Link para pesquisa de casamentos até 1920

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Link para pesquisa de casamentos até 1920

#363920 | EneidaMelo | 30 nov 2015 13:42

Bom dia! Minha família vem buscando informações sobre meus bisavós portugueses. Tínhamos apenas a certidão de nascimento de minha avó, com os nomes dos pais e avós dela. Conseguimos as certidões de óbito de ambos, em São João do Barreiro, São Paulo, Brasil. Na certidão de óbito do meu bisavô, tinha o concelho onde nasceu, mas na da bisavó, não.

Data de nascimento de minha avó: 1920, no Brasil
pai da minha avó: Joaquim Fernandes, natural de Paredes, filho de Patricio Branco Fernandes e Maria Martins. Através da certidão de óbito dele, que dizia de onde ele era, consegui encontrar sua certidão de nascimento. Nasceu em 25/01/1887, na freguesia de Aguiar de Sousa, concelho de Paredes.

mãe da minha avó: Rosa Moreira, diz apenas que é portuguesa, filha de Antônio Moreira e Euphemia Moreira Alves. Morreu em 07/05/1924, aos 36 anos. Logo nasceu entre 1887 e 1888. Infelizmente não tenho absolutamente nenhuma dica de onde ela nasceu. Estou percorrendo todas as freguesias do distrito de Porto, uma a uma. Felizmente, Porto parece já ter quase todos os livros de batismo dessa época já digitalizados. Já pesquisei Paredes, Gondomar, Valongo, Paços de Ferreira. Atualmente, estamos pesquisando as freguesias de Penafiel.

O que eu preciso é saber o link de onde procurar casamentos até 1920, data de nascimento da minha avó. Em pesquisa.adporto.pt só encontro registros de casamento até 1903, ambos teriam apenas 15 anos de idade, acho improvável que tenham casado com esta idade.

Qualquer ajuda é bem-vinda. Muito obrigada, Eneida Melo.

Resposta

Link directo:

Link para pesquisa de casamentos até 1920

#363936 | MCNN | 30 nov 2015 17:58 | Em resposta a: #363920

Boa tarde Eneida

Pesquisando a base de dados do Cepese, encontramos o que parece ser o pedido de passaporte do seu bisavô:

ID: 337406
Nome: Joaquim Fernandes
Naturalidade: Paredes
Concelho: Paredes
Pai: Patrício Branco Fernandes
Mãe: Sem Indicação
Profissão: Trabalhador
Idade: 26
Destino: Rio de Janeiro
Estado Civil: Casado

Assim, seu bisavô terá ido já casado para o Brasil por volta de 1913. E provavelmente terá levado consigo sua bisavó.

O ideal era obter o seu processo de passaporte. Como fazê-lo ?

Em primeiro lugar, envie um mail ao Cepese pedindo a informação que eles dispõem sobre este pedido de passaporte (este serviço terá um custo de cerca de 10 euros.

Na resposta, o Cepese vai-lhe informar a data do pedido de passaporte e o livro de onde tirou essa informação. Com base nesses dados conseguirá, consultando no site do Arquivo Distrital o livro respectivo de pedidos de passaporte, saber o número do passaporte do seu bisavô.

Já de posse dessa informação, inscreva-se no site do Arquivo Distrital do Porto e peça-lhes uma cópia não certificada do processo de passaporte do seu bisavô. Diga que quer fazer o download do processo.

O Arquivo do Porto enviar-lhe-á um orçamento para aprovar, depois terá de fazer o pagamento e finalmente fornecem-lhe um link a partir do qual poderá fazer o download do processo de passaporte.

Caso os seus bisavós tenham ido juntos para o Brasil, esse processo conterá a transcrição do assento de batismo da sua bisavó e a transcrição do casamento dos seus bisavós.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Link para pesquisa de casamentos até 1920

#363941 | EneidaMelo | 30 nov 2015 18:53 | Em resposta a: #363936

Muitíssimo obrigada, Mário César. Iremos proceder da forma sugerida.

Mas, já me adiantando, olhando registros aleatoriamente, vi casos em que a esposa seguiu quase 1 ano depois, com os filhos. Não tenho dados para saber se esse seria o caso da minha bisavó mas, se fosse, eu conseguiria pesquisar um pedido de passaporte da minha bisavó com os poucos dados que tenho?

Vou abrir novo tópico com questões sobre a árvore genealógica da família.

Grata pela atenção,
Eneida Melo

Resposta

Link directo:

Link para pesquisa de casamentos até 1920

#363965 | MCNN | 01 dez 2015 17:41 | Em resposta a: #363920

Boa tarde Eneida

De facto muitas vezes os homens iam primeiro para o Brasil e algum tempo mais tarde a mulher e os filhos iam juntar-se-lhe.

Claro está que nada impede que tenha sido isso o que aconteceu com os seus bisavós.

Entretanto, procurei no Cepese por um pedido de passaporte que pudesse ser o da sua bisavó e aquele que à partida parece reunir maiores possibilidades será este:


ID: 209653
Nome: Rosa Moreira
Naturalidade: Gondomar
Concelho: Gondomar
Pai: António Moreira
Mãe: Sem Indicação
Ocupação: Não Indica
Idade: 29
Destino: Rio de Janeiro
Estado Civil: Casado

Em primeiro lugar quero alertá-la de que tenho muito menos certezas com este registo do que com aquele que aparenta ser o do seu bisavô. A primeira razão para isso prende-se com o facto de que o nome do pai da sua bisavó é muito mais comum do que o nome do pai do seu bisavô (que por sinal até era espanhol).

Outra razão prende-se com o facto da Eneida ter dito já ter procurado em Gondomar. Claro está que a idade indicada para a sua bisavó aquando do seu falecimento pode estar errada (algo que não é raro), e nesse caso a Eneida quando procurou o seu batismo fê-lo no ano errado.

De todas as formas, caso este seja o pedido de passaporte da sua bisavó e o ano de nascimento dela for o que pensa, isso significaria que ela tinha ido para o Brasil algum tempo mais tarde do que o seu bisavô.

Fica ao seu critério pedir ou não informação sobre este registo ao Cepese no qual, insisto, tenho muito menos certezas de que seja o que lhe interessa. Caso o entenda fazer, deverá seguir com este registo tudo aquilo que eu já lhe indiquei para o do seu bisavô.

Finalmente, quando receber a informação do Cepese e se tiver alguma dificuldade em localizar o pedido de passaporte, coloque aqui uma mensagem que alguém por certo a ajudará.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Link para pesquisa de casamentos até 1920

#363986 | EneidaMelo | 02 dez 2015 12:35 | Em resposta a: #363965

Puxa, muito obrigada, Mário César.

Em relação à nacionalidade de meu tataravô, de fato reparei que dizia "natural de Hespanha" e fiquei na dúvida se realmente se referia ao país Espanha, ou talvez uma localidade com esse nome em Portugal mesmo. Nunca tive nenhuma notícia de um parente espanhol, por isso a dúvida.

Resposta

Link directo:

Link para pesquisa de casamentos até 1920

#363988 | EneidaMelo | 02 dez 2015 12:41 | Em resposta a: #363920

E já recebemos a resposta inicial do Cepese quanto ao passaporte de meu bisavô. Vamos pagar e aguardar o recebimento dos dados completos.

Resposta

Link directo:

Link para pesquisa de casamentos até 1920

#364002 | MCNN | 02 dez 2015 19:20 | Em resposta a: #363986

Boa noite Eneida

Consultando o assento de casamento dos seus trisavós, ocorrido no Porto (São Nicolau) em 24/12/1885, confirma-se que seu trisavô era, de facto, espanhol:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=781793

(selecione a imagem 50.tif)

A letra do assento é bastante difícil, mas julgo poder ler que seu trisavô quando casou era viúvo, filho de Filipe e de Joana, e era natural da Paróquia de Santo Veríssimo e Santa Leocádia de Parga.

Julgo que essa paróquia fica na comarca de Guitiriz, Lugo, Galiza.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Link para pesquisa de casamentos até 1920

#364060 | EneidaMelo | 04 dez 2015 22:04 | Em resposta a: #364002

Puxa vida, toda uma nova linha de pesquisa se abre! Tomara eu encontre um fórum como esse na comunidade espanhola.

Tenho tido alguma dificuldade em registrar a árvore da minha família aqui no site. Como se faz para deixar a pesquisa pública para outrem?

Resposta

Link directo:

Link para pesquisa de casamentos até 1920

#380415 | EneidaMelo | 26 abr 2017 20:12 | Em resposta a: #363965

Acabei de reencontrar este antigo tópico meu.

Incrivelmente corretas todas as suposições.

Aquele era de fato o pedido de passaporte de minha bisavó Rosa Moreira; de fato partiu 2 anos após meu bisavô deixar Portugal; veio com a filha cuja existência sequer suspeitávamos à época e confirmamos em fins de ano passado junto a parentes que encontramos no Brasil (cuja existência também não conhecíamos); a idade na certidão de óbito (36 anos) estava de fato errada, já que nasceu em 1885 e faleceu em 1924; ela era mesmo de Gondomar e não encontrei por estar procurando nos anos errados.

Deixo meus mais sinceros agradecimentos, Mário.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 07:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen