Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#362651 | V.Q.F. | 20 out 2015 23:41

Caro Marcos Sousa Guedes,

Não sei se irá ler esta mensagem, mas estive a ler com muito interesse as suas informações relativas a Percival de Lira, que deixou no antigo tópico Família Lira (ou Lyra), o qual não aparece aqui no motor de busca, mas que consegui visualizar através Google.

O meu interesse nas suas mensagens referem-se ao facto da menção que foi feita nesse tópico, dos descendentes de Percival de Lira, o velho, casado com Isabel da Costa usarem Pereira de Lira.

Bem como na sua mensagem de 27-3-2008 onde refere que: "7 de Maio de 1541, baptismo, foram compadres "Fernam royz e Fr.º pereyra f.ºs de Pycyvall de Lyra""

Talvez consiga visualizar aqui:

http://geneall.net/pt/forum/148261/familia-lira-ou-lyra/#a189767

É que tenho uma antepassada chamada Ana Roiz, ou Ana Soares de Lira, que casou com Pedro Rodrigues, e tiveram a Pedro Rodrigues de Lira, que casou com Maria de Castro de Araújo, os quais por sua vez tiveram ao meu antepassado Manuel Pereira de Lira (que também usou Manuel Pereira de Lira e Castro).

Se puder, agradecia que lesse esta minha mensagem onde menciono o Percival de Lira como possível antepassado do Manuel Pereira de Lira acima, e se possível, que comentasse a mesma.

http://geneall.net/pt/forum/166487/quinta-de-santo-antao-pazo-de-monterreal-e-senhores-de-feardos/#a361116

e

http://geneall.net/pt/forum/166487/quinta-de-santo-antao-pazo-de-monterreal-e-senhores-de-feardos/#a361060

Com os melhores cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#362654 | Natan123 | 21 out 2015 08:04 | Em resposta a: #362651

Caro Vasco, meu nome é Ubirajara Jales de Lira. Minha família está no Nordeste do Brasil (Pernambuco e Paraíba) desde os séculos 16 e 17. Adquiri um livro que fala sobre o primeiro Lira que chegou a Pernambuco, Brasil, ainda no século 16, vindo da Ilha da Madeira, cujo nome era Gonçalo Novo de Lira. Pelo que vi no referido tópico, ele deve ter ligação com aqueles Liras, pois os mesmos são da Ilha da Madeira.

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#362655 | natercia7 | 21 out 2015 14:21 | Em resposta a: #362651

Caro Vasco,

Abrindo o primeiro link que indica, acedi a um topico novo para mim. Topico bastante vivo em 2008.
E que muito me interessa. Pela minha avo materna, Cândida SENDIM de RIBAS-LIRA, tenho antepassados LIRA, que vieram de Santa Marina de Cubelo, na Galiza em 1830. Trata-se do avô dela, Joaquim Antonio SENDIM de RIBAS-LIRA, estudante em Medicina em Santiago, que por razões politicas, fugiu para Monção. Tenho a casamento dele em 1831 com Serafina Teresa LOURENCO PEREIRA ou PIMENTA, no Paço de Badim. Os pais da Serafina eram o capitão de ordenanças Manoel LOURENCO PEREIRA ( PIMENTA) de Parada e Josefa Rosa PEREIRA, filha legitima de Caetano PEREIRA BARBOSA de SA e da sua segunda mulher, Luisa Teresa de SA e SOUSA.
O irmão mais velho da Serafina casou com Joaquina Clara de BARROS PEREIRA, filha do Calisto da Quinta do Carregal, em Cambeses e notei que os padrinhos e madrinhas dos filhos do capitão, por isso irmãos da minha Serafina, são frequentemente, gente da Brejoeira.
Tudo isto, me leva a pensar que esse antepassado Joaquim Antonio veio para Monção acolhido por outros LIRAS. Faria ele parte de um dos cinco ramos ja presentes hà muito, ou teria ele iniciado um sexto?
Infelizmente, na Galiza, a documentação é tão escassa! Muito obrigada, caro Vasco. Amitiés Natércia

Resposta

Link directo:

Familia Lira - Ilha Madeira

#370285 | saintclair | 03 jun 2016 11:16 | Em resposta a: #362654

-
Caro Natan;
Para que encontre as raízes da sua familia deve concentrar as buscas
na Ilha Madeira.
Sabe em que data os seus Egrégios Avós emigraram para o Brasil?
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/madeira/who/Lira/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Aguardamos notícias.
Saintclair

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#370334 | Natan123 | 04 jun 2016 10:49 | Em resposta a: #370285

Caro Saintclair, peço desculpas, pois havia me concentrado no tópico sobre a leitura de assento de batismo, e, somente agora pude ver seu post para mim.

Eu tenho os nomes dos irmãos Liras que vieram para o Brasil:

Gonçalo Novo de Lira, Gaspar Novo de Lira, João Dias de Lira, Maria Nova de Lira, Francisca de Lira e Isabel de Lira.

Tenho um trisavô chamado Eustáquio Teixeira de Lira, no interior do estado da Paraíba, mas ainda não consegui fazer a conexão com algum destes Liras.

Se alguém tiver uma informação, por favor, me passe.

Cumprimentos!

Natan

Resposta

Link directo:

Família Lira

#370337 | saintclair | 04 jun 2016 13:59 | Em resposta a: #370334

-
Caro Natan Lira;
.... Estive a analisar todo o seu processo.
Com alguma organização e empenho vc.
até poderia encontrar os seus Egrégios
avós, anos 1600 a 1800....[Registos].
Deveria dar mais valor à terra de onde
vieram: Porto Moniz, Ponta do Sol, Achada,
e Ribeira Brava, na Ilha da Madeira.
Tentar encontrar uma Maria, nos Açores,
...o seu outro match; é pura perda de
tempo e pouco afecto pelos verdadeiros
Liras, que em 1540 emigraram para Terras
de Vera Cruz, dando origem a essa grande
família no Norte.
https://goo.gl/maps/RvYBEYxUmvM2
Cumptºs
Sc.

Resposta

Link directo:

A Paróquia

#372103 | saintclair | 18 jul 2016 15:44 | Em resposta a: #370337

-

-
Natércia;
...Como diria o poeta, ....a fama é efémera...
"A Historia de Portugal, entre o regresso da Familia Real, a Carta, e a instalaçao da Républica, sao pràticamente "terra incognita" para mim. Não sei por que razão uma matéria que me apaixonou e apaixona ainda hoje, sofreu desse desinteresse parcial da minha parte. E o paralelo também se passa com a Historia de França. Chegada às "trois glorieuses", perco-me nos Cavaignac e outros Morny.
Conhecia de nome a Convenção de Sintra, mas nada do fundo.
Para mim o "thread" que seguiu trouxe-me mais do que se tivesse ficado confinada na paróquia, onde não conheço ninguém..."
...Este excerto foi retirado do "purgatório ,filtrado, e com um tratamento vip".
Até a uma próxima oportunidade, gostei muito da sua cultura.
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#372105 | natercia7 | 18 jul 2016 16:18 | Em resposta a: #372103

Obrigada por me fazer sentir o "filtro" e a censura que seguiu. Não tem grande importância ! j'en ai vu d'autres! et je suis toujours là. Até breve. Um abraço daquela que podia ser sua avo; Natércia

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#372108 | saintclair | 18 jul 2016 16:34 | Em resposta a: #372105

-
...Para recuperar os textos que tinham ido às urtigas,
foi realmente descer ao purgatório; valeu o esforço.
Obrigado
Sc.

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#372142 | natercia7 | 19 jul 2016 07:50 | Em resposta a: #372108

Tudo vale a pena se a alma não é pequena... N.

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#372147 | saintclair | 19 jul 2016 10:41 | Em resposta a: #372142

-
....Desapareceu aquele tópico que dizia;
NUM BALE ESPREMENTAS!
Construido com tanta dedicação, e num
fechar de olhos, foi às urtigas.
Sc.

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#372239 | saintclair | 20 jul 2016 15:01 | Em resposta a: #372147

-
Natércia;
...Está em canal aberto!
Sc.

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#372243 | natercia7 | 20 jul 2016 15:54 | Em resposta a: #372239

Caro Saintclair,

Perdoe a minha ignorância mas não vejo a que se refere. Cordialmente N.

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#372246 | saintclair | 20 jul 2016 16:44 | Em resposta a: #372243

-
Natércia;
Foi uma forma de perguntar; está por aí!.
Bom, passemos à frente;
Já reavaliou as mensagens anteriores?, por
vezes as palavras parecem querer dizer uma
coisa, e na realidade são outra.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#372254 | natercia7 | 20 jul 2016 18:09 | Em resposta a: #372246

Estamos em autêntica incompreensão cultural. Jà vejo o que deve querer dizer por "canal aberto", deve ser qualquer coisa como "micro branché", é isso ?
Eu, pela minha parte, estou a precisar de férias ! E é melhor "fechar o canal" nao acha ?
Se me descobre algo sobre o TEP, fico disposta a abrir de novo. Um abraço da N.

Resposta

Link directo:

TEP

#372256 | saintclair | 20 jul 2016 18:23 | Em resposta a: #372254

-
https://www.youtube.com/watch?v=he_5IYOE8ms
https://goo.gl/maps/RTMZyBEijhB2
Sc.

Resposta

Link directo:

TEP

#372257 | saintclair | 20 jul 2016 19:03 | Em resposta a: #372256

-
Natércia;
Espero que percorra aquelas ruas da Cidade Invicta,
o seu TEP mantem-se, felizmente...
Sc.

Resposta

Link directo:

TEP

#372259 | saintclair | 20 jul 2016 19:23 | Em resposta a: #372257

-
Uma rectificação;
O TEP situa-se Vila Nova de Gaia.
Sc.

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#372276 | natercia7 | 21 jul 2016 08:03 | Em resposta a: #372259

Bom dia Caro Saintclair.

Mantem-se felizmente, mas ao preço de quantos sacrificios ?
Em 60 anos, pode dizer-se que houve geraçoes de apaixonados de teatro que deram sem contar.
Orgulho-me de ter participado ao arranque. Assisti às "master-classes" do meu querido Antonio PEDRO e em 18 de Junho 1953 fui a "a mais bonita de todas ( que) està no meio a chorar", na Nau Catrineta do Egipto Gonçalves. Seguiu a ANTIGONA (18 e 19 de Fevereiro 1954) e nela criei a Artemisia.
Mas a vida trouxe-me para a França. Vou seguindo a distância os solavancos da troupe e :
-2a rectificaçao : a sede social é em Vila Nova de Gaia, mas os espectàculos são dados no Teatro do Campo Alegre.
Assisti à comemoração dos 60 anos em 2013. Estava tão emocionada que não fui capaz de articular uma palavra !
Actualmente, entre outros, o Jùlio Gago e o Gonçalo Amorim ( do qual bem conheci o avô, Orlando Juncal), vão segurando o leme. Oxalà por outros sessenta anos !
Um abraço da Natércia

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#374125 | V.Q.F. | 28 set 2016 23:40 | Em resposta a: #362651

Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Valença, vila de Valença, mistos 1:

Imagem 163
Aos 17.4.1630 (...) comadre Ana de Lira

Imagem 176
Aos 26.1.1637 (...) compadre Gaspar Barbosa, filho de Belchior Barbosa e de sua mulher Isabel Roiz

Imagem 209
Aos 8.10.1624, faleceu Francisco filho de Ana de Lira e de António d'Abreu, já defunto menor de 8 anos enterrado na colegiada de Santo António(?) desta vila com seu pai António d'Abreu

Imagem 217
Aos 1.3.1629 faleceu Beatriz filha de Belchior Barbosa de onze anos
Aos 11.3.1629 faleceu Maria filha de Belchior Barbosa

Imagem 231
Aos 7.12.1638 faleceu Ana de Lira (à margem: tem satisfeito Bento d'Araújo)


Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Monção, freguesia de Lara, mistos 1:

Imagem 722
Aos 13.3.1603 compadre Pedro Roiz, e comadre Ana de Lira filha de Ana Roiz moradores nesta freguesia

Imagem 734
Aos 19.8.1607 baptizei Clara filha de António d'Abreu Bacelar e de Ana de Lira foi compadre Gaspar de Brito e comadre Maria de Lima mulher de Antão Pereira

Imagem 763
Aos 30.10.1607 recebi a Belchior Barbosa filho de Bernardo Fernandes (Friz) e de Inês Barbosa moradores na vila de Valença com Isabel Roiz filha de Pedro Roiz já defunto e Ana Roiz desta freguesia

Imagem 770
Aos 11.5.1597 faleceu Pedro Roiz morador nesta freguesia

Imagem 780
Aos 3.8.1611 faleceu Ana Roiz a qual fez seu testamento

No "Treslado da descendência e geração da Casa dos Picoutos no termo de Monção" é referido que:
- Pedro Rodrigues de Lira era irmão de Ana de Lira, que casou com António d'Abreu Bacelar, da vila de Valença, e deles nasceu D. Clara d'Abreu Bacelar que casou com Bento d'Araújo Jácome dos quais nasceu D. Maria d'Araújo Jácome que casou com Manuel da Rocha Gomes os quais eram todos de Valença onde por serem das pessoas mais ilustres e qualificadas serviram de juízes e vereadores como também de provedores da Santa Misericórdia.
- Pedro Rodrigues de Lira era também irmão de Isabel Rodrigues de Lira que casou com Belchior Barbosa Bacellar também de Valença, e deles nasceu Gaspar Barbosa Bacelar que casou com D. Antónia de Abreu Soares, filha de Cosme de Brito Soares, os quais eram todos das principais famílias e gerações da Ribeira do Minho como se faz claro pelos ditos das testemunhas que depuseram na inquirição de Cristóvão de Castro, dos Picoutos, no ano de 1655, sendo parte Álvaro Vaz de Caldas, da Casa de Juste.

Agredeço qualquer informação sobre a filiação de Ana Roiz (ou Ana Soares de Lira) casada com Pedro Roiz, e que tiveram a Pedro Rodrigues de Lira, Ana Rodrigues e Lira e Isabel Rodrigues de Lira.

Com os melhores cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#378970 | rulolira1940 | 21 mar 2017 21:36 | Em resposta a: #372276

Boas noites a todos os que comparten este espazo. Eu tamén estou buscando a orixe e posterior evolución dos fundadores do Pazo de Lira, por ser esta a miña parroquia e ter visitado este Pazo nos tempos dos últimos propietarios que xa non pertencian ao apelido Lira.
Segundo os meus datos sobre os Lira e os Pereira e os Castro de Portugal direi que un tal D. Nicolás de Lira Pereira de Castro y Araujo era natural de San Mamede de Troviscoso , colindante con Monçâo e pertencente ao antiguo obispado de Tui. Caballero da Orde de Santiago, pasou a residir na vila de Areas (Ponteareas) do obispado de Tui, preto do Solar de Lira, tendos lazos de parentesco cos seus propietarios, onde en 14/VIII/1639 casou cob Felipa de Castro y Carballido, natural de S. Miguel de Peitieiros (Gondomar), obiaspado de Tui, filla lexítima do Capitán D. Gregorio de Castro y Oya, Señor de Piñeiro, Rexidor de Baiona e Alcalde Maior da Vila de Gondomar e de Dna. Maria Núñez de Carballido, natural de Vigo.

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#378990 | natercia7 | 22 mar 2017 14:57 | Em resposta a: #378970

Caro Confrade,

As mensagens da Galiza são sempre benvindas neste forum.
Esses nomes que indica tenho-os todos, LIRA, PEREIRA de CASTRO e CASTRO y (e)ARAUJO.
Mas, à primeira vista não deve haver entronques com o seu.
O meu LIRA, vindo de Santa Mariña de COVELO (CUBELO) casou em Monção em 1831.
O meu primeiro (?) PEREIRA de CASTRO seria Manuel PEREIRA de CASTRO do lugar do Arnado, SETADOS, filho de Pedro VAZ PEREIRA e de Maria da ROCHA. Este Manuel PEREIRA de CASTRO, dito "o Pela", casou em Barbeita com Serafina da ROCHA DELGADO. Esta Serafina tinha dois irmãos, Familiares do S.O., um em MELON e o outro em TORTOREOS. Foram os pais do Padre Manuel PEREIRA de CASTRO nascido e falecido em Barbeita, lugar do Padreiro, em 06/07/1718.
Quanto aos meus CASTRO y ARAUJO são os da Quinta de Santo Antão em Messegaes.
Como tem acesso mais fàcil do que nos aos Arquivos galegos, talvez lhe apareçam entronques que para jà nos escapam. Pense a publicà-los aqui, se faz favor. Saludos Natércia

Resposta

Link directo:

Família Lira ou Lyra - Monção (Viana do Castelo)

#379030 | Samuel C O Castro | 23 mar 2017 17:30 | Em resposta a: #378970

Prezado Rulolira,

A ascendência e descendência que procuras, encontra-se aqui em http://geneall.net/pt/nome/222905/nicolau-pereira-de-lira/ .

Como também aqui em http://geneall.net/pt/forum/148261/familia-lira-ou-lyra/ . Em 2008, forneci alguns dados ao colega Miguel de Sousa, que na mensagem #189944 | MigSousa | 28 Mar 2008 10:18, demonstra a ascendência e descendência de seu Nicolás de Lira Pereira de Castro y Araújo.

Informo-lhe, ainda, o que tenho da ascendência da Filipa de Castro e Oya – B-8.5.1612, S Miguel de Peitieiros, Gondomar, Vigo - De Toris - C-14.8.1639, Freguesia de Cristandade, Ponteareas, Galiza. Testou em 10.5.1671. Ela era irmã de D. Miguel de Castro, Comissário do Santo Ofício. (Filha de Gregório de Castro e Oya, N-Peitieros, F-3.8.1638, e Maria Nunes Carvalhido (Maria de Carvalhido), N-Vigo, F-10.11.1613, sepultada na Capela Mor de Peitieiros, Gondomar, Vigo - Dos Pinheiros de Baiona, Reino da Galiza, neta paterna de San Juan de Castro e de Teresa de Oya, herdeira do Couto de Pinheiro, NGV, vol I, pg 307).

Se você tiver dados complementares de seu Nicolás e sua descendência, e puder fazer a gentileza de disponibilizar-me, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido. Podendo enviar para meu e-mail castro.genealogia arroba bol.com.br.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 13:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen