Família Velasco de Belém e do Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Regiões

Família Velasco de Belém e do Brasil

#357277 | Brunovelasco | 05 mai 2015 17:19

Obs: Por motivos de segurança nomes de pessoas ainda vivas serão postados incompletos.

Iniciando este tópico compartilhando o que eu descobri e o que já me disseram. Toda a família Velasco de Belém do Pará é parente. Tenha um suposto parentesco com os Velasco de Goiás, Rio e Campinas-SP. Família Velasco de Belém tenha vindo de outro estado: Não há registro histórico sobre Velasco no Pará do séc. 19 para trás. A não ser um militar que foi para lá no séc. 18. Lista de Imigrantes espanhóis do séc. 19 e início do séc. 20 não tem nenhum Velasco desembarcando no Pará. Nada na lista de judeus sefarditas que desembarcaram no Pará. Ao contrário acontece com Velascos de Goiás, Minas Gerais e Rio que há volumosos registros antigos. Velasco não é uma das 300 famílias tradicionais de Belém da época da colonização.A maior parte dos Velasco de Belém sao descendentes de dois irmãos (não se sabe se tivesse outros): Anésia do Couto Velasco e Antônio Nonato do Couto Velasco. Talvez o pai deles seja o ancestral comum de todos os Velasco do Pará. Senhora Anésia casou com senhor Júlio (que não é Velasco) e senhor Antônio casou com uma senhora de sobrenome SOuza. Somos levados a inferir que o do Couto venha da Mãe e o Velasco do Pai. Dona Anésia Velasco teve vários filhos: Neuzalina do COuto Velasco, Raimundo do Couto Velasco, Hamilton Aureliano do Couto Velasco (Mitoca), Landico, entre outros. O filho conhecido da dona Neuzalina são Fernando Nilson Velasco (ex-vice prefeito de Belém) cujo nome deu origem a rua Fernando Velasco.Seu filho é Fernando Velasco Júnior que casou com a dona Maslova. Seu neto Fernando Velasco Neto (filho de Fernando Júnior e Maslova). Uma moça chamada Manuelle Velasco e seu irmão Diego Velasco são sobrinhos de Fernando Nilson Velasco. Meu disse que seria primo de Fernando mas as datas não batem pra cogitar essa possibilidade. É mais plausível ser primo de segundo grau. Seria possível meu avô chamado Raimundo Lázaro Velasco ser irmão de Raimundo do Couto Velasco se minha bisavó não se chamasse Maria Piedade Alberto. É mais provável ser filho de Antonio Nonato Velasco. Entrei em contato com o cartório 1° Guedes Oliveira para ver se acham algum registro do meu avô nascido em 1912 e morto em 15/11/1976, porém liguei hoje para e me atenderam pois por email o contato é mais difícil e demoram muito pra responder. Ele foi enterrado no cemitério municipal de Boa Vista - RR com número de registro 318. Procurei no livro e o nome do meu bisavô foi omitido constando apenas da minha bisavó.Lembrando que essas informações são apenas suspeitas e algumas não foram confirmadas.Meu avô tinha ao menos uma irmã conhecida: Carmem Piedade Velasco. O mais estranho é que o suposto primo do meu avô Raimundo do Couto Velasco tinha um filho chamado Raimundo Nonnato do N. Velasco e este por sua vez casou com uma prima chamada Mildre Faride Velasco que era filha do seu tio Hamilton Aureliano Velasco. A dona Mildre tinha um irmão: senhor Hamilton Velasco Filho (dono de construtora). O senhor Raimundo Nonnato do N. Velasco e dona Mildre Faride Velasco eram avós de uma moça do Rio de Janeiro chamada Lorena Velasco.Senhor Antonio Nonato Velasco era bisavô de uma moça chamada Raíssa Laureano Velasco lá de Belém.Sinto que estou próximo de descobrir se o meu bisavô era realmente ou não Antônio Nonato do Couto Velasco (ele tinha um sobrinho chamado Raimundo do Couto e este um filho chamado Raimundo Nonnato do N. Velasco), meu avô era Raimundo Lázaro Velasco e meu pai Raimundo Nonato S. Velasco. Esse padrão de nomes se repete na minha árvore e na árvore do resto dos Velasco de Belém. Tenho uma tia Chamada Carmem Piedade Velasco (crendo que o Piedade veio da minha tia-avó e por sua vez da minha bisavó). Existe pelo menos mais duas "Carmem Velasco". Uma é neta de dona Anésia e outra bisneta.Talvez esses nomes venham de ancestrais de tempos mais recuados que senhora Anésia e senhor Antonio Nonato. É comum em algumas árvores a repetição de alguns nomes durante séculos e existe grande chance da família Velasco de Belém ser proveniente da família Velasco de Goiás que na verdade seria "Vellasco".O "Vellasco" surgiu de um erro de grafia ao escrever "Velasco" porém ao que me falaram (rumores não confirmados) é que o "Velasco" surgiu de um novo erro de grafia ao tentar escrever "Vellasco", é possível que seja na verdade uma correção no sobrenome. Acabei de comprar um volume do livro sobre o tronco genealógico da família Velasco de Goiás e foi escrito por Domingos Vellasco. Meu avô teve um filho fora do casamento já falecido chamado Agenor. Os descendentes de Agenor ainda são vivos. Tenho alguns tios: Maria José Velasco, Pânfilo Lázaro Velasco, Sérgio Velasco, Jair Velasco, Carmem Piedade Velasco (nome igual da minha tia-avó), Irene Maria Velasco, Ana Maria Velasco, Cátia Velasco, entre outros. Meus primos: Giovanni Velasco, Giovanna Velasco, Adriano Velasco Nunes, Alex Velasco Nunes, Felipe Velasco, Netinho, Dennyson Velasco, Kelfen Velasco, Karen Velasco, entre outros.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#357444 | Brunovelasco | 11 mai 2015 16:02 | Em resposta a: #357277

Lembrem que no Brasil existem Velascos que chegaram aqui séculos atrás e Velascos que chegaram no final do século 19 e ainda outros que vieram refugiados da guerra civil espanhola. Os velasco de Belém são dos mais antigos, creio. Os registros mais antigos de Velasco que eu encontrei no Brasil foram os de Minas Gerais.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#357613 | Brunovelasco | 15 mai 2015 00:11 | Em resposta a: #357277

Opa não é Agenor e sim Albenor Velasco. Já falecido. Tia Carmita conhecia ele.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#358104 | Brunovelasco | 29 mai 2015 15:08 | Em resposta a: #357277

Achei o nome do meu bisavô: Francisco Fermiano Velasco.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#368697 | Brunovelasco | 28 abr 2016 15:13 | Em resposta a: #357277

Bem. Tenho mais informações sobre quem procura a genealogia dos Velasco do Pará. Primeiramente uma correção: não é Agenor e sim Aldenor (que foi da Marinha) e tem uma filha chamada Simone Velasco. Bom, meu bisavô se chamava Francisco Fermiano Velasco, mas o único que encontrei foi um Fermiano Alves Velasco, que ainda pode ser achado nas grafias: Firmiano Alves Velasco e Firmiano Alves de Vellasco. Viveu em Belém-PA entre os séculos XIX e XX. Esse Fermiano era filho de uma mulher chamada Maria de Belém. Tinha provável parentesco com Lourenço Alves Velasco c.c. Valentina Carolina de Miranda Salgado. Parentes irmãos irmãos chamados João Alves Velasco, Herminio Alves Velasco, Arminio Alves Velasco, Amélia Emilia Alves Velasco, Júlio Alves Velasco, Anna F. Alves Velasco, etc.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#377391 | Brunovelasco | 27 jan 2017 14:42 | Em resposta a: #357277

Opa. Ao que parece, Fermiano Alves Velasco foi meu trisavô e Maria de Belém era uma quarta-avó.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#377803 | Brunovelasco | 15 fev 2017 17:08 | Em resposta a: #357277

Olá, novidades sobre a pesquisa da família Velasco Paraense... bem: Dona Neuzalina do Couto Velasco, Raymundo do Couto Velasco, Hamilton Velasco, Neuza Velasco, Maria Antonieta Velasco, etc. São filhos de Júlio Alves Velasco e Anezia Valente do Couto. Júlio tinha os seguintes irmãos comprovados: Henrique Alves Velasco e Antonio Nonato Velasco. Júlio e seus irmãos eram filhos de Joaquim Alves Velasco, já Joaquim era filho de Lourenço Alves Velasco e Valentina Carolina de Miranda Salgado. Dona Valentina teve outros filhos além de Joaquim, mas ainda estou em pesquisa. Existem outros cujo parentesco não é claro, como, Fermiano Alves Velasco (meu trisavô ou bisavô)... não ficou claro se Francisco Fermiano Velasco é filho ou o próprio Fermiano Alves Velasco. Fermiano Alves Velasco era filho de Maria de Belém e pai de sobrenome Velasco... logo não era filho de Lourenço, talvez sobrinho ou neto. Francisco Fermiano Velasco teria por irmã Delmira Velasco. É mencionada uma sobrinha de Fermiano Velasco chamada Alaide. Lembremos que Francisco Fermiano junto com Maria da Piedade Alberto tinham por filhos: Raimundo Lázaro Velasco, Carmem Piedade Velasco, Cecília, e possíveis outros filhos. Aldenor era filho de Raimundo Lázaro e a minha prima Simone é filha de Aldenor.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#385316 | 110114 | 13 out 2017 00:12 | Em resposta a: #377803

Olá pessoal, me chamo Florenício Velasco, sou de Ituiutaba Minas Gerais, moro atualmente em Porto Alegre RS. Meu pai, Antonio Velasco nasceu em 1922 na cidade de Perdizes MG, era filho de Marciano Antonio Velasco e Maria Rosa de Jesus, viveu na região até os anos 1940 quando migrou para Ituiutaba. Ainda tenho parentes na região de Perdizes, Araxá e Sacramento, mas não tenho mais informações sobre a nossa família. A família era bem grande, mas só nos resta uma tia em Uberlândia MG. Dos meus tios e tias e seus descendentes tenho notícias, mas procuro parentes de outra linha de descendência de possíveis irmãos do meu avô Marciano Antonio Velasco, se alguém conhece, por favor, vamos conversar.

Um forte abraço a todos.

Meu email: florenicio@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#387264 | Brunovelasco | 08 dez 2017 15:20 | Em resposta a: #357277

Novidades sobre os Velasco de Belém do Pará. Em 1769 a praça Mazagão no Norte da África (possessão portuguesa) foi evacuada pela iminente invasão de um sultão fez um cerco com milhares de soldados. Essas famílias de Mazagão foram então transferidas para a Amazônia brasileira, onde no Amapá fundaram uma vila chamada Nova Mazagão. Muitas dessas ficaram em Belém do Pará. A guerra portuguesa contra os mouros foi cheia de armadilhas, emboscadas e escaramuças. O simples ato de ir pegar lenha fora das muralhas de Mazagão era um perigo muito grande. Existiam soldados especializados em espiar e bater em retirada pra avisar outras tropas e a fortaleza de Mazagão sobre vinda de tropas hostis. Esses soldados eram chamados de Atalaias. Um deles era o atalaia João Lourenço Bélico, que era natural de Guimarães (em Braga) e filho de um tal António Lourenço. Foi condecorado diversas vezes por atos heroicos quando serviu em Mazagão de 1672 a 1692, e ainda recebeu foro de cavaleiro fidalgo da casa real (CFCR). Casou em Mazagão com D. Joana de Velasco, tiveram quatro filhos e uma filha. Entre os conhecidos temos: António Lourenço de Velasco, Francisco Gonçalves de Velasco, Manuel Lourenço de Velasco e João Lourenço Bélico (II). Os três primeiros viraram cavaleiros fidalgos da casa real. António Lourenço de Velasco teve vários filhos com D. Catarina de Azevedo, entre eles: José Joaquim de Velasco (cavaleiro fidalgo da casa real) e Domingos Franco Bélico de Velasco (cavaleiro fidalgo da casa real). O segundo daria origem à estirpe dos Velascos Bélicos. José Joaquim de Velasco teve por filho Gaspar Correia de Velasco (cavaleiro fidalgo da casa real). Gaspar veio para Belém do Pará onde serviu inicialmente a guarnição local como Alferes. Gaspar teve um filho chamado Lourenço Alves Velasco que chegou a ter foro de Cavaleiro fidalgo da casa real, mas após a independência acabou ficando no Pará onde deixou numerosa descendência. Os Velasco de Belém vieram de Mazagão e não têm nada a ver com os Velascos Molinas. Os Velascos de Belém até o momento na investigação descendem de uma linhagem de cavaleiros que lutaram contra os muçulmanos no Norte da África.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#390600 | Sophialoren4 | 02 abr 2018 04:09 | Em resposta a: #357277

O nome da minha avó está errado!!!! Farida Mildre da Silva Velasco (falecida) e do meu avô Raimundo Nonato do Nascimento Velasco (falecido), ambos eram primos...

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#406980 | Cristianovelasco | 30 ago 2018 19:55 | Em resposta a: #357277

Olá Bruno, tudo bem? Já contarei você antes, e pelo visto somos da mesma família, meu nome é Cristiano Velasco, meu bisavô se chamava Carlos Humberto Velasco, e veio de Belém/PA, para Campos do Jordão/SP.
Se tiver alguma árvore genealógica fiquei muito grato se me enviar.
chris.velasco@live.com

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#424392 | celiovelasco | 24 mai 2020 13:16 | Em resposta a: #368697

Olá. Me chamo Celio Velasco, filho de Celso Alves Velasco, natural de Marapanim, a 160 km de Belém. Gostaria de saber se você sabe alguma informação dos velascos de Marapanim.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#440427 | Brunovelasco | 12 abr 2022 00:40 | Em resposta a: #424392

Olá os Velascos de Marapanim são a mesma família que os Velascos de Belém. Quais os nomes dos seus avós e bisavós? Para eu procurar e conectar na árvore.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#440428 | Brunovelasco | 12 abr 2022 00:48 | Em resposta a: #357277

Achei uma tese de mestrado cujo título é "Uma Figura Quase Desconhecida do Ultramar Português Domingos Franco Bélico de Velasco". Nele tem uma parte que fala sobre "A Ascendência Luso-Espanhola de Domingos Velasco". Este Domingos Velasco (CFCR e COC) era filho de António Lourenço de Velasco (CFCR) e Da. Catarina de Azevedo. António era filho de João Lourenço Bélico (CFCR) e Joana de Velasco. Catarina era filha de Domingos Franco (CCR) e Da. Isabel Martins Botelho. Joana de Velasco era filha de João de Velasco (CFCR) e Da. Ana Gonçalves. A ascendência Luso-espanhola dá-se por João de Velasco.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#440935 | celiovelasco | 09 mai 2022 03:07 | Em resposta a: #440427

Sou filho de Celso Alves Velasco, que é filho de mãe solteira, chamada Laila Alves Velasco (já falecida). Esta era filha de Vitória Alves Velasco, também mãe solteira.

Na certidão de nascimento de minha avó Laila, consta como seus avós maternos João Alves Velasco e Eurádia Eléres Velasco.

Como sou historiador, procurei pesquisar as origens da família Velasco em Marapanim. Descobri que os Velascos de Marapanim descendem de um professor chamado João Alves de Velasco e sua mulher Maria Amélia Seabra. Encontrei o registro de casamento deles, em 1885 em Marapanim. Ele foi transferido para a Escola daqui em 1884. Era filho de Lourenço Velasco, e este filho de Gaspar Velasco.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#441519 | Brunovelasco | 16 jun 2022 17:14 | Em resposta a: #440935

Olá, João Alves Velasco de fato foi professor em várias cidades do interior do Pará como Marapanim, Soure, Pontas de Pedras, etc. Ele teve várias esposas/amantes. A esposa da qual ele ficou viúvo foi de dona Maria Ferreira, mãe de Júlio Alves Velasco e seus irmãos (Armínio Alves Velasco, Hermínio Alves Velasco, Henrique Alves Velasco, etc), este Júlio foi bisavô do saudoso político paraense Fernando Velasco. Cerca de um ano após a morte da dona Maria Ferreira, ele casou com sua enteada Maria Amélia Seabra... sim, ele casou com a enteada kk. João Alves Velasco era sem vergonha... ele ainda teve um filho com uma mulher chamada Ermelinda da Silva. Esse filho se chamava Henrique Velasco... tinha dois Henriques. Um era filho de Júlio e outro era filho de Joaquim Alves Velasco. Este Joaquim era provável irmão de João Alves Velasco. No obituário vi escrito que ele era filho de Valentina Carolina de Miranda Salgado, em outro documento descobri ela era casada com Lourenço Alves de Velasco, logo por inferência diz-se que Joaquim era filho de Lourenço. Este Lourenço faleceu por volta de 1860 e poucos... nos arquivos da Mordomia-mor ele é identificado como um morador do Pará e Cavaleiro Fidalgo da Casa Real (CFCR), título este que foi abolido na revolução do Porto de 1821... ou seja este cavaleiro de segunda ordem perdeu seu título de nobreza. Ele era filho de Gaspar Correia de Velasco que foi militar, serviu no forte do Castelo em Belém e foi cavaleiro da ordem de Santiago de Espada, Familiar do Santo Ofício e Irmão da Santa Casa de Misericórdia de Belém do Pará. Gaspar Faleceu por volta de 1820... descobri que que a mãe de Lourenço Alves Velasco era dona Antônia Pires numa carta da irmã dele dona Maria Correia de Velasco enviada à corte pedindo ajuda por ocasião da morte de seus pais (Gaspar e Antônia). Nos registros da Torre do Tombo (sistema digitarq) lá há a informação que Gaspar Correia de Velasco era filho de José Joaquim de Velasco que também foi cavaleiro fidalgo da casa real. Tanto é que Gaspar tinha um filho chamado Joaquim José de Velasco (este também foi Cavaleiro real). José Joaquim de Velasco (CFCR) era irmão de Pedro Alves Velasco (este foi Fidalgo Cavaleiro ou Cavaleiro de Primeira Ordem) e também de Domingos Franco Bélico de Velasco (este foi Cavaleiro Fidalgo e Cavaleiro da Ordem de Cristo). Este Domingos foi herói de guerra nas campanhas de Marata e Sunda na Índia, tomou o forte Alorna, foi tenente-coronel do exército português no século 18, foi feito cavaleiro fidalgo da casa real e posteriormente cavaleiro da ordem de Cristo por mercê régia. Domingos, José Joaquim, Pedro Alves e Francisco Alves/Álvares de Velasco (CFCR) foram todos filhos de Antônio Lourenço de Velasco e de dona Catarina de Azevedo. Dona Catarina era filha de Domingos Franco (Cavaleiro da Casa Real/ CCR) e de sua esposa dona Isabel Martins Botelho. Já Antônio Lourenço era filho de João Lourenço Bélico (Cavaleiro Fidalgo da Casa Real) com sua esposa dona Joana de Velasco. João Lourenço era natural de Guimarães em Portugal e morreu ao cair de um cavalo enquanto perseguia soldados mouros no Marrocos em 1692 (Naquela época Portugal tinha uma fortaleza/Praça chamada Mazagão). Ao que descobri, Joana de Velasco era filha João de Velasco (CFCR) e de dona Ana Gonçalves. Ainda estou tentando saber quem era este João de Velasco... mas descobri uma fonte que ainda não pude consultar... uma dissertação de mestrado de 1970 que fala da ascendência luso-espanhola de Domingos Franco Bélico de Velasco. Só que para consultar só presencialmente em Lisboa kk.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#441522 | Brunovelasco | 16 jun 2022 18:05 | Em resposta a: #357277

Opa, Havia 3 Henriques Velasco: 1 era IRMÃO de Júlio e filho da João Alves Velasco e Maria Ferreira. O 2 era também era filho de João Alves Velasco, mas a mãe era Ermelinda da Silva. O 3 era filho de Joaquim Alves de Velasco com provavelmente Maria de Belém. Esta Maria de Belém era mãe de Fermiano Alves Velasco (foi ferreiro e trabalhou na escola Paes de Carvalho). E Fermiano provável filho de Joaquim, logo, o terceiro Henrique seria irmão de Fermiano. Este Fermiano teve um filho chamado Francisco Fermiano Velasco que foi o pai do meu avô Raimundo Lázaro Velasco.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#441523 | Brunovelasco | 16 jun 2022 18:08 | Em resposta a: #357277

Espero de coração que estas informações te ajudem na sua pesquisa. Não sou historiador, mas seria interessante um historiador da família ir constatar estas informações e compartilhar aqui conosco. Isto vai ajudar a esclarecer bastante a história dos nossos ancestrais.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#441559 | celiovelasco | 17 jun 2022 17:37 | Em resposta a: #441519

Ainda sobre o João Alves de Velasco...

Sei que ele morreu pouco tempo depois de vir para Marapanim, em 1886.

Você sabe informar quanto aos filhos dele com a Ana Maria Seabra?

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#448330 | luisff | 20 jun 2023 16:13 | Em resposta a: #440428

Bom dia,

Só agora vi este tópico e agradeço a informação relativa à tese que me parece muito interessante para o estudo desta família. Chamo a atenção para o facto de, ao que me parece, a tese se debruçar sobre um outro Domingos Franco Bélico de Velasco, neto do acima referido.
Nomeadamente, estou em crer que esta tese diz respeito ao Domingos Franco Bélico de Velasco nascido em 1811 e que surge aqui na base de dados do GeneAll em https://geneall.net/pt/nome/528643/domingos-franco-belico-de-velasco/
enquanto que o Domingos Franco Bélico de Velasco antes referido neste tópico ser o nascido em Mazagão em 1705, filho de António Lourenço de Velasco, e que consta na base de dados do GeneAll em https://geneall.net/pt/nome/571640/domingos-franco-belico-de-velasco/

Cumprimentos,

luisff

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#450556 | Brunovelasco | 17 out 2023 19:00 | Em resposta a: #441559

Não sei informar se João Alves de Velasco teve filhos com Maria Seabra. Ele faleceu pouco tempo após casar pelo que vi.

Resposta

Link directo:

Família Velasco de Belém e do Brasil

#450557 | Brunovelasco | 17 out 2023 19:09 | Em resposta a: #448330

Olá, bom dia,

Existem pelo menos 4 Domingos Franco Bélico de Velasco:
1 - O primeiro CFCR e COC Domingos nascido em 1705, filho de CFCR António Lourenço de Velasco e Catarina de Azevedo.
2 - O Domingos nascido em 1811 e descendente do primeiro.
3 - O Domingos filho de FCCR Pedro Alves de Velasco que viveu no Pará.
4 - Este não lembro, mas sei que tem um quarto.
Tem Domingos que não são descendentes direitos do primeiro Domingos, e isto aconteceu, porque o pai de Dona Catarina de Azevedo se chamava CCR Domingos Franco, o Bélico vem do pai de António Lourenço que era CFCR João Lourenço Bélico (morreu em África), e o Velasco vem da mãe dele que era Joana de Velasco, filha de João de Velasco e Ana Gonçalves. Tem uma outra Joana de Velasco nascida quase no mesmo ano filha de Dom Fernando de Velasco e Guiomar de Souza. Se for a mesma Joana a informação sobre os pais dela ainda está imprecisa.

Cordialmente,
Bruno Velasco.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 21:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen