Programa de Genealogia Gramps

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Programa de Genealogia Gramps

#369893 | ruiestevess | 26 mai 2016 22:38

Boa Noite caros confrades

Venho aqui por este meio pedir a vossa opinião sobre o programa de geneologia Gramps.
Já testei e trabalhei com vários o PAF4 e 5 o Legacy 8 (standard) e guardando sempre os dados da minha árvore de genealogia em formato Gedcom o que me tem permitindo passa-los assim de programa para programa.
Agora recentemente descobri o Gramps (ultima versão 11.04.2016), que pelas primeiras impressões e sendo OpenSouce portanto livre para usar, tem me parecido ser um bom programa não pelo facto de também ser em português mas também ter um aspecto gráfico agradável e parametrizável na informação que pretendemos visualizar.
Sendo assim gostaria se saber a opinião de quem já o usa ou usou os seus aspectos negativos e positivos e se possivel a vossa nota de 1 a 10 ao programa.

O meu obrigado a todos e também espero que com as vossas respostas possa ajudar outros confrades .

Rui Esteves

Resposta

Link directo:

Programa de Genealogia Gramps

#369950 | joserocha | 28 mai 2016 14:42 | Em resposta a: #369893

Eu uso-o. Há alguns aspectos na usabilidade que poderiam ser melhorados ou eu desconheço modo de parametrizar melhor. Por exemplo, o Relationship Calculator poderia aparecer por default em relação ao home user. Detalhes. No início pode ter uma curva de aprendizagem um pouco mais complexa. Para já 9 valores.

Resposta

Link directo:

Programa de Genealogia Gramps

#370005 | ruiestevess | 29 mai 2016 12:17 | Em resposta a: #369893

Sim também concordo que no inicio dá algum trabalho na parametrização.
Mas muito parametrizável ou seja cada um quase que parametriza o programa com a informação que pretende visualizar quando percorre a sua árvore geneologica.

Vamos aguardar por mais opiniões.

Resposta

Link directo:

Programa de Genealogia Gramps

#370487 | fsmunoz | 08 jun 2016 12:59 | Em resposta a: #369893

Boa tarde,

Serei bastante suspeito porque terei sido das primeiras pessoas a referir o Gramps, e de certa forma algumas das conversas que por aqui tive foram relevantes na forma como a evolução do próprio Gramps foi feita. Um exemplo óbvio (e refiro isto para espelhar uma das grandes vantagens do Gramps e que se prende com a forma como é desenvolvido, de forma aberta e por consensos) é a questão dos múltiplos apelidos: referi-o aqui http://geneall.net/pt/forum/155514/nomes-proprios-e-multiplos-apelidos-em-que-campo-sao-colocados/ e fui acompanhando as discussões que levaram à conclusão do que é para mim, de longe, o melhor mecanismos de introdução de apelidos múltiplos, com capacidade de identificar todo o tipo de partículas e classificar cada apelido em termos da sua origem.

Outras conversas (como aqui http://geneall.net/pt/forum/154248/programa-de-genealogia-legacy-ou-family-tree-maker-2010/ ) foram importantes para a tradução que fiz e que, na altura, corrigiu expressões e termos com base em terminologia mais correctamente genealógica.

Em geral, e como referi antes, acho que todos somos prisioneiros das nossas experiências e expectativas, e nesse sentido muitas das críticas que podem ser feitas ao Gramps derivam de determinados padrões que, não tendo eu usado de forma prolongada qualquer dos programas mais populares para plataformas Windows, nunca incorporei. Assim considero que o Gramps tem algumas vantagens que o distinguem:

- Formato aberto Gramps XML que permite exportar e conservar a informação (e foi adoptado por outras soluções).
- Capacidade de importação de vários formatos.
- O interface parece-me suficientemente ágil para agradar a diferentes gostos; pessoalmente "cresci" com ele e tenho dificuldades com outros mas as várias formas de visualizar a informação permitem várias estratégias de introdução de dados.
- Boas capacidades de produção de relatórios, desde listagens simples a páginas web completas e prontas a partilhar.
- Suporte à investigação através de ferramentas para identificar próximos passos, informação em falta, notas de investigação, etc.
- Muito virado para a consubstanciação da informação com base em evidências, é uma solução que foi nitidamente criada para suportar quem faz investigação genealógica e não tanto quem quer começar (enquanto ponto de partida, pois na verdade o esforço tem sido mais na simplificação).
- O já referido suporte para nomes e apelidos de tradição ibérica.
- Tradução em Português (mesmo com falhas, obviamente, e se na altura era a 100% hoje em dia deverá ser menor porque não tenho actualizado com base nas últimas versões).

O menos conseguido será:

- A experiência em Windows parece-me ser uma fonte de descontentamento algo crónica: mesmo considerando que os problemas de instalação já não são hoje o que eram existe sempre a questão de não utilizar os habituais "widgets" da Microsoft e ter, assim, um aspecto e "toque" diferente - nada que seja muito diferente de outras soluções de genealogia, note-se, que também utilizam um interface não-padrão em Windows.
- Em Linux a actualização para GTK3 e python3 coloca desafios para algumas distribuições em termos de dependências
- O interface (que elogiei acima) pode mesmo assim ser algo desafiante para quem não tem experiência com o Gramps; o foco nas fontes e nas evidências que referi é em parte "culpado" disto visto tornar menos simples a utilização por quem quer apenas colocar os nomes e os anos. A flexibilidade pode ser excessiva para quem começa (e.g. é possível adicionar notas em praticamente tudo e não é claro qual a diferença em concreto de, por exemplo, em adicionar uma transcrição na citação ou na própria fonte).
- As actualizações não são más mas podem não ser absolutamente transparentes (mas a única coisa que é preciso fazer é exportar a base de dados e voltar a importar).


Hoje em dia, e de forma complementar, utilizei também o Ancestris que me agradou por razões muito diferentes: usa GEDCOM como formato nativo e não tem dependências quase nenhumas por ser assente em Java, mas o Gramps continua a ser a solução mais completa.

Cumprimentos,

Frederico Muñoz

Resposta

Link directo:

Programa de Genealogia Gramps

#370497 | F.Sarzedas | 08 jun 2016 18:16 | Em resposta a: #369893

Boa tarde
Comecei sábado passado (4 Junho) a trabalhar com o Gramps.
Iniciei com a o meu nome e fui introduzindo os meus pais, avós , bisavós e por aí fora, com datas de nascimento e falecimento e respectivos locais. Até introduzi algumas fotos.
Entretanto resolvi voltar a mim e tentei introduzir conjugue e filhos e já dei voltas e voltas e não consegui saber como fazer.
Alguém me pode dar uma dica?
Agradecido

Fernando Sarzedas

Resposta

Link directo:

Programa de Genealogia Gramps

#370519 | fsmunoz | 08 jun 2016 23:52 | Em resposta a: #370497

Caro Fernando,

Existem várias formas de o fazer, irei tentar exemplificar as várias que me parecem mais imediatas; dito isto o facto de o que vou descrever não ter sido óbvio para si é nitidamente uma falha que seria importante conseguir identificar para poder melhorar a aplicação.

Assumindo o cenário que referiu - uma árvore já com várias entradas e na qual queremos proceder a alterações na família de um dos indivíduos - temos as seguintes possibilidades:

1) Seleccione a pessoa que quer alterar (para o caso a sua própria entrada); isto pode ser feito na vista "Pessoas" (por vista estou a referir-me às várias opções disponíveis no lado esquerdo da janela principal) ou, e esta é a que normalmente uso, através da vista "Diagramas" que mostra a árvore de forma gráfica.

2) Vá à vista "Parentescos"; esta vista apresenta a família imediata da pessoa seleccionada e permite navegar por ela. No topo vai ter uma série de ícones relativos a parentesco e que fazem exactamente o que pretende: um deles "Adiciona uma nova família com pessoa como pai ou mãe" e vai abrir a janela de edição de família onde pode acrescentar o cônjuge.

3) Nessa própria vista pode desde já adicionar filhos; caso prefira pode fazê-lo também na vista "Parentescos" que apresenta a possibilidade de adicionar filhos ou irmãos.

Esta é a forma que me parece mais usual; a diferença aqui é que a vista "Diagramas" - onde passo a maior parte do tempo por permitir manejar a informação e adicionar ascendentes - não permite adicionar cônjuges ou filhos de forma directa por ser uma vista que privilegia um visão de ascendência. É a vista "Parentescos" que mais directamente permite fazer alterações a este nível, sendo que também a vista "Famílias" o permite fazer desde que seleccione quem deve ser incluído.

Espero que tenha ajudado e desejo-lhe boa sorte para a sua restante experiência com o Gramps.

Cumprimentos,

Frederico Muñoz

Resposta

Link directo:

Programa de Genealogia Gramps

#370554 | F.Sarzedas | 09 jun 2016 19:12 | Em resposta a: #370519

Caro Frederico Muñoz

Fico agradecido pelas informações.
Já consegui adicionar esposa e filhos.

Cumprimentos

Fernando Sarzedas

Resposta

Link directo:

Programa de Genealogia Gramps

#370801 | joserocha | 16 jun 2016 15:44 | Em resposta a: #369893

Olá! Essa dificuldade acontece ao começar a arvore pois ainda não terá definido relações de parentesco entre os elementos que introduziu e por isso apenas aparecem os nomes na lista "People". Depois de definir relações de parentesco aparece a arvore no "Charts".

Cálculo que não tenha tido mais vezes essa dificuldade.

Resposta

Link directo:

Programa de Genealogia Gramps

#370887 | jflfl | 18 jun 2016 23:21 | Em resposta a: #370487

Boa noite
Gostava de lhe colocar umas questoes: o gramps ja tem unicode gedcom? Ou seja quando importa ficheiros gedcom vindos de outros prohgramas intreprta correctamente os caracteres especiais tais como o ç ou o ã, etc...
Funciona bem em ambiente mac atraves do parallels?
Obrigado e cumprimentos
Joaquim falcao de lima

Resposta

Link directo:

Programa de Genealogia Gramps

#370909 | joserocha | 19 jun 2016 20:14 | Em resposta a: #369893

Olá!
Nunca tive problemas a importar ou exportar GEDCOMs, nomeadamente face às dificuldades de codificação de caracteres. A versão Mac do GRAMPS funciona lindamente, não precisa de Paralels.

Cumprimentos, José

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 14:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen