Passaporte e dicas para busca

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Passaporte e dicas para busca

#373865 | marcosaraujo | 16 set 2016 04:50

Boa noite,

Estou buscando o registro do meu famililar. Ele nasceu em 1890. Sei os nomes dos pais. Veio ao Brasil em 1913. Logo, ele teria requisito passaporte em 1913... Esse registro está na conservatória ou nos arquivos? Como faço para pesquisar? Alguém sabe onde encontrar a lista de navios da época?

Da mesma forma, alguma ideia sobre como achar o local de nascimento dele e/ou a certidão de batismo sem saber o lugar?

Resposta

Link directo:

Passaporte e dicas para busca

#373869 | MCNN | 16 set 2016 10:31 | Em resposta a: #373865

Bom dia

Se seu familiar nasceu em 1890, o que terá de procurar será o seu assento de batismo (assento de nascimento só para pessoas nascidas depois de meados de 1911).

E esse assento de batismo estará, muito provavelmente, no Arquivo Distrital do distrito onde ele foi batizado.

Da mesma forma, o seu registo de passaporte estará provavelmente no mesmo Arquivo Distrital.

Coloque aqui o nome deles e o nome dos pais a fim de alguém o poder ajudar.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Passaporte e dicas para busca

#383190 | marcosaraujo | 28 jul 2017 07:43 | Em resposta a: #373869

Oi Mário! Muito obrigado pela resposta e desculpa de demora. Parei um pouco a busca, decorrente de ausência de informações. Voltei recentemente a busca. As informações são as seguintes:

O nome dele completo, segundo consta no registro de estrangeiro, em que o mesmo declarou é: Manoel dos Santos Nunes. Nascido em 1890. Emigrou de Portugal para o Brasil ao redor de 1913-14, tendo vista uma (iminente) convocação para Primeira Guerra Mundial. Aqui também devemos fazer uma variação no nome para "Manuel", correto? Além, como sabemos, na época (1890) apenas dava-se o nome, e não o nome completo.

Os pais dele são: Joaquim Nunes; Maria Nunes; (Pode-se considerar o sobrenome da mãe como impreciso, correto? Visto que apenas somente as esposas de nobres adotavam o sobrenome do marido naquela época. Ou seja: o sobrenome da mãe pode ser tanto Nunes (já ter desde solteira), (dos) Santos como qualquer outro desconhecido por nós?)

Muito obrigado desde já.

Resposta

Link directo:

Passaporte e dicas para busca

#418029 | zezinhojersey | 16 set 2019 03:05 | Em resposta a: #373865

Olá confrades, estou com dificuldade em encontrar a origem (freguesia) deste casal. Só se sabe que eram procedentes dos Açores e desembarcaram no Brasil em 6 de março de 1885 do navio Leipzig.

Manoel da Costa Pacheco (*1840) casado com Maria (de Jesus)(*1845)

Filhos do casal:

Maria (*1866)
Manoel (*1869)
Rosa (*1872 +1948)
Francisco (*1878)
Justo (*1880)


Se alguém puder ajudar eu agradeço.

José

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 09:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen