Laboreiro Almadanims

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Heráldica | Hispânia

Laboreiro Almadanims

#373551 | Neida | 01 set 2016 02:06

Boa dia a todos ;)

Estou a pesquisar uma família minha com bastantes ligações á familía Laboreiro Almadanim e gueria perguntar se me podem informar sobre a origem desta família, não sobre membros distintos, mas da família mesmo e o papel politico que poderiam ter desempenhado em Portugal. Foi esta família proveniente de Espanha? Se sim, de que área da Espanha? Sei que que estava radicada no sul de Portugal nos séculos XVII e XVIII mas gostaria de saber mais sobre as raízes.

Obrigada em antecedência...

Neida

Resposta

Link directo:

Laboreiro Almadanims

#373613 | LuísMartins | 04 set 2016 18:08 | Em resposta a: #373551

Cara Neida
Reparei agora nesta sua mensagem, em relação aos Almadanim existe um artigo publicado na Revista Almansor, edição da Câmara municipal de Montemor-o-Novo, da autoria de Nuno Canas Mendes, intitulado Coelhos & Almadanins, porem não lhe posso passar agora essa informação uma vez que não possuo o exemplar desta revista, além disso a Biblioteca só abre no dia 13 deste mês, no entanto se tiver interesse podemos ver uma forma de lhe chegar esta informação.
No entanto e uma vez que verifico que o objectivo da sua pesquisa tem obrigatoriamente de passar pelo aprofundamento e analise dos indivíduos próximos dos seus antepassados, e neste caso, padrinhos, madrinhas, testemunhas etc. ocorreu-me concretamente ao registo de casamento que lhe enviei anteriormente, de Bernardo Rodrigues Queirós e de Isabel Maria, ver se encontrava mais algum dado interessante relativamente ao nome das duas testemunhas. Quanto a Manuel Pires de Oliveira nada tenho a reportar, quanto a Gaspar Lopes da Rosa ele é cristão-novo, e foi curtidor nesta localidade, nasceu cerca de 1662 e residiu na rua Direita, actual rua Dr. Teófilo de Braga, em 1709 adquiriu umas “Alcaçarias no terreiro da Crasta desta vila”, embora nunca tenha sido penitenciado pelo santo oficio (desconheço algum processo), era filho de António Lopes da Rosa, cristão-novo, natural de Montemor-o-Novo, preso pela inquisição de Évora em 1664, aos 35 anos de idade por culpas de judaísmo, que posteriormente se suicidou nos carceres da mesma inquisição e por esta foi sentenciado em auto-de-fé a 28-3-1683 a excomunhão maior com confisco de todos os seus bens para o Fisco e Câmara Real (AN/TT, Inquisição de Évora, Proc. nº 359), e de sua mulher a cristã-nova Catarina Garcia, neto paterno do alfaiate Gaspar Lopes, natural da cidade Elvas, e de sua segunda mulher Andressa da Rosa, cristã-velha, natural de Montemor-o-Novo, residentes na rua de Avis. O mencionado alfaiate Gaspar Lopes, casou a primeira vez com cristã-velha Maria Laboreiro, natural de Montemor-o-Novo e já viúva, filha de André Martins Laboreiro, e era filho de Lopo Rodrigues, também alfaiate e cristão-novo, e Joana Lopes, cristã-velha, ambos naturais e residentes na cidade de Elvas.
Cumprimentos
Luís Martins

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 18:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen