Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Património | Pessoas

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#337137 | bjglrc | 23 out 2013 15:25

Caros confrades,

A Família Vieira, de Vieira do Minhojá está muito bem documentada, nomeadamente no NFP de Felgueiras Gayo, Ttº. Vieiras.
Contudo a minha questão prende-se na relação que estes Vieiras têm com a Família Leite, que também aparece nos Paroquiais de Eira Vedra. Nomeadamente:


1 João Vieira em §25 do Ttº de Vieiras no NFP, fº de Gonçalo Rodrigues, o moço e de Isabel Vieira de Faria. C.c. Madalena Lourença. Foi Juíz do Concelho de Vieira. Tiveram:
2 Guiomar Vieira. C.c. Jorge Afonso
2 Gaspar Vieira. C.c. ?
2 Pedro Vieira, que segue
2 Francisco Vieira. C.c. Apolonia Gonçalves
2 Brás Vieira §2

2 Pedro Vieira, filho de João Vieira e de Madalena Lourença. C. 2ª vez c. Isabel Dias. Tiveram:
3 Frutuoso Vieira, que segue:
3 Maria Vieira. Teve do Licenciado Diogo Anes LEITE, que instituíram uma Capela: Águeda Leite. C.c. António de Sepulveda. Tiveram: Dr. Leonardo Rebelo Leite, F.S.O.

3 Frutuoso Vieira, fº de Pedro Vieira e de Madalena Lourença. C.c. ?. Tiveram:
4 Joana Vieira. C.c. Sebastião Antunes
4 Domingas Vieira. C.c. Manuel Rebelo, fº de Gabriel LEITE
4 Maria Vieira. Teve do Licenciado André LEITE: Jerónima Vieira

§2
2 Brás Vieira, filho de João Vieira e de Madalena Lourença. Senhor de parte da Quinta do Balteiro. C.c. Maria André. Tiveram:
3 Madalena Vieira. C.c. Francisco Vieira
3 Belchior Vieira, senhor do Prazo da Porqueira. C.c. Ana Francisca, que tiveram Maria Vieira c.c. Francisco Antunes, o Novo de São Paio de Eira Vedra (1)
3 Gaspar Vieira, que segue
3 Domingos Vieira. C.c. Margarida Gonçalves

3 Gaspar Vieira * Eira Vedra 5.3.1589 fº de Brás Vieira e de Maria André, foi Sargento Mór do Concelho de Vieira, Capitão e Juíz. C.c. Isabel Afonoso, sem geração.

Teve de Francisca, das Bouças:
4 João Vieira. C.c. Luísa Fernandes
4 Francisco Vieira. C.c. Maria Francisca
4 António Vieira. C.c. Isabel Vieira.

Teve de Catarina LEITE + 10.5.1639, do Souto de São Paio de Eira Vedra, que Felgueiras Gayo diz se "Cristã Velha":
4 António Vieira * 25.03.1617, Herdeiro de seu pai da Quinta dos Ferreiros do meio de Vilar. C.c. Isabel Vieira. Com geração
4 Gregório * 17.7.1618
4 João * 1620
4 Maria Leite 31.9.1627. Teve de António Francisco Fens: Leonarda * 27.2.1664

(1)
Agora a questão prende-se com a 2ª mulher de Francisco Antunes, o Novo, Isabel LEITE, que ao contrário de todos os outros Leites da Freguesia, ainda não lhe encontrei conexão.
Será que Isabel Leite é também filha de Gaspar Vieira e de Catarina Leite?
Visto que o filho de ambos - António Vieira §2 N4 - foi padrinho de baptismo do filho de isabel Leite, António Leite F.S.O. * 25.8.1658, ou seja o tio era padrinho do sobrinho.

E Catarina Leite, do Souto de São Paio estaria relacionada com os Leite §1 N3 e N4?
Quem foram André Leite, Licenciado e Gabriel Leite ambos em §1 N4
Quem foi Diogo Anes Leite em §1 N3

Agradeço desde já qualquer contributo,
Com os meus melhores cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#337180 | lacardoso | 24 out 2013 09:24 | Em resposta a: #337137

Caro confrade Bruno Cerqueira

Não investiguei mais esse ramo de Vieira do Minho (ramo colateral à minha árvore) e não lhe sei responder às questões que coloca.
Talvez algum dos confrades que investigam essa área tenha mais informações que permitam progredir nesse ramo.
Boas pesquisas!

Melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#337223 | bjglrc | 25 out 2013 10:13 | Em resposta a: #337180

Cara Lúcia,

Muito obrigado pela sua resposta.
Com os meus melhores cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#338152 | Gabriela Teixeira | 15 nov 2013 19:51 | Em resposta a: #337180

Cara Lúcia Cardoso:

Tenho seguido as suas pesquisas, bem como a de outros confrades e daqui saúdo todos!
Também investigo no concelho de Vieira, que não conheço, e de onde, inesperadamente, descendo, mais precisamente de Eira Vedra ( de Guiomar Vieira, filha do casal João Vieira e Madalena Lourença ) e, também, de Pinheiro. A dificuldade surge, precisamente, nesta freguesia, onde não consigo progredir, por falta de elementos essenciais num assento de casamento, no qual não constam os nomes dos pais dos nubentes. Trata-se do casal Domingos Alves e Domingas Vieira que se receberam em 26 de Janeiro de 1676 ( i. 154 ). Ele faleceu em 1706 ( i. 215 ) e ela faleceu em 1729 ( i, 11 do livro de óbitos ). Domingas Vieira fez testamento que vai no livro deles na i. 16. Julgo, também, ser pertinente enumerar os seus filhos, para a eventualidade de tal vir a ser útil a algum confrade que possa andar por estas "bandas".
Os filhos são:

1. José Alves, 12 Out. 1676 (i. 98 ) c c com Domingas Gonçalves
2. Senhorinha Vieira, 27 Julho 1679 (i. 100 ) c c Manuel Vieira
3. Francisco Alves, 5 Out, 1681 (i. 102)
4, Maria Vieira, 5 Maio 1683 (i. 103)
5. Margarida Vieira, 19 Jan. 1685 (i. 105) c c Domingos Vieira de Vila Seca (i. 164)
6, Serafina Vieira, 2 Maio 1687 (i. 107) c c Manuel João (i, 163)
7, Francisca Vieira, 6 Fev. 1689 (i. 109) c c Joseph Pereira de Cortegaça (i. 168)
8. Domingos Alves, 29 de Março 1692 (i. 112) c c Joana Simões ( Cantelães, i. 181)
9. Manoel Alves, 8 Abril 1694 (i. 115) teria falecido? porque
10. Manoel Alves, 13 ? 1695 (i. 116)
11. João Alves, 3 Ago 1698 (i. 121)
12. António Alves, 3 Abril 1701 (i. 126) c c Domingas Ribeiro (i. 175)
13. Domingas Vieira, 20 Junho 1706 (i. 136) c c Manuel Luiz, do Carvalho (i. 173). Ela tinha três meses quando seu pai faleceu. É deste casal que eu descendo.

Acrescento que não pesquisei todos os possíveis casamentos. Esta família parece ter-se mantido na Fonte ( lugar de Tabuadelo ) ao longo de muitas gerações. Julgo que terá sido um lugar hoje extinto, pois a única informação que consegui encontrar, refere uma Casa da Fonte em Tabuadelo e suponho que esta Casa estará ligada ao Padre José Carlos Alves Vieira, ilustre investigador da regão, com obra publicada.
Solicito, pois, à Lúcia, a sua ajuda para que me ajude a sair deste imbróglio e deste impasse.
Desde já agradecendo toda a sua disponibilidade e pedindo-lhe desculpa pelo meu atrevimento,

sou, inteiramente ao seu dispor

Gabriela Cardoso Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#338160 | AntonioGonçalves | 15 nov 2013 23:54 | Em resposta a: #338152

Prezada Gabriela Cardoso Teixeira


Apenas localizei estes elementos nos dados que possui:


- Maria, b. 2.9.1671, filha de Manoel Fernandes e sua mulher, cima de vila, Cantelães, P. Domingos Alvares e Maria, sua irmã, filhos de Domingos Alvares, penedo, Pinheiro, S. Maria, Padre Fernão de Araujo, abade

- Domingos Alvares, filho de Domingos Alvares, taboadelo (casou em Cantelães, a 21.10.1709, com Joana Simões, filha de João Simões, carvalha, Cantelães, T. Estevão Simões, carvalha e seu filho Domingos, Domingos, filho de João Simões, Cantelães, Padre Agostinho de Araujo, abade)


Não sei se poderá ajudar em algum coisa, mas ...


Um Bom Fim de Semana

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#338190 | lacardoso | 16 nov 2013 17:11 | Em resposta a: #338152

Cara Gabriela

Pesquisei na árvore que tenho de Vieira do Minho os nomes que deu mas não encontrei nenhum.
"Estou" neste momento em Guimarães onde voltei ao início desta árvore, a:
Juliana Martins Vieira fª de Gonçalo Rodrigues, o moço e de Isabel Vieira de Faria.

Tomei nota destes nomes que enviou, se descobrir pistas dou novidades.

Boas pesquisas, cumprimentos
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#338250 | Gabriela Teixeira | 17 nov 2013 22:49 | Em resposta a: #338160

Caro António Gonçalves:

Agradeço-lhe a sua disponibilidade e a sua amabilidade. As suas informações foram, de facto, úteis, pois espero com elas abrir um novo campo de pesquisas. O meu muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

Gabriela Cardoso Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#338252 | Gabriela Teixeira | 17 nov 2013 22:55 | Em resposta a: #338190

Cara Lúcia:

Deixe-me agradecer-lhe a sua prontidão e a sua amabilidade. Disponha da minha colaboração, se precisar.
Boas pesquisas, também.

Boa semana e os meus cumprimentos

Gabriela

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#338377 | AntonioGonçalves | 20 nov 2013 20:57 | Em resposta a: #338250

Prezada Gabriela Cardoso Teixeira


Se puder ajudar em alguma situação que tenha em Cantelães, disponha, pois já fiz o seu levantamento, até 1750.

Como poderá consultar a mesma, em "Herois do Homem e Cavado", se assim o entender.

Agora, encontro-me a analisar, S. Maria de Pinheiro ... Vieira do Minho.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#338660 | Gabriela Teixeira | 26 nov 2013 15:18 | Em resposta a: #338377

Caro António Gonçalves:
Só agora vi a sua mensagem, pois o tempo que tenho tido é escasso . Sim, tenho interesse em Cantelães, mas esse ramo ainda não está muito organizado. Vamos indo por partes, que esta minha gente era muito "andarilha"...
Boas pesquisas em Pinheiro! E não se esqueça que o P. José Carlos Alves Vieira era de lá. Possivelmente haverá muita coisa publicada
de sua autoria.
Vou estar ausente mas em breve voltarei,
Agradeço e retribuo os melhores cumprimentos
Gabriela CT

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#341429 | Gabriela Teixeira | 23 jan 2014 16:36 | Em resposta a: #338377

Prezado Confrade António Gonçalves:
Consultando os «Heróis do Homem e do Cávado» referente a Sta. Maria de Pinheiro, deparei-me com a Lista de clérigos com IG.
Interessa-me o nome constante no nº 3) António Luís Vieira, Pasta 276, Processo 6235 de 10.8.1721. Contudo, como aí refere, teve outro processo de IG mais tarde, em 1.10.1730 . Gostaria de ter acesso a essas informações ,por isso, caro António Gonçalves, sabe
como posso aceder ao processo referente à última data? Será apenas através do Arquivo Distrital de Braga ou haverá outra forma?
Agradeço, desde já, o seu prestimoso auxílio.
Com os melhores cumprimentos,

Gabriela C. Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#341436 | AntonioGonçalves | 23 jan 2014 17:59 | Em resposta a: #341429

Prezada Gabriela C. Teixeira

Os processos de inquirição, têm uma estrutura muito parecida e que eu, no prazo temporal que estou a trabalhar, retiro, que consiste nos pais do justificante e avós paternos e maternos, que pelo (*) remeto para o final do post, como aconteceu com o do Antonio Luis Vieira, que de seguida o transcrevo. No entanto, há alguns que ao serem infamados, como é o caso do Antonio Luis Vieira, é mais desenvolvido e tentam chegar a fonte de onde surge a fama:


3)* - Antonio Luis Vieira, Pasta 276, Procº 6235, de 10.8.1721, assistente na rua do souto, Braga, teve outro processo de IG em 1.10.1730
a) Filho de Francisco Vieira e Francisca Luis, vilela, Pinheiro
b) Neto paterno de Antonio Vieira e Isabel Pereira, vilela, Pinheiro
c) Neto materno de Gonçalo Luis, carvalho de taboadelo, Pinheiro e Gracia Vieira, portelas, S. Maria dos Anjos
[Gracia Vieira, filha de Manoel Vieira e Madalena Simões, Anjos]
[Manoel Vieira, filho de Margarida Alvares, 3º avô do justificante, natural da rua dos Pelames, Santiago, Braga, irmã inteira de Maria Alvares e outros, irmãos do Padre Bento Sanches, reitor de S. Vicente de Campos, filhos de Frutuozo Alvares e Madalena Rodrigues, rua dos Plames, Braga, 4º avós]
[Manoel Vieira, irmão do Padre Francisco Vieira, Anjos, vigario de Gontim, 3º avós]
[Dizem as testemunhas em geral que Gracia Vieira, tinha fama de ser cristã nova, não sendo verdade pelos clerigos existentes na familia, essa fama advinha de um familiar ter posto uma pouca de bosta no vinho que dera a beber, que essa forma de actuar não era de cristão, mas de judeu e assim correu essa fama até aos dias de hoje]


Quanto ao acesso a essa Inquirição, os principais elementos já os retirei, isto não quer dizer, que os directamente envolvidos, não encontrem mais dados, neste momento o Arquivo Distrital de Braga, esta a proceder a sua digitalização e em breve irá proceder a sua divulgação, se no entanto tiver urgencia na sua consulta, terá que pedir ao ADB

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#341484 | Gabriela Teixeira | 24 jan 2014 18:41 | Em resposta a: #341436

Caro António Gonçalves:

Agradeço a sua habitual prontidão e disponibilidade. Felicito-o também pelo notável trabalho de investigação!
Boas pesquisas! E bom fim de semana!

Gabriela CT

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#350715 | Gabriela Teixeira | 29 set 2014 11:31 | Em resposta a: #337137

Caro António Gonçalves:

Não sei que confusão arranjei no envio desta mensagem, mas ainda estava a meio, desapareceu-me, inesperadamente, e fiquei sem saber se, acidentalmente, acabei por lha enviar.

Por isso vou renovar a mensagem.
Queria pedir-lhe ajuda na leitura de um assento de casamento em Eira Vedra, no Livro Misto, se tiver disponibilidade e não fôr maçada.
O registo encontra-se na imagem 57 e é o 1º da direita. Creio tratar-se de Pedro Afonso, segundo me parece a abreviatura do nome, mas não consigo decifrar a localidade de onde ele é. Percebe-se que os sogros são do lugar da "Piqua" (Pica) e é aí que ele passa a viver com sua mulher Mª Gonçalves onde também nascerão os seus filhos.

Outra coisa que também não compreendo _ talvez me pudesse esclarecer _ como podem seus filhos usar o apelido "Vieira", não constando nestes familiares mais próximos (sogros, mulher). Ou poderá haver uma certa arbitrariedade na escolha do apelido? Se quiser e puder dar uma vista de olhos, posso exemplificar com estes nomes:

imagem 119 - André Vieira, f. de Pedro Afonso da Piqua...
« 120 - Sebastião Vieira , idem

e outros. Mas não queria maçá-lo mais.

Desejo-lhe uma óptima semana.
Com os melhores cumprimentos,

Gabriela Teixeira

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#350728 | AntonioGonçalves | 29 set 2014 18:33 | Em resposta a: #337137

Prezada Gabriela Teixeira

Como não tenho a imagem transcrita, tentei ter acesso aos Registos Paroquiais de Vieira do Minho e não consegui, amanhã, no suporte fisico, irei tentar analisar o que pretende e depois comunicar-lhe-ei.

Uma boa tarde

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#350731 | Gabriela Teixeira | 29 set 2014 20:33 | Em resposta a: #337137

Caro Antònio Gonçalves:

Agradeço-lhe a sua pronta resposta. Não podia deixar de lhe dar os esclarecimentos necessários para a pesquisa que irá efectuar.

Consegue ler-se perfeitamente, no canto de cada página do Livro, a numeração e a rubrica do Padre.
Portanto, o casamento de Pedro Afonso, está na pág. 55;
o casamento de seus filhos : André Vieira, em 1636, pág. 36
Sebastião Vieira, em 1644, pág. 37

Espero minimizar, assim, todo o incómodo que lhe estou a causar, e peço-lhe imensa desculpa por isso.

Imensamente grata pela sua paciência, envio-lhe muitos cumprimentos.

Gabriela Teixeira

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#350757 | AntonioGonçalves | 30 set 2014 15:44 | Em resposta a: #337137

Prezada Gabriel Teixeira

Os dados que recolhi, embora escassos, são estes:

- Pedro Afonso, natural S. Maria de Pinheiro (casou na igreja de Sampaio de Eira Vedra, em 20.10.1600, com Maria Gonçalves, filha de Afonso Alvares e Bernarda Alvares, T. Afonso Martins, de mean, Tome de Sousa, Francisco Sousa, celebrou o Padre Gonçalo Vaz da Cruz, paroco)

- Sebastião, b. 25.1.1626, filho de Pedro Afonso e Maria Gonçalves, do lugar da pica, P. Gaspar Vieira, lugar de ferreiros, somente, Padre Gonçalo Vaz da Cruz, paroco

- Andre Vieira, filho de Pedro Afonso e Maria Gonçalves, ‘pica, Sampaio de Eira Vedra’ (casou em 25.1.1636, com Maria Francisca, filha de Ana Simões, S. Pedro de Barreiros ‘Entre Homem e Cavado’, T. Francisco Martins e Pego Gonçalves, seus vizinhos e Padre Domingos Martins, Padre Gonçalo Vaz da Cruz, paroco

- Sebastião Vieira, filho de Pedro Afonso e Maria Gonçalves, falecida, pica (casou em 27.2.1644, com Ana Vieira, paço, filha de Ana Francisca, falecida e Diogo Gonçalves, T. Francisco João, paço, Francisco Lourenço, igreja, Padre Gonçalo Vaz da Cruz, paroco

Nota: As palavras sublinhas, penso que estão corretas, mas necessitaria de melhor confirmação, como esta freguesia de Sampaio de Eira Vedra, é uma das que penso fazer o seu levantamento, logo que isso aconteça, confirme, pois o contato com a letra o paroco e o facto de se fazer tudo seguido, dá-nos mais segurança e certeza, nos dados transcritos.



Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#350758 | AntonioGonçalves | 30 set 2014 15:47 | Em resposta a: #337137

errata

O programa não respeitou os sublinhados, que são estes:

(Bernarda, sublinhada) Alvares
Afonso (Alvares, sublinhado)
Diogo Gonçalves (sublinhado)

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#367353 | leonardoabreul | 22 mar 2016 13:17 | Em resposta a: #337137

Caros confrades,

Lendo este tópico deparei-me com a referência ao padre Gonçalo Vaz da Cruz. Alguém me sabe dizer se existe o processo de habilitação sacerdotal (Inquirição de Genere) deste abade?

Com os melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#367445 | leonardoabreul | 25 mar 2016 10:37 | Em resposta a: #337137

Renovo este tópico.

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#367451 | AntonioGonçalves | 25 mar 2016 16:32 | Em resposta a: #367353

Prezado Leonardo

Na época de exercício de funções deste clérigo, poucos ou quase nenhuns processos de IG chegaram aos nossos dias, o muito que se poderá encontrar será a sua matricula.

Uma Santa Páscoa

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#367453 | leonardoabreul | 25 mar 2016 17:37 | Em resposta a: #367451

Desejo-lhe igualmente uma Santa Páscoa, caro confrade.

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#367617 | leonardoabreul | 29 mar 2016 19:21 | Em resposta a: #367451

Caro António Gonçalves e restantes confrades,

Sabem-me elucidar sobre a proveniência da família Araújo em Eira Vedra, na primeira metade do século XVII? Sei que há um "nicho" de Araújos em Cantelães por volta desta data, pelo que talvez haja alguma relação com os mesmos.

Com os melhores cumprimentos,
Leonardo Abreu

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#367622 | AntonioGonçalves | 29 mar 2016 23:13 | Em resposta a: #367617

Prezado Leonardo Abreu

De fato ha um núcleo forte de Araújo's em Cantelães, mas de uma maneira geral em todas as freguesias ha esse nome, é muito comum.

Em Cantelães, os primeiros Araújo's, estão sediados no solar de nugueiras, não sei qualquer a relação que têm com os Araújo's que vem de S. Miguel de Prado, ha probabilidade de serem parentes, mas não consigo prová-lo.

Sem dúvida que o abade Gaspar Dias de Carvalho, abade que foi de Cantelães, leva consigo vários familiares que são Araujo's, mas não sei o motivo, pois o irmão Domingos da Silva ao casar com Briolanja/Angela Barrosa, no assento de casamento são omitidos os pais.

Os sucessores do abade Gaspar Dias de Carvalho, passam a ser Araújo's, de modo que está aqui um enigma, talvez com a informação que possa ter a sua matricula, ou a sua tomada de posse, esclareça.

Quanto aos Araújo's de Eira Vedra, ainda não estudei essa freguesia, que penso será em breve e nessa altura, pode ser que tenha outros elementos, que, hoje desconheço.

Para complementar esta informação, de seguida envio o vestígio do primeiro Araújo de Cantelães´, conhecido

- Francisco de Araujo, nugueiras (casou em 17.9.1623, com Margarida Martins, filha de Antonio Martins, mo, ambos Cantelães, T. Geraldo Vieira, Geraldo Durães, Pedro Francisco, foleco, todos de Cantelães, Padre Gaspar Dias de Carvalho, abade)

Um dos sucessores do abade Gaspar Dias de Carvalho:

- Agostinho de Araújo, Pasta 1, Procº 5, de 22.3.1680, abade de S. Estêvão de Cantelães, Vieira, por resignação do abade Fernão de Araújo, seu tio, vive no lugar do hospital com seus pais
a) Filho de Francisco de Araújo e Catherina Francisca, hospital, S. Miguel
b) Neto paterno de Domingos Dias e Briolanja Barrosa, hospital, S. Miguel
c) Neto materno de António Fernandes canelo (filho de outro Fernandes por alcunha canelo), juiz na pica, que o matou um homem que ele ia prender, com um seu mesmo punhal e Mecia Antónia, falecidos, pica de regalados, Sampaio de Mós

Por último, muita curiosidade no casal abaixo, ter ligações ao referido Abade:

- Ilena Dantas, minha mai ‘mulher de Francisco de Araújo’ – f. 15.8.1637 – sepultada na capela-mor, com oficio de 30 padres - Padre Cristóvão Dantas, abade S. Miguel de Prado

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#367623 | leonardoabreul | 30 mar 2016 00:10 | Em resposta a: #367622

Caro António,

Bem vejo que está por dentro do assunto, direi mais: em profundidade!
Será que Isabel de Araújo, mulher de Francisco Lourenço, cuja filha (Ágata) contraiu matrimónio em Eira Vedra no ano de 1635, é parente do Francisco de Araújo que referiu?
Se calhar era este o Francisco de Araújo que o padre de S. Miguel de Prado referia : http://geneall.net/pt/nome/142404/francisco-de-araujo/

Muito agradecido pelo esclarecimento.

Cumprimentos,
Leonardo Abreu

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#367624 | leonardoabreul | 30 mar 2016 00:12 | Em resposta a: #367623

ERRATA: Talvez o Francisco de Araújo que o padre Dantas referiu era parente deste: http://geneall.net/pt/nome/142408/domingos-de-araujo/

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#367685 | leonardoabreul | 30 mar 2016 11:37 | Em resposta a: #337137

Para colmatar a publicidade indevida e insignificante que alguém colocou aqui, renovo este tópico.

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#381815 | casadalage | 12 jun 2017 11:30 | Em resposta a: #337137

Caros Confrades,

Acabo de ver este tópico e não quis deixar de tentar a sorte. Pode ser que algum dos participantes me possa ajudar, o que desde já agradeço.

Procuro entroncar uma Domingas Vieira, que casou em Serzedelo a 23/11/1673 com Martinho Gonçalves.
Esta Domingas Vieira era filha de Gregório Vieira, que faleceu em Serzedelo a 16/12/1678, e de Isabel Gonçalves.

Será que algum dos Confrades me pode ajudar a entroncar este Gregório Vieira?
Será o mesmo que o Confrade Bruno Cerqueira refere como filho de Gaspar Vieira e Catarina Leite.

Desde já grato pela ajuda que me possam facultar,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#381842 | Gabriela Teixeira | 13 jun 2017 10:05 | Em resposta a: #337137

Caro Confrade José Adolfo Azevedo:

Dentro das minhas (poucas) possibilidades gostava de o ajudar. Mas para isso gostava de ter mais informações.
Por exemplo, Serzedelo a que se refere pertence a Guimarães ou à Póvoa de Lanhoso ?

Tem elementos ou alguma "pista" que o tenham levado a concluir que Gregório Vieira seja oriundo de Eira Vedra (Vieira do Minho) ? Seria importante saber-se a DATA e LOCALIDADE do seu casamento com Isabel Gonçalves e verificar se, nesse registo, existe alguma indicação sobre o lugar de nascimento de Gregório Vieira.
Com os melhores cumprimentos,
Gabriela Teixeira

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#382107 | casadalage | 20 jun 2017 22:49 | Em resposta a: #381842

Cara Gabriela Teixeira,
Agradeço a sua disponibilidade.
Infelizmente, depois de colocar a questão a que teve a amabilidade de responder, verifiquei que a minha dedução não era cronologicamente possível.
De facto, o que eu procuro é a ascendência de Domingos Vieira c. na Caniçada a 04.09.1673 c. Maria de Araújo Barbosa e pais de Constantino Vieira de Araújo (F.G. tt.º Araújos, §282, N.º28).
Na I.G. do Padre João Vieira Barbosa, filho do referido Constantino e de s.m. Senhorinha Barbosa, as testemunhas dão o referido Domingos Vieira como natural do lugar de Real da freg. de S. Julião de Tabuaças, e uma delas dá-lhe por pai Martinho Gonçalves, o que deve ser erro uma vez que este Martinho Gonçalves casou em 1673 c. Domingas Vieira, data em que casam Domingos Vieira com Maria de Araújo Barbosa e, por isso, não podiam ser pai e filho.
Peço-lhe desculpa pela minha precipitação, mas se me puder ajudar na ascendência deste Domingos Vieira, fico-lhe muito grato.

Cumprimentos,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#383864 | jpm2353 | 23 ago 2017 04:54 | Em resposta a: #367622

Caro confrade,

De facto, os parentes do Abade de Cantelães, Gaspar Dias de Carvalho, nomeadamente os descendentes do seu irmão Domingos Dias, apelidam-se de Araújo.
Penso que o apelido provém da mulher desse Domingos Dias (seu irmão), que casou D. Briolanja de Barros (+ 30/09/1641 S. Miguel do Prado), a qual consta no título de Araújos, §497, N26 do NFP de Felgueiras Gayo.
Essa senhora era filha de Sebastião Vilela de Murça (+ 13/12/1645 S. Miguel do Prado), tabelião no actual concelho de Vila Verde e residente na Quinta de Aldar em S. Miguel do Prado, e de sua mulher D. Filipa de Sousa Alvim (+ 02/05/1631 S. Miguel do Prado), ambos descendentes de Araújos.

Talvez algum dos progenitores do Domingos Dias e do Abade de Cantelães, também fosse parente desses Araújos, mas parece-me que o apelido provém da família da D. Briolanja de Murça de Barros, sua mulher e cunhada, respectivamente.

Domingos Dias e D. Briolanja de Murça de Barros, tiveram um filho clérigo, o P.e Fernando de Araújo (+ 03/03/1685 Cantelães), o irmão deste padre, chamado Francisco de Araújo (* 1612 e + 19/04/1695 S. Miguel do Prado) casa em Pico de Regalados a 17/09/1645 com Catarina Francisca, viúva (* 25/06/1624 Pico de Regalados) e tiveram:
- D. Isabel de Araújo (* 12/09/1649 S. Miguel do Prado) casou em Cantelães a 28/09/1676 com Manuel Vieira, com descendência na qual me incluo
- P.e Agostinho de Araújo (* 01/09/1652 S. Miguel do Prado), com IG: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99HG-89JZ-5?wc=SSVC-959%3A363117701%2C363515401%2C363515402%2C363516601&cc=2125025
- D. Mécia de Araújo (* 10/01/1656 + 11/11/1697 S. Miguel do Prado) casou em S. Miguel do Prado a 14/05/1679 com o Capitão Domingos da Lomba, com 2 filhos clérigos (um com IG consultável)
- P.e João de Araújo, com IG: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89C2-4BC?mode=g&wc=SSVC-VF3%3A363117701%2C363515401%2C363515402%2C363518801&cc=2125025
- D. Luísa de Araújo, com 2 filhos clérigos (um com IG consultável)
- D. Maria de Araújo

Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

Vieiras, Eira Vedra, Vieira do Minho - Séc. XVI e XVII

#434960 | Dani Dias | 07 jul 2021 22:17 | Em resposta a: #337137

Caro João Peixoto de Magalhães,

Tenho como antepassado Francisco Araujo filho de Domingos Dias e Briolanja Murça de Barros.
E Agradeço a todos que contribuíram com as informações desse tópico.

meus sinceros cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 19:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen