Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338288 | bethbbsc | 18 nov 2013 18:50

Olá pessoal!

Estou tentando conseguir a cidadania portuguesa, porém, não tenho em mãos a certidão de nascimento do meu avó, que já é falecido, minha mãe já procurou em todos os documentos dele, mas nada encontrou.

Meu avó nasceu em 13/11/1924 em Portugal, quando chegou ao Brasil, confundiram o 13 com 23 e aqui ele ficou registrado como se tivesse nascido em 23/11/1924.

Sempre ouvimos ele dizendo que veio de Trás os Montes - Vila Real.

Segue um pequeno resumo de algumas informações que consegui encontrar:

Data Nascimento em Portugal: 13/11/1924
Local: Trás os Montes - Vila Real
Nome em Portugal: Joaquim Sylvio Rodrigues Teixeira (No Brasil, apenas Joaquim Sylvio)
Filiação: Bernardino Americo Rodrigues Teixeira e Ana da Costa Ribeiro

Como poderia encontrar a certidão de nascimento dele?

Desde já, agradeço a ajuda de todos!

Tenham uma ótima semana.

Att,
Elizabeth Bárbara.

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338292 | tmacedo | 18 nov 2013 19:53 | Em resposta a: #338288

Caro confrade,

Os seguintes registos de passaporte, do Arquivo Distrital de Vila Real, são do seu bisavô Bernardino Américo:

PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1649/1512 - Cota original 30 Registo de passaporte Vila Real, 18/01/1919 Requerente: Bernardino Américo Rodrigues Teixeira Idade: 24 anos Lugar: Borbelinha Freguesia: Adoufe Concelho: Vila Real Destino: Brasil F. 378v
--------------------------------------------------------------------------------
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1652/1130 - Cota original 1715 Registo de passaporte Vila Real, 21/11/1922 Requerente: Bernardino Américo Rodrigues Teixeira Idade: 28 anos Lugar: Borbelinha Freguesia: Adoufe Concelho: Vila Real Destino: Brasil F. 283
--------------------------------------------------------------------------------
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1657/570 - Cota original 45 Registo de passaporte Vila Real, 15/03/1932 Requerente: Bernardino Américo Rodrigues Teixeira Bilhete de identidade número: 196181 (Porto) Data de nascimento: 02/03/1894 Idade: 38 anos Lugar: Borbelinha Freguesia: Adoufe Concelho: Vila Real Destino: Uruguai F. 143
-------------------------------------------------------------------------------
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1657/829 - Cota original 142 Registo de passaporte Vila Real, 19/04/1930 Requerente: Ana da Costa Ribeiro (esposa de Bernardino Américo Rodrigues)Bilhete de identidade número: 253284 (Porto) Data de nascimento: 11/03/1895
Idade: 38 anos Lugar: Benagouro Freguesia: Vilarinho da Samardã Concelho: Vila Real
Acompanhantes: Margarida (filha, 13anos), Joaquim (filho, 8 anos) Valdemar (filho, 3 anos) Destino: Brasil F. 207

Por este último sabemos que seu avô Joaquim terá ido para o Brasil com 8 anos com sua mãe Ana da Costa Ribeiro e irmãos.

O seu assento de nascimento estará na conservatória do Registo Civil de Vila Real na freguesia de Adoufe aonde seus pais residiam. Terá de contactar a conservatória e pedir o assento.

Conservatória do Registo Civil - Vila Real Morada: Rua Marechal Teixeira Rebelo Lt. 8 -Quinchosos5000-626 Vila Real GPS: 41.295809,-7.746980 Telefone: 259 340 100 Fax: 259 340 109

Também poderá contactá-los por email.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338293 | bethbbsc | 18 nov 2013 21:08 | Em resposta a: #338292

Não existe palavras no mundo pra demonstrar meu agradecimento! Me emocionei quando encontrei o nome de meu avô e meus tios-avôs. Muito obrigada, significou muito pra mim o seu ato!

Entrei em contato com a Conservatória do Registro Civil no e-mail crc.vilareal@dgrn.mj.pt, solicitando o assento de nascimento de meu avô.

Assim que tiver uma resposta postarei aqui!

Novamente muito obrigada, toda a minha família agradece! =)

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338297 | MCNN | 18 nov 2013 23:25 | Em resposta a: #338293

Cara Elisabeth

Porque eventualmente será do seu interesse, aqui lhe deixo o link para dois pedidos de passaporte dos seus bisavós em que piderá visionar as suas fotografias.

Passaporte da sua bisavó

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1119684

(Seleccione a imagem m0209.tif) - é o registo número 142


Passaporte do seu bisavô

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1119684

(Seleccione a imagem m0144.tif) - é o registo número 45


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338301 | bethbbsc | 19 nov 2013 00:10 | Em resposta a: #338297

Sério?? Como vocês conseguem essas relíquias?!?

Muito obrigado mesmo, pela primeira vez eu pude ver fotos de meus bisavós.

Todo documento que eu puder ter acesso será de grande utilidade!

Mais uma vez agradeço a gentileza.

Att,
Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338305 | tmacedo | 19 nov 2013 00:30 | Em resposta a: #338301

Cara Elisabeth Bárbara,

Pesquise no site do Arquivo Distrital de Vila Real onde parte da documentação está on line: http://www.advrl.org.pt/documentacao/pesquisa_navv2.html

Boas pesquisas,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338311 | bethbbsc | 19 nov 2013 01:31 | Em resposta a: #338305

Olá António!

A busca foi meio infrutífera, já que aparentemente, ainda não foram cadastrados os Registros de Nascimento em Vila Real no site.

Seria essa documentação que você fala?

Grata.

Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338313 | tmacedo | 19 nov 2013 08:18 | Em resposta a: #338311

Cara Elisabeth Bárbara,

O site do Arquivo Distrital de Vila Real entre muita outra documentação [notarial, monástica, judicial, etc...], tem os registos de passaporte antigos e os assentos de nascimento, casamento e óbito até cerca de 1911. O assento de nascimento de seu avô, nascido na década de 20, não está no ADVR que é uma espécie de arquivo morto. Permanece ainda na Conservatória do Registo Civil de Vila Real ao qual já se dirigiu pedindo cópia.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338314 | tmacedo | 19 nov 2013 08:38 | Em resposta a: #338311

Cara Elisabeth Bárbara,

Como exemplo do que referi em anterior mensagem, no site do ADVR, tem o assento de baptismo de seu bisavô Bernardino Américo. Veja o link http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL02-001-015# e, nele, seleccione a imagem 0040 [e, nesta, o assento 14]. Verá quem foram seus pais, avós e padrinhos.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338324 | bethbbsc | 19 nov 2013 12:55 | Em resposta a: #338314

Fiquei muito chateada, pois recebi essa mensagem da escriturária:


"Informo V. Ex.ª, que feitas as buscas nos anos de 1923, 1924 e 1925 não foi localizado o assento de nascimento referido.
Talvez solicitar informação em outro concelho próximo (Vila Pouca de Aguiar por exemplo).

Com os melhores cumprimentos,
A Escriturária"

Existe a possibilidade de encontrar essa certidão com os dados dos pais, já que vcs muito amavelmente já conseguiram levantar esses dados?

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338326 | tmacedo | 19 nov 2013 13:07 | Em resposta a: #338324

Cara Elisabeth Bárbara:

Não desanime !

Transcrevo novamente o assento do ADVR que refere o passaporte de seu avô Joaquim e da mãe deste:
"PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1657/829 - Cota original 142 Registo de passaporte Vila Real, 19/04/1930 Requerente: Ana da Costa Ribeiro (esposa de Bernardino Américo Rodrigues)Bilhete de identidade número: 253284 (Porto) Data de nascimento: 11/03/1895 Idade: 38 anos Lugar: Benagouro Freguesia: Vilarinho da Samardã Concelho: Vila Real Acompanhantes: Margarida (filha, 13anos), Joaquim (filho, 8 anos) Valdemar (filho, 3 anos) Destino: Brasil F. 207"

O passaporte é de 19/04/1930 e o filho Joaquim é dito ter 8 anos. Sendo assim, terá nascido entre 20/04/1921 e 19/04/1922. Se não houver engano, aconselho-a pois a pedir a busca na freguesia de ADOUFE [onde sabemos que viviam os pais] nos anos de 1921 e 1922.

Cumprimentos e boa sorte,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338428 | bethbbsc | 21 nov 2013 21:27 | Em resposta a: #338326

Prezados,

Infelizmente a resposta que obtive da escriturária do Conservatória do Registo Civil de Vila Real não foi animadora. Segue a mesma logo abaixo:

"Ex.ma Senhora

Informo V. Ex.ª, que o nome que procurei desde o ínicio foi "Joaquim Sylvio Rodrigues Teixeira", não foi no entanto localizado o assento de nascimento do referido nem entre os anos de 1919 a 1922."

Após essa resposta, pedi encarecidamente que buscassem algum registro tendo como base a filiação, segue abaixo minha solicitação:

"Antes de tudo, muito obrigada pela ajuda prestada.

Teria como realizar tal busca através da filiação? Não tenho certeza se meu avô Joaquim foi registrado exatamente com esse nome em Portugal (Joaquim Sylvio Rodrigues Teixeira), já que no Brasil ele assinava apenas como Joaquim Sylvio.

Nesse caso, temos certeza apenas da filiação.
Pai: Bernardino Américo Rodrigues Teixeira
Mãe: Ana da Costa Ribeiro

Ficaria imensamente grata se pudesse verificar.

Desde já, muito obrigado."

Após essa última solicitação, fui respondido hoje pela escriturária e infelizmente, não encontraram registros de meu avô. Segue a resposta obtida:

"Ex.ma Senhora
Informo V. Ex.ª, que foram feitas buscas em todos os "Joaquim" que nasceram na freguesia de Adoufe e Vilarinho de Samardã nos anos de 1912 a 1922 e não foi localizado.
Mais informo, que a colega da Conservatória de Vila Pouca de Aguiar fez também busca nos anos de 1917 a 1923 e não localizou o referido assento de nascimento.
Aconselho que verifique o nome do seu avô pelo documento de identificação do seu pai, para verificar o nome correcto, porque se o primeiro nome não for "Joaquim" a informação poderá não estar certa.

Com os melhores cumprimentos,
A Escriturária, Maria Manuel Matos Vaz"

Tendo recebido essa última resposta, já não sei mais o que posso fazer...

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338435 | MCNN | 21 nov 2013 23:17 | Em resposta a: #338428

Boa noite Elisabeth

O que pode fazer é continuar a procurar nas freguesias vizinhas. Numa delas estará o assento que procura.

Nos pedidos de passaporte é dito que os seus bisavós residiam em Borbelinha, freguesia de Adoufe.

Mas Borbelinha fica mesmo na fronteira entre a freguesia de Adoufe e a freguesia de Borbela.

No seu lugar, eu pedia para começarem por procurar na freguesia de Borbela.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338441 | bethbbsc | 22 nov 2013 01:17 | Em resposta a: #338435

Obrigada pela dica, Mário! Encaminhei um novo email para a escriturária do Conservatória do Registo Civil de Vila Real, vamos ver o que iremos encontrar.

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338446 | lezico | 22 nov 2013 06:25 | Em resposta a: #338441

Atenção que o pedido de passaporte de Ana da Costa Ribeiro é de 29/03/1933 e não de 19/04/1930:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/Controls/vault/?id=D782F973B7A5CF0DE3242CB8DC1D0D42&a=false&m=image/jpeg&fe=jpg


Não há portanto, em princípio, motivos para duvidar da data de nascimento de Joaquim aqui indicada inicialmente: 13/11/1924.


Parece-me que neste pedido está escrito que Joaquim e a irmã Margarida vão com passaportes passados no Consulado do Brasil no Porto, alguém sabe se existe acesso a estes documentos?

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338447 | lezico | 22 nov 2013 06:31 | Em resposta a: #338441

Queria escrever 29/05/1933, não 29/03.

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338466 | bethbbsc | 22 nov 2013 13:29 | Em resposta a: #338447

Olá Lezico!

Muito bem observado, realmente as datas estão divergentes, no passaporte oficial é apresentado a data de 29/05/1933. Já no site, é informado a data 19/04/1930. Me parece que cometeram um erro eu repassar as informações originais do passaporte para o site. Se batermos as outras informações, como a Cota original: 142 ou o número do bilhete de identidade: 253284, vemos que as informações são as mesmas.

Desta forma, me parece que realmente meu avô nasceu em 13/11/1924.

Muito obrigado por mais essa informação.

Vamos aguardar e ver se alguém pode dar alguma informação referente aos passaportes passados no consulado do Brasil no porto. Eu realmente não consegui encontrar onde no passaporte é dito isso, ta dificil a leitura.

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#338515 | lezico | 23 nov 2013 02:12 | Em resposta a: #338466

O que leio é:

"levando os filhos - Margarida, de 13 anos - Joaquim, de 8 e Valdemar, de 3. Os dois primeiros vão com passaportes passados no Consulado do Brasil no Porto. (Vila Real o 3º)"

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#339613 | bethbbsc | 16 dez 2013 09:36 | Em resposta a: #338515

Olá pessoal, infelizmente não consegui mais nenhuma informação, estou ficando desanimada...

Alguém teria algum contato do consulado do brasil em Porto? Será que lá eu consigo alguma coisa? Já não sei mais pra onde recorrer.

Desde já, agradeço novamente a ajuda de todos os amigos do fórum, obrigada pela força.

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#339614 | pachancho | 16 dez 2013 10:30 | Em resposta a: #339613

Bom dia,
Já pediu ao Arquivo de Vila Real, para verificarem se no processo de pedido de passaporte não existem as certidões de nascimento?

cumprimentos,
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#339616 | f4b2 | 16 dez 2013 11:47 | Em resposta a: #339613

Bom dia

Como não consigo entrar nos Linkes pode dizer-me o nome dos pais de Bernardino Américo Rodrigues e de Ana da Costa Ribeiro?

Cumprimentos
João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#339627 | lezico | 16 dez 2013 16:09 | Em resposta a: #339616

Se o problema é o interface usado, os atalhos seguintes não devem dar problema para visualizar os assentos de batismo, de uqlquer modo aqui estão os nomes:


Pais de Bernardino Americo Rodrigues:
Manuel Rodrigues Teixeira e Ana Dias
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVRL02-001-015/PRTC0808D_ADVRL-PVRL02-001-Lv015_M_00040.jpg

Pais de Ana da Costa Ribeiro:
José Silvino da Costa e Margarida Ribeiro
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVRL30-001-017/PRTC0808D_ADVRL-PVRL30-001-Lv017_M_00041.jpg#



Elizabeth Bárbara: quanto ao Consulado do Brasil no Porto, tente aqui:

http://porto.itamaraty.gov.br/pt-br/fale_com_o_consul-geral.xml

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#339633 | f4b2 | 16 dez 2013 18:09 | Em resposta a: #339627

Boa tarde

Caro confrade

Perguntei pôr estes nomes na expectativa de os poder ver nos Anuários de Portugal dos anos de 1908/1909, não referenciei nenhum deles, mas deixo estes na esperança de que possam ajudar,cito:

- AMÉRICO RIBEIRO RODRIGUES - Mercearia em Vila Real,1908
- MANOEL JOAQUIM RIBEIRO da COSTA - Pároco em Adoufe(Vila Real), 1908
- JOÃO AUGUSTO TEIXEIRA - Professor em Adoufe,1909
- JOÃO BAPTISTA RODRIGUES da COSTA - Professor Nogueira(Vila Real),1909
- ANNA AUGUSTA RODRIGUES - Professora em Moudrões(Vila Real), 1909
- CELESTINA CÂNDIDA RIBEIRO da COSTA - Professora da Escola Azevedo em Vila Real, 1909
- JOSÉ ANTÓNIO RODRIGUES da COSTA - Fazendas em Vila Real, 1908
- ANTÓNIO RODRIGUES da COSTA - Proprietário e Capitalista em Vila Real,1909

Cumprimentos
João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#339658 | bethbbsc | 17 dez 2013 16:49 | Em resposta a: #339633

pachancho:
Já entrei em contato com a Conservatória do Registo Civil de Vila Real, porém não foram encontrados registro de meu avô. Quanto ao processo de pedido de passaporte, não seria o caso de ver diretamente com o consulado do brasil no porto? Ou a conservatória também teria tal informação?

f4b2:
Vejo que nosso amigo lezico já forneceu tal informação.

lezico:
Encaminhei um e-mail ao consulado, vamos aguardar o contato.

Mais uma vez, agradeço a ajuda de todos, sem vcs não conseguiria qualquer avanço em minhas buscas.

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#339674 | pachancho | 17 dez 2013 21:38 | Em resposta a: #339658

Boa noite,
uma vez que os livros de registo de passaporte se encontram no Arquivo de Vila Real, os respectivos processos também lá devem estar. Nesses processos costumam estar as certidões de nascimento, das pessoas em causa. Foi através dos pedidos de passaporte que encontrei algumas certidões de nascimento, para confrades brasileiros.
No que diz respeito a passaportes, não vai encontrar a informação na Conservatória do Registo Civil, antigamente eram feitos no Governo Civil. Acho que deveria enviar um email para o arquivo distrital de Vila Real, não perde nada com isso, e ao mesmo tempo também pode pedir a informação para o consulado, tem que "jogar" com todas as possibilidades possíveis.

cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#339702 | rfmc | 18 dez 2013 18:43 | Em resposta a: #339674

Cara

Deve indicar ao Registo Civil Vila Real as seguintes freguesias;
[pois fazem fronteira com as freguesias de Adoufe e Vilarinho de Samardã, onde pertenciam os pais do seu avô Joaquim!!.......]
--------
-Lamas de OLO
-Borbela
-Mouçós
-São Tomé do Castelo
-Vilarinho de Samardã
-ADOUFE
----------
----------------------------
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4f/Adoufe_Vila_Real.svg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adoufe
------------------------------------
Boa sorte

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#339703 | rfmc | 18 dez 2013 18:50 | Em resposta a: #339702

Cara Elizabeth;

Tenha em atenção que o Pai do seu avô tem registos de ter emigrado 1 vez para o Uruguai e 2 vezes para o Brasil.
Assim, a sua bisavó Ana Ribeiro na ausência do marido deve ter ficado
a viver em Casa dos Pais, ou dos Sogros.
A ser assim, estes poderiam viver numa freguesia vizinha, e aquando do registo de nascimento avô Joaquim, este não pertencia à Freguesia de ADOUFE, para sim a outra Freguesia VIZINHA!

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#339720 | bethbbsc | 18 dez 2013 23:33 | Em resposta a: #339674

Pachancho

Enviei um email para a CRC Vila Real perguntando se seria possível conseguir tal documentação através do processo de pedido de passaporte, não custa tentar.

Encaminhei também um e-mail ao consulado geral do Brasil no porto, vamos aguardar.

Quanto ao email para o arquivo distrital de vila real, não seria essa CRC? Ou estou enganada? Seria para verificar se eles possuem o registro de passaporte de meu avô? Mas não é dito que o passaporte foi passado no consulado geral do Brasil no porto?

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#339722 | bethbbsc | 18 dez 2013 23:39 | Em resposta a: #339702

rfmc

Recebi a seguinte mensagem da CRC Vila Real quando solicitado para verificar nas freguesias vizinhas, mais precisamente em Borbela.

"As buscas foram feitas em todas as freguesias deste concelho, uma vez que a partir de 1910 os livros anuais, incluem todos os assentos de nascimento de todas as freguesias deste concelho.".

E se ele tiver sido registrado em outro concelho, que não Vila Real? Será?

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#339833 | rfmc | 21 dez 2013 18:44 | Em resposta a: #339703

Elisabete;

Envio mapa com as localidades; Borbelinha, Adoufe e Benagouro.
[ tudo dentro de um raio de 7 km ].
Sou de opinião que deve tentar averiguar a Freguesia de Vilarinho

de Samardã, onde pertencia a mãe do seu avô Joaquim.
Lembro que o seu avô teria nascido entre 1924 e 1925. Conforme
se pode ver na cópia do passaporte de Ana da Costa Ribeiro.
Em 29 de Maio de 1933 o seu avô tinha 8 anos, fazendo as contas,
teria nascido em 1925.].... [ e não em 1922.]

---------
...Segue parte do ofício que vc. recebeu Conserv. Registo Civil de Vila Real, [andaram à procura no ano errado.....]
"..
"Ex.ma Senhora
Informo V. Ex.ª, que foram feitas buscas em todos os "Joaquim" que nasceram na freguesia de Adoufe e Vilarinho de Samardã nos anos de 1912 a 1922 e não foi localizado."
----------
http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/vaultimage/?id=D782F973B7A5CF0DE3242CB8DC1D0D42&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
---
http://goo.gl/maps/b440q
-----------
Boa sorte

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#339897 | rfmc | 22 dez 2013 22:13 | Em resposta a: #339833

Cara Elisabete;

Envio link,da autoria da Confreira Rita Vanzeler, onde poderá pesquisar assentos de nascimento dos
seus familiares; Distrito de Vila Real.
http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm
--
Melhores cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#340086 | bethbbsc | 28 dez 2013 10:58 | Em resposta a: #339722

Meus amigos, recebi a triste notícia do consulado do Brasil no Porto:

"Prezada Senhora Elizabeth Bárbara,

Em resposta ao seu e-mail, informo que não poderemos ajudá-la, pois todos os arquivos de documentos expedidos pelos Consulados brasileiros , são destruidos ao fim de cinco anos.

Cumprimentos
CG Porto"

Por acaso teriam alguma outra sugestão para que eu consiga encontrar o assento de nascimento de meu avô?

Mais uma vez, agradeço o empenho de TODOS que me ajudaram e estão me ajudando nessa busca, meus mais sinceros agradecimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa

#340088 | rfmc | 28 dez 2013 12:13 | Em resposta a: #340086

Cara Confreira;

... Sugiro que leia as mensagens que lhe têm enviado,
e opte por reformular alguns procedimentos, e assim
obter algum sucesso nas suas buscas.
Melhores cumprimentos
Boas Festas
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa

#340117 | bethbbsc | 28 dez 2013 23:52 | Em resposta a: #340088

Pois é, já tentei de tudo que o pessoal sugeriu...

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa

#340122 | rfmc | 29 dez 2013 01:14 | Em resposta a: #340117

-
... Já solicitei à Conservatória Vila Real
fotocópia do registo nascimento de seu
avô.
Vamos aguardar pela resposta.
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa

#340136 | f4b2 | 29 dez 2013 18:37 | Em resposta a: #340122

Boa noite

Peço desculpa por novamente estar a interferir nas vossas pesquisas, mas nos nomes que aqui deixei em 16 de Dezembro aparece o nome de um Américo Ribeiro Rodrigues em Vila Real, será que uma fotocópia do registo de nascimento deste Américo Ribeiro Rodrigues poderá levar á sua filiação e daí tirar alguma pista? Mas pode também dar em nada!
Não custa muito tentar, penso eu.

Cumprimentos
João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa

#340142 | rfmc | 29 dez 2013 20:38 | Em resposta a: #340136

-
Caro João;
Fiz seguir para a Conservatória V. Real o 2º mail
que passo a colocar;
-
"Para uma melhor compreensão do assunto, envio cópia dos passaportes dos Pais de Joaquim Sílvio Rodrigues Teixeira :--
-Bernardino Américo Rodrigues Teixeira
-Ana da Costa Ribeiro.
----
Solicito ainda o favor de verem a Freguesia de Vilarinho
de Samardã, onde pertencia a mãe de Joaquim Silvio Rodrigues
Teixeira.
---
http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/vaultimage/?id=1CF85BEC6A40DFDD2CFBC71E8369583F&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
-----------
http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/vaultimage/?id=D782F973B7A5CF0DE3242CB8DC1D0D42&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
--"
Obrigado pela sua disponibilidade.
Boas Festas
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa

#340516 | bethbbsc | 06 jan 2014 12:43 | Em resposta a: #340142

rfmc

Lhe peço sinceras desculpas, realmente não visualizei algumas de suas mensagens anteriores, não sei o motivo, mas não foi atualizado da última vez que visualizei a página,renato desculpe.

A respeito das freguesias vizinhas, foi informado que todas estão dentro do concelho de Vila Real e que a partir de 1910 os livros anuais incluem todos os assentos de nascimento de todas as freguesias deste concelho, ou seja, tudo pertencente as freguesias de Vila Real, estão juntas na CRC de Vila Real.

Quanto a data procurada, havia solicitado novas buscas para a CRC de Vila Real, e fui informada hoje de que feitas as buscas nos anos de 1924 a 1928 não foi localizado o referido assento. =/

Anteriormente, a escriturária da CRC Vila Real, pediu a uma colega da Conservatória de Vila Pouca de Aguiar, que fezisse também busca nos anos de 1917 a 1923, porém a mesma não localizou o referido assento de nascimento. Como agora temos certeza que meu avô nasceu em 1924, pedi que ela pedisse para a colega procurar novamente nesse ano.

Muito obrigada mesmo por me ajudar nessa busca, inclusive enviando um email a Conservatória, caso tenha alguma resposta, ficarei anciosa para saber.

Meus cumprimentos.

Att,
Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa

#340517 | bethbbsc | 06 jan 2014 13:10 | Em resposta a: #340516

rfmc, algumas correções a serem feitas na mensagem anterior.

Desculpe lhe chamar de renato, pensei ter visto em alguma assinatura sua.

Não quis dizer: "..... tudo pertencente as freguesias de Vila Real..."
E sim: "..... tudo pertencente ao CONCELHO de Vila Real..."

Caro João Barroca,
Quanto ao citado AMÉRICO RIBEIRO RODRIGUES - Mercearia em Vila Real,1908 caso pudesse ser meu bisavô, ele teria nesse ano de 1908 apenas 14 anos, uma vez tendo ele nascido em 1894 como consta no assento de nascimento do mesmo. O assento de meu bisavô pode ser visualizado no seguinte link, na página 40 número 14: http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL02-001-015#

Ainda assim, é uma possibilidade que não pode ser descartada e aprecio sua ajuda.

Att,
Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

RE: Fregª:-- V.Samardã, S.Tomé Castelo, Mouçós. Borbela, Lamas Olo. Adoufe

#340529 | rfmc | 06 jan 2014 18:21 | Em resposta a: #340517

-
Elizabeth;

... Lembro que deve solicitar à C.R.C. Vila Real, o favor de procurarem nas Freguesias-anexas à de
Adoufe, são cinco [ 5 ], os respectivos registos de nascimento, em virtude de não estarmos a ter sucesso
com estas diligências.
A Conservatória procurou vários registos dessa família, nada aparece, estou à espera do registo da filha
de 13 anos- Margarida, pela demora tudo indica que irá pelo mesmo caminho...
Nessas cinco Freguesias que fazem-Fronteira com a de Adoufe, poderá estar a chave do " mistério "....
O Registo de casamento também não aparece.
-
-Lamas de Olo
-Borbela
-Mouçós
-São Tomé do Castelo
-Vilarinho de Samardã
-Adoufe
-
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4f/Adoufe_Vila_Real.svg
-
Cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Fregª:-- V.Samardã, S.Tomé Castelo, Mouçós. Borbela, Lamas Olo. Adoufe

#340532 | rfmc | 06 jan 2014 19:17 | Em resposta a: #340529

-
Cara Elizabeth;
-Margarida ..... [ 13 anos ] em 1933.
... Acaba de chegar a resposta da CRCVR;
"Informo V. Ex.ª, que feitas as buscas nos anos de 1918 a 1924, não foi localizado o assento de nascimento referido.
Com os melhores cumprimentos,
A Escriturária, Maria Manuel Matos Vaz"
--
Cumptºs
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa

#340533 | f4b2 | 06 jan 2014 20:23 | Em resposta a: #340517

Cara Elizabeth Bárbara

Ao insistir no nome de AMÉRICO RIBEIRO RODRIGUES não foi com o pensamento que pudesse ser o seu bisavô, mas sim que fosse um familiar directo, e através dele chegar eventualmente ao seu bisavô dada a similaridade dos nomes.

Cumprimentos
João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa

#340557 | bethbbsc | 07 jan 2014 12:11 | Em resposta a: #340533

rmfc,

Quanto a busca ser feita nas freguesias-anexas à de Adoufe, o que foi falado pela Conservatória de Vila Real não se aplica? Veja abaixo a mensagem enviada pela CRC Vila Real:

"As buscas foram feitas em todas as freguesias deste concelho, uma vez que a partir de 1910 os livros anuais, incluem todos os assentos de nascimento de todas as freguesias deste concelho.".

Nem de minha tia avó foi encontrado... esse mistério ta difícil de ser solucionado... =/


João Barroca,

Ah sim, agora lhe compreendo, esse AMÉRICO RIBEIRO RODRIGUES talvez fosse da família de meu bisavô, porém ele tem um dos sobrenomes de minha bisavó (Ribeiro).

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa

#340559 | bethbbsc | 07 jan 2014 12:29 | Em resposta a: #340557

Pessoal,

A CRC Vila Real me forneceu o email para contato com a CRC de Vila Pouca de Aguiar, indicando para verificar nos concelhos vizinhos, fiz uma busca e vi que o distrito de Vila Real subdivide-se nos seguintes catorze municípios:

Alijó
Boticas
Chaves
Mesão Frio
Mondim de Basto
Montalegre
Murça
Peso da Régua
Ribeira de Pena
Sabrosa
Santa Marta de Penaguião
Valpaços
Vila Pouca de Aguiar
Vila Real

Esses municípios seriam os tais concelhos? Caso sim, enviarei um email para a conservatória de cada um desses concelhos pedindo que verifiquem o assento de nascimento de meu avô, não custa nada tentar.

Saberiam me dizer onde posso encontrar o email dessas conservatórias?

Att,
Elizabeth Bárbara

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Distrito_de_Vila_Real

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa

#340562 | MCNN | 07 jan 2014 13:40 | Em resposta a: #340559

Bom dia

Eu ia precisamente sugerir-lhe que procurasse em Vila Pouca de Aguiar, pois o seu bisavô quando pediu o passaporte para o Uruguai pediu-o, aparentemente, junto com outras pessoas que eram todas de Vila Pouca de Aguiar. Quem sebe se ele não morava por lá e foi aí que registou os filhos ?

Este ficheiro tem os contactos de todas as Conservatórias do Registo Civil.

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-dos-servicos-civil/downloadFile/file/CR_civil.pdf?nocache=1386088122.77

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa

#340590 | bethbbsc | 07 jan 2014 19:49 | Em resposta a: #340562

Mário, muito obrigada pela dica! Encaminhei um email para todas as conservatórias abaixo:

Alijó - crcpcom.alijo@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Boticas - crcpncom.boticas@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Chaves - crc.chaves@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Mesão Frio - crcpcom.mesao-frio@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Mondim de Basto - crcpcom.mondim-basto@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Montalegre - crcpcom.montalegre@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Murça - crcpncom.murca@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Peso da Régua - crcpcomaut.pesoregua@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Ribeira de Pena - crcpncom.ribeira-pena@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Sabrosa - crcpncom.sabrosa@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Santa Marta de Penaguião - crcpncom.smarta-penaguiao@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Valpaços - crcpcom.valpacos@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Vila Pouca de Aguiar - crcpcom.vpouca-aguiar@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Vila Real - crc.vilareal@dgrn.mj.pt (Não obtive sucesso)

Vamos torcer!

Att,
Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#340593 | pachancho | 07 jan 2014 20:55 | Em resposta a: #338288

Cara Elizabeth, tente contactar o Sr. Padre Augusto Luís Ferreira de Matos, pároco das freguesias de Adoufe e Samardã, deve ter o registo de baptismo dos mesmos.
http://www.portal.ecclesia.pt/anuario/dioceses/1/ficha_padre_paroquia.asp?cleroid=489&dioceseid=19

cumprimentos,
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa

#340599 | f4b2 | 07 jan 2014 23:51 | Em resposta a: #340557

Boa noite

Tenho continuado a verificar no Anuário de Portugal de 1909 os Concelhos que pertencem ao Distrito de Vila Real e deparei-me com este nome, cito:

- BERNARDINO TEIXEIRA - Tamanqueiro em Boticas, 1909

Cumprimentos
João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#340618 | bethbbsc | 08 jan 2014 12:15 | Em resposta a: #340593

Paula, obrigada pela ajuda.
Não estou conseguindo enviar o email para o Sr. Padre Augusto Luís Ferreira de Matos, ocorre falha no envio através do email: matos-beca@hotmail.com Será esse mesmo o email correto?

Rfmc,
Obrigada pela busca, talvez um desses possam ter algum parentesco com meu bisavô, mas ligar do Brasil para Portugal para todos eles é inviável.

João,
Será algum parente próximo ou até o meu próprio bisavô? Ele nasceu em 1894, como a referência diz ser de 1909 ele teria cerca de 15 anos.

Att,
Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

RE: Conservatórias R. Civil Distrito Vila Real

#340630 | rfmc | 08 jan 2014 17:36 | Em resposta a: #340618

-
Elizabeth;

Os Concelhos de;

-ALIJÓ
-MESÃO FRIO
-SABROSA
-VALPAÇOS
-VILA P. AGUIAR
-VILA REAL.... são os que têm mais probabilidades de
neles residirem alguns familiares seus [ primos em 2º ou 4º grau ].
Assim, sugiro que faça algum acompanhamento em relação às
Conservatórias do Registo Civil destes Concelhos! ....
Cumprimentos
Rfmc
-
------
ALIJÓ
Teixeira, António Rodrigues
R João T Barros 13
5070-132 ALIJÓ
259 950 640
-
ALIJÓ
Teixeira, Ilda C Rodrigues
R Eiras 9
5070-574 VILAR DE MAÇADA
259 919 344
-
MESÃO FRIO
Teixeira, Laurinda C Rodrigues
5040-458 VILA MARIM MSF
254 899 931
-
SABROSA
Teixeira, Maria D Rodrigues
R Direita
5060 TORRE DO PINHÃO
259 929 378
-
VALPAÇOS
Teixeira, Américo A Rodrigues
Bairro Cima 7
5445-013 ARGERIZ
278 781 560
-
VALPAÇOS
Teixeira, Maria I Rodrigues
Rua Principal 4
5430-251 S PEDRO DE VEIGA DE LILA
278 769 185
-
VALPAÇOS
Teixeira, Mário Rodrigues
5430-191 POSSACOS
278 717 327
-
VILA POUCA AGUIAR
Teixeira, José Rodrigues
Avenida Noruega Lote 4
5450-041 VILA POUCA DE AGUIAR
259 402 602
-
VILA POUCA AGUIAR
Teixeira, Manuel Rodrigues
5450-166 BORNES DE AGUIAR
259 431 281
-
VILA POUCA AGUIAR
Teixeira, Paulo R Rodrigues
Rua Poças 2
5450-203 CAPELUDOS
259 439 189
-
VILA REAL;--[ Todos os restantes ]
Teixeira, Orlando Rodrigues
Bairro Norad
5000 VILA REAL
259 346 504
-
Teixeira, José R Rodrigues
5000-061 VILA REAL
259 346 992
-
Teixeira, Gabriel Rodrigues
Rua Nossa Senhora Ajuda
5000-471 VILA REAL
259 371 121
-
Teixeira, Magda A Rodrigues
5000-040 ANDRÃES- V. REAL
259 336 650
-
Teixeira, António F Rodrigues
Bairro Corisco
5000-471 VILA REAL
259 378 036
-
Adelaide Rodrigues Teixeira
Travessa Eira Matosa
5030-232 FORNELOS SMP Fornelos -V.REAL
254 821 280
-------
-

Resposta

Link directo:

RE: Conservatórias R. Civil Distrito Vila Real

#340675 | bethbbsc | 09 jan 2014 12:39 | Em resposta a: #340630

Muito obrigada, rfmc! Vamos ver qual será a resposta dessas conservatórias, de todas as conservatórias que enviei email, até agora a única que me respondeu foi a conservatória de Peso da Régua, infelizmente, nada foi encontrado.

Att,
Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

RE: As Freguesias do Distrito Vila Real

#340685 | rfmc | 09 jan 2014 17:47 | Em resposta a: #340675

-
Elizabeth;

Como sabe, cada Concelho é constituido por 10 ou 20 Freguesias....
e por conseguinte, cada Distrito é composto por 8 ou 15 Concelhos! ....
[... está tudo relacionado....]
Assim, temos que ter em linha de conta, que cada Conservatória R. Civil, está
agregada a um Concelho, e tem, no minímo umas 10 Freguesias, e no máximo
umas 20....[ muitas Freguesias.... ], para serem analisadas, e encontrar o Registo
nascimento de seu avô....
Para vc. ficar com uma ideia do que acabo de escrever, envio endereço de três
freguesias..... a Elizabeth, se quiser, pode " ver " as restantes Freguesias de
cada Concelho.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Real
-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Pouca_de_Aguiar
--
http://www.portugalio.com/juntas-de-freguesia/valpacos/
----
Esperamos aqui por si, para saber notícias....
Melhores cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: As Freguesias do Distrito Vila Real

#340871 | bethbbsc | 13 jan 2014 12:55 | Em resposta a: #340685

Obrigada Rfmc, realmente são muitos!
Continuo aguardando resposta das conservatórias que citei, somente peso da régua já me deu uma resposta.

Att,
Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias do Distrito Vila Real

#340882 | saintclair | 13 jan 2014 15:47 | Em resposta a: #340871

Elizabeth;
Partindo do principio que as Conservatórias não lhe estão a dar
respostas, sugiro que entre em contacto, [insista uma ou três vezes!... ],
caso contrário a maioria não lhe vai responder!....
Cumptºs
Saintclair

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias do Distrito Vila Real

#340884 | bethbbsc | 13 jan 2014 16:09 | Em resposta a: #340882

Olá Saintclair,
É comum as conservatórias não responderem aos emails?
Como nosso amigo disse acima, são muitas freguesias a serem verificadas, será que a demora não seria por esse motivo? Fico com receio de enviar outro e-mail cobrando e ser mal compreendida...

Att,
Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias do Distrito Vila Real

#340887 | saintclair | 13 jan 2014 16:56 | Em resposta a: #340884

.... Pois .... Envie um mail " só a tentar abrir caminho ",
não perde nada por isso.
É fundamental que a outra parte saiba que vc. está na
expectativa.
Boa sorte
Saintclair

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias do Distrito Vila Real

#340941 | bethbbsc | 14 jan 2014 12:49 | Em resposta a: #340887

Olá Saintclair!
De fato, farei isso então.

Att,
Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias do Distrito Vila Real

#340946 | bethbbsc | 14 jan 2014 15:40 | Em resposta a: #340887

Amigos,

Enviei novamente um email para as conservatórias e agora recebi um email da conservatória de Boticas, infelizmente, nada encontrado.

Vou atualizar a listagem:

Alijó - crcpcom.alijo@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Boticas - crcpncom.boticas@dgrn.mj.pt (Não obtive sucesso)
Chaves - crc.chaves@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Mesão Frio - crcpcom.mesao-frio@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Mondim de Basto - crcpcom.mondim-basto@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Montalegre - crcpcom.montalegre@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Murça - crcpncom.murca@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Peso da Régua - crcpcomaut.pesoregua@dgrn.mj.pt (Não obtive sucesso)
Ribeira de Pena - crcpncom.ribeira-pena@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Sabrosa - crcpncom.sabrosa@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Santa Marta de Penaguião - crcpncom.smarta-penaguiao@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Valpaços - crcpcom.valpacos@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Vila Pouca de Aguiar - crcpcom.vpouca-aguiar@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Vila Real - crc.vilareal@dgrn.mj.pt (Não obtive sucesso)

Também não consegui contato com o pároco mencionado pela nossa amiga Paula, o email enviado retorna com erro.
Caso alguém saiba um outro email além do "matos-beca@hotmail.com", por favor, nos diga.

Obrigada pela ajuda que todos estão prestando.

Att,
Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

RE: As Freguesias do Distrito Vila Real

#340994 | bethbbsc | 15 jan 2014 13:09 | Em resposta a: #340685

Murça também respondeu negativamente, vou atualizar a listagem:

Alijó - crcpcom.alijo@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Boticas - crcpncom.boticas@dgrn.mj.pt (Não obtive sucesso)
Chaves - crc.chaves@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Mesão Frio - crcpcom.mesao-frio@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Mondim de Basto - crcpcom.mondim-basto@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Montalegre - crcpcom.montalegre@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Murça - crcpncom.murca@dgrn.mj.pt (Não obtive sucesso)
Peso da Régua - crcpcomaut.pesoregua@dgrn.mj.pt (Não obtive sucesso)
Ribeira de Pena - crcpncom.ribeira-pena@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Sabrosa - crcpncom.sabrosa@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Santa Marta de Penaguião - crcpncom.smarta-penaguiao@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Valpaços - crcpcom.valpacos@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Vila Pouca de Aguiar - crcpcom.vpouca-aguiar@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Vila Real - crc.vilareal@dgrn.mj.pt (Não obtive sucesso)

Att,
Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias do Distrito Vila Real

#341003 | rfmc | 15 jan 2014 17:02 | Em resposta a: #340994

Elizabeth;
... Dos seis Concelhos do D.V. R., que indiquei com maior probabilidade,
ainda só Vila Real teve " nota negativa ".
... Vamos continuar na expectativa.
Melhores cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias do Distrito Vila Real

#341355 | bethbbsc | 22 jan 2014 12:40 | Em resposta a: #341003

Bom dia amigos!
Ainda não obtive resposta das outras conservatórias, estou ficando preocupada e já começando a pensar em outras possibilidades. Caso não encontre o assento de nascimento de meu avô, seria possível requerer algum documento legal que prove que ele nasceu em portugal? Afinal, teria o passaporte de minha bisavó como prova.
O que acham amigos, seria possível?

Att,
Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias do Distrito Vila Real

#341374 | rfmc | 22 jan 2014 16:46 | Em resposta a: #341355

-
Elizabeth;
... Pergunto;- vc. sempre contactou essas Conservatórias....
[ pela 2ª vez? ....]
Na expectativa, subscrevo-me
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias do Distrito Vila Real

#341396 | bethbbsc | 22 jan 2014 22:24 | Em resposta a: #341374

Sim, hoje fiz o terceiro contato e mais duas conservatórias me responderam, infelizmente sem sucesso. Seria possível ele ter nascido em Portugal e não ter feito registro de nascimento? Para a viagem, não teria que ter algum tipo de documento? Começo a desconfiar que ele não foi registrado em Portugal e seu primeiro documento foi sua carteira de identidade do Brasil. Seria possível?

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias do Distrito Vila Real

#341399 | rfmc | 22 jan 2014 22:42 | Em resposta a: #341396

-
Elizabeth;
... Nada disso, mantenha o pensamento positivo.
Deve continuar as suas diligências, creio que ainda faltam
alguns Concelhos, e bastantes Freguesias!....
http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/Controls/vault/?id=D782F973B7A5CF0DE3242CB8DC1D0D42&a=false&m=image/jpeg&fe=jpg
---
Melhores cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias do Distrito Vila Real

#341431 | bethbbsc | 23 jan 2014 16:45 | Em resposta a: #341399

Olá rfmc,

Lhe agradeço o apoio, vamos manter o pensamento positivo e aguardar o contato das conservatórias.

Ontem enviei um novo email para as conservatórias que ainda não haviam respondido e tive novas respostas, dessa vez de Ribeira de Pena e Montalegre, sem sucesso.

Estou atualizando a lista.

Alijó - crcpcom.alijo@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Boticas - crcpncom.boticas@dgrn.mj.pt (Não obtive sucesso)
Chaves - crc.chaves@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Mesão Frio - crcpcom.mesao-frio@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Mondim de Basto - crcpcom.mondim-basto@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Montalegre - crcpcom.montalegre@dgrn.mj.pt (Não obtive sucesso)
Murça - crcpncom.murca@dgrn.mj.pt (Não obtive sucesso)
Peso da Régua - crcpcomaut.pesoregua@dgrn.mj.pt (Não obtive sucesso)
Ribeira de Pena - crcpncom.ribeira-pena@dgrn.mj.pt (Não obtive sucesso)
Sabrosa - crcpncom.sabrosa@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Santa Marta de Penaguião - crcpncom.smarta-penaguiao@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Valpaços - crcpcom.valpacos@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Vila Pouca de Aguiar - crcpcom.vpouca-aguiar@dgrn.mj.pt (Aguardando Resposta)
Vila Real - crc.vilareal@dgrn.mj.pt (Não obtive sucesso)

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias do Distrito Vila Real

#341654 | bethbbsc | 28 jan 2014 11:34 | Em resposta a: #341399

Pessoal,
Infelizmente está díficil obter uma resposta de algumas conservatórias, até o momento faltam 8 conservatórias me responderem.

Enviei um email novamente para as mesmas pedindo uma resposta.

Ontem encontrei a certidão de casamento de meu avô, e nela menciona que Joaquim é brasileiro, será que meu avô não foi mesmo registrado em Portugal? Veio para o Brasil ilegalmente? Ou a certidão de casamento brasileira mencionar que ele é brasileiro não descarta a hipótese de registro em Portugal?

Não sei mais o que pensar...

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de casamento de Joaquim

#341675 | rfmc | 28 jan 2014 16:24 | Em resposta a: #341654

-
Elizabeth;

"Ontem encontrei a certidão de casamento de meu avô, e nela menciona que Joaquim é brasileiro"

... Se lhe for possível envie a transcrição desse casamento, ou o respectivo endereço electrónico,
para podermos apanhar o sentido do texto! ....
Na expectativa das suas notícias;
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de casamento de Joaquim

#342316 | bethbbsc | 11 fev 2014 12:58 | Em resposta a: #341675

Bom dia, rfmc.

Antes de tudo, lhe peço desculpas por demorar a lhe responder, tive algumas complicações de saúde na minha família e não pude dar a devida atenção ao fórum.

Quanto a certidão, ela é brasileira, pois meu avô casou-se aqui no Brasil com uma brasileira. (Esqueci de mencionar isso)

Ainda teria interesse em ver a certidão?

Att,
Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de casamento de Joaquim

#342350 | rfmc | 11 fev 2014 22:39 | Em resposta a: #342316

-
Elizabeth;
.... Teria todo o interesse vc. transcrever integralmente o teor
dessa Certidão, ou enviar o respectivo endereço electrónico,
para que possamos analisar o respectivo texto.
Pergunto, como vai esse caso das Conservatórias?.... ainda
faltam algumas respostas!
Esperamos aqui por si.
Melhores cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de casamento de Joaquim

#343555 | bethbbsc | 10 mar 2014 01:51 | Em resposta a: #342350

Olá amigos, até o momento continuo sem uma direção, as conservatórias que faltavam responder ainda não entraram em contato... Não sei mais o que fazer, estou perdida.

Alguém saberia me dizer se seria possível obter a cidadania portuguesa através dos meus bisavós? Pois foram as únicas documentações que conseguimos encontrar...

Desde já, agradeço a atenção prestada.

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#344994 | taveira | 11 abr 2014 23:36 | Em resposta a: #338288

Olá,

Eu gostaria de conseguir minha cidadania portuguesa, e sendo neto, preciso da certidão de nascimento de meu avô para solicita-la.
Bem, abaixo alguns dados sobre ele:

Nome: Manoel Paulo Taveira
nascido em 22/agosto/1910.
chegou ao brasil em 1923 aos treze anos
Filho de Joao Paulo Ribeiro
Nascido em tras dos montes.

Eu agradeceria muito qualquer informação que pudesse me ajudar.

Joao Taveira

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#347161 | bethbbsc | 12 jun 2014 14:29 | Em resposta a: #338288

Amigos, alguém teria informações se seria possível conseguir a cidadania pelos bisavós? Infelizmente, somente conseguimos encontrar documentos deles... Minha mãe poderia até solicitar pelos avós dela, porém, não seria possível repassar a mim, pois já sou maior de idade, certo?

Fico no aguardo de uma resposta.

Desde já, agradeço a todos.

Att,
Elizabeth Bárbara

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#347213 | lezico | 13 jun 2014 04:00 | Em resposta a: #338288

Em 1943, Joaquim foi chamado pela Junta de alistamento militar do 10º Distrito:
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/2324811/pg-95-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-01-06-1943

Não haveria hipótese de obter informações por aqui?


Na certidão de casamento do seu avô diz apenas que é brasileiro sem referir onde nasceu? E a de nascimento da sua mãe, também não diz de onde é o pai?

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#347221 | MCNN | 13 jun 2014 11:21 | Em resposta a: #344994

Caro João Taveira

De acordo com o pedido de passaporte que fez em 1923, seu avô era natural de Fermentões, freguesia de Paços, concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real.

Pode ver o registo aqui:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=1097577

Seu avô devia ser filho de João Paulo Ribeiro e de Ana Maria Gonçalves Taveira, os quais em 1937 também solicitaram passaporte para o Brasil. Pode ver aqui o pedido de passaporte dos seus bisavós com as respectivas fotografias.

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1119684

(tem de seleccionar a imagem 451.tif)

Finalmente, deverá agora começar por procurar o baptismo de seu avô na paróquia de Paços. Estando eu fora de casa nestes dias não terei condições de o ajudar, só na próxima semana, mas eventualmente algum confrade o poderá ajudar.

Boa sorte

Mário César Navarro



Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#347228 | mila1000 | 13 jun 2014 17:38 | Em resposta a: #338288

Confrade João Taveira,
Não sei se o que encontrei poderá auxiliá-lo...
Cartoes de Imigraçao-1900 a 1965 Brasil,encontrei João Paulo Ribeiro casado com Ana Maria Taveira,cujo filho Luiz Paulo Taveira veio para cá em 1939,nascimento em 26/8/1912 em Paços ,Concelho de Sabroza
numero da pasta digital 0004816343 numero da i,agem 000093

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-20808-5520-38?cc=1932363&wc=MVGB-4WR:1019547901,1021400701

Mila
Brasil

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#347327 | bethbbsc | 16 jun 2014 17:10 | Em resposta a: #338288

Manotorres,

Muito legal saber desse projeto de lei, mas você saberia me dizer pra quando será votado tal projeto? Busquei mais informações sobre ele, porém, não entendi que ele liberasse o pedido para os filhos maiores de idade, que é o meu caso. Interpretei de forma errada?

De qualquer forma, mandarei também um e-mail para a CRCentrais, não custa nada.

Obrigada pela ajuda.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#347328 | bethbbsc | 16 jun 2014 17:40 | Em resposta a: #338288

Lezico,

Obrigada pela ajuda, posso tentar buscar mais informações sim.

Consegui encontrar um outro endereço, onde aparece o nome de meu avô como "Joaquim Silvio" apenas, inclusive sem a letra "Y" do Sylvio. Segue o endereço: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/2342414/pg-76-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-29-05-1944

Ele assinava sempre como Joaquim Sylvio, será que poderiam ter errado o nome dele ao chegar no brasil?

Outra possibilidade, é que naquela época, no Brasil ainda não eram utilizadas as letras K, W e Y. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Formul%C3%A1rio_Ortogr%C3%A1fico_de_1943)

Nas minhas buscas pelas conservatórias, eu apenas pedia para buscar pelo nome "Joaquim", entre os anos de 1921 a 1926. Tendo como filiação:
Pai: Bernardino Americo Rodrigues Teixeira
Mãe: Ana da Costa Ribeiro

Será que com essas informações já teria encontrado algo?

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#347329 | bethbbsc | 16 jun 2014 17:43 | Em resposta a: #338288

Ahh... em minha resposta anterior não respondi sua outra pergunta, me desculpe.

"Na certidão de casamento do seu avô diz apenas que é brasileiro sem referir onde nasceu? E a de nascimento da sua mãe, também não diz de onde é o pai?"

Vou confirmar e lhe digo!

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#347336 | mila1000 | 16 jun 2014 23:26 | Em resposta a: #338288

Confrade João Taveira,
Não sei se o que encontrei poderá auxiliá-lo...
Cartoes de Imigraçao-1900 a 1965 Brasil,encontrei João Paulo Ribeiro casado com Ana Maria Taveira,cujo filho Luiz Paulo Taveira veio para cá em 1939,nascimento em 26/8/1912 em Paços ,Concelho de Sabroza
numero da pasta digital 0004816343 numero da i,agem 000093

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-20808-5520-38?cc=1932363&wc=MVGB-4WR:1019547901,1021400701

Mila
Brasil

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#347669 | bethbbsc | 26 jun 2014 20:00 | Em resposta a: #338288

Confrades, infelizmente na certidão de casamento diz apenas que ele é brasileiro, natural do Rio de Janeiro... Será que ele nasceu aqui no Brasil e logo novinho foi para Portugal? Sei que com 8 anos ele deixou Portugal em direção ao Brasil, mas durante esse tempo que permaneceu em Portugal, não teria algum registro ou documento que permitisse a permanência dele? Pelo tempo que ficou, ele já poderia ser considerado cidadão Português, não?

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#347671 | rfmc | 26 jun 2014 21:58 | Em resposta a: #347669

-
... Se o seu avô é natural do Brasil, morre aqui a sua espectativa!
Quanto a ter vindo para Portugal etc.... isso a meu ver não tem qualquer
interesse...
Entretanto se pretender saber mais alguma coisa, esteja à sua vontade para
o solicitar.
Na expectativa das suas notícias, subscrevo-me
atentamente
Rfmc

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#348020 | bethbbsc | 07 jul 2014 18:49 | Em resposta a: #338288

Olá Rfmc, na certidão de casamento consta "brasileiro", porém, ele pode ter dupla cidadania, não?
Em relação a ele ter ido para Portugal, e ter permanecido lá até os 8 anos, não o torna um cidadão Português também? Até por conta dos pais serem portugueses... Digo isso na expectativa de através de algum documento conseguir comprovar que ele era português, mesmo não tendo nascido em Portugal, e assim, conseguir minha cidadania.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#348021 | rfmc | 07 jul 2014 19:36 | Em resposta a: #348020


...Infelizmente não vejo qualquer hipótese.
Melhores cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#349433 | Stefy | 20 ago 2014 12:39 | Em resposta a: #338288

Bom Dia,

Eu gostaria de conseguir minha cidadania portuguesa, e sendo neta, preciso da certidão de nascimento de meu avô e de minha avó para solicita-la.
Já encontrei a de minha avó em Vila Real, mas estou com dificuldades para encontrar a de meu avô pela falta de dados sobre o local do nascimento: conselho e freguesia.

Nome: Serafim
Nascido em 15 de fevereiro de 1906
Chegou ao brasil em 1926
Filho de Clara Joaquina Rodrigues
Nascido em Viseu.

Eu agradeceria muito qualquer informação que pudesse me ajudar.

Stefania Maria Rodrigues Lopes

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#350773 | Laysaalvarenga1 | 01 out 2014 12:35 | Em resposta a: #338288

Olá Pessoal! Minha mae esta tentando solicitar a nacionalidade portuguesa, o avô dela era português, mas quando ela nasceu ele ja tinha falecido. Ele so teve dois filhos e os dois ja faleceram por isso agora é tao dificil ter mais informações sobre ele.
O que sei ate agora é que ele se chamava Luiz Gonzaga de Alvarenga e nasceu em 1863 seus pai foi Francisco Xavier de Alvarenga e sua mae Foi Gonçala Ularia de Jesus.

Se voces puderem me ajudar ficarei muito grata.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#355886 | f4b2 | 19 mar 2015 16:40 | Em resposta a: #355869

Boa tarde

Estive a verificar no Anuário de Portugal de 1909/1909 e vi este nome em Chaves( Distrito de Vila Real).
Pode ser um bom ponto de partida fazer a pesquisa por aqui.
- José Joaquim Motta - Alfaiate em Chaves, 1909

Cumprimentos
João Barroca

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#357031 | CarlosUrbano | 26 abr 2015 21:23 | Em resposta a: #338288

Olá a todos! também estou com problemas a encontrar a certidão de NASCIMENTO (ASSENTAMENTO) do meu avô! já enviei alguns e-mails, porem não obtive respostas. quero tentar a Dupla cidadania e ir morar em portugal, terei que tentar por NATURALIZAÇÃO, pois minha mãe tbm faleceu e não adquiriu a cidadania dela, onde seria mais facil obter a minha.
deixo aqui alguns dados para que possam me ajudar e alguns contactos.
Agradeço IMENSAMENTE desde já a quem possa me ajudar e auxiliar nesta busca.

ASSIM FOI ESCRITO A VARIOS CARTORIOS DE PORTUGAL:

Bom dia Sr. (a), venho por meio desta a pedir uma orientação sobre Certidão de Assentamento do meu falecido Avô, que nasceu na cidade de Vila Real no ano de 1907, e veio para o Brasil em 1930. preciso saber como adquirir este documento para que eu possa dar entrada em um processo de NATURALIZAÇÃO PORTUGUESA.
gostaria de saber se é nesta conceituada Conservatória que irei conseguir, valores e como proceder.
Meu nome é Carlos Roberto Urbano. Sou Brasileiro.
Dados do meu Falecido Avô:
Nome: Adolfo dos Anjos Morais
Filho de: Manuel de Morais e Joana Maria
Natural de: affair valpaço - Vila Real
Nascido em 16 de Dezembro de 1907

Apenas tenho como documento dele o Certificado de inscrição consular

Desde já Agradeço imensamente pela atenção. deixarei alguns contactos para fácil comunicação.

+55 19 99499 6956 (TELEMÓVEL) (Whatsapp)
rjakiss@gmail.com E-MAIL
simmonsimports (SKYPE)
Carlos Roberto Urbano (Monte Mor, São Paulo) Brasil - (Facebook)

Um Grande abraço, e obrigado novamente pelas informações e pela atenção!

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#357599 | leonardo.macera | 14 mai 2015 18:38 | Em resposta a: #338288

Olá pessoal!
Estou tentando encontrar a certidão da minha bisavó portuguesa a muito tempo mas até agora sem sucesso.

Minha bisavó e os familiares dela chegaram ao Brasil no ano de 1914. Eles partiram do Porto de Lisboa e desceram no Porto de Santos.

O nome dela era Maria Conceição dos Santos ou como consta em alguns documentos Conceição dos Santos, nasceu no ano de 1907. O local de nascimento que consta em seu casamento é ''Coito-Portugal''.
Sei por meio de relatos dos familiares mais velhos que ela era do Distrito de Viseu. (O pai dela também era desse Distrito)

Vieram em seis pessoas para o Brasil, minha bisavó, Conceição dos Santos com 7 anos e três irmãos, Francisco com 9 anos, Deolinda com 5 anos e Belarmino com 3 anos e os pais deles, Manuel dos Santos Sousa e Maria José Varela.

O irmão mais novo dela, Belarmino, nasceu na freguesia de Castelões, Conselho de Tondela, Viseu.

Por fim, tenho informações do pai dela, Manoel dos Santos Sousa ou somente Manoel dos Santos, nascido dia 05/08/1877, também em Viseu-Portugal, filho de José dos Santos Sousa e Josefa Rita.
A mãe dela se chamava Maria José Varela.

Desde já muito obrigado pela ajuda!

Leonardo

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#357897 | pr.rogerio | 24 mai 2015 04:20 | Em resposta a: #338288

oi pessoal,alguém podia me ajudar,quero tirar a dupla cidadania e não consigo encontrar a certidão de nascimento de meu avô,ele nasceu em Portugal.só tenho a certidão de casamento dele.

Antônio Moreira
filho de :Antônio Moreira e Anna Rosa de Jesus
nancido em 1 de maio de 1894

Grato ,

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#360449 | marcospadim | 15 ago 2015 02:17 | Em resposta a: #338288

Boa noite amigos
alguém poderia me informar aonde posso encontrar arquivos de nascimento de Coimbra. Estou pesquisando as origens de meu Bisavó José Maurício Bernardes NAscido em 30/03/1892 filho de Manoel Bernardes e MAria de Jesus.

Muito Obrigado!

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#362115 | izayasmin | 05 out 2015 13:12 | Em resposta a: #338292

Bom dia!

Poderia me ajudar a encontrar a certidão do meu Bisavô.

Os dados que tenho são:
Nome: José Gaspar Junior
Filho de: José Gaspar e Maria Angélica
Data de Nascimento: 09/04/1906
Cidade: Leiria

Atenciosamente,
Izabela

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#363068 | luciapro | 03 nov 2015 19:40 | Em resposta a: #338288

Eu estou com o mesmo problema.
tenho dados como nomes, filiação, datas e não sei a região.
Mesmo nas certidões de inteiro teor, só mencionam nascido em Portugal.
Não tenho ideia de como localizar a freguesia para fazer o pedido à conservatória.

Grata,

Lucia Rodrigues

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#363072 | mila1000 | 03 nov 2015 20:58 | Em resposta a: #338288

Lucia,

Crie um tópico seu,e,coloque toda informação que possui,pois,será mais fácil em obter auxilio de vários confrades.

Procure saber se o imigrante se casou no religioso,terá que descobrir a igreja,pois,encontrará a dispensa matrimonial,que terá um documento certificado de batismo,onde o imigrante tinha que informar ao padre onde e quando foi seu batismo.

No civil tambem deve existir um arquivo com toda informação,tipo livro de proclamas,procure saber sobre isso.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#366553 | nicholsonklein | 26 fev 2016 12:18 | Em resposta a: #338288

Bom dia a todos..

Estou tentando localizar a certidao de nascimento de meu avo que nasceu em Portugal, esta dificil porque nao tenho todas as informacoes necessarias. Ele se chamava Manoel Ernesto Pereira, filho de Antonio Pereira e Anna Correa. Nasceu por volta de 1870, nao sei em qual cidade pois nos seus documentos brasileiros sò consta nacido em Portugal. Alguem poderia me ajudar ou me dar uma dica de como desvendar esse misterio?

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#368677 | alecardosofernandes | 27 abr 2016 22:35 | Em resposta a: #338288

Olá pessoal!

Estou tentando conseguir a cidadania portuguesa, porém, não tenho em mãos a certidão de nascimento do minha avó, que já é falecida.

Minha avó nasceu em 25/05/1927 em Portugal. Ela teria nascido na Serra da Estrela.
Segue um pequeno resumo de algumas informações que consegui encontrar:

Data Nascimento: 25/05/1927
Local: Serra da Estrela
Nome: Gracinda de Jesus Fernandes (Esse era o nome de casada dela. O nome Fernandes veio do meu avô. Não tenho certeza qual era o nome de solteiro dela).
Filiação: Joaquim Domigos e Aurora de Jesus

Como poderia encontrar a certidão de nascimento dela?

Desde já, agradeço a ajuda de todos!

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#368678 | saintclair | 27 abr 2016 22:45 | Em resposta a: #368677

-
Caro Cardoso;
A Serra da Estrela é constituida por vários Concelhos.
Assim, terá que f.favor de indicar mais dados.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_da_Estrela
Boa sorte
Saintclair

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#369515 | vcnogueira | 18 mai 2016 20:45 | Em resposta a: #338288

Olá Pessoal.

Estou procurando a certidão de nascimento do avô da minha esposa para obter a cidadania Portuguesa. Porém o único documento que possuímos é a certidão de casamento dele, que não contém muitas informações.

Gostaria de pedir a ajuda de vocês para encontrar a certidão de nascimento dele:

Nome: Elísio Alves (em alguns lugares aparece como Elysio Alves)
Nascido em: 11/12/1901
Mãe: Maria Rosa Alves

Resposta

Link directo:

Elísio Alves

#369539 | saintclair | 19 mai 2016 15:24 | Em resposta a: #369515

-
Pode transcrever o conteúdo dessa certidão!
Nome;
data nasc.
Natural de;
Filho de;
etc....
Sc.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#369541 | MCNN | 19 mai 2016 16:01 | Em resposta a: #369515

Boa tarde

Elísio Alves era, ao que tudo indica, natural da freguesia da Marmeleira, concelho de Mortágua, distrito de Viseu.

Contacte a Conservatória do Registo Civil de Mortágua e peça-lhes a certidão de batismo.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#375840 | Alexcicero | 03 dez 2016 02:54 | Em resposta a: #338288

Saudações a todos,

Procuro pela certidão de nascimento de meu avô: CELSO GONÇALVES
Acreditamos que tenha nascido por volta de 1911 a 1925., em Portugal.

Os dados que temos são:

Pais foram :
Alexandrina Gerardo Gonçalves
Justiniano Gonçalves

(Sabemos que Alexandrina, mãe de Celso Gonçalves, nasceu em portugal na freguesia da alverca da beira concelho de pinhel no dia 20 de dezembro do ano de 1897. - Nasceu como: Alexandrina Gerardo)


Avós de CELSO GONCALVES:
Avós Maternos: Manuel António Gerardo e Ana Augusta Lopes
Avós Paternos: Victorino Gonçalves e MAria Gonçalves

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#375841 | Alexcicero | 03 dez 2016 02:55 | Em resposta a: #375840

Agradeço se conseguirem ajudar.
Será muito importante para nós.
Atenciosamente
Alexandre

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#375843 | mila1000 | 03 dez 2016 10:02 | Em resposta a: #338288

Alexandre,

Abra um tópico seu.
As chances de ajuda são maiores.Como titulo,coloque o nome de seu avô,

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#375847 | MCNN | 03 dez 2016 13:03 | Em resposta a: #375840

Alexandre

Encontrei no obituário do Jornal de Comércio de 27/06/1947 de Manaus a notícia do óbito "de Celso Gonçalves, filho de Justiniano Gonçalves, com 30 anos, casado, amazonense".

Parece tratar-se da notícia do óbito do seu avô pelo que, a ser assim, ele teria nascido em 1916 ou 1917. Mas a notícia refere que ele era "amazonense". Tem a certeza que seu avô nasceu em Portugal ?

Já agora, Justiniano Gonçalves terá falecido em Setembro desse mesmo ano de 1937.

Finalmente, se for a:

http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1

e colocar Alexandrina Gerardo no nome, encontra 3 pedidos de passaporte da sua bisavó, a qual já seria então casada porque usava Gonçalves no nome.

Se pedir ao cepese informação sobre esses 3 ID's, eventualmente poderá vir a conseguir consultar os processo de passaporte e ficar a saber se nalguma dessas viagens ela levou o seu avô com ela.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#375853 | mila1000 | 03 dez 2016 16:24 | Em resposta a: #338288

Confrade Mario,

com sua licença,apenas,complementando...

Aguardava novo tópico do Alexandre,e,vi que Alexandrina consta do cepese,e,na terceira vez,seu estado civil é viuva.

O Justiniano faleceu em 12/setembro/ 1937,e,a missa de 1 m~es foi dia 12/10 na Capela dos Agostinianos.
O referido casal teve mais filhos:Judith,,Pedro,Celso,Elvira, Anna Lopes e,genro Vitor Lopes Ferreira

O filho Celso faleceu em 28 de junho de 1947,e,o obito foi efetuado junto à Prefeitura.Já era casado,e,tudo leva a crer que tenha tido um filho de mesmo nome

Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#375854 | Alexcicero | 03 dez 2016 16:32 | Em resposta a: #375847

Mário César !
Obrigado pelas informações.
Estou impressionado com a velocidade das respostas deste site.
Vou aprofundar as pesquisas com essas informações.

Devo abrir um outro tópico para melhorar as chances de resposta, como sugeriu a colega Mila ?


Temos a informação do óbito em Manaus, mas acredita-se que meu avô tenha nascido em Portugal e vindo para o Brasil recém nascido e novamente registrado aqui.


Quanto ao bisavô Justiniano, o seu óbito foi em 1937 ? Ou 47 ? Em Manaus também ?

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#375855 | Alexcicero | 03 dez 2016 16:37 | Em resposta a: #375854

Mila,
Vi aoenas agora sua segunda resposta.
Abrirei outro tópico .
E vou consolidadar mais informações que encontrei em documentos antigos agora pouco, na casa de meus pais.
Que ajuda maravilhosa estão me dando !

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu bisavó.

#377130 | camilaMOM | 18 jan 2017 16:51 | Em resposta a: #338288

Ola Senhores,

Estou em busca de minhas raízes portuguesas, pois meu bisavó falecido era português e muito me interessa obter mais dados sobre ele. Sou brasileira e atualmente resido em Lisboa. Até cheguei a ir até a cidade em que ele teria nascido (Marco de Canavezes, Porto) para tentar encontrar algum familiar, mais não obtive nenhum sucesso em nenhuma pesquisa ou noticia, tendo em vista que os dados que possuo dele são escassos. Peço a ajuda de vocês, pois não sei por onde começar minha busca! Os dados que possuo dele, consegui com minha avô e sua irmã, que já possuem idade avançada. Seguem os dados:
Nome: José da Rocha Magalhães
Nascimento: 23/09/1889 em Marco de Canavezes (Porto)
OBS: alguns primos dele, eram da região de Saimes, Espadanedo, Cinfães (Viseu), por isso, acredito que poderiam existir alguns registros nessa região também.

Obrigada,
Camila Magalhães de Oliveira Moreira

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#377131 | silvestre | 18 jan 2017 17:30 | Em resposta a: #377130

Camila,
Tenho algumas pesquisas de Magalhães em Paredes de Viadores/Marco, em meados do século XIX. Há muitas pessoas a pesquisar em Marco de Canaveses que tem muitas freguesias. Sugiro que crie outro tópico pois a sua mensagem aqui vai perder-se e aindaque crie um título mais sugestivo com palavras chave que não sejam "avô" "certidão", etc, mas sim, por exemplo: "Cinfães, Marco de Canaveses, José Magalhães...". Entretanto vou tentar encontrar algo e depois contrinuamos noutro tópico novo.
Vera

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#377285 | camilaMOM | 23 jan 2017 18:35 | Em resposta a: #377131

Ola Sra. Vera,

Agradeço muito o auxílio! Estou na busca por informações e até o momento não obtive nada.

Criei um novo tópico para o assunto, inserindo palavras chaves, conforme as suas dicas. O novo tópico esta como "Cinfães, Marco de Canaveses, José da Rocha Magalhães - Busca por Familiares".

Caso encontre mais alguma informação, peço que me envie por favor, pois pretendo ir novamente a região, para continuar minha pesquisa "in loco".

Com os melhores cumprimentos.

Camila

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#381870 | solenir | 13 jun 2017 20:51 | Em resposta a: #338292

Ola , me da uma ajuda no meu caso Antonio ? topico FAMILIA COUTINHO GOUVEIA ..

Abraços

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#381942 | randallmoreno | 15 jun 2017 09:58 | Em resposta a: #338288

Ola pessoal,

primeiramente, desculpem-me pela fata de acentuacao, meu teclado e' em ingles.

Pois bem, estou ha algum tempo tentando recuperar os documentos de meu avo portugues, Jose Julio Moreno. Nao se sabe bem o local de nascimento dele, mas e' sabido que nasceu no dia 13 de maio de 1912. O nome de seus pais eram Antonio Joaquim Moreno e Carmelina Assuncao Moutinho.

Encontrei o passaporte de minha bisavo, D. Carmelina, com mencao ao meu avo e o numero de seu passaporte. Minha bisa era natural de Acoreira - Torre de Moncorvo, logo, encaminhei emails paras conservatorias da regiao, e quando infrutiferas as buscas, mandei emails para todas as conservatorias de Portugal e arquivos distritais. Aparentemente o documento nao existe.

Registo n.º42/43/44/45 - f.311
Filho de: Luis António Moutinho e de Ana Joaquina;
Natural de: Açoreira-Açoreira-Torre de Moncorvo;
Idade: 45 anos;
Literacia: não sabe escrever;
Estado Civil: Casado(a);
Profissão: Jornaleiro;
Destino: Santos - Brasil;
Acompanhantes: seus filhos: Amélia do Rosário de 18 anos, com passaporte n.º43; António Joaquim de
15 anos, com passaporte n.º44 e José Júlio de 13 anos, com passaporte n.º45.

Gostaria de lhes fazer a seguinte pergunta. Meu pai ainda e' vivo, seria possivel que ele desse entrada no processo de naturalizacao sem os documentos de meu vo, mas apenas com os documentos de minha avo? E mais, seria possivel encontrar a certidao de nascimento de minha avo uma vez que temos acesso ao seu passaporte?

Desde ja lhe agracedeco muitissimo.

Randall.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#381951 | mila1000 | 15 jun 2017 15:37 | Em resposta a: #338288

Randall,

Crie um topico seu,assim,é mais facil obter ajuda.

Os municipios Jacarezinho e Jaguarialva lhe dizem alguma coisa?

Julio teria um irmão de nome Carlos?

Aguardo seu novo tópico para poder responder.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#381952 | randallmoreno | 15 jun 2017 15:45 | Em resposta a: #381951

Sim!! Meu pai mora em Jaguariaíva, Jacarezinho foi onde meu avô Julio morou por um tempo, e sim, ele tem um irmão chamado Carlos Alberto.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#381955 | randallmoreno | 15 jun 2017 15:55 | Em resposta a: #381951

http://geneall.net/pt/forum/171783/cidadania-portuguesa-nao-consigo-encontrar-a-certidao-de-nascimento-de-meu-avo/#a381954

Sim, meu pai mora em Jaguariaíva, meu avô Julio morou em Jacarezinho e sim, ele tem um irmão chamado Carlos Alberto Moreno

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#384136 | rodrigues9 | 03 set 2017 20:34 | Em resposta a: #338288

Olá Pessoal,
gostaria de ajuda para conseguir a cidadania portuguesa, porém, não tenho em mãos a certidão de nascimento do minha avó, que já é falecida, sei que uma opção é conseguir o passaporte que era emitido na época. Ela veio ao Brasil junto com seu pai João Bastos Rodrigues

Data Nascimento em Portugal: Pode ter sido no período de (1910 a 1911)
Chegada ao Brasil: Pode ter sido no período de (1931 a 1935)
Local: Trás os Montes - Vila Real (Possível Local)
Nome: Olga Bastos Rodrigues
Filiação: Pai:João Bastos Rodrigues
Irmã: Amalia Rodrigues

Desde já agradeço a Ajuda

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#384137 | mila1000 | 03 set 2017 21:51 | Em resposta a: #338288

Rodrigues,

Pode ter sido,possivel local,tais palavras não ajudam numa busca...

Sendo Olga sua avó,que tal dizer a data completa e o local do nascimento?
Onde ela se casou?Qual a data completa?Qual o nome do seu avô?
Quem é o filho dela?Seu pai ou sua mãe?Qual a data de nascimento?Nome?

Sem nos ajudar,eu diria que fica impossivel.

Comece criando um tópico seu !Aproveite e complete os dados respondendo às perguntas .

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#384142 | randallmoreno | 04 set 2017 00:27 | Em resposta a: #338288

Pessoal, ainda nao tive sorte com a documentacao do meu avo.
Recebi um email do Correio Oficial de Braganca afirmando a localidade do bastismo de meu avo.
Le-se abaixo o email:

Comunico a V. Ex.ª, através do processo de passaporte, foi possível obter informação referente ao nascimento de José Júlio. Foi batizado em 8 de janeiro de 1912, na igreja de felgueiras – Torre de Moncorvo.

Deverá remeter este pedido para a Conservatória do Registo Civil de Torre de Moncorvo.
O endereço é o seguinte:

Conservatória do Registo Civil e Predial de Torre de Moncorvo
Palácio da Justiça
5160 – 268 Torre de Moncorvo
Telef. 279 252 885
Fax. 279 254 026
Email: registo.tmoncorvo@irn.mj.pt

A verdade e' que a Conservatoria diz que nao possui os registros e nao consigo contatar a paroquia. O que fazer?

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#384154 | mila1000 | 04 set 2017 13:10 | Em resposta a: #384136

Joao Bastos Rodrigues faleceu em Belém ,noticiado em 26 de janeiro de 1946 (Domingo)


Que tal uma busca elos cartórios?Quem sabe encontre alguma informação

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#384164 | rodrigues9 | 04 set 2017 15:27 | Em resposta a: #384154

Você tem como me passar mais alguma informação da época, onde foi noticiado esse falecimento?

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#386496 | randallmoreno | 13 nov 2017 10:01 | Em resposta a: #338288

Ola pessoal,

Consegui mais informacoes sobre o nascimento de meu avo. De acordo com o Correio Oficial de Braganca, através do processo de passaporte, foi possível obter informação referente ao nascimento de José Júlio. Foi batizado em 8 de janeiro de 1912, na igreja de felgueiras – Torre de Moncorvo.

Eu remeti este pedido para a Conservatória do Registo Civil de Torre de Moncorvo, porem a conservatoria diz que esta com a paroquia. Na paroquia, nao consigo conversar com o padre. O que fazer?

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#386501 | MCNN | 13 nov 2017 10:43 | Em resposta a: #386496

Caro Randall

Vai-me desculpar mas o que é que pediu à Conservatória ?

Se o seu avô nasceu em 1912, o que necessita é da certidão de nascimento de seu avô e não da certidão de batismo.

Assim sendo, o que deverá pedir à Conservatória será a certidão de nascimento do seu avô. Caso esse livro já lá não esteja, será sinal que esse livro já foi enviado para o Arquivo Distrital de Bragança.

Em momento algum esse livro estará na paróquia. O que poderá estar na paróquia são os batismos de 1912, mas não é o batismo do seu avô que necessita.

Como pela resposta que obteve da Conservatória ao que tudo indica solicitou a certidão de batismo e não de nascimento, sugiro que os volte a contactar pedindo, desta vez, a certidão de nascimento.

Se lhes pediu a certidão de nascimento e eles o encaminharam para a paróquia, então a resposta é incompreensível.

Ou será que eles procuraram o assento de nascimento do seu avô e não o encontraram ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#389277 | mariahfonseca | 14 fev 2018 20:39 | Em resposta a: #338288

Boa tarde, minha família tem interesse de requerer a cidadania portuguesa, só que não temos tantos dados do meu bisavó que era Português - Sr. José Rodrigues da Fonseca, casado com minha bisavó - Sra. Julieta Neri Souza da Fonseca.

Alguém poderia me ajudar a conseguir a documentação necessária, pelo menos, onde devo procurar?

Desdes já agradeço muito a atenção de todos!

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#389281 | randallmoreno | 14 fev 2018 23:02 | Em resposta a: #386501

Ola Mario

Pedi pelas duas, as duas instituicoes. Pedi pela certidao de nascimento na conservatoria de Felgueiras, na qual falaram que nao encontraram. A paroquia me respondeu uma vez em relacao a ceretidao de batismo, que iriam fazer as bucas e nunca houve um segundo contato, por mais emails que mandei.

Tentei contato pelo telefone, mas como moro na Australia, e' dificil por conta do fuso horario.

Estou num beco sem saida, nao sei onde mais procurar. Eu tenho informacoes do passaporte do meu avo, mas nao ajuda na localizacao da certidao de nascimento.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#389301 | MCNN | 15 fev 2018 20:38 | Em resposta a: #389281

Boa noite Randall

De facto estamos perante um mistério.

De todas as formas, estive a reler as suas mensagens e só agora me apercebi de algo que pode ou não ser relevante.

Logo no início, afirmou que seu avô teria nascido em 13/05/1912. Ora isso agora parece pouco provável, quer pela data em que teria sido batizado quer ainda pela idade que tinha quando a mãe pediu o passaporte.

Se partirmos do princípio que o 13/05 está correto, o que me parece mais provável é que ele terá nascido em 13/05/1911 e só foi batizado em 1912.

Quando pediu à Conservatória do Registo Civil de Torre de Moncorvo, pediu para eles procurarem o assento de nascimento dele em que ano ? Em 1912 ? Se de facto ele nasceu em 13/05/1911, será em 1911 que estará o seu assento de nascimento.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390541 | Renatax | 30 mar 2018 21:31 | Em resposta a: #338292

Ola, será que você conseguiria me ajudar a encontrar alguma informação sobre meus bisavós? Eles eram de Tras o monte, acredito meu bisavô chamava se Antônio dos Santos e minha bisavó Maria Antônia, ela de origem muito simples e quando meu bisavô se juntou a ela acredito que ele deixou de usar outro sobrenome que tinha, Anes, em Portugal eles tiveram três filhos, João dos Santos, Luís dos Santos e Natividade dos Santos. O sobrenome da minha bisavó talvez seja Fernandes. Ela dizia que comprava pão na Espanha, por isso acredito que eles viviam na fronteira, em 1916 eles já viviam no Brasil, foi o ano em que meu avô nasceu. Por favor me ajude

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390682 | ELIANEGOMES65 | 04 abr 2018 15:53 | Em resposta a: #375847

Bom dia.
Meu nome e Eliane Gomes. venho por meio desta solicitar certidões de nascimento do meu Bisavó ou qualquer dados que posso ter sobre ele.



Nome. (Francisco da Silva Loureiro). Ele embarcou em Porto para o Brasil por volta do ano de 1880 a 1910,



Ele veio para o Brasil cidade de Santos quando tinha por volta de 10 a 14 anos com Um Padrinho de Batismo.

Depois disso nada temos sobre ele.

Nasceu meu Avo em são Paulo, a unica coisa que temos e os dados de Filiação nos documentos do meu avo.







Porque o filho dele, Oswaldo da silva Loureiro, que e meu avo nasceu no dia 24/03/1922 em são Paulo, que foi a cidade no Brasil que me Bisavo chegou aos 12 anos.



.envio um documento do meu avo Oswaldo da silva loureiro







Imaginamos que Francisco da Silva Loureiro pode ter sido registrado antes de embarcar para o Brasil. Envio identidade do meu avo com dados do meu bisavó.



Meus filhos hoje Precisa deste documentos para uso de Cidadania do bisavó, um relato de um parente distante informa que ele era de Porto, mas não sei qual freguesia. ..Gostaria muito de saber alguma coisas sobre este Loureiro, ou onde posso procurar.



Peço a Deus que eu tenho boas Noticias.



Ficam com Deus todos e uma abençoada Pascoa

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390689 | silvestre | 04 abr 2018 16:29 | Em resposta a: #390682

O seu bisavô casou no Brasil?O que consta no registro de casamento dele nascimento dos filhos, relativamente à origem?

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390693 | mila1000 | 04 abr 2018 17:06 | Em resposta a: #338288

Eliane,

Ao que entendi Oswaldo da Silva Loureiro ( nascido o em 1922 , SP) era filho de Francisco da Silva Loureiro.
No registro de nascimento de Oswaldo, em 24/03/1922, além dos nomes dos pais, vai constar os avós, a idade dos pais,e, se eram casados em Portugal
No cepese consta um Francisco da Silva Loureiro, não há como saber se é quem procura. Poderá solicitar cópia do processo do ID 444606. Esse serviço é pago. Esreva para cepese@cepese.pt.

ID 444606
nome Francisco da Silva Loureiro
freguesia Porto
ConcelhoPorto
nome do pai Manuel da Silva
nome da mãe bnsp;
profissão Trabalhador

37anos
destino São Paulo
estado civil Casado


Antes de solicitar o documento, confirme pelo registro do Osvaldo, se o avô paterno era Manuel da Silva

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390697 | ELIANEGOMES65 | 04 abr 2018 19:45 | Em resposta a: #390693

Boa tarde MILA.

Agradeço pela informação. Mas tenho um grande problema. Não tenho documento algum do bisavó, apenas na identidade do meu AVO consta nome dos Pais.

FRANCISCO DA SILVA LOUREIRO.
MARIA LOUREIRO.

Sabemos que ele veio para o Brasil com 12 anos de idade, deixando para traz toda família. Ele veio com um Padrinho, não sabemos quem e.
ão sei como se chamava os avos do meu AVO Oswaldo da silva loureiro.

A data de nascimento do meu avo saiu errada. Ele nasceu dia 03/10/1922. Sabemos que ele nasceu em São Paulo.

Nada mais sabemos.

Em Porto me informaram que precisa pelo menos nome dos Pais dos meus bisavós. Eles eram casados e Francisco da silva loureiro, tinha mais irmãos e irmãs em Portugal. A dificuldade toda esta em saber quem eras os Pais de FRANCISCO DA SILVA LOUREIRO EM PORTUGAL..

Não consigo encontrar a certidão de nascimento do meu ano Oswaldo da silva Loureiro, somente sabemos que el nasceu em São Paulo e veio para o Rio com então o Pai Francisco e Mãe Maria loureiro e mais 3 Irmão. Todos ja mortos, e os familia nada sabem.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390698 | ELIANEGOMES65 | 04 abr 2018 19:59 | Em resposta a: #390689

Sim, Meu bisavó chegou no Brasil com 12 Anos, chegando em SANTOS com um Padrinho tb de Portugal. Acredito pela o nascimento do meu avo, ele chegou no Brasil por volta do Ano de 1870 a 1900, ja que meu avo Oswaldo da silva loureiro nasceu em SP NO DIA 03/10/1922. Oswaldo era o filho mais velho de Francisco, Eram 6 irmão

Oswaldo da silva loureiro. nasceu em sp
Maria da silva loureiro- nasceu em sp
Anita da silva loureiro - nasceu sp
Alfredo da silva loureiro. nasceu em sp, e morreu no caminho de sp ao Rio de Janeiro, No RJ nasceu mais 2 filhas gêmeas com nome de.
Yone da silva Loureiro. nasceu em Parti. RJ
Yvone da silva loureiro. Nasceu em Parati. RJ

Todos filhos de Francisco morreu, as famílias nada sabem de onde ele veio em Portugal, Apenas que saiu de Porto, e a certeza que ele Nasceu em Portugal (PORTO) Como so restou o Oswaldo da silva loureiro como filho homem vivo, as mulheres se casaram e mudaram de sobre nome.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390701 | ELIANEGOMES65 | 04 abr 2018 22:10 | Em resposta a: #390689

Não tenho estes dados, não faço ideia de quem era os Pai de Francisco da silva loureiro. Somente tenho em mãos a identidade do meu avo constando o nome dos bisavos.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390705 | mila1000 | 04 abr 2018 22:59 | Em resposta a: #338288

Eliane,

Não há como ajudar sem uma data...

Seu avô Oswaldo ,por ocasião do casamento, deve ter apresentado documentos. Imagino que saiba quando, onde e com quem seu avô casou. É importante que tenha documentos, que saiba quando ele faleceu, a circunscrição em que foi lavrado o óbito, o casamento.
Se deseja descobrir alguma coisa, tem que fazer o caminho de volta: obtenha os dados do óbito,do casamento,do nascimento.
Não adianta dizer que era do Porto, pois, não sabe a freguesia, nem mesmo os pais do Francisco.
Terá que fazer buscas nos cartórios de SP, na tentativa de localizar o nascimento de Oswaldo, sem isso, só um milagre, ou, um "expert" em casos dificeis, como o seu.

As gemeas de Paraty, qual o ano do nascimento?

Consta edital de proclama num jornal do RJ , 20de agosto de 1930, entre Oswaldo da Silva Loureiro e Victoria Sannith Barbosa.
Caso seja o seu avô, procure saber qual igreka ocorreu o casamento, e, todos os documentos apresentados estarão na Curia do RJ. Vá até lá ,e, peça os mesmos.

Afirmo, sem data,e, um ponto de partida, é dificil.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390708 | ELIANEGOMES65 | 04 abr 2018 23:10 | Em resposta a: #390705

Obrigada mesmo

Sei onde esta a certidão de casamento e de óbito, mas o cartório me informou que estas duas não vai resolver meu problema, pois não consta onde os bisavós nasceu em Portugal..... teria que encontra a certidão de nascimento do Osvaldo, esta que esta difícil de encontrar.

Meu avos se chamava . Oswaldo da silva loureiro./ Francisca sineiro loureiro.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390711 | mila1000 | 04 abr 2018 23:43 | Em resposta a: #338288

Se sabe onde estão os documentos, porque não informa data, cidade??



Se quer ajuda, ajude-nos!

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390712 | ELIANEGOMES65 | 05 abr 2018 00:07 | Em resposta a: #390711

Porque o cartório me informou que estas certidão de casamento e de óbito do meu avo, somente vai encontrar o nome dos meus bisavós, não terás informação de quando eles nasceu e nem de onde era em Portugal.

me mandaram ir atras da certidão de nascimento. esta que eu não encontro, já mandei fazer busca em toda cidade de São Paulo e nada. nem dos meus tios eu consigo nada.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390713 | FilipeFlard | 05 abr 2018 04:05 | Em resposta a: #390712

Cara Elaine,

Sugiro que peça as certidões de casamento e de óbito do seu avô ao cartório, de preferência em formato inteiro teor (é mais caro, mas muito mais informativo). Mesmo que só conste os nomes dos seus bisavós, certamente haverá ali informações sobre idade e residência dele ao tempo dos fatos, o que pode lhe dar elementos para encontrar a certidão de nascimento.
Não adianta nada investigar aos saltos. Tem de saber com certeza a filiação e as datas e locais de nascimento, casamento e óbito de todos que estão no caminho. Se seu avô tinha irmãos e irmãs, deve procurar toda a documentação relativamente a eles também. Veja também o que consegue descobrir com parentes mais idosos. Muitas vezes descobrimos o que queremos saber por caminhos totalmente inesperados...

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390743 | gomes65 | 06 abr 2018 14:33 | Em resposta a: #390713

Bom dia.

O Arquivo de Porto enviou estes dados para mim, o problema e o destino dele, que foi Santos E nâo Rio de Janeiro. não consigo obter mais informação neste linque que me enviaram.

NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Documento simples Documento simples
CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/UM-ADB/AC/GCBRG/H-D/026/0010/32167
TIPO DE TÍTULO
Atribuído
DATAS DE PRODUÇÃO
1900-05-01 A data é incerta a 1900-05-01 A data é incerta
ÂMBITO E CONTEÚDO
13 anos de idade. Filiação: Joaquim Martins Silva. Natural de POUSA,Santa Cristina-BARCELOS(Também conhecida por Algoso). Destino Rio Janeiro.
COTA ATUAL
A - 12-418
COTA ANTIGA
A - 12-418

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390744 | gomes65 | 06 abr 2018 14:34 | Em resposta a: #390743

Bom dia.

O Arquivo de Porto enviou estes dados para mim, o problema e o destino dele, que foi Santos E nâo Rio de Janeiro. não consigo obter mais informação neste linque que me enviaram.


FRANCISCO DA SILVA LOUREIRO
NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Documento simples Documento simples
CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/UM-ADB/AC/GCBRG/H-D/026/0010/32167
TIPO DE TÍTULO
Atribuído
DATAS DE PRODUÇÃO
1900-05-01 A data é incerta a 1900-05-01 A data é incerta
ÂMBITO E CONTEÚDO
13 anos de idade. Filiação: Joaquim Martins Silva. Natural de POUSA,Santa Cristina-BARCELOS(Também conhecida por Algoso). Destino Rio Janeiro.
COTA ATUAL
A - 12-418
COTA ANTIGA
A - 12-418

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390745 | saintclair | 06 abr 2018 14:54 | Em resposta a: #390744

-
Pelo que se consegue entender, ... gomes65....precisa de encontrar o Registo nascimento de
seu avô, para obter a nacionalidade Portuguesa.
-----------------
FRANCISCO DA SILVA LOUREIRO
Filiação: Joaquim Martins Silva. Natural Freguesia de POUSA -Santa Cristina-BARCELOS.
--
Freguesia Pousa;
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pousa
--
Sc.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390746 | gomes65 | 06 abr 2018 15:15 | Em resposta a: #390745

sim.

de porto me enviou estes dados.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390751 | Jspe | 06 abr 2018 17:12 | Em resposta a: #338288

sr. gomes65

Sabe a data de nascimento do Francisco da silva loureiro, e confirma-me que a filiação mencionada em cima é a correta o nome do seu bisavó é Joaquim Martins silva...

jspe

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390753 | Jspe | 06 abr 2018 17:17 | Em resposta a: #338288

A informação que tenho é que foi para s. paulo, informação que coincide com a sua, visto que santos é um estado de de s. paulo.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#390754 | silvestre | 06 abr 2018 17:40 | Em resposta a: #390746

Pode procurar o registo desse senhor , que pode ou não ser o seu avô,aqui: https://tombo.pt/f/bcl61 e depois pedi-lo ao Arquivo Distrital de Braga
Porém, de nada servirá sem os documentos que o ligam até si…

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392094 | flavia_nobre | 14 mai 2018 14:20 | Em resposta a: #338288

Gostaria de ajuda para encontrar o local de nascimento da minha bisavó, pois não estou conseguindo encontrar. Tenho apenas os dados abaixo:

Nome: Thereza Jesus Gonçalves
Nascimento: 02/05/1902
Pai: Antonio Joaquim Gonçalves
Mãe: Maria Joaquina Gonçalves

Atenciosamente,
Flávia

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392096 | FilipeFlard | 14 mai 2018 14:29 | Em resposta a: #392094

Prezada Flávia,

Onde ela se casou? Com quem? Teve filhos? Quantos? Como se chamavam? Onde e quando nasceram?
Quanto mais informações der, mais ajuda conseguirá.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392097 | FilipeFlard | 14 mai 2018 14:38 | Em resposta a: #338288

P.S.: Teresa de Jesus era de Lisboa? Pode ser uma pista falsa, mas certo Joaquim António Gonçalves casou-se com uma Maria Joaquina Almeida na Freguesia de Santa Isabel em 27 de setembro de 1900.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392105 | flavia_nobre | 14 mai 2018 15:14 | Em resposta a: #392097

Já é uma pista, não sei de onde ela é... mas o nome do pai era Antonio Joaquim e não Joaquim Antonio.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392106 | flavia_nobre | 14 mai 2018 15:23 | Em resposta a: #392096

Ela veio para o Brasil ainda criança, não sabemos a idade exata. Sabemos que em 1935 ela casou no Brasil com um portugues tambem João Sares de Faria.
Teve 2 filhas no Brasil.

Já tentamos os cartorios no Brasil e só tem a informação de que é portuguesa, não fala o local de Portugal.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392110 | FilipeFlard | 14 mai 2018 16:36 | Em resposta a: #392106

Percebi a diferença na ordem (António Joaquim / Joaquim António). Acontece que, na geração dos nossos tataravós, não era incomum haver variações nos nomes, tanto por gosto dos nossos antepassados quanto por erros na transcrição feita por padres, escrivães etc. Eu mesmo tenho antepassados cujos nomes aparecem de tantas maneiras diferentes que, não fosse a informação que obtive com os mais idosos, juraria estar diante de duas ou três pessoas diferentes...

Consegui o assento de casamento da filha Lucy Soares de Faria com Mário Cruz de Almeida Nobre, mas não identifiquei nele nenhuma pista:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D13Q-VQ7?i=96&cc=1582573

Por acaso verificou as certidões de nascimento de Lucy e da irmã para ver se aparece alguma indicação de naturalidade dos pais?

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392111 | flavia_nobre | 14 mai 2018 17:48 | Em resposta a: #392110

Obrigada FilipeFlard... As certidões dde nascimento das filhas só constam Portugal.

Continuaremos na busca, se achar alguma coisa adicional eu agradeço.

sds
Flavia

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392136 | liviadias | 15 mai 2018 01:25 | Em resposta a: #338288

Prezados, poderiam me ajudar?

Estou em busca da certidão de nascimento do meu bisavô, mas recebi essa informação do Arquivo Distrital de Viseu:

'Deverá, obrigatoriamente indicar o local do registo. Esta informação é imprescindível para satisfazer o pedido apresentado. Viseu é um distrito com 24 concelhos, cada um dos quais com várias freguesias'.

Estou perdida, não sei como encontrar o local do registro.

O que tenho do meu bisavô:

Nome: BERNARDINO TEIXEIRA
Nascimento: 1892
Natural de: VISEU
Filiação: JOAQUIM TEIXEIRA e ROSA DA CONCEIÇÃO
Carteira de identidade concedida no Brasil em 04/02/1942
Óbito: Rio de Janeiro
Casou com EMILIA PEREIRA TEIXEIRA (Portuguesa)

Muito obrigada,

Lívia.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392138 | FilipeFlard | 15 mai 2018 02:32 | Em resposta a: #392136

Prezada Lívia,

Se consta que nasceu em Viseu, pode ser que tenha nascido em qualquer concelho do distrito de Viseu, mas é também possível que tenha nascido em uma das freguesias do concelho de Viseu.
Dei uma passada de olhos nos índices das freguesias ocidental e oriental do concelho de Viseu, mas não localizei o batismo de nenhum Bernardino, filho de Joaquim Teixeira e Rosa da Conceição, nessa época. Há dezenas de outras freguesias para verificar. Por sorte muitas têm índice para o período entre 1880 e 1911, como poderá ver aqui: https://tombo.pt/m/vis
É certo que Bernardino nasceu em 1892?

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392139 | liviadias | 15 mai 2018 02:41 | Em resposta a: #392138

Prezado Filipe,

Não é certo que seja 1892, o que tenho é o óbito em 25/01/1974, com 82 anos, no Rio de Janeiro (certidão de óbito do 4ª Circunscrição, fls. 59, livro nº C-159).

Havia emissão de passaporte nessa época?

Vou verificar no link que enviou, muito obrigada.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392140 | FilipeFlard | 15 mai 2018 03:00 | Em resposta a: #392139

Lívia, sugiro que não se oriente pela idade declarada quando do óbito, pois costuma estar errada. Muitas vezes a pessoa não sabia a própria idade direito e a família, que sabia menos ainda, declarava o que pensava ser certo.

É melhor procurar a certidão de casamento de Bernardino Teixeira e de Emília Pereira. Lá deve haver uma data de nascimento ou uma idade mais confiável e (talvez) uma indicação de naturalidade mais precisa.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392141 | FilipeFlard | 15 mai 2018 03:09 | Em resposta a: #392140

P.S.: Esqueci de responder parte da sua mensagem! Havia passaportes sim. Talvez no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro consiga obter alguma informação do Registro Nacional de Estrangeiros. É possível pesquisar os passaportes em Portugal também, mas sem saber donde era a pessoa e onde embarcou também não se consegue...

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392142 | Smsantos55 | 15 mai 2018 03:30 | Em resposta a: #392136

Lívia,

abaixo o que acredito ser o assento de nascimento do seu bisavô, nº 14 do ano de 1891, da freguesia de Oliveira do Douro, concelho de Cinfães, distrito de Viseu (tif 50):

http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1054733


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392144 | liviadias | 15 mai 2018 03:49 | Em resposta a: #392142

Sidney,

Muito obrigada pela pesquisa.

Conseguiria ler os nomes completos dos pais de Bernardino que constam no batismo?

Joaquim Teixeira (não entendi)

e

Rosa da Conceição ( não entendi)

E como eu conseguiria a certidão de casamento de Bernardino e Emilia Pereira Teixeira?

Portugal averba a certidão de casamento junto com a de batismo?

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392145 | FilipeFlard | 15 mai 2018 03:57 | Em resposta a: #392142

Se leio bem, Bernardino era filho de Joaquim Teixeira Manso e de Rosa da Conceição Monteiro. Parece-me bater certo com os antepassados da Lívia, o que ela terá de confirmar.

O pai e o avô de Joaquim eram conhecidos por "Quinze-dias" (se não estou a ler mal).

Gostaria de voltar no tempo para perguntar a esses dois senhores como foi que surgiu essa curiosa alcunha!

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392160 | liviadias | 15 mai 2018 18:04 | Em resposta a: #338288

Prezados Filipe e Sidney,

Realmente, a certidão é do nascimento do meu bisavô Bernardino!

Encontrei também a certidão de casamento dos meus trisavós, pais de Bernardino (Joaquim e Rosa), na mesma igreja, em 26 de abril de 1888 nesse link (fls. 05):

http://cloud.archeevo.pt/viewer?id=17033&FileID=547758

Venho há anos buscando certidões da parte Grega da minha família, não há foruns como esse e nem certidões na internet, fica tudo muito difícil.

Em 1 dia encontrei as duas certidões da parte Portuguesa, graças a ajuda de vcs, é maravilhoso!

Agora estou em busca da certidão de casamento de Bernardino e Emilia, pelo que me parece não casaram na mesma igreja.

PS: vou procurar saber sobre esse apelido 'e falo aqui!

Caso eu possa ajudar ao forum do Brasil, por favor, me falem.

Sinceros agradecimentos,

Lívia

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392178 | FilipeFlard | 15 mai 2018 19:48 | Em resposta a: #392160

Cara Lívia,

Disponha. O espírito de colaboração é o que move este fórum. Aqui ficamos todos muito felizes de poder ajudar!

No casamento, o apelido de Joaquim Teixeira (refiro-me à alcunha, não ao sobrenome) parece estar diferente. Não consigo decifrar.

Quanto aos seus antepassados gregos, já tentou buscar ajuda com os mórmons?
Não sei se há livros paroquiais e registrais da Grécia disponíveis on-line no FamilySearch.org, mas os mórmons certamente devem ter alguns microfilmes que podem ser consultados em Centros de História da Família. O problema será entender documentos escritos em grego politônico...

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392179 | FilipeFlard | 15 mai 2018 19:52 | Em resposta a: #392178

P.S.: Ressalvo que todo o crédito pela descoberta é do confrade Sidney Moreira. Eu indiquei o caminho das pedras, mas foi ele quem fez a parte difícil, que é seguir a trilha.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392215 | jeansalgado | 16 mai 2018 19:52 | Em resposta a: #338288

Gostaria de ajuda para encontrar certidão de nascimento do meu bisavó, pois não estou conseguindo. Tenho apenas os dados abaixo:

Nome: Arcenio de Gouvêa
Nascimento: 26/03/1906
Pai: Monoel de Gouvêa
Mãe: Rosa de Gouvêa

Nasceu na Ilha da madeira, mais não sabemos exatamente. Através de pesquisas achamos que o documento se encontra em Funchal, mais não conseguimos retorno.

Atenciosamente,

Jean Salgado

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392216 | FilipeFlard | 16 mai 2018 20:37 | Em resposta a: #392215

Prezado Jean Salgado,

No verso da folha 06 do Livro 2030 da Freguesia de São Gonçalo, Funchal, existe um casamento de Manuel de Gouveia e Rosa de Jesus, celebrado em 1880.

Poderiam ser seus trisavós?

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392217 | FilipeFlard | 16 mai 2018 20:40 | Em resposta a: #338288

P.S.: Foi o único homem de nome Manuel de Gouveia que encontrei a casar com uma mulher de prenome Rosa nos índices do Concelho de Funchal. Se lhe interessar, poderá contatar o Arquivo Regional da Madeira e obter esse documento.

http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/details?id=415578

Registo de casamento: Manuel de Gouveia c.c. Rosa de Jesus

Nível de descrição
Documento simples Documento simples
Código de referência
PT/ABM/PFUN06/002/00028/000012
Tipo de título
Atribuído

Datas
1880 A data é certa a 1880 A data é certa
Dimensão
1 f.

Suporte
Suportes > Papel
Cota atual
Liv. 2030
Idioma e escrita
Português.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392218 | FilipeFlard | 16 mai 2018 20:53 | Em resposta a: #338288

Certa Arcênia de Gouveia, filha de Manuel de Gouveia e de Rosa de Gouveia, que residia em São Caetano do Sul, Brasil, ao se inscrever no registro de estrangeiros em 1961, declarou de ser natural de Santo António da Serra, que é uma freguesia do Concelho de Machico, na Ilha da Madeira.

Sabe quem seria esta senhora? Se for irmã de Arcênio, a certidão de nascimento dele provavelmente estará também em Santo António da Serra...

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392219 | liviadias | 16 mai 2018 21:11 | Em resposta a: #392178

Prezado Filipe,

Tem razão, não é só a alcunha de Joaquim e Francisco que estão diferentes, os apelidos também não são idênticos e a certidão de casamento de Joaquim está muito difícil de ler.

Pedi a certidão de inteiro teor do casamento de Joaquim, mas o Distrito de Viseu me respondeu agora que está na Conservatória de Cinfães (ainda não entendi bem onde pedir).

E ainda em busca da certidão de casamento de Bernardino e Emília.

Quanto à parte grega, na época, conversei com meus familiares (o que não tenho na parte portuguesa, porque, quem sabia, morreu), achei muita coisa no ancestry.com, nos registros do Governo dos Estados Unidos (NARA) e lendo o manual de Lica Catsakis, uma genealogista grega que reside nos EUA, que explicou a troca de nomes, as localidades, os tipos de registros.

Meu antepassado não tinha registro próprio no Brasil porque não entrava como imigrante, mas como crew da marinha mercante grega, nem certidão de óbito, porque morreu no mar do Panamá, na II Guerra.

Ás vezes não sabemos por onde começar e, de repente, um mundo se abre.

Agradeço mais uma vez pela ajuda do Sidney em enviar a certidão do meu antepassado português (inacreditável) e o caminho que você me deu, permitindo essa busca pela minha ancestralidade, que está só começando.

Atenciosamente,

Lívia.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392220 | FilipeFlard | 16 mai 2018 21:16 | Em resposta a: #392218

Sérgio,

Na Imagem 26, no livro de 1907 de Santo António da Serra, Machico, há uma Virgínia, filha de Manuel de Gouveia e de Rosa da Nóbrega.
http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=40169&FileID=869514

Por acaso seria irmã de Arcélio (e Arcélia)?

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392221 | FilipeFlard | 16 mai 2018 21:24 | Em resposta a: #338288

Do que pude verificar até agora, parece que o nome Gouveia é muito comum nesta Freguesia de Santo António da Serra.

Existe até o casamento de um Manuel de Gouveia com uma Rosa de Gouveia (nome de solteira) na folha 06 do Livro 3060, celebrado em 1890, mas com os elementos disponíveis não consigo identificar o casal.

O nome Arcélio, porém, é bem menos comum, razão por que sugiro que folheie os livros de baptismo de Santo António da Serra dos anos de 1904, 1905, 1906, 1907 e 1908 até encontrar um Arcélio que seja filho de Manuel de Gouveia. Os livros estão todos disponíveis aqui: https://tombo.pt/f/mch05#MARR

Boa investigação!

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392225 | Smsantos55 | 17 mai 2018 00:15 | Em resposta a: #392219

Lívia,

por que acredita que o casamento do Bernardino aconteceu em Portugal?



Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392226 | Smsantos55 | 17 mai 2018 00:43 | Em resposta a: #392215

Jean,

assento de batismo nº 27, da freguesia de Santo António da Serra, batismo em 11/03/1906, nascimento em 08/02/1906:

http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=46467&FileID=869182 ;

Casou com Angelina Furtado:

Data: 1924-04-23
Local: C.R.C. Santa Cruz

MARIDO: Arsénio de Gouveia
Pai: Manuel de Gouveia
Mãe: Rosa de Gouveia

MULHER: Angelina Furtado
Pai: Manuel Furtado
Mãe: Maria de Gouveia

Livro: 1458
Folha: 13-13 v.º ;


Solicitou passaporte para o Brasil em 05/1924:

Requerentes Arsénio de Gouveia
Cônjuge Angelina Furtada
Destino Santos-BRA
Ano 1924
Mês 5
Caixa 291
Num Processo 19
Num Passaporte 445-446
Data Baptismo 11-03-1906
Pai Requerente Manuel de Gouveia
Mãe Requerente Rosa de Gouveia
Pai Cônjuge Manuel Furtado
Mãe Cônjuge Maria de Gouveia
Filhos
Obs 1.ª saída.

****

Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392227 | jeansalgado | 17 mai 2018 02:27 | Em resposta a: #392226

Boa noite!

Acabamos de achar uma certidão de casamento aqui no Brasil na qual o dia de nascimento é 26/03/1906 do meu bisavô Arsênio de Gouveia, o mesmo chegou ao Brasil com 18 anos, mais solteiro e teve minha avó com uma índia por isso acredito que esse não seja o Arsenio q estamos procurando, mais as informações acima são bem coincidênte, a certidão q encontramos aqui é da segunda mulher dele, na qual criou a minha avó. Infelizmente na certidão de casamento está escrito " nascido em Portugal" não havendo a cidade, pode ser de qualquer lugar da ilha da madeira, cada vez fica mais complicado achar essa certidão kkkk

Muito obrigado pela ajuda, vou continuar procurando!

Abraços

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392228 | FilipeFlard | 17 mai 2018 03:21 | Em resposta a: #392227

Boa noite, Jean.

Não desanime. Se o nome dele, os nomes dos pais e a localidade de origem batem, é muito provável que seja ele mesmo.

Descubra se Arsénio tinha uma irmã chamada Arsénia de Gouveia, filha de Manuel de Gouveia e de Rosa de Gouveia, que por volta de 1961 era casada e residia na R. Osvaldo Cruz, n.º 363, em São Caetano do Sul, que nasceu em Santo António da Serra, Machico, que desembarcou em Santos, Brasil, em 10 de maio de 1924, com o passaporte n.º 311, expedido em Funchal no dia 29 de março de 1924, visado na Ilha da Madeira sob o n.º 306, no ano de 1924.
Veja que Arsénio de Gouveia solicitou passaporte para o Brasil também em maio de 1924! É muita coincidência, não? Isso é o que permite afirmar que ele é a pessoa identificada no assento de baptismo 27/1906 de Santo António da Serra.
Tem de juntar os dados, pensar, examinar e coletar informações. Senão não descobre nada.

Há um século, era comum que as pessoas não tivessem certeza das suas datas de nascimento. Nasciam no dia 01, na hora de batizar os pais não se lembravam e diziam que era dia 10, o padre era meio surdo e escrevia dia 20 e a informação ficava lá no livro, para nunca mais ser consultada por ninguém além do padre, geralmente quando a pessoa em questão fosse se casar. Se até os nomes mudavam de um documento para o outro, por que não mudariam as datas? Era outra época. O nome completo e a data de nascimento não eram informações de uso diário como são hoje. (Aliás, ainda hoje é comum que os cartórios brasileiros transcrevam erradamente os nomes e as datas ao elaborar as certidões.)

No caso dos portugueses imigrados para o Brasil, que muitas vezes não dispunham de documentos, os dados pessoais eram tomados a partir de declarações dos próprios confirmadas por testemunhas.

Às vezes não sabiam, às vezes fingiam não saber. Eu tive uma tia-bisavó, nascida no interior das Minas Gerais em 1889, que, ao casar no Rio de Janeiro, declarou ser nascida em 1900, o que foi confirmado por testemunhas, emitindo-se uma nova certidão de nascimento inclusive!
A senhora ficou com duas certidões de nascimento brasileiras (!), que eu fui localizar agora no Século XXI.
Considerando que o noivo era nascido em 1905 e que outros documentos indicam que ela sabia muito bem que não nascera em 1900, é de se supor que, por vaidade feminina, quis esconder que era uns 16 anos mais velha do que o marido.

Convém ficar atento. As datas podem ter erros de dias, meses e até anos e nem de longe permitem descartar um documento.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392251 | jeansalgado | 17 mai 2018 15:23 | Em resposta a: #392228

Bom dia Filipe!

Estou começando a achar que esse seria o Arsenio mesmo, é muita coincidencia, estamos tentando entrar em contato com alguns parentes para saber se ele tinha irma Arsenia, mais pela contas tem que ser ele, nasceu em 1906 e 1924 chegou ao brasil com 18 anos, 1924-1906=18.

No caso estamos reunindo documentos para tentar a cidadania Portuguesa, se eu enviar email para esse site ele nos fornece essa certidão de batismo? ela é aceita no processo no lugar da certidão de nascimento?

Agradeço desde ja!

Abraços

Jean Salgado

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#392255 | FilipeFlard | 17 mai 2018 17:17 | Em resposta a: #392251

Boa tarde, Jean.

Fornecem sim. Não sei bem como funcionam hoje os trâmites da nacionalidade portuguesa, mas creio que precisarão de uma certidão de batismo. Basta escrever diretamente ao Arquivo Regional, pagar a taxa e pedir. Creio que também pode solicitar junto ao consulado no Brasil, desde que indique onde está o documento.

Quanto às certidões de batismo, são aceitas por serem as únicas que existiam à época. Em Portugal até 1911 e no Brasil até 1890, não havia registro civil de pessoas. Batismos, matrimónios e óbitos eram todos certificados pela Igreja.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#397014 | liviadias | 20 mai 2018 20:35 | Em resposta a: #392225

Sidney,

Parti da premissa de que BERNARDINO e EMILIA casaram-se em Portugal porque foi a informação que recebi de meus parentes, mas confesso que a certeza somente virá com a certidão.

Nesse final de semana, meus parentes me informaram que:

a) EMILIA BRANCO PEREIRA tinha 2 irmãos – ALBINO BRANCO PEREIRA e GUILHERME BRANCO PEREIRA;

b) GUILHERME – o primeiro a chegar no Brasil e instalou-se em São Cristóvão, RJ;

c) BERNARDINO (identidade de estrangeiro nº 158.274 SRE) – o segundo a chegar no Brasil e veio sem EMILIA;

d) EMILIA – veio com ALBINO (?);

e) todos (BERNARDINO, EMILIA, ALBINO e GUILHERME) – primeiro foram morar em São Cristóvão, RJ;

f) todos (BERNARDINO, EMILIA, ALBINO e GUILHERME) – depois foram morar na Rua Regente Feijó, nº 76, RJ, Centro, RJ, numa vila, com outros muitos portugueses.

Não encontrei nada sobre Emilia e seus irmãos...

Penso que poderei partir da identidade de estrangeiro do meu bisavô BERNARDINO, em consulta pessoal no Arquivo Nacional, para descobrir o passaporte e se nele constava o casamento com EMILIA;

Ou da certidão de casamento da minha avó, para descobrir em qual circunscrição ela nasceu; depois pesquisar para saber se houve matrimônio de BERNARDINO e EMILIA na área do RJ.

É o que me vem agora...

Lívia.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#403415 | Gabriel Castanheira | 04 jun 2018 17:51 | Em resposta a: #338288

Olá a todos,

Gostaria como conseguir a certidão de nascimento do meu bisavô, ele nasceu em 1895 mas nao sabemos a cidade e nem a data correta.

Na certidao de óbito dele ( conseguida no Brasil, local do seu falecimento) consta que ele faleceu em 1982 no Brasil com 87 anos, portanto se nao houve nenhum erro no registro ele nasceu em 1895.

Nome : Belmiro Loureiro - esposa : Maria Jose Loureiro

Filiação :

Manoel Loureiro e Joaquina Barbosa Loureiro.

Só preciso saber qual sítio ele nasceu e como consigo a certidão de nascimento para dar entrada no processo de cidadania. Voces podem me ajudar?


Desde já agradeço a atenção
Gabriel Castanheira
934653227

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#403744 | razhor1221 | 06 jun 2018 16:30 | Em resposta a: #338288

Olá!

Estou tentando conseguir também algumas informações sobre meus familiares em Portugal, porém não tenho em mãos a certidão de nascimento da minha avó, que já é falecida, assim como meu pai.

Segue um pequeno resumo de algumas informações que consegui encontrar:

Data Nascimento em Portugal: 13/03/1944
Local: Lisboa
Nome em Portugal: Maria de Lurdes Coelho Lopes
Filiação: Antonio da Silva Pereira Lopes e Celeste Carvalho Coelho

Como poderia encontrar a certidão de nascimento dela?
Desde já, agradeço a ajuda de todos, esse fórum é realmente esplêndido!

Att,
Raz

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#403755 | ELIANEGOMES65 | 06 jun 2018 23:24 | Em resposta a: #403744

Boa noite

Tens algum parentesco com estes loureiros ,OSWALDO DA SILVA LOUREIRO
Data Nascimento: 03/10/1922

Nome da Mãe: MARIA LOUREIRO
Nome do Pai: FRANCISCO DA SILVA LOUREIRO, veio de Portugal aos 12 anos de idade

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#403756 | ELIANEGOMES65 | 06 jun 2018 23:25 | Em resposta a: #403415

Boa noite

Tens algum parentesco com estes loureiros ,OSWALDO DA SILVA LOUREIRO
Data Nascimento: 03/10/1922

Nome da Mãe: MARIA LOUREIRO
Nome do Pai: FRANCISCO DA SILVA LOUREIRO, veio de Portugal aos 12 anos de idade

Obrigada

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#403758 | klomann | 07 jun 2018 01:22 | Em resposta a: #338288

Boa noite.
Gostaria de saber o nome da freguesia de nascimento de minha avó.
Dados:
Maria da Gloria Rio da Veiga
Pais: Manoel dos Ramos Rio e Maria da Caridade Justa
Data: 21/09/1920
Concelho: Vinhais
Distrito: Bragança
Freguesia: Está escrito na Certidão de Óbito: Guizar, mas esse nome não existe, seria QUIRAZ?
Desde já muito obrigada

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#403999 | veronicarj | 11 jun 2018 21:27 | Em resposta a: #338288

Boa tarde pessoal!

Estou tentando conseguir a cidadania portuguesa, porém, não tenho em mãos a certidão de nascimento do meu pai, que já é falecido (1999), procuramos e não encontramos e só temos o Registro de Casamento aqui no Brasil.

Meu pai nasceu em 20/05/1910 em Portugal. Pela informação que tivemos ele veio do Porto - Matosinhos.

Segue um pequeno resumo de algumas informações sobre ele:

Data Nascimento em Portugal: 20/05/1910
Local: Porto - Matosinhos
Filiação: Manoel Correia de Campos e Ana Maria de Jesus

Como poderia encontrar a certidão de nascimento dele?

Quem sabe encontrar minha família por lá, provavelmente primos, pois tios já faleceram também.

Desde já, agradeço a ajuda de todos!

Tenham uma ótima semana.

Att,
Verônica da Conceição de Campos.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#404000 | FilipeFlard | 11 jun 2018 21:34 | Em resposta a: #338288

Senhoras e senhores,

Quem quiser receber ajuda para localizar documentos sugiro que inicie o seu próprio tópico.
Este aqui já concentra diversos pedidos e fica difícil até saber quem procura o quê...

Com os meus cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#404003 | rpas35rcma | 11 jun 2018 21:52 | Em resposta a: #403999

Falta o nome

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#404004 | veronicarj | 11 jun 2018 21:55 | Em resposta a: #404003

José Correia de Campos

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#404006 | veronicarj | 11 jun 2018 21:58 | Em resposta a: #404000

Desculpe. Abri um novo topico.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#405560 | anarmiranda | 19 jul 2018 14:47 | Em resposta a: #338288

Olá galeral!

Estou tentando conseguir a minha cidadania portuguesa, porém, não tenho em mãos a certidão de nascimento/batismo do meu avó, que já é falecido, meu pai já procurou em todos os documentos dele, mas nada encontrou.

Meu avó nasceu aproximadamente em agosto de 1907 à 1910 em Portugal, porém na época parece que não havia registro civil, então foi batizado em uma igreja em Trás os Montes - Vila Real, e ele veio ainda criança para o Brasil, morava na cidade de Abaetetuba-Pará.

Segue um pequeno resumo de algumas informações que consegui encontrar:

Data Nascimento em Portugal: aproximadamente em agosto de 1907 à 1910.
Local: Trás os Montes - Vila Real
Nome: João Sertório de Miranda
Filiação: Etelvino Correa Sertório de Miranda e parece que a mãe se chamava Francisca Miranda.

Como poderia encontrar a certidão de nascimento ou batismo dele?

Desde já, agradeço a ajuda de todos!

Att,
Ana Miranda

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#406344 | gabrielbertolazzi | 13 ago 2018 18:53 | Em resposta a: #338288

Pessoal,

Sou novo por aqui...mas será que poderiam me ajudar?

Necessito buscar informações sobre meu Bisavô. Na realidade local de nascimento e casamento.

Nome: Antonio Augusto dos Anjos
Pai: Tobias dos Anjos
Mae: Maria dos Prazeres
Esposa: Maria D'assunção Moreira
Nascimento: 26/10/1900 - Aproximadamente foi 1900 ou 1899
Passaporte: 336

Agradeço antecipadamente.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#406346 | silvestre | 13 ago 2018 19:06 | Em resposta a: #406344

Registo do seu avô. Veja o verso do cartão:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99ZB-VVSP?i=236&cc=2140223

Veja também outros homónimos:
https://www.familysearch.org/search/record/results?count=20&query=%2Bgivenname%3A%22antonio%20augusto%22~%20%2Bsurname%3Aanjos~

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#406347 | gabrielbertolazzi | 13 ago 2018 19:26 | Em resposta a: #406346

Olá Silvestre boa tarde.

Muito Obrigado pela ajuda, este cartão da Delegacia eu consegui no museu do Imigrante.

O mais difícil está para localizar o local de nascimento dele para eu tentar emitir a certidão de Nascimento e Casamento posteriormente.

Sabe de algum local onde posso buscar a naturalidade?

Obrigado

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#406380 | gabrielbertolazzi | 14 ago 2018 15:23 | Em resposta a: #406347

Prezados!

Consegui todos os dados, podem me ajudar como proceder para conseguir a certidão de nascimento e casamento?

Nome: Antonio Augusto dos Anjos
Pai: Tobias dos Anjos
Mãe: Maria dos Prazeres
Nascimento: 26/10/1900
Freguesia: Cardanha
Conselho: Moncorvo
Distrito: Bragança
Esposa: Maria D’Assunção Moreira

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#406477 | eberitamir | 16 ago 2018 18:29 | Em resposta a: #338288

olá, desejo imensamente obter a certidao de nascimento de meu avo para proceder a cidadania portuguesa, tenho apenas algumas informações, podem me ajudar? tenho a seguintes informações:

ernesto pedrosa da silva
nascido 12-03-1903
filho de
Julio pedrosa da silva
Minervina da costa santos
Villa D'ourem

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#406479 | silvestre | 16 ago 2018 19:12 | Em resposta a: #406477

Os pais casaram na Figueira da Foz, São Julião, 28.09.1899: https://geneall.net/pt/nome/2810151/julio-pedrosa-da-silva/
Registo: http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=63720&FileID=964043

Nos índices de São Julião não vejo Ernesto: http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=64594&FileID=1034563

Se ele nasceu em Vila Nova de Ourém, (referida no registo) deverá solicitar o registo de nascimento ao Arquivo distrital de Santarém.
Cumprimentos
Vera A.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#406481 | silvestre | 16 ago 2018 19:23 | Em resposta a: #406477

Encontrei o Ernesto! Veja no registo onde o pai viveu."acidentalmente" :)) Ele nasceu lá.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#406483 | silvestre | 16 ago 2018 19:41 | Em resposta a: #406481

tombo.pt

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#406499 | eberitamir | 17 ago 2018 07:58 | Em resposta a: #406477

Tenho novas informacoes importantes, mas onde pedir a Certidao?
ERNESTO PEDROSA, cônjuge de Maria Thomaz, nasceu em 12/03/1903, filho de Julio Pedrosa da Silva e Minervina da Costa Santos, natural da vila e freguesia no concelho de Ourém, Portugal. Certidão de Nascimento constante assento nº38/1903 de Ernesto da freguesia do Olival, concelho de Ourém.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#407898 | ELIANEGOMES65 | 21 set 2018 01:25 | Em resposta a: #390745

Venho agradecer muito a todos aqui que de alguma forma me ajudou a conseguir encontrar as certidões que precisava.

Encontrei a certidão de casamento e óbito do. OSWALDO DA SILVA LOUREIRO

Com isto encontrei o cartório de santos onde ele foi registrado.....Em seguida encontrei no mesmo cartório de santos onde meu avo se casou.
E cheguei a cidade de Pousa, freguesia de barcelos em PORTUGAL , onde ele nasceu.. quero agradecer a Saninclair , pois fui confirmar na certidão que consegue, e este Francisco e o mesmo da certidão.

Obrigada a todos pela ajuda.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#407899 | ELIANEGOMES65 | 21 set 2018 01:40 | Em resposta a: #390751

Boa noiteJSPE

VENHO COMUNICAR QUE RECEBER A CERTIDÃO DE CASAMENTO DO MEU AVÓS

FRANCISCO DA SILVA LOUREIRO. NASC. 04/11/1886

BISAVOS

PAI. JOAQUIM MARTINS DA SILVA. NASC. 24/02/1863

MÃE. ANNA LOUREIRO. NASC. 07/05/1863

NATURAL DE. POUSA,CONSELHO DE BARCELLOS.

AGORA GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA OBTER A CERTIDÃO DE NASCIMENTO EM PORTUGAL.

OBRIGADA POR TUDO

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#407907 | eberitamir | 21 set 2018 13:55 | Em resposta a: #406481

Muito obrigado por tudo, ainda estou com dificuldades, lá nada encontrei, tem o e-mail de Figueira da Foz, onde ele nasceu, o que vale nestes casos, onde foi registrado ou onde nasceu? Saúde

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#407921 | Smsantos55 | 21 set 2018 18:09 | Em resposta a: #407907

Link do batismo do Ernesto, na freguesia do Olival, concelho de Ourém, distrito de Santarém (clica no m0029.tif):
https://digitarq.adstr.arquivos.pt/viewer?id=1057211

Já consta averbado o casamento e óbito em Londrina-PR.

Faça o pedido da cópia certificada no site do Arquivo Distrital de Santarém:
https://digitarq.adstr.arquivos.pt/oservices

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito internacional.



Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#408031 | eberitamir | 24 set 2018 17:30 | Em resposta a: #407921

Caro Sidney, sei que parece quase impossível, mas não consegui entender onde fazer o pedido da Certidão de me avô Ernesto Pedrosa da Silva, distrito de Santarém, constatei que no arquivo do livro de número 29 consta o Batismo dele, entrei no site de Santarém, mas é gigantesco e não soube que fazer.

Mesmo assim obrigado por tudo, vou continuar insistindo para fazer a solicitação.

obrigado mesmo, se não tivessem ajudado jamais encontraria.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#408032 | silvestre | 24 set 2018 17:36 | Em resposta a: #408031

http://adstr.dglab.gov.pt/contactos/

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#409124 | Aroldo neto | 30 out 2018 19:59 | Em resposta a: #338288

Boa tarde estou com muitas dificuldades de encontrar o assento de nascimento de uma pessoa.
ela dizia que nasceu na Serra da Estrela, por este motivo não sei ao certo onde procurar. grato pela ajuda.
Nome - Clementina Miranda - Nascimento 05/02/1908 - Óbito 10/12/1979
Pai - Abel Mendes de Miranda - Nascimento 25/08/1874
Mãe - Maria da Conceição Monteiro - Nascimento 08/12/1877

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#409135 | mila1000 | 31 out 2018 10:55 | Em resposta a: #338288

Aroldo,

Crie um tópico seu.

Precisa informar mais dados de Clementina:
- data, municipio do casamento e nome do conjuge
-data e local do falecimento
-se teve filhos, nomes, datas e locais de nascimento.


Fale com seus familiares, procure saber se teve irmâ Maria Mendes de Miranda. Foi possivel descobrir casamentos ,e, nome de uma filha. Confirme tudo que está descrito a seguir:


Maria Mendes Miranda , nascida RJ 19 07 1903 1 circunscriçao termo 158

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-69YS-846?i=96&cc=1582573

Casou com Manoel Gonçalves da Fonseca ,filho de Antonio Gonçalves da Fonseca e Maria Amelia de Miranda Miranda , em 26/04/1920 1 circunscrição


Segundo casamento Maria Mendes de Miranda 09 05 1942 termo 3597
13 circinscriçao

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DZYW-H6M?i=260&cc=1582573

Teve uma filha : Doralice Miranda da Fonseca nascida em agosto de 1933 (Freguesia do Espirito Santo, cartório na Rua dos Inválidos, Centro RJ)


Serra da Estrela é uma imensa regiâo em Portugal, linda por sinal, mas, sem o nome de uma freguesia, é quase impossivel localizar o que deseja.

Procure saber se ela veio só ou com os pais,e, em que ano foi.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#410256 | SarahDavid | 05 dez 2018 19:16 | Em resposta a: #338292

Caro tmacedo.

Peço seu auxilio, caso lhe seja possível. Estou procurando informações sobre meu bisavô e família, porém só tenho o a data de nascimento de minha vó e nada sei sobre seu embarque para o Brasil com seus pais..

Davi lopes da Silva
Amélia da Silva Lima

filha: Ognélia da Silva Lima ( minha vó)
Nascimento: 8 de janeiro de 1893 Lisboa(?)- Infelizmente não tenho certeza


Muito Obrigada pela atenção!

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#411886 | antonelli02 | 04 fev 2019 17:06 | Em resposta a: #338288

Boa tarde, tudo bem?

Meu nome é Giancarlo Antonelli e busco solicitar a cidadania portuguesa. Minha Bisavó era portuguesa e minha avó, filha de portuguesa com um brasileiro. No momento não é possível retirar pois não localizamos a certidão de nascimento dela, gostaria de saber se consigo saber o local de origem do documento para solicitar ao Consulado que possam me enviar tal documento. Segue os dados que consegui dela:

Nome Bisavó: Roda de Jesus
Data de nascimento: 25/06/1919 ou 02/04/1890 (não entendi no documento que achei qual a data de nascimento)
Vila Real - Portugal
Pai: Manoel Pinto de Carvalho
Mãe: Antonia de Jesus
Óbito: 12/11/1986

Poderia me ajudar, por gentileza?

Att.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#412400 | marcusvfm | 16 fev 2019 19:18 | Em resposta a: #338288

Oi pessoal,

Estou com dificuldades de achar a certidão de casamento (no Brasil) e nascimento (portugal) do meu bisavô. Se puderem me ajudar, eu agradeço imensamente. Essas são as informações que eu tenho após varias conversas familiares:

Bisavo: Joaquim de Figueiredo Ferreira
Data de nascimento: 04 Nov 1874
Falecimento: 27/12/1967
Vindo da provincia de Douro (não consegui achar nada mais direto).
Filiacao: Francisco Ferreira Oliveira
Maria Joana Figueiredo Oliveira

Casamento: Nao se sabe ao certo se foi registrado, nao consegui registro na cidade de casamento.
Veio ao Brasil por volta dos 18 anos (1892), através de navio.

Alguma luz de onde de como conseguir mais informacoes? a familia é de idade mais velha, então poucos parentes estão vivos.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#415605 | henriqueosm | 14 jun 2019 19:13 | Em resposta a: #338288

Ola.
Estou tentando encontrar referencia de me bisavô, sendo que só tenho o nome dele (Manoel de almeida) sei que ele nasceu antes de 1910, sei que ele se se casou aqui no Brasil com:
Mathilde soares de almeida
CPF: 035.981.957.53 nascida em 14/03/1909 Vila velha / Espirito Santos

sei que são poucas informações, mas estou tentando aqui no Brasil conseguir mais informações.

Se tiver alguma forma de orientar-me, vou ficar muito grato.

Att.:
Henrique Otero

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#416243 | Fernanda Sabatino | 12 jul 2019 23:20 | Em resposta a: #338288

Olá a Todos,

Eu estou também a procura da certidão de nascimento mas do meu bisavô já falecido, a filha dele que ainda e viva e ainda não tem a cidadania, ela até tinha os documentos dele mas foi perdido em uma mudança que minha vó realizou, e agora a única coisa que tenho de documento dele que fui atrás e consegui e a certidão de casamento de inteiro teor dele com minha bisavó que era brasileira também já falecida, e tenho informações que minha vó me passou que pode ajudar a localizar a certidão de nascimento dele, que a o seguinte;

Nome do Bisavô: Manuel Antonio
Data de Nascimento: 06/03/1906
Local: Trancoso (Distrito da Guarda)
Nome do Pai: Luiz Maria
Nome da Mãe: Clemencia da Annunciação ( a mesma faleceu em Portugal em 1908, então não chegou a vir para o Brasil, o que sei e que meu bisavô foi para o Brasil entre 4 ou 5 anos de idade com o pai, madrasta e os três irmãos dele.

Se puderem me ajudar com alguma informação de como e onde posso conseguir a certidão de nascimento dele eu agradeço!

Desde já muito Obrigado!

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#416245 | FilipeFlard | 12 jul 2019 23:44 | Em resposta a: #416243

Cara Fernanda,

Seria melhor que abrisse um tópico próprio no fórum para tratar do seu caso.

Adianto, porém, que tem duas alternativas:

O Arquivo Distrital da Guarda poderá localizar o assento de baptismo. Por não saber a freguesia e nem a data ao certo, sugiro que peça uma pesquisa nos livros de baptismo da freguesia de Santa Maria de Trancoso entre 1904 e 1908: https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/
É possível que lhe cobrem uma taxa de € 20,00. Pode ser que encontrem ou não, pois pode ser que tenha sido baptizado em São Pedro, Souto Maior, Carnicães, Vilares, Guilheiro ou qualquer outra freguesia do concelho de Trancoso. Terá então de solicitar novas pesquisas em cada freguesia até encontrar.

Também poderá solicitar ao Arquivo Nacional a digitalização dos prontuários relativos ao registro de estrangeiros de Manuel António pelo sistema de consulta: http://consulta.an.gov.br/
Se bem me lembro, a taxa é por volta de R$ 1,00 por folha e costumam ser de 10 a 20 páginas no máximo.
Para facilitar, sugiro que envie ao Arquivo Nacional esta ficha e os dados que dela constam e, ainda que demore um pouco, é bem provável que localizem o processo, onde deve constar a freguesia de naturalidade do seu bisavô: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L96J-2LYM?i=356&cc=2140223

Além desses caminhos, também pode ir adiantando o serviço em consulta aos livros de baptismo das freguesias de Trancoso que já estão digitalizados (recomendo começar por 1904 e ir até 1908, pois o ano de 1906 pode não estar certo). Se não encontrar o baptismo assim, pelo menos conseguirá eliminar algumas freguesias da sua pesquisa, o que já ajuda.
https://tombo.pt/m/tcs

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#416266 | mila1000 | 14 jul 2019 13:22 | Em resposta a: #338288

Fernanda,

Abra um tópico seu como lhe sugeriu o confrade Tibério.


Há um cartão de imigração em SP. Pode solicitar o processo do registro do imigrante ao arquivo nacional. Informe tudo que consta no cartão; nome, filiação, datas registro e documento. Não envie anexo, pois, não aceitam.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L96J-2LYM?cc=2140223

Não adianta dizer que possui o casamento. Tem que informar os dados do documento. Sem isso, não terá ajuda.

Manuel Antonio veio com 4 ou 5 anos, com o pai, madrasta e irmãos. Que tal dizer o nome dos irmãos, da madrasta,onde fixaram residência. Não adianta vir com blá-blá-blá, isso não ajuda em nada. O que ajuda é informar dados que possui. Por exemplo: onde e quando faleceu Manuel; quando e onde casou; etc...

Abra um tópico seu ! Se quer ajuda, tem que nos ajudar com dados que possui.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de minha avó

#427813 | ma bego | 07 out 2020 22:04 | Em resposta a: #338288

Olá pessoal!

Estou começando a tentar a cidadania portuguesa, mas não tenho em mãos a certidão de nascimento do minha avó, que já é falecida, e está bastante complicado encontrar algo que ajude.

Minha avó nasceu em 10/01/1877 em Lisboa - Portugal, não tenho a freguesia.

Filha de:
João Ferreira de Jesus e Emilia Gonçalves (ou Gonsalves) de Lima.

Como poderia encontrar a certidão de nascimento dele?

Desde já, agradeço a ajuda de todos!

Tenham uma ótima semana.

Cumprimentos

Marli Bego

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#427816 | Jorge Resende | 07 out 2020 23:12 | Em resposta a: #338288

Sem nome de sua avó, bem como freguesia onde nasceu nada feito. Ela foi para o Brasil quando? Casou aó onde e com quem????
Veja se consegue mais informações, com a pandemia , os detetives profissionais meteram férias!!!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 23:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen