergunta sobre a transcrição errada. Este talvez poderia ser o irmão do meu avô?
Perguntei para a minha tia e ela disse que meu avô tinha um irmão, mas eles não o conheciam.
A diferença agora ficou no sobrenome do meu bisavô e na data de nascimento que foi encontrada no cartório que tem uma diferença de mais de 1 ano pra menos.
São estas as informações que tenho até agora.

Abraços
Déborah

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332594 | roz | 17 jul 2013 21:12 | Em resposta a: #332591

Boa tarde Deborah

Aqui vai o link para o Manuel que o Arquivo encontrou : http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV21-001-016A&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV21-001-016A/PT-ADVRL-PRQ-PCHV21-001-016A_m0037.jpg

O Francisco que encontrou 'e realmente irmao de Manuel, o que nao lhe posso garantir 'e se esse Manuel 'e de facto o seu avo! Contudo eu diria que sim simplesmente porque o nome da mae, Gracinda, nao 'e muito comum e o pai fora ser tambem Francisco 'e de Alvarelhos que pertence a Braganca. Qual as probabilidades de haver 2 casais com os mesmos nomes, nas mesmas condicoes e nas mesmas datas?

A data do nascimento ser diferente nao 'e grande problema, o que 'e estranho 'e ele fazer-se mais novo pois o que costumava acontecer 'e fazerem-se mais velhos!
A questao do seu avo se chamar "dos Santos" explica-se por, naquela epoca, ser um nome proprio religioso e nao um apelido como tende ser hoje.

Isto 'e a minha opiniao mas como lhe disse nao lhe posso garantir nada.

Boa sorte.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332605 | debyleopardos | 18 jul 2013 00:52 | Em resposta a: #332594

Então Rosario, o que me intrigou foi exatamente isto, porque querer ser mais novo e somente um ano. Ele casou-se até que velho pra época, pois no registro de casamento ele declarou ter 35 anos, nascendo em 1890. Já trabalhava no Brasil em 1922, ou seja, 3 anos antes de se casar. E a esposa dele (minha avó) era muito mais nova do que ele. Será que foi algum motivo trabalhista? Ou situação política da época? (guerra), não consigo imaginar o motivo. Nem meus tios sabem informar.
Mas neste caso será que consigo fazer a correção do registro de casamento dele daqui do Brasil?

Abraços
Déborah

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332629 | debyleopardos | 18 jul 2013 17:40 | Em resposta a: #332605

Rosario, achei no Arquivo distrital de Vila Real os passaportes do meu bisavô e bisavó levando meu avô e irmãos para o Brasil e lá o nome está completo como Francisco José Alvarelhos. Legal né? Agora só vou ter que correr atrás da correção do registro brasileiro que está errado. Liguei lá também e eles tem certeza que este é o meu avô pois não tem mais nenhum Manoel nesta data com estes mesmos pais, nem em datas aproximadas.

Muito obrigada pela ajuda Rosario, sem você a busca teria sido mais sofrida, rs.... Deus te abençoe....
Abraços
Déborah

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332635 | roz | 18 jul 2013 18:39 | Em resposta a: #332629

Cara Deborah

Me alegro que tenha encontrado as provas que necessita! Como diz que o seu avo foi levado pelos pais, entao a discrepancia na data de nascimento pode ter sido so um erro ou engano. Ou, quem sabe, seria vantajoso por alguma razao ele ser mais novo. Por exemplo, se estava no limite de maior idade, ou para ser considerado como estudante, ou qualquer outra coisa nesse genero que nao se pode agora explicar. Mas o importante 'e ter encontrado os documentos.
O assento de baptismo do seu avo pode voce mesma imprimir copias do seu computador.
Em Portugal podem dar-lhe copias nao autenticadas que custam cerca de um Euro por cada pagina mas se for preciso que sejam autenticadas ou certidoes, creio que custam 'a volta de 20 Euros!! Confirme bem com as organizacoes brasileiras o que 'e aceitavel pois como ve a diferenca 'e muito grande.

Boa sorte nos seus empreendimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332640 | debyleopardos | 18 jul 2013 19:45 | Em resposta a: #332635

Querida Rosário

Você sabe se existe de forma online os passaportes portugueses para consultarmos? O que eu tenho são os dados digitados do Arquivo Distrital de Vila Real, mas não a cópia digitalizada do mesmo. Meu bisavô fez o registro de passaporte em 1890 e depois minha bisavó fez outro em 1898. Seria interessante ver o arquivo digitalizado do original.

Abraços
Déborah

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332642 | MCNN | 18 jul 2013 20:30 | Em resposta a: #332640

Boa tarde Déborah

Estava a preparar esta minha mensagem quando reparei, imediatamente antes de a enviar, que já tinha descoberto o passaporte dos seus familiares no Arquivo Distrital de Vila Real.

Não vou alterar o texto, pois o mesmo dá resposta a algumas questões que agora coloca.


......

Uma hipótese que se poderia colocar seria a que este Manuel não seria o seu avô mas sim um irmão dele mais velho com o mesmo nome e que tivesse falecido pouco depois de nascer.

Era muito comum, nesses casos, que o seguinte filho do mesmo sexo fosse batizado com o mesmo nome do irmão que tinha falecido. Sendo assim, dava tempo para o seu avô ter nascido no ano seguinte.

O que não ajuda esta teoria são os pedidos de passaportes !!!

Este é aparentemente o pedido de passaporte em 1890 do seu bisavô, que usou então o nome de Francisco José Alvarelhos:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=1019638

Pode ver aqui a imagem do livro de pedidos de passaporte (imagem 35.tif)

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1019493

São referenciados como acompanhantes Gracinda Fernandes da Cunha (esposa, 42 anos); Diolinda (filha, 15 anos); José (filho, 12 anos); Jacinto (filho, 10 anos); Felicidade (filha, 7 anos) e Manuel (filho, 20 meses)

Como poderá constatar, é referenciado um filho Manuel de 20 meses de idade !!! A idade confere sem margem para dúvidas com o assento de batismo que conhece. E são identificados os nomes dos irmãos do seu avô.

Alguns anos mais tarde, em 1898, podemos encontrar outro pedido de passaporte, agora da sua bisavó, a qual terá viajado na companhia dos filhos Manuel (seu avô) e Felicidade.

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=1028520

Pode ver aqui a imagem do livro de pedidos de passaporte (imagem 271.tif)

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1027442

Curiosamente, este pedido de passaporte foi para Santos, enquanto que o pedido de passaporte de 1890 foi para o Rio de Janeiro.

Alguns meses antes (Março de 1898) encontramos outro pedido de passaporte que aparenta ser do seu bisavô, que nesta altura não terá usado no seu nome Alvarelhos mas apenas Francisco José.

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=1027930

Pode ver aqui a imagem do livro de pedidos de passaporte (imagem 113.tif)

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1027442

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#332643 | roz | 18 jul 2013 20:59 | Em resposta a: #332640

Ola Deborah

Que eu saiba os passaportes deste arquivo nao estao acessiveis on-line. Tambem ja procurei por um trisavo meu e nao havia nada mas creio que eles podem fazer copias se lhes pedir. Ja' ouvi que ha uns 2 ou 3 arquivos que ja puseram alguma coisa on-line mas nao lhe sei dizer quais sao por nao me interessarem e nao prestei atencao.

Cordialmete.
Rosario

Resposta

Link directo:

Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#357714 | vfaguiar | 17 mai 2015 21:49 | Em resposta a: #332643

Prezados, boa tarde!

Estou buscando certidão de nascimento do avó da minha esposa para que ela e seu pai consigam adquirir a cidadania Portuguesa. Apesar de possuir os dados de nascimento, não estou conseguindo encontrar nos livros, talvez eu não esteja sabendo procurar corretamente. Agradeço caso possam me ajudar.

Nome: José de Sousa Pereira
Dt Nascimento: 26/08/1898
Pai: Albino de Sousa
Mãe: Joaquina de Lemos
Local de Nascimento: Alto da Lixa - Amarante - Porto.

Resposta

Link directo:

Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#357716 | MCNN | 17 mai 2015 22:20 | Em resposta a: #357714

Boa noite

O avô da sua esposa deve ter sido baptizado na freguesia de Freixo de Cima no concelho de Amarante, pois Alto da Lixa faz parte dessa freguesia.

Como aparentemente os baptismos de 1898 dessa freguesia ainda não estão no Arquivo Distrital do Porto, aconselho-o a contactar a Conservatória do Registo Civil de Amarante e solicite-lhes que façam a busca do baptismo.

email da conservatória:

crcpcomaut.amarante@irn.mj.pt

Indique-lhes o que sabe e ...

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#357719 | vfaguiar | 17 mai 2015 22:57 | Em resposta a: #357716

Mauro, muito obrigado!

Enviarei um email imediatamente.

Um abraço.

Resposta

Link directo:

Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#357721 | vfaguiar | 17 mai 2015 23:19 | Em resposta a: #357716

Acabei de enviar e recebi uma mensagem de retorno informando que o email não existe :(

Pesquisando achei esse outro aqui:

crc.amarante@dgrn.mj.pt

Enviei e até agora não recebi mensagem de erro.

Resposta

Link directo:

Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#357729 | MCNN | 18 mai 2015 10:14 | Em resposta a: #357721

Bom dia

Desculpe, mas enganei-me no email.

O endereço certo é:

crcpcomaut.amarante@dgrn.mj.pt

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#357741 | vfaguiar | 18 mai 2015 20:15 | Em resposta a: #357729

Mário, muito obrigado novamente!

Mandei o e-mail e eles prontamente responderam que haviam localizado o registro e agora estamos tratando do envio.

Um abraço!

Resposta

Link directo:

Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#381703 | monnircel | 06 jun 2017 17:27 | Em resposta a: #331943

Por Favor , estou procurando a 2 via da certidão de nascimento do meu avo, voces podem me informar como devo proceder.

João Gomes
Nascido em 18/07/1912
em Amarante
Filho de Ricardo Gomes e de Josefa Pereira.
Muito grata

Célia Monnier

Resposta

Link directo:

Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#381705 | saintclair | 06 jun 2017 17:39 | Em resposta a: #381703

-
Tem que saber a que Freguesia pertencia?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Amarante_%28Portugal%29
Sc.

Resposta

Link directo:

Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#381721 | monnircel | 07 jun 2017 12:37 | Em resposta a: #381705

Boa Tarde,
o problema é que nao sabemos qual a freguesia que ele pertencia, estou perdida! como devo proceder para achar.

muito grata

Célia

Resposta

Link directo:

Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#381821 | monnircel | 12 jun 2017 13:20 | Em resposta a: #331943

Boa tarde,

tive a informação que a freguesia é Amarante Mesmo (São Gonçalo).

Obrigada

Resposta

Link directo:

Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#382126 | monnircel | 21 jun 2017 17:53 | Em resposta a: #381705

Boa tarde SaintClair

tive a informação que a freguesia é Amarante Mesmo (São Gonçalo). Como devo proceder para solicitar uma busca.

Obrigada


Célia

Resposta

Link directo:

Busca Por certidão de nascimento ou batismo

#382167 | Nilcéa | 23 jun 2017 16:23 | Em resposta a: #331943

Boa Tarde!

Preciso muito encontrar algum registro do meu bisavô em Portugal. Não encontrei nenhum documento aqui no Brasil com a data de nascimento nem o local que ele nasceu em Portugal. Sabemos que ele nasceu em 1857 em Portugal e veio para o Brasil com 12 anos (1869).
Segue abaixo dados para pesquisa, ficarei imensamente agradecida se alguém puder me orientar.

Nome: Manoel Marques de Oliveira
Nome do pai: Antonio Marques de Oliveira
Nome da mãe: Anna Loureiro
Ano de nascimento:1857
Imigração para o Brasil: 1869

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen