Família Vaz Alcoforado - Água Revés, Valpaços, Vila Real

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Património | Pessoas | Regiões

Família Vaz Alcoforado - Água Revés, Valpaços, Vila Real

#362146 | Bruno_Lino | 06 out 2015 19:33

Boa tarde!...


Descendo de Leonardo de Araújo, (que nasceu entre 1600-1625, na freguesia de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços), filho legítimo de João Gil e de sua esposa D. Isabel de Araújo.

João Gil, irmão inteiro de Leonardo Vaz de Alcoforado, Abade de Água Revés - (natural da freguesia de Água Revés, concelho de Valpaços), filho de Francisco Rodrigues e de sua esposa D. Isabel Vaz de Alcoforado.

Segundo a Inquirição de génere de um neto do Leonardo de Araújo, eram descendentes de Gaspar Vaz de Alcoforado, casado com D. Branca Teixeira e parentes próximos de Vicente de São Payo.
Diz também que o Francisco Rodrigues e D. Isabel Vaz de Alcoforado (de Água Revés) eram uma família muito nobre!

Porém não consigo "encaixar" a dita Isabel com o Gaspar! Na minha ideia ela é neta dele, mas não tenho a certeza, pois não consigo recuar mais.
Refiro também que o Vicente de São Payo descende de Pelágia Teixeira (filha do Gaspar Vaz de Alcoforado)

Sei também que a dita D. Isabel já era viúva em 1580!


Leonardo de Araújo (nasc. entre 1600-1625)
|
João Gil - Leonardo Vaz de Alcoforado - Tomé Vaz - Isabel Gil (todos irmãos inteiros) (nasc. entre 1565-1580)
|
D. Isabel Vaz de Alcoforado + Francisco Rodrigues (nasc. entre 1535-1555)
|
... ?
|
Gaspar Vaz de Alcoforado + D. Branca Teixeira (nasc. entre 1480-1500)


Alguém possui informações/dados sobre esta família?


Atenciosamente,

Bruno

Resposta

Link directo:

Família Vaz Alcoforado - Água Revés, Valpaços, Vila Real

#362275 | sousa42 | 10 out 2015 15:04 | Em resposta a: #362146

Caro Bruno Lino,

Na sua mensagem fala sobre Leonardo de Araújo, que faleceu em Santa Maria de Emeres a 13 de Dezembro de 1655. Sabendo que todos os Araújos de Santa Maria de Emeres descendem deste Leonardo, qual o grau de parentesco entre este e o seu homónimo, também natural de Emeres, e que casou em Vale de Telhas com Mariana Gomes, com descendência em Vale de Salgueiro?

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Família Vaz Alcoforado - Água Revés, Valpaços, Vila Real

#362854 | Bruno_Lino | 28 out 2015 21:05 | Em resposta a: #362275

Caro Sousa,

Lamento estar só agora a responder-lhe, mas não tomei conhecimento da sua mensagem.

Quanto ao "seu" Leonardo de Araújo, que casou com Maria Gomes - que por grande coincidência também é "meu" - desconfio que seja neto do dito Leonardo de Araújo, acima nomeado! E a ser assim irmão do Pe. João de Araújo (que fez Inquirição de Genere em 1698), e por sua vez, filho de João Gil e Brites ou Beatriz de Araújo! Mas esta é uma hipótese (embora seja muito provável)!!!

No entanto, também descendo de um irmão do Pe. João de Araújo - Baltasar de Araújo - (ambos netos de Leonardo de Araújo, e descendentes das pessoas nomeadas acima, na minha mensagem)!


Já agora, por curiosidade, de que filho do Leonardo de Araújo e Maria Gomes, descende? :)

Atenciosamente,

Bruno

Resposta

Link directo:

Família Vaz Alcoforado - Água Revés, Valpaços, Vila Real

#362899 | sousa42 | 30 out 2015 00:34 | Em resposta a: #362854

Caro Bruno,

Pois, essa também foi a minha conjectura: Leonardo de Araújo, filho de João Gil e neto de Leonardo de Araújo. No entanto esta filiação será sempre discutível se não for irrefutavelmente comprovada por outros documentos mais recentes.

Realmente, esta ig tem grande abundância de dados biográficos sobre estes nossos antepassados e ficamos a saber através da testemunha Francisca de Carvalho, de 80 anos, e vizinha dos Cardosos, que “não há outros Araújos nesta freguesia senão os descendentes do dito Leonardo de Araújo e que não lhe conheceu irmãos ou irmãs.”

Portanto, todos os Araújos de Emeres descendem do casal Leonardo de Araújo/Maria Fernandes, que tiveram pelo menos 5 filhos, a saber: o Padre João de Araújo Alcoforado, Brites de Araújo, Isabel de Araújo, Bárbara de Sá e Maria de Araújo.

Ao que parece este Leonardo de Araújo era filho de João Gil e sobrinho do Abade de Água Revés, Leonardo Vaz Alcoforado. Água Revés está a revelar-se um verdadeiro imbróglio na minha árvore. Para além destes Araújos Alcoforados estou também bloqueado numa Paula/Francisca de Sampaio, filha de um Francisco de Sampaio e irmã de um Vicente de Sampaio, “todos das principais famílias de Água Revés.”

O meu antepassado é o Domingos Lopes de Araújo (não sei de onde vem o Lopes) que nasceu em Vale de Salgueiro a 28 de Julho de 1736, filho de António Gomes de Araújo e de Catarina Pires, neto paterno de Leonardo de Araújo, de Santa Maria de Emeres…

Com os melhores cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Família Vaz Alcoforado - Água Revés, Valpaços, Vila Real

#376680 | sousa42 | 06 jan 2017 21:49 | Em resposta a: #362146

Caro Bruno,

Relativamente a Leonardo de Araújo e à respectiva ascendência - e agora que o geneall está com acesso livre - fiz pesquisa sobre alguns dos meus ascendentes e reparei que este nosso avoengo está na base de dados deste site.

1. Leonardo Gil de Araújo (c. 1675), filho de João Gil e de Beatriz de Araújo.
2. Leonardo de Araújo (c. 1675), filho de João Gil e de Beatriz de Araújo.

Parecem ser a mesma pessoa, ambos com “bolinha azul”. No primeiro caso através do ramo de Trancoso e no segundo através de Isabel Vaz Alcoforado. O problema é que o Geneall não diz quais são as fontes. Existe documentação que confirme este mapeamento genealógico?

Segundo o Geneall:

"Constituem fontes primárias deste projecto:

1. As obras de Genealogia publicadas ao longo de séculos que se encontrem disponíveis na Biblioteca Genealógica de Lisboa;
2. O resultado das investigações dos webmasters do Geneall, tanto as realizadas até aqui como as que vierem a realizar-se.

Constituem fontes acessórias:

1. As informações disponibilizadas no Forum da Base de Dados;
2. As sugestões de correcções e actualizações enviadas pelos visitantes do site e por nós editadas quando entendamos que se justifique."

Com os melhores cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 03:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen