Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Direito | Famílias

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359598 | helioarm | 16 jul 2015 23:59

Olá

Nas buscas pelo meu avô, encontrei diversos documentos que pouco me auxiliaram até agora para descobrir sua origem... Acredito que muitos sofram com isso também.

Minha maior decepção foi o casamento civil, onde indica apenas "natural de Portugal"...

Porém, na habilitação para o casamento ele foi obrigado a apresentar os documentos, que não constam na certidão (no caso, do 10o Ofício no Meier).

Alguém sabe como proceder para acessar essa informação (o processo de habilitação)?

Grato

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359599 | FGJ | 17 jul 2015 00:52 | Em resposta a: #359598

HELIO,
Acredito que vc vai ter que ir ao ARQUIVO NACIONAL na Pça da República, Rio.
Quando fiz pesquisa sobre meus antepassados li muitas Habilitações.
FREDERICO/RIO

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359609 | mila1001 | 17 jul 2015 15:25 | Em resposta a: #359598

Helio,
As habilitações voce pode solicitar pessoalmente no Arquivo Nacional do RJ.

Poderia dizer os nomes de quem procura,e,filiação?

Mila

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359611 | helioarm | 17 jul 2015 15:38 | Em resposta a: #359609

Olá Mila,

Procuro por Adelino Ribeiro de Mello, oriundo de Portugal. Filho de Antonio Ribeiro de Mello e Maria Joaquina de Mello (ou Maria Joaquina Lourenço). Nasceu em 1883 (aprox), provavelmente em Trás-os-Montes, e chegou no Brasil na primeira década de 1900.

Adelino se casou em 18 de agosto de 1908 com Leopoldina dos Praseres Carvalho (que se tornou Leopoldina dos Praseres de Mello), natural do Rio de Janeiro.

Qualquer ajuda será de grande valia!

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359618 | mila1001 | 17 jul 2015 22:38 | Em resposta a: #359598

Hélio,

Não localizei habilitação de casamento no nome de Adelino,pode ser que não esteja digitalizad,portanto,o ideal é escrever ao Arquivo nacional,ou,fazer o pedido pessoalmente,pois,as chances de encontrar o processo é bem maior.

Outro lugar em que pode buscar documento é na Curia do RJ,pois,se Adelino casou na igreja,há o certificado de batismo preenchido pelo noivo,onde o noivo diz onde foi batizado em Portugal.Como sabe a data de casamento,a busca é bem mais fácil.Se encontrar,procure o livro do casamento na igreja,veja como está escrito de onde ele era.

Só encontrei uma Habilitação,mas, o nome não é o mesmo

Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 4 (Freguesias da Glória, Coração de Jesus, Lagoa e Gávea) - Registro Civil - 6O Mello Manuel Adelino de Contratante Nogueira Mathilde da Conceição Garcia Contratante Habilitação para casamento; 1928 2769


Só encontrei estes dois processos com o nome de Adelino,e,tudo isso,voce pode ver no Arquivo Nacional


Pretoria do Rio de Janeiro, 12 (Freguesia do Engenho Novo) - 7E
Melo Adelino Ribeiro de Réu(ré)
Carvalho Leonidia Maria da Silva Autor(a)
Justificação;
Manutenção de posse; 1909 3.401 0 1805 0 A


Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 4 (Freguesias da Glória, Lagoa e Gávea) - 6N
Melo Adelino Ribeiro de Réu(ré)
Tavares Elvira dos Santos Autor(a)
Ação ordinária; 1931 24 0 0 49 A


Mila



Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359619 | helioarm | 17 jul 2015 22:45 | Em resposta a: #359598

Mila,

Muito obrigado! Eu vou no Arquivo Nacional buscar essas informações.

Sobre o casamento religioso o problema é um pouco maior, já que esta data é do civil, e coincide na semana onde meu bisavô materno faleceu... Eu já busquei na Curia do RJ, diretamente no livro de habilitação para casamento dos anos 1907, 1908 e 1909 e não achei nada... Diz a minha irmã (que está na casa dos 70 anos) que eles eram muito religiosos, o que leva a crer que o casamento tenha acontecido em algum momento, mas ela não sabe precisar quando e nem se ocorreu.

Você sabe se o procedimento era igual ao atual, de ser necessário primeiro casar no civil para depois casar no religioso, ou se podia casar diretamente no religioso sem ter o casamento civil?

Hélio

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359621 | helioarm | 17 jul 2015 23:03 | Em resposta a: #359598

Mila,

Acabei de perceber que o primeiro processo é dele mesmo! Maria Leonídia da Silva Carvalho é minha bisavó materna!

Desculpe a ignorância. mas como eu faço lá no Arquivo Nacional? É só chegar com essa informação e pedir o processo?

Hélio

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359622 | mila1001 | 18 jul 2015 00:06 | Em resposta a: #359598

Hélio,
Não é ignorancia não,pois,não temos como saber tudo na vida,ok?

O processo a que se refere é o de justificação?Terá que solicitar cópias desse processo,portanto,forneça tudo que constar nele;
Pretoria do Rio de Janeiro, 12 (Freguesia do Engenho Novo) - 7E
Adelino Ribeiro de Melo Réu(ré)
Leonidia Maria da Silva Carvalho Autor(a)
Justificação;
Manutenção de posse; 1909
3.401 0 1805 0 A

Não sei a que se refere,só tendo cópia dos documentos.

Aproveite para ver se encontra Habilitação para Casamento de Adelino ,pois,tem a data do casamento.O importante é saber todos os nomes,datas,para fazer a solicitação.
Veja se há cartão de imigração dele tambem,e,como sempre,data de nascimento,filiação,informações que levem à localização do processo de registro de imigrante.
Lá também consegue-se saber sobre processo de naturalização,coisa,que muitos imigrantes solicitaram.

O serviço de fotocópia dos documentos é pago,recebe em casa,após uma semana.Poderá tambem pesquisar no Arquivo.Qualquer duvida,não se acanhe,pergunte.

Boas pesquisas.
Mila

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359624 | mila1001 | 18 jul 2015 00:22 | Em resposta a: #359598

Helio,

O casamento civil de Adelino ocorreu na mesma semana em que ele faleceu?

Se eles eram religiosos,devem ter casado na igreja,e,podiam fazer isso antes do casamento civil.
Na igreja,no livro de casamento deverá constar a seguinte observação:"Casamento com efeito Civil",e,
isto significa que os noivos haviam se casado no religioso,e, teriam um tempo(não lembro se 30 ou 60 dias) para levar o documento do religioso até um cartório,e,registrar esse casamento.
No cartório deve ter a habilitação para casamento com efeito civil,pois,tinham que dar autorização para o casamento primeiro no religioso.
Se souber o cartório onde Adelino se casou,pergunte sobre a Habilitação.A primeira coisa que ,com certeza,dirão é que não possuem isso,mas,insista,pois,é como se fosse o livro de proclamas.Aqui onde moro,os arquivos estavam no Forum da cidade,não sei como funciona no Rio.
Se Adelino casou primeiro na igreja,seu casamento não ficará no livro normal de casamentos,há um livro especial só para registros de "Casamentos com Efeito Civil".

Pergunte a sua irmã,se ela se lembra do bairro onde morava quando era criança,se havia alguma igreja próxima,ou,se eles iam a alguma igreja em especial,nas missas aos domingos.

Sabe a data do óbito?Já verificou o livro de óbito?Pode ter alguma referencia de onde ele era.
No nascimento do filho mais velho,não consta no registro,de onde os pais eram?

Por isso,se for no Arquivo,tente ver se há a Habilitação.

Mila

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359643 | mila1001 | 18 jul 2015 16:12 | Em resposta a: #359598

Hélio,
Como voce está com 2 tópicos,acabei vendo uma informação importante do confrade Luis K,e,tomei a liberdade de acrescentar mais alguma coisa que pesquisei,graças à informação dele sobre Maria Joaquina lima ou Lourenço,e, Marcolino.
Veja com atenção,pois,pude localizar um processo de passaporte(14 imagens),são documentos da familia .
Quem sabe seja quem procura.

Aqui está a mensagem do confrade,e,acrescentei a ela,o que encontrei:
No registo de casamento o nome da mãe aparece como Maria Joaquina Lourenço e é rectificado para Maria Joaquina de Lima.

Esses apelidos (Ribeiro, Melo, Lima), apesar de comuns em Portugal, são ainda mais comuns no MINHO que em Trás-os-Montes.
Mas não encontrei nenhum pedido de passaporte de algum "Ribeiro de Melo"...!

Mas...
Em 1912 uma Maria Joaquina de Lima pediu passaporte para o Brasil no Governo Civil de Braga (Minho):

Veja todo processo(documentos0 do passaporte0imagens de 1 a 14,há batismos das pessoas
veja toda documentação do passaporte das paginas 1 a 14
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-33044-17108-14?cc=1925427&wc=SDH2-7ZZ:219667301,1364068650

Documento composto
CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/UM-ADB/AC/GCBRG/H-D/099/25469
TIPO DE TÍTULO
Atribuído
DATAS DE PRODUÇÃO
1912 a 1912
ÂMBITO E CONTEÚDO
Filiação: Jose Rodrigues Lima e Ana Silva. Natural da freguesia de CASTELOES, Sao Tiago, concelho de VILA NOVA FAMALICAO
COTA ATUAL
A - 24914
COTA ANTIGA
A - 24914


Em 1909 uma Maria Joaquina de Lima de 60 anos, natural de Braga, pediu um passaporte para o Brasil no Gov. Civil de Vila Real (trás-os-montes):
http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=1057492
Passaporte esta na imagem 342.tif
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1056126

REGISTO DE PASSAPORTE
NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Documento simples
CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/38/1364
TIPO DE TÍTULO
original
DATAS DE PRODUÇÃO
1909-10-30 a 1909-10-30
DATAS DESCRITIVAS
Vila Real, 30/10/1909
DIMENSÃO E SUPORTE
160x210 mm.; Papel
ÂMBITO E CONTEÚDO
Requerente: Maria Joaquina de Lima

Idade: 60 anos

Freguesia: Parada de Gatim

Concelho: Vila Verde

Distrito: Braga

Destino: Brasil
COTA ATUAL
F. 340v
COTA ORIGINAL
2137
IDIOMA E ESCRITA
Português

Em 1922, um Marcolino de Lima Lopes, de 27 anos, filho de uma Maria Joaquina de Lima, pediu passaporte para o Brasil no Gov. Civil de Bragança (trás-os-montes).
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1280348
Imagem do passaporte esta na 113.tif
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228248

NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Documento simples
CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/ADBGC/AC/GCBGC/PAS/077/01151/000437
TIPO DE TÍTULO
Atribuído
DATAS DE PRODUÇÃO
1922-09-12 a 1922-09-12
DIMENSÃO E SUPORTE
1/2 f.
ÂMBITO E CONTEÚDO
Registo n.º617 - f.110v.

Filho de: António Augusto Lopes e de Maria Joaquina Lima;

Natural de: Carrazeda de Ansiães-Carrazeda de Ansiães-Carrazeda de Ansiães;

Idade: 27 anos;

Literacia: não sabe escrever;

Estado Civil: Solteiro(a);

Profissão: Proprietário;

Destino: Rio de Janeiro - Brasil.
COTA ATUAL
Cx. 235



Mila

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359767 | helioarm | 21 jul 2015 22:39 | Em resposta a: #359598

Descobri que as proclamas foram lidas na catedral do Rio de Janeiro em 16 de agosto de 1908. Eu procurei no livro de habilitação para casamentos no período mas não achei nada.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14184-9902-31?cc=1719212&wc=M6ZT-DNL:131775101,139024701,142014401

Alguém sabe onde eu consigo o registro de casamento religioso deste casamento???

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359770 | FGJ | 22 jul 2015 00:59 | Em resposta a: #359767

HELIO,
Você precisa saber em que paróquia ocorreu o casamento.
Com esta informação vc poderá ler o assento do casamento no arquivo da cúria metropolitana do Rio de Janeiro no subsolo da Catedral de São Sebastião.
FREDERICO/RIO

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359773 | helioarm | 22 jul 2015 02:04 | Em resposta a: #359598

Eu achei essa informação nas "notícias religiosas " de um jornal. As proclamas são sempre na catedral, independente da igreja da cerimônia?

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359780 | FGJ | 22 jul 2015 14:20 | Em resposta a: #359773

HELIO,
Os proclamas são lidos na paróquia de um dos noivos, mas as HABILITAÇÕES MATRIMONIAIS são arquivadas no ARQUIVO DA CÚRIA METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO, no subsolo da Catedral de São Sebastião.
Onde vc mora?
FREDERICO/RIO

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359783 | helioarm | 22 jul 2015 14:35 | Em resposta a: #359598

Frederico,

Eu moro no Rio e já fui ao Arquivo da Cúria (onde fui extremamente bem atendido e ajudado pelos funcionários). Vi o livro das habilitações matrimoniais de 1908 mas não encontrei a habilitação deles. Sabe se o intervalo entre a habilitação e a lida das proclamas é muito grande?

Não localizei o livro de casamentos da antiga Catedral no familysearch. Será que ele foi enviado ao Arquivo ou será que ainda está lá no Carmo?

Abç

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359785 | rfmc | 22 jul 2015 14:53 | Em resposta a: #359783

Caro Hélio;
... Vc. está dando muitas voltas dentro da Rotunda....
Precisa de tomar novo rumo!
Boa sorte
Rfmc

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359792 | helioarm | 22 jul 2015 17:01 | Em resposta a: #359598

Algumas vezes eu imagino que estou igual a um cachorro que está correndo atrás do rabo... Muita informação desencontrada,registros que não são confiáveis...

Mas uma hora eu acho a informação!

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359802 | FGJ | 22 jul 2015 19:03 | Em resposta a: #359783

HELIO,
Vc está procurando casamento católico ou civil?
2-Hab Matrimonial católicas estão arquivadas no Arq da Cúria onde vc já esteve, mas são difíceis de encontrar porque nem todas já foram indexadas no computador do ACMRJ. É UM TRABALHO DE MUITO LONGO PRAZO.
3-Hab Casamento Civil só no ARQUIVO NACIONAL.
FREDERICO

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359807 | helioarm | 22 jul 2015 19:32 | Em resposta a: #359598

A habilitação civil me traria um trabalho a mais, de localizar a numeração do documento e depois ir no Arquivo Nacional buscar o registro deste documento.
A habilitação religiosa para mim seria o ideal, já que me indicaria a igreja e lá já constaria o batismo.

Eu achei a indicação da proclama por acaso em uma busca, datada de 16/agosto/1908, dois dias antes do civil. Com a data da proclama, eu determino mais facilmente o intervalo de tempo que pode ter ocorrido o casamento (após o terceiro domingo posterior à proclama). Já o intervalo entre a habilitação religiosa e a proclama eu não conheço.

Se as proclamas forem sempre na igreja onde será celebrado o casamento (no caso, meus avós moravam no mesmo local, eram vizinhos, portanto na mesma paróquia), basta buscar diretamente no arquivo da igreja o casamento. Acredito que seja assim, pois não creio que tenha ocorrido tão poucos casamentos na cidade toda naquele período (o número de proclamas seria maior).

A questão que me dificulta é que, justamente, a catedral não possui digitalização dos livros no familysearch.org, e eu não sei se este livro estaria na catedral antiga ou no Arquivo da Cúria.

Mas, de toda forma, eu estou procurando todos os documentos possíveis. Até o inventário dele está sendo buscado no arquivo do TJ.

Abç

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359883 | FGJ | 24 jul 2015 03:13 | Em resposta a: #359807

HELIO,
1-Não existe um livro de HM. As HM são processos EM PAPEL guardados no ACMRJ que não estão sendo digitalizados ou seja, não estão sendo transformados em arquivos eletrónicos. 2-Uma equipe de 3 funcionários abre cada caixa e passa para o computador os nomes dos nubentes, o ano da HM e o número da caixa. O computador do ACMRJ serve apenas para lhe informar em qual caixa está a HM do seu parente. Se vc tiver sorte a HM dele já terá sido incluída no computador.
3-Eu pesquiso desde 1997 e ainda não consegui ler todas as HM q gostaria...
4-Em princípio todos os livros de ATOS PAROQUIAIS (cas/bat/obt) anteriores a 1910 estão no ACMRJ.
Sds,
FREDERICO/RIO

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#359906 | helioarm | 24 jul 2015 17:24 | Em resposta a: #359598

Frederico,

Muito obrigado pelas informações. Eu já estive lá e não conseguiram localizar. O livro que vi, na verdade, é de provisões para casamento (onde não localizei o nome deles), eu errei ao dizer que era o livro de habilitações.

Na próxima semana eu vou buscar no Arquivo Nacional a habilitação para o casamento civil e vou na Cúria buscar o livro de casamento da antiga Catedral, para ver se dou sorte...

Sds,

Hélio

Resposta

Link directo:

Hbilitação para casamento civil - Rio de Janeiro

#383691 | Rafamore | 17 ago 2017 00:53 | Em resposta a: #359598

Olá Hélio,
Acredito que eu seja parente seu, ainda que distante. Se quiser posso te passar informações sobre o Adelino, irmão de minha bisavó.
Entre em contato comigo pelo e-mail rmoregula@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 06:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen